To see the other types of publications on this topic, follow the link: Investigação em Serviços de Saúde.

Journal articles on the topic 'Investigação em Serviços de Saúde'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Investigação em Serviços de Saúde.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Travassos, Claudia, and Hillegonda Maria Dutilh Novaes. "Investigação e avaliação em serviços de saúde." Cadernos de Saúde Pública 20, suppl 2 (2004): S144—S145. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2004000800001.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Carvalheiro, José da Rocha. "Investigação em Serviços de Saúde: qual é o seu problema?" Saúde e Sociedade 3, no. 2 (December 1994): 64–111. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12901994000200005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Teixeira, Carmen Fontes. "Investigação em sistemas e serviços de saúde: novos problemas e objetos, abordagens e estratégias." Saúde e Sociedade 6, no. 1 (July 1997): 11–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12901997000100003.

Full text
Abstract:
O artigo discute as tendências atuais das políticas e da organização dos sistemas e serviços de saúde, identificando os problemas que estão a exigir o desenvolvimento de investigações cujos resultados venham a subsidiar a formulação e implementação de propostas de mudança na formação de pessoal e nas práticas de saúde. Identifica áreas temáticas e discute os novos objetos de investigação que estão sendo constituidos, destacando a problemática dos sujeitos políticos em saúde, a redefinição do papel do Estado e a questão dos mercados em saúde, assim como a preocupação com o impacto das políticas, programas e serviços de saúde no contexto do ajuste estrutural das economias latinoamericanas e brasileira, em particular. Analisando as tendências atuais da produção científica no campo dos sistemas e serviços de saúde, aponta o crescimento do interesse pela pesquisa avaliativa e discute as estratégias de articulação entre as instituições de ensino-pesquisa e os serviços, notadamente o estabelecimento de "parcerias" para o desenvolvimento de atividades de cooperação técnica, o que vem colocando novos desafios e oportunidades para a consolidação de núcleos de investigação e da própria Rede de investigações em sistemas e serviços de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Moleiro, Carla, and Marta Gonçalves. "Saúde na diversidade: Desenvolvimento de serviços de saúde mental sensíveis à cultura." Análise Psicológica 28, no. 3 (December 7, 2012): 505–15. http://dx.doi.org/10.14417/ap.353.

Full text
Abstract:
O presente artigo reflecte sobre o desenvolvimento de serviços e de profissionais de saúde mental sensíveis à cultura. A diversidade étnica da população nacional e internacional é uma realidade crescente, a qual exige uma resposta do ponto de vista dos serviços de saúde e promoção de bem-estar global dos indivíduos. A especificidade destas populações tem conduzido a uma subutilização dos serviços de apoio existentes, que não se encontram ajustados ao nível da sua competência intercultural. Apresentamos um projecto de investigação-acção sobre acesso dos imigrantes aos cuidados de saúde mental na infância desenvolvido na Suíça, bem como os principais objectivos de um projecto de investigação para o desenvolvimento de serviços sensíveis à cultura em Portugal. Discutimos a importância da investigação participada, que envolve e dá voz aos grupos étnicos minoritários e às suas experiências, necessidades e obstáculos no acesso e recurso à saúde psicológica. Finalmente, defendemos a importância de formação de profissionais, não como uma necessidade das minorias, mas de todos os indivíduos numa sociedade intercultural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Pinto, Karina Araújo, and Cristina Maria Meira de Melo. "A prática da enfermeira em auditoria em saúde." Revista da Escola de Enfermagem da USP 44, no. 3 (September 2010): 671–78. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342010000300017.

Full text
Abstract:
O objetivo da investigação foi conhecer a prática da enfermeira em auditoria em saúde. A concepção de análise adotada foi a da hermenêutica-dialética, e foi desenvolvida em três lócus: a auditoria interna de uma organização hospitalar; a auditoria externa de um comprador privado de serviços de saúde, e o sistema de auditoria do âmbito estadual do Sistema Único de Saúde (SUS), na Bahia. Foram entrevistadas nove enfermeiras auditoras. Na auditoria do SUS, as enfermeiras expressaram satisfação no exercício desta prática e valorização de seu papel profissional. Na auditoria privada - interna e externa às organizações de saúde - as ações das enfermeiras se direcionam para atender aos interesses de seus contratantes, e pouco se relacionam com a assistência prestada pela equipe de enfermagem e com as necessidades dos usuários dos serviços.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rodrigues Filho, José. "Pesquisa em serviços de saúde: uma necessidade urgente." Cadernos de Saúde Pública 5, no. 1 (January 1989): 07–16. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x1989000100002.

Full text
Abstract:
No presente trabalho define-se pesquisa em serviços de saúde, relatando sua origem e desenvolvimento e sua relação com as políticas de saúde, com base na experiência de outros países, onde este tipo de investigação tem se tornado um campo razoavelmente distinto e reconhecido, não só nas instituições acadêmicas mas também nas instituições de saúde. Enfatiza-se a necessidade de se desenvolver pesquisa em serviços de saúde no Brasil e de maior compromisso dos programas em administração de saúde engajados nesta área. Para melhorar o status de pesquisa em serviços de saúde no Brasil e evitar que estas pesquisas se tornem isoladas do campo das pesquisas médica e social, torna-se necessário a criação de uma unidade de pesquisa em serviços de saúde no país. Um maior impacto de pesquisa em serviços de saúde na reorientação das políticas de saúde no Brasil exige a unificação dos recursos escassos existentes e a definição de prioridades neste campo de estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Furtado, Juarez Pereira. "Um método construtivista para a avaliação em saúde." Ciência & Saúde Coletiva 6, no. 1 (2001): 165–81. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232001000100014.

Full text
Abstract:
Este texto realiza uma investigação sobre métodos potencialmente mais adequados para a avaliação de serviços e programas a partir das questões apresentadas pela política de desinstitucionalização em saúde e pelas limitações da avaliação ortodoxa. Percorremos diferentes concepções de avaliação de programas e serviços e identificamos na proposta de avaliadores de quarta geração (Guba & Lincoln, 1989) potencial capaz de superar alguns destes impasses e questões. Finalmente propomos a aproximação do Método Paidéia (Campos, 2000-a) à abordagem de Avaliação de Quarta Geração, procurando estabelecer coerência entre avaliação e sistema de gestão participativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Andrade, Selma Regina de, Ana Cristina Vidor, Janara Caroline Ribeiro, and Cely Edna Pereira Ribeiro. "Indicadores e Rede de Atenção: uma experiência do Programa de Educação pelo Trabalho em Vigilância em Saúde." Interface - Comunicação, Saúde, Educação 19, suppl 1 (December 2015): 913–22. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0826.

Full text
Abstract:
Este trabalho relata a experiência de integração ensino-serviço entre estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina e profissionais do serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, Brasil, proporcionada pelo Programa de Educação pelo Trabalho no âmbito da Vigilância em Saúde. A experiência refere-se à implementação de um projeto de análise e monitoramento de indicadores de saúde universais, pactuados entre gestores públicos, na perspectiva da rede de atenção. Foram realizadas, entre outras atividades, análises históricas e desenvolvidos instrumentos de investigação e monitoramento dos indicadores. As ações possibilitaram a integração dos estudantes à dinâmica de trabalho em vigilância e, ao mesmo tempo, contribuíram para a capacitação e estruturação do serviço, possibilitando o aprimoramento dos processos da Vigilância em Saúde e a aproximação da academia com a realidade dos serviços de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Martins, Teresa, Rita Guerreiro, and Sandra Lima. "O papel das Bibliotecas Universitárias de Saúde e dos seus profissionais na promoção de competências em Literacia da Informação: O caso da Biblioteca das Ciências da Saúde da Universidade de Coimbra." Boletim da Biblioteca da Universidade de Coimbra 48 (December 22, 2018): 123–44. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8436_48_4.

Full text
Abstract:
É através dos recursos que a Biblioteca disponibiliza à Comunidade Académica que a qualidade do Ensino e da Investigação de qualquer Faculdade e/ou Universidade se evidencia. Embora não esteja prevista a participação da Biblioteca das Ciências da Saúde nas atividades letivas e de investigação das Unidades Curriculares das Faculdades de Farmácia e Medicina, a biblioteca desenvolve e disponibiliza uma série de serviços e recursos de apoio à comunidade académica de ambas as Faculdades da Universidade de Coimbra. Dentro desses serviços, destacamos os Serviços de Informação e Referência e os Serviços de Apoio à Investigação: O Serviço de Informação e Referência (SIR) pretende proporcionar aos utilizadores a assistência necessária à boa utilização dos serviços e recursos da Biblioteca, através de uma série de opções: a) Resposta a necessidades pontuais, presencialmente ou por e-mail; b) Serviço de pesquisa assistida, por marcação prévia; c) Ações de formação e informação dirigidas a todos os utilizadores. O Serviço de Apoio à Investigação dá a conhecer os recursos e as ferramentas úteis na medição da produção e impacto científicos. Apesar de, nos últimos anos, ter aumentado bastante a procura destes serviços, e dos esforços por parte da biblioteca para os divulgar e informar a comunidade académica, há ainda uma fraca adesão e essa adesão é feita principalmente por estudantes, na maioria das vezes porque tomaram conhecimento através de outros colegas, não por aconselhamento dos docentes. Por esse motivo, procuramos atrair os utilizadores, desde o 1.º ano do 1.º Ciclo, preferencialmente através da distribuição de flyers, através da página Web da BCSUC, das redes sociais, etc., mas consideramos que a colaboração com os docentes é inevitável. É também de extrema importância a integração de uma disciplina de Literacia da Informação no currículo académico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Martins, Teresa, Rita Guerreiro, and Sandra Lima. "O papel das Bibliotecas Universitárias de Saúde e dos seus profissionais na promoção de competências em Literacia da Informação: O caso da Biblioteca das Ciências da Saúde da Universidade de Coimbra." Boletim da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra 48 (December 22, 2018): 123–44. http://dx.doi.org/10.14195/2184-7681_48_4.

Full text
Abstract:
É através dos recursos que a Biblioteca disponibiliza à Comunidade Académica que a qualidade do Ensino e da Investigação de qualquer Faculdade e/ou Universidade se evidencia. Embora não esteja prevista a participação da Biblioteca das Ciências da Saúde nas atividades letivas e de investigação das Unidades Curriculares das Faculdades de Farmácia e Medicina, a biblioteca desenvolve e disponibiliza uma série de serviços e recursos de apoio à comunidade académica de ambas as Faculdades da Universidade de Coimbra. Dentro desses serviços, destacamos os Serviços de Informação e Referência e os Serviços de Apoio à Investigação: O Serviço de Informação e Referência (SIR) pretende proporcionar aos utilizadores a assistência necessária à boa utilização dos serviços e recursos da Biblioteca, através de uma série de opções: a) Resposta a necessidades pontuais, presencialmente ou por e-mail; b) Serviço de pesquisa assistida, por marcação prévia; c) Ações de formação e informação dirigidas a todos os utilizadores. O Serviço de Apoio à Investigação dá a conhecer os recursos e as ferramentas úteis na medição da produção e impacto científicos. Apesar de, nos últimos anos, ter aumentado bastante a procura destes serviços, e dos esforços por parte da biblioteca para os divulgar e informar a comunidade académica, há ainda uma fraca adesão e essa adesão é feita principalmente por estudantes, na maioria das vezes porque tomaram conhecimento através de outros colegas, não por aconselhamento dos docentes. Por esse motivo, procuramos atrair os utilizadores, desde o 1.º ano do 1.º Ciclo, preferencialmente através da distribuição de flyers, através da página Web da BCSUC, das redes sociais, etc., mas consideramos que a colaboração com os docentes é inevitável. É também de extrema importância a integração de uma disciplina de Literacia da Informação no currículo académico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Martinez, Edson Zangiacomi, Adorama Candido Alves, Ariadne Fernanda Tesarin Mendes Carneiro, Tatiane Martins Jorge, Antonio Carlos Duarte de Carvalho, and Miriane Lucindo Zucoloto. "Investigação das propriedades psicométricas do Duke Religious Index no âmbito da pesquisa em Saúde Coletiva." Cadernos Saúde Coletiva 22, no. 4 (December 2014): 419–27. http://dx.doi.org/10.1590/1414-462x201400040016.

Full text
Abstract:
A religiosidade é uma variável importante para a pesquisa em saúde, considerando suas conhecidas associações com o processo saúde-doença e questões importantes sobre o bem-estar, atitudes, práticas e satisfação em relação a cuidados e serviços. No entanto, na pesquisa em Saúde Coletiva, é frequentemente usada a afiliação religiosa como única dimensão da religiosidade. O presente estudo objetivou investigar a adequação do uso do instrumento Duke Religious Index (DUREL) no âmbito da pesquisa em Saúde Coletiva, ao avaliar as capacidades psicométricas do instrumento quando aplicado a uma população representativa de usuários dos serviços de atenção primária à saúde de um município de porte médio do interior do Estado de São Paulo. Foi encontrada uma adequada consistência interna para o instrumento e validade convergente-discriminante. Os resultados sugerem que o uso do DUREL não é restrito à pesquisa em saúde mental e que sua utilização pode trazer novas perspectivas para o entendimento de eventos de interesse na área da Saúde Coletiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Geovanna, Willyara, Silvia Caroninne da Luz Alves, and Raquel Vilanova Araújo. "A IMPORTÂNCIA DA INVESTIGAÇÃO DO DISTRESS EM PACIENTES ONCOLÓGICOS: REVISÃO INTEGRATIVA." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 2, no. 5 (June 10, 2021): e25309. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v2i5.309.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar as evidências científicas relacionadas à importância da investigação do distress em pacientes oncológicos e descrever as ações de enfermagem. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão integrativa com busca realizada nas bases de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Banco de Dados em Enfermagem,Medical Literature Analysis and Retrieval System Online e Biblioteca Eletrônica Científica Online, com os descritores em saúde “distress”, “assistência de enfermagem” e “oncologia”. Resultados e discussões: As evidências cientificas apontam que se observa que a avaliação do distress pelos profissionais ainda é tímida nos serviços Brasil, no entanto, é notória sua investigação em indivíduos com câncer, portanto, apontam um maior direcionamento para a terminalidade da vida e em indivíduos sobreviventes da doença. Observa-se ao interesse de pesquisadores em avaliar e validar instrumento que auxiliam no diagnóstico do distress em indivíduos com câncer. Conclusões: É notório a tamanha importância da investigação do distress na oncologia, no entanto ressalta-se a necessidade de pesquisas e, discussões acerca do mesmo, e, portanto, da implantação da investigação do distress na rotina dos serviços de saúde por meio de instrumentos de avaliação a fim de diagnosticar precocemente este sofrimento e prevenir suas complicações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Ribeiro, Caroline Madalena, Antônio José Leal Costa, Ângela Maria Cascão, Maria de Lourdes Tavares Cavalcanti, and Pauline Lorena Kale. "Estratégia para seleção e investigação de óbitos de mulheres em idade fértil." Revista Brasileira de Epidemiologia 15, no. 4 (December 2012): 725–36. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-790x2012000400005.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: Diversas estratégias vêm sendo desenvolvidas para o enfretamento da mortalidade materna. Em 2008, o Ministério da Saúde tornou obrigatória a investigação de todos os óbitos de mulheres em idade fértil, medida de difícil cumprimento no Estado do Rio de Janeiro devido ao grande volume de óbitos ocorridos e dificuldades operacionais dos serviços de saúde. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma estratégia de seleção dos óbitos de mulheres em idade fértil a serem investigados prioritariamente pelos serviços de saúde. MÉTODO: Foram selecionados para investigação todos os óbitos de mulheres em idade fértil ocorridos entre maio e setembro de 2008 nos municípios de Belford Roxo e Niterói e classificados segundo prioridade de investigação, considerando-se as informações da causa básica e os campos 43 e 44 da declaração de óbito. RESULTADOS: Em Belford Roxo e Niterói respectivamente 46,7% e 47,1% das declarações de óbitos analisadas apresentaram incompletudes de preenchimento, e os percentuais de recuperação da informação dos campos 43 e 44 foram de 73,3% e 74,5% nestes municípios. Em 132 investigações realizadas foram identificados quatro óbitos ocorridos durante o ciclo gravídico-puerperal, todos classificados como prioritários para a investigação, e três deles foram recertificados como óbitos maternos. A metodologia de definição de prioridade de investigação desenvolvida mostrou-se adequada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Madureira, Paulo Roberto de, and Eduardo Mello De Capitani. "Qualidade da atenção em rede hierarquizada: a interface serviço/paciente." Cadernos de Saúde Pública 6, no. 2 (June 1990): 158–74. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x1990000200005.

Full text
Abstract:
Os autores relatam resultados de avaliação de qualidade dos serviços prestados a nível do ambulatório de adultos do Centro de Saúde-Escola de Paulínia, dentro de um sistema hierarquizado de atenção à saúde. Tentando definir parâmetros e procedimentos metodológicos reproduzíveis em outros serviços semelhantes, optam pelo estudo de variáveis relacionadas à assimilação das informações diagnósticas e terapêuticas veiculadas na relação serviço/paciente durante o processo de atendimento, incluindo pré-consultas, consultas de enfermagem e médica, pós-consultas e entrega de medicamentos na farmácia do serviço. Utilizando método de entrevista de pacientes sorteados quinze dias após a consulta, obtivemos dados sobre conceitos diagnósticos, prognósticos, investigação complementar e terapêutica que foram assimilados pelos pacientes. O elevado percentual de pacientes que apreenderam e seguiram as orientações fornecidas (51%; 72,7%; 87%; 77%, respectivamente) no processo de atendimento, provavelmente, reflete uma certa qualidade técnica do serviço prestado. Concluem pela exeqüibilidade de avaliações periódicas, utilizando esses indicadores, viabilizando ajustes e mudanças mais ágeis nos serviços, visando à melhoria da qualidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Lourenço, Paulo José de Freitas, Ilda Maria Morais Massano Cardoso, Fátima Regina Ney Matos, and Cristine Hermann Nodari. "Cultura organizacional e qualidade em serviços em instituição de saúde pública portuguesa." Revista Pensamento Contemporâneo em Administração 11, no. 4 (October 20, 2017): 120. http://dx.doi.org/10.12712/rpca.v11i4.1001.

Full text
Abstract:
Nos últimos anos, têm proliferado em Portugal investigações sobre a cultura organizacional e a gestão da qualidade, quer no setor industrial, quer no setor da saúde. Esta investigação por meio de um estudo de caso consistiu na aplicação de dois questionários, o Organizational Culture Assessment Instrument (OCAI) e o SERVPERF, no Hospital Distrital da Figueira da Foz tendo em vista identificar a tipologia da cultura organizacional e verificar uma possível relação com as dimensões da qualidade percecionadas pelos colaboradores desta instituição de saúde. Os resultados obtidos demonstram que a tipologia de cultura organizacional que obteve maior pontuação foi a cultura de mercado. Relativamente à perceção das dimensões da qualidade, nos serviços, pelos clientes internos, verificou-se que a dimensão confiança que obteve a pontuação mais elevada, correlacionando-se estatisticamente com as quatro tipologias de cultura, clã, adocrática, burocrática e de mercado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Nemes, Maria Ines Battistella, Elen Rose Lodeiro Castanheira, Regina Melchior, Maria Teresa Seabra Soares de Britto e. Alves, and Cáritas Relva Basso. "Avaliação da qualidade da assistência no programa de AIDS: questões para a investigação em serviços de saúde no Brasil." Cadernos de Saúde Pública 20, suppl 2 (2004): S310—S321. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2004000800024.

Full text
Abstract:
O artigo mostra o desenvolvimento de uma pesquisa que objetivou avaliar a qualidade da assistência ambulatorial do Programa Brasileiro de DST/ AIDS. A investigação, realizada entre 2001-2003, envolveu três projetos: uma análise do padrão tecnológico da assistência realizada em cinco serviços, uma avaliação qualitativa em 27 serviços e, finalmente, uma avaliação estruturada de 322 serviços de sete estados brasileiros. Mediante a descrição de todas as etapas dos projetos, as autoras discutem questões teóricas e metodológicas envolvidas na avaliação da assistência em programas de saúde. Discutem ainda algumas questões relacionadas à aplicabilidade e ao impacto das avaliações em serviços de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Furtado, Juarez Pereira, and Rosana Onocko Campos. "Participação, produção de conhecimento e pesquisa avaliativa: a inserção de diferentes atores em uma investigação em saúde mental." Cadernos de Saúde Pública 24, no. 11 (November 2008): 2671–80. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2008001100022.

Full text
Abstract:
No presente texto apresentamos considerações sobre pesquisa avaliativa qualitativa e participativa com base em investigação desta natureza realizada junto a uma rede municipal de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS). A coordenação do complexo processo, bem como as potencialidades e limites do estabelecimento de parcerias para a realização de trabalhos de investigação avaliativa qualitativa em saúde mental, com a inclusão de diferentes atores sociais, são aqui discutidas. Concluímos que a pesquisa avaliativa qualitativa aliada à perspectiva de inclusão de distintos pontos de vista dos vários segmentos envolvidos é a que melhor se adequa à compreensão dos muitos desdobramentos oriundos da implementação de serviços ligados ao movimento de reforma psiquiátrica brasileira, dado as especificidades inerentes ao campo da saúde mental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Lima, Kedma de Magalhães, Kezla Glaciene dos Santos Canela, Roxana Braga de Andrade Teles, Danyella Evans Barros Melo, Lucas Rafael Monteiro Belfort, and Victor Hugo da Silva Martins. "Gestão na saúde ocupacional: importância da investigação de acidentes e incidentes de trabalho em serviços de saúde." Revista Brasileira de Medicina do Trabalho 15, no. 3 (2017): 276–83. http://dx.doi.org/10.5327/z1679443520173016.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Carvalho, Sérgio Resende, Rosana Aparecida Garcia, and Daniel Carvalho Rocha. "O ensino da Saúde Coletiva no curso médico da Unicamp: experiências inovadoras junto a unidades básicas de saúde." Interface - Comunicação, Saúde, Educação 10, no. 20 (December 2006): 457–72. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-32832006000200013.

Full text
Abstract:
Este artigo descreve e analisa cenários de ensino/aprendizagem vivenciados por alunos do primeiro ano do curso médico da Unicamp. Realizou-se, para tanto, investigação sobre o ensino em Saúde Coletiva em uma unidade básica de saúde (UBS) de Campinas-SP, entre 2002 e 2004. A partir de vivências concretas e parcerias com os trabalhadores, os alunos tiveram a oportunidade de vincular-se, desde o início da graduação, aos serviços de saúde. A abordagem problematizadora utilizada contribuiu para a parceria entre a academia e o serviço de saúde. Ela possibilitou aos alunos atenderem às demandas da UBS e, por outro lado, induziu a criação de uma "rede docente" - constituída pelo gestor, pelos profissionais e docentes da Unicamp -, que deu inestimável contribuição à formação discente, fortalecendo, no processo, a capacidade de gestão dos serviços por parte dos profissionais envolvidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Moreira, Roseilda Nunes, Dêbora Trova Cristiane Reis, Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, and Flávia Lorenne Sampaio Barbosa. "Qualidade de serviços: análise de uma unidade do programa saúde da família." Revista Eletronica Gestão & Saúde 6, no. 2 (April 24, 2015): 1267. http://dx.doi.org/10.18673/gs.v6i2.22468.

Full text
Abstract:
Este artigo é fruto da investigação sobre a percepção de usuários no que tange a qualidade dos serviços prestados por uma unidade do Programa Saúde da Família (PSF) localizado no município de Horizonte, Ceará. Objetiva-se analisar as expectativas dos usuários sobre a qualidade dos serviços prestados, verificar a percepção dos usuários do PSF em relação à qualidade dos serviços prestados, e avaliar a diferença entre o serviço esperado e o serviço percebido. Para tanto, foi realizada pesquisa do tipo exploratória-descritiva e de campo com aplicação de entrevista semiestruturada e da escala Service Quality Gap Analysis (Servqual) com 240 usuários da unidade de atendimento. Constatou-se que a percepção dos usuários acerca dos serviços prestados considera o esforço despendido pelas autoridades para manter a unidade de atendimento com uma aparência agradável e em pleno funcionamento, porém existem pontos negativos, por exemplo, o horário de atendimento. Sugere-se uma sistematização de avaliação dos serviços, criação de indicadores que possam medir os aspectos que definem a qualidade, não só do ponto de vista de usuários mas também dos profissionais prestadores de serviços de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Evangelista, André Tavares, and Martha Maria Macedo Bezerra. "Auditoria em Saúde na Realidade Hospitalar / Health Audit in the Hospital Reality." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 15, no. 54 (February 28, 2021): 277–90. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v15i54.2967.

Full text
Abstract:
Resumo: A auditoria em saúde na dinâmica de serviços, projetos, contratos, pactuações e ações na qualidade da assistência prestada ao paciente tornou-se uma ferramenta de gestão de relevância nas instituições de saúde de todo o Brasil. Este artigo tem como objetivo geral a descrição do trabalho de auditoria existente no Hospital e casa de saúde de Russas – HCSR e, como objetivos específicos, a identificação das mudanças ocorridas nesta instituição de saúde após a chegada do auditor, e a descrição dos atributos do profissional de auditoria. A metodologia utilizada na investigação é do tipo exploratório descritiva, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e descritos de modo a compor o perfil do auditor e delinear o trabalho de auditoria realizado no HC$R. A análise dos dados revelou que a auditoria em saúde no hospital investigado é desenvolvida por profissionais especializados na área, e que a presença do auditor em uma instituição de saúde é imprescindível para a melhoria de sua gestão e para a eficácia dos serviços prestados à população. Quanto aos atributos do auditor em saúde, a pesquisa revelou o bom senso, a imparcialidade, o sigilo, a presteza e o comprometimento com a exatidão das informações e, acima de tudo, o elevado conhecimento técnico com que os auditores entrevistados desenvolvem suas ações. No que concerne às opiniões dos entrevistados quanto à condução de suas atribuições na auditoria em saúde, foram evidenciados os vários beneficies deste serviço para a instituição observada, em oposição aos poucos obstáculos existentes no desenvolvimento de seu trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Teixeira, Ricardo Rodrigues. "O desempenho de um serviço de atenção primária à saúde na perspectiva da inteligência coletiva." Interface - Comunicação, Saúde, Educação 9, no. 17 (August 2005): 219–34. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-32832005000200002.

Full text
Abstract:
Este artigo visa explorar alguns possíveis aportes do emergente campo da Inteligência Coletiva para a investigação em Saúde, em particular para a investigação sobre a ação dos serviços de saúde. Para isso faz-se uma breve revisão da literatura geral e mais específica sobre o assunto e dela extraem-se elementos para esboçar um primeiro plano de estudos desta perspectiva na área da Saúde. Também procura-se destacar a vinculação deste plano de estudos com problemas já bem colocados no campo da Saúde Coletiva, discutindo, por fim, suas implicações ético-políticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Pinheiro, Roseni. "Em defesa da vida: : modelo do Sistema Único de Saúde de Volta Redonda." Physis: Revista de Saúde Coletiva 11, no. 2 (December 2001): 123–66. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312001000200007.

Full text
Abstract:
A reforma do sistema de saúde brasileiro é um dos mais bem-sucedidos exemplos de descentralização institucional, a despeito de ser uma experiência que contém limites. Esses limites estão relacionados com a natureza das instituições responsáveis pela prestação dos serviços, e pelas demandas apresentadas pela população. Na Constituição de 1998 que deu forte ênfase à democratização das relações políticas, ocorreu a incorporação da saúde enquanto direito de cidadania, através do qual foram fixados atributos para o Estado, de modo a definir um outro patamar em seu relacionamento com a sociedade. O direito à saúde conduziu a uma centralidade nas questões relativas ao acesso aos serviços de saúde. Assim, produziu-se um reordenamento político e institucional do aparato estatal, orientado para potencializar a ação dos municípios, pois essa era a esfera de governo que caberia ampliar a oferta local de serviços básicos de saúde. Neste sentido, o direito à saúde torna-se direito universal a serviços locais de atenção à saúde. O presente estudo é uma investigação exploratória sobre a relação da demanda e oferta, na perspectiva da prática quotiadiana dos diversos atores. Essa relação foi examinada através de um estudo de um caso concreto, de reforma do sistema de saúde do município de Volta Redonda, o qui se desenvolveu um modelo de SUS denominado "Em Defesa da Vida", que é a base dessa investigação. A experiência de Volta Redonda revelou que nesse município os preceitos institucionais do SUS - universalidade, integralidade, descentralização e participação social - foram plenamente incorporados, em paralelo à adoação de inciativas inovadoras de reorganização das práticas em saúde e medicina, tais como: o Programa Saúde da Família e a medicina homepática. Esse êxito, no entanto foi limitado pela presença de variáveis relacionadas não somente ao campo biomédico, mas também aos contextos econômico, político e social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Goes, Paulo Sávio Angeiras de, Nilcema Figueiredo, Jerlucia Cavalcanti das Neves, Fabiana Moura da Motta Silveira, José Felipe Riani Costa, Gilberto Alfredo Pucca Júnior, and Maritza Sosa Rosales. "Avaliação da atenção secundária em saúde bucal: uma investigação nos centros de especialidades do Brasil." Cadernos de Saúde Pública 28, suppl (2012): s81—s89. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2012001300009.

Full text
Abstract:
Este trabalho discorre a respeito da avaliação da atenção secundária no âmbito da vigilância em saúde. Estudo descritivo, de caráter avaliativo normativo. Para análise de desempenho, foram utilizados dados secundários, com base na série histórica da produção de procedimentos odontológicos realizados nos CEO implantados no país e registrados pelo SIA/SUS no ano de 2007, e dados primários, pela visita in loco de 10% dos serviços implantados, com uso de questionários dirigidos à equipe profissional do CEO. Dentre os CEO analisados, observou-se que na maioria das regiões houve dificuldade no cumprimento das metas relativas à quantidade de procedimentos a serem informados no SIA/SUS. Sendo a Região Norte com menor percentual de serviços implantados. O indicador Cumprimento da Atenção Secundária em Saúde Bucal foi de 64,4%. Os CEO tipo III tiveram melhores resultados para o desempenho e cumprimento das metas. Foi evidenciada a necessidade de revisão no marco legal para a implantação dos CEO pela readequação dos critérios e normas, como também definições de novos padrões e cumprimento de metas para avaliação e monitoramento desses serviços.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Caldeira, Antônio P., Elizabeth França, and Eugênio A. M. Goulart. "Mortalidade infantil pós-neonatal evitável: o que revelam os óbitos em domicílio." Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil 2, no. 3 (December 2002): 263–74. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-38292002000300007.

Full text
Abstract:
OBJETIVOS: estudar óbitos pós-neonatais ocorridos em domicílio na Região Metropolitana de Belo Horizonte. MÉTODOS: foram identificados óbitos pós-neonatais por diarréia, pneumonia e desnutrição entre maio de 1991 e abril de 1992. Selecionaram-se 511 óbitos após investigação hospitalar, tendo sido estudados 396. Observou-se que 34,3% desses óbitos ocorreram fora do ambiente hospitalar. Após investigação hospitalar e entrevistas domiciliares, os óbitos domiciliares foram comparados com os óbitos ocorridos em hospitais. RESULTADOS: a comparação entre os dois grupos de óbitos mostrou semelhança em relação às variáveis socioeconômicas, ambientais, relativas à gestação e parto e relativas à saúde da criança. Na análise multivariada apenas o número de serviços procurados durante a doença que levou ao óbito esteve associado ao local de ocorrência do óbito, com chance 2,5 vezes maior de morrer em domicílio para as crianças cujas famílias procuraram menos de três serviços de saúde nos 15 dias antecedentes ao óbito (OR = 2,53). A assistência especificamente recebida pelas crianças, nas últimas duas semanas anteriores ao óbito, mostrou uma associação significativa entre óbito domiciliar e conduta clínica inadequada (OR = 1,78). CONCLUSÕES: a ocorrência de óbitos infantis em domicílio está associada a uma baixa efetividade dos serviços de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Tavares, David. "Saúde e desigualdades sociais: um tema revisitado a partir de uma investigação empírica." Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde/Brazilian Journal of Health Research 21, no. 2 (June 30, 2019): 8–16. http://dx.doi.org/10.21722/rbps.v21i2.29075.

Full text
Abstract:
Introdução: A maioria dos estudos sobre este tema tem salientado a existência de uma forte relação entre as desigualdades sociais e as desigualdades em saúde. Objetivo: Revisitar o tema das desigualdades sociais em saúde nas últimas três décadas, a partir de uma investigação empírica realizada no Município de Loures, situado na Área Metropolitana de Lisboa, Portugal. Métodos: O universo de estudo foi constituído pela população do Município de Loures com 18 anos ou mais. Foi adotada uma metodologia quantitativa, centrada na aplicação de um inquérito a uma amostra representativa do Município em estudo, estratificada por sexo, idade e área de residência. Foram realizados 1100 inquéritos, por entrevista, em todas as freguesias do Município. Resultados: Os resultados revelam acentuadas assimetrias entre as classes sociais relativamente a diversos factores, como o tipo de acesso aos serviços de saúde (público/privado), às consultas de medicina dentária, bem como a adoção de práticas preventivas como o controlo do peso ou os cuidados particulares com a alimentação. Por outro lado, verificam-se práticas transversais às diferentes classes sociais, como a frequência regular de consultas e exames médicos, devido, em grande parte, à universalização do acesso aos serviços públicos de saúde. A mesma tendência de relativa transversalidade entre as classes sociais está igualmente presente na regularidade de consumo de medicamentos. Conclusão: O aprofundamento do estudo da relação entre as desigualdades sociais e as desigualdades em saúde pode constituir um suporte importante para a implementação de linhas de intervenção social e política sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Franco, Túlio Batista, Wanderlei Silva Bueno, and Emerson Elias Merhy. "O acolhimento e os processos de trabalho em saúde: o caso de Betim, Minas Gerais, Brasil." Cadernos de Saúde Pública 15, no. 2 (April 1999): 345–53. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x1999000200019.

Full text
Abstract:
Este trabalho relata experiência de inversão do modelo tecno-assistencial para a saúde, tendo como base a diretriz operacional do acolhimento. O acolhimento propõe que o serviço de saúde seja organizado, de forma usuário-centrada, partindo dos seguintes princípios: 1) atender a todas as pessoas que procuram os serviços de saúde, garantindo a acessibilidade universal; 2) reorganizar o processo de trabalho, a fim de que este desloque seu eixo central do médico para uma equipe multiprofissional equipe de acolhimento , que se encarrega da escuta do usuário, comprometendo-se a resolver seu problema de saúde; e 3) qualificar a relação trabalhador-usuário, que deve dar-se por parâmetros humanitários, de solidariedade e cidadania. Por meio da investigação realizada, foi possível observar um aumento significativo do rendimento profissional, dos servidores não-médicos, que passaram a atuar na assistência; esse elevado rendimento profissional determinou, por conseqüência, maior oferta e aumento extraordinário da acessibilidade aos serviços de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Moraes, Ilara Hämmerli Sozzi de, and Silvia R. Fontoura Rangel dos Santos. "Informação em Saúde: Os Desafios Continuam." Ciência & Saúde Coletiva 3, no. 1 (June 1998): 37–51. http://dx.doi.org/10.1590/1413-812319983102772014.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta alguns dos desafios enfrentados pelo campo temático da "Informação em Saúde". Inicialmente, faz um breve histórico da evolução das ações relacionadas às informações, com o objetivo de ressaltar a lógica que vem determinando a organização e a disseminação dos sistemas de informação no país. Considerando o aumento, ocorrido na última década, da massa crítica relacionada à Informação em Saúde apresenta uma análise, de maneira panorâmica, dos espaços de atuação política e de produção do conhecimento na área: quanto ao ensino, à pesquisa e à circulação do conhecimento, a partir da observação da produção de trabalhos em congressos científicos. A seguir, são relacionadas iniciativas relevantes na busca de uma atuação mais articulada entre os diferentes grupos de investigação e docência, bem como aqueles inseridos em instituições prestadoras de serviços de Saúde. O campo temático aparece como um espaço estratégico de produção de saber e relações de poder, em disputa pela direcionalidade de uma Política de Informações em Saúde. Nas considerações finais, é descrita a proposta de criação de um Comitê de Informações em Saúde, visando a coordenação compartilhada da produção e disseminação das informações, além de evidenciar a necessidade de uma contínua busca da superação de desafios técnicos, políticos, econômicos, ideológicos e culturais para colocar, cada vez mais, as informações de interesse para a saúde da população a serviço da melhoria de suas próprias condições de vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Honda, Gilda Mayumi Garcez da Silva, Jéssica Carvalho Lima, Marilita Falangola Accioly, Lislei Jorge Patrizzi Martins, Suraya Gomes Novais Shimano, and Isabel Aparecida Porcatti de Walsh. "Conhecimento e satisfação dos usuários de uma unidade básica sobre os serviços de saúde." Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social 8, no. 2 (March 3, 2020): 282. http://dx.doi.org/10.18554/refacs.v8i2.4334.

Full text
Abstract:
Este é um estudo quantitativo, realizado em 2015, com o objetivo de verificar o conhecimento e satisfação dos usuários de uma Unidade Básica de Saúde do Município de Uberaba, MG sobre os serviços do Sistema Único de Saúde. Foi aplicado um questionário semiestruturado a usuários que aguardavam atendimento na sala de espera. Participaram 370 usuários, sendo 273 (73,8%) mulheres, com idades idade entre 18 e 99 (45,19±16,47) anos. A média de satisfação com os serviços em uma escala de 0 a 10 foi de 7,26±2,21. A investigação do conhecimento dos participantes sobre a os serviços oferecidos pela Unidade Básica de Saúde indicou que a vacinação (88,4%), acompanhamento pré-natal (81,6%), tratamento dentário (81,4%), saúde bucal (75,4%) e exame preventivo para câncer de colo de útero (74,3%) foram os mais reconhecidos. A maioria desconhece o serviço de acompanhamento para cessação tabágica (53%). Na avaliação do conhecimento dos serviços da Rede de Atenção à saúde (55,1%) e que cuidados de baixa complexidade e gravidade poderiam ser resolvidas na Unidade Básica (60,8%) responderam adequadamente. Os usuários são esclarecidos quanto: à universalidade e a gratuidade, ações de prevenção de doenças e promoção da saúde, mas demonstraram dificuldade em associar a atenção básica como assistência integral à saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Feitosa, Helvécio Neves. "A telemedicina em foco." Revista de Medicina da UFC 59, no. 1 (March 29, 2019): 6. http://dx.doi.org/10.20513/2447-6595.2019v59n1p6-8.

Full text
Abstract:
A Telemedicina, como um componente da Telessaúde, tem sido utilizada principalmente para suporte diagnóstico de forma remota, pela interpretação de exames e a emissão de laudos médicos à distância, mediante o apoio de tecnologias da informação e comunicação (TICs). O Conselho Federal de Medicina (CFM) a conceituou inicialmente como o exercício da Medicina através da utilização de metodologias interativas de comunicação e audiovisual e de dados, com o objetivo de assistência, educação e pesquisa em saúde (Resolução CFM nº 1.642/2002).1 Em sua formulação mais recente, a mesma entidade a conceitua como o exercício da medicina mediado por tecnologias para fins de assistência, educação, pesquisa, prevenção de doenças e promoção da saúde (Resolução CFM nº 2.227/2018).2 A Telessaúde, por sua vez, pode ser definida como a prestação de serviços de saúde à distância, através do uso de TICs, compreendendo um campo mais abrangente, que engloba serviços em tele-educação, redes de investigação e tele-epidemiologia, redes de administração e gestão em saúde. Há ainda o conceito de e-Saúde (ou saúde digital), como uma proposta da OMS para unificar informações sobre pacientes, como medicamentos, consultas e exames, integrando softwares e dispositivos por meio da tecnologia. Para o Ministério da Saúde, o e-Saúde tem como objetivo aumentar a qualidade e ampliar o acesso à atenção à saúde, de forma a qualificar as equipes de saúde, agilizar o atendimento e melhorar o fluxo de informações para apoio à decisão em saúde, incluindo tanto a decisão clínica, de vigilância em saúde, de regulação e promoção da saúde, quanto à decisão de gestão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Costa, Laís Silveira, Carlos Augusto Grabois Gadelha, Taís Raiher Borges, Paula Burd, José Maldonado, and Marco Vargas. "A dinâmica inovativa para a reestruturação dos serviços de saúde." Revista de Saúde Pública 46, suppl 1 (December 2012): 76–82. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102012000700011.

Full text
Abstract:
Desafios postos pelas mudanças demográficas e epidemiológicas e pela necessidade de redução dos custos têm exigido a reestruturação dos serviços de saúde. Nesse processo, as inovações em saúde aparecem como importantes protagonistas, uma vez que as tecnologias podem desempenhar papel fundamental tanto no que tange à expansão do acesso quanto à adequação do sistema às necessidades da população. Entretanto, a geração de inovação em saúde não se pauta exclusivamente por demandas e condicionantes sanitários; ao contrário, frequentemente reflete uma trajetória de desenvolvimento e pode ser cativa de interesses de grupos restritos da sociedade. Essas questões precisam ser consideradas tanto na análise da complexidade das dimensões da saúde quanto na investigação da potencialidade e dos desafios para o estabelecimento de uma dinâmica inovativa virtuosa para a reestruturação dos serviços em saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Machado, Gabriel Ducatti Lino. "O direito fundamental a serviços de saúde no Brasil." Revista de Direito Administrativo 277, no. 2 (August 24, 2018): 75. http://dx.doi.org/10.12660/rda.v277.2018.76705.

Full text
Abstract:
<p>The fundamental right to health services in Brazil</p><p> </p><p>O ramo público do sistema de saúde brasileiro é marcado por uma tensão entre um auspicioso direito fundamental à saúde, que até mesmo garantiria a qualquer pessoa o acesso gratuito a serviços de assistência terapêutica, e uma política que se esforça para restringir os serviços disponíveis. Se, por força dos arts. 6º e 196 CF, existe um direito fundamental a serviços de saúde (serviços de assistência terapêutica), então a quais serviços? Essa é a questão central que aqui se analisa, de uma perspectiva jurídico-dogmática. Em outras palavras: objeto de investigação é a dimensão material do direito fundamental a serviços de saúde. Para a definição de seus limites, ressaltam como determinantes os conceitos de saúde e de doença em sentido amplo; a segurança e eficácia do serviço, servindo a exigência de evidência científica verificada em processo próprio de aprovação como regra geral, mas se admitindo uma regra de exceção que responda às peculiaridades do caso concreto; e a eficácia marginal ou relevante do serviço. Finalmente, se Legislativo e Executivo têm pouco espaço para determinar os serviços disponíveis, eles têm uma ampla margem de discricionariedade para a organização do sistema de saúde.</p><p> </p><p>The public branch of the Brazilian health system is characterised by a tension between an auspicious fundamental right to health, which should even guarantee to anyone gratuitous access to the therapeutic assistance services, and a politics which strives to restrict the available services. If, by virtue of Articles 6 and 196 of the Brazilian Constitution, there is a fundamental right to health services (therapeutic assistance services), then to which services? This is the central question to be analysed here, from the perspective of legal dogmatics. In other words: object of inquiry is the material dimension of the fundamental right to health services. Determinant for the definition of its limits are the concepts of health and illness in a broader sense; the safety and effectiveness of the service, whereby the requirement of scientific evidence verified in a particular process of approval should serve as a general rule, supplemented by an exception rule which takes account of the peculiarities of the individual case; and the marginal or relevant effectiveness of the service. Finally, if Legislative and Executive do not have much freedom to determine the available services, they have a wide margin of discretion in the organization of the health system.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Pelisoli, Cátula, Airi Macias Sacco, Elen Teixeira Barbosa, Cristiane de Oliveira Pereira, and Alessandra Marques Cecconello. "Acolhimento em saúde: uma revisão sistemática em periódicos brasileiros." Estudos de Psicologia (Campinas) 31, no. 2 (June 2014): 225–35. http://dx.doi.org/10.1590/0103-166x2014000200008.

Full text
Abstract:
Este estudo apresenta uma revisão sistemática sobre acolhimento em saúde em periódicos brasileiros. As bases de dados pesquisadas foram Bireme, MedLine, PubMed, SciELO e Science Direct. Utilizando como descritor único o termo "acolhimento", a pesquisa resultou na análise quantitativa e qualitativa de 40 artigos publicados entre 1999 e 2011. Os resultados indicaram que: os dois periódicos com maior número de publicações sobre o tema foram Cadernos de Saúde Pública e Ciência & Saúde Coletiva (25,0 e 22,5%, respectivamente); nos anos de 2004 a 2010, foram publicados sete artigos sobre o tema, e, em 2011, seis artigos foram encontrados. As áreas predominantes foram Saúde Pública/Coletiva (57,6%) e Enfermagem (39,4%). A análise qualitativa da variável "objeto de estudo" identificou artigos cuja investigação era os pontos de vista de usuários, profissionais e de ambos. Já a variável "percepções dos profissionais" ressaltou aspectos positivos do acolhimento. São necessários novos estudos que qualifiquem o conhecimento a respeito dessa forma de atendimento à população tanto nos serviços de atenção básica quanto de atenção especializada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Valim, Marília Duarte, and Maria Helena Palucci Marziale. "Avaliação da exposição ocupacional a material biológico em serviços de saúde." Texto & Contexto - Enfermagem 20, spe (2011): 138–46. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-07072011000500018.

Full text
Abstract:
Acidente de trabalho com material biológico é agravo de notificação compulsória por associar-se ao risco de contaminação aos vírus HIV, HBV e HCV. Objetivou-se identificar a ocorrência e caracteristicas destes acidentes em instituições de saúde de um município do interior de São Paulo. Estudo descritivo, transversal, por meio de consulta ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação, arquivados no Centro de Referência de Saúde do Trabalhador Regional de São João da Boa Vista, biênio 2008-2009. Realizado estatística descritiva e apresentadas as proporções dos 85 acidentes registrados, com idades entre 19 e 57 anos; 85,9% sexo feminino; 73,4% equipe de enfermagem; 8,2% estudantes de enfermagem; 7,1% médicos e 7,0% trabalhadores da limpeza. Descarte de perfurocortantes em locais impróprios foi responsável por 18,8% dos acidentes de trabalho; em 80% houve contato com sangue e em 20% destes utilizou-se quimioprofilaxia. Há necessidade de melhoria da qualidade dos registros e investigação de possível subnotificação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Sousa, Daniel. "Investigação em psicoterapia: Contexto, questões e controvérsias Possíveis contributos da perspectiva fenomenológico existencial." Análise Psicológica 24, no. 3 (December 2, 2012): 373–82. http://dx.doi.org/10.14417/ap.177.

Full text
Abstract:
Realiza-se uma síntese dos dados mais recentes da investigação em psicoterapia incluindo do quadro existencial. São abordadas algumas controvérsias presentes na comunidade psicoterapêutica que conduz a um hiato entre terapeutas e investigadores. Sugere-se a importância do paradigma “change process research” para o desenvolvimento de investigação que permita melhor informar sobre os processos que promovem a mudança terapêutica e informar os diferentes agentes envolvidos: pacientes, terapeutas, supervisores, responsáveis de serviços de saúde mental. Salienta-se a necessidade e incrementar maior número de programas de investigação psicoterapêutica em Portugal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Novaes, H. Maria Dutilh. "Epidemiologia e avaliação em serviços de atenção médica: novas tendências na pesquisa." Cadernos de Saúde Pública 12, suppl 2 (1996): S7—S12. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x1996000600002.

Full text
Abstract:
O artigo parte da constatação de uma dificuldade, por parte da Clínica, Epidemiologia, Planejamento e Administração, em incorporar as dimensões de processos sociais dinâmicos e complexos que caracterizam a organização tecnológica do diagnóstico e da terapêutica enquanto meio para a produção do conhecimento sobre as doenças nos serviços de saúde; tal dificuldade torna-se mais evidente com o desenvolvimento de avaliações mais abrangentes. Analisa a seguir as novas tendências internacionais de investigação no campo da "pesquisa em serviços de saúde", com a priorização das dimensões de efetividade e "resultados" da atenção médica, que procuram responder às dificuldades apontadas, a partir de uma redefinição de objeto e de metodologias
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Oliveira, Aliéren Honório, Antonio Germane Alves Pinto, Glauberto Da Silva Quirino, Rachel De Sá Barreto Luna Callou Cruz, Maria Lúcia Duarte Pereira, and Edilma Gomes Rocha Cavalcante. "Necessidades de saúde das pessoas com tuberculose pulmonar." Revista de Enfermagem da UFSM 11 (February 2, 2021): e11. http://dx.doi.org/10.5902/2179769243901.

Full text
Abstract:
Objetivo: analisar as necessidades de saúde das pessoas em tratamento para a tuberculose assistidas pelos serviços de saúde. Método: estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado com dez pacientes assistidos pelas equipes da Estratégia Saúde da Família e serviço de referência. As entrevistas foram submetidas à técnica de análise temática e analisadas conforme a Taxonomia Operacional de Necessidades de Saúde. Resultados: os pacientes relataram necessidades de alimentação e moradia, mostraram satisfeitos com o tratamento, acessibilidade e cordialidade dos profissionais de saúde, mas insatisfeitos com a investigação dos sintomas e evolução do quadro clínico. O vínculo com o enfermeiro foi positivo. Orientações e busca de informações subsidiaram a autonomia e o modo de andar a vida. Conclusão: os pacientes reconheceram as necessidades de saúde referentes ao acesso às tecnologias que melhoram e prolongam a vida, mas requererem investigação diagnóstica precisa, orientação para autonomia e ordenação da Atenção Primária à Saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Felisberto, Eronildo, Ana Coelho de Albuquerque, François Figueirôa, Djair Sena, Khaled Almahnoud, Luciana Caroline A. Bezerra, Roselene Hans, Juliana Martins B. S. Costa, and Silvia Cabral. "Procedimentos operacionais para a vigilância epidemiológica da Aids em mulheres e crianças em Pernambuco." Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil 13, no. 1 (March 2013): 55–60. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-38292013000100007.

Full text
Abstract:
OBJETIVOS: divulgar os procedimentos e rotinas operacionais da vigilância epidemiológica da Aids em mulheres e crianças no Estado de Pernambuco, promovendo sua maior utilização com vistas à melhoria da qualidade da atenção à saúde. MÉTODOS: revisão normativa e da literatura, padronização e sistematização de informações essenciais nas categorias operacionais - definição de casos, notificação, investigação, medidas de prevenção, controle e coleta de amostras. RESULTADOS: procedimentos operacionais padronizados para a vigilância epidemiológica da Aids em mulheres e crianças. CONCLUSÕES: a padronização e sistematização associada à uma adequada divulgação e disseminação entre os profissionais e serviços de saúde contribui para intervenções em tempo oportuno e com qualidade das ações normatizadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Formigli, Vera L. Almeida, Lígia Maria Vieira da Silva, Alfonso J. P. Cerdeira, Cristiane M. F. Pinto, Renata S. A. Oliveira, Alessandra C. Caldas, Maria José B. Vilas Boas, et al. "Avaliação da atenção à saúde através da investigação de óbitos infantis." Cadernos de Saúde Pública 12, suppl 2 (1996): S33—S41. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x1996000600005.

Full text
Abstract:
Foram investigados todos os óbitos de crianças menores de um ano residentes no Distrito Sanitário de Pau da Lima, Município de Salvador, Brasil, no ano de 1991, através de consultas aos respectivos prontuários hospitalares e visitas domiciliares. O estudo visava a aferir a efetividade dos serviços de saúde por meio da verificação de óbitos potencialmente evitáveis e o grau de adequação dos cuidados médicos prestados às crianças. De um total de 47 óbitos, observou-se que mais da metade dos mesmos ocorreu por causas vulneráveis à ação oportuna dos serviços de saúde, e que 21,3% dos óbitos ocorreram em via pública e domicílios. Houve 76,6% de perdas de informação nas entrevistas com as mães, atribuídas a problemas de preenchimento incompleto ou incorreto da Declaração de óbito, e por mudanças de endereço. A pesquisa dos prontuários nas unidades de saúde registrou perda de 58,3%, revelando o baixo grau de organização das estatísticas hospitalares; prevaleceram atendimentos classificados como pouco adequados e inadequados, principalmente nos itens exame físico e tratamento. Apesar das limitações operacionais do estudo, os resultados apontam problemas de acesso, efetividade e adequação do processo de assistência à saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Flexa, Raquel Gonçalves Coimbra, and Rafael Garcia Barbastefano. "Consórcios públicos de saúde: uma revisão da literatura." Ciência & Saúde Coletiva 25, no. 1 (January 2020): 325–38. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232020251.24262019.

Full text
Abstract:
Resumo A regionalização é uma estratégia de hierarquização dos serviços de saúde que orienta a descentralização das ações e serviços. Existem, entretanto, desafios para efetivar a regionalização, tais como as dificuldades para integrar e coordenar as ações e serviços, em diferentes espaços geográficos, com distintas gestões para atender as necessidades de saúde na escala, qualidade e custos adequados. Nesse contexto, surgem os consórcios públicos enquanto solução organizacional para suprir as necessidades de coordenação e integração entre os entes federativos. Os benefícios dos consórcios são o ganho de escala na prestação de serviços, a racionalidade de processos e de despesas, a realização de projetos conjuntos que seriam inviáveis de forma isolada. O objeto deste artigo é realizar uma investigação sobre como os consórcios intermunicipais de saúde conseguem obter melhor desempenho no que tange aos processos de aquisição e contratação de serviços de forma cooperativa, através de uma revisão bibliográfica narrativa. Os resultados da revisão foram divididos em 3 blocos: i) definições e conceitos dos consórcios públicos, ii) definições e conceitos sobre consórcios intermunicipais de saúde (CIS), iii) estudos de caso de CIS no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Albuquerque, Maria do Socorro Veloso, Heloísa Maria Mendonça de Morais, and Luci Praciano Lima. "Contratualização em saúde: arena de disputa entre interesses públicos e privados." Ciência & Saúde Coletiva 20, no. 6 (June 2015): 1825–34. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232015206.11862014.

Full text
Abstract:
A pesquisa analisou, no período de 2001-2008, a composição público-privada na rede municipal de saúde e aspectos do processo de contratualização dos serviços. O método de investigação foi o estudo de caso com pesquisa documental e entrevistas. Os sujeitos entrevistados foram ex-secretários de saúde, diretores da regulação e gerentes distritais. As categorias de análise utilizadas foram fundo público, redes de atenção e controle público. Os resultados demonstraram que a contratualização se restringiu a unidades filantrópicas. Em relação aos demais estabelecimentos privados vinculados à rede pública constatou-se o não cumprimento de aspectos programáticos, tais como a regulamentação dos processos licitatórios necessários para a contratualização. As instâncias gestoras não atuaram na direção de fortalecer os serviços públicos estatais, tampouco na formação de redes de atenção. Os estabelecimentos contratualizados desenvolveram suas atividades sem os efetivos mecanismos de controle, externo e interno, imprescindíveis ao uso adequado dos recursos que são públicos. As autoras concluem que a contratualização não alterou, significativamente, o padrão de compra e venda de serviços, não se constituindo, de fato, em um processo fortalecedor do papel da esfera pública.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Teixeira, Márcia de Oliveira. "O trabalho e a pesquisa em saúde: notas sobre a invisibilidade do trabalho técnico." Ciência & Saúde Coletiva 9, no. 3 (September 2004): 785–94. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232004000300029.

Full text
Abstract:
Nas últimas décadas a investigação das diferentes formas de trabalho em saúde tornou-se uma destacada temática do campo da pesquisa social (em saúde). Este adensamento, em parte, relaciona-se com as propostas de reorganização dos serviços de saúde, com o surgimento de novas profissões e com a identificação de alterações significativas no conteúdo do trabalho em saúde. Muitos apontam correlações entre essas alterações e a aceleração do processo de incorporação de tecnologias nos serviços de saúde, estabelecendo, assim, aproximações com o campo temático da ciência e da tecnologia em saúde. Em detrimento dessas aproximações, poucos estudos exploraram as possíveis interfaces entre a dinâmica do trabalho em saúde e a da pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Nesse sentido, para efeito de análise social, os técnicos e os pesquisadores não figuram, usualmente, entre os trabalhadores da saúde. Partindo da descrição do trabalho realizado por uma técnica, discuto, neste texto, a invisibilidade do trabalho técnico em laboratórios de pesquisa em saúde. O intuito é explorar as relações entre as formas assumidas pela invisibilidade e as alterações no modo de organização do trabalho em um espaço determinado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Marques, António Manuel, João Manuel de Oliveira, and Conceição Nogueira. "A população lésbica em estudos da saúde: contributos para uma reflexão crítica." Ciência & Saúde Coletiva 18, no. 7 (July 2013): 2037–47. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232013000700019.

Full text
Abstract:
Durante décadas, no pensamento e nas práticas das ciências da saúde e da psicologia a sexualidade lésbica foi associada à patologia. Ao longo do século XX, este posicionamento modificou-se. Este trabalho analisa essas mudanças numa reflexão teórica focada no domínio da saúde das lésbicas, no qual predominam as concepções e práticas heteronormativas e heterossexistas, tanto na investigação como na prestação de cuidados. Através de uma contextualização crítica da literatura, identificamos as necessidades específicas das lésbicas, questionamos as intervenções dos profissionais e serviços de saúde e propomos medidas de ação concretas de promoção da saúde e de erradicação da desigualdade e discriminação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

L'Abbate, Solange. "Educação e serviços de saúde: avaliando a capacitação dos profissionais." Cadernos de Saúde Pública 15, suppl 2 (1999): S15—S27. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x1999000600003.

Full text
Abstract:
Análisa-se os resultados de pesquisa de acompanhamento e avaliação do Curso de Especialização em Saúde Pública realizado pelo Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, turmas de 1993 e 1995. A investigação foi realizada durante o curso e alguns meses depois do término do mesmo. Os alunos informaram suas atividades profissionais, as dificuldades e facilidades em desenvolvê-las e o compromisso com os serviços públicos de saúde nos quais trabalhavam; informaram também sobre suas expectativas em relação à especialização em saúde pública. Ao final das disciplinas, os alunos avaliaram a relevância dos conteúdos transmitidos, sua compreensão em relação aos mesmos e os erros e acertos das estratégias didáticas utilizadas. Transcorridos seis e oito meses do final do curso, os profissionais avaliaram a aplicação do que haviam aprendido. Instrumentos de levantamento de dados, tais como, dinâmicas de grupo, questionários individuais e grupos focais, compuseram uma abordagem metodológica, mediante a qual uma mesma clientela foi investigada a respeito de uma experiência que estava sendo vivenciada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Grigoletto, Jamyle Calencio, Claudia Benedita dos Santos, Leny Borghesan Albertini, and Angela Maria Magosso Takayanagui. "Situação do gerenciamento de efluentes de processamento radiográfico em serviços de saúde." Radiologia Brasileira 44, no. 5 (October 2011): 301–7. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842011000500008.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi identificar a situação do gerenciamento de efluentes radiográficos em serviços de diagnóstico por imagem, em relação ao manuseio, acondicionamento, armazenamento, tratamento e descarte desses efluentes. MATERIAIS E MÉTODOS: Tratou-se de estudo descritivo e exploratório, realizado por meio de entrevistas baseadas em roteiro com perguntas semiestruturadas, realizadas no período de fevereiro a maio de 2009. A investigação foi realizada em 12 serviços de saúde humana e animal de radiodiagnóstico de Ribeirão Preto, SP, Brasil, escolhidos aleatoriamente por sorteio por meio do programa Statistical Package for the Social Sciences, versão 10.0. RESULTADOS: De acordo com os entrevistados, 16,66% dos serviços descartavam revelador usado na rede pública de esgoto, sem tratamento prévio, 8,33% descartavam o fixador e 75% descartavam a água de lavagem de filmes diretamente no esgoto, sem tratamento prévio. CONCLUSÃO: Os resultados deste estudo evidenciam necessidade de maior fiscalização, controle e monitoramento, pela vigilância ambiental e sanitária, para com os efluentes radiográficos, estimulando tratamento antes do descarte, minimizando o impacto à saúde pública e ao ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Oliveira, Marden Cravo de, Walber de Melo Rabelo, Maria Clara Pinheiro da Silva, Sarah Maria de Lima Faro, Keya Whitney Weekes, Greice de Lemos Cardoso Costa, and Izaura Maria Vieira Cayres Vallinoto. "Fraturas de fêmur em pacientes idosos e os serviços de saúde pública na região Amazônica." Research, Society and Development 9, no. 9 (September 3, 2020): e701997725. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7725.

Full text
Abstract:
Objetivo: Realizar uma investigação epidemiológica, no período de 2009 a 2018, sobre fratura de fêmur em idosos e suas implicações no serviço de saúde no município de Belém, Pará. Metodologia: Pesquisa quantitativa, de caráter retrospectivo e descritivo, de uma série histórica no período de 2009 a 2018, na cidade de Belém, Pará, apoiada em artigos científicos a fim de expor um panorama das internações de idosos por fratura de fêmur na última década e o sistema de saúde pública. Os dados foram extraídos do Sistema Único de Saúde e processados no programa Bioestat® 5.3. Resultados: As internações de pacientes com fratura de fêmur apresentam uma tendência maior nas faixas etárias mais avançadas, bem como predomínio do número de pacientes do sexo feminino, sobre o sexo masculino, nos pacientes idosos. Além disso, representam um alto custo para os serviços de saúde pública. Conclusão: Os dados obtidos por esta pesquisa são condizentes com o padrão esperado e referido pela literatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Fonseca, Poty Colaço, and Marco Aurélio Marques Ferreira. "Investigação dos níveis de eficiência na utilização de recursos no setor de saúde: uma análise das microrregiões de Minas Gerais." Saúde e Sociedade 18, no. 2 (June 2009): 199–213. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902009000200004.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo analisar os níveis de eficiência em unidades institucionais homogêneas do setor de saúde, tomando como referência as microrregiões do estado de Minas Gerais. O estudo contextualiza o processo de descentralização iniciado na década de 1990, no Brasil, gerando a necessidade de otimização dos gastos municipais e, ao mesmo tempo, aumentando a exigência de maior qualidade nos serviços como a saúde. A técnica de análise de dados, componente do método de investigação utilizado, foi a Data Envelopment Analysis (DEA), mais conhecida no Brasil por Análise Envoltória dos Dados, visando quantificar e comparar a eficiência na utilização de recursos para o provimento de serviços de saúde em 66 microrregiões mineiras. Os resultados demonstram que o desempenho das microrregiões na otimização de recursos pode ser considerado bom, em razão de a maior parte delas se concentrar em escores superiores à média do Estado. Entretanto, preocupa o fato da alta diversidade intrarregional, uma vez que os altos desvios-padrão apontam para disparidades na gestão dos recursos da saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Dimenstein, Magda, Ana Carolina Rios Simoni, João Paulo Macedo, Natália Nogueira, Bianca Caroline Noronha Sousa Barbosa, Brisana Índio do Brasil de Macêdo Silva, João Batista do Amaral Filho, et al. "Equidade e acesso aos cuidados em saúde mental em três estados nordestinos." Ciência & Saúde Coletiva 26, no. 5 (May 2021): 1727–38. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232021265.04912021.

Full text
Abstract:
Resumo Objetiva-se discutir equidade e acesso em saúde mental por meio da análise da distribuição das equipes da atenção primária (Agentes comunitários de Saúde; Equipes de saúde da Família; Núcleo Ampliado de Saúde da Família) e da cobertura da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) em três estados nordestinos (Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte) nas suas respectivas regiões de saúde. Trata-se de um estudo descritivo, apoiado por análise quantitativa exploratória. Para tanto, recorremos à base de dados do Departamento de Atenção Básica/DATASUS para a coleta dos dados secundários em relação às séries históricas de habilitação das equipes da Atenção Primária. Quanto aos pontos de atenção da RAPS, utilizamos a base de dados disponibilizada pela Coordenação Nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde. A investigação concluiu que até 2018 observou-se no país um importante movimento de interiorização e expansão da cobertura em relação à atenção primária e psicossocial, impactando na ampliação da equidade nos territórios de menor desenvolvimento econômico e social. Contudo, verificou-se que os serviços de APS estão mais interiorizados, enquanto os demais dispositivos da RAPS estão mais desenvolvidos nas capitais e grandes municípios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Padilla, Beatriz. "Saúde e migrações: metodologias participativas como ferramentas de promoção da cidadania." Interface - Comunicação, Saúde, Educação 21, no. 61 (June 2017): 273–84. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622016.0624.

Full text
Abstract:
O campo de estudo “saúde e migrações” é relativamente novo, tanto entre as ciências da saúde como nas ciências sociais, quer a problemática seja abordada com metodologias quantitativas e/ou qualitativas tradicionais. O recurso a metodologias participativas tem sido uma exceção, embora estas ofereçam uma oportunidade concreta de intervenção, quer com os usuários dos serviços de saúde como com os profissionais de saúde. Recorrendo a um caso específico de investigação sobre saúde materno-infantil e reprodutiva nas populações migrantes, este artigo pretende contribuir para o debate sobre o uso dessas metodologias e os desafios e as possibilidades que oferecem como ferramenta metodológica em investigação direcionada à mudança social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Prochnow, Tania Renata, Maria Luiza Coelho de Souza, and Maria Eloisa Farias. "Diagnóstico parcial das ações desenvolvidas para educação em saúde no ensino público em Boa Vista/Roraima/BR." INTERFACES DA EDUCAÇÃO 7, no. 21 (December 21, 2016): 07–22. http://dx.doi.org/10.26514/inter.v7i21.1266.

Full text
Abstract:
Desde a constituição de 1988 ocorre a implantação do SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o Brasil, com descentralização e municipalização das ações e dos recursos financeiros para o setor. O SUS é formado por uma rede serviços regionalizada, hierarquizada e descentralizada, com direção em cada esfera do governo e sob controle dos usuários por meio da participação popular nas conferências e conselhos de saúde. Este estudo realizado em Boa Vista, Roraima/Brasil, aponta um crescimento populacional local desordenado, o que não permitiu o acompanhamento adequado de diversos setores fundamentais, como o setor de saúde. Esta investigação no campo da saúde e qualidade de vida utilizou como instrumentos: entrevistas, pesquisa de campo e a avaliação dos programas de Educação em Saúde implantados nas escolas públicas locais. Ao descrever programas, projetos e ações realizadas nas escolas, sugere ações e soluções para a melhoria das atuais condições da educação em saúde no município de Boa Vista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography