To see the other types of publications on this topic, follow the link: Interesses profissionais.

Journal articles on the topic 'Interesses profissionais'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Interesses profissionais.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Rea, Marina Ferreira, and Tereza Setsuko Toma. "Proteção do leite materno e ética." Revista de Saúde Pública 34, no. 4 (August 2000): 388–95. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102000000400012.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: A Organização Mundial da Saúde, em 1981, recomendou aos países a adoção do "Código Internacional de Marketing dos Substitutos do Leite Materno" e o Brasil o traduziu em normas desde 1988. Objetivou-se verificar o cumprimento dessa norma entre empresas que devem obedecê-la, especialmente quanto aos profissionais de saúde. MÉTODOS: Realizou-se pesquisa exploratória com amostragem intencional em 30 cidades brasileiras, entrevistando 95 profissionais de saúde. Descrevem-se os resultados referentes à relação profissional de saúde-companhias comercializadoras de leites infantis. RESULTADOS: Foram identificadas práticas promocionais dos produtores de substitutos de leite materno, especialmente com pediatras, que evidenciam conflitos de interesses: o apoio financeiro recebido beneficia o profissional, que passa a ter seu nome ligado aos que apóiam direta ou indiretamente a indústria. DISCUSSÃO: Existe conflito de interesses sempre que um interesse secundário faz com que a atitude profissional se modifique (por exemplo, na metodologia de uma pesquisa, na análise ou na publicação dos resultados), em favor daquele interesse e em detrimento da atitude científica. Tanto o código citado como a Norma Brasileira sobre a Comercialização de Alimentos para Lactentes parecem não ser suficientes para indicar os limites éticos da relação profissional-indústria. Proteger a prática de amamentar dos interesses comerciais passa por políticas públicas que contemplem essas questões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Vieira Pereira, José António, and Renato Gil Gomes Carvalho. "Ensino profissional." Psychologica 64, no. 1 (September 6, 2021): 49–67. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8606_64-1_3.

Full text
Abstract:
O estudo das dimensões associadas às escolhas vocacionais dos estudantes na transição para o ensino secundário tem gerado interesse nas áreas da psicologia e da educação. No presente estudo comparamos estudantes de cursos profissionais com estudantes de cursos científico-humanísticos num conjunto de dimensões, nomeadamente o estatuto socioeconómico (ESE), o desempenho escolar prévio, o autoconceito de competência e os interesses profissionais. A amostra foi constituída por 150 estudantes portugueses, com idades entre os 17 e os 28 anos (M = 19.21; DP = 2.55). Os instrumentos utilizados foram um questionário sociodemográfico, a Escala de Autoconceito de Competência e o Self Directed Search. A comparação entre os estudantes do ensino profissional e os dos cursos científico-humanísticos revelou diferenças moderadas entre estes, com os primeiros, em média, a estarem integrados em agregados familiares de ESE mais baixo, a terem mais indicadores de insucesso escolar prévio e resultados médios mais elevados na dimensão resolução de problemas do autoconceito de competência. Os estudantes do ensino profissional revelaram ainda mais interesses profissionais nas dimensões realista, empreendedor e convencional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Noronha, Ana Paula Porto, and Rodolfo Augusto Matteo Ambiel. "Relações entre desempenho escolar e interesses profissionais de estudantes do ensino médio Desempenho escolar e interesses profissionais." Psychologica, no. 50 (January 1, 2009): 277–94. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8606_50_14.

Full text
Abstract:
Esse artigo buscou estudar as relações entre interesses profissionais e notas de estudantes do ensino médio de uma escola particular do estado de Minas Gerais e as diferenças de médias entre gêneros. Para tanto, 245 estudantes (24,1% da primeira série, 40,8% da segunda, e 35,1% da terceira) participaram da pesquisa, com idade média de 16,3 anos (DP=0,9), sendo que 60,8% eram mulheres. Foram utilizadas a Escala de Aconselhamento Profissional (EAP) e as notas das avaliações dos dois primeiros bimestres letivos de 2005. Os resultados indicaram correlações significativas coerentes, com relações positivas entre disciplinas e áreas de interesse afins, e correlações negativas entre áreas com poucas relações de conteúdo. Observou-se um melhor desempenho escolar das mulheres e uma tendência de preferência por atividades típicas de cada gênero. Implicações práticas dos achados e propostas de novos estudos no sentido de clarificar tais relações são indicadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Nunes, Maiana Farias Oliveira, and Ana Paula Porto Noronha. "Auto-eficácia para atividades ocupacionais e interesses profissionais em estudantes do ensino médio." Psicologia: Ciência e Profissão 29, no. 1 (2009): 102–15. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-98932009000100009.

Full text
Abstract:
A auto-eficácia para as atividades ocupacionais e os interesses profissionais descrevem, respectivamente, atividades que os jovens possuem confiança de que podem desempenhar e ações que gostariam de executar. Os objetivos deste artigo foram analisar diferenças de média na auto-eficácia e suas fontes e nos interesses em função das variáveis gênero, tipo de escola e série escolar. Participaram 333 alunos do ensino médio, com média de idade de 15,9 anos, sendo 182 mulheres, que responderam a EAAOc e o SDS, que avaliam auto-eficácia e interesses. A auto-eficácia, classificada de acordo com os tipos de Holland, apresentou padrão IRSAEC, e os interesses, ESIACR. Houve diferenças significativas em função do gênero para os interesses, a auto-eficácia e suas fontes. Não houve diferenças significativas para a auto-eficácia pela série escolar ou tipo de escola. Algumas fontes de auto-eficácia apresentaram diferenças pelo tipo de escola e série escolar, tendo o mesmo ocorrido com alguns perfis de interesse.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Leal, Mara de Souza, and Lucy Leal Melo-Silva. "Avaliação de interesses profissionais e gênero em adolescentes." Psicologia Argumento 38, no. 100 (June 4, 2020): 247. http://dx.doi.org/10.7213/psicolargum.38.100.ao03.

Full text
Abstract:
Este estudo verificou diferenças de gênero nos interesses profissionais de adolescentes do ensino médio brasileiro, por meio do instrumento Avaliação dos Interesses Profissionais (AIP). Participaram 241 adolescentes entre 16 e 20 anos, do terceiro ano de escolas públicas, sendo 145 do ensino médio regular e 96 do ensino médio técnico. A comparação entre os sexos por meio do teste t de Student relevou que os interesses femininos se concentram nos campos de atividades: Manual/Artístico, Comportamental/Educacional e Biológico/Saúde, enquanto os masculinos se concentram no Físico/Matemático, Cálculos/Finanças, Organizacional/Administrativo e Simbólico/Linguístico. Os resultados corroboram a literatura, discute-se a importância do gênero nas questões de carreira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Noronha, Ana Paula Porto, Denise da Fonseca Martins, Marina Gasparoto do Amaral Gurgel, and Rodolfo Augusto Matteo Ambiel. "Estudo correlacional entre interesses profissionais e vivências acadêmicas no ensino superior." Psicologia Escolar e Educacional 13, no. 1 (June 2009): 143–54. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-85572009000100016.

Full text
Abstract:
O construto interesse profissional é um dos avaliados quando da realização de processos de Orientação Profissional, embora ainda existam lacunas em sua definição e poucas pesquisas sobre o construto com estudantes universitários e sobre sua relação com sucesso acadêmico. O presente estudo teve como objetivo analisar as relações entre interesses profissionais e vivências acadêmicas de estudantes universitários nos primeiros e últimos semestres de dois cursos (Administração e Direito). Participaram 159 estudantes universitários, com idade entre 17 e 51 anos. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Aconselhamento Profissional (EAP) e o Questionário de Vivências Acadêmicas - reduzido (QVA-r). Os resultados apontaram diferença de média significativa entre os cursos, nos dois instrumentos, sendo que apenas o QVA-r se diferenciou com relação aos semestres. Correlações positivas e significativas entre a preferência por atividades burocráticas e das ciências humanas e sociais com as vivências nos âmbitos da carreira e do estudo foram encontradas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Noronha, Ana Paula Porto, Fernanda Andrade de Freitas, and Fernanda Ottati. "Análise de instrumentos de avaliação de interesses profissionais." Psicologia: Teoria e Pesquisa 19, no. 3 (December 2003): 287–91. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-37722003000300011.

Full text
Abstract:
O presente trabalho analisou estudos desenvolvidos no processo de padronização e de validação de instrumentos de avaliação de interesses utilizados em processos de orientação profissional. Foram consultados oito instrumentos, avaliando-se os seguintes aspectos: autor, editor, ano de publicação, padronização, validade e precisão. As informações analisadas foram obtidas dos respectivos manuais dos testes. Os resultados indicaram a ausência de informações sobre o autor e data de publicação do manual, além de ausência de informações pertinentes aos estudos de padronização, validade e precisão. Sugere-se que estudos desta natureza sejam realizados com outros instrumentos, utilizando-se outros critérios de análise.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Noronha, Ana Paula Porto, and Rodolfo Augusto Matteo Ambiel. "Orientação profissional e vocacional: análise da produção científica." Psico-USF 11, no. 1 (June 2006): 75–84. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-82712006000100009.

Full text
Abstract:
O presente estudo objetivou analisar a produção científica brasileira da área de orientação profissional no período compreendido entre a década de 50 até o ano de 2005. Para tanto, procedeu-se à busca bibliográfica nas bases de dados eletrônicas BVS e IndexPsi em fevereiro de 2006, utilizando-se as palavras-chave Orientação Profissional, Orientação Vocacional, Interesses Profissionais, Escolha Profissional e Testes de Interesse para busca. Dessa busca, foram extraídos resumos e referências, daqueles que os possuíam. Os resultados revelaram que houve um aumento da produção a partir da década de 90 e que os trabalhos tratavam mais de revisões teóricas e de verificação da qualidade dos instrumentos de avaliação. Dentre as estratégias de avaliação mais utilizadas encontravam-se as técnicas não padronizadas e os instrumentos de interesse.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lamas, Karen Cristina Alves, and Ana Paula Porto Noronha. "Estabilidade temporal dos escores de interesses profissionais: estudo longitudinal." Revista Avaliação Psicológica 17, no. 2 (April 15, 2018): 233–42. http://dx.doi.org/10.15689/ap.2018.1702.14410.09.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Godoy, Silvia, Ana Paula Porto Noronha, Rodolfo Augusto Matteo Ambiel, and Maiana Farias Oliveira Nunes. "Instrumentos de inteligência e interesses em orientação profissional." Estudos de Psicologia (Natal) 13, no. 1 (April 2008): 75–81. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-294x2008000100009.

Full text
Abstract:
O uso de instrumentos psicometricamente ajustados ao contexto em que serão utilizados é fundamental para a confiabilidade de processos de avaliação psicológica. Em situações de orientação profissional, tal preceito tem igual importância, uma vez que a análise de diferentes construtos deve levar o sujeito a melhor se conhecer, proporcionando uma escolha adequada da profissão. O objetivo desse estudo foi correlacionar diferentes instrumentos de avaliação de interesses profissionais e inteligência, aplicados a 312 participantes de um programa de orientação profissional, com média de idade de 16,13 anos (DP = 2,07). Os resultados mostraram algumas correlações significativas entre BPR-5 e LIP, por um lado, e entre o INV e Angelini de outro. Novos estudos com amostras maiores e mais heterogêneas geograficamente são sugeridos, a fim de se obter mais evidências de validade, principalmente para os instrumentos ainda não aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Murgo, Camélia Santina, Leonardo de Oliveira Barros, and Bárbara Cristina Soares Sena. "Associações entre Estilos Parentais, Interesses e Indecisão Profissional em Estudantes do Ensino Médio." Psico-USF 23, no. 4 (December 2018): 693–703. http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712018230409.

Full text
Abstract:
Resumo Este estudo objetivou verificar as relações entre estilos parentais, interesses profissionais e indecisão de adolescentes. Participaram desta pesquisa 472 estudantes de ensino médio de escolas públicas do interior de São Paulo, sendo 66% do sexo feminino e com idade média de 16,55 anos. Foram aplicados o Questionário de Busca Autodirigida (SDS), a Escala de Responsividade e Exigência (ERE) e o Inventário de Levantamento das Dificuldades de Decisão Profissional (IDDP). Os resultados indicaram que quanto menor a dificuldade de decisão em função do prestígio profissional e sucesso financeiro, maiores os interesses empreendedores e que, quanto maior esse tipo de dificuldade, maior a percepção de mães como exigentes e pais como responsivos e exigentes. Verificou-se que adolescentes com maiores interesses realistas e empreendedores tendem a perceber a figura paterna com maior responsividade. Sugerem-se investigações que ampliem a compreensão dos achados e novas discussões sobre o tema na área da Orientação Profissional e de Carreira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Noronha, Ana Paula Porto, and Camélia Santina Murgo Mansão. "Interesses profissionais e afetos positivos e negativos: estudo exploratório com estudantes de ensino médio." Psico-USF 17, no. 2 (August 2012): 323–31. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-82712012000200016.

Full text
Abstract:
A Orientação Profissional enquanto área de intervenção e pesquisa tem buscado a compreensão de variáveis que interferem na tomada de decisão e no desenvolvimento de carreira. Trata-se de um estudo exploratório entre interesses profissionais e afetos positivos e negativos. Participaram 529 estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares com idades entre 14 a 27 anos (M=16; DP=1,48). No que se refere ao sexo, 223 (42,2%) eram homens e 306 (57,8%), mulheres. Os instrumentos aplicados foram a EAZ - Escala de Afetos de Zanon e a EAP - Escala de Aconselhamento Profissional. Os participantes apresentaram maiores médias para afetos positivos, o que indica julgamento mais positivo da vida, de modo geral. A comparação entre os instrumentos revelou alguns coeficientes positivos e significativos, mas de baixa magnitude. Sugere-se que novos estudos sejam realizados com os construtos da Psicologia Positiva na orientação profissional e desenvolvimento de carreira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Garcia, Sandro Ruduit. "PROFISSIONAIS CRIATIVOS EM CIÊNCIAS E ARTES NA CIDADE DE PORTO ALEGRE." Sociologia & Antropologia 5, no. 3 (December 2015): 857–82. http://dx.doi.org/10.1590/2238-38752015v539.

Full text
Abstract:
Resumo O artigo discute as relações entre criatividade e mercado, no contexto da chamada economia criativa. O argumento é o de que as atividades de criação dos agentes dependem de uma complexa combinação entre diferentes interesses e interações sociais, exprimindo-se sempre de forma contextual. Os profissionais criativos em ciências e artes tenderiam a se interessar não apenas pela busca de bem-estar material, mas também pelo reconhecimento pessoal e pelo sentido ético do que fazem, construindo trajetórias e arranjos de interações diversificadas que lhes permitem acessar recursos relevantes. A discussão é conduzida com base na experiência de profissionais das ciências e das artes que, atuando em universidades e em pequenos empreendimentos na cidade de Porto Alegre, estão ligados a setores da nova economia baseada no conhecimento e na criatividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Kanikadan, Paula Yuri Sugishita, and Maria Cristina da Costa Marques. "Uma trajetória dos profissionais de saúde ingleses, 1815-1858." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 20, no. 1 (March 2013): 29–47. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702013000100003.

Full text
Abstract:
Relata a regulamentação das profissões de saúde na Inglaterra, de 1815 a 1858, momento em que também acontecia a reforma sanitária, decorrente das epidemias do período, e no qual os profissionais se dedicaram ao auxílio aos doentes. Na falta de clareza sobre as atribuições técnicas de cada profissional, o campo de práticas não regulamentadas ficou condicionado a dois papéis: fornecimento de conselhos médicos e/ou manuseio de fórmulas. Três importantes medidas modificaram o campo das práticas em medicina e em farmácia: o Ato dos Apotecários, de 1815, o Ato Farmacêutico, de 1852, e o Ato Médico, de 1858. Constatou-se a mistura de interesses do Estado, dos profissionais e da sociedade inglesa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Pelosi, Miryam Bonadiu, and Leila Regina d'Oliveira de Paula Nunes. "Formação em serviço de profissionais da saúde na área de tecnologia assistiva: o papel do terapeuta ocupacional." Journal of Human Growth and Development 19, no. 3 (December 1, 2009): 435. http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.19931.

Full text
Abstract:
o objetivo é planejar, implementar e avaliar os efeitos de um curso de formação de 40 horas destinado a profissionais da Saúde na área de Tecnologia Assistiva. Participaram do estudo 28 terapeutas ocupacionais e nove fonoaudiólogos e o modelo utilizado foi a pesquisa-ação. No estudo, desenvolvido no município do Rio de Janeiro, os profissionais responderam a questionários e os procedimentos incluíram apresentação de vídeos, atividades simuladas e dinâmicas de grupo relacionadas à Tecnologia Assistiva. Os resultados mostraram que o modelo de cursos pontuais, mesmo quando consideram as necessidades e interesses dos profissionais em formação, não são suficientes para modificar a ação desses profissionais em seus campos de trabalho. Os dados apontaram para a necessidade de continuidade do processo de formação e para a relevância da interlocução com pares mais experientes, para que o profissional possa mudar sua atitude frente ao uso da Tecnologia Assistiva como instrumento de trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

OTTATI, Fernanda, and Ana Paula Porto NORONHA. "Escala de Aconselhamento Profissional e Teste de Fotos de Profissões: evidências de validade." Estudos de Psicologia (Campinas) 33, no. 4 (December 2016): 655–65. http://dx.doi.org/10.1590/1982-02752016000400009.

Full text
Abstract:
Resumo A avaliação dos interesses profissionais tem lugar de destaque nos processos de Orientação Profissional, embora não haja tantos instrumentos de avaliação no Brasil. Diante dessa realidade, o presente estudo teve como objetivo a busca de evidências de validade para a Escala de Aconselhamento Profissional por meio da comparação com outro instrumento, o Teste de Fotos de Profissões, que avalia inclinações profissionais. Participaram do estudo 196 estudantes do 5º e 7º semestres dos cursos de Pedagogia, Odontologia e Ciência da Computação de uma universidade particular, com idades entre 19 e 49 anos (Média = 24,24; Desvio-Padrão = 4,89), sendo 62,8% do sexo feminino. Os instrumentos foram aplicados coletivamente nas salas de aula da instituição. Os resultados mostraram correlações significativas entre todas as dimensões da Escala de Aconselhamento Profissional e os fatores do Teste de Fotos de Profissões, revelando evidências de validade de construto convergente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Silva, Mabel De Figueiredo Rocha, Josefa Aparecida Alves Ribeiro, Gigliana Maria Sobral Cavalcante, Samara Cirilo Feitosa Germano, and Suyene De Oliveira Paredes. "Perfil sociodemográfico e interesses profissionais de graduandos de Odontologia do Centro Universitário de Patos." Revista da ABENO 19, no. 4 (December 27, 2019): 34–45. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i4.755.

Full text
Abstract:
Este estudo objetivou avaliar o perfil sociodemográfico dos graduandos em Odontologia do Centro Universitário de Patos (UNIFIP), bem como conhecer seus interesses e expectativas em relação à formação e exercício profissional. Participaram desta pesquisa os 414 estudantes matriculados no curso, no segundo semestre letivo de 2017. Empregou-se um questionário contendo questões objetivas e subjetivas e foram utilizados testes estatísticos para associar as variáveis sociodemográficas com os turnos de estudo. A maioria dos graduandos era do sexo feminino (68,1%), na faixa etária de até 29 anos (93%) e solteiros (84,1%). A principal razão diante da escolha do curso foi vocação (47,8%). As áreas de atuação de maiores interesses foram cirurgia e traumatologia (28,8%), seguida pela ortodontia (19,8%). A análise comparativa demonstrou que no turno noturno havia predominância de graduandos do sexo masculino (p=0,041), com idade igual ou superior a 30 anos (p=0,001), casados ou divorciados (p0,003), que residiam com cônjuges e/ou filhos (p0,001), que possuíam renda e contribuíam para o sustento de suas famílias (p0,001), trabalhavam mais de 20 horas semanais (p0,001), cursaram todo o ensino médio em escola pública (p=0,001) e residiam em outros municípios (p0,001). A curto prazo, 70% dos pesquisados pretendiam iniciar curso de pós-graduação e atuar na Estratégia Saúde da Família (ESF) (44%). A médio e longo prazo 68,6% pretendia atuar em clínica privada, com menor interesse em atuar na ESF (19,3%). Em conclusão, existem diferenças significativas no perfil dos estudantes do Curso de Odontologia diurno e noturno do Centro Universitário de Patos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Porto Noronha, Ana Paula, Camélia Santina Murgo Mansão, and Maiana Farias Oliveira Nunes. "Interesses Profissionais e Personalidade: análise correlacional a partir do ATPH e BFP." Actualidades en Psicología 26, no. 113 (October 3, 2012): 73. http://dx.doi.org/10.15517/ap.v26i113.2167.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Lamas, Karen Cristina A. "Conceito e relevância dos interesses profissionais no desenvolvimento de carreira: estudo teórico." Temas em Psicologia 25, no. 2 (2017): 703–17. http://dx.doi.org/10.9788/tp2017.2-16pt.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Selvati Martins, Maria Rosa, Fábio Alexandre Pinheiro, and Ada Magaly. "IDENTIDADE DOCENTE PARA O ENSINO SUPERIOR." Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica 5, no. 01 (September 24, 2019): 75–86. http://dx.doi.org/10.36524/dect.v5i01.89.

Full text
Abstract:
Os profissionais docentes do Ensino Superior relacionam-se de maneira direta com o desenvolvimento técnico e científico das sociedades. Partindo desse parâmetro, no presente artigo, analisa-se a importância da prática metodológica e do desenvolvimento da identidade do profissional professor. Em uma realidade cuja atividade caracteriza-se pela diversidade de relações e interesses, justifica-se a importância de se racionalizar o processo formativo docente, no intuito de que suas responsabilidades e expectativas sejam ressignificadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Barreto, Alvaro Augusto de Borba. "Representação das associações profissionais no Brasil: o debate dos anos 1930." Revista de Sociologia e Política, no. 22 (June 2004): 119–33. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-44782004000100010.

Full text
Abstract:
O artigo aborda o debate intelectual surgido no Brasil, na década de 1930, em torno da "representação das associações profissionais", com o objetivo de analisar as proposições conceituais e os modelos organizacionais, apresentados pelos diferentes atores envolvidos na discussão. Assim, busca mostrar como o modelo efetivamente adotado significou o resultado de um conflito, desenvolvido entre um leque de alternativas, grupos e interesses rivais. Ele estrutura-se em três partes: a primeira apresenta o panorama geral do debate; a segunda discute a principal divisão entre os adeptos da representação das entidades e aponta para a sutileza de seus posicionamentos; na terceira seção, o enfoque passa às várias divisões apresentadas pela posição favorável à representação com poderes deliberativos a serem exercidos no Parlamento. Mais do que diferenças de menor importância ou de fácil composição, elas marcam significativas distinções entre interesses sociais e objetivos políticos, na conjuntura político-ideológica posterior à Revolução de 1930.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Gonçalves Pereira de Paula, Luciana. "Reflexões sobre o componente ideopolítico do trabalho profissional do assistente social." Serviço Social em Revista 20, no. 2 (April 9, 2018): 5. http://dx.doi.org/10.5433/1679-4842.2018v20n2p5.

Full text
Abstract:
O presente artigo apresenta reflexões acerca do componente ideopolítico do Serviço Social – considerando-o inerente ao trabalho profissional do/a assistente social. Destaca, sob a forma de eixos analíticos, algumas considerações que agrupam certos equívocos frequentes em meio a este debate, como: a confusão entre prática profissional e militância política; a consideração de uma prática profissional supostamente apolítica; a identificação do componente ideopolítico enquanto prática profissional crítica; e a percepção deste componente enquanto práxis revolucionária. Posteriormente, aponta algumas questões significativas para uma compreensão mais aprofundada em relação ao componente ideopolítico do Serviço Social: a origem desse componente; o Serviço Social como produto e produtor das relações sociais; os desafios apresentados pela realidade contemporânea à construção de uma intervenção profissional crítica; e as possibilidades para a sintonia com os interesses históricos da classe trabalhadora. Este mergulho reflexivo tem por objetivo subsidiar a construção de intervenções profissionais sustentadas em aportes teórico-metodológicos afinados com o projeto ético-político em hegemonia no Serviço Social, buscando ao atendimento dos reais interesses dos sujeitos com os quais o/a assistente social trabalha.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Luguetti, Carla, João Paulo Dubas, Tathiane Martins, Fabrício Madureira, Cássia Campi, and Tácito Pessoa de Souza Júnior. "Perspectivas dos futuros profissionais da faculdade de educação física de Santos-SP: novas tendências." Conexões 3, no. 1 (November 27, 2007): 58–71. http://dx.doi.org/10.20396/conex.v3i1.8637888.

Full text
Abstract:
O presente estudo teve por objetivo analisar os interesses dos futuros profissionais de Educação Física nas diferentes subáreas que o curso pode oferecer, o conhecimento sobre o campo de atuação possível para cada uma dessas subáreas e os motivos que influenciaram nessa escolha. Participaram do estudo 840 alunos, os quais responderam a um questionário fechado sobre os assuntos mencionados acima. Após realizar os agrupamentos pertinentes aplicou-se à prova estatística de qui-quadrado, para verificar a associação entre respostas e agrupamentos. Apesar das associações estatisticamente significativas entre as opções para campo de atuação e os fatores graduação e gênero, em ambos os casos o interesse voltou-se para a atuação em clubes. Observou-se ainda incoerência entre o curso escolhido e a área de atuação para todos os agrupamentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Machado, Lucília Regina De Souza. "Saberes profissionais nos planos de desenvolvimento de institutos federais de educação." Cadernos de Pesquisa 41, no. 143 (August 2011): 352–75. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-15742011000200003.

Full text
Abstract:
O artigo traz resultados de análises de documentos de instituições de educação profissional e tecnológica com relação ao uso dos saberes profissionais na sua interação com o sistema social. Foram analisados Planos de Desenvolvimento Institucional para o período de 2009 a 2013 de cinco Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, bem como documentos legais e do Ministério da Educação. Desejou-se saber como esses documentos definiram o uso dos saberes profissionais no atendimento de demandas específicas do sistema social. Foram priorizadas, sobretudo, demandas concretas do desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional; de interesses de grupos sociais e instituições; de peculiaridades regionais; de arranjos produtivos, sociais e culturais locais e as decorrentes da necessidade de preservação do meio ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Maior, Nivea Maria Santos Souto, Milca Oliveira Clementino, Rosiane Oliveira da Costa, and Sara Duarte Cordeiro Leal. "DIREITOS HUMANOS E SERVIÇO SOCIAL: DEMANDAS E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS." Temporalis 18, no. 36 (January 3, 2019): 127–38. http://dx.doi.org/10.22422/temporalis.2018v18n36p127-138.

Full text
Abstract:
O presente estudo sintetiza algumas reflexões sobre a relação entre direitos humanos e o serviço social. Nele objetivamos discorrer acerca dos direitos humanos na atualidade, tomando como pontos de análise o contexto de retirada de direitos advindos de um processo de avanço do neoliberalismo. Nessa conjuntura, se situa o trabalho profissional do/a assistente social, em um terreno movido por interesses contraditórios que impõe limites as respostas profissionais. Nesse sentido e tomando como base esses apontamentos introdutórios, desenvolvemos o estudo buscando apresentar, sinteticamente, o atual contexto de violação dos direitos humanos e as inflexões no exercício profissional do/a assistente social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Vannucchi, Marco Aurélio. "O momento forte do corporativismo: Estado Novo e profissionais liberais." Tempo 25, no. 1 (April 2019): 198–218. http://dx.doi.org/10.1590/tem-1980-542x2018v250111.

Full text
Abstract:
Resumo: O Estado que se formou com a vitória da Revolução de 1930 precisou, para sua afirmação, transacionar apoio dos grupos sociais. A negociação com os profissionais liberais envolveu a expansão dos postos públicos, a regulamentação profissional e a representação de interesses de tipo corporativista. Este artigo dedica-se a perscrutar o último ponto. O mecanismo corporativo criou um canal direto e permanente de apresentação de demandas das profissões liberais ao Estado, concretizado nas entidades sindicais e nos conselhos profissionais. Ao mesmo tempo, permitiu ao Estado controlar este grupo social, especialmente a partir da ditadura instaurada em fins de 1937. No entanto, o controle necessitava de contínua atualização pelo regime e enfraqueceu-se quando este entrou em crise, o que deu margem a que parte do aparato corporativo, como a OAB e o Sindicato dos Advogados, fosse tomada por forças oposicionistas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Torres de Oliveira, Antonia Danniele Jeska, Carlos Mendes Tavares, and Hugo Marco Consciência Silvestre. "A classificação dos interesses envolvidos em uma parceria público-privada através dos stakeholders: poder, legitimação e urgência." Revista Controle - Doutrina e Artigos 16, no. 1 (August 20, 2018): 22. http://dx.doi.org/10.32586/rcda.v16i1.418.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta a teoria dos stakeholders aplicada a uma parceria público-privada (PPP). Através da experiência de PPP para o Estádio Governador Plácido Castelo, no estado do Ceará, apresentam-se os principais interesses envolvidos em seu arranjo. Os dados foram obtidos a partir de entrevistas a profissionais como políticos, administradores, advogados, controladores, engenheiros, secretários de estado, usuários dos serviços e locatários, que atuaram em diversas áreas. Pela inferência congruence analysis, foram obtidas matrizes para contar a frequência de falas e aplicá-las ao Diagrama de Venn de Mitchell, Agle e Wood, para assim, através dos stakeholders, classificar os interesses envolvidos durante o empreendimento de uma PPP. Conclui-se que o interesse voltado ao planejamento da questão financeira de uma PPP é definitivo para seu arranjo e consolidação como organização sustentável, de acordo com os stakeholders envolvidos neste estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Ambiel, Rodolfo Augusto Matteo, and Gustavo Henrique Martins. "Interesses Profissionais Expressos e Inventariados de Estudantes de Psicologia: Implicações para a Formação." Psicologia: Ensino & Formação 7, no. 1 (July 31, 2016): 5–17. http://dx.doi.org/10.21826/2179-5800201671517.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Abdalla, Marcela Campos Esqueff, and Selma Rodrigues de Castilho. "ANÁLISE DA PROPAGANDA DE MEDICAMENTOS DIRIGIDA A PROFISSIONAIS DE SAÚDE." Revista de Direito Sanitário 18, no. 1 (August 9, 2017): 101. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9044.v18i1p101-120.

Full text
Abstract:
A propaganda de medicamentos consiste na divulgação do produto pela indústria farmacêutica, com ênfase na marca, visando a promover sua prescrição e/ou aquisição. Essa prática deve cumprir os preceitos legais vigentes determinados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O presente trabalho objetivou analisar peças publicitárias de medicamentos disponibilizadas pela indústria dirigidas aos profissionais de saúde. A captação de peças publicitárias ocorreu em consultórios médicos de diversas especialidades, hospitais públicos e privados e revistas direcionadas a profissionais de saúde. A análise das peças coletadas envolveu a verificação da legibilidade e visualização de informações obrigatórias, bem como o atendimento da legislação sanitária que regulamenta a promoção e publicidade de medicamentos no Brasil – Resolução da Diretoria Colegiada n. 96/2008. Os resultados demonstraram que nenhuma peça cumpre a legislação sanitária na íntegra. A maioria das indústrias emprega estratégias que dificultam o acesso a informações de restrição de uso do medicamento, como contraindicações, por exemplo, constituindo um obstáculo ao uso racional. Também foi observada a presença de indicações outras que não as aprovadas pela agência, bem como indicação de uso para faixas etárias diferentes das especificadas no registro do produto. É evidente a necessidade de um novo modelo fiscalizador e regulador mais rígido, que priorize, acima de todos os interesses particulares, um interesse maior, que é o da sociedade. Esta deve ser protegida da propaganda enganosa e abusiva, sendo conscientizada sobre o uso racional do medicamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Sordi, Mara Regina Lemes De, and Maria Helena Salgado Bagnato. "Subsídios para uma formação profissional crítico-reflexiva na área da saúde: o desafio da virada do século." Revista Latino-Americana de Enfermagem 6, no. 2 (April 1998): 83–88. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-11691998000200012.

Full text
Abstract:
A mudança da lógica da formação dos profissionais de saúde é uma exigência frente aos desafios da nova ordem mundial. O presente estudo busca problematizar as bases do ensino crítico-reflexivo na área e sua contribuição para uma inserção dos profissionais no mercado de trabalho. Esta inserção deve ser regida pela ética da cidadania coletiva e deve estar disposta a enfrentar de forma organizada os interesses do projeto neoliberal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Noronha, Ana Paula Porto, Camélia Santina Murgo Mansão, Marlene Alves da Silva, Patrícia Carla dos Santos Freitas, and Geruza Oliveira Aquino Pereira. "Evidências de validade convergente-discriminante para a avaliação dos tipos profissionais de Holland (ATPH)." Psicologia: Ciência e Profissão 33, no. 1 (2013): 04–15. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-98932013000100002.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo buscar evidências de validade convergente-discriminante para o teste Avaliação dos Tipos Profissionais, de Holland (ATPH), com vistas a verificar as relações com a Escala de Aconselhamento Profissional (EAP). A amostra foi composta por 42 estudantes dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e particulares. A idade variou entre 11 e 26 anos, sendo que participaram 43% de alunos do sexo masculino, 50%, do feminino, e 7% que não informaram o gênero. Os resultados sugeriram correlações significativas entre as dimensões do EAP e as tipologias do ATPH, com magnitudes que variavam de baixas a moderadas. A partir dos dados coletados, concluiu-se que o ATPH pode ajudar na identificação dos interesses de estudantes em processos de orientação profissional e que as evidências de validade foram favoráveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Santos, Lucíola Licinio de C. P. "Formação de professores na cultura do desempenho." Educação & Sociedade 25, no. 89 (December 2004): 1145–57. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302004000400004.

Full text
Abstract:
Busca-se neste artigo demonstrar a importância da análise das repercussões das novas políticas públicas no campo educacional. No que diz respeito ao trabalho docente, constata-se que tais políticas vêm influenciando a criação de novos interesses e valores. Esta é uma decorrência do desenvolvimento da chamada cultura do desempenho. É neste processo, em que a performance se torna o ponto central para a ação do Estado avaliador, que está sendo forjada a subjetividade docente. Dessa forma, na cultura da performatividade vão se configurando novas facetas nas relações entre profissionais do ensino, seu trabalho e sua identidade profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Porto Noronha, Ana Paula, Lariana Paula Pinto, and Luana Luca. "Professional profiles of university students from the biology area and related: the interaction between course and interests." psicología desde el caribe 32, no. 2 (May 1, 2015): 286–98. http://dx.doi.org/10.14482/psdc.32.2.6139.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Gomes, Doris, and Flávia Regina Souza Ramos. "Subjetividade, ética e produtividade em saúde pós-reestruturação produtiva." Ciência & Saúde Coletiva 20, no. 8 (August 2015): 2591–600. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232015208.08382014.

Full text
Abstract:
ResumoO objetivo deste artigo é analisar os problemas éticos gerados pelo padrão moderno-estressor de produtividade pós-transformações da reestruturação produtiva em saúde. Pesquisa qualitativa do tipo exploratório descritivo, em que foram entrevistados 30 profissionais [enfermeiros, médicos e cirurgiões-dentistas] de uma região metropolitana do sul do Brasil, com experiência de trabalho na área pública e privada. Os resultados seguiram a Análise Textual Discursiva. A capitalização é desvelada como importante problema ético na cadeia de novas questões advindas do imperativo produtividade-lucratividade em saúde, pela incorporação acrítica de uma ética restrita aos interesses da empresa ou corporativo-individuais. O problema ético do baixo comprometimento profissional às necessidades do paciente e coletivo social indica a necessidade de construção de uma nova solidariedade engajada para aumento da qualidade no atendimento público. Uma produtividade voltada ao cuidado às necessidades/interesses individuais e sociais em saúde solicita um novo engajamento autogestor e coletivo dos sujeitos, apoiado num esforço institucional e ético-político de grupalidade, cooperação e solidariedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Bruscato, Andrea Cristiane Maraschin, and Nalu Farenzena. "REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ARGENTINA, BRASIL E URUGUAI." Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação 12, no. 21 (July 31, 2018): 78. http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v12e21201878-94.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como tema de interesse a formação dos profissionais de Educação Infantil no Brasil, Argentina e Uruguai. Por meio do campo metodológico da análise comparada, buscou identificar semelhanças e diferenças no marco regulatório das políticas públicas educacionais, verificando as concepções de Educação Infantil e a formação mínima exigida nas leis de educação de cada país. O exercício de comparação tornou-se fundamental para entender nuances nas políticas educacionais, permitindo triangular informações. Considerando os elementos pesquisados, constatou-se que a concepção de Educação Infantil é similar nos três países, assim como a obrigatoriedade de matrícula a partir dos 4 anos. Em contraponto, a formação de professores se diferencia. Por fim, conclui-se que o Estado é o guardião dos interesses públicos e o formulador de políticas frente às demandas da sociedade, buscando equacionar problemas e legitimar decisões em vistas à formação de professores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Moraes, Carmen Sylvia Vidigal, and Sebastião Lopes Neto. "Educação, formação profissional e certificação de conhecimentos: considerações sobre uma política pública de certificação profissional." Educação & Sociedade 26, no. 93 (December 2005): 1435–69. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302005000400019.

Full text
Abstract:
Existem, no Brasil, duas formas de certificação, organizadas de acordo com os distintos propósitos, público-alvo e interesses que as orientam. De um lado, a certificação regulamentada do ensino nos seus diferentes níveis, mas mantendo a dissociação entre certificação e formação profissional na "educação profissional básica"; e, de outro, as medidas alinhadas às demandas do mercado, interessadas no reconhecimento formal de competências adquiridas no exercício de trabalho, com o objetivo de aumentar a competitividade. As reflexões aqui realizadas visam contribuir para a elaboração de uma política pública que integre a formação profissional no sistema nacional de educação e normalize a validação das qualificações profissionais no sistema escolar, promovendo a superação da dicotomia entre educação/certificação escolar e formação/certificação profissional, e possibilitando, aos candidatos à certificação profissional, o reconhecimento social e o aproveitamento de seus conhecimentos para fins de continuidade de estudos e de inserção e progressão profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Sartori, Fernanda Argentini, Ana Paula Porto Noronha, Silvia Godoy, and Rodolfo Augusto Matteo Ambiel. "Interesses profissionais de jovens de ensino médio: estudo correlacional entre a escala de aconselhamento profissional e o self-directed search carrier explorer." Estudos de Psicologia (Campinas) 27, no. 2 (June 2010): 215–25. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-166x2010000200009.

Full text
Abstract:
O estudo de instrumentos de avaliação psicológica no contexto de orientação profissional é de fundamental importância, pois favorece maior confiabilidade e enriquecimento da interpretação dos resultados. A presente pesquisa objetivou explorar as correlações entre as dimensões da Escala de Aconselhamento Profissional e as seções Competências, Carreiras e Habilidades do Self-Directed Search Career Explorer. A Escala de Aconselhamento Profissional é um instrumento que avalia as preferências por atividades profissionais e o Self-Directed Search Career Explorer traça o perfil tipológico dos interesses dos indivíduos. Participaram do estudo 132 estudantes (54,5% mulheres), com idade média de 15,9 anos, que cursavam o ensino médio de escolas particulares do interior paulista. Os resultados apresentaram correlações significativas (p<0,05) entre alguns tipos do Self-Directed Search Career Explorer e dimensões da Escala de Aconselhamento Profissional teoricamente relacionadas, tais como tipo Artístico com a dimensão Artes e Comunicação. Outras pesquisas devem ser desenvolvidas a fim de contribuir com estudos de outros instrumentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Nunes, Maiana Farias Oliveira, and Ana Paula Porto Noronha. "Modelo sócio-cognitivo para a escolha de carreira: o papel da auto-eficácia e de outras variáveis relevantes." ETD - Educação Temática Digital 10 (November 6, 2009): 16. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v10in.esp..933.

Full text
Abstract:
Esse artigo tem o objetivo de apresentar a Teoria Sócio-Cognitiva aplicada ao contexto do desenvolvimento de carreira e ilustrar suas aplicações em pesquisas realizadas em diferentes contextos. O foco do artigo residiu na explanação de variáveis importantes para a realização da escolha profissional, que auxiliam na motivação para a realização deste comportamento. Foram abordados os elementos pessoais, contextuais e de aprendizagem que auxiliam na formação das crenças de auto-eficácia e das expectativas de resultado que, conseqüentemente, influenciam a formação dos interesses profissionais, considerados elementos essenciais na motivação para a escolha de áreas profissionais específicas. Com base na revisão da literatura da área, verificou-se que esse referencial foi replicado em populações de diferentes etnias, de variadas fases do desenvolvimento vocacional, em estudos transversais e longitudinais, com pessoas de ambos os sexos e de níveis sócio-econômicos distintos. Desse modo, destaca-se a utilidade desde modelo para a compreensão da tomada de decisão no âmbito vocacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Finkler, Mirelle, João Carlos Caetano, and Flávia Regina Souza Ramos. "Modelos, mercado e poder: elementos do currículo oculto que se revelam na formação em odontologia." Trabalho, Educação e Saúde 12, no. 2 (August 2014): 343–61. http://dx.doi.org/10.1590/s1981-77462014000200008.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa a dimensão ética da formação profissional de estudantes de odontologia. Empregando-se a abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas com professores e estudantes, observações de atividades acadêmicas e grupos focais com alunos de dois cursos. Por meio das categorias de análise relacionadas ao currículo oculto foi possível perceber os valores mais presentes ou menos no processo de socialização profissional, implicados em conflitos de interesses, em questões de prestígio das áreas e de poder nas dinâmicas das relações interpessoais, bem como nos modelos em que os estudantes se espelham na sua construção identitária. A discussão e a reflexão sobre esses achados permitem avançar na compreensão da complexidade de fatores que compõem o 'currículo real' e que conformam a dimensão ética da formação profissional, tão importante para o desenvolvimento de futuros profissionais-cidadãos eticamente sensíveis e socialmente competentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Sales, Isa Teixeira, Juliana Melo da Silva, Ana Maria Martins Brandão, Liliane Silva Nascimento, and Gustavo Antonio Martins Brandão. "Percepções de estudantes de graduação em Odontologia sobre o Sistema de Saúde Brasileiro." Revista da ABENO 16, no. 2 (July 12, 2016): 69–76. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i2.265.

Full text
Abstract:
A políticas de saúde bucal prévias à implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) eram consideradas excludentes e direcionadas para práticas curativas, onde os indicadores mostravam pouca contribuição na melhoria da saúde bucal. A instituição do SUS possibilitou o direcionamento da saúde pública brasileira para ações preventivas, humanizadas e integradas. O objetivo deste estudo foi analisar o perfil do estudante de Odontologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) conforme os interesses profissionais e a atuação no SUS. Foi utilizada uma abordagem indutiva, com procedimento estatístico-comparativo e técnica de observação direta extensiva por meio de questionário. A partir do universo amostral de 478 alunos matriculados do 1º ao 10º semestre, extraiu-se uma amostra de 240 alunos (nível de confiança de 95%). Constatou-se que para 93,8% dos alunos, a construção do SUS é dependente da união dos usuários, governo e profissionais interessados na oferta de melhores serviços. Os mesmos afirmam que a formação em Odontologia na UFPA é direcionada para o trabalho no SUS e que a formação em ciências humanas é importante para o exercício profissional. As disciplinas abordadas e atividades práticas desenvolvidas foram consideradas insufi-cientes para o exercício profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Furlan, Lucas Viero, Katia Simone da Silva Silveira, and Aline Indaia Dorneles do Amaral. "HUMANIZAÇÃO NA PRÁTICA DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE." Inova Saúde 10, no. 2 (July 21, 2020): 125. http://dx.doi.org/10.18616/inova.v10i2.5590.

Full text
Abstract:
Mudanças nas práticas de cuidado exercidas por profissionais da saúde vêm ocorrendo. Dentre estas, a inserção do humanismo por parte da Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão em Saúde e do Projeto de Humanização no Sistema Único de Saúde. Entende-se que o humanismo seja um conjunto de valores que fundamentam a compreensão dos empreendimentos científicos e tecnológicos, considerando aspectos singulares na atenção aos sujeitos, como os seus interesses e necessidades. Portanto, este trabalho objetiva refletir sobre o processo de humanização e a ética nas práticas de cuidado por parte dos profissionais da saúde no Brasil, assim como, identificar as condutas dos profissionais de saúde perante a humanização na assistência à saúde. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica narrativa da literatura, utilizando teses, livros e artigos científicos sobre o tema, coletados nas bases de dados Periódicos CAPES, Scielo e Pepsic. O estudo resultou em dois eixos: política de humanização em saúde e a prática dos profissionais de saúde diante da humanização. As evidências indicam que o modo como o usuário do serviço é acolhido é significativo para o seu estado de saúde. Além disso, a humanização é de suma importância nas práticas dos profissionais da saúde por questões éticas, sendo necessário refletir sobre o modo de aprimoramento das políticas organizacionais e sociais para que seja possível oferecer um maior suporte ao direito dos usuários à saúde de qualidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Sarti, Flavia Medeiros, and Belmira Oliveira Bueno. "Leituras profissionais docentes e apropriação de saberes acadêmico-educacionais." Cadernos de Pesquisa 37, no. 131 (August 2007): 455–79. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-15742007000200011.

Full text
Abstract:
O artigo focaliza processos relacionados ao movimento atual de "universitarização " da docência, procurando caracterizar modos pelos quais professoras das quatro primeiras séries do ensino fundamental leram e se apropriaram de textos acadêmico-educacionais em um contexto de educação continuada. As análises apresentadas foram elaboradas no âmbito de uma investigação etnográfica, realizada em dois pólos do Programa de Educação Continuada - PEC - Formação Universitária (São Paulo). Observou-se que a atuação de diversos dispositivos em tais contextos, assim como nos textos lidos, favoreceu a instauração de um "novo padrão de leitura " entre as professoras. As posturas e os procedimentos por elas assumidos, por sua vez, sugeriram a existência de uma leitura profissional propriamente docente, caracterizada entre outros aspectos por uma racionalidade prática que possibilitava às professoras subvertera ordem dos discursos presente nos textos. A centralidade dossaberes e interesses práticos das docentes para a configuração de suas leituras de caráter profissional reafirma a importância da cultura pedagógica compartilhada no magistério como fonte de conhecimentos mais pertinentes para o ensino e como eixo da formação docente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Bohomol, Elena, and Juliana de Abreu Tartali. "Eventos adversos em pacientes cirúrgicos: conhecimento dos profissionais de enfermagem." Acta Paulista de Enfermagem 26, no. 4 (2013): 376–81. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-21002013000400012.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Verificar o conhecimento da equipe de enfermagem sobre eventos adversos em pacientes em centro cirúrgico, apontar possíveis causas, identificar de quem é a responsabilidade pelos mesmos e necessidade de notificação Métodos: Pesquisa descritiva realizada por meio de questionário com dez afirmativas sobre causas para a ocorrência de eventos adversos e quatro cenários, conduzida com 31 profissionais de enfermagem do centro cirúrgico de um hospital privado. RESULTADOS: As causas mais freqüentes foram a rotina na programação de procedimentos eletivos e comunicação ineficaz entre a equipe de enfermagem e médica. Todos os cenários foram identificados como eventos adversos e com necessidade de notificação. A segurança do paciente não é vista como responsabilidade de toda a equipe multiprofissional. CONCLUSÃO: A enfermagem deve defender os interesses dos pacientes, conhecer os riscos inerentes ao processo cirúrgico e alertar os integrantes da equipe sobre os possíveis problemas que possam ocorrer.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Ambiel, Rodolfo Augusto Matteo, and Gustavo Henrique Martins. "Estudo psicométrico da Escala de Interesses por Áreas da Psicologia (EIAPsi)." Psico 50, no. 4 (December 31, 2019): 32840. http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2019.4.32840.

Full text
Abstract:
Os estudantes de Psicologia devem realizar escolhas profissionais durante o curso, podendo vivenciar um período angustiante. O objetivo deste artigo foi buscar evidências de validade e precisão para a Escala de Interesses por Áreas da Psicologia (EIAPsi) e verificar as diferenças do sexo e período do curso nas médias dos interesses. Participaram 980 estudantes de Psicologia que responderam a EIAPsi. Os resultados indicaram 11 fatores como melhor estrutura para EIAPsi, os quais apresentaram bons índices de precisão. Notou-se que as mulheres pontuaram mais que os homens nas áreas Saúde e Jurídica, sendo o oposto observado na área Docência e Pesquisa. Os estudantes do fim do curso apresentaram um perfil de interesses mais discriminado que os demais. A partir dos resultados foi possível identificar a viabilidade da utilização da EIAPsi por estudantes de Psicologia no contexto brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Aciole, Giovanni Gurgel. "A Lei do Ato Médico: notas sobre suas influências para a educação médica." Revista Brasileira de Educação Médica 30, no. 1 (April 2006): 47–54. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-55022006000100008.

Full text
Abstract:
Este artigo reconhece a Lei do Ato Médico como produto da disputa das corporações profissionais pela hegemonia e controle do mercado de trabalho: principal, senão única, racionalidade da proposta. Diante da implantação de políticas públicas universalistas e de cidadania, que constituem novas demandas para a educação médica e dos demais profissionais de saúde, inscreve o Projeto de Lei 25/2002 como resposta dos que definem recortes de atuação que subordinam o Estado ao mercado e uma concepção de ser médico comprometida com a lógica dos procedimentos. Propõe, portanto, tratar esta questão como uma questão social, de modo a submeter as práticas profissionais ao crivo dos interesses sociais e das necessidades de saúde e impulsionar a reflexão crítica sobre os rumos que buscamos imprimir à formação médica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Cavalcanti, Fillipe Manoel Santos, and Maria Virgínia Borges Amaral. "Fetichismo da técnica e geração de valor no trabalho do profissional em saúde." Revista Katálysis 23, no. 3 (December 2020): 658–66. http://dx.doi.org/10.1590/1982-02592020v23n3p658.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo analisa o processo de determinação capitalista de produção de mais valor no trabalho do profissional em saúde, em sua articulação constitutiva com o fetiche da técnica. O presente estudo demonstrou que o trabalho dos profissionais em saúde no capitalismo é convertido numa mercadoria, cuja finalidade é a geração de mais valor a partir dos serviços de saúde. Viu-se que o processo de geração de valor do trabalho nesse campo conforma-se aos parâmetros de atendimento das demandas de reprodução do capital e necessita de um centralismo fetichizado sobre o conjunto de técnicas que compõem tal setor. Demonstra-se, assim, com este estudo, que o tecnicismo, materializado no profissional em saúde, contribui com a exploração de mais-valia relativa e de conformação ideológica alinhada aos interesses da classe dominante na sociedade do capital.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Figueiredo, Regina, and José Ricardo CM Ayres. "Intervenção comunitária e redução da vulnerabilidade de mulheres às DST/ Aids em São Paulo, SP." Revista de Saúde Pública 36, no. 4 suppl (August 2002): 96–107. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102002000500014.

Full text
Abstract:
OBJETIVOS: Com o aumento do número de casos notificados de Aids em mulheres, as intervenções comunitárias, que são fundamentais nesse contexto, são poucas e raramente avaliadas. Assim, objetivou-se realizar um estudo-intervenção de base comunitária, buscando desenvolver e avaliar um conjunto de ações de prevenção das DST e da Aids voltadas a atingir a vulnerabilidade da população feminina de baixa renda. MÉTODOS: O estudo foi realizado na favela Monte Azul, na cidade de São Paulo, SP, no período de um ano (1998-1999). Foram desenvolvidas as seguintes ações: treinamento de profissionais de saúde do ambulatório local, disponibilidade de recursos preventivos (camisinha masculina e feminina), realização de grupos educativos, distribuição de materiais educativos e realização de programas na rádio comunitária. Para avaliar a intervenção, foram analisados dados provenientes de quatro diferentes instrumentos de investigação: pré e pós-teste sobre capacitação de profissionais de saúde para o trabalho preventivo, monitoramento de retirada de preservativos, observação participante das atividades comunitárias e registro de depoimentos espontâneos dos profissionais de saúde e população-alvo durante as atividades. RESULTADOS: Entre os achados do estudo, destacam-se o aumento da demanda pela camisinha masculina e o interesse pela camisinha feminina; diferenças relevantes relacionadas a gênero e idade e à adesão às atividades propostas; e bons resultados na sensibilização e capacitação dos profissionais de saúde, embora com limites na manutenção de seu envolvimento com as atividades preventivas. CONCLUSÕES: As estratégias que corresponderam aos códigos, às demandas e aos interesses específicos da cultura local, principalmente em relação a papéis de gênero, tiveram sucesso como ações preventivas. A sobrecarga dos profissionais de saúde do ambulatório local mostrou-se um limite importante para uma ação preventiva sustentada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Silva, Luciana Aboim Machado Gonçalves da, and Lucas Gonçalves da Silva. "A Negociação Coletiva e seu Alcance no Ordenamento Jurídico Brasileiro." Conpedi Law Review 1, no. 5 (June 1, 2016): 57. http://dx.doi.org/10.26668/2448-3931_conpedilawreview/2015.v1i5.3441.

Full text
Abstract:
O sistema de juridificação trabalhista pautado na valorização da negociação coletiva tem sido preconizado no direito pátrio e estrangeiro, uma vez que traduzem diretamente interesses das categorias econômicas e profissionais, ao lado de possibilitar o acesso a peculiaridades da vivência do labor que não cabem ser disciplinadas na dimensão geral e abstrata da lei.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Oliveira, Graciela Silva, Rita Baldini da Costa, and Thayanny Rosalino de Magalhaes. "Jovens cuiabanos, interesses científicos e percepções sobre a teoria evolutiva." Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas 15, no. 34 (December 31, 2019): 116. http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v15i34.6668.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo verificar percepções de alguns estudantes cuiabanos acerca de temas científicos, escolhas profissionais e opiniões sobre temas evolutivos. Participaram desta pesquisa 406 estudantes (55,6% meninos) matriculados no 1º ano do Ensino Médio de escolas públicas de Cuiabá – MT. As coletas de dados aconteceram através da aplicação de questionários, e as análises estatísticas foram realizadas com auxílio do pacote estatístico Software Statistical Package for Social Science (SPSS) 18.0. Os resultados encontrados apontam que há, entre os estudantes cuiabanos, o interesse em aprender Ciências na escola, destacando a motivação por entender sobre biologia humana. Entretanto, a proximidade com a Ciência ganha uma nova reconfiguração quando se trata da teoria evolutiva, já que a maioria dos estudantes não reconhece a validade da explicação científica para a origem humana e desconhece alguns conceitos evolutivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Mendes, Rosilda, Maria Fernanda Petroli Frutuoso, and Carlos Roberto de Castro e. Silva. "Integralidade como processo intersubjetivo de construção de práticas em território de exclusão social." Saúde em Debate 41, no. 114 (September 2017): 707–17. http://dx.doi.org/10.1590/0103-1104201711403.

Full text
Abstract:
RESUMO Para discutir a integralidade como processo intersubjetivo de construção dos diálogos e das negociações produzidas no cotidiano dos profissionais que buscam responder ao sofrimento gerado por condições sociais de exclusão, foi realizado um estudo a partir de entrevistas com profissionais de uma Unidade de Saúde da Família de Cubatão (SP). Os relatos apontaram discursos e ações que valorizam os vínculos intersubjetivos e os afetos, que podem ser transformadores se articulados com a dimensão política. Manifestam-se desejos e interesses de sujeitos e instituições e revelam-se esforços empreendidos, apesar da precariedade no estabelecimento de políticas públicas em territórios marcados pela exclusão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography