To see the other types of publications on this topic, follow the link: Inovação na Gestão Pública.

Journal articles on the topic 'Inovação na Gestão Pública'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Inovação na Gestão Pública.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Addison Baracchini, Sabrina. "A inovação presente na administração pública brasileira." Revista de Administração de Empresas 42, no. 2 (June 2002): 1–6. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75902002000200010.

Full text
Abstract:
É possível afirmar que estão ocorrendo mudanças no padrão das políticas públicas brasileiras, sobretudo na esfera local de governo. Tais mudanças podem ser entendidas como parte de um processo de construção de novas formas de gestão pública e verificadas a partir de práticas inovadoras na prestação de serviços por governos subnacionais no país. Com o objetivo de discutir a inovação sob a perspectiva de um administrador público, será apresentado um caso prático - premiado pelo Programa Gestão Pública e Cidadania, em 1996 - que exemplifica a ocorrência dessas mudanças.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Costa, Betânia De Laia, and Susane Petinelli Souza. "INOVAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA: UM ESTUDO DO PRÊMIO INOVES." Práticas de Administração Pública 3, no. 2 (April 6, 2020): 18. http://dx.doi.org/10.5902/2526629238939.

Full text
Abstract:
Este estudo objetivou analisar o Prêmio Inoves como potencializador de iniciativas de inovação na gestão pública. Para tanto, a ideia de inovação vem apoiada na administração pública gerencial. Os dados empíricos foram produzidos por meio de pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. No total, foram entrevistados 19 servidores públicos. Quanto aos procedimentos de análise dos dados o trabalho utiliza a análise de conteúdo. Os resultados apontam que as mudanças ocorridas no universo do trabalho na gestão privada atingem o setor público, considerado muitas vezes ineficiente e oneroso. Pode-se dizer que o Inoves potencializa iniciativas de inovação na gestão pública premiando e reconhecendo práticas inovadoras, tendo como foco a multiplicação dessas práticas. Apesar do setor público apresentar ações que valorizam boas práticas dos servidores, como o Prêmio Inoves, para a maioria dos entrevistados ainda há uma carência por parte do governo em ações de reconhecimento do trabalho do servidor. A relevância desta pesquisa é contribuir para o enriquecimento dos estudos sobre inovação no setor público num nível micro de análise.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Matos, Andreia Afonso, and Alexandre Morais Nunes. "Gestão Hospitalar em Portugal: Resultados Comparados entre Hospitais com Gestão Pública e em Parceria Público-Privadas." Revista de Gestão em Sistemas de Saúde 8, no. 1 (April 17, 2019): 1–12. http://dx.doi.org/10.5585/rgss.v8i1.13674.

Full text
Abstract:
Em um mundo globalizado e em crescente competitividade, os hospitais têm que encontrar formas de melhorar continuamente em todos os setores: público, privado e social. Em Portugal, a prestação de cuidados de saúde nos hospitais públicos é globalmente realizada sob o regime jurídico de Entidade Pública Empresarial (hospital EPE) e em regime de Parceria Público-Privada (hospital PPP). O papel e a importância da inovação, em todos os processos, são reconhecidos internacionalmente como um dos principais motores do desenvolvimento e da sustentabilidade em várias áreas de atividade. O presente artigo trata de um estudo de caso que descreve os processos de inovação aplicados à gestão dos hospitais do setor público português e estabelece-se uma comparação entre os principais indicadores de acesso e qualidade entre os hospitais de gestão pública empresarial e os hospitais públicos com gestão em parceria com um parceiro privado, entre os anos 2013 e 2016. Como resultado da análise, verifica-se que a inovação já influenciou positivamente as organizações tanto no modelo EPE como no PPP, tornando-as mais competitivas. No entanto, ambos os modelos apresentam pontos fortes e fracos e por esse motivo ainda é necessário repensar os modelos para melhorar os seus resultados de acesso e qualidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Nassuno, Marianne. "Inovação na administração pública estadual: o 1o Prêmio Excelência em Gestão Pública do Estado de Minas Gerais." Revista do Serviço Público 58, no. 1 (February 19, 2014): 77–96. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v58i1.164.

Full text
Abstract:
O texto apresenta as oito experiências vencedoras do 1o Prêmio Excelência em Gestão Pública do Estado de Minas Gerais, realizado em 2006, procurando destacar suas diferenças e semelhanças. Tem como parâmetro de referência os principais temas do movimento internacional teórico e prático de renovação da administração pública conhecido como Gestão Pública: descentralização e horizontalização de estruturas, foco no usuário-cidadão, maior participação e responsabilização de agentes públicos, formas de controle não-hierárquico, uso adequado dos recursos públicos. Para concluir, comenta o potencial de concursos que valorizam a excelência no setor público para permitir a inovação, promover a ação e não o imobilismo, desenvolver o campo de conhecimento da administração pública, valorizar os servidores públicos e colocar o tema da melhoria da gestão pública na agenda de mudanças da sociedade e dos governos.Palavras-chave: administração pública estadual; Gestão Pública; concurso de inovações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Mota Coelho, Meire Lúcia Gomes Monteiro. "Intraempreendedorismo e a inovação na gestão pública federal." Revista do Serviço Público 61, no. 3 (January 27, 2014): 233–47. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v61i3.48.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é apresentar três ações empreendedoras em organizações públicas premiadas pela ENAP no concurso Inovação na Gestão Pública Federal. A partir da revisão de literatura e estudo de caso, serão confrontados os diversos tipos e modelos de processos de inovação, para identificar as dificuldades apontadas e as soluções adotadas nas ações premiadas. Foram selecionados três casos de iniciativas inovadoras no INSS, apontando a origem, características, amplitude e o modelo do processo. Nosso quadro teórico de referência está estruturado no sentido de aprofundar a percepção, bem como nos dar condições de comparar alguns estudos e apontar lacunas, se existentes. A pesquisa foi realizada por meio de metodologia qualitativa, exploratória e adotando a estratégia de investigação do estudo de caso. A revisão de literatura teve como objetivo identificar o que se encontra disponível em livros, artigos, teses e, inclusive, experiências. A conclusão alcançada no artigo é a de que, apesar dos alegados entraves e limitações, o intraempreendedorismo se faz presente nas organizações públicas e vem crescentemente sendo adotado pelas chefias ou mesmo por funcionários sem nenhum tipo de função comissionada, como relatado em um dos casos. A inovação nas organizações públicas, representada pelo intraempreendedorismo das experiências premiadas pelo concurso, confirma nosso quadro teórico na medida em que ações empreendedoras geradoras de inovação se fazem presentes nas organizações públicas, em todos os seus processos e meios.Palavras-chave: Inovação na gestão pública; empreendedorismo; intraempreenderorismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Asazu, Claudia. "10º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal." Revista do Serviço Público 57, no. 1 (February 19, 2014): 113–23. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v57i1.192.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Asazu, Claudia, and Larissa Mamed. "11o Concurso Inovação na Gestão Pública Federal." Revista do Serviço Público 58, no. 1 (February 19, 2014): 107–14. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v58i1.166.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Moreira, Samantha Thais Baião, Dany Flávio Tonelli, Iasmim Mesquita, Stephania Rezende Silva, and Maria Olívia Silva e. Vasques. "Uma proposta de modelo analítico para a inovação na gestão pública." Revista do Serviço Público 67 (December 23, 2016): 59–84. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v67i0.1089.

Full text
Abstract:
É crescente a necessidade de adoção de práticas inovativas na Administração Pública. A partir disso, objetivou-se realizar um estudo exploratório acerca da inovação no setor público, iniciando a construção de arcabouço teórico que culmine na criação de categorias condizentes às especificidades do setor público. Elucidadas as tipologias gerais encontradas, propõe-se um diagrama analítico de cruzamento entre as Gerações de Inovação (COELHO, 2012) e os tipos de inovações resultantes de adaptação orgânica (Serviço, Arranjos Organizacionais e Arranjos Institucionais). Como implicação possível, menciona-se a abertura de possibilidades para compreensão das diferentes ações inovativas relacionadas ao setor público, como proposto em análise das iniciativas do Concurso de Inovação na Gestão Pública Federal da Enap.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Rosângela, Amanda Raphaela Melo, and Maria Aparecida Ferreira. "GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS, PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA E INTERNET." Revista Inter-Legere 2, no. 24 (May 2, 2019): 430–35. http://dx.doi.org/10.21680/1982-1662.2019v2n24id16394.

Full text
Abstract:
O livro, Gestão de políticas públicas, participação democrática e internet: inovação nos modelos de gestão no setor público, é fruto de um projeto de pesquisa desenvolvido no âmbito da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), cujo objetivo é fomentar e disseminar pesquisas científicas na área de gestão pública. O texto tem 74 páginas divididas em oito tópicos, além das referências bibliográficas, anexos e apêndices. Seu autor é Júlio Cesar Andrade de Abreu, atualmente é professor dos programas de pós-graduação em Administração Pública (PGPPD/PROFIAP) e Administração (PPGA/MPA), ambos da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com período de estágio na Universidade Complutense de Madri, Espanha.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

CHIARIELLO, Caio luis, and Luciano WOLFF. "Da política pública à política para o público." Revista ORG & DEMO 22, no. 1 (July 19, 2021): 89. http://dx.doi.org/10.36311/1519-0110.2021.v22n1.p89.

Full text
Abstract:
Este trabalho verificou, em todas as 63 Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do Brasil, as formas adotadas para a institucionalização e tratamento das pesquisas de satisfação do usuário em seus Restaurantes Universitários e o peso delas no processo decisório em cada modelo de gestão. Os dados trouxeram informações que permitem a troca e inovação de tecnologias administrativas no uso desta ferramenta. O estudo propôs convenções para a classificação dos desenhos encontrados, tanto dos modelos de gestão quanto das aplicações da pesquisa de satisfação, e esboçou um comparativo de performance entre as IFES pesquisadas, destacadas conforme similaridades metodológicas encontradas em parte delas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Sardinha, Maíra De Barros, Tatiana Queiroz-Isidro, Leonardo Vilela Toé, Antonio Isidro, Hércules Antonio Do Prado, and Ana Paula Bernardi da Silva. "Relações entre ambiente e capacidade de inovação do setor público brasileiro." Revista Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação 3, no. 1 (March 10, 2021): 30. http://dx.doi.org/10.31501/rgcti.v3i1.12945.

Full text
Abstract:
O artigo tem como objetivo identificar as relações entre capacidade de inovação, modelos e tipos de inovação e seus resultados no Setor Público brasileiro considerando as experiências premiadas no Concurso Inovação da Escola Nacional de Administração Pública. A partir de um referencial teórico acerca do tema inovação no setor público são discutidos os principais conceitos que sustentam os construtos envolvidos e suas relações empíricas. O construto “capacidade de inovação” refere-se à forma como as organizações públicas podem contribuir para a inovação em seus ambientes internos e, por decorrência, para a sociedade. Já “modelos de inovação” está relacionado à dinâmica das variáveis envolvidas no processo de inovação (radical, incremental ou melhoria), considerando também os tipos de inovação (serviço/produto, processo, organizacional e comunica-ção) propostos por Bloch (2011). O construto “resultados da inovação” evidencia aspectos como melhoria no clima organizaci-onal, na imagem organizacional, na entrega e/ou qualidade dos serviços e na gestão organizacional. A partir da base de casos de inovação foram testados nove algoritmos que identificaram relações entre esses construtos para indicação dos aspectos relevantes para os resultados do processo de inovação. Espera-se que tais aspectos contribuam para apoiar o direcionamento e tomadas de decisão em organizações públicas sobre a gestão deste processo. Por fim, apresenta-se recomendações gerenciais e agenda de estudos futuros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Marques, Bartolomeu Das Neves, Ângela Maria Ferreira Lima, André Luis Rocha De Souza, and Marcio Luis Valença Araújo. "Gestão da Inovação na Administração Pública Federal: reflexões sobre os caminhos, as barreiras e as perspectivas." Cadernos de Prospecção 13, no. 4 (July 12, 2020): 1060. http://dx.doi.org/10.9771/cp.v13i5.35146.

Full text
Abstract:
<p>Para atender aos interesses da população, o setor público brasileiro vem implementando práticas inovadoras para o enfrentamento das limitações. Este estudo pretende refletir sobre os caminhos, barreiras e perspectivas da implementação da inovação no serviço público federal. A metodologia seguiu a abordagem qualitativa, exploratória e bibliográfica, por meio de pesquisas em periódicos e de consultas a <em>sites</em> especializados como fontes secundárias, além de documentos disponibilizados em <em>sites</em> oficiais. Observou-se que existe a necessidade de adoção pelo governo federal de abordagem sistêmica da inovação e de implementação da inovação organizacional nas suas instituições. Sugere-se a ampliação da participação de órgãos e de empresas no concurso Inovação no Serviço Público Federal, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública, a realização de novas pesquisas para identificação de modelos adequados de gestão da inovação no âmbito público federal e do envolvimento de dirigentes para a cultura da inovação. O trabalho está dividido em seis seções, faz uma abordagem mais genérica acerca da inovação e das teorias relacionadas até delimitar a Administração Pública Federal.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Freitas, Rony Klay Viana de, and Antonio Luiz Rocha Dacorso. "Inovação aberta na gestão pública: análise do plano de ação brasileiro para a Open Government Partnership." Revista de Administração Pública 48, no. 4 (August 2014): 869–88. http://dx.doi.org/10.1590/0034-76121545.

Full text
Abstract:
Este estudo objetivou analisar o Plano de Ação brasileiro para o Governo Aberto, baseado na teoria da inovação aberta na gestão pública. Utilizou-se de uma pesquisa documental, com vistas a aprofundar o conhecimento do fenômeno em questão. O documento foi escolhido intencionalmente, por ser exemplo basilar das políticas públicas relacionadas à inovação aberta brasileira. Os resultados mostram que os compromissos firmados pelo governo brasileiro estão consoantes com o processo de inovação aberta pública. As ações previstas no Plano estão especificamente relacionadas a transparência, abertura de dados e preparação do corpo estatal para o processo aberto de inovação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Balbe, Ronald da Silva. "Uso de tecnologias de informação e comunicação na gestão pública: exemplos no governo federal." Revista do Serviço Público 61, no. 2 (January 27, 2014): 189–209. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v61i2.45.

Full text
Abstract:
A administração pública passou por diversas mudanças nos últimos 30 anos. Parte dessas alterações tem origem nas oportunidades criadas pelas inovações tecnológicas. O objetivo deste trabalho é apresentar como tem sido o uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) nas inovações promovidas na administração pública federal brasileira. Para tanto, tomamos como base a descrição de cinco experiências inovadoras em TIC premiadas nos concursos anuais Inovação na Gestão Pública Federal, realizados pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP): o Portal da Transparência da Controladoria-Geral da União (CGU); o Programa Nacional do Livro Didático; o uso dos computadores de mão pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); a entrega da Declaração do Imposto de Renda via internet; e a utilização de urnas eletrônicas nas eleições brasileiras. A despeito da relevância dos avanços do governo eletrônico brasileiro até aqui, medidas de aprimoramento da interação entre os diversos órgãos públicos e também das políticas públicas de inclusão digital ainda se fazem necessárias.Palavras-chave: governo eletrônico, inovação na gestão pública, tecnologia da informação e comunicação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Coelho, Espartaco Madureira. "Gestão do conhecimento como sistema de gestão para o setor público." Revista do Serviço Público 55, no. 1-2 (February 20, 2014): 89–115. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v55i1-2.247.

Full text
Abstract:
O conhecimento e a gestão do conhecimento têm sido focos de uma intensa discussão sobre como as organizações privadas podem obter vantagens competitivas e atingir elevados patamares de flexibilidade, produtividade e inovação, sem que, no entanto, esta disciplina seja devidamente debatida e/ou incorporada pelo setor público brasileiro. A partir da perspectiva dos autores de maior prestígio no assunto, este trabalho apresenta os principais conceitos e aspectos relacionados a este novo paradigma de gestão organizacional, de modo a identificar quais seriam os principais desafios para a implantação de projetos de gestão do conhecimento no âmbito da administração pública. Adicionalmente, este trabalho propõe a adoção de um novo modelo de gestão do conhecimento, mais consistente e adequado às organizações públicas. O modelo de gestão apresentado propõe-se a servir como subsídio para um debate teórico e metodológico sobre como a gestão do conhecimento poderia ser incorporada à tarefa de buscar melhores níveis de gestão para as organizações públicas brasileiras, de forma a torná-las mais capacitadas a fazerem frente às interferências que já provocaram a falência das instâncias de planejamento e orçamento no setor público, o abandono da padronização e da melhoria dos procedimentos administrativos, a desestruturação da função pública e das políticas de recursos humanos, a persistente descontinuidade de projetos e de políticas públicas, assim como permita resgatar a credibilidade nos mecanismos internos de repressão e de punição àqueles agentes que adotam práticas ou condutas que vão de encontro aos princípios morais e às normas jurídicas estabelecidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Liotto, Aline Munaretto, and Rodrigo Angonese. "A contribuição das fontes de informação para a inovação organizacional: um estudo em empresas atendidas pelo Projeto Extensão Produtiva e Inovação." Enfoque: Reflexão Contábil 38, no. 3 (October 18, 2019): 125–43. http://dx.doi.org/10.4025/enfoque.v38i3.42842.

Full text
Abstract:
Inovação é um tema de interesse comum e objeto de políticas públicas. Um dos determinantes da inovação é a informação, que pode ser obtida de diversas fontes. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a relação entre as fontes de informação e a inovação em práticas de gestão em micro, pequenas e médias empresas atendidas pelo Projeto Extensão Produtiva e Inovação (PEPI). Pesquisa quantitativa, explicativa e operacionalizada pelo procedimento técnico de levantamento. A amostra, não probabilística, totalizou 89 organizações.A coleta dos dados ocorreu com o auxílio de questionário estruturado. Os dados foram analisados comas técnicas de correlação de Pearson e a regressão linear. Os resultados mostram que fontes internas e fontes profissionais contribuem para a inovação organizacional em práticas de gestão. Dentre as fontes analisadas, as que apresentaram maior potencial de fomento à inovação em práticas de gestão foram sistemas de controle de gestão e o Projeto Extensão Produtiva e Inovação. Identificado como um instrumento de política pública, o PEPI objetiva o aumento da produção, do emprego e da renda, constituindo-se como uma ação que fomentou inovação organizacional nas organizações pesquisadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Lacerda, Katarina Leal Chaves. "Habilitadores da inovação em uma instituição pública de ensino superior." Gestão e Sociedade 14, no. 37 (December 20, 2019): 3626–282. http://dx.doi.org/10.21171/ges.v14i37.2659.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo investigar a presença de elementos habilitadores da inovação no âmbito administrativo de uma instituição pública de ensino superior, sob a perspectiva dos seus servidores. O modelo teórico utilizado para a identificação dos habilitadores foi o de Araújo, Rocha e Carvalhais (2015). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, adotando a estratégia metodológica de estudo de caso único. Na coleta de dados foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas, sendo estes dados tratados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos indicam que a inovação ocorre na instituição de forma pontual, havendo a presença de poucos elementos habilitadores da inovação entre os analisados, especificamente: gestão de projeto de inovação, recursos para a inovação e vozes indutoras da inovação. Conclui-se que a instituição possui um ambiente organizacional e de gestão pouco favorável a estimular a inovação e torná-la como uma prática habitual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Gonçalves da Silva, Marcus Vinicius, João André Nascimento Ribas, and Maria Lúcia Figueiredo Gomes de Meza. "Inovação nas Organizações Públicas: análise das ações premiadas pela Enap." Desenvolvimento em Questão 17, no. 46 (February 28, 2019): 74–87. http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2019.46.74-87.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é de analisar as tendências das inovações na gestão pública baseadas no Concurso Inovação na Gestão Pública Federal, entre os anos de 1996 a 2014. O estudo é do tipo qualitativo-descritivo e levantou 351 ações premiadas, nas 19 edições coletadas no site da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Os casos foram analisados de acordo com as dimensões: tipos de inovação, classificação da inovação, áreas de ação, áreas de abrangência e áreas temáticas. Dentre os principais resultados, aponta-se que: a maioria das experiências premiadas trata de inovações incrementais e são implementadas na área de melhoria de processos de trabalho; e, a Enap cumpre o seu objetivo de incentivar e sugerir inovações no setor público, com base na participação em várias áreas tais como, planejamento, educação e saúde, de abrangência nacional, regional e local e, na qualidade das iniciativas inovadoras premiadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Fernandes, Ciro Campos Christo. "Compras Públicas no Brasil: vertentes de inovação, avanços e dificuldades no período recente." Administração Pública e Gestão Social 4, no. 11 (October 1, 2019): 1–19. http://dx.doi.org/10.21118/apgs.v11i4.7262.

Full text
Abstract:
Este artigo é um balanço dos avanços, limitações e perspectivas para o fortalecimento das compras públicas na administração pública brasileira. A pesquisa se baseou no levantamento, categorização e análise de trabalhos sobre temas de compras públicas. A pesquisa focalizou a produção científica apresentada nos congressos anuais da administração pública, entre 2008 e 2016, promovidos pela associação que congrega os líderes responsáveis pela gestão pública dos Estados brasileiros. Uma amostra de trabalhos que tratam especificamente de compras públicas foi selecionada. Apresenta-se uma visão sistemática das principais mudanças e inovações, destacando as seguintes tendências: marco legal e regulatório, sistemas informatizados e portais na internet, reestruturação dos formatos de compra e contratação, terceirização, metodologias e ferramentas de gestão das compras, uso do poder de compra, ciclo do suprimento, centralização das compras e institucionalização da área.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Freitas, Rony Klay Viana de, and Florence Cavalcanti Heber Pedreira de Freitas. "Inovação aberta no setor público em Minas Gerais: trajetória, desafios e possibilidades." Desenvolvimento em Questão 17, no. 48 (August 27, 2019): 84–102. http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2019.48.84-102.

Full text
Abstract:
O artigo analisa uma proposta de inovação aberta na gestão pública criada pelo governo do Estado de Minas Gerais (Brasil), denominada Movimento Minas, com o objetivo de compreender as bases do modelo, sua trajetória, desafios e perspectivas futuras por meio de uma abordagem de pesquisa qualitativa. Associados à tentativa de apropriação do conhecimento social para utilização no processo de inovação na gestão pública, o conceito e as práticas de inovação aberta na experiência analisada não tinham definição clara e o projeto enfrentou diversos problemas de legitimação no interior do governo e junto à sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Paula, Ana Paula Paes de. "Cooperação e inovação na gestão pública: o caso da saúde." Revista de Administração de Empresas 47, no. 2 (June 2007): 124–25. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75902007000200009.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Lima, Sérgio Henrique De Oliveira, Luís Felipe Cândido, Iveltyma Ibiapina, and Áurio Lúcio Leocádio. "Inovação e Gestão Pública: Uma Análise da Produção Científica Internacional." Revista Organizações em Contexto 16, no. 32 (December 29, 2020): 77–94. http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v16n32p77-94.

Full text
Abstract:
Diversos desafios têm levado as organizações na esfera da administração pública a inovar na prestação de seus serviços e na gestão de seus processos. Neste contexto, o objetivo do presente trabalho foi realizar um mapeamento da produção científica internacional sobre inovação e gestão pública por meio de um estudo bibliométrico. Para atingir tal objetivo, foi levantada e uma base de análise de 673 artigos. Os resultados mostraram a consolidação da produção científica no campo nos últimos anos, além de confirmar os pressupostos das leis bibliométricas de Lotke e Bradford, ao se observar uma concentração desproporcional desta produção em alguns autores e periódicos, respectivamente. Ademais, a visualização e a análise de redes bibliométricas permitiram identificar as principais temáticas de pesquisas no campo. Algumas limitações e sugestões de pesquisas futuras são discutidas para o desenvolvimento dos estudos no campo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Mayer Tessarolo, Enzo, Camila Da Silva, Artur Rangel Kja, Diogo Coelho, and Isadora Hertz. "EXPERIMENTANDO O DESIGN NA GESTÃO PÚBLICA: O CASO DO LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO." Ergodesign & HCI 9, no. 1 (June 30, 2021): 46. http://dx.doi.org/10.22570/ergodesignhci.v9i1.1477.

Full text
Abstract:
Este artigo explora as interações entre design e gestão pública, com foco na atuação de um Laboratório de Inovação em Governo: o Laboratório de Aceleração da Eficiência Pública do Estado do Rio de Janeiro (LAEP). É uma pesquisa exploratória e descritiva, evidenciada no estudo de caso e na avaliação da implementação do LAEP e de seus projetos, sobretudo o Plano Estratégico 2025. O objetivo é explorar como o design pode provocar cooperação entre pessoas e agências públicas e transformar a cultura governamental. Argumenta-se que a experimentação do design na gestão pública pode aumentar a capacidade estatal de enfrentar problemas complexos e gerar impactos positivos nas organizações e na sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Ala-Harja, Marjukka, and Sigurdur Helgason. "Em direção às melhores práticas de avaliação." Revista do Serviço Público 51, no. 4 (February 24, 2014): 5–60. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v51i4.334.

Full text
Abstract:
A ênfase nos resultados constitui elemento central das recentes reformas do setor público em países-membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A avaliação é importante em um ambiente que se conduz pelos resultados, pois permite determinar aspectos como eficiência, eficácia e desempenho das políticas públicas, tornando-se, assim, uma dimensão crítica dos esforços de melhoria das políticas e de inovação. Em essência, a avaliação contribui para uma gestão pública responsável. Como parte do seu trabalho sobre Gestão de Desempenho, o Serviço de Gestão Pública da OCDE estudou a situação da avaliação nos países-membros, a fim de identificar as questões e práticas mais relevantes para o melhor uso dos procedimentos de avaliação. O objetivo desse trabalho é identificar as principais questões e práticas que os países-membros da OCDE devem considerar em seus esforços de melhorar o uso da avaliação. Tem seu foco sobre o gerenciamento das atividades avaliativas do governo e das avaliações individuais, em detrimento de questões metodológicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Zen, Aurora Carneiro, Bernardo Dias Machado, Ana Isabel Jaramillo López, Martiele Cortes Borges, and Daniela Callegaro de Menezes. "Rota da Inovação: Uma Proposta de Metodologia de Gestão da Inovação." Revista de Administração Contemporânea 21, no. 6 (November 2017): 875–92. http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac2017170151.

Full text
Abstract:
Resumo O presente artigo tecnológico tem como finalidade propor uma metodologia para gestão da inovação que objetiva atender às necessidades de micro e pequenas empresas de base tecnológica. O desenvolvimento dessa metodologia ocorre no âmbito do programa da Financiadora Nacional do Projetos (FINEP) para a estruturação de Núcleos de Apoio à Gestão da Inovação (Nagis), visando à elaboração de Planos e Projetos de Gestão da Inovação nas empresas brasileiras. Para o desenvolvimento da presente proposta, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa desenvolvida em duas etapas principais. Na primeira fase, desenvolveu-se uma revisão da literatura dos principais elementos para gestão da inovação, especialmente no contexto das micro e pequenas empresas. Na segunda, foram selecionados cinco NAGIs, dentre os 24 aprovados na chamada pública MCTI/FINEP, de acordo com sua trajetória desenvolvida até o momento da pesquisa, em janeiro de 2014. A metodologia proposta – Rota da Inovação – parte da Visão Baseada nos Recursos (VBR), com uma perspectiva processual e lúdica, relacionando o processo de inovação a uma rota de navegação. A lógica das ilhas na Rota da Inovação tem como base as etapas do processo de inovação. O objetivo dessa abordagem foi tornar a metodologia de fácil compreensão e implementação pelas micro e pequenas empresas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Bispo, Laudilene Macedo, Katianny Santana Gomes Estival, and Luiza Reis Teixeira. "Inovação na Gestão Pública Municipal do Litoral Sul da Bahia: Análise do Programa de Extensão Agir–LS da Universidade Estadual de Santa Cruz." Research, Society and Development 9, no. 1 (January 1, 2020): e36911524. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i1.1524.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo analisar o potencial inovador do Programa de Extensão AGIR-LS (Programa de Apoio Gerencial e Institucional às Prefeituras da Região Litoral Sul da Bahia), coordenado pela Universidade Estadual de Santa Cruz através da Pró-reitoria de Extensão em parceria com a AMURC (Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia). Os parâmetros utilizados para essa análise foram os oito critérios de avaliação utilizados pelo 22º Concurso de Inovação na Gestão Pública Federal da Escola Nacional de Administração (ENAP). Na avaliação quantitativa do Programa, uma pontuação individual foi atribuída a cada critério e multiplicada pelo seu peso na fórmula criada especialmente para este estudo e a avaliação qualitativa ocorreu de acordo com os conceitos de inovação em gestão pública abordados neste trabalho. Como principais resultados, destaca-se que o Programa AGIR-LS possui potencial para atender aos critérios exigidos pela ENAP, alcançando a nota final 8,27; e se enquadrou nos conceitos qualitativos de inovação na gestão pública trabalhados no artigo. Este estudo torna-se uma importante fonte de consulta sobre o Programa AGIR-LS, considerando o seu fator de replicabilidade possibilitando a sua implantação em outras cidades como propulsor de mudanças na gestão pública local e regional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Brulon, Vanessa, Pierre Ohayon, and Gerson Rosenberg. "A reforma gerencial brasileira em questão: contribuições para um projeto em construção." Revista do Serviço Público 63, no. 3 (January 29, 2014): 265–84. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v63i3.99.

Full text
Abstract:
Mudanças no cenário internacional, avanços dos meios de informação e inovação tecnológica colocam as instituições públicas frente a grandes desafios. Neste sentido, foi instaurado por meio legal o processo da Reforma do Estado e da Administração Pública no Brasil, em 1995. O modelo propôs a transferência de práticas das empresas privadas para o setor público, em busca de uma administração gerencial. O presente artigo resulta de uma reflexão acerca do processo de implementação da reforma do Estado e das suas consequências na administração pública brasileira. Assim, tem por objetivo identificar as possíveis vulnerabilidades presentes no processo de reforma gerencial brasileiro. Este trabalho finaliza apontando algumas causas que levaram ao descrédito da reforma por parte das instituições pública brasileiras, como a dificuldade das organizações públicas de se ajustarem à nova estrutura organizacional designada pelo Estado, a resistência à mudança imposta pela reforma, bem como alguns pontos positivos provenientes dessa, entre os quais se pode destacar a criação de diversos programas governamentais com o intuito de melhorar a gestão pública ou a cooperação dos órgãos públicos a fim de reduzir os seus orçamentos e gastos.Palavras-chave: Reforma gerencial; Administração pública; Brasil
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Spink, Peter. "Inovação na perspectiva dos inovadores: a experiência do Programa Gestão Pública e Cidadania." Cadernos EBAPE.BR 1, no. 2 (December 2003): 01–13. http://dx.doi.org/10.1590/s1679-39512003000200002.

Full text
Abstract:
Criado em 1996 por iniciativa da Fundação Ford e a Fundação Getulio Vargas com o apoio do BNDES, o Programa Gestão Pública e Cidadania vem trabalhando de maneira ativa na identificação e disseminação de iniciativas inovadoras dos governos subnacionais brasileiros que melhoram a qualidade dos serviços públicos e contribuem para construção da cidadania. Nos oito anos do programa, mais de 6,200 experiências foram identificadas oriundas dos estados, municípios e governos próprios dos povos indígenas. Neste texto a temática da inovação é discutida a partir das respostas dos programas, projetos e atividades identificadas a esta questão, trazendo uma nova ótica a discussão entre inovação e "melhores práticas".
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Farah, Marta Ferreira Santos. "Governo local, políticas públicas e novas formas de gestão pública no Brasil." Organizações & Sociedade 7, no. 17 (April 2000): 59–86. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-92302000000100005.

Full text
Abstract:
A análise de iniciativas recentes de governos estaduais e municipais no Brasil, parte de um movimento de inovação e reforma das políticas sociais no país, em curso desde a década de 80. A análise se baseia em programas e iniciativas inscritos no Programa Gestão Pública e Cidadania, uma iniciativa conjunta da Fundação Getulio Vargas de São Paulo e da Fundação Ford, com apoio do BNDES. O artigo situa as iniciativas analisadas no contexto de um processo mais geral de crise do Estado, no país e no exterior, e de constituição de uma agenda de Reforma do Estado e das políticas sociais a partir dos anos 70. É tendo a evolução desta agenda como pano de fundo que se identificam algumas tendências de mudança na gestão pública subnacional no país, as quais apontam para um processo incremental de ampliação da cidadania - através da democratização do processo decisório e da ampliação do acesso a serviços públicos - e de modernização da gestão, resultado da ação criativa de governos estaduais e municipais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Silveira, Mauro, and Marcos Arcanjo de Assis. "Feira de projetos de intervenção: a experiência do ensino sobre formulação, gestão e avaliação de projetos públicos." Estudos de Administração e Sociedade 3, no. 1 (February 18, 2020): 57–66. http://dx.doi.org/10.22409/eas.v3i1.27426.

Full text
Abstract:
O artigo discute um caso de ensino do processo de produção de políticas públicas em um curso de Administração Pública, sob a perspectiva da interdisciplinaridade. Trata-se da Feira de Projetos de Intervenção, trabalho desenvolvido no âmbito de duas disciplinas em que os alunos selecionam um problema público relevante e, aplicando metodologias de concepção e gerenciamento de projetos, desenham uma alternativa de solução. O objetivo do texto é registrar a experiência e, a partir dela, discutir aspectos relevantes para o desenvolvimento de estratégias interdisciplinares de ensino em cursos do Campo de Públicas. Adota-se uma perspectiva de interdisciplinaridade que vai além da interação entre distintas disciplinas, sendo fundamental, a troca, reciprocidade, diálogo e disposição para inovação dos envolvidos. Duas metodologias são aplicadas a Feira: o Marco Lógico, que fornece referências objetivas para a concepção, gestão e avaliação de projetos; e as boas práticas do Project Management Institute, metodologia baseada em áreas de conhecimentos e grupos de processos adequados ao gerenciamento de projetos. Cinco edições do trabalho já foram realizadas, resultando no desenho de 89 projetos. A cada edição, inovações na dinâmica foram incorporadas, ampliando as potencialidades e os aprendizados sobre a interdisciplinaridade na Administração Pública. Destacam-se a importância da articulação de teorias e métodos para compreensão de situações problema complexas, a experiência, mesmo simulada, dos reveses da prática administrativa no setor público, a relevância da abertura para a inovação e para o trabalho em parceria entre os docentes envolvidos, além de dificuldades instrumentais sobre o ensino do processo de produção de políticas públicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Ruggieri, Ruggero, Marcos Antonio Gaspar, Celia Hatsumi Aihara, and Simone Martins Olivero. "GESTÃO DO CONHECIMENTO EM EMPRESA PÚBLICA: PRÁTICAS E INICIATIVAS ADOTADAS PELO POUPATEMPO." Perspectivas em Gestão & Conhecimento 11, Especial (March 30, 2021): 56–70. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2236-417x.2021v11nespecial.57311.

Full text
Abstract:
O objetivo desta pesquisa é verificar quais práticas e iniciativas de Gestão do Conhecimento (GC) mais contribuíram para a efetivação da adoção, operacionalização e gestão da política de Gestão do Conhecimento e Inovação do Decreto n. 53.963/2009 (SÃO PAULO, 2009), que instituiu a Política de Gestão do Conhecimento e Inovação para as organizações públicas paulistas. Esta é uma pesquisa descritiva qualitativa que empregou como instrumentos de pesquisa roteiro de entrevista semiestruturada, observação direta e análise documental de registros públicos. Foram obtidas 32 respostas de gestores e 70 respostas de funcionários técnicos no Poupatempo. As principais práticas e iniciativas efetivadas pelo Poupatempo foram: a) alta prioridade dada à iniciativa no nível mais alto da hierarquia; b) comprometimento da alta administração e das chefias intermediárias; c) alocação de recursos financeiros suficientes; d) disseminação de exemplos de casos reais de implementação da GC que demonstrassem visibilidade e ajudassem a convencer os colaboradores; e) sinalização de que a GC e da informação são prioritários para a qualidade do programa; f) emprego de metodologias que guiassem o processo de implantação do modelo de GC e, por fim; g) concentração de esforços em tecnologia da informação e comunicações, em vez de questões gerenciais ou ligadas às pessoas. Além disso, ressalta-se a importância da implementação de uma política de gestão do conhecimento com diretrizes e estratégias claramente definidas, visando assim agilizar o processo de institucionalização da GC na Administração Pública do Poupatempo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Brose, Markus Erwin. "Inovação na gestão pública subnacional: reflexões sobre a estratégia de desenvolvimento do Acre." Revista de Administração Pública 48, no. 2 (April 2014): 277–94. http://dx.doi.org/10.1590/0034-76121601.

Full text
Abstract:
Revisões periódicas das tendências da inovação na gestão pública subnacional desde a redemocratização reiteram a necessidade de ampliação dos estudos nesta área. Além dessa demanda por estudos quanto a novos serviços, procedimentos inovadores e modernização da gestão, o presente artigo busca reforçar a necessidade de estudos sobre a qualidade da governança. Utilizamos para tanto a descrição da estratégia de desenvolvimento do Acre como estudo de caso, evidenciando o papel relevante da gestão pública na melhoria da qualidade de vida naquele estado, e sua preparação aos impactos das mudanças climáticas. A análise permite refletir sobre a importância do contexto político e social do qual surgem inovações, para além da replicação de receituários, sendo a gestão de conhecimento indutora a inovações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Telles, Christiane. "9o Concurso Inovação na Gestão Pública Federal: idéias que fazem diferença." Revista do Serviço Público 56, no. 1 (February 20, 2014): 101–8. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v56i1.219.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Pinho, José Antonio Gomes de, Mercejane Wanderley Santana, and Sonia Margarida Bandeira Cerqueira. "Gestão pública em busca de cidadania: experiências de inovação em Salvador." Organizações & Sociedade 4, no. 8 (April 1997): 57–90. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-92301997000200003.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Baptista, Isabelle De, Leonel Cezar Rodrigues, and Priscila Rezende da Costa. "Inovação organizacional como alternativa para a eficiência na prestação de serviços jurisdicionais." Revista Gestão & Tecnologia 19, no. 4 (September 30, 2019): 271–93. http://dx.doi.org/10.20397/2177-6652/2019.v19i4.1365.

Full text
Abstract:
Muitas pesquisas têm sido conduzidas sobre a definição e evolução do tema inovação organizacional, como também sobre o impacto deste tipo de inovação no desempenho organizacional. Considerando as deficiências na prestação de serviços pelo Poder Judiciário brasileiro, como o grande número de processos a cargo de uma estrutura administrativa insuficiente, observa-se as possíveis vantagens da adoção e implementação da inovação organizacional na prestação de serviços jurisdicionais. Por isso, além de explanar sobre a inovação organizacional, exploramos o tema da inovação na gestão pública brasileira, e em específico, na gestão do Poder Judiciário. Desta forma, pretende-se, analisar a possibilidade da inovação organizacional contribuir para melhoria dos serviços prestados pelo Poder Judiciário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Santos, Luana Ferreira dos, Hironobu Sano, and Washington José de Sousa. "Antecedentes da inovação na gestão pública: análise de experiências inovadoras do setor rural brasileiro." Gestão e Sociedade 13, no. 35 (April 22, 2019): 2870–900. http://dx.doi.org/10.21171/ges.v13i35.2434.

Full text
Abstract:
Este estudo analisa experiências de inovações no setor público brasileiro, no meio rural, premiadas nas 20 edições do “Concurso Inovação no Setor Público” promovido pela Escola Nacional de Administração Pública. Concomitantemente, analisa antecedentes, barreiras e indutores inerentes a tais inovações. O referencial teórico foi desenvolvido à luz do modelo de antecedentes da inovação no setor público. A pesquisa se caracteriza como qualitativa-descritiva, com a utilização de análises documental e temática. Os resultados da análise de 16 casos inovadores do setor rural revelam maior número de indutores como antecedentes organizacionais e de barreiras como antecedentes ambientais. As ações desenvolvidas nas experiências para solucionar/minimizar as barreiras são indicadores de participação social, revelando que há, no quesito participação, um importante aspecto dos casos rurais premiados. Como agenda para pesquisas futuras, tornam-se relevantes estudos comparando experiências premiadas e experiências não premiadas quanto às características que explicam como dada iniciativa se torna caso de sucesso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Queiroz, Roberta Graziella Mendes, and Ivan Beck Ckagnazaroff. "Inovação no setor público: uma análise do choque de gestão (2003-10) sob a ótica dos servidores e dos preceitos teóricos relacionados à inovação no setor público." Revista de Administração Pública 44, no. 3 (June 2010): 679–705. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-76122010000300007.

Full text
Abstract:
Este artigo - de cunho qualitativo e abordagem interpretacionista - analisa o choque de gestão (CG), política de governo do estado de Minas Gerais iniciada em 2003 e com metas previstas até 2023. O principal objetivo foi verificar em que medida o modelo de gestão mineiro inovou tendo em vista duas perspectivas: a opinião dos atores envolvidos na construção, implementação e avaliação do CG, e os preceitos teóricos da inovação no setor público. O quadro teórico de referência levou em consideração as abordagens e perspectivas da mudança organizacional, enfatizando a realidade da inovação na administração pública brasileira. Ao todo, 70 servidores públicos submeteram-se a entrevistas semiestruturadas e tiveram suas percepções coletadas e estudadas. Dos resultados observados, pôde-se averiguar que o choque foi uma mudança de cunho estritamente gerencial, que inovou em termos estratégico, tecnológico, estrutural e de controle; não obtendo o mesmo êxito em relação às dimensões humana, cultural e política da mudança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Klein Junior, Vitor Hugo. "Gestão de riscos no setor público brasileiro: uma nova lógica de accountability?" Revista de Contabilidade e Organizações 14 (June 29, 2020): e163964. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2020.163964.

Full text
Abstract:
Diferentes governos têm adotado a gestão de riscos como parte de um novo padrão de excelência para o controle interno. O modelo de regulação baseado no risco, no entanto, requer a rearticulação do controle em torno de uma nova lógica de accountability, por meio da qual órgãos de controle devem redefinir os limites da ação e responsabilidade pública. As consequências dessa agenda no contexto brasileiro, entretanto, carecem de estudos. Este artigo examina os desafios de implementação da gestão de riscos em um governo estadual, em termos do impacto dessa inovação nas formas de prestação de contas e enforcement de agentes públicos. Com base em 13 rodadas de entrevistas e observação participante, os resultados demonstram que, apesar da gestão de riscos servir para legitimar a expansão do controle interno, a assimilação dessa inovação encontra barreiras na identidade profissional de auditores, na baixa relevância de controles internos e na dificuldade de disclosure de riscos estratégicos. O artigo contribui ao propor que, desacoplada de uma reformulação dos incentivos para a transparência de problemas estruturais, a gestão de riscos tem alcance limitado no enfrentamento de riscos sistêmicos no setor público.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Ferreira, Cicero, Luís Paulo Bresciani, and Leonel Mazzali. "Centros de Serviços Compartilhados: da experiência britânica às perspectivas de inovação na Gestão Pública Brasileira." Revista do Serviço Público 61, no. 4 (January 27, 2014): 387–403. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v61i4.57.

Full text
Abstract:
O presente artigo toma como ponto de partida a revisão do estado da arte sobre os centros de serviços compartilhados (CSC). Arranjos de serviços compartilhados estão ganhando importância na gestão pública como meio para reduzir despesas e elevar a qualidade dos serviços. Os objetivos da pesquisa foram investigar as determinantes do surgimento dos CSC na gestão pública, os principais problemas em sua implantação e as tendências futuras dos CSC. Além da publicação científica e técnica sobre o tema, a metodologia se assenta no estudo da experiência britânica de compartilhamento de serviços entre diferentes esferas de governo. Uma das conclusões relevantes da pesquisa é que o Brasil, embora tenha poucas experiências de serviços compartilhados na administração pública, poderá obter significativos benefícios financeiros e na qualidade dos serviços públicos.Palavras-chave: Centros de serviços compartilhados; operações de serviços; consórcios públicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Figueiró, Ana Cláudia, Maria Aparecida dos Santos, Juliana Kabad, Marly Marques da Cruz, and Zulmira Hartz. "Avaliação da Rede Programa de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Saúde Pública - Teias: inovação e produtos em questão." Saúde em Debate 41, spe (March 2017): 290–301. http://dx.doi.org/10.1590/0103-11042017s21.

Full text
Abstract:
RESUMO O sistema de saúde requer inovações em processos e produtos para melhoria da gestão, da atenção e do estado de saúde da população. Nesse sentido, implementou-se a Rede Programa de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Saúde Pública (PDTSP-Teias/Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz), voltada para criação de produtos inovadores para o território de Manguinhos, Rio de Janeiro. A avaliação da rede objetivou mapear os produtos dos projetos como Inovação em Saúde Pública. Considerou-se que os conceitos 'Inovação' e 'Produtos de saúde pública' estavam insuficientemente definidos nos documentos e entendimento de gestores e pesquisadores. Esse fato se mostrou relevante para a não entrega dos produtos acordados, sendo as publicações científicas entendidas como principal produto de pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Carvalho, Fábio Lins de Lessa. "Reflexões Sobre a Proteção do Interesse Público e Demais Princípios do Direito Administrativo a Partir da Atuação de Graciliano Ramos na Administração Pública." REVISTA INTERNACIONAL CONSINTER DE DIREITO 06, no. 06 (June 29, 2018): 255–76. http://dx.doi.org/10.19135/revista.consinter.00006.13.

Full text
Abstract:
O presente trabalho analisa a proteção do interesse público e os princípios da administração pública brasileira a partir da perspectiva da atuação de Graciliano Ramos, conhecido por ser um consagrado escritor, mas que também exerceu diversos cargos públicos, inclusive de Secretário de Estado da Educação e Prefeito Municipal. O artigo procura demonstrar como um administrador público das primeiras décadas do século passado agia com admirável retidão, eficiência e inovação, o que pode ser conhecido nos dias de hoje a partir da leitura de seus relatórios de gestão. As experiências do gestor público Graciliano Ramos servem como pano de fundo para a compreensão dos principais princípios do Direito Administrativo moderno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Souza, Flávio Sergio Rezende Nunes, Valentina Gomes Haensel Schmitt, Anderson Fernandes Pinto, and Claudio Gil Favero. "PROGRAMA NETUNO: INOVAÇÃO PARA A MELHORIA DA GESTÃO NA MARINHA DO BRASIL." RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia 15, no. 3 (October 4, 2016): 843. http://dx.doi.org/10.18593/race.v15i3.7664.

Full text
Abstract:
<p class="CorpoA">Frequentes são os esforços nas organizações públicas no sentido de modernização administrativa por meio da utilização do Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP), que foi concebido a partir da premissa da necessidade de ser excelente sem deixar de ser público. No Brasil, o modelo é aplicado pelo Governo Federal por intermédio do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), criado em 2005. A Marinha do Brasil (MB), enquanto organização pública, customizou o modelo utilizado pelo Gespública às suas especificidades, criando o Programa Netuno em 2006. Esse programa fomenta a cultura da inovação na instituição, um dos fundamentos da excelência gerencial que formam a base do MEGP. O objetivo com este trabalho foi analisar como o Programa Netuno tem incentivado a implementação de iniciativas inovadoras de forma a contribuir com a melhoria da gestão na Marinha. Para tanto, foram analisadas “boas práticas” monitoradas pelo Programa por meio de um estudo de caso, de caráter descritivo, utilizando-se a análise de conteúdo para a avaliação dessas práticas. Constatou-se que o Programa Netuno, por meio de seus instrumentos de gestão, constitui-se em uma inovação sistêmica, facilitando o surgimento de inovações nas unidades da MB no sentido <em>bottom-up</em>. Entre as iniciativas analisadas, as que mais se destacaram foram aquelas que refletem o foco no desenvolvimento da força de trabalho, fato que corrobora as diretrizes do Programa Netuno – relacionadas à capacitação profissional e à valorização do elemento humano.<strong></strong></p><p>Palavras-chave: Administração pública. Excelência em gestão. Inovação. Marinha do Brasil. Programa Netuno.</p><p> </p><p class="NormalJustificado"><strong><em>Neptune Program: innovation to improve management in the Brazilian Navy </em></strong></p><p class="NormalJustificado"><strong> </strong></p><p class="CorpoB"><em>Frequently are efforts in public organizations towards administrative modernization through the use of the Public Management Excellence Model (MEGP), that has been designed on the premise that one must be excellent while being public. In Brazil, the MEGP is applied by the Federal Government through the National Program for Public Management and Debureaucratization (Gespública), created in 2005. Brazilian Navy, as a public organization, customized the model used by Gespública to their specificities, creating the Neptune Program in 2006. This program fosters a culture of innovation in this institution, one of the foundations of the managerial excellence that form the basis of MEGP. The objective of this study is to verify how the Neptune Program has encouraged the implementation of innovative initiatives in order to contribute to the improvement of management in the Navy. To reach this objective, a number of “good practices” monitored by the program were analyzed through a case study with descriptive nature, using content analysis to evaluate these practices. It is observed that the Neptune program, through its management tools, is classified as a systemic innovation, facilitating the emergence of innovations in units of the Brazilian Navy in the bottom-up direction.</em><em> </em><em>Among the initiatives analyzed, those that stood out were those that reflect the focus on the development of the workforce, a fact that confirms the guidelines of the Neptune program - related to professional training and enhancement of the human element.</em><em></em></p><p><em>Keywords: Public Management. Management Excellence. Innovation. Brazilian Navy. Neptune Program.</em></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Mendes de Oliveira, Izabela. "OUVIDORIA-GERAL DO MUNICÍPIO DO RECIFE: EXEMPLO DE INOVAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA." Revista Científica da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO) 1, no. 1 (December 1, 2017): 209–17. http://dx.doi.org/10.37814/2594-5068.2018v1.p209-217.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

PAIVA, D. T. K., and R. GALEANO. "INOVAÇÃO ABERTA NA GESTÃO PÚBLICA: O PAPEL DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS PARA UMA MELHOR EFICIÊNCIA DO ESTADO." Revista SODEBRAS 15, no. 174 (June 2020): 74–79. http://dx.doi.org/10.29367/issn.1809-3957.15.2020.174.74.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Ribeiro, Núbia Moura, Elias Ramos-de-Souza, and Eduardo Oliveira de Brito. "MODELO DE ANÁLISE DOS RESULTADOS DE POLÍTICA PÚBLICA DE INCENTIVO AO DESENVOLVIMENTO E CONSOLIDAÇÃO DOS NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA." Cadernos de Prospecção 11, no. 5 (December 10, 2018): 1256. http://dx.doi.org/10.9771/cp.v12i5.27219.

Full text
Abstract:
A inovação é fundamental para a competitividade e o desenvolvimento; por isso, possuir um sistema de inovação consolidado, composto por instituições eficientes e ativas no processo de incentivo e desenvolvimento da inovação, torna-se essencial. Nesse sentido, verifica-se uma tentativa do Estado de incentivar e consolidar a cultura inovativa e apoiar a criação e fortalecimento de agentes participantes do sistema de inovação. Dentre esses agentes, os núcleos de inovação tecnológica vêm sendo cada vez mais reconhecidos como um dos elementos-chave para a atividade inovativa e o processo de transferência de tecnologia. Corroborando com essa afirmação, o novo marco legal, Lei nº 13.243, de 11 de janeiro de 2016, ampliou as competências dos NIT. Junta-se a esse fato, o incentivo das agências de fomento em incentivar a criação, estruturação, consolidação, e a capacitação da equipe, dos núcleos de inovação tecnológica. Por meio de revisão bibliográfica e documental, este trabalho tem como objetivo propor um modelo de análise de ações da política pública de apoio a implementação e desenvolvimentos de NITs. O modelo teve seus indicadores inspirados no modelo de avaliação de Giovanni (2009), no Modelo de Excelência em Gestão Pública e melhores práticas para gestão de NITs apresentadas por Santos (2009).Nã
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Ribeiro, Patricia Gava, Gerson Ishikawa, Isaura Alberton de Lima, Paulo Nascimento Neto, and Vanessa Ishikawa Rasoto. "Sustentabilidade no Uso de Recursos Públicos Segundo a IFAC e o CIPFA: uma análise da Prática C de Governança Pública – definição de resultados em termos de benefícios econômicos, sociais e ambientais sustentáveis." Cadernos de Prospecção 13, no. 4 (July 12, 2020): 1005. http://dx.doi.org/10.9771/cp.v13i4.33607.

Full text
Abstract:
<p>A Lei de Inovação estabeleceu a obrigatoriedade de criação de Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) nas Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs). Esses órgãos são responsáveis pela gestão da Propriedade Intelectual (PI) em tais instituições. Entre esses órgãos encontram-se as universidades públicas, o que justifica o interesse em examiná-las sob a ótica da governança pública, com o intuito de analisar especificamente a questão da sustentabilidade no uso dos recursos públicos disponíveis. À vista disso, foi utilizado o relatório <em>International Framework: Good Governance in the Public Sector</em>, publicado em 2014 pela Federação Internacional de Contadores (IFAC) e pelo Instituto <em>Chartered</em> de Finanças Públicas e Contabilidade (CIPFA), tendo como foco a análise específica da prática C: Definição de resultados em termos de benefícios econômicos, sociais e ambientais sustentáveis. Após a análise de dados do questionário e das informações públicas vinculadas aos relatórios e aos sítios das instituições, das 30 universidades públicas participantes do estudo, infere-se que não há relação entre o indicador da Prática C e os resultados dos NITs, também se constatou a incipiência de tais órgãos no uso sustentável de recursos públicos.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Poeta, Alexandre Dinis, Fernanda Nogueira, and José Maria Andrade. "Entre a inovação e o planeamento. Novos modelos de gestão das compras hospitalares." Gestão e Desenvolvimento, no. 9 (January 1, 2000): 173–94. http://dx.doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2000.11.

Full text
Abstract:
Quando se analisam novas propostas de dinâmicas para a gestão pública, uma das principais constatações é que a normatividade das mesmas constitui como que um labirinto, para o qual dificilmente se encontrará uma saída no campo da inovação. No entanto, face à rápida mudança da sociedade, da tecnologia e da economia actuais, as Instituições Públicas terão de dar os primeiros passos, abandonando, de alguma forma, a gestão beneficente, paternalista e burocrática que têm vindo a desenvolver, em busca de uma outra planeada em função da procura e da inovação. Este artigo reflecte algumas destas preocupações, enunciando os princípios teóricos fundamentais a considerar na criação de uma Central de Compras para as Unidades Hospitalares e Sub-Regiões de Saúde da Zona de Intervenção da Administração Regional de Saúde do Norte, sem descurar os interesses dos principais destinatários (doentes, equipes técnicas, etc.). Mais especificamente, os autores apontam algumas das implicações administrativas e de gestão decorrentes da reestruturação da cadeia de valor explícita na centralização da aquisições.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Silva, Rafaela Carolina da, Beatriz Rosa Pinheiro dos Santos, Ieda Pelógia Martins Damian, and Rosangela Formentini Caldas. "A hibridez como estratégia para potencializar a gestão da informação em bibliotecas públicas: um estudo aplicado." Palabra Clave (La Plata) 10, no. 1 (October 1, 2020): e110. http://dx.doi.org/10.24215/18539912e110.

Full text
Abstract:
Acredita-se que hibridez aplicada às bibliotecas públicas pode melhorar os processos de gestão da informação. Os problemas de pesquisa são: a gestão da informação pode ser influenciada pelo conceito de hibridez? Como a hibridez pode contribuir para a melhoria dos processos da gestão da informação em uma biblioteca pública? Diante disso, o objetivo é analisar como a hibridez pode contribuir para a melhoria dos processos de gestão da informação em uma biblioteca pública e, por meio dessa análise, propor diretrizes de uma gestão da informação pautada pela inovação e com características hibridas. Para tanto, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória e de cunho prático e teórico. Constatou-se que mais do que um processo voltado para identificar necessidades, mapear, coletar, organizar, armazenar, acessar e compartilhar informações, uma eficiente gestão da informação nas bibliotecas com base nas premissas da hibridez pode ser definida como uma filosofia gerencial que visa articular pessoas, ferramentas e ideias para criação de projetos que vão propiciar maior conforto e acesso à informação por parte dos usuários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Bourgon, Jocelyne. "Finalidade pública, autoridade governamental e poder coletivo." Revista do Serviço Público 61, no. 1 (January 27, 2014): 5–33. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v61i1.36.

Full text
Abstract:
Desde a década de 1980, as reformas têm dominado as agendas governamentais em todo o mundo; os governos embarcaram em uma notável jornada de inovação. O ritmo dessas reformas provavelmente não irá diminuir. O número crescente de desafios na política pública demanda a participação ativa de inúmeros atores dentro e fora do governo e requer que o governo trabalhe para além dos limites convencionais. Esses desafios forçam o governo a utilizar sua autoridade e recursos para habilitar e empoderar outros. O aumento da complexidade e da incerteza nas questões de política e nos contextos de governança levam os governos a aprimorar sua capacidade de antecipar, intervir, inovar, aprender e adaptar-se. Futuras reformas irão requerer uma visão mais ampla dos papéis do governo e dos cidadãos.Palavras-chaves: Gestão pública, autoridade governamental, poder público, resultados públicos, novos desafios, desenvolvimento de capacidades
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Buss, Paulo Marchiori. "Inovação tecnológica em saúde na Fundação Oswaldo Cruz." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 10, suppl 2 (2003): 836–42. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702003000500020.

Full text
Abstract:
Atual presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Paulo Marchiori Buss é médico sanitarista e professor da Escola Nacional de Saúde Pública. Nesta entrevista, destaca as iniciativas tomadas em sua gestão no sentido de fortalecer a área de desenvolvimento tecnológico, visando sintonizar a instituição em relação às tendências internacionais de inovação em saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography