To see the other types of publications on this topic, follow the link: Inspeção de produto.

Journal articles on the topic 'Inspeção de produto'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Inspeção de produto.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Gomes, Rafaela Prado, José Wislan Lima de Andrade, and Gladslene Góes Santos Frazão. "O ponto de vista da população sergipana quanto aos produtos apícolas." Pubvet 15, no. 9 (September 2021): 1–5. http://dx.doi.org/10.31533/pubvet.v15n09a908.1-5.

Full text
Abstract:
Os produtos apícolas são mel, cera, própolis, geleia real, pólen e apitoxina. O Brasil é um dos maiores exportadores de mel de abelha, devido a grande variedade de flora e clima tropical. Para garantir a inocuidades dos produtos apícolas é necessário a presença de um responsável técnico no estabelecimento e na fiscalização do serviço de inspeção. O objetivo é conhecer o ponto de vista da população sobre os produtos apícolas no estado de Sergipe, e seu entendimento da importância de consumir um produto que passou por um serviço de inspeção, seus hábitos de consumo e onde ele é adquirido. A pesquisa foi realizada por meio de um aplicativo intitulado de Software Aplicativo Google Docs com a elaboração de perguntas e foi compartilhada majoritariamente por meio de aplicativos de mensagens e depois colhidas as informações para análise. Os resultados foram de 163 questionários respondidos por sergipanos, no qual a maioria diz conhecer sobre a importância de adquirir produtos apícolas que tem inspeção e o responsável técnico. O consumo de mel, segundo a maioria é baixo, mas consideram o sabor o mais atrativo apesar de os valores e o hábito hoje dificultarem o crescimento nas vendas. O produto mais consumido é o mel e o supermercado é o local onde as pessoas mais compram esses produtos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Jesus, Eula Lima de, Felipe Mateus Berndt, Mayra Meneguelli, and Igor Mansur Muniz. "Características físico-químicas do leite cru refrigerado sob inspeção federal." Research, Society and Development 9, no. 3 (February 18, 2020): e64932302. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i3.2302.

Full text
Abstract:
Para a produção de leite é necessário uma série de etapas para obtenção desse produto com qualidade, esse trabalho tem como objetivo verificar a legislação vigente e descrever a respeito dos testes físico-químicos realizados no leite, baseando-se na legislação federal, cada uma das etapas para obtenção do leite próprio para consumo. O leite precisa atingir os requisitos básicos de qualidade higiênico-sanitária e os padrões físico-químicos, e, além disso, passar por todo o tratamento térmico sem sofrer alterações organolépticas garantindo todas as características nutricionais desse produto para o consumo seguro, livre de microrganismos patogênicos garantindo segurança a saúde pública. O presente artigo teve como método de pesquisa realizado por meio de levantamento de literatura, a legislação e parâmetros de qualidade exigidos por órgãos de fiscalização de produto de origem animal. Sendo assim observou-se que há necessidade de uma reavaliação da Instrução Normativa 62, pois não está atingindo os padrões de qualidades exigidos na obtenção do leite.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Souza Trindade da Silva, Izadora, Thaís Alves Fernandes, Tiago Marques dos Santos, Carlos Alexandre Rey Matias, and Márcio Reis Pereira de Sousa. "Descumprimento de normas sanitárias na oferta de produtos de origem animal em e-commercee os riscos para a saúde pública." Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia 9, no. 2 (May 31, 2021): 98–103. http://dx.doi.org/10.22239/2317-269x.01666.

Full text
Abstract:
Introdução: A comercialização de produtos de origem animal (POA) em marketplace sem a prévia inspeção e fiscalização expõe os consumidores a produtos que podem apresentar problemas de autenticidade, rotulagens inadequadas, fraudes ou não conformidades de ordem higiênicosanitária ou tecnológica, desrespeitando os direitos do consumidor, além da possibilidade de causar danos à saúde pública. Objetivo: Identificar e traçar o perfil dos produtos ofertados via e-commerce e verificar o cumprimento às normas de regulação sanitária de alimentos e de proteção e defesa do consumidor no Brasil. Método: Anúncios de venda de POA foram rastreados, enumerados e tabulados de forma qualitativa nas categorias: tipo de produto; carimbo oficial da Inspeção Sanitária e origem – divisão regional do país. Em seguida, os dados tabulados foram analisados e submetidos à estatística descritiva e teste de qui-quadrado (χ2). Resultados: Foram identificados 498 POA sendo ofertados, e houve a predominância daqueles que não apresentavam o carimbo oficial de inspeção e fiscalização sanitária. Os produtos cárneos representaram a maioria dos produtos comercializados e, na categoria origem, a região Sudeste apresentou a maior frequência de anúncios. Os resultados obtidos demonstraram o descumprimento à legislação sanitária. Conclusões: Foram identificadas diversas categorias de POA sendo ofertados de forma deliberada em descumprimento à legislação higiênico-sanitária para a produção e comercialização de produtos alimentícios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lima, Francisco de Paula Antunes, Adson Eduardo Resende, and Renata Campos Vasconcelos. "Condicionantes sociais do projeto de instrumentos de trabalho: o caso de uma bancada de inspeção." Production 19, no. 3 (2009): 529–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132009000300010.

Full text
Abstract:
A natureza social dos objetos é reconhecida nos aspectos formais ou estéticos, e nem sempre gera diretrizes para o design no aspecto funcional. Recentemente, as dimensões cognitivas têm sido incorporadas aos projetos de produto. O propósito deste artigo é discutir e demonstrar a importância das interações sociocognitivas no projeto de instrumentos de trabalho no nível de relações físicas, sempre tratados segundo modelos biomecânicos e variáveis fisiológicas. Tomando como exemplo o projeto de bancada de inspeção de produtos farmacêuticos, mostramos como esse projeto, para se ajustar aos modos operatórios, teve que atender os condicionantes intersubjetivos do contexto social no qual se insere a atividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

MUSSI, JAMILI MARIA SUHET, GABRIEL DOMINGOS CARVALHO, and Flávia Regina Spago. "ANÁLISES LABORATORIAIS FISCAIS EM PRODUTOS LACTÉOS DE AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO COM ENFÂSE NA IDENTIFICAÇÃO DE Listeria monocytogenes." Revista Ifes Ciência 7, no. 1 (July 26, 2021): 01–17. http://dx.doi.org/10.36524/ric.v7i1.977.

Full text
Abstract:
No Espírito Santo a produção de lacticínios é uma atividade muito importante para as agroindústrias familiares, havendo uma forte relação cultural e manutenção dessas famílias no campo. Dependendo das condições higiênicas durante o processo de ordenha do leite e do preparo dos produtos, bem como aspectos relacionados à sanidade do rebanho, estes produtos podem ser contaminados por diferentes micro-organismos patogênicos, podendo ocasionar perdas econômicas para indústria e sérios problemas de saúde pública. Dessa forma, a realização de análises laboratoriais, especialmente microbiológicas, deve ser periódica, visando garantir a inocuidade do produto e a segurança dos consumidores. Especificamente para queijos, a presença da bactéria Listeria monocytogenes está entre os parâmetros avaliados devido sua relevância para saúde pública. Este estudo realizou um levantamento retrospectivo das análises laboratoriais fiscais do ano de 2019, com enfâse na identificação de L. monocytogenes, em agroindústrias familiares produtoras de lacticínios registradas em Serviços de Inspeção Municipais com equivalência reconhecida e adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte - Susaf/ES. Todos os municípios que possuem agroindústrias incluídas no Susaf/ES realizaram análises fiscais em 2019, sendo que a maioria dos estabelecimentos amostrou um único produto em uma análise anual, na qual foi analisada uma variedade de produtos distintos, com predomínio de queijos. A maioria das análises foram realizadas em laboratório credenciado junto ao Idaf. Os resultados das análises foram negativos para presença de L. monocytogenes, correspondendo com a legislação, reforçando a importância do registro e do acompanhamento do estabelecimento pelos serviços de inspeção enquanto órgão fiscalizador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Paz, Gustavo F., Romário C. Leite, and Paulo R. de Oliveira. "Controle de Rhipicephalus sanguineus (Latreille, 1806) (Acari: Ixodidae) no canil da Escola de Veterinária da UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil." Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária 17, no. 1 (March 2008): 41–44. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-29612008000100009.

Full text
Abstract:
O presente estudo teve como proposta controlar uma infestação natural de Rhipicephalus sanguineus em um canil pertencente à Escola de Veterinária da UFMG, com uma área de 72 m² e 25 cães de diversas raças. Um teste de sensibilidade a produtos acaricidas foi aplicado em uma amostra de carrapatos capturados no canil. Dos produtos testados: Amitraz 12,5% (Produto 1); uma associação de Alfametrina 2% e Dichlorvós 60% (produto 2); Deltametrina 5% (produto 3) e uma associação de Trichlorfon 77,6%, Coumaphós 1% e Cyfluthrin 1% (produto 4); somente os produtos 1 e 4 apresentaram 100% de eficácia. O Amitraz 12,5% foi utilizado no controle dos estádios de R. sanguineus presentes no ambiente do canil, com um esquema de 4 aplicações a cada 7 dias de intervalo. Para os estádios parasitários, um único tratamento com Flumetrina 1.0% pour-on foi empregado em todos os animais. A inspeção e o monitoramento do ambiente e dos animais foram realizados durante um período de um ano. Estas medidas de controle reduziram significativamente a população de carrapatos dentro do canil. O canil não apresentou infestação pelo carrapato nos seis meses seguintes aos tratamentos. Uma infestação leve foi observada no 7º mês pós-tratamento, quando foi realizada uma nova aplicação de Amitraz 12,5% no ambiente do canil e um novo tratamento com Flumetrina 1.0% pour-on nos animais, com resultados satisfatórios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Toledo, José Carlos de, Mário Otávio Batalha, and Daniel Capaldo Amaral. "Qualidade na indústria agroalimentar: situação atual e perspectivas." Revista de Administração de Empresas 40, no. 2 (June 2000): 90–101. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75902000000200010.

Full text
Abstract:
O objetivo principal do trabalho é identificar e discutir o estado atual da gestão da qualidade em empresas participantes de seis cadeias agroalimentares: bebidas (cerveja e refrigerante), biscoitos, carne bovina, chocolate, conservas de tomate e derivados do leite. Por tratar-se de estudo exploratório, foi adotado o método de pesquisa qualitativa de multicasos, envolvendo um total de 34 empresas. De modo geral, observou-se que, embora as empresas se encontrasse em diferentes estágios de gestão da qualidade, prevaleceram os enfoques em inspeção da qualidade e controle do processo, com ações de qualidade fortemente atreladas às exigências dos serviços governamentais de inspeção e de vigilância sanitária, com ênfase nos aspectos de sanidade do produto. Entretanto, existem indícios, ainda que localizados, de ações em direção a enfoques mais evoluídos, tais como sistemas de garantia da qualidade e gestão da qualidade total.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Jesus, Jusimaria de, Flávia Nunes Mota, Mayara dos Santos Tavares, José Espínola da Silva Junior, and Igor Adriano de Oliveira Reis. "AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DO QUEIJO REQUEIJÃO COMERCIALIZADO NO MUNICÍPIO DE NOSSA SENHORA DA GLÓRIA-SE." Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente 7, no. 1 (October 17, 2018): 17–26. http://dx.doi.org/10.17564/2316-3798.2018v7n1p17-26.

Full text
Abstract:
No Brasil, a região que mais produz queijos artesanalmente é o Nordeste, e o estado de Sergipe considera-se como a principal bacia leiteira da região do semiárido, tendo como o seu principal representante o município de Nossa Senhora da Glória com destaque à produção artesanal de queijos e manteiga, por pequenas fábricas notadamente na área rural do município. Além desses produtos tradicionais, verifica-se o alto consumo de queijos mais genéricos, como o Requeijão. O requeijão é um dos produtos mais típicos da região Nordeste, que faz parte das refeições diárias, seja como complemento alimentar ou como iguaria. A comercialização deste produto na região de Nossa Senhora da Glória-SE é efetuada em supermercados, feiras livres e comércios, e normalmente, chega aos pontos de vendas por produtores ou atravessadores sem uma inspeção e controle de qualidade prévia. Visando essa deficiência de inspeção de controle de qualidade baseado nessa hipótese o presente estudo objetivou-se em analisar as características microbiológicas do requeijão comercializado no alto sertão sergipano. As análises realizadas foram as seguintes: Coliformes totais, Coliformes Termotolerantes Staphylococcus, Salmonella, Bolores e leveduras de acordo com o Regulamento Técnico de Identidade da Qualidade Especifico, com base nas analises realizadas das 05 amostras 03 apresentaram risco á saúde dos consumidores, devido à presença de Staphylococcus, e Coliformes Termotolerantes , e constatado presença de bolores e leveduras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Teixeira, L. V., C. S. Teixeira, and D. A. A. Oliveira. "Identificação espécie-específica de carnes e produtos cárneos de origem bubalina e bovina pela técnica de PCR-RFLP." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 67, no. 1 (February 2015): 309–14. http://dx.doi.org/10.1590/1678-7239.

Full text
Abstract:
Para avaliar a viabilidade da metodologia da Reação em Cadeia da Polimerase associada com o Polimorfismo de Fragmentos de DNA (PCR-RFLP) na identificação de fraude intencional e contaminação acidental em produtos cárneos de origem bubalina, in natura e processados, foram testadas amostras puras e amostras de carnes com misturas controladas, produzidas em laboratório, com adição de 1%, 5%, 10% e 50% de carne bovina em carne de búfalo, homogeneizada crua e em amostras autoclavada. Foram comparados, ainda, diferentes métodos de extração, usando um kit comercial e a técnica clássica, utilizando fenol/clorofórmio. O resultado estatístico foi obtido por tabela de contingência, analisada pelo teste do qui-quadrado (χ2) e do exato de Fisher. A especificidade encontrada foi altamente significativa (P<0,0001). Observou-se também sensibilidade altamente significativa nas diluições a partir de 10% (P<0,0001). A técnica tem alta especificidade e sensibilidade para detectar até mesmo contaminação de 1%, mas a repetibilidade desse resultado impede a aplicação oficial desse método para a inspeção de contaminação acidental, sendo recomendada somente para inspeção de fraude a partir de 10% de substituição. Em carnes autoclavadas, a eficácia do teste é menor. A técnica pode ser empregada para certificação de produto específico (selo de identidade de espécie).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Albuquerque, Juliana Cosme Gomes, Maria Elizangela Sobrinho, and Tulio Cesar de Lima Lins. "Análise da qualidade do mel de abelha comercializado com e sem inspeção na região de Brasília - DF, Brasil." Semina: Ciências Biológicas e da Saúde 42, no. 1 (February 2, 2021): 71. http://dx.doi.org/10.5433/1679-0367.2021v42n1p71.

Full text
Abstract:
O mel de abelha é um produto de consumo relevante pela população devido aos seus fatores nutricionais e terapêuticos. A adulteração é um exemplo de como as características do mel podem ser afetadas, prejudicando os consumidores que desejam comprar produtos puros e de alta qualidade. Este trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade físico-química do mel de abelha comercializado em Brasília, DF. Foram obtidas 13 amostras de mel de abelhas: uma de um apicultor da região com certificação de produção (usada como controle negativo), seis de lojas de produtos naturais e hipermercados no centro de Brasília e seis de feira-livre e pequenos estabelecimentos de uma região administrativa do DF, das quais cinco não tinham o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF) na embalagem. Também foi usada uma amostra comercial de xarope de glicose como controle positivo. Para verificar a adulteração, foram adotados os testes de Lund, Fiehe e Lugol, bem como as análises de pH, acidez titulável e umidade, para serem comparados com os parâmetros de qualidade do mel estabelecidos pela legislação vigente. As análises verificaram a qualidade dos méis comercializados com o selo SIF, com algumas ressalvas para a possível alteração de temperatura. Já as que não possuíam selo, apenas uma foi aprovada nos testes de qualidade, porém sua venda não é regularizada. A maioria das amostras analisadas apresentaram resultados consistentes com os padrões exigidos pela legislação vigente, com maiores irregularidades na comercialização de méis em feira-livre, mostrando a necessidade de maior controle de qualidade e inspeção de produtos não certificados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Silva, Mateus Gonçalves, Andressa Gonçalves de Santana, Patrícia Raquel Matos da Silva, Rosilene Agra da Silva, Aline Carla de Medeiros, and Patrício Borges Maracajá. "Rotulagem dos méis de Apis mellifera comercializados no Alto Sertão da Paraíba." ACTA Apicola Brasilica 8 (December 22, 2020): e7777. http://dx.doi.org/10.18378/aab.v8i0.7777.

Full text
Abstract:
O mel é um produto alimentício de origem animal que, como qualquer outro, está suscetível a adulterações e inconformidades. Portanto, para evitar inconsistências no mercado brasileiro, deve-se seguir os padrões estabelecidos pela legislação vigente, a qual dispõe de dispositivos para regulamentar as embalagens/rótulos de produtos, a fim de estabelecer informações sobre a sua originalidade, qualidade e certificação, firmando vínculo comunicativo com o consumidor. Neste sentido, objetivou-se analisar a rotulagem de marcas de méis de abelhas Apis mellifera adquiridas em cidades do Alto Sertão Paraibano, verificando a conformidade com a legislação. Os resultados reportam que as embalagens mais utilizadas são de plástico e que apenas 37% contém no rótulo o selo de inspeção. Dentre as marcas verificadas, todas apresentaram rotulagens com inconformidades diante da legislação vigente. Foi identificada a necessidade de disposição de informações pertinentes como: identificação do produtor, origem, lote, modo de conservação, medida caseira, florada predominante, ausência de glúten, termo de restrição a crianças com menos de 1 ano de idade e informações nutricionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Teider Junior, Pedro Irineu, Luany Yone Miyoshi, Sarah Larisse Mantovani, Tania Raldi, Luiz Felipe Silva Weber, and Julia Arantes Galvão. "ROTULAGEM DE IOGURTES E BEBIDAS LÁCTEAS COMERCIALIZADAS EM CURITIBA, PARANÁ." Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes 72, no. 1 (November 21, 2017): 31. http://dx.doi.org/10.14295/2238-6416.v72i1.555.

Full text
Abstract:
O objetivo neste estudo foi verificar se os rótulos das embalagens de iogurtes e bebidas lácteas comercializadas nos supermercados da cidade de Curitiba-PR estavam de acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). Para isso, foram avaliados 16 rótulos de iogurtes e 13 de bebidas lácteas industrializados sob regime de inspeção federal, disponíveis nos supermercados do município. Os itens foram classificados em “conforme”, “não conforme” ou “não se aplica”. Foram verificados 25 itens nas embalagens de iogurtes e 31 nas de bebidas lácteas. Todas as marcas avaliadas apresentaram inconformidades na rotulagem. Os itens com maior incidência de inadequações foram a não apresentação do nome do produto em uniformidade com a marca comercial (100% das marcas avaliadas de ambos os produtos) e não apresentação de número de INS dos aditivos (81,25% dos iogurtes e 100% das bebidas lácteas). Inconformidades referentes a identificação do lote, datas de fabricação e/ou validade, presença de informações falsas, incorretas ou insuficientes, destaque à presença de componentes intrínsecos ao próprio produto, indicação de propriedades medicinais ou terapêuticas e/ou ausência da função dos aditivos utilizados foram observados em diferentes produtos e marcas de forma isolada. Com isso, conclui-se que as empresas fabricantes não estão obedecendo as normas estabelecidas pela legislação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Amaral, José Wilker, Stefania Márcia Oliveira Souza, Jaqueline Lamounier Ribeiro, Márcia Aguiar Ferreira, and Sabrina Santos Costa Poggiani. "Avaliação da qualidade de queijos de produção informal." Segurança Alimentar e Nutricional 27 (March 23, 2020): e020016. http://dx.doi.org/10.20396/san.v27i0.8657464.

Full text
Abstract:
Este estudo objetivou avaliar a qualidade de queijos produzidos e comercializados informalmente em feiras livres do Distrito Federal. Foram coletadas 30 amostras de queijos sem certificado de inspeção sanitária, comercializados em dez feiras do DF, nas quais foram avaliados os teores de umidade, a presença de Salmonella spp., de microrganismos psicrotróficos e desenvolvimento de limosidade e bolor aparente. Os resultados obtidos demonstraram ausência de Salmonella spp., e altas contagens para microrganismos psicrotróficos. Os teores de umidade variaram entre 43% e 61% indicando falta de padrão deste produto, concomitante ao surgimento de limosidade na superfície de 40% das amostras e desenvolvimento de bolores em 33%. A ausência de Salmonella spp. nas amostras analisadas não deve ser entendida como ausência de perigo microbiológico associado ao consumo deste tipo de produto, devido à possibilidade de ocorrência de outros patógenos que não foram alvos dessa pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Ruggieri-Marone, Marisa, Ida Lichtig, and Silvio A. M. Marone. "Recém-nascidos gerados por mães com alto risco gestacional: estudo das emissões otoacústicas produtos de distorção e do comportamento auditivo." Revista Brasileira de Otorrinolaringologia 68, no. 2 (March 2002): 230–37. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-72992002000200012.

Full text
Abstract:
Introdução: As perdas auditivas no Brasil têm sido diagnosticadas ao redor de 2 a 3 anos de idade. Até então, a criança perde informações auditivas e interrompe o circuito da comunicação. Recomenda-se mais de uma técnica para a avaliação da audição. Os profissionais responsáveis devem encontrar a melhor forma de detecção e intervenção, para que crianças nascidas fora dos grandes centros sejam diagnosticadas precocemente. A gravidez de alto risco pode conter indicadores de risco para a deficiência auditiva. Forma de estudo: Clínico prospectivo randomizado. Casuística e Método: Este estudo prospectivo analisou 174 recém-nascidos gerados por mães com risco gestacional, por meio de emissões otoacústicas produto de distorção e pela observação do comportamento auditivo com instrumentos musicais. Os RN estavam em fase de alta hospitalar e com idade corrigida maior ou igual a 37 semanas. Resultado: Houve 23% de "Falha" na primeira avaliação; após 30 dias de alta hospitalar, numa segunda avaliação, 66,8% destes apresentaram resultado de "Passa", sendo que 4,6% tiveram alterações de orelha média e/ou externa. A amplitude das Emissões Otoacústicas, a relação Produto de Distorção/Ruído de Fundo e a reação comportamental foram semelhantes em todas as crianças. Conclusões: As emissões otoacústicas devem ser realizadas após a inspeção e limpeza do MAE. A avaliação comportamental não foi sensível para alterações de orelha média. Mesmo sem inspeção e limpeza do MAE, a utilização concomitante de ambos os métodos forneceu informações sobre o sistema auditivo periférico e central. Os fatores de risco gestacionais não interferiram nas medidas de emissões otoacústicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Xavier, Judith L., Kelly N. Marra, Natan L. Ribeiro, and Thábita E. D. Mota. "Características Físico-Químicas de Queijo Minas Frescal Comercializados na Cidade de Anápolis-Go." Revista Processos Químicos 12, no. 23 (January 2, 2018): 135–39. http://dx.doi.org/10.19142/rpq.v12i23.445.

Full text
Abstract:
O queijo minas frescal é um produto obtido por coagulação enzimática do leite e classificado como um queijo fresco. Neste contexto foram realizadas analises físicoquímicas de lipídios, acidez, alcalinidade das cinzas, pH, umidade e cloretos em cinco amostras de queijo branco de diferentes cidades de Anápolis- Goiás, as cinco amostras analisadas foram inspecionadas pela Inspeção do estado- Sistema EIS. Foi feita a comparação entre os valores achados e os permitidos pela legislação. Foi detectado que dentre as amostras estudadas, somente a análise das cinzas obteve resultado satisfatório em todas as amostras. E somente a análise de lipídios cumpriu o s padrões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Basilio, Tamires Gabrieli, and Fabrício Antonio. "ESTUDO QUANTITATIVO ENTRE MÉTODOS DE AMOSTRAGEM EM UMA LINHA DE PRODUÇÃO FARMACÊUTICA, PARA IDENTIFICAÇÃO DO MELHOR MÉTODO DE AMOSTRAGEM." Revista Interface Tecnológica 17, no. 2 (December 18, 2020): 780–92. http://dx.doi.org/10.31510/infa.v17i2.1002.

Full text
Abstract:
Para encontrar a melhor forma de realizar uma amostragem no setor produtivo é uma das maiores dificuldades encontradas pelas empresas. Para o departamento de qualidade, é de extrema importância medir serviços e produtos para garantir que estejam dentro das especificações de seus clientes. Além de ser um método estatístico para diminuir os erros nas inspeções deve ser um método que atenda as normatizações exigidas. Uma boa e adequada seleção de amostragem, pode apresentar de forma clara uma melhoria na auditoria da qualidade do produto e processo, maximizando assim a probabilidade de acerto e ofertando ao mercado produtos com alto nível de qualidade. Dentro de uma metodologia de amostragem, foi utilizado métodos que atendam as normas NBR 5427 – Guia para utilização da norma e a NBR 5426 – Planos de amostragem e procedimentos na inspeção por atributos. O presente trabalho irá avaliar, os diferentes tipos de amostragem dentro do setor produtivo e pontuar as diferenças entre os resultados estatísticos das mesmas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Silva, Lidiana de Paula, Juliana Ribeiro Lucci, Anna Marcella Neves Dias, and Emilia Maricato Pedro Santos. "ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS DE LEITE EM UM LATICÍNIO SOB SERVIÇO DE INSPEÇÃO FEDERAL." Iniciação Científica Cesumar 21, no. 2 (November 6, 2019): 175–87. http://dx.doi.org/10.17765/1518-1243.2019v21n2p175-187.

Full text
Abstract:
O leite é um dos alimentos mais nutritivo e consumido em todo mundo e sua qualidade está correlacionada ao equilíbrio dos elementos que o compõem e alterações nestes levam a modificações nos fatores físico-químicos e microbiológicos do produto, estando associados à higiene, ao manejo, à alimentação, ao uso de medicamentos, ao armazenamento e ao transporte da matéria-prima até a indústria. A composição do leite é de extrema importância para a indústria de laticínios, visto que está diretamente relacionada ao seu rendimento industrial. O objetivo deste trabalho foi realizar análises físico-químicas em um laticínio no período de três meses, a fim de verificar a existência de não conformidades no leite cru recebido por esse estabelecimento. Os seguintes testes foram realizados: álcool-alizarol, pH, acidez titulável, determinação do índice crioscópico, densidade, extrato seco total, extrato seco desengordurado, proteína, lactose, gordura e, ainda, pesquisa de antimicrobianos, reconstituintes de densidade, conservantes e neutralizantes de acidez. Os resultados demonstraram que mesmo com algumas variações nos constituintes do leite, a média da matéria-prima recebida pela indústria enquadra-se nos índices exigidos pela legislação vigente, podendo-se concluir que o leite produzido na região é de boa qualidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Teixeira, V. Q., F. F. Santos, M. H. C. Aquino, R. Tortelly, E. R. Nascimento, and V. L. A. Pereira. "Caracterização macroscópica e microscópica da pododermatite em relação à classificação industrial de pés de frango para consumo humano." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 71, no. 3 (June 2019): 797–804. http://dx.doi.org/10.1590/1678-4162-10615.

Full text
Abstract:
RESUMO O presente trabalho teve como objetivo identificar e classificar a pododermatite em frangos de corte, comparando as lesões microscópicas com os aspectos macroscópicos utilizados pela inspeção sanitária. Foi realizada coleta de pés de frangos de corte, em matadouro de aves sob inspeção sanitária, após classificação utilizada nos padrões para exportação. Foram coletados 30 pés tipo A, 30 pés tipo B e 33 pés tipo C, escolhidos aleatoriamente dentro de cada grupo. Para análise histopatológica, foram desenvolvidos escores de acordo com a gravidade das lesões, variando de 0 a 2. Foi observada associação (qui-quadrado, P<0,05) entre a classificação macroscópica (A, B e C) e as alterações histológicas (0, 1 e 2). A classificação A diferiu significativamente (ANOVA, Tukey-Kramer, P<0,05) das classificações B e C quanto aos escores histopatológicos observados. Não houve diferença no comprometimento dos pés pelas lesões que justificassem a separação entre os pés classificados em B e C, uma vez que ambos apresentaram delimitação linear das lesões, sugerindo superficialidade e restrição ao epitélio queratinizado. Portanto, sugere-se o aproveitamento dos pés para consumo humano após remoção mecânica do “calo de pé”, uma vez que este produto não oferece riscos ao consumidor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Morais, Ester Sílvia Borges de, Isadora Virissimo Adorno, Karla Vitória Alves Sampaio, and Osvaldo José da Silveira Neto. "Conhecimento dos consumidores sobre a atuação do médico veterinário na cadeia produtiva do leite." Pubvet 15, no. 9 (September 2021): 1–7. http://dx.doi.org/10.31533/pubvet.v15n09a911.1-7.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo analisar o conhecimento dos residentes dos municípios de Aparecida de Goiânia e Goiânia, Goiás, acerca da atuação do Médico Veterinário na cadeia produtiva do leite. Além disso foi questionado quais os cuidados realizados pelos consumidores antes de adquirir e ingerir o leite, como também conhecimento sobre transmissão de doenças via ingestão de leite. Durante o mês de maio e julho/2020 foi disponibilizado um questionário via plataforma Google Forms, contendo 14 questões as quais abordavam o tema. No total 230 pessoas responderam o formulário. Dentro dos resultados obtidos, observou-se que cerca de 83,9% consomem o produto leite UHT (Ultra High Temperature) e 16,1% adquirem ele cru, sendo que desses 2,5% não realizam o processo de fervura antes de consumir. Apesar de 92,2% dos questionados terem o hábito de consumir o leite (UHT, Cru) mais de uma vez semanalmente, apenas 60,4% afirmam ter conhecimento de transmissão de doenças. Além disso, os dados apontaram que dos 230 entrevistados 69 (30%) não tem conhecimento da transmissão de doenças via ingestão de leite e nem da procedência do produto. Ao questionar a atuação do Médico Veterinário, 70,9% acreditam que este profissional atua em todas as áreas disponibilizadas nas opções, sendo elas: nutrição animal, inspeção de laticínios, inspeção da ordenha, qualidade do leite e apenas 0,9% da população total entrevistada, afirmaram que o Médico Veterinário não atua em nenhuma área que foi citada. Deste modo, conclui que a maior parte dos entrevistados possui conhecimento sobre o leite ser um possível veículo de transmissão de doenças, porém uma parcela significativa não. Percebeu que há uma falta de conhecimento da população sobre a procedência do produto que consome. Com os dados finais da pesquisa conclui-se que uma elevada porcentagem dos entrevistados que residem nos municípios de Goiânia e Aparecida de Goiânia conhece a atuação do Médico Veterinário na cadeia de produção leiteira, sendo um importante profissional na garantia da Saúde Pública.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Silva, Wladimir Padilha da, Andréia Saldanha de Lima, Eliezer Ávila Gandra, Márcia Ribeiro de Araújo, Márcia Raquel Pegoraro de Macedo, and Eduarda Hallal Duval. "Listeria spp. no processamento de lingüiça frescal em frigoríficos de Pelotas, RS, Brasil." Ciência Rural 34, no. 3 (June 2004): 911–16. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782004000300039.

Full text
Abstract:
Alimentos intensamente manipulados, como as lingüiças mistas do tipo frescal são freqüentemente responsáveis pela veiculação de enfermidades transmitidas por alimentos. Devido ao risco à saúde pública que a bactéria Listeria monocytogenes representa, este trabalho teve como objetivo estudar a presença de Listeria spp., em especial de L. monocytogenes, durante o processamento de lingüiças mistas do tipo frescal, em três frigoríficos com inspeção sanitária estadual, em Pelotas-RS. Para isso, analisou-se a matéria-prima utilizada no preparo da lingüiça, os equipamentos da linha de processamento e o produto final. Isolou-se Listeria spp. em 100% das 41 amostras analisadas, nos 3 estabelecimentos estudados. Dentre as diferentes espécies, L. innocua foi aquela isolada com maior freqüência, em 97,6% das amostras, seguida por L. monocytogenes em 29,3% e L. welshimeri em 24,4%. A presença destes microrganismos nas amostras analisadas, em especial no produto final, demonstra a necessidade de readequação nas práticas de limpeza e sanificação das plantas de processamento analisadas, bem como representa risco potencial de listeriose ao consumidor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Sousa, Andréa Zilá Barroso de, Maria Rociene Abrantes, Sidnei Miyoshi Sakamoto, Jean Berg Alves da Silva, Patrícia de Oliveira Lima, Renata Nayhara de Lima, Manuella de Oliveira Cabral Rocha, and Yanna Deysi Bandeira Passos. "Aspectos físico-químicos e microbiológicos do queijo tipo coalho comercializado em estados do nordeste do Brasil." Arquivos do Instituto Biológico 81, no. 1 (March 2014): 30–35. http://dx.doi.org/10.1590/s1808-16572014000100006.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar o perfil das características físico-químicas e microbiológicas dos queijos de coalho comercializados em seis estados do nordeste brasileiro. Foram realizadas análises físico-química e microbiológica de 104 amostras de queijo de coalho comercializadas nos estados de Pernambuco, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe e Paraíba, sendo 50 amostras inspecionadas e 54 sem inspeção. Não foi observada diferença significativa (p > 0,05) para os parâmetros físico-químicos entre as amostras. De acordo com os parâmetros legislativos, nas 104 amostras analisadas de queijos tipo coalho, verificaram-se que 100 (96,15%) estavam fora dos limites para Staphylococcus coagulase positiva; 32 amostras (31%) também não seguiam a padronização exigida para coliformes termotolerantes; e, em apenas uma amostra do total, constatou-se a presença de Salmonella sp. Não foi observada diferença significativa (p > 0,05) entre as amostras com e sem inspeção para as análises microbiológicas. A semelhança encontrada na avaliação dos parâmetros físico-químicos do queijo de coalho entre os estados avaliados demonstra uniformidade no processamento desse produto. Altos níveis de contaminação por agentes patogênicos, como o Staphylococcus coagulase positiva e coliformes termotolerantes, além da presença de Salmonella sp., demonstram que o consumo de queijo de coalho pode representar risco à saúde dos consumidores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Costa, Daniella Borges de Castro. "Certificado de boas práticas de fabricação e controle como requisito de qualificação técnica em licitações." CADERNOS IBERO-AMERICANOS DE DIREITO SANITÁRIO 5, no. 4 (December 23, 2016): 42–58. http://dx.doi.org/10.17566/ciads.v5i4.256.

Full text
Abstract:
Estudo da legalidade da exigência em licitações públicas, a título de qualificação técnica, de apresentação de Certificado de Boas Práticas de Fabricação e Controle – CBPFC, dos produtos sujeitos à Vigilância Sanitária, documento expedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, a partir da legislação brasileira que rege a matéria, contextualizando com a doutrina pátria e o entendimento do Tribunal de Contas da União – TCU. A análise do tema revela o aspecto polêmico da questão e nos permitiu firmar o entendimento pela regularidade da obrigação, pois se conclui que o bem principal a ser tutelado é o direito à saúde dos cidadãos, visto que consumir produto sem a antecedente e imprescindível inspeção sanitária e consequente certificação, pode ocasionar a exposição a grave risco à saúde dos usuários, assumindo maior importância a exigência de qualificação técnica, uma vez que a qualidade do objeto contratado pela Administração Pública está diretamente relacionada à proteção da saúde da população.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Pinto, F. G. S., M. Souza, S. Saling, and A. C. Moura. "QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE QUEIJO MINAS FRESCAL COMERCIALIZADO NO MUNICÍPIO DE SANTA HELENA, PR, BRASIL." Arquivos do Instituto Biológico 78, no. 2 (June 2011): 191–98. http://dx.doi.org/10.1590/1808-1657v78p1912011.

Full text
Abstract:
RESUMO No período de maio de 2008 a abril de 2009 foi avaliada a qualidade microbiológica de 40 amostras de queijo Minas Frescal produzidas artesanalmente e inspecionadas pelo Serviço de Inspeção Estadual e Federal no Município de Santa Helena, PR, através da quantificação do número mais provável de coliformes termotolerantes, contagem de Staphylococcus spp., pesquisa de bolores e leveduras, presença/ausência de Salmonella spp. e Listeria monocytogenes. Quanto à presença de coliformes termotolerantes, apresentaram-se em desacordo com o estabelecido pela ANVISA segundo a Resolução n° 12 de 02 de janeiro de 2001, 90% das amostras artesanais e 55% das inspecionadas. Em relação à enumeração de Staphylococcus spp., 100% das amostras artesanais e 25% das amostras inspecionadas apresentaram-se em desacordo com o estabelecido pela legislação. Salmonella spp. e Listeria monocytogenes não foram isoladas em 25 g do produto, mostrando que em relação a estes agentes as amostras de queijo analisadas, tanto de produção artesanal quanto as inspecionadas, apresentaram-se dentro dos padrões estabelecidos (ausência em 25 g do produto). Os resultados revelaram que, do total de amostras analisadas, somente 15% apresentaram-se de acordo com os padrões estabelecidos pela ANVISA, estando um número elevado de amostras artesanais (100%) e inspecionadas (70%) fora dos limites estabelecidos pela legislação. Portanto, maior atenção deve ser tomada pelas autoridades sanitárias, uma vez que tais produtos podem colocar em risco a saúde do consumidor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Abrantes, Maria Rociene, Ana Carina Praciano Sousa, Nikolay Kiev Saraiva de Araújo, Êlika Suzianny de Sousa, Adriene Rosceli Menezes de Oliveira, and Jean Berg Alves da Silva. "Avaliação microbiológica de carne de charque produzida industrialmente." Arquivos do Instituto Biológico 81, no. 3 (September 2014): 282–85. http://dx.doi.org/10.1590/1808-1657000942012.

Full text
Abstract:
O charque é um produto cárneo salgado e seco ao Sol obtido por desidratação da carne bovina, preservando-se, assim, por longo tempo. Apesar de passar por etapas que dificultam o crescimento de micro-organismos, pode ser contaminado durante o seu processamento. Dessa forma, objetivou-se avaliar microbiologicamente 25 amostras de charque de um frigorífico com serviço de inspeção estadual localizado no Rio Grande do Norte, Brasil. As amostras foram avaliadas quanto à contagem de estafilococos coagulase positiva, NMP de coliformes termotolerantes, Salmonella spp. e contagem de bactérias halofílicas. Avaliando a qualidade microbiológica da carne de charque, verificaram-se que cinco amostras (20%) encontravam-se em desacordo com a legislação vigente (ANVISA) para análises de estafilococos coagulase positiva, apresentando uma variação de 1,38 a 3,93 UFC/g; todas as amostras estavam em conformidade para coliformes termotolerantes. Quanto à determinação da Salmonella spp., verificou-se sua presença em sete amostras (28%), e para bactérias halofílicas, uma média de 2,25 UFC/g. Assim, as carnes de charque apresentaram micro-organismos que comprometem a qualidade do produto e podem proporcionar risco ao consumidor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Miyoshi, Luany Yone, Julia Arantes Galvão, Luiz Felipe Silva Weber, Sarah Larisse Mantovani, Pedro Irineu Teider junior, and Tânia Raldi. "ROTULAGEM DE LEITES UHT COMERCIALIZADOS NO VAREJO." Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes 71, no. 1 (March 24, 2017): 19. http://dx.doi.org/10.14295/2238-6416.v71i1.499.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi verificar se os rótulos das embalagens cartonadas de leite UHT (Ultra High Temperature) comercializados nos supermercados da cidade de Curitiba-PR estavam de acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Foram avaliados 18 rótulos de leites UHT, industrializados sob regime de inspeção federal, comercializados nas principais redes de supermercados, quanto às normas de rotulagem constantes na legislação preconizada pelo MAPA. Foram realizadas visitas aos estabelecimentos e aplicação de um checklist contendo 26 itens, classificados em “conforme”, “não conforme” ou “não se aplica” em cada embalagem. Das marcas avaliadas, 16 (89%) apresentaram alguma não conformidade, incluindo em destaque a presença ou ausência de componentes intrínsecos ao produto e/ou a presença de componentes adicionados a todos os produtos de fabricação semelhante. O que mais chamou a atenção foi um dos produtos que apresentou na sua lista de ingredientes o pirofosfato dissódico, aditivo que pode ser utilizado na industrialização de produtos cárneos e de confeitaria, mas para o qual não foi encontrada norma indicando sua proibição, tão pouco que autorize sua utilização no leite UHT brasileiro, o que pode acarretar enganos no ato da compra, além de gerar falsas expectativas aos consumidores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Souza, Franciane Colares, and Antonio Carlos de Oliveira Ferraz. "Variabilidade de índices de firmeza em figo utilizando ponteira cilíndrica e pratos planos." Revista Brasileira de Fruticultura 31, no. 1 (March 2009): 257–61. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452009000100036.

Full text
Abstract:
O figo 'Roxo de Valinhos' é um produto deteriorável e sensível ao manuseio. A pequena resistência mecânica do figo maduro exige cuidados especiais na colheita, acondicionamento, transporte e comercialização. A firmeza é uma medida em frutas e hortaliças, pois expressa em parte a relação tensão-deformação, útil na avaliação do ponto de colheita do produto e da qualidade durante o armazenamento. No entanto, a inexistência de um padrão para as medidas muitas vezes conduz a decisões inadequadas quanto à escolha do índice de firmeza. Neste trabalho, compararam-se quatro índices de firmeza obtidos a partir da curva força-deformação resultante dos ensaios mecânicos de penetração com ponteira cilíndrica e compressão entre pratos planos e paralelos com o objetivo de identificar o índice de menor variabilidade e potencialmente mais indicado para avaliação de firmeza do figo. Os resultados indicaram que a inspeção das curvas força-deformação é importante para estabelecer intervalos para avaliação de índices de firmeza. Dentre os índices de firmeza considerados, a energia de deformação até a deformação específica de 10%, utilizando-se de compressão entre pratos planos e paralelos, mostrou ser o mais indicado para avaliação de firmeza de figos devido ao menor coeficiente de variação exibido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Botelho, Natercio José. "A implantação do modelo de segurança de alimentos FSSC 22000 nos processos de uma refinaria de açúcar." Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada 4, no. 3 (April 29, 2019): 32–39. http://dx.doi.org/10.25286/repa.v4i3.984.

Full text
Abstract:
Para uma produção segura de alimentos, podem ser utilizadas ferramentas de qualidade no processo produtivo ou também atividades de controle de inspeção no produto final. No entanto, é importante que a empresa tenha não apenas ações pontuais de melhoria, mas um modelo de gestão que proporcione o cumprimento de procedimentos e proporcione a melhoria de forma sistemática. Este artigo tem por objetivo demonstrar a importância do esquema FSSC 22000(modelo para gestão de segurança de alimentos) para a garantia da segurança dos processos em uma indústria de refino de açúcar. Para essa finalidade, foi realizada uma revisão de literatura, com base em estudo de caso, por meio de pesquisa exploratória e visitas técnicas em uma refinaria de uma indústria sucroalcooleira, que já tem implantado o plano para análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC) e a norma ABNT NBR ISO 9001, mas optou pela certificação no modelo FSSC 22000. Foi possível observar a eficácia do modelo FSSC 22000 na garantia da segurança dos produtos da indústria sucroalcooleira, proporcionando melhores resultados ao sistema de gestão da organização, mesmo com as iniciativas de qualidade já existentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Mannes, Jaine Florentino, Ariel Pitz, Isabela Souza Fraga, and Zilton Bartolomeu Martins. "Gestão da Qualidade no Ramo Alimentício: Um Estudo de Caso em um Frigorífico." Research, Society and Development 7, no. 3 (February 20, 2018): e1273285. http://dx.doi.org/10.17648/rsd-v7i3.285.

Full text
Abstract:
Este artigo teve por objetivo verificar a existência do Sistema de Gestão da Qualidade em um frigorífico. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e classificado quanto aos procedimentos, como um estudo de caso. Para a coleta de dados, utilizou-se a técnica de entrevista com roteiro estruturado. Para a interpretação dos dados, empregou-se a técnica de análise do discurso. Os principais resultados apontaram que a empresa não se enquadra quanto aos sistemas de qualidade abordados no decorrer do artigo, como o sistema da Gestão da Qualidade Total, 5S, ou Controle Estatístico de Qualidade. A mesma visa a qualidade com base nos programas obrigatórios, como a vigilância sanitária e também a inspeção estadual do produto. Por outro lado, a empresa utiliza a Gestão da Qualidade, pois entende que a mesma pode trazer mais eficiência e segurança competitiva. Ressalta-se que o frigorífico utiliza a Gestão da Qualidade em seus processos por meio do monitoramento dos próprios funcionários no controle de temperatura das câmaras frias e PH da carne, com o intuito de evitar erros de produção e garantir a qualidade dos produtos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Cattani, Cristhiane Stecanella de Oliveira, Pedro Ivo Pinheiro Fuchs, Andréia Cirolini, and Cleide Rosana Werneck Vieira. "Métodos alternativos para contagem de micro-organismos em carcaças suínas." Ciência Rural 43, no. 6 (May 28, 2013): 1031–36. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782013005000072.

Full text
Abstract:
Micro-organismos estão presentes em toda a cadeia de processamento da carne, desde a matéria-prima até o produto final e compete aos programas de qualidade industrial verificar se existe contaminação na matéria-prima e nos produtos finais para, dessa forma, garantir um produto seguro ao consumidor. Para tanto, faz-se necessário utilizar metodologias alternativas à convencional na rotina diagnóstica dos laboratórios para obtenção de resultados confiáveis e em menor tempo possível. Com objetivo de verificar e comparar a correlação e o tempo de processamento, da metodologia convencional com as metodologias alternativas do sistema PetrifilmTM (3M) e sistema TEMPO® (bioMeriéux), foi realizada contagem de micro-organismos mesófilos, de enterobactérias e de Escherichia coli. As amostras foram coletadas da superfície de carcaças suínas em um abatedouro com Inspeção Federal no Estado de Santa Catarina, Brasil. A contagem de micro-organismos mesófilos, de enterobactérias e Escherichia coli foi feita por meio de ensaios realizados com os métodos alternativos TEMPO®, Petrifilm™ e o método convencional de contagem de micro-organismos em placas. Após análise estatística, o coeficiente de correlação de Pearson (r) demonstrou fortes correlações, acima de 0.70 entre as metodologias utilizadas para a contagem de enterobactérias e micro-organismos mesófilos, porém demonstrou moderada correlação, entre 0.30 a 0.70, para o diagnóstico de Escherichia coli. O uso dos métodos alternativos testados em substituição à metodologia convencional pode ser utilizado para diagnóstico de Escherichia coli, enterobactérias e micro-organismos mesófilos, por haver concordância entre os resultados encontrados, acrescido da rapidez dessas metodologias com benefício direto para a indústria de carne suína.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Castro Filho, Manoel Nelson de, Jerffson Lucas Santos, Ésio De Castro Paes, Welliny Soares Rocha Dias, and Luanna Fernandes Pereira. "Avaliação da qualidade de méis de abelha produzidos e comercializados em Vitória da Conquista, Bahia." Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 12, no. 4 (October 1, 2017): 783. http://dx.doi.org/10.18378/rvads.v12i4.4881.

Full text
Abstract:
O mel é um produto elaborado pelas abelhas, a partir do néctar das flores ou de secreções procedentes de partes vivas das plantas, que as abelhas recolhem, transformam e combinam com substâncias específicas próprias. Este alimento é nutritivo e energético, sendo apreciado, entre outros fatores, por suas propriedades terapêuticas. Açúcares, água, vitaminas, ácidos orgânicos e sais minerais são os principais constituintes do mel. Nesse sentido, as análises laboratoriais são utilizadas para inspeção, com o objetivo de conhecer a composição química do mel, identificando a qualidade do produto. O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade dos méis produzidos e comercializados na cidade de Vitória da Conquista - BA e sua adequabilidade em relação à identidade e qualidade padronizadas pela legislação brasileira. As amostras foram obtidas da Casa do Mel da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em Vitória da Conquista, e analisadas no laboratório de Química Analítica e Ambiental da mesma instituição. Foram analisados teor de umidade, acidez livre, açúcares redutores e não redutores, hidroximetilfurfural, sólidos solúveis totais, pH e reação de Fiehe e Lund em 18 amostras de méis. Das amostras avaliadas, 66,67% apresentaram valores de HMF superiores aos aceitáveis pela legislação, 11,11% para acidez e 27,78% para o teste Fiehe. O resultado das demais análises apresentaram-se dentro dos valores permitidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Lima, Igor Moreira, and Larissa Costa Silva Fogaça. "Ocorrência de Staphylococcus aureus em Queijos Minas Padrão Comercializados no Munícipio de Vitória da Conquista - Bahia." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 13, no. 43 (December 18, 2018): 819–27. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v13i43.1565.

Full text
Abstract:
Entre os queijos que são fabricados no Brasil encontra-se o queijo tipo minas, com destaque para a variedade minas padrão produzido através do leite pasteurizado, em indústrias de laticínios, com serviço de inspeção, atendendo aos requisitos de qualidade e identidade, entretanto a má conservação durante a comercialização pode acarretar em um produto de qualidade microbiológica insatisfatória. Diante do exposto, objetivou-se com o presente trabalho verificar a presença de Sthaphylococcus aureus em queijos minas padrão comercializados na Central de Abastecimento de Vitória da Conquista – Bahia. O presente estudo foi realizado com amostras de queijos minas padrão produzido de diferentes comerciantes alocados na Central de Abastecimento (CEASA). A ocorrência das bactérias gram-positivas Sthaphylococcus aureus nas amostras de queijos foi detectada com base no método horizontal para enumeração de estafilococos coagulase positiva, usando a técnica de número mais provável (NMP). Os queijos avaliados apresentaram-se dentro dos padrões exigidos pela RDC 12/2001, sem ocorrência de bactérias do tipo estafilococos aureus, indicando que matéria prima utilizada apresenta boa qualidade higiênica e que o processamento desses atende às boas práticas de fabricação e conservação, impedindo dessa forma a contaminação do produto final, garantindo a segurança dos queijos comercializados na Central de Abastecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Nunes Junior, Edson De Melo, Lorena Alves de Souza, Marcelo Silva Brito, Milton Resende Teixeira Neto, Ada Azevedo Barbosa, and Renata Ferreira Santana. "Características físico-químicas de manteigas comercializadas na Central de Abastecimento de Vitória da Conquista - BA." Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes 74, no. 4 (June 29, 2019): 274–80. http://dx.doi.org/10.14295/2238-6416.v74i4.782.

Full text
Abstract:
A manteiga é um produto obtido por meio do processo de bateção do creme de leite, oriundo do desnate do leite de vaca. Um alimento comum, porém, muito apreciado, principalmente entre os nordestinos, sendo consumido em pães, biscoitos ou empregados em outros tipos de preparações. Podem ser comercializadas em feiras livres geralmente produzidos de forma artesanal, este alimento nem sempre é respaldado com os devidos cuidados no seu processamento, o que tende a comprometer muitas vezes a qualidade deste produto, seja na consistência, na composição, na solidificação, ou no sabor que a manteiga deve ter para ser consumida. Em vista disso, este artigo buscou avaliar as características físico-químicas das manteigas que são comercializadas na Central de Abastecimento da cidade de Vitória da Conquista, Bahia. Foram coletadas 30 amostras de manteiga comum comercializadas em 10 barracas diferentes. Elas foram avaliadas quanto ao teor de umidade, o índice de acidez, o teor de gordura e dos sólidos não gordurosos. As amostras apresentaram inconformidades com a legislação quanto ao teor de umidade (14,9% a 20,5%) e acidez (4,95 a 7,06 mmol NaOH/100 g de gordura). Entretanto, os resultados dos sólidos não gordurosos (0,001% a 0,052%) e teor de gordura (81,25% a 86,40%) encontravam-se dentro do permitido na legislação. Assim, diante dos resultados supracitados, notou-se que as amostras analisadas não apresentam condições adequadas para o consumo, confirmando a necessidade de melhorar o controle e inspeção na produção e armazenamento da manteiga, visando obter um produto seguro e de qualidade para o consumidor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Motta, Rodrigo G., Aristeu V. Silva, Rogerio Giuffrida, Amanda K. Siqueira, Antônio C. Paes, Igor G. Motta, Fernando J. P. Listoni, and Márcio G. Ribeiro. "Indicadores de qualidade e composição de leite informal comercializado na região Sudeste do Estado de São Paulo." Pesquisa Veterinária Brasileira 35, no. 5 (May 2015): 417–23. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2015000500005.

Full text
Abstract:
Resumo:O leite informal é reconhecido como o produto comercializado sem inspeção. Avaliou-se a qualidade microbiológica, constituintes nutricionais e presença de substâncias inibidoras do crescimento bacteriano em 100 amostras informais de leite de vacas, comercializadas na região sudoeste do estado de São Paulo, Brasil. Verificou-se que 77% da Contagem de Células Somáticas (CCS) e 86% da Contagem Bacteriana Total (CBT) das amostras estavam em desacordo com os valores máximos exigidos pela Instrução Normativa 62 do MAPA. Identificaram-se teores em desacordo para sólidos totais (36%), proteína (23%), gordura (38%), extrato seco desengordurado (43%) e nitrogênio uréico (73%). Em 59% das amostras detectou-se a presença de resíduos de inibidores do crescimento bacteriano. Isolaram-se 240 linhagens de micro-organismos com predomínio de enterobactérias, estreptococos, estafilococos e fungos. O leite informal é comercializado na região sem as mínimas condições de higiene e oferece riscos a saúde pública, além de representar sério problema sócio-econômico para região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Gajo, Fabiula Ferrarez Silva, Adriano Alvarenga Gajo, Roberta Bessa Veloso Silva, and Eric Batista Ferreira. "DIAGNÓSTICO DA DESTINAÇÃO DO SORO DE LEITE NA MESORREGIÃO DO CAMPO DAS VERTENTES – MINAS GERAIS." Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes 71, no. 1 (March 24, 2017): 26. http://dx.doi.org/10.14295/2238-6416.v70i1.501.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi fazer um diagnóstico dos laticínios da região do Campo das Vertentes no estado de Minas Gerais, quanto à utilização do soro de leite, das perspectivas de mercado e averiguar obstáculos existentes à sua comercialização. O Brasil ocupa, no mundo, a quarta colocação em produção de queijos, sendo que a manufatura de queijos implica a geração de soro. O soro de leite é um subproduto nobre que merece atenção na sua utilização, pois é composto de proteínas, carboidratos, minerais e vitaminas. Para realização do trabalho foram selecionados laticínios produtores de queijo que possuem registro no Serviço de Inspeção Federal (SIF), situados na mesorregião do Campo das Vertentes, no estado de Minas Gerais. A partir da identificação do público alvo, que são os produtores de soro de leite, foi aplicado um questionário semiestruturado, com o objetivo de obter informações. A região do Campo das Vertentes é formada, em sua maioria, por laticínios de pequeno e médio porte, e o destino mais comum do soro de leite é para a alimentação animal e doação, devido à falta de interesse das indústrias ou pela falta de estrutura para aproveitar ou comercializar o produto. Concluiu-se que o aproveitamento do soro de leite pelo próprio laticínio ou a sua comercialização para terceiros, certamente é uma alternativa que, além de levar em consideração a preservação do meio ambiente, agrega valor econômico ao produto final. Pode-se perceber que existem barreiras para que esta prática seja viável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Moreiro González, José Antônio, Denise Gomes Pereira de Melo, Joana Coeli Ribeiro Garcia, Emeide Nóbrega Duarte, Maria Elizabeth B. C. Albuquerque, Maria de Lourdes de Arruda Melo, and Dulce Amélia de Brito Neves. "Avaliação de repertórios brasileiros em agricultura, ciência da informação e direito: uma análise de conteúdo." Ciência da Informação 27, no. 3 (September 1998): 284–92. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19651998000300006.

Full text
Abstract:
Avaliação da análise de conteúdo que apresentam repertórios brasileiros em Agricultura (Agrobase e Base de Dados da Pesquisa Agropecuária), Ciência da Informação (Lici), e Direito (Bibliografia Brasileira de Direito). Após identificar os antecedentes, natureza, usuários potenciais e tipo de produto oferecido por cada um dos repertórios, mediu-se a percentagem da exaustividade de sua cobertura. As tarefas relativas à avaliação da indexação e do resumo se fizeram a partir da seleção de 20 registros de cada um deles, que foram comparados mediante inspeção direta com os correspondentes originais. Utilizou-se também um questionário para determinar a linguagem documental e os critérios utilizados para fazer a análise. Atendeu-se especialmente ao exame da indexação e do resumo feitos no original, assim como sua profundidade e pertinência, medindo-se inclusive o índice de consistência quando possível. Os resumos foram estudados de acordo com o translado da superestrutura do original e a sua qualidade técnica, medindo-se os seus fatores de legibilidade. Os resultados foram apresentados por meio de dados comparativos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Aquino, Evelin Larissa Rombi De, Mário Mollo Neto, Lucas Malagutti Souza, Flávio José de Oliveira Morais, and Paulo Sérgio Barbosa Dos Santos. "Possíveis pontos de contaminação do óleo lubrificante por sílica, em motores diesel." Research, Society and Development 9, no. 11 (December 10, 2020): e99691110669. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.10669.

Full text
Abstract:
O alto custo de manutenção e despesas com lubrificantes são citados como desvantagens da mecanização agrícola. O setor de manutenção de frota é responsável por grande parte dos custos nas propriedades agroindustriais e toda inovação empregada na redução destes custos pode impactar diretamente no preço final do produto. A análise laboratorial do óleo lubrificante é uma das principais ferramentas de manutenção para verificação de anormalidades no motor diesel e torna possível o monitoramento das condições químicas e físicas do óleo por meio de análises que apontam a presença de contaminação por água, partículas ferrosas e contaminantes externos como a Sílica, que pode ser proveniente da poeira, e é uma das principais fontes de contaminação do óleo lubrificante, sendo a causa mais comum de desgaste. Diante deste contexto, o objetivo do presente artigo é indicar os possíveis pontos de contaminação do óleo lubrificante do motor diesel por Sílica e propor um check list que possa ser utilizado numa inspeção visual detalhada, a ser inserida na rotina de manutenção preventiva dos tratores agrícolas, com a finalidade de identificação de possível contaminação por elementos externos, evitando assim que o sistema continue sendo contaminado até a chegada dos resultados das análises laboratoriais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Souza, Marinêz de, Fabiana Gisele da Silva Pinto, Eliana Almeida Mira de Bona, and Alexandre Carvalho de Moura. "Qualidade higiênico-sanitária e prevalência de sorovares de Salmonella em linguiças frescais produzidas artesanalmente e inspecionadas, comercializadas no oeste do Paraná, Brasil." Arquivos do Instituto Biológico 81, no. 2 (April 2014): 107–12. http://dx.doi.org/10.1590/1808-1657000772012.

Full text
Abstract:
A fabricação de linguiça do tipo frescal requer uma série de etapas de manipulação, o que eleva as possibilidades de contaminação por diversas espécies de micro-organismos patogênicos ou deterioradores. Isso pode comprometer a qualidade microbiológica do produto final e veicular enfermidades a partir de seu consumo. No período de abril a setembro de 2009, foi avaliada a qualidade microbiológica de 40 amostras de linguiça tipo frescal produzidas artesanalmente e inspecionadas pelo Serviço de Inspeção Estadual e Federal nos municípios de Cascavel e Toledo (PR), através da quantificação de coliformes termotolerantes, contagem de Staphylococcus spp., bactérias mesófilas aeróbias estritas e facultativas viáveis, pesquisa de Salmonella spp., Campylobacter spp., Bacillus cereus, Clostridium sulfito-redutores e bolores e leveduras. Os resultados revelaram que 55% das amostras analisadas de linguiça tipo frescal inspecionadas e artesanais apresentaram-se fora dos parâmetros estabelecidos pela Resolução RDC nº 12, de 2 de janeiro de 2001, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em pelo menos um dos grupos de micro-organismos estudados. Portanto, pode-se dizer que a linguiça tipo frescal comercializada no oeste do Paraná pode oferecer riscos à saúde da população.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Bailone, Ricardo Lacava, Hirla Costa Silva Fukushima, and Roberto de Oliveira Roça. "Qualidade físico-química e detecção de resíduos e contaminantes no mel – estudo de caso." Segurança Alimentar e Nutricional 23, no. 1 (October 18, 2016): 826. http://dx.doi.org/10.20396/san.v23i1.8645954.

Full text
Abstract:
A intensificação de análises oficiais no controle de qualidade de mel por parte do Serviço de Inspeção Federal nos últimos anos possibilitou o reconhecimento do mel brasileiro no mercado internacional, tornando o Brasil um dos maiores exportadores do mundo. Neste contexto, o atual estudo reportou os parâmetros físico-químicos e detecção de resíduos e contaminantes analisados como forma de monitoramento de qualidade do mel em dois entrepostos do Estado de São Paulo. Para a realização dos ensaios adotou-se as diretrizes e métodos recomendados pelo Ministério da Agricultura para cada uma das variáveis. Com referência aos parâmetros físicoquímicos, as análises mostraram que 83,3% das amostras estavam em conformidade com a legislação. Em relação às análises de resíduos e contaminantes, foram detectadas presenças de nitrofurazona (substância cancerígena) em 10,7% das amostras, sendo que 7,14% estavam acima do permitido em legislação. Assim, observou-se que o mel atuou como marcador ambiental regional da flora circunjacente que havia sido tratada com o produto químico, o qual é tóxico e carcinogênico para humanos, representando risco à Saúde Pública. A detecção de tal composto mostra a efetividade do Programa Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes. Programas semelhantes devem ser adotados e aprimorados tanto no campo como no varejo para que esta detecção se faça de maneira eficiente e ostensiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Cremon Junior, Onivaldo Aparecido, Victor Hidenari Arashiro Do Nascimento, Evaldo Ferezin, and Maria Aparecida Bovério. "COMPARAÇÕES NA SOLDAGEM MIG/MAG." SITEFA - Simpósio de Tecnologia da Fatec Sertãozinho 2, no. 1 (December 19, 2019): 48–57. http://dx.doi.org/10.33635/sitefa.v2i1.73.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a padronização da soldagem: deposição do metal de adição, qualidade no processo e produtividade e automatização na fabricação de 10 boilers de chopeira, sendo 05 em processo manual e 05 em processo robótico (automatizado). Por meio de um estudo de caso e de uma pesquisa experimental, o procedimento foi feito usando cronometragem, pesagem e inspeção visual da soldagem, realizados com dados observados em situações reais de serviços, nos processos semiautomático e automático, utilizando robô de solda. O problema de pesquisa foi verificar se o investimento na automação do processo de fabricação de boilers na empresa Indústria e Comércio de Chopeiras Ribeirão Preto Ltda garante o retorno no aumento na produção, na qualidade e na padronização do processo. Assim, a pesquisa teve como objetivo comparar a produtividade de um processo manual com a de um robô e analisar se o investimento na automação proporciona garantias do retorno. Concluiu-se que a soldagem robótica possui um ganho em relação a soldagem manual, nos quesitos qualidade, tempo de soldagem e padronização do processo. No entanto, o investimento vale apena para uma empresa desde que seja uma produção em alta escala e com produto repetitivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Schvaickardt, Charles Miguel, and João Rodrigo Guerreiro Mattos. "Proposta de traço para blocos de concreto de pavimento intertravado." Tecno-Lógica 22, no. 2 (July 31, 2018): 157. http://dx.doi.org/10.17058/tecnolog.v22i2.11797.

Full text
Abstract:
O presente artigo apresenta um estudo técnico de traço de concreto para aplicação em pavimentos com blocos intertravados de concreto, promovendo ensaios para determinação das características e propriedades dos agregados, tais como, análise da composição granulométrica, massa unitária de material no estado solto e teor de umidade total. O objetivo principal deste trabalho é avaliar dosagens de traços experimentais, variando a adição de água e diferentes quantidades e proporções de agregados miúdos e graúdos, procurando conhecer suas influências. Outro parâmetro a ser analisado é a influência do tipo de cimento no traço. Para verificação destas atribuições, submeteu-se os blocos a ensaios de inspeção visual, avaliação dimensional, absorção de água e resistência característica à compressão. Com este estudo é possível justificar a fundamental importância da realização do controle tecnológico da confecção das peças para conseguir um produto final de melhor qualidade. Também foi possível realizar um comparativo da eficiência no custo-benefício dos blocos confeccionados experimentalmente no estudo, com os blocos confeccionados atualmente na fábrica de uma prefeitura municipal. Analisando os resultados, pode-se perceber o melhor desempenho gerado pelos traços propostos, verificando a influência dos parâmetros de materiais, vibro-prensa e dosagem. Por fim, pode-se propor uma dosagem tecnicamente mais adequada a ser utilizada na fábrica municipal para produção de peças para pavimentação, que atenda às exigências normativas e seja apropriada para utilização em ruas do Município.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Ribeiro, Naassom Almeida Souza, Euro de Barros Couto Júnior, and Simone de Carvalho Balian. "Avaliação crítica de dois métodos para determinação da qualidade da pescada Macrodon ancylodon (BLOCH & SCHNEIDER, 1801). Análise Descritiva Quantitativa e Teste de Aceitabilidade." Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP 14, no. 3 (December 21, 2016): 26–35. http://dx.doi.org/10.36440/recmvz.v14i3.34687.

Full text
Abstract:
Por definição, pescado é o termo genérico que compreende organismos aquáticos como peixes, crustáceos, moluscos, anfíbios, quelônios, mamíferos de água doce e salgada e algas que são utilizados na alimentação humana. De acordo com a Food and Agricultural Organization, o comércio de peixes e derivados está na linha de frente na questão de segurança alimentar. Trata-se da commodity mais comercializada internacionalmente. Quaisquer comprometimentos da qualidade do pescado geram prejuízos a todos os componentes participantes da cadeia produtiva. Parte da produção acaba sendo descartada; o preço final passa a não ser competitivo com outras fontes de proteína animal e, em termos de inocuidade, aumentam-se os riscos de transmissão de perigos biológicos e químicos ao consumidor. Imediatamente após a captura, o pescado no barco deve ser submetido à conservação pelo gelo. A necessidade de aperfeiçoamento de técnicas e a capacitação dos funcionários que lidam com produtos alimentícios levaram ao desenvolvimento e ao aprimoramento das chamadas análises sensoriais, capazes de avaliar o pescado de acordo com suas características, identificáveis com os sentidos humanos. Esses procedimentos são empregados como técnicas de rotina para a inspeção do pescado em entrepostos e indústrias de processamento para julgar o grau de frescor dos produtos aquáticos durante o processo de comercialização. Sob as considerações acima, o presente estudo identificou os atributos sensoriais mais relevantes na avaliação do frescor da pescada Macrodon ancylodon (BLOCH & SCHNEIDER, 1801), utilizando a Análise Descritiva Quantitativa e o Teste de Aceitabilidade. Os resultados obtidos revelaram que: 1) o frescor do pescado depende, obrigatoriamente, das habilidades de natureza sensorial adquirida, e o profissional responsável por essa atividade necessita de capacitação e treinamento contínuo; 2) os atributos melhores explicadores na avaliação do frescor da pescada Macrodon ancylodon pela Análise Descritiva Quantitativa (ADQ) foram:"coloração das brânquias", "odor característico", "odor pútrido" e "avaliação global de frescor"; 3) pelo Teste de Aceitabilidade (TA), o parâmetro B2 "o quanto você gostou do aroma do produto" mostrou-se o melhor na avaliação do frescor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Silva, Genival Nunes, Rubens Riscala Madi, Cláudia Moura de Melo, and Vania Fonseca. "Matadouros públicos e saúde ambiental em Sergipe." Saúde e Sociedade 21, no. 4 (December 2012): 1013–21. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902012000400018.

Full text
Abstract:
A incorporação da temática ambiental na saúde pública fez florescer mais recentemente a expressão saúde ambiental, relacionada à degradação do meio ambiente na escala mundial, como reflexo da atividade humana cujas consequências afetam a saúde da população. A produção de alimentos para consumo humano, além de afetar o meio natural, pode afetar, também, a saúde humana, devido ao processo de produção e comercialização. O abate de gado bovino, uma das principais fontes de proteína animal utilizada no Brasil, embora tenha legislação reguladora, muitas vezes é uma atividade que degrada o meio ambiente e compromete a saúde dos trabalhadores da cadeia produtiva e dos consumidores. Este estudo teve como objetivo geral identificar e avaliar os riscos ao meio ambiente e a saúde humana em decorrência da implantação e operação de matadouros públicos nos 75 municípios do Estado de Sergipe. Para o alcance desse objetivo, foram quantificados os matadouros municipais implantados e em operação no Estado, analisadas as condições físicas, sanitárias e tecnológicas, a existência de licenciamento ambiental e de supervisão veterinária do gado e das condições de abate e armazenamento da carne. Os dados foram levantados por observação direta em campo e junto ao cadastro da Administração Estadual do Meio Ambiente de Sergipe. O estudo concluiu haver danos significativos ao meio natural, especialmente aos recursos hídricos e risco bastante alto à saúde dos trabalhadores no matadouro e dos consumidores que recebem um produto sem controle de qualidade e sem qualquer tipo de inspeção sanitária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Paiva, Yaroslávia Ferreira, Kevison Romulo França, Everton Vieira da Silva, José Adalberto da Silva Filho, Karla Elita Viegas Pereira, and Alfredina dos Santos Araújo. "Diagnóstico microbiológico e índice de adição de água do leite cru comercializado no município de Pombal, Paraíba." Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 13, no. 1 (January 1, 2018): 84. http://dx.doi.org/10.18378/rvads.v13i1.5369.

Full text
Abstract:
A comercialização do leite sem tratamento térmico ou controle de inspeção sanitária é proibida por lei em todo o país, mas persiste principalmente em regiões interioranas. Assim, torna-se importante avaliar o leite nestas localidades, como forma de monitoramento do produto que será consumido pela população. Dessa forma, objetivou-se avaliar o diagnóstico microbiológico e o índice de adição de água em amostras de leite cru comercializado no município de Pombal, Paraíba. Foram coletadas três amostras de cada um dos cinco locais de comercialização, entre os meses de maio e junho de 2017. As mesmas foram obtidas em recipientes estéreis e avaliadas quanto aos parâmetros de Coliformes à 45ºC (NMP/mL), presença/ausência de Salmonella sp. e Escherichia coli, Staphylococcus spp. (UFC/mL) e Contagem total de bactérias Aeróbias Mesófilas (CTM) (UFC/mL). O índice de adição de água foi determinado através do equipamento Analisador de leite Master Classic. Todas as amostras apresentaram Coliformes à 45ºC (&gt;110 NMP/mL), presença de Salmonella sp. e E. coli, além de altas contagens de Staphylococcus spp. (3,13 x102 a 2,65 x105 UFC/mL) e CTM (2,30 x104 a 3,91 x105 UFC/mL). Observou-se amostras que apresentaram um índice de adição de água de aproximadamente 5%. O leite cru comercializado no município de Pombal mostrou-se fora dos padrões microbiológicos para todos os parâmetros analisados, além da existência de fraude em amostras pela adição de água, estando impróprio para o consumo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Leite, Ana Erundina De Luna Moraes, Marcelo Mendonça, Karla Sequeira Mendonça, and Marcos Pinheiro Franque. "Causas de não recebimento do leite cru refrigerado em usina de beneficiamento do Agreste Meridional de Pernambuco." Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes 74, no. 2 (June 18, 2019): 86–95. http://dx.doi.org/10.14295/2238-6416.v74i2.719.

Full text
Abstract:
O leite possui constituintes de grande valor nutricional e sua produção e consumo têm crescido a cada ano mundialmente. Associado à sua importância econômica, este produto é constantemente alvo de fraudes e adulterações, as quais trazem como consequência grandes prejuízos à indústria e preocupação aos órgãos de saúde pública. Neste sentido, objetivamos analisar, de forma retrospectiva, as causas que determinaram o não recebimento do leite cru refrigerado em usina de beneficiamento sob Inspeção Federal, da região do Agreste Meridional de Pernambuco, durante o período que compreendem os meses de março a outubro de 2016, com base no arquivo de registros da empresa. Foram identificados 122 casos de não recebimento de leite cru refrigerado. Destes, a principal causa foi a adição de água (34,5%), seguida por acidez acima do limite estabelecido pela empresa, máximo 0,16 g de ácido lático/100 mL de leite (30,3%), e presença de resíduos de antibióticos no leite (26,2%). Desta forma, reforçou-se a importância do controle de qualidade e de identidade do leite realizado pela empresa, para evitar que um leite adulterado seja processado pela indústria e disponibilizado ao consumidor. Reforçou-se, também, a necessidade de aprimoramento da política leiteira, para fins de esclarecer, orientar e incentivar os produtores com relação a implementação das Boas Práticas Agropecuárias de produção do leite, incluindo a necessidade da realização de uma Ordenha Higiênica, do respeito do tempo de carência dos antibióticos utilizados no tratamento dos animais e, principalmente, os prejuízos causados pela adição de substâncias fraudulentas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Soares, Carla Rafaela Correia, Juliana de Conto, Dayane Domeneghini Didoné, and Mariane Amaral. "Saúde auditiva e emissões otoacústicas evocadas em motoristas de uma cidade do interior do Paraná, Brasil." ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION 10, no. 4 (April 7, 2021): 631–36. http://dx.doi.org/10.21270/archi.v10i4.4924.

Full text
Abstract:
Introdução: O ruído é um tipo de som que provoca sensação auditiva desagradável, podendo provocar efeitos auditivos e extra auditivos. Motoristas são profissionais que estão sujeitos a prejuízos de saúde geral e auditiva, pois precisam enfrentar o ruído diariamente em suas atividades profissionais. Objetivo: Verificar a presença ou ausência das emissões otoacústicas evocadas por produto de distorção, queixas auditivas e extra-auditivas, bem como promover uma ação educativa sobre saúde auditiva em um grupo de motoristas de uma cidade do interior do Paraná, Brasil. Métodos: Participaram 21 motoristas e o estudo foi dividido em três etapas, sendo na primeira, a aplicação de questionário, na segunda, inspeção visual do conduto auditivo externo e exame de emissões otoacústicas e na terceira etapa foi realizada ação educativa aos motoristas sobre cuidados em saúde auditiva. Resultados: O sintoma auditivo mais relatado foi a sensação de plenitude auricular e o sintoma extra-auditivo, foi a cefaleia. Quanto às emissões otoacústicas, foi observado que estavam presentes em mais de 70% das orelhas. Conclusão: Este grupo de motoristas apresenta poucas queixas relacionadas à saúde geral e à audição. No que se refere às emissões otoacústicas, foi observado que estavam presentes na maior parte das orelhas estudadas, exceto nas frequências mais agudas, de 4 e 5 KHz. Quanto à ação educativa realizada para esses profissionais, pode-se perceber que os mesmos apresentam poucos conhecimentos sobre os cuidados em saúde auditiva e higienização da orelha, sendo a orientação uma atividade imprescindível para essa população.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Moraes, Juliana de Oliveira, and Mirian Ribeiro Galvão Machado. "Qualidade microbiológica de polpa de frutas no Brasil: Um panorama dos anos 2010 a 2020." Research, Society and Development 10, no. 7 (June 18, 2021): e17110716377. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16377.

Full text
Abstract:
Esta revisão traz uma visão geral acerca da qualidade microbiológica de polpas de frutas comercializadas no Brasil, através de uma revisão integrativa de estudos publicados entre os anos de 2010 e 2020. Foram consultadas três bases de dados (Google acadêmico, Scientific Electronic Library Online e Biblioteca Virtual da Saúde), usando-se os termos descritores: polpa de frutas, qualidade, qualidade microbiológica e qualidade higiênico-sanitária. Os resultados das buscas foram avaliados e selecionados, considerando o objetivo do estudo, assim como os fatores de inclusão e exclusão. Foram selecionados 56 estudos para análise, descrição, discussão e síntese do conhecimento produzido através dos mesmos. Após análise, verificou-se que 94,6% dos estudos foram publicados no idioma português e 44,6% foram realizados no Nordeste do Brasil. Em geral, as análises microbiológicas foram realizadas através de métodos convencionais (87,5%) e os parâmetros mais avaliados foram: enumeração de coliformes termotolerantes (71,4%), pesquisa de Salmonella sp. (64,3%), enumeração de bolores e leveduras (60,7%) e enumeração de coliformes totais (58,9%). Os estudos que realizaram a enumeração de coliformes termotolerantes, enumeração de bolores e leveduras e pesquisa de Salmonella sp., 31,7%, 67,7% e 16,7%, respectivamente, apresentaram pelo menos uma amostra em desacordo com os limites permitidos pela legislação brasileira. Os resultados dos estudos avaliados demonstraram que o processamento de polpas de frutas no Brasil ainda enfrenta problemas de padronização acerca dos parâmetros microbiológicos exigidos e limites considerados seguros para comercialização deste produto. Neste contexto, destacam-se a necessidade de maior vigilância e inspeção do processamento de polpas de frutas comercializadas no território brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Gomes, Eliane C., and Raquel R. B. Negrelle. "CAPIM-LIMÃO - Cymbopogon citratus (D.C.) Stapf: SUBSÍDIOS PARA MELHORIA DE QUALIDADE DO CULTIVO, INDUSTRIALIZAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO NO ESTADO DO PARANÁ." Scientia Agraria 7, no. 1 (December 31, 2006): 119. http://dx.doi.org/10.5380/rsa.v7i1.7283.

Full text
Abstract:
Considerando-se o mercado promissor para produtos naturais e sua crescente demanda, aliados à carência deconhecimentos em várias áreas, especialmente estudos que relacionam a qualidade aos segmentos da cadeia produtiva das espécies,esta tese teve como objetivo realizar estudos a respeito da qualidade de Cymbopogon citratus (D.C.) Stapf no cultivo, industrialização e comercialização, relacioná-los às suas possíveis causas e propor soluções aos agentes envolvidos na cadeia produtiva da espécie,no Estado do Paraná; visando subsidiar a melhoria do sistema como um todo. Este trabalho envolveu pesquisa de campo, entrevistascom produtores e outros agentes da cadeia de produção, além de diferentes análises laboratoriais de qualidade do produto bruto,beneficiado ou final disponível no mercado consumidor de Curitiba (2000-2003). Os resultados desta pesquisa compõe os 9 capítulosque integram a tese. Nos capítulos 1 e 2, apresenta-se uma vasta revisão de literatura englobando aspectos botânicos, ecológicos,fitoquímicos e farmacológicos do capim-limão, sendo o composto químico principal o aldeído citral, destacando-se as ações analgésica,antimicrobiana, inseticida e antitumoral da planta. No Capítulo 3, apresenta-se o estudo prospectivo da cadeia produtiva do capim-limãono Estado do Paraná, evidenciou como principais componentes desta cadeia: a unidade produtiva, a agroindústria, a indústria (química,alimentícia e farmacêutica), o comércio (atacadista e varejista) e o mercado consumidor (interno e externo). No Capítulo 4, um panoramadetalhado dos procedimentos associados ao cultivo do capim-limão no Estado do Paraná, evidenciou as congruências e divergênciasdos dados de pesquisa de campo com o descrito na literatura como adequado para este tipo de cultura. No capítulo 5, trata-se dasetapas de colheita e pós-colheita (beneficiamento, embalagem e armazenamento) do capim-limão praticados pelos produtoresparanaenses, com vistas a subsidiar a oferta de um produto de boa qualidade. No capítulo 6, apresentam-se informações sobreembalagem e rotulagem das marcas de chá de capim-limão comercializadas pelo segmento supermercado na cidade de Curitiba,detectando-se 19 marcas. No capítulo 7 são apresentados os resultados de pesquisa exploratório-descritiva realizada no setorsupermercadista visando avaliar a qualidade e adequabilidade do acondicionamento (embalagem) e local de armazenagem de chásfrente à legislação vigente. Além disso, elaborou-se um instrumento base para incrementar a inspeção sanitária neste setor decomercialização. A pesquisa apresentada no Capítulo 8 visou avaliar 4 marcas de chá de capim-limão comercializadas na regiãometropolitana de Curitiba. no que concerne à qualidade microbiológica e físico-química, tendo como base a legislação brasileira doMinistério da Saúde para alimentos. Evidenciou-se a presença de bactérias como Escherichia coli, além de bolores e leveduras, compresença de Aspergillus niger em duas amostras. Não foi detectada Salmonella sp., nem aflatoxinas. No capítulo 9, sintetizando os diferentes problemas e gargalos evidenciados nos trabalhos anteriormente citados, é apresentado um conjunto de recomendações epropostas aos agentes econômicos que atuam e processam na cadeia produtiva do capim-limão no Estado do Paraná.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Morais, Artur Pereira de, Mateus Gonçalves Silva, Andressa Gonçalves de Santana Silva, Jamilton Costa Pereira, and Maria Cândida de Almeida Mariz Dantas. "ANÁLISE DA ROTULAGEM DE MÉIS COMERCIALIZADOS NO ALTO SERTÃO PARAIBANO." Revista de Agroecologia no Semiárido 3, no. 3 (January 16, 2020): 24. http://dx.doi.org/10.35512/ras.v3i3.3658.

Full text
Abstract:
<p> O potencial brasileiro para produção apícola é notável, porém ainda pouco explorado. As carcaterísticas climáticas e de vegetação são propícias à produção de mel, inclusive tanto para comercialização local, regional, estadual e até a nível de exportação internacional. O mel é considerado uma substância viscosa elaborado pelas abelhas através do néctar coletado nas flores misturado a pólen e água, as pessoas no mundo todo consomem mel de abelha, porém muitas vezes estão são suceptíveis a fraudes, adulterações e até ausência de informações sobre a originalidade e a qualidade do produto que deveriam constar nos rótulos das embalagens. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a fim de regulamentar as unidades de produção e comercialização dos produtos alimentícios de origem animal estabelece mecanismos de fiscalização, porém ainda são gritantes os índices de inconformidades evidenciados. Portanto, com o intuido de averiguar a conformidade no âmbito da comercialização de méis de abelhas <em>Apis mellifera</em> em localidades do Alto Sertão Paraibano, objetivou-se analisar e identificar irregularidades relacionadas a rotulagem de diferentes marcas de méis adquiridas em diferentes supermercados, lojas de produtos naturais ou direto com apicultores. Foram adquiridas 8 marcas de méis e identificadas sigilosamente com letras consecultivas de A-H para averiguar as conformidades dos rótulos por meio da ferramente de <em>check-list</em> confeccionadas através das RDC’s 359 e 360 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que regulamentam as informações obrigatórias e nutricionais que devem constrar nos rótulos dos alimentos. Os dados foram tabelados por meio do programa Microsoft Excel 2013. De acordo com os dados obtidos, todas as marcas de méis comercializados em cidades do Alto Sertão Paraibano presentaram algumas inconformidades em relação a legislação vigente. Sobre o Selo de Inspeção Federal (SIF), Estadual (SIE) ou Municipal (SIM) e o lote, apenas 3 das 8 marcas apresentaram a informação, sobre a identificação do produtor, metade das marcas expuseram o nome do apicultor responsável, já para informações de florada predominante, alerta de restrição ao consumo por crianças com menos de 1 ano de idade e ausência de glúten, apenas 2 entre as 8 forneceram as informações. Sobre outras informações necessárias ao consumidor, como identificação da marca, conteúdo/peso líquido, informação nutricional e data de envase, 100% das marcas explicitaram-nas em suas rotulagens. Todas as marcas de méis apresentaram apenas informações de valores nutricionais do valor energético e carboidratos. Conclui-se que existem irregularidades relacionadas a rotulagem dos méis comercializados na região de Sousa-PB, necessitando de maior e melhor fiscalização por meio dos orgão competentes, a fim de garantir satisfação e segurança dos consumidores.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Bezerra, Hellen Tenório, José Andreey Almeida Teles, and Gil Dutra Furtado. "CONDIÇÕES FÍSICAS E HIGIÊNICO-SANITÁRIAS DO ABATE CLANDESTINO EM UM MUNICÍPIO DE ALAGOAS, NORDESTE BRASILEIRO." ENVIRONMENTAL SMOKE 3, no. 3 (December 28, 2020): 18–30. http://dx.doi.org/10.32435/envsmoke.20203318-30.

Full text
Abstract:
O Brasil é líder em exportações e dono do segundo maior rebanho mundial, com cerca de 200 milhões de cabeças de gado. Mesmo apresentando números elevados referentes à produção de produtos cárneos, o país sofre com a clandestinidade no abate de bovinos. Além disso, o consumo de carne ou subprodutos contaminados pode ser a causa de diversas doenças graves. Essas doenças só podem ser devidamente identificadas mediante a inspeção ante e post-mortem às quais os animais são submetidos no matadouro legalizado, procedimento que não ocorre em abates clandestinos. Diante disso, objetivou-se realizar uma análise das condições físicas e higiênico-sanitárias do abate clandestino em um município de Alagoas bem como, sua implicação na saúde pública. Foram realizadas visitas durante o período de junho a julho de 2019, com abate semanal médio de dez animais sendo observados condições das instalações, higiene do local e dos manipuladores, procedimento de matança, uso de equipamentos, forma de abate até o transporte e destino do produto final. Durante a visita ao abatedouro foi observado que no local do abate não tinha nenhum tipo de adequação para o fim a que se destinava, pois não existia nenhum tipo de instalações físicas acontecendo ao ar-livre e favorecendo assim a proliferação de micro-organismos. As pessoas envolvidas não utilizavam EPI’s durante as etapas de abate dos animais. A esfola aérea não era utilizada em nenhum dos animais, devido à inexistência de trilhos aéreos, sendo realizada diretamente no solo, propiciando a contaminação da carcaça. As vísceras eram lavadas em tonéis e baldes de água, manipuladas em cima de lonas e sacos de estopas sendo enxugadas com auxílio de um pano de prato, em precárias condições de higiene. As carnes eram expostas em ganchos facilitando a retirada das pelancas ao ar-livre e à temperatura ambiente, até serem recolhidas e transportadas na mala de carros particulares, carrocinhas e carroceria de caminhão até o mercado e açougues da região, sem refrigeração e condições precárias de armazenamento. Concluiu-se que as condições físicas e higiênico-sanitárias são inexistentes para a finalidade que se destinam, pondo em risco a saúde do manipulador e da população.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Silva, Sérgio Macedo, Pedro Augusto Menezes Nogueira, Rafael Silva Dias, Gabriel Lemes Jorge, and Willian Alves Machado. "NOTA TÉCNICA: INSPEÇÃO DE PULVERIZADORES E QUALIDADE NA APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOSSANITÁRIOS." REVISTA ENGENHARIA NA AGRICULTURA - REVENG 24, no. 5 (January 26, 2017): 439–49. http://dx.doi.org/10.13083/reveng.v24i5.658.

Full text
Abstract:
Considerando o cenário atual da agricultura brasileira, um aspecto de grande importância para o êxito da atividade agrícola é a correta aplicação de produtos fitossanitários, a qual exerce papel fundamental para o controle de pragas, doenças e plantas daninhas. A conscientização tanto do produtor como do aplicador de produtos fitossanitários é de extrema importância, o que não é feito de forma eficiente em muitos casos, contribuindo para a contaminação do meio ambiente, deriva e aplicação de superdose de produtos. Buscou-se com este trabalho realizar a inspeção de pulverizadores e o treinamento de produtores e aplicadores sobre as boas práticas na aplicação de produtos fitossanitários. Foram realizadas inspeções em máquinas utilizadas para pulverização na região do Triângulo Mineiro, MG. Foi feita a medição da vazão das pontas de pulverização. Os resultados encontrados mostraram que todas as máquinas inspecionadas não recebiam inspeções ou calibrações periódicas e a variação do volume de pulverização foi o principal fator para classificação da nota final dos pulverizadores. Por fim, foi possível concluir que a inspeção periódica de pulverizadores e o treinamento de operadores para a aplicação ainda necessitam de maior atenção e conscientização por parte dos produtores e assistência técnica rural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography