Academic literature on the topic 'Integração de Dados Biológicos'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Integração de Dados Biológicos.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Integração de Dados Biológicos"

1

Salzano, Francisco M. "Genética e História do Povo Tupí." Revista Brasileira de Linguística Antropológica 1, no. 1 (2012): 25–34. http://dx.doi.org/10.26512/rbla.v1i1.12287.

Full text
Abstract:
Foram comparados os processos de evolução biológica e cultural, especialmente no que se refere à genética e à linguagem em Ameríndios. Após, foi feita uma revisão sobre a variabilidade genética do povo Tupí como investigada pela nossa equipe de pesquisadores, relacionando-a com a história de populações da Guiana Francesa, do Paraguai, do sul do Brasil, bem como de outras regiões do continente. É muito importante que haja uma integração entre dados biológicos e linguísticos, para a interpretação correta da evolução de grupos humanos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Streb, Karoline Teixeira, Izabela Maciel Lauer, Priscila Do Nascimento Rocha de Oliveira, Aline Krüger Batista, Camila Sfreddo, and Bruna Jalfim Maraschin. "REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA DOENÇA CÁRIE PARA PAIS DE CRIANÇAS ATENDIDAS EM UMA CLÍNICA DE EXTENSÃO." Expressa Extensão 24, no. 1 (2019): 77. http://dx.doi.org/10.15210/ee.v24i1.14084.

Full text
Abstract:
A doença cárie e sua progressão estão intimamente ligados a hábitos de higiene oral e rotina alimentar, além de seus fatores etiológicos biológicos referentes à microbiota. Esta relação entre higiene oral e fatores etiológicos biológicos é a causa da doença cárie ser classificada atualmente como uma doença comportamental. O objetivo deste estudo foi verificar a representação social da doença cárie para um grupo de pais de crianças que foram atendidas em uma clínica de extensão. Esta investigação configura-se em um estudo de caso, de caráter qualitativo. Utilizou-se a entrevista semiestruturada para a coleta de dados. Os resultados mostraram que a doença cárie foi o problema de saúde bucal mais conhecido pelos entrevistados. A cárie dentária foi representada pela falta de higiene, mas também por fatalidades de cunho biológico que não são possíveis de controlar pelos sujeitos. A presença e os benefícios do flúor na água de beber e no creme dental não foram reconhecidos pela população estudada. Conclui-se que há necessidade de uma integração entre a escola, a família e o dentista, a fim de promover saúde e levar conhecimento para esta população.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pitrou, Perig. "UMA ANTROPOLOGIA ALÉM DE NATUREZA E CULTURA?" Mana 21, no. 1 (2015): 181–94. http://dx.doi.org/10.1590/0104-93132015v21n1p181.

Full text
Abstract:
Como a Antropologia pode desenvolver suas próprias investigações além de natureza e de cultura? Junto com Latour ou Descola, Tim Ingold e Gisli Palsson lidam com esta questão, propondo quadros teóricos e metodologias específicos. O objetivo da revisão do livro editado por estes dois autores é mostrar que é possível fazer o estudo da vida, do ponto de vista antropológico, partindo de, pelo menos, duas premissas: a integração de dados biológicos na pesquisa etnográfica e a restituição de concepções de vida das sociedades não ocidentais. Exponho também alguns dos problemas epistemológicos que essas abordagens vêm levantando.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Anacleto, Teresa Cristina da Silveira, Anamaria Achtschin Ferreira, José Alexandre Felizola Diniz Filho, and Laerte G. Ferreira. "Seleção de áreas de interesse ecológico através de sensoriamento remoto e de otimização matemática: um estudo de caso no município de Cocalinho, MT." Acta Amazonica 35, no. 4 (2005): 437–43. http://dx.doi.org/10.1590/s0044-59672005000400008.

Full text
Abstract:
A criação de unidades de conservação tem sido a principal estratégia para preservar a biodiversidade. O recente emprego de técnicas como o sensoriamento remoto e a otimização matemática, aliados a dados biológicos, ajudam a definir as áreas prioritárias para conservação, indicando a representação máxima da biodiversidade com base em medidas de complementaridade. O presente trabalho objetivou selecionar áreas de interesse ecológico, com base na heterogeneidade de hábitats, através da integração de imagens de satélite com dados biológicos, em Cocalinho, MT. As 66 parcelas quadradas estabelecidas foram comparadas com base na heterogeneidade e na representatividade mínima (ha) dos ambientes em cada parcela, através do programa SITES. O parque de cerrado é a fitofisionomia predominante em Cocalinho (38,44%). A região central do município concentrou o maior agrupamento de parcelas, indicando a maior heterogeneidade de hábitats do local. Oficialmente, 6% da área total do município estão protegidos em duas unidades de conservação na categoria de Refúgios de Vida Silvestre. Esses refúgios foram demarcados em locais com cobertura vegetal homogênea e sem considerar a composição faunística e florística. O modelo usado neste estudo pode ser uma boa abordagem a ser empregada no processo de indicação de novas unidades de conservação no bioma Cerrado ou em outros biomas do Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Carneiro, Marco Aurélio Carbone, Edicarlos Damacena de Souza, Edésio Fialho dos Reis, Hamilton Seron Pereira, and Watson Rogério de Azevedo. "Atributos físicos, químicos e biológicos de solo de cerrado sob diferentes sistemas de uso e manejo." Revista Brasileira de Ciência do Solo 33, no. 1 (2009): 147–57. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832009000100016.

Full text
Abstract:
À medida que o conhecimento do sistema plantio direto se amplia, verifica-se que o uso de indicadores químicos isolados não permite melhor caracterização dos solos, sendo necessário utilizar um conjunto de indicadores da qualidade do solo com a entrada de outros atributos, entre eles os físicos e os biológicos. Objetivou-se avaliar os efeitos de sistemas de manejo e uso do solo nos atributos físicos, químicos e biológicos de um Latossolo Vermelho distrófico e um Neossolo Quartzarênico órtico sob Cerrado, no entorno do Parque Nacional das Emas. Os aspectos avaliados no Latossolo foram: Cerrado nativo, pastagem, milheto em preparo convencional, nabo forrageiro em plantio direto e sorgo em plantio direto. No Neossolo: Cerrado nativo, pastagem nativa, integração agricultura-pecuária, pastagem cultivada, plantio direto com soja no verão e plantio direto com milho no verão. As amostras de solo foram coletadas na profundidade de 0 a 10 cm. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, com cinco parcelas de 150 m², sendo coletadas 10 subamostras aleatórias. As análises químicas, físicas e biológicas foram realizadas no Laboratório de Solos da UFG/CJ. Os manejos promoveram alterações na densidade do solo, volume total de poros, macroporos e resistência do solo à penetração no Neossolo e no Latossolo, excetuando-se neste o volume total de poros. Houve pequena variação nos atributos químicos nos dois solos, com o Cerrado apresentando maior acidez potencial e menor teor de cátions trocáveis e P. Os atributos biológicos do solo foram alterados pelos sistemas de manejo, sendo mais prejudicados em sistemas com maior revolvimento do solo. A análise canônica dos dados demonstrou que os atributos físicos foram os de menor importância por apresentar maior coeficiente de ponderação nas variáveis canônicas. Os atributos do solo, isoladamente, pouco contribuíram para a avaliação da qualidade do solo: no entanto, quando se usou a análise multivariada, subsidiaram a constatação dos manejos do solo mais sustentáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Souza, Annanda Gabriely Moura de, Vito de Jesus Lameira Neto, and Antonio Pereira Junior. "Revisão integrativa sobre biologia, qualidade da água e a ordem Odonata." Research, Society and Development 10, no. 9 (2021): e24910917605. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i9.17605.

Full text
Abstract:
Ciências como a Biologia geram informações acerca dos ecossistemas como, por exemplo, os aquáticos, além de promover uma integração com os conhecimentos étnicos associados à Botânica. O objetivo deste trabalho foi a realização de uma revisão integrativa a respeito da inter-relação da biologia com diversas áreas ambientais, sob dois aspectos, a conservação e o equilíbrio, para investigar a relação entre biologia e as pesquisas sobre a qualidade da água e o uso da ordem Odonata como bioindicadora da qualidade ambiental de corpos hídricos. O método utilizado foi o dedutivo associado a uma abordagem quantitativa e qualitativa de natureza básica. Os dados obtidos e analisados indicaram que os termos biológicos estão presentes na maioria das literaturas selecionadas (n = 46,2%); em relação à qualidade da água, houve uma pequena redução (n = 30,8%); o uso da ordem Odonata como bioindicadora da qualidade da água ainda é parco (n = 22,9%). Quanto ao emprego de descritores nas pesquisas analisadas, foram identificadas as citações: “Termos biológicos e Qualidade da água” (n = 65,8%); “Odonata e Qualidade da água” (n = 21,1%); “Termos biológicos e Odonata” (n =13,2%). A ordem Odonata, como bioindicadora, está em evolução (Ʃ = 33,3%) e com frequência elevada (fr > 50%) quando comparada à aplicação dos Termos biológicos e Qualidade da água. Então, a aplicação da biologia já é efetiva em áreas ambientais como análise da qualidade da água. Já o uso da ordem Odonata como bioindicadora da qualidade da água ainda não é empregado com muita frequência. Com isso, é recomendado que haja uma maior apreciação dos pesquisadores quanto a essa relação, o que poderá contribuir para a qualificação e o monitoramento desse recurso natural com mais abrangência e eficácia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Alves, Andréa Matias, and Pedro Coura-Filho. "Avaliação das ações de atenção às mulheres sob violência no espaço familiar, atendidas no Centro de Apoio à Mulher (Belo Horizonte), entre 1996 e 1998." Ciência & Saúde Coletiva 6, no. 1 (2001): 243–57. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232001000100020.

Full text
Abstract:
Este estudo analisou a política de assistência a mulheres vítimas de violência no contexto familiar e assistidas no Programa Cidadania da Mulher, através de seus dois projetos: Centro de Apoio à Mulher - "Benvinda" e Casa Abrigo - "Sempre Viva", em Belo Horizonte, entre 1996-1998. Os dados foram adquiridos através de questionários semi-abertos e pré-testados, obtendo-se a representação mental das equipes técnica e de apoio (N=14), e de 10% de usuárias do Centro de Apoio no período de 1997-1998 (N=70); além de dados biológicos, psicossociais e das condições econômicas das usuárias entre 1996 e 1998 (N=1529); causas e tipos de violência. Os dados revelam que: a) a violência tem aspectos culturais, sociais e econômicas; b) estes indicadores descritos sugerem realizar estudos de casos analíticos dentro e fora do espaço familiar, de forma a aprofundar as questões aqui apresentadas; c) o programa é importante como política social de emergência por ser um serviço de referência para a população de Belo Horizonte e sua região metropolitana, além de cidades do interior do Estado, buscando maior integração entre as famílias destas com as instituições, na preservação dos direitos humanos e na construção da cidadania.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Boff, Eva Teresinha de Oliveira, Bruna Denise Torquetti, and Cristiane Tarine Müller Girotto. "Formação inicial de professores: uma perspectiva integradora dos conteúdos disciplinares e educação para a saúde." Educação, Ciência e Cultura 23, no. 3 (2018): 51. http://dx.doi.org/10.18316/recc.v23i3.4564.

Full text
Abstract:
Discute-se neste artigo uma proposta de reorganização curricular, denominada Situação de Estudo (SE), com foco na formação docente e na educação para saúde. O objetivo do estudo foi investigar que aprendizagens foram produzidas, por docentes em formação inicial, no decorrer do desenvolvimento da SE “Alimentos: Produção e Consumo” e como eles/elas significam os conceitos de ciências da natureza na perspectiva da Educação para a Saúde. A SE foi desenvolvida nas aulas de Estágio em Ensino de Ciências: Ensino Fundamental I (Curso de Ciências Biológicas), e os dados empíricos foram produzidos a partir de discussões das aulas e análise de 14 produções textuais, retiradas de diários de bordo dos/as licenciandos/as. Os resultados apontam que ainda existem alguns equívocos conceituais nas escritas em diário de bordo, mas a reflexão sobre seus registros possibilitou a construção de aprendizagens importantes tanto para formação docente quanto para integração dos conteúdos de ciências e educação para a Saúde. Os/as licenciados/as demonstraram, de forma geral, interesse por novos modos de ensinar e aprender e produziram significados mais complexos sobre a alimentação humana pelo entendimento de conceitos químicos, físicos e biológicos articulados com a temática em estudo. Verificou-se que a formação inicial de professores nesta perspectiva contribuiu para constituição de docentes mais críticos e sensíveis aos problemas cotidianos de seus alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Mendonça, Catarina, and Jorge Santos. "A bi-estabilidade nas representações de movimento humano a partir de estímulos visuais e auditivos." Análise Psicológica 28, no. 2 (2012): 321–31. http://dx.doi.org/10.14417/ap.289.

Full text
Abstract:
Pouco se sabe acerca das interacções entre estímulos visuais e auditivos na percepção do movimento biológico. Dados recentes indicam que poderá haver uma área cerebral (STSp), que responde a estimulação de movimento biológico, tanto visual quanto auditiva. É provável que os processos intermodais em movimento biológico tendam para uma maior interacção e integração de pistas que em movimento rígido. Neste trabalho, procurou-se observar a natureza dessas interacções. Para tal, utilizaram-se estímulos visuais bi-estáveis, com um forte viés frontal. Compararam-se condições visuais, auditivas e audiovisuais. Os dados revelam efeitos de interacção entre estímulos. A condição audiovisual apresenta resultados globalmente melhores na redução do viés perceptivo e nas taxas de acerto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Azevedo, Hátylas, Silvia Yumi Bando, Fernanda Bernardi Bertonha, and Carlos Alberto Moreira-Filho. "Redes de interação gênica e controle epigenético na transição saúde-doença." Revista de Medicina 94, no. 4 (2015): 223. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v94i4p223-229.

Full text
Abstract:
<p>A utilização de técnicas de alto desempenho (high-throughput) – como microarranjos de DNA e sequenciamento de nova geração - para o estudo do genoma em doenças complexas (i.e. causadas pela interação de fatores ambientais e genéticos) tem levado à produção massiva de dados e exigido o desenvolvimento de abordagens sistemáticas para a investigação de fenômenos biológicos. Essas abordagens centram-se na integração de dados (expressão gênica global, sequenciamento de DNA, interações proteína-proteína), além da caracterização, modelagem e predição das propriedades emergentes dos sistemas biológicos, ou seja, dos processos que ocorrem em células e tecidos como resposta a mudanças ambientais e genéticas. Um exemplo dessa abordagem é o estudo de alterações transcricionais através da obtenção de redes de co-expressão gênica, ou GCNs (acrônimo para gene coexpression network) e a visualização gráfica dessas redes complexas. A análise das GCNs permite a determinação da topologia dessas redes e a avaliação de como as interações gene-gene são alteradas na transição saúde-doença. É também possível associar as propriedades topológicas dessas redes com a organização funcional do genoma. Mudanças em propriedades das GCNs, como entropia, modularidade, grau de conectividade dos nós e robustez, estão diretamente associadas à patofisiologia de determinadas doenças. As alterações em GCNs na transição saúde-doença e em resposta a fatores ambientais são mediadas por mecanismos epigenéticos – metilação do DNA, acetilação de histonas e RNAs não codificantes - que modulam a expressão dos genes. Assim, o estudo das GCNs e de seu controle por mecanismos epigenéticos têm permitido uma melhor compreensão das alterações dinâmicas envolvidas no estabelecimento e progressão das doenças complexas.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Integração de Dados Biológicos"

1

Perlin, Caroline Beatriz. "MIDB : um modelo de integração de dados biológicos." Universidade Federal de São Carlos, 2012. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/497.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-06-02T19:05:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 4370.pdf: 1089392 bytes, checksum: 82daa0e51d37184f8864bd92d9342dde (MD5) Previous issue date: 2012-02-29<br>In bioinformatics, there is a huge volume of data related to biomolecules and to nucleotide and amino acid sequences that reside (in almost their totality) in several Biological Data Bases (BDBs). For a specific sequence, there are some informational classifications: genomic data, evolution-data, structural data, and others. Some BDBs store just one or some of these classifications. Those BDBs are hosted in different sites and servers, with several data base management systems with different data models. Besides, instances and schema might have semantic heterogeneity. In such scenario, the objective of this project is to propose a biological data integration model, that adopts new schema integration and instance integration techniques. The proposed integration model has a special mechanism of schema integration and another mechanism that performs the instance integration (with support of a dictionary) allowing conflict resolution in the attribute values; and a Clustering Algorithm is used in order to cluster similar entities. Besides, a domain specialist participates managing those clusters. The proposed model was validated through a study case focusing on schema and instance integration about nucleotide sequence data from organisms of Actinomyces gender, captured from four different data sources. The result is that about 97.91% of the attributes were correctly categorized in the schema integration, and the instance integration was able to identify that about 50% of the clusters created need support from a specialist, avoiding errors on the instance resolution. Besides, some contributions are presented, as the Attributes Categorization, the Clustering Algorithm, the distance functions proposed and the proposed model itself.<br>Na bioinformática, existe um imenso volume de dados sendo produzidos, os quais estão relacionados a sequências de nucleotídeos e aminoácidos que se encontram, em quase a sua totalidade, armazenados em Bancos de Dados Biológicos (BDBs). Para uma determinada sequência existem algumas classificações de informação: dados genômicos, dados evolutivos, dados estruturais, dentre outros. Existem BDBs que armazenam somente uma ou algumas dessas classificações. Tais BDBs estão hospedados em diferentes sites e servidores, com sistemas gerenciadores de banco de dados distintos e com uso de diferentes modelos de dados, além de terem instâncias e esquemas com heterogeneidade semântica. Dentro desse contexto, o objetivo deste projeto de mestrado é propor um Modelo de Integração de Dados Biológicos, com novas técnicas de integração de esquemas e integração de instâncias. O modelo de integração proposto possui um mecanismo especial de integração de esquemas, e outro mecanismo que realiza a integração de instâncias de dados (com um dicionário acoplado) permitindo resolução de conflitos nos valores dos atributos; e um Algoritmo de Clusterização é utilizado, com o objetivo de realizar o agrupamento de entidades similares. Além disso, o especialista de domínio participa do gerenciamento desses agrupamentos. Esse modelo foi validado por meio de um estudo de caso com ênfase na integração de esquemas e integração de instâncias com dados de sequências de nucleotídeos de genes de organismos do gênero Actinomyces, provenientes de quatro diferentes fontes de dados. Como resultado, obteve-se que aproximadamente 97,91% dos atributos foram categorizados corretamente na integração de esquemas e a integração de instâncias conseguiu identificar que aproximadamente 50% dos clusters gerados precisam de tratamento do especialista, evitando erros de resolução de entidades. Além disso, algumas contribuições são apresentadas, como por exemplo a Categorização de Atributos, o Algoritmo de Clusterização, as funções de distância propostas e o modelo MIDB em si.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Miyoshi, Newton Shydeo Brandão. "Genômica translacional: integrando dados clínicos e biomoleculares." Universidade de São Paulo, 2013. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/95/95131/tde-18072013-100518/.

Full text
Abstract:
A utilização do conhecimento científico para promoção da saúde humana é o principal objetivo da ciência translacional. Para que isto seja possível, faz-se necessário o desenvolvimento de métodos computacionais capazes de lidar com o grande volume e com a heterogeneidade da informação gerada no caminho entre a bancada e a prática clínica. Uma barreira computacional a ser vencida é o gerenciamento e a integração dos dados clínicos, sócio-demográficos e biológicos. Neste esforço, as ontologias desempenham um papel essencial, por serem um poderoso artefato para representação do conhecimento. Ferramentas para gerenciamento e armazenamento de dados clínicos na área da ciência translacional que têm sido desenvolvidas, via de regra falham por não permitir a representação de dados biológicos ou por não oferecer uma integração com as ferramentas de bioinformática. Na área da genômica existem diversos modelos de bancos de dados biológicos (tais como AceDB e Ensembl), os quais servem de base para a construção de ferramentas computacionais para análise genômica de uma forma independente do organismo de estudo. Chado é um modelo de banco de dados biológicos orientado a ontologias, que tem ganhado popularidade devido a sua robustez e flexibilidade, enquanto plataforma genérica para dados biomoleculares. Porém, tanto Chado quanto os outros modelos de banco de dados biológicos não estão preparados para representar a informação clínica de pacientes. Este projeto de mestrado propõe a implementação e validação prática de um framework para integração de dados, com o objetivo de auxiliar a pesquisa translacional integrando dados biomoleculares provenientes das diferentes tecnologias omics com dados clínicos e sócio-demográficos de pacientes. A instanciação deste framework resultou em uma ferramenta denominada IPTrans (Integrative Platform for Translational Research), que tem o Chado como modelo de dados genômicos e uma ontologia como referência. Chado foi estendido para permitir a representação da informação clínica por meio de um novo Módulo Clínico, que utiliza a estrutura de dados entidade-atributo-valor. Foi desenvolvido um pipeline para migração de dados de fontes heterogêneas de informação para o banco de dados integrado. O framework foi validado com dados clínicos provenientes de um Hospital Escola e de um banco de dados biomoleculares para pesquisa de pacientes com câncer de cabeça e pescoço, assim como informações de experimentos de microarray realizados para estes pacientes. Os principais requisitos almejados para o framework foram flexibilidade, robustez e generalidade. A validação realizada mostrou que o sistema proposto satisfaz as premissas, levando à integração necessária para a realização de análises e comparações dos dados.<br>The use of scientific knowledge to promote human health is the main goal of translational science. To make this possible, it is necessary to develop computational methods capable of dealing with the large volume and heterogeneity of information generated on the road between bench and clinical practice. A computational barrier to be overcome is the management and integration of clinical, biological and socio-demographics data. In this effort, ontologies play a crucial role, being a powerful artifact for knowledge representation. Tools for managing and storing clinical data in the area of translational science that have been developed, usually fail due to the lack on representing biological data or not offering integration with bioinformatics tools. In the field of genomics there are many different biological databases (such as AceDB and Ensembl), which are the basis for the construction of computational tools for genomic analysis in an organism independent way. Chado is a ontology-oriented biological database model which has gained popularity due to its robustness and flexibility, as a generic platform for biomolecular data. However, both Chado as other models of biological databases are not prepared to represent the clinical information of patients. This project consists in the proposal, implementation and validation of a practical framework for data integration, aiming to help translational research integrating data coming from different omics technologies with clinical and socio-demographic characteristics of patients. The instantiation of the designed framework resulted in a computational tool called IPTrans (Integrative Platform for Translational Research), which has Chado as template for genomic data and uses an ontology reference. Chado was extended to allow the representation of clinical information through a new Clinical Module, which uses the data structure entity-attribute-value. We developed a pipeline for migrating data from heterogeneous sources of information for the integrated database. The framework was validated with clinical data from a School Hospital and a database for biomolecular research of patients with head and neck cancer. The main requirements were targeted for the framework flexibility, robustness and generality. The validation showed that the proposed system satisfies the assumptions leading to integration required for the analysis and comparisons of data.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Vicente, Fabio Fernandes da Rocha. "Integração de dados na inferência de redes de genes: avaliação de informações biológicas e características topológicas." Universidade de São Paulo, 2016. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/95/95131/tde-27102016-162425/.

Full text
Abstract:
Os componentes celulares não atuam sozinhos, mas sim em uma rede de interações. Neste sentido, é fundamental descobrir como os genes se relacionam e compreender a dinâmica do sistema biológico. Este conhecimento pode contribuir para o tratamento de doenças, para o melhoramento genético de plantas e aumento de produção agrícola, por exemplo. Muitas redes gênicas são desconhecidas ou apenas conhecidas parcialmente. Neste contexto, a inferência de Redes Gênicas surgiu como possível solução e tem por objetivo recuperar a rede a partir de dados de expressão gênica utilizando modelos probabilísticos. No entanto, um problema intrínseco da inferência de redes é formalmente descrito como maldição da dimensionalidade (a quantidade de variáveis é muito maior que a quantidade de amostras). No contexto biológico, este problema é ainda agravado pois é necessário lidar com milhares de genes e apenas um ou duas dezenas de amostras de dados de expressão. Assim, os modelos de inferência buscam contornar este problema propondo soluções que minimizem o erro de estimação. Nos modelos de predição ainda há muitos empates, isto é, apenas os dados de expressão não são suficientes para decidir pela interação correta entre os genes. Neste contexto, a proposta de integração de outros dados biológicos além do dado de expressão gênica surge como possível solução. No entanto, estes dados são heterogêneos: referem-se a interações físicas, relacionamentos funcionais, localização, dentre outros. Além disto são representados de diferentes formas: como dado quantitativo, qualitativo, como atributos nominais ou atributos ordinais. Algumas vezes organizados em estrutura hierárquica, em outras como um grafo e ainda como anotação descritiva. Além disto, não está claro como cada tipo de dado pode contribuir com a inferência e redução do erro dos modelos. Portanto, é fundamental buscar compreender a relação entre os dados biológicos disponíveis, bem como investigar como integrá-los na inferência. Assim, neste trabalho desenvolveu-se três metodologias de integração de dados e a contribuição de cada tipo foi analisada. Os resultados mostraram que o uso conjunto de dados de expressão e outros dados biológicos melhora a predição das redes. Também apontaram para diferença no potencial de redução do erro de acordo com o tipo de dado. Além disto, os resultados mostraram que o conhecimento da topologia da rede também reduz o erro além de inferir redes topologicamente coerentes com a topologia esperada<br>It is widely known that the cellular components do not act in isolation but through a network of interactions. In this sense, it is essential to discover how genes interact with each other and to understand the dynamics of the biological system. This knowledge can contribute for the treatment of diseases, contribute for plant breeding and increased agricultural production. In this context, the inference of Gene Networks (GNs) has emerged as a possible solution, studying how to recover the network from gene expression data through probabilistic models. However, a known problem of network inference is formally described as curse of dimensionality (the number of variables is much larger than the number of samples). In biological problems, it is even worse since there is only few samples and thousands of genes. However, there are still many ties found in the prediction models, that is, only the expression data are frequently not enough to decide the correct interaction between genes. In this context, data integration is proposed as a possible solution. However, the data are heterogeneous, refer to physical interactions and functional location. They are represented in different ways as quantitative or qualitative information, being nominal or ordinal attributes. Sometimes organized in hierarchical structure or as a graph. In addition, it is unclear how each type of data can contribute to the inference and reduction of the error. Therefore, it is very important to understand the relationship between the biological information available. Also, it is important to investigate how to integrate them in the inference algorithm. Thus, this work has developed three data integration methodologies and also, the contribution of biological information was analyzed. The results showed that the combined use of expression data and biological information improves the inference. Moreover, the results shows distinct behaviour of distinct data in error reduction. Also, experiments that include topological features into the models, shows that the knowledge of the network topology can increase the corrctness of the inferred newtorks
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Biazotti, Alex Augusto. "Desenvolvimento de Ferramenta Computacional para intergração de transcriptomas e redes biológicas medidas de desempenho global /." Botucatu, 2017. http://hdl.handle.net/11449/152771.

Full text
Abstract:
Orientador: José Luiz Rybarczyk Filho<br>Resumo: A cada dia surgem novas tecnologias que possibilitam o estudo em larga escala dos RNAs transcritos por um organismo em condições especı́ficas, com isso fornecendo uma grande quantidade de informações. No entanto as metodologias tradicionais não são capazes de análisar de forma eficiente esses dados por utilizar cut-offs pré-definidos, eliminando assim uma grande quan- tidade de genes não considerados diferencialmente expresso, e por consequência reduzindo a precisão e a acurácia do estudo. Esse trabalho propõe o aperfeiçoamento da metodologia do transcriptograma (modelo cruz), desenvolvido por Rybarczyk-Filho et al., que realiza uma análise de forma global de um organismo, utilizando por sua vez redes proteı́cas e processos biológicos. Dentre as modificações realizadas estão: mudança no algoritmo de ordenamento para a redução do tempo de processamento da rede, adição de dois novos modelos “X” e “Anel”, a automação dos processos de análise de dados de expressão gênica, enriquecimento funcio- nal e da compilação de todas as informações em um gráfico. Para testar o aperfeiçoamento foram utilizadas duas séries de dados de expressão gênica, a GSE10072 e a GSE19804, re- ferentes a amostras de câncer de pulmão. O modelo “Anel” apresentou a melhor redução do custo energético de uma matriz, aproximadamente 93%. Para a modularidade, o modelo “Anel” também teve o melhor desempenho. A automação dos processos de enriquecimento funcional, da análise dos dados de expressão e da compilação d... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)<br>Abstract: Every day, new technologies are emerging that make it possible the large-scale study of RNAs transcribed by an organism under specific conditions, providing a huge amount of information. However, the traditional methodologies are not able to efficiently analyze these data due the use of pre-defined cut-offs, thus eliminating a large number of genes not considered differentially expressed, and consequently reducing precision andaccuracy of the study. This work proposes the improvement of the methodology of the Transcriptogram (model “Cross”), developed by Rybarczyk-Filho et al., which performs an overall analysis of an organism, using protein networks and biological processes. Among the modifications made are: Modification in ordering algorithm to reduce the network processing time, addition of the two new “X” and “Ring” models, the automation of the processes of gene expression data analysis, functional enrichment and the compilation of all information in a graphic. To test the improvements, two sets of gene expression data were used, GSE10072 and GSE19804, corresponding to samples of lung cancer. The “Ring” model showed the best matrix energy cost reduction, approximately 93%. For modularity, the “Ring” model also had the best performance. The automation of functional enrichment processes, the analysis of expression data and the compilation of all data in a graphic form reduces the time spent for acquisition and generation, increasing the accuracy. The results indicate that ... (Complete abstract click electronic access below)<br>Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Fonseca, Rodrigo Jardim Monteiro da. "Estudo de reposicionamento de fármacos para doenças negligenciadas causadas por protozoários através da integração de bases de dados biológicas usando Web Semântica." Instituto Oswaldo Cruz, 2013. https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/7027.

Full text
Abstract:
Submitted by Alessandra Portugal (alessandradf@ioc.fiocruz.br) on 2013-10-01T13:02:44Z No. of bitstreams: 1 Rodrigo Jardim Monteiro da Fonseca_Tese.pdf: 5849918 bytes, checksum: 9f96fe381e913b6770a61fadb509616e (MD5)<br>Made available in DSpace on 2013-10-01T13:02:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rodrigo Jardim Monteiro da Fonseca_Tese.pdf: 5849918 bytes, checksum: 9f96fe381e913b6770a61fadb509616e (MD5) Previous issue date: 2013<br>Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil<br>A pesquisa e desenvolvimento de novos fármacos constituem um processo lento e oneroso. Novas técnicas têm sido propostas para agilizar esse processo. Uma dessas técnicas é chamada de reposicionamento de fármacos, cujo objetivo principal é utilizar fármacos já comercializados para tratamento de outras doenças. A proposição de um novo composto, fármaco ou nova utilização de um fármaco é um processo que necessita integrar informações de diversos campos do conhecimento. Na biologia, diversos dados têm sido gerados através das técnicas de larga escala e armazenados em bases de dados de diversos formatos, dificultando a integração desses dados e a consequente geração de novas informações. Neste estudo é proposta uma abordagem de integração de bases biológicas públicas, utilizando os preceitos do Linked Open Data, através da utilização de web semântica, RDF e URI, para propor uma lista de possíveis fármacos que possuem potencial para estudos mais aprofundados com a finalidade de serem reposicionados para tratamento de doenças causadas por protozoários.<br>The research and development of new drugs constitute a slow and expensive process. New techniques have been proposed to accelerate this process. One of such technique is called drugs repositioning whose objective is to use drugs already marketed for the treatment of other diseases. The proposal of a new compound, drug or new use of a drug is a process that needs to integrate information from different fields of knowledge. In biology, many data have been generated through by means of high throughput techniques and stored in databases of different formats, making it difficult to integrate these data and the consequent generation of new information. In this study we propose an approach for integrating public biological databases, using the precepts of Linked Open Data, through the use of semantic web, RDF and URI, propose a list of possible drugs that have potential for further study in order to be repositioned for treatment of protozoal diseases.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Sarmento, Felipe José de Queiroz. "Desenvolvimento de uma plataforma de bioinformática integrada aplicada a identificação molecular de microrganismos patogênicos." Universidade Federal da Paraíba, 2013. http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/9943.

Full text
Abstract:
Submitted by Leonardo Cavalcante (leo.ocavalcante@gmail.com) on 2018-07-17T18:21:26Z No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 16322215 bytes, checksum: c172a5636f12cf8195f2382f1c23de59 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2018-07-17T18:21:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 16322215 bytes, checksum: c172a5636f12cf8195f2382f1c23de59 (MD5) Previous issue date: 2013-02-27<br>Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq<br>Various researches in molecular epidemiology, molecular diagnosis and evolutionary genetics related to pathogens are compared to managing large amounts of data derived from institutions such as, hospitals or laboratories. Although there already are some proposals to connect molecular information to the diagnosis of pathogens, none of them uses high performance bioinformatics tools which are embedded in a system and linked to a patient’s electronic record. The MolEpi tool has been developed as a system of data and information management addressed to public health, incorporating clinical and epidemiological information about patients, as well as molecular data of 16S rRNA sequences of pathogenic bacteria. In order to confirm which species of these bacteria were identified, biological samples (urine, secretions and purulent wounds, tracheal aspirate and blood) and subsequently incubation and growth of colonies in culture, and PCR was used followed by sequencing and analysis of the conserved coding region for 16S ribosomal RNA (rDNA). Such strategy enabled fast bacterial identification, regardless of prior knowledge of the species of microorganism under study. Moreover MolEpi is a system interconnected to repositories of specific sequences as Genbank (NCBI), RDP-II (Ribosomal Database Project - MSU) and GreenGene (LBL). In this way, once the sequences of clinical isolates are confirmed and validated, they can be used as reference in the identification of other unknown microorganisms. Thus, a local database was established, representing the profile of pathogens found in the hospital unity of study and which should be object of public health surveillance. In order to develop MolEpi, we used the Java programming language and the PostgreSQL8.3 object-relational database. It was also developed BACSearch, which has the following programs to handle the analysis of 16S rDNA sequences, we used the framework BioJava; to multiple alignment, ClustalW2, MAFFT and MUSCLE, and for editing of multiple alignment and phylogenetic analysis, the JalView2.4.0 was used. The system was validated with 200 clinical specimens isolated and identified from sites of nosocomial infection. The DNA sequences produced from these samples were subjected to BLAST by using the developed tool, which identified Pseudomonas aeruginosa, Acinetobacter baumannii, Klebsiella pneumoniae and Morganella morganii as the main pathogens involved. Data on resistance patterns of the species were obtained in microbiology laboratory, and incorporated into the database. The application of MolEpi tool to the Health System can provide prompt and accurate diagnosis, connected to relevant network information which can be intended for health professionals.<br>A maioria das pesquisas em epidemiologia molecular, diagnóstico molecular e genética evolutiva são confrontadas com o gerenciamento de grandes volumes de dados. Além disso, os dados utilizados em estudos de doenças patogênicas são complexos e geralmente derivam de instituições tais como hospitais ou laboratórios. Embora já existam propostas que conecte informações moleculares ao diagnóstico de patogenias, nenhuma delas utilizam ferramentas de bioinformática de alto desempenho incorporadas a um sistema e vinculada a um prontuário eletrônico do paciente. MolEpi foi desenvolvido como um sistema de gerenciamento de dados e informações dimensionado a saúde pública, incorporando informações clínicas e epidemiológicas sobre pacientes e dados moleculares de sequências do gene rRNA 16S de bactérias patogênicas. Para identificação destas bactérias foram utilizadas amostras biológicas (urina, secreções e purulentas de feridas, aspirado traqueal e sangue) e PCR seguida de sequenciamento e análise da região conservada codificadora de RNA ribossômico (rDNA) 16S. Este estratégia permite uma identificação bacteriana rápida, independente de conhecimento prévio da espécie de microrganismo em estudo. O MolEpi é um sistema facilmente atualizável com as sequências específicas de bancos como Genbank(NCBI), RDP-II (Ribosomal Database Project - MSU) e GreenGene (LBL). A partir da confirmação e validação das sequências dos isolados clínicos, estas podem ser utilizadas como referência na identificação de outros microrganismos desconhecidos. Neste sentido, foi estabelecido um banco de dados local, representativo do perfil de patógenos encontrados na unidade hospitalar de estudo e objeto de vigilância epidemiológica. Para o desenvolvimento do MolEpi, utilizamos a linguagem Java e banco de dados PostgreSQL8.3. Foi desenvolvido também o BACSearch, que possui os seguintes programas: para o processamento de sequências de rDNA 16S utilizamos os frameworks BioJava; para alinhamento múltiplo foi implementado o ClustalW2, MAFFT e o MUSCLE e para edição do alinhamento múltiplo e análise filogenética foi utilizado JalView R⃝2.4.0b2. O sistema foi validado com 200 espécimes clínicos identificadas e isoladas de sítios de infecção hospitalar. As sequências de DNA produzidas a partir destas amostras foram submetidas ao BLAST, utilizando a ferramenta desenvolvida, identificando Pseudomonas aeruginosa, Acinetobacter baumannii, Klebsiela pneumonie e Staphylococcus aureus como os principais patógenos correspondentes. Os dados sobre o padrão de resistência das espécies foram obtidos em laboratório de microbiologia e incorporados ao banco de dados. A aplicação do MolEpi ao Sistema Único de Saúde poderá fornecer diagnósticos mais rápidos, precisos, e interligados a uma rede de informações relevantes para o profissional de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Chludinski, Adriano Py. "Integração de dados oceanográficos e de sensoriamento remoto na análise espacial de águas costeiras visando a setorização da reserva biológica marinha do Arvoredo e Baía de Tijucas, SC." Florianópolis, SC, 2002. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83338.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Geografia<br>Made available in DSpace on 2012-10-19T23:03:57Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2014-09-26T01:59:11Z : No. of bitstreams: 1 182138.pdf: 44270659 bytes, checksum: 3d5fe1e0687c4e4d91b8fd5788e96094 (MD5)<br>O trabalho apresenta uma proposta de setorização da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, Baía de Tijucas e áreas próximas, tendo por base a integração de informações através do emprego de técnicas de Geoprocessamento. Foram utilizados dados obtidos em campo durante campanhas de coleta de dados físico-químicos e informações sobre as características das águas superficiais (material particulado em suspensão e temperatura) resultantes do processamento digital de imagens dos satélites LANDSAT 5 e 7. Os dados foram integrados em um Sistema de Informação Geográfica, tendo sido elaborados a partir de uma base georrefenciada, mapas de distribuição espacial, modelo digital de terreno e classificações. As informações obtidas em campo foram analisadas através do emprego de técnicas de estatística multivariada, permitindo igualmente uma classificação da área de estudo. Observou-se tanto nos dados obtidos através de imagens orbitais quanto nos coletados in situ uma forte influência das variáveis meteorológicas sobre padrões de distribuição das águas superficiais. Não obstante, foi possível a identificação de sub-ambientes com características internas semelhantes nas análises conduzidas sobre ambas as bases de dados (análise de agrupamento aplicada sobre imagem digital e sobre os parâmetros físico-químicos). A setorização proposta apresenta as principais características de quatro classes, considerando-se o condicionamento destas sobra a biota. Observou-se nessa pesquisa que os limites jurídicos da Unidade de Conservação restringem-se à demarcação cartográfica da área, não coincidindo com as descontinuidades ambientais observadas nas águas superficiais locais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, João Paulo Müller da. "Construção e análise de modelos topológicos de redes biológicas usando a ontologia MONET." Universidade do Vale do Rio do Sinos, 2006. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2223.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-03-05T13:56:59Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 6<br>Hewlett-Packard Brasil Ltda<br>Um dos mais importantes desafios para a biologia pós-genômica é atender a estrutura e o comportamento das interações moleculares complexas que controlam o comportamento celular. Para tanto é essencial à integração dos dados biológicos referentes a estas interações armazenadas em diversos banco de dados. Este é um problema difícil, pois estes dados estão disponíveis em banco de dados públicos espalhados geograficamente na rede mundial de computadores e cada um destes possui um sistema diferente de gerenciamento, formato ou visão de como representar os dados. Os principais problemas para a realização desta tarefa são:a necessidade de se desenvolver e aplicar parsers para cada banco de dados sem ausência de um vocabulário unificado. Como uma alternativa para facilitar estes problemas, este trabalho propõe a ontologia MONET (Molecular Network Ontology) que tem como objetivo ser um modelo integrado para a rede de redes que existe dentro da celula. Tal visão integrada ajuda a entender as interações de larga escala<br>One of the most important challenges for biology in the post-genomic is to understand the structure and behavior of the molecular interactions that controls cell behavior. Therefore is essential to integrate biological data concerning these interactions, which are stored in different databases. The integration task is dificult because these data are distributed in public databases on the world wide web and each database has diferent management systems, formats and views of how to represent biological data. The two main problems involved here are the dificulty in parsing the data when dealing with heterogeneous at file formats and the inconsistencies due to the absence of an united vocabulary. As an alternative to facilitate these problems this work proposes MONET (the Molecular Network) ontology, an integration model for the unifying of diferent molecular networks that exist inside the cell. Such integrated view facilitates the understanding of the large-scale interactions responsible for the behavior of
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Marchi, Carlos Eduardo. "Análise metadimensional em inferência de redes gênicas e priorização." reponame:Repositório Institucional da UFABC, 2017.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Antonialli, Rodrigo Cesar [UNESP]. "Framework para integração semântica de dados geoespaciais: integração de dados geológicos." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2015. http://hdl.handle.net/11449/136728.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-01T17:54:59Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2015-07-03. Added 1 bitstream(s) on 2016-04-01T18:00:42Z : No. of bitstreams: 1 000858238.pdf: 2570836 bytes, checksum: a9d3905c0dcd130d8e44ec0ecfe29855 (MD5)<br>A necessidade de integrar dados é constante nos estudos e trabalhos na área de Geologia, parte das Geociências responsável pelo estudo de diversas características da Terra. Esta necessidade surge do fato de que os dados são, geralmente, produzidos por diferentes organizações e/ou grupos de pesquisas, que podem estudar áreas extensas e/ou relacionarem, nestes estudos, diferentes disciplinas associadas à Geologia. Esta descentralização na produção de informação faz com que os dados sejam descritos com diferentes esquemas e diferentes interpretações de conceitos a eles relacionados. O volume de dados que pode ser gerado nos estudos de Geologia traz a necessidade de automatizar processo de integração. Entretanto, abordagens tradicionais baseadas em comparações sintáticas dos esquemas de dados podem não ser suficientes. Os dados geológicos possuem características complexas que dependem de aspectos conceituais para serem analisados. Portanto, a integração de dados geológicos requer uma abordagem em um nível mais completo de representação da informação, que considere os conceitos relacionados aos dados. A partir do contexto apresentado, o Framework para Integração de Dados Geoespaciais proposto neste trabalho visa integrar dados geológicos com a utilização de ontologias, considerando como escopo fundamental as características geoespacias destes dados. Porém, as ontologias que descrevem conceitos relacionados à Geologia podem ser definidas com diferentes interpretações da relação entre estes conceitos. Para superar esta heterogeneidade semântica, o framework proposto utiliza o processo de alinhamento de ontologias. O framework também aborda aspectos relacionados à disponibilidade dos dados geológicos, que podem ser públicos, de livre acesso e compartilhamento ou restritos, com acesso controlado, principalmente quando dizem respeito a atividades estratégicas, como a exploração de recursos minerais...<br>Data integration is a constant need in researches and work in Geology, part of Geosciences responsible for studying several characteristics of Earth. This need comes from the fact that data are usually produced by different organizations and/or research groups, which may study large areas and/or relate different subjects associated with Geology within these studies. The decentralized information production cause the data to be described with different schemas and different interpretations of the concepts related to them. The volume of data that can be generated in Geological studies brings the need to automate the integration process. However, traditional approaches based on syntactic comparison of data schema may not be enough to perform the task. Geological data have complex characteristics which rely on conceptual aspects to be analyzed. Thus, geological data integration a more complete level of information representation approach, that considers the concepts related to the data. Within the presented context, the Framework for Geospatial Semantic Integration proposed in this work aims to integrate geological data based on ontologies, and to consider the fundamental geospatial characteristics of these data. However, the ontologies that describe concepts related to Geology may be defined with different interpretations of these concepts relations. To overcome this semantic heterogeneity, the proposed framework uses the ontology alignment process. The framework also considers geological data availability aspects, which may vary as public, with free access and sharing possibilities or as restricted, with controlled access, mainly when the data is about strategic activities, as mineral and energetic resources exploration. In the integration process proposed in the framework, a semantic analysis of the data is executed; based on rules, it identifies cases of duplications, conflicts or combinations of geological data
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Integração de Dados Biológicos"

1

Costa, Rodrigo Alves. Inteligência Artificial na Integração de Banco de Dados Heterogêneos. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.497192602.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

de Sá Leitão Júnior, Plinio. Integração com a Rede Nacional de Dados em Saúde – RNDS. Cegraf UFG, 2021. http://dx.doi.org/10.5216/int.ebook.978-65-89504-84-9.2021.

Full text
Abstract:
Prezado(a) Participante, Seja bem-vindo(a) ao Microcurso Integração com a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS)! Este Microcurso faz parte do Programa Educacional em Saúde Digital da Universidade Federal de Goiás (UFG), criado em 2020, por meio da colaboração entre a UFG (Comissão de Governança da Informação em Saúde; Centro de Inovação em Gestão da Educação e do Trabalho em Saúde; Laboratório de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação), a Universidade de Brasília – UnB (Laboratório de Inovação e Estratégia em Governo); a Universidade Aberta do SUS – UNA-SUS; e o Ministério da Saúde (Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Secretaria de Atenção Primária à Saúde e o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil - DataSUS). Todos esses e outros agentes têm despendido esforços para que a RNDS seja implementada e que também tenha profissionais aptos a colaborarem nessa implementação. Um dos pontos importantes para que isso aconteça é o compartilhamento de informações entre os estabelecimentos de saúde com a RNDS, possibilitando que eles possam contribuir com informações em saúde pertinentes aos usuários que assistem, bem como consumir informações geradas por outros estabelecimentos, a qualquer instante, em qualquer lugar do Brasil permitindo, assim, a interoperabilidade em saúde. O material produzido inclui o conhecimento necessário acerca das especificidades de integração de um Sistema de Informação em Saúde (SIS) com a RNDS, priorizando a formação de um agente fundamental para essa integração, que é denominado integrador. Para a confecção deste e-book, buscamos utilizar uma linguagem clara e direta, acompanhada de ilustrações para melhor entendimento, baseado na microaprendizagem. Você, integrador, venha ampliar os seus conhecimentos e contribuir com a implementação da RNDS! Excelente estudo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Vásquez Arteaga, Érika Alexandra. Estrés Cotidiano Infantil y Mindfulness en la Escuela. Editorial UNIMAR, 2021. http://dx.doi.org/10.31948/editorialunimar.132.

Full text
Abstract:
El vocablo ‘estrés’, etimológicamente tiene su origen en el término inglés stress, que significa ‘tensión’ o ‘presión’ y ha sido utilizado para describir una gran variedad de estados patológicos, lo que lo ha convertido en un concepto demasiado amplio y ambiguo. En este sentido, el estrés se puede entender como una “sobrecarga de tensión generada por situaciones agobiantes o presiones intensas” (Martínez-Otero, 2012, p. 1). También se puede hablar de una respuesta biológica o psicológica ante los estresores que devienen de las exigencias del entorno, propias de cada momento del desarrollo humano (Orlandini, 2008). Es importante mencionar que, en el presente estudio, el estrés ha sido entendido desde la concepción de estímulo; es decir, a la exposición a circunstancias o acontecimientos externos designados como estresores, que se constituyen como sucesos generadores de sobrecargas y respuestas biológicas y psicológicas adversas (Trianes, Blanca, Fernández-Baena, Escobar y Maldonado, 2011). Dichos estresores se clasifican en: “acontecimientos vitales, crónicos y cotidianos” (Trianes, Blanca, Fernández, Escobar y Maldonado, 2012, p. 30). Así, la dirección de las investigaciones, ha dado importancia a “los acontecimientos diarios o sucesos cotidianos que podrían predecir el estrés, tanto o más que las cuestiones extraordinarias” (Oros y Vogel, 2005, p. 87). De ahí que, este trabajo se encaminó al estudio del estrés de tipo cotidiano en la etapa infantil, el cual está integrado por reacciones a nivel biológico y psicológico que son generadas por ciertas “demandas frustrantes e irritantes que se producen en la interacción diaria con el entorno” (Trianes, Blanca, Fernández-Baena, Escobar y Maldonado, 2014, p. 32), que no son susceptibles de control por parte del niño, y que alteran su equilibrio general. Hay que decir que, las consecuencias del estrés en los más pequeños son múltiples, en especial cuando el problema es crónico (Ruiz Lázaro, 2016) y que no son únicamente a largo plazo (en la adolescencia y la edad adulta), sino que repercuten en la salud y en el bienestar de los niños, casi de manera inmediata (Pérez-Padilla y Menéndez, 2016; Quijada, 2013; Orlandini, 2012).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Gaspari, Fernanda Julia, Alfonso Martín Rodríguez Vagaría, Gabriela Elba Senisterra, María Isabel Delgado, and Sebastián Besteiro. Elementos metodológicos para el manejo de cuencas hidrográficas. Editorial de la Universidad Nacional de La Plata (EDULP), 2013. http://dx.doi.org/10.35537/10915/27877.

Full text
Abstract:
El manejo de cuencas hidrográficas implica conocer el funcionamiento del ecosistema. Ello significa la necesidad de un proceso de investigación en el cual esté presente, junto a la materialización de acciones para los distintos niveles de proyecto, la integración de disciplinas e instituciones, y la transacción entre los actores con un criterio de equidad. La metodología de investigación es parte también del proceso investigativo, pues se trata de avanzar en el conocimiento de las variables físicas y biológicas de funcionamiento integral del sistema. Este manual, basado en el marco conceptual del Manejo Integral de Cuencas Hidrográficas, permitirá capacitar a estudiantes avanzados para desarrollar, elaborar, implementar e intervenir en la producción de proyectos adecuados a condiciones reales, mediante el procesamiento de datos geoespaciales (Sistema de Información Geográfica), el cual será el eje integrador de disciplinas. A partir de este material, se pretende brindar pautas metodológicas para diagnosticar y solucionar las necesidades de los actores, con el fin de garantizar la efectividad de los medios elegidos y de las técnicas utilizadas. El objetivo de este manual es proporcionar elementos y herramientas metodológicas que permitan comprender el marco teórico y práctico del Manejo de Cuencas Hidrográficas, y difundir diferentes instrumentos de carácter biológico, hidrotécnico y tecnológico para la racionalización de la actividad humana en cuencas. Además, pretende generar un proceso de autoformación de una conciencia crítica para el manejo de cuencas hidrográficas, permitiendo complementar los conocimientos adoptados durante el desarrollo de la carrera de grado, integrando temáticas como edafología, topografía, geomorfología, hidrología, climatología, entre otros; analizar el sistema cuenca hidrográfica, sus características, dinámica y limitaciones y desarrollar criterios de intervención profesional para el manejo de cuencas desde una perspectiva crítica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Henrique Marcondes, Carlos. Dados abertos interligados : publicação, recuperação e integração de acervos de arquivos, bibliotecas e museus na web. Faculdade de Filosofia e Ciências, 2021. http://dx.doi.org/10.36311/2021.978-65-5954-040-2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

SOUZA, G. T., T. M. P. C. MELO, and Vanda Aparecida da SILVA. O tabuleiro das (im)pertinências). Ciências humanas e ciências de dados: aproximações. Navegando Publicações, 2020. http://dx.doi.org/10.29388/978-65-86678-33-8-0.

Full text
Abstract:
O pequeno livro é uma das manifestações da força da natureza, porque desafia as probabilidades de vir a ser possível, de vir a ser pertinente e, por isso, talvez, para alguns, é uma obra da (im)pertinência. Então, deixamos o convite para uma leitura que se pode agarrar por qualquer ponto, qualquer lugar (do meio para o fim, do fim para o começo). Os textos que se encontram aqui reunidos originam-se das apresentações e diálogos dos respectivos autores durante o Seminário Ciência, Políticas e Metodologias de Pesquisa: diálogos Brasil e Portugal1, ocorrido nos dias 07 e 08 dezembro de 2017, nas instalações do Núcleo ETC da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em Sorocaba. O referido evento contou com apoio financeiro da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e teve por objetivo tratar de questões relacionadas às pesquisas em Ciências Humanas e sua colaboração na análise e elaboração de políticas públicas, assim como os desafios e conquistas metodológicas de integração entre essa área e a utilização de dados armazenados, produzidos e sistematizados em meios digitais. Pretendia-se contribuir, também, com o debate público sobre metodologias qualitativas e/ou quantitativas e suas implicações políticas e científicas na produção de sentido na perspectiva interdisciplinar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Nabil, Farah. Harmonização da integração do género na ética da pesquisa em saúde: para una communidade de pratica na Africa Ocidental. Universidad de Zaragoza, 2021. http://dx.doi.org/10.26754/uz.2021_csa2018erc-2314.2.

Full text
Abstract:
Este roteiro é um produto do Secretariado para a Integração de Género da BCA-WA-ETHICS O Secretariado para a Integração de Género é um centro de assistência virtual a serviço de todos os comités nacionais de ética (CNE) e comités de revisão institucional apoiados pelos CNE na África Ocidental. Seu objetivo é promover que todos os CNE desenvolvam ou aprimorem seus próprios regulamentos, diretrizes e procedimentos operacionais padrão para: Considerar a representação dos sexos na composição das CNE. Estabelecer procedimentos de recrutamento, orçamento, aquisições e administração sensíveis ao género. Incorporar uma perspetiva de género na avaliação do protocolo de estudo da CNE. Apoiar a integração de uma perspetiva de género na pesquisa em saúde e ciências sociais. Promover abordagens de sexo e género na recolha e análise de dados. Desenvolver programas educativos e de desenvolvimento profissional sensíveis ao género. Desenvolver e facilitar programas de formação sobre igualdade de género. Projetar e implementar planos de igualdade de género.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Nabil, Farah, Daniela Fusco, Cristina Muñoz, and Guillermo Z. Martínez-Pérez. Guia prático para o especialista em ética para a avaliação da pesquisa pré-clínica a partir de uma perspetiva do sexo e do género : Um guia do projeto "Building capacities in gender mainstreaming for ethics committees members from Senegal to West Wfrica" (BCA-WA-ETHICS). Universidad de Zaragoza, 2021. http://dx.doi.org/10.26754/uz.2021_csa2018erc-2314.

Full text
Abstract:
Este guia é um produto do Secretariado para a Integração de Género da BCA-WA-ETHICS O Secretariado para a Integração de Género é um centro de assistência virtual a serviço de todos os comités nacionais de ética (CNE) e comités de revisão institucional apoiados pelos CNE na África Ocidental. Seu objetivo é promover que todos os CNE desenvolvam ou aprimorem seus próprios regulamentos, diretrizes e procedimentos operacionais padrão para: Considerar a representação dos sexos na composição das CNE. Estabelecer procedimentos de recrutamento, orçamento, aquisições e administração sensíveis ao género. Incorporar uma perspetiva de género na avaliação do protocolo de estudo da CNE. Apoiar a integração de uma perspetiva de género na pesquisa em saúde e ciências sociais. Promover abordagens de sexo e género na recolha e análise de dados. Desenvolver programas educativos e de desenvolvimento profissional sensíveis ao género. Desenvolver e facilitar programas de formação sobre igualdade de género. Projetar e implementar planos de igualdade de género
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rios, Israel Henrique Ribeiro, and Alexsandro Fiscina de Santana. AVALIAÇÃO PRELIMINAR DA QUALIDADE DA ÁGUA SUBTERRÂNEA DA REGIÃO DE FEIRA DE SANTANA E MUNICÍPIOS LIMÍTROFES. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21060701.

Full text
Abstract:
A avaliação da qualidade das águas subterrâneas é uma das importantes etapas que subsidia o enquadramento dos corpos d’água e auxilia no processo de gestão dos recursos hídricos. Analisar as condições de qualidade das águas é um procedimento importante para o efetivo gerenciamento das bacias hidrográficas, na medida em que mostra a situação atual para nortear metas e ações para alcançar uma situação almejada. Essa análise se dá através de parâmetros físicoquímicos e biológicos de qualidade. Alguns dos parâmetros mais importantes no âmbito de águas subterrâneas são cloreto, dureza, ferro, fluoreto, nitrato e sólidos dissolvidos totais. Este trabalho visa observar a qualidade da água dos aquíferos da região de Feira de Santana e municípios limítrofes no período de 2008 a 2018, através destes parâmetros citados acima. Para obtenção dos dados foi utilizada a plataforma SIAGAS - Sistema de Informações de Águas Subterrâneas do país. Foi observada uma porcentagem alta de pontos acima do limite da Portaria para os parâmetros dureza, cloreto e sólidos dissolvidos totais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Integração de Dados Biológicos"

1

MARIA LUIZA ANDRADE, PORFIRO, and BRAGA DAN VITOR VIEIRA. "Invasão Biológica de Nicotiana Glauca Graham em Áreas Produtivas as Margens do Pisf." In PERSPECTIVAS DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS NA SOCIEDADE 5.0: EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E AMOR. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-07-2.150-162.

Full text
Abstract:
A Nicotiana glauca Graham é uma espécie exótica invasora com uma grande ameaça a biodiversidade, pois essa espécie pode alterar o ciclo dos nutrientes encontrados no solo, afetando diretamente o desenvolvimento das plantas locais. A mesma propaga-se rapidamente devido ao tamanho reduzido da sua semente. Em particular, pode romper relações mutualísticas entre os animais e a agricultura, ocasionando a entrada de um exótico polinizador, afetando diretamente a qualidade e a quantidade da produção. Com o aumento desses agentes polinizadores, a planta pode desenvolver aptidão principalmente na dispersão de novas sementes. No Brasil, a planta é encontrada em áreas degradadas, assim como no PISF ( projeto de integração do rio São Francisco com bacias hidrográficas do nordeste setentrional), onde espalhou-se pela obra chegando até as propriedades rurais. Objetiva-se com essa pesquisa demonstrar como a Nicotiana glauca Graham pode provocar alterações significativas nas propriedades produtivas locais. Essa pesquisa teve como base teórica Mariscal, Corte e Cortinoz (2008), Fabricante (2013), Brandes (2000) e Sanz-Elorza (2004), Schueller (2004) e Zanz (1974), Matos e Pivello (2009), entre outros autores. Para a obtenção dos dados foram feitas análises do local usando parcelas nas propriedades agrícolas onde havia a existência da exótica invasora. Dentre os resultados obtidos, o mais relevante foi a propagação igualitária da espécie dentre as propriedades rurais e as áreas intermediárias próximas ao canal da transposição, localizadas na Serra do Livramento em Umãs, 3º distrito da cidade de Salgueiro. Conclui-se que é preciso o controle imediato da espécie para que possa evitar novos casos de invasão biológica por Nicotiana glauca em outras áreas de produções agrícolas e nas demais localidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Libório, Leandro, and Victor Hugo Resende. "Introdução aos bancos de dados biológicos." In BIOINFO - Revista Brasileira de Bioinformática e Biologia Computacional. Alfahelix, 2021. http://dx.doi.org/10.51780/978-6-599-275326-16.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Vilela, Cesar Augusto da Cunha, and Ricardo Luiz Machado. "INTEGRAÇÃO DA REALIDADE AUMENTADA AO BIM PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL – PONTENCIALIDADES." In Coleção Gênesis: ciência e tecnologia. Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2019. http://dx.doi.org/10.18224/genesis.v1.2019.295-311.

Full text
Abstract:
Nos últimos anos vários estudos têm apontado deficiências oriundas da coleta de dados sobre o andamento das obras do setor da construção. A necessidade de coleta e processamento sistemático de dados para gerar informações do progresso da obra em tempo real é cada vez mais importante. A modelagem da informação da construção (BIM) proporciona o benefício de agregar as informações sobre as obras em uma única plataforma 3D. Entretanto, o BIM pode limitar a participação de parte dos colaboradores do canteiro de obras em seu processo de gerenciamento. A realidade aumentada, por sua vez, surge para potencializar o BIM em relação à visualização da realidade do canteiro de obras, suprindo as lacunas de interoperatividade através do processamento e absorção automática das informações. Inserido nesse contexto, este trabalho tem por objetivo analisar o potencial da associação da tecnologia de realidade aumentada ao BIM. Através da adoção de uma abordagem metodológica baseada em revisão bibliográfica, são verificadas as tendências das pesquisas contemporâneas, categorizando os métodos de pesquisa aplicados, as áreas de atuação e as tecnologias de realidade aumentada utilizadas para captura automática de dados. Para isso, foram investigadas publicações científicas entre 2008 e 2018, presentes em 13 periódicos das áreas de arquitetura, engenharia e construção (AEC), indexados em 11 bases de dados. Foram encontrados 61 artigos considerando estritamente publicações associando a realidade aumentada ao BIM. Constatou-se que 41% das publicações encontradas utilizaram a abordagem de estudo de caso, 48% das pesquisas voltaram-se à área de inspeção do canteiro de obras e 4 tecnologias destacaram-se na captura automática de dados sobre o progresso da obra. Como conclusão da pesquisa, verificou-se que o desenvolvimento de tecnologias de informação tem produzido avanços no setor da construção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Batista, Natércia, Michele Brandão, Michele Pinheiro, Daniel Dalip, and Mirella Moro. "Dados de Múltiplas Fontes da Web: Coleta, Integração e Pré-processamento." In Minicursos do XXIV Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web. Sociedade Brasileira de Computação, 2018. http://dx.doi.org/10.5753/sbc.455.7.05.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

DE LIMA RIBEIRO, ROBSON, and FRANCISCO HENRIQUE MESQUITA FELIX. ""METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO EM AULAS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO"." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.356.

Full text
Abstract:
"A ESCOLA É UM MEIO DE INTERAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE FORMAS DE SABER, UM AMBIENTE PARTICULAR DE FORMAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DE ENTENDIMENTO CIENTÍFICO. CONSIDERANDO A PRÁTICA DE ENSINO PREPONDERANTE NAS AULAS DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, DESENVOLVEMOS ESTE TRABALHO OBJETIVANDO IDENTIFICAR E CARACTERIZAR CONCEPÇÕES DOCENTES ACERCA DE METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS PREPONDERANTE NAS AULAS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO. A METODOLOGIA EMPREGADA FOI DE CARÁTER QUALITATIVO, EM UMA ABORDAGEM DESCRITIVA, COM LEVANTAMENTO DE DADOS A PARTIR DE QUESTIONÁRIO ABERTO APLICADO JUNTO A PROFESSORES DE BIOLOGIA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA- CE, SEGUIDA DE CATEGORIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES E ANÁLISE CATEGORIAL NA PERSPECTIVA DE BARDIN. OS DADOS PERMITIRAM IDENTIFICAR A ADOÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS TRADICIONAIS CONSUBSTANCIADAS NA EXPOSIÇÃO POUCO DIALOGADA DE CONHECIMENTOS BIOLÓGICOS."
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Mariano, Diego. "Biopython: uma breve introdução à manipulação de dados biológicos em Python usando Colab." In BIOINFO - Revista Brasileira de Bioinformática e Biologia Computacional. Alfahelix, 2021. http://dx.doi.org/10.51780/978-6-599-275326-17.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

GABRIELA LEITE BOMFIM, CELINA, and EDINALDO MEDEIROS CARMO. "ENTRE O XX E XY: VIVÊNCIAS DE PROFESSORAS E PROFESSORES DE BIOLOGIA NO COTIDIANO ESCOLAR." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.257.

Full text
Abstract:
ESTE TEXTO É UM RECORTE DE UMA PESQUISA DE MESTRADO QUE TEVE COMO PRINCIPAL OBJETIVO COMPREENDER COMO O CURRÍCULO PRATICADO POR PROFESSORAS E PROFESSORES DE BIOLOGIA ABORDA AS QUESTÕES DE GÊNERO E DE SEXUALIDADE. ESTA PESQUISA FOI REALIZADA COM PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA, BAHIA. ENTRE OS PARTICIPANTES ESCOLHEMOS DOIS DOCENTES PARA DISCUTIR AS INQUIETAÇÕES VIVENCIADAS AO TRABALHAR COM OS DOS PADRÕES CROMOSSÔMICOS (XX E XY) NA DETERMINAÇÃO BIOLÓGICA DOS SEXOS EM HUMANOS E OS ATRAVESSAMENTOS DAS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULOS. OS DADOS FORAM PRODUZIDOS POR MEIO DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA E A ANÁLISE DOS DADOS FOI FEITA POR MEIO DA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA. AS ANÁLISES INDICAM QUE OS DOCENTES, APESAR APONTAREM PARA ASPECTOS BIOLÓGICOS DE SUA FORMAÇÃO, POSSIBILITAM A DISCUSSÃO DA SEXUALIDADE PARA ALÉM DESTAS CARACTERÍSTICAS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Alevi, Kaio Cesar Chaboli, Ariane Cristina Caris Garcia, Jader de Oliveira, and João Aristeu da Rosa. "RESGATANDO DADOS ECOLÓGICOS, BIOLÓGICOS, EPIDEMIOLÓGICOS, TAXONÔMICOS E SISTEMÁTICOS DE Triatoma sordida (STÅL, 1859) (HEMIPTERA, TRIATOMINAE)." In Atualidades em Medicina Tropical no Brasil: Vetores. Stricto Sensu Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.35170/ss.ed.9786586283129.07.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

ROSSANI DOS SANTOS, WILLIAM, and REBECA CHIACCHIO AZEVEDO FERNANDES. "A INFLUÊNCIA HISTÓRICA DO CRISTIANISMO NA CONSOLIDAÇÃO DE PRINCÍPIOS EDUCACIONAIS LAICOS E NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CONHECIMENTOS BIOLÓGICOS." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.037.

Full text
Abstract:
OS DADOS DO PRESENTE TRABALHO DERIVAM DE UMA PESQUISA REALIZADA PARA FINS DE CONCLUSÃO DE CURSO QUE BUSCOU COMPREENDER O PAPEL DA LAICIDADE NA EDUCAÇÃO DE NOSSO SÉCULO, TENDO EM VISTA A INCUMBÊNCIA DO ESTADO DEMOCRÁTICO NA DEFESA DOS DIREITOS PÚBLICOS; E O DEBATE ENTRE CIÊNCIA E RELIGIÃO, NO QUE SE REFERE À DISPUTA POLÍTICO-IDEOLÓGICA PELA VALIDAÇÃO DOS CONHECIMENTOS NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA. O ESTUDO CONTOU COM UMA PESQUISA DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ATRAVÉS DA BUSCA DE TRABALHOS SOBRE A TEORIA SINTÉTICA DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA E SUA RELAÇÃO COM AS CRENÇAS RELIGIOSAS. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE O LEGADO HISTÓRICO DA RELIGIÃO CRISTÃ NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR IMPACTA DIRETAMENTE NA MANUTENÇÃO DE UM ENSINO LAICO E NO MODO COMO OS ALUNOS E PROFESSORES LIDAM COM O CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA SALA DE AULA, PARTICULARMENTE, COM OS CONHECIMENTOS BIOLÓGICOS, TENDO EM VISTA A HEGEMONIA DA CRENÇA CRIACIONISTA ENTRE ESTES.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

VIEIRA DA SILVA SANTOS, JÉSSICA, ALICE KEI ENDO, and CAROLYNE GARCIA SCHIAVO. "PROBLEMAS AMBIENTAIS: CONHECIMENTOS MOBILIZADOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.458.

Full text
Abstract:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NAS ESCOLAS SE MOSTRA CADA VEZ MAIS IMPORTANTE. O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR QUAIS SÃO OS CONHECIMENTOS DOS ALUNOS DO 6°ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE OS PROBLEMAS AMBIENTAIS MAIS MARCANTES DE 2019 E COMO ELES SE INFORMAM. PARA ISSO, PREPARAMOS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE TRÊS AULAS SOBRE CINCO PROBLEMAS AMBIENTAIS, PARA TRABALHAR O RACIOCÍNIO LÓGICO PARA A COMPREENSÃO DOS PROCESSOS ENVOLVIDOS EM PROBLEMAS AMBIENTAIS. PARA A COLETA DE DADOS, UTILIZAMOS UM QUESTIONÁRIO E A PRODUÇÃO DE UMA HISTÓRIA PRODUZIDA PELOS ALUNOS. AS HISTÓRIAS FORAM TRABALHADAS APLICANDO ANÁLISE DE CONTEÚDO, NA QUAL UTILIZAMOS CATEGORIZAÇÃO A POSTERIORI. A PARTIR DESSA ANÁLISE PUDEMOS NOTAR QUE AO CONSIDERAR A COMPLEXIDADE DE SOLUÇÕES E ATORES ENVOLVIDOS EM PROBLEMAS AMBIENTAIS OS ALUNOS TIVERAM DIFICULDADE EM IDENTIFICAR E RELACIONAR ESSES ELEMENTOS, TENDO COMO INDICATIVO DA NECESSIDADE DE UM MAIOR TRABALHO DE TEMAS AMBIENTAIS RELACIONANDO OS ASPECTOS POLÍTICOS, SOCIOECONÔMICOS E BIOLÓGICOS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Integração de Dados Biológicos"

1

Pompeu, Rafael, Leandro Magalhães, Ândrea Ribeiro-dos-Santos, Amanda Vidal, and Gilderlanio S. Ara´ujo. "Modelagem de Redes Regulatórias para a Descoberta de Novos Biomarcadores de Doenças Complexas." In XIII Brazilian e-Science Workshop. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/bresci.2019.10026.

Full text
Abstract:
Este estudo apresenta uma proposta de modelagem de redes regulatórias extraindo dados biológicos públicos de três classes de elementos regulatórios (ncRNAs), tais como os miRNAs, circRNAs e piRNAs e suas relações (regulação e origem) com genes. A integração das redes de ncRNAs e sua associação com dados biológicos de importância clínica permitiu a identificação de genes candidatos que potencialmente atuam no desenvolvimento de doenças complexas. A partir das características de centralidade e sobreposição de ligações desta rede, identificamos novos genes e ncRNAs potenciais biomarcadores de doenças complexas consideradas graves problemas de saúde pública.&#x0D;
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pompeu, Rafael, Leandro Magalhães, Ândrea Ribeiro-dos-Santos, Amanda Vidal, and Gilderlanio S. Araújo. "Modelagem de Redes Regulatórias para a Descoberta de Novos Biomarcadores de Doenças Complexas." In XIII Brazilian e-Science Workshop. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/bresci.2019.6307.

Full text
Abstract:
Este estudo apresenta uma proposta de modelagem de redes regulatórias extraindo dados biológicos públicos de três classes de elementos regulatórios (ncRNAs), tais como os miRNAs, circRNAs e piRNAs e suas relações (regulação e origem) com genes. A integração das redes de ncRNAs e sua associação com dados biológicos de importância clı́nica permitiu a identificação de genes candidatos que potencialmente atuam no desenvolvimento de doenças complexas. A partir das caracterı́sticas de centralidade e sobreposição de ligações desta rede, identificamos novos genes e ncRNAs po- tenciais biomarcadores de doenças complexas consideradas graves problemas de saúde pública.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Bagetti, Milena. "COMPREENSÃO DE CONHECIMENTOS BIOLÓGICOS FUNDAMENTAIS E PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EDUCACIONAL EM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO." In II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1265.

Full text
Abstract:
Introdução: inconsistências no conhecimento científico entre estudantes do ensino superior relatadas na literatura e dados das últimas avaliações do PISA evidenciam que os estudantes enfrentam dificuldades para interpretar informações científicas. Objetivos: o presente estudo buscou avaliar conhecimentos de conceitos biológicos básicos e realizar uma proposta educativa específica de genética básica para alunos de graduação. Material e Métodos: um questionário com 33 questões de genética básica foi distribuído de forma aleatória a 125 estudantes de graduação, durante o ano letivo de 2016, correspondente ao primeiro quartil do nível socioeconômico de uma Faculdade de Medicina da região metropolitana de São Paulo. O estudo foi realizado de acordo com as regras da resolução ética 510/2016 e as afirmações do questionário foram agrupadas em quatro temas: Fatores Genéticos (tema Genético), Expressão e Diferenciação Celular (Tema Celular), Integração de Níveis de Representação e Noções de Dimensão (Tema Integrativo) e um subtema denominado "Nonsense" (afirmações contendo termos sem sentido biológico). O padrão de resposta foi descrito empregando gráficos de barras agrupados por temas e a análise de componentes principais (PCA) foi aplicada ordenando-se as respostas conforme os vetores de erros, indecisões e respostas corretas. Posteriormente, um gráfico de dendrograma foi feito e comparado com os dados da PCA. Resultados: de acordo com a ausência de um padrão estabelecido de respostas, em geral, foi demonstrada uma falta de conhecimento prévio de genética básica nos temas Genético, Celular e Integrativo. Observou-se que os erros se concentraram principalmente no tema Integrativo do questionário, demonstrando uma capacidade reduzida do aluno em combinar diferentes níveis de representação e noções de dimensão. Verificou-se ainda uma ausência preocupante de consistência no subtema Nonsense. O presente estudo, no entanto, poderia ter apresentado uma quantidade maior de participantes (n). Conclusão: observando-se os dados em que se concentram as respostas erradas ou indecisões dos estudantes no gráfico da PCA obtido das respostas do questionário de genética básica é possível elaborar uma proposta de intervenção educacional específica, a fim de minimizar falhas em conhecimentos biológicos fundamentais. Além disso, é possível aplicar a presente proposta de mapeamento de conhecimentos a outros conteúdos de ciências naturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Sousa Júnior, Célio Pereira De, Emanuelly Marinho De Oliveira, Aline Souza De Castro, Marcelle Rodrigues Carneiro De Souza Reis, and Gabriel Carneiro Santana Da Mota. "EPIDEMIOLOGIA DOS ACIDENTES POR PEÇONHENTOS NA REGIÃO DE INTEGRAÇÃO DO LAGO DE TUCURUÍ -PA." In II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1252.

Full text
Abstract:
Introdução: Os acidentes por animais peçonhentos (AAP) são considerados um grave problema de saúde pública devido à grande quantidade de casos notificados. Nesse sentido, o conhecimento epidemiológico dos AAP na Região de Integração do Lago de Tucuruí (RILT) é de extrema importância, visto que esses agravos estão incluídos na lista de Doenças Tropicais e os municípios envolvidos se localizam sob influência da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, fator que contribui para a redução do habitat dessas espécies e o aumento da frequência dos casos na região. Objetivos: Identificar o perfil epidemiológico dos acidentes por animais peçonhentos notificados na Região de Integração do Lago de Tucuruí, Pará, entre os anos de 2016 e 2019. Métodos: Estudo descritivo, transversal, com abordagem quantitativa, realizado através do levantamento de dados secundários obtidos no Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN). As informações coletadas são referentes aos AAP notificados nos sete municípios da Região de Integração do Lago de Tucuruí (Breu Branco, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento e Tucuruí), no período de 2016 a 2019. As variáveis investigadas foram: número de notificações, tipo de ocorrência por animal peçonhento, sexo, idade e escolaridade dos acidentados. Resultados: Foram notificados 1446 acidentes por animais peçonhentos durante o período analisado na RILT, sendo 121 em Breu Branco; 84 em Goianésia; 211 em Itupiranga; 109 em Jacundá; 67 em Nova Ipixuna; 381 em Novo Repartimento e 473 em Tucuruí. Destes, o maior número registrado foi no ano de 2019 (407), seguido dos anos de 2016 (352), 2018 (350) e 2017 (337). Dos casos notificados, a maioria foi ocasionado por serpentes (82,5%), seguido por escorpiões (7,5%) e aranhas (5,5%). Observou-se que, entre os acidentados, prevaleceram indivíduos do sexo masculino (77%), entre 20 a 39 anos (37,5%), com ensino fundamental incompleto (59%).Conclusão: A Região de Integração do Lago de Tucuruí, apesar da oscilação entre os anos de 2016 e 2017, registrou um perfil de crescente incidência em acidentes por animais peçonhentos. Os dados constataram a necessidade de implementar ações de vigilância epidemiológica em cada município para a diminuição e controle destes agravos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Santos, Amanda Corrêa dos, and Michelle Helena Nervo. "A MÚSICA EM SALA DE AULA: A UTILIZAÇÃO DOS SONS COMO IMPULSO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM." In II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1272.

Full text
Abstract:
Introdução: O processo de aprender é um ponto de individualidade para cada aluno. Ou seja, a cada indivíduo, cabe cuidadosamente suas necessidades particulares para o sucesso na construção do ensino-aprendizagem. Nesse sentido, a música pode ser um instrumento de fácil acesso para apoiar o objetivo da escolarização em todos os seus níveis. Promovendo a integração social entre crianças, a psicopedagogia musical pode e deve ser aplicada nas salas de aula e, ainda, como método terapêutico para suprir lacunas de desenvolvimento cognitivo e comportamental dos alunos. Objetivos: O objetivo do estudo é caracterizar o uso dos sons como método docente para aperfeiçoamento da produtividade escolar. Materiais e métodos: O levantamento de dados foi realizado através de revisão bibliográfica de 1998 até 2021. A coleta das informações se deu em busca de artigos científicos disponíveis em plataformas on-line e impressos, bem como a utilização da literatura disponível em bibliotecas. Resultados: Caracterizamos a transmissão sonora como uma importante ferramenta no mundo pedagógico. Sendo assim, a psicopedagogia musical é utilizada para promover um aperfeiçoamento das capacitações desenvolvidas em diferentes anos, desde a alfabetização até a vida acadêmica de graduação. A prática pode ser aplicada de formas diferentes, correspondendo às necessidades específicas de cada turma ou aluno. Tendo finalidade de capacitar os mesmos a usarem melhor as diferentes áreas do cérebro, bem como, promover a socialização entre grupos, preparando alunos de comportamento mais isolados ao entrosamento com o meio social. Conclusão: Tendo de forma tão acessível esse recurso, é excepcional a promoção e capacitação de professores para o uso da metodologia. Cada vez mais, somos capazes de explorar as disfunções mentais do ser humano. Assim, principalmente para as crianças, temos o dever de proporcionar as melhores condições ambientais e neurológicas para que possam desempenhar o seu desenvolvimento cognitivo, social e psíquico da melhor forma possível.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Farias, Elizziane, and José Dos Santos. "Georreferenciamento de dados biológicos legados do INPA." In IX Brazilian e-Science Workshop. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2015. http://dx.doi.org/10.5753/bresci.2015.7212.

Full text
Abstract:
Coleções biológicas são fontes primárias de conhecimento sobre a biodiversidade. No Brasil, tais informações vêm sendo historicamente coletadas e mantidas pelas instituições de pesquisa de maneira tradicional. Registrar informações geográficas associadas aos dados é essencial para o trabalho de curadoria para posterior compartilhamento. Para os dados legados, precisam-se de soluções de alinhamento com o novo momento tecnológico do mundo geoespacial. Este trabalho, em desenvolvimento, apresenta uma proposta de arquitetura de um sistema para auxiliar o processo de georreferenciamento de dados legados de coleções biológicas do INPA através de uma infraestrutura de um gazetteer em ambiente Web.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Euler Angelo de Menezes Junior and Fabrício Martins Lopes. "Integração de Dados da Arabidopsis thaliana." In XX Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR. Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, 2015. http://dx.doi.org/10.20906/cps/sicite2015-0484.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Santos, Júlio Cesar dos, and Max Lira Veras Xavier de Andrade. "CIM como integração de dados municipais." In SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO. Antac, 2021. http://dx.doi.org/10.46421/sbtic.v3i00.620.

Full text
Abstract:
As Tecnologias da Informação e Comunicação vem se tornando um meio de auxiliar na promoção de um planejamento urbano mais efetivo. Nesse contexto, a modelagem da informações da cidade emerge como uma forma eficiente de planejamento urbano. Este trabalho explora o conceito de City Information Modeling – Data Layer (CIM-DL) como proposta para o delineamento de um sistema de auxílio ao processo decisório de planejamento urbano. Esse trabalho apresenta os resultados preliminares de uma pesquisa de mestrado que faz uso do Design Science Research para propor um modelo de CIM-DL. Os resultados parciais apontam para a necessidade da concepção de um protocolo estruturado para gestão da informação das cidades, que sirva como guia para a criação de um sistema integrador de dados a ser usado para auxiliar o processo decisório do planejamento e gestão dos municípios brasileiros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ronald, Arthur, Rebecca Salles, Kele Belloze, Dayse Pastore, and Eduardo Ogasawara. "Modelo Autorregressivo de Integração Adaptativa." In XXXIV Simpósio Brasileiro de Banco de Dados. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/sbbd.2019.8819.

Full text
Abstract:
Diversas técnicas de preprocessamento combinadas a modelos de series temporais vêm sendo utilizadas para previsão de séries temporais nãoestacionárias. O estudo das propriedades matemáticas e estatísticas dos dados e das técnicas de preprocessamento pode auxiliar no ajustamento de modelos de aprendizado de máquina. Tal estudo, entretanto, muitas vezes não é facilmente obtido. Modelos lineares, por sua vez, possibilitam a interpretação de tais propriedades. Este artigo introduz e analisa, por meio de prova de conceito, um novo modelo linear aplicado a séries estacionárias construídas com base em normalização adaptativa. O modelo viabiliza o uso de modelos autorregressivos em cenários de janelas deslizantes que preservam as propriedades da série original, e permitem acompanhar a sua inércia. O modelo foi capaz de apresentar desempenho de previsão superior a outros modelos lineares consolidados na literatura, principalmente em horizontes de curto-prazo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Menegotto, José. "Integração de dados urbanos utilizando tecnologia BIM." In 14ª Conferência Internacional da LARES. Latin American Real Estate Society, 2014. http://dx.doi.org/10.15396/lares_2014_931-1162-1-rv.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Integração de Dados Biológicos"

1

Girolamo Neto, Cesare, Rodolfo Jaffe, Rosane Cavalcante, and Samia Nunes. Comparacao de modelos para predicao do desmatamento na Amazonia brasileira. ITV, 2021. http://dx.doi.org/10.29223/prod.tec.itv.ds.2021.25.girolamoneto.

Full text
Abstract:
O presente relatório contém resultados parciais do projeto “Definição de áreas prioritárias para recuperação florestal”, referentes a atividade “Uso e comparação da acurácia de diferentes modelos preditivos de desmatamento na Amazônia”. O objetivo deste estudo foi a implementação de modelos preditivos de desmatamento na Amazônia brasileira com base nas técnicas de Random Forest (RF), Spatial Random Forest (SpRF) e Integrated Nested Laplace Approximations (INLA) e comparação dos erros obtidos com cada modelo. Uma base de dados geográficos foi gerada por meio da integração de dados de diversas instituições brasileiras, como IBGE, MMA e INPE, utilizando células de 25 x 25 km e uma janela temporal de um ano. Os principais drivers de desmatamento identificados estão relacionados à fragmentação florestal e à expansão de áreas de pastagem na Amazônia, corroborando com outros trabalhos encontrados em literatura. A modelagem obteve melhores resultados com o uso dos modelos RF e SpRF em relação aos modelos do tipo INLA, com menores valores de erro médio quadrático obtido em conjuntos de dados de treinamento e validação dos algoritmos. A previsão de desmatamento para o ano de 2020 foi de 31 mil km2 , dados que apresentam uma superestimava devido ao método utilizado para o cálculo do desmatamento. Entre as ações identificadas que podem ser adotadas em trabalhos futuros para melhorar a previsão do desmatamento, cita-se o uso da abordagem CLUE e a melhoria de algumas bases de dados utilizada, a exemplo da malha viária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!