Academic literature on the topic 'Instituições financeiras bancárias'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Instituições financeiras bancárias.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Instituições financeiras bancárias"

1

Alves e Souza, Júlia, Douglas José Mendonça, Gideon Carvalho de Benedicto, and Francisval de Melo Carvalho. "APPLICATION OF FACTOR ANALYSIS TO IDENTIFY THE MAIN INDICATORS OF ECONOMIC AND FINANCIAL PERFORMANCE IN BANKING FINANCIAL INSTITUTIONS." Revista Catarinense da Ciência Contábil 16, no. 47 (April 28, 2017): 26–41. http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v16n47p26-41.

Full text
Abstract:
Este estudo tem como objetivo identificar, por meio da análise fatorial, os indicadores econômico-financeiros mais relevantes para a avaliação do desempenho das instituições financeiras bancárias. São englobadas 118 instituições financeiras bancárias com atividades no Brasil, ao longo dos anos de 2011 a 2014. Realiza-se um estudo quantitativo e descritivo. Para a análise dos dados, utiliza-se a técnica estatística de análise fatorial. No processo de aplicação da técnica, verificou-se a adequação geral do modelo e de cada uma das variáveis, de forma a identificar os principais indicadores que deverão compor as avaliações de instituições bancárias. O estudo foi desenvolvido a partir de um conjunto inicial de 17 indicadores, utilizados para analisar o desempenho econômico-financeiro de tais instituições. Seguindo os critérios das técnicas de análise fatorial, foram selecionados os indicadores que explicam o máximo de variância a partir do menor número possível de variáveis. Os resultados mostram que os indicadores mais relevantes para a avaliação do desempenho dessas instituições são: Retorno sobre o Investimento Total, Margem Líquida, Retorno sobre o Patrimônio Líquido, Relação Capital/Depositantes, Índice Empréstimos/Depósitos, Liquidez Imediata, Encaixe Voluntário e Índice de Sensibilidade de Juros. Esses 8 indicadores podem, ainda, ser substituídos por 3 fatores, os quais explicam aproximadamente 89,23% da variância total dos dados. Os fatores “Rentabilidade e Lucratividade”, “Capital e Liquidez” e “Encaixe e Sensibilidade aos Juros” permitem classificar e comparar o desempenho das instituições financeiras bancárias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Martins, Vanessa Maciel, and José Alves Dantas. "Evidenciação sobre Risco de Crédito pelos Bancos Brasileiros nas Demonstrações Financeiras em IFRS e Cosif." Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI 2, no. 1 (November 28, 2014): 42. http://dx.doi.org/10.26694/2358.1735.2014.v1ed22083.

Full text
Abstract:
Um dos principais preceitos da contabilidade é o de assegurar a transparência das informações aos usuários das demonstrações financeiras. Associando esse preceito aos diversos riscos inerentes às atividades bancárias, é essencial a evidenciação da informação sobre esses riscos para garantir a confiabilidade e a estabilidade do sistema financeiro. O presente estudo teve por objetivo central identificar qual dos dois padrões de divulgação financeira adotados no Sistema Financeiro Nacional (SFN) – IFRS ou Cosif – melhor atende aos requisitos de evidenciação sobre risco de crédito previsto no Acordo de Basileia. Para essa comparação foram analisadas as informações divulgadas sobre risco de crédito nas demonstrações financeiras anuais, referentes aos anos de 2010, 2011 e 2012, seguindo os dois modelos de divulgação, das dez maiores instituições financeiras em atuação no Brasil do tipo Consolidado Bancário I, considerando o parâmetro de ativos totais. Por meio de análise de conteúdo, foi apurado o grau de Divulgação do Risco de Crédito (DRC) para as instituições bancárias da amostra, nos três períodos, atribuindo notas, entre 0 e 1, para cada um dos oitos requisitos de divulgação previstos no Pilar 3 de Basileia II, nas demonstrações financeiras elaboradas com base nos padrões IFRS e Cosif. Constatou-se que, nos três períodos analisados, as demonstrações em IFRS têm, na média, atendido mais adequadamente aos requisitos de divulgação sobre risco de crédito previsto no Acordo que as demonstrações financeiras anuais seguindo o modelo Cosif. A análise dos requisitos de divulgação, por instituição, reforça essas evidências de maior divulgação nas demonstrações em IFRS, tendo em vista que apenas nove dos dez bancos da amostra apresentam maior grau de evidenciação nas demonstrações elaboradas com esse padrão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Costa, Armando João Dalla, and Elson Rodrigo de Souza-Santos. "Indústria bancária brasileira: evidência da formação de instituições financeiras multinacionais." Revista de Economia Contemporânea 18, no. 2 (August 2014): 241–66. http://dx.doi.org/10.1590/141598481824.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, o objetivo é caracterizar o movimento de internacionalização e formação de multinacionais bancárias brasileiras. Para isso, buscou-se identificar se a indústria bancária do país apresenta condições para criar esse tipo de conglomerado financeiro e quais são as instituições líderes e os primeiros passos rumo à internacionalização. Em seguida, discutem-se os fatores propulsores e inibidores do movimento de expansão e internacionalização. Os resultados indicam que tais processos existem, e as instituições envolvidas são o Banco do Brasil, Itaú/Unibanco e Bradesco. Os fatores propulsores são identificados como solidez institucional, reestruturação bancária dos anos 1990 - que deu solidez e forçou as instituições a repensarem seus negócios - e, o momento favorável da economia brasileira com o fortalecimento do mercado interno. Como inibidores surgem o risco gerado pela incerteza e instabilidade provocado pela crise financeira de 2008 que ainda não possui um desdobramento previsível.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pinho, Renato Lúcio, Fernanda Carla Wasner Vasconcelos, Cristiana Trindade Ituassu, and Íris Barbosa Goulart. "A EXCLUSÃO BANCÁRIA COMO CONSEQUÊNCIA DA MIOPIA DE MARKETING." Revista Economia & Gestão 16, no. 43 (August 8, 2016): 5. http://dx.doi.org/10.5752/p.1984-6606.2016v16n43p5.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi analisar os desafios da inclusão bancária a partir das dimensões: produtos e serviços; canais de atendimento; comunicação. Os fatores críticos que impactam o sujeito da base da pirâmide social, em especial, o microempreendedor, no acesso e utilização dos produtos e serviços oferecidos pelas instituições bancárias são apresentados ao leitor, com base nos depoimentos de 37 entrevistados, todos micro-empreendedores que mantêm suas atividades no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte – MG. Suas falas foram submetidas a uma análise de conteúdo e os resultados evidenciam, como pontos críticos para uma inclusão bancária eficiente: canais de atendimento alternativos e fisicamente mais próximos; tecnologia segura, de fácil acesso e com uso intuitivo; custo dos produtos e operações financeiras compatível com a população; atendimento de qualidade em todos os canais de atendimento; propaganda específica direcionada para esse público e, por fim, uma política constante de promoção de educação financeira. Segundo os resultados da pesquisa, essas ações poderiam reduzir o distanciamento entre as instituições bancárias e o sujeito objeto do estudo, evidenciando o papel do marketing como potencial instrumento de inclusão
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Martinez, Antonio Lopo, and Acione De Souza Loose. "Provisão para créditos de liquidação duvidosa e controles de limites de solvência em instituições bancárias no Brasil." Revista Contemporânea de Contabilidade 16, no. 41 (December 31, 2019): 23–43. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2019v16n41p23.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo verificar como a Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa pode ser influenciada pelo nível de capital regulatório nas instituições bancárias no Brasil para manter seu limite de solvência, o Índice de Basiléia. E ainda, verificar se existe uma motivação para Income Smoothing, Gerenciamento de Resultado. Foram utilizados os dados de 115 instituições financeiras bancárias situadas no Brasil divulgado pelo Banco Central do Brasil (BACEN) nos anos de 2010 a 2016. De maneira geral, as análises ilustram que, o Resultado das operações de crédito explica uma elevação nas provisões para créditos de liquidação duvidosa, porém a análise não apontou que a Provisão de Crédito para Liquidação Duvidosa esteja sendo gerenciada em função dos níveis de capital regulatório. O modelo não evidenciou que o volume de Provisão de Crédito para Liquidação Duvidosa esteja relacionado ao montante de capital das instituições financeiras bancárias do Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Salvador, Evilasio. "Fundo público e políticas sociais na crise do capitalismo." Serviço Social & Sociedade, no. 104 (December 2010): 605–31. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-66282010000400002.

Full text
Abstract:
A característica comum a todas as crises financeiras dos últimos trinta anos é o comparecimento do fundo público para socorrer instituições financeiras falidas durante as crises bancárias, à custa dos impostos pagos pelos cidadãos. Com a financeirização da riqueza, os mercados financeiros passam a disputar cada vez mais recursos do fundo público, impedindo a expansão dos direitos sociais. Este artigo tem por objetivo discutir a crise do capital a partir do papel exercido pelo fundo público e seus rebatimentos no financiamento da seguridade social no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Souza, Laura Oliveira de, Isabela Lorrayni Deodato Pedreiro, Ana Luísa Moreira Alves Barbosa, and Willian Antônio de Castro. "A influência da Governança Corporativa na rentabilidade das Instituições Financeiras." Research, Society and Development 8, no. 8 (May 30, 2019): e09881179. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i8.1179.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como principal objetivo estudar a Governança Corporativa (GC) como determinante de desempenho para as 27 Instituições Financeiras listadas no segmento bancário da Brasil, Bolsa, Balcão (B3) em 2018. Apurando se, estas obtiveram melhores indicadores de rentabilidade, liquidez e mercado ao pertencerem à um dos níveis diferenciados de Governança (Nível 1, Nível 2 ou o Novo Mercado). Segundo Fernandes, Dias e Cunha (2010), e Vinhado (2010), a Governança dentro das Instituições Financeiras diminuiria os conflitos de agência potencializados pelo risco extra que este ramo apresenta, tendo assim, ganhos de performance devido ao rigor das práticas exigidas. Para a análise, coletou-se informações através das demonstrações financeiras: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração de Fluxo de Caixa e Notas Explicativas, referentes aos anos de 2010 à 2017. Os indicadores foram calculados anualmente, e classificados em dois grupos: com e sem GC diferenciada. Com o teste de média t-Student, foi testado se há diferença entre as médias de ambos os grupos a um nível de confiança estatística de 95%. Os resultados rejeitam as hipóteses de que pertencer a um dos níveis especiais de GC, garante melhores índices de liquidez e rentabilidade, exceto para a Margem de Lucro que neste caso tem média maior. Contudo, confirmou-se que as empresas possuem melhor performance de mercado ao avaliar o EBITDA. Percebe-se então que os resultados econômicos e financeiros das instituições bancárias não são impactados de forma positiva pela GC, ao contrário da performance de mercado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silveira, María Laura. "Finanças, consumo e circuitos da economia urbana na cidade de São Paulo." Caderno CRH 22, no. 55 (April 2009): 65–76. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-49792009000100004.

Full text
Abstract:
Partindo do novo papel financeiro e organizacional da cidade de São Paulo, buscamos compreender as interferências do circuito superior sobre o circuito inferior. Ambos os circuitos diferenciam-se pelos graus de capital, tecnologia e organização. Existe uma oferta extraordinária de crédito desburocratizado, realizada por instituições financeiras bancárias e não-bancárias, redes, franquias e outlet de eletrodomésticos, roupas e materiais de construção A complexa organização financeira do circuito superior, apoiada nos atuais sistemas técnicos e na propaganda, permite a expansão social e territorial dos seus mercados, evitando capacidades ociosas e invadindo os mercados tradicionalmente pertencentes ao circuito inferior. Ainda que se trate de um fenômeno nacional, sua densidade, na metrópole paulista, é indiscutível, com a maior concentração de estabelecimentos e dinheiro. Criam-se novos nexos de subordinação, e as áreas mais concentradas da metrópole tornam-se localizações necessárias para essas grandes empresas. Aumentam, concomitantemente, o consumo e a pobreza.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Mendonça, Douglas José, Júlia Alves e. Souza, Eduardo Gomes Carvalho, and Francisval De Melo Carvalho. "FATORES QUE INFLUENCIAM A RENTABILIDADE DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS BANCÁRIAS BRASILEIRAS: CONCLUSÕES COM BASE NA MODELAGEM DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS." REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade 8, no. 1 (May 28, 2018): 107–23. http://dx.doi.org/10.18696/reunir.v8i1.743.

Full text
Abstract:
Este estudo objetivou identificar fatores que influenciam a rentabilidade das instituições financeiras bancárias no Brasil. A pesquisa propôs a utilização da Modelagem de Equações Estruturais (SEM) para investigar tais fatores. A amostra foi composta por 150 instituições financeiras bancárias brasileiras, no período de 2012 a 2016. Para a análise dos dados, foi utilizada a SEM com o modelo de medição reflexivo. As variáveis empregadas para representar a rentabilidade foram o Retorno sobre Ativos (ROA) e o Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE). Foram testadas 5 hipóteses, referentes às variáveis macroeconômicas, ao tamanho das instituições, à captação, à diversificação e às despesas operacionais. No modelo de mediação reflexiva ajustado no estudo, todos os critérios de avaliação foram atendidos, fornecendo suporte para a confiabilidade e validade das medidas reflexivas. Como resultados, observou-se que as variáveis latentes testadas explicam, de forma moderada, 20,5% da variância da rentabilidade. Das 5 hipóteses de pesquisa, 3 foram confirmadas. Concluiu-se que quanto maior a captação (capacidade da instituição de receber depósitos à vista), maior é a rentabilidade da instituição. A diversificação das fontes de receita também está positivamente relacionada à rentabilidade. Por outro lado, ficou evidente que quanto maiores são os gastos operacionais relativamente ao porte do banco, menos rentável é a instituição. Destaca-se que a captação se revelou, no modelo analisado, como o fator mais importante para explicar a rentabilidade das instituições financeiras bancárias brasileiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Shinkoda, Marcelo Henrique, and Marcelo José Braga. "As políticas macroprudenciais e a concorrência bancária entre 2009 e 2016." Economia Aplicada 23, no. 3 (September 1, 2019): 83–112. http://dx.doi.org/10.11606/1980-5330/ea146483.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi analisar se as políticas macroprudenciais/concorrenciais editadas entre 2009 e 2016 afetaram direta ou indiretamente a conduta concorrencial das instituições financeiras. Para isso, utilizou-se a estatística H de Panzar e Rosse. Os dados foram constituídos por um painel com 44 instituições bancárias que atuaram no Brasil no período. Os resultados indicaram que a conduta das instituições financeiras foi, entre 2009 e 2013, de um monopólio, passando a uma conduta neutra entre 2014 e 2015 e, a partir de então, uma concorrência monopolística. Concluiu-se que a política de portabilidade do crédito (editada em dezembro de 2013) foi a que teve impacto de neutralidade sobre a competição das instituições financeiras, enquanto que a exigibilidade de Basileia III a partir de 2015 efetivou a conduta competitiva do setor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Instituições financeiras bancárias"

1

Guimarães, Glauco Leonardo Evangelista. "Gerenciamento do risco socioambiental nas instituições financeiras bancárias no Brasil." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2015. http://dx.doi.org/10.26512/2015.08.D.20059.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável, 2015.
Este trabalho parte da convicção de que a questão socioambiental está estreitamente relacionada à atividade de crédito bancário e é uma das variáveis importantes a serem consideradas nos negócios das instituições financeiras. O estudo revela que as instituições bancárias reconhecem o risco financeiro que se manifesta na concessão de crédito ao setor produtivo, como decorrência do risco de impactos socioambientais negativos presente nas atividades financiadas. Diante da necessidade de lidar com riscos dessa natureza, modelos de gerenciamento de risco socioambiental já são adotados pelas principais instituições bancárias no Brasil. Para avaliar a maneira pela qual o setor financeiro executa a gestão de tais riscos, foi examinada uma amostra de seis bancos que representam cerca de 70% do crédito concedido no Sistema Financeiro Nacional. A partir do levantamento bibliográfico, do tratamento de dados contábeis oficiais, do estudo das informações divulgadas pelos bancos da amostra, da realização de entrevistas e da aplicação de questionários, é possível concluir que os bancos adotam postura proativa na adoção de procedimentos que podem refrear danos ambientais nas atividades econômicas. A mitigação do risco socioambiental, no entanto, justifica-se por uma necessidade de mercado e está restrita a operações de crédito cujo potencial de danos socioambientais figura como alvo da ação de ONGs, da mídia ou cujos efeitos financeiros podem comprometer a liquidação do crédito. Ainda que tenham assumido postura proativa para mitigar riscos socioambientais a partir de motivação comum, as instituições bancárias apresentam procedimentos bastante heterogêneos para a gestão desses riscos e carecem do apoio da regulação bancária para regulamentação dos modelos de gerenciamento do risco socioambiental.
This study is based on the conviction that the social-environmental issue is closely related to credit banking activity and is one of the important variables to consider in the financial institutions’ business. The study reveals that banks recognize the financial risk that manifests itself in credit operations to the productive sector, as a result of risks of negative social and environmental impacts in the financed activities. Faced with the need to deal with such risks, social-environmental risk management models have been already adopted by major banking institutions in Brazil. To assess the manner by which the financial sector performs the management of such risks, a sample of six banks was examined representing about 70 % of the credit granted in the National Financial System. From bibliographic survey, official data processing, the study of information disclosed by banks, and conducting interviews and questionnaires, it can be concluded that banks present proactive attitude on the adoption of procedures that can curb environmental damage in economic activities. The mitigation of social and environmental risks, however, is justified as a market need and is restricted to those credit operations whose potential environmental damage are targets for the action of NGOs, the media, or whose financial consequences may affect the credit settlement. Despite taking such proactive attitudes to mitigate environmental risks from a common motivation, banking institutions present very heterogeneous procedures for the management of those risks and need support from bank regulation for definition and standardization of social-environmental risk management models.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Goulart, André Moura Cintra. "Gerenciamento de resultados contábeis em instituições financeiras no Brasil." Universidade de São Paulo, 2008. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-17032008-124153/.

Full text
Abstract:
As instituições financeiras apresentam, como particularidade, a dependência de recursos de terceiros para o desenvolvimento de suas atividades, assumindo importância a realização de captações a baixos custos. Para tanto, é fundamental a manutenção de imagem de solidez financeira, eficiência de desempenho e boa reputação. Neste contexto, entende-se que a suavização de resultados (income smoothing) é prática de gerenciamento de resultados contábeis (GR) de especial interesse para os bancos. Isto decorre da relevância, no segmento bancário, de transmitir imagem de constância de resultados, evitando-se a apresentação de altas volatilidades nos lucros divulgados, as quais podem afetar negativamente a percepção dos investidores quanto aos padrões futuros de resultados e quanto aos riscos envolvidos nas operações da instituição. O presente trabalho investiga a utilização, pelas instituições financeiras (IF) em atuação no Brasil, da contabilização de operações de crédito, títulos e valores mobiliários (TVM) e derivativos para fins de GR. Questiona-se se os padrões contábeis vigentes no sistema financeiro nacional (SFN), nas três áreas mencionadas, estão sendo empregados com o propósito de suavização de resultados. Na pesquisa empírica, adotando-se as técnicas de correlação e regressão, foram avaliados dados contábeis semestrais das 50 maiores IF em atuação no Brasil, no período de junho de 2002 a dezembro de 2006, tendo em vista identificar a possível utilização da PDD (provisão para devedores duvidosos nas operações de crédito) ou de ajustes a valor de mercado de TVM ou do resultado com derivativos para a suavização de resultados. As análises são realizadas para o conjunto das 50 maiores instituições, com o objetivo de apreender o comportamento geral do SFN, não sendo propósito a identificação de comportamentos individualizados em termos de GR. Os resultados obtidos indicam o emprego das operações de crédito e derivativos na suavização de resultados contábeis e também dos ajustes positivos a valor de mercado de TVM. O efeito na suavização de resultados revelou-se mais forte no caso de operações de crédito, por meio da PDD, e derivativos, por meio do resultado com derivativos, nesta ordem de importância, tendo posição de menor relevância os ajustes a VM de TVM. Constatou-se que a PDD é o instrumento mais \"poderoso\" em termos de suavização de lucros bancários, seguido pelos derivativos; os ajustes positivos a VM de TVM também favorecem a suavização de resultados contábeis, mas desempenham papel menos relevante, não contribuindo de forma tão significativa como a PDD e o resultado com derivativos. Quanto aos derivativos, o efeito de suavização de resultados alinha-se com sua utilização como instrumento de proteção (hedge), de maneira a evitar maiores flutuações nos lucros contábeis das IF. Em suma, constatou-se o efeito de suavização no resultado contábil por meio das despesas com PDD (operações de crédito), resultado com derivativos e também, mas em menor intensidade, por meio das receitas com ajustes positivos a VM de TVM. As despesas com ajustes negativos a VM de títulos, por sua vez, não tiveram confirmada sua participação no processo de GR e de suavização dos lucros das instituições financeiras em atuação no Brasil.
Financial institutions present, as a distinctive feature, a dependence of financial resources from third parties for the development of their activities. This way, the obtaining of low cost funding becomes a major issue and in order to succeed in doing so, it is fundamental to sustain financial soundness, performance efficiency and a good reputation. In this context, income smoothing is perceived to be an earnings management (EM) practice of especial interest for banks. This derives from the fact that it is relevant - for the banking industry -, to transmit an image of constant earnings, thus preventing high volatilities in reported earnings, which could affect negatively investors\' perception concerning future levels of earnings as well as the risks taken in the operations carried out by the institution. This work investigates the employment of credit, securities and derivatives accounting by financial institutions in Brazil, for the purpose of managing results. The question is whether actual accounting standards of the Brazilian financial system (BFS) - in the three mentioned areas -, are being used so as to smooth earnings. In the empirical research, considering the period of June 2002 to December 2006, semiannual accounting data from the 50 greatest financial institutions in Brazil were analyzed so as to identify any pattern of income smoothing by means of loan & loss provision, unrealized gains or losses on securities or net gains (or losses) on derivatives. The analyses were conducted for the 50 greatest financial institutions taken as a whole, so as to grasp the general behavior of the Brazilian financial system. This way, individual behavior of any particular institution in terms of EM is not the purpose of this work. The results obtained in this work hints at the employment of credit and derivatives accounting as well as unrealized gains on securities in order to smooth earnings. The income smoothing effect proved to be more prominent in the case of loan & loss provisions derived from credit operations. Derivatives accounting were found to be next in importance, being unrealized gains on securities the less relevant source of smoothing. As for derivatives, the income smoothing effect is in accordance with their use as an instrument of hedging: they prevent great fluctuations (in terms of earnings) from happening. In short, this work indicates that the income smoothing is brought into effect by loan & loss provisions, gains (losses) on derivatives as well as via unrealized gains on securities (to a lesser degree). The unrealized losses on securities, however, had neither a role in the process of EM nor were they items that could account for income smoothing of financial institutions in Brazil, according to the estimates obtained from the correlation and regression analysis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Freitas, Sergio Honorio de. "O uso da informação para a alta administração das instituições financeiras bancárias no Brasil." Universidade Federal de Minas Gerais, 2000. http://hdl.handle.net/1843/LHLS-69XR3U.

Full text
Abstract:
The work carries out a survey of the process of running information on the finance banking institutions in Brazil, with emphasis on the use of information by the high management. The study analyses and discusses the identification of internal and external sources of information, their treatment, storage and diffusion, and relate these activities to the environment monitoring process and to the decision process. It analyses the use of information by the high management in the short, medium and long term, comparing the behavior of the business men to the one described by literature. It concludes presenting an assessment of the amount and quality of the information received by the participants of the research and suggesting the carrying out of complementary works.
O trabalho faz o levantamento do processo de gerenciamento de informações nas instituições financeiras bancárias no Brasil, com ênfase no uso de informações por parte da alta gerência. O estudo analisa e discute a identificação de fontes de informações internas e externas, seu tratamento, armazenamento e difusão e relaciona estas atividades ao processo de monitoramento ambiental e ao processo decisório. Analisa o uso das informações pela alta gerência no curto, médio e longo prazo, comparando o comportamento dos executivos com o descrito na literatura. Conclui apresentando uma avaliação da quantidade e qualidade das informações recebidas pelos participantes da pesquisa e sugerindo a realização de trabalhos complementares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Barbosa, Flávia Lorenne Sampaio. "A governança corporativa na análise de crédito de instituições financeiras bancárias do Brasil : um estudo multicaso." Universidade de Fortaleza, 2012. http://dspace.unifor.br/handle/tede/89186.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2019-03-29T23:36:37Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2012-05-25
Among the fundamental aspects for the good operation and functionality of the credit system are the level and the quality of information that financial agents have demand. Some companies withdrawing resources are seeking to adopt corporate governance practices, to increase the confidence of suppliers of capital and their propensity to invest resources in it. This study aims to investigate the relevance of corporate governance practices of companies withdrawing resources in analyzing the process of granting credit from Banking Financial Institutions of Brazil, analyzing whether the corporate governance practices of companies is one of the criteria evaluated, identifying the corporate governance practices more relevant and ultimately, checking that financial institutions provide credit ranges for the different companies that adopt corporate governance practices. The research is characterized as bibliographical, documental and exploratory, a qualitative, in which he conducted multiple case study in the following Banking Financial Institutions: Bank Itaú, Bank of Brazil and BNDES, because they have notable performance in credit operations for Corporations. Interview was conducted in depth with the Keys people of these institutions, by means of a semistructured script, with open and closed questions, and content analysis as a technique for analysis of data collected. The research is structured as follows: the first part with the theoretical framework that approached aspects of Corporate Governance, Banking Financial Institutions and granting credit and corporate governance practices recommended by various institutions including the International Finance Corporation, which formed the basis to prepare the instrument for data collection. The second part of the study involved a field study in which three key people from selected institutions for the study were interviewed. Based on the analysis of frequency distribution of respondents' answers, 10 practices were evaluated as extremely important shareholder agreements, internal rules, the annual general meeting, chairman of the board and chief executive officer, internal controls, risk management, disclosure of information, use privileged information, acquiring control and family issues; 8 as very important : succession planning, code of conduct, independent board, committees, conflict of interest; evaluation of directors, audit committees and other fiscal agencies, and 3 as little important one action =one vote; mandate; evaluation board and board members. From the Medium Ranking were identified five corporate governance practices in the decision process to grant credit banks studied in decreasing order of relevance: 1 - Transparency and Disclosure; 2 - Process and Environment Control, 3 - Treatment of Minority Shareholders; 4 - Commitment to Corporate Governance and 5 - Operation and Functioning the Board of Directors. And finally, it was found that the banks don t have special credit lines for companies that adopt corporate governance practices, but the analysis of corporate governance practices is considered relevant in analyzing the process of granting credit, fact that corroborates for the access to different tracks of funding or reduction of finance charges. Keywords: Corporate Governance. Brazilian Banking Financial Institutions. Analysis of Granting of Credit. Sources of Funding.
Entre os aspectos fundamentais para a boa operacionalidade e funcionalidade do sistema de crédito, estão o nível e a qualidade das informações que os agentes financeiros têm da demanda. Algumas empresas tomadoras de recursos estão buscando adotar práticas de Governança Corporativa, visando aumentar a confiança dos fornecedores de capitais e sua propensão em aplicar recursos nela. Este estudo tem por objetivos analisar a relevância das práticas de Governança Corporativa das empresas tomadoras de recursos na análise do processo de concessão de crédito das Instituições Financeiras Bancárias do Brasil, analisando se as práticas de Governança Corporativa das empresas é um dos critérios avaliados, identificando as práticas mais relevantes e, por fim, verificando se as Corporativa é considerada relevante na análise do processo de concessão de crédito, fato que corrobora para o acesso a faixas diferenciadas de financiamento ou a redução de taxas de financiamento. Palavras-chave: Governança Corporativa. Instituições Financeiras Bancárias Brasileiras. Análise de Concessão de Crédito. Fontes de Financiamentos.Instituições Financeiras concedem faixas de crédito diferenciadas para as empresas que adotam tais práticas. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, de cunho qualitativo, em que se realizou estudo de caso múltiplo nas seguintes Instituições Financeiras Bancárias: Banco Itaú, Banco do Brasil e BNDES; por possuírem notória atuação nas operações de crédito para Pessoa Jurídica. Foi realizada entrevista em profundidade junto às pessoas-chave dessas instituições, por meio de um roteiro semiestruturado, com perguntas abertas e fechadas, e a análise de conteúdo como técnica de análise dos dados colhidos. A pesquisa está estruturada da seguinte maneira: a primeira parte com o referencial teórico que abordou aspectos de Governança Corporativa, Instituições Financeiras Bancárias e concessão de crédito, bem como práticas de Governança Corporativa recomendadas por diversas instituições inclusive pela International Finance Corporation, que serviram de base para a elaboração do instrumento de coleta de dados. A segunda parte da pesquisa compreendeu o estudo de campo, no qual foram entrevistadas três pessoas - chave das instituições selecionadas para o estudo. Com base na análise de distribuição de frequência das respostas dos entrevistados, 10 práticas foram avaliadas de extrema relevância : acordo de acionistas, normas internas, assembleia geral anual, presidente do conselho e presidente executivo, controles internos, gestão de riscos, divulgação de informações, uso de informações privilegiadas, aquisição de controle e questões familiares; 8 como muito relevante : planejamento de sucessão, código de conduta, conselheiros independentes, comitês, conflito de interesse, avaliação dos diretores, comitês de auditoria e outros órgãos fiscais; e 3 como pouco relevante : uma ação=um voto, mandato, avaliação do conselho e dos conselheiros. A partir do Ranking Médio foram identificadas as cinco principais práticas de Governança Corporativa no processo decisório de concessão de crédito dos bancos estudados por ordem decrescente de relevância: 1º- Transparência e Divulgação de Informações; 2º- Processos e Ambiente de Controle; 3º- Tratamento de Acionistas Minoritários; 4º- Compromisso com a Governança Corporativa e 5º- Estrutura e Funcionamento do Conselho de Administração. E, finalmente, verificou-se que os bancos não possuem linhas de crédito especiais para empresas que adotam práticas de Governança Corporativa, porém a análise das práticas de Governança
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Magalhães, Débora Varela. "Determinação das variáveis relevantes para a avaliação de risco do crédito de longo prazo em instituições financeiras." Universidade de Fortaleza, 2006. http://dspace.unifor.br/handle/tede/73413.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2019-04-05T23:07:50Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2006-07-05
The scarcity of researches about credit risk in Brazil has obstructed a consistent evaluation of the behavior on the part of the financial institutions. Due to short term credit analysis be more common used for measure the risk in long term by the financial institutions, is relevant a deep study about the long term credit risk models, with the objective of knowing its characteristics and variables. Thus, the research problem intends to answer the question: Which are used the variables of long term credit risk in the financial institutions? The research was carried through bibliographical survey about credit risk having identified analysis methodologies and characteristics for the long term credit risk concession. From this survey was made a research in the official banks that operate with long term credit risk, through this survey was possible identifying the main variables used for the credit concession. At the last moment of the research was made a study of multiple case in two development banks. The results of the research had disclosed strong and weak points in both models. The variables analyzed in the two models was: "the character", "the professional qualification", "the transparency of the information", "the retrospective and prospective analysis of the countable the successory process", "the sector of activity", "the technology adopted ", "the market performance", "the strategy" and "the guarantees". Was verified some differences between the two models, justified for being elaborated internally having as base the Resolution nº2682 of the Central bank of Brazil.
A escassez de estudos sobre risco de crédito no Brasil tem impedido uma avaliação consistente do comportamento dos bancos em relação ao assunto. Devido ao fato de a análise de crédito de curto prazo ser a mais comumente usada para mensuração do risco em longo prazo, torna-se oportuno um estudo aprofundado dos modelos de análise de risco do crédito de longo prazo, com o objetivo de conhecer as suas características e variáveis. Assim sendo, o problema de pesquisa pretende responder à seguinte indagação: Quais são as variáveis utilizadas na avaliação de risco do crédito de longo prazo nas instituições financeiras? A pesquisa foi realizada a partir de levantamento bibliográfico sobre risco de crédito, identificando-se metodologias e características de análise para a concessão do crédito de longo prazo. Com base nesse levantamento, realizou-se uma pesquisa nos bancos oficiais que operam com longo prazo. Por meio desse levantamento, foi possível identificar as principais variáveis utilizadas para a concessão do crédito. No último momento da pesquisa, fez-se um estudo de caso múltiplo em dois bancos de desenvolvimento. Os resultados da pesquisa revelaram pontos fortes e pontos fracos em ambos os modelos. As principais variáveis analisadas nos dois modelos foram: o caráter , a qualificação profissional , a transparência das informações , a análise retrospectiva e prospectiva dos balanços , o processo sucessório , o setor de atividade , a tecnologia adotada , o mercado de atuação , a estratégia e as garantias . Foram verificadas algumas diferenças de critério entre os dois modelos, justificadas por serem elaborados internamente, com observância do disposto na Resolução n. 2.682 do Banco Central.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Neves, Miguel Alberto de Melo Afonso Reis das. "Análise crítica da volatilidade dos retornos das ações de algumas instituições bancárias." Master's thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2017. http://hdl.handle.net/10400.5/14795.

Full text
Abstract:
Mestrado em Mathematical Finance
Neste trabalho é analisada a evolução da volatilidade condicionada dos retornos no período compreendido entre outubro de 2003 e junho de 2017 dos principais bancos cotados na Euronext Lisboa, nomeadamente, o BPI, o BCP e o Santander Totta. Para o efeito, recorreu-se aos modelos de heterocedasticidade condicionada GARCH, TGARCH e EGARCH, para obter estimativas da volatilidade condicionada. Estes valores foram depois usados para analisar o impacto de acontecimentos nacionais e globais na evolução da volatilidade. Os resultados permitem concluir que, em consequência da emergência da crise financeira, os acontecimentos globais passaram a influenciar de forma mais acentuada a volatilidade dos títulos financeiros em análise. Verifica-se ainda uma semelhança no tipo de acontecimentos que afetam o setor financeiro, sendo que as notícias negativas tendem a gerar um impacto superior na volatilidade condicionada.
The present study aims to examine the effects of conditional volatility between October 2003 and June 2017 of the main banks listed on Euronext Lisbon, namely BPI, BCP and Santander Totta. For this purpose, it was implemented conditional heteroscedasticity models - GARCH, TGARCH and EGARCH - to obtain conditional volatility estimations. Those values were then used to analyse the impact of national and global events on volatility behaviour. Conclusions revealed that after the global financial crisis, global events started to have higher influence on stock price volatility. Also, a similarity in the type of events which influence financial sector, with negative news tending to generate a major impact on conditional volatility
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Keiserman, Bernardo. "Contagion and regulation in endogenous bank networks." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2014. http://hdl.handle.net/10438/11642.

Full text
Abstract:
Submitted by BERNARDO KEISERMAN (bkeiserman@gmail.com) on 2014-04-15T00:22:00Z No. of bitstreams: 1 Tese_BK.pdf: 412951 bytes, checksum: e810d837d6f9b7d7f1d19dd3ceb59d5a (MD5)
Rejected by Suzinei Teles Garcia Garcia (suzinei.garcia@fgv.br), reason: Bom dia Bruno, Numeração de página à direita superior ou inferior; SÃO PAULO - maiúscula. Grata. Suzi on 2014-04-15T11:45:24Z (GMT)
Submitted by BERNARDO KEISERMAN (bkeiserman@gmail.com) on 2014-04-15T16:46:35Z No. of bitstreams: 1 Tese_BK.pdf: 412967 bytes, checksum: 7297b2fb022a2e85a9febf8a99908c90 (MD5)
Approved for entry into archive by Suzinei Teles Garcia Garcia (suzinei.garcia@fgv.br) on 2014-04-15T18:03:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese_BK.pdf: 412967 bytes, checksum: 7297b2fb022a2e85a9febf8a99908c90 (MD5)
Made available in DSpace on 2014-04-15T18:33:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese_BK.pdf: 412967 bytes, checksum: 7297b2fb022a2e85a9febf8a99908c90 (MD5) Previous issue date: 2014-03-26
We develop a simple model of endogenous bank networks to study financial contagion and how leverage regulation may affect it. Banks maximize expected profit by choosing the optimal allocation of resources between three different classes of assets. An interbank network arise as result of loans between banks, creating a direct channel of contagion in the financial system. Contagion may occur when the realized return of the risky asset is sufficiently low to make a bank insolvent, subsequently triggering a cascade effect that propagates through default in interbank loans. Contrary to what would be expected, our results show that despite forcing banks to deleverage, increasing minimum capital requirements may lead to a system with higher aggregate levels of default.
Neste trabalho desenvolvemos um modelo simples de redes bancárias endógenas para estudar contágio financeiro e como regulações de alavancagem podem afetá-lo. Bancos maximizam lucro esperado escolhendo a alocação ótima de recursos entre classes de ativos diferentes. Uma rede interbancária surge como resultado dos empréstimos realizados entre bancos, criando um canal direto de contágio no sistema. Contágio pode ocorrer quando o retorno realizado do ativo com risco for suficientemente baixo para deixar um banco insolvente, assim desencadeando um efeito cascata que se propaga através de defaults nos empréstimos interbancários. Ao contrário do que seria esperado, nossos resultados mostram que apesar de forçar os bancos a desalavancarem, um aumento no nível mínimo de capital requerido pode levar a um sistema com nível agregado de default mais elevado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Crepaldi, Marcos. "Definição de critérios para avaliação de processos de tecnologia da informação (TI) considerando accountability no gerenciamento de riscos: um estudo em instituições financeiras bancárias no Brasil." Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2013. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3912.

Full text
Abstract:
Submitted by Fabricia Fialho Reginato (fabriciar) on 2015-06-16T23:01:25Z No. of bitstreams: 1 CREPALDI.pdf: 2849817 bytes, checksum: 4a0cc7c7e736c134ada23714e837ecc3 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-06-16T23:01:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CREPALDI.pdf: 2849817 bytes, checksum: 4a0cc7c7e736c134ada23714e837ecc3 (MD5) Previous issue date: 2013-04-24
Nenhuma
Definir critérios para avaliação de processos de TI considerando accountability no gerenciamento de riscos nas maiores instituições financeiras bancárias com operação no Brasil constitui-se o objetivo da presente pesquisa, classificada como descritiva. Analisar critérios de modelo estabelecido, evidenciar formas de mensuração de desempenho à luz da GTI e investigar evidências do gerenciamento de riscos, responsabilização, prestação de contas e transparência em Relatórios de Gerenciamento de Riscos, constituíram-se meios para a definição de critérios proposta. Técnicas de Análise de Conteúdo, Análise Lexical, Estatística Descritiva e construção de Mapas Fatoriais, auxiliaram na evidenciação dos resultados. A Análise de Conteúdo permitiu a identificação de frequência dos critérios. Aliada à Análise Lexical permitiu a verificação de influências entre as variáveis categóricas e as variáveis léxicas. A Análise Lexical viabilizou o estabelecimento de relações de influência entre os conceitos (risco, estratégia, desempenho, tecnologia da informação, segurança, responsabilidade, prestação de contas e transparência) e as categorias (critérios para avaliação). Os resultados mostraram que há relação significante entre os critérios analisados e os elementos de gerenciamento de riscos e accountability.
This descriptive study aims at define criteria which are used to evaluate IT processes considering accountability in risk management within the largest bank financial institutions which operate in Brazil. Analyzing established model criteria, spotting performance measurement procedures in light of GTI and investigating risk management evidences, responsibilities, accounting and transparency within Risk Management Reports were the means used for the definition of criteria. Content Analysis Techniques, Lexical Analysis, Descriptive Statistics and Factorial Maps development supported the results corroboration. Content Analysis allowed the criteria frequency to be identified and together with Lexical Analysis permitted the influences among categorical and lexical variables to be verified. Lexical Analysis provided the establishment of influence relations among concepts (risk, strategy, performance, information technology, security, responsibility, accounting and transparency) and categories (evaluation patterns). The results demonstrated that there is a meaningful relation among the analyzed criteria, risk management elements and accountability.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Bressan, Monica Sciascia Magalhães. "Estudo da relação entre os membros do conselho de administração com ligação com instituições bancárias sobre a estrutura de capital das companhias nacionais não financeiras de capital aberto." Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2013. http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/602.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-03-15T19:26:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Monica Sciascia Magalhaes Bressan.pdf: 407893 bytes, checksum: 5e54dbcba89f05256fa267221eb1f3c1 (MD5) Previous issue date: 2013-02-05
The objective of this paper is analyse the relationship between members of the board linked to banking institutions on the capital structure of non-financial brazilian companies. The nomination of a director related with commercial bank (financial interlocking) brings some advantages to the company related to its financial expertise or even facilitates the access to capital by reducing the cost of monitoring, but can create conflict of interests between shareholders and the director. Using accounting data and information about the characteristics of board members with banking relationship in the period from 2005 to 2008, this paper investigates, through analysis of panel data, the relation between the presence of the director related with banking institutions and the levels of capital structure. However, the results do not indicate a significant relation between the members of the board related with banks on the capital structure of these companies.
O objetivo deste trabalho é examinar a relação entre os membros do conselho de administração ligados a instituições bancárias sobre a estrutura de capital das companhias brasileiras não financeiras de capital aberto. A nomeação de um conselheiro ligado a banco comercial (financial interlocking), apesar de trazer algumas vantagens para a companhia relacionadas à sua expertise financeira ou mesmo a facilidade de acesso ao capital pela diminuição dos custos de monitoramento, pode gerar conflito entre os interesses dos acionistas e os desse conselheiro. Usando variáveis contábeis e relacionadas às características dos membros dos conselhos relacionados com instituições bancárias do período de 2005 a 2008, investigou-se através de análise de dados em painel a relação da presença de membros do conselho de administração com ligação com instituição bancária e os indicadores de endividamento da empresa. No entanto, os resultados obtidos não podem ser considerados significativos para validar a hipótese de existência de relação entre os membros do conselho de administração ligados a instituições bancárias sobre a estrutura de capital dessas companhias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Alves, Odete Maria de Oliveira. "Cálculo financeiro e simuladores bancários: a teoria aplicada à prática real." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2011. http://hdl.handle.net/10773/8843.

Full text
Abstract:
Mestrado em Contabilidade - Fiscalidade
A presente tese debruça-se sobre a importância da linguagem financeira na vida corrente do cidadão ao lidar com as instituições financeiras em assuntos práticos e de interesse pessoal para aquele. Tendo por base esta problemática, emerge, como objetivo geral do presente trabalho, demonstrar como os conceitos teóricos do cálculo financeiro se relacionam com a informação apresentada nos simuladores disponíveis nas páginas da internet dos produtos financeiros oferecidos por diferentes instituições bancárias. No presente trabalho assumimos uma componente descritiva (pretendemos descrever uma situação e acumular conhecimentos passíveis de serem utilizados em futuras situações), uma componente avaliativa (pretendemos analisar uma situação) e uma componente de desenvolvimento (pretendemos utilizar os conhecimentos sobre uma situação para verificar se a mesma está implementada de acordo com as expetativas dos vários parceiros envolvidos). Estimuladas pelas ideias apresentadas, algumas questões de investigação surgiram como pertinentes. Assim, procurámos perceber: se é possível desmistificar a designação “cálculo financeiro” e transpô-la dos manuais da área para o dia-a-dia, partindo de ferramentas que ajudem a resolver problemas concretos da relação entre as instituições financeiras e os seus clientes; e se a quantidade de informação pública disponibilizada pelas diferentes instituições financeiras, se revela transparente na forma como a mesma se apresenta ao consumidor. Como casos de estudo analisados, foram abordados os produtos financeiros: novo aforro familiar, plano poupança reforma, capital garantido e plano poupança complementar, tendo sido envolvidas três instituições bancárias – Banco Espírito Santo (BES), Banco Português de Investimentos (BPI) e Montepio Geral. Com o presente trabalho parece-nos ser possível evidenciar três contributos fundamentais: a justificação da enorme aplicação prática de alguns conceitos do cálculo financeiro, evidenciada em situações recorrentes na nossa sociedade; a possibilidade de transposição das noções básicas de cálculo financeiro dos manuais da área para o dia-a-dia e a possibilidade de os mesmos proporcionarem ferramentas capazes de ajudarem a resolver problemas do quotidiano; e a evidência de que apesar de alguma informação financeira disponibilizada não apresentar o rigor dos conceitos teóricos subjacentes ao cálculo financeiro, se encontrar exemplos de informação pública transparente disponibilizada ao consumidor.
This thesis focuses on the importance of financial language in everyday life of citizens dealing with financial institutions in matters of personal and practical interest. Based on this, the general objective of the present work is the demonstration of how the theoretical concepts of financial calculation are related to the information presented in the simulators available on the internet pages of financial products offered by different banks. In this work, we are taking an explanatory component (we intend to describe a situation and augment the usable knowledge for future situations), an evaluative component (we intend to analyze a situation) and a development component (we intend to use the knowledge about a situation to see if the same is implemented in accordance with the expectations of the various partners involved). Stimulated by the ideas presented, some research issues have emerged as relevant. So we seek to understand: if one can demystify the term "financial calculation" and transpose to everyday life from the manuals, expanding from tools that help to solve specific problems in the relationship between financial institutions and their customers; and whether the amount of public information provided by different financial institutions is clear in how it presents itself to the consumer. As case studies analyzed, we cover the following financial products: new family savings plan, retirement savings, guaranteed capital and supplementary savings plan, involving three banks – Banco Espírito Santo (BES), Portuguese Bank Investments (BPI) and Montepiol. With the current work we believe possible to identify three fundamental contributions: the justification of the enormous use of financial calculation concepts in recurrent situations in our society; the possibility of implementing the basics of financial calculation from manuals to everyday life providing the same tools to help solving mundane problems; and the evidence that, despite the fact that some financial information available is not as accurate as the theoretical concepts underlying the financial calculation, we could find examples of clear public information available to the consumer.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Conference papers on the topic "Instituições financeiras bancárias"

1

Rech, Munique, Tiago Novaes, Taís Araldi Reichert, and Paulo Fernando Pinto Barcellos. "A Estratégia de Captação de Receitas Bancárias: uma Análise de Três Instituições Financeiras Brasileiras." In Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão. Educs, 2017. http://dx.doi.org/10.18226/610001/mostraxvii.2017.28.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ferreira, Victor, and Luiz Gaio. "Análise financeira das instituições bancárias tradicionais e 100% digitais: uma comparação de desempenho." In Congresso de Iniciação Científica UNICAMP. Universidade Estadual de Campinas, 2019. http://dx.doi.org/10.20396/revpibic2720191855.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography