Academic literature on the topic 'Intertextualidade explícita'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Intertextualidade explícita.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Intertextualidade explícita"

1

Silva, Jéssica Greice Cunha da, and Veronice Camargo da Silva. "INTERTEXTUALIDADE EXPLÍCITA COMO RECURSO ARGUMENTATIVO EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS." Atos de Pesquisa em Educação 16 (August 30, 2021): 8887. http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354202116e8887.

Full text
Abstract:
Este trabalho visa apresentar resultados de uma prática docente envolvendo produções textuais de alunos de uma turma do 1º ano do Ensino Médio, baseadas no uso da intertextualidade explícita como recurso para argumentação. Objetivou-se, com isso, promover um espaço para o letramento argumentativo de discentes desse segmento de ensino. Como metodologia, utilizou-se um estudo de caso com elementos da etnografia. O artigo dialoga com teorias de intertextualidade (BARTHES, 1974), de intertextualidade como argumento de autoridade (MAINGUENEAU, 1976) e de letramento (LEA ; STREET, 1998, 1999). Os resultados indicam que a intertextualidade explícita pode ser utilizada como recurso na elaboração de textos dissertativo-argumentativos pelos estudantes do 1º ano Ensino Médio, tornando-os sujeitos letrados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Leão, Ângela Vaz. "Drummond e o Unanimismo: um caso de intertextualidade explícita." Revista do Centro de Estudos Portugueses 31, no. 45 (2011): 17. http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.31.45.17-41.

Full text
Abstract:
<p>Partindo de uma abordagem teórica da intertextualidade, procura-se aplicá-la a algumas crônicas de Carlos Drummond de Andrade relacionadas com o unanimismo, movimento efêmero que surgiu na França, no início do século XX.</p> <p>En partant d’une approche théorique de l’intertextualité, on cherche à l’appliquer à quelques chroniques de Carlos Drummond de Andrade en rapport avec l’unanimisme, mouvement éphemère paru en France au début du XXème siècle.</p><p> </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Balbino, Maria Cristian da Rocha Lopes, and Sanadia Gama dos Santos. "A Intertextualidade em anúncios publicitários: analisando as formas explícita e implícita." Diversitas Journal 4, no. 1 (2019): 232. http://dx.doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i1.699.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Teixeira, Thiago Plaça. "Sinos de Nepomuceno: intertextualidade em Cloches de Noël." OPUS 23, no. 3 (2017): 109. http://dx.doi.org/10.20504/opus2017c2306.

Full text
Abstract:
O presente artigo propõe a realização de uma análise musical da peça para piano Cloches de Noël (Sinos de Natal, 1915), do compositor brasileiro Alberto Nepomuceno (1864-1920), procurando encontrar relações intertextuais. A análise demonstra uma aproximação estilística da peça com a obra religiosa de Franz Liszt (1811-1886), principalmente no que concerne a quatro aspectos: (1) a utilização explícita de melodias gregorianas; (2) a harmonização de tais melodias com emprego exclusivo de consonâncias; (3) a referência extramusical e idiomática ao som dos sinos das igrejas e (4) a estrutura formal baseada na intercalação de episódios musicais entre os trechos de transcrição gregoriana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Corbari, Alcione Tereza, and Quézia Cavalheiro M. Ramos. "Verbos dicendi na notícia: pontos de um continuum argumentativo na construção da intertextualidade." Fórum Linguístico 15, no. 1 (2018): 2903–23. http://dx.doi.org/10.5007/1984-8412.2018v15n1p2903.

Full text
Abstract:
Este artigo versa sobre a intertextualidade explícita e tem como objetivo investigar como os verbos dicendi, responsáveis por introduzir o discurso de outrem, contribuem para construir uma linha argumentativa na notícia. Propõe-se uma análise comparativa de duas notícias a partir do paradigma interpretativo-qualitativo. Toma-se como corpus duas notícias que abordam um mesmo acontecimento, publicadas em dois veículos midiáticos. Partindo da base teórica que considera a argumentação como característica inerente ao uso da linguagem, observou-se que os verbos dicendi são empregados num continuum argumentativo, que vai de uma posição menos marcada para uma posição mais marcada argumentativamente, e retratam estratégias que direcionam a interpretação do leitor a respeito dos fatos noticiados e mesmo a respeito do veículo que publica a notícia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

De Araujo, Marcelo. "Intertextualidade, metaficção e autoficção: Fronteiras da narrativa de ficção na literatura do início do século XXI." Viso: Cadernos de estética aplicada 10, no. 18 (2016): 142–61. http://dx.doi.org/10.22409/1981-4062/v18i/223.

Full text
Abstract:
Na literatura da segunda metade do século XX, existem várias obras em que é explícita a alusão e até mesmo a apropriação de personagens e de ideias de outras obras literárias. Narrativas de ficção que têm como tema a própria produção de narrativas de ficção se tornaram também frequentes na literatura contemporânea. Em algumas obras literárias, a linha que perpassa a fronteira entre a figura do autor e a do narrador se tornou bastante fluida. O objetivo deste artigo é examinar como algumas obras literárias bem recentes, produzidas nos últimos dez anos, têm levado a intertextualidade, a metaficção, e a autoficção às últimas consequências. Essas obras, como pretendo mostrar, exploram as fronteiras da literatura com as artes visuais, com o plágio, com relatos autobiográficos, e com o universo de textos publicados sob a forma de postagens nas redes sociais. Em algumas dessas obras, não é sequer evidente se temos diante de nós um “texto”, no sentido tradicional da palavra, ou alguma coisa diferente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Oliveira, Rubenil da Silva. "INTERTEXTUALIDADE NA LITERATURA: DIÁLOGOS ENTRE MACHADO DE ASSIS E WILLIAM SHAKESPEARE." REVISTA DE LETRAS - JUÇARA 5, no. 01 (2021): 385–97. http://dx.doi.org/10.18817/rlj.v5i01.2577.

Full text
Abstract:
Este artigo visa analisar as ocorrências da intertextualidade nas obras que remetem o leitor às peças shakespearianas. Isto porque obras como “Dom Casmurro” (1899) e o conto “A Cartomante” (1884) levam o leitor machadiano a contemplar “Otelo” e “Hamlet”, do autor inglês. Entende-se a intertextualidade como as alusões e citações de textos já escritos em outras épocas, mas que foram utilizados como recurso para a formulação de novos textos, podendo assim ser chamados de intertextos. É também um fator intra-linguístico que pode ser explícito ou implícito, dependendo da escrita e intencionalidade do autor do novo texto, no caso da escrita machadiana, as intertextualidades são evidenciadas logo na primeira leitura. Outro traço é que esse fator de textualidade nas obras do bruxo do Cosme Velho se dá pela semelhança, na qual fica perceptível que ele concorda e, é leitor contumaz do texto shakespeariano e dele se apropria para desenvolver melhor a sua escrita. A escrita machadiana tem como um dos aspectos centrais a intertextualidade, sendo que esta se configura na retomada do tema do envenenamento em “Dom Casmurro”, na qual Bentinho pensa em envenenar-se e depois em envenenar o filho Ezequiel e para iniciar essa ação o narrador lembra-se da morte de Desdêmona, em “Otelo”. No conto “A Cartomante”, o narrador-observador inicia a narração citando “Hamlet”, o que alude ao adultério enquanto temática abordada no conto. Para isso, fez-se necessária a leitura das obras de Machado de Assis e dos dramas de Shakespeare, além de leituras sobre a intertextualidade em Koch e Travaglia (1995), Fávero (1991) e Fiorin e Savioli (2007). Portanto, a intertextualidade enquanto fator de textualidade é expressa nas obras de Machado de Assis na retomada das temáticas já apresentadas nas obras de William Shakespeare. Palavras-Chave: Intertextualidade. Tema. Machado de Assis. William Shakespeare.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Soto, Guillermo. "Intertextualidad explícita en textos académicos de estudiantes universitarios. Un estudio exploratorio." Literatura y Lingüística, no. 20 (August 14, 2018): 141. http://dx.doi.org/10.29344/0717621x.20.1567.

Full text
Abstract:
Las citas y otros dispositivos intertextuales cumplen diversas funciones enlos textos científicos. En este estudio exploratorio, se analizan mecanismosintertextuales en escritos de estudiantes de segundo año de universidad tantoen ciencias naturales como sociales. Los resultados muestran que los sujetosemplean los dispositivos de modo reducido, tanto cuantitativa como cualitativamente.Se sugiere que el análisis de citas puede ser una herramienta deevaluación del desarrollo del discurso académico en la educación superior.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Azerêdo, Genilda. "MIA COUTO, LEITOR DE CHICO BUARQUE." Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura 33 (July 31, 2020): 138. http://dx.doi.org/10.47250/intrell.v33i1.14182.

Full text
Abstract:
A adaptação pode ser abordada sob diferentes perspectivas, dependendo do corpus selecionado e da questão a ser discutida. Considerando-se que a adaptação é primariamente um ato de leitura, escolhemos analisar, neste artigo, o conto “Olhos nus: olhos”, escrito por Mia Couto a partir da canção “Olhos nos olhos”, de Chico Buarque. Trata-se de uma recriação que evidencia um diálogo intertextual explícito, ao mesmo tempo em que aciona dois contextos midiáticos distintos: literatura/conto e letra/canção. Para tanto, fazemos uso de princípios teóricos que embasam a adaptação como intertextualidade, em articulação com a intermidialidade.
 Palavras-chave: Adaptação. Conto. Canção. Intertextualidade. Intermidialidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Aznar Pérez, Mario. "Cosmopolitismo e intertextualidad. El factor Borges en la poética de Enrique Vila-Matas." Pasavento. Revista de Estudios Hispánicos 6, no. 2 (2018): 327–42. http://dx.doi.org/10.37536/preh.2018.6.2.771.

Full text
Abstract:
Este artículo propone un estudio comparado de las poéticas narrativas del autor argentino Jorge Luis Borges y del escritor español Enrique Vila-Matas, a la luz de las nociones teóricas de “cosmopolitismo” y “existencialismo textual”. Para ello asumimos como hipótesis de trabajo que el macrotexto de la literatura ocupa hoy, en ciertas poéticas, el lugar que los valores y las creencias metafísicas y éticas habían ocupado secularmente, posibilitando la creación de un nuevo “espacio literario” capaz de trascender las fronteras geopolíticas y económicas, en favor de una comunidad transnacional e intertextual. Si bien establecer una relación explícita entre la literatura de ambos autores no es novedoso, en nuestro ánimo ha estado evitar la lectura reduccionista de fuentes, profundizando en un aspecto poco comentado y verdaderamente distintivo: su vocación cosmopolita –en un sentido cultural– y los modos de lectura que ambos desarrollan como estrategia creativa, cuya máxima expresión es la modalidad escritural de la “ficción crítica”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Intertextualidade explícita"

1

Baldi, Armando Dogomar González. "José Hernández y Jorge Luis Borges : "Martín Fierro" y "El Fin", un caso de intertextualidad explícita y dialógica divergente." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2011. http://hdl.handle.net/10183/36037.

Full text
Abstract:
A presente dissertação de Mestrado tem por objetivo estabelecer, analisar e demonstrar as relações de intertextualidade explícita e os aspectos interdiscursivos ou dialógicos de cunho divergente existentes em duas obras oriundas da literatura argentina dos passados século XIX e século XX: Martín Fierro de José Hernández escrito em 1875 e o conto curto O fim de Jorge Luis Borges extraído da sua obra Ficções de 1944. O estudo se fundamenta nos princípios e postulados da Literatura Comparada a partir dos pressupostos teóricos sobre o discurso levantados e defendidos pelo lingüista e filósofo russo Mijaíl Bajtin na metade do século passado, durante o período estalinista da ex União Soviética. O trabalho se complementa e conta, também, com a contribuição de teóricos e pensadores oriundos da Antropologia, Filosofia, História, Lingüística, Literatura, Paleontologia, Sociologia e Teologia da Libertação, dentre os quais se destacam Carlos Faracco, José Luis Fiorin, Javier Torres Vindas, Roque de Barros Laraia, Edgard Morin, Max Horkheimer, Louis Althusser, Herbert Marcuse, Frederic Jameson, Leonardo Boff, Jean Genette, Dominique Maingueneu, Jean Yves Tadie, Emanuele Padoa e Daniel Vidart entre outros, conjuntamente com as análises de Beatriz Sarlo e Ricardo Piglia no que diz respeito ao universo literário borgiano.<br>La presente disertación de Maestría tiene por objetivo establecer, analizar y demostrar las relaciones de intertextualidad explícita y los aspectos interdiscursivos o dialógicos de cuño divergente existentes en dos obras oriundas de la literatura argentina de los pasados siglos XIX y XX: Martín Fierro de José Hernández escrita en 1875 y el cuento corto El fin de Jorge Luis Borges extraído de su obra Ficções de 1944. El estudio se fundamenta en los principios y postulados de la Literatura Comparada a partir de los presupuestos teóricos sobre el discurso levantados y defendidos por el lingüista y filósofo ruso Mijaíl Bajtin en la mitad del siglo pasado, durante el período estalinista de la ex Unión Soviética. El trabajo se complementa y cuenta, también, con la contribución de teóricos y pensadores oriundos de la Antropologia, Filosofia, Historia, Lingüística, Literatura, Paleontologia, Sociologia y Teologia da Libertación, de entre los cuales se destacan, Carlos Faracco, José Luis Fiorin, Javier Torres Vindas, Roque de Barros Laraia, Edgard Morin, Max Horkheimer, Louis Althusser, Herbert Marcuse, Frederic Jameson, Leonardo Boff, Gean Genette, Dominique Maingueneu, Jean Yves Tadie, Emanuele Padoa y Daniel Vidart entre otros, conjuntamente con los análisis de Beatriz Sarlo y Ricardo Piglia en lo que se refiere al universo literario borgiano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Munhoz, Maria Vitória Martini Paula Garcia. "Marcas de autoria no gênero acadêmico dissertação de mestrado." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2014. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14323.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-28T19:33:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Vitoria Martini Paula Garcia Munhoz.pdf: 680703 bytes, checksum: dcd17796ff67cc34289753db4526b48d (MD5) Previous issue date: 2014-11-18<br>Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior<br>This dissertation is inserted into the line of research Text and discourse in the oral and written modalities and has as its theme authorship in academic texts. Therefore aims to analyze, in an interactional socio-cognitive perspective and in the context of Textual Linguistics and Textual Analysis of the Discourses, the constitution of the author while producing the chapter of theoretical foundation for her master s degree dissertation, in order to understand if she expresses authorship in her textual production. The overall objective of this work is to study authorship in master s degree dissertations and the specific objectives are to identify, describe, analyze and interpret the linguistic marks that in the opinion of Adam (2011) and Koch, Bentes and Cavalcante (2008), the writer uses in her written production to reveal authorship. With regard to the methodological procedures, we adopted a qualitative research method and a document analysis. The data that formed the corpus of the analysis consisted of excerpts of ten dissertations defended in the year 2012 at the Pontifícia Universidade Católica of São Paulo. The results showed that the linguistic units comprised by the seventh textual level (N7) of Adam (2011) analysis and the concept of explicit intertextuality , from Koch, Bentes and Cavalcante (2008) allow the search of linguistic marks that demonstrate the compromise of the author with the propositional content enunciated. Additionally, in the analyzed dissertations, the authors sough to assume authorship while writing theirs texts, although, at times, the degree of commitment has been shown greater or minor<br>Esta dissertação de mestrado está inserida na linha de pesquisa Texto e discurso nas modalidades oral e escrita e tem como tema a autoria em textos acadêmicos. A fim de procedermos à análise textual, adotamos a perspectiva sociocognitivo-interacional, no âmbito da Linguística Textual e da Análise Textual dos Discursos, de forma a examinar como se dá a constituição do sujeito autor na produção do capítulo de fundamentação teórica do gênero acadêmico dissertação de mestrado, buscando perceber como o escritor expressa (ou não) autoria em sua produção textual. O objetivo geral desta pesquisa é estudar as marcas de autoria em dissertações de mestrado. Já os objetivos específicos são identificar e descrever as marcas linguísticas que podem revelar traços de autoria nas produções escritas selecionadas e analisar e interpretar, com base na fundamentação teórica proposta por Adam (2011) e por Koch, Bentes e Cavalcante (2008), as marcas de autoria em excertos dos capítulos teóricos das dissertações de mestrado. No que se refere à metodologia, adotamos a pesquisa qualitativa. A fim de procedermos à seleção e análise dos textos, pautamo-nos na análise documental. O corpus é composto por excertos de dez dissertações de mestrado defendidas no ano de 2012, no Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Os resultados indicam que as unidades linguísticas do nível sete de análise textual (N7), referente à responsabilidade enunciativa, proposto por Adam (2011), e que o conceito de intertextualidade explícita, proposto por Koch, Bentes e Cavalcante (2008), permitem buscar, nos textos, as marcas linguísticas que revelam o comprometimento ou não do autor com o conteúdo proposicional do enunciado. Com base nessa constatação, observamos que, nas dissertações de mestrado analisadas, os mestrandos procuram assumir uma posição enunciativa quando da confecção de seus textos, embora, em alguns momentos, o grau de comprometimento se mostre maior ou menor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!