To see the other types of publications on this topic, follow the link: Intervenção do enfermeiro.

Journal articles on the topic 'Intervenção do enfermeiro'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Intervenção do enfermeiro.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Rocha, Mara Jesus, Paulino Sousa, and Manuela Martins. "A opinião dos enfermeiros diretores sobre a intervenção do enfermeiro chefe." Investigación en Enfermería: Imagen y Desarrollo 18, no. 2 (May 2, 2016): 89. http://dx.doi.org/10.11144/javeriana.ie18-2.aoed.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Araujo, Tainara Rodrigues de, Joyce Lora Gomes da Silva, Eliene Rodrigues dos Passos, and Cristiane Oliveira Secundo. "Atuação do enfermeiro no protocolo de cirurgia segura: uma intervenção no pronto socorro." Revista Eletrônica Acervo Saúde 13, no. 7 (July 16, 2021): e8202. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e8202.2021.

Full text
Abstract:
Objetivo: Construir uma proposta de intervenção a partir da análise de fatores que interem na atuação do enfermeiro no processo de cirurgia segura, promovendo assim a transformação da realidade, no pronto socorro em Rondônia. Métodos: Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e de intervenção, utilizado como base a teoria da problematização do arco de Charles Maguerez, sendo realizada em um hospital de pronto atendimento em Rondônia. Resultados: Elencados três núcleos temáticos: Conhecimento do Enfermeiro Sobre o Protocolo de Cirurgia Segura; A Importância do Enfermeiro Frente ao Processo de Cirurgia Segura; Dificuldades para Realização do Checklist no Serviço. Como intervenção foi realizado rodas de conversa com os profissionais enfermeiros, promovendo assim uma discussão crítica e reflexiva sobre o processo de trabalho envolvendo toda a caminhada na cirurgia segura para o paciente. Conclusão: Propiciou aperfeiçoamento na qualidade de assistência visando a segurança do paciente, do mesmo modo a consolidação das relações entre a equipe multiprofissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Maia, Edmara Bazoni Soares, Circéa Amália Ribeiro, and Regina Issuzu Hirooka de Borba. "Compreendendo a sensibilização do enfermeiro para o uso do brinquedo terapêutico na prática assistencial à criança." Revista da Escola de Enfermagem da USP 45, no. 4 (August 2011): 839–46. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342011000400007.

Full text
Abstract:
Este estudo objetivou compreender como ocorre a sensibilização do enfermeiro para o uso do brinquedo terapêutico como instrumento de intervenção de enfermagem. O referencial teórico foi o Interacionismo Simbólico e o metodológico, além do Interacionismo Interpretativo. Participaram sete enfermeiras que atuavam em unidades pediátricas hospitalares e ambulatoriais, incluindo o brinquedo terapêutico em sua prática. Emergiram quatro temas representativos: ampliando seu olhar para a pessoa da criança, encantando-se com uma nova possibilidade de cuidar, percebendo sua ação revalidada e comprometendo-se com o desenvolvimento da temática. Estes revelaram que, ao conhecer o brinquedo terapêutico e utilizá-lo na assistência, a enfermeira inicia um caminhar no qual constata os benefícios dessa intervenção, o que revalida cada vez mais sua ação, passando a valorizá-lo como instrumento de intervenção de enfermagem. Os autores consideram que ensinar sobre o brinquedo e integrá-lo à assistência são desafios que ainda necessitam ser superados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Peixoto, Ieda Beatriz dos Santos, Jéssica Andrade da Fonseca, Maria Benegelania Pinto, Eliane Rolim de Holanda, Adriana Montenegro de Albuquerque, and Maria Amélia de Souza. "Intervenção educacional no conhecimento dos enfermeiros relacionado ao exame físico da criança." Research, Society and Development 10, no. 5 (May 5, 2021): e24110514734. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i5.14734.

Full text
Abstract:
Objetivou-se avaliar a intervenção educativa no conhecimento dos enfermeiros relacionado ao exame físico da criança realizada no Município de Vitória de Santo Antão, Pernambuco. Pesquisa quantitativa, quase experimental, exploratório-descritiva. Os dados foram registrados no programa de informática SPSS versão 20.0, e analisados por meio de estatística descritiva e inferencial uni e bivariada, no qual foi aprovada pelo CAAE nº 29766120.9.0000.9430. Participaram da intervenção 27 enfermeiros, a maioria do sexo feminino (96,3%), com idade média de 34,85 anos e com tempo médio de atuação na Estratégia de Saúde da Família de 4,26 anos. Após a intervenção, os participantes acertaram uma média de 20,54 questões, caracterizando diferenças estatisticamente significativas entre as situações. Evidencia-se que a intervenção educativa proporcionou o aumento do conhecimento dos enfermeiros sobre exame físico da criança na atenção primária à saúde, e enfatiza-se que a capacitação proporcionará mudanças no processo de trabalho. Desse modo, a realização de atividades de intervenção educativa faz-se imprescindível para a prática assistencial do enfermeiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ide, Cilene Aparecida Costardi, and Eliane Correa Chaves. "A INTERVENÇÃO DO ENFERMEIRO NA ASSISTÊNCIA AO DIABÉTICO." Revista da Escola de Enfermagem da USP 26, no. 2 (August 1992): 187–204. http://dx.doi.org/10.1590/0080-6234199202600200187.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Diniz, Sebastiana A., and Márcia Caron Ruffino. "Influência das crenças do enfermeiro na comunicação com o alcoolista." Revista Latino-Americana de Enfermagem 4, spe (April 1996): 17–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-11691996000700003.

Full text
Abstract:
O alcoolismo considerado uma das mais freqüentes enfermidades de todo o mundo transformou-se num grave problema social, que no Brasil triplicou nas últimas décadas. Enquanto enfermeiras, compreendemos que os alcoolistas são pessoas que adoeceram - requerendo ajuda e que a comunicação com os mesmos é um dos métodos fundamentais para alcançar as metas da intervenção de enfermagem. Para uma assistência adequada, consideramos recomendável conhecer as razões que levam o enfermeiro a ter determinadas atitudes adversas em relação aos alcoolistas. Assim, surgiu nossa inquietação em relacionar os obstáculos que interferem na comunicação entre enfermeiros e alcoolistas, identificados na literatura de enfermagem brasileira e norte-americana, através do MEDLlNE e do catálogo do CEPEn. Constatamos que o estereótipo do alcoolisfa existe e permanece constante durante todo o tempo; as crenças estereotipadas. encontradas entre os profissionais da saúde, determinam o tipo e a qualidade dos cuidados que o paciente recebe, bem como o foco de pesquisa e atitudes sobre o álcool e alcoolistas. Dessa forma, consideramos que as crenças estariam influenciando negativamente, tornando-se sérios obstáculos na comunicação entre enfermeiro e alcoolista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Dos Santos, João Carlos Alves, Renata Prado Bereta Vilela, Adília Maria Pires Sciarra, Patricia De Carvalho Jericó, Pedro Paulo De Carvalho Jericó, and Marli De Carvalho Jericó. "Gestão do enfermeiro na unidade de terapia intensiva: uma revisão integrativa brasileira." Enfermagem Brasil 19, no. 5 (December 4, 2020): 423. http://dx.doi.org/10.33233/eb.v19i5.4209.

Full text
Abstract:
Introdução: A Unidade de Terapia Intensiva é um local de assistência à saúde complexo, que requer muitas habilidades, conhecimentos e atitudes do enfermeiro. A gestão do cuidado é uma das funções que o enfermeiro deve exercer, conhecer como ela acontece é fundamental para a melhoria do cuidado e da assistência. Objetivo: Analisar as evidências disponíveis na Literatura por meio de artigos sobre a atuação gerencial do enfermeiro na Unidade de Terapia Intensiva. Métodos: Revisão integrativa da literatura sobre artigos brasileiros de 2012 a 2018, utilizando-se a estratégia de busca Participantes, Intervenção, Contexto e Resultados e Desenho de Estudo (PICOS), realizada na base de dados no portal eletrônico da Biblioteca Virtual em Saúde. Resultados: Foram revisados 33 estudos; 15 (88%) em revistas de Enfermagem, com qualificação B1 - 11 (33%) artigos, todos com nível de evidência – 6. A maioria dos artigos aponta a gerência do cuidado direto e indireto como indissociáveis totalizando 17 (51%), seguidos de 11 (33%) do indireto e 5 (16%) direto. Conclusão: As evidências mostraram a gerência do cuidado direto e indireto como indissociáveis, contribuindo, assim, para a ampliação e disseminação de conhecimentos referentes ao tema pesquisado.Palavras-chave: organização e administração, enfermeiras e enfermeiros, gestão em saúde, unidades de terapia intensiva, enfermagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Nayra Karoline Neco da, Claudia Maria Sousa De Carvalho, Juliana Macêdo Magalhães, José Arnaldo Moreira de Carvalho Junior, Bernadete Vieira da Silva Sousa, and Wanderson Carneiro Moreira. "Ações do enfermeiro na atenção básica para prevenção do suicídio." SMAD Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas (Edição em Português) 13, no. 2 (August 24, 2018): 71–77. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v13i2p71-77.

Full text
Abstract:
A atenção básica representa o nível de atenção à saúde no qual há potencial para identificação e intervenção precoce no risco de suicídio. Os objetivos, neste estudo, foram descrever as ações realizadas pelo enfermeiro da atenção básica para prevenção do suicídio e discutir o processo de trabalho voltado para prevenção. É estudo do tipo exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa, realizado com enfermeiros da Estratégia Saúde da Família. Utilizouse a técnica de análise de conteúdo para o tratamento dos dados. Por meio dos resultados, revelou-se que as ações para prevenção do suicídio na atenção básica necessitam ser inseridas no processo de trabalho de enfermeiros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Da Silva Pereira, Rute Salomé, Maria Manuela Martins, Bárbara Gomes, Jose Alberto Laredo Aguilera, and João Santos. "A intervenção do enfermeiro de reabilitação na promoção da acessibilidade." Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação 1, no. 2 (November 6, 2018): 66–72. http://dx.doi.org/10.33194/rper.2018.v1.n2.02.4538.

Full text
Abstract:
Enquadramento: os enfermeiros de reabilitação são decisivos na promoção de ambientes acessíveis pela eliminação de barreiras arquitetónicas para a reintegração das pessoas com mobilidade condicionada. Objetivos: Compreender se a eliminação de barreiras arquitetónicas são uma preocupação dos enfermeiros. Metodologia: estudo quantitativo, descritivo, exploratório. Técnica de amostragem não probabilística acidental em bola de neve, constituída por 56 enfermeiros. A colheita de dados efetuou-se através de um questionário ad hoc de autopreenchimento recorrendo ao formulário GOOGLE, em Novembro de 2016. Resultados: 60,7% dos enfermeiros não sabe a quem se dirigir para eliminar barreiras arquitetónicas e 58,9% não desenvolve nenhum tipo de intervenção nesse sentido. Verificamos diferenças significativas favoráveis aos enfermeiros de reabilitação em relação a deterem mais conhecimento sobre: legislação específica para a acessibilidade (p=0,000) e, a quem se dirigir para solicitar a eliminação de barreiras arquitetónicas na comunidade (p=0,024). Conclusão: a acessibilidade e a eliminação de barreiras arquitetónicas devem fazer parte da prática diária dos enfermeiros. Descritores: enfermagem em reabilitação; estruturas de acesso; pessoas com deficiência; limitação da mobilidade
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Matumoto, Silvia, Cinira Magali Fortuna, Lauren Suemi Kawata, Silvana Martins Mishima, and Maria José Bistafa Pereira. "Cartografia das dores do cuidar no trabalho clínico do enfermeiro na atenção básica." Texto & Contexto - Enfermagem 22, no. 2 (June 2013): 318–26. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-07072013000200007.

Full text
Abstract:
Objetivamos cartografar o modo como enfermeiros se afetam na prática clínica com as dores dos usuários na atenção básica. Estudo qualitativo, pesquisa-intervenção que utilizou referencial teórico do movimento institucionalista e da micropolitica do trabalho em saúde. Realizamos oito encontros grupais com nove enfermeiros da atenção básica. Utilizamos instrumentos do método cartográfico para análise que resultou em quatro planos: Os significados das próprias dores e dos usuários para os enfermeiros; As dores dos usuários que mobilizam os enfermeiros para o cuidado; As dores dos usuários que afastam os enfermeiros do cuidado; e As estratégias para lidar com as dores no trabalho. Concluímos que na prática clínica o enfermeiro se depara com as dores do usuário como espelho, e a dor do cuidado como dor da alma expressa a falta de sentido do trabalho. A criação de espaços de discussão sobre trabalho pode possibilitar a produção da clínica ampliada inventiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Cesar, Aline Rieger Reis. "Intervenção do enfermeiro frente ao tratamento de úlcera venosa: revisão bibliográfica." Revista Eletrônica Acervo Científico 6 (October 23, 2019): e1803. http://dx.doi.org/10.25248/reac.e1803.2019.

Full text
Abstract:
Este artigo pretende apresentar a intervenção prestada pelo enfermeiro ao paciente portador de úlcera venosa de membros inferiores com o foco de atenção não só voltado principalmente a abordagens curativas e centradas na técnica. A insuficiência venosa crônica é a causa principal da úlcera venosa, causando uma obstrução parcial ou total de vasos dos Membros Inferiores (MMII). Essas úlceras comumente causam edema, dor local, podendo apresentar exsudato e odor fétido, sendo maléolo medial e do terço distal da perna a localização mais frequente. Os resultados apontam quanto a necessidade de atualização técnico e científico constante para a melhor intervenção quanto ao tipo do tratamento e orientações para prevenção de feridas exige, sendo condição imprescindível o envolvimento de toda a equipe multiprofissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Ferreira da Silva, Carina, Fábio Daniel Barros de Oliveira, Marlene Patrícia Ribeiro, Virgínia Maria Pereira Prazeres, and Olga Maria Pimenta Lopes Ribeiro. "Novos desafios para velhos problemas: o enfermeiro especialista em Enfermagem de Reabilitação na promoção da acessibilidade." Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação 2, no. 2 (December 6, 2019): 20–26. http://dx.doi.org/10.33194/rper.2019.v1.n2.02.4561.

Full text
Abstract:
Enquadramento: A acessibilidade constitui um elemento crucial na qualidade de vida das pessoas com mobilidade condicionada, sendo imprescindível para o exercício dos seus direitos. A sua efetividade envolve uma equipa multidisciplinar, que deverá incluir o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação, dado que a este compete capacitar a pessoa com mobilidade condicionada para a reinserção e exercício da cidadania. Objetivos: Refletir sobre os direitos das pessoas com mobilidade condicionada; compreender a intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação na promoção da acessibilidade e na inclusão social. Principais tópicos em análise: Legislação e planos de promoção da acessibilidade e da inclusão social; e a intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação no âmbito destas problemáticas. Conclusão: As condições de acessibilidade constituem um dos fatores discriminatórios para as pessoas com mobilidade condicionada. Assim, compete ao Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação paralelamente com as entidades competentes, encarar esta problemática como uma urgente oportunidade para a mudança. Palavras-chave: Acessibilidade Arquitetônica; Enfermagem em Reabilitação; Limitação da Mobilidade; Pessoas com Deficiência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Tavares, Darlene Mara dos Santos, and Rosalina A. Partezani Rodrigues. "Educação conscientizadora do idoso diabético: uma proposta de intervenção do enfermeiro." Revista da Escola de Enfermagem da USP 36, no. 1 (March 2002): 88–96. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342002000100013.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo identificar as necessidades educativas dos idosos, de acordo com as suas percepções, elaborando uma proposta educativa. Os dados foram coletados de setembro de 96 a março de 97 e a amostra constituiu-se de 26 idosos diabéticos cadastrados na Associação dos Diabéticos de Uberaba - M.G. Utilizou-se a observação participante e a entrevista semi estruturada. Os dados foram analisados de acordo com os pressupostos dos temas geradores, segundo Paulo Freire. Os resultados mostraram que a Associação dos Diabéticos tem como objetivo a educação em saúde de seus freqüentadores. Emergiram quatro temas geradores: Diabetes mellitus tipo 2, Atenção nos serviços de saúde, Doenças associadas e O idoso diabético.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Souza, Anderson De, Soraya Palazzo, and Débora Montezello. "Conhecimento dos profissionais de enfermagem de centro cirúrgico sobre hipotermia em pacientes cirúrgicos oncológicos." Revista SOBECC 22, no. 4 (December 19, 2017): 188. http://dx.doi.org/10.5327/z1414-4425201700040003.

Full text
Abstract:
Objetivo: Este estudo teve como objetivo analisar o conhecimento dos profissionais de enfermagem de centro cirúrgico sobre hipotermia em pacientescirúrgicos oncológicos, antes e após intervenção educativa. Método: Trata-se de um estudo descritivo de caráter exploratório, transversal, de campo e comabordagem quantitativa. Foram entrevistados 21 profissionais de enfermagem, e os dados foram coletados antes e após a intervenção educativa. Resultados:O resultado após a aplicação do teste mostrou maior aprovação, e a intervenção educativa evidenciou melhor aproveitamento em comparação ao teste deconhecimento prévio dos profissionais de enfermagem. Conclusão: Diante desse fato, compete ao enfermeiro o planejamento de intervenções e o estabelecimentode prioridades para que metas sejam alcançadas, diminuindo complicações relacionadas à hipotermia. Por fim, é fundamental que o enfermeiro decentro cirúrgico norteie sua equipe e seja o elo do conhecimento técnico-científico para melhorar a qualidade da assistência ao paciente cirúrgico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Lima, Maria da Glória, and Antonia Regina Furgato Rodrigues. "Estabelecendo interações de ajuda com paciente hiperativo." Revista Brasileira de Enfermagem 46, no. 1 (March 1993): 49–55. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71671993000100007.

Full text
Abstract:
O enfermeiro psiquiátrico tem expandido seu papel e vem definindo melhor suas funções utilizando-se a si próprio como instrumento terapêutico fundamentado na relação interpessoal terapêutica voltada para a pessoa que precisa de ajuda. Os objetivos deste estudo são: 1) apresentar as interações do enfermeiro com um paciente hiperativo em um hospital psiquiátrico com características custodial e terapêutica; 2) analisar o procedimento do enfermeiro à luz do referencial teórico das relações interpessoais. São apresentados trechos de 4 encontros. Da análise pudemos perceber o nível de envolvimento e comprometimento em cada encontro; observar melhora na capacidade de observação e intervenção do enfermeiro; momentos de ansiedade do paciente e do enfermeiro; momentos de intervenções inadequadas e terapêuticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

De Siqueira Coêlho, Lennara, Lorena Rocha Batista Carvalho, Bruna Sabrina de Almeida Sousa, Jardel Nascimento da Cruz, Camila Aparecida Pinheiro Landim Almeida, and Mônica Motta Lino. "Formação do enfermeiro na prevenção da hepatite B: análise de similitude e nuvens de palavras." Revista Prevenção de Infecção e Saúde 1, no. 2 (August 1, 2015): 34. http://dx.doi.org/10.26694/repis.v1i2.3624.

Full text
Abstract:
Objetivo: analisar a formação do enfermeiro na prevenção da hepatite B na Estratégia Saúde da Família. Métodos: trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, realizado com quinze enfermeiros de Teresina-PI. Utilizou-se um questionário semi-estruturado para a coleta dos dados. Os dados foram processados no software IRAMUTEQ, e analisados pela análise de similitude e nuvem de palavras. Resultados: sobre a análise geral da arvore de similitude, pode-se considerar que a prevenção da hepatite B baseada na formação do profissional vai proporcionar um maior conhecimento da população a respeito da doença, fornecendo subsídios para intervenção à nível da Estratégia de Saúde da Família. As palavras que obtiveram maior frequência foram: prevenção, saúde, hepatite, conhecimento, população, doença, vacina, formação e treinamento. Conclusões: quando o enfermeiro tem conhecimento da prevenção e o tratamento da hepatite B, pode oferecer uma melhor assistência a comunidade, mostrando a melhor forma de prevenção da hepatite B.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Sousa, Luís, Maria Manuela Martins, and André Novo. "A ENFERMAGEM DE REABILITAÇÃO NO EMPODERAMENTO E CAPACITAÇÃO DA PESSOA EM PROCESSOS DE TRANSIÇÃO SAÚDE-DOENÇA." Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação 3, no. 1 (September 16, 2020): 63–68. http://dx.doi.org/10.33194/rper.2020.v3.n1.8.5763.

Full text
Abstract:
Objetivo: Discutir a contribuição da Enfermagem de Reabilitação para o Empoderamento e a Capacitação da pessoa em processos de transição saúde-doença. Método: Prática reflexiva com discussão norteada pela Teoria das Transições de Afaf Ibrahim Meleis, os diagnósticos de enfermagem segundo a linguagem da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem e as competências prescritas para o enfermeiro de reabilitação. Resultados: Os enfermeiros de reabilitação desenvolvem um processo de capacitação privilegiando o foco de atenção o conhecimento e aprendizagem de capacidades desenvolvendo intervenções de modo a contribuir para indicadores específicos dos processos de transição saúde doença. Estes resultados assentam em conceitos subsidiários de boas práticas preconizadas com o objetivo último de uniformizar linguagem e terminologia dos enfermeiros de reabilitação. Conclusão: A intervenção do enfermeiro de reabilitação nos focos conhecimento e aprendizagem de capacidades da pessoa permite o empoderamento, a tomada de decisão e a passagem à ação, de modo a desenvolver habilidades e assim fazer a pessoa sentir-se capacitada para lidar com os desafios que surgem no dia a dia, decorrentes de processos de transição. Descritores: Teoria de Enfermagem; Transições; Enfermagem de Reabilitação; Capacitação; Empoderamento para a Saúde
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Frias, Ana, Carlos Eduardo Biléu, Maria Teresa Pires, and Samuel Marques Marranita. "Disfagia no doente após acidente Vascular Cerebral: Consequências e Intervenção do Enfermeiro." Revista Ibero-Americana de Saúde e Envelhecimento 1, no. 3 (December 6, 2015): 388. http://dx.doi.org/10.24902/r.riase.2015.1(3).388.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Zinelli, Adriana Guedes do Vale, Daiane Masalkas Marcelino, Érica De Souza Tibola, Fabiana Carvalho Gôes, Rogério Francisco Da Silva, Flavia Alves de Oliveira Melo, and Fernanda Da Silva. "Imunização na Atenção Básica: Ações do Enfermeiro / Immunization in Primary Care: Nurse's Actions." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 13, no. 47 (October 28, 2019): 499–507. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v13i47.2104.

Full text
Abstract:
A imunização por vacinas previne, controlam, eliminam doenças imunopreveníveis e reduzem a morbimortalidade. O objetivo do trabalho é identificar através da pesquisa bibliográfica quais fatores impedem o enfermeiro de realizar adequadamente as ações de imunização e de contribuir para a sua eficácia dentro da atenção primária a saúde. Para a criação do mesmo foi usada pesquisa para embasamento com bibliografias de artigos nacionais publicados entre 2001 a 2018, a partir das palavras-chave: “fatores que dificultam as ações do enfermeiro na sala de imunização”, “estratégias utilizadas por profissionais da saúde em sala de vacina”, “armazenamentos de imunobiológicos”, “cuidados do enfermeiro na atenção primaria” nas subsequentes bases de dados Scientifc Eletronic Library online (SCIELO), Biblioteca Virtual de Saúde do Ministério da Saúde (BVSMS), livro, protocolos e cadernos de atenção básica do Ministério da Saúde. A prática da enfermagem em sala de vacinação está embasada no processo educacional e seus profissionais participam desse processo com ações que buscam a qualidade nos serviços prestados à população. Nota-se algumas dificuldades por enfermeiros nas ações de imunização: a multiplicidade de atividades e atribuições, as constantes mudanças no calendário nacional de imunização, escassez de funcionários, falta de interesse das mães pela caderneta, infraestrutura inadequada, insumos e materiais insuficientes e ausência de transporte na unidade. No entanto, apesar das dificuldades observadas, fica clara a importância de o Enfermeiro atuar na gestão da sala de vacinas a fim de alcançar as medidas de intervenção para o controle e a prevenção de doenças.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Solano, José Del Carmen, George Cesar Ximenes Meireles, Luciano Mauricio de Abreu, Antonio Artur da Cruz Forte, Marcos Kiyoshi Sumita, and Jorge Hideki Hayashi. "Remoção de introdutor arterial pós-intervenção coronária percutânea: médico residente versus enfermeiro especializado." Jornal Vascular Brasileiro 5, no. 1 (March 2006): 42–46. http://dx.doi.org/10.1590/s1677-54492006000100008.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Comparar os resultados da retirada de introdutor arterial pelo enfermeiro especializado em Unidade de Hemodinâmica e pelo médico residente em Cardiologia Intervencionista em pacientes submetidos à intervenção coronária percutânea. MÉTODOS: Trata-se de registro prospectivo em 100 pacientes submetidos à intervenção coronária percutânea, no período de setembro a outubro de 2004, divididos em dois grupos: Grupo A (GA) - enfermeiro (n = 48 pacientes) - e Grupo B (GB) - médico residente (n = 52 pacientes). Hematoma pequeno foi definido como inchaço palpável no local da punção menor que 2 cm; hematoma moderado, com 2 a 6 cm de diâmetro; e hematoma grande, maior que 6 cm de diâmetro. A dose de heparina foi de 100 UI/kg. Os introdutores foram retirados após controle do tempo de coagulação ativado (TCA < 180 segundos), e foi realizada compressão manual por 15 minutos. RESULTADOS: A idade dos pacientes foi de 59,54 ± 11,1 anos (GA) e 61,7 ± 10,4 anos (GB), com predomínio do sexo masculino (GA = 75% e GB = 58%). Os introdutores foram 7 French. O tempo de compressão manual foi de 19,4 ± 3,1 minutos no GA e 19,6 ± 3,1 minutos no GB (P = 0,76). Ocorreram oito hematomas no GA (sete pequenos e um moderado) e nove hematomas no GB (sete pequenos e dois moderados), P = não-significante. Os hematomas foram tratados clinicamente, sem complicações. CONCLUSÃO: A retirada de introdutor arterial, após intervenções coronárias percutâneas, pode ser realizada pelo enfermeiro especializado em Unidade de Hemodinâmica ou pelo médico residente em Cardiologia Intervencionista com segurança e sem complicações maiores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Cunha, Carmen, Andreia Costa, and Maria Adriana Henriques. "As intervenções e responsabilidades do enfermeiro de saúde pública em Portugal: uma scoping review." Revista Enfermagem UERJ 27 (October 27, 2019): e37214. http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2019.37214.

Full text
Abstract:
Objetivo: revisar os estudos que referenciam as intervenções e responsabilidades do enfermeiro de saúde pública, desde a criação do Serviço Nacional de Saúde (SNS) Português em 1979, até aos nossos dias. Método: scoping review, seguindo a versão PCC - participants, concept and context, do The Joanna Briggs Institute. Consultamos bases de dados como a Biblioteca do Conhecimento Online, Scientific Eletronic Library Online, EBSCOhost Online Research Databases. O período de publicação foi de 1979 a 2018. Resultados: Selecionamos quatro artigos publicados e seis dissertações de mestrado, entre 2010 e 2016. Os temas têm a ver com atividades e atuações dos enfermeiros, autonomia e competências, fundamentos normativos, perceções de equipas de saúde, transmissão e obtenção de informação em saúde. Conclusão: Os resultados apurados, mesmo que escassos, forneceram pistas para uma reflexão acerca do modo, tipo dos processos de intervenção, destes enfermeiros, que segundo a opinião de alguns deles, compreendem mais as suas competências do que as concretizam.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

De Sousa Costa Soares, Sara Gabrielly, and Judite Oliveira Lima Albuquerque. "Intervention nurses in chemotherapy in women with breast cancer / Intervenção do enfermeiro no tratamento quimioterápico de mulheres com câncer de mama." Revista de Enfermagem da UFPI 2, no. 4 (January 6, 2014): 58. http://dx.doi.org/10.26694/reufpi.v2i4.1238.

Full text
Abstract:
Objetivos: apresentar as ações da assistência de enfermagem realizadas pelas enfermeiras às mulheres durante o tratamento oncológico. Metodologia: Estudo de campo, descritivo, exploratório com abordagem qualitativa iniciada após aprovação pelo CEP/FACID, Parecer n. 206/11 cujas participantes foram dez enfermeiras, membros da equipe de Enfermagem oncológica de um hospital filantrópico de Teresina-PI. Utilizou-se a entrevista com um roteiro semiestruturado. Resultados: Emergiram as seguintes categorias analíticas: As enfermeiras intervêm no tratamento oncológico de mulheres com câncer de mama; desvelando as mudanças comportamentais em mulheres submetidas à mastectomia e ao tratamento quimioterápico; conhecendo as estratégias de atuação das enfermeiras na humanização da assistência diante da depressão apresentada pelas mulheres. Conclusão: O estudo mostrou que as profissionais prestam uma assistência holística, priorizando não só os aspectos físicos, os procedimentos, às tecnologias e os medicamentos adotados no tratamento, mas também os aspectos psicossociais e humanos do cuidado. Foi possível perceber que o enfermeiro realiza intervenções relevantes durante o tratamento oncológico de mulheres com câncer de mama, uma vez que participa de todos os estágios vivenciados pelas mulheres. Palavras-chave: Saúde da mulher. Oncologia. Quimioterapia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Donato, Marilurde, and Regina Célia Gollner Zeitoune. "Reinserção do trabalhador alcoolista: percepção, limites e possibilidades de intervenção do enfermeiro do trabalho." Escola Anna Nery 10, no. 3 (December 2006): 399–407. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-81452006000300007.

Full text
Abstract:
O estudo de cunho descritivo com abordagem qualitativa teve como objetivos identificar o conhecimento do enfermeiro do trabalho sobre o alcoolismo e o trabalhador alcoolista; descrever e analisar a sua percepção acerca da reinserção deste trabalhador no contexto laboral; e discutir as suas possibilidades e limitações de intervenções em relação a este trabalhador'. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas com roteiro semi-estruturado, realizadas nas empresas onde trabalhavam os 27 sujeitos do estudo. A análise temática das entrevistas permitiu identificar quatro categorias: o alcoolismo como doença; o estigma e o preconceito; a reinserção do trabalhador alcoolista; e possibilidades e limitações das intervenções de enfermagem do trabalho. Verificou-se que o grau de conhecimento do enfermeiro do trabalho influencia na sua percepção acerca do alcoolismo, na possibilidade de reinserção do trabalhador alcoolista, e ainda, nas intervenções destes profissionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Rodrigues, Alexandre, Ana Filipa Arvins, Ana Rebelo, Cláudia Dias, António Garrido, Sara Anjos, and Ricardo Novo. "Intervenção do enfermeiro na prevenção de trombose venosa profunda no pós-operatório: revisão integrativa." Revista de Investigação & Inovação em Saúde 3, no. 2 (December 21, 2020): 87–99. http://dx.doi.org/10.37914/riis.v3i2.89.

Full text
Abstract:
Enquadramento: a Trombose Venosa Profunda (TVP) carateriza-se pela formação de um coágulo numa veia profunda e pela sua obstrução. As intervenções cirúrgicas são um fator de risco para o desenvolvimento de TVP, tornando-se a intervenção de Enfermagem importante na prevenção desta condição e, por inerência, na diminuição da morbilidade e mortalidade. Objetivo: identificar intervenções de Enfermagem que visam a prevenção de TVP no pós-operatório. Metodologia: revisão Integrativa da Literatura orientada pela questão de investigação: “Qual a intervenção do Enfermeiro na prevenção da TVP em pessoas adultas e idosas, no período pós-operatório?”. Após a definição dos critérios de inclusão e exclusão, a pesquisa dos artigos realizou-se nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde, Pubmed e B-on. Resultados: a seleção totalizou 5 artigos cujos resultados englobam 5 áreas de intervenção em enfermagem: educação para a saúde, promoção precoce da autonomia, potenciamento do retorno venoso, promoção da evolução dietética e profilaxia farmacológica anti-trombótica. Conclusão: o Enfermeiro intervém na prevenção de TVP através da realização de ensinos sobre mobilização precoce, de exercícios respiratórios profundos e de estimulação da tosse, de massagem dos membros inferiores, da aplicação de meias de compressão e da administração de terapia anti trombótica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Menegaz, Jouhanna do Carmo, Geyse Aline Rodrigues Dias, Amanda Gabrielly Miguel Rocha, Ana Victória Antônio José dos Santos, Fernando Henrique Antunes Menegon, and José Luis Guedes dos Santos. "Utilização de Coaching por Enfermeiros na prática profissional: revisão integrativa." Research, Society and Development 9, no. 11 (November 28, 2020): e61291110167. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.10167.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar a produção científica existente sobre a utilização do Coaching por enfermeiros na prática profissional de Enfermagem. Métodos: Revisão integrativa da literatura de textos online completos publicados de 2015 a 2019 realizada em julho de 2020 na Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) e Education Resources Information Center (ERIC). Resultados: Analisa-se 33 artigos. A maioria é de natureza quantitativa, informam intervenção e está publicado em periódicos qualificados tendo o primeiro autor (a) vinculado a instituição dos Estados Unidos. Predomina a utilização de Coaching como processo por enfermeiros assistenciais na modalidade de Health Coaching. 63% dos artigos informam algum treinamento dos enfermeiros que aplicaram as intervenções. Conclusão: Maior descrição dos processos e técnicas é benéfica à compreensão da forma de utilização e potencial disseminação. Ressalta-se a necessidade de formação específica do enfermeiro ao utilizar Coaching.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Padilha, Katia Grillo, Paula Hatsuye Kitahara, Claúdia C. S. Gonçalves, and Aline Laurenti C. Sanches. "Ocorrências iatrogênicas com medicação em Unidade de Terapia Intensiva: condutas adotadas e sentimentos expressos pelos enfermeiros." Revista da Escola de Enfermagem da USP 36, no. 1 (March 2002): 50–57. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342002000100008.

Full text
Abstract:
Ocorrências iatrogênicas com medicação na UTI são eventos indesejáveis que exigem pronta intervenção do enfermeiro. Opresente estudo foi realizado com os seguintes objetivos:- verificar a conduta dos enfermeiros diante de uma ocorrência commedicação, identificar os sentimentos vividos nessas situações e caracterizar os fatores relacionados a esses eventos. Pormeio de um questionário respondido por 148 enfermeiros de UTI (76,7%) de 7 hospitais do Município de São Paulo, nosanos de 1997 e 1998, os dados foram obtidos e analisados segundo freqüência absoluta e percentual. Os resultados permitiramconcluir que as condutas mais citadas incluíram: comunicar o fato ao médico (31,7%), intensificar os controles (26,5%) ecomunicar a chefia de enfermagem (13,5%). Ansiedade, impotência e culpa foram sentimentos mais apontados com38,1%, 14,6% e 12,3%, respectivamente. O fator relacionado às ocorrências mais freqüente foi a displicência do funcionário(23,1%). Quanto à vivência desse tipo de ocorrência, a maior porcentagem (43,2%) referiu ter vivido situação semelhanteraras vezes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

De Sousa Borges, Tatiane Roberto, Márcia De Fátima da Silva Meyer, and Sérgio Henrique Simonetti. "Adesão ao uso de anticoagulante oral cumarínico por pacientes portadores de fibrilação atrial." Nursing (São Paulo) 24, no. 274 (March 1, 2021): 5419–32. http://dx.doi.org/10.36489/nursing.2021v24i274p5419-5432.

Full text
Abstract:
Objetivo: avaliar a adesão do paciente com Fibrilação Atrial em Terapia com anticoagulante oral cumarínico. Método: Estudo descritivo-exploratório, transversal e prospectivo com intervenção não randomizado de abordagem quantitativa, realizado com 40 participantes, aplicou-se o Escore de Adesão Simonetti e a Escala de Avaliação Analógica Visual e após a intervenção educativa para análise de Time in Therapeutic Range sob CAAE: 79973017.1.0000.5462. Resultado: Identificou-se que 5% apresentaram risco baixo de adesão, 60% risco médio e 35% risco alto. Após análise dos oito meses do TTR pré e pós-intervenção, não houve mudança significativa entre os períodos (p=0,638). Conclusão: Evidenciou-se que o grupo de baixa adesão manteve melhor tempo na faixa terapêutica relacionado ao médio e alto risco. Indicativo este de maior impacto da intervenção educativa realizada pelo enfermeiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Popov, Débora Cristina Silva, and Aparecida de Cássia Giani Peniche. "As intervenções do enfermeiro e as complicações em sala de recuperação pós-anestésica." Revista da Escola de Enfermagem da USP 43, no. 4 (December 2009): 953–61. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342009000400030.

Full text
Abstract:
Este estudo objetivou identificar complicações prevalentes em Sala de Recuperação Pós-Anestésica (SRPA); relacionar as complicações às intervenções de enfermagem realizadas; relacionar o esquema de jornada de trabalho dos enfermeiros às complicações. A amostra compôs-se de 400 prontuários de pacientes maiores de 18 anos, submetidos a procedimentos cirúrgicos de grande e médio porte, admitidos na unidade de SRPA, com tempo de permanência superior à uma hora. As complicações prevalentes foram: dor e hipotermia. Complicações que apresentaram relação estatisticamente significante com intervenção de enfermagem - dor: rotina, oxigenioterapia, medicação e curativo; agitação/ansiedade: rotina e oxigenioterapia; hipotensão: hidratação, exames complementares e observação; hipertensão: observação; tremor: manta térmica, transfusão sanguínea; náuseas/vômitos: rotina, medicação e sondagem vesical de alívio; sangramento: rotina, medicação e curativos; hipoxemia: rotina e oxigenioterapia; hipotermia: rotina, manta térmica e medicação. A dor, náuseas/vômitos, agitação e sangramento obtiveram relação estatisticamente significante com o enfermeiro fixo em SRPA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Oliveira, Isabel, Cíntia Oliveira, Juliana Carvalho, Nuno Santos, and Ana Torres. "Violência doméstica contra as mulheres: conhecimentos, atitudes e barreiras do enfermeiro de família." Revista de Investigação & Inovação em Saúde 3, no. 2 (December 21, 2020): 29–38. http://dx.doi.org/10.37914/riis.v3i2.102.

Full text
Abstract:
Enquadramento: a violência doméstica é um problema de saúde pública. O enfermeiro de família, enquanto contacto privilegiado com mulheres e famílias, pode desempenhar um papel relevante na abordagem à mulher vítima de violência. Objetivo: identificar os conhecimentos, atitudes e barreiras dos enfermeiros de família na abordagem às mulheres vítimas de violência doméstica. Metodologia: desenho quantitativo, exploratório, descritivo e transversal, numa amostra não probabilística por conveniência, constituída por cinquenta enfermeiros de família. O instrumento de recolha de dados foi um questionário de autopreenchimento. No tratamento recorreu-se aos aplicativos QDA Miner 4 Lite e IBM SPSS Statistic, versão 21.0. Resultados: dos participantes, 78% refere não ter tido formação sobre violência doméstica. Evidenciam falta de conhecimento, reconhecendo, no entanto, que a identificação e encaminhamento das vítimas é responsabilidade dos profissionais de saúde. Apontam como principais barreiras a falta de protocolos de atuação e de regulamentação que legitime a sua intervenção e, em menor percentagem, a falta de conhecimento/formação para a abordagem à vítima. Conclusão: torna-se assim necessário dimensionar as necessidades ao nível da formação pré e pós-graduada, infundindo nos currículos esta temática e capacitando assim atuais e futuros profissionais na abordagem à mulher vítima de violência doméstica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Rangel Gomes, Shirley, and Paulo Cavalcante Apratto Junior. "EDUCAÇÃO CONTINUADA AO CUIDADOR FAMILIAR: INTERVENÇÃO DO ENFERMEIRO DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA." REINPEC 2, no. 1 (October 18, 2016): 240–77. http://dx.doi.org/10.20951/2446-6778/v2n1a18.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Pires, Rita, Maria Manuela Martins, Bárbara Gomes, Clara Monteiro, and Olga Ribeiro. "Intervenção do Enfermeiro Especialista em Reabilitação na mobilidade da pessoa idosa institucionalizada – Programa TEIA." Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação 2, no. 1 (May 28, 2019): 90–101. http://dx.doi.org/10.33194/rper.2019.v2.n1.11.4557.

Full text
Abstract:
Introdução: O envelhecimento produz alterações fisiológicas, anatómicas, comportamentais, sociais e culturais. Indiscutivelmente, o enfermeiro especialista em reabilitação, assume cada vez mais um papel importante nos cuidados prestados durante o envelhecimento, através da elaboração de planos de cuidados especializados que maximizem a funcionalidade do idoso, capacitando-o para uma maior autonomia e independência no autocuidado, incrementando desta forma a sua qualidade de vida. Nesta perspetiva, apresentamos o programa TEIA que se foca no treino do equilíbrio, da continência urinaria e a cognição em idosos ativos. Objetivo: Avaliar o impacto do programa de 12 semanas, em idosos ativos institucionalizados, sobre o estado de equilíbrio, cognição, sintomatologia de incontinência urinária e qualidade de vida. Método: Estudo quasi-experimental, antes-depois, com grupo de controlo. Amostra total de 30 idosos, 16 no grupo de programa e 14 no grupo de controlo. Foram aplicados vários instrumentos de avaliação funcional, na versão portuguesa, nomeadamente: Falls Efficacy Scale Internacional (FES I); Teste de Tinetti; Escala de Equilíbrio de Berg (EEB); Teste Timed Up and Go (TUG); International Consultation on Incontinence Questionnaire - Short Form (ICIQ-SF); Índice de Lawton-Brody; Escala Geriátrica de Depressão de 15 questões (GDS15); Teste de Declínio Cognitivo de 6 itens (6CIT); e Questionário de vida associado à saúde (SF-36). Resultados: Os idosos do grupo de programa melhoraram no equilíbrio, estático e dinâmico, no medo cair e na execução da marcha (Tinetti, Z=-3,126; p=0,002; EEB, Z=-3,304; p=0,001; FES I, Z=-3,059; p=0,002 e TUG, Z=-3,516; p=0,0001). Trouxe-lhes benefícios no desempenho da cognição (6CIT, Z=-3,088; p=0,002) e na perceção da qualidade de vida associada à incontinência urinária (ICIQ-SF, Z=-2,680; p=0,007). Conclusão: A implementação do Programa TEIA traduz-se em ganhos significativos para a saúde dos idosos, melhorando o equilíbrio, a competência dos músculos do assoalho pélvico e no desempenho da cognição potenciado a qualidade de vida dos participantes. Palavras-chave: Envelhecimento, Equilíbrio Postural, Incontinência Urinária, Cognição, Enfermagem em Reabilitação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Alves Pereira Ferreira, Maria de Fátima, and Maria do Rosário Peres. "Implementação de um programa de reabilitação: intervenção do enfermeiro especialista de reabilitação numa UCI." Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação 3, no. 2 (December 15, 2020): 68–75. http://dx.doi.org/10.33194/rper.2020.v3.s2.10.5828.

Full text
Abstract:
Introdução: A mobilização precoce da pessoa em situação crítica tem sido considerada uma intervenção capaz de modificar fatores de risco de morbilidade, com impacto positivo na capacidade funcional. Objetivos: Avaliar a segurança de um programa de reabilitação instituído numa Unidade de Cuidados Intensivos portuguesa; avaliar se a implementação do programa de reabilitação é precoce; avaliar se o levante é precoce e identificar os ganhos em força muscular periférica. Método: Realização de um estudo descritivo e quantitativo. O tratamento e análise de dados foi efetuado com o recurso ao programa informático Microsoft Excel e o software Tableau 10.1. Resultados: Trata-se de uma amostra de 146 indivíduos de ambos os sexos, que estiveram internados numa UCI e que foram submetidos a um programa de reabilitação motora com um total de 800 sessões. Foram monitorizados vários parâmetros cujos resultados foram: Média de idade de 63,9 anos e uma média de dias de internamento de 20,6; taxa de 7,25% de eventos adversos e de 8,5% em complicações decorrentes da imobilidade; implementação do programa de reabilitação até as primeiras 72 horas (56,62%); efetuados 25% de levantes do total dos programas de reabilitação, com uma maior representatividade no levante do leito com pés pendentes; verificou-se um aumento de força muscular periférica com médias entre 0,364 a 2,6 graus de força nos diferentes grupos. Conclusão: A implementação do programa de reabilitação foi precoce, segura e com ganhos em saúde para a pessoa. O estudo não foi conclusivo relativamente ao levante poder ser considerado precoce. Palavras-chave: reabilitação; doente em situação crítica; unidade de cuidados intensivos; mobilização precoce
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Neves China, Marco Fernando, Helena Isabel Bacalhau Antunes, Lúcia Maria Simões Martins, Maria de Fátima Alves Pereira Ferreira, Maria Fernanda Jesus Simões Viseu, and Maria Helena Dias Pires. "Cinesiterapia respiratória no doente crítico com covid-19: a intervenção do enfermeiro de reabilitação - estudo de caso." Supplement 2 3, S2 (October 17, 2020): 58–64. http://dx.doi.org/10.33194/rper.2020.v3.s2.8.5796.

Full text
Abstract:
Objetivo: Desconhece-se de que forma a COVID- 19 condiciona a intervenção do enfermeiro de reabilitação em unidades de cuidados intensivos. Este estudo tem como objetivo: descrever as intervenções do enfermeiro de reabilitação em termos de Cinesiterapia Respiratória na pessoa com COVID-19, com ventilação mecânica e em venovenous extracorporeal membrane oxygenation, analisando a resposta em termos de parâmetros gasométricos e ventilatórios antes e após cada sessão. Método: Estudo de caso de uma pessoa com 63 anos, com antecedentes de obesidade e hipertensão arterial. Realizou-se colheita de dados retrospetiva de processo clínico, referente a um período de internamento em UCI de 38 dias. Resultados: As técnicas mais utilizadas na Cinesiterapia Respiratória foram a aspiração de secreções em circuito fechado, vibrações, descompressão brusca, aberturas costais seletivas, expiração manual forçada, ventilação dirigida e in-exsuflador mecânico. Na globalidade das sessões, verificou-se uma melhoria nos volumes inspiratórios e expiratórios, assim como melhoria na compliance estática. Começou a usar-se o in-exsuflador mecânico ao fim de uma semana de internamento, depois de se esgotarem todas as 2 intervenções possíveis, sendo que todos os outcomes apresentaram melhorias globais, sem eventos de segurança. Conclusão: A implementação de um programa estruturado e individualizado de cinesiterapia respiratória, pode contribuir significativamente na recuperação da pessoa em situação crítica, tendo-se usado com eficácia técnicas que não estavam descritas para casos COVID- 19. Palavras-chave: Cinesiterapia Respiratória; COVID-19; ventilação mecânica; Enfermeiro Reabilitação; ECMOVV; in-exsuflador mecânico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Luiz, Franciane Silva, Luciana Joaquina de Vasconcellos, Amanda Conrado Silva Barbosa, Andyara do Carmo Pinto Coelho Paiva, Kelli Borges dos Santos, Nádia Fontoura Sanhudo, and Fábio da Costa Carbogim. "Papel do pensamento crítico na tomada de decisão pelo enfermeiro: revisão integrativa." Revista Eletrônica Acervo Saúde, no. 38 (January 23, 2020): e1763. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e1763.2020.

Full text
Abstract:
Objetivo: identificar as evidências disponíveis na literatura sobre o papel do pensamento crítico na tomada de decisão pelo enfermeiro. Métodos: Revisão integrativa, na qual o levantamento bibliográfico foi realizado nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature e Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde, no período de 26 de janeiro a 07 de fevereiro de 2018. Utilizou-se os descritores thinking, decision making e nurses. Amostra foi composta por nove artigos. Resultados: Houve aumento nas produções entre os anos de 2009 e 2014, a maioria das publicações são norte-americanas e caracterizadas por estudos de intervenção. Houve prevalência de estudos com nível de evidência III e V. Evidenciou-se três categorias de análise: Relação do pensamento crítico com a tomada de decisão de enfermeiros; Metodologias de ensino para mediar o pensamento crítico; Fatores relacionados ao desenvolvimento do pensamento crítico e à tomada de decisão. Considerações finais: O pensamento crítico apresenta estreita relação com a tomada de decisão do enfermeiro. As metodologias de ensino podem mediar o desenvolvimento dessa competência. Outros fatores como a idade dos profissionais e os anos de experiência também estiveram relacionados ao pensamento crítico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Nascimento, Cristiano Dias, and Isaac R. Marques. "Intervenções de enfermagem nas complicações mais freqüentes durante a sessão de hemodiálise: revisão da literatura." Revista Brasileira de Enfermagem 58, no. 6 (December 2005): 719–22. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672005000600017.

Full text
Abstract:
O procedimento hemodialítico tem complicações potenciais e o enfermeiro deve estar apto a intervir em tais complicações. Considerando este contexto, este artigo tem como objetivo descrever as complicações mais freqüentes relacionadas à hemodiálise e as intervenções de enfermagem a elas relacionadas. Esta revisão de literatura consiste em pesquisa as Bases de Dados, LILACS, BEDENF E MEDLINE, utilizando descritores pertinentes. Os resultados demonstraram que as complicações que ocorrem com maior freqüência são: hipotensão, hipertensão, cãibras musculares, náusea e vômito, cefaléia, dor torácica e lombar, prurido, febre e calafrios. Concluiu-se que o papel do enfermeiro é essencial para a monitorização, detecção e intervenção em tais complicações e que este é um diferencial para a obtenção de segurança e qualidade no procedimento hemodialítico. No entanto, existe a necessidade de realização de mais pesquisas na área de enfermagem para melhor definir a atuação do enfermeiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Pettengill, Myriam Aparecida Mandetta, and Margareth Angelo. "Identificação da vulnerabilidade da família na prática clínica." Revista da Escola de Enfermagem da USP 40, no. 2 (June 2006): 280–85. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342006000200018.

Full text
Abstract:
Neste trabalho apresentamos o relato de uma situação clínica em que identificamos a vulnerabilidade da família, propiciando ao enfermeiro pediatra a utilização deste conceito na sua prática e intervenção com famílias. O estudo foi realizado com uma família que experienciava uma situação de doença e hospitalização de um filho. A vulnerabilidade foi identificada nas interações da família com a doença, a própria família e a equipe de saúde, e serviu de guia para o planejamento da assistência de enfermagem. As intervenções realizadas permitiram o fortalecimento da família para enfrentar a situação e o reconhecimento da importância para o enfermeiro pediatra utilizar resultados de pesquisa teórica em sua prática profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Backes, Dirce Stein, Mara Marinho, Regina Santini Costenaro, Simone Nunes, and Irani Rupolo. "Repensando o ser enfermeiro docente na perspectiva do pensamento complexo." Revista Brasileira de Enfermagem 63, no. 3 (June 2010): 421–26. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672010000300012.

Full text
Abstract:
Estudo qualitativo com características de pesquisa-ação. Objetivou-se, repensar o ser enfermeiro docente na perspectiva do pensamento complexo. Com a formação de uma comissão, em maio de 2009, responsável pelo desencadeamento das discussões acerca metodologias de ensino-aprendizagem, foi elaborado um projeto, com etapas seqüenciais de intervenção. Participaram do estudo, aproximadamente 380 discentes e 30 docentes do curso de enfermagem do Centro Universitário Franciscano. A análise temática das informações, obtidas por meio de encontros coletivos, possibilitou delimitar a categoria: Necessitando desenvolver a liderança e a habilidade didática para o ensino superior. A docência no ensino superior, não constitui um processo centrado na pessoa do professor, mas requer o envolvimento ativo e efetivo do estudante, como autor e protagonistas de sua própria história.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Corrêa, Vanessa De Almeida Ferreira, Sonia Acioli, Verônica Pinheiro Viana, Alex Simões de Mello, Mercedes Neto, and Vera Maria Sabóia. "Metodologia participativa: relato de pesquisa voltada à prática do enfermeiro." Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem 10, no. 30 (June 30, 2020): 68–76. http://dx.doi.org/10.24276/rrecien2020.10.30.68-76.

Full text
Abstract:
Descrever o desenvolvimento de uma metodologia de pesquisa participativa fundamentada na Pesquisa-ação e na Teoria da Intervenção Práxica da Enfermagem em Saúde Coletiva com enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família de um município do Estado do Rio de Janeiro. Estudo exploratório-descritivo através do relato das fases de trabalho de campo da pesquisa: caracterização das práticas, interpretação da realidade objetiva, construção da proposta de intervenção e divulgação dos resultados. A experiência permitiu ampliar conhecimentos sobre o valor da metodologia enquanto proposta de pesquisa em processos participativos e construção de projetos de intervenção na transformação da realidade. Constatou-se como pontos positivos: problematização, troca de experiências, construção compartilhada do conhecimento e conquista do valor da participação entre os sujeitos. O estudo descreve uma metodologia inovadora e condizente aos pressupostos metodológicos da saúde coletiva, na produção de dados qualitativos para o uso em investigações na Enfermagem e Saúde da Família.Descritores: Pesquisa em Enfermagem, Teoria de Enfermagem, Enfermagem em Saúde Pública. Participatory methodology: report of research focused on nurse practiceAbstract: Describe the development of a participatory research methodology based on Action Research and the Theory of Practical Intervention of Collective Health Nursing with nurses from the Family Health Strategy of a city in the state of Rio de Janeiro. Exploratory-descriptive study through the report of the fieldwork phases of the research: characterization of practices, interpretation of objective reality, construction of intervention proposal and dissemination of results. The experience allowed us to broaden knowledge about the value of the methodology as a research proposal in participatory processes and construction of intervention projects in the transformation of reality. The positive points were: problematization, exchange of experiences, shared construction of knowledge and achievement of the value of participation among the subjects. The study describes an innovative methodology and consistent with the methodological assumptions of collective health, in the production of qualitative data for use in investigations in Nursing and Family Health.Descriptors: Nursing Methodology Research, Public Health Nursing, Community-based participatory research. Metodología participativa: informe de investigación centrado en la práctica de enfermeríaResumen: Describa el desarrollo de una metodología de investigación participativa basada en la Investigación-Acción y la Teoría de la Intervención Práctica de Enfermería en Salud Colectiva con enfermeras de la Estrategia de Salud Familiar de una ciudad en el estado de Río de Janeiro. Estudio exploratorio descriptivo a través del informe de las fases de trabajo de campo de la investigación: caracterización de prácticas, interpretación de la realidad objetiva, construcción de propuesta de intervención y difusión de resultados. La experiencia permitió ampliar el conocimiento sobre el valor de la metodología como propuesta de investigación en procesos participativos y construcción de proyectos de intervención en la transformación de la realidad. Los puntos positivos fueron: problematización, intercambio de experiencias, construcción compartida de conocimiento y logro del valor de la participación entre los sujetos. El estudio describe una metodología innovadora y coherente con los supuestos metodológicos de la salud colectiva, en la producción de datos cualitativos para su uso en investigaciones en enfermería y salud familiar.Descriptores: Investigación em Enfermería, Teoria de Enfermería, Enfermería em Salud Pública.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Viegas Melo Cruz, Carla Maria, Claúdia Chaves, João Duarte, Odete Amaral, Paula Nelas, and Mariline Almeida. "COMPORTAMENTOS HOSTIS EM ADOLESCENTES: INTERVENÇÃO EDUCATIVA DOS PROFESSORES." International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología. 1, no. 2 (October 28, 2016): 403. http://dx.doi.org/10.17060/ijodaep.2016.n2.v1.577.

Full text
Abstract:
Abstract.HOSTILE BEHAVIORS IN ADOLESCENTS: EDUCATIONAL INTERVENTION TEACHERSThe hostile behaviors in adolescents are a growing reality in the world being necessary to investigate their causes and think about interventions in the various contexts of lifeObjective: Outline appropriate intervention strategies to adolescents, in close liaison with teachers for prevention and promotion of healthy behaviors.Methods: Qualitative study of phenomenological nature inscribed in naturalistic paradigm involving a sample of 35 class directors of the secondary schools in the city of Viseu. The data collection is made through a questionnaire, consisting of open response questions: characterization; teachers’ opinions about the formal educational interventions, practiced and recommended; role of the nurse in the school.Results: class directors consider that the pedagogical strategies enacted by the Ministry of Education, are not effective in the facing of hostile behaviors in adolescents, stating that the pedagogical strategy they most utilize is the dialogue; Pedagogical strategies recommended are in school interventions, followed by interventions directed to parents and “creating Health Office” being the nurse one of the trainers sensitizing the entire educational community about this issue.Conclusions: Support for the development of protective factors is of paramount importance in the prevention of hostile behaviors reducing its prevalence. We suggest the implementation of intervention programs based on promotion of non-violent environments and behaviors involving theentire educational community.Keywords: hostile Behaviors; Adolescents; Teachers; Intervention strategies.Resumo.Os comportamentos hostis em adolescentes são uma realidade crescente no mundo sendo necessário investigar as suas causas e pensar intervenções nos diversos contextos de vida.Objetivo: Delinear estratégias intervenção adequadas aos adolescentes, em estreita ligação com os professores para a prevenção e promoção de comportamentos saudáveis.Métodos: Estudo qualitativo, de natureza fenomenológica inscrito no paradigma naturalista, envolvendo uma amostra de 35 diretores de turma das Escolas Secundárias da cidade de Viseu. A colheita de dados foi realizada através de um questionário, constituído por questões de resposta aberta: caracterização; opinião dos professores acerca das intervenções educativas formais, praticadas e recomendadas; papel do enfermeiro no meio escolar.Resultados: Os diretores de turma consideram que as estratégias pedagógicas emanadas pelo Ministério da Educação, não são eficazes face aos comportamentos hostis em adolescentes, afirmando que a estratégia pedagógica a que mais recorrem é o diálogo; As estratégias pedagógicas mais recomendadas são as intervenções intraescolares, seguidas das intervenções direcionadas para os encarregados de educação e “Criação de gabinete de saúde” sendo o enfermeiro um dos formadores sensibilizando toda a comunidade educativa sobre esta problemática.Conclusão: O apoio ao desenvolvimento de fatores protetores é de primordial importância na prevenção de comportamentos hostis reduzindo a sua prevalência. Sugerimos a implementação de Programas de intervenção baseados na Promoção de comportamentos e ambientes não violentos envolvendo toda a comunidade educativa.Palavras-Chave: Comportamentos hostis; Adolescentes; Professores; Estratégias de Intervenção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Bomfim, Vitoria Vilas Boas da Silva, Emilie dos Santos Aleluia, Tailine dos Santos Santana, Tainara Regina Castro Silva, Leidiane Araújo Oliveira, Adriele da Silva Brito, Denise Mineiro Cunha Alves, Nívea Maria Ferreira Gama, and Êmile Tosta Araújo. "Repercussões da deficiência de ferro durante a gestação e puerpério para o binômio materno-fetal." Revista Eletrônica Acervo Saúde 12, no. 12 (December 20, 2020): e5154. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e5154.2020.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar as repercussões da deficiência de ferro durante a gestação e no puerpério para o binômio materno-fetal, bem como destacar a intervenção do enfermeiro frente à problemática. Revisão Bibliográfica: Deficiência de ferro em gestantes tem consequências relevantes que culminam na anemia gestacional prejudicando assim a saúde materna, acarretando prejuízos no desenvolvimento e crescimento fetal e podendo levar a perdas sanguíneas agudas no pós parto, levando a consequências irreversíveis para ambos, sendo assim, é necessário que haja uma identificação precoce da deficiência deste micronutriente na gestante, para que se possa montar estratégias de intervenção nutricional ou medicamentosa, promovendo níveis adequados dos mesmos, melhorando o prognóstico gravídico junto a gestante. O enfermeiro é fundamental para o acompanhamento e desenvolvimento de uma gestação saudável, pois deve enfatizar, priorizar e orientar as recomendações passadas pelo médico, bem como reforçar e esclarecer sobre as boas práticas alimentares, e estilo de vida adequado, para assim evitar intercorrência e garantir uma gestação sem complicações. Considerações Finais: A carência de ferro durante a gestação e puerpério para o binômio materno-fetal causa severas sequelas no desenvolvimento e crescimento fetal, além de prejudicar a saúde da mãe, podendo levar a consequências irreversíveis para ambos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Sousa, Yan Victor Leal, Laryce Steffane de Carvalho Borges, and Laurimary Caminha Veloso. "Assistência do enfermeiro na parada cardiorrespiratória no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)." Research, Society and Development 10, no. 6 (May 18, 2021): e6510615651. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i6.15651.

Full text
Abstract:
Introdução: A parada cardiorrespiratória é responsável por uma elevada taxa de morbimortalidade, mesmo em situações de atendimento ideal. Sua definição consiste na interrupção das atividades respiratória e circulatória efetiva, sua intervenção consiste em aplicar uma série de procedimentos emergenciais, a fim de restabelecer a oxigenação e a circulação. Objetivos: Analisar a assistência do enfermeiro durante uma parada cardiorrespiratória no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Métodos: Refere-se a uma revisão integrativa da literatura do tipo exploratória com abordagem quantitativa, considerando os materiais disponíveis nas bases de dados BVS e LILACS. Resultados: De acordo com as pesquisas foram geradas duas divisões para apresentação das evidências e discussão da temática. Na primeira, são apresentados: Assistência do profissional enfermeiro no atendimento a vítima em PCR no Serviço de Atendimento Móvel em Urgente. Na segunda divisão apresenta: Fatores determinantes na sobrevida imediata após manobras de ressuscitação cardiopulmonar na Parada cardíaca extra-hospitalar. Conclusão: Foram observados que ainda existe uma escassez de conhecimento sobre o protocolo diante a uma PCR por parte do profissional enfermeiro, voltada para a importância das manobras de RCP com eficiência, visto que o enfermeiro na maioria é o primeiro a chegar no local.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Alves, Mariane Inaraí, Adriana Olimpia Barbosa Felipe, Vânia Regina Bressan, Zélia Marilda Rodrigues Resck, and Denis da Silva Moreira. "Efeito da Terapia Comunitária Integrativa sobre os sintomas de ansiedade em adolescentes no contexto escolar." Research, Society and Development 10, no. 3 (March 4, 2021): e5010312986. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i3.12986.

Full text
Abstract:
Objetivo: Avaliar o efeito da Terapia Comunitária Integrativa sobre os sintomas de ansiedade em adolescentes no contexto escolar. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa com abordagem metodológica quantitativa, quase experimental do tipo pré e pós-teste, desenvolvida com 56 adolescentes escolares. Os instrumentos para a coleta de dados foram: Caracterização dos participantes, Classificação Econômica e o Screen for Child Anxiety Related Emotional Disorders. O Tela para transtornos emocionais relacionados à ansiedade infantil foi aplicada e pós-intervenção. Realizou-se um total de cinco especializadas de Terapia Comunitária Integrativa semanalmente na escola. Para analisar dos dados, utiliza-se estatística descritiva, testes de associação, análise de variação e comparação de médias. Resultados: Cerca de 76,8% dos adolescentes adolescentes ansiosos.Odds ratio : 9,8) para desenvolverem sintomas ansiosos do que os meninos. Os escores de ansiedade têm uma redução diminuída após as cinco escolas de Terapia Comunitária Integrativa na amostra total (média pré-intervenção: 48,2; média pós-intervenção: 42,6) e na amostra dos adolescentes com escores acima do ponto de corte (média pré-intervenção = 56,6; média pós-intervenção = 49,0). Conclusão: A Terapia Comunitária Integrativa foi uma intervenção efetiva na diminuição dos escores de ansiedade, sendo uma importante estratégia de apoio psicossocial que pode ser utilizado pelo enfermeiro na prevenção do sofrimento psicoemocional dos adolescentes
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Varão, Sara, and Cristina Saraiva. "Impacto da intervenção do enfermeiro de reabilitação à pessoa com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica – revisão sistemática." Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação 2, no. 2 (December 6, 2019): 41–48. http://dx.doi.org/10.33194/rper.2019.v1.n2.02.4572.

Full text
Abstract:
Introdução: A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica é prevenível e tratável, com manifestações respiratórias persistentes, nas quais as intervenções do ER podem contribuir para melhorar a capacidade funcional e emocional, o conhecimento, promover o autocuidado, a adesão ao regime terapêutico e a comportamentos saudáveis. Objetivo: Sintetizar evidência científica sobre impacto da intervenção do ER na Pessoa com DPOC. Métodos: Estabeleceu-se como pergunta de investigação “Qual o impacto da intervenção do Enfermeiro de Reabilitação na Pessoa com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica?”, adotando-se a metodologia do The Joanna Briggs Institute para revisão sistemática. Definiram-se critérios de inclusão e a pesquisa booleana, na EBSCOhost. Resultados: Incluíram-se 6 artigos, que retratam a componente educacional e suporte do ER. O ER tem impacto positivo na vida da pessoa com DPOC, verificando-se melhores resultados no controlo sintomático/dispneia, na redução das admissões e tempo de internamento, no aumento da perceção da doença e da qualidade de vida. Tem impacto na melhoria das atividades de vida diária e na redução dos custos. Conclusões: Os estudos evidenciaram variedade nas formas de atuação do ER, mas impacto positivo associado. Salienta-se pouca investigação sobre resultados das intervenções. Descritores: Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica. Enfermagem de Reabilitação. Reabilitação Respiratória
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Nunes Truta, Camylla. "PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA INFÂNCIA: ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA." Revista interdisciplinar em saúde 7, Único (September 17, 2020): 1813–25. http://dx.doi.org/10.35621/23587490.v7.n1.p1813-1825.

Full text
Abstract:
Os acidentes na infância já se constituem como um problema de saúde pública, pois apresentam grande representação como causa de morbimortalidade. Eles podem ser controlados, uma vez que existe uma série de fatores que tornam sua ocorrência previsível. A sua prevenção significa garantir um espaço rico em oportunidades e seguro para a criança. O trabalho teve como objetivo geral elaborar uma proposta de intervenção para atuação do enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família na prevenção de acidentes nos dois primeiros anos de vida. Trata-se de uma pesquisa do tipo Revisão Integrativa baseada em pesquisas com temáticas similares, sendo, portanto um importante instrumento para a Prática Baseada em Evidências (PBE). Dentre os tipos de acidentes que mais acometem as crianças até os dois anos de idade, encontram-se as quedas, cortes, queimaduras, contusões e a sufocação. Tendo em vista que a formação do enfermeiro da saúde coletiva está voltada à prevenção e promoção da saúde, estes profissionais se encontram capacitados a desenvolver estas ações visando a prevenção de acidentes na infância. Ao analisar os estudos pode-se realizar um planejamento para desenvolver programas educacionais de prevenção de acidentes e atuar nos espaços que permitam essa comunicação seja com pais, professores e até mesmo a comunicação em massa através de sites e mídias televisivas. Com isto, visa-se diminuir o número de acidentes na infância causados pela falta de atenção aos infantes e ao ambiente em que eles convivem. Palavras chave: Enfermeiros. Estratégia Saúde da Família. Prevenção de Acidentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Raposo, Pedro, Liliana Relhas, Helena Pestana, Ana Cristina Mesquita, and Luís Sousa. "Intervenção do Enfermeiro Especialista em Reabilitação na capacitação do cuidador familiar após AVC: estudo de caso." Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação 3, S1 (October 27, 2020): 18–28. http://dx.doi.org/10.33194/rper.2020.v3.n1.2.5756.

Full text
Abstract:
Introdução: O acidente vascular cerebral é considerado uma doença crónica com implicações na saúde, funcionalidade e qualidade de vida. É fundamental capacitar a pessoa com acidente vascular cerebral assim como a sua família, melhorando as competências do cuidador familiar. Objetivo: Avaliar a intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação na capacitação do cuidador familiar e na prestação de cuidados a uma pessoa com acidente vascular cerebral. Metodologia: Estudo de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, centrado na aplicação do processo de enfermagem, de acordo com a linguagem CIPE®, com recurso ao Padrão Documental dos Cuidados da Especialidade de Enfermagem de Reabilitação. É apresentado a elaboração de um cartaz informativo do posicionamento em padrão antiespástico e a sua uniformização de conteúdos. Posteriormente, são realizadas sessões educativas com apoio do poster com o cuidador familiar da pessoa alvo dos cuidados com elevada dependência e portadora de espasticidade. Resultados: Com a implementação do cartaz informativo do posicionamento em padrão antiespástico e de um plano de sessão de formação estruturado e direcionado às necessidades do cuidador verificou-se um aumento da capacidade em executar os diferentes posicionamentos em padrão antiespástico; contacto com produtos de apoio; redução da dor no ombro hemiplégico, prevenção do desenvolvimento da espasticidade e prevenção de úlceras por pressão. Conclusão: Com a implementação de um cartaz informativo sobre posicionamento em padrão antiespástico foi possível desenvolver no cuidador competências e capacidade na prestação de cuidados à pessoa com acidente vascular cerebral, assim como prevenir complicações que podem pôr em risco o processo de reabilitação. Palavras-chave: Espasticidade Muscular; Cuidadores; Capacitação; Enfermagem de Reabilitação; Relatos de Casos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Raposo, Pedro, and Luís Sousa. "Intervenção do enfermeiro especialista em reabilitação na dispneia da pessoa com covid-19: relato de caso." Supplement 2 3, S2 (October 17, 2020): 5–15. http://dx.doi.org/10.33194/rper.2020.v3.s2.1.5773.

Full text
Abstract:
Introdução: O coronavírus pode causar uma severa sensação de dispneia. Os enfermeiros especialistas em reabilitação são portadores de conhecimento e intervenções especializadas no controlo e redução da dispneia. Objetivo: Avaliar os ganhos sensíveis aos cuidados de enfermagem de reabilitação no controlo e redução da dispneia pela otimização da função ventilatória de uma pessoa com COVID-19. Avaliar o impacto da intervenção do EEER no controlo e redução da dispneia apresentada pela pessoa com COVID-19? (sugestão revisor) Método: Estudo descritivo do tipo estudo de caso elaborado de acordo com as guidelines da CAse REport. É apresentado o caso de uma pessoa com COVID-19 caracterizada pela presença de dispneia e maior confinamento ao leito pela indicação de isolamento. Aplicado o processo de enfermagem com recurso ao Padrão Documental dos Cuidados da Especialidade de Enfermagem de Reabilitação ajustado às recomendações da reabilitação respiratória no coronavírus pela Sociedade Chinesa de Medicina de Reabilitação. Resultados: Com a implementação de 3 sessões de reabilitação verificou-se ganhos na redução da dispneia, aumento das oximetrias periféricas de oxigénio, redução da tensão muscular e melhoria no ritmo respiratório, culminando com alta para domicílio a aguardar critérios de cura. Conclusões: Com a implementação de um plano de cuidados de enfermagem de reabilitação individualizado é possível atuar no controlo e redução da dispneia de pessoas com COVID-19. Palvras-chave: Exercícios respiratórios; Treino aeróbio; COVID-19; Enfermagem em reabilitação; Relato de caso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Ide, Cilene Aparecida Costardi. "A re-identificação de referenciais para a intervenção do enfermeiro no âmbito de saúde do adulto." Revista da Escola de Enfermagem da USP 30, spe (December 1996): 9–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62341996000500002.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como foco a proposição de um novo modelo de formação no âmbito da graduação em enfermagem. Nesse contexto, foram configurados os códigos moduladores da ação pedagógica, bem como os sistemas referenciais que lhes dão sustencão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Ide, Cilene Aparecida Coslardi, and Irene Kreutz. "O PROCESSAMENTO DO CONCEITO "SISTEMATIZAÇÃO DO CUIDAR": UMA ETAPA PARA A CONSOLIDAÇÃO DA INTERVENÇÃO DO ENFERMEIRO." Revista da Escola de Enfermagem da USP 29, no. 3 (December 1995): 310–16. http://dx.doi.org/10.1590/0080-6234199502900300310.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Brandão, Euzeli Da Silva, and Iraci Dos Santos. "Teorias de enfermagem na promoção do conforto em dermatologia." Revista Enfermagem UERJ 27 (March 28, 2019): e38330. http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2019.38330.

Full text
Abstract:
Objetivo: refletir sobre a aplicação dos conceitos de Henderson e Kolcaba durante o cuidado a pessoa com afecção cutânea, visando à promoção do conforto, além da autonomia do enfermeiro. Conteúdo: estudo de reflexão pautado nos conceitos de Henderson, Kolcaba e nos atributos para avaliação do conforto em dermatologia. A restauração do equilíbrio das dimensões física, mental e espiritual exige uma fundamentação filosófica, teórica e tecnológica. Esta encontra respaldo na filosofia de Henderson, que visualizava a função da enfermeira como específica, autônoma e independente. A existência de necessidades de conforto não atendidas pressupõe a necessidade de intervenção. Assim, utilizou-se a análise conceptual do termo conforto, proposto por Kolcaba, incluindo três sentidos técnicos e quatro contextos, além dos atributos como: dor, mobilidade, padrão de sono, entre outros, considerados essenciais na avaliação do conforto em dermatologia. Conclusão: conclui-se que essa reflexão poderá contribuir para utilização das teorias citadas na prática de cuidar em dermatologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Viterbo, Lilian Monteiro Ferrari, Ingrid Bonfim Silva, Jamile Santos Ferreira Leite, Diogo Guedes Vidal, Andreia De Moura, and Maria Alzira Pimenta Dinis. "Prevalence of nursing diagnostics in oil industry workers in Bahia, Brazil." Revista Enfermagem Contemporânea 9, no. 2 (July 15, 2020): 149. http://dx.doi.org/10.17267/2317-3378rec.v9i2.2626.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: descrever a prevalência de diagnóstico de enfermagem e analisar diferenças entre os grupos segundo o indicador criado a partir dos diagnósticos e intervenção da CIPE® relativas à satisfação do trabalho. MÉTODO: 869 trabalhadores participaram das avaliações de saúde ocupacional de uma indústria petrolífera com enfermeiros, utilizando um formulário de coleta de dados para apoiar o raciocínio clínico na definição de diagnóstico e intervenção, com CIPE®. Os dados coletados foram agrupados em cinco indicadores: aspectos alimentares, relações interpessoais, saúde física, comportamentos de saúde e condições de trabalho. RESULTADOS: foram mapeados 13 tipos de diagnósticos e 18 intervenções, sendo os mais prevalentes "satisfação no trabalho" (85,0 %) e "promover técnicas saudáveis de relacionamento e comunicação" (76,3 %), respectivamente. O teste t foi utilizado para comparar os escores dos cinco indicadores entre os grupos. O "satisfeito no trabalho", revelou melhores relações interpessoais (p < 0,001). O grupo interveio com a iniciativa "promover técnicas saudáveis de relacionamento e comunicação e incentivar relações saudáveis"," demonstra melhores relações interpessoais (p < 0,01) e melhor saúde física (p < 0,05). As melhores condições de trabalho (p < 0,01) foram identificadas no grupo sujeito a "outras intervenções". CONCLUSÃO: O desempenho estruturado do enfermeiro na área da saúde do trabalhador possibilita o desenvolvimento de estratégias voltadas à implementação de melhorias nos aspectos organizacionais do trabalho de enfermagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography