Academic literature on the topic 'Inovação na Gestão Pública'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Inovação na Gestão Pública.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Inovação na Gestão Pública"

1

Addison Baracchini, Sabrina. "A inovação presente na administração pública brasileira." Revista de Administração de Empresas 42, no. 2 (June 2002): 1–6. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75902002000200010.

Full text
Abstract:
É possível afirmar que estão ocorrendo mudanças no padrão das políticas públicas brasileiras, sobretudo na esfera local de governo. Tais mudanças podem ser entendidas como parte de um processo de construção de novas formas de gestão pública e verificadas a partir de práticas inovadoras na prestação de serviços por governos subnacionais no país. Com o objetivo de discutir a inovação sob a perspectiva de um administrador público, será apresentado um caso prático - premiado pelo Programa Gestão Pública e Cidadania, em 1996 - que exemplifica a ocorrência dessas mudanças.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Costa, Betânia De Laia, and Susane Petinelli Souza. "INOVAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA: UM ESTUDO DO PRÊMIO INOVES." Práticas de Administração Pública 3, no. 2 (April 6, 2020): 18. http://dx.doi.org/10.5902/2526629238939.

Full text
Abstract:
Este estudo objetivou analisar o Prêmio Inoves como potencializador de iniciativas de inovação na gestão pública. Para tanto, a ideia de inovação vem apoiada na administração pública gerencial. Os dados empíricos foram produzidos por meio de pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. No total, foram entrevistados 19 servidores públicos. Quanto aos procedimentos de análise dos dados o trabalho utiliza a análise de conteúdo. Os resultados apontam que as mudanças ocorridas no universo do trabalho na gestão privada atingem o setor público, considerado muitas vezes ineficiente e oneroso. Pode-se dizer que o Inoves potencializa iniciativas de inovação na gestão pública premiando e reconhecendo práticas inovadoras, tendo como foco a multiplicação dessas práticas. Apesar do setor público apresentar ações que valorizam boas práticas dos servidores, como o Prêmio Inoves, para a maioria dos entrevistados ainda há uma carência por parte do governo em ações de reconhecimento do trabalho do servidor. A relevância desta pesquisa é contribuir para o enriquecimento dos estudos sobre inovação no setor público num nível micro de análise.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Matos, Andreia Afonso, and Alexandre Morais Nunes. "Gestão Hospitalar em Portugal: Resultados Comparados entre Hospitais com Gestão Pública e em Parceria Público-Privadas." Revista de Gestão em Sistemas de Saúde 8, no. 1 (April 17, 2019): 1–12. http://dx.doi.org/10.5585/rgss.v8i1.13674.

Full text
Abstract:
Em um mundo globalizado e em crescente competitividade, os hospitais têm que encontrar formas de melhorar continuamente em todos os setores: público, privado e social. Em Portugal, a prestação de cuidados de saúde nos hospitais públicos é globalmente realizada sob o regime jurídico de Entidade Pública Empresarial (hospital EPE) e em regime de Parceria Público-Privada (hospital PPP). O papel e a importância da inovação, em todos os processos, são reconhecidos internacionalmente como um dos principais motores do desenvolvimento e da sustentabilidade em várias áreas de atividade. O presente artigo trata de um estudo de caso que descreve os processos de inovação aplicados à gestão dos hospitais do setor público português e estabelece-se uma comparação entre os principais indicadores de acesso e qualidade entre os hospitais de gestão pública empresarial e os hospitais públicos com gestão em parceria com um parceiro privado, entre os anos 2013 e 2016. Como resultado da análise, verifica-se que a inovação já influenciou positivamente as organizações tanto no modelo EPE como no PPP, tornando-as mais competitivas. No entanto, ambos os modelos apresentam pontos fortes e fracos e por esse motivo ainda é necessário repensar os modelos para melhorar os seus resultados de acesso e qualidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Nassuno, Marianne. "Inovação na administração pública estadual: o 1o Prêmio Excelência em Gestão Pública do Estado de Minas Gerais." Revista do Serviço Público 58, no. 1 (February 19, 2014): 77–96. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v58i1.164.

Full text
Abstract:
O texto apresenta as oito experiências vencedoras do 1o Prêmio Excelência em Gestão Pública do Estado de Minas Gerais, realizado em 2006, procurando destacar suas diferenças e semelhanças. Tem como parâmetro de referência os principais temas do movimento internacional teórico e prático de renovação da administração pública conhecido como Gestão Pública: descentralização e horizontalização de estruturas, foco no usuário-cidadão, maior participação e responsabilização de agentes públicos, formas de controle não-hierárquico, uso adequado dos recursos públicos. Para concluir, comenta o potencial de concursos que valorizam a excelência no setor público para permitir a inovação, promover a ação e não o imobilismo, desenvolver o campo de conhecimento da administração pública, valorizar os servidores públicos e colocar o tema da melhoria da gestão pública na agenda de mudanças da sociedade e dos governos.Palavras-chave: administração pública estadual; Gestão Pública; concurso de inovações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Mota Coelho, Meire Lúcia Gomes Monteiro. "Intraempreendedorismo e a inovação na gestão pública federal." Revista do Serviço Público 61, no. 3 (January 27, 2014): 233–47. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v61i3.48.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é apresentar três ações empreendedoras em organizações públicas premiadas pela ENAP no concurso Inovação na Gestão Pública Federal. A partir da revisão de literatura e estudo de caso, serão confrontados os diversos tipos e modelos de processos de inovação, para identificar as dificuldades apontadas e as soluções adotadas nas ações premiadas. Foram selecionados três casos de iniciativas inovadoras no INSS, apontando a origem, características, amplitude e o modelo do processo. Nosso quadro teórico de referência está estruturado no sentido de aprofundar a percepção, bem como nos dar condições de comparar alguns estudos e apontar lacunas, se existentes. A pesquisa foi realizada por meio de metodologia qualitativa, exploratória e adotando a estratégia de investigação do estudo de caso. A revisão de literatura teve como objetivo identificar o que se encontra disponível em livros, artigos, teses e, inclusive, experiências. A conclusão alcançada no artigo é a de que, apesar dos alegados entraves e limitações, o intraempreendedorismo se faz presente nas organizações públicas e vem crescentemente sendo adotado pelas chefias ou mesmo por funcionários sem nenhum tipo de função comissionada, como relatado em um dos casos. A inovação nas organizações públicas, representada pelo intraempreendedorismo das experiências premiadas pelo concurso, confirma nosso quadro teórico na medida em que ações empreendedoras geradoras de inovação se fazem presentes nas organizações públicas, em todos os seus processos e meios.Palavras-chave: Inovação na gestão pública; empreendedorismo; intraempreenderorismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Asazu, Claudia. "10º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal." Revista do Serviço Público 57, no. 1 (February 19, 2014): 113–23. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v57i1.192.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Asazu, Claudia, and Larissa Mamed. "11o Concurso Inovação na Gestão Pública Federal." Revista do Serviço Público 58, no. 1 (February 19, 2014): 107–14. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v58i1.166.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Moreira, Samantha Thais Baião, Dany Flávio Tonelli, Iasmim Mesquita, Stephania Rezende Silva, and Maria Olívia Silva e. Vasques. "Uma proposta de modelo analítico para a inovação na gestão pública." Revista do Serviço Público 67 (December 23, 2016): 59–84. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v67i0.1089.

Full text
Abstract:
É crescente a necessidade de adoção de práticas inovativas na Administração Pública. A partir disso, objetivou-se realizar um estudo exploratório acerca da inovação no setor público, iniciando a construção de arcabouço teórico que culmine na criação de categorias condizentes às especificidades do setor público. Elucidadas as tipologias gerais encontradas, propõe-se um diagrama analítico de cruzamento entre as Gerações de Inovação (COELHO, 2012) e os tipos de inovações resultantes de adaptação orgânica (Serviço, Arranjos Organizacionais e Arranjos Institucionais). Como implicação possível, menciona-se a abertura de possibilidades para compreensão das diferentes ações inovativas relacionadas ao setor público, como proposto em análise das iniciativas do Concurso de Inovação na Gestão Pública Federal da Enap.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Rosângela, Amanda Raphaela Melo, and Maria Aparecida Ferreira. "GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS, PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA E INTERNET." Revista Inter-Legere 2, no. 24 (May 2, 2019): 430–35. http://dx.doi.org/10.21680/1982-1662.2019v2n24id16394.

Full text
Abstract:
O livro, Gestão de políticas públicas, participação democrática e internet: inovação nos modelos de gestão no setor público, é fruto de um projeto de pesquisa desenvolvido no âmbito da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), cujo objetivo é fomentar e disseminar pesquisas científicas na área de gestão pública. O texto tem 74 páginas divididas em oito tópicos, além das referências bibliográficas, anexos e apêndices. Seu autor é Júlio Cesar Andrade de Abreu, atualmente é professor dos programas de pós-graduação em Administração Pública (PGPPD/PROFIAP) e Administração (PPGA/MPA), ambos da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com período de estágio na Universidade Complutense de Madri, Espanha.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

CHIARIELLO, Caio luis, and Luciano WOLFF. "Da política pública à política para o público." Revista ORG & DEMO 22, no. 1 (July 19, 2021): 89. http://dx.doi.org/10.36311/1519-0110.2021.v22n1.p89.

Full text
Abstract:
Este trabalho verificou, em todas as 63 Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do Brasil, as formas adotadas para a institucionalização e tratamento das pesquisas de satisfação do usuário em seus Restaurantes Universitários e o peso delas no processo decisório em cada modelo de gestão. Os dados trouxeram informações que permitem a troca e inovação de tecnologias administrativas no uso desta ferramenta. O estudo propôs convenções para a classificação dos desenhos encontrados, tanto dos modelos de gestão quanto das aplicações da pesquisa de satisfação, e esboçou um comparativo de performance entre as IFES pesquisadas, destacadas conforme similaridades metodológicas encontradas em parte delas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Inovação na Gestão Pública"

1

Oliveira, Eduardo Luis Lafetá de. "Inovação na gestão pública federal : análise das relações entre capacidades, modos e resultados da inovação." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2017. http://repositorio.unb.br/handle/10482/24012.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2017.
Submitted by Raquel Almeida (raquel.df13@gmail.com) on 2017-07-13T17:09:55Z No. of bitstreams: 1 2017_EduardoLuisLafetádeOliveira.pdf: 1121112 bytes, checksum: 8c3c381822567131a33d2caba2f1b9cb (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana (raquelviana@bce.unb.br) on 2017-08-03T20:53:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2017_EduardoLuisLafetádeOliveira.pdf: 1121112 bytes, checksum: 8c3c381822567131a33d2caba2f1b9cb (MD5)
Made available in DSpace on 2017-08-03T20:53:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017_EduardoLuisLafetádeOliveira.pdf: 1121112 bytes, checksum: 8c3c381822567131a33d2caba2f1b9cb (MD5) Previous issue date: 2017-08-03
O presente trabalho examinou os efeitos dos modos, capacidades e resultados de inovação em relação aos resultados de inovação no Poder Executivo Federal. Para alcançar os objetivos da pesquisa foram analisados relatos de experiências premiadas no concurso de inovação da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, no período de 1999 a 2014. Uma análise de conteúdo foi efetuada nos relatos das experiências finalistas para codificar e categorizar os dados de interesse da pesquisa que são: modos, capacidades e resultados de inovação, sendo codificados de forma binária (presença ou ausência). Com base em modelos internacionais de inovação pública foi elaborado um modelo para este trabalho para testar três hipóteses, por meio de regressão logística. A primeira hipótese é que a presença de modos de inovação aumenta a probabilidade de ocorrência de resultados da inovação. A segunda hipótese e a presença de capacidade de inovação aumenta a probabilidade de modos de inovação. A terceira hipótese é que a presença de modos de inovação e capacidades de inovação aumenta a probabilidade de ocorrência de resultados da inovação. Algumas capacidades associadas com modo de inovação influenciaram positivamente os resultados de inovação, também foi observado que a capacidade de inovação influência positivamente os modos de inovação. Contudo, foram observados que alguns previsores diminuem a ocorrência dos resultados esperados.
The present research examined the effects of the modes, capabilities and results of innovation in relation to the results of innovation in the Federal Public Management. In order to reach the objectives of the research, we analyzed reports of experiences awarded in the innovation contest of the National School of Public Administration - ENAP, from 1999 to 2014. A content analysis was carried out in the reports of the finalist experiments to codify and categorize the data of Research, which are: modes, capabilities and innovation results, being encoded binary (presence or absence). Based on international models of public innovation, a model for this work was developed to test three hypotheses through logistic regression. The first hypothesis is that the presence of modes of innovation increases the probability of occurrence of innovation results. The second hypothesis and the presence of innovation capabilities increases the probability of innovation modes. The third hypothesis is that the presence of innovation modes and innovation capabilities increases the probability of innovation results. Some capabilities associated with innovation mode positively influenced the results of innovation, it was also observed that the capacity for innovation positively influences the modes of innovation. However, it was observed that some predictors decrease the occurrence of the expected results.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gallo, Edmundo. "Gestão pública e inovação: tecnologias de gestão e a reinvenção do cotidiano organizacional." reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ, 2009. https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2603.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2011-05-04T12:42:07Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2009
Esta tese teve como objetivo desenvolver encadeamentos teórico-práticos entre teorias críticas nas quais e mancipação e autonomia são categorias centrais, além de abordagens e tecnologias de gestão direcionadas para a inovação de organizações e processos de trabalho, avaliando sua aplicabilidade em situações concretas.O referencial teórico e os enlaces conceituais elaborados a partir da Teoria da Ação Comunicativa, da Teoria do Cotidiano e da Teoria da Autonomia, articulados às abordagens do Planejamento Urbano e Regional e do Planejamento Estratégico-situacional são apresentados no primeiro capítulo.As experiências concretas são analisadas como territorialidades, espaços a partir dos quais e sobre os quais foram desenvolvidos projetos de inovação que se propunham a utilizar as tecnologias de gestão como ferramentas de produção de autonomia e de mudança da direcionalidade do cotidiano organizacional. Várias dimensões da gestão são analisadas: governança, planejamento, monitoramento e avaliação. Estas experiências são apresentadas no segundo, terceiro e quarto capítulos. A tese conclui que o constructo teórico-prático adotado é potente para implantar inovações produtoras de autonomia e aponta sua sustentabilidade como variável crítica da gestão pública.
This thesis aimed to develop theoretical and practical links between critical theories in which emancipation and autonomy are the central categories and approaches and technologies of management directed to the innovation of organization and work processes, assessing their applicability in practical situations. The framework and the conceptual links grounded on the Theory of Communicative Action, the Theory of Everyday Life and Theory of Autonomy are discussed in the first chapter, as well as their articulation to the approaches of Urban and Regional Planning and Strategic- Situational Planning..The practical experiences are analyzed as territorialities, the space within which the innovative projects were developed using management technologies as tools for the production of autonomy and changings of the organizational routine ( everyday´s life). Many dimensions of management were considered: governance, planning, monitoring and evaluation. These experiences are described on the second, third and fourth chapters. The thesis concludes that the theoretical and practical constructs used were powerful to deploy innovation and to produce autonomy. Sustainability, nevertheless, is pointed as a crititical variable in public administration.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

COSTA, B. L. "Inovação na Gestão Pública do Espírito Santo: um Estudo do Prêmio Inoves." Universidade Federal do Espírito Santo, 2015. http://repositorio.ufes.br/handle/10/8979.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2018-08-01T23:40:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese_9220_Dissertação Betânia - Finalizada.pdf: 1901559 bytes, checksum: c0fe59f39ff7e11414d5dbe217e6befa (MD5) Previous issue date: 2015-09-15
Este estudo objetivou analisar o Prêmio INOVES como potencializador de iniciativas de inovação na gestão pública do Espírito Santo, segundo atores diretamente envolvidos com o Prêmio. Para tanto, a ideia de inovação vem apoiada na administração pública gerencial. Discute-se o tema ponderando questões e enfoques históricos numa contextualização da administração pública. A pesquisa tem caráter qualitativo, focada numa análise da compreensão do Prêmio INOVES. Os dados empíricos foram produzidos por meio de pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Os participantes da pesquisa são servidores públicos envolvidos com o Prêmio: A equipe responsável pelo Prêmio, denominada na pesquisa como Equipe Prêmio INOVES, composta de seis pessoas; dois avaliadores; e duas Equipes Premiadas (Patrulha Escolar e ISS Online), compostas de onze pessoas entrevistadas. No total, foram entrevistados 19 servidores públicos. Quanto aos procedimentos de análise dos dados, o trabalho utiliza a análise de conteúdo. Os resultados apontam que as mudanças ocorridas no universo do trabalho na gestão privada atingem o setor público, considerado muitas vezes ineficiente e oneroso. As lógicas do processo de reestruturação capitalista e do gerencialismo, alcançam as políticas, a cultura e as estruturas das organizações de Estado. Pode-se dizer que o INOVES potencializa iniciativas de inovação na gestão pública do Espírito Santo premiando e reconhecendo práticas inovadoras, tendo como foco a multiplicação dessas práticas. Para os participantes da pesquisa, o importante é o reconhecimento proporcionado pelo Prêmio, percebido como uma motivação emocional para o servidor continuar inovando. Apesar de o setor público apresentar ações que valorizem boas práticas dos servidores, como o Prêmio INOVES, para a maioria dos entrevistados ainda há uma carência por parte do governo em ações de reconhecimento do trabalho do servidor. Por fim, a relevância desta pesquisa é contribuir para o enriquecimento dos estudos sobre inovação no setor público num nível micro de análise.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Costa, Betânia de Laia. "Inovação na gestão pública do Espírito Santo : um estudo do prêmio INOVES." reponame:Repositório Institucional da UFES, 2015. http://repositorio.ufes.br/handle/10/1536.

Full text
Abstract:
Submitted by Maykon Nascimento (maykon.albani@hotmail.com) on 2015-10-13T19:17:21Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Inovacao na gestao publica do Espirito Santo Um estudo do premio INOVES.pdf: 1957541 bytes, checksum: e2bc612a3ecaade30c0958a3e310275a (MD5)
Approved for entry into archive by Patricia Barros (patricia.barros@ufes.br) on 2015-10-15T14:40:32Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Inovacao na gestao publica do Espirito Santo Um estudo do premio INOVES.pdf: 1957541 bytes, checksum: e2bc612a3ecaade30c0958a3e310275a (MD5)
Made available in DSpace on 2015-10-15T14:40:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Inovacao na gestao publica do Espirito Santo Um estudo do premio INOVES.pdf: 1957541 bytes, checksum: e2bc612a3ecaade30c0958a3e310275a (MD5) Previous issue date: 2015
Este estudo objetivou analisar o Prêmio INOVES como potencializador de iniciativas de inovação na gestão pública do Espírito Santo, segundo atores diretamente envolvidos com o Prêmio. Para tanto, a ideia de inovação vem apoiada na administração pública gerencial. Discute-se o tema ponderando questões e enfoques históricos numa contextualização da administração pública. A pesquisa tem caráter qualitativo, focada numa análise da compreensão do Prêmio INOVES. Os dados empíricos foram produzidos por meio de pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Os participantes da pesquisa são servidores públicos envolvidos com o Prêmio: A equipe responsável pelo Prêmio, denominada na pesquisa como Equipe Prêmio INOVES, composta de seis pessoas; dois avaliadores; e duas Equipes Premiadas (Patrulha Escolar e ISS Online), compostas de onze pessoas entrevistadas. No total, foram entrevistados 19 servidores públicos. Quanto aos procedimentos de análise dos dados, o trabalho utiliza a análise de conteúdo. Os resultados apontam que as mudanças ocorridas no universo do trabalho na gestão privada atingem o setor público, considerado muitas vezes ineficiente e oneroso. As lógicas do processo de reestruturação capitalista e do gerencialismo, alcançam as políticas, a cultura e as estruturas das organizações de Estado. Pode-se dizer que o INOVES potencializa iniciativas de inovação na gestão pública do Espírito Santo premiando e reconhecendo práticas inovadoras, tendo como foco a multiplicação dessas práticas. Para os participantes da pesquisa, o importante é o reconhecimento proporcionado pelo Prêmio, percebido como uma motivação emocional para o servidor continuar inovando. Apesar de o setor público apresentar ações que valorizem boas práticas dos servidores, como o Prêmio INOVES, para a maioria dos entrevistados ainda há uma carência por parte do governo em ações de reconhecimento do trabalho do servidor. Por fim, a relevância desta pesquisa é contribuir para o enriquecimento dos estudos sobre inovação no setor público num nível micro de análise.
The aim of this study is to analyze the INOVES award as an effective tool for the innovative initiatives in public administration in the State of Espírito Santo, according to actors directly involved with the award. Therefore, the idea of innovation has as its support the manager public administration. This theme is discussed taking into account historical issues and focuses, in order to provide a setting for public administration. The research is of a qualitative nature and focuses on the analysis of the way the INOVES award is understood. Empirical data were produced by means of a documental research as well as semi structured interviews. Participants in the research were civil servants involved with the award: working in the capacity of a team responsible for the award, denominated, within the investigation, as INOVES award team, this team was composed of six people; two evaluators; and two teams who received the award (School Patrol and ISS Online), which was composed of eleven people who were interviewed. In all, were interviewed 19 civil servants. Data were analyzed in this study by means of the content analysis methodology. Results point out that changes occurring in the private administration work spaces are extended to the public sector, which is very often considered inefficient and onerous. The logic present in the capitalist reorganization process and managery extend itself to policies, culture and structures of the organization of the State. One may say that INOVES has strengthened innovation initiatives for the public administration of the State of Espírito Santo, identifying and conferring awards to innovative practices, which aim to the multiplication of such practices. Those who participated in the research consider that what is important to them is the recognition conferred by the award. They feel that the Award works like an emotional motivation for the civil servant to continue innovating. Although the public sector has carried out actions which value the civil servants´ good practices, such as the INOVES award, for the majority of the people interviewed, the government has not yet met the expectations of the civil servants for actions which truly recognize the importance of their work. Finally, the relevance is that this investigation will contribute to the advance of the study of innovation in the public sector at a micro level of analysis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Reis, Mauro Célio Araújo dos. "Co-produção e inovação no setor público : análise de experiências inovadoras de gestão na Administração Pública Federal." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2015. http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.D.18116.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia, Programa de Pós-Graduação em Administração, Curso de Mestrado em Administração, 2015.
Submitted by Albânia Cézar de Melo (albania@bce.unb.br) on 2015-05-11T13:55:52Z No. of bitstreams: 1 2015_MauroCelioAraujoReis.pdf: 1189116 bytes, checksum: 10c0e623aefd9574ed5ad0d6b6ed4081 (MD5)
Approved for entry into archive by Guimaraes Jacqueline(jacqueline.guimaraes@bce.unb.br) on 2015-05-11T14:44:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_MauroCelioAraujoReis.pdf: 1189116 bytes, checksum: 10c0e623aefd9574ed5ad0d6b6ed4081 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-05-11T14:44:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_MauroCelioAraujoReis.pdf: 1189116 bytes, checksum: 10c0e623aefd9574ed5ad0d6b6ed4081 (MD5)
O presente estudo teve o objetivo geral de verificar a relação entre co-produção e inovação face ao valor agregado a partir de benefícios alcançados pela organização com a implementação de inovação, baseando-se em práticas da administração pública federal a partir dos relatos de experiências inovadoras premiadas no Concurso Inovação na Gestão Pública Federal pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). O desenvolvimento deste trabalho se deu inicialmente pela obtenção de todas as edições do prêmio, porém, em função do formato no qual as três primeiras foram relatadas estas foram desconsideradas selecionando-se apenas a partir da 4ª até a 18ª edição o que totalizou 15 edições e 195 práticas de inovação. Em seguida foi elaborada uma estrutura conceitual referente às especificidades teóricas dos construtos para dar fundamentação literária ao trabalho e então realizou-se a construção de um protocolo, em conjunto com os integrantes do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Inovação e Estratégia (NINE), para análise dos relatos a fim de uniformizar a coleta de informações a respeito das práticas de inovação descritas em cada edição do prêmio. Após discussões para aprimoramento do protocolo enquanto instrumento de coleta, procedeu-se com leitura das 195 práticas objetivando coletar as informações, categorizá-las e construir a base de dados para análise. As variáveis de inovação foram definidas a partir da tipologia de Gallouj, Weinstein e Milles (2013), porém ao final da coleta foram identificados somente os tipos de melhoria e incremental. As variáveis de coprodução foram definidas como co-produção O2P (co-produção entre organização e seus parceiros) e co-produção O2C (co-produção entre organização e seus usuários/clientes) com base em Gallouj e Weinstein (1997), e adaptado de Djellal e Gallouj (2012). No que tange aos benefícios alcançados que agregam valor ao serviço público a partir da implementação de inovação, as informações coletadas foram categorizadas resultando em duas categorias finais: melhoria na qualidade e entrega dos serviços e melhoria da imagem e relações institucionais. Após a coleta dos dados procedeu-se então com a análise estatística descritiva realizada a partir de análise de frequências e em seguida foi realizada análise inferencial com aplicação de regressão logística em função da constituição binária dos dados e da saída dos resultados. Com isso, foram então observadas relações significativas que demonstram a importância da co-produção na implementação de inovação, bem como a importância do papel que o co-produtor exerce no processo de inovação para a agregação de valor. Ao final do trabalho, foram elencadas recomendações práticas e sugerido agenda de pesquisa para que estudos futuros possam, a partir de outras técnicas, outras bases de dados ou de uma quantidade maior de informações, realizarem novos testes a fim de promover o fortalecimento dos estudos empíricos sobre inovação e co-produção no serviço público.
The following study had as broad target to verify the relationship between co-production and innovation face to added value from benefits taken through organization with innovation practice, based on Federal Administration activities from reports of award-winning innovative experiences in the Innovation Contest in Federal Administration by the National School of Administration (ENAP). It was initially acquired all award editions; however, per criterion of format in which the first three issues were reported these were disregarded, selecting up from the fourth until the eighteenth issue, what added up 15 issues and 195 innovation practices. From then on, it was elaborated a conceptual structure regarding to theoretical specificities of each construct in order to keep literary support to this work; thus, it was held the establishment of a Protocol, together with the Núcleo de Estudos e Pesquisa em Inovação e Estratégia (NINE) members, to analyze reported experiences which aimed to standardize data collection concerned to innovation practices described in each award edition. After discussions for the Protocol’s improvement as a tool of collecting, it was proceeded the reading and analysis of 195 innovation experiences by aiming to collect information, categorize them and build the database for analysis. The innovation variables were defined from Gallouj, Weinstein and Milles (2013) typology, but at the end of collection, it was identified only the kinds of improvement and incremental. Co-production variables were defined as O2P (co-production between organization and partners) and O2C (co-production between organization and customers) based on Gallouj and Weinstein (1997), adapted from Djellal e Gallouj (2012). Regarding to achieving benefits that add value to public service through implementation of innovation, data were categorized by resulting in two final categories: services quality and delivery improvement and image and institutional relations improvement. Afterwards data collecting, it was accomplished a descriptive statistics analysis from the analysis of frequency and then inferential analysis was performed with logistic regression implementation according to binary constitution of data and output the results. As a result, it was realized remarkable relationships that demonstrate how co-production is worthy in innovation achievement, as well as co-producer's role importance in the innovation process to add up value to it. At the end of the research, it was listed practical recommendations and it was proposed research agenda in order to future studies may, from other techniques, other databases or a larger amount of information, perform new tests and analysis aiming promote the strengthening of empirical studies on innovation and co-production in public services.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Brandão, Soraya Monteiro. "Indutores e barreiras à inovação em gestão em organizações públicas do governo federal brasileiro : análise da percepção de dirigentes." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2012. http://repositorio.unb.br/handle/10482/11614.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2012.
Submitted by Alaíde Gonçalves dos Santos (alaide@unb.br) on 2012-11-09T13:25:48Z No. of bitstreams: 1 2012_SorayaMonteiroBrandao.pdf: 2153068 bytes, checksum: 79f93d13a994815c583efad77c22459f (MD5)
Approved for entry into archive by Guimaraes Jacqueline(jacqueline.guimaraes@bce.unb.br) on 2012-11-12T13:01:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012_SorayaMonteiroBrandao.pdf: 2153068 bytes, checksum: 79f93d13a994815c583efad77c22459f (MD5)
Made available in DSpace on 2012-11-12T13:01:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012_SorayaMonteiroBrandao.pdf: 2153068 bytes, checksum: 79f93d13a994815c583efad77c22459f (MD5)
Este estudo teve como objetivo identificar e caracterizar os principais indutores e barreiras à inovação em gestão em organizações públicas do governo federal brasileiro na percepção de seus dirigentes. Indutores foram compreendidos como elementos que influenciam a iniciativa de atividades inovadoras e empreendedoras. Barreiras abrangem qualquer fator que influencia negativamente o processo de inovação. Foi adotada metodologia mista de pesquisa. A abordagem qualitativa buscou identificar e caracterizar indutores e barreiras à inovação em gestão e gerar subsídios para a construção das escalas de indutores e barreiras. A abordagem quantitativa buscou construir e validar duas escalas, as quais, após a análise fatorial e de consistência interna, resultaram na identificação de oito indutores e nove barreiras. Os indutores referem-se a “estratégias e ações organizacionais”, “encorajamento da equipe”, “renovação do corpo gerencial”, “crises como determinantes”, “comprometimento com o serviço público”, “requisitos legais”, “crises como oportunidades” e “apoio político”. As barreiras tratam de “falta de apoio à inovação”, “baixa capacidade de gestão intergovernamental e intersetorial”, “falta de capacitação da equipe e dos dirigentes”, “limitações legais e orçamentárias”, “dificuldade de coordenação de atores”, “diversidade social, cultural e econômica do país”, “aversão ao risco”, “rotatividade de dirigentes” e “estrutura organizacional verticalizada”. Após validação, as escalas foram denominadas “Indicadores de Indutores à Inovação em Gestão – IIIG” e “Indicadores de Barreiras à Inovação em Gestão – IBIG”. Os resultados revelaram que os principais indutores são encorajamento da equipe, comprometimento com o serviço público, requisitos legais e apoio político e as principais barreiras são baixa capacidade de gestão intergovernamental e intersetorial, limitações legais e orçamentárias e dificuldade de coordenação de atores. Análises de correlação entre tipos de inovação e indutores e barreiras à inovação em gestão evidenciaram que as escalas apresentam validade convergente. Constatou-se também que as organizações públicas federais, na percepção de seus dirigentes, implementaram inovações em gestão nos últimos dois anos, sendo que novas técnicas de gestão são mais frequentes que novas estratégias de gestão de pessoas. Por fim, verificou-se que há diferenças na percepção de indutores e barreiras nas organizações que implementaram inovações e nas que não implementaram. Também são apresentadas sugestões de pesquisas futuras. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study aimed to identify and characterize the main drivers and barriers to management innovation from the perception of leaders in public organizations of the Brazilian federal government. Drivers were understood as elements that influence the initiative to innovative and entrepreneurial activities. Barriers include any factor that negatively influences the innovation process. The research was conducted using a mixed methodology. The qualitative approach sought to identify and characterize drivers and barriers to management innovation and generate data for the construction of measures for drivers and barriers. The quantitative approach sought to develop and validate two measures, which after factor and internal consistency analysis, resulted in the identification of eight drivers and nine barriers. Drivers refer to "strategies and organizational actions"; " team encouragement"; "management team rotation"; "crises as determinants"; "organizational commitment"; "legal requirements"; "crises as opportunity" and "political support". Barriers refer to "lack of support for innovation"; "low capacity for intergovernmental and inter-sectoral management"; "lack of staff and leaders training"; "legal and budgetary limitations"; "lack of coordination between actors"; “national social, cultural and economic diversity"; "risk aversion"; "leadership turnover" and "vertical organizational structure". After validation, measures were nominated as "Indicators of Drivers of Management Innovation - IDMG" and "Indicators of Barriers to Management Innovation - IBMI". Results showed that the main drivers are team encouragement, commitment with the public service, legal requirements and political support and the barriers are low capacity for intergovernmental and inter-sectoral management, legal and budgetary limitations and lack of coordination between actors. Correlation between types of innovation and drivers and barriers to management innovation showed that the measures have convergent validity. It was also found that federal public organizations, from their leaders perspectives, introduced management innovations over the past two years, and that new management techniques are more frequent than new strategies for managing people. Finally, the research also shows that with regards to the perception of drivers and barriers, there are differences between organizations that have implemented innovations and those that have not. Suggestions for future research are also presented.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Fenili, Renato Ribeiro. "Desempenho em processos de compras e contratações públicas : um estudo a partir da inovação e das práticas organizacionais." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2016. http://repositorio.unb.br/handle/10482/22451.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2016.
Submitted by Camila Duarte (camiladias@bce.unb.br) on 2017-02-06T15:42:50Z No. of bitstreams: 1 2016_RenatoRibeiroFenili.pdf: 4208508 bytes, checksum: ab4f8e136cf5b2038c14683bd9ba0f05 (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana(raquelviana@bce.unb.br) on 2017-02-09T19:42:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2016_RenatoRibeiroFenili.pdf: 4208508 bytes, checksum: ab4f8e136cf5b2038c14683bd9ba0f05 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-02-09T19:42:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016_RenatoRibeiroFenili.pdf: 4208508 bytes, checksum: ab4f8e136cf5b2038c14683bd9ba0f05 (MD5)
O objetivo geral desta tese foi identificar e analisar a relação das práticas de gestão e da inovação com o desempenho processual das compras e contratações públicas. O lócus adotado foi a Câmara dos Deputados, órgão do Poder Legislativo federal, detentor de destaque no cenário brasileiro das licitações, em decorrência do montante financeiro despendido e da variedade qualitativa dos objetos de seus certames. O marco teórico abordou os conceitos de desempenho, cultura, práticas organizacionais (manifestação da cultura) e inovação em serviços. O estudo das manifestações culturais baseou-se em D’Iribarne (1989) e o de inovação em serviço no modelo de Gallouj e Weinstein (1997). No método, a partir de abordagens qualitativa e quantitativa, foram realizadas entrevistas e empregadas escalas de medida de práticas, inovação e desempenho processual. A utilização dessas duas abordagens possibilitou explicações mais acuradas dos resultados das análises realizadas. Os modelos empíricos foram testados por intermédio de modelagens por equações estruturais, efetuadas mediante o software R (versão 3.2.2). Os resultados sugerem a influência direta e positiva das práticas sobre o desempenho processual; das práticas sobre a inovação processual e da inovação sobre o desempenho processual. Ao final, foram registradas as contribuições teóricas, metodológicas e gerenciais desta tese, bem como suas limitações e a proposição de uma agenda de pesquisa.
The main objective of this thesis was to identify and analyze the relationship of management practices and innovation with procedural performance of public procurement. The locus of research was the Brazilian House of Representatives, constitutive of the federal legislative branch, prominent holder in the Brazilian scenario of bids, due to the amount spent financial and qualitative variety of the objects of their contests. The theoretical framework discussed the concepts of performance, culture, organizational practices (manifestations of culture) and innovation in services. The study of cultural manifestations was based on D’Iribarne (1989), and innovation in services, on Gallouj and Weinstein (1997). In the method, from a qualitative and quantitative approach, interviews were performed and scales of measurement of practices, innovation and procedural performance were used. The use of these two approaches has enabled more accurate explanation of the results of analyzes. The empirical models were tested by structural equation modeling, carried out by the R software (version 3.2.2). The results suggest a direct and positive influence of practices on procedural performance; a direct and positive influence of practice on procedural innovation; a direct and positive influence of innovation on procedural performance. Finally, the theoretical, methodological and management contributions of this thesis were presented, as well as the research limitations and proposals for the composition of a research agenda.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Fabiano, Neylor de Lima. "A comunicação como ferramenta de gestão tecnológica da universidade pública : as agências de inovação." Universidade Federal de São Carlos, 2012. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/1083.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-06-02T19:16:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 4222.pdf: 1592794 bytes, checksum: f898cd68680e7e901a98e4caba91627c (MD5) Previous issue date: 2012-02-23
The recent changes in Brazilian legislation to stimulate the innovation have influenced the functioning of public universities. The regulation of mechanisms of intellectual property management and technology transfer originated the innovation agencies, which are the scope of this work, trough STS studies (Science, Technology and Society). It assumes that their action has contributed to improve communication with the various university publics, helping to promote a cultural change towards innovation. The objective of this research is to identify, analyze and understand how the public university uses its structure and communication resources, through its agencies, to fulfill its institutional mission. It also aims to identify the perception of of its agents on the subject. The sample includes the innovation agencies of the Universidade Federal de Sao Carlos, Universidade Estadual de Campinas and Universidade de Sao Paulo. The qualitative case study used as methodology the Content Analysis, conducted from data collected in interviews with leaders and advisors. The investigation indicates a low level of international integration of communication activities, on which the legislation lacks regulatory elements; shows a consensus in the agents perception about the existence of a change in the academy stance on innovation, aligned with the role of university to promote social and economic development; appoints that the new legislation is one of the factors for that cultural change, together with the development of ICTs and the growing demand for the country.
As recentes mudanças na legislação brasileira para estímulo à inovação tiveram influência no funcionamento das universidades públicas. A regulamentação de mecanismos de gestão de propriedade intelectual e transferência de tecnologia deram origem às Agências de Inovação, que são o campo do presente trabalho, elaborado a partir dos estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Partiu-se do pressuposto de que sua atuação tem contribuído para a melhoria da comunicação com os distintos públicos da universidade, ajudando a promover entre eles uma mudança cultural perante a inovação. O objetivo geral desta pesquisa é identificar, analisar e compreender como a universidade pública utiliza sua estrutura e seus recursos de comunicação, através das agências, para cumprir sua missão institucional. Visa também captar a percepção de seus agentes sobre o tema. Estão compreendidas na amostra as agências de inovação da Universidade Federal de São Carlos, Universidade Estadual de Campinas e Universidade de São Paulo. O estudo de caso qualitativo utilizou como metodologia a Análise de Conteúdo, realizada a partir de dados coletados em entrevistas com dirigentes e assessores. A investigação indica um baixo nível de inserção internacional das atividades de comunicação, sobre as quais a legislação regulamentadora carece de elementos; demonstra um consenso na percepção dos agentes sobre a existência de uma mudança na postura da academia diante do tema inovação, alinhada ao papel da universidade como promotora do desenvolvimento sócio-econômico; aponta a nova legislação como fator para essa mudança, aliada ao desenvolvimento das TICs e à demanda por crescimento do país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pinheiro, Gabriela Guedes. "Ciência, inovação e opinião pública na gestão do património histórico : o caso da Era Arqueologia." Master's thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2018. http://hdl.handle.net/10400.5/18215.

Full text
Abstract:
Mestrado em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
Alterações legais e o desenvolvimento da construção resultantes da entrada de Portugal na União europeia foram os gatilhos para a introdução da arqueologia comercial no país. O objetivo deste trabalho é caracterizar este campo relativamente novo e, em particular, avaliar os seus mecanismos de inovação, aprendizagem e interação entre os diferentes agentes do seu setor de atuação. Foi realizado um estudo de caso com a empresa ERA Arqueologia, líder de mercado e muito atuante na divulgação científica entre pares e para o público em geral. Busca-se analisar de que forma a sua estratégia de comunicação consegue influenciar e promover o engajamento das comunidades nas questões do patrimônio e na capacidade de inovar na gestão do patrimônio histórico.
Legal changes and the development of the construction resulting from the entry of Portugal into the European Union were the triggers for the introduction of the commercial archeology in the country. The objective of this paper is to characterize this relatively new field and, in particular, to evaluate its mechanisms of innovation, learning and interaction among the different agents of its sector. A case study was carried out with ERA Arqueologia, a market leader and very active in the scientific dissemination among peers and the general public. It seeks to analyze how its communication strategy can influence and promote the engagement of communities in the issues of heritage and the ability to innovate in the Management of Historical Heritage
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Wilbert, Julieta Kaoru Watanabe. "Características de VCoPs que influenciam processos de inovação: estudo de caso em uma empresa pública brasileira." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2015. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135512.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2015.
Made available in DSpace on 2015-10-13T04:09:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 334492.pdf: 3800765 bytes, checksum: cad59367bacf83b6bdac78d27ec0a2ef (MD5) Previous issue date: 2015
No século 21 grande parte das organizações, sejam públicas ou privadas, buscam a inovação como fator de sobrevivência. A inovação pode decorrer da recombinação de conhecimentos existentes, ou da criação de novos, em situações de compartilhamento de conhecimento. Este último tem, por isso, um papel destacado em contexto de inovação. Dentre as estratégias de compartilhamento de conhecimento, as Comunidades de Prática (CoPs) e as Comunidades de Prática Virtuais (VCoPs) se destacam pela possibilidade de suas atuações como catalisadoras de processos de inovação. O objetivo da presente pesquisa é identificar características de VCoPs que influenciam processos de inovação em uma empresa pública brasileira. Para isso, foi conduzida uma pesquisa qualitativa exploratória, do tipo estudo de caso, em três VCoPs que realizaram inovações incrementais na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Os dados foram coletados em entrevistas semiestruturadas junto a membros das VCoPs pesquisadas. Como resultado, ao se comparar as características identificadas no estudo de caso com as encontradas na literatura revisada, concluiu-se que características de VCoPs que influenciam processos de inovação podem estar relacionadas a sua configuração estrutural, ao seu domínio, à sua dinâmica e às pessoas que as compõem  membros e moderadores. O presente estudo mostra que a maior parte dessas características estão associadas à presença de pessoas abertas a compartilharem o que sabem, e a criarem algo novo. Por isso, a temática VCoPs para inovação enseja uma abordagem antropocêntrica. A dissertação contribui para o campo teórico a partir do estudo para a compreensão de como VCoPs apoiaram processos de inovação em uma empresa pública brasileira. A pesquisa pode contribuir igualmente para aplicação prática da gestão da inovação com emprego de VCoPs em organizações, ainda que o estudo apresente como limitação principal o fato de os resultados não poderem ser generalizados. Contudo, os resultados obtidos podem contribuir com elementos para futuros estudos que busquem generalização na temática apresentada.

Abstract : In the 21st century most organizations, whether public or private, look at innovation as a survival factor. Innovation comes from the recombination of existing knowledge or from the creation of new knowledge which may occur in the context of knowledge sharing. Hence, knowledge sharing has a leading role in the context of innovation. Among the strategies for sharing knowledge both Communities of Practice (CoPs) and Virtual Communities of Practice (VCoPs) stand out for their possibility to act as catalysts for innovation processes. The aim of this study is to identify characteristics of VCoPs that influence innovation processes in a Brazilian public entreprise. To achieve this, an exploratory qualitative research -a kind of case study was conducted in three VCoPs who helped to carry out incremental innovations in the Brazilian Postal Service (Correios). The data were collected in semi-structured interviews with members of the surveyed VCoPs. After comparing the characteristics of VCoPs that influence innovation processes found in the reviewed literature and the ones identified in the case study, it was found that those characteristics are related to the structural configuration of VCoPs, to their domain, to their dynamics, and to the people in the group  both members and moderators. This research shows that most of those characteristics are associated with the presence of persons that are open to share what they know and to create something new: the topic of VCoPs for innovation entails an anthropocentric approach. This Master s thesis contributes to the theoretical area with a study to understand how VCoPs have supported innovation processes in a Brazilian company of the public sector. This research may also contribute to practical applications of innovation management by using VCoPs in organizations in spite of the main limitation of the study: the results cannot be generalized. Nevertheless the results can be used as starting point for future studies with the aim to generalize the subject.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Inovação na Gestão Pública"

1

Nascimento, Edson Ronaldo. Gestão pública. São Paulo, SP: Editora Saraiva, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Nascimento, Edson Ronaldo. Gestão pública. São Paulo, SP: Editora Saraiva, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Passos, Luís Antônio Niro. Gestão ambiental: Inovação e competitividade. Londrina: Eduel, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lins, João, Paulo Miron, and Alciomara Kukla. Gestão pública: Melhores práticas. São Paulo: Editora Quartier Latin do Brasil, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Paro, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. São Paulo SP: Editora Atica, 1997.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Brazil), ed. Trilhas feministas na gestão pública. Brasília: CFEMEA, Centro Feminista de Estudos e Assessoria, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Ana Zuleide Barroso da, Georgia Patrícia da Silva Ferko, and Saturnino Morais Ferreira. Gestão pública e desenvolvimento regional. Boa Vista, RR: Editora UFRR, 2014.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Teixeira, Sonia M. Fleury. Democracia e inovação na gestão local da saúde. Rio de Janeiro: Cebes, 2014.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ibañez, Nelson, Paulo Eduardo M. Elias, and Paulo Henrique D'Angelo Seixas. Política e gestão pública em saúde. São Paulo: Hucitec Editora, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Nascimento, Vânia B. do. SUS: Pacto federativo e gestão pública. São Paulo: Aderaldo & Rothschild Editores, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Inovação na Gestão Pública"

1

Oliveira, Josiane Micaliski de, and Zélia Halicki. "Desafios e oportunidades da gestão escolar na oferta de cursos técnicos: um estudo no Colégio Estadual São Mateus." In Gestão Pública, 166–76. Editora ZH4, 2021. http://dx.doi.org/10.51360/zh4.20214-5-p166-176.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve por objetivo principal verificar os desafios e oportunidades que a gestão escolar enfrenta para ofertar cursos técnicos com nível integrado e subsequente em um colégio público, inserido numa cidade no interior do Estado do Paraná. Serão abordados alguns temas como o papel do gestor e o seu compromisso com a aprendizagem, a importância e envolvimento da gestão escolar em todo no processo de ensino aprendizagem, conceito da efetiva gestão democrática participativa para entender a organização escolar, verifica-se o comprometimento e atuação intensa da gestão escolar, na qual é considerada fundamental para a construção de um ambiente escolar organizado. Para isso foi realizado um estudo de caso, com ênfase nos modelos de cursos técnicos a nível profissional oferecido no mencionado colégio. A metodologia desenvolvida nesta pesquisa foi a abordagem qualitativa e descritiva. Quanto a coleta de dados aconteceu por meio de entrevistas a diretora e coordenadores. Procurou-se embasamento teórico através de documentos, livros e artigos científicos. Feito estas averiguações, os dados coletados estão inseridos e analisados neste trabalho com destaque pra o envolvimento e comprometimento da comunidade escolar e os principais projetos já desenvolvidos pelos alunos e professores do referido colégio, o qual beneficia todos os envolvidos no processo educacional e ensino de qualidade, aliados com a responsabilidade e inovação frente ao sistema de educação pública.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Baetas, Rosiceli Barreto Gonçalves, Cristiane Quental, and José Vitor Bomtempo. "Gestão da inovação em vacinas." In Inovação em saúde: dilemas e desafios de uma instituição pública, 375–98. Editora Fiocruz, 2007. http://dx.doi.org/10.7476/9786557080795.0011.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Corrêa, Uellington, Bruna Pontara Vilas Boas Ribeiro, Marcos Aurélio Lopes, José Willer do Prado, Bryan William Alvarenga Corrêa, and Francisval de Melo Carvalho. "RESULTADOS ECONÔMICOS DA ATIVIDADE LEITEIRA DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO." In Inovação, Gestão e Sustentabilidade 2, 233–45. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.05419180617.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Oliveira, Gláucio Bessa, Pedro Vieira Souza Santos, and Paulo César Rodrigues de Lima Júnior. "Boas práticas em gestão pública e inovação: Benchmarkings contextuais." In Desenvolvimento do semiárido: Organizações, gestão, inovação e empreendedorismo - Volume 2. Editora Poisson, 2021. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-5866-041-5.cap.14.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Scarpat, Marlene Julia de Oliveira. "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO INSTRUMENTO DE RELEVÂNCIA PARA A GESTÃO PÚBLICA." In INTERCÂMBIO DE SABERES: INOVAÇÃO E CONHECIMENTO, 308–25. Editora Itacaiúnas, 2021. http://dx.doi.org/10.36599/itac-inters.0007.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pinto, Kleber Monteiro, and Carla Liane Nascimento dos Santos. "DA GESTÃO UNIVERSITÁRIA À CAPACITAÇÃO NO CONTEXTO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA MULTICAMPI." In Gestão, Avaliação e Inovação no Ensino Superior, 73–85. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.8741908107.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Carneiro, Joabe Alves, and Adriana Estela Sanjuan Montebello. "POLÍTICAS PÚBLICAS, COMPRAS SUSTENTÁVEIS E AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL." In Inovação, Gestão e Sustentabilidade 2, 162–76. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.05419180612.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

EDUARDO CARDOSO, MELO, SILVA GABRIEL DA, and CRUZ MATEUS ARAÚJO. "GESTÃO INFORMATIZADA DE UM SETOR DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: UM ESTUDO DE CASO NO IFMG – CAMPUS BAMBUÍ." In Perspectivas das Engenharias na Sociedade 5.0: Educação, Ciência, Tecnologia e Amor, 62–81. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-06-5.62-81.

Full text
Abstract:
O emprego de recursos tecnológicos computacionais pode ser considerado como um dos principais meios propulsores para diversas transformações ocorridas na sociedade. Em se tratando de gestão organizacional, é quase impensável que empresas busquem atuação diversificada sem o apoio de ferramentas computacionais. Neste sentido, é consenso que a correta utilização de Sistemas de Informação tende a contribuir positivamente para o gerenciamento de processos de negócios. Este artigo objetiva apresentar como foi o processo de construção de um software cuja premissa inicial seria contribuir para a informatização de processos internos e com a gestão de um setor de Assistência Estudantil, no caso do IFMG – Campus Bambuí. Os aspectos teóricos relacionados com esta pesquisa estão baseados nos conceitos de Sistemas de Informação e inovação tecnológica na gestão pública. O gerenciamento das informações deste setor pesquisado era feito apenas com o uso de documentos de texto e planilhas eletrônicas, dificultando sobremaneira a integração de dados. A pesquisa foi desenvolvida entre o segundo semestre de 2018 até o final de 2019. As etapas para a produção do software tiveram como base a adaptação de propostas da metodologia ágil Scrum, com vistas a gerar e disponibilizar um produto final com funcionalidades aderentes às necessidades do público em questão. Após a implantação do software foi possível notar que os processos de tomada de decisão dos gestores passaram a contar com o importante auxílio de informações geradas pelo sistema. O compartilhamento de informações entre os servidores públicos também foi facilitado. Por fim, a informatização do processo de registro de frequência dos estudantes residentes na Moradia Estudantil do campus otimizou o trabalho dos servidores públicos do setor, especialmente no que se refere à manutenção dos dados que, até então, era feita exclusivamente em papel.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Gontijo, Roberto Alexandre Braga. "INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO NA GESTÃO PÚBLICA: QUAIS OS RISCOS DA EXCELÊNCIA?" In Elementos de Administração, 42–48. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.7491913034.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Marinheiro, José Emanuel Medeiros, and Kliver Lamarthine Alves Confessor. "FOMENTO AO EMPREENDEDORISMO E À INOVAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19: UMA ANÁLISE DAS INICIATIVAS DO INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCO." In Administração Pública: desafios e perspectivas da gestão pública pós pandemia, 198–213. Editora Científica Digital, 2021. http://dx.doi.org/10.37885/210705288.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Inovação na Gestão Pública"

1

Schneider, Viviane, Vivian Alves, Maria Angelica Jung Marques, Denilson Sell, and Roberto Carlos Dos Santos Pacheco. "GESTÃO PÚBLICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS." In Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (ciKi). Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (ciKi), 2020. http://dx.doi.org/10.48090/ciki.v1i1.905.

Full text
Abstract:
A inovação em um território ocorre por meio de diversos fatores e forças institucionais, que fomentam uma determinada região por meio da convergência de empresas, universidades e governo. Uma das formas de convergência desses atores são os ecossistemas de inovação, os quais surgem e desenvolvem-se por meio da formulação de políticas públicas, as quais podem ser desenvolvidas com base em evidências científicas. Neste estudo, essas evidências foram estabelecidas por meio de uma árvore de regressão, aplicada aos dados sobre criação de tecnologias produzidas por professores permanentes de Programas de Pós-Graduação (PPG) do Estado do Paraná. Os resultados demonstram que uma árvore de decisão pode ser uma ferramenta que representa o conhecimento de um montante complexto de dados, apoiando assim á gestão pública baseada em evidências e a formulação de estratégias que fomentam a inovação em territórios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Fernanda dos Santos Ferreira, Bruna, Marilia Macorin de Azevedo, and José Manoel Souza das Neves. "Fatores organizacionais apoiadores de melhoria contínua em Instituição Pública." In III SENGI - Simpósio de Engenharia, Gestão e Inovação. Recife, Brazil: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/sengi2020.271176.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Welter, Márcio, Lyvia Mendes Corrêa, and João Bosco da Mota Alves. "INOVAÇÃO ABERTA PARA UMA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA." In Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (ciKi). Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (ciKi), 2020. http://dx.doi.org/10.48090/ciki.v1i1.957.

Full text
Abstract:
As mudanças tecnológicas e sociais estão cada vez rápidas, com elas as barreiras à inovação exigem ampliar a gestão do conhecimento por intermédio do trabalho em redes colaborativas. Cabe ao setor público perceber que as novas gerações possuem um comportamento muito mais engajado, contestador e inovador com a sociedade global e com as causas que defendam. Assim, o objetivo do artigo é propor ações de inovação aberta no âmbito de uma Assembleia Legislativa. A metodologia é exploratória, qualitativa, com observação e levantamento empírico com análise descritiva e proposta orientada pelo método de Planejamento Estratégico Situacional (PES). As conclusões apontam para a pertinência em adotar a participação de diferentes atores e da sociedade na inovação na administração pública, contribuindo com a inovação social na democracia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Crescencio, Marcio, Alexandre Conceição Neto, and Gregório Jean Varvakis. "MATURIDADE EM GESTÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO." In Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (ciKi). Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (ciKi), 2020. http://dx.doi.org/10.48090/ciki.v1i1.888.

Full text
Abstract:
A literatura aponta que a integração entre Gestão de Conhecimento (GC) e os Processos de Negócios promove e facilita a realização dos objetivos e estratégias da organização, uma vez que as atividades do gerenciamento de processos fornecem a oportunidade de priorizar algumas práticas de GC. O presente estudo teve por objetivo analisar o nível de maturidade em Gestão de Processos de Negócios (BPM) de uma organização pública, sob a perspectiva da GC. Para tanto, aplicou-se a metodologia de Ongena e Ravesteyn (2019) para avaliação da relação entre maturidade em BPM e desempenho organizacional, no Instituto Federal Catarinense (IFC). Na sequência, utilizou-se o modelo GCiBPM (Sena, 2015) para relacionar os resultados da avaliação com as fases da GC. A análise dos resultados apontou que a abordagem da GC pode contribuir para a melhoria da eficiência e eficácia dos processos do IFC, potencializando o uso deste recurso e o alinhamento estratégico dos processos para obtenção de melhores resultados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Fernanda dos Santos Ferreira, Bruna, Marilia Macorin de Azevedo, and Walter Shuiti Kussano. "Análise dos perfis psicológicos como contribuição para a gestão de equipes de uma instituição pública." In III SENGI - Simpósio de Engenharia, Gestão e Inovação. Recife, Brazil: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/sengi2020.271182.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Hernandes Nunes dos Santos, Henrico, and Miriam Pinheiro Bueno. "A blockchain como ferramenta tecnológica de compliance e transparência no âmbito da Administração Pública municipal." In III SENGI - Simpósio de Engenharia, Gestão e Inovação. Recife, Brazil: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/sengi2020.271474.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

De Amorim Borges Vazquez, Alice, and Neri Santos. "GESTÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO DA GESTÃO DE RISCOS DE DESASTRES." In Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (ciKi). Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (ciKi), 2020. http://dx.doi.org/10.48090/ciki.v1i1.885.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta como pergunta de partida identificar “como as pesquisas acadêmicastêm trabalhado a gestão do conhecimento na gestão de riscos de desastres após a criação daLei n. 12.608 em 2012”. O objetivo geral da pesquisa “analisar as característicasbibliométricas após 2012 sobre gestão do conhecimento na redução de riscos e desastres, paraidentificar as inovações que os autores estão criando, assim como as temáticas das publicaçõesindexadas em base de dados internacionais”. A partir de uma revisão sistemática integrativasalienta-se, que, em caso de desastres, no âmbito das organizações públicas, deve-se terpessoas capacitadas em vários espaços, preparadas para atuar, cada uma dentro das suascompetências, coordenadas com ações integradas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Oliveira Queiroz, Andréa, and Ricardo Augusto Souza Fernandes. "Cidades Inteligentes: O valor público da inovação disruptiva para geogovernança." In II Simpósio Nacional de Gestão e Engenharia Urbana. São Paulo: Editora Blucher, 2019. http://dx.doi.org/10.5151/singeurb2019-23.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Campos Sousa, Larissa, Allynson Takehiro Fujita, and Jhansley Ferreira da Mata. "A PROPRIEDADE INTELECTUAL COMO FATOR RELEVANTE NA GESTÃO DA INOVAÇÃO NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS." In IV Simpósio de Engenharia, Gestão e Inovação. Recife: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/sengi2021.347738.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

elias silva, alan, and Jalva Lilia Rabelo de Sousa. "MOTIVOS-CAUSAS DA ESCOLHA E PERMANÊNCIA PARA O TRABALHO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICO." In IV Simpósio de Engenharia, Gestão e Inovação. Recife: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/sengi2021.335049.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Inovação na Gestão Pública"

1

de Castro de Souza, Maria Isabel, Andreia Machado, Branca Regina Cantisano dos Santos e Silva, Renata Geórgia Motta Kurtz, Leonel Estevão Finkelsteinas Tractenberg, Leonardo Lehnemann Agostinho Martins, Creuza Dolores da Silva de Moura, and Regina Maris Oliveira Kessler. Relatório do Programa de Otimização da Gestão dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro – Eixo 1 – Sensibilização – Relatório dos Workshops de “Sensibilização para Práticas Inovadoras de Gestão Pública – Desafios, Potencialidades e Inovação em Rede”. SECTI, SECIDRJ, SECC, SEFAZ, SEPLAG, UERJ e EdUERJ, December 2020. http://dx.doi.org/10.12957/eduerj.secti.relatorio2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Capela dos Santos, Denise. Controlo de gestão na função pública portuguesa. Universidade Autónoma de Lisboa, 2015. http://dx.doi.org/10.26619/ual-cee/wp012015.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Figueiredo, Ana Beatriz, Arturo Daniel Alarcon Rodriguez, Bruno César Araújo, Clémentine Tribouillard, Dalve Alexandre Soria Alves, Dea Fioravante, Diego Arcia, et al. Retomada nos municípios: Por onde começar. Inter-American Development Bank, April 2021. http://dx.doi.org/10.18235/0003234.

Full text
Abstract:
Ao assumirem as prefeituras em 2021, os novos gestores e os gestores reeleitos se depararam com uma complexa realidade socioeconômica em virtude da pandemia, com desemprego e urgências sanitárias que vão emergindo a partir de uma segunda curva pandêmica. Podemos resumir que, neste quadro apreensivo, os desafios destes gestores, especialmente aqueles de cidades pequenas e médias são priorizar e optar por ações concretas que possam ser implementadas. Todas as necessidades são importantes, no há dúvidas. Entretanto, o estabelecimento de foco em alguns elementos da gestão pública pode resultar em uma abordagem mais pragmática para apoiar os municípios na retomada da economia e dos índices de qualidade de vida de seus cidadãos, tanto do ponto de vista imediato, quanto prospectando as condições necessárias para uma recuperação consistente nos próximos anos. Essa recuperação economica também deve ser sustentável, introduzindo medidas simples de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Assim, a retomada econômica trata da redução de despesas nos cofres públicos, possibilidades de crescimento econômico e geração de emprego e renda. Apresentamos nesta publicação sugestes de áreas a dedicar mais atenção nos próximos meses, tendo a inovação e o empreendedorismo como elementos transversais, reunindo produtos de conhecimento e material técnico do BID e de parceiros, iniciativas de organizações dedicadas a ajudar às cidades neste período único da história recente, e material multimídia de maneira sintética e esquemática, porém compreensiva aos problemas que mais afligem a população. E nas cidades onde tudo acontece, e no BID estamos comprometidos a atuar de maneira multissetorial, tendo os cidadãos como centro das intervenções e iniciativas que apoiamos. No cenário atual de apreensão em que nos encontramos, acreditamos que a priorização é uma maneira construtiva de criar as bases da sociedade que queremos quando as emergências se dissiparem. Esperamos que os gestores municipais encontrem neste material, de acordo com a sua realidade e necessidades locais, conteúdo útil para dirigirem esta jornada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Radaelli, Vanderléia, Eduardo De Azevedo, and Karina Diaz. Modelo de apoio a compras públicas de inovacão. Inter-American Development Bank, May 2021. http://dx.doi.org/10.18235/0003277.

Full text
Abstract:
Este documento apresenta o Modelo de Apoio à Compra Pública de Inovação e o seu processo de construção, do diagnóstico das principais dificuldades para se contratar inovação na administração pública ao desenho de soluções para apoiar os gestores e gestoras, transpondo essas barreiras. O documento consolida um esforço do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através da Divisão de Competitividade, Tecnologia e Inovação e do coLab-i (Laboratório de Inovação e Coparticipação do Tribunal de Contas da União) para impulsionar e potencializar a compra pública de inovação, apontando possibilidades de atuação conjunta entre diferentes atores ao longo do processo. Este documento é resultado da iniciativa INOVAMOS, que teve como objetivo construir um modelo para as Entidades de Fiscalização Superiores e Tribunais de Contas (TCU) apoiarem a compra de inovação na administração pública, que seja replicável para tribunais de outras esferas federativas e outros países da América Latina. O INOVAMOS foi realizado pelo BID e o TCU para apoiar a compra pública de inovação pela administração pública em parceria com a Agencia Tellus.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Armijo, Marianela. Construindo governos efetivos: Sucessos e desafios da gestão pública para resultados na América Latina e no Caribe (Resumo executivo). Inter-American Development Bank, July 2015. http://dx.doi.org/10.18235/0000058.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography