Academic literature on the topic 'Intervenção do enfermeiro'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Intervenção do enfermeiro.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Intervenção do enfermeiro"

1

Rocha, Mara Jesus, Paulino Sousa, and Manuela Martins. "A opinião dos enfermeiros diretores sobre a intervenção do enfermeiro chefe." Investigación en Enfermería: Imagen y Desarrollo 18, no. 2 (May 2, 2016): 89. http://dx.doi.org/10.11144/javeriana.ie18-2.aoed.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Araujo, Tainara Rodrigues de, Joyce Lora Gomes da Silva, Eliene Rodrigues dos Passos, and Cristiane Oliveira Secundo. "Atuação do enfermeiro no protocolo de cirurgia segura: uma intervenção no pronto socorro." Revista Eletrônica Acervo Saúde 13, no. 7 (July 16, 2021): e8202. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e8202.2021.

Full text
Abstract:
Objetivo: Construir uma proposta de intervenção a partir da análise de fatores que interem na atuação do enfermeiro no processo de cirurgia segura, promovendo assim a transformação da realidade, no pronto socorro em Rondônia. Métodos: Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e de intervenção, utilizado como base a teoria da problematização do arco de Charles Maguerez, sendo realizada em um hospital de pronto atendimento em Rondônia. Resultados: Elencados três núcleos temáticos: Conhecimento do Enfermeiro Sobre o Protocolo de Cirurgia Segura; A Importância do Enfermeiro Frente ao Processo de Cirurgia Segura; Dificuldades para Realização do Checklist no Serviço. Como intervenção foi realizado rodas de conversa com os profissionais enfermeiros, promovendo assim uma discussão crítica e reflexiva sobre o processo de trabalho envolvendo toda a caminhada na cirurgia segura para o paciente. Conclusão: Propiciou aperfeiçoamento na qualidade de assistência visando a segurança do paciente, do mesmo modo a consolidação das relações entre a equipe multiprofissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Maia, Edmara Bazoni Soares, Circéa Amália Ribeiro, and Regina Issuzu Hirooka de Borba. "Compreendendo a sensibilização do enfermeiro para o uso do brinquedo terapêutico na prática assistencial à criança." Revista da Escola de Enfermagem da USP 45, no. 4 (August 2011): 839–46. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342011000400007.

Full text
Abstract:
Este estudo objetivou compreender como ocorre a sensibilização do enfermeiro para o uso do brinquedo terapêutico como instrumento de intervenção de enfermagem. O referencial teórico foi o Interacionismo Simbólico e o metodológico, além do Interacionismo Interpretativo. Participaram sete enfermeiras que atuavam em unidades pediátricas hospitalares e ambulatoriais, incluindo o brinquedo terapêutico em sua prática. Emergiram quatro temas representativos: ampliando seu olhar para a pessoa da criança, encantando-se com uma nova possibilidade de cuidar, percebendo sua ação revalidada e comprometendo-se com o desenvolvimento da temática. Estes revelaram que, ao conhecer o brinquedo terapêutico e utilizá-lo na assistência, a enfermeira inicia um caminhar no qual constata os benefícios dessa intervenção, o que revalida cada vez mais sua ação, passando a valorizá-lo como instrumento de intervenção de enfermagem. Os autores consideram que ensinar sobre o brinquedo e integrá-lo à assistência são desafios que ainda necessitam ser superados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Peixoto, Ieda Beatriz dos Santos, Jéssica Andrade da Fonseca, Maria Benegelania Pinto, Eliane Rolim de Holanda, Adriana Montenegro de Albuquerque, and Maria Amélia de Souza. "Intervenção educacional no conhecimento dos enfermeiros relacionado ao exame físico da criança." Research, Society and Development 10, no. 5 (May 5, 2021): e24110514734. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i5.14734.

Full text
Abstract:
Objetivou-se avaliar a intervenção educativa no conhecimento dos enfermeiros relacionado ao exame físico da criança realizada no Município de Vitória de Santo Antão, Pernambuco. Pesquisa quantitativa, quase experimental, exploratório-descritiva. Os dados foram registrados no programa de informática SPSS versão 20.0, e analisados por meio de estatística descritiva e inferencial uni e bivariada, no qual foi aprovada pelo CAAE nº 29766120.9.0000.9430. Participaram da intervenção 27 enfermeiros, a maioria do sexo feminino (96,3%), com idade média de 34,85 anos e com tempo médio de atuação na Estratégia de Saúde da Família de 4,26 anos. Após a intervenção, os participantes acertaram uma média de 20,54 questões, caracterizando diferenças estatisticamente significativas entre as situações. Evidencia-se que a intervenção educativa proporcionou o aumento do conhecimento dos enfermeiros sobre exame físico da criança na atenção primária à saúde, e enfatiza-se que a capacitação proporcionará mudanças no processo de trabalho. Desse modo, a realização de atividades de intervenção educativa faz-se imprescindível para a prática assistencial do enfermeiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ide, Cilene Aparecida Costardi, and Eliane Correa Chaves. "A INTERVENÇÃO DO ENFERMEIRO NA ASSISTÊNCIA AO DIABÉTICO." Revista da Escola de Enfermagem da USP 26, no. 2 (August 1992): 187–204. http://dx.doi.org/10.1590/0080-6234199202600200187.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Diniz, Sebastiana A., and Márcia Caron Ruffino. "Influência das crenças do enfermeiro na comunicação com o alcoolista." Revista Latino-Americana de Enfermagem 4, spe (April 1996): 17–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-11691996000700003.

Full text
Abstract:
O alcoolismo considerado uma das mais freqüentes enfermidades de todo o mundo transformou-se num grave problema social, que no Brasil triplicou nas últimas décadas. Enquanto enfermeiras, compreendemos que os alcoolistas são pessoas que adoeceram - requerendo ajuda e que a comunicação com os mesmos é um dos métodos fundamentais para alcançar as metas da intervenção de enfermagem. Para uma assistência adequada, consideramos recomendável conhecer as razões que levam o enfermeiro a ter determinadas atitudes adversas em relação aos alcoolistas. Assim, surgiu nossa inquietação em relacionar os obstáculos que interferem na comunicação entre enfermeiros e alcoolistas, identificados na literatura de enfermagem brasileira e norte-americana, através do MEDLlNE e do catálogo do CEPEn. Constatamos que o estereótipo do alcoolisfa existe e permanece constante durante todo o tempo; as crenças estereotipadas. encontradas entre os profissionais da saúde, determinam o tipo e a qualidade dos cuidados que o paciente recebe, bem como o foco de pesquisa e atitudes sobre o álcool e alcoolistas. Dessa forma, consideramos que as crenças estariam influenciando negativamente, tornando-se sérios obstáculos na comunicação entre enfermeiro e alcoolista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Dos Santos, João Carlos Alves, Renata Prado Bereta Vilela, Adília Maria Pires Sciarra, Patricia De Carvalho Jericó, Pedro Paulo De Carvalho Jericó, and Marli De Carvalho Jericó. "Gestão do enfermeiro na unidade de terapia intensiva: uma revisão integrativa brasileira." Enfermagem Brasil 19, no. 5 (December 4, 2020): 423. http://dx.doi.org/10.33233/eb.v19i5.4209.

Full text
Abstract:
Introdução: A Unidade de Terapia Intensiva é um local de assistência à saúde complexo, que requer muitas habilidades, conhecimentos e atitudes do enfermeiro. A gestão do cuidado é uma das funções que o enfermeiro deve exercer, conhecer como ela acontece é fundamental para a melhoria do cuidado e da assistência. Objetivo: Analisar as evidências disponíveis na Literatura por meio de artigos sobre a atuação gerencial do enfermeiro na Unidade de Terapia Intensiva. Métodos: Revisão integrativa da literatura sobre artigos brasileiros de 2012 a 2018, utilizando-se a estratégia de busca Participantes, Intervenção, Contexto e Resultados e Desenho de Estudo (PICOS), realizada na base de dados no portal eletrônico da Biblioteca Virtual em Saúde. Resultados: Foram revisados 33 estudos; 15 (88%) em revistas de Enfermagem, com qualificação B1 - 11 (33%) artigos, todos com nível de evidência – 6. A maioria dos artigos aponta a gerência do cuidado direto e indireto como indissociáveis totalizando 17 (51%), seguidos de 11 (33%) do indireto e 5 (16%) direto. Conclusão: As evidências mostraram a gerência do cuidado direto e indireto como indissociáveis, contribuindo, assim, para a ampliação e disseminação de conhecimentos referentes ao tema pesquisado.Palavras-chave: organização e administração, enfermeiras e enfermeiros, gestão em saúde, unidades de terapia intensiva, enfermagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Nayra Karoline Neco da, Claudia Maria Sousa De Carvalho, Juliana Macêdo Magalhães, José Arnaldo Moreira de Carvalho Junior, Bernadete Vieira da Silva Sousa, and Wanderson Carneiro Moreira. "Ações do enfermeiro na atenção básica para prevenção do suicídio." SMAD Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas (Edição em Português) 13, no. 2 (August 24, 2018): 71–77. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v13i2p71-77.

Full text
Abstract:
A atenção básica representa o nível de atenção à saúde no qual há potencial para identificação e intervenção precoce no risco de suicídio. Os objetivos, neste estudo, foram descrever as ações realizadas pelo enfermeiro da atenção básica para prevenção do suicídio e discutir o processo de trabalho voltado para prevenção. É estudo do tipo exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa, realizado com enfermeiros da Estratégia Saúde da Família. Utilizouse a técnica de análise de conteúdo para o tratamento dos dados. Por meio dos resultados, revelou-se que as ações para prevenção do suicídio na atenção básica necessitam ser inseridas no processo de trabalho de enfermeiros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Da Silva Pereira, Rute Salomé, Maria Manuela Martins, Bárbara Gomes, Jose Alberto Laredo Aguilera, and João Santos. "A intervenção do enfermeiro de reabilitação na promoção da acessibilidade." Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação 1, no. 2 (November 6, 2018): 66–72. http://dx.doi.org/10.33194/rper.2018.v1.n2.02.4538.

Full text
Abstract:
Enquadramento: os enfermeiros de reabilitação são decisivos na promoção de ambientes acessíveis pela eliminação de barreiras arquitetónicas para a reintegração das pessoas com mobilidade condicionada. Objetivos: Compreender se a eliminação de barreiras arquitetónicas são uma preocupação dos enfermeiros. Metodologia: estudo quantitativo, descritivo, exploratório. Técnica de amostragem não probabilística acidental em bola de neve, constituída por 56 enfermeiros. A colheita de dados efetuou-se através de um questionário ad hoc de autopreenchimento recorrendo ao formulário GOOGLE, em Novembro de 2016. Resultados: 60,7% dos enfermeiros não sabe a quem se dirigir para eliminar barreiras arquitetónicas e 58,9% não desenvolve nenhum tipo de intervenção nesse sentido. Verificamos diferenças significativas favoráveis aos enfermeiros de reabilitação em relação a deterem mais conhecimento sobre: legislação específica para a acessibilidade (p=0,000) e, a quem se dirigir para solicitar a eliminação de barreiras arquitetónicas na comunidade (p=0,024). Conclusão: a acessibilidade e a eliminação de barreiras arquitetónicas devem fazer parte da prática diária dos enfermeiros. Descritores: enfermagem em reabilitação; estruturas de acesso; pessoas com deficiência; limitação da mobilidade
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Matumoto, Silvia, Cinira Magali Fortuna, Lauren Suemi Kawata, Silvana Martins Mishima, and Maria José Bistafa Pereira. "Cartografia das dores do cuidar no trabalho clínico do enfermeiro na atenção básica." Texto & Contexto - Enfermagem 22, no. 2 (June 2013): 318–26. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-07072013000200007.

Full text
Abstract:
Objetivamos cartografar o modo como enfermeiros se afetam na prática clínica com as dores dos usuários na atenção básica. Estudo qualitativo, pesquisa-intervenção que utilizou referencial teórico do movimento institucionalista e da micropolitica do trabalho em saúde. Realizamos oito encontros grupais com nove enfermeiros da atenção básica. Utilizamos instrumentos do método cartográfico para análise que resultou em quatro planos: Os significados das próprias dores e dos usuários para os enfermeiros; As dores dos usuários que mobilizam os enfermeiros para o cuidado; As dores dos usuários que afastam os enfermeiros do cuidado; e As estratégias para lidar com as dores no trabalho. Concluímos que na prática clínica o enfermeiro se depara com as dores do usuário como espelho, e a dor do cuidado como dor da alma expressa a falta de sentido do trabalho. A criação de espaços de discussão sobre trabalho pode possibilitar a produção da clínica ampliada inventiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Intervenção do enfermeiro"

1

Pinto, Sandra Cristina Bartolomeu. "Intervenção do enfermeiro de saúde mental." Master's thesis, [s.n.], 2012. http://hdl.handle.net/10400.26/15978.

Full text
Abstract:
Mestrado, Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria, 2012, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
A eminência da morte e a sua efetividade, no seio da família, quebra a sua homeostasia e tem repercussões no seu funcionamento e estrutura gerando no indivíduo/família tensão e processos de adaptação. Com vista à prevenção do luto complicado na família, destacam-se as intervenções especializadas do enfermeiro de saúde mental nos cuidados colaborativos com a família. Constitui-se objetivo deste relatório de estágio: fundamentar o processo de aquisição e desenvolvimento de competências do enfermeiro especialista em saúde mental na prevenção do luto complicado da família. O estágio realizou-se numa equipa comunitária de saúde mental e numa unidade de cuidados paliativos da região de Lisboa. A avaliação familiar e as intervenções delineadas foram fundamentadas na evidência científica. Os resultados obtidos sugerem que a intervenção do enfermeiro de saúde mental na prevenção no risco de luto complicado da família implica o despiste de fatores de risco de luto complicado na família e uma intervenção centrada na família em que existam familiares em risco.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Geraldes, João Pedro Martins. "Intervenção especializada do enfermeiro em situações de trauma." Master's thesis, [s.n.], 2012. http://hdl.handle.net/10400.26/16227.

Full text
Abstract:
Mestrado, Enfermagem em Pessoa em Situação Crítica, 2012, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS, 2004), a cada dia, cerca de 16000 pessoas morrem vítimas de trauma. Segundo a Direcção Geral da Saúde (DGS, 2010), sendo aceite pela comunidade científica que uma intervenção precoce pode melhorar significativamente o prognóstico dos clientes traumatizados, é essencial a implementação de mecanismos organizacionais que permitam em tempo útil, identificar e instituir terapêutica optimizada, sendo para tal importante a instituição de um sistema de trauma. A ENA (2007) refere que a disciplina de enfermagem em trauma delimita as funções que os enfermeiros têm num continuum de cuidados, sendo que os enfermeiros em trauma deverão incorporar o reconhecimento de todas as respostas que um cliente possa ter a uma experiência de doença, integrar informações objectivas e subjectivas, utilizar conhecimentos científicos ou empíricos para diagnosticar e intervir, e utilizar uma relação de ajuda para promover a saúde e a recuperação. Com a realização deste relatório pretende-se atingir o seguinte objectivo: Desenvolver competências na prestação de cuidados de enfermagem especializados à Pessoa em Situação Crítica e sua família, nomeadamente às vítimas de trauma. Para atingir o objectivo planeado decidiu-se por cumprir um percurso de aquisição de competências na área da enfermagem à pessoa em situação crítica, nomeadamente, no tratamento de clientes vítimas de trauma, que incluiu uma revisão da literatura sobre o tema e a realização de estágios em três serviços de urgência polivalentes e em contexto de emergência pré-hospitalar. Durante a realização dos vários estágios, foram desenvolvidas várias actividades de forma a atingir os objectivos delineados e adquirir competências especializadas em enfermagem à pessoa em situação crítica, nomeadamente, competências no âmbito do cuidar da pessoa a vivenciar processos de doença critica e/ou falência orgânica; na dinamização da resposta a situações de catástrofe ou emergência multi-vítima; na maximização da intervenção na prevenção e controlo da infecção perante a pessoa em situação critica e/ou falência orgânica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Fernandes, Graciete Dinis Cardoso Marques. "Intervenção do enfermeiro na prevenção de acidentes na primeira infância." Master's thesis, [s.n.], 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/16351.

Full text
Abstract:
Mestrado, Enfermagem de saúde Infantil e Pediatria, 2013, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Os acidentes são a maior causa de morte e incapacidade nas crianças, tendose convertido nas últimas décadas num problema de saúde pública, pelas enormes consequências ao nível social e económico, que afeta todos os países do mundo. Muitos acontecem em circunstâncias relativamente previsíveis. Cabe aos cuidadores a adoção de medidas e condutas seguras de forma a proporcionar um ambiente seguro à criança, não esquecendo que esta se desenvolve explorando o mundo que a rodeia. É importante que o EESIP trabalhe a área da promoção da segurança infantil, de forma a ajudar a criança, em parceria com a família, a desenvolver-se dentro dos padrões esperados para a sua idade, protegendo-a e preparando-a para lidar com o risco. Nesse sentido elegi como foco de enfermagem privilegiado e transversal a todo o estágio do Curso de Mestrado em Enfermagem e de Pós-licenciatura em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria a Intervenção do Enfermeiro na Prevenção de acidentes na primeira infância. Só conhecendo a forma como os pais concebem as questões relativas à segurança da criança se podem compreender os seus comportamentos face a situações de risco e desenvolver estratégias com vista à prevenção dos acidentes. Para fundamentar as minhas práticas, promotoras de atitudes para a sua prevenção, baseei-me no modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender, visto ser um instrumento útil para compreender o alcance da prática de enfermagem numa variedade de contextos e situações. Este relatório tem por finalidade fornecer, de forma global e coerente, a descrição do trabalho/das atividades realizadas nos diferentes contextos de estágio, no sentido de alcançar os objetivos gerais e específicos previamente estabelecidos, assim como das reflexões e das análises que elas originaram e, desta forma, desenvolver competências científicas, técnicas, culturais e humanas de Enfermeira Especialista de Saúde Infantil e Pediatria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Moura, Carina Helena Barros. "Intervenção precoce na primeira infância." Master's thesis, [s.n.], 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/15983.

Full text
Abstract:
Mestrado, Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica, 2011, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, centrando-se nas intervenções do Enfermeiro Especialista de Saúde Mental e Psiquiátrica numa equipa de Intervenção Precoce na Primeira Infância (0-6anos). O estágio hospitalar em serviço de psiquiatria, decorreu na Unidade de Internamento de Pedopsiquiatria do Hospital Dona Estefânia (HDE) e os serviços da comunidade de saúde mental escolhidos foram a Unidade da Primeira Infância (UPI) do HDE e a Equipa de Intervenção Precoce (IP) do Centro de Saúde da Amora. No presente relatório podemos encontrar delineadas as competências e objectivos que o formando se propõem a atingir, as actividades desenvolvidas e reflexões criticas, fundamentadas do ponto de vista conceptual, tendo em consideração os resultados pretendidos. Salienta-se o papel fundamental que um Enfermeiro Especialista de Saúde Mental e Psiquiátrica teria numa Equipa de IP da Primeira Infância, o que actualmente não acontece. Aborda-se também, uma perspectiva de continuidade para a problemática apresentada. Nos diferentes locais de estágio foi possível ao formando identificar a vinculação como um factor decisivo no desenvolvimento da criança e jovem. Pode também identificar as intervenções da competência do Enfermeiro Especialista de Saúde Mental e Psiquiátrica na comunidade, e reflectir sobre o seu papel, se estivesse inserido numa equipa de Intervenção Precoce, apresentando, para tal, propostas da sua acção junto da criança e família.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Miranda, Rui Duarte Malheiro. "A intervenção especializada do enfermeiro à pessoa vítima de trauma grave." Master's thesis, [s.n.], 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/16201.

Full text
Abstract:
Mestrado, Enfermagem em Pessoa em Situação Crítica, 2013, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
O Trauma continua a ser uma problemática mundial atual que tem vindo a suscitar a implementação de diversos programas de abordagem e de melhoria da qualidade do atendimento à pessoa vítima de trauma grave. No nosso país, os números de mortalidade e morbilidade são preocupantes, continuando acima da média europeia. Para tentar colmatar esta problemática, a Direção Geral de Saúde emitiu uma circular normativa com orientações para o atendimento a este tipo de pessoas. O enfermeiro desempenha um papel fundamental na abordagem e tratamento à Pessoa Vítima de Trauma Grave e à sua família, pois compreende o complexo processo transicional que estas pessoas estão a vivenciar, sendo responsável pelo desenvolvimento de um plano individualizado de um conjunto de intervenções terapêuticas de enfermagem que facilite este processo. Para tal, é essencial que os enfermeiros adquiram competências técnico-científicas e relacionais especializadas na prestação de cuidados de enfermagem com qualidade a estas pessoas. Neste sentido, recorrendo à Metodologia do Projeto, propus a realização de um percurso de aquisição de competências especializadas na prestação de Cuidados de Enfermagem à Pessoa em situação Crítica, nomeadamente à Pessoa Vítima de Trauma Grave e seus familiares. Este percurso incluiu uma revisão da literatura sobre o tema e a realização de um estágio em diversos serviços de referência na área do trauma, nomeadamente uma Unidade de Cuidados Intensivos, um Centro de Trauma de nível 1 norte-americano e um Serviço de Urgência Polivalente. Durante a realização do estágio concretizaram-se diversas atividades planeadas de forma a atingir os objetivos previamente delineados e adquirir competências especializadas em enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, em particular na prestação de cuidados à Pessoa Vítima de Trauma Grave, nomeadamente ao nível da responsabilidade profissional, da melhoria contínua da qualidade, da gestão de cuidados, das aprendizagens profissionais, do cuidar da pessoa em situação crítica e na prevenção e controlo da infeção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Torgal, Carlos Manuel Lopes. "A intervenção do enfermeiro no ensino da pessoa em diálise peritoneal." Master's thesis, [s.n.], 2016. http://hdl.handle.net/10400.26/16500.

Full text
Abstract:
Mestrado, Enfermagem Médico-cirúrgica, Nefrologia, 2016, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Este trabalho surge no âmbito da Unidade Curricular Estágio com Relatório, do 6º Curso de Mestrado em Enfermagem, Área de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica (Vertente Nefrológica). Procura pôr em evidência as principais aprendizagens realizadas em ensino clínico e inclui o resultado de uma pesquisa sobre o ensino da Pessoa em DP. A DRC constitui um problema de saúde pública de dimensão crescente. Em Portugal encontra-se a maior incidência e prevalência de DRCT da Europa e uma tendência de crescimento superior à média dos países da OCDE (DGS, 2012). O enfermeiro de nefrologia deve proporcionar a melhor assistência, com especial ênfase no apoio, na educação, na prevenção de complicações e na reabilitação, estimulando a independência e o autocuidado (EDTNA/ERCA, 1999). A DP, enquanto método de tratamento da DRC, tem a particularidade de ser efetuada em casa pelo próprio utente, exigindo um período preparatório, de treino, da responsabilidade do enfermeiro. Orem (1980) refere que o ensino é um dos métodos usados pelos enfermeiros quando cuidam, sendo seu dever proporcionar experiencias educacionais apropriadas. Atualmente é reconhecida a importância do processo de ensino da Pessoa em DP (Hall et al., 2004; Bernardini et al., 2006; Chow et al., 2007; Thomas, 2014; Schaepe & Bergjan, 2015). Neste contexto, apresenta-se um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, em que se procurou identificar as estratégias que os enfermeiros de DP reconhecem como promotoras de um ensino eficaz. Foram realizadas 5 entrevistas semiestruturadas. A análise temática de conteúdo permitiu identificar 5 dimensões facilitadoras do ensino: (1) a gestão das características do próprio enfermeiro, (2) do utente, (3) do contexto onde se ensina, (4) da técnica de ensino e (5) do ritmo do treino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Martins, Maria Inês. "Intervenção do enfermeiro de reabilitação ao cliente submetido a cirurgia torácica." Master's thesis, [s.n.], 2015. http://hdl.handle.net/10400.26/16457.

Full text
Abstract:
Mestrado, Enfermagem de Reabilitação, 2015, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
A Cirurgia Torácica é uma especialidade em crescente evolução e a evidência disponível sobre esta área contribuiu para o enriquecimento dos conhecimentos e para a melhoria da prestação de cuidados dos profissionais de saúde. O Enfermeiro de Reabilitação é um elemento de eleição para gerir os cuidados ao cliente submetido a Cirurgia Torácica e dispõe de estratégias que permitem ter ganhos em saúde e promover a transição saudável do cliente e família ou pessoas significativas. Este relatório versa a descrição, análise e reflexão sobre as atividades desenvolvidas no estágio para desenvolver as competências inerentes ao perfil do Enfermeiro de Reabilitação e a avaliação deste trabalho visa obter o título de Mestre neste âmbito de especialidade. Os campos de estágio foram desenvolvidos em contexto hospitalar e comunitário e condicionaram um leque de experiências, que promoveram a aplicação dos conhecimentos teóricos à prática clínica, a prestação de cuidados centrada no cliente/família e a reformulação da minha identidade através de um processo de transição saudável. O contexto hospitalar decorreu na unidade de Cirurgia Torácica de um hospital da área de Lisboa, onde desenvolvi competências relativas aos cuidados especializados em reabilitação ao cliente submetido a Cirurgia Torácica. A reeducação funcional respiratória permite uma melhoria da performance do cliente submetido a Cirurgia Torácica através de implementação de programas. A sua eficácia depende do início precoce e da adesão do cliente, de modo a prevenir as complicações pulmonares pós-operatórias. O estágio da comunidade foi desenvolvido numa Unidade de Cuidados Continuados, inserida numa área que reúne zonas problemáticas, com grupos vulneráveis à margem da sociedade e no qual as competências e as capacidades desenvolvidas foram ao nível da Reeducação Funcional Motora e como elemento de formação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Azevedo, Filipa Santos. "Intervenção do enfermeiro na prevenção da dor da criança sujeita a vacinação." Master's thesis, [s.n.], 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/15979.

Full text
Abstract:
Mestrado, Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, 2013, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Este documento pretende descrever o meu percurso de aprendizagem realizado em diferentes contextos da prestação de cuidados de enfermagem que surgiram no âmbito da Unidade Curricular “Estágio com Relatório”. Tem como objetivo desocultar o desenvolvimento de competências no âmbito das funções atribuídas ao Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediatria (EESIP). Este percurso formativo, pessoal e profissional, teve início com o desenvolvimento de um projeto individual de estágio, subordinado ao tema “Intervenção do enfermeiro na prevenção da dor da criança sujeita a vacinação”. A valorização da dor na criança tem vindo a crescer, reconhecendo-se que a criança sente dor desde o nascimento e que esta pode trazer consequências para o seu desenvolvimento e saúde. Existe um conjunto de intervenções que contribuem de forma decisiva para a prevenção da dor proveniente de procedimentos invasivos. Assim, através deste projeto pretendia: desenvolver competências na prestação de cuidados à criança/adolescente, submetida a procedimentos dolorosos e definir um padrão de intervenção de enfermagem na prevenção da dor da criança/adolescente sujeito à vacinação, na Unidade de Saúde Familiar (USF) A. Foram utilizadas estratégias, como: a pesquisa bibliográfica; a realização de entrevistas a enfermeiros; a análise de dados colhidos por observação; a prestação de cuidados; a partilha de experiências e conhecimentos; e a reflexão. Através das aprendizagens realizadas nos diferentes contextos de estágio, adquiri competências para desenvolver e implementar o meu projeto na USF. Nesse sentido foi construído o Kit Vacina Sem Dói-Dói, elaborada uma Orientação Técnica e realizada uma Sessão de Formação. Neste processo formativo aprofundei conhecimentos e desenvolvi competências que me permitem cuidar da criança e sua família em situações de particular exigência e complexidade, nomeadamente na prevenção e alívio da dor da criança proveniente de procedimentos dolorosos como a vacinação, indispensáveis para a minha formação pessoal e profissional como futura EESIP.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ulbrich, Elis Martins. "Repercussões da intervenção educativa do enfermeiro no cuidado pessoal do doente crônico." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2011. http://hdl.handle.net/1884/25282.

Full text
Abstract:
Resumo: Trata-se de uma pesquisa-ação realizada numa Unidade Básica de Saúde de um município da região metropolitana de Curitiba – Paraná, nos meses de fevereiro a junho de 2010 com portadores de hipertensão arterial e Diabetes Mellitus, com idades entre 18 e 60 anos, cadastrados no Programa de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus. O objetivo foi descrever as atividades de cuidado pessoal de doentes crônicos desenvolvidas pós-atuação educativa do enfermeiro. Os dados foram coletados em dois momentos: primeiro - 26 usuários responderam à entrevista semiestruturada no domicílio e, destes, 13 participaram de pelo menos um encontro em grupo dos cindo realizados no segundo momento da pesquisa. Os dados foram gravados em formato digital e analisados os conteúdos dos depoimentos após a transcrição das entrevistas e dos encontros. As categorias oriundas desta análise foram: “O diagnóstico como ponto de partida”, “Mudança de vida: cuidados adotados” e “Autonomia do cuidado pessoal”. Dos 26 usuários entrevistados, 24 eram do sexo feminino e dois masculino, com idades entre 35 e 60 anos, sendo a faixa etária entre 51 a 60 anos, predominantemente com 16 usuários. Com relação ao diagnóstico, 16 têm Hipertensão Arterial, dois com Diabetes Mellitus e oito com as duas patologias concomitantemente. Em se tratando do nível de instrução, dois usuários concluíram o ensino médio, quatro têm Ensino Fundamental incompleto, sete têm o Ensino Primário completo, dez têm o primário incompleto e três não são alfabetizados. Ao analisar os relatos dos encontros em grupo, percebeu-se que os usuários identificaram a descoberta da doença como o ponto de partida para a realização de cuidados pessoais, pois antes do diagnóstico das patologias os usuários não se preocupavam com sua saúde. A descoberta da Hipertensão Arterial e do Diabetes Mellitus ocorreu pela percepção de sinais e sintomas, no período gestacional, por acaso e pela vivência de um episódio traumático. Após o diagnóstico, os usuários referiram ter a preocupação em adotar um estilo de vida saudável, porém encontravam como limitação a situação financeira. Deste modo, o tratamento farmacológico, a redução do sódio e da gordura saturada na alimentação foram os cuidados mais mencionados, pois ao adquirirem conhecimento sobre as patologias nas atividades educativas sentiram a necessidade de seguir o tratamento. Contudo, estes usuários demonstraram certa independência para realizarem o cuidado pessoal e adequaram as orientações dadas pelos profissionais de saúde aos seus conhecimentos e afirmaram necessitar de determinação para realizar o cuidado pessoal. Não obstante, as repercussões das atividades educativas neste estudo foram além do cuidado pessoal, visto que os usuários reconheceram a influência da infraestrutura social no processo saúde-doença.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Parracho, Mariana Henriques. "Atitudes e conhecimentos dos adolescentes sobre sexualidade: intervenção do enfermeiro de família." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2016. http://hdl.handle.net/10773/17222.

Full text
Abstract:
Mestrado em Enfermagem de Saúde Familiar
No âmbito da unidade curricular de estágio, foram desenvolvidas competências no cuidado à família, através da prestação de cuidados do Enfermeiro de Família (EF), em todas as fases do seu ciclo vital. A Educação Sexual (ES) é pois, fundamental na promoção da saúde na adolescência e a intervenção do EF é valorizada pela Ordem dos Enfermeiros (OE), indicando que este é o melhor profissional para ser o gestor dos projetos neste campo de ação. O objetivo deste estudo é avaliar as atitudes e os conhecimentos dos adolescentes face à sexualidade; avaliar a perceção dos adolescentes sobre o apoio do EF e também avaliar a perceção dos enfermeiros de família da Unidade de Saúde Familiar Moliceiro (USF) relativamente ao apoio prestado no âmbito da sexualidade. O estudo é descritivo-correlacional e inclui uma componente quantitativa e outra qualitativa. Na investigação quantitativa direcionada aos adolescentes foi aplicado um questionário, o qual integra a Escala de Graffar (EG), a Escala de atitudes face à sexualidade em adolescentes e algumas questões sobre conhecimentos relativos à sexualidade. Quanto à investigação qualitativa elaborou-se um guião para a realização de um focus group (FG) aos enfermeiros de família da USF. Os adolescentes revelam maioritariamente atitudes desfavoráveis face à sexualidade mas apresentam bons conhecimentos. As atitudes e os conhecimentos dos adolescentes face à sexualidade são influenciados pelas características sociodemográficas: os adolescentes mais velhos apresentam atitudes mais favoráveis e maior conhecimento. As raparigas, bem como os adolescentes de classe alta evidenciam também um maior conhecimento. Verifica-se que a maioria dos adolescentes perceciona o apoio do EF como insuficiente e foram identificadas algumas lacunas por parte do EF em relação à sua intervenção na ES dos adolescentes. O EF assume uma intervenção ativa neste âmbito, através do desenvolvimento de metodologias inovadoras envolvendo e capacitando os adolescentes a uma vivência saudável da sexualidade.
Under the stage of the course, skills were developed in the care of family, by providing Family Nurse care, at all stages of the family life cycle. Sexual Education is therefore essential in promoting health in adolescence and the intervention of the Family Nurse is valued by the Order of Nurses, indicating that this is the best professional to be the manager of projects in this field of action. The aim of this study is to assess the attitudes and knowledge of adolescents towards sexuality; assess the perception of adolescents on the support of Family Nurse and also assess the perception of family nurses from the Family Health Unit Moliceiro with the support provided in the context of sexuality. The study is correlational descriptive and includes a quantitative and a qualitative component. In quantitative research directed to adolescents was applied a questionnaire, which integrates Graffar Scale, the Scale of attitudes towards sexuality in adolescents and some questions about knowledge of sexuality. About the qualitative research was elaborated a guide for conducting a focus group to Family Nurses from Family Health Unit Moliceiro. Mostly of the teenagers reveal unfavorable attitudes towards sexuality but have good knowledge about it. The attitudes and knowledge of adolescents towards sexuality are influenced by sociodemographic characteristics: older adolescents have more favorable attitudes and greater knowledge. The girls as the teenagers of upper class show a greater knowledge. It is found that most teenagers perceives Family Nurse support as insufficient and identified some gaps by the Family Nurse in relation to its intervention in Sexual Education adolescents. Family Nurse takes an active intervention in this area through the development of innovative methodologies involving and empowering teens to a healthy experience of sexuality.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Intervenção do enfermeiro"

1

Silva, Joelma Alves. "DOENÇA OCUPACIONAL NAS FACÇÕES: UMA INTERVENÇÃO DO ENFERMEIRO DO TRABALHO." In Ciência, Tecnologia e Inovação: Desafi o para um Mundo Global 3, 76–98. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.6241923089.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

PIMENTEL, Leandro Silva, Nathalia Mendes AVELINO, Késia Ketlen Souza Do CARMO, Michele Dias MARQUES, Ruth Rabelo De SOUZA, Ellen Priscila Nunes GADELHA, Cynthia Coelho FERREIRA, Keny Maduro Da SILVA, and Ana Flávia Bentes Da SILVA. "A intervenção do enfermeiro em pacientes acometidos por neoplasia intracraniana." In SAÚDE PÚBLICA: NOVOS PARADIGMAS PARA A CIÊNCIA, 20–27. Uniedusul Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/513500-2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Martins, Rosa, Rosa Cardoso, Nélia Carvalho, Susana Batista, Alexandra Dinis, and Ana Andrade. "PERCEÇÃO DOS ENFERMEIROS DE CUIDADOS PALIATIVOS SOBRE A INTERVENÇÃO DO ENFERMEIRO ESPECIALISTA EM ENFERMAGEM DE REABILITAÇÃO." In New Trends In Qualitative Research, 1–13. Ludomedia, 2020. http://dx.doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.1-13.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ghezzi, Joyce Fernanda Soares Albino, Elza de Fátima Ribeiro Higa, Daniela Fayer Nalom, Cassia Regina Fernandes Biffe, Monike Alves Lemes, and Maria José Sanches Marin. "METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM ATIVA E A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO COM PENSAMENTO CRÍTICO: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA." In Ciências da Saúde: Teoria e Intervenção 4, 112–24. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.08720230412.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Sousa, Isabelle Cerqueira, Valéria Maia de Sena, Thiago Santos Salmito, Simona Tyncia Monteiro Gama, Carla Monique Lopes Mourão, Rodrigo de Moraes Marçal, and Ana Ofélia Portela Lima. "INTERVENÇÃO DO ENFERMEIRO NA CLÍNICA MÉDICA AOS PACIENTES COM DOENÇAS RENAIS CRÔNICAS." In Problemas e Oportunidades da Saúde Brasileira 4, 150–62. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.65820161017.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Escórcio de Brito Melo, Iasmim, Luís Henrique Araújo Andrade, Maria Clara Melo Medeiros, Mariana Silva Souza, Suzana Pereira Alves, and Guilherme Antõnio Lopes de Oliveira. "A INTERVENÇÃO DO ENFERMEIRO NOS CUIDADOS AO PACIENTE COM PARKINSON: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA." In Science e saúde: CIÊNCIA E ATUALIZAÇÕES NA ÁREA DA SAÚDE, VOLUME 3. Editora e-Publicar, 2021. http://dx.doi.org/10.47402/ed.ep.c202118124232.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lacerda, Viviane Loiola, and Maria Teresinha de Oliveira Fernandes. "INTERVENÇÃO PARA A SUPERVISÃO DO ENFERMEIRO: UMA REFLEXÃO NA PERSPECTIVA DA TEORIA DE TRANSCULTURAL." In Enfermagem: a ciência da vida. Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/200400672.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Barbosa, Silvânia da Cruz, Renata Pimentel da Silva, José Ulisses do Nascimento, and Sandra Souza. "Saúde Mental em enfermeiros plantonistas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU." In Psicologia da saúde: teoria, intervenção e pesquisa, 217–41. EDUEPB, 2011. http://dx.doi.org/10.7476/9788578791926.0009.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Moura, Joana Célia Ferreira, Gabriela Oliveira Parentes da Costa, Joyceleyde de Sousa Vasconcelos, Samantha Vieira da Silva, Letícia Soares de Lacerda, Maria Etelvina de Carvalho Sousa, Isabele Amaral Montanha Sampaio, et al. "PERCEPÇÃO DOS ENFERMEIROS A RESPEITO DA DISTANÁSIA EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA." In Ciências da Saúde: Teoria e Intervenção 4, 151–56. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.08720230416.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lima, Marina Dayrell de Oliveira, and Maria Odete Pereira. "INTERVENÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE REALIZADA POR ENFERMEIROS: ESTRATÉGIA PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19." In SAÚDE: ASPECTOS GERAIS – SAÚDE MENTAL. EDITORA OMNIS SCIENTIA, 2021. http://dx.doi.org/10.47094/978-65-88958-23-0/12-22.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Intervenção do enfermeiro"

1

Santos, Dálleth Amada Rodrigues, Luiza Mesquita Fantini, Maria Laura Do Amparo Delfino, and Michelly Pires Theodoro. "ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO PROCESSO DE AMAMENTAÇÃO." In II Congresso Brasileiro de Saúde On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1469.

Full text
Abstract:
Introdução: O aleitamento materno e principalmente se exclusivo, é a melhor estratégia para o fortalecimento de vínculo do binômio mãe-filho, além de ser uma intervenção econômica e eficaz para redução da mortalidade infantil e agravamento de patologias, auxilia no bom desenvolvimento do recém- nascido até a fase adulta, além de colaborar com aspectos nutricionais, imunológicos e psicológicos. Objetivos: Apresentar a importância da atuação do enfermeiro na orientação dos benefícios da amamentação. Material e métodos: Trata-se de uma revisão de literatura realizada por discentes do curso de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MG, campus Coração Eucarístico. Foi realizada uma busca de artigos científicos publicados nos últimos 5 anos na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Para a seleção dos artigos foram utilizados os seguintes critérios de busca: disponibilidade em texto completo, entrevistas, pesquisas de campo e artigos nos idiomas inglês e português. Como critério de inclusão, foram selecionados artigos que atendessem o tema proposto pelo estudo, assim como os objetivos. Como critério de exclusão, foram eliminados artigos que não estivessem disponíveis em texto completo e que não atendessem à temática central do estudo. Resultados: Cabe ao enfermeiro prestar assistência à gestante, parturiente, puérpera e ao recém-nascido. Promovendo ações educativas, ressaltando a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses, enfatizando seus benefícios e demais vantagens. Estudos apontam que o aleitamento materno previne: anemia, desidratação, otite, excesso de peso e desnutrição. E segundo estudo de avaliação de risco, poderiam ser salvas 1,47 milhões de vidas por ano se a recomendação de aleitamento materno exclusivo por seis meses fosse cumprida. Conclusão: Ficou evidenciado o papel da Enfermagem e a importância da amamentação, a enfermagem muita das vezes são os mais próximos das gestantes e puérperas e com seu conhecimento técnico – científico deve apoiar e prestar uma assistência humanizada e de qualidade para incentivar e mostrar a mãe que a amamentação não possui efeitos danosos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Correia, Larissa Tenorio Andrade, Edla Thatiane Caetano da Silva, Renise Bastos Farias Dias, and Nirliane Ribeiro Barbosa. "A INTERVENÇÃO MUSICAL NO FORTALECIMENTO DO VÍNCULO MÃE-BEBÊ: UM INSTRUMENTO DE APOIO NO PROCESSO DE CUIDADOS DO ENFERMEIRO NEONATOLOGISTA." In 4º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil. São Paulo: Editora Blucher, 2020. http://dx.doi.org/10.5151/cissi2020-51.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Dias, Lorrany Alves, Guiomar Virgínia Vilela Assunção De Toledo Batello, and Milena Temer Jamas. "A IMPORTÂNCIA DA QUALIFICAÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO TRATAMENTO DE LESÕES DE PELE: REVISÃO DA LITERATURA." In Anais do II Congresso Brasileiro de Saúde On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1985.

Full text
Abstract:
Introdução: ferida é considerada qualquer interrupção na continuidade da pele que afete a sua integridade, vista como um problema de saúde pública que atinge a população de modo geral, sem distinção de idade, raça ou etnia. A ferida pode ser superficial ou profunda, fechada ou aberta, aguda ou crônica. O tratamento de lesões de pele exige a qualificação dos profissionais de saúde que o realiza, pois por meio do tratamento adequado ocorrerá a evolução, sendo primordial a satisfação do cliente. Objetivo: destacar a importância da capacitação da equipe de enfermagem frente ao tratamento de lesões de pele. Materiais e Método: trata-se de um estudo de revisão narrativa da literatura com base nas referências indexadas nas bases de dados: Literatura Latino- Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, nas coleções Scientific Electronic Library Online e Biblioteca Regional de Medicina. Resultados: as amostras pesquisadas cita diretamente como é imprescindível que a equipe de enfermagem se encontre capacitada para realizar o cuidado de forma holística, humanizada e eficiente. Para esse fim, além do conhecimento técnico-científico, é necessário que haja cursos de aperfeiçoamentos bem como capacitação permanente dos profissionais de enfermagem; também de intervenção educativa junto à população, visto que a Promoção da Saúde apresenta um sentido mais amplo e tem o propósito de aumentar a saúde e o bem-estar geral. Conclusão: o estudo possibilitou melhor compreensão das condições vivenciadas pelos enfermeiros, apontando suas potencialidades, dificuldades e limitações. Os profissionais necessitam de um protocolo norteador para a execução dos curativos, proporcionando resolutividade. Porém, a ausência dessa ferramenta não impede que o profissional exerça uma boa assistência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography