Academic literature on the topic 'Instituto Fernando Henrique Cardoso'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Instituto Fernando Henrique Cardoso.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Instituto Fernando Henrique Cardoso"

1

Martins Dória Paula, Diego. "A Plataforma Democrática e a “coesão social na democracia” na América Latina (2007-2017)." Revista Eletrônica da ANPHLAC 20, no. 28 (June 20, 2020): 138–63. http://dx.doi.org/10.46752/anphlac.28.2020.3844.

Full text
Abstract:
Resumo: O artigo se debruça sobre a construção de um modelo de democracia na América Latina desde 2007 pela chamada “Plataforma Democrática”, iniciativa do Instituto Fernando Henrique Cardoso (IFHC), do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, dentre outros. Nas linhas que se seguem, discute-se o interesse empresarial subjacente ao projeto, bem como sua potencialidade de guiar reformas de Estados latino-americanos. A partir de um estudo de caso, o objetivo é entender melhor qual a relação existente entre as lutas de classes e a conformação dos aparelhos estatais e regimes políticos na região. Palavras-chave: Democracia, Plataforma Democrática, Instituto Fernando Henrique Cardoso
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cassano, Francisco Américo, Diogo Holanda Camelo, Felipe Panta Padilha, Mateus Marchiori Pereira, Matheus Dias Do Prado, and Vinícius Fino Machado. "Política Externa Brasileira nos Governos FHC, Lula e Dilma: efeitos na balança comercial e no produto interno bruto brasileiro." Brazilian Journal of International Relations 6, no. 1 (May 22, 2017): 61–89. http://dx.doi.org/10.36311/2237-7743.2017.v6n1.05.p61.

Full text
Abstract:
Este artigo trata da análise dos períodos governamentais de Fernando Henrique Cardoso, Luís Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff em relação à política externa brasileira adotada e os efeitos causados nos resultados da balança comercial e do produto interno bruto. A pesquisa que lhe deu suporte foi exploratória e a coleta de dados foi proveniente do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Para o tratamento dos dados foi utilizado o método qualitativo, tendo os resultados revelado que: desde a adoção da estratégia neoliberal houve pouca mudança na política macroeconômica; ações e atividades da política externa brasileira não interferem de forma significativa nos resultados da balança comercial e do produto interno bruto; resultados da balança comercial e do produto interno bruto dependem de outros fatores como economia interna, cotação do dólar e situação da economia externa. Palavras-chave: Política externa brasileira; Produto Interno Bruto; Balança Comercial. Abstract: This article deals about of analyze the governments periods of Fernando Henrique Cardoso, Luís Inácio Lula da Silva and Dilma Rousseff in relation with the adopted Brazilian foreign policy and the effects on trade balance and gross domestic product . The research that gives support was exploratory and the collect dates of dependents variable, trade balance and Gross domestic product was from Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior and Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. For the handling of the dates was use the qualitative technique describing the studied phenomenon, having the results of: Since the adoption of neoliberal strategy had little change on macroeconomic policy; Actions and activities of Brazilian foreign policy does not intervene significantly on trade balance and gross domestic product results; Trade balance and gross domestic product results depends of others factors as domestic economy, dollar hate and foreign economy situation. Key words: Foreign policy; Gross Domestic Product; Trade Balance. Recebido em: maio/2016Aprovado em: setembro/2016
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gomes, Alfredo Macedo, and Karine Numes de Moraes. "Educação superior no Brasil contemporâneo: transição para um sistema de massa." Educação & Sociedade 33, no. 118 (March 2012): 171–90. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302012000100011.

Full text
Abstract:
O estudo analisa o processo de expansão da educação superior no Brasil nas últimas três décadas, com especial atenção para o período que cobre os governos Fernando Henrique Cardoso e Luis Inácio Lula da Silva. Examinam-se as seguintes questões: podemos afirmar que o Brasil contemporâneo produziu um sistema de massa? Se sim, como e por meio de que políticas têm se processado a mudança para o sistema de educação superior de massa? Para analisar tal problemática nos apoiamos principalmente na perspectiva teórica desenvolvida por Trow e nos dados estatísticos gerados pelo Censo da Educação Superior e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A principal linha de argumentação gira em torno da transformação da educação superior em "sistema de massa", indicando fases de crescimento, características predominantes e por meio de quais políticas tem se processado a transição do sistema de elite para o sistema de educação superior de massa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ribeiro, Daniella Borges, and Ana Targina Rodrigues Ferraz. "Tendências contemporâneas da política de educação superior brasileira." SER Social 19, no. 41 (February 6, 2018): 499–518. http://dx.doi.org/10.26512/ser_social.v19i41.14953.

Full text
Abstract:
O artigo discute as principais tendências da política de educação superior no Brasil entre os anos de 1995 e 2014. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, baseado em documentos do site do Ministério da Educação, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, bem como bibliografias da área. O texto está dividido em três tópicos: a mercadorização do ensino superior no governo de Fernando Henrique Cardoso, o aprofundamento das parcerias entre o público e o privado no governo de Luiz Inácio Lula da Silva e a disputa pelos recursos dofundo público durante o mandato de Dilma Rousseff. Verifica-se que a ampliação da influência dos organismos internacionais, a diversificação das instituições e dos cursos, o incentivo às parcerias e o desvio dos recursos públicos para as instituições privadas, são algumas das tendências que ora se apresentam.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Michelotto, Regina Maria. "Políticas para a educação superior no Brasil, em fase de transição." Educar em Revista, no. 22 (December 2003): 153–72. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.317.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta um levantamento documental de políticas dos dois governos de Fernando Henrique Cardoso para a Educação Superior, comparando-as com propostas de campanha do governo Lula a respeito desse tema. O objetivo é que a análise possa contribuir para o acompanhamento das políticas do atual governo e necessárias cobranças. As fontes foram as duas propostas de FHC: Mãos à Obra, Brasil (1994) e Avança, Brasil (1998) e o plano de campanha do governo Lula: Plano de Educação: Uma escola do tamanho do Brasil (2002). Outro texto básico para a análise foi o intitulado: A Presença da Universidade Pública, organizado pela Comissão de Defesa da Universidade Pública, instituída junto ao Instituto de Estudos Avançados (IEA), por solicitação do Reitor da Universidade de São Paulo, no início de 1998. Pretendeu-se analisar criticamente os documentos, apoiando-se, ainda, em encaminhamentos políticos que vêm sendo tomados nesses primeiros meses do novo governo, de forma a explicitar rupturas e continuidades de propostas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Filocreão, Antonio Sérgio Monteiro, and Irenildo Costa da Silva. "A POLÍTICA DE ASSENTAMENTOS RURAIS NO ESTADO DO AMAPÁ." PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP 9, no. 3 (December 20, 2016): 145. http://dx.doi.org/10.18468/pracs.2016v9n3.p145-171.

Full text
Abstract:
<p>A criação de assentamentos rurais no estado do Amapá, como política de reforma agrária, acentuou-se em 1987, alcançando seu clímax durante o governo Fernando Henrique Cardoso. O objetivo deste artigo é analisar como essa política vem se desenvolvendo no Amapá, estado da Amazônia brasileira, apresentando a realidade da situação dos projetos implantados. As análises foram construídas a partir de documentos oficiais do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), produções acadêmicas como artigos, livros, relatórios, complementadas com informações orais obtidas de funcionários públicos responsáveis pelo gerenciamento dos projetos. Hoje, existem no Amapá 54 assentamentos rurais (pelos critérios do INCRA), ocupando uma superfície total de 2.244.755,99 hectares e atendendo a um público de 14.826 famílias. Após 28 anos da criação dos primeiros assentamentos, ainda são reinantes as condições precárias de muitos projetos, os quais carecem, até hoje, da implantação de infraestruturas produtivas como estradas, armazéns, água, energia, insumos agrícolas e infraestruturas sociais como escolas, postos de saúde, centros de recreação entre outros. Em decorrência disso, muitos assentados têm abandonado seus lotes, deslocando-se para as aglomerações urbanas do estado, especialmente para a capital, evidenciando que os governos, não têm sido capazes de promover uma política consistente de manutenção do homem no campo</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Cerqueira, Cristiane Aparecida de, Clesio Marcelino de Jesus, and Lessí Inês Farias Pinheiro. "PRONAF NOS TERRITÓRIOS DA CIDADANIA DA BAHIA NOS GOVERNOS INSTITUÍDOS ENTRE 1999 E 2018." Revista Grifos 30, no. 51 (September 28, 2020): 327–49. http://dx.doi.org/10.22295/grifos.v30i51.5544.

Full text
Abstract:
O crédito rural e o Pronaf foram instituídos pelo governo federal para apoiar o meio rural, enquanto os Territórios da Cidadania (TCs) foram criados para promover desenvolvimento rural em áreas com elevada presença de agricultores familiares. Neste período vários governos foram constituídos no Brasil, cada um com planos voltados ao meio rural conforme sua visão de Estado. Assim sendo, o trabalho analisa o acesso ao Pronaf nos nove TCs do estado da Bahia entre 1999 e 2018. Para tanto, a metodologia envolveu a pesquisa bibliográfica e documental, tendo como fonte o Banco Central do Brasil (Bacen) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e do método comparativo, compreendendo o período entre o segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso (FHC) e o segundo mandato de Dilma Roussef/Temer, cujos Planos Plurianuais revelam divergências ideológicas. Considerando os cinco governos, de modo geral, os valores dos contratos são baixos, existem significativas discrepâncias nos valores e nos números de contrato entre os territórios, e os TCs mais contemplados foram Semiárido Nordeste II, Velho Chico, Sisal e Sertão do São Francisco. Maior volume de recursos Pronaf deveria estar disponível aos Territórios Irecê, Chapada Diamantina e Itaparica, de elevada participação da agricultura familiar; diferente do Território Litoral Sul, que teve grande acesso aos recursos do Pronaf.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Esteves, Thiago De Jesus, and José Dos Santos Souza. "O PAPEL DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP) NA REFORMA GERENCIAL DOS SISTEMAS PÚBLICOS DE ENSINO NO BRASIL." Educere et Educare 15, no. 35 (June 1, 2020): 10. http://dx.doi.org/10.17648/educare.v15i35.24136.

Full text
Abstract:
O artigo tem como objeto de análise o processo de transformação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em agência de avaliação da educação brasileira no contexto das reformas gerenciais implementadas a partir do governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e aperfeiçoadas pelos governos de Lula da Silva (2003-2010) e Dilma Roussef (2011-2016). Seu objetivo é evidenciar o papel do INEP na reforma gerencial da educação. A promulgação da Lei nº 9.394/1996, desencadeou o processo de definição de parâmetros de qualidade para nortear as políticas educacionais, de modo a induzir a adoção de mecanismos de coleta de dados e de estratégias sistêmicas de avaliação de desempenho escolar pelas instituições de ensino, tendo os princípios da Nova Gestão Pública como norteadores. Este processo significou a extensão da reforma gerencial para a gestão dos sistemas públicos de ensino. A reestruturação do INEP, além de readequar suas funções, elevou seu status para órgão público estratégico na reforma gerencial dos sistemas públicos de ensino. O conteúdo do artigo é parte dos resultados de um projeto investigativo mais amplo que se caracteriza por sistematizar uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter explicativo, que se insere na categoria de estudo documental cujos fundamentos teóricos e metodológicos se situam no materialismo histórico e dialético. À título de conclusão, o artigo aponta que não é possível compreender o processo de transformação do INEP em órgão estratégico de avaliação educacional sem observar o desempenho dos organismos internacionais no direcionamento das políticas educacionais dos países latino-americanos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Campelo, Calebe Lucas Feitosa, Maria Lúcia Ferreira da Silva, Marcos Ítalo Vitorino Pereira, and Mateus Pereira Santana. "Os Caminhos das Políticas Públicas de Interiorização da Educação Superior na Macrorregião do Cariri." Ciência e Sustentabilidade 5, no. 1 (August 20, 2019): 142–59. http://dx.doi.org/10.33809/2447-4606.512019142-159.

Full text
Abstract:
A partir dos anos 2000, na região do Cariri, há maior intensificação e diversificação das atividades socioeconômicas. Isso atribui novos contornos e configurações à região. A forte presença de instituições de ensino superior também é sentida nesse período. Nesse viés, o presente estudo tem o objetivo de analisar de forma crítica o fenômeno de interiorização da Educação Superior na macrorregião caririense, região esta que vem passando por processo de elevado crescimento educacional e econômico, realizando um recorte dimensional dos anos 2000 até 2015. Para isto foi realizada uma pesquisa bibliográfica-documental, tendo como baliza estudiosos que tratam da expansão do ensino superior brasileiro e para a sistematização do estudo foi utilizada uma abordagem quali-quantitativa a qual buscou como referência o censo do ensino superior brasileiro colhido e documentado a partir do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP), bem como o último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) .Com efeito, o trabalho apresenta um panorama dos contributos que as políticas públicas deram para a interiorização do Ensino Superior no cariri, assim como os impactos para o desenvolvimento regional e formação de um dos maiores polos universitários do interior do Ceará.Com efeito, a pesquisa ainda aponta os entraves que ainda existem para a democratização da Educação Superior, não somente no Cariri, mas a nível nacional. As análises realizadas nas discussões do pesquisa demonstram o contraste que foi criado entre o discurso de democratização da Educação Superior e o que foi efetivado na prática, demonstrando os resultados da parceria público-privado iniciado nos governos de Fernando Henrique Cardoso e continuados pelos governos subsequentes que com as reformas e parcerias realizadas não conseguiram garantir educação pública a nível de ensino superior gratuita a toda a população, sendo fundamental a reformulação e consequente analise das políticas públicas aplicadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Beal, Marcos Antônio. "Entrevista com Fernando Henrique Cardoso." Política & Sociedade 15, no. 34 (December 22, 2016): 232. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7984.2016v15n34p232.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Instituto Fernando Henrique Cardoso"

1

Graciano, Maítha Elena Tosta [UNESP]. "O estudo do Instituto Fernando Henrique Cardoso na perspectiva da teoria arquivística pós-custodial." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2015. http://hdl.handle.net/11449/128069.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-10-06T13:03:07Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2015-08-07. Added 1 bitstream(s) on 2015-10-06T13:18:56Z : No. of bitstreams: 1 000851796.pdf: 1603293 bytes, checksum: 275993ba2fa2d2b462087ebf4f0bb26c (MD5)
Nesta pesquisa analisou e discutiu-se a organização da informação custodiada pelo Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC) segundo a proposta do paradigma pós-custodial, uma das linhas de análise da Arquivística Contemporânea. Esta pesquisa justifica-se, pois para que seja possibilitado o acesso a todo e qualquer acervo, faz-se necessário que seja empregado na massa documental prerrogativas como, técnicas e métodos de organização da informação que respeitem, principalmente, os princípios da proveniência, da ordem original, da organicidade e, também, o contexto e as funções estabelecidas no momento de produção da documentação e durante toda sua vigência e tramitação em estado corrente. A teoria pós-custodial nos coloca justamente essa forte relação que existe entre o documento e a informação, desde a produção ao acesso pelo usuário. Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva qualitativa cujo método é o estudo de caso com observação sistemática simples não estruturada. Esta pesquisa apresentar-se-á a transição paradigmática em desenvolvimento na Arquivística contemporânea bem como na Ciência da Informação, e como tais ideias influenciaram a organização do acervo do iFHC e as diferentes possibilidades oferecidas pela instituição para o acesso à informação em seu acervo. Verificou-se que, muitas vezes, a organização e a compreensão dadas aos arquivos pessoais e privados, na contemporaneidade tratam-se de documentos de coleção de caráter museológico ou biblioteconômico e, não, de um conjunto documental orgânico característico e pertinente a Arquivo. A documentação do Instituto Fernando Henrique Cardoso compreende o período em que o seu fundador foi ministro e presidente da República do Brasil (1994 a 2002), o acervo também é constituído por documentos pessoais, e documentos produzidos a partir de suas atividades como intelectual, sociólogo, professor universitário,...
This research analyzed and discussed the organization of information guarded by the Institute Fernando Henrique Cardoso (iFHC) as proposed by the post-custodial paradigm of the analysis lines of Contemporary Archives. This research is justified because in order to be allowed access to any collection, it is necessary to be used in the documentary mass prerogatives as techniques and methods of organizing information respecting mainly the principles of provenance, the original order, the organic nature and also the context and functions established at the time of production of documentation and throughout the term and procedure in current state. The post-custodial theory in just puts this strong link between the document and the information, from production to user-access. This research is characterized as qualitative descriptive method which is the case study with simple systematic observation unstructured. This research will present a paradigm shift in development in today's Archives and the Information Science, and how these ideas influenced the organization of iFHC the acquis and the different possibilities offered by the institution for access to information in its collection. It was found that, often, the organization and the understanding given to personal and private archives, in contemporary times, is that they are documents of museum or collection biblioteconômico character and not a characteristic and organic set of documents relevant to file. The Instituto Fernando Henrique Cardoso documentation covers the period in which its founder was Minister and President of the Republic of Brazil (1994-2002), the collection also consists of personal documents, and documents produced from its activities as an intellectual, sociologist, university, political and writing teacher, and Fernando Henrique Cardoso very active in some of them. The collection includes not only documents and texts, letters, books and notes, but also photographs, ...
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Graciano, Maítha Elena Tosta. "O estudo do Instituto Fernando Henrique Cardoso na perspectiva da teoria arquivística pós-custodial /." Marília, 2015. http://hdl.handle.net/11449/128069.

Full text
Abstract:
Orientadora: Maria Leandra Bizello
Banca: Sonia Maria Troitiño Rodriguez
Banca: Clarissa Moreira dos Santos Schmidt
Resumo: Nesta pesquisa analisou e discutiu-se a organização da informação custodiada pelo Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC) segundo a proposta do paradigma pós-custodial, uma das linhas de análise da Arquivística Contemporânea. Esta pesquisa justifica-se, pois para que seja possibilitado o acesso a todo e qualquer acervo, faz-se necessário que seja empregado na massa documental prerrogativas como, técnicas e métodos de organização da informação que respeitem, principalmente, os princípios da proveniência, da ordem original, da organicidade e, também, o contexto e as funções estabelecidas no momento de produção da documentação e durante toda sua vigência e tramitação em estado corrente. A teoria pós-custodial nos coloca justamente essa forte relação que existe entre o documento e a informação, desde a produção ao acesso pelo usuário. Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva qualitativa cujo método é o estudo de caso com observação sistemática simples não estruturada. Esta pesquisa apresentar-se-á a transição paradigmática em desenvolvimento na Arquivística contemporânea bem como na Ciência da Informação, e como tais ideias influenciaram a organização do acervo do iFHC e as diferentes possibilidades oferecidas pela instituição para o acesso à informação em seu acervo. Verificou-se que, muitas vezes, a organização e a compreensão dadas aos arquivos pessoais e privados, na contemporaneidade tratam-se de documentos de coleção de caráter museológico ou biblioteconômico e, não, de um conjunto documental orgânico característico e pertinente a Arquivo. A documentação do Instituto Fernando Henrique Cardoso compreende o período em que o seu fundador foi ministro e presidente da República do Brasil (1994 a 2002), o acervo também é constituído por documentos ... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: This research analyzed and discussed the organization of information guarded by the Institute Fernando Henrique Cardoso (iFHC) as proposed by the post-custodial paradigm of the analysis lines of Contemporary Archives. This research is justified because in order to be allowed access to any collection, it is necessary to be used in the documentary mass prerogatives as techniques and methods of organizing information respecting mainly the principles of provenance, the original order, the organic nature and also the context and functions established at the time of production of documentation and throughout the term and procedure in current state. The post-custodial theory in just puts this strong link between the document and the information, from production to user-access. This research is characterized as qualitative descriptive method which is the case study with simple systematic observation unstructured. This research will present a paradigm shift in development in today's Archives and the Information Science, and how these ideas influenced the organization of iFHC the acquis and the different possibilities offered by the institution for access to information in its collection. It was found that, often, the organization and the understanding given to personal and private archives, in contemporary times, is that they are documents of museum or collection biblioteconômico character and not a characteristic and organic set of documents relevant to file. The Instituto Fernando Henrique Cardoso documentation covers the period in which its founder was Minister and President of the Republic of Brazil (1994-2002), the collection also consists of personal documents, and documents produced from its activities as an intellectual, sociologist, university, political and writing teacher, and Fernando Henrique Cardoso very active in some ... (Complete abstract click electronic access below)
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Novaes, Raphael de Souza. "Preparando o passado: dimensões da construção histórica de Fernando Henrique Cardoso pela Fundação iFHC." Universidade de São Paulo, 2014. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-29092014-163946/.

Full text
Abstract:
Esta trabalho trata da construção histórica de Fernando Henrique Cardoso através de ações da instituição por ele criada, a Fundação iFHC. Destacam-se na dissertação duas das iniciativas da Fundação, o tratamento do arquivo pessoal de Fernando Henrique Cardoso e a exposição Um plano real, que trata da superação do processo inflacionário brasileiro através da implementação do plano econômico que instituiu o Real como moeda nacional. Também estão presentes no primeiro capítulo do trabalho um panorama da legislação brasileira sobre arquivos presidenciais e da situação desses arquivos no Brasil, a apresentação geral da Fundação iFHC, com destaque para ações que a inserem no jogo político-partidário atual, e uma breve incursão sobre a legislação norte-americana para arquivos presidenciais e sobre a literatura crítica das Presidential Libraries a título de comparação com o caso estudado
This paper deals with the historical construction of Fernando Henrique Cardoso through actions by the institution he founded, iFHC Foundation. Two initiatives of the Foundation are emphasized, the treatment of Cardosos personal archives and the exhibition Um plano real, about overcoming the Brazilian inflationary process through the implementation of the economic plan that established Real as national currency. The first chapter also presents an overview of the Brazilian legislation on Presidential Archives and the situation of those files in Brazil, an overall presentation of iFHC Foundation, highlighting actions that fall within the current partisan political game, and a brief incursion into the U.S. legislation for presidential Archives and also into the critical literature on Presidential Libraries, so it serves as comparison with the case studied
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Trigueiro, Nilene Matos. "Os desdobramentos das reformas de educação profissional e tecnológica promovidas pelos governos Fernando Henrique Cardoso e Lula da Silva no Instituto Federal do Ceará, campus Juazeiro do Norte." Universidade Federal da Paraí­ba, 2014. http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/4846.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-05-07T15:09:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1151393 bytes, checksum: ebab1050590e322d1f8e59c7ab9e4fcf (MD5) Previous issue date: 2014-10-02
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
This thesis proposes to examine the Federal Institute of Technological Education of Ceará (IFCE) campus Juazeiro, in advance of the neoliberal policies of vocational and technological education, undertaken by the governments of Fernando Henrique Cardoso and Lula da Silva. The research seeks to read between the lines, discussing the economic, political and ideological interests in the constitution of legislation related to vocational and technical education, developed by the governments of Fernando Henrique Cardoso and Lula da Silva, with emphasis on Decree No. 2,208 / 1997 recorded the first and Decree No. 5,154 / 2004 and Law No. 11,892 / 2008, promulgated by the second. To understand reality, the job will leave the dialectical method, believing that this allows the construction and reflection of reality in its historical entirety. Given the above, the research question that is intended to clarify is this: as the definitions contained in vocational and technical education reforms implemented since the second half of the 90s of XX century, were being implemented, or not, in IFCE campus Juazeiro? This presents the hypothesis that the policies of professional and technological education, developed in recent decades, the Brazilian government pledged more with the market and international agencies than with the needs and interests of workers in the country. From a methodological standpoint, we opted for a qualitative study. The methodological approach was selected to bibliographic and documentary research, since this gives the investigator the opportunity to gather a lot of information pertaining to its object through the use of laws, procedures and school conditions etc. The search can also be defined as a case study by allowing the deepening of a certain reality. In this case, the reality to be known is the IFCE campus Juazeiro, in order to get to know the impact of policies on vocational and technical education, enacted by governments Fernando Henrique Cardoso and Lula da Silva, the reality in question. A survey conducted in IFCE campus Juazeiro, made it clear that reform in vocational and technical education, promoted by Fernando Henrique Cardoso, settled himself ideologically and financially to the capital accumulation process, in view of consolidating the state minimum in that economic regulation should be undertaken by market forces, and the state should provide the minimum necessary services, such as education, safety, health etc. Regarding reform in vocational and technical education held by the Lula da Silva government, could be seen that, despite some advances in education, promoted by his government in recent decades, causing qualitative changes from the previous government, these advances still were not able to counter the neoliberal conceptions of education, nor were sufficient to promote a comprehensive education in the perspective of emancipation of the working class.
A presente dissertação propõe-se a analisar o Instituto Federal de Educação Tecnológica do Ceará (IFCE), campus Juazeiro do Norte, no avanço das políticas neoliberais de educação profissional e tecnológica, empreendidas pelos governos Fernando Henrique Cardoso e Lula da Silva. A pesquisa busca ler as entrelinhas, discutindo os interesses econômicos, políticos e ideológicos presentes na constituição da legislação referente à educação profissional e tecnológica, desenvolvidas pelos governos Fernando Henrique Cardoso e Lula da Silva, com ênfase no Decreto nº 2.208/1997 exarado pelo primeiro, e no Decreto nº 5.154/2004 e na Lei nº 11.892/2008, promulgados pelo segundo. Para compreensão da realidade, o trabalho partirá do método dialético, por acreditar que este possibilita a construção e a reflexão da realidade, em sua totalidade histórica. Diante do exposto, a questão norteadora que se pretende elucidar é a seguinte: como as definições contidas nas reformas de educação profissional e tecnológica, implementadas a partir da segunda metade da década de 90 do século XX, foram sendo implantadas, ou não, no IFCE, campus Juazeiro do Norte? O presente trabalho apresenta como hipótese, que as políticas de educação profissional e tecnológica, desenvolvidas, nas últimas décadas, pelos governos brasileiros, comprometeram-se mais com o mercado e os organismos internacionais do que com as necessidades e interesses dos trabalhadores do país. Do ponto de vista metodológico, optou-se por um estudo de natureza qualitativa. O procedimento metodológico selecionado foi a pesquisa bibliográfico-documental, visto que esta fornece ao investigador a possibilidade de reunir uma grande quantidade de informações referentes ao seu objeto, através da utilização de leis, processos e condições escolares etc. A pesquisa pode ser definida, também, como um estudo de caso, por possibilitar o aprofundamento de determinada realidade. No caso em questão, a realidade a ser conhecida é o IFCE, campus Juazeiro do Norte, de modo a buscar conhecer a repercussão das políticas de educação profissional e tecnológica, promulgadas pelos governos Fernando Henrique Cardoso e Lula da Silva, na realidade em questão. A pesquisa realizada no IFCE, campus Juazeiro do Norte, tornou claro que a reforma na educação profissional e tecnológica, promovida por Fernando Henrique Cardoso, acomodou-se ideológica e financeiramente ao processo de acumulação do capital, na perspectiva da consolidação do Estado mínimo, em que a regulação econômica deve ser realizada pelas forças do mercado, e ao Estado cabe prover os serviços mínimos necessários, como: educação, segurança, saúde etc. Quanto à reforma na educação profissional e tecnológica, realizada pelo governo Lula da Silva, pôde-se perceber que, apesar dos alguns avanços em educação, promovidos pelo seu governo, nas últimas décadas, provocando mudanças qualitativas em relação ao governo anterior, esses avanços ainda não foram capazes de se contrapor às concepções neoliberais de educação, tampouco foram suficientes para promover uma educação integral, na perspectiva de emancipação da classe trabalhadora. Palavras-chave: Educação profissional e tecnológica, IFCE, Juazeiro do Norte, Estado mínimo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cotrim, Ivan. "O capitalismo dependente em Fernando Henrique Cardoso." [s.n.], 2001. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/281743.

Full text
Abstract:
Orientador: Caio Navarro de Toledo
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Made available in DSpace on 2018-07-28T22:13:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cotrim_Ivan_M.pdf: 26382628 bytes, checksum: b9d392913046a885a49b11a87abdb145 (MD5) Previous issue date: 2001
Resumo: Este trabalho teve como objetivo evidenciar a construção intelectual do tema capitalismo dependente na obra de Fernando Henrique Cardoso. O método utilizado foi a análise imanente de sua produção teórica da década de 60 e início de 70, período que consideramos mais fértil para aquela produção. Buscamos mostrar que sua perspectiva teórica apoiou-se em Max Weber, enquanto que as teorias de Marx encontram-se subordinadas às interpretações dominantes de Fernando Henrique Cardoso. Destacamos que seus fundamentos teóricos encontram-se sustentados no plano político, cuja estrutura é tratada sob o conceito de aliança política e correlações de forças políticas, e estes são postos em tal destaque que o plano econômico acaba por sucumbir a este. A noção de dependência que orienta sua pesquisa e análise revela seu objetivo em reduzir os laços de determinação do capital imperialista sobre os países periféricos, e portanto sobre o Brasil, para encetar uma possibilidade de dependência com controle político interno a esses países. Nessa linha de procedimento, ele cria uma relação específica no plano econômico que trata por internalização do mercado externo e serve de base teórica para que ele descaracterize a subordinação desses países
Abstract: The purpose of this work is to c1earlyreveal the intelectual elaboration of the theme "dependent capitalism" as it is presented in Femando Henrique Cardoso's work. The method used was the immanent analysis of his writings dated from the sixties and early seventies, which we consider the most fruitful period for that theoretical production. We attempted to show that his theoretical perspectives are rooted in Max Weber' s thought, while Marx's theories lie subordinate to it in the author's interpretations. We emphasized that his theoretical fundamentaIs are supported by the political sphere, and its structure is examined under the concept of political alliance and correlation of politica! forces, which are emphasized to such an extent that leads the economic sphere to be subsumed to it. The notion of dependency that guides the author's research and analysis reveals his purpose of reducing the determination that the imperialist capital imposes over the peripheral countries - and therefore over Brazil - in order to bring up a possibility of dependency that retains political control within these countries. Accordingly, he creates a specific relationship in the economic sphere, referred to as "internalization of externa1market", that constitutes the theoretical basis for him to deprive these countries' subordination of its real characteristics
Mestrado
Mestre em Ciência Política
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Beal, Marcos Antônio. "Fernando Henrique Cardoso e o pensamento político brasileiro." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2015. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135122.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2015.
Made available in DSpace on 2015-09-22T04:08:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 334767.pdf: 2708685 bytes, checksum: 203c74038e5251ae0356da3ddc8844fb (MD5) Previous issue date: 2015
A construção do legado de Fernando Henrique Cardoso tem transcorrido a partir do signo de rupturas e dicotomias estruturantes, características que se articulam em torno da ideia da transição da atividade intelectual para a atividade política, num processo que reforça traços marcantes da imaginação política brasileira. Partindo da crítica dessa visão, este trabalho investiga o que o processo de formação do legado do autor como levado a cabo até aqui tem a dizer sobre os modos pelos quais se produz e se reinventa o ?pensamento político brasileiro?, ou, em outras palavras, o que sua trajetória intelectual individual representa em relação à trajetória coletiva de pensamento designada por esta expressão. Duas teses interpretativas principais são desenvolvidas ao longo deste trabalho: a primeira, de que o fio de continuidade e de unidade entre os diversos momentos da trajetória intelectual de Cardoso, negado pelas abordagens que até o presente vão dando conta da sistematização de seu legado, pode ser reconstruído e recuperado se a ênfase da análise recair na especificidade política de seus escritos, reconstrução e recuperação que, obviamente, não se furtam a considerar possíveis inconsistências, incoerências e mudanças nas crenças ao longo de sua trajetória; e a segunda, de que tal pensamento político, sem desconsiderar outras fontes genericamente rotuladas como ?universais?, estrutura-se a partir de um diálogo seletivo, sistemático e contínuo com algumas das principais matrizes de interpretação do político no país, diálogo este que, de um lado, torna possível evidenciar a existência de uma cosmovisão a atuar como ?fio condutor? para o conjunto de seu pensamento (conferindo a ele um sentido de coerência) e, de outro, entender o impacto ressignificador desse pensamento sobre tais matrizes. O trabalho está organizado em três partes: na primeira, produz-se uma reflexão teórico-metodológica do campo do pensamento político brasileiro; na segunda, discute-se a especificidade da reflexão política do autor a partir de dois momentos distintos (o do estabelecimento e o da consolidação das suas crenças políticas); e na terceira, num exercício de tentar aproximar as duas primeiras, discute-se a especificidade da inscrição do pensamento político do autor no campo do pensamento político brasileiro a partir de duas variáveis: as filiações e as recepções.

Abstract : The construction of Fernando Henrique Cardoso?s legacy has been developed based on the mark of structuring ruptures and dichotomies, characteristics that are both articulated around the idea of the transition from the intellectual to the political activity, in a process that reinforces strong features of the Brazilian political imagination. Anchored in a criticism of this view, this study investigates what the process of formation of the author?s legacy developed until the present moment reveal about the forms through which the ?Brazilian political thought? is produced and reinvented, or, in other words, what his personal intellectual trajectory represents in relation to the collective thought trajectory designated by this expression. Two main interpretative theses are tested throughout this work: the first one is that the continuity and the unity between the several moments of Cardoso?s intellectual trajectory (denied by the approaches that, until the present moment, have been systematizing his legacy) can be reconstructed and recuperated if the emphasis of the analysis lies in the political specificity of his writings - assuming that both the reconstructing and the recuperation, obviously, do not fail to consider possible inconsistencies, incoherences and changes in the beliefs of the author throughout his trajectory; and second , that such political thought , without disregarding other sources generally labeled as ?universal? , is structured from a selective, systematic and continuous dialogue with some of the main forms of interpretation of the policy in the country, this dialogue , on the one hand , makes it possible to show the existence of a worldview to act as ?common thread? for all of his thought (giving him a sense of coherence), and on the other, to understand the impact of this ressignificador thinking about such matrices. The work is organized in three parts: in the first, the field of the Brazilian political thought is theoretical and methodologically questioned; in the second part, the specificity of the author?s political reflection is discussed based on two different moments (the establishment and the consolidation of his political beliefs); and, in the third part, in an attempt of approximating the two previous parts, the specificity of the insertion of the author?s political thought in the Brazilian political thought field is discussed, which is based on two variables: the filiations and the receptions.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Nogueira, Daniel Klug [UNESP]. "A teoria da dependência no pensamento socioeconômico de Fernando Henrique Cardoso." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2006. http://hdl.handle.net/11449/93455.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:26:39Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2006-04-07Bitstream added on 2014-06-13T18:07:47Z : No. of bitstreams: 1 nogueira_dk_me_arafcl.pdf: 330196 bytes, checksum: c61a5cc24747c1ec4af8f3b8d25d694d (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Desde o momento em que se preocupa em analisar diferenças de desenvolvimento entre países, a análise da dependência econômica da América Latina chama a atenção dos estudiosos. Passando pelo nacional-desenvolvimento burguês do ISEB e do PCB, pelo estruturalismo da CEPAL, além de alguns estudos de Frank e Marini, colocam-se os primeiros passos para a obra de Cardoso. Nessa obram especialmente no que foi publicado em conjunto com Faletto, Cardoso vem mostrar que desenvolvimento e dependência não são conceitos exclusivos; aliás, na América Latina, segundo sua visão, são conceitos até interligados. Dentro do pensamento cardosiano, a Teoria da Dependência vem estabelecer os principais critérios de análise econômico-política, a qual deve obrigatoriamente passar pelos conflitos internos e externos entre as classes sociais envolvidas no sistema.
From the moment someone concerns about the differences among economic development in several countries, Latin American economic dependency analysis calls scholars' attention. Going through bourgeoise national developmentalism by ISEB and PCB, through ECLA's structuralism, besides some studies by Frank and Marini, the first steps to Cardoso's work, specially the jiont study with Faletto, Cardoso shows that development and dependency are not exclusive; by the way, according to his point of view, they are even connected concepts. In Cardosian thought, the dependency theory comes to set the amin criteria for economic and political analysis, which must pass through internal end external struggles among social classes involved within the system.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Nogueira, Daniel Klug. "A teoria da dependência no pensamento socioeconômico de Fernando Henrique Cardoso /." Araraquara : [s.n.], 2006. http://hdl.handle.net/11449/93455.

Full text
Abstract:
Orientador: Adilson Marques Gennari
Banca: Milton Lahuerta
Banca: Carlos Raúl Etulain
Resumo: Desde o momento em que se preocupa em analisar diferenças de desenvolvimento entre países, a análise da dependência econômica da América Latina chama a atenção dos estudiosos. Passando pelo nacional-desenvolvimento burguês do ISEB e do PCB, pelo estruturalismo da CEPAL, além de alguns estudos de Frank e Marini, colocam-se os primeiros passos para a obra de Cardoso. Nessa obram especialmente no que foi publicado em conjunto com Faletto, Cardoso vem mostrar que desenvolvimento e dependência não são conceitos exclusivos; aliás, na América Latina, segundo sua visão, são conceitos até interligados. Dentro do pensamento cardosiano, a Teoria da Dependência vem estabelecer os principais critérios de análise econômico-política, a qual deve obrigatoriamente passar pelos conflitos internos e externos entre as classes sociais envolvidas no sistema.
Abstract: From the moment someone concerns about the differences among economic development in several countries, Latin American economic dependency analysis calls scholars' attention. Going through bourgeoise national developmentalism by ISEB and PCB, through ECLA's structuralism, besides some studies by Frank and Marini, the first steps to Cardoso's work, specially the jiont study with Faletto, Cardoso shows that development and dependency are not exclusive; by the way, according to his point of view, they are even connected concepts. In Cardosian thought, the dependency theory comes to set the amin criteria for economic and political analysis, which must pass through internal end external struggles among social classes involved within the system.
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Fernandes, Fernando Bartholomeu. "As relações civil-militares durante o governo Fernando Henrique Cardoso - 1995/2002." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2006. http://repositorio.unb.br/handle/10482/2415.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, Programa de Pós-Graduação, 2006.
Submitted by Thaíza da Silva Santos (thaiza28@hotmail.com) on 2009-12-01T19:14:45Z No. of bitstreams: 1 Fernando B Fern.pdf: 1140741 bytes, checksum: eb4d84e02d3c6881f6635ae351cdce14 (MD5)
Approved for entry into archive by Daniel Ribeiro(daniel@bce.unb.br) on 2009-12-01T23:14:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Fernando B Fern.pdf: 1140741 bytes, checksum: eb4d84e02d3c6881f6635ae351cdce14 (MD5)
Made available in DSpace on 2009-12-01T23:14:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fernando B Fern.pdf: 1140741 bytes, checksum: eb4d84e02d3c6881f6635ae351cdce14 (MD5) Previous issue date: 2006-08-28
O presente trabalho pretende mapear as no Brasil, ao longo do governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), avaliando as alterações produzidas nesse período por medidas que visaram consolidar o controle civil sobre os militares, sendo enfatizada a importância da elaboração da Política de Defesa Nacional e a criação do Ministério da Defesa. São levantados indicadores da maneira como a questão militar foi conduzida pelo Presidente FHC por meio do exame das Mensagens ao Congresso Nacional, do orçamento federal e da inserção das Forças Armadas em operações de garantia da lei e da ordem. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work describes the evolution of the civil-military relations in Brazil during Fernando Henrique Cardoso’s Presidential terms (1995-2002) and evaluates the changes that reinforced the civilian control of the military. The issuing of the National Defense Policy and the creation of the Defense Ministry, both regarded as significant indicators of the growing civilian control were detailed as well as the government procedures to drive the Defense Ministry toward foreign issues even though the Armed Forces have been deployed to face domestic civil unrest.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Juvencio, Sobrinho Maria. "O pensamento politico de Fernando Henrique Cardoso (1973-1992) : autoritarismo e democratização." [s.n.], 2003. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/279420.

Full text
Abstract:
Orientador: Caio Navarro de Toledo
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Made available in DSpace on 2018-08-03T17:20:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JuvencioSobrinho_Maria_M.pdf: 27772421 bytes, checksum: 349e6c943451a001625ddb2855425f13 (MD5) Previous issue date: 2003
Mestrado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Instituto Fernando Henrique Cardoso"

1

Ana Maria de Almeida Camargo. Tempo e circunstância: A abordagem contextual dos arquivos pessoais : procedimentos metodológicos adotados na organização dos documentos de Fernando Henrique Cardoso. [São Paulo, Brazil]: IFHC, Instituto Fernando Henrique Cardoso, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Goto, Roberto. Para ler Fernando Henrique Cardoso. São Paulo, SP, Brasil: Geração Editorial, 1998.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Fernando Henrique Cardoso oitenta anos. São Paulo, SP: Editora Jatobá, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Filho, Expedito. Fernando Henrique Cardoso: Crônica de uma vitória. RJ [i.e. Rio de Janeiro]: Editora Objetiva, 1994.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Leoni, Brigitte Hersant. Fernando Henrique Cardoso: Le Brésil du possible. Paris: L'Harmattan, 1997.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Fernando Henrique Cardoso: O Brasil do possível. Rio de Janeiro, RJ: Editora Nova Fronteira, 1997.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Goertzel, Ted George. Fernando Henrique Cardoso: Reinventing democracy in Brazil. Boulder, Colo: Lynne Rienner Publishers, 1999.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

de, Oliveira Miguel Darcy, and Fundação Alexandre de Gusmão, eds. Discursos selecionados do Presidente Fernando Henrique Cardoso. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Cardoso, Fernando Henrique. Debate com Fernando Henrique Cardoso, 19-07-1994. Brasília, DF: ANABB, Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, 1995.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Traspadini, Roberta. A teoria da (inter)dependência de Fernando Henrique Cardoso. Rio de Janeiro, RJ: Topbooks, 1999.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Instituto Fernando Henrique Cardoso"

1

"Fernando Henrique Cardoso:." In La teoría de la dependencia como marco interpretativo y de acción frente al conflicto social en Latinoamérica, 43–52. Ediciones USTA, 2015. http://dx.doi.org/10.2307/j.ctvb939fn.10.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Feres, João. "FERNANDO HENRIQUE CARDOSO:." In Golpe en Brasil, 105–14. CLACSO, 2019. http://dx.doi.org/10.2307/j.ctvtxw3jk.16.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

"Cardoso, Fernando Henrique (Brazil)." In The Statesman’s Yearbook Companion, 69. London: Palgrave Macmillan UK, 2019. http://dx.doi.org/10.1057/978-1-349-95839-9_134.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

SANTOS, Mirabel Silva dos, and Afonso Henrique Souza de ASSIS. "O PENSAMENTO DE CELSO FURTADO E FERNANDO HENRIQUE CARDOSO: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS." In PESQUISAS EM TEMAS DE CIÊNCIAS HUMANAS. RFB Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.46898/rfb.9786558890348.15.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

"The Future of Latin America in the Global Economy: An Interview with Fernando Henrique Cardoso." In Alternative Pathways to Sustainable Development: Lessons from Latin America, 16–22. Brill | Nijhoff, 2017. http://dx.doi.org/10.1163/9789004351677_003.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Instituto Fernando Henrique Cardoso"

1

Pessatto, Rusilei Luzia Da Costa, Patricia Simone Nogueira, and Tereza Christina Mertens Aguiar Veloso. "A EaD e as políticas educacionais: principais discussões e marcos legais." In III Seminário de Educação a Distância da Região Centro-Oeste. Sociedade Brasileira de Computação, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/seadco.2020.14651.

Full text
Abstract:
O presente artigo expõe uma análise referente as políticas educacionais que regeram a EaD no Brasil a partir do ano de 1996, dos governos de Fernando Henrique Cardoso (1996-2002) à Michel Temer (2016-2018). Nota se que no período de FHC se configura pela publicação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) n. 9.394/1996, seguido pelo Governo Lula (2002-2010) em que houve a configuração da UAB e após pelo governo Dilma (2010-2016) com a continuação das políticas implementadas pelo governo antecessor e após impeachment o governo Temer (2016-2018) com a expansão da EaD pelas instituições privadas. Estas políticas passaram por alterações conforme as mudanças do governo, o que resultou em crescimento da modalidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Carneiro, Nikolas, and Fabio de Campos. "Capital internacional e industrialização brasileira na Teoria da Dependência: um balanço do debate entre Fernando Henrique Cardoso e Ruy Mauro Marini (1964-1979)." In Congresso de Iniciação Científica UNICAMP. Universidade Estadual de Campinas, 2019. http://dx.doi.org/10.20396/revpibic2720192058.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography