To see the other types of publications on this topic, follow the link: Instituto de Resseguros do Brasil.

Journal articles on the topic 'Instituto de Resseguros do Brasil'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Instituto de Resseguros do Brasil.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Costa, Mário Palmeira Ramos da. "Riscos: responsabilidade, natureza e extensão." Revista do Serviço Público 40, no. 3 (July 6, 2017): 40–41. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v40i3.2196.

Full text
Abstract:
Os riscos não são do segurador; este apenas cobre os riscos: os riscos são do exportador. De acordo com a lei brasileira, todo seguro de bens e serviços produzidos no Brasil tem que ser realizado no Brasil — essa a política do Instituto de Resseguros do Brasil, desde sua instituição em 1939. Mas o exportador precisa apresentar a sua necessidade de coberturas ao segurador, para que este a encaminhe a quem de direito, porquanto o contrato de seguro no Brasil é estabelecido pelo poder público através da Superintendência de Seguros Privados — Susep, órgão que estabelece o tipo de cobertura e as condições em que irá ser concedida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pinheiro, Selma Sotelo, and Irene Raguenet Troccoli. "GRUPOS ESTRATÉGICOS NA INDÚSTRIA DE RESSEGUROS BRASILEIRA: UMA VISÃO DE SUA FORMAÇÃO INICIAL." Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios 9, no. 1 (May 5, 2016): 26. http://dx.doi.org/10.19177/reen.v9e1201626-57.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa é estudo de caso de abordagem sobre o mercado de resseguros brasileiro, tendo como foco a forma como cinco resseguradoras locais em atuação no Brasil se configuram estrategicamente depois da abertura deste mercado, com o objetivo de investigar sua configuração estratégica em termos de agrupamentos estratégicos. A contribuição teórica está na surpresa representada pelo fato do IRB, apesar de sua configuração histórica específica é muito diferenciada dos demais players analisados. Como conclusão, as resseguradoras locais com atuação endógena demonstraram formar um grupo estratégico específico, enquanto todas as demais – as com atuação exógena, incluindo o IRB - se constituíram em outro grupo. Tal conclusão indica a importância destacada do público-alvo no que tange às definições estratégicas dos players neste mercado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

CYRINO, Lucas. "CARTOGRAFIA DA LEITURA NO BRASIL." Trama 16, no. 39 (October 1, 2020): 09–27. http://dx.doi.org/10.48075/rt.v16i39.24708.

Full text
Abstract:
A discussão introduzida neste artigo se debruça sobre a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, iniciada no ano 2000 e promovida quadrienalmente, desde 2007, pelo Instituto Pró-Livro. Os esforços aqui empreendidos dão conta de analisar de maneira qualitativa a série histórica apresentada entre 2007 e 2015, recortando os pontos que consideramos fundamentais na direção de traçar e explicitar, na perspectiva dos Retratos, o perfil do leitor brasileiro. Nessa análise, introduzimos as prerrogativas de tal pesquisa e propomos uma interpretação que extrapola a noção estática da imagem, do retrato (representado pelos índices verificados nos Retratos da Leitura no Brasil) e se direciona às pegadas deixadas pelos leitores, pelas leitoras e também por aqueles que não leem no mapa da leitura – daí que apresentemos, alusivamente, uma cartografia. Feito o exame qualitativo dos dados da pesquisa do Instituto Pró-Livro, os resultados aos quais chegamos apontam para um perfil de leitor multifacetado, que exige que consideremos, em primeiro lugar, as particularidades de cada indivíduo, junto da forma como manipula os materiais e suportes em que lê. Sobre todos os públicos, vemos ainda que sua disposição na cartografia da leitura no Brasil indica um exercício majoritariamente livre, autônomo e independente em relação ao ato de ler.Recebido em: 29-04-2020Revisões requeridas em: 23-06-2020Aceito em: 14-07-2020REFERÊNCIAS:AMORIM, Galeno (org.). Os muitos retratos da leitura no Brasil. In: Retratos da leitura no Brasil 2. São Paulo: Imprensa Oficial; Instituto Pró-Livro, 2008. p. 15-28.CETIC.BR. TIC Kids Online Brasil 2016. Disponível em: http://cetic.br/tics/kidsonline/2016/criancas/A4/. Acesso em: 11 maio 2018.FAILLA, Zoara. Leituras dos “retratos” – O comportamento leitor do brasileiro. In: FAILLA, Zoara. (org.) Retratos da leitura no Brasil 3. São Paulo: Imprensa Oficial; Instituto Pró-Livro, 2012. p. 19-54.FAILLA, Zoara. Retratos: Leituras sobre o comportamento leitor do brasileiro. In: FAILLA, Zoara. (org.) Retratos da leitura no Brasil 4. Rio de Janeiro: Sextante, 2016. p. 19-42.Retratos da leitura no Brasil. [RLB 1] Disponível em: http://www.snel.org.br/dados-do-setor/retratos-da-leitura-no-brasil/pesquisa-de-2001/. Acesso em: 6 abr. 2018.Retratos da leitura no Brasil 2. [RLB 2] Organização de Galeno Amorim. São Paulo: Imprensa Oficial; Instituto Pró-Livro, 2008.Retratos da leitura no Brasil 3. [RLB 3] Organização de Zoara Failla. São Paulo: Imprensa Oficial; Instituto Pró-Livro, 2012.Retratos da leitura no Brasil 4. [RLB 4] Organização de Zoara Failla. Rio de Janeiro: Sextante, 2016.SANTAELLA, Lucia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2014.SILVA, Ezequiel Theodoro da. A escola e a formação de leitores. In: FAILLA, Zoara (org.). Retratos da leitura no Brasil 3. São Paulo: Imprensa Oficial; Instituto Pró-Livro, 2012. p. 107-116.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Gonçalves, Pedro Wagner. "Simpósio de ensino de geologia no Brasil." Terrae Didatica 6, no. 2 (June 30, 2015): 100. http://dx.doi.org/10.20396/td.v6i2.8637461.

Full text
Abstract:
Realizou-se no período de 1 a 5 de novembro de 2009 no Instituto de Geociências da USP, em São Paulo, o IV Simpósio Nacional O Ensino de Geologia no Brasil e o II Simpósio de Pesquisa em Ensino e História de Ciências da Terra (EnsinoGeo09). A Comissão Organizadora foi formada por membros do Instituto de Geociências, Faculdade de Educação e Instituto de Artes, Ciências e Humanidades (todos da USP) e do Departamento de Geociências Aplicadas ao Ensino do Instituto de Geociências da Unicamp. O evento ultrapassou o caráter nacional. Cerca de 160 participantes vieram de distintos estados brasileiros, bem como do exterior (Argentina, Inglaterra, Israel). O colega Pietro Corsi (Universidade de Oxford) ministrou a conferência magna sobre Charles Darwin, História da Geologia e evolução de espécies. A conferência final, proferida por Ricardo Latgé Milward de Azevedo (Petrobras) tratou das Perspectivas do petróleo do pré-sal e a formação dos geólogos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Transversos, Revista. "Expediente." Revista TransVersos, no. 14 (December 5, 2018): 1–6. http://dx.doi.org/10.12957/transversos.2018.38644.

Full text
Abstract:
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIROReitor: Ruy Garcia Marques CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAISDiretor: Domenico Mandarino INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANASDiretora: Dirce Eleonora Nigro Solis PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIACoordenadora: Márcia de Almeida GonçalvesCoordenadora adjunta: Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves LABORATÓRIO DE ESTUDOS DAS DIFERENÇAS E DESIGUALDADES SOCIAIS – LEDDESCoordenadora: Marilene Rosa Nogueira da Silva Revista TransversosISSN 2179-7528 Revista quadrimestral do Laboratório de Estudos das Diferenças e Desigualdades Sociais, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História da UERJ. DOSSIÊ: LGBTTQI: histórias, memórias e resistências. Responsáveis pelo número:Ana Cristina SantosFábio Henrique LopesMarina Vieira de Carvalho EDITORA-GERENTEMarilene Rosa Nogueira da Silva - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Rio de Janeiro (RJ), Brasil.COMITÊ EDITORIALMarilene Rosa Nogueira da Silva – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Sonia Maria de Almeida Ignatiuk Wanderley – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp/UERJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Gustavo Pinto de Sousa – Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), Brasil, Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Marina Vieira de Carvalho – Grupo de Estudos de Gênero da Associação Nacional de História - Seção Rio de Janeiro (ANPUH/RJ), Laboratório de Estudos das Diferenças e Desigualdades Sociais (LEDDES/UERJ), Brasil, Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Paulo Henrique Silva Pacheco – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Rogério da Silva Guimarães - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Programa de Pós- Graduação em História, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Rio de Janeiro (RJ), Brasil. CONSELHO EDITORIAL[MVDC1] Ana Lúcia Vieira– Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Instituto de Ciências Humanas e Letras (IFCH), Departamento de História (DH), Amazonas (AM), Brasil. Augusto Manuel Saraiva do Nascimento Diniz - Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Letras, Centro de História, Lisboa, Portugal. Cecilia Maria Bouças Coimbra - Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP). Eddy Chávez Huanca- Universidad Continental, Departamento de Derecho, Huancayo, Perú. Eliane Garcindo de Sá– Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Departamento de História (DHIS), Programa de Pós-Graduação em História Política (PPGH/UERJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Estela Scheinvar – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humanas - Faculdade de Formação de Professores (PPGPPFHFFP), Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Fábio Henrique Lopes– Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Departamento de História (DH), Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Heliana de Barros Conde Rodrigues– Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Departamento de Psicologia Social e Institucional (DPSI), Rio de Janeiro (RJ), Brasil. James Roberto Silva– Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Instituto de Ciências Humanas e Letras (IFCH), Departamento de História (DH), Amazonas (AM), Brasil. Joana D`Arc Fernandes Ferraz - Professora da Universidade Federal Fluminense (UFF).Departamento de Sociologia e Metodologia das Ciências Sociais, Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Laura Moutinho Nery- Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Luciano Rocha Pinto – Universidade Federal Fluminense (UFF), Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), Niterói (RJ), Brasil. Ludmila Brandão – Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Departamento de Artes (DA), Mato Grosso (MT), Brasil.Luiz Edmundo de Souza Moraes - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Magda Maria Jaolino Torres – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Instituto de História (IH), Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Marcia Eliane Alves de Souza e Mello – Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Instituto de Ciências Humanas e Letras (IFCH), Departamento de História (DH), Amazonas (AM), Brasil. Maria Elizabeth Carneiro – Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Instituto de História (IH), Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Martha Campos de Abreu – Universidade Federal Fluminense (UFF), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Matthias Röhrig Assunção – University of Essex (EU), Departamenty of History (DH), Inglaterra (UK), Reino Unido. Michael H. Frisch - University at Buffalo (UB), Buffalo (NY), Estados Unidos. Oswaldo Machado Filho – Universidade Federal do Estado do Mato Grosso (UFMT), Departamento de História (DH). Mato Grosso (MT), Brasil. Patrícia Souza Lima – Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet– UnED). Petrópolis (RJ), Brasil. Priscila de Oliveira Xavier Scudder - Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Mato Grosso (MT), Brasil. Rachel Soihet – Universidade Federal Fluminense (UFF), Departamento de História(DH), Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Rafael Maul de Carvalho Costa - Professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade, Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Sílvio de Almeida Carvalho Filho – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Instituto de História (IH), Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Tania Maria Bessone da Cruz Ferreira– Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Rio de Janeiro (RJ), Brasil.Tatyana de Amaral Maia – Pontifícia Universidade Católica (PUC), Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), Rio Grande do Sul (RS), Brasil. Washington Santos Nascimento – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Rio de Janeiro (RJ), Brasil. EDITORES DE SEÇÃOMarina Vieira de Carvalho – Grupo de Estudos de Gênero da Associação Nacional de História - Seção Rio de Janeiro (ANPUH/RJ), Laboratório de Estudos das Diferenças e Desigualdades Sociais (LEDDES/UERJ), Brasil, Rio de Janeiro (RJ), Brasil. EDITORXS CONVIDADXSAna Cristina Santos - Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC), Coimbra, Portugal. Fábio Henrique Lopes – LabQueer - Laboratório de estudos das relações de gênero, masculinidade e transgêneros/UFRRJ. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Departamento de História (DH), Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Revisão Gramatical e Copidesque: Marina Vieira de Carvalho (ANPUH/RJ, LEDDES/UERJ). Revisão Técnica: Carol Gonzaga de Oliveira (Cetreina/UERJ) Editor de Layout e Capa: Paulo Henrique Silva Pacheco[MVDC2] . Imagem da Capa: Coraticum, 2018.Raphael EliasTinta à óleo, giz pastel e colagem sobre chapa de madeira.(40cm x 50cm) BOLSISTA CETREINA/UERJCaroline Gonzaga de Oliveira - Bolsista de Estágio Interno Complementar
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Oliveira, Cristina Godoy Bernardo de, and Rafael Meira Silva. "OPINIÃO PÚBLICA E IMPEACHMENT: PROXIMIDADE OU DISTANCIAMENTO?" Revista de Direito Brasileira 15, no. 6 (December 1, 2016): 148. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2358-1352/2016.v15i6.3010.

Full text
Abstract:
O impeachment no Brasil em 1824 possuiu suas raízes no modelo inglês. Já na Constituição brasileira de 1891, a influência do instituto do impeachment dos EUA tornou-se visível. Assim, será analisada a proximidade e o distanciamento do instituto no Brasil e nos EUA, verificando sua natureza e sua ligação com a opinião pública com o intuito de melhor entender a discussão concernente às características deste instituto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Shah, Cristina. "O PAPEL DOS INSTITUTOS CULTURAIS BRASIL-URSS NA EXPANSÃO CULTURAL SOVIÉTICA NO BRASIL." Revista X 15, no. 6 (December 12, 2020): 735. http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v15i6.76873.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo evidenciar a expansão cultural soviética no território brasileiro, especialmente no período de ditadura militar, por meio das instituições comumente conhecidas como Instituto Cultural Brasil-URSS (ICBURSS). O relacionamento entre a União Soviética e o Brasil era controverso, cheios de altos e baixos ao longo do Século XX. Porém, no período de maior repressão às ideias socialistas no Brasil, durante a ditadura militar, as relações comerciais e diplomáticas entre os dois governos foram mantidas e até expandidas. A existência dessa interação, contudo, não significa que tudo foi simples. Constrangimentos e mal entendidos entre os dois Estados eram relativamente comuns. Assim, no meio dessas relações conturbadas há uma instituição que se destaca pela sua resistência ao longo das décadas, existindo desde antes do golpe cívico-militar até o fim da União Soviética: o Instituto Cultural Brasil-URSS. Uma entidade brasileira cujo intuito era o ensino da língua russa. Desse modo averiguarei a importância dos ICBURSS do Rio de Janeiro e de São Paulo como um instrumento para a expansão da cultural soviética no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

(Universidade Mackenzie, SP), Marco Aurélio Florêncio Filho. "INEXIGIBILIDADE DE CONDUTA DIVERSA: UMA ANÁLISE POLÍTICO-DOGMÁTICA PARA MOMENTOS DE CRISE FINANCEIRA." DELICTAE: Revista de Estudos Interdisciplinares sobre o Delito 1, no. 1 (December 31, 2016): 190. http://dx.doi.org/10.24861/2526-5180.v1i1.8.

Full text
Abstract:
O presente artigo busca investigar a inexigibilidade de conduta diversa como causa excludente de culpabilidade. Para tanto, foi realizada uma abordagem da construção teórica do instituto da inexigibilidade de conduta diversa na Alemanha, para posteriormente analisar a sua aplicação no Brasil. É importante destacar que a inexigibilidade de conduta diversa foi concebida na Alemanha, num período em que aquele País passava por uma grave crise financeira, sendo, portanto, um instituto importante para estudo, diante do momento de crise financeira que vive hoje o Brasil. Ainda, foi realizado um cotejo entre o instituto da inexigibilidade de conduta diversa a partir da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

RSP, Editor. "Instituto Brasileiro de Ciências Administrativas." Revista do Serviço Público 69, no. 03 (February 27, 2020): 267–68. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v69i03.4476.

Full text
Abstract:
A 21 de fevereiro de 1952 instalou-se no Brasil a SeçãoNacional do Instituto Internacional de Ciências Administrativas(International Instituie of Adrninistrative Sciences —I- I. A. S.), entidade que imediatamente iniciou a realizaçãode uin amplo programa de trabalhos, desenvolvendo esforçosdos quais era lícito aguardar benéficos resultados — apar de sadios reflexos técnico-cullurais — no quadro dasatividades de administração pública em geral, e das ciências,administrativas em particular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Circe Mary Silva da. "O Impa e a comunidade de matemáticos no Brasil." Cadernos de Pesquisa 39, no. 138 (December 2009): 897–917. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-15742009000300011.

Full text
Abstract:
Apresenta-se o papel desempenhado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada, criado em 1952 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, na formação de pesquisadores matemáticos no país. Mostra-se como este instituto, bem como a matemática ali produzida, serviram para a formação do campo científico de matemáticos no Brasil. Os principais resultados apontam para: a consolidação de linhas de pesquisa em Sistemas Dinâmicos, Álgebra, Análise Matemática, Geometria Diferencial e Estatística Matemática; a preocupação de formar pesquisadores para atender as demandas de quadros docentes das universidades brasileiras, produzir matemática e recrutar alunos "talentosos" visando garantir a formação de pesquisadores e a produção de matemática de qualidade. A rede de influências estabelecida pelos pesquisadores do instituto extrapolou seus limites, uma vez que os líderes ocupavam posições importantes nos órgãos de fomento e em outras instituições e sociedades intelectuais. O discurso dos pesquisadores revela a hierarquia acadêmica e o corporativismo reinante na instituição assim como seu prestígio na comunidade científica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Taunay Leite Guimarães, Adriano. "Política médico-hospitalar do Brasil." Revista do Serviço Público 67, no. 03 (September 10, 2020): 450–60. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v67i03.5095.

Full text
Abstract:
Ao Primeiro Congresso Nacional de Hospitais e Primeira ConferênciaNacional de D iretcres de Assistência Hospitalar, o Dr.Adriano Taunay Leite Guimarães, Técnico do Conselho Nacional deEconomia e Neuropsiquiatra do Instituto de Aposentadoria e Pensõesdos Bancários, contribuiu com o presente trabalho, onde estudaatenta e minuciosamente os problemas pertinentes à saúde no Brasil.Examina sob novos aspectos a administração hospitalar, levando-aaté as áreas da administração municipal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Furtado, Maria do Socorro de Souza, Lúcio Tshuyoki Ihára, Maria de Fátima Marója, Aurélia Lopes Castrillón, and Júlia Ignês Salem. "Tinea pedis na cidade de Manaus - AM, Brasil." Acta Amazonica 20 (1990): 131–36. http://dx.doi.org/10.1590/1809-43921990201136.

Full text
Abstract:
De 1981 a 1985, foram atendidos 96 acientes nas unidades de saúde: Instituto de Dermatologia Troppical e Venereologia "Alfredo da Matta" IDTV-AM e Serviço Médico do Instituto nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Manaus-AM.Os portadores de diagnóstico clínico de Tiena pedis (pé-de-atleta), foram submetidos ao exame micológico, os quais revelaram que dos segmentos podais mais afetados foram os da Região plantar (42,0%) e interdigital (26,0%). Das 99 espécies fúngicas, 74% eram dermatófitos e 26% de leveduras. Dentre as espécies observadas, verificou-se que as mais frequentes por número de ocorrência foram: Trichophyton rubrum (335,5%), Trichopthyton mentagrophytes (25,00% e Candida sp. (25,0%).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Fior, Carlos, and Mariano de Matos Macedo. "O Tecpar e o Centro de Tecnologia Industrial Brasil-Japão." Revista Brasileira de Inovação 10, no. 2 (November 17, 2011): 445. http://dx.doi.org/10.20396/rbi.v10i2.8649022.

Full text
Abstract:
O objetivo dessas notas não é apresentar a história do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), mas sim identificar, na trajetória da instituição, fatos ou momentos críticos que implicaram redefinições, expansão ou modificações qualitativas no seu escopo ou formas de atuação e que vieram a reafirmar a importância do Tecpar como um instituto de tecnologia diante das demandas específicas colocadas pelas transformações verificadas na economia e sociedade brasileira, em geral, e na paranaense, em particular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Lourenço, Wilson R., and Vera Regina D. von Eickstedt. "Sinopse das espécies de Tityus do Nordeste do Brasil, com a redescrição da T. neglectus Mello-Leitão (Scorpiones, Burthidae)." Revista Brasileira de Zoologia 5, no. 3 (1988): 399–408. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-81751988000300005.

Full text
Abstract:
Tityus neglectus Mello-Leitão, 1932, originalmente descrito de uma fêmea coletada no Rio Grande do Norte (Brasil) é redescrito. O tipo, no Instituto Oswaldo Cruz (Rio de Janeiro) está perdido; um macho da coleção de escorpiões do Instituto Butantan (São Paulo) é proposto como neótipo. Fornece-se uma sinopse das demais espécies conhecidas de Tityus do Nordeste do Brasil, e uma chave para a identificação das espécies.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Castro, Jorane. "Reflexões sobre Cinema e Natureza na Amazônia (Brasil)." Agricultura Familiar: Pesquisa, Formação e Desenvolvimento 12, no. 1 (August 30, 2018): 65. http://dx.doi.org/10.18542/raf.v12i1.6078.

Full text
Abstract:
Este texto é originário de uma aula para os alunos da Disciplina Natureza e Agricultura nas Artes, ministrada no Curso de Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável, do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares da Universidade Federal do Pará. Consistiu no relato da experiência de elaboração de roteiros e filmagens com temáticas amazônicas em que a presença da natureza é incontestável. A atividade foi gravada, transcrita e feitos ajustes no texto para colocá-lo sob a forma de artigo, como vem aqui apresentado. Traz elementos biográficos e da evolução profissional e artística de Jorane Castro, professora do Curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual, do Instituto de Ciências da Arte, da Universidade Federal do Pará.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Martins, Ives Gandra da Silva. "DISCIPLINA JURÍDICA DO IMPEACHMENT PRESIDENCIAL NO BRASIL." Revista de Direito Brasileira 14, no. 6 (August 1, 2016): 231. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2358-1352/2016.v14i6.2975.

Full text
Abstract:
Já faz algum tempo que o Brasil vem vivendo uma situação atípica desde a Proclamação da República e que se agrava a cada dia com a evolução das investigações da Operação Lava Jato acerca de esquemas de corrupção envolvendo políticos, empresas estatais (notadamente a Petrobrás) e agentes privados (principalmente empresas do setor de infraestrutura, isto é, empreiteiras). Graças ao instituto da delação premiada, os investigadores procuram comprovar a existência dolosa de certos crimes, envolvendo igualmente crimes eleitorais e atos de improbidade adminsitrativa. Referidos crimes, individual ou coletivamente perpetrados, sustentam e justificam a aplicação do instituto jurídico do impeachment presidencial. É defendida, no presente artigo, a existência de elementos jurídicos suficientes que o corroboram. Assim, aqui se objetiva discorrer sobre tal disciplina jurídica, muito em voga nos dias atuais, a partir de uma metodologia dedutiva e com base em relevante levantamento bibliográfico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Sambaquy, Lydia De Queiroz. "O IBBD e a informação científica no Brasil." Ciência da Informação em Revista 7, no. 1 (May 16, 2020): 10. http://dx.doi.org/10.28998/cirev.2020v7n1a.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Teixeira, Luiz Antonio. "O Instituto Pasteur de São Paulo: uma contribuição a história das instituições biomédicas no Brasil." Physis: Revista de Saúde Coletiva 3, no. 1 (1993): 147–80. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73311993000100008.

Full text
Abstract:
O texto procura analisar a trajetória do Instituto Pasteur de São Paulo, instituição científica filantrópica, criada em 1903 por médicos paulistas, nos moldes do Instituto Pasteur de Paris. A história científica e administrativa dessa instituição é abordada no contexto do desenvolviento dos institutos bacteriológicos oficiais fundados na capita! paulista a partir da última década do século passado. Devido à semelhança entre o instituto paulista e o instituto Pasteur de Paris, procuramos fazer um contraponto entre o modelo organizacional dessas duas instituições, tentando depreender daí as possibilidades e as limitações advindas da tentativa de recriação de um modelo institucional numa formação social diferenciada da que o originou.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Bühler, Aline. "REVISÃO CONSTITUCIONAL: UM DESAFIO PARA O BRASIL." E-Legis - Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados, no. 2 (November 4, 2009): 5–11. http://dx.doi.org/10.51206/e-legis.v0i2.7.

Full text
Abstract:
A mudança da Constituição é um tema recorrente no Brasil. A observação desse fenômeno forneceu a temática deste trabalho, que busca desenvolver uma reflexão sobre o instituto da Revisão Constitucional, passando, rapidamente, pela elaboração da teoria que caracteriza a noção de Poder Constituinte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Durand Ponte, Víctor Manuel. "Las elecciones presidenciales en Brasil." Secuencia, no. 18 (January 1, 1990): 179. http://dx.doi.org/10.18234/secuencia.v0i18.321.

Full text
Abstract:
<p>Interpretación estadística de la 1 a. y 2a. vueltas de las elecciones brasileñas de 1989, desglosadas por partidos, ciudades y estados. Los resultados mostraron fragilidad en Ios partidos, la que impidió una transición a la democracia. Tuvieron especial importancia porque hubo un sistema de partidos para la elección de presidentes, inusual desde el golpe militar de 19ó4. Ponencia al Ciclo América Latina a la Hora de las Elecciones, Instituto Mora.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Facina, Taís. "Pesquisa Especial de Tabagismo (PETab) – Relatório Brasil." Revista Brasileira de Cancerologia 57, no. 3 (September 30, 2011): 429–30. http://dx.doi.org/10.32635/2176-9745.rbc.2011v57n3.1445.

Full text
Abstract:
O livro Pesquisa Especial de Tabagismo (PETab) – Relatório Brasil, lançado em junho de 2011 em uma parceria entre o Instituto Nacional de Câncer (INCA) e a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), traça um panorama inédito sobre o uso de produtos derivados de tabaco no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Aiub, Monica. "Filosofia Clínica no Brasil: perspectivas do Instituto Interseção, São Paulo." haser, no. 9 (2018): 39–65. http://dx.doi.org/10.12795/haser/2018.i9.02.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Araldi, Lucas, and Eduardo Munhoz Svartman. "Rede Atlas, think tanks e a construção da liberalização econômica no Brasil: uma análise do Instituto Millenium e do Instituto Ludwig Von Mises Brasil." Conexão comunicação e cultura 18, no. 35 (March 1, 2019): 317–39. http://dx.doi.org/10.18226/21782687.v18.n35.14.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

De Souza Filho, Gelson Amaro. "A situação jurídica do aborto no Brasil." Prisma Juridico 7, no. 2 (April 6, 2009): 271–86. http://dx.doi.org/10.5585/prismaj.v7i2.1302.

Full text
Abstract:
Este trabalho discorre sobre a problemática da proibição do aborto no Brasil, cuja lei penal exclui a ilicitude somente em raras situações, ao passo que a maioria esmagadora dos países desenvolvidos optou pela descriminalização. Trata também do conflito entre Soberania Popular e Soberania do Estado, discutindo a possibilidade de admitir esse instituto no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

De Souza Filho, Gelson Amaro. "A situação jurídica do aborto no Brasil." Prisma Juridico 7, no. 2 (April 6, 2009): 271–86. http://dx.doi.org/10.5585/prismaj.v7n2.1302.

Full text
Abstract:
Este trabalho discorre sobre a problemática da proibição do aborto no Brasil, cuja lei penal exclui a ilicitude somente em raras situações, ao passo que a maioria esmagadora dos países desenvolvidos optou pela descriminalização. Trata também do conflito entre Soberania Popular e Soberania do Estado, discutindo a possibilidade de admitir esse instituto no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Rouanet, Maria Helena. "Aquarelas de um Brasil." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 1, no. 1 (October 1994): 100–108. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59701994000100008.

Full text
Abstract:
A literatura teve participação efetiva no projeto de constituição da nacionalidade que dominou o panorama intelectual brasileiro do século XIX; para tanto, veio aliar-se às duas 'ciências' que configuram o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), criado precisamente para responder a este objetivo. No entanto, tanto história quanto geografia são atividades dotadas de eficácia política e social, poder que não se confere à literatura. O que, então, ela teria vindo fazer neste projeto? Que função específica a ela estaria destinada? Que motivo seria forte o bastante para aproximar dois campos que o pensamento ocidental tratava de manter distintos desde o século XVIII? Eis algumas questões que este texto levanta e sobre as quais se propõe refletir.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Benchimol, Jaime L. "O Brasil e o mundo germânico na medicina e saúde pública (1850-1918): uma história a voo de pássaro." História (São Paulo) 32, no. 2 (December 2013): 105–38. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-90742013000200007.

Full text
Abstract:
Este artigo faz um inventário das relações entre médicos e pesquisadores do Brasil e da Europa germânica de 1850 a 1918. Parte das trajetórias de alguns que clinicaram em núcleos de colonização do Brasil assinala a importância de instituições de Berlim e Viena como modelos para o ensino médico no Brasil e o prestígio então conquistado por remédios alemães. Trata de controvérsias científicas, práticas sanitárias e instituições de pesquisa relacionadas à bacteriologia e à medicina tropical, utilizando como fio condutor Adolpho Lutz (1855-1940), cuja transferência do Instituto Bacteriológico de São Paulo para o Instituto Oswaldo Cruz ocorre em 1908, auge da influência alemã sobre a vida científica desta instituição. Nas Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, os trabalhos científicos eram veiculados em português e alemão até a Primeira Guerra Mundial, quando mudam as relações de ascendência e interlocução entre cientistas brasileiros e estrangeiros, firmando-se os EUA como polo hegemônico de nova rede.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Moschkovich, Marília, and Ana Maria F. Almeida. "Desigualdades de Gênero na Carreira Acadêmica no Brasil." Dados 58, no. 3 (September 2015): 749–89. http://dx.doi.org/10.1590/00115258201558.

Full text
Abstract:
Os estudos sobre as desigualdades entre os sexos na carreira acadêmica atribuem a desvantagem feminina à discriminação no local de trabalho e/ou às demandas sociais colocadas sobre as mulheres. No entanto, ainda são raras as pesquisas que levem em conta o impacto das características particulares das universidades públicas brasileiras sobre essa situação. Esse artigo analisa, em função do sexo, as chances de acesso ao nível mais alto da carreira e aos postos de gestão de docentes no Brasil, a partir de um estudo focado na Universidade Estadual de Campinas. Os resultados mostram que (i) as chances de ascensão ao estrato mais elevado da carreira variam em função da faculdade e/ou instituto; (ii) a velocidade de chegada ao nível mais alto é maior para as docentes mulheres; (iii) os cargos de gestão são relativamente mais abertos a docentes do sexo feminino; (iv) a maior ou menor feminização da faculdade e/ou instituto não parece exercer efeito significativo sobre esses resultados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Tavares, Mariana. "MEDIAÇÕES LIVRESCAS O Instituto Nacional do Livro e os percursos editoriais brasileiros em terras lusitanas." Herança 4, no. 2 (July 30, 2021): 055–72. http://dx.doi.org/10.29073/heranca.v4i2.364.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo dedica-se a coletar as fontes que vinculam, direta ou indiretamente, as relações de circulação dos impressos do Instituto Nacional do Livro do Brasil e com o Estado português. Com isso, inventariou-se as coleções de obras que se intercambiaram entre os dois países, assim como, se destacaram outras relações intelectuais existentes entre Brasil e Portugal. Diante do obscurantismo que permeia a história social do Instituto Nacional do Livro e da própria falta de outras pesquisas historiográficas que se dediquem a este tema, o presente trabalho se apresenta como uma contribuição valiosa acerca dos circuitos editoriais que permearam capítulos importantes da circulação dos impressos no Brasil e em Portugal ao longo do século XX.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Feitosa, Cleyton. "ENTREVISTA COM LUIS FELIPE MIGUEL: O Golpe de 2016 e o Futuro da Democracia no Brasil." Revista Debates Insubmissos - ISSN:2595-2803 1, no. 1 (May 7, 2018): 237. http://dx.doi.org/10.32359/debin2018.v1.n1.p237-264.

Full text
Abstract:
Cleyton Feitosa Pereira entrevista Luis Felipe Miguel, professor do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília. Duração: 76 minutos e 47 segundos. Data: 24 de abril de 2018. Local: Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília - IPOL/UnB, Campus Darcy Ribeiro, Brasília, Distrito Federal, Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Castro, Cesar Augusto. "O periódico no campo da biblioteconomia no Brasil: possibilidades para um fazer historiográfico." Transinformação 18, no. 1 (April 2006): 9–15. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-37862006000100001.

Full text
Abstract:
Debate em torno da imprensa periódica em biblioteconomia como uma das possibilidades de identificarmos sua movimentação enquanto campo do conhecimento. Analisa-se a origem das revistas e a finalidade pelas quais circulam. Privilegia-se as publicações anteriores a década de 70, como: o Boletim Informativo da Federação Brasileira de Associação de Bibliotecários, o Boletim Informativo do Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação e o Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação: Notícias Diversas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

LEÃO, Gabriel Bertozzi de Oliveira e. Sousa, and Cássia Geciauskas SOFIATO. "A Educação de Cegos no Brasil do Século XIX: Revisitando a História." Revista Brasileira de Educação Especial 25, no. 2 (June 2019): 283–300. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-65382519000200007.

Full text
Abstract:
RESUMO: O Imperial Instituto dos Meninos Cegos foi a primeira instituição escolar fundada no Brasil, no Rio de Janeiro, voltada à educação de pessoas com deficiência visual, provendo o ensino primário, musical, profissional e alguns ramos do ensino secundário. O objetivo desta pesquisa é apresentar e analisar a estrutura organizacional do Imperial Instituto dos Meninos Cegos, fundado em 1854, que utilizava o método simultâneo de ensino e esteve sob a proteção direta do Imperador até a queda da monarquia. Para tal, este trabalho consiste em uma pesquisa documental (Gil, 2002), realizada com base em fontes primárias localizadas no Arquivo Nacional, na Biblioteca Nacional, no Almanak Laemmert e em fontes bibliográficas, tais como: Aranha (2006), Araújo (1993), Jannuzzi (2004), Mazzotta (2001), Penna (2008), Veiga (2007) e Zeni (1997, 2005). O recorte geográfico e temporal da pesquisa dá-se no Rio de Janeiro, durante a segunda metade do século XIX, momento que nasceu a primeira instituição de ensino para a pessoa com deficiência visual na capital do Império. As fontes primárias analisadas constituíram-se, principalmente, por relatórios dos gestores do Instituto e dos Ministros e dos Secretários dos Negócios do Império, responsáveis pelo acompanhamento da educação. O Imperial Instituto dos Meninos Cegos instituiu as bases para a educação dos cegos no Brasil e, apesar de dar certa autonomia e proporcionar o desenvolvimento intelectual de seus alunos, fora criticada pelo seu caráter asilar, assumido por meio de suas práticas ao longo da história.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Leão Junior, Wandelcy, and Giseli Cristina do Vale Gatti. "HISTÓRIA DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL PARA O DEFICIENTE VISUAL: O INSTITUTO DE CEGOS DO BRASIL CENTRAL DE UBERABA (MINAS GERAIS, BRASIL, 1942-1959)." História da Educação 20, no. 50 (December 2016): 389–409. http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/59513.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo comunica os resultados de investigação sobre o Instituto de Cegos do Brasil Central - ICBC. O recorte temporal compreende o período de 1942, ano de fundação da instituição, até 1959, quando foi declarado de utilidade pública municipal. Partiu-se da contextualização da educação especial no Brasil, e em Minas Gerais, com o objetivo de compreender o processo de criação do Instituto. A pesquisa teve como referências teóricas Magalhães (2004) e Buffa e Nosella (2009). As evidências utilizadas foram buscadas no acervo histórico do próprio ICBC, bem como no acervo da Escola Alceu Novaes. Os resultados obtidos possibilitaram compreender como ocorreu o surgimento da instituição na cidade de Uberaba, o papel socioeducativo e importância que ela teve na inserção de deficientes visuais na escola regular entre 1942 e 1959.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Antero, Samuel Antunes. "Considerações sobre o trabalho escravo no Brasil do século XXI." Revista do Serviço Público 58, no. 4 (February 19, 2014): 451–64. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v58i4.183.

Full text
Abstract:
Embora pareça ultrapassado, o instituto da escravidão ainda é uma realidade no Brasil contemporâneo, sobretudo na zona rural do País. Tal ocorrência fere o Estado Democrático de Direito em sua essência, além de representar uma das mais graves violações aos direitos humanos. Este artigo apresenta algumas considerações sobre o Plano Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo, defendendo que as ações de repressão têm se mostrado insuficientes para a erradicação da prática. São necessárias ações preventivas e políticas públicas que garantam alternativas de trabalho e renda às vítimas potenciais. Adicionalmente, serão identificados na literatura alguns aspectos jurídicos candentes, apontados como nevrálgicos para a efetividade do combate a essa prática.Palavras-chave: O instituto da escravidão; direitos humanos; erradicação do trabalho escravo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Martins, João R., Elida C. Monticelli, Valéria C. Onofrio, Darcy M. Barros-Battesti, and Rovaina L. Doyle. "Primeiro relato de Amblyomma fuscum Neumann, 1907 (acari: ixodidae) parasitando lagarto da espécie Tupinambis teguixin (L.), no município de Glorinha, estado do Rio Grande do Sul, Brasil." Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária 16, no. 4 (December 2007): 246–47. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-29612007000400013.

Full text
Abstract:
Amblyomma fuscum conhecida somente no Brasil, tem sido descrita como uma espécie rara de carrapato com relatos de sua ocorrência nas regiões sul e sudeste. Este é um novo registro desta espécie (9 fêmeas) parasitando lagarto (Tupinambis teguixin), no Município de Glorinha, Estado do Rio Grande do Sul. As fêmeas foram depositadas na coleção do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (7 espécimes) e na coleção de Acari do Instituto Butantan, Estado de São Paulo (2 espécimes). O achado confirma o estabelecimento de A. fuscum no Sul do Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Figueiredo, Mário Barreto, Leila Nakati Coutinho, Christiane Ceriani Aparecido, and Martha Maria Passador. "Abutilon ornamental (Abutilon sp. - Malvaceae) mostrando pústulas de Synchytrium australe." Summa Phytopathologica 33, no. 2 (June 2007): 195–98. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-54052007000200017.

Full text
Abstract:
Plantas de abutilon recebidas para análise fitopatológica pelo Instituto Biológico, São Paulo, Brasil mostrando como sintomas pústulas semelhantes a ferrugem (Uredinales) sobre folhas e caule foram estudadas para determinar o agente causal. Numerosos esporângios amarelos característicos de fungos zoospóricos pertencentes à Ordem Chytridiales foram encontrados no interior de galhas superficiais. Com base no estudo de KARLING (1955), o patógeno foi identificado como Synchytrium australe Speg. O material foi herborizado e armazenado no Herbário Micológico do Instituto Biológico sob o número IBI/SP 11975. Esta foi a primeira constatação desta espécie no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Lucas, Sylvia. "O Laboratório de Artrópodes do Instituto Butantan e os aracnídeos peçonhentos." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 10, no. 3 (December 2003): 1025–35. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702003000300011.

Full text
Abstract:
O presente relato é um histórico sobre a origem do Laboratório de Artrópodes do Instituto Butantan, desde a época de sua fundação até a aposentadoria de Wolfgang Bücherl, um dos maiores aracnológos do Brasil, em meados de 1967. Baseia-se nos relatórios anuais de Vital Brazil, diretor do instituto durante o período de 1900 a 1919 e de 1924 a 1927 nos trabalhos publicados nas Memórias do Instituto Butantan e também no meu convívio, a partir de 1961, como assistente de Bücherl, com pesquisadores, pessoal técnico e colaboradores do instituto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Rodrigues, Nina Tricia Disconzi, and Lucas Mateus Canabarro Rodrigues. "O PRESIDENCIALISMO DE COALIZÃO E O IMPEACHMENT DE 2016: UMA LEITURA A PARTIR DA PEC 21/2015 PARA A IMPLANTAÇÃO DO RECALL NO BRASIL." Revista de Direito Brasileira 26, no. 10 (August 1, 2020): 144. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2358-1352/2020.v26i10.5228.

Full text
Abstract:
O presente trabalho versa sobre os impasses do denominado presidencialismo de coalizão no Brasil e os desafios para implantação do instituto do Recall no ordenamento jurídico pátrio a partir de uma leitura do processo de impeachment ocorrido no ano de 2016. Para tanto se optou por dividir este artigo em dois capítulos: 1) Os impasses do presidencialismo de coalizão no Brasil e o impeachment de 2016, no qual se aborda o instituto do presidencialismo no Brasil e sua morfologia eleitoral complexa, que resultou no chamado presidencialismo de coalizão com forte tensão nas relações entre o Presidente da República e sua base de apoio no Congresso Nacional e; 2) A necessidade de aprimoramento da democracia participativa no Brasil: a proposta de recall do Presidente da República de acordo com a PEC 21/2015, a ideia é analisar a proposta de emenda à Constituição, para implantar no Brasil o recall. Para tanto, utilizou-se do método de pesquisa dedutivo, valendo-se das premissas maiores para formação das premissas menores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Oliveira, Maria Teresa Cavalcanti de, and Luciano Ximenes Aragão. "ISEB - Instituto Superior de Estudos Brasileiros." Revista HISTEDBR On-line 20 (April 30, 2020): e020003. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v20i0.8654062.

Full text
Abstract:
O desafio de compreender o papel e o sentido das estratégias desenvolvidas pelo ISEB - Instituto Superior de Estudos Brasileiros, criado como órgão vinculado ao MEC em 1955, parte do entendimento das sociedades modernas como bloco histórico - a unidade diversa entre estrutura e superestrutura. No Brasil, os anos de 1950 foram palco de um gradual processo de consolidação do modelo econômico e concomitante processo de democratização e politização da sociedade civil que resultou na reconfiguração do papel do Estado capitalista brasileiro; o ISEB se constituiu parte dessas mudanças necessárias ao novo papel do Estado. Concebido como um núcleo de assessoramento estratégico, o ISEB resultou da iniciativa de um grupo de intelectuais, com significativa notoriedade e influência política, que colocou seus estudos acadêmicos a serviço da compreensão dos problemas brasileiros, tendo em vista as “[...] tarefas e matérias que o moderno Estado capitalista é incumbido de realizar.” (TOLEDO, 1997, p. 184). Mas a despeito de se constituir num centro de estudos dos problemas nacionais, os isebianos não tiveram voz ativa na máquina governamental; sua atuação se destacou no fomento e no desenvolvimento de estratégias educativas e formativas de natureza pós-universitária, voltadas à formação de intelectuais orgânicos disseminadores de determinado projeto de nação - o “nacional-desenvolvimentismo”. O objetivo do presente trabalho é compreender o papel do ISEB e o sentido do uso dessas estratégias educativas e formativas de natureza pós-universitária, seu legado acadêmico nas novas gerações de intelectuais e seu impacto político (in)direto nas novas formas de construção de entendimento e interpretação do Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Silva, Mozart Linhares da. "A REFORMA PENITENCIÁRIA E A MODERNIDADE NO BRASIL: uma abordagem possível." Veritas (Porto Alegre) 40, no. 158 (December 31, 1995): 255. http://dx.doi.org/10.15448/1984-6746.1995.158.35962.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Dynnikov, Circe Mary Silva da Silva, and Makele Veronica Heidt. "Inserção da Matemática Moderna na formação de normalistas do Instituto de Educação Assis Brasil." Educação 42, no. 2 (November 6, 2019): 213. http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.33798.

Full text
Abstract:
A pesquisa analisa a inserção da Matemática Moderna na formação de normalistas do Instituto de Educação Assis Brasil feita pela professora Cecy da Nova Cruz Sacco no Instituto de Educação Assis Brasil (IEAB), em Pelotas, no período de 1964-1970. A metodologia qualitativa emprega o método de análise documental, tomando como fontes os programas e os diários de classe da professora, o currículo do curso normal, a bibliografia recomendada para o curso e, ainda, fotografias e notícias publicadas em jornais periódicos da época. Ancorada na História Cultural e empregando conceitos de representação, apropriação, prática e cultura escolar, a pesquisa procura responder à seguinte pergunta investigativa: Na prática docente de Cecy da Nova Cruz Sacco junto ao Curso de Formação de Normalistas do Instituto de Educação Assis Brasil, quais são os elementos da Matemática Moderna identificados como saberes relevantes a ensinar? A conclusão foi de que, além dos saberes pertinentes à Matemática Moderna, como a teoria dos conjuntos, conjuntos numéricos, por exemplo, foram também considerados relevantes por ela os “saberes para ensinar”, apoiados fortemente nas ideias de Dienes e no uso dos blocos lógicos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Dos Santos, Fernando Santiago. "O JARDINEIRO FIEL." Prometeica - Revista de Filosofía y Ciencias, no. 6 (May 1, 2012): 66–78. http://dx.doi.org/10.24316/prometeica.v0i6.32.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

CAMARGO, ANTONIO CARLOS MARTINS DE. "As contradições da política de saúde no Brasil: o Instituto Butantan." São Paulo em Perspectiva 16, no. 4 (October 2002): 64–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-88392002000400011.

Full text
Abstract:
Este artigo pretende mostrar que a pesquisa científica, que há um século marcou as vidas de Adolfo Lutz, Oswaldo Cruz, Vital Brasil, Carlos Chagas e Rocha Lima, continua sendo a condição essencial para resolver problemas de saúde no Brasil. Optar por caminhos mais curtos, além de nos condenar ao subdesenvolvimento, consagra a contradição entre sermos capazes de elucidar o genoma de uma bactéria patogênica e continuarmos importando produtos e tecnologias e exportando, a fundo perdido, nossas riquezas e inovações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Dedecca, Paula Gorenstein. "Instituição e engajamento: Vilanova Artigas no Instituto de Arquitetos do Brasil." Risco: Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo (Online), no. 21 (September 30, 2016): 132. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v0i21p132-143.

Full text
Abstract:
O exercício de traçar o percurso biográfico de João Batista Vilanova Artigas entremeado às Instituições em que atua ao longo de sua história profissional foi realizado apenas parcialmente pela historiografia dedicada ao arquiteto, que se focou majoritariamente na compreensão das esferas projetual e crítica de sua prática. Este artigo se concentra na atuação do arquiteto no departamento paulista do Instituto de Arquitetos do Brasil, buscando entender a relevância de tal inserção institucional para a compreensão de sua trajetória profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Sant'anna, Osvaldo Augusto. "O primeiro decreto de morte à ciência do Brasil: Instituto Biológico." Cadernos de História da Ciência 1, no. 1 (June 30, 2005): 101–8. http://dx.doi.org/10.47692/cadhistcienc.2005.v1.35858.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Lacombe Camargo, Margarida. "O IMPEACHMENT EM VISÃO COMPARADA BRASIL - ESTADOS UNIDOS." Novos Estudos Jurí­dicos 25, no. 2 (September 22, 2020): 400–416. http://dx.doi.org/10.14210/nej.v25n2.p400-416.

Full text
Abstract:
O texto aborda o instituto do impeachment a partir do trabalho seminal dos países fundadores norte-americanos. Conflui para a sua incorporação no direito constitucional brasileiro e critica a ausência de standards doutrinários capazes de estabelecer sua conformidade com o sistema de governo presidencialista. Aponta para o fato de, no Brasil, o impeachment ter servido de arma jurídica para a oposição política.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Soares de Lima, João Paulo, and Mariana Feiteiro Cavalari. "A MATEMÁTICA EM UMA DAS PRIMEIRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DE ENGENHARIA NO BRASIL." Boletim Cearense de Educação e História da Matemática 5, no. 15 (December 30, 2018): 59–73. http://dx.doi.org/10.30938/bocehm.v5i15.987.

Full text
Abstract:
As escolas de engenharia e as escolas militares foram, no século XIX e início do século XX, os principais difusores da matemática superior no Brasil. Neste sentido, é relevante, no âmbito da História da Matemática em nosso país, estudar o surgimento histórico de faculdades brasileiras do início do século XX, voltadas para a formação de engenheiros, como por exemplo, o Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá (IEMI). Este instituto foi criado em 1913 e, em 1936, foi transformado em Instituto Eletrotécnico de Itajubá (IEI). Posteriormente, teve seu nome alterado para Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI) e, finalmente em 2002, esta instituição foi transformada na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Assim, podemos considerar que o IEMI esteve em funcionamento no período de 1913 a 1936 e é precursor da UNIFEI. Neste contexto, o presente trabalho foi realizado com o objetivo de investigar a criação do referido instituto destacando as disciplinas da área de Matemática que eram lecionadas e os docentes responsáveis por estas. Para tanto, nos dedicamos a estudar obras que apresentavam informações sobre a criação do IEMI, seu curso e seu corpo docente. Consultamos, também, informações em revistas, um caderno de anotações de um ex-docente e documentos do IEMI e realizamos, ainda, entrevistas com ex-docentes da EFEI. Os dados desta investigação mostram que o IEMI, inicialmente, teve um corpo docente formado por professores europeus, em especial, belgas e que este, paulatinamente, foi se nacionalizando. Tal instituto ofertou somente o curso de Engenharia Eletromecânica que, até, 1923, previa a disciplina “Matemática” em seus três anos de curso e, posteriormente, quando o curso passou a ter a duração de quatro anos, a disciplina de Matemática foi desmembrada em disciplinas que ficaram concentradas nos dois primeiros anos. Os docentes Armand Bertholet, José Procópio Fernandes Monteiro e Antônio Rodrigues d’Oliveira foram os únicos docentes, que identificamos, que lecionaram Matemática no IEMI. Dentre eles, destacamos Antônio Rodrigues d’Oliveira que elaborou materiais didáticos destinados ao ensino de Matemática superior, que era um tipo de material escasso em língua portuguesa no Brasil neste período.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Adis, Joachim, Wolfgang J. Junk, and Norman D. Penny. "Material Zoológico depositado nas coleções sistemáticas de entomologia do INPA, resultante do "Projeto INPA/MAX-PLANK" (Convênio CNPq/MGP)." Acta Amazonica 15, no. 3-4 (December 1985): 481–504. http://dx.doi.org/10.1590/1809-43921985153504.

Full text
Abstract:
As coleções de Entomolologia Sistemática do Instituto nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) em Manaus, Brasil, no momento, contém aproximadamente 16.350 exemplares de invertebrados e vertebrados identificados, representando 330a espécies e incluindo 692 tipos que foram depositados entre 1940 e 1982 por pesquisadores e associados do Instituto Max-Planck de Limnologia em Plön, Alemanha Ocidental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Deda, Thainara Aparecida, and Patricia Minini Wechinewsky. "Morosidade do processo de adoção no Brasil." Academia de Direito 3 (March 4, 2021): 282–303. http://dx.doi.org/10.24302/acaddir.v3.3118.

Full text
Abstract:
O instituto de adoção é de extrema importância para assegurar que crianças e adolescentes que, por algum motivo, se encontram fora da convivência familiar, possam ter tal direito assegurado. Entretanto, analisando números fornecidos pelo Conselho Nacional de Justiça e posições doutrinárias, percebe-se que há certa deficiência nos processos que versam sobre a adoção. Portanto, o presente artigo tem como objetivo examinar os fatores que ocasionam a morosidade do judiciário brasileiro em relação aos processos de adoção e se existe a possibilidade de responsabilizar o Estado pela demora na prestação jurisdicional. Acerca da pesquisa, se utiliza a documental descritiva com análise de doutrina, legislação e jurisprudência brasileira com abordagem qualitativa. O método de pesquisa utilizado foi o dialético, considerando-se que os fatos não podem ser considerados fora de um contexto social, buscando analisar contradições que se transcendem e buscam soluções. Para compreensão do tema, é abordado a definição e desenvolvimento histórico da família e do instituto de adoção, ambos conceitos sofreram diversas transformações com o passar dos anos. A discussão reside, então, na possibilidade do Estado ser responsabilizado civilmente pela morosidade processual em ações de adoção. Como conclusão é possível afirmar que a invocação da hipótese de responsabilidade civil objetiva do Estado, é um dos únicos meios de garantir que os danos sofridos por adotandos, sejam reparados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

De Moura Freitas, Geise. "Os cursos de formação/especialização de professores de surdos, no Brasil e em Portugal (1950-1980)." Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas 1, no. 01 (July 9, 2020): 84–105. http://dx.doi.org/10.29280/rappge.v1i01.7867.

Full text
Abstract:
O artigo em questão buscou analisar como se deu a influência do cenário educacional mundial no Curso Normal (1951-1957) e nos Cursos de Especialização de Professores de Deficientes Auditivos (1957-1972/1981-1985), do Instituto Nacional de Surdos-Mudos (INSM) / Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES, no Brasil, e no Instituto Jacob Rodrigues Pereira - IJRP (1952-1956/1961-1963/1982-1984), em Portugal, lançando luz à relação que estabeleceram. Foi utilizado o referencial teórico-metodológico dos estudos comparados, nos termos de Nóvoa (1995, 1998), na perspectiva teórica do sistema mundial articulada à abordagem das perspectivas sócio-históricas. As análises das fontes orais e escritas nos indicam que os cursos referidos, nos dois países em questão, foram inscritos na concepção clínico-pedagógica, na estrutura organizacional e atitudinal que marcou e singularizou a educação especial, com o ensino dos deficientes auditivos servindo, preponderantemente, a propósitos terapêuticos. O modelo de formação adotado pelas duas instituições foi uma mescla do didático-pedagógico com o cognitivo-cultural, ainda que o modelo científico já despontasse. As duas instituições investigadas refletiram realidades globais nos processos de constituição, organização e implementação de seus cursos, no âmbito do paradigma oralista. Esta circularidade de referenciais teórico-práticos e de modelos de formação docente foi resultado de como os agentes escolares se relacionaram, incorporando/compartilhando conhecimentos que ultrapassaram as barreiras nacionais. Palavras-Chave: Educação Especial; Formação de Professores; Educação Comparada; Instituto Nacional de Educação de Surdos; Instituto Jacob Rodrigues Pereira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography