Academic literature on the topic 'Investimento'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Investimento.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Investimento"

1

Henrique, Bruno Miranda. "Custos de ajustes de investimento incluindo custos fixos e descontos por quantidade com aplicações a empresas brasileiras." Estudos Econômicos (São Paulo) 47, no. 4 (December 2017): 773–803. http://dx.doi.org/10.1590/0101-416147457bmh.

Full text
Abstract:
Resumo Custos de investimento são valores pagos pela organização para ajustar seu estoque de capital produtivo. Tais custos são de difícil mensuração direta, sendo analisados agregadamente pelo valor da firma. Assim, o objetivo deste trabalho é equacionar as curvas de custos de ajustes de investimento a partir de dados de balanço de empresas brasileiras. São estudadas as formas gerais mais comuns na literatura, como a quadrática em relação ao investimento, e propostas componentes da equação, incluindo descontos por quantidade e custos fixos. São usadas regressões lineares para adaptar as curvas aos dados empíricos de empresas selecionadas na BOVESPA. Com isso, demonstra-se que os custos de ajustes de investimento nem sempre são explicados apenas por componentes quadráticos no investimento. Nestes casos, a curva de ajuste de investimentos torna-se melhor adaptada a dados empíricos quando considerados descontos por quantidade e custos fixos, além do tradicional componente quadrático com relação aos investimentos. Finalmente, é proposta e analisada empiricamente uma equação simplificada de retorno do investimento em função do q de Tobin.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Barreto, Lucas Silva, Vinicius Silva Pereira, and Antonio Sergio Torres Penedo. "Impacto dos Investimentos em Tecnologia sobre a Rentabilidade do Setor Bancário Brasileiro." Future Studies Research Journal: Trends and Strategies 13, no. 1 (January 1, 2021): 94–111. http://dx.doi.org/10.24023/futurejournal/2175-5825/2021.v13i1.482.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar a relação entre os investimentos em tecnologia e a rentabilidade dos cinco maiores bancos brasileiros entre 2009 e 2018.Método: Por meio de análise de correlação e regressão de dados em painel, foi avaliado, especificamente, o impacto do investimento em tecnologia sobre o Retorno dos Ativos (ROA).Originalidade/Relevância: Apesar do crescimento do investimento em tecnologia bancária, o nível de evidenciação dos mesmos por parte das companhias de capital aberto no Brasil ainda se mostra limitado, havendo poucos detalhes divulgados em relatórios corporativos acerca dos valores investidos, dos tipos de investimento realizados, do retorno esperado e dos retornos já obtidos com investimentos anteriores. Essa evidenciação é influenciada por fatores como tamanho e rentabilidade das empresas.Resultados: No presente estudo, foi identificado uma relação positiva entre investimento em T.I e Retorno sobre os Ativos (ROA) dos bancos analisados e, portanto, a presença de um paradoxo da rentabilidade não foi constatada.Contribuições teóricas/metodológicas: Foram constatados uma relação positiva entre investimento em TI e desempenho. Foi observada correlação positiva significante a 5% entre os investimentos em TI e desempenho financeiro, dado pela relação entre o lucro antes da depreciação e total de vendas. A análise de regressão constatou que um incremento nos investimentos em TI elevou o desempenho financeiro da empresa (Beta = 0,204 e p<0,1). A elevação da participação dos investimentos em TI sobre os gastos operacionais elevou em 0,039 pontos percentuais o Retorno sobre os Ativos.Contribuições sociais / para a gestão: Auferir conhecimento na gestão das organizações bancárias afim de orientar na tomada de decisão sobre os investimentos tecnológicos que devem ser realizados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Thomazini, João Paulo, Clayton Luiz de Melo Nunes, and Klaus de Oliveira Abdala. "Análise comparativa de oportunidades de aplicação do fator terra no Estado de Goiás." Revista em Agronegócio e Meio Ambiente 13, no. 1 (February 20, 2020): 117–34. http://dx.doi.org/10.17765/2176-9168.2020v13n1p117-134.

Full text
Abstract:
A incerteza sobre a rentabilidade no setor primário é uma discussão recorrente, dado o elevado custo de oportunidade do fator terra. O presente trabalho analisou comparativamente o investimento em terra para produção de soja em municípios selecionados do Estado de Goiás em relação a outras oportunidades de investimentos no mercado de capitais. O resultado classifica as regiões selecionadas por ordem de rentabilidade acumulada no investimento em terra para produção de soja e evidencia aqueles municípios nos quais este investimento foi mais rentável que os investimentos alternativos, permitindo apresentar considerações sobre a racionalidade do investimento em terras para produção agrícola. Foi possível concluir que as propriedades rurais de todos os nove municípios estudados tiveram seus valores de mercado valorizados acima da inflação, medida pelo IGP-DI. Os municípios de Jataí e Mineiros se destacaram como os que tiveram valorização mais acentuada e Goiatuba, Rio Verde e Santa Helena de Goiás foram os de menor evolução patrimonial, constituindo investimentos menos rentáveis do que qualquer uma das alternativas financeiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

FRAGA, JEFFERSON S., and MARCO FLÁVIO DA CUNHA RESENDE. "Infraestrutura, expectativas privadas e investimento." Brazilian Journal of Political Economy 42, no. 3 (September 2022): 678–96. http://dx.doi.org/10.1590/0101-31572022-3287.

Full text
Abstract:
RESUMO A literatura econômica destaca as externalidades positivas dos gastos em infraestrutura sobre o crescimento das economias. Este artigo, de cunho teórico, se baseia em alguns dos principais insights da Escola Pós-Keynesiana relacionados ao investimento com dois objetivos: i) explicitar as interações entre infraestrutura, convenções, expectativas e investimento agregado privado, sintetizadas naquilo que Keynes denominou investimento tecnicamente social; e ii) demonstrar que as descontinuidades no investimento em infraestrutura reduzem as sensibilidades do investimento agregado privado em relação aos seus determinantes, com implicações para a política econômica. Na literatura Pós-Keynesiana, o investimento privado é volátil e sensível a mudanças de convenções e expectativas. Mostramos que os gastos em infraestrutura estimulam os investimentos privados porque reduzem a incerteza e coordenam o surgimento de convenções e expectativas privadas favoráveis ao investimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

LAMONICA, MARCOS TOSTES, and SERGIANY DA SILVA LIMA. "Produtividade, investimento e fluxo de capital: o fracasso do crescimento com poupança externa no Brasil." Brazilian Journal of Political Economy 42, no. 3 (September 2022): 572–91. http://dx.doi.org/10.1590/0101-31572022-3150.

Full text
Abstract:
RESUMO Este trabalho analisa a produtividade e a hipótese do fluxo de capital não influenciar o investimento na economia brasileira. Para tal, apresentamos uma equação de produtividade condicionada as taxas de: investimentos, custos salariais, e demanda externa. A relação entre a produtividade e às taxas de investimentos e salários sugere uma possível simultaneidade, dada a natureza distributiva da renda agregada entre capital e trabalho. Portanto, são utilizados estimadores que tratam a endogeneidade em dois estágios: os Mínimos Quadrados em Dois Estágios (MQ2E) e os Mínimos Momentos Generalizados (MMG), para maior robustez dos resultados. Encontramos que a taxa de investimentos explica a produtividade, mas o fluxo de capitais não determina o investimento produtivo. Além disso, o investimento brasileiro se mostra mais suscetível aos parâmetros de eficiência marginal do capital, cuja queda tem afetado a produtividade brasileira desde os anos 1980.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ramos, Adalberto, and Silvia Novaes Zilber. "O IMPACTO DO INVESTIMENTO NA CAPACIDADE INOVADORA DA EMPRESA." Review of Administration and Innovation - RAI 12, no. 1 (March 27, 2015): 303. http://dx.doi.org/10.11606/rai.v12i1.100326.

Full text
Abstract:
O investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) pode contribuir para a formação de capacidade inovadora na empresa. O objetivo deste artigo é identificar a relação entre investimentos em P&D e receitas de vendas. Para tanto, busca verificar se o investimento em inovação mantém relação com a capacidade inovadora da empresa e a contribuição do investimento em P&D para o desempenho das vendas da empresa. Utiliza-se uma pesquisa documental com testes estatísticos utilizando-se variáveis financeiras que possam oferecer subsídios para o estudo das relações entre investimentos em P&D e desempenho inovador da empresa. Os resultados do estudo evidenciam correlações diretas e positivas entre séries temporais de investimentos realizados em P&D e de receitas de vendas, observando-se as defasagens temporais entre os eventos registrados nas demonstrações financeiras das empresas consideradas na pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Montes, Gabriel Caldas, and Artur Faria dos Reis. "Investimento público em infraestrutura no período pós-privatizações." Economia e Sociedade 20, no. 1 (April 2011): 167–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-06182011000100007.

Full text
Abstract:
A existência de fortes complementaridades entre o investimento em infraestrutura e o investimento privado e, consequentemente, entre o investimento em infraestrutura e o crescimento econômico estimulam um estudo mais amplo acerca dessas relações com o processo de privatizações à luz de diferentes perspectivas. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é analisar o efeito das privatizações sobre o investimento público, explorando o esquema de Hirschman para o desenvolvimento das nações. Assim, por meio dessa referência teórica, a relação existente entre o investimento, o crescimento e o desenvolvimento será abordada de modo a destacar a importância e o papel desempenhado pelos investimentos em infraestrutura no período de 1995 a 2003 (pós-privatizações) e seus desdobramentos na economia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Oliveira, Marcos Dias de, and Hector Luís Cordeiro Vieira. "O Impacto do Investimento em Segurança Pública na Taxa de Homicídios no Brasil." Revista de Criminologias e Politicas Criminais 2, no. 1 (October 10, 2016): 135. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2526-0065/2016.v2i1.292.

Full text
Abstract:
O tema abordado foi a eficiência dos investimentos públicos na redução da taxa de criminalidade no Brasil. O problema de pesquisa visava a investigar qual o impacto dos investimentos públicos na atividade policial sobre a redução da taxa de homicídios no país. Utilizando desenho quantitativo, foram testadas quatro hipóteses envolvendo a taxa de habitantes por policial militar, o investimento em policiamento, o investimento em segurança pública e o nível salarial dos policiais militares. Todas as hipóteses foram rejeitadas, sugerindo que os investimentos públicos na área de segurança não estão produzindo resultados efetivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Terra, Fábio Henrique Bittes. "Os desafios do investimento e da indústria no Brasil: um drama em seis atos." Brazilian Keynesian Review 1, no. 2 (December 24, 2015): 212–17. http://dx.doi.org/10.33834/bkr.v1i2.35.

Full text
Abstract:
Este short paper objetiva debater os problemas do investimento no Brasil pós-crise, quais sejam, sua dificuldade de superar a casa dos 20% do PIB e seu caráter volátil. Para tanto, o artigo caminha pela seguinte lógica: revisa-se a teoria da decisão de investimento de Keynes (1964) e, após isso, usa-a como referencial de apreensão e análise das dificuldades enfrentadas pela indústria no Brasil. Por entender-se o investimento industrial como o mais relevante para os ampliar e sustentar os investimentos em agregado, as dificuldades da indústria explicam os problemas percebidos na taxa de investimento do país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Rocha, Katia. "INVESTIMENTOS PRIVADOS EM INFRAESTRUTURA E A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE E ESTABILIDADE REGULATÓRIA." Radar : Tecnologia, produção e comércio exterior, no. 68 (November 7, 2022): 19–23. http://dx.doi.org/10.38116//radar68art3.

Full text
Abstract:
A infraestrutura inadequada é uma das principais barreiras ao crescimento econômico brasileiro. Há certo consenso de que somente o investimento público não seria suficiente para aumentar o estoque e a qualidade da infraestrutura brasileira a níveis adequados. O Brasil precisaria, portanto, melhorar a eficiência do investimento público e, ao mesmo tempo, gerar as condições necessárias para incentivar e mobilizar o investimento privado em escala e ritmo necessários. Diversos estudos evidenciam que melhores níveis de qualidade regulatória estão associados a maiores investimentos privados em infraestrutura, e quantificar essa relação é fundamental para o formulador de políticas públicas. Se o Brasil se aproximasse da nota média de qualidade regulatória observada nos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), quais seriam os impactos nos fluxos de investimentos privados em infraestrutura no país? Esse artigo tenta responder essa questão a partir de dados sobre investimento privado em infraestrutura nas economias emergentes e respectivos rankings de qualidade regulatória.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Investimento"

1

Manassero, Claudio A. L. "Avaliação da performance dos fundos mútuos de investimento." reponame:Repositório Institucional do FGV, 1986. http://hdl.handle.net/10438/4913.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2010-04-20T20:15:07Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 1986-10-01T00:00:00Z
O desenvolvimento do mercado brasileiro de valores mobiliários é relativamente recente. Não obstante, sua contemporaneidade face a mercados já tradicionais de outros países já tem se verificado um crescente nível de atividade e sofisticação nos negócios, a ponto, de colocar o investimento em ações entre aqueles de maior importância frente ao leque de aplicações financeiras disponíveis. Quanto aos participantes desse mercado, vem-se destacando de forma cada vez mais expressiva. Os investidores chamados de institucionais, ou seja, aqueles que, ou por determinação legal (compulsórios), ou por objetivo próprio (voluntários), mantém carteiras significativas de títulos. Uma observação ao quadro seguinte permite identificar, segundo dados do Banco Central, os principais investidores institucionais do mercado brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Albino, Firmino Camilo. "Investimento direto estrangeiro da região do Huambo." Master's thesis, Universidade Portucalense, 2015. http://hdl.handle.net/11328/1369.

Full text
Abstract:
Dissertação de Mestrado em Gestão.
Este trabalho de investigação centra-se na caracterização das várias dimensões do Investimento Direto Estrangeiro (IDE) e o seu impacto na economia angolana e na província do Huambo. É efetuada uma análise às teorias de suporte ao estudo do IDE; é analisada a evolução e o impacto do IDE na economia. Validamos, com recurso à revisão teórica sobre a temática do IDE, a existência de vários mecanismos através dos quais o IDE afeta o crescimento económico e social do país recetor. Identificamos a existência de um fluxo negativo do IDE em Angola nos últimos anos o que pode indiciar o repatriamento de lucros das subsidiárias provocando a saída de fundos do país. O estudo efetuado, de natureza quantitativa, e com recurso aos dados disponibilizados pela Agência Nacional de Investimento Privado de Angola, permite identificar que a quase totalidade do investimento privado e estrangeiro efetuada em Angola é centrado na província de Luanda. Em 2013 o investimento privado efetuado no Huambo apenas representou 0,6% do total realizado em Angola e 0,3% do IDE. A análise da informação encontrada não permitiu validar a existência de nenhuma política ou instrumento de captação de investimento estrangeiro, definida no sentido de descentralizar o investimento ao longo das diferentes províncias do país. O estudo permitiu ainda concluir que o crescimento do PIB angolano é positivamente afetado pelo stock de investimento direto estrangeiro efetuado em Angola; que o fluxo de IDE afeta negativamente a balança de pagamentos do país, corroborando a ideia de um repatriamento de lucros superior ao investimento efetuado no país; que o IDE afeta negativamente o índice de desenvolvimento Humano (IDH) de Angola; que o IDE é afetado positivamente pelo sistema e estrutura política do país, indicando o peso e a importância da estabilidade política e social na captação de investimento direto estrangeiro.
This research focuses on the characterization of the various dimensions of Foreign Direct Investment (FDI) and their impact on the Angolan economy and in Huambo province. The study was based in an analysis of the supporting theories of FDI. The research analyse the evolution and the impact of FDI on the economy andvalidate the existence of various mechanisms through which FDI affects economic and social development of a country. The study identify the existence of a negative flow of FDI in Angola in recent years which may indicate the repatriation of profits of subsidiaries. The study was conducted thought a quantitative analysis, using the data provided by the National Agency for Private Investment in Angola. It was identified that almost all private investment and performed abroad in Angola is centred in the province of Luanda. In 2013 the private investment made in Huambo only represented 0.6% of total held in Angola and 0.3% of FDI. The analysis of the information did not allow the validation of the existence of any policy or instrument do attract foreign investment to Angola and set in order to decentralize investment throughout the different provinces. The study also concluded that the Angolan GDP growth is positively affected by the stock of foreign direct investment made in Angola; that FDI negative and undesirably flow affects the balance of payments; that FDI negatively affects the human development index (HDI) of Angola; that FDI is positively affected by the system and the country's political structure, indicating the weight and the importance of political and social stability in foreign direct investment funding.
Orientação: Prof. Doutor Fernando Oliveira Tavares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ogalha, William Schmidt. "Análise de fundos de investimento: a análise qualitativa ajuda no processo de seleção de gestores de fundos de investimento?" reponame:Repositório Institucional do FGV, 2002. http://hdl.handle.net/10438/10911.

Full text
Abstract:
Submitted by Cristiane Oliveira (cristiane.oliveira@fgv.br) on 2013-06-14T14:27:54Z No. of bitstreams: 1 1200201658.pdf: 19696068 bytes, checksum: 6ff3e9531c797af53a226adcc95e8bfb (MD5)
Approved for entry into archive by Suzinei Teles Garcia Garcia (suzinei.garcia@fgv.br) on 2013-06-14T17:24:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 1200201658.pdf: 19696068 bytes, checksum: 6ff3e9531c797af53a226adcc95e8bfb (MD5)
Made available in DSpace on 2013-06-14T17:31:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 1200201658.pdf: 19696068 bytes, checksum: 6ff3e9531c797af53a226adcc95e8bfb (MD5) Previous issue date: 2002
o presente trabalho apresenta um resumo não só das ferramentas quantitativas existentes para análise de fundos de investimento, como também o histórico de sua evolução no Brasil e, principalmente, analisa a eficácia da utilização de medidas qualitativas para escolha de gestores de investimentos. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica dos principais índices que analisam o desempenho (relação risco vs. retorno), uma descrição dos métodos qualitativos utilizados no mercado americano e brasileiro e testes com o resultado da inclusão de indicadores qualitativos. O estudo empírico consistiu na elaboração de um questionário que foi enviado aos gestores de fundos brasileiros e na posterior identificação de qualidades discriminantes de desempenho superior. Este trabalho sugere, apesar da pequena quantidade de questionários respondidos, que itens qualitativos como 'taxa de administração média', 'experiência do analista de crédito' e 'decisões baseadas em comitês' identificam gestores com performance superior àqueles com desempenho abaixo do mercado, validando a questão levantada no início desta dissertação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Guimarães, Pedro Duarte. "Investimento sequencial." reponame:Repositório Institucional do FGV, 1996. http://hdl.handle.net/10438/151.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2008-05-13T13:16:31Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 1996-06-24
O objetivo deste trabalho apresentar uma visão de valoração do investimento alternativa tradicional de Net Present Value -Valor Presente Liquido. Esta visão alternativa inclui irreversibilidade, incerteza custo de oportunidade de se esperar para realizar investimento. Desta forma pode existir uma situação onde se tenha um projeto de investimento com NPV positivo mas que seja mais interessante esperar mais um período de tempo para realizar investimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Luehrs, Benjamin John, Luiz Francisco Vasco de Toledo, and Milton Magalhães Costa. "Investimento gera custeio: metodologia para estimar impacto dos investimentos na despesa futura." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2013. http://hdl.handle.net/10438/11135.

Full text
Abstract:
Submitted by Benjamin John Luehrs (bjluehrs@gmail.com) on 2013-09-18T22:55:52Z No. of bitstreams: 1 Investimento Gera Custeio - FGV 2013.pdf: 1352219 bytes, checksum: 0efbcc9f52e07c3bfaafa38de89e660f (MD5)
Approved for entry into archive by Suzinei Teles Garcia Garcia (suzinei.garcia@fgv.br) on 2013-09-19T15:31:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Investimento Gera Custeio - FGV 2013.pdf: 1352219 bytes, checksum: 0efbcc9f52e07c3bfaafa38de89e660f (MD5)
Made available in DSpace on 2013-09-19T15:36:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Investimento Gera Custeio - FGV 2013.pdf: 1352219 bytes, checksum: 0efbcc9f52e07c3bfaafa38de89e660f (MD5) Previous issue date: 2013-08-23
The commitment to macroeconomic stability and the maintenance of the state’s fiscal balance, required by the Fiscal Responsibility Law, demands permanent effort by public servants, specialists, and academics in the field of public finance to improve public planning and budgetary practices in the face of the state’s limitations to finance indefinitely the growth of public spending. Such limitations inevitably complicate the task of government officials of establishing priorities for the use of budgetary resources to respond to the various demands of society. The balancing of the state’s budget made possible investment increases in priority projects for the transformation of the current social reality. The completion of these projects has become crucial for government officials, as society increasingly holds government accountable for efficient and effective management of the projects. The planning and budgetary specialists of the Secretary of Planning and Regional Development of the State of São Paulo consistently seek to improve the planning instruments at their disposal in the effort to better align state budgets with the financial necessities of government organs. The officials demonstrate particular interest in the development of a methodology based on best practices that allow them to measure and analyze the relationship between rising investments and their impact on costs, as a way to improve the efficiency and effectiveness of the state’s budget. The described trends and the method of analysis developed by the group meet the expectations established by the proposed Terms of Reference. The consolidation of a precise methodology will depend on the quality of data provided by the government and will be fully satisfactory only when there are tools to measure the cost of public programs and equipment.
O compromisso com a estabilidade macroeconômica e com a manutenção do equilíbrio fiscal do Estado, condicionado pela Lei de Responsabilidade Fiscal, vem exigindo esforço permanente dos agentes públicos, especialistas e estudiosos das finanças públicas, no sentido do aprimoramento das práticas de planejamento e orçamento públicos, diante das limitações da capacidade do Estado de financiar indefinidamente o crescimento do gasto. Tais limitações tornam complexa a tarefa, a cargo dos formuladores de políticas públicas, de estabelecer prioridades na aplicação dos recursos orçamentários para atender às múltiplas demandas da sociedade. O equilíbrio das contas ajudou no processo de incremento de investimentos em projetos prioritários para a transformação da realidade social contemporânea. Garantir a plena consecução desses projetos, torna-se crucial para os governantes, na medida em que as gestões são cada vez mais cobradas pela sociedade. Os técnicos da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional de São Paulo, que respondem pelas ações de planejamento e orçamento do Estado, buscam o aperfeiçoamento dos instrumentos de planejamento, a fim de elaborar orçamentos que reflitam melhor às necessidades dos órgãos da administração estadual. Demonstram especial interesse na concepção de uma metodologia que, baseada em boas práticas, lhes permita medir e analisar a relação entre o aumento dos investimentos e seu impacto nas despesas de custeio, como forma de aprimorar a eficácia e a efetividade do orçamento do Estado. As tendências descritas e o método de análise desenvolvido pelo grupo vão ao encontro das expectativas estabelecidas pelo Termo de Referência proposto. A consolidação de uma metodologia acurada, dependerá da qualidade dos dados consolidados pelo governo e será plenamente satisfatória somente quando houver ferramentas para a medição do custeio dos programas e equipamentos públicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Nunes, Luís Eduardo. "Decisão de investimento." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2013. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107597.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2013.
Made available in DSpace on 2013-12-06T00:34:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 318638.pdf: 1626208 bytes, checksum: 7aa24d32522e64055522bea7ae38f713 (MD5) Previous issue date: 2013
O paradigma econômico mundial não é mais o mesmo desde a última crise financeira em 2008. Os prejuízos causados para a sociedade são inúmeros e refletem em todos os setores da economia mundial e nacional. Os impactos dessa crise foram enormes para o setor de previdência complementar, uma vez que as Entidades Fechadas de Previdência Complementar aplicam os recursos de seus participantes nos mercados financeiros. Esse contexto de mudanças e riscos aponta para um realinhamento equilibrado e diversificado das carteiras de investimento dos fundos de pensão brasileiros, no intuito de diminuir os riscos e maximizar os retornos. Em seu estudo, Portfolio Selection, Markowitz demonstra como os investidores devem aplicar seus recursos levando em conta a relação risco e retorno esperado. (Teoria Moderna de Portfólio). Enquanto a teoria de Markowitz trata da diversificação dos investimentos em uma carteira, os princípios de Life Cycle Investing propõe essa diversificação também ao longo do tempo. A junção do modelo de Markowitz com Life Cycle Investing demonstrou em seus testes que pode trazer benefícios para as Entidades Fechadas de Previdência Complementar, quando tratamos de seus investimentos. Por meio da análise de dados estatísticos do mercado financeiro brasileiro, juntamente com modelagem e simulações, demonstrou-se a eficácia do modelo proposto para os fundos de pensão brasileiros embasado na Teoria Moderna de Portfólio e os princípios de Life Cycle Investing.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Piedade, Marta Cristina Fonseca. "Decisão de investimento em centros comerciais : construção, aquisição ou não investimento." Master's thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2012. http://hdl.handle.net/10400.5/10454.

Full text
Abstract:
Mestrado em Finanças
O presente trabalho final de mestrado tem como objetivo ser a base da tomada de decisão de investir ou não em centro comercial (CC) e, no caso de investir, permitir a seleção da melhor alternativa de investimento. Começa por ser feita uma apresentação e caracterização do mercado imobiliário a retalho dos centros comerciais, seguindo-se o enquadramento teórico da análise de investimentos imobiliários. Posteriormente, são analisadas duas opções de investimento em centros comerciais. Primeiro, procede-se à análise dos investimentos através do método dos fluxos de caixa atualizados. De seguida, são utilizadas técnicas financeiras para proceder à avaliação dos investimentos de forma individual e comparativa. Também se procede à análise de risco através da análise de sensibilidade e de cenários, de forma a incorporar o conceito de incerteza.
The main purpose of this work is to be the technical support to the economic decision of invest or not invest in a shopping center and to choose the best investment option, in case of a positive decision. It begins with a description of the Real State, followed by the theoretical analysis of a real state investment. Secondly, two investment options in shopping centers are analyzed through the discounted cash flow method. Financial techniques are used to evaluate and compare the two investment options. To introduce the concept of uncertainty in the traditional evaluation method we are going to use the scenario analysis as additional evaluation technique.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

NORI, GIOVANNI MARIA. "L’Arbitrato ICSID e la tutela internazionale degli investimenti esteri. Il concetto di investimento estero.​." Doctoral thesis, Università Politecnica delle Marche, 2020. http://hdl.handle.net/11566/273434.

Full text
Abstract:
Finalità e struttura dell’opera. Mai come in questi ultimi anni si è discusso così spesso di investimenti esteri e dei connessi regimi normativi di incentivazione e disincentivazione. A partire dalla guerra commerciale dei Dazi ingaggiata tra Stati Uniti e Cina, fino agli accordi tra Italia e Cina sulla famigerata nuova via della seta, i temi del commercio internazionale e, più in particolare degli investimenti esteri sono tornati al centro dell’attenzione politica, mediatica ed economica. Perché non tornare dunque a parlarne anche sotto il profilo giuridico? Sulla scia di questo rinvigorito global interest per gli investimenti esteri, il presente lavoro si pone il duplice obiettivo, da un lato di ricercare una definizione economicamente e giuridicamente attuale del concetto di investimento estero, dall’altro di indagare in merito alla necessità o meno di cristallizzare un concetto (quello di investimento estero) così ampio in una granitica definizione normativa. Tali interessi di studio e approfondimento, che si collocano in un rapporto di specie a genere, oltre ad essere giustificati dal rinnovato interesse per il diritto internazionale degli investimenti, ritrovano fondamento nel fatto che la ricerca costante di una definizione è una attività che coinvolge ed impegna gli studiosi del diritto, di ogni settore, sin dalle più antiche elaborazioni del pensiero giuridico stesso. Prendendo le mosse da tale “primordiale” interesse degli studiosi del diritto, occorre, però, dare atto che relativamente a tale questione dell’utilità o meno – per il diritto – di fissare un fatto/atto/situazione in una definizione, la letteratura giuridica si è sempre mostrata divisa, originandosi così diversi e contrapposti orientamenti dottrinali. Nel dettaglio, tale contrasto intestino che affligge la scienza giuridica, trova una (fra le tante) esemplare dimostrazione nella vaga, o in alcuni casi del tutto assente, definizione del concetto investimento estero. Poste le basi che faranno da fondamenta del presente lavoro, si precisa che gran parte della questione sottesa alla ricerca, si lega inscindibilmente allo studio del testo della Convenzione di Washington del 18 marzo 1965 (Convention on the Settlement of Investment Disputes Between States and Nationals of Other States). In particolare, con detta Convenzione è stato introdotto, sotto l'egida della Banca Mondiale, il Centro ICSID (l'International Centre far the Settlement of Investment Disputes) ed è stata concessa cittadinanza giuridica ad un meccanismo sia conciliativo che arbitrale internazionale e amministrato dal Centro, per la soluzione delle liti sorte tra gli investitori stranieri e gli Stati ospitanti l’investimento estero. In punto di disciplina, proprio per la predetta Convenzione, l’investimento estero rappresenta uno dei requisiti (rationae materiae) richiesti (oltre ad altri) al fine di poter adire la giurisdizione ICSID, poiché, ai sensi dell’art. 25 della Convenzione, i Tribunali arbitrali potranno pronunciarsi solamente in merito alle controversie giuridiche collegate direttamente ad un investimento estero. Ciò nonostante, nel testo della stessa Convenzione, per tutta una serie di ragioni (che si analizzeranno nel corso della presente ricerca), non si è voluto (anche se con opinioni contrastanti) introdurre una definizione del concetto di investimento estero. Costituita l’intelaiatura dalla quale tale studio muoverà, prima di procedere alla trattazione del tema prescelto, si darà spazio, nel primo capitolo del lavoro, ad una necessaria premessa relativa al contesto storico-economico e ovviamente politico che ha fatto da cornice alle trattative e alla stipula della Convenzione. A tal fine, il punto di partenza del presente scritto sarà quello di individuare le ragioni che hanno condotto la comunità internazionale a dotarsi di questo strumento di risoluzione delle controversie in materia di investimenti esteri e al contempo si tenterà di verificare le cause che invece hanno determinato il lento declino degli altri strumenti di tutela, come la protezione diplomatica e il ricorso alla giurisdizione nazionale dello Stato ospitante l’investimento. Fatta tale doverosa introduzione si proverà, nel secondo capitolo del lavoro, a tracciare le principali caratteristiche del Centro e dell’arbitrato in esame, e relativamente a questo ultimo si cercherà di evidenziare la natura dello stesso e i tratti salienti che lo distinguono da qualsiasi altro mezzo di risoluzione alternativo delle controversie in tema di investimenti esteri. Conseguentemente, si passerà alla trattazione principale del presente scritto, la quale, si svilupperà nel terzo e quarto capitolo e si incentrerà sulla messa a fuoco di una (possibile) definizione economicamente e giuridicamente attuale del concetto di investimento estero. A tal fine, in prima battuta, si tenterà di individuare le acquisizioni delle diverse dottrine, nel diritto internazionale dell’economia, inerenti al concetto di investimento. In particolare, prendendo le mosse da tali osservazioni, e preso atto della polivalenza della nozione di investimento, si analizzerà il significato di tale concetto secondo la teoria economica, tentando, al contempo, di delineare il ruolo che l’investimento estero ricopre nel processo di sviluppo economico dei Paesi in via di sviluppo e non, andando ad individuare quali possano essere gli interessi delle Parti, investitore privato e Stato ospitante l’investimento, sottesi a tale tipo di operazioni economiche. In seconda battuta, si cercherà di individuare la definizione “giuridica” del termine investimento, applicando la teoria del cd. double keyhole approach. In tal guisa, si prenderanno in analisi anzitutto le definizioni di investimento contenute nelle varie national investment laws, BITs (bilateral investment treaties) e MITs (multilateral investment treaties). Dopodiché si proverà ad individuare quello che, ai sensi del sistema giuridico ICSID, può essere considerato un investimento, alla luce di quanto disposto in primo luogo dalla Convenzione e dal suo Preambolo, e in secondo luogo dalla ricca ed eterogenea “giurisprudenza” arbitrale formatasi su tale materia. Dal punto di vista metodologico, tale indagine verrà condotta confrontando in modo dialettico, da una parte, i principi espressi nelle pronunce arbitrali e dall’altra parte i contributi dottrinali, tutto ciò al fine di ricostruire una nozione di investimento estero che sia coerente con l’attuale sistema economico-giuridico. Tale approccio di studio risulta essere essenziale in quanto, come noto, il concetto di investimento è per sua stessa natura fortemente legato, contemporaneamente, sia al sistema economico in cui questo realizza i suoi effetti sia al sistema giuridico quale elemento regolatore del mercato e del sistema economico stesso. Di conseguenza, al mutare di questi due fattori chiave, muta anche il concetto di investimento, il quale si sottolinea, essere per l’appunto un concetto non astorico e pertanto sensibile a tutti gli eventi di natura economica e giuridica che coinvolgono il mercato e gli operatori che in questo ultimo operano.
Purpose and structure of the work. Never before have foreign investments and related regulatory incentive and disincentive regimes been discussed so often as in recent years. Starting from the trade war of the Tariffs engaged between the United States and China, up to the agreements between Italy and China on the infamous new Silk Road, the issues of international trade and, more specifically, foreign investment have returned to the center of political, media and economic attention
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Barzi, Stefano <1987&gt. "Fondi comuni di investimento e investimento in derivati: un'analisi mediante l'approccio DEA." Master's Degree Thesis, Università Ca' Foscari Venezia, 2012. http://hdl.handle.net/10579/1586.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Costa, Antonio Cesar Domingos. "Altos Dividend yields como estratégia para composição de carteiras de investimentos." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2011. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5747.

Full text
Abstract:
COSTA, Antonio Cesar Domingos. Altos dividend yields como estratégia para composição de carteiras de investimentos. 2011. 81f. Dissertação (mestrado profissional) - Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Universidade Fedearal do Ceará, Fortaleza, CE, 2011.
Submitted by Mônica Correia Aquino (monicacorreiaaquino@gmail.com) on 2013-09-05T18:44:56Z No. of bitstreams: 1 2011_dissert_acdcosta.pdf: 506563 bytes, checksum: 92f41d014923e9931c7920b69350510d (MD5)
Approved for entry into archive by Mônica Correia Aquino(monicacorreiaaquino@gmail.com) on 2013-09-05T18:45:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_dissert_acdcosta.pdf: 506563 bytes, checksum: 92f41d014923e9931c7920b69350510d (MD5)
Made available in DSpace on 2013-09-05T18:45:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_dissert_acdcosta.pdf: 506563 bytes, checksum: 92f41d014923e9931c7920b69350510d (MD5) Previous issue date: 2011
This study sought to determine whether the use of the indicator fundamentalist dividend yield as a criterion for yield as a criterion for selection of assets is an effective strategy to achieve that maximization of the return on an investment. For this, we used the technique of formation of portfolios, creating the target portfolio of the research, consisting of stocks of high dividend yield, and also a control portfolio, consisting of low dividend yield stocks, and being both compared to the market portfolio. As a secondary objective, we sought to include in the research a risk analysis study of these portfolios and portfolio and other of performance per unit of risk. It was concluded that there was no statistically significant evidences of assurance that a portfolio consisting of high dividend yield stocks can outperform the market, but evidences were found that this portfolio has less volatility than the market, may be a more defensive investment option in times of unfavorable macroeconomic scenario.
O presente trabalho buscou verificar se a utilização do indicador fundamentalista dividend yield como critério para a seleção de ativos é uma estratégia eficiente para se obter essa maximização do retorno de um investimento. Para isso, foi usada a técnica de formação de carteiras, criando a carteira alvo da pesquisa, composta por ações de alto dividend yield, e também uma carteira de controle, compostas por ações de baixo dividend yield, sendo ambas comparadas à carteira de mercado. Como objetivos secundários, buscou-se incluir na pesquisa uma análise de risco dessas carteiras e outra de desempenho por unidade de risco. Foi concluído não haver evidências estatisticamente significantes da garantia de que uma carteira composta por ações de alto dividend yield possa superar o mercado, mas foram verificadas evidências que essa carteira possui menor volatilidade que o mercado, podendo ser uma opção de investimento mais defensiva em momento de cenário macroeconômico desfavorável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Investimento"

1

Costa, Rodrigo. Arte, que investimento? Lisboa: Arte Mágica, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ferri, Giuseppe. Investimento e conferimento. Milano: A. Giuffrè, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Serviço Social da Indústria. Departamento Nacional. Tecnologia SESI de investimentos no esporte: Investimento social privado em esporte. Brasília, DF: SESI, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Crescimento econômico: Produto potencial e investimento. Rio de Janeiro: IPEA, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Seminário "Investimento em Ciência e Tecnologia" (1985 Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado Federal). Investimento em ciência e tecnologia: Sínteses do Seminário "Investimento em Ciência e Tecnologia". Brasília: O Comissão, 1986.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Barreto, Ilídio. Acções: O jogo do investimento. Lisboa: Texto, 1987.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Costa, José Augusto Fontoura. Direito internacional do investimento estrangeiro. Curitiba: Juruá Editora, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Demian, Fiocca, and Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Brazil), eds. Perspectivas do investimento 2007--2010. Rio de Janeiro: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, BNDES, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Mithá, Omar. Análise de projectos de investimento. Maputo: Instituto Superior Politécnico e Universitário, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Economia and Instituto de Economia da UNICAMP, eds. Perspectivas do investimento no Brasil. Rio de Janeiro, RJ: Synergia, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Investimento"

1

Sklair, Jessica. "Investimento social privado and philanthrocapitalism." In Brazilian Elites and their Philanthropy, 90–103. London: Routledge, 2021. http://dx.doi.org/10.4324/9781003008378-5.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gianin, Emanuela Rosazza, and Carlo Sgarra. "Modello di Black-Scholes e strategie di investimento." In UNITEXT, 61–92. Milano: Springer Milan, 2007. http://dx.doi.org/10.1007/978-88-470-0611-9_4.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Cosentino, Salvatore. "Ricchezza e investimento della chiesa di Ravenna tra la tarda antichità e l’alto medioevo." In Seminari del Centro interuniversitario per la storia e l’archeologia dell’alto medioevo, 417–39. Turnhout: Brepols Publishers, 2012. http://dx.doi.org/10.1484/m.scisam-eb.1.101101.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Bruni, Carmelo. "Investimento sociale." In 40 PAROLE PER LA CURA DELLA CITTÀ, 142–46. Quodlibet, 2021. http://dx.doi.org/10.2307/j.ctv2gz3xs3.28.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

ZANINI, FRANCISCO, and JOÃO ZANI. "FUNDOS DE INVESTIMENTO." In Curso Básico De Finanças, 91–133. Elsevier, 2009. http://dx.doi.org/10.1016/b978-85-352-2974-5.50012-8.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pereira, Fabio Guelfi. "Retorno do Investimento." In Títulos PúBlicos Sem Segredos, 52–63. Elsevier, 2009. http://dx.doi.org/10.1016/b978-85-352-3401-5.50013-8.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

"Aumentar o investimento." In Estudos Económicos da OCDE: Portugal 2017, 67–108. OECD, 2017. http://dx.doi.org/10.1787/9789264269286-5-pt.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

"Front Matter." In Fundos de Investimento, ii—iii. Elsevier, 2011. http://dx.doi.org/10.1016/b978-85-352-4302-4.50001-5.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

"Copyright." In Fundos de Investimento, iv. Elsevier, 2011. http://dx.doi.org/10.1016/b978-85-352-4302-4.50002-7.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

"Dedicação." In Fundos de Investimento, v. Elsevier, 2011. http://dx.doi.org/10.1016/b978-85-352-4302-4.50003-9.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Investimento"

1

Pereira, Priscila Martins Mateus de Oliveira, Luiz Pereira da Silva Neto, and Sorgato Marcio José. "ANÁLISE TÉCNICA DA INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS EM EDIFICAÇÕES DA UFMS." In XVIII ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO. UFRGS, 2020. http://dx.doi.org/10.46421/entac.v18i.780.

Full text
Abstract:
O estudo tem o objetivo de analisar a viabilidade econômico-financeira da inserção de energia solar fotovoltaica como alternativa de investimento capaz de proporcionar a redução dos custos decorrentes do consumo de energia elétrica possibilitando uma residência ecologicamente mais sustentável. Para tal, foi realizado um estudo de caso com uma análise estatística utilizando o histórico de consumo do período de Janeiro de 2013 a Dezembro de 2017 para determinar o perfil de consumo de uma residência de classe média baixa localizada no município de Serra-ES onde foram avaliados os investimentos necessários e seus respectivos tempos de retorno de investimento. Os estudos demonstraram que a implantação de energia solar fotovoltaica, embora tenha um elevado investimento inicial, é uma alternativa viável tanto do ponto de vista de investimento quanto como redução de custos, além de ser uma alternativa sustentável que auxilia na preservação do meio ambiente. (Trabalho final de curso)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ferreira, Analia Irigoyen Ferreiro, Roberta Cerqueira, Gleison Santos, Mariano Montoni, Ahilton Barreto, Andrea O. S. Barreto, and Ana Regina Rocha. "Retorno de Investimento da Melhoria de Processo de Software na BL Informática." In Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2007. http://dx.doi.org/10.5753/sbqs.2007.15594.

Full text
Abstract:
Devido ao ambiente competitivo, organizações tentam melhorar suas práticas visando atingir níveis mais altos de produtividade, qualidade e competitividade. Apesar de a melhoria de processo de software ser uma das abordagens mais usadas para atingir esses objetivos, isto não é fácil e geralmente requer grandes investimentos. Assim, determinar o retorno desses investimentos é crucial para justificá-los e manter a motivação alta. Este trabalho apresenta resultados quantitativos do retorno do investimento relacionados a cronograma, custos, produtividade, qualidade e financeiros na BL Informática, mostrando que esses investimentos realmente podem trazer bons retornos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

LOPES, LEANDRO DE SOUZA. "Uso da análise fundamentalista para investimento em ações." In II Brazilian Congress of Development. DEV2021, 2021. http://dx.doi.org/10.51162/brc.dev2021-0055.

Full text
Abstract:
O objetivo do artigo foi estudar o uso da Análise Fundamentalista para investimento em ações, bem como observar os conceitos e métodos utilizados por alguns investidores e estudiosos através de uma revisão bibliográfica, igualmente compreender como o investidor pode ter bons resultados aplicando as teorias e conceitos usados por analistas fundamentalistas, entendendo a diferença entre investimento e especulação. A pesquisa se deu de forma explicativa e quanto a abordagem utilizou-se de maneira qualitativa, que busca analisar a importância das informações e não sua quantidade, de modo a esboçar o conteúdo de forma simples e coerente. No mercado financeiro há muitos operadores destituídos de capacidade intelectual e emocional para realizarem investimentos por conta própria, este déficit de perfil investidor faz com que muitos deles saem do jogo do mercado com prejuízos enormes, logo então notou-se que o uso dos métodos da Análise Fundamentalista pode ajudar a qualquer pessoa que tenha disciplina, a auferir melhores resultados a longo prazo. Para aqueles que se arriscam entrar no mercado de renda variável sem obter um conhecimento mínimo e necessário as consequências são terríveis, saem com sequelas vertiginosas do mercado financeiro, se deixam levar por conselhos de terceiros ou muitas vezes de análises sem fundamentos de corretores e analistas, que só almejam comissões e uma parcela de seu dinheiro através dos investimentos que irão realizar. São movidos por emoção, na maioria das vezes não agem com a razão e conhecimentos exigidos, especulam as tendências, porém não possuem capacidade de observar o valor de uma empresa, somente o preço da ação sem atentar para seu potencial. No mercado financeiro existem uma grande quantidade de operadores que não sabem realizar seus investimentos de forma correta para minimizar o risco de prejuízo e maximizar o ganho, poucos são aqueles que têm o perfil de investidor inteligente que aplicam com paciência e consistência seu capital a longo prazo. Nota-se também que não existe uma fórmula mágica para ter sucesso nas operações de renda variável, mas se aplicado todos os princípios da Análise Fundamentalista o investidor terá grandes chances de auferir resultados positivos e a minimizar seus riscos de prejuízos, isto segundo estudos focados a longo prazo e de investidores que utilizam desta técnica para seus investimentos.,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Tourinho, Renan Fortes, Antônio Costa de Oliveira, and Rodrigo de Melo Souza Veras. "Um Algoritmo Genético para Seleção de Portfólio de Investimentos com Restrições de Cardinalidade e Lotes-Padrão." In Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2013. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2013.5720.

Full text
Abstract:
O modelo quadrático de Markowitz desempenhou um papel fundamental no problema da seleção de portfólio de investimentos, contudo, já não atende às necessidades da complexidade do mercado atual. A adição de restrições que aproximam o modelo à situação real enfrentada pelos investidores, tornam o problema NP-Completo. Assim, este artigo apresenta um Algoritmo Genético que busca maximizar o retorno de um investimento, dado um patamar aceitável de risco. Após a otimização do portfólio com base em dados históricos, faz-se uma previsão para o ano posterior. Os resultados superam a performance do íIndice Bovespa, destacando os efeitos da diversificação de acordo com o número de ativos e com o capital disponível para investimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

G. Lazo Lazo, Juan, Gonzalo H. Herrera Medina, Luciana Faleti Almeida, and Alvaro Talavera. "Sistema híbrido de suporte à decisão de investimentos em criptomoedas." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1526.

Full text
Abstract:
As criptomoedas nos últimos anos vêm atraindo todo tipo de investidores, desde pessoas até instituições financeiras, que buscam altos retornos, com base em sua rápida valorização. No entanto, esse mercado é caracterizado pelo nível de volatilidade e incerteza, levando os preços a níveis muito altos e também a níveis baixos, estas características geram uma grande dificuldade para a toma de decisões dos gestores de investimentos. Este artigo propõe uma metodologia de apoio à toma de decisões no gerenciamento de investimentos no mercado de criptomoedas, que considera uma posição conservadora de investimento, que busca reduzir o risco e maximizar o retorno do investimento. A metodologia visa, com base no preço histórico das criptomoedas, estabelecer níveis de retorno e estimar as probabilidades de transição dos retornos para cada nível, isso é feito com base na análise das cadeias de Markov, que são integradas nas múltiplas árvores de decisão para identificar a criptomoeda que projeta o maior retorno quando é vendida um ou dois períodos após a aquisição. Os resultados são comparados com os dados reais e a eficiência da metodologia é verificada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Porto, Paola, and Isadora Leite. "Fatores de análise para decisão de investimento em Fundos de Fundos de Investimento Imobiliário." In 21ª Conferência Internacional da LARE. Latin American Real Estate Society, 2022. http://dx.doi.org/10.15396/lares-2022-4dqc.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Cezar, Denis, Rogerio Santovito, and Fernando Amato. "Investimentos Imobiliários com Foco Especulativo Voltados a Pessoas Físicas - Uma Análise Comparativa da Qualidade do Investimento." In 11ª Conferência Internacional da LARES. Latin American Real Estate Society, 2011. http://dx.doi.org/10.15396/lares-2011-577-855-1-dr.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

de Alencar, Cláudio Tavares, Sergio Alfredo Rosa, and Fernanda Ferreira. "FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO GOVERNANÇA CORPORATIVA." In 11ª Conferência Internacional da LARES. Latin American Real Estate Society, 2011. http://dx.doi.org/10.15396/lares-2011-611-856-1-sp.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Neto, Augusto França. "CENTROS COMERCIAIS: NOVOS FORMATOS DE INVESTIMENTO." In 13ª Conferência Internacional da LARES. Latin American Real Estate Society, 2013. http://dx.doi.org/10.15396/lares_2013_874-1039-2-rv.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Luiz Phillip Q., André P. D. de Araújo, Daniel O. C. Cota, Gabriel O. C. Cota, and Antonio A. de A. Rocha. "Utilizando HMM para previsão de preço e estratégia de investimento em criptomoedas BitCoin." In Workshop em Blockchain: Teoria, Tecnologias e Aplicações. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/wblockchain.2021.17136.

Full text
Abstract:
O aprendizado de máquina está cada vez mais presente no dia a dia da população. Essas técnicas podem auxiliar, por exemplo, na tomada de decisão sobre investimentos no mercado de ações a fim de reduzir os riscos associados às operações financeiras. Novos agentes estão cada vez mais presentes na sociedade, sendo o Bitcoin um exemplo claro da inserção tecnológica nas transações financeiras. Entretanto, como toda moeda, é possível negociar no mercado de ações, apostando em sua valorização. Neste artigo, três técnicas de modelagem matemática são utilizadas a fim de prever o valor futuro do Bitcoin. Dentre todas as técnicas analisadas o Modelo Oculto de Markov (HMM) obteve a melhor performance e um retorno de investimento de mais de 50.000 U$.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Investimento"

1

Fioravanti, Reinaldo, José Yitani, Ana Haro González, Rodolfo Gomes Benevenuto, Rafael Ribeiro Silveira, Diego Camargo Botassio, and Renato Alves Morato. Estruturação de Propostas de Investimento em Infraestrutura - Modelo de 5 Dimensões: Adaptação do "Five Case Model" para o Contexto Brasileiro. Banco Interamericano de Desenvolvimento, July 2022. http://dx.doi.org/10.18235/0004359.

Full text
Abstract:
Um dos maiores desafios para a economia brasileira é se consolidar em uma rota de prosperidade e bem-estar sustentável no médio e longo prazo. No entanto, superar a restriço orçamentária imposta pela pandemia e o histórico de baixa efetividade de investimentos na esfera pública no é trivial. A superaço desse desafio envolve no apenas a melhoria do gasto público, mas principalmente o aumento da atratividade do capital privado para nossa carteira de projetos de infraestrutura. Levantamentos recentes do Ministério da Economia realizados a partir dos diversos planos setoriais de infraestrutura indicam a necessidade de um choque de investimento da ordem de R$ 8,6 trilhes até 2050. A previso é que esse montante seja necessário para destravar o aumento da produtividade da nossa economia, além de garantir a universalizaço de serviços essenciais de infraestrutura para a populaço brasileira. Nesse sentido, o ferramental apresentado neste Guia oferece diretrizes para que os projetos de investimento em infraestrutura sejam feitos de maneira mais objetiva, transparente e sistemática, auxiliando o dirigente público na tomada de decises e na melhoria da qualidade dos gastos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

H., Wenbin, and Wilkes A. Análise das políticas de investimento da China no exterior. Center for International Forestry Research (CIFOR), 2013. http://dx.doi.org/10.17528/cifor/004376.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rodriguez, Maria Elena, and Gabriel de Barros Torres. Quarterly Brief – O modelo brasileiro de Acordos de Investimento e as Salvaguardas Socioambientais. E-papers Servicos Editoriais Ltda, March 2018. http://dx.doi.org/10.48207/23181818/qb0802.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

L., German, Schoneveld G., Wertz-Kanounnikoff S., and Gumbo D. Comércio e investimento chinês e seus impactos sobre as florestas : Um estudo exploratório nas florestas de miombo. Center for International Forestry Research (CIFOR), 2012. http://dx.doi.org/10.17528/cifor/004406.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Matlaba, Valente, Jorge Santos, João Pires, Leon Cruz, Eduardo Demétrio Neto, Válber Pires, Thiago Cruz, and José Mota. Avaliação de investimentos sociais. ITV, December 2019. http://dx.doi.org/10.29223/prod.tec.itv.ds.2019.35.matlaba.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Assad, Luis Tadeu, Alejandro Munoz Munoz, María Suarez Bonet, Gracie Verde Selva, and Barbara Brakarz. Projeto Rural Sustentável: Fase I: Promovendo o desenvolvimento e a agricultura de baixa emissão de carbono na Amazônia e na Mata Atlântica. Inter-American Development Bank, September 2019. http://dx.doi.org/10.18235/0003190.

Full text
Abstract:
O Projeto Rural Sustentável é fruto de uma parceria de Cooperação Técnica financiada pelo Fundo Internacional para o Clima (IFC) do Governo Britânico, tendo como beneficiário o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) é o órgão executor do Projeto, sendo o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) a instituição selecionada para realizar a implementação das atividades administrativas e logísticas da Fase I. O Projeto conta também com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Banco do Brasil. Em linhas gerais, o Projeto, que acaba de finalizar a Fase I, com foco nos biomas Amazônia e Mata Atlântica, tem como objetivos melhorar o uso da terra e das florestas por pequenos(as) e médios(as) produtores(as) rurais, promover o desenvolvimento rural sustentável, reduzir a pobreza, conservar a biodiversidade e proteger o clima. O fio condutor de suas atividades tem sido o investimento na implantação de tecnologias de baixa emissão de carbono, por meio das mais variadas ações econômicas e socioambientais, de maneira complementar ao Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono - Plano ABC, um dos planos setoriais da Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Fachinelli, Ana Cristina, Cíntia Paese Giacomello, Bianca Libardi, Catiane Borsatto, Rafael de Lucena Perini, Suane de Atayde Moschen, and Suélen Bebber. Perfil socioeconômico de Caxias do Sul 2021. UCS - Universidade de Caxias do Sul, June 2022. http://dx.doi.org/10.18226/9786500465075.

Full text
Abstract:
Ao produzir este perfil socioeconômico, analisamos a estrutura social e econômica de Caxias do Sul. Destacamos em todo o material as qualidades de Caxias do Sul, apresentando-o como um ambiente favorável para viver com qualidade de vida e desenvolver negócios. Esta publicação consolida diversas informações sobre Caxias do Sul e serve como referência para apoiar decisões de investimento, formulação de políticas, informar os visitantes e o público sobre os ativos e passivos do município, e seus fatos socioeconômicos. A revista Perfil Socioeconômico de Caxias do Sul tem como objetivo apresentar à comunidade os aspectos que mais se destacam na cidade. Os eixos temáticos foram definidos e, com base neles, são apresentados os dados primários obtidos de fontes oficiais. Séries históricas e comparações com dados estatais e nacionais nos permitem posicionar Caxias do Sul em relação a outros lugares. A responsabilidade pela coleta e análise dos dados cabe à equipe da Citylivinglab, um grupo de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul. A publicação é baseada em dados secundários, e todas as fontes são citadas em toda a revista. Sempre utilizamos os dados mais recentes disponíveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Brakarz, Barbara, Karisa Ribeiro, Marcos Siqueira Moraes, Vanessa Callau Ferreir, Fabio Hideki Ono, Rodolfo Gomes Benevenuto, Diego Camargo Botassio, et al. Metodologia de Sustentabilidade do Monitor de Investimentos. Banco Interamericano de Desenvolvimento, January 2023. http://dx.doi.org/10.18235/0004694.

Full text
Abstract:
Investimentos em infraestrutura tm efeitos imediatos na economia, como aumento de produtividade, competitividade e geraço de empregos em diversos setores. Decises sobre investimentos tomadas hoje impactaro significativamente futuras geraçes e os alicerces do modelo de desenvolvimento de longo prazo. Tendo em vista a importncia dos investimentos em infraestrutura para o desenvolvimento do país, a Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura, da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (SDI/SEPEC/ME), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), desenvolveram o Monitor de Investimentos e a Ficha de Sustentabilidade, contida nesta nota metodológica. A Ficha de Sustentabilidade, que passou por processo de consulta à sociedade, prope uma metodologia adaptada ao contexto brasileiro que tem como base o Marco de Infraestrutura Sustentável do BID. Além da apresentaço de dados e séries históricas de investimentos (agregado, setor e subsetor), o Monitor de Investimentos também irá consolidar os resultados das avaliaçes de sustentabilidade dos diversos projetos de infraestrutura segundo a metodologia proposta no presente documento. Ressalta-se que a análise de aspectos de sustentabilidade é um elemento central para decises de investimentos e gesto de riscos de investidores, credores e seguradores. A incorporaço estratégica da sustentabilidade como princípio orientador do planejamento da infraestrutura aumenta a qualidade e a resilincia da carteira de projetos do país, facilita a atraço de capital privado e coloca o Brasil em linha com as melhores práticas internacionais. Nesse sentido, o Monitor de Investimentos e os resultados almejados a partir da publicaço desta metodologia conferem, também, maior transparncia às açes do governo, facilitando o diálogo com a sociedade civil, empresas, academia e órgos multilaterais sobre a sustentabilidade da infraestrutura no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Dias Teixeira, Alberto Miguel. Fundos Made in China: Teste à Hipótese da Atenção do Investidor em Investimentos nos BRIC. DINÂMIA'CET-IUL, 2014. http://dx.doi.org/10.7749/dinamiacet-iul.wp.2014.07.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Estevens, Ana, Fabian Pavel, Agustín Cocola-Gant, and António Lopez-Gay. Reabilitação e turismo na cidade de Lisboa. Policy Brief. Centro de Estudos Geográficos, Universidade de Lisboa, September 2022. http://dx.doi.org/10.33787/ceg20220003.

Full text
Abstract:
- Ao longo das últimas duas décadas o Estado Português e a Câmara Municipal de Lisboa têm fomentado políticas públicas de reabilitação destinadas a incentivar a atração de capitais transnacionais,encorajando o seu investimento no imobiliário e no turismo. - Em Lisboa, o setor do turismo tornou-se um dos principais eixos estratégicos da retoma económica pós crise financeira de 2008, merecendo especial destaque as freguesias centrais da cidade. - Neste período, os registos de Alojamento Local (AL) e os hotéis têm vindo a aumentar. Segundo o Turismo de Portugal, os AL passaram de 46 em 2009 para 19.300 em 2021. Este aumento é especialmente relevante nas freguesias centrais da cidade (Arroios, Misericórdia, Santa Maria Maior, Santo António e São Vicente) onde se localiza 71% do AL. A mesma fonte identifica que desde 2009 abriram mais 137 hotéis, sendo que 106 destes se localizam nas freguesias centrais. - Paralelamente, entre 2011 e 2021, perderam-se 1,2% dos alojamentos familiares. Este valor aumenta nas freguesias centrais para 18%, onde se nota, também, uma perda populacional (-19%). Destacam-se as freguesias da Misericórdia e de Santa Maria Maior que perderam, respetivamente, 17,9% e 27,8% dos seus alojamentos familiares, e 26,1% e 22% dos seus habitantes. No total das 5 freguesias centrais nota-se também uma perda de população (-19%) (INE). - Verificámos a substituição da habitação por estabelecimentos turísticos relacionada com processos de reabilitação. Apurámos que 34% dos edifícios existentes nas freguesias centrais tiveram, na última década, alvará para reabilitação, sendo que 82,3% dessas reabilitações deram lugar a AL e a hotéis (CML). - Em Lisboa, a habitação disponível quer para venda, quer para arrendamento sofreu um aumento exponencial do seu valor/m2. Entre 2010 e 2009, o valor da venda aumentou 70,9% e o do arrendamento 54,7%. Nos mesmos anos, nas freguesias do centro da cidade o valor da venda/m2 aumentou 99,4% e o do arrendamento 50,4% (Confidencial Imobiliário). Contudo, os salários médios, entre 2009 e 2019, aumentaram 15,85% (INE). - Em última instância, uma parte consistente da reabilitação de que foi alvo o edificado da cidade, não foi destinada a melhorar as condições habitacionais dos residentes. Criaram-se desigualdades sócio-espaciais evidentes, que se destacam nas freguesias centrais, em que a habitação perdeu a sua função social, dando lugar a edifícios para uso turístico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography