Academic literature on the topic 'Investigação em Serviços de Saúde'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Investigação em Serviços de Saúde.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Investigação em Serviços de Saúde"

1

Travassos, Claudia, and Hillegonda Maria Dutilh Novaes. "Investigação e avaliação em serviços de saúde." Cadernos de Saúde Pública 20, suppl 2 (2004): S144—S145. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2004000800001.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Carvalheiro, José da Rocha. "Investigação em Serviços de Saúde: qual é o seu problema?" Saúde e Sociedade 3, no. 2 (December 1994): 64–111. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12901994000200005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Teixeira, Carmen Fontes. "Investigação em sistemas e serviços de saúde: novos problemas e objetos, abordagens e estratégias." Saúde e Sociedade 6, no. 1 (July 1997): 11–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12901997000100003.

Full text
Abstract:
O artigo discute as tendências atuais das políticas e da organização dos sistemas e serviços de saúde, identificando os problemas que estão a exigir o desenvolvimento de investigações cujos resultados venham a subsidiar a formulação e implementação de propostas de mudança na formação de pessoal e nas práticas de saúde. Identifica áreas temáticas e discute os novos objetos de investigação que estão sendo constituidos, destacando a problemática dos sujeitos políticos em saúde, a redefinição do papel do Estado e a questão dos mercados em saúde, assim como a preocupação com o impacto das políticas, programas e serviços de saúde no contexto do ajuste estrutural das economias latinoamericanas e brasileira, em particular. Analisando as tendências atuais da produção científica no campo dos sistemas e serviços de saúde, aponta o crescimento do interesse pela pesquisa avaliativa e discute as estratégias de articulação entre as instituições de ensino-pesquisa e os serviços, notadamente o estabelecimento de "parcerias" para o desenvolvimento de atividades de cooperação técnica, o que vem colocando novos desafios e oportunidades para a consolidação de núcleos de investigação e da própria Rede de investigações em sistemas e serviços de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Moleiro, Carla, and Marta Gonçalves. "Saúde na diversidade: Desenvolvimento de serviços de saúde mental sensíveis à cultura." Análise Psicológica 28, no. 3 (December 7, 2012): 505–15. http://dx.doi.org/10.14417/ap.353.

Full text
Abstract:
O presente artigo reflecte sobre o desenvolvimento de serviços e de profissionais de saúde mental sensíveis à cultura. A diversidade étnica da população nacional e internacional é uma realidade crescente, a qual exige uma resposta do ponto de vista dos serviços de saúde e promoção de bem-estar global dos indivíduos. A especificidade destas populações tem conduzido a uma subutilização dos serviços de apoio existentes, que não se encontram ajustados ao nível da sua competência intercultural. Apresentamos um projecto de investigação-acção sobre acesso dos imigrantes aos cuidados de saúde mental na infância desenvolvido na Suíça, bem como os principais objectivos de um projecto de investigação para o desenvolvimento de serviços sensíveis à cultura em Portugal. Discutimos a importância da investigação participada, que envolve e dá voz aos grupos étnicos minoritários e às suas experiências, necessidades e obstáculos no acesso e recurso à saúde psicológica. Finalmente, defendemos a importância de formação de profissionais, não como uma necessidade das minorias, mas de todos os indivíduos numa sociedade intercultural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Pinto, Karina Araújo, and Cristina Maria Meira de Melo. "A prática da enfermeira em auditoria em saúde." Revista da Escola de Enfermagem da USP 44, no. 3 (September 2010): 671–78. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342010000300017.

Full text
Abstract:
O objetivo da investigação foi conhecer a prática da enfermeira em auditoria em saúde. A concepção de análise adotada foi a da hermenêutica-dialética, e foi desenvolvida em três lócus: a auditoria interna de uma organização hospitalar; a auditoria externa de um comprador privado de serviços de saúde, e o sistema de auditoria do âmbito estadual do Sistema Único de Saúde (SUS), na Bahia. Foram entrevistadas nove enfermeiras auditoras. Na auditoria do SUS, as enfermeiras expressaram satisfação no exercício desta prática e valorização de seu papel profissional. Na auditoria privada - interna e externa às organizações de saúde - as ações das enfermeiras se direcionam para atender aos interesses de seus contratantes, e pouco se relacionam com a assistência prestada pela equipe de enfermagem e com as necessidades dos usuários dos serviços.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rodrigues Filho, José. "Pesquisa em serviços de saúde: uma necessidade urgente." Cadernos de Saúde Pública 5, no. 1 (January 1989): 07–16. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x1989000100002.

Full text
Abstract:
No presente trabalho define-se pesquisa em serviços de saúde, relatando sua origem e desenvolvimento e sua relação com as políticas de saúde, com base na experiência de outros países, onde este tipo de investigação tem se tornado um campo razoavelmente distinto e reconhecido, não só nas instituições acadêmicas mas também nas instituições de saúde. Enfatiza-se a necessidade de se desenvolver pesquisa em serviços de saúde no Brasil e de maior compromisso dos programas em administração de saúde engajados nesta área. Para melhorar o status de pesquisa em serviços de saúde no Brasil e evitar que estas pesquisas se tornem isoladas do campo das pesquisas médica e social, torna-se necessário a criação de uma unidade de pesquisa em serviços de saúde no país. Um maior impacto de pesquisa em serviços de saúde na reorientação das políticas de saúde no Brasil exige a unificação dos recursos escassos existentes e a definição de prioridades neste campo de estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Furtado, Juarez Pereira. "Um método construtivista para a avaliação em saúde." Ciência & Saúde Coletiva 6, no. 1 (2001): 165–81. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232001000100014.

Full text
Abstract:
Este texto realiza uma investigação sobre métodos potencialmente mais adequados para a avaliação de serviços e programas a partir das questões apresentadas pela política de desinstitucionalização em saúde e pelas limitações da avaliação ortodoxa. Percorremos diferentes concepções de avaliação de programas e serviços e identificamos na proposta de avaliadores de quarta geração (Guba & Lincoln, 1989) potencial capaz de superar alguns destes impasses e questões. Finalmente propomos a aproximação do Método Paidéia (Campos, 2000-a) à abordagem de Avaliação de Quarta Geração, procurando estabelecer coerência entre avaliação e sistema de gestão participativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Andrade, Selma Regina de, Ana Cristina Vidor, Janara Caroline Ribeiro, and Cely Edna Pereira Ribeiro. "Indicadores e Rede de Atenção: uma experiência do Programa de Educação pelo Trabalho em Vigilância em Saúde." Interface - Comunicação, Saúde, Educação 19, suppl 1 (December 2015): 913–22. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0826.

Full text
Abstract:
Este trabalho relata a experiência de integração ensino-serviço entre estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina e profissionais do serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, Brasil, proporcionada pelo Programa de Educação pelo Trabalho no âmbito da Vigilância em Saúde. A experiência refere-se à implementação de um projeto de análise e monitoramento de indicadores de saúde universais, pactuados entre gestores públicos, na perspectiva da rede de atenção. Foram realizadas, entre outras atividades, análises históricas e desenvolvidos instrumentos de investigação e monitoramento dos indicadores. As ações possibilitaram a integração dos estudantes à dinâmica de trabalho em vigilância e, ao mesmo tempo, contribuíram para a capacitação e estruturação do serviço, possibilitando o aprimoramento dos processos da Vigilância em Saúde e a aproximação da academia com a realidade dos serviços de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Martins, Teresa, Rita Guerreiro, and Sandra Lima. "O papel das Bibliotecas Universitárias de Saúde e dos seus profissionais na promoção de competências em Literacia da Informação: O caso da Biblioteca das Ciências da Saúde da Universidade de Coimbra." Boletim da Biblioteca da Universidade de Coimbra 48 (December 22, 2018): 123–44. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8436_48_4.

Full text
Abstract:
É através dos recursos que a Biblioteca disponibiliza à Comunidade Académica que a qualidade do Ensino e da Investigação de qualquer Faculdade e/ou Universidade se evidencia. Embora não esteja prevista a participação da Biblioteca das Ciências da Saúde nas atividades letivas e de investigação das Unidades Curriculares das Faculdades de Farmácia e Medicina, a biblioteca desenvolve e disponibiliza uma série de serviços e recursos de apoio à comunidade académica de ambas as Faculdades da Universidade de Coimbra. Dentro desses serviços, destacamos os Serviços de Informação e Referência e os Serviços de Apoio à Investigação: O Serviço de Informação e Referência (SIR) pretende proporcionar aos utilizadores a assistência necessária à boa utilização dos serviços e recursos da Biblioteca, através de uma série de opções: a) Resposta a necessidades pontuais, presencialmente ou por e-mail; b) Serviço de pesquisa assistida, por marcação prévia; c) Ações de formação e informação dirigidas a todos os utilizadores. O Serviço de Apoio à Investigação dá a conhecer os recursos e as ferramentas úteis na medição da produção e impacto científicos. Apesar de, nos últimos anos, ter aumentado bastante a procura destes serviços, e dos esforços por parte da biblioteca para os divulgar e informar a comunidade académica, há ainda uma fraca adesão e essa adesão é feita principalmente por estudantes, na maioria das vezes porque tomaram conhecimento através de outros colegas, não por aconselhamento dos docentes. Por esse motivo, procuramos atrair os utilizadores, desde o 1.º ano do 1.º Ciclo, preferencialmente através da distribuição de flyers, através da página Web da BCSUC, das redes sociais, etc., mas consideramos que a colaboração com os docentes é inevitável. É também de extrema importância a integração de uma disciplina de Literacia da Informação no currículo académico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Martins, Teresa, Rita Guerreiro, and Sandra Lima. "O papel das Bibliotecas Universitárias de Saúde e dos seus profissionais na promoção de competências em Literacia da Informação: O caso da Biblioteca das Ciências da Saúde da Universidade de Coimbra." Boletim da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra 48 (December 22, 2018): 123–44. http://dx.doi.org/10.14195/2184-7681_48_4.

Full text
Abstract:
É através dos recursos que a Biblioteca disponibiliza à Comunidade Académica que a qualidade do Ensino e da Investigação de qualquer Faculdade e/ou Universidade se evidencia. Embora não esteja prevista a participação da Biblioteca das Ciências da Saúde nas atividades letivas e de investigação das Unidades Curriculares das Faculdades de Farmácia e Medicina, a biblioteca desenvolve e disponibiliza uma série de serviços e recursos de apoio à comunidade académica de ambas as Faculdades da Universidade de Coimbra. Dentro desses serviços, destacamos os Serviços de Informação e Referência e os Serviços de Apoio à Investigação: O Serviço de Informação e Referência (SIR) pretende proporcionar aos utilizadores a assistência necessária à boa utilização dos serviços e recursos da Biblioteca, através de uma série de opções: a) Resposta a necessidades pontuais, presencialmente ou por e-mail; b) Serviço de pesquisa assistida, por marcação prévia; c) Ações de formação e informação dirigidas a todos os utilizadores. O Serviço de Apoio à Investigação dá a conhecer os recursos e as ferramentas úteis na medição da produção e impacto científicos. Apesar de, nos últimos anos, ter aumentado bastante a procura destes serviços, e dos esforços por parte da biblioteca para os divulgar e informar a comunidade académica, há ainda uma fraca adesão e essa adesão é feita principalmente por estudantes, na maioria das vezes porque tomaram conhecimento através de outros colegas, não por aconselhamento dos docentes. Por esse motivo, procuramos atrair os utilizadores, desde o 1.º ano do 1.º Ciclo, preferencialmente através da distribuição de flyers, através da página Web da BCSUC, das redes sociais, etc., mas consideramos que a colaboração com os docentes é inevitável. É também de extrema importância a integração de uma disciplina de Literacia da Informação no currículo académico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Investigação em Serviços de Saúde"

1

Pini, Luna Ribeiro de Queiroz. "Prevalência, risco e prevenção de úlcera de pressão em unidades de cuidados de longa duração." Dissertação, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, 2011. http://hdl.handle.net/10216/63858.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pini, Luna Ribeiro de Queiroz. "Prevalência, risco e prevenção de úlcera de pressão em unidades de cuidados de longa duração." Master's thesis, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, 2011. http://hdl.handle.net/10216/63858.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Costa, Maria João Baldaia Enes da. "Caracterização de reacções adversas a medicamentos notificadas à Unidade de Farmacovigilância do Norte pelo Serviço de Imunoalergologia do Centro Hospitalar de São João do Porto." Dissertação, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, 2011. http://hdl.handle.net/10216/63777.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Costa, Maria João Baldaia Enes da. "Caracterização de reacções adversas a medicamentos notificadas à Unidade de Farmacovigilância do Norte pelo Serviço de Imunoalergologia do Centro Hospitalar de São João do Porto." Master's thesis, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, 2011. http://hdl.handle.net/10216/63777.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Antonio, Priscila da Silva. "O cotidiano do Caps : investigação do amar, gozar, trabalhar e comunicar em profissionais de saúde mental." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2011. http://repositorio.unb.br/handle/10482/9721.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2011.
Submitted by Albânia Cézar de Melo (albania@bce.unb.br) on 2011-11-10T12:27:18Z No. of bitstreams: 1 2011_PriscilaSilvaAntonio.pdf: 1703455 bytes, checksum: 7f7189fefba244c426c2f2aad282f5b6 (MD5)
Approved for entry into archive by Leila Fernandes (leilabiblio@yahoo.com.br) on 2011-12-13T13:00:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_PriscilaSilvaAntonio.pdf: 1703455 bytes, checksum: 7f7189fefba244c426c2f2aad282f5b6 (MD5)
Made available in DSpace on 2011-12-13T13:00:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_PriscilaSilvaAntonio.pdf: 1703455 bytes, checksum: 7f7189fefba244c426c2f2aad282f5b6 (MD5)
Entende-se por cotidiano o que se sucede ou se pratica todos os dias ou habitualmente; o que é diário. Trata-se, portanto, de uma representação do ser de cada um, através do movimento do dia-a-dia das pessoas. As categorias dêiticas: tempo, pessoa e espaço, associadas aos verbos amar, gozar, trabalhar e se comunicar por símbolos, representam atividades intrínsecas humanas. Entende-se que as mesmas podem se comprometer em maior ou menor grau, em toda e qualquer crise do indivíduo. O objetivo geral do estudo é conhecer as atividades da vida cotidiana, através dos verbos: amar, gozar, trabalhar e comunicar por símbolos, em profissionais de saúde mental que trabalham em unidades de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), e o objetivo específico é desvelar os sentimentos e percepções da mesma população frente aos verbos referidos. Pesquisa descritiva, coleta de dados através de entrevistas semiestruturadas, gravadas e transcritas. O local são três unidades de CAPS do interior de Goiás. Realizado entre novembro de 2010 e janeiro de 2011. Participaram nove profissionais das referidas instituições. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética da UniEVANGÉLICA sob ofício de n 080/ 2010. Análise descritiva foi feita através do software Alceste, além da submissão do mesmo corpus discursivo à análise temática. Os resultados apontaram três categorias: trabalho e prazer; relacionamento: amar e comunicar, trabalho e desprazer, e quatro classes muito próximas às categorias: trabalho e prazer, amar, comunicar, trabalho e desprazer. A classe ‘trabalho e desprazer’ apontou para a defesa modalizada pela projeção que os levam a duvidar da capacidade de modificar, inovar e realizar um serviço de qualidade. O verbo ‘amar’ trata do compartilhar, sendo necessário intimidade, implicação e empatia nos CAPS na condução do mover para as transformações. Quanto à classe ‘comunicar’, revelam ter dificuldades em se expressar, mesmo sendo este verbo considerado “fundamental”. Na classe ‘trabalho e prazer’, o prazer não está na atividade do trabalho, mas no fruto do mesmo. Gozar a vida não aparece como categoria ou classe isolada, mas distribuído nas atividades mencionadas. Observa-se um dilema no trabalho expresso em mecanismos de negação e projeção. Concluímos tratar-se de uma neurose de dúvida coletiva, evidenciadas pelos verbos páthicos: querer, poder e dever. A dúvida paralisa a pessoa no sentido da concretização dos desejos. Os verbos, aqui elencados, fazem parte do cotidiano de todos nós, o que não é diferente no grupo pesquisado, sendo discutidos em detalhe ao longo da dissertação. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
By the everyday it is understood what occurs or what is practiced every day or habitually. It is, therefore, a representation of the being of each one, through the day-to-day movement of people. The deictic categories: time, person and space, associated to the verbs love, enjoy, work and communicate by symbols, represent intrinsic human activities. It is understood that the same can be involved to a greater or to a less degree, in every and any crisis of the individual. The main objective of this study is to understand the activities of the everyday life, through the verbs: love, enjoy, work and communicated through symbols of mental health professionals that work in units of the Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), and the specific objective is caring for the feelings and perceptions of the same population in the light of the verbs mentioned. Statistical research was collected from data through semi-structured, recorded and transcribed interviews. The locations are three CAPS units in the countryside of Goiás. It was carried out in November 2010 and January 2011. The participants included nine health professionals of the mentioned institutions. The study was approved by the Ethic Committee of UniEVANGÉLICA, under the official letter no 080/ 2010. Descriptive analysis was done through Alceste software in addition to the submission of the same discursive body for thematic analysis. The results pointed to three categories: work and pleasure, relationship: love and communicate, work and displeasure; and four classes closely relate to the categories: work and pleasure, love, communicate and work, displeasure. The class ‘work and displeasure’ pointed to a modalized defense through the projection that leads them to doubt the capacity to modify, innovate and realize quality service. The verb ‘love’ is relevant to sharing, being necessary intimacy, implication and empathy in the CAPS in the conclusion of the movement towards transformations. As for the class ‘communicate’, they reveal difficulties in expressing themselves, albeit being this verb considered “fundamental”. In the class ‘work and pleasure’, pleasure is not found in work activity, but in the recompense of the same. To have pleasure in life is not found as an isolated category or class, but it is distributed in the activities mentioned. A dilemma is observed at work explicit in negation and projection mechanism. We conclude that we are dealing with a neurosis of collective doubt, evident by the affective verbs: want, can and should. Doubt paralyzes the person relevant to instantiating the desires. The verbs listed here make-up a part of the everyday of all of us, which is no different in the researched group, being discussed in detail throughout the dissertation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Merjane, Telma Vilela Borges. "O ENTRELAÇAMENTO ENTRE OS PROCESSOS DE FUNCIONAMENTO COM O CLIMA ORGANIZACIONAL EM UM DEPARTAMENTO DE SERVIÇOS PÓSTUMOS: UMA INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA." Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2014. http://localhost:8080/tede/handle/tede/2991.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-08-10T10:54:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TELMA VILELA BORGES MERJANE.pdf: 2027136 bytes, checksum: 8b05630f3303492922b6ed2af2c0a2f0 (MD5) Previous issue date: 2014-10-29
This research was developed in a non-profit organization named Fraternidade e Assistência a Menores Aprendizes (FAMA), based in Goiânia-GO, with the aim at understanding the relationship between organizational climate services and the health of its personnel in charge with posthumous activities. The proposed methodology adopts a qualitative assessment involving eight employees working with the posthumous services department. It is an exploratory research based on the principles of the Grounded Theory through its constructivist modification as proposed by Chamaz (2009), by means of primary data collected from March to June, 2014 The specific objectives of the present study are the attending process routines identification and the proposal submission for optimizing the operational process and, therefore, enhancing the organizational climate even more. Three actions were adopted: 1) immersion in the reality of the organizational context by means of observations in a participatory manner; 2) organization of small focus groups in order to encourage informal discussions; 3) promoting individual interviews with employees belonging to the department under study. With regard to the identification of processes and routines of the organizational climate, it has been shown the employee s involvement and openness to the proposed changes for work performance quality With respect to the institutional context issues, analyzed under the organizational climate perspective, all participants, regardless their functional relationship with the institution and the management style, have shown their willingness to participate and contribute to their work efficiency. In the later, the team demonstrated its flexibility towards the need to comply with the changes and procedures in the department. By using the data primarily researched, sub categories or themes were created, which derived to broader categories, represented as follows: (i) the focal points (the organization dynamics); (ii) the team (quality of relationship and communication); (iii) the manager (the management and leadership style and management and leadership impacts on environmental quality); (iv) the results (arising from the organizational context). The study found a complex interaction between the categories, what follows the intrinsic interrelationship among categories Such situation implies on the importance and attention with daily processes oriented to service quality and, therefore, affecting the organizational climate. The results found in this study may support the institution on the execution of action plans allowing better results achievement and to optimize labor strategies and engagement in order to create value to the institution and to its stakeholders.
O presente estudo foi desenvolvido em uma organização sem fins lucrativos denominada Fraternidade e Assistência a Menores Aprendizes (FAMA), na cidade de Goiânia-GO, com o objetivo de compreender a relação entre os processos de funcionamento dos serviços, o clima organizacional e a saúde da equipe no setor de serviços póstumos. A metodologia adotada utiliza uma investigação qualitativa envolvendo oito funcionários que atuam no departamento de serviços póstumos. Trata-se de um estudo realizado por meio de uma pesquisa exploratória, seguindo os preceitos da Teoria Fundamentada em Dados (TFD), na sua modificação construtivista proposta por Chamaz (2009), por meio de dados primários coletados entre os meses de março a junho de 2014. Os objetivos específicos do presente trabalho são de identificar as rotinas no processo de atendimento e apresentar propostas para a reestruturação dos serviços prestados no sentido de otimizar os processos operacionais e, assim, melhorar ainda mais o clima organizacional. Foram adotadas três ações: 1) imersão na realidade do contexto organizacional por meio de observações com uma postura participativa; 2) organização de pequenos grupos focais visando estimular a discussão informal; 3) realização de entrevistas individuais com os funcionários do departamento em estudo. No que diz respeito à identificação nas rotinas dos processos e ao clima organizacional, evidenciou-se envolvimento e abertura às mudanças propostas para a qualidade no desempenho do trabalho. Quanto ao contexto institucional, analisado sob a ótica do clima organizacional, todos os participantes, independente da sua relação funcional com a instituição e com o estilo de gestão, manifestaram a disposição de participar e contribuir para a eficácia na prestação de serviços. Neste último aspecto, observou-se que a equipe demonstrou-se flexível diante da necessidade de acompanhar as transformações e procedimentos no departamento. A partir dos dados encontrados foram construídas subcategorias ou os eixos temáticos, das quais surgiram categorias mais amplas, a saber: (i) os pontos focais (a dinâmica da organização); (ii) a equipe (qualidade do relacionamento e comunicação); (iii) o gestor (estilo da gestão e liderança e impactos da gestão e liderança sobre a qualidade do ambiente); (iv) os resultados (decorrentes do contexto organizacional). O estudo constatou a existência de uma interação complexa entre as categorias, donde se deduz que ocorre um entrelaçamento intrínseco entre as categorias. Tal situação repercute na importância e atenção aos processos diários visando a qualidade na prestação de serviços que acabam por afetar o clima organizacional. A análise dos resultados encontrados neste estudo pode apoiar a instituição na elaboração de planos de ação que permitam alcançar melhores resultados e utilizar as estratégias e o engajamento em torno dos funcionários, criando valor para a instituição e para os stakeholders.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Freire, Regina Célia Torres. "Investigação sobre a dor em idosos submetidos a tratamento fisioterapêutico." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2007. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12508.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-27T18:47:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Regina C T Freire.pdf: 246414 bytes, checksum: 0bb2d29156ce2ca8363bc1da29602799 (MD5) Previous issue date: 2007-04-17
Due to the fact that ageing will increase in the next decades, the demand for health service and the need for a basic infrastructure of care and support, the main purpose of this master thesis is to study and thoroughly understand better the relationship between pain and ageing. This research is based on a general idea that pain is an inherent process of ageing. This thesis deals with this question in a multidimensional context, using a broader approach, and seeks to clarify the relationship between ageing and pain studying how elderly people under physiotherapic treatment perceive pain. We proceeded a qualitative research based on interviews and the results were here presented on a descriptive way, with illustrative quotations. The data analysis revealed that most of elderly people think pain comes concomitantly along with ageing, having a direct effect in their lives and decreasing their independence. They see pain as something that turns their day-by-day activities harder. For elderly people, pain and illness are synonyms and they use to relate pain to ageing. In their minds, pain threats their quality of life and their plans for the future. They believe that physioterapy could help them to reduce their suffering, but they have problems in finding proper treatment. On the other hand, when they start physioterapic sessions they are afraid of what will happen if the treatment is interrupted. This research revealed that we need to rethink the ways how physioterapic treatment has been applied until now; we should move our focus from the illness to the individuals. Our research concluded that it is necessary a better training to the professional involved with old age, and that we have to improve the support network to elderly people
Diante do envelhecimento populacional que implicará, nas próximas décadas, o aumento da demanda por serviços de saúde e a necessidade de uma infra-estrutura básica de atendimentos e de suporte, o intuito dessa dissertação foi aprofundar o entendimento das relações entre a dor e o envelhecimento. Este trabalho parte de uma idéia geral de que a dor é um processo inerente ao envelhecimento. Para a pesquisa, impôs-se a necessidade de inserir o problema em um contexto maior e buscar, nas falas dos idosos, as percepções que permitiriam aprimorar o entendimento em relação à dor e ao envelhecimento. Investigamos, portanto, as percepções da dor em indivíduos submetidos a tratamento fisioterapêutico por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa, mediante entrevistas. Os resultados foram apresentados de forma descritiva, com citações ilustrativas das falas. A análise dos dados mostrou que a maioria dos idosos considera que a dor inicia-se concomitante ao envelhecimento, interferindo diretamente em suas vidas, diminuindo a independência, comprometendo a autonomia, impossibilitando as atividades de vida diária, as relações sociais e o trabalho. Os idosos vêem a dor e a doença como sinônimos; e associam a dor ao envelhecimento, principalmente quando se referem às perdas. A presença da dor impede, na visão dos idosos, uma boa qualidade de vida e os planos para o futuro. Buscam na fisioterapia uma solução para esses problemas, mas mostram a dificuldade de encontrar local para tratamento; por outro lado, quando encontram, demonstram temor com o término da fisioterapia. A pesquisa concluiu que é necessário repensar as formas de tratamento nas clínicas de fisioterapia, deslocando o foco da doença para o indivíduo. Revelou, também, a necessidade de capacitação de profissionais envolvidos com a velhice, e de discutir mecanismos para aumentar a rede de apoio aos idosos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Nambu, Mauricio Massayuki 1971. "A assistência farmacêutica básica em uma comissão intergestores regional do estado de São Paulo sob o olhar da investigação, da ação e da pesquisa." [s.n.], 2014. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/289619.

Full text
Abstract:
Orientador: Luciane Miranda Guerra
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Made available in DSpace on 2018-08-25T14:49:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Nambu_MauricioMassayuki_M.pdf: 6110256 bytes, checksum: fb5c5c2f84a8fc982cb54524cde90aef (MD5) Previous issue date: 2014
Resumo: A proposição do presente estudo foi avaliar as Assistências Farmacêuticas Básicas municipais das cidades que compõem a Comissão Intergestores Regional de Saúde (CIR) de Ourinhos-São Paulo, através de indicadores de estrutura, processo e resultado, e propor, de forma compartilhada e participativa, ações na perspectiva de impactar mudanças positivas nos indicadores verificados e na prática dos serviços. Trata-se de um estudo transversal descritivo, baseado em indicadores do manual prático de acompanhamento de políticas nacionais de medicamentos da Organização Mundial de Saúde (OMS), perfazendo neste estudo, um total de treze indicadores, caracterizados pela utilidade, descrição, padrão, fonte, metodologia de coleta, cálculo e limitações. Foram realizadas observações diretas em medicamentos, cadastros, relatórios e/ou documentos, entrevistas com os responsáveis pelas Assistências Farmacêuticas Municipais e visitas às unidades de saúde que dispensavam medicamentos para a atenção básica, perfazendo um número total censitário de doze municípios, 41 unidades de saúde e três Centrais de Abastecimento Farmacêutico, não anexas às unidades dispensadoras de medicamentos (farmácias). Em uma segunda etapa, foi realizada uma oficina temática direcionada a todos os municípios participantes do estudo. Verificou-se que 63,89% das unidades de saúde e 75% das centrais de abastecimento farmacêutico possuíam controle de estoque e 68,33% e 70%, cumpriam as boas práticas de armazenamento, respectivamente. Nas unidades de saúde foram encontrados, em média, 0,85 farmacêuticos por unidade; 14,79% de trabalhadores capacitados, 2,44% de listas de padronização afixadas nas farmácias, presença de 88,91% de medicamentos marcadores, 3,77% de medicamentos fora do prazo de validade, 1,99 medicamentos por prescrição, 63,98% de medicamentos prescritos, pertencentes à Atenção Básica, 80,21% de medicamentos prescritos pela denominação genérica, 74,94% de medicamentos prescritos e atendidos, sendo 73,57% na íntegra e 79,59% de medicamentos pertencentes ao Componente Básico da Assistência Farmacêutica dispensados. Na oficina temática, das doze cidades estudadas, sete responsáveis pelas Assistências Farmacêuticas municipais compareceram. Nesta, foram analisados os dados situacionais e elaboradas propostas para melhoria dos indicadores apurados, sendo as mesmas encaminhadas aos gestores e farmacêuticos responsáveis pelas respectivas Assistências Farmacêuticas dos doze municípios da CIR Ourinhos-São Paulo. Apesar dos índices não serem totalmente insatisfatórios, em sua maioria, os valores dos indicadores ficaram abaixo dos padrões estabelecidos pela literatura, demonstrando a necessidade de adequações na infraestrutura e da realização de capacitações para as Assistências Farmacêuticas municipais, visando maior qualidade de atenção aos usuários do sistema de saúde
Abstract: The proposition of this study was to evaluate the Municipal Basic Pharmaceutical Assistance of towns compounding the Intermanagerial Regional Health Commission (IRC) of Ourinhos-Sao Paulo, through indicators of structure, process and result, and propose, in a shared and participatory manner, actions to cause positive changes in the verified indicators and practice of services. It is a cross-sectional descriptive study, based on the attendance of Practical Manual Indicators of National Medicine Policies of the World Health Organization (WHO), totalizing thirteen indicators, characterized by utility, description, standard, source, collection methodology, calculation and limitations. Direct observations were made on medications, records, reports and/or documents, interviews with those responsible for Municipal Pharmaceutical Assistance, and visits to health facilities dispensing drugs for primary care, with total census number of twelve municipalities, forty one health units and three pharmaceutical supply centers, not attached to the units dispensing medications (pharmacies). In a second stage, a thematic workshop was directed to all municipalities participating in the study. It was found that 63.89% of health units and 75% of the pharmaceutical supply centers had stock control, 68.33% and 70% of them respectively, met the good storage practices. In the health units were found, on average, 0.85 pharmacists per unit; 14.79% skilled workers, 2.44% of standardization lists posted in pharmacies, the presence of 88.91% tracer drugs, 3.77% of drugs with expiry date, 1.99 medicine per prescription, 63,98% of prescribed drugs belonging to primary care, 80.21% of drugs prescribed by the generic denomination, 74.94% of the drugs prescribed and received, being 73.57% in full and 79.59% of drugs belonging to the dispensed Basic Pharmaceutical Component Assistance. In thematic workshop of the twelve cities studied, seven responsible for Municipal Pharmaceutical Assistance attended. It was analyzed the data situation and proposals for improvement were prepared for the checked indicators. The proposals were forwarded to managers and pharmacists responsible for their respective Pharmaceutical Assistance of the twelve municipalities of IRC Ourinhos-Sao Paulo. Despite the indices not being totally unsatisfactory, mostly the indicator values were below the standards established by the literature, demonstrating the need for adjustments in infrastructure and conducting training for the Municipal Pharmaceutical Assistance, improving the quality of care to the health system users
Mestrado
Odontologia em Saude Coletiva
Mestre em Odontologia em Saúde Coletiva
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Costa, Graciete Batista da. "Avaliação da satisfação dos utentes do Hospital de Dia de Especialidades Médicas do Hospital de Egas Moniz." Master's thesis, Universidade Nova de Lisboa. Escola Nacional de Saúde Pública, 2011. http://hdl.handle.net/10362/9257.

Full text
Abstract:
RESUMO: A avaliação da satisfação dos utentes tem tido uma importância crescente na avaliação da qualidade em saúde e na orientação do planeamento e da gestão dos processos e dos recursos da saúde. Os Hospitais de Dia, unidades funcionais que se assumem como uma alternativa moderna à hospitalização tradicional, com maior eficiência e ganhos na qualidade assistencial dos utentes, devem também ser capazes de se auto-avaliar, de forma a detectarem os aspectos menos correctos da sua actuação e a procurar o aperfeiçoamento permanente de todos os aspectos do seu funcionamento. Este trabalho pretendeu avaliar o grau de satisfação dos utentes do Hospital de Dia das Especialidades Médicas do Hospital de Egas Moniz (HDEM), Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental. O estudo, que obteve parecer favorável por parte da Comissão de Ética e foi autorizado pelo Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, foi um estudo descritivo transversal, utilizando uma perspectiva quantitativa. A amostra seleccionada foi de conveniência, constituída pelos utentes que utilizaram o HDEM num período de 14 dias úteis, 3 a 24 de Junho de 2011. As dimensões da satisfação que foram avaliadas foram a satisfação global, a qualidade global, a satisfação relativa aos profissionais de saúde, a satisfação relativa às instalações, a satisfação relativa aos serviços prestados e ainda a recomendação do serviço a familiares e amigos e os aspectos sócio-demográficos dos utentes do HDEM. Foi construído um questionário com 39 itens (38 de resposta fechada e uma de resposta aberta), agrupados em 13 questões. Para a sua construção foram consultados muitos outros questionários destinados a avaliar a satisfação dos utentes com a prestação dos serviços de saúde. O questionário foi submetido à apreciação por investigadores e outros profissionais, aperfeiçoado e pré-testado antes da sua utilização. A validação do questionário incluiu a determinação da consistência interna através do coeficiente alfa de Cronbach, que foi boa ou muito boa, e a determinação da validade, através do método de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO), que foi boa ou muito boa. A amostra foi constituída por 136 indivíduos, 61,8% dos quais eram do sexo feminino. O grupo etário mais representado foi o das idades entre os 35 e os 44 anos, seguido dos grupo etário entre os 45 e os 54 anos e entre os 55 aos 64 anos. A maioria dos participantes eram casados ou a viver em união de facto, tinham o ensino secundário ou uma licenciatura e eram trabalhadores no activo. Os resultados do estudo permitiram concluir que os utentes do HDEM que fizeram parte do estudo apresentaram níveis elevados de satisfação em todos os aspectos avaliados. Os maiores níveis de satisfação dos utentes disseram respeito à actuação dos profissionais de saúde e os mais baixos, apesar de positivos, tiveram a ver com aspectos muito particulares das instalações físicas do HDEM, como as condições da sala de espera e as instalações sanitárias. Outro aspecto que motivou algumas críticas por parte dos utentes foi o horário de funcionamento, tendo havido sugestões para o seu alargamento.
ABSTRACT: The evaluation of customer satisfaction has been increasingly important in quality assessment in health and in guiding the planning of the processes and of the health resources. The Day Hospitals, that are assumed as a modern alternative to traditional hospitalization with greater efficiency and gains in quality of care, should be able to conduct self-evaluation, in order to detect defects in its performance and to search for continuous improvement. The objective of our study was the assessment of the degree of satisfaction of users of the Day Hospital of Medical Specialties, Hospital de Egas Moniz (HDEM). A authorization by the of the Institutional Review Board and by the Board of Directors of our institution was obtained previously. The study was a cross-sectional study using a quantitative approach. The sample was composed of patients who used HDEM within 14 days, 3 to 24 June 2011. The dimensions of satisfaction that were assessed were: overall satisfaction, overall quality, health care satisfaction, satisfaction relative to facilities, satisfaction on services provided and also: the recommendation of the service to friends and family and socio-demographic aspects. A questionnaire with 39 items (38 closed-response and 1 open-response), grouped into 13 questions, was constructed. Other questionnaires used to assess user satisfaction with the provision of health services were consulted previously. After its completion, the questionnaire was reviewed by health researchers and other professionals; improved and pre-tested before use. The validation of the questionnaire included the determination of internal consistency by Cronbach's alpha, which was good or very good, and the determination of validity through the method of Kaiser-Meyer-Olkin (KMO), which was good or very good. The sample consisted of 136 individuals, of whom 61.8% were female. The most represented age group was 35-44 yrs, followed 45-54 and 55-64 yrs. Then majority of the participants were married or living in union, had college or university degrees and were employed. The results demonstrated that the patients of the HDEM have high levels of satisfaction in all aspects evaluated. The highest levels of satisfaction were obtained with the actions of health professionals and the lowest, although positive, were obtained with some aspects of the physical facilities of the HDEM. Another aspect that caused some criticism from participants was the horary, and there were suggestions for its extension.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Andrade, Tiago Branco. "A qualidade em E-services : conceptualização e investigação empírica." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2004. http://hdl.handle.net/10773/1666.

Full text
Abstract:
Mestrado em Gestão de Operações
O fornecimento de serviços de qualidade num ambiente virtual cria novos desafios às empresas. Com o crescimento dos serviços em geral, e com o advento da internet, têm-se assistido a uma migração da prestação de serviços via canais tradicionais para outro canal de fornecimento, a internet. Neste contexto, torna-se crucial assegurar a qualidade dos serviços oferecidos como mecanismo de fixação e fidelização dos clientes. Assim, este trabalho investigou duas questões: i) Quais são os determinantes da qualidade em e-services? Neste processo, propomos uma nova forma de classificar os processos de e-service e apresentamos um conjunto de determinantes da qualidade que se pretende que sejam representativos dos diferentes contextos operacionais e suficientemente generalizáveis para todos os e-services. ii) Será que a qualidade de e-services tem um impacto positivo na lealdade, tal como acontece nos serviços tradicionais? A este respeito, realizamos um estudo de inquérito cujos resultados sugerem que a qualidade de um web site tem um impacto positivo na lealdade dos clientes. ABSTRACT: Delivering service quality in a virtual environment creates new challenges for service providers. With the increase of the weight of the service sector and with the arrival of the internet, we have witnessed a migration of services from traditional channels to the internet channel. In this context, it becomes crucial to assure the good levels of service quality as a mechanism for customer retention and loyalty. As such, this study investigates the following questions: i) What are the determinants of e-service quality? In this process, we propose a new classification of e-service processes and present a set of quality dimensions which are intended to be representative of different operational contexts and generalizable for all types of e-services. ii) Does e-service quality have an impact on customer loyalty, as it happens in traditional services? In this respect, we conducted a survey study whose results suggest that the quality of a web site has a positive impact on customer loyalty.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Investigação em Serviços de Saúde"

1

Ferreira, F. A. Gonçalves. História da saúde e dos serviços de saúde em Portugal. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1990.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Vera Lúcia Peixoto Santos Mendes. Inovação gerencial em serviços públicos de saúde e cidadania. Brasília, DF: Editora MS, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Acesso aos serviços de saúde em municípios da Baixada Santista. São Paulo, Brazil]: Instituto de Saúde, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Schneider, Vania Elisabete. Manual de gerenciamento de resíduos sólidos em serviços de saúde. 2nd ed. Caxias do Sul, RS, Brasil: EDUCS, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Benigna, Maria José Cariri, and Maria Amélia Amado Rivera. Avaliação de serviços: Um olhar na qualidade da gestão em saúde. Campina Grande, PB: EDUEP, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Campos, Rosana Onocko, and Juarez Pereira Furtado. Desafios da avaliação de programas e serviços em saúde: Novas tendências e questões emergentes. Campinas, SP, Brasil: Editora UNICAMP, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Brazil) Conferência Internacional da Qualidade (1997 São Paulo. Gestão para a excelência: Tendências e inovações em qualidade para produtos, serviços, saúde e educação. Rio de Janeiro, Brazil]: Qualitymark Editora, 1997.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Germano, Raimunda Medeiros. CEFOPE/RN: Uma experiência de formação de recursos humanos em saúde, 1984-1996. Natal, RN: Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria de Saúde Pública, Coordenadoria de Recursos Humanos, Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde "Dr. Manoel da Costa Souza", 1996.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Guerrero, Eduardo, and Luisa Guimarães. Modelo de atenção e formulação de políticas públicas: Uma abordagem de conteúdo: curso de especialização em gestão de sistemas e serviços de saúde em Goiás. Brasília, DF: Projeto de Desenvolvimento de Sistemas e Serviços de Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Almeida, Célia Maria de, and James A. Macinko. Validação de uma metodologia de avaliação rápida das características organizacionais e do desempenho dos serviços de atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS) em nível local. Brasília, DF: Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Investigação em Serviços de Saúde"

1

Taciana Melo, Cruz, Zelykovic Patrícia Clarindo, Silva Vitória Beatriz da, Melo Mirtes Queiroz de Alencar, and Silva Tatiana de Paula Santana da. "CONHECIMENTOS, ATITUDES E PRÁTICAS PARA O ENFRENTAMENTO DA COVID-19 REALIZADAS POR ESTUDANTES DURANTE A PANDEMIA." In Perspectivas das Ciências da Saúde na Sociedade 5.0: Educação, Ciência, Tecnologia e Amor, 45–57. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-04-1.45-57.

Full text
Abstract:
A pandemia por COVID-19 trouxe à tona mudanças significativas em todos os setores da sociedade mundial. Devido a sua alta capacidade de infecção, mortalidade e inexistência de protocolos efetivos de tratamento, a adoção de medidas preventivas tem sido o grande foco para conter a disseminação do vírus. Nesse sentido o conhecimento das práticas corretas de prevenção torna-se um dos instrumentos mais importantes na contenção da pandemia, não apenas nos domicílios, mas em todos os serviços, setores e instituições. Dessa forma a investigação sobre os conhecimentos, atitudes e práticas para o enfrentamento da COVID-19, realizadas pelos estudantes universitários torna-se um importante ponto de análise, sendo este o objetivo do estudo. Foi realizado um estudo transversal com amostra do tipo conveniência composta por 77 estudantes do curso de Fonoaudiologia de uma faculdade particular do estado de Pernambuco. A pesquisa foi realizada de forma remota e recebeu aprovação do comitê de ética (parecer nº 4.076.216). Os dados formam analisados pela estatística descritiva. A maioria dos estudantes (84,2%) não pertenciam ao grupo de risco para COVID-19. Observou-se que a grande maioria dos estudantes tem conhecimento sobre todas as medidas de prevenção. Quanto as atitudes e práticas preventivas realizadas verificou-se que a grande maioria tem realizando as ações onde destacase o uso do álcool gel, a lavagem das mãos e o uso de máscaras. As atitudes menos realizadas foi o distanciamento e isolamento social. Conclui-se com base nos achados que apesar do bom nível de conhecimento, os estudantes apresentam uma tendência a realizar apenas algumas das atitudes e práticas destacadas como relevantes para o enfrentamento da pandemia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gomes, Idalina Delfina, and Alexandra Seara Almeida. "Motivos da utilização frequente do serviço de urgência pelas pessoas idosas no contexto de uma unidade de saúde familiar." In Investigação Qualitativa em Saúde: Avanços e Desafios | Investigación Cualitativa en Salud: Avances y Desafíos, 600–605. Ludomedia, 2021. http://dx.doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.600-605.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Destri, Adriano Joel, Juliana Roberta Romani, Fabiana Góes Mario, Elisangela Bini Dorigon, and Francielle Garghetti Battiston. "O PAPEL DO TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA EM UM HOSPITAL VETERINÁRIO." In Serviços e cuidados em saúde, 192–203. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.98221180619.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Anunciação, Sara Moreira, Lucille Andrade Paiva Espinheira, Márcia Rocha Oliseski, and Mariângela de Souza Ramos. "PAUSA DA DIETA ENTERAL NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS EM PACIENTES SUMÁRIO EM TERAPIA INTENSIVA." In Serviços e cuidados em saúde, 181–91. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.98221180618.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Comparini, Camila Trevisan Carvalho, Ana Lúcia de Castro Rodrigues, Núbia de Souza Cintra, Welton de Araújo Cintra Júnior, Daniela de Figueiredo Ribeiro, and Lívia Maria Lopes Gazaffi. "A ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA À LUZ DO CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO DE AMARTYA SEN." In Serviços e cuidados em saúde, 16–29. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.9822118063.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ponte, Júlia, Fernando Mendes, Diana Martins, and Paulo Teixeira. "THE ROLE OF THE MICROENVIRONMENT IN PROSTATE CANCER: A SHORT REVIEW." In Serviços e cuidados em saúde, 115–23. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.98221180611.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Machado, Flávia Christiane de Azevedo, Rosangela Diniz Cavalcante, Letícia Abreu de Carvalho, Suelen Ferreira de Oliveira, Janmille Valdivino da Silva, and Lorrainy da Cruz Solano. "A CULTURA DAS ORGANIZAÇÕES: FATOR ESSENCIAL PARA GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE SAÚDE." In Serviços e cuidados em saúde, 1–12. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.9822118061.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Machado, Flávia Christiane de Azevedo, Anna Paula Serêjo da Costa, Anna Lepríncia Bezerra Pontes, Janmille Valdivino da Silva, and Maria Ângela Fernandes Ferreira. "SATISFAÇÃO E RESPONSIVIDADE RELACIONADAS À TERAPIA ENDODÔNTICA DE CENTROS DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS." In Serviços e cuidados em saúde, 45–55. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.9822118065.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Martins, Guilherme Sousa, Pedro Henrique Parente, and Alessandra Paz Silvério. "PERFIL EPIDEMIOLOGICO DA SÍFILIS GESTACIONAL E CONGÊNITA ENTRE 2015 A 2020 NO ESTADO DO TOCANTINS E SUA RELAÇÃO COM A ASSITÊNCIA PRÉ-NATAL." In Serviços e cuidados em saúde, 172–80. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.98221180617.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Souza, Tiago Pereira de, and Paulo Antônio Barros Oliveira. "RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E QUALIDADE DE VIDA DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SUMÁRIO SAÚDE." In Serviços e cuidados em saúde, 133–46. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.98221180613.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Investigação em Serviços de Saúde"

1

Arias, Vanessa, Jane Oliveira Ramos, Carolina Cavalcante da Silva Ale, and Danielle Pedroni Moraes. "Gestão de Risco: elaboração e implantação de Instrumento para Investigação de Quedas em hospital de porte extra." In Congresso Internacional de Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde. São Paulo - SP, Brazil: Galoa, 2017. http://dx.doi.org/10.17648/qualihosp-2017-69655.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

P. da Silva Junior, Deógenes, Carolina Moreira Oliveira, Ludmilla F. Oliveira Galvão, Jonata Da Silva Rodrigues, and Alisson Andrey Puska. "Investigando Heurísticas de Usabilidade no Contexto Móvel de um App de Saúde." In XVII Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2018. http://dx.doi.org/10.5753/ihc.2018.4206.

Full text
Abstract:
Este trabalho buscou investigar os problemas relacionados à usabilidade em uma aplicação móvel de acesso à serviços do Sistema Único de Saúde brasileiro. Para isso, utilizou-se um conjunto de heurísticas composto a partir das técnicas de inspeção de usabilidade: Heurísticas de Nielsen, Oito Regras de Ouro (Golden Rules) de Shneiderman, e as Heurísticas de Usabilidade de Smartphones (SMArtphones uSability Heuristics). Cerca de 46 problemas de usabilidade foram encontrados, nos quais 16 incidências foram referentes à "Compatibilidade do sistema com o mundo real", 13 incidências referentes à "Visibilidade do status do sistema", e 10 incidências referentes à Consistência e padrões. Estes problemas podem ser barreiras na interação do cidadão com o acesso aos serviços de saúde, dada a natureza complexa da interação no contexto móvel.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Albuquerque, João Victor Brilhante de, Amanda Léa Cavalcante Dos Santos, Andreza Oliveira Abreu, Daniel Moreira Matos, and Rogério Carvalho Vasconcelos Filho. "PGRSS: UMA FERRAMENTA PARA A CAPACITAÇÃO E BEM-ESTAR DA COMUNIDADE." In II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1226.

Full text
Abstract:
Introdução: A Mata Branca Júnior Soluções ambientais é uma empresa júnior filiada ao movimento empresas júniores. Ela é composta por estudantes do curso de ciências biológicas da Universidade Federal do Ceará e executa projetos e serviços voltados para o crescimento profissional de seus membros, sempre voltados para as áreas de atuação do biólogo. Dentre suas atividades está o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), documento que detalha as técnicas e ações de manejo dos resíduos sólidos produzidos a partir do atendimento à saúde humana ou animal. Objetivo: O projeto objetivou a qualificação dos membros da equipe gestora através de um conjunto de procedimentos elaborados nas etapas de seu planejamento estratégico, envolvendo o gerenciamento de resíduos de saúde. Materiais e Métodos: Obedecendo às recomendações e obrigações de biossegurança condizentes ao período atual, com a presença de no máximo 2 membros da equipe e o auxílio de EPIs, realizou-se uma visita técnica, mediante contato com o cliente, ao estabelecimento contratante. Através de uma ficha de campo para diagnóstico, foram coletadas informações a respeito do funcionamento do local investigado. Estes dados foram analisados criteriosamente pela comissão e pelo responsável técnico, que elaborou, revisou e assinou o PGRSS. O plano foi entregue ao contratante, que também recebeu uma capacitação por meio de um POP e apresentação construída pela equipe. O contato pós-serviço foi realizado para monitoramento superficial das atividades acordadas no plano. Resultados: A equipe gestora envolvida nas atividades do projeto adquiriu conhecimento profissional em consultoria e licenciamento ambiental, bem como o próprio gerenciamento de resíduos sólidos, uma vez que receberam o amparo de materiais complementares e capacitações para a execução das etapas do serviço. Conclusão: Esta atividade porta um valor ecológico importante, já que a gestão correta desses materiais mitiga impactos posteriores ao meio ambiente, como a contaminação de corpos hídricos, solo e ar pelo derramamento de fluidos poluentes, como o chorume, e emissão de gases, como metano; o que tange a responsabilidade socioambiental inerente à empresa júnior. Além disso, mostrou ser uma ferramenta auxiliadora na capacitação de membros, ajudando na sua formação e construção profissional.MATA BRANCA JR.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Motta, Leonardo França, Kiara de Medeiros Braga Cruz Pessanha, Polyana de Paula Mendes Machado, Thaís Ribeiro Melo, and Juliana Batista Siqueira. "Diagnóstico desafiador de tumor desmoide de mama: um relato de caso." In 44° Congresso da SGORJ - XXIII Trocando Ideias. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2020. http://dx.doi.org/10.5327/jbg-0368-1416-2020130240.

Full text
Abstract:
Introdução: Os tumores desmoides são tumores benignos, com proliferação fibroblástica do tecido conjuntivo do músculo, fáscia e aponeurose. Representam apenas 0,2% dos tumores de mama, acometendo mais comumente a faixa etária da adolescência até os 30 anos. Esses tumores são classificados de acordo com a localização em extra-abdominal, abdominal e intra-abdominal, sendo a forma intra-abdominal a mais prevalente. A expressão clínica desses tumores são compatíveis com algumas neoplasias, podendo apresentar-se como massas firmes, móveis e indolores, estando presente ou não a retração da mama e do mamilo ou edema cutânea. Na mamografia em geral, pode haver a mimetização de lesões malignas da mama, ou então encontramos um resultado inconclusivo, como BIRADS 0 (zero). Diante de tantas semelhanças com neoplasias malignas da mama, o diagnóstico do tumor desmoide se torna desafiador. Objetivo: Relatar o caso de uma paciente com difícil diagnóstico de um tumor raro de mama. Métodos: As informações foram obtidas por meio do acompanhamento da paciente, do diagnóstico histopatológico, da imagem fotográfica da lesão, além de revisão de prontuário e pesquisa bibliográfica nas bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SciELO), PubMed, Google Scholar e Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Resultados: O.R.A.R., 58 anos, procurou o serviço de Mastologia em julho de 2018 em razão da tumoração de mama esquerda de crescimento rápido. Aventou-se a hipótese diagnóstica de tumor filoide. Solicitada mamografia BIRADS 0 e ultrassonografia de mama cujo resultado foi BIRADS IV. Prosseguiu a investigação com core biópsia, sendo o resultado histopatológico favorável para fibromatose mamária, necessitando, contudo, de diagnóstico diferencial com carcinoma metaplásico. A imuno-histoquímica direcionou para o diagnóstico de fibromatose desmoide. Diante do resultado, optou-se por prosseguir a investigação com mastectomia simples. O resultado do histopatológico foi compatível com neoplasia de células fusiformes, e a imuno-histoquímica, com tumor desmoide de mama. Após quatro meses da cirurgia, houve recidiva da lesão, que ocorreu de maneira rápida com evolução agressiva. Não havendo tecido para uma nova cirurgia, optou-se por tratamento hormonioterápico, radioterápico e quimioterápico, porém sem resposta, e a paciente veio a óbito. Conclusão: Os tumores desmoides, apesar de representarem apenas 0,2% dos tumores de mama e serem classificados como benignos, são localmente agressivos, possuindo alta recorrência local, mesmo após tratamento adequado com excisão completa. Importante, contudo, ressaltar que não cursam com metástases, necessitando repensar o diagnóstico em casos de disseminação à distância. Diante disso, é essencial que o diagnóstico seja preciso e rápido para que o tratamento seja eficaz, mantendo a paciente sob acompanhamento para identificação precoce de recidivas locais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Pessanha, Kiara de Medeiros Braga Cruz, Cristiano Salles Rodrigues, Fernanda Fernandes Figueira, Mariana Monteiro Rangel Pacheco, Bruna Lahud Abreu Netto, and Yohanna Peixoto Vilela. "Lipoma de vulva levando à disfunção sexual: relato de caso." In 44° Congresso da SGORJ - XXIII Trocando Ideias. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2020. http://dx.doi.org/10.5327/jbg-0368-1416-2020130239.

Full text
Abstract:
Introdução: A abordagem de possíveis disfunções sexuais em mulheres portadoras de tumorações vulvares benignas ou malignas é de suma importância para a qualidade de vida da paciente. Anamneses e exame físico mais detalhado, enfocando aspectos sexuais, não são realizados de forma rotineira, o que resulta, muitas vezes, em insatisfação sexual, dúvidas e abandono por seus maridos, alegando medo de se contaminar ou machucá-las, principalmente pela influência de mitos e tabus. Os lipomas são os tumores benignos mais comuns dos tecidos moles. No entanto, lipomas localizados em vulva são extremamente raros e a literatura é incerta quanto à sua incidência mundial. Objetivo: Destacar a importância do diagnóstico diferencial das lesões vulvares e descrever um caso clínico de lipoma localizado em vulva e suas implicações na vida sexual da mulher. Método: Trata-se de um estudo observacional do tipo relato de caso, desenvolvido a partir da observação clínica e da revisão de prontuário. Para fundamentação teórica, foram utilizados artigos publicados nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), PubMed e Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Resultados: J.S.S.L., 50 anos, casada, G2P2A0, encaminhada ao serviço de Ginecologia para avaliação de tumoração vulvar. Durante anamnese, o que a motivou ter procurado tratamento era sua queixa quanto à disfunção sexual causada pela tumoração, que ocluía o intróito vaginal. Ao exame, apresentava tumoração de aproximadamente 5 cm em região vulvar direita, móvel, indolor, com evolução de cinco meses. Solicitada ultrassonografia de partes moles, o que evidenciou imagem isoecoica em relação ao tecido adiposo, bem delimitada, sem vascularização interna, sendo o lipoma a principal hipótese diagnóstica. Foi indicado tratamento cirúrgico para a retirada da tumoração, sendo o histopatológico conclusivo para lipoma de vulva. Conclusão: Os lipomas vulvares são tumores mesenquimais benignos raros que consistem em células adiposas maduras. Sua etiologia e patogênese permanecem indeterminadas, sendo relatado em todas as faixas etárias. Suas características são bem conhecidas ao exame clínico, apresentando-se como uma massa indolor, macia, móvel e de curso lentamente progressivo. No entanto, por ser raro e fazer diagnóstico diferencial com cistos vulvares, hérnia inguinal, bem como lipossarcoma, é condizente complementar investigação com exame de imagem. A ultrassonografia e a ressonância magnética são recursos de eleição para o lipoma. Nos casos sintomáticos, a excisão cirúrgica é o tratamento de escolha, que permite avaliação histopatológica para um diagnóstico preciso e gera impacto na qualidade de vida das pacientes. O médico deve trabalhar em conjunto com a mulher para desenvolver um plano de tratamento que seja mais adequado para ela e leve em conta a idade, o estilo de vida sexual e eventuais outros problemas médicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Obeica, Bruna, Caroline Graça Mota Damasceno, Ana Sanches Prazeres, Jacqueline Assumção Silveira Montuori, Marcos Paulo Cardoso Marques, and Walter Palis Ventura. "Manifestações orais da sífilis: a importância de um pré-natal adequado." In 44° Congresso da SGORJ - XXIII Trocando Ideias. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2020. http://dx.doi.org/10.5327/jbg-0368-1416-2020130287.

Full text
Abstract:
Introdução: A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível que teve aumento de incidência nos últimos anos. É uma doença que apresenta pluralidade dos sintomas, especialmente na fase secundária, e as manifestações orais nesse estágio mais comuns são úlceras ou lesões pseudomembranosas nos lábios inferiores e na língua. A ocorrência dessas lesões está relacionada com prática desprotegida de sexo oral e é um diagnóstico que deve ser considerado naqueles pacientes com úlceras orais atípicas, mesmo na ausência de outros sintomas sistêmicos. Objetivo: Ressaltar a importância de adequado exame físico e rastreio de sífilis durante pré-natal e puerpério. Materiais e Métodos: Relato de caso de paciente atendida na Clínica da Família Souza Marques, localizada na Praça do Patriarca, s/n, Campinho, Rio de Janeiro, no ano de 2019. Relato de Caso: Puérpera, D20 pós-parto vaginal, sem intercorrências, sem realização de pré-natal. Procurou serviço por lesão em vulva. Ao exame físico, apresentava lesão verrucosa em terço médio à direita da vulva. Além disso, apresentava lesão em orofaringe com placa mucosa elevada, com superfície fibrinoide e esbranquiçada, de contornos irregulares na mucosa do lábio inferior. O Venereal Disease Research Laboratory (VDRL) da internação na maternidade estava 1/64 e a paciente não soube informar se foi tratada. Foi prescrita penicilina G benzatina 1.200.000 UI em cada nádega, totalizando 3 doses, com involução das lesões e queda da titulação do VDRL. Resultado: A sífilis é uma doença de notificação compulsória, que deve ser rastreada de rotina em todo pré-natal, seja com VDRL ou teste rápido realizado em cada trimestre. A má adesão ao pré-natal reforça a importância da checagem das sorologias no puerpério imediato, possibilitando o tratamento precoce, inclusive do recém-nato. As lesões orais podem se manifestar de diversas formas e atingir toda a orofaringe, podendo causar sintomas respiratórios altos, como rouquidão e odinofagia, dificultando o diagnóstico. As lesões em mucosa podem ser brancas, ulceradas, elevadas, únicas ou múltiplas, e os principais diagnósticos diferenciais são infecções herpéticas ou fúngicas, tuberculose, histoplasmose, carcinoma de células escamosas e trauma. O tratamento deve ser realizado de acordo com o estágio da doença, e por muitas vezes não ter história cronológica apurada, o tratamento é instituído para sífilis tardia com uso de penicilina G benzatina 2.400.000 UI, intramuscular, em 3 doses. Conclusão: O diagnóstico precoce, assim como seu tratamento, devem ser sempre a prioridade em toda a população. A investigação no pré-natal e no puerpério deve ser imprescindível na Unidade Básica de Saúde, levando assim ao decréscimo dos casos no município do Rio de Janeiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Marinho de Souza, Darlane, Tatiana Issida Fujinami, Nadja Nara Dourado Rodrigues Sartorio, Priscila Toledo Vidal Lopes, and Danubia Ribeiro da Silva. "Cuidado à Saúde do Homem na Atenção Primária à Saúde." In CONGRESSO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM SERVIçOS E SISTEMAS DE SAúDE. Galoa, 2019. http://dx.doi.org/10.17648/qualihosp-2019-112244.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

RODRIGUES, Érica Barcala Baptista, Fabiana Maria Andrade GOMES, Tatiana Maria Costa de Campos BARBOSA, Marco Aurélio Trindade FOGAÇA, Alexandre Padilha de SOUZA, Flávia Beraldo OLIVEIRA, Leyse Alves Truda de SOUZA, and Alexandre AGUIAR. "Relato de Experiência em Gestão de Risco em Saúde." In Anais do I Congresso Internacional de Gestão de Serviços de Saúde. Recife, Brasil: Even3, 2018. http://dx.doi.org/10.29327/15460.1-9.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ferreira, Diná da Silva, Gabriel Pereira de Souza, Stephanie Maria da Silva, Vanessa Oliveira de Andrade, Lucas Luan dos Santos, Maiara da Silva Crescêncio, Milene Bernardo Bueno, and Luiz Faustino dos Santos Maia. "Segurança e proteção radiológica nos serviços de saúde." In II SEMINÁRIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM CIÊNCIAS DA SAÚDE. FACULDADE ESTÁCIO DE CARAPICUÍBA, 2019. http://dx.doi.org/10.24281/rremecs.2019.05.27a31.iispccs2.79.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Araújo, Açucena Leal de, Francisca Diana da Silva Negreiros, Lucilane Maria Sales da Silva, Raimundo Augusto Martins, Raquel Sampaio Florêncio, and Thereza Maria Magalhães Moreira. "Pé diabético: um desafio para os serviços de saúde." In CONGRESSO INTERNACIONAL DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM ENFERMAGEM. ENFservic - Científica, 2020. http://dx.doi.org/10.24281/rremecs.2020.10.02a03.cipcen.177.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Investigação em Serviços de Saúde"

1

Rui, Taniele, and Mauricio Fiore, eds. Working Paper Series: Comunidades Terapêuticas no Brasil. Drugs, Security and Democracy Program, Social Science Research Council, June 2021. http://dx.doi.org/10.35650/ssrc.2082.d.2021.

Full text
Abstract:
Espalhadas pelo Brasil e atingindo força política inédita, as comunidades terapêuticas são tão inescapáveis do debate sobre políticas de drogas quanto complexas em sua definição. Embora não sejam uma criação brasileira, elas operam nesse país há algumas décadas, sendo que sua disseminação se intensificou nos anos 1990. Em 2011, elas foram incorporadas oficialmente à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) brasileira. Desde então, as comunidades terapêuticas estão no centro de debates públicos sobre sua regulamentação; sobre como devem – ou mesmo se devem – ser caracterizadas no sistema de saúde; sobre o nível de supervisão a que devem ser submetidas; sobre suas fontes de financiamento, particularmente se devem ou não ter acesso a financiamento público; e, mais importante, sobre a qualidade dos serviços que oferecem e as várias denuncias de violações de direito existentes. No entanto, um debate público bem informado só pode florescer se as informações disponíveis forem baseadas em evidências. O programa Drugs, Security and Democracy to SSRC preocupa com a relevância dos projetos de pesquisa que apoia e o debate em torno das comunidades terapêuticas no Brasil aponta para uma clara necessidade de pesquisas imparciais que abordem diferentes aspectos transversais deste tópico em suas várias dimensões: jurídica, regulatória, sanitária e de observância dos direitos humanos, entre outros. É nesse contexto que publicamos esta working paper series sobre comunidades terapêuticas no Brasil. Os oito artigos que compõem esta série oferecem uma visão multidisciplinar sobre o tema, expandindo e aprofundando a literatura existente e oferecendo contribuições contundentes para uma análise substantiva das comunidades terapêuticas como instrumentos de politica pública. Embora possam ser lidos separadamente, é como conjunto que a força dos oito artigos que compõem esta série se torna mais evidente. Mesmo que ofereçam perspectivas diversas, são trabalhos complementares— e já essenciais— na delineação e compreensão do fenômeno das comunidades terapêuticas no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography