Academic literature on the topic 'Institutos Federais de Educação'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Institutos Federais de Educação.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Institutos Federais de Educação"

1

Brazorotto, Cintia Magno, and Selma Borghi Venco. "A educação profissional no Brasil." ETD - Educação Temática Digital 23, no. 2 (May 19, 2021): 487–505. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v23i2.8656863.

Full text
Abstract:
Historicamente a educação profissional foi destinada às camadas mais pobres da população que visavam, por meio do ensino técnico, obter uma ocupação para ingresso no mercado de trabalho (CUNHA, 2005). Todavia, a trajetória das escolas federais (BANDERA, 2016) e, posteriormente, os Institutos Federais indica a presença majoritária de estudantes pertencentes à classe média. É nesse contexto que o presente artigo se desenvolve abordando articuladamente, de um lado, a política educacional dos Institutos Federais que logra a democratização do acesso ao ensino técnico; e, de outro, por meio dos resultados de pesquisa quantitativa, o perfil socioeconômico dos ingressantes no ensino médio integrado em um campus do Instituto Federal de São Paulo. Constata-se que o público-alvo prioritário da política não é contemplado e, portanto, segue caminho diverso ao traçado nos primórdios da educação profissional no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Malta, Márcia Madeira, and Elisabeth Brandão Schmidt. "Princípios de racionalidade ambiental na formação de professores para a educação profissional." Research, Society and Development 10, no. 3 (March 20, 2021): e41110313366. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13366.

Full text
Abstract:
Este artigo objetiva refletir sobre as contribuições da Racionalidade Ambiental para a Educação Profissional. Busca contribuir com a formação de professores em instituições de Educação Profissional, em especial nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. A pesquisa realizada foi teórica de abordagem hermenêutica com potencial interpretativo e compreensivo. Os elementos basilares de análise foram: Contextos históricos da Educação Profissional; pressupostos epistemológicos da gênese dos Institutos Federais; Organização do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). A partir da análise, emergiram princípios ontológicos de Educação Ambiental: Pertencimento ao campo do saber; Alteridade Pedagógica; Círculos Compreensivos e Cuidado Ambiental. Os resultados sinalizaram que a Racionalidade Ambiental está na gênese da concepção epistemológica dos Institutos Federais e que a formação de professores pode potencializar a Educação Ambiental na instituição. Conclui-se, ainda, que uma das principais alternativas para a Racionalidade Ambiental na Educação Profissional seja a formação de professores específica para a Educação Profissional, isto é, de forma contextualizada às suas especificidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rosinke, João Germano, Edione Teixeira de Carvalho, Gisele Cristina Lopes Rosinke, and Guilherme José Santini da Silva. "A Participação dos Institutos Federais na Interiorização da Educação Superior Presencial no Brasil." Research, Society and Development 9, no. 1 (January 1, 2020): e06911570. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i1.1570.

Full text
Abstract:
Este estudo tem por objetivo primeiro analisar como os Institutos Federais se integraram na oferta da Educação Superior no Brasil. Articuladamente, averiguar-se-á como ocorreu o processo de interiorização das vagas. Ao criar os Institutos Federais no ano de 2008, o governo federal os definiu como instituições de educação superior, básica e profissional, promovendo a ampliação do número de vagas no país. Foi empregada uma pesquisa quanti-qualitativa. A coleta de dados foi realizada a partir das informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, por meio do sistema do Censo da Educação Superior, entre os anos de 2008 a 2017. Os resultados preliminares demonstram como ocorreu a ampliação e interiorização das vagas, com uma contribuição decisiva dos Institutos Federais no acesso à educação superior em regiões que até então não eram atendidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rôças, Giselle, and Alexandre Maia do Bomfim. "Educação Superior e Educação Básica nos Institutos Federais: avaliação da verticalização de ensino com seus gestores." Educação Profissional e Tecnológica em Revista 1, no. 1 (December 15, 2017): 50–73. http://dx.doi.org/10.36524/ept.v1i1.357.

Full text
Abstract:
Este artigo discute numa perspectiva analítica-crítica o encontro entre a Educação Básica e a Educação Superior proporcionado pela Lei 11.892 de 2008 para a implantação dos Institutos Federais. O debate é a verticalização do ensino que marcou e marca os institutos federais nos últimos anos, lhes concedendo uma peculiaridade não encontrada nas Universidades. A verticalização não é um elemento inovador dos institutos federais, tendo sido prevista e implementada nas últimas décadas do século XX nos Centros Federais de Educação Tecnológica, e já naquele momento, era prevista como algo muito além do que a ocorrência simultânea dos diferentes níveis e modalidades de ensino, preconizando o engajamento do docente que atuaria na sala de aula desde o ensino médio técnico até o ensino superior. O artigo apresenta como sessões (a) Breve apresentação da pesquisa; (b) Desafio imposto aos IF e à Rede: de nossa experiência e diálogo com nossos gestores até os gestores de outros Institutos e (c) De nossa compreensão de Instituto Unitário, passando pelo perigo da verticalização tacanha: que caminho seguir? (d) Horizontalidade na Verticalização e os desafios que permanecem: nossas considerações finais. Ao discorrer sobre a verticalização do ensino, destaca que não será qualquer verticalização que valerá a pena, para obter sucesso precisará observar especificidades, identidades e identificações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Medeiros, Tiago Nunes. "A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA NOS CURRÍCULOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA." HOLOS 5 (December 24, 2019): 1–20. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2019.8367.

Full text
Abstract:
O presente estudo de cunho qualitativo objetivou compreender como a temática “Educação Física nos currículos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia” vem sendo tratada na produção acadêmica científica. Realizamos um estudo de revisão de literatura no Catálogo de Dissertações e Teses da CAPES e no Portal de Periódicos da CAPES, utilizando os termos de busca: “Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia”, “Educação Física” e “Currículo”. Encontramos uma baixa produção sobre a temática tanto no Catálogo de Teses e Dissertações quanto no Portal de Periódicos da CAPES. Contudo, identificamos uma produção acadêmica qualificada da Revista Holos, sendo este periódico científico o principal meio de socialização do conhecimento produzido nos Institutos Federais sobre a temática estudada. Por meio da revisão de literatura empreendida, foi possível compreender que os estudos encontrados são pautados por reflexões que demonstram haver um esforço significativo da Educação Física, área de conhecimento, de se localizar como componente curricular, no sentido de consolidar a proposta pedagógica dos Cursos Técnicos de Ensino Médio Integrado dos Institutos Federais, além de ressignificar o modo como os conteúdos são desenvolvidos e estabelecer sentido ao que se aprende e como se aprende.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pereira, Luiz Augusto Caldas, and José Luis Vianna Da Cruz. "OS INSTITUTOS FEDERAIS E O DESENVOLVIMENTO REGIONAL: INTERFACE POSSÍVEL." HOLOS 4 (December 24, 2019): 1–18. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2019.7992.

Full text
Abstract:
A Educação Profissional e Tecnológica experimentou significativas transformações a partir de 2003, com a expansão da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica e a criação dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia - Institutos Federais. O artigo analisa as possibilidades dessas transformações em contr. ibuir para o desenvolvimento e a integração regionais, na medida em que esta é uma das suas diretrizes. Apresenta os critérios de localização dos campi e as prerrogativas dos Institutos Federais; e discute caminhos para a contribuição da Educação Profissional e Tecnológica e dos Institutos Federais ao desenvolvimento regional. Constata-se que os critérios de localização dos novos campi possibilitaram a sua difusão em regiões periféricas e em mesorregiões que podem ter a sua dinâmica socioeconômica positivamente impactada, numa perspectiva de políticas intersetoriais voltadas para o desenvolvimento regional
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Dos Santos, Simone Valdete, and Juliana Da Cruz Mülling. "A presença de estudantes indígenas na educação profissional e tecnológica." Educação 42, no. 3 (December 31, 2019): 475. http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.33245.

Full text
Abstract:
A presença de estudantes indígenas e sua cultura específica, no âmbito da rede federal de Educação Profissional, é ainda recente, considerando a expansão dos Institutos Federais de Educação Profissional, Ciência e Tecnologia e a implementação da Lei de Cotas nº 12.711, de 2012. A pesquisa desenvolvida apresenta o mapeamento das terras indígenas demarcadas e dos campi dos Institutos Federais presentes no Rio Grande do Sul, bem como o número de matrículas de estudantes indígenas em cada campus. No campus Sertão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, evidenciou-se a presença significativa de estudantes indígenas. A metodologia da pesquisa baseou-se em entrevistas etnográficas junto a gestores, técnicos administrativos, professores e estudantes indígenas kaingang. Foram identificadas implicações da presença kaingang nos processos burocráticos e pedagógicos da instituição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Macedo, Pedro Clei Sanches. "EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL: A EXPANSÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA." Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica 2, no. 13 (December 18, 2017): 94. http://dx.doi.org/10.15628/rbept.2017.5821.

Full text
Abstract:
O artigo tem por objetivo caracterizar a trajetória inicial dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e sua relação com o desenvolvimento territorial, identificando seus impactos na implementação de políticas públicas voltadas para a educação profissional e tecnológica. A pesquisa busca analisar o papel dos Institutos Federais, a partir da Lei 11.892 de 29 de dezembro de 2008, que cria 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e instituiu ainda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, levando em consideração as finalidades, características e objetivos traçados para esse novo modelo institucional, especialmente no que tange a temática do desenvolvimento regional e territorial, muito destacada no texto legal. O conceito de território foi estudado sob a ótica de vários autores que tratam do tema, para um melhor entendimento no contexto dos dispositivos legais. Para esta investigação, optou-se pela abordagem qualitativa, através de pesquisa bibliográfica e análise documental. Os resultados foram apresentados e discutidos a partir da análise de conteúdo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Schneiders, Patrícia Mallmann, and Maria Eliza Rosa Gama. "Particularidades de um instituto federal e de seus professores." Revista de Gestão e Avaliação Educacional 9, no. 18 (May 5, 2020): 1. http://dx.doi.org/10.5902/2318133843883.

Full text
Abstract:
O presente artigo foi elaborado a partir de dados preliminares de uma das pesquisas desenvolvidas no âmbito do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão Docência, Escola e Formação de Professores e junto ao Programa de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. Como objetivo buscou-se evidenciar as principais características do contexto de um instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul e dos professores ali inseridos. A metodologia utilizada teve abordagem qualitativa, utilizando-se de observação, análise documental e diário de bordo. A partir das investigações verificou-se especificidades gerais dos institutos federais e particularidades da atuação docente nesse contexto.Palavras-chave: institutos federais de educação; professores; trabalho docente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silveira, Nauana Gaivota, and Fabricia Silva da Rosa. "Transparência nas compras governamentais: avaliação de portais dos institutos federais de educação ciência e tecnologia." Revista Brasileira de Administração Científica 9, no. 1 (September 24, 2018): 46–65. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-684x.2018.001.0004.

Full text
Abstract:
O objetivo desta pesquisa é avaliar o nível de transparência sobre compras públicas nos portais de Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia. Para tanto, realizou-se análise dos portais dos 38 institutos que compõe a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica verificando os seguintes indicadores, identificados a partir da análise da literatura: Disponibilização dos editais; Relação dos participantes; Informações sobre os contratos firmados; Informações específicas aos fornecedores; Glossário; Legislação sobre compras governamentais; Contato para esclarecimentos; Consulta On-line e Atualização. Os indicadores foram classificados em obrigatórios e voluntários. Os dados foram coletados em outubro de 2017. De forma geral, considerando o resultado total do modelo estabelecido, o nível de transparência na disponibilização de informações sobre compras governamentais nos sítios eletrônicos dos institutos federais é predominantemente fraco (50% - 19 institutos), seguido de transparência muito fraca (26,32% - 10 institutos), transparência moderada (18,42% - 7 institutos) e, por fim, transparência avançada (2,63% - 1 instituto) e transparência significativa (2,63% - 1 instituto). Os institutos com transparência fraca somados aos com transparência muito fraca somam 76,32% do total, resultado significativo e alarmante. Apenas os indicadores de 'disponibilização do edital' e 'consulta on-line', ambos obrigatórios, tiveram resultados positivos na maior parte das Instituições. Os indicadores obrigatórios tiveram resultados superiores aos voluntários. Entretanto, a observação de iniciativas nos indicadores voluntários reflete um movimento inicial de reconhecimento da importância destes instrumentos. A intensa expansão dos Institutos desde sua criação, em 2008, pode ter contribuído para o resultado desta pesquisa. Ademais, destacamos a dificuldade das instituições em implementar as práticas de transparência, uma vez que os sistemas utilizados, em sua maioria, não são integrados e a disponibilização dos documentos tem que ser realizada toda de forma manual. Apesar de suas limitações, esta pesquisa contribui com os estudos sobre transparência em compras governamentais uma vez que buscou aprimorar a questão da identificação dos critérios, apresentando critérios de evidenciação voluntária e verificação de ferramentas de apoio ao usuário, e gerenciamento dos mesmos, ao apresentar propostas de aprimoramento de cunho prático, evidenciando a realidade dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Institutos Federais de Educação"

1

Mendes, Katiuscia Aparecida Moreira de Oliveira. "Educação especial inclusiva nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia brasileiros." Universidade Federal de Goiás, 2017. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8139.

Full text
Abstract:
Submitted by Erika Demachki (erikademachki@gmail.com) on 2018-01-30T16:39:01Z No. of bitstreams: 2 Tese - Katiuscia Aparecida Moreira de Oliveira Mendes - 2017.pdf: 4653086 bytes, checksum: 10284022d5996f07ba8083983a834715 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Approved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2018-01-31T14:35:34Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Tese - Katiuscia Aparecida Moreira de Oliveira Mendes - 2017.pdf: 4653086 bytes, checksum: 10284022d5996f07ba8083983a834715 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2018-01-31T14:35:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Tese - Katiuscia Aparecida Moreira de Oliveira Mendes - 2017.pdf: 4653086 bytes, checksum: 10284022d5996f07ba8083983a834715 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017-12-04
Inserted in the research of Foundations of Educational Processes, the Inclusive Special Education research in the Brazilian Education, Science and Technology Federal Institutes, the research aims at knowing the IFs (Federal Institutes) institutional actions in order to assist the Special Education public. This research is also characterized by: a) the accomplishment of bibliographic research with the production survey regarding the theme of books, articles, essays, thesis, among others; b) 2015 Documental research, legislation study and documents produced by institutions: 2015 Management Reports and c) data evaluation through submission of electronic forms to the ones institutionally in charge of actions to assist the Special Education public. A conceptual reflection was carried out concerning the recurrent terms in the empirical data analyzed, such as: inclusion, exclusion, accessibility, equality and equity, difference and diversity praising. Political and historical aspects of the Brazilian inclusive special education and the education federal net were also addressed. By examining the aspects of the politics and legislation, it was identified an emphasis related to the architectonic accessibility aspects rather than the pedagogical issues and the specialized educational assistance, that when mentioned, do not show many details of the activities performed. The essay also highlights that the organization of the pedagogical assistance practices and the arrangements of accessibility centers depend on the local managements in each institute, that is, different movements are being configured within the federal net and the dialogue among such institutions is almost inexistent, considering the Special Education. This way, the reference related to the Tecnep Program/Action is lost while the main managing group at MEC and the Special Education start having their own trajectory inside each IF, without the need of a program, a project, actions, campaign or any other national initiative, only having the observation of the current legislation as guideline. The difficulty of the local managers group regarding hiring human resources and the offer of continuing formation is also recurrent in the data as one of the adversities mentioned for the assistance of students with NEEs.
Inserida na linha de pesquisa Fundamentos dos Processos Educativos, a pesquisa Educação Especial Inclusiva nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia Brasileiros, a pesquisa tem como objetivo conhecer as ações institucionais dos IFs para o atendimento ao público da Educação Especial. Caracterizam este estudo também: a) realização de pesquisa bibliográfica com o levantamento da produção acerca do tema em livros, artigos, dissertações, teses, entre outros; b) Pesquisa documental: estudo de legislação e documentos produzidos pelas instituições: Relatórios de Gestão do ano de 2015 e c) levantamento de dados por meio do envio de formulários eletrônicos para responsáveis institucionais pelas ações de atendimento ao público da Educação Especial. Foi realizada uma reflexão conceitual acerca de termos recorrentes nos dados empíricos analisados, dentre os quais: inclusão, exclusão, acessibilidade, igualdade e equidade, apologia à diferença e diversidade. Também foram abordados aspectos políticos e históricos da educação especial inclusiva brasileira e da rede federal de educação. Ao examinar os aspectos da política e da legislação identificou-se uma ênfase aos aspectos da acessibilidade arquitetônica em detrimento das questões pedagógicas e do atendimento educacional especializado, que quando mencionados, aparecem com pouco detalhamento das atividades realizadas. A tese evidencia também que a organização das práticas de atendimento pedagógico e a estruturação dos núcleos de acessibilidade estão a depender das gestões locais em cada instituto, ou seja, diferentes movimentos estão se configurando dentro da rede federal e a interlocução entre essas instituições é quase inexistente no que se refere à Educação Especial. Sendo assim, perde-se a referência ao Programa/Ação Tecnep enquanto grupo gestor central no MEC e a Educação Especial passa a ter uma trajetória própria dentro de cada IF, sem carecer de programa, projeto, ação, campanha ou qualquer outra iniciativa nacional, tendo apenas a observância à legislação em vigor como diretriz. A dificuldade dos grupos gestores locais com a contratação dos profissionais para o atendimento educacional especializado e com a oferta de formação continuada também é recorrente nos dados como uma das adversidades citadas para o atendimento aos estudantes com NEEs.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Costa, Elen de Fátima Lago Barros. "Trabalho e carreira docente nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia." Universidade Federal de São Carlos, 2016. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8847.

Full text
Abstract:
Submitted by Aelson Maciera (aelsoncm@terra.com.br) on 2017-05-19T19:22:42Z No. of bitstreams: 1 TeseEFLBC.pdf: 2594641 bytes, checksum: 7dea5e19d9409bfad776666682303a14 (MD5)
Approved for entry into archive by Ronildo Prado (ronisp@ufscar.br) on 2017-06-13T12:29:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TeseEFLBC.pdf: 2594641 bytes, checksum: 7dea5e19d9409bfad776666682303a14 (MD5)
Approved for entry into archive by Ronildo Prado (ronisp@ufscar.br) on 2017-06-13T12:29:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TeseEFLBC.pdf: 2594641 bytes, checksum: 7dea5e19d9409bfad776666682303a14 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-06-13T12:34:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TeseEFLBC.pdf: 2594641 bytes, checksum: 7dea5e19d9409bfad776666682303a14 (MD5) Previous issue date: 2016-02-22
Não recebi financiamento
To analyze the recent history of Brazil, it finds that the periods of two terms of Luiz Inacio Lula da Silva´s government (2003-2010) are emblematic regarding the political and economic context, the educational paradigm assumed and the resulting reforms of this new model and consequently the changes in republican institutions, legitimating spaces that materialize these policies. In the Lula´s government, among other actions, is the core formulating a new institutional framework of Vocationa and Technological Education, geared to meet even more the needs not only of this new cycle of the economy, as well as a large portion of the population that needed professional qualification of technical level. It would be interesting also that this service could be effected by an institution that offers, in the same space, levels and modes of different teachings. Answering to such demands, the Federal Government created and expanded a new network of vocational and technical education "singular and plural curricular" – Federal Institutes of Education, Sciense and Thecnology (IFET's). In this way, the objective of this research is to analyze the changes in career and in teacher’s workon IFET's, after the creation / expansion of new network of Vocational and Technological Education, which began in the country, from the first term of the government of Luis Inacio Lula da Silva and consolidated in the government of Dilma Roussef. It was defined as specific objectives: to analyze the goals, principles and purposes of IFETs, the intended to effected by establishing a relationship between the current legislation and the empirical field, supported by data and voice of the subjects; verify the specifics of the expansion of IFET in Brazil and Maranhão, studying their links with politics and with local production arrangements; analyze what level of understanding of teachers about changes in the field of vocational and technological education, as well as its relations with the current economic climate; verify that the transformation to IFET promoted and / or promote changes in the work of the teachers who work in this institution, if these teachers perceive them and how they deal with them. As empirical field defined the Federal Institute of Maranhão (IFMA).Our hypothesis is that the expansion of vocational education policy and technology adopted in Brazil, from the first commandment of the Lula government and to the present day, follows some unique characteristics, characterized by a mass certification of "invisible of the lula", so, a large portion of the working class with little education and / or professional qualification, concentrated in the poorest regions of the federation, on the outskirts of large urban centers of the country. In addition, we assume that the changes implemented at the institutional level have modified the teacher's work with regard to the way of doing science, in the development of their professional activities, as well as their working hours. To confirm this hypothesis and assuming that the organization of production in the capitalist mode is marked by contradictory aspects, this research took advantage of dialectical and historical reference, in particular, expressing Marx´s studies and authors of today's Marxist matrix, believing that this framework will bring the necessary support so that this phenomenal appearance and contradictory to be unveiled.
Ao analisarmos a história recente do Brasil, constata-se que os períodos dos dois mandatos do Governo Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) são emblemáticos no que concerne ao contexto político-econômico, ao paradigma educacional assumido e às reformas decorrentes deste novo modelo e, consequentemente, das mudanças nas instituições republicanas, espaços legitimadores em que se materializam estas políticas. No Governo Lula, dentre outras ações, ganha centralidade a formulação de uma nova institucionalidade da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), voltada para atender, ainda mais, às exigências não só desse novo ciclo da economia, como também de uma grande parcela da população que necessitava de qualificação profissional de nível técnico e superior. Respondendo a tais demandas, o Governo Federal criou e expandiu uma nova rede de educação profissional e tecnológica “singular e pluricurricular” - os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET’s). Deste modo, o objetivo desta pesquisa é analisar as mudanças na carreira e no trabalho docente nos IFET’s, após a criação/expansão da nova Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), iniciada no país, a partir do segundo mandato do Governo de Luiz Inácio Lula da Silva, e consolidada no governo de Dilma Roussef. Definiram-se, como objetivos específicos: analisar os objetivos, princípios e finalidades dos IFETs, do pretendido ao efetivado, estabelecendo uma relação entre a legislação vigente e o campo empírico, tendo como suporte dados e a voz dos sujeitos; verificar as especificidades da expansão do IFET no Brasil e no Maranhão, estudando suas articulações com a política e com os arranjos produtivos locais; analisar qual o nível de entendimento dos docentes acerca das mudanças no campo da educação profissional e tecnológica, assim como suas relações com a conjuntura econômica atual; verificar se a transformação para IFET promoveu e/ou promove mudanças no trabalho desenvolvido pelos docentes que atuam nesta instituição, se estes professores as percebem e de que maneira lidam com elas. Como campo empírico, foi definido o Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Constata-se que a expansão da EPT, adotada no Brasil, a partir do segundo mandado do Governo de Lula e até os dias atuais, segue algumas singularidades, caracterizadas por um processo de certificação em massa dos “invisíveis do Lula”, ou seja, uma grande parcela da classe trabalhadora de baixa escolaridade e/ou qualificação profissional, concentrada em Regiões mais pobres da federação, nas periferias dos grandes centros urbanos do país. E, neste sentido, defende-se a tese de que esta transformação da RFEPCT e a rapidez desta expansão acarretaram mudanças no trabalho/carreira do professor no que diz respeito à forma de fazer ciência, no desenvolvimento de suas atividades profissionais e na sua jornada de trabalho. Para confirmar tal hipótese e partindo do pressuposto de que a organização da produção no modo capitalista é marcada por aspectos contraditórios, esta pesquisa valeu-se do materialismo histórico dialético, em particular, do que expressam os estudos de Marx e autores da atualidade de matriz marxista, por acreditar que este referencial trará o suporte necessário para que esta aparência fenomênica e contraditória seja desvelada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Mendonça, Filho Érison Ferreira. "Fatores intervenientes na tomada de decisão em conselhos superiores dos Institutos Federais de Educação." Universidade Federal de Goiás, 2016. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6502.

Full text
Abstract:
Submitted by Jaqueline Silva (jtas29@gmail.com) on 2016-11-17T15:50:12Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Érison Ferreira Mendonça Filho - 2016.pdf: 1906369 bytes, checksum: 75e415f910419c16a6d6b8c5b449008d (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Approved for entry into archive by Jaqueline Silva (jtas29@gmail.com) on 2016-11-17T15:50:25Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Érison Ferreira Mendonça Filho - 2016.pdf: 1906369 bytes, checksum: 75e415f910419c16a6d6b8c5b449008d (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2016-11-17T15:50:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Érison Ferreira Mendonça Filho - 2016.pdf: 1906369 bytes, checksum: 75e415f910419c16a6d6b8c5b449008d (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2016-10-04
One of the ways to deepen representative democracy is through the institutionalization of management councils in public institutions, in order to fill the gap of participation represented in the interim between the processes choosing their representatives and thus enable stakeholders to permanent representation of their interests in decision-making. However, the mere existence of councils does not guarantee the representation of stakeholders, social control and accountability of counselors, and optimal decisions, since its composition, the profile of its members and internal deliberation dynamics can influence the results. So there is efficiency in the decision-making process, and therefore to satisfy the demands of the represented, decision-making should take place in such a way to obtain decisions based on rationality objectives assumptions. The objective of this study was to analyze the factors involved in the decision-making process in the higher councils of the Federal Institutes of Education in relation to the profile of its members, its organizational structure and the techniques used for decision-making. The methods used to obtain data were documentary and field research, the latter made by questionnaires with items in Likert scale format. It was made content analysis of the statutes and general regulations of 38 Brazilian federal institutes of education and questionnaires to 122 directors of 14 institutions. It was found that the higher councils of the Brazilian federal institutes have a composition ranging from 16 to 73 members, and most of them have 30 members; that most councilors had had previous participatory experiences; that some rationality assumptions were met, but that the availability of information, the forms of communication between members and between them and the community, and the employee decision-making method can be improved to be achieved so that more solutions are obtained satisfactory given the existing limitations of rationality.
Umas das formas de se aprofundar a democracia representativa é por meio da institucionalização de conselhos gestores em instituições públicas, de maneira a preencher a lacuna de participação dos representados no ínterim entre os processos de escolha de seus representantes e, assim, permitir às partes interessadas a representação permanente de seus interesses no processo decisório. No entanto, a mera existência dos conselhos não garante a representatividade dos interessados, o controle social e responsabilização dos conselheiros, e a tomada de decisões satisfatórias, já que sua composição, o perfil dos seus membros e as dinâmicas internas de deliberação podem influenciar os resultados obtidos. Para que haja eficiência no processo de tomada de decisão e, por conseguinte, a satisfação das demandas dos representados, a tomada de decisão deve ocorrer de tal forma que se obtenha decisões baseadas em pressupostos objetivos de racionalidade. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar os fatores intervenientes ao processo de tomada de decisão nos conselhos superiores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no que se refere ao perfil de seus membros, a sua estrutura organizacional e as técnicas utilizadas para a tomada de decisão. Os métodos utilizados para a obtenção de dados foram a pesquisa documental e de campo, esta última feita por meio de questionários com itens no formato de escala de Likert. Foi feita a análise de conteúdo dos estatutos e regimentos gerais dos 38 institutos federais de educação brasileiros e aplicados questionários a 122 conselheiros de 14 instituições. Constatou-se que os conselhos superiores dos institutos federais brasileiros possuem uma composição que varia de 16 a 73 membros, e que a maioria deles possui 30 membros; que a maioria dos conselheiros já haviam tido experiências participativas anteriores; que alguns pressupostos de racionalidade foram atendidos, mas que a disponibilidade de informações, as formas de comunicação entre os membros e entre estes e a comunidade, além do método de tomada de decisão empregado, podem ser aprimorados para que sejam obtidas decisões mais satisfatórias diante das limitações de racionalidade existentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ribeiro, Ricardo Torres. "A criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e o contexto do IFBA." Pós-Graduação em Educação, 2018. http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9115.

Full text
Abstract:
The present work, The creation of the Federal Institutes of Education, Science and Technology and the context of the IFBA, intends to analyze and evaluate the new legal precepts created from the establishment of the Federal Network of Professional and Technological Education and the creation of the Federal Institutes (IFs) in Brazil, through the legal framework established by Law no 11892/2008, propagated as a policy reference and expansion of professional and technological education, along the Lula and Dilma Roussef governments. As a more specific view, it tries to verify and discuss the creating process of the IFs, under internal perspective of the Federal Institute of Bahia (IFBA). It discusses conceptual aspects of the Term of Agreement of Goals and Commitments (TAMC) signed between the IFBA and the Ministry of Education (MEC) in 2010. It argues that social policies such as the expansion of professional public education of the IFs in one hand represented an effort to promote greater social justice but also resulted in a linkage of this to a bureaucratic economic policy, based on a concept impregnated with a “market logic”. It evaluates that the TAMC fits into the managerialist canons as an expression of this “market logic”. This research is presented in a conception of critical-dialectical research and within an exploratory perspective. The information collection instruments focus on semi-structured thematic interviews, questionnaires and documentation sheets with the main managers: Rector, Pro-Rectors, General Directors of Campi, Directors of systemic areas. The main legal documents, such as Decree no. 6095/2007, which establishes the guidelines for the integration process of federal institutes of technological education, Law no 11892/2008, which established the Federal Network of Professional and Technological Education, creating the IFs, the Term of Agreement, Goals and Commitments between IFBA and MEC, the Pedagogical Project, the Institutional Development Plan and IFBA Management Reports, until the period of 2014.
O presente trabalho, A criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e o contexto do IFBA, tem o objetivo de analisar e avaliar os novos preceitos legais criados a partir do estabelecimento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) no Brasil, através do marco jurídico posto pela Lei n° 11.892/2008, propagados como referência na política e expansão da educação profissional e tecnológica, ao longo dos governos Lula e Dilma Roussef. Como recorte mais específico, intenta verificar e discutir o processo de criação dos IFs, sob perspectiva interna e meandros do Instituto Federal da Bahia (IFBA). Analisa aspectos conceituais do Termo de Acordo de Metas e Compromissos (TAMC) assinado entre o IFBA e o Ministério da Educação (MEC), em 2010. Discute-se que as políticas de caráter social, como a expansão da educação pública profissional, a exemplo dos IFs, se por um lado representaram um esforço em promover maior justiça social, redundaram também em um atrelamento desta a uma política econômica, organização e gestão burocráticas assentadas em uma concepção de Estado impregnada de uma “lógica de mercado”. Avalia-se que o TAMC se enquadra nos cânones gerencialistas como expressão dessa “lógica de mercado”. Apresenta-se essa pesquisa numa concepção de investigação crítico-dialética e dentro de uma perspectiva exploratória. Os instrumentos de coleta de informações privilegiam entrevistas temáticas semiestruturadas, questionários e fichas de documentação com os principais gestores: Reitor/a, Pró-Reitores, Diretores-Gerais de Campi, Diretores de áreas sistêmicas. Distinguem-se na utilização, como fontes primárias, os principais documentos legais como o Decreto no 6.095/2007, o qual estabeleceu as diretrizes para o processo de integração de institutos federais de educação tecnológica, a Lei no 11.892/2008, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, criando os IFs, o Termo de Acordo e Metas e Compromissos IFBA-MEC, o Projeto Pedagógico, o Plano de Desenvolvimento Institucional e Relatórios de Gestão do IFBA, até o período de 2014.
São Cristóvão, SE
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cardoso, André Luis Rabelo. "A qualidade do gasto público : o caso dos Institutos Federais de Educação." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2016. http://dx.doi.org/10.26512/2016.02.D.20897.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2016.
É inconteste a influência que os gastos públicos possuem sobre o desenvolvimento econômico e social de uma nação. Nesse sentido, destaca-se na literatura que, para que haja maior crescimento econômico do país, há a necessidade de que o governo diminua a quantidade de gastos em custeio, na manutenção da máquina pública, redundando em maior quantidade de recurso destinado a investimento, sem necessidade de aumento da carga tributária ou contração de empréstimos. Em outras palavras, há a necessidade de melhoria da qualidade do gasto público. Assim, esta pesquisa trata-se de investigar possíveis fatores determinantes da qualidade do gasto público. A amostra compôs-se de 55 Institutos Federais de Educação. A medida de desempenho foi definida a partir da taxa de investimento em relação aos gastos totais desses órgãos e foi testada como variável dependente. As variáveis independentes foram distribuídas em seis dimensões: Capital Humano, Capital Social, Características Gerenciais, Motivação e Cultura, Percepção de Desempenho e Características Organizacionais. As inferências foram realizadas a partir da análise dos indicadores individualmente, e em relação ao conjunto geral, mediante o uso do método econométrico de Regressão Múltipla. Os resultados apontam que os gastos em investimento são determinados pelo conceito macroeconômico de gasto produtivo e conceito de desempenho Orçamentário concebidos pelo Gestor, grau de desperdício do campus, horas de capacitação da equipe que trabalha com o orçamento e grau de ingerências Políticas dentro do Campus.
It is undeniable the influence that public spending have on the economic and social development of a nation. In this sense, it is emphasized in the literature, for greater economic growth, there is need for the government to decrease the amount of funding expenses, maintenance of public administration, resulting in greater amount of resource allocated to investment, without increasing the tax burden or contraction of loans. In other words, there is a need to improve the quality of public spending. Thus, this research is to investigate possible determinants of quality of public spending. The sample was composed of 55 Federal Institutes of Education. The performance measure is defined from the investment rate in relation to total spending of these agencies and has been tested as a dependent variable. The independent variables were divided into six dimensions: Human Capital, Social Capital, Management Characteristics, Motivation and Culture, Performance and Perception Features Organizational. Inferences were made from the analysis of the indicators individually and in relation to the general assembly, by using the econometric method of Multiple Regression. The results indicate that investment expenditures are determined by the macroeconomic concept of productive expenditure and Budget performance concept designed by the Manager, campus waste of degree hours of training team working with the budget and degree of interference policy in the campus.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Assis, Maria Celina de. "Licenciaturas nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia : implantação e desafios." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2013. http://hdl.handle.net/10183/77238.

Full text
Abstract:
Minha reflexão se situa no campo das Licenciaturas, tendo por objetivo problematizar sua presença nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia vinculada a sua implantação, resultados e desafios. Para essa compreensão, realizei minha produção de dados através de uma abordagem metodológica que acredito ser interativa, autoformativa e integradora – as Rodas de Conversa, tendo como locus o campus Bento Gonçalves e o campus Porto Alegre do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Para me ajudar nessa compreensão, contei com os escritos de Lucília Machado, no entendimento da formação de professores no âmbito da Educação Profissional, Cecília Warschauer, no entendimento das concepções acerca do que se constitui a Roda de Conversa, Maurice Tardif, com o conceito de interação humana no contexto da escola, e Michel Foucault, na compreensão da importância da interação para reflexão e reconstrução do conhecimento no processo ensino aprendizagem; o contexto histórico, bem como o conceito de territorialidade cuja compreensão me foi possível a partir da Lei 11.892/2008 e do documento Institutos Federal: Concepções e Diretrizes e a Carta de Natal em busca da identidade. Neste estudo, a finalidade de se compreender a implantação das Licenciaturas na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica traz uma reflexão de que, sobretudo, devemos repensar as Licenciaturas não só no contexto da Educação Profissional, mas também nas instituições que tradicionalmente fazem a construção desses saberes. Foi possível concluir que as políticas de formação de professores ainda necessitam de qualificada infraestrutura e que as relações com concepções de interação e interdisciplinares, a desfragmentação da organização curricular, ainda com o privilégio das disciplinas, compõem dificuldades na formação de professores.
My reflection on this analysis lies in the field of Bachelor´s teaching degrees, aiming to discuss the BA´s in Federal Institutes of Education, Science and Technology with relation to their implementation, results and challenges. For a better understanding, two approaches for data collection were chosen: a methodological approach that I believe to be interactive, self-reflective, and integrating - the Circles of Conversation and interviews with school directors and pedagogical coordinators, in two different schools: Campus Bento Gonçalves and Campus Porto Alegre of the Federal Institute of Education Science and Technology of Rio Grande do Sul. In order to help me understand the context I have relied on the writings of Lucília Machado about teacher training within. Vocational Education, Cecilia Warschauer and her conceptions about the methodology of Conversation Circles, Maurice Tardif with the concept of human interaction within the school context and on the importance of interaction for the reflection and reconstruction of knowledge in the teaching learning process by Michel Foucault; the historical context as well as the concept of territoriality in the Law 11.892/2008 and in the document Federal Institutes: Concepts and Guidelines. In this study, the objective of understanding the implementation of Bachelor´s teaching degree programs in the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education poses a reflection, especially that these programs should be revised not only in the context of professional education, but also in institutions that traditionally offer them. An important document should be mentioned here, the Letter of Natal, written during the National Forum on Bachelor´s teaching degree programs in Federal Institutes, which contains the recommendations of the participants with regard to management, infrastructure, teacher training and pedagogical issues required for offering such BA courses at the Federal Institutes, a still recurrent and guiding theme for the construction of the their identity.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Furtado, Lorena Lucena. "Análise da eficiência técnica dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia." reponame:Repositório Institucional da UFES, 2015. http://repositorio.ufes.br/handle/10/1310.

Full text
Abstract:
Submitted by Maykon Nascimento (maykon.albani@hotmail.com) on 2015-03-04T19:05:55Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Dissertação Lorena Lucena Furtado.pdf: 10214231 bytes, checksum: a1d621c98db32ef6dbbf9d410639b669 (MD5)
Approved for entry into archive by Elizabete Silva (elizabete.silva@ufes.br) on 2015-03-05T20:55:08Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Dissertação Lorena Lucena Furtado.pdf: 10214231 bytes, checksum: a1d621c98db32ef6dbbf9d410639b669 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-03-05T20:55:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Dissertação Lorena Lucena Furtado.pdf: 10214231 bytes, checksum: a1d621c98db32ef6dbbf9d410639b669 (MD5) Previous issue date: 2015-03-04
Item withdrawn by Miguel Oliveira (miguel.b.oliveira@ufes.br) on 2017-09-20T21:57:40Z Item was in collections: PPGE - Dissertações de mestrado (ID: 443) No. of bitstreams: 2 Dissertação Lorena Lucena Furtado.pdf: 10214231 bytes, checksum: a1d621c98db32ef6dbbf9d410639b669 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)
Item reinstated by Morgana Andrade (morgana.andrade@ufes.br) on 2018-01-29T11:45:19Z Item was in collections: PPGE - Dissertações de mestrado (ID: 443) No. of bitstreams: 2 Dissertação Lorena Lucena Furtado.pdf: 10214231 bytes, checksum: a1d621c98db32ef6dbbf9d410639b669 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)
Este trabalho tem por objetivo identificar a eficiência técnica e as mudanças quanto à produtividade dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) no período de 2012 e 2013, perfazendo uma amostra formada por 19 unidades. Paralelamente a isso, procedeu-se a uma análise sobre a expansão da Rede Federal e os gastos correntes por aluno envolvido no processo de interiorização do ensino profissional e tecnológico. Como vertente teórica, discutiu-se a teoria do capital humano (SCHULTZ, 1960, 1961, 1962; BECKER, 1960; MINCER, 1958) junto às formas de investimentos em educação no Brasil e a sua política de prestação de contas. Para operacionalizar a pesquisa, verificou-se a eficiência técnica por meio da metodologia Análise Envoltória de Dados (DEA) utilizando os indicadores elaborados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) instituídos pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e apresentados anualmente no Relatório de Prestação de Contas Anual. O resultado referente à eficiência demonstra que apenas 31% dos institutos federais analisados atingiram o escore de eficiência em 2012 e também em 2013. Porém, quando analisada a produtividade através do tempo com o Índice de Malmquist, é possível notar que 63% dos institutos federais estão se deslocando para a fronteira de eficiência demonstrando aumento do produto educação dentro das unidades. Adicionalmente, com o teste de diferença de médias (teste t), ocorreram evidências de que os institutos federais considerados eficientes apresentaram melhores resultados médios de concluintes e menores gastos correntes por aluno matriculado indicando que a obtenção do resultado pode não estar condicionada a maiores dispêndios financeiros.
This study aims to identify the technical efficiency and productivity change as the Federal Education, Science and Technology (IF), covering the period 2012 to 2013 total sample consists of 19 units. Parallel to this, we performed an analysis of the expansion of the Federal Networking and current spending by students involved in the internalization of professional and technological education process. As a theoretical aspect, discussed the human capital theory (SCHULTZ, 1960, 1961, 1962; BECKER, 1960; MINCER, 1958), with the forms of investment in education in Brazil and its political accountability. To operationalize the research verified the technical efficiency through the methodology of data envelopment analysis (DEA) using indicators developed by the Secretary for Vocational and Technical Education (SETEC) established by the Court of Accounts (TCU) and presented annually in the Report provision of Annual Accounts. The results relative efficiency demonstrates that only 31% of the Federal Institutes analyzed the efficiency score attained in the year 2012 and also in 2013. However, when analyzed productivity through time with the Malmquist Index, you can see that 63% of the Federal Institutes are moving along to the efficiency frontier showing increasing product education within the units. Additionally, with the mean comparison test (z test), evidence that the Federal Institutes considered effective exhibited better average scores of graduates and lower expenses for current students enrolled indicating that the result set can not be conditioned to higher expenditures were found financial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

FURTADO, L. L. "ANÁLISE da Eficiência Técnica dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia." Universidade Federal do Espírito Santo, 2014. http://repositorio.ufes.br/handle/10/2765.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-08-29T11:13:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese_7746_Lorena_Dissertação_2014_PDF.pdf: 10214231 bytes, checksum: a1d621c98db32ef6dbbf9d410639b669 (MD5) Previous issue date: 2014-12-09
O presente trabalho tem por objetivo identificar a eficiência técnica e as mudanças quanto a produtividade dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), compreendendo o período de 2012 e 2013 perfazendo uma amostra formada por 19 unidades. Paralelo a isso, realizou-se uma análise sobre a expansão da Rede Federal e os gastos correntes por alunos envolvidos no processo de interiorização do ensino profissional e tecnológico. Como vertente teorica, discutiu-se a teoria do capital humano (Schultz 1960, 1961 e 1962; Becker ,1960; e Mincer,1958), junto as formas de investimentos em educação no Brasil e a suas política de prestação de contas. Para operacionalizar a pesquisa verificou-se a eficiência técnica através da metodologia Análise Envoltória de Dados (DEA) utilizando os indicadores elaborados pela Secretária de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) instituídos pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e apresentados anualmente no Relatório de Prestação de Contas Anual. O resultado referente a eficiência demonstra que apenas 31% dos Institutos Federais analisados atingiram o escore de eficiência no ano de 2012 e, também, no ano de 2013. Porém, quando analisada a produtividade através do tempo com o Índice de Malmquist, é possível notar que 63% dos Institutos Federais estão se deslocando para junto da fronteira de eficiência demonstrando aumento do produto educação dentro das unidades. Adicionalmente, com o teste de comparação de médias (teste z), foram encontradas evidências de que os Institutos Federais considerados eficientes apresentaram melhores resultados médios de concluintes e menores Gastos correntes por alunos matriculados indicando que a obtenção do resultado pode não estar condicionado a maiores dispêndios financeiros. Já para a expansão da Rede Federal, quando utilizado o teste não paramétrico tobit, verificou-se que apenas no ano de 2013 a quantidade de candidatos inscritos por vagas ofertadas, impactou positivamente em maior escore de eficiência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Borborema, Caroline Duarte Lopes de. "Discursos na/da educação profissional e tecnológica: a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia." Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2013. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6779.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa de doutorado tem como objeto de estudo as recontextualizações e ressignificações que a educação profissional e tecnológica passou nos últimos anos, com a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, tomando por base os discursos circulantes que amparam as mudanças introduzidas a partir das políticas educacionais e curriculares. O problema de pesquisa foi desenvolvido por meio de um olhar dialético entre macro e microcontextos, tendo como preocupação o discurso na sua relação com a estrutura social, apoiando-se nas formulações da Análise Crítica do Discurso, a partir de Norman Fairclough. Ao mesmo tempo, foram utilizadas as teorizações de Stephen Ball, principalmente a abordagem do ciclo de políticas, que trabalha com as formulações discursivas dos diferentes contextos de produção e implementação de políticas educacionais. Toda a discussão conduzida neste trabalho sobre a conjuntura macroestrutural da sociedade, a partir do novo capitalismo, na sua relação com os aspectos do microcontexto, levou ao entendimento de que o gerencialismo e a performatividade penetraram profundamente nas relações, conduzindo a opções ideológicas pautadas em discursos que refletem essas tecnologias. Por meio das reflexões e análises sobre o contexto nacional, tendo como base textos diversos, e sobre o microcontexto do Instituto Federal do Rio de Janeiro, considerando observações, escutas, diálogos, vivências e experiências, essa pesquisa aponta para o potencial do contexto da prática. Compreende-se que as intervenções dos docentes, técnicos e gestores dos Institutos Federais nos discursos que interpretam, promovendo recontextualizações e ressignificações, definirão a formação que o novo e crescente contingente de discentes receberá e, neste ponto, essa pesquisa aposta em formulações discursivas contra-hegemônicas que apontam para uma formação politécnica para o mundo do trabalho.
The present PhD research has as object of study recontextualizations and ressignifications that professional and technological education suffered over the last years with the creation of Federal Institutes of Education, Science and Technology based on circulating discourses that support changes inserted from educational and curriculum policies. The research question was developed from a dialectical look between macro and micro contexts taking in consideration the discourse in its relation with the social structure leaning in formulations of Discourse Critical Analysis, from Norman Fairclough. Withal were used theories from Stephen Ball, especially policy cycle approach, that focus on various discursive formulations of production and implementation of educational policies. The debate developed in this work about the societys macrostructure, from new capitalism on, in its relation with micro context aspects, leaded to the understanding that the manageralism and performativity deeply penetrated in relations, conducting ideological choices guided by discourses that reflect these technologies. As from reflections and analyses over the national context based on various texts and the micro context of Instituto Federal do Rio de Janeiro, considering observations, tapings, dialogues, daily experience and experiment, this research points to the context of practice. It is understood that interventions of instructors, technicians and managers of the Federal Institutes in their discourses, promoting recontextualizations and ressignifications, will define the formation that this new and growing contingent of students will receive and, at this point, this research believes counter-hegemonic discursive formulations pointing to a polytechnic formation for the world of work.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Welker, Gisiele Michele. "Transversalidade nas ações da Educação Especial: a realidade dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul." Universidade Federal de Santa Maria, 2016. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7243.

Full text
Abstract:
The theme of inclusion is considered current, it is in constant improvement and it is extremely important to the educational context of the Special Education target audience. This study approaches the Master's Thesis on the theme - Transversality in the actions of the Special Education: the reality of the Federal Institutes of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul Brazil. The study has as general objective to know which are the transversalities and actions of Special Education in these Institutes. The methodological path corresponded to the application of a questionnaire by means the Google drive tool, a virtual service from Google that allows storage and file synchronization, via online, directed to the coordinators who work with inclusive actions of the Federal Institutes (FIs) investigated. The research was descriptive exploratory in data collection step and analytical qualitative in discussion of the results step. The data were analyzed from the theory of Content Analysis and revealed an initiated work in the field of inclusion which is being gradually carried out. Some campi are already accessible, but there is still a lack of professionals in the field. In addition, awareness and discussion among education professionals need to be effected continuously, allowing the expansion and development of educational transversalities that will serve as a framework of inclusion in FIs. It concludes that the transversalities, identified as practical relations in the educational routine in FIs, are at an early stage. The technical and scientific knowledge of education professionals on the inclusion area is determining the continuity of inclusive features actions, collaborating not only the necessary transversalities, but essentially and consequently on inclusion, learning and attendance of the target audience students of Special Education.
A temática da inclusão é considerada atual, está em constante aperfeiçoamento e é de suma importância para o contexto educacional do público-alvo da Educação Especial. O presente estudo aborda a Dissertação de Mestrado com o tema - Transversalidade nas ações da Educação Especial: a realidade dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. O estudo tem como objetivo geral conhecer quais são as Transversalidades e ações da Educação Especial nesses Institutos. A trajetória metodológica correspondeu à aplicação de um questionário por meio da ferramenta Google drive, um serviço virtual do Google, que permite armazenamento e sincronização de arquivos, via online, direcionado aos coordenadores que trabalham com as ações inclusivas dos três Institutos Federais (IFs) investigados. A pesquisa foi do tipo exploratória descritiva na etapa de coleta de dados e qualitativa analítica na etapa da discussão dos resultados. Os dados coletados no campo de pesquisa foram analisados a partir da teoria de Análise de Conteúdo e revelaram um trabalho iniciado no campo da inclusão, que está sendo realizado gradativamente. Alguns campi já são acessíveis, mas ainda faltam profissionais na área. Além disso, a sensibilização e discussão entre os profissionais da educação precisam ser efetivadas de modo contínuo, permitindo a ampliação e o desenvolvimento das transversalidades educacionais que servirão como marco da inclusão nos IFs. Conclui-se que as transversalidades, apontadas como práticas de relações no cotidiano educacional nos IFs existem em uma fase inicial. O conhecimento técnico e científico dos profissionais da educação na área da inclusão é determinante na continuidade de ações de características inclusivas, colaborando não só nas transversalidades necessárias, mas essencialmente e consequentemente na inclusão, na aprendizagem e no atendimento dos estudantes público-alvo da educação especial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Institutos Federais de Educação"

1

Vidal, Diana Gonçalves. O exercício disciplinado do olhar: Livros, leituras e práticas de formação docente no Instituto de Educação do Distrito Federal (1932-1937). Bragança Paulista, SP: Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa em História da Educação, Universidade São Francisco, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lopes, Sonia de Castro. Oficina de mestres: História, memória e silêncio sobre a Escola de Professores do Instituto de Educação do Rio de Janeiro, 1932-1939. Rio de Janeiro, RJ, Brasil: PD&A Editora, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

A desescolarização da escola: Impactos da reforma da educação profissional, período 1995 a 2002. Curitiba: Torre de Papel, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Institutos Federais : os desafios da institucionalização. Editora Universidade de Brasília, 2021. http://dx.doi.org/10.26512/9788523010652.

Full text
Abstract:
Como o conjunto de dezenove escolas de aprendizes artífices do início do século XX está se transformando em vigorosa expansão da educação profissional com a criação dos Institutos Federais; como essa secular organização está operando tal mudança a partir dessa nova estrutura organizacional — de simples escolas para os desafortunados a uma complexa rede que chegará a mais de quinhentas escolas e que tem sob sua responsabilidade a educação básica e a superior; como essas distintas realidades têm convivido e que conflitos precisam ser superados: esses questionamentos envolvem o tema desta obra, que analisa, a partir de pesquisas conduzidas no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília, as contribuições e os desafios da educação profissional no Brasil do século XXI.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Competências Gerenciais no Âmbito dos Institutos Federais de Educação. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.364200508.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Sampaio de Farias, Cleilton, and José Júlio César do N. Araújo. OS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA: caminhos, desafios e Proposições. EDITORA CRV, 2016. http://dx.doi.org/10.24824/978854440981.7.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

ASSIS, Wanderlice da Silva, Caio Cabral da SILVA, Érika Pena Bedin MATIAS, and Roberta de Oliveira LEAL. GESTÃO PÚBLICA: a visão dos técnicos administrativos em educação das universidades públicas e institutos federais. editora OESTE, 2020. http://dx.doi.org/10.51911/9786599020063.

Full text
Abstract:
Como iniciativa para o crescimento da produção científica nacional, a Coletânea Gestão Pública: a visão dos Técnicos Administrativos em Educação das Universidades Públicas e Institutos Federais (GPTAE) surgiu com a visão de “ser uma equipe pluriprofissional e multiterritorial de referência nacional para o incentivo à produção e divulgação científico-tecnológica dos servidores públicos da carreira técnico-administrativa em educação no Brasil.” Em 2020, mais um volume é produzido e publicado para reforçar o engajamento dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) com produções científicas focadas na gestão pública. Os trabalhos demonstram a competência e habilidade da categoria como produtora do conhecimento e colaboradora eficaz na melhoria do serviço público brasileiro. A nova publicação corrobora a continuidade da visibilidade e do reconhecimento de projetos criados e desenvolvidos por servidores administrativos no âmbito de nossas instituições. Ao pousar os olhos sob os responsáveis pela viabilização dos sete volumes, conforme os dados disponibilizado no sítio virtual da coletânea, percebemos a rica diversidade desses tecedores de conhecimentos, que mesmo com regionalidade, grau de estudo e gêneros diversos, conseguem a cada ano alinhavar as produções de outros TAEs em prol do desenvolvimento da educação, da gestão pública e do conhecimento científico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Profissionalidade docente na Educação Profissional. Editora Universidade de Brasília, 2020. http://dx.doi.org/10.26512/9786558460398.

Full text
Abstract:
Este livro é fruto do esforço coletivo realizado na Universidade de Brasília (UnB) empreendido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Atuação de Professores/ Pedagogos (GEPFAPe). Esse esforço girou em torno de uma questão central: Quais são as dimensões constitutivas da profissionalidade docente na Educação Profissional?. Tomou, assim, o Instituto Federal de Brasília (IFB) como o principal campo de pesquisa. O IFB, único na capital federal, mediante transformação da Escola Técnica Federal de Brasília (ETFB), mostrou-se ser uma instituição peculiar para analisarmos a construção da profissionalidade docente dentro desse cenário de oferta da Educação Profissional na região. Trata-se de obra que buscou constituir em práxis a pesquisa acadêmica sob os princípios do trabalho coletivo e da reflexão e intervenção social na constituição da formação de professores. Teve como desafio dialogar com gestores e professores licenciados nas diversas áreas e na Pedagogia, além dos professores-bacharéis, que constroem a profissionalidade docente para atuar na Educação Profissional no cotidiano dos institutos federais no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Oliveira, Diogo Lopes de, and Leonardo Pereira Tavares. Educação e comunicação: vivências e saberes. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.ecv740.1121-0.

Full text
Abstract:
Talvez não haja conceitos que possam abranger uma quantidade maior de atividades genuinamente humanas como educação e comunicação. Ambos estão presentes no título do livro Educação e Comunicação: vivências e saberes. Há de se reconhecer que, evidentemente, outros animais também são capazes de educar e comunicar-se. No entanto, há um terceiro elemento comum a todos os 32 capítulos desta publicação e que reflete a idiossincrasia humana: a ciência! Somente ela permite que vivências, experiências, vicissitudes e transformações sejam armazenadas, compartilhadas e gerem reflexão e criticidade. Somente assim - a partir do conhecimento científico - será possível superarmos a onda negacionista que atinge o mundo inteiro, especialmente em um momento tão delicado quanto a pandemia de COVID-19. Unindo e relacionando educação, comunicação e ciência, este livro cumpre essa primeira função primordial nos tempos que correm. Há ainda um outro fator relevante que enriquece esta obra: a sua diversidade de origens, assuntos e abordagens. Foram recebidos trabalhos de universidades, institutos públicos estaduais e federais, escolas técnicas e de universidades privadas; de centros e instituições de pesquisa de quatro das cinco regiões do Brasil - esperamos que em outras edições, a região norte se faça presente. Pesquisadores de duas faculdades portuguesas também enviaram seus textos para esta compilação e transpuseram as fronteiras do nosso país para além-mar. Os temas também são variados: ensino, tecnologias, inclusão social, artes, esportes, entre tantos outros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Neves, Ricardo Dias das. O COLÉGIO PEDRO II NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO ASPECTOS LEGAIS. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.cpc375.1121-0.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa foi realizada, tendo como base, o período de 12 anos compreendido entre o ano de 2008 (ano da criação da Rede Federal) e o ano de 2020. Com efeito, a história recente do Colégio Pedro II foi descrita sob o ponto de vista da legislação aplicada ao tema. Criado em 1837, o Colégio Pedro II tem sua área de atuação desde a Educação Infantil até a Pós-Graduação Stricto Senso. A Lei 11.892 de 2008 criou os Institutos Federais e teve sua redação atualizada pela Lei 12.677 de 2012, incluindo o Colégio Pedro II na Rede Federal de Educação, Científica, Profissional e Tecnológica. A Lei 12.677/12 manteve a tradicional denominação de “Colégio Pedro II”, equiparando-o, contudo, à condição de Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Este livro, aborda, principalmente, os aspectos legais desta equiparação, explicando conceitos jurídicos e comentando os principais artigos da legislação pertinente. Esta legislação, além de integrar o ordenamento jurídico brasileiro, contribui para a construção da história do Colégio Pedro II e da Educação Profissional no Brasil. Também, são analisados, com base em gráficos e tabelas, importantes indicadores do Colégio Pedro II, extraídos da Plataforma Nilo Peçanha. O objetivo desta pesquisa é aprofundar a compreensão dos servidores técnicoadministrativos e docentes do Colégio Pedro II sobre os aspectos legais da equiparação da instituição à condição de Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. No desenvolvimento deste livro foram utilizadas as pesquisas qualitativa e quantitativa, com metodologia de pesquisa documental, bibliográfica e aplicação de questionários. Na pesquisa quantitativa foram analisados gráficos e tabelas numéricas. Foi proposto um questionário, tendo como público-alvo os docentes e os servidores técnico-administrativos. Após a análise dos questionários, os dados foram tabulados. Com base no resultado da análise dos dados de pesquisa, foi elaborado o produto educacional. Este é derivado da pesquisa realizada no âmbito do curso de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), desenvolvida no Colégio Pedro II. Optamos pela produção de material textual, no modelo de livro digital (e-book). O produto educacional foi validado junto ao público-alvo. As avaliações para o e-book mostraram-se positivas. Consideramos que a dissertação e o produto educacional contribuíram para esclarecer e/ou aprofundar o conhecimento sobre a instituição Colégio Pedro II, em sua história recente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Institutos Federais de Educação"

1

PAQUIELLA, L. M. "DUALIDADE EDUCACIONAL, INSTITUTOS FEDERAIS E TERRITÓRIO: UM DEBATE NECESSÁRIO." In Capitalismo dependente, racismo estrutural e educação brasileira: diálogos com Florestan Fernandes, 211–28. Navegando Publicações, 2020. http://dx.doi.org/10.29388/978-65-86678-36-9-0-f.211-228.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

TAVARES, Andrezza M. B. do N., and Breno Trajano de ALMEIDA. "Os Institutos Federais e o direito à educação especial no ensino superior." In Discursos Interdisciplinares por uma Educação Transformadora, 187–99. FAMEN, 2020. http://dx.doi.org/10.36470/famen.2020.l4c16.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Batista, Bruno Nunes. "Por que os Institutos Federais estariam ameaçados? Quatro breves hipóteses." In Temas emergentes a educação: docências em movimento no contexto atual, 127–47. Pimenta Cultural, 2019. http://dx.doi.org/10.31560/pimentacultural/2019.348.127-147.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

VASCONCELLOS, I. S. "AS DIFERENTES CONCEPÇÕES SOBRE A IDENTIDADE E OS OBJETIVOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS: O CASO DO INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO." In Instituições de educação profissional no estado de Minas Gerais, 125–42. Navegando Publicações, 2019. http://dx.doi.org/10.29388/978-85-53111-89-3-0-f.125-142.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Seixas, Rebeka Caroça, and Maria Eduarda Oliveira Félix da Silva. "O ENSINO DE TEATRO NOS INSTITUTOS FEDERAIS: A METADRAMATURGIA COMO ELEMENTO DE EXPLORAÇÃO DA LINGUAGEM." In Qualidade e políticas públicas na educação 6, 364–70. Antonella Carvalho de Oliveira, 2018. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.13118191236.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lima, Amanda Silva de, Gabriel Belo Lyra e. Lima, Raquel Martins Fernandes Mota, Elaine Cristina de Lima Pinto, and Willian Silva de Paula. "Levantamento documental e reflexões acerca da educação regular inclusiva nos Institutos Federais do Mato Grosso e da Paraíba." In Educação no Século XXI - Volume 51. Editora Poisson, 2019. http://dx.doi.org/10.36229/978-85-7042-200-2.cap.01.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Heeren, Marcelo Velloso. "INCOMPATIBILIDADE ENTRE E O CURRÍCULO PROPOSTO PELA REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A FINALIDADE DOS INSTITUTOS FEDERAIS." In Contradições e Desafios na Educação Brasileira 4, 127–36. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.76719010610.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

BARBOSA, Sueli Marcia Pereira, Luiz Carlos Pinto da COSTA JÚNIOR, and Aline Maria Grego LINS. "PUBLICIDADE, EFICIÊNCIA E INTERESSE PÚBLICO – ANÁLISE DA GESTÃO DA COMUNICAÇÃO NAS REDES SOCIAIS DO IFSC." In GESTÃO PÚBLICA: a visão dos técnicos administrativos em educação das universidades públicas e institutos federais, 133–49. editora OESTE, 2020. http://dx.doi.org/10.51911/9786599020063.10.

Full text
Abstract:
The purpose of this article is to identify communication strategies for social networks in the federal public service, which put into practice the constitutional principles of advertising and efficiency aimed at the public interest. This is a case study of the Communication Policies of the Federal Institute of Santa Catarina (IFSC), a federal higher education public agency. The results demonstrate that the institution considers communication on social networks as an important part for institutional interaction with people of Higher Education Institutions (HEIs), which is valued as an intention to publicize the institutional image in order to strengthen it and to plan actions based on themes observed in social network monitoring.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Oliveira, Denise Lima de. "EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: REFLEXÕES ACERCA DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DOS PROFESSORES DOS INSTITUTOS FEDERAIS." In Qualidade e políticas públicas na educação 8, 110–30. Antonella Carvalho de Oliveira, 2018. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.05618191211.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Morais, Juliana Lopes Lelis de, and Nelba Azevedo Penna. "OS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA E O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL: A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA COMO POLÍTICA PÚBLICA." In Educação Geográfica: Referencial de Orientação ao Processo Educativo, 11–19. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.4022028102.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Institutos Federais de Educação"

1

Netto, Dorgival da Silva Pereira, Francesco Pagani Galvão, Luiz Felipe de Souza Jimenez, and Renan Augusto Monteiro Duarte. "Dagda - Software de Auxílio ao Ensino de Música na Educação Básica." In Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais. Sociedade Brasileira de Computação, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/encompif.2021.15954.

Full text
Abstract:
A Lei nº 11.769/2008 dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Mesmo após 12 anos da sanção da referida lei, muitas escolas não puderam efetivar sua implementação, pela falta de estrutura que apresentam ou pela superficialidade com que o ensino de música é tratado no Brasil. Dessa forma, este artigo apresenta o desenvolvimento de um software, que possa ser utilizado como auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da música em escolas brasileiras de educação básica. O software é capaz de reconhecer e reproduzir elementos pertinentes à teoria musical a partir de partituras em formato PDF, tais como uma nota, pausa, compasso, duração das notas e andamento da música.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ferreira, Luisa S., Sylvana Karla S. L. Santos, and Cristiane Jorge L. Bonfim. "Pensamento Computacional e Programação Scratch: uma revisão de literatura do SBIE." In Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais. Sociedade Brasileira de Computação, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/encompif.2021.15942.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é apresentar um levantamento dos trabalhos que relacionam pensamento computacional e a plataforma Scratch no contexto do ensino de programação para estudantes da educação básica. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura com o foco em estudos relacionados às experiências práticas no contexto da educação básica,principalmente no ensino fundamental. A busca considerou os trabalhos publicados no SBIE no período de 2001 a 2019.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

TERRAZA, cristiane herres. "EDUCAÇÃO ESTÉTICA E VISUALIDADE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL." In Anais do Encontro de Arte/Educadores: a arte/educação nos Institutos Federais Brasileiros. Recife, Brasil: Even3, 2016. http://dx.doi.org/10.29327/15724.1-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lourenço, Pedro, Lucas Leal, Estela Diaz, and Carlos Silva. "Sabarabuçu: Um jogo digital educacional, cultural e ambiental para o município histórico de Sabará." In IV Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/encompif.2017.9930.

Full text
Abstract:
Neste artigo apresentamos o desenvolvimento de um jogo digital cujo enredo é contextualizado em um município histórico de Minas Gerais e aborda temáticas ligadas a educação, disseminação cultural, preservação de monumentos históricos, educação ambiental, inclusão social, além de ser caracterizado pela utilização de softwares open-source e criação de arte e sons dos próprios autores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Júnior, Gilberto, and Maurício Rombaldi. "A educação profissional e tecnológica e os institutos federais: inovação no campo das políticas públicas." In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.1404.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é tecer algumas considerações teóricas acerca da Educação Profissional e Tecnológica e dos Institutos Federais enquanto inovações no campo das políticas públicas educacionais implantadas no Brasil. Para isso, delimitou-se como marco temporal o governo Lula (2003-2011), mais precisamente, para destacar e analisar algumas iniciativas implementadas a partir desse período e, por outro lado, destacar, à luz do referencial teórico e de documentos-base, algumas diretrizes e concepções acerca dos Institutos Federais enquanto política pública. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental acerca da temática proposta. Destaca-se que essas duas inovações representaram um marco no percurso histórico da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, bem como para própria história política educacional do país no campo da escolarização e profissionalização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Coelho, Heloneida, and Olavo Brito Neto. "Libras ABC: aplicativo para auxílio de aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais." In Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/encompif.2020.11065.

Full text
Abstract:
Os aplicativos educacionais podem estimular o interesse do aluno e contribuir no método de ensino aprendizagem. Sabe-se que os alunos utilizam constantemente dispositivos eletrônicos, e que estes podem ser utilizados às boas práticas pedagógicas. Este artigo apresenta o desenvolvimento de um aplicativo educacional para o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras), para Android, como forma de incentivar o uso de tecnologia na educação. A metodologia adotada envolveu um breve estudo bibliográfico acerca do tema e o desenvolvimento de um protótipo de aplicativo para dispositivo móvel. O resultado se mostrou plausível, por demonstrar que a utilização de aplicativo pode contribuir com o sistema educacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Sabaini, Paulo, Bruno Clemente, and Bruno Coutinho. "Proposta de assistente virtual inteligente para estudantes das instituições federais de ensino profissional." In Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/encompif.2020.11069.

Full text
Abstract:
Um instituto federal de ensino possui uma variedade de informações, concernentes ao seu funcionamento, distribuídas em várias páginas do seu portal web e documentos do tipo pdf. Muitas vezes o acesso a essas informações pode se tornar uma tarefa frustrante, mesmo utilizando os mecanismos disponíveis de busca. A proposta deste trabalho é desenvolver um protótipo de chatbot que permita levantar as possibilidades e desafios na construção de um sistema inteligente, que resolva primariamente as dúvidas em relação à gestão pedagógica de um instituto de educação, com a base de conhecimento formada através de dados textuais já disponíveis no portal do IF. Os primeiros resultados se mostraram promissores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Chaves, Jefferson, Yuri Salvador, Jeliel Braz, Marcio Piffer, Erick Hostin, and Ivo Riegel. "Acessibilidade e Identidade Digital: um estudo de caso acerca da adequação do portal institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense." In VI Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/encompif.2019.6355.

Full text
Abstract:
As orientações gerais e práticas na implementação de portais governamentais são baseadas em diversas padronizações. Assim, este trabalho visa apresentar um panorama da adoção de tais padrões via um estudo de caso e adequação do portal institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense. Esses objetivos se dividiram em dois momentos: (a) re-implementar o sı́tio existente em consideração aos padrões de acessibilidade atuais, obedecendo os modelos preconizados, os Padrões web, a Lei de Acesso à Informação e o Decreto n o 5.296, de 2004 do Governo Federal e; (b) aprimorar a área administrativa da aplicação atendendo critérios de segurança e escala em aderência ao padrão do governo provendo acessibilidade e acesso ubı́quo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Cruz, Joseany Rodrigues, and Jhonny David Echalar. "Institucionalização da EaD no Instituto Federal Goiano: uma revisão bibliográfica." In III Seminário de Educação a Distância da Região Centro-Oeste. Sociedade Brasileira de Computação, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/seadco.2020.14650.

Full text
Abstract:
Este trabalho é um levantamento bibliográfico e faz parte de uma pesquisa sobre a Institucionalização da Educação a Distância no Instituto Federal Goiano. A procura por textos acadêmicos foi norteada pela pergunta: Quais são as políticas públicas que visam à institucionalização da EaD nos Institutos Federais, principalmente no IF Goiano? O objetivo foi fazer um mapeamento das produções acadêmicas relacionadas ao tema. Foram realizadas buscas em quatro meios distintos: Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), portal de periódicos da Capes/MEC, biblioteca eletrônica Scientific Electronic Library Online - SciELO e ERIC - Institute of Education Sciences. Como resultado, pode-se salientar que há poucas produções na área, o que aponta para a necessidade de pesquisas relevantes quanto à EaD e sua institucionalização nas instituições públicas brasileiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lima Júnior, Ubirajara, and Mônica Vicente. "Frequência x Evasão: Proposta de protótipo para detecção de alunos em sala de aula." In IV Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/encompif.2017.9929.

Full text
Abstract:
A evasão é um desafio para a gestão de escolas públicas, por isso torna-se necessário um procedimento que permita o controle e o gerenciamento desse processo. Este trabalho tem por objetivo colocar em prática uma proposta de automação de registro de frequência de alunos através de microcontrolador Arduino e etiquetas de rádio frequência (RFID), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Juazeiro, com o intuito de realizar um plano de ação contra a evasão escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography