Academic literature on the topic 'Instrumentos de dívida elegíveis'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Instrumentos de dívida elegíveis.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Instrumentos de dívida elegíveis"

1

Ovando, Angélica Cristiane, Daniele Peres, Stella Maris Michaelsen, and Marcos Amaral De Noronha. "Processo de tradução, propriedades de medida e classificação de acordo a CIF dos instrumentos de avaliação pós-AVE disponíveis em Português falado no Brasil." Fisioterapia Brasil 17, no. 4 (November 20, 2016): 400. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v17i4.513.

Full text
Abstract:
Diversos instrumentos desenvolvidos em países estrangeiros têm sido propostos para avaliar diferentes aspectos de indivíduos pós-acidente vascular encefálico (AVE). A identificação dos instrumentos de medida utilizados nesta população nos conceitos da CIF permite uma abordagem sistêmica do indivíduo. Este estudo objetivou realizar uma revisão sistemática de instrumentos para avaliação pós-AVE que passaram pelo processo de tradução e adaptação para a língua portuguesa, caracterizá-los nos conceitos da CIF e identificar suas propriedades de medida. Dois autores realizaram, de forma sistemática, as etapas de seleção dos estudos elegíveis. A busca se fez pela exploração dos bancos de dados Medline via Ovid, Cinahl via EBSCO, Scielo e Lilacs. A busca resultou em 562 títulos, reduzidos a 22 artigos elegíveis, entre os quais foram identificados 19 instrumentos de avaliação, seis destes classificados como funções e estruturas corporais (FEC), um classificado dentro de FEC e atividade, oito como atividade e quatro como participação. Apenas em 4 estudos foram observadas todas as etapas do processo de tradução. A confiabilidade foi testada em todos os instrumentos, enquanto apenas 4 avaliaram alguma forma de validade e 4 avaliaram efeito piso/teto. Sugere-se a realização de futuros estudos com o objetivo de submeter estes instrumentos à avaliação das propriedades que ainda não foram avaliadas.Palavras-chave: acidente vascular encefálico, hemiparesia, avaliação, tradução, classificação internacional de funcionalidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Vieira, Kelmara Mendes, Franciele Reis Kunkel, and Ana Luiza Paraboni. "Propensão à dívida no cartão de crédito: quais são os aspectos determinantes?" Revista Pensamento Contemporâneo em Administração 9, no. 3 (September 30, 2015): 102. http://dx.doi.org/10.12712/rpca.v9i3.519.

Full text
Abstract:
O cartão se tornou um dos principais instrumentos financeiros em razão da crescente facilidade de acesso e sua propagação, devido à multifuncionalidade. Este estudo teve como objetivo construir um indicador de propensão à dívida no cartão de crédito, assim como avaliar a influência dos aspectos demográficos, culturais e das características do cartão. Foram aplicados 1.831 questionários no Rio Grande do Sul, Maranhão e Minas Gerais. Os resultados, no geral, indicam que os respondentes sabem utilizar esse meio de pagamento de forma responsável, e as seguintes variáveis apresentaram diferenças significativas entre os grupos: dependentes, filhos, escolaridade, raça, ascendência, número de cartões, percentual da renda gasta no cartão e valor do gasto mensal. Por fim, observou-se que a propensão à dívida no cartão de crédito pode ser influenciada por: dependentes, valor aproximado da dívida atual no cartão, percentual da renda gasta com o pagamento do mesmo e limite do cartão de crédito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Flores, Eduardo, Eliseu Martins, Nelson Carvalho, and Guillermo Oscar Braunbeck. "INSTRUMENTOS FINANCEIROS COM CARACTERÍSTICAS DE PATRIMÔNIO E POTENCIAIS IMPLICAÇÕES TRIBUTÁRIAS DE SUA CONTABILIZAÇÃO." Contabilidade Vista & Revista 32, no. 2 (July 29, 2021): 184–204. http://dx.doi.org/10.22561/cvr.v32i2.6186.

Full text
Abstract:
O objetivo central deste artigo é avaliar potenciais implicações tributárias do registro contábil de instrumentos financeiros com características de patrimônio. Foram analisados, mais especificamente, os híbridos de capital e dívida em razão da ausência de tratamentos contábeis específicos para esses títulos, bem como das alegações de que essa categoria vem sendo utilizada como um potencial instrumento para arrojados planejamentos tributários. Por meio de uma abordagem lógico-dedutiva, verificou-se que os híbridos de capital e dívida podem ser empregados em contextos em que há investimentos internacionais, com a intenção de que investidas em uma jurisdição se valham da dedutibilidade fiscal dos juros, enquanto investidoras localizadas em outro domicilio fiscal possam reconhecer os mesmos proventos como dividendos recebidos e, por conseguinte, não os tributar ou tributá-los a taxas reduzidas. Nesse cenário, os híbridos funcionariam à espécie de conversores financeiros com a finalidade de reduzir a carga tributária do grupo. Do mesmo modo, verificou-se que os referidos instrumentos financeiros podem ser aplicados como forma de reduzir os índices de subcapitalização, potencialmente afastando o risco de glosa fiscal por descumprimento das regras dessa natureza. Em linhas gerais, conclui-se que, sob o enfoque fiscal, os instrumentos híbridos devem ser estudados por meio de grupos interjurisdicionais (e.g. BEPS), visando impedir sua emissão com o propósito de redução da carga tributária por meio de artifícios criados sobre assimetrias de ordenamentos jurídicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Crisóstomo, Vicente, Bruno Pinheiro, and Jackeline Auzier. "Determinantes do Financiamento por Leasing e Dívida no Brasil." Revista Evidenciação Contábil & Finanças 9, no. 2 (August 31, 2021): 113–32. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2021v9n2.52633.

Full text
Abstract:
Objetivo: Investigar os fatores determinantes do financiamento por leasing ou por dívida da empresa brasileira. Fundamento: Algumas teorias tentam explicar como atributos da empresa interferem na estrutura de capital, como a teoria pecking order, trade-off, e dos custos de agência. A estrutura do endividamento da empresa pode ser composta por distintos instrumentos de captação de recursos, tais como dívida com bancos, títulos corporativos, arrendamentos mercantis (leasing), entre outros. Método: A amostra está disposta em um painel de dados formado por 1.215 observações anuais de empresas não financeiras listadas na BM&FBovespa (B3). Os dados foram coletados do sistema Economática e a análise quantitativa foi realizada por meio de estatística descritiva, análise de correlação e regressão. Resultados: Os resultados indicam um comportamento pecking order da empresa brasileira ao detectar-se um efeito negativo do fluxo de caixa sobre o endividamento. Entretanto, o efeito é inverso com relação à contratação de leasing. A disponibilidade de ativos para uso como garantia e o tamanho da empresa são fatores bastante favoráveis para a contratação de dívida de longo prazo para financiar o investimento. A correlação entre dívida e leasing sinaliza a possibilidade de serem alternativas complementares entre as duas formas de financiamento. Contribuições: A pesquisa contribui para a pesquisa em estrutura de capital ao incorporar o leasing como fonte alternativa de financiamento. Além disso, a pesquisa fornece aplicabilidade prática, pois as decisões de financiamento são cruciais para a empresa e podem impactar o valor da empresa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Santos, Gustavo Abrahão dos, and Edson Ricardo Saleme. "QUALIDADE DE VIDA NAS CIDADES POR INSTRUMENTOS PREVISTOS NO ESTATUTO DA CIDADE." Revista Digital de Direito Administrativo 2, no. 2 (July 3, 2015): 691. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2319-0558.v2i2p691-705.

Full text
Abstract:
<p class="DadosdaCapa">Aqui se abordarão os institutos do zoneamento ambiental, do plano diretor e do estudo de impacto de vizinhança. Também se analisará como estão sendo criados o imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana progressivo e a desapropriação com títulos da dívida pública, como instrumentos da política urbana de expansão e desenvolvimento, nos termos do artigo 182 da Constituição Federal. O estudo exemplifica o zoneamento ambiental e o plano diretor do município de Santos, em São Paulo, com todos seus elementos característicos. O artigo verifica os efeitos da legislação sobre o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) em face dos impactos gerados pela construção civil. </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Salvador, Evilasio da Silva. "O desmonte do financiamento da seguridade social em contexto de ajuste fiscal." Serviço Social & Sociedade, no. 130 (December 2017): 426–46. http://dx.doi.org/10.1590/0101-6628.117.

Full text
Abstract:
Resumo: O Orçamento da Seguridade Social (OSS) é a peça-chave para a compreensão do ajuste fiscal em curso no Brasil. Este artigo analisa o desmonte do financiamento da seguridade social, a partir dos instrumentos de política fiscal como a Desvinculação de Recursos da União e as renúncias tributárias. A apropriação das contribuições sociais do OSS tem sido determinante para a política de pagamento dos juros da dívida. Ao mesmo tempo em que o OSS está inflado por despesas que são do orçamento fiscal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Suda, Eneida Yuri, and Ana Tereza Coelho. "Instrumentos de avaliação para limitações funcionais associadas à instabilidade crônica de tornozelo: uma revisão sistemática da literatura." Fisioterapia e Pesquisa 19, no. 1 (March 2012): 79–85. http://dx.doi.org/10.1590/s1809-29502012000100015.

Full text
Abstract:
A instabilidade de tornozelo é definida como a sua tendência para sofrer falseios e entorses de repetição após a ocorrência de entorse lateral. Como a presença de instabilidade é definida por meio das queixas relatadas pelo indivíduo, apresenta caráter subjetivo, sendo importante identificar o melhor instrumento de avaliação para a determinação de sua presença e/ou gravidade. O objetivo deste estudo foi revisar, de forma sistemática, instrumentos de avaliação concebidos para pacientes com instabilidade crônica de tornozelo. Foram realizadas pesquisas bibliográficas nas bases de dados PubMed, Embase, BVS, LILACS e SciELO para identificar os instrumentos elegíveis. No total, seis estudos foram incluídos e apresentaram cinco instrumentos diferentes - Foot and Ankle Disability Index (FADI), Ankle Joint Functional Assessment Tool (AJFAT), Foot and Ankle Ability Measure (FAAM), Ankle Joint Functional Assessment Tool (AII) e Cumberland Ankle Instability Tool (CAIT). Foram encontrados instrumentos com qualidade que detectam limitações funcionais em indivíduos com instabilidade crônica de tornozelo, não sendo instrumentos válidos para diagnóstico de instabilidade. O CAIT mostrou-se a ferramenta mais completa, mas não foi validada em uma população específica de indivíduos com condição de instabilidade do tornozelo. Observa-se a necessidade de mais estudos clinimétricamente válidos a fim de atestar a sua validade para se obter uma ferramenta eficaz e completa da instabilidade funcional do tornozelo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ferraro, Alceu Ravanello. "Direito à Educação no Brasil e dívida educacional: e se o povo cobrasse?" Educação e Pesquisa 34, no. 2 (August 2008): 273–89. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-97022008000200005.

Full text
Abstract:
Inicia-se tratando do direito à Educação no quadro dos direitos fundamentais da pessoa humana e do conceito de dívida educacional que decorre da não-realização do direito público subjetivo de cada cidadão e cidadã à Educação Fundamental completa, conforme estabelecido na Constituição de 1988. Utilizando como parâmetro a informação censitária sobre o número de anos de estudo concluídos com aprovação levantados no Censo 2000, estima-se que, nesse ano, o Estado brasileiro devia, aos 119,6 milhões de pessoas de 15 anos ou mais, a astronômica cifra de 325,5 milhões de anos de estudo não realizados na idade própria - uma média de quase três anos por pessoa. São projetados também os investimentos necessários em termos de professores e salas de aula/turno-ano para o resgate da dívida. Mostra-se ainda que a dívida estimada com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2005 (316,4 milhões de anos de estudo devidos) representa uma diminuição muito pequena em relação ao Censo 2000. Por fim, aborda-se a questão dos atores ou agentes da efetividade do direito à Educação e dos instrumentos de exigibilidade que a legislação põe à disposição desses mesmos agentes. Conclui-se afirmando que está posto aí, para a sociedade em geral e para educadores e educadoras em particular, o grande desafio de despertar nas pessoas humildes a consciência de que elas efetivamente têm direito à Educação e de que dispõem de meios para cobrar do Estado esse direito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Dias, Francisca Souza Santos, Clara Cynthia Melo e. Lima, Tatiana Fróes Fernandes, Patrícia de Sousa Fernandes Queiroz, and Hérika Maria Silveira Ruas. "Instrumentos específicos para avaliação da qualidade de vida em obesos: uma revisão integrativa." Revista Eletrônica Acervo Saúde 13, no. 4 (April 22, 2021): e7085. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e7085.2021.

Full text
Abstract:
Objetivo: Identificar e analisar os principais instrumentos de avaliação da qualidade de vida em obesos. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, cujo corpus do estudo foi formado pelas produções científicas que evidenciam os instrumentos especificamente construídos e/ou validados para medir a qualidade de vida em pacientes com obesidade. A busca orientou-se de acordo com PRISMA. Os bancos de dados PubMed, Web of Science e Scielo foram utilizados para identificar os estudos. Foram estabelecidos três blocos de termos de pesquisa: (a) população-alvo (obesidade); (b) construto de interesse (Qualidade de Vida); (c) tipo de instrumento (questionário). Resultados: Dos 5.020 artigos completos encontrados, 23 artigos descreveram desenvolvimento de um instrumento de medida e foram considerados elegíveis. Entre os estudos analisados, foram encontrados onze instrumentos específicos para a mensuração da qualidade de vida em obesidade. Ressalta-se que não foi encontrado questionário específico para obesidade desenvolvido no Brasil. Considerações finais: A utilização de um instrumento específico para a avaliação do impacto da obesidade na qualidade de vida pode ser um importante indicador de saúde, podendo subsidiar políticas públicas que almejem à melhoria da qualidade de vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Bezerra Cruz, Karla Dayane, FAGNER FARIAS DE LIMA, and PETTERSON JOSÉ DOS SANTOS DANTAS. "PLANO DIRETOR E OS INSTRUMENTOS DE PROMOÇÃO DE INTERESSE SOCIAL: o caso do município de Currais Novos-RN." HOLOS 2 (December 23, 2019): 1–16. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2019.3275.

Full text
Abstract:
O desenvolvimento urbano das cidades brasileiras aconteceu de forma desordenada trazendo um aumento no número de pessoas e desorganização nos centros urbanos, e assim começaram a surgir problemas sociais como a ausência de moradia, a falta de infraestrutura e ineficiência de aparelhos comunitários de modo geral. É então nesse momento que o princípio constitucional da função social da propriedade urbana, ganha importância para o desenvolvimento do Brasil. Em função disso, o Poder Legislativo esforçou-se para regulamentar os instrumentos constitucionais de efetivação da função social da propriedade urbana, contemplados pela Constituição Federal, que tratam, respectivamente, do parcelamento ou edificação compulsórios, imposto predial e territorial urbano progressivo no tempo e desapropriação com pagamento em títulos da dívida pública. O estudo surgiu com o problema de pesquisa de como os instrumentos de interesse social existentes no Estatuto da Cidade têm contribuído para o cumprimento da função social da propriedade urbana, impedindo a existência de imóveis inutilizados ou subutilizados no município de Currais Novos-RN, sendo assim, o objetivo geral foi identificar de que forma esses instrumentos tem contribuído para o cumprimento da função social. As teorias estudadas foram a Constituição Federal, o Estatuto da Cidade, e o Plano Diretor do município de Currais Novos, Lei complementar nº. 08 de 1º de novembro de 2007, e a metodologia aplicada aconteceu por meio de entrevistas e questionários com dois secretários do município e três servidores. Por fim, conseguiu-se obter resultados que ajudaram a entender os instrumentos constitucionais como também, o objetivo da função social da propriedade urbana para o desenvolvimento social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Instrumentos de dívida elegíveis"

1

Zanon, André Ricardo Moncaio. "Reação do mercado à emissão de instrumentos de dívida elegíveis a capital pelos bancos brasileiros." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2018. http://repositorio.unb.br/handle/10482/32059.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2017.
Submitted by Robson Amaral (robsonamaral@bce.unb.br) on 2018-05-04T20:04:05Z No. of bitstreams: 1 2017_AndréRicardoMoncaioZanon.pdf: 1445705 bytes, checksum: 628a0ba2f8cc4e8160600692b1670b09 (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana (raquelviana@bce.unb.br) on 2018-06-06T19:38:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2017_AndréRicardoMoncaioZanon.pdf: 1445705 bytes, checksum: 628a0ba2f8cc4e8160600692b1670b09 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-06-06T19:38:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017_AndréRicardoMoncaioZanon.pdf: 1445705 bytes, checksum: 628a0ba2f8cc4e8160600692b1670b09 (MD5) Previous issue date: 2018-06-06
Por determinação regulamentar, seguindo os Acordos de Basileia, os bancos precisam atender a requerimentos mínimos de capital para fazer frente aos riscos de suas operações, podendo, para tanto, emitir instrumentos de dívida elegíveis a capital. Existe uma dualidade sobre os potenciais efeitos, positivos ou negativos, do uso desses instrumentos para atendimento ao capital regulamentar, considerando a ótica do investidor. Nesse contexto, foram desenvolvidas duas hipóteses, mutuamente excludentes, para testar, por meio de estudo de eventos, se há uma reação positiva ou negativa à emissão de instrumentos de dívida elegíveis a capital no valor das ações dos bancos emissores, no âmbito do mercado de capitais brasileiro. Foram realizados testes combinando duas datas de evento (a data de emissão e a data do anúncio dos instrumentos) e quatro janelas do evento, para se explorar diferentes dimensões de janelas (mais longas e mais curtas), bem como amplitudes temporais simétricas e assimétricas em relação à data do evento. A amostra foi composta por 30 eventos, que proporcionaram 45 observações, relacionados a instrumentos emitidos por bancos listados na BM&FBovespa. Os resultados dos testes sugerem que as emissões ou anúncios desses instrumentos causam um impacto negativo no valor das ações dos bancos emissores. Foram identificadas, ainda, evidências de que o mercado não antecipa os efeitos da emissão ou anúncio de um instrumento, antes de sua ocorrência. Complementarmente, foram avaliados os retornos anormais acumulados (CAR) segregando a amostra de acordo com características dos instrumentos, dos bancos emissores e das ações. A partir da análise segregada da amostra, as principais conclusões adicionais foram que: (i) não foi identificada diferença na percepção do mercado em função do nível dos instrumentos, do tipo de ação e do porte e controle dos bancos emissores (ii) não foi constatada reação do mercado à emissão de instrumentos conforme Basileia III, o que pode ser associado à melhor percepção sobre a segurança dos novos requisitos prudências aplicáveis; (iii) foi verificada reação do mercado para os instrumentos em dólar, enquanto que não foi confirmada para os em reais; e (iv) o mercado pode antecipar mais os efeitos das emissões de instrumentos com valores relevantes. Este trabalho contribui com o desenvolvimento da literatura sobre regulação prudencial bancária, ao tratar de um aspecto da emissão de instrumentos de dívida elegíveis a capital não explorado no âmbito nacional, e colabora para os estudos internacionais sobre o assunto. Ademais, os resultados desta pesquisa podem auxiliar os bancos ao indicar os potenciais efeitos da emissão de um instrumento de dívida elegível ao capital.
By regulatory determination, following the Basel Accords, banks must meet minimum capital requirements to cope with the risks of their operations, and therefore can issue debt instruments eligible as capital. Exist a duality about the potential effects, positive or negative, of the use of these instruments to meet regulatory capital, considering the investor's perspective. In this context, we developed two mutually exclusive hypotheses to test, by an event study, whether there is a positive or negative market reaction to the issuance of debt instruments eligible as capital in the value of the shares of the issuing banks, in Brazil. Tests were performed combining two event dates (the date of issue and the date of the announcement of the instruments) and four event windows, to explore different window dimensions (longer and shorter), as well symmetrical and asymmetric temporal amplitudes in relation to the date of the event. The sample consisted of 30 events, which provided 45 observations related to instruments issued by banks listed on BM&FBovespa. Results suggest that emissions and announcement of instruments have a negative impact. We also identified evidence that the market does not anticipate the effects of the issuance or announcement of instruments prior to its occurrence. In addition, we analyzed the cumulative abnormal returns (CAR) segregating the sample according to characteristics of the instruments, issuing banks and shares. From this analysis, main additional conclusions are: (i) we did not identified a different perception of the market according to the tier of the instruments, type of shares, and size and control of the issuing banks; (ii) we did not verified market reaction to emission of instruments according to Basel III, which may be associated with better perception about a safety of the new prudential requirements; (iii) market reaction for instruments issued in dollar was verified, while it was not confirmed for the instruments issued in Brazilian reais; and (iv) the market may anticipate the effects of issues of instruments with substantial values. This work contributes to the development of the literature on prudential banking regulation, dealing with an aspect of the issuance of debt instruments eligible as capital unexploited in the Brazilian field, and collaborates for international studies on the subject. In addition, the results of this research can assist banks in indicating the potential effects of the issuance of a debt instrument eligible as capital.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Filho, Antonio Carlos Passos. "O endividamento dos estados brasileiros: uma análise de sustentabilidade e dos instrumentos de controle." Universidade de São Paulo, 2018. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12138/tde-05122018-160150/.

Full text
Abstract:
A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) foi criada em 2000, tendo como um de seus objetivos o de controlar e limitar o processo de endividamento dos estados brasileiros. No entanto, em 2016, a União acertou o refinanciamento das dívidas de alguns destes estados. Este trabalho busca analisar esta aparente contradição; a crise dos estados teria como origem fatores exógenos à LRF ou os mecanismos da LRF não foram suficientes para conter o comportamento de endividamento excessivo dos estados? Utilizando a metodologia de Bohn (1998), estimou-se cinco modelos: painel completo, separação regional, separação por critério endógeno, separação por gasto com pessoal em relação a receita corrente líquida e separação pelo critério da Resolução de número 40 do Senado Federal. As estimações contemplam quatro períodos: 2001 a 2015; 2008 a 2015; 2001 a 2020 e 2008 a 2020, e consideram tanto a dívida consolidada líquida quanto a bruta. Os resultados apontam que os instrumentos que foram criados são ineficientes, pois estados que não estão constrangidos por nenhuma punição da LRF não possuem uma trajetória sustentável da dívida. Por consequência, é reforçada a ideia de que há um comportamento de risco moral por parte dos estados, que procuram endividar-se excessivamente por considerarem que a dívida será renegociada pela União, comportamento este que só pode ser combatido a partir de aprimoramentos institucionais.
The \"Fiscal Responsibility Law\" (LRF) was created in 2000, having as one of its pillars the control of the regional states\' indebtedness process. However, in 2016, the federal government approved the refinance of such debts for some states. This paper seeks to analyze this seeming contradiction: the states\' crysis is due to factors that are exogenous to the LRF, or are the LRF mechanisms not sufficient to restrain the excessive indebtness by the states? Using Bohn\'s methodology (1998), five models are estimated: complete pannel, regional separation, separation by an endogenous criteria, separation by LRF\'s resolution to stafe workers expending (wages, pensions, etc) and separation by a Senate resolution\'s criteria. The estimations are made in four time frames: 2001-2015; 2008-2015; 2001-2020; 2008-2020, and both the net debt and the gross debt are considered. Results indicate that the instruments that were created by the LRF are inefficient, in the sense that states that are not punished or affected by said instruments do not follow a sustainable fiscal policy. Consequently, the idea of a moral hazard behaviour is reemforced: the states expect that the federal government will refinance its debt, so they do not follow a sustainable fiscal policy. This behaviour can only be stopped through institucional reforms.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Flores, Eduardo da Silva. "Os efeitos do registro patrimonial de instrumentos financeiros híbridos: uma análise internacional." Universidade de São Paulo, 2016. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-22112016-121135/.

Full text
Abstract:
O objetivo desta tese foi avaliar os efeitos decorrentes do registro de instrumentos financeiros híbridos junto às linhas patrimoniais. Para tanto, foram utilizados modelos de relevância informacional, os quais avaliam a forma como os números contábeis são assimilados pelos preços e retornos acionários (OHLSON, 1995; ABOODY et al., 1999; LIMA, 2010; LOPES; WALKER, 2012). Adicionalmente, também foram observadas as inter-relações entre a emissão e a contabilização de tais contratos com o custo de capital próprio, alavancagem financeira e a carga tributária efetiva, respectivamente, considerados como determinantes para utilização dessa modalidade de captação de recursos (LEE; FIGLEWICZ, 1999). No tocante ao desenvolvimento metodológico desta pesquisa, foram compostos dois conjuntos amostrais, sendo: (i) grupo de interesse, formando por 39 empresas que emitiram os instrumentos híbridos aqui estudados, presentes em 10 jurisdições; e (ii) grupo de controle, no qual se encontram 107 organizações domiciliadas nos mesmos países e setores, bem como de composição patrimonial similar ao grupo previamente relatado. Foram coletadas observações para essas companhias de dezembro de 2005 a dezembro de 2015, em bases trimestrais, perfazendo um total de 3.386 observações. A leitura das notas explicativas do grupo de interesse indicou que essas empresas registraram os híbridos junto ao PL, considerando elementos interpretativos minimamente questionáveis à luz da essência econômica sobre a forma jurídica desses títulos. Isto é, sob uma análise conjugada dos instrumentos híbridos aqui avaliados com a IAS 32, é possível inferir que a modalidade de contratos analisada se aproxima mais da definição de passivo financeiro do que de instrumento patrimonial. Entretanto, no âmbito dos resultados quantitativos, verificou-se, em linhas gerais, que os modelos de relevância informacional indicam que o montante dos híbridos afeta os preços e retornos acionários dos emitentes não relacionados a projetos de infraestrutura, de maneira positiva e estaticamente significante. Tal contrariedade pode ser mais bem compreendida aplicando-se o conceito da profecia autorrealizável de Merton (1968), em que o registro contábil de um título como PL, ainda que de maneira equivocada, desencadeará nos agentes de mercado a percepção de que esse de fato possui tal condição, adotando comportamentos que fazem com que a concepção originalmente falsa se torne verdadeira. Do mesmo modo, a ausência de questionamentos por parte dos auditores externos e dos reguladores corroboraria o tratamento empregado pelas organizações, gerando os efeitos descritos nos investidores. Com relação aos fatores determinantes para emissão desses títulos, foi verificado que os emitentes possuem custo de capital próprio superior, são mais alavancados financeiramente e demonstraram cargas tributárias efetivas inferiores aos não emitentes. Dessa maneira, é possível concluir que embora novas modalidades de contratos para obtenções de valores, tais como os instrumentos híbridos, sejam importantes para o financiamento das atividades empresarias, é fundamental que a contabilidade represente de forma fidedigna a natureza econômica desses instrumentos, a fim de que não haja distorções na posição patrimonial das entidades e, por conseguinte, gere vieses nos usuários das demonstrações financeiras
The main purpose of this thesis was to evaluate the effects of hybrid financial instruments bookkeeping as equity. Therefore, were used value relevance econometrics models, which assess how the accounting figures are assimilated by the stock prices and stock returns (OHLSON, 1995; Aboody et al., 1999; LIMA, 2010; LOPES; Walker, 2012). Additionally, were observed the relationships between these contracts and cost of capital, financial leverage and effective tax rate, respectively, considered crucial to use of this fundraising tool (LEE; FIGLEWICZ, 1999). Regarding to the methodological development of this research was composed two samples, namely: (i) interest group, formed by 39 companies that issued hybrid instruments presents in 10 different jurisdictions; and (ii) control group, which have 107 organizations domiciled in the same countries and operating in the same sectors, as well as its equity composition is similar to the interest group. Observations were collected for these firms from December 2005 to December 2015, on a quarterly basis, forming a total database with 3.386 observations. The technical notes of the interest group analysis indicated that these firms recorded hybrids as equity instruments, considering interpretative elements at least questionable in light of the economic substance over the legal form of these bonds. Therefore, in a combined analysis of hybrid instruments evaluating IAS 32 together, it is possible to infer that these contracts is closer to the concept of financial liability than equity instrument definition. However, under the quantitative finds, it was verified that the amount of hybrid affects the prices and stock returns of issuers, not related to infrastructure projects, in a positive and statistically significant way. Such results opposition might be better understood applying the concept of self-fulfilling prophecy of Merton (1968), in which the accounting records of a contract such as equity, albeit wrongly, will trigger on the market players the insight that this truly or it has such condition, adopting behaviors that make the original false conception becomes true. Similarly, the absence of queries by regulators and auditors corroborate the treatment employed by the firms, supporting the effects described on the investors. Concerning to the determinant factors for the issuance of these bonds, was found that the issuers have higher cost of capital, are more leveraged and revealed lower effective taxes rates than non-issuers. Hence, can be concluded that while new forms of contracts for obtaining resources, such as hybrids, are important for the financing of entrepreneurial activities, it is essential that accounting represent faithfully the economic nature of these instruments in order to not create distortions in the financial position and, therefore, generate biases in users of financial statements.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ribeiro, Andrea Masagão. "Desenvolvimento do mercado de debêntures: avaliação do caso brasileiro." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2002. http://hdl.handle.net/10438/10824.

Full text
Abstract:
Submitted by Cristiane Oliveira (cristiane.oliveira@fgv.br) on 2013-05-13T20:47:47Z No. of bitstreams: 1 1200202219.pdf: 14626272 bytes, checksum: d6fa99caacdce1de64e044b5c06d3d41 (MD5)
Approved for entry into archive by Vera Lúcia Mourão (vera.mourao@fgv.br) on 2013-05-13T21:02:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 1200202219.pdf: 14626272 bytes, checksum: d6fa99caacdce1de64e044b5c06d3d41 (MD5)
Made available in DSpace on 2013-05-13T21:18:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 1200202219.pdf: 14626272 bytes, checksum: d6fa99caacdce1de64e044b5c06d3d41 (MD5) Previous issue date: 2002
Trata do desenvolvimento do mercado de debêntures no Brasil identificando às barreiras e oportunidades para seu desenvolvimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Sharma, Nikunj. "Review of quantitative models of credit risk for debt instruments, including catastrophe bonds." Master's thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2020. http://hdl.handle.net/10400.5/20172.

Full text
Abstract:
Mestrado em Actuarial Science
Os preços de contratos financeiros variam devido a dois principais fatores, nomeadamente o risco de mercado e o risco de crédito. O risco de mercado é o risco do valor de um contrato financeiro diminuir devido a alterações nos fatores do mercado, fatores estes que podem ser reduzidos pela diversificação em classes de ativos alternativas. O risco de crédito é o risco de uma pessoa ou uma organização deixar de efetuar um pagamento que havia prometido. É de consenso geral que uma análise efetiva do risco de crédito é essencial para investidores que procuram determinar se uma empresa tem capacidade financeira para cumprir as suas obrigações financeiras. Este estudo tem como principal foco o risco de crédito. Este estudo fornece uma revisão detalhada de pesquisas anteriores na área de modelagem de risco de crédito para instrumentos de dívida inadimplentes. O estudo menciona pontos fortes, deficiências e os recentes avanços no campo da modelagem de risco de crédito. Para além disso, é também feita uma revisão dos modelos cumumente usado: O modelo de Merton (1974), o modelo da primeira passagem (1976), o modelo de dois estados e o modelo de Jarrow-Lando-Turnbull (1997). Na segunda parte, é introduzido o conceito de catástrofe, explicando a suas definições e estrutura das partes interessadas. O evento de pagamento de um título de catástrofe após um evento de catástrofe é tratado pelos investidores como uma inadimplência de crédito. Assim, é portanto introduzido o uso do modelo quantitativo simples de risco de crédito para catástrofe de títulos.
Prices of financial contracts vary due to two major factors namely market risk and credit risk. Market risk is the risk that the value of a financial contract will decrease due to changes in market factors, these factors can be reduced by diversification into alternative assets classes. Credit risk is the risk that a person or an organisation will fail to make a payment that they have promised. It is a consensus that effective credit risk analysis is essential for investors seeking to determine whether a firm has the financial ability to meet its financial obligations. This study is primarily focused on the credit risk component. This study provides a detailed overview of past research in the area of credit risk modelling for defaultable debt instruments. The study mentions strengths, shortcomings and the recent advancement in the field of credit risk modelling. It also provides a review of commonly used model namely: the Merton model (1974), the first-passage-time model (1976), the two-state model and Jarrow-Lando-Turnbull model (1997). In the second part, we introduce catastrophe bonds by explaining their definitions and structure. The event of a pay-out from a catastrophe bond after a catastrophe event is treated by investors like a credit default. We will therefore extend the use of quantitative credit risk model to catastrophe bonds.
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Caseiro, João Pedro Lopes Azevedo Soares. "Asset-backed securitization and systematic risk in U.S. commercial banks : an empirical analysis." Master's thesis, 2020. http://hdl.handle.net/10400.14/31115.

Full text
Abstract:
The present Dissertation evaluates the impact of Asset-Backed Securities (A.B.S.) on the largest U.S. commercial banks during the subsequent stage of the U.S. business cycle in the aftermath of the U.S. ‘Subprime’ crisis. This analysis covers the 14 largest U.S. commercial banks during the period of September 2009 through December 2018. The followed approach regresses the total risk from each bank, measured as total excess equity returns’ volatility, on both systematic and unsystematic risk, while controlling for size, leverage, and macroeconomic effects. This research presents new empirical evidence on the effects of securitization on systematic risk, given there is no consensus amongst the scientific literature concerning these effects. This Dissertation’s findings suggest that asset-backed securitization and banks’ systematic risk are negatively correlated for the period and bank sample considered. Moreover, this research produces robust results replicable to distinct timespans and adjusted samples. Finally, no evidence is found of asset-backed securitization (excluding mortgage-backed securitization) positively affecting banks’ unsystematic risk.
A presente Dissertação avalia o impacto dos instrumentos de dívida titularizados, excluindo as hipotecas, nos maiores bancos comerciais dos E.U.A. durante o período subsequente à ‘Subprime Crisis’ dos E.U.A. Esta análise abrange os 14 maiores bancos comerciais dos E.U.A. durante o período de setembro de 2009 a dezembro de 2018. A abordagem utilizada estabelece regressões envolvendo o risco total de cada banco, medido como a volatilidade dos retornos, tanto no risco sistemático quanto no não sistemático, enquanto são controlados o tamanho, alavancagem, e efeitos macroeconómicos. Esta pesquisa apresenta novas provas empíricas sobre os efeitos da titularização no risco sistemático, dada a ausência de um consenso na literatura científica sobre esses efeitos. As conclusões desta Dissertação sugerem que a titularização de dívida, que não as hipotecas, e o risco sistemático dos bancos estão negativamente correlacionados tendo em conta o período e amostra de bancos considerados. Adicionalmente, esta investigação produz resultados robustos replicáveis para intervalos de tempo e amostras similares. Para finalizar, nenhuma evidência é encontrada sustentando que a titularização de dívida (que não as hipotecas) afete positivamente o risco não sistemático dos bancos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Jorge Daniel Faria. "Ensaios sobre política macroeconómica em Portugal." Doctoral thesis, 2018. http://hdl.handle.net/10400.5/16384.

Full text
Abstract:
Doutoramento em Economia
Esta tese centra-se na evolução macroeconómica de Portugal durante o período 2000-2014. A economia portuguesa tem sido um caso de estudo interessante na literatura económica devida a características específicas após a introdução do euro: elevados desequilíbrios externos, elevada dívida pública, baixo crescimento económico e da produtividade, e o programa de ajustamento económico e financeiro (2011-2014). A função produção do setor privado apresentou rendimentos decrescentes à escala, pelo que se os fatores de produção fossem aumentados na mesma proporção, o crescimento do valor acrescentado bruto seria menos que proporcional. Adicionalmente, as variáveis orçamentais tiveram impacto no emprego e no investimento do sector privado. Analisaram-se os canais através dos quais a dívida externa bruta pode afetar o crescimento económico: procura, oferta e contas externas. A tese identifica e quantifica as variáveis dependentes afetadas pela dívida externa dos setores público e privado. Analisaram-se os canais através dos quais a dívida externa bruta pode afetar o crescimento económico: procura, oferta e contas externas. A tese identifica e quantifica as varáveis dependentes afetadas pela dívida externa dos setores público e privado. O investimento em volume apresentou o conteúdo importado mais elevado, seguido das exportações, consumo privado e consumo público. O peso das exportações nominais portuguesas no total da área euro recuperou a partir de 2011. Estimaram-se os passivos da posição de investimento internacional, decompondo o financiamento externo. A política monetária única afetou algumas variáveis que representam o financiamento de cada setor institucional da econoima portuguesa. O período do programa de ajustamento económico e financeiro influenciou todos os setores institicionais, e a integração financeira na área do euro afetou o financiamento da economia. Em conclusão, nesta tese foram estimados indicadores económicos de vários domínios da economia portuguesa, os quais foram determinados por fatores externos e internos.
This thesis focuses of the macroeconomics developments in Portugal during the period 2000-2014. The Portuguese economy has been considered an interesting case study in economic literature due to specific features that emerged after the introduction of the euro: high external imbalances, high public debt, low economic and productivity growth, and the economic and financial adjustment programme (2011-2014). The production function of the private sector presented decreasing returns to scale. Consequently, if the production factors were increased by same proportion, the gross value added would increase in a less than proportional manner. Additionally, fiscal variables affected employment and investment in the private sector. We assessed the channels through which the gross external debt may affect economic growth: demand, supply and external accounts. This study identified and quantified the dependent variables affected by the external debt of the public and private sectors. Investment in volume presented the highest import content, followed by exports, private consumption and public consumption. The share in euro exports of the Portuguese nominal exports recovered after 2011. We estimated the liabilities related to the international investment position, decomposing the external funding. The single monetary policy affected some variables that are proxies for the funding of each institutional sector of the Portuguese economy. The period of the economic and financial adjustment programme influenced all institutional sectors, and financial integration in the euro area had an effect on the funding of the economy. In conclusion, this thesis estimated some economic indicators in Portugal related to a wide range of topics, which were determined by external and domestic factors.
N/A
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography