Academic literature on the topic 'Invasão biológica (congressos)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Invasão biológica (congressos).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Books on the topic "Invasão biológica (congressos)"

1

Species Invasions: Insights into Ecology, Evolution, and Biogeography. Sinauer Associates Inc, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

F, Sax Dov, Stachowicz John J, and Gaines Steven D. 1955-, eds. Species invasions: Insights into ecology, evolution, and biogeography. Sunderland, Mass: Sinauer Associates, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Invasão biológica (congressos)"

1

Luiza Andrade Profiro, Maria, and Dan Vitor Vieira Braga. "INVASÃO BIOLÓGICA DE NICOTIANA GLAUCA GRAHAM EM ÁREAS PRODUTIVAS AS MARGENS DO PISF." In IV CONGRESSO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/2526-7701.vcointerpdvagro.0451.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Kuhlewein, Lilian Buss Cardoso, and Joel Leandro De Queiroga. "ANÁLISE DE RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA ATRAVÉS DE INDICADORES EM ÁREA DE REFLORESTAMENTO NO PARQUE ESTADUAL MATA DOS GODOY, LONDRINA, PR." In II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1298.

Full text
Abstract:
Introdução: os projetos de restauração de áreas degradadas têm por finalidade planejar a implantação de um novo ecossistema em áreas onde, por causa antrópica ou não, a cobertura vegetal existente foi parcial ou integralmente suprimida. O acompanhamento do desenvolvimento das espécies plantadas na área em restauração torna-se imprescindível e há a necessidade do estabelecimento de indicadores que permitam avaliações periódicas durante todo o desenvolvimento do projeto, possibilitando um monitoramento efetivo na área e verificando se os objetivos estabelecidos estão sendo alcançados. Objetivo: analisar o processo de restauração ecológica de um reflorestamento com espécies nativas denominado “Projeto Primavera” no Parque Estadual Mata dos Godoy (PEMG) através da aplicação de protocolo de monitoramento de áreas em restauração por uma matriz universal de indicadores ecológicos, a fim de obter dados que pudessem indicar o grau de desenvolvimento do ecossistema analisado. Material e métodos: em uma área mais homogênea deste reflorestamento, com borda próxima a área de floresta nativa do PEMG, foram alocadas 5 parcelas amostrais de 12m x 12m para coleta de dados. Quatro indicadores universais foram analisados: cobertura do solo, estratificação, estádio sucessional e presença de espécies lenhosas invasoras. Resultados: o indicador cobertura de solo foi obtido a partir da medida linear da projeção das copas das espécies marcadas em cada parcela e o valor final da porcentagem foi superior a 80%, indicando conformidade adequada. Quanto à estratificação, a área estudada possui dois estratos, um mais uniforme e outro com algumas espécies emergentes. Quanto ao estádio sucessional à fitofisionomia, a área foi considerada como uma capoeirinha/capoeira, estando então os indicadores estratificação e estádio sucessional fitofisionomia na conformidade adequada, isto é, não é necessário nenhum tipo de intervenção adicional. Não se observou a presença de espécies lenhosas invasoras na área analisada, porém, foi observada uma considerável invasão por Panicum maximum Jacq. (capim-colonião). Considerou-se crítica esta situação, uma vez que em nenhuma parcela evidenciou-se um banco de plântulas, ou seja, foi detectada ausência de um sub-bosque regenerante. Conclusão: foi considerado necessário o controle desta espécie gramínea invasora, e avaliações periódicas da regeneração natural para o sucesso da restauração ecológica deste projeto de reflorestamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Batista, Jonas Da S., Wilerson De A. Pereira, and Simone De A. Delphim Leal. "Aplicação da Teoria do Controle Ótimo sobre a ameaça da invasão biológica do Oreochromis niloticus (tilápia-do-nilo) na bacia do Igarapé da Fortaleza, Macapá (AP)." In XXXV CNMAC - Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. SBMAC, 2015. http://dx.doi.org/10.5540/03.2015.003.01.0446.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Moura, Maria Eduarda Gobara de, Laís Stella Perassoli Nicchio, and Cristiane Suemi Shinobu Mesquita. "CONFECÇÃO DE PRIMERS PARA O GENE DA METALOPROTEINASE - 2 (MMP-2) PARA REALIZAÇÃO DE METODOLOGIA DE PCR EM TEMPO REAL." In I Congresso Nacional Multidisciplinar de Oncologia On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1557.

Full text
Abstract:
Introdução: O câncer de mama (CM) é o segundo tipo de câncer mais frequente entre as mulheres, sendo responsável por 66.280 novos casos no ano passado. Biomarcadores são parâmetros biológicos que refletem desequilíbrios moleculares provenientes de patologias, colaborando com exames laboratoriais. A metaloproteinase de matriz 2 (MMP-2) é uma enzima que digere a matriz extracelular e responde à alterações moleculares, sendo que em células cancerígenas sua expressão é aumentada. Sua presença no soro e tecido de pacientes com câncer mamário pode indicar invasão tumoral. Objetivos: Confeccionar primers para detecção da expressão de MMP-2 em linhagem de células tumorais de mama. Materiais e métodos: A partir de levantamento bibliográfico no GenBank do gene da MMP-2 humana foram confeccionados primers para a realização da metodologia de PCR em tempo real. Os softwares IDT e Primer 3 foram os escolhidos para confecção dos primers forward e reverse. Após a confecção, os primers foram avaliados quanto aos parâmetros de reação e afinidade pelo gene alvo utilizando as plataformas Clustal Omega, IDT Tools e BLAST, para obtenção do melhor par de primers. Resultados: Foram confeccionados 5 pares de primers para MMP-2 e, após avaliação, foi selecionado o par de primers a seguir: GCAGCTCCTTACCAACCAGT e GGGGAGAGAGGGAAGGATGT. Conclusão: A etapa de confecção de primers é importante, pois a simulação em computador muitas vezes acaba se demonstrando diferente da reação in vitro. Portanto, quanto mais rigor na avaliação dos parâmetros de reação, maior chance de se obter um par de primers que apresente bom desempenho nas reações, poupando perda de tempo e de reagentes. A partir da confecção dos primers realizada neste trabalho, espera-se que os mesmo apresentem sensibilidade e especificidade suficientes para garantir que o produto formado durante a amplificação seja realmente a sequência esperada, confirmando que a etapa de confecção foi conduzida adequadamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ferzel, Laura Ramos Silva, Kiara de Medeiros Braga Cruz Pessanha, Renata Magliano Marins, Meire Cardoso da Mota Bastos, and Isabelly dos Santos Belo. "Carcinoma metaplásico com diferenciação mesenquimal: relato de caso." In 44° Congresso da SGORJ - XXIII Trocando Ideias. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2020. http://dx.doi.org/10.5327/jbg-0368-1416-2020130241.

Full text
Abstract:
Introdução: Equivalendo a menos de 5% de todos os cânceres de mama, o carcinoma metaplásico representa um grupo morfologicamente heterogêneo das neoplasias malignas mamárias, que acomete, em sua maioria, mulheres na pós-menopausa. A principal manifestação clínica é nódulo palpável de crescimento progressivo e rápido. Histologicamente, é caracterizado por combinar componente epitelial e componente escamoso ou sarcomatoide. Manifesta-se tipicamente negativo para receptores hormonais e Human Epidermal growth factor Receptor-type 2 (HER2), independentemente do subtipo histológico. Objetivo: Relatar caso de carcinoma metaplásico que não foi diagnosticado em material de core biopsy. Método: Levantamento de dados clínicos, laboratoriais, exames de imagem e revisão bibliográfica pelas fontes PubMed, Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Resultados: K.C.M.S.R., 35 anos, com queixa de nódulo palpável de crescimento progressivo em mama esquerda. Ultrassonografia (USG) de mamas: nódulo heterogêneo de contornos irregulares, em quadrante inferior lateral (QIL) da mama esquerda, medindo cerca de 4,5×4,1 cm, BIRADS 4. Laudo histopatológico de core biopsy: carcinoma invasivo SOE (padrão ductal — Organização Mundial da Saúde (OMS) 2012) grau histológico 3. Imuno-histoquímica: receptor de estrogênio e progesterona negativo, HER2 inconclusivo, FISH negativo e Ki 67 90% em mama esquerda. Indicada quimioterapia neoadjuvante, sem resposta e com progressão da lesão para aproximadamente 9 cm. Paciente então foi submetida à mastectomia com biópsia de linfonodo sentinela (BLS). Laudo anatomopatológico de peça cirúrgica constatou carcinoma metaplásico com componente de condrossarcoma. Conclusão: Apesar de triplo negativo, o carcinoma metaplásico não apresenta boa resposta à quimioterapia neoadjuvante. A cirurgia ainda é o principal tratamento em pacientes com tumores operáveis, independentemente do tamanho do tumor. Mais estudos são necessários para avaliação do comportamento biológico e da conduta terapêutica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rodrigues, Sofia Danjos, Vitor De Paula Boechat Soares, Diúle Nunes Sales, Mariana Schmidt Cheaitou, and Crístia Rosineiri Gonçalves Lopes Corrêa. "CORTISOL E DEPRESSÃO." In I Congresso Brasileiro de Imunologia On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/976.

Full text
Abstract:
Introdução: Embora seja inegável o fator emocional, principalmente as vivências traumáticas infantis, a correlação entre a hipersecreção de cortisol e a depressão é uma das mais antigas da psiquiatria biológica. A literatura destaca que um indivíduo com alteração de comportamento aumentaria a produção de cortisol, o que teria efeito sobre a sua imunidade. Tal efeito, por sua vez, refletiria no SNA, sendo possível identificar uma leitura que aborda a depressão a partir da interação entre os sistemas psíquico, endócrino, imune e neurológico. Objetivo: Analisar a literatura dos últimos cinco anos acerca da correlação entre níveis elevados de cortisol e depressão. Método: Durante o mês de março de 2021, foram analisados artigos, em inglês, tendo como referência a base de dados MedLine via PubMed. Foi utilizado MeSH para obter as variações dos descritores e filtradas publicações dos últimos cinco anos. Resultados: De acordo com os resultados, embora, alguns estudos reivindiquem não existir relação ou apenas uma associação moderada entre depressão e cortisol, na maior parte dos artigos analisados tal associação ainda é defendida. Nesta direção, foi encontrada associação entre a baixa conectividade hipotálamo-hipocampo e a resposta elevada do cortisol em mulheres com alto humor disfórico. Ademais, foram identificados dano celular e disfunção mitocondrial causados por estresse crônico, podendo levar à liberação de DNA mitocondrial (mtDNA) na corrente sanguínea. O Transtorno de Depressão Maior (TDM) foi associado a uma quantidade aumentada de mtDNA em leucócitos; e as tentativas de suicídio e a hiperatividade do eixo hipotálamo hipófise adrenal a uma elevação dos níveis plasmáticos mtDNA. Pode-se observar ainda que em pacientes depressivos com psicose, os níveis de cortisol mostraram-se aumentados quando comparados a pacientes com TDM sem psicose. Além disso, foi verificado que hipercortisolemia com envolvimento de diminuída concentração de TNF-alfa pode desempenhar um importante papel na supressão da resposta IgG em pacientes deprimidos. Por fim, em pacientes com TDM, a influência dos traumas ocorridos na infância sobre a severidade da depressão foi mediada tanto por atitudes disfuncionais como por níveis de cortisol. Conclusão: O cortisol ainda pode ser considerado um biomarcador confiável, não invasivo e de baixo custo para pacientes psiquiátricos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Oliveira, Viviane Marques de, Thays M. Brandão, Samantha Rocha, and Moara Rocha. "MELANOMA PALPEBRAL EM CÃES: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA." In I Congresso On-line Nacional de Clínica Veterinária de Pequenos Animais. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1907.

Full text
Abstract:
Introdução: Em cães as neoplasias oculares têm sido relatadas com maior frequência em oftalmologia veterinária. As pálpebras são divididas em superior, inferior e membrana nictitante, e sua função principal é a proteção do bulbo ocular entre outras. Uma neoformação pode ocasionar deformações como consequência e até leões corneais. Assim, podem ser agressivos devido ao seu potencial metastático e comportamento biológico neoplásico. As neoplasias em conjuntiva melanociticas em cães, apesar de pouco comuns, quando diagnosticados podem ser maligno (melanoma) e benigno (melanocitoma), representando 81% e 19 % respectivamente. Algumas raças são mais acometidas como: Labrador Retriever, Golden Retriever, Rottweiler e Cocker Spaniel. O diagnóstico é através do exame oftalmológico completo e exames como o histopatológico, onde é avaliado atipia celular e índice mitótico como diagnóstico diferencial. O tratamento é estritamente cirúrgico, como a exérese. Neste contexto, este estudo tem como objetivo realizar uma revisão sobre os aspectos gerais e histopatológicos sobre melanoma na espécie canina. Materiais e Métodos: Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica descritiva a fim de atender os objetivos propostos. Foram analisados leituras de periódicos, revistas, trabalhos e artigos eletrônicos indexados sobre o tema. Resultados: A partir da análise dos estudos, o melanoma tem maior incidência em cães com idade avançada, entre 8 e 10 anos, o local de predileção a superfície bulbar da terceira pálpebra. O melanocitoma pode apresentar em superfície palpebral, bulbar e terceira pálpebra. Dentre os sinais clínicos podem apresentar uveíte, endoftalmite por necrose tumoral e massa visível. Histopalogicamente, o melanoma da conjuntiva, apresentam-se como massas bastantes pigmentadas ou não, por melanócitos (melânicas ou amelânicas) , pendiculadas ou não e/ou ulceradas. Nestas células neoplásicas é possível observar elas infiltrando a derme e tecido subcutâneo, são fusiformes / redondas. Contudo os melanomas malignos podem ter alto índice mitótico, mas já relatado em literatura podem ser amelânicos com baixa atividade mitótica, porém quando malignos podem se apresentar alto poder infiltrativo e invasivo. Conclusão: Tendo em vista a correlação direta entre o potencial metastático e índice mitótico sendo melânico ou amelânico, o uso do histopatológico tem sido uma ferramenta essencial definição do tratamento e sobrevida do paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

da Silva, Maria Gabriela Ferreira, Flávia Maria de Souza Climaco, Flávia Pinto Cardozo, Isabella Cristina Santos Soares, Cristina Milene Barbosa Maynart Aragão, and Aguinaldo Ferreira Leite Filho. "Resposta patológica completa após quimioterapia neoadjuvante em pacientes com câncer de mama: análise de 83 casos tratados no serviço público federal." In 44° Congresso da SGORJ - XXIII Trocando Ideias. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2020. http://dx.doi.org/10.5327/jbg-0368-1416-2020130217.

Full text
Abstract:
Introdução: A quimioterapia neoadjuvante é aquela realizada antes do tratamento cirúrgico e tem como finalidade tornar operável um tumor localmente avançado, proporcionar tratamento conservador a pacientes inicialmente candidatas à mastectomia, demonstrar a sensibilidade in vivo e avaliar a resposta patológica ao tratamento instituído. A resposta patológica é considerada fator prognóstico e diversos estudos demonstram correlação entre os fatores biológicos do tumor e a taxa de resposta. Pacientes que apresentam resposta patológica completa (RPC) têm maior sobrevida em comparação àquelas com doença residual na mama ou na axila. Objetivo: O objetivo principal foi avaliar a RPC em pacientes com câncer de mama submetidas à quimioterapia neoadjuvante. Como objetivos secundários, identificamos as variáveis clínico-patológicas relacionadas à RPC e correlacionamos a resposta patológica na mama com a resposta axilar pós-quimioterapia. Material e Métodos: Neste estudo, foram revisados 444 prontuários de pacientes atendidas no setor de Mastologia, entre janeiro de 2016 e julho de 2019. Oitenta e três pacientes com diagnóstico de carcinoma invasivo foram selecionadas, sendo excluídos 361 casos, conforme os critérios de exclusão (doença benigna, hormonioterapia e radioterapia neoadjuvantes, trastuzumabe associado à quimioterapia, cirurgia upfront e pacientes que não receberam tratamento cirúrgico após a quimioterapia). As variáveis analisadas foram: idade, tamanho do tumor, acometimento axilar, tipo e grau histológico, subtipo molecular e RPC. Resultados e Conclusão: A maioria das pacientes tinha mais de 50 anos (62%) e tumores maiores que 5 cm (75%). Cinquenta pacientes (60%) apresentavam acometimento axilar inicial. Das 83 pacientes, 64 (77%) não obtiveram resposta patológica na mama e na axila. Duas mulheres (3%) apresentaram resposta somente na mama. A RPC foi observada em 17 pacientes (20%), e quase metade destas tinha menos de 50 anos (47%). Os tumores moderadamente diferenciados (grau 2) e indiferenciados (grau 3) somavam 96% dos casos e tiveram maior taxa de RPC que os tumores grau 1 (não obtida em nenhuma paciente). Nos subtipos HER2 positivos, a RPC ocorreu em 36% dos casos e nos triplos negativos em 22%, sendo maior que nos subtipos luminais A e B (15 e 17%, respectivamente). O grau histológico e os subtipos moleculares apresentaram correlação com RPC à quimioterapia neoadjuvante. Tumores mais indiferenciados e os subtipos moleculares triplo negativo e HER 2 positivo apresentaram maior taxa de RPC. Apesar da pequena casuística, os resultados deste estudo foram semelhantes aos da literatura médica sobre RPC pós-quimioterapia neoadjuvante. Um maior número de casos se faz necessário para corroborar os dados obtidos, assim como um tempo de seguimento maior para demonstrar a relação entre RPC e sobrevida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography