Academic literature on the topic 'Inibidores da colinesterase'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Inibidores da colinesterase.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Inibidores da colinesterase"

1

Santos, Claudia Regina dos, Angela Somavilla Higioka, Raquel Cardoso de Souza, Eliza Bianchini de Paula, Virginia Coldebella, Synthia Campos, Mariah Bonelli Rossenq Neves, Maryá Nunes Fusinato, and Lauren Bauermann. "Avaliação da exposição a agrotóxicos: cinco anos de análises toxicológicas." Extensio: Revista Eletrônica de Extensão 17, no. 35 (April 22, 2020): 162–76. http://dx.doi.org/10.5007/1807-0221.2020v17n35p162.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve como objetivo apresentar os resultados de 5 anos de análises toxicológicas para as suspeitas de intoxicação aguda por agrotóxicos, e na avaliação da exposição ocupacional dos Agentes de Endemias do estado de SC. Foram realizadas análises para identificação de paraquat em urina e a determinação da atividade das colinesterases, relacionadas à exposição a inibidores da colinesterase. Foram analisados 82,9% dos casos de intoxicação relacionados ao paraquat. Com relação às intoxicações por inibidores da colinesterase, a atividade da butirilcolinesterase foi a mais solicitada para as suspeitas de intoxicações agudas. Para os Agentes de Endemias foram realizadas 2.120 análises para ambas as enzimas. Ainda que o monitoramento tenha tido grande alcance, uma vez as amostras foram provenientes de todo o estado para ambas situações. Ainda a inserção de alunos na atividade reforça a importância na disponibilização da análise à comunidade e na formação de recursos humanos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santos, Mariana Martins Dantas, Alice Zanetti Dussin, Aline Porto, Giulia Frantz Silveira, Renata Baumann Simões, Viviane Cardoso de Fraga, Bartira Ercília Pinheiro da Costa, and Miriam Viviane Baron. "Terapia de Acupuntura no manejo da doença de Alzheimer: revisão de literatura." Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo 3, no. 3 (July 5, 2021): e335465. http://dx.doi.org/10.47149/pemo.v3i3.5465.

Full text
Abstract:
A Doença de Alzheimer é a principal causa de demência e representa um problema de saúde crescente, de forma que é essencial que os profissionais da saúde estejam preparados para fazer o manejo adequado desses pacientes. Entretanto, inúmeros estudos apontam que as classes farmacológicas mais utilizadas, como os inibidores da colinesterase, apresentam eficácia e segurança limitada, de modo que podemos afirmar que os tratamentos modificadores da doença permanecem desconhecidos. Assim, surgiram novos estudos que propõe a investigação de diferentes intervenções terapêuticas, tais como a acupuntura, que se apresenta como um tratamento emergente e inovador, visto que os achados atuais apontam que ela apresenta um grande potencial de eficácia, além de ter menos efeitos adversos associados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Guiloski, Izonete Cristina, Eliz Guimarães da Silva, Celise Mayumi Nishikawa, and Helena Cristina Da Silva de Assis. "Atividade da colinesterase em cérebro e músculo de Corydoras paleatus (Pisces, Teleostei) expostos ao carbaril." Revista Acadêmica: Ciência Animal 8, no. 4 (October 15, 2010): 461. http://dx.doi.org/10.7213/cienciaanimal.v8i4.11012.

Full text
Abstract:
Os inseticidas organofosforados e carbamatos são conhecidos como inibidores seletivos da atividade da acetilcolinesterase (AchE). Essa enzima catalisa a hidrólise da acetilcolina, o mediador químico necessário para a transmissão do impulso nervoso. Quando esses inseticidas são liberados no ambiente, podem contaminar vários ecossistemas aquáticos. Este trabalho avaliou parâmetros cinéticos da enzima AchE em Corydoras paleatus, já que existem poucos estudos sobre essa espécie de peixe e o efeito inibitório do carbamato (cabaril) na sua atividade. Para os ensaios cinéticos, várias concentrações de substratos (iodeto de acetiltiocolina, propioniltiocolina e butiriltiocolina) foram testadas. Após este estudo, peixes foram expostos ao carbaril nas concentrações de 7,2 e 14,4 mg.L−1 por 96 horas. Um ensaio de sete dias também foi realizado com a maior concentração de carbaril. A AchE presente no cérebro e no músculode C. paleatus possui maior especificidade pelo substrato iodeto de acetiltiocolina, sendo ele utilizado nas análises da AchE após a exposição ao inseticida. Em 96 horas houve redução da AchE cerebral em 70% e da muscular em 53% na maior concentração. Na exposição ao carbaril por sete dias ocorreu mortalidade de 50% dos animais do grupo teste e redução da AchE muscular em 39% e da cerebral em 64%. A AchE cerebral mostrou-se mais sensível à inibição causada por carbaril em C. paleatus, porém, o tecido muscular também pode ser utilizado para análise da contaminação por esse inseticida. Apesar de ser uma espécie resistente aos poluentes pode ser utilizada como bioindicador de poluição aquática a compostos anticolinesterásicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Tamai, Sérgio. "Tratamento dos transtornos do comportamento de pacientes com demência." Revista Brasileira de Psiquiatria 24, suppl 1 (April 2002): 15–21. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-44462002000500005.

Full text
Abstract:
No curso da demência, transtornos não-cognitivos comportamentais são altamente prevalentes. Esses sintomas psicológicos e comportamentais da demência (SPCD) são mais importantes no dia-a-dia do que os déficits cognitivos, tanto para o paciente quanto para o cuidador, em termos de angústia e incapacitação causadas. Os SPCD freqüentemente levam à institucionalização. O raciocínio para o uso de drogas psicotrópicas está parcialmente baseado nas semelhanças fenomenológicas entre alguns comportamentos observados em pacientes idosos dementados e sinais e sintomas de transtornos psiquiátricos, como os transtornos depressivos, psicóticos ou ansiosos, em pacientes não-dementados. Na realidade, os SPCD são, com freqüência, qualitativamente diferentes daqueles que caracterizam os transtornos psicóticos, depressivos ou ansiosos. Os estudos de seguimento de tratamento sugerem que as drogas antipsicóticas são menos eficazes em pacientes com doença de Alzheimer ou demência de lobo frontal do que em pacientes com transtornos psiquiátricos. Abordagens não-farmacológicas são a primeira escolha no tratamento dos SPCD. Os inibidores da colinesterase no tratamento dos SPCD na doença de Alzheimer e na demência cortical difusa por corpos de Lewi representam uma abordagem terapêutica promissora.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

PEREIRA, KELLEN KLEIN, and VALESKA MARINHO. "CHOLINESTERASE INHIBITORS IN ALZHEIMER’S DISEASE." Revista Debates em Psiquiatria Ano 5 (June 1, 2015): 18–23. http://dx.doi.org/10.25118/2236-918x-5-3-3.

Full text
Abstract:
A doença de Alzheimer (DA) é a causa mais comum de demência, caracterizada por início insidioso e curso progressivo, com declínio cognitivo, comprometimento da autonomia e da capacidade de realização de atividades de vida diária, alterações de humor e de comportamento. Ao longo do curso da doença, podem ser observadas manifestações clínicas de diversas naturezas: cognitivas, com declínio na capacidade mnêmica, de linguagem, visuoespacial, habilidades construcionais, função executiva, entre outras; comportamentais, como depressão, ansiedade, comportamento violento/agitado; insônia; comprometimento da capacidade de realização de atividades de vida diária; impacto sobre independência e qualidade de vida do paciente e seu cuidador. Atualmente, o tratamento da DA se baseia no uso de inibidores da colinesterase, com a proposta de estabilizar ou alentecer o curso da doença. As evidências disponíveis sugerem uma melhora média de -2,7 pontos (intervalo de confiança de 95%: -3,0 a -2,3) na faixa de 70 pontos na Alzheimer’s Disease Assessment Scale- Cognitive Subscale (ADAS-cog) por um período de 6 meses a 1 ano em pacientes com demência leve, moderada e grave, além de melhor controle dos sintomas comportamentais associados. Este artigo revisa dados recentes sobre o uso de anticolinesterásicos na DA, o momento de sua introdução, duração do tratamento e principais marcadores de eficácia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Felipe José Ravic de Miranda, Luís, Paulo Caramelli, and Edgar Nunes de Moraes. "Fatores preditivos de resposta aos inibidores da colinesterase, dosagem da concentração plasmática de donepezila e avaliação farmacogenética em pacientes com doença de Alzheimer e demência mista: Estudo Naturalístico." Geriatrics, Gerontology and Aging 10, no. 1 (March 1, 2016): 45. http://dx.doi.org/10.5327/z2447-2115201600010009.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Camila Santos. "AVALIAÇÃO IN VITRO DO EFEITO DE FRAÇÕES DE O. glaziovii FRENTE ÀS ENZIMAS ACETILCOLINESTERASE E BUTIRILCOLINESTERASE." Anais dos Seminários de Iniciação Científica, no. 22 (February 4, 2019). http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i22.3814.

Full text
Abstract:
As enzimas coletivamente conhecidas como colinesterases são responsáveis pela degradação da acetilcolina. Os dois tipos de colinesterases, a acetilcolinesterase (colinesterase específica ou eritrocitária) e a butirilcolinesterase, também denominada como pseudocolinesterase ou colinesterase inespecífica estão amplamente distribuídas pelo organismo. A acetilcolinesterase (AChE) é indispensável na degradação da acetilcolina, enquanto que a butirilcolinesterase (BuChE) desempenha um papel secundário na hidrólise deste neurotransmissor (GOLAN, 2014).Os inibidores das colinesterases, os quais aumentam a função colinérgica central, são utilizados no tratamento de enfermidades neurodegenerativas, principalmente a Doença de Alzheimer (MOTA et al., 2012). O interesse em descobrir novas alternativas de tratamento para a Doença de Alzheimer tem impulsionado pesquisadores em diversas partes do mundo a realizarem testes in vitro e in vivo com produtos de origem natural para avaliar a capacidade de inibição da enzima acetilcolinesterase.O limitado número de fármacos anticolinesterásicos associado à ocorrência de efeitos adversos e elevado custo econômico, tem estimulado a pesquisa com plantas que apresentem efeito inibitório sobre a atividade das colinesterases (XIE et al., 2013). Um importante gênero de plantas encontrado no Brasil é o gênero Ocotea, que tem sido associado com diversas atividades farmacológicas. Investigações científicas observaram que as espécies O. bullata, O. minor e O. ceanothifolia apresentam ação inibitória in vitro sobre a atividade da enzima acetilcolinesterase (AMOO et al., 2012; YAMAGUCHI et al., 2012).Elevado efeito anticolinesterásico do extrato etanólico de O. glaziovii frente às duas colinesterases foram relatados por Lima (2016). O presente trabalho teve como objetivos avaliar in vitro o efeito inibitório de frações obtidas do extrato etanólico de O. glaziovii sobre as enzimas AChE e BuChE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Almeida-Brasil, Celline Cardoso, Juliana de Oliveira Costa, Viviane Celestino Ferreira dos Santos Aguiar, Daniela Pena Moreira, Edgar Nunes de Moraes, Francisco de Assis Acurcio, Augusto Afonso Guerra Júnior, and Juliana Álvares. "Acesso aos medicamentos para tratamento da doença de Alzheimer fornecidos pelo Sistema Único de Saúde em Minas Gerais, Brasil." Cadernos de Saúde Pública 32, no. 7 (2016). http://dx.doi.org/10.1590/0102-311x00060615.

Full text
Abstract:
Resumo: Avaliou-se as barreiras de acesso ao tratamento da doença de Alzheimer com base nos processos administrativos de medicamentos inibidores da colinesterase (IChE), enviados à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Brasil, entre 2012 e 2013. Utilizando-se informações de 165 processos selecionados aleatoriamente, abordaram-se as dimensões de acesso: acessibilidade geográfica, acomodação, aceitabilidade, disponibilidade e capacidade aquisitiva. O trâmite administrativo para o fornecimento dos IChE levou em média 39 dias e foi influenciado por características do trajeto percorrido pelo usuário. A maioria dos prescritores cumpriu menos de 80% dos critérios exigidos pelo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da doença de Alzheimer. Como resultado, 38% dos processos não foram deferidos. A capacidade aquisitiva para o tratamento privado mensal com IChE foi de cerca de 21 dias de salário mínimo. Conclui-se que a burocracia do trâmite administrativo e a dificuldade de seguimento do PCDT pelos prescritores prejudicam o acesso ao tratamento da doença de Alzheimer e constituem uma grande carga para o orçamento dos pacientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Inibidores da colinesterase"

1

Teixeira, Rosa Chelminsky. "A atividade da pseudocolinesterase em alcoolatras." [s.n.], 1988. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/316576.

Full text
Abstract:
Orientador : Bernardo Beiguelman
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia
Made available in DSpace on 2018-07-15T19:09:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Teixeira_RosaChelminsky_M.pdf: 1564310 bytes, checksum: dd208defe2a5d0b015b10f538a22c340 (MD5) Previous issue date: 1988
Resumo: A influência do alcoolismo crônico sobre a atividade da pseudocolinesterase foi estudada em uma amostra de 125 pacientes alcoólatras crônicos do sexo masculino, internados no Sanatório Antonio Luiz Sayão na cidade de Araras (SP). Os valores da atividade da pseudocolinesterase observados em um mesmo paciente na admissão e na alta hospitalar foram comparados por meio do teste t para dados emparelhados ficando demonstrado que o nível de pseudocolinesterase aumenta significativamente no maioria dos alcoólatras após um período de abstinência de um mês. A diferença entre a atividade da pseudocolinesterase na alta e na admissão hospitalar não se mostrou correlacionada à idade, à cor, à estatura, ao peso corporal, ao volume de álcooI ingerido diariamente, à duração do alcoolismo, nem ao aumento do fígado
Abstract: The influence of chronic alcoholism on pseudocholinesterase activity was studied in a sample of 125 male alcoholics. The activity of pseudocholinesterase at admission and hospital discharge was analysed by a t test for paired data. It was demonstrated that pseudocholinesterase rises significantly in the majority of chronic alcoholics after a month abstinency. The difference between pseudocholinesterase activity at admission and hospital discharge was not correlated to age, ethnical group, body height, daily alcohol volume consumption, duration of alcoholism nor liver enlargement
Mestrado
Mestre em Ciências Biológicas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Dias, Filipi Leles da Costa. "Efeitos cardiovasculares dos inibidores da colinesterase para o tratamento de pacientes com demência." Universidade Federal de Minas Gerais, 2010. http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8H5MUN.

Full text
Abstract:
O termo demência designa uma síndrome clínica caracterizada por umconjunto de sinais e sintomas que se manifestam por dificuldades de memória, transtornos de linguagem, alterações comportamentais e prejuízo das atividades de vida diária 1. Esta condição tem adquirido grande importância em virtude do aumento da expectativa de vida da população mundial e o consequente crescimento da prevalência de doenças crônico-degenerativas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rodrigues, Tereza Cristina. "Desenvolvimento de metodos enzimaticos em fluxo para a determinação quantitativa de acetilcolina e de peraoxon." [s.n.], 1998. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/248832.

Full text
Abstract:
Orientador: Matthieu Tubino
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Quimica
Made available in DSpace on 2018-07-24T07:21:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rodrigues_TerezaCristina_D.pdf: 6132844 bytes, checksum: 8861720db999ac201bf51e754f831c12 (MD5) Previous issue date: 1998
Doutorado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Marques, Rosemarie Brandim. "Estudo prospectivo de pacientes com intoxicação aguda por inseticidas organofosforados, atendidos no CEATOX." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2005. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4267.

Full text
Abstract:
MARQUES, Rosemarie Brandim. Estudo prospectivo de pacientes com intoxicação aguda por inseticidas organofosforados, atendidos no CEATOX. 2005. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Fortaleza, 2005.
Submitted by denise santos (denise.santos@ufc.br) on 2013-01-04T13:20:50Z No. of bitstreams: 1 2005_dis_rbmarques.pdf: 286400 bytes, checksum: e18c94db1de7e0ab89211025bb4a6010 (MD5)
Approved for entry into archive by Erika Fernandes(erikaleitefernandes@gmail.com) on 2013-01-23T11:37:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2005_dis_rbmarques.pdf: 286400 bytes, checksum: e18c94db1de7e0ab89211025bb4a6010 (MD5)
Made available in DSpace on 2013-01-23T11:37:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2005_dis_rbmarques.pdf: 286400 bytes, checksum: e18c94db1de7e0ab89211025bb4a6010 (MD5) Previous issue date: 2005
The importance of the pesticides causal agent of intoxication and deaths is clearly shown by the number of registered cases, mainly in developed countries. In Brazil, pesticides places the third more important group of substances responsible for acute intoxication. They act through enzymatic inhibition (acetylcholinesterase) in an irreversible way, leading to characteristic cholinergic signs and symptoms. They are also able to cause the intermediary syndrome and the delayed polyneuropathy. This study aimed to set out the poisoning patients’ epidemiological outline in Ceará state, observed from February to July 2004, who received medical care at Centro de Assistência Toxicológica do Ceará (CEATOX); evaluating the proposed treatment; verifying the signs and symptoms related to the cholinergic and intermediary syndromes; analyzing the risk factors matched to patients recovery. Some preliminary data were obtained from January 2002 to June 2003 concerning to these poisoning events. The data collection was performed from medical recording, CEATOX notification files and patients or their companion interviews. 19 patients were analyzed, 10 (52,6%) men and 9 (47,4%) women. The average age was 27,8 ± 11,4. Agriculturists represented 42,1% (8/19) of all cases. Attempted suicide constituted 84,2% (16/19). There were 4 (21,1%) deaths. The main clinical observations were diarrhea (78,9%), myosis (57,9%) and sialorrhea (52,6%). The AChE levels were measured immediately after admission and expressed in terms of mean ± standard deviation (1,06 ± 1,50 UI/mL). The other AChE measurements were performanced during the permanence of the patients in the hospital. Among clinical complications, those ones related to the respiratory tract were the most relevant (57,2%). Atropine was administered to 16 (84,2%) patients. The average time of admission was 8,6 ± 8,5 days. There was statistical association when were compared ventilation, time spent in the ICU and type of intoxication with clinical complications (p<0,05) (Chi-square test and Fisher’s test). The logistic regression did not show statistical differences when the death risk was analyzed comparing to the studied variables. The results stress the need to adopt more suitable measures with a restructured protocol in handling patients intoxicated with IOF, giving ample publicity at the hospital units of Dr. José Frota Institute and others. The data obtained also point out the critical situation in Ceará State in the use, misure or inappropriate vigilance by the sanitary authorities.
A importância dos praguicidas como agente causal de intoxicações e óbitos é evidenciado pelo número de ocorrências registradas, principalmente nos países em desenvolvimento. No Brasil, os praguicidas ocupam a terceira posição dentre os agentes responsáveis por intoxicações agudas. Eles agem por inibição enzimática (acetilcolinesterase) de modo irreversível, podendo provocar aparecimento de sinais e sintomas colinérgicos característicos. Podem causar ainda o aparecimento da síndrome intermediária e da polineuropatia tardia. Este estudo teve como objetivos traçar o perfil epidemiológico dos pacientes intoxicados no estado do Ceará, no período de fevereiro a julho de 2004, atendidos no Centro de Assistência Toxicológica do Ceará (CEATOX); avaliar o tratamento proposto; verificar os sinais e sintomas das síndromes colinérgica e intermediária e analisar os fatores de risco associados à evolução dos pacientes. Foi realizado um levantamento de dados preliminares referentes a janeiro de 2002 até junho de 2003. A coleta dos dados foi realizada a partir dos prontuários médicos, fichas de notificação do CEATOX e entrevista com o paciente ou responsável. Foram analisados 19 pacientes, sendo 10 (52,6%) do sexo masculino e 9 (47,4%) do feminino. A média de idade foi 27,8±11,4 anos. A ocupação trabalhador agrícola representou 42,1% (8/19). As tentativas de suicídio representaram 84,2% (16/19) dos casos. Houve 4 (21,1%) óbitos. As principais manifestações clínicas foram diarréia (78,9%), miose (57,9%) e sialorréia(52,6%). Fez-se dosagem da AChE na admissão dos pacientes intoxicados, sendo média e desvio-padrão 1,06±1,50 UI/mL. As demais dosagens foram feitas no decorrer do internamento de cada paciente. Dentre as complicações clínicas, as do trato respiratório foram as mais importantes (57,2%). Atropina foi administrada em 16 (84,2%) dos pacientes. A média de internação foi 8,6±8,5dias. Houve associação estatística quando se comparou ventilação, tempo de UTI e tipo de intoxicação com o surgimento de complicações clínicas (p<0,05) (teste do qui-quadrado e exato de Fisher). A regressão logística não mostrou significância estatística quando analisou risco de óbito a partir das variáveis em estudo. Os resultados mostraram que se faz necessário uma reestruturação no protocolo de atendimento e tratamento dos pacientes intoxicados com IOF, bem como sua divulgação no hospital Instituto Dr. José Frota e em outras unidades hospitalares. Os resultados demonstram ainda a situação crítica quanto ao uso inadequado de praguicidas organofosforados no estado do Ceará e a necessidade de orientação ao consumidor e adequada vigilância sanitária quanto ao uso e comercialização dos mesmos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Talib, Leda Leme. "Biomarcadores na doença de Alzheimer: GSK3B e PLA2 na resposta aos inibidores de colinesterase." Universidade de São Paulo, 2014. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5142/tde-24062014-163102/.

Full text
Abstract:
A Doença de Alzheimer (DA) é uma desordem neurodegenerativa progressiva que causa comprometimento cognitivo e demência. O diagnóstico é baseado em parâmetros clínicos, mas sua confirmação é post-mortem, após avaliação patológica durante a autópsia. Os tratamentos disponíveis para a DA são os inibidores da colinesterase (IChEs) e os antagonistas de receptores de N-metil-D-aspartato (NMDA), sendo que os IChEs compõe o principal grupo. Diversos estudos tem mostrado um efeito neuroprotetor dos IChEs, levando a alterações na patogênese da DA. Avaliar e mensurar essas alterações são papeis atribuídos aos biomarcadores. Neste sentido podemos destacar a fosfolipase A2 (PLA2), a principal responsável pelo metabolismo de fosfolípides de membrana, e que tem sido achada diminuída na DA, assim como a glicogênio sintase-quinase (GSK), responsável pela fosforilação da proteína Tau, que é um dos processos alterados na DA. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do tratamento com IChE sobre a atividade da PLA2 e expressão da GSK3B em plaquetas de 30 pacientes com DA após 3 e 6 meses de tratamento. Como grupo controle foram investigados 42 individuos idosos sem doença neurodegenerativa. Encontramos nos pacientes com DA antes do tratamento uma diminuição da atividade da iPLA2 quando comparada ao grupo controle. Após três e seis meses de tratamento a PLA2 aumentou, voltando ao nível dos controles. Os pacientes que apresentaram um aumento maior da iPLA2 apos 3 meses de tratamento apresentaram melhora cognitiva mais marcante após seis meses de tratamento, avaliado pelo CAMCOG. Apos 6 meses de tratamento encontramos um inativação da GSK3B, medida por um aumento em sua forma fosforilada. Nossos resultados sugerem que o donepezil apresenta propriedades modificadoras na doença de Alzheimer, e ainda que a medida da atividade da iPLA2 poderia ser usada como marcador de resposta terapêutica ao donepezil e, possivelmente, a outros IChEs, na doença de Alzheimer
Alzheimer\'s disease (AD) is a progressive neurodegenerative disorder that causes dementia and cognitive impairment. The Diagnosis is based on clinical parameters, but confirmation is post-mortem after pathologic evaluation during autopsy. The treatments available for AD are cholinesterase inhibitors (IChEs) and N-methyl-D-aspartate (NMDA) antagonists. The main group comprises the IChEs. Several studies have shown a neuroprotective effect of IChEs, leading to alterations in the pathogenesis of AD. Evaluate and measure these changes are assigned to biomarkers. In this regard we can highlight the phospholipase A2 (PLA2) the main enzyme in membrane phospholipids metabolism and that has been found decreased in AD as well as Glycogen Synthase kinase (GSK), a major responsible for tau phosphorylation which is one processes altered in AD. The objective of this study was to evaluate the effect of treatment with IChE on PLA2 activity and GSK3B expression in platelet of 30 AD patients after 3 and 6 months of treatment. The control group comprised 42 elderly individuals without neurodegenerative disease The results obtained were a decreased iPLA2 activity in patients with AD before treatment as compared to controls. After 3 and 6 months of treatment, we observed a significant increase in iPLA2 activity, restoring enzymatic activity similar to that observed among control. The patients who showed higher iPLA2 activity in the first three months were those showing cognitive improvement after six months of treatment, measured by CAMCOG. After 6 months of treatment a GSK3B inactivation were found, measured by an increase in its phosphorylated form. Our results suggest that donepezil present modifying properties in Alzheimer disease and that iPLA2 activity measurement could be used as a marker of therapeutic response to donepezil and possibly other IChEs in Alzheimer\'s disease
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Adaelson Alves. "Avaliação tardia do estado de saude de pessoas intoxicadas agudamente por agrotoxicos inibidores das colinesterases." [s.n.], 2004. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/308191.

Full text
Abstract:
Orientador: Angelo Zanaga Trape
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas
Made available in DSpace on 2018-08-04T03:10:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Silva_AdaelsonAlves_D.pdf: 4937372 bytes, checksum: 6f3ac3a0b57da499f879075123c2041c (MD5) Previous issue date: 2004
Resumo: A intoxicação aguda por agrotóxicos inibidores das colinesterases é causa substancial de morbidade e mortalidade em todo o mundo. No Brasil, como nos demais países, os efeitos tardios à saúde humana em decorrência de intoxicação aguda por agrotóxicos continuam não muito bem conhecidos, constituindo um desafio para os pesquisadores. Este trabalho teve como objetivo avaliar a saúde de 33 indivíduos, 20 homens e 13 mulheres, que softeram intoxicação aguda por agrotóxicos inibidores das colinesterases, entre janeiro de 1994 e dezembro de 2000, notificados no Centro de Controle de Intoxicações de Maringá e que necessitaram de tratamento hospitalar. Para a avaliação compareceram 36 indivíduos, que consentiram participar da pesquisa. Foram excluídos do estudo três deles: dois por serem portadores de doença psiquiátrica, anterior ao episódio de intoxicação, e uma criança, portadora de distúrbio neurológico, também anterior à intoxicação. Quanto ao tempo decorrido após o episódio de intoxicação, 19 (57,6 %) tinham 6 anos ou mais, sendo que 8 (24,2%) situavam-se na faixa entre 9 e 10 anos pós-intoxicação. A tentativa de suicídio foi a circunstância da intoxicação mais &eqüente no grupo estudado (60,6% ). Em relação à profissão, 33,3% eram agricultores. A faixa etária era predominantemente de jovens e aduhos (66,7%), com idade entre 16 e 40 anos. Os inseticidas organofosforados foram responsáveis por 20 intoxicações (60,6%) e os inseticidas carbamatos por 13 intoxicações (39,7%). A necessidade de internamento em UTI (42,4%) caracterirou a gravidade das intoxicações. Quanto aos sinais e sintomas referidos pelos indivíduos no momento da investigação, encontrou-se cefaléia (33,3%), insônia (33,3%), epigastralgia (27,3%), irritabilidade (18,9%) e fraqueza muscular (15,1%). A incidência de hipertensão arterial (42,4%) foi maior no grupo investigado que na população geral A av~li:lção laboratorial mostrou que a função renal estava normal em todos os indivíduos e anormalidades bioquímicas hepáticas, avaJi9das pelas dosagens séricas da alanino aminotransferase (AST), aspartato aminotransferase (ALT) e gama glutamil transferase (GAMA GT), estavam presentes em 30,3% dos indivíduos do grupo: três pacientes em duas e um nas três en7.ima~. O exame neurológico estava normal e quatro indivíduos apresentaram aherações eletroencefalográficas. As dosagens das colinesterases séricas apresentaram pequenas alterações. Diante dos resuhados, concluiu-se que o protocolo utilizado não foi capaz de evidenciar aherações significativas na saúde dos pacientes examinados, sendo que as anormalidades bioquímicas hepáticas e a alta incidência de hipertensão arterial encontradas apontam a necessidade de estudo complementar ,para o estabelecimento do nexo causal
Abstract: Acute intoxication by cholinesterase-mJnõiting pesticide causes substantial morbidity and mortality worldwide. In Brazil and other countries, the Jate efIects to human health due to acute intoxication by pesticides continue not well known, which is a challenge to researchers. The current writing aimed at to evaluate the heahh conditions of 33 individuaIs, 20 men and 13 women, that were exposed to acute intoxication by cholinesterase-inlnõiting pesticide within January 1994 and December 2000, notified at the Intoxication Control Centre from Maringá and that needed hospital treatment. For the study, 36 individuaIs agreed to take part ofthe research. Three ofthem were excluded: two by having psychiatric diseases prior to intoxication and a child with neurologicaI disturb aIso prior to intoxication. As for the time after the intoxication episode, 19 (57,6%) had been intoxicated 6 years before the research, 8 (24,2%) had intoxicated between 9 and 10 years before. Suicide attempt was the main intoxication cause within the group studied (60,6%). As for the profession, 33,3% were agricuhurists. The main age group was young, with ages from 16 to 40 years (66,7%). Organophosphate pesticides caused 20 intoxications (60,6%), and carbamate pesticides caused 13 intoxications (39,7%). The necessity ofICU internment (42,4%) demonstrated the gravity of intoxications. As for the signaIs and symptoms related by individuaIs at the investigation, could have been found headaches (33,3%), insomnia (33,3%), stomach-aches (27,3%), irritability (18,9%) and muscle weakness (15,1%). The incidence ofhyper blood pressure (42,4%) was greater at the study group than at the ordinary population. LaboratoriaI investigation showed that renal function was normal within all individuaIs, and hepatic function, assessed by the blood dosage of aIanine aminotransferase (AST),aspartate aminotransferase (ALT) and gama glutamil transferase (GAMA GT), modified in 30,3% of individuaIs ITomthe group: three patients in two and one in the three enzymes. The neurologicaI exam was normal and four individuaIs presented electroencephalographic modifications. The dosages of blood cholinesterase showed little aherations. From the resuhs of the research, it can be concluded that the protocol applied could not evidence significant changes on the heaIth of patients examined. The hepatic biochemicaI abnormalities and the high incidence of hyper blood pressure suggest the necessity of complimentary studies in order to establish causal nexus
Doutorado
Saude Coletiva
Doutor em Saude Coletiva
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pontes, Francisco José Oliveira de. "Perfil da distribuição e custos dos medicamentos do componente especializado da assistência farmacêutica para doença de Alzheimer no estado do Ceará." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2015. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14607.

Full text
Abstract:
PONTES, Francisco José Oliveira de. Perfil da distribuição e custos dos medicamentos do componente especializado da assistência farmacêutica para doença de Alzheimer no estado do Ceará. 2015. 68 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
Submitted by denise santos (denise.santos@ufc.br) on 2015-12-21T12:28:44Z No. of bitstreams: 1 2015_dis_fjopontes.pdf: 749739 bytes, checksum: 45c1550cabf30b3f437a095f00d75a74 (MD5)
Approved for entry into archive by denise santos(denise.santos@ufc.br) on 2015-12-21T12:34:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_dis_fjopontes.pdf: 749739 bytes, checksum: 45c1550cabf30b3f437a095f00d75a74 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-12-21T12:34:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_dis_fjopontes.pdf: 749739 bytes, checksum: 45c1550cabf30b3f437a095f00d75a74 (MD5) Previous issue date: 2015
Alzheimer's disease is an important cause of loss of functionality and increase in direct and in direct costs worldwide. As the disease progresses to more severe forms, it becomes more prominent the cholinergic deficit in co rtical areas, that is one of the targets of drug therapy with acetylchol inesterase inhibitors. In 2002, the Brazilian government created the Program of Assistance to patients with Alzheimer ́s Disease . The objective of this study is to characterize the distri bution and costs of the Specialized Component of the Pharmaceutical Assistance for Alzheimer Disease in the state of Ceará. Methodology: This is a descriptive study that used secondary data about the distribution of high - cost drugs from Pharmaceutic al Care Coordination Ceará – of the State Health Secretariat COASF - SESA and HORUS System. Program costs with anticholinesterasics were evaluated from 2002 - 2013 , the profile of gender, age and type of medication used by patients with active registration in May 2015 were also analysed . Results: In May 20 15, 5,403 patients were register ed in the program for the period of 90 days to receive cholinesterase inhibitors. 3,791 (70%) were female. The age group 70 to 79 years and 80 to 89 years had the highest number of patients, 39 % and 43 %, respectively. The average age was 79.4 years (SD = 9.56) . We estimated to 25.36% the coverage of the distribution of drugs by the program . Most patients (55%) use d donepezil and Fortaleza remained as the main anticholinesterase d istribution center in the state from 2002 to 2013. F rom 2002 the cost s have risen up to 8 million reais in 2010 . Since then, the amount spent with the distribution of drugs has been reduced gradual ly, reaching 3.8 million reais in 2013. In total, it was sp ent 53 million reais in distribution of anticholinesterasics from 2002 to 2013. Conclusion: the distribution of anticholinesterasics in Ceará , despite the growth in recent years, maintains a low coverage, centered on the state capital.
Doença de Alzheimer é uma importante causa de perda da funcionalidade e aumento de gastos diretos e indiretos no mundo inteiro. Com o avançar da doença para formas mais graves, torna-se mais proeminente o déficit colinérgico nas áreas corticais, sendo esse um dos alvos da terapêutica medicamentosa com inibidores da acetilcolinesterase. No Brasil, em 2002, a Portaria GM/MS nº 703-02 instituiu, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS, o Programa de Assistência aos Portadores da Doença de Alzheimer. O objetivo deste trabalho é caracterizar a o perfil de distribuição e custos dos medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica para Doença de Alzheimer (CEDA) no Estado do Ceará. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo com utilização de dados secundários provenientes da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará – COASF-SESA acerca da distribuição e custos de medicamentos do componente especializado da Assistência Farmacêutica para a Doença de Alzheimer de 2002 a 2013. A partir de informações do sistema HORUS, Foram avaliados o perfil de sexo, idade e tipo de medicamento utilizado pelos pacientes com cadastro ativo em maio de 2015. Resultados: Em maio de 2015, 5.403 pacientes mantinham cadastro ativo referente ao período de 90 dias para recebimento de anticolinesterásicos. Destes, 3.791 (70%), eram do sexo feminino. As faixas etárias 70 a 79 anos e 80 a 89 anos concentravam o maior número de pacientes, 37% e 43%, respectivamente. A média de idade foi de 79,4 anos (DP = 9,56). A maioria dos pacientes (55%) fazia uso de donepezila. Estimou-se a cobertura da distribuição de medicamentos pelo programa em 25,36%. Fortaleza se manteve como principal centro de distribuição de anticolinesterásicos no estado no período de 2002 a 2013. A partir de 2002 os valores se mostraram ascendentes, com maior custo em 2010 (8 milhões de reais). Desde então, o valor despendido com a distribuição dos fármacos tem sido reduzido paulatinamente, atingindo a marca de 3,8 milhões de reais em 2013. No total, foram dispendidos 53 milhões de reais na distribuição de anticolinesterásicos, no período de 2002 a 2013. Conclusão: a distribuição de medicamentos do CEDA, no Ceará, apesar do crescimento nos últimos anos, mantém uma baixa cobertura abaixo da esperada e centralizada na capital do estado e os custos têm-se reduzido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

CAMPOS, Helineide Cristina. "Estudos visando à síntese de novos compostos híbridos planejados como inibidores de acetilcolinesterase." Universidade Federal de Alfenas, 2009. https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/296.

Full text
Abstract:
A doença de Alzheimer (DA) é uma neuropatologia grave e sem cura que se caracteriza por um distúrbio progressivo da memória e outras funções cognitivas, afetando o funcionamento ocupacional e social. Estimativas apontam que esta doença atinge aproximadamente 37 milhões de pessoas em todo o mundo e é considerada a maior causa de demências degenerativas em indivíduos acima dos 60 anos. Com o aumento da expectativa média de vida da população mundial, doenças associadas à longevidade como DA e a doença de Parkinson passaram a representar um grande desafio, onde o desenvolvimento de ações terapêuticas mais eficazes e seguras consiste em um dos objetivos mais perseguidos no cenário científico internacional. Dentre as alterações fisiopatológicas associadas ao desenvolvimento da DA, a redução da função colinérgica central tem sido o principal alvo dos fármacos disponíveis que atuam, em sua maioria, na inibição da acetilcolinesterase, enzima-chave na cascata biossintética e na regulação da concentração de acetilcolina nas fendas sinápticas. A busca por novos fármacos anticolinesterásicos com esqueleto carbônico inovador, levou-nos ao planejamento de um novo protótipo de candidato a fármaco desenhado pela hibridação molecular das estruturas do donepezil (2) e da rivastigmina (3), dois fármacos disponíveis para o tratamento da DA, com a inserção de uma subunidade acil-hidrazona visando propriedades antinflamatórias adicionais. O planejamento sintético da série 26 foi baseado numa abordagem convergente envolvendo o acoplamento dos intermediários-chave, hidrazida 29 e o aldeído piperidínico 33. Realizou-se um estudo comparativo de diferentes condições oxidativas para obtenção do aldeídochave observando os melhores rendimentos, independente do agente oxidante, para álcoois benzílicos, os melhores tempos reacionais e rendimentos de conversão foram observados com a utilização de NaNO2/Ac2, a melhor condição de obtenção de aldeídos não-conjugados foi obtida utilizando PCC/DMSO como oxidantes.
Alzheimer's disease (AD) is a serious and incurable neuropathology, characterized by a progressive disturbance in memory and other cognitive functions, affecting dramatically the social and occupational behavior. Hitting 37 millions people in the world, AD is considered the main cause of degenerative dementia in individuals over the age 60. With the increase of life expectancy of population worldwide, diseases associated to longevity such as AD and Parkinson's disease perform a big challenge, where the development of more efficient and safety therapeutic agents becomes the main target for research groups and Pharmaceutical Industry. Among the pathophysiological changes associated with the development of AD, the reduction of central cholinergic function has been the main target of the available drugs, which work mainly in the inhibition of acetylcholinesterase, a key enzyme in the biosynthetic cascade and regulation of the concentration of acetylcholine in synaptic clefts. The search for new anti-cholinesterase drugs, with innovative carbon skeleton and pharmacological profile, led us to design a new drug candidate prototype by using molecular hybridization of the structures of donepezil (2) and rivastigmine (3), two drugs available for the AD treatment. Furthermore, we proposed the insertion of an acyl hydrazone subunit aiming to achieve additional anti-inflammatory properties. The synthetic route for the series 26 was based on a convergent approach involving the coupling of the key-intermediates hydrazide 29 and the piperidine aldehyde 33.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Santana, Juliana Bueno [UNESP]. "Influência da neuromodulação parassimpática durante a indução da periodontite em camundongos." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016. http://hdl.handle.net/11449/138263.

Full text
Abstract:
Submitted by JULIANA BUENO SANTANA null (juli_bsantana@hotmail.com) on 2016-05-05T15:29:58Z No. of bitstreams: 1 Dissertação final.pdf: 1846480 bytes, checksum: 4a7009afba6cc2b58f17ba4282681092 (MD5)
Approved for entry into archive by Felipe Augusto Arakaki (arakaki@reitoria.unesp.br) on 2016-05-09T13:47:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 santana_jb_me_sjc.pdf: 1846480 bytes, checksum: 4a7009afba6cc2b58f17ba4282681092 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-05-09T13:47:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 santana_jb_me_sjc.pdf: 1846480 bytes, checksum: 4a7009afba6cc2b58f17ba4282681092 (MD5) Previous issue date: 2016-02-22
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
A doença periodontal (DP) é uma das infecções mais comuns dos seres humanos e é caracterizada pela destruição dos tecidos de suporte dentários, incluindo o osso alveolar. Recentemente tem sido demonstrado que a regulação sistêmica da remodelação óssea é feita também por duas ramificações do Sistema Nervoso Autônomo: a simpática, que favorece a perda óssea, e a parassimpática, que favorece o acréscimo de massa óssea. O objetivo desse trabalho foi verificar, através da administração de inibidores da acetilcolinesterase, o efeito da neuromodulação parassimpática na DP induzida e no tecido ósseo em camundongos. Foram utilizados 40 camundongos machos, divididos em 4 grupos: (1) Grupo Galantamina (G), dez animais com DP induzida e tratados com 3 mg/Kg/dia de Galantamina; (2) Grupo Donepezil (D), dez animais com DP induzida e tratados com 2 mg/Kg/dia de donepezil; (3) Grupo Ligadura (L), dez animais com DP induzida; e (4) Grupo Controle (C). A indução da doença periodontal foi realizada com a inserção de fio de algodão ao redor dos primeiros molares inferiores e o tratamento durou 42 dias. No dia do sacrifício, amostras de sangue foram coletadas para análise sorológica do fator nuclear κB ligante (RANKL) e osteoprotegerina (OPG). As hemimandíbulas esquerdas foram submetidas à análise histomorfométrica e os fêmures esquerdos, ao teste de flexão em três pontos para avaliação das propriedades extrínsecas e intrínsecas. O uso dos medicamentos não reduziu a perda óssea alveolar dos grupos tratados. Também não foram observadas diferenças estatísticas significantes com relação às propriedades biomecânicas dos fêmures ou à concentração sérica de RANKL e OPG. Concluímos que a galantamina e o donepezil, nas doses e período utilizados, não influenciaram a patogênese da DP ou a remodelação óssea sistêmica.
Periodontal disease (PD) is one of the most common infections of human beings, and it is characterized by destruction of tooth supporting tissues, including alveolar bone. Recently it has been shown that the systemic regulation of bone remodeling is also made by two branches of the autonomic nervous system: the sympathetic, favoring bone loss and the parasympathetic, which promotes increase of bone mass. The aim of this study was to verify, through the administration of acetylcholinesterase inhibitors, the effect of parasympathetic neuromodulation in induced periodontitis and bone tissue in mice. Forty male mice were divided into 4 groups: (1) Group Galantamine (G), ten animals with induced PD and treated with 3 mg/ kg/day of galantamine; (2) Donepezil group (D), ten animals with induced PD and treated with 2 mg/kg/day of donepezil; (3) Ligature group (L), ten animals with induced PD; and (4) control group (C). The induction of periodontal disease was carried out with a cotton thread insertion around the lower first molars and the treatment lasted 42 days. On the day of sacrifice, animalsblood samples were collected for serological analysis of nuclear factor-kappaB ligand (RANKL) and osteoprotegerin (OPG). The left hemimandibles were submitted to histomorphometric analysis and the left femur to the three point bending test for assessment of extrinsic and intrinsic properties. The use of the drugs did not reduce alveolar bone loss in treated groups. No statistically significant differences regarding the biomechanical properties of femurs or serum RANKL and OPG were observed. We conclude that galantamine and donepezil, at doses and time used, did not influence the pathogenesis of PD or systemic bone remodeling.
CNPq: 459759/2014-0
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pereira, Erika Thalyta Veras. "Bioprospecção do fungo endofítico Microascus intricatus associado à alga marinha Asparagopsis taxiformis : investigação química e avaliação do potencial farmacológico /." Araraquara, 2017. http://hdl.handle.net/11449/150603.

Full text
Abstract:
Orientadora: Dulce Helena Siqueira Silva
Banca: Cintia Duarte de Freitas Milagre
Banca: Mariana Helena Chaves
Resumo: Sabe-se que os fungos exercem importantes papéis no cotidiano, sendo utilizados na produção de alimentos fermentados e de enzimas de interesse industrial, em processos de biodegradação e tratamento biológico de efluentes, além de auxiliar na agricultura como parte do corpo de decompositores, e ainda na defesa e crescimento de plantas em que vivem em simbiose. Adicionalmente, nos últimos anos, as pesquisas com fungos e outros micro-organismos têm-se intensificado pelo surgimento de evidências crescentes de seu potencial como fonte de substâncias bioativas para o desenvolvimento de agentes terapêuticos, como as penicilinas e cefalosporinas - antibióticos, a mevastatina e lovastatina - redutores de colesterol, ciclosporina e rapamicina-imunossupressores, entre outros. Muitos fungos endofíticos possuem potencial farmacológico, demonstrando atividades como citotóxica, antibacteriana, anticolinesterásica, antifúngica, antiplasmódica, entre outras. Além de indicarem ser fonte de uma grande variedade de novos metabólitos secundários, decorrente de sua quimiodiversidade marcante. Este contexto levou à investigação de uma linhagem fúngica isolada da alga marinha Asparagopsis taxiformis (Delile) Trevisan, identificada como Microascus intricatus. O cultivo desta linhagem em meio PDB por 28 dias, 65 frascos de Erlenmeyer forneceu o extrato AT-07, que foi submetido a partição com acetato de etila. As frações AT-07 F3, AT-07 F4 e AT-07 F6 foram submetidas a procedimentos cromatográficos e l... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: Fungi play important roles in our daily life as in the production of fermented food and enzymes for industrial applications, biodegradation processes and biological treatment of effluents, in addition to its roles in agriculture, enhancing decomposition, and defense and growth of plants living in symbiosis.Research involving fungi and other microorganisms has been intensified in the last decades owing to growing evidence of their potential as important sources of novel bioactive compounds for the development of therapeutic agents as penicillins, cephalosporins (antibiotics), mevastatin and lovastatin (cholesterol lowering agents), cyclosporine and rapamycin (immunosuppressors), among others.Several endophytic fungal strains exhibit pharmacological potential as cytotoxic, antibacterial, anticholinesterase antifungal, antiplasmodial activities, which has been markedly associated to the huge chemodiversity of their secondary metabolites.Such context prompted us to investigate one fungal strain isolated from marine red alga Asparagopsis taxiformis (Delile) Trevisan, which has been identified as Microascus intricatus.Cultivation of the fungal strain in PDB media for 28 days, Erlenmeyr flasks yielded extract AT-07 partition with etoac extract which was submitted to chromatographic procedures and led to the isolation of natural products belonging to diketopiperazines classes and one isoflavone.The isolated compounds were identified as cyclo-(Pro-Tir), cyclo-(ProPhe), cyclo-(Phe-Phe)... (Complete abstract click electronic access below)
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography