To see the other types of publications on this topic, follow the link: Investimento.

Journal articles on the topic 'Investimento'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Investimento.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Henrique, Bruno Miranda. "Custos de ajustes de investimento incluindo custos fixos e descontos por quantidade com aplicações a empresas brasileiras." Estudos Econômicos (São Paulo) 47, no. 4 (December 2017): 773–803. http://dx.doi.org/10.1590/0101-416147457bmh.

Full text
Abstract:
Resumo Custos de investimento são valores pagos pela organização para ajustar seu estoque de capital produtivo. Tais custos são de difícil mensuração direta, sendo analisados agregadamente pelo valor da firma. Assim, o objetivo deste trabalho é equacionar as curvas de custos de ajustes de investimento a partir de dados de balanço de empresas brasileiras. São estudadas as formas gerais mais comuns na literatura, como a quadrática em relação ao investimento, e propostas componentes da equação, incluindo descontos por quantidade e custos fixos. São usadas regressões lineares para adaptar as curvas aos dados empíricos de empresas selecionadas na BOVESPA. Com isso, demonstra-se que os custos de ajustes de investimento nem sempre são explicados apenas por componentes quadráticos no investimento. Nestes casos, a curva de ajuste de investimentos torna-se melhor adaptada a dados empíricos quando considerados descontos por quantidade e custos fixos, além do tradicional componente quadrático com relação aos investimentos. Finalmente, é proposta e analisada empiricamente uma equação simplificada de retorno do investimento em função do q de Tobin.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Barreto, Lucas Silva, Vinicius Silva Pereira, and Antonio Sergio Torres Penedo. "Impacto dos Investimentos em Tecnologia sobre a Rentabilidade do Setor Bancário Brasileiro." Future Studies Research Journal: Trends and Strategies 13, no. 1 (January 1, 2021): 94–111. http://dx.doi.org/10.24023/futurejournal/2175-5825/2021.v13i1.482.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar a relação entre os investimentos em tecnologia e a rentabilidade dos cinco maiores bancos brasileiros entre 2009 e 2018.Método: Por meio de análise de correlação e regressão de dados em painel, foi avaliado, especificamente, o impacto do investimento em tecnologia sobre o Retorno dos Ativos (ROA).Originalidade/Relevância: Apesar do crescimento do investimento em tecnologia bancária, o nível de evidenciação dos mesmos por parte das companhias de capital aberto no Brasil ainda se mostra limitado, havendo poucos detalhes divulgados em relatórios corporativos acerca dos valores investidos, dos tipos de investimento realizados, do retorno esperado e dos retornos já obtidos com investimentos anteriores. Essa evidenciação é influenciada por fatores como tamanho e rentabilidade das empresas.Resultados: No presente estudo, foi identificado uma relação positiva entre investimento em T.I e Retorno sobre os Ativos (ROA) dos bancos analisados e, portanto, a presença de um paradoxo da rentabilidade não foi constatada.Contribuições teóricas/metodológicas: Foram constatados uma relação positiva entre investimento em TI e desempenho. Foi observada correlação positiva significante a 5% entre os investimentos em TI e desempenho financeiro, dado pela relação entre o lucro antes da depreciação e total de vendas. A análise de regressão constatou que um incremento nos investimentos em TI elevou o desempenho financeiro da empresa (Beta = 0,204 e p<0,1). A elevação da participação dos investimentos em TI sobre os gastos operacionais elevou em 0,039 pontos percentuais o Retorno sobre os Ativos.Contribuições sociais / para a gestão: Auferir conhecimento na gestão das organizações bancárias afim de orientar na tomada de decisão sobre os investimentos tecnológicos que devem ser realizados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Thomazini, João Paulo, Clayton Luiz de Melo Nunes, and Klaus de Oliveira Abdala. "Análise comparativa de oportunidades de aplicação do fator terra no Estado de Goiás." Revista em Agronegócio e Meio Ambiente 13, no. 1 (February 20, 2020): 117–34. http://dx.doi.org/10.17765/2176-9168.2020v13n1p117-134.

Full text
Abstract:
A incerteza sobre a rentabilidade no setor primário é uma discussão recorrente, dado o elevado custo de oportunidade do fator terra. O presente trabalho analisou comparativamente o investimento em terra para produção de soja em municípios selecionados do Estado de Goiás em relação a outras oportunidades de investimentos no mercado de capitais. O resultado classifica as regiões selecionadas por ordem de rentabilidade acumulada no investimento em terra para produção de soja e evidencia aqueles municípios nos quais este investimento foi mais rentável que os investimentos alternativos, permitindo apresentar considerações sobre a racionalidade do investimento em terras para produção agrícola. Foi possível concluir que as propriedades rurais de todos os nove municípios estudados tiveram seus valores de mercado valorizados acima da inflação, medida pelo IGP-DI. Os municípios de Jataí e Mineiros se destacaram como os que tiveram valorização mais acentuada e Goiatuba, Rio Verde e Santa Helena de Goiás foram os de menor evolução patrimonial, constituindo investimentos menos rentáveis do que qualquer uma das alternativas financeiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

FRAGA, JEFFERSON S., and MARCO FLÁVIO DA CUNHA RESENDE. "Infraestrutura, expectativas privadas e investimento." Brazilian Journal of Political Economy 42, no. 3 (September 2022): 678–96. http://dx.doi.org/10.1590/0101-31572022-3287.

Full text
Abstract:
RESUMO A literatura econômica destaca as externalidades positivas dos gastos em infraestrutura sobre o crescimento das economias. Este artigo, de cunho teórico, se baseia em alguns dos principais insights da Escola Pós-Keynesiana relacionados ao investimento com dois objetivos: i) explicitar as interações entre infraestrutura, convenções, expectativas e investimento agregado privado, sintetizadas naquilo que Keynes denominou investimento tecnicamente social; e ii) demonstrar que as descontinuidades no investimento em infraestrutura reduzem as sensibilidades do investimento agregado privado em relação aos seus determinantes, com implicações para a política econômica. Na literatura Pós-Keynesiana, o investimento privado é volátil e sensível a mudanças de convenções e expectativas. Mostramos que os gastos em infraestrutura estimulam os investimentos privados porque reduzem a incerteza e coordenam o surgimento de convenções e expectativas privadas favoráveis ao investimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

LAMONICA, MARCOS TOSTES, and SERGIANY DA SILVA LIMA. "Produtividade, investimento e fluxo de capital: o fracasso do crescimento com poupança externa no Brasil." Brazilian Journal of Political Economy 42, no. 3 (September 2022): 572–91. http://dx.doi.org/10.1590/0101-31572022-3150.

Full text
Abstract:
RESUMO Este trabalho analisa a produtividade e a hipótese do fluxo de capital não influenciar o investimento na economia brasileira. Para tal, apresentamos uma equação de produtividade condicionada as taxas de: investimentos, custos salariais, e demanda externa. A relação entre a produtividade e às taxas de investimentos e salários sugere uma possível simultaneidade, dada a natureza distributiva da renda agregada entre capital e trabalho. Portanto, são utilizados estimadores que tratam a endogeneidade em dois estágios: os Mínimos Quadrados em Dois Estágios (MQ2E) e os Mínimos Momentos Generalizados (MMG), para maior robustez dos resultados. Encontramos que a taxa de investimentos explica a produtividade, mas o fluxo de capitais não determina o investimento produtivo. Além disso, o investimento brasileiro se mostra mais suscetível aos parâmetros de eficiência marginal do capital, cuja queda tem afetado a produtividade brasileira desde os anos 1980.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ramos, Adalberto, and Silvia Novaes Zilber. "O IMPACTO DO INVESTIMENTO NA CAPACIDADE INOVADORA DA EMPRESA." Review of Administration and Innovation - RAI 12, no. 1 (March 27, 2015): 303. http://dx.doi.org/10.11606/rai.v12i1.100326.

Full text
Abstract:
O investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) pode contribuir para a formação de capacidade inovadora na empresa. O objetivo deste artigo é identificar a relação entre investimentos em P&D e receitas de vendas. Para tanto, busca verificar se o investimento em inovação mantém relação com a capacidade inovadora da empresa e a contribuição do investimento em P&D para o desempenho das vendas da empresa. Utiliza-se uma pesquisa documental com testes estatísticos utilizando-se variáveis financeiras que possam oferecer subsídios para o estudo das relações entre investimentos em P&D e desempenho inovador da empresa. Os resultados do estudo evidenciam correlações diretas e positivas entre séries temporais de investimentos realizados em P&D e de receitas de vendas, observando-se as defasagens temporais entre os eventos registrados nas demonstrações financeiras das empresas consideradas na pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Montes, Gabriel Caldas, and Artur Faria dos Reis. "Investimento público em infraestrutura no período pós-privatizações." Economia e Sociedade 20, no. 1 (April 2011): 167–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-06182011000100007.

Full text
Abstract:
A existência de fortes complementaridades entre o investimento em infraestrutura e o investimento privado e, consequentemente, entre o investimento em infraestrutura e o crescimento econômico estimulam um estudo mais amplo acerca dessas relações com o processo de privatizações à luz de diferentes perspectivas. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é analisar o efeito das privatizações sobre o investimento público, explorando o esquema de Hirschman para o desenvolvimento das nações. Assim, por meio dessa referência teórica, a relação existente entre o investimento, o crescimento e o desenvolvimento será abordada de modo a destacar a importância e o papel desempenhado pelos investimentos em infraestrutura no período de 1995 a 2003 (pós-privatizações) e seus desdobramentos na economia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Oliveira, Marcos Dias de, and Hector Luís Cordeiro Vieira. "O Impacto do Investimento em Segurança Pública na Taxa de Homicídios no Brasil." Revista de Criminologias e Politicas Criminais 2, no. 1 (October 10, 2016): 135. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2526-0065/2016.v2i1.292.

Full text
Abstract:
O tema abordado foi a eficiência dos investimentos públicos na redução da taxa de criminalidade no Brasil. O problema de pesquisa visava a investigar qual o impacto dos investimentos públicos na atividade policial sobre a redução da taxa de homicídios no país. Utilizando desenho quantitativo, foram testadas quatro hipóteses envolvendo a taxa de habitantes por policial militar, o investimento em policiamento, o investimento em segurança pública e o nível salarial dos policiais militares. Todas as hipóteses foram rejeitadas, sugerindo que os investimentos públicos na área de segurança não estão produzindo resultados efetivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Terra, Fábio Henrique Bittes. "Os desafios do investimento e da indústria no Brasil: um drama em seis atos." Brazilian Keynesian Review 1, no. 2 (December 24, 2015): 212–17. http://dx.doi.org/10.33834/bkr.v1i2.35.

Full text
Abstract:
Este short paper objetiva debater os problemas do investimento no Brasil pós-crise, quais sejam, sua dificuldade de superar a casa dos 20% do PIB e seu caráter volátil. Para tanto, o artigo caminha pela seguinte lógica: revisa-se a teoria da decisão de investimento de Keynes (1964) e, após isso, usa-a como referencial de apreensão e análise das dificuldades enfrentadas pela indústria no Brasil. Por entender-se o investimento industrial como o mais relevante para os ampliar e sustentar os investimentos em agregado, as dificuldades da indústria explicam os problemas percebidos na taxa de investimento do país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Rocha, Katia. "INVESTIMENTOS PRIVADOS EM INFRAESTRUTURA E A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE E ESTABILIDADE REGULATÓRIA." Radar : Tecnologia, produção e comércio exterior, no. 68 (November 7, 2022): 19–23. http://dx.doi.org/10.38116//radar68art3.

Full text
Abstract:
A infraestrutura inadequada é uma das principais barreiras ao crescimento econômico brasileiro. Há certo consenso de que somente o investimento público não seria suficiente para aumentar o estoque e a qualidade da infraestrutura brasileira a níveis adequados. O Brasil precisaria, portanto, melhorar a eficiência do investimento público e, ao mesmo tempo, gerar as condições necessárias para incentivar e mobilizar o investimento privado em escala e ritmo necessários. Diversos estudos evidenciam que melhores níveis de qualidade regulatória estão associados a maiores investimentos privados em infraestrutura, e quantificar essa relação é fundamental para o formulador de políticas públicas. Se o Brasil se aproximasse da nota média de qualidade regulatória observada nos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), quais seriam os impactos nos fluxos de investimentos privados em infraestrutura no país? Esse artigo tenta responder essa questão a partir de dados sobre investimento privado em infraestrutura nas economias emergentes e respectivos rankings de qualidade regulatória.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Amorim, Lucas Silva, Mariana Pimenta Oliveira Baccarini, and Henrique Zeferino de Menezes. "Missing Calvo? Latin America’s love-hate relationship with the Investment Treaty Regime." Conjuntura Austral 12, no. 60 (November 29, 2021): 53–65. http://dx.doi.org/10.22456/2178-8839.113289.

Full text
Abstract:
Por décadas, os países da América Latina evitaram adotar tratados de investimento seguindo os pensamentos do jurista argentino Carlos Calvo. A doutrina Calvo estabelecia que as disputas entre investidores estrangeiros e o Estado deveriam ser resolvidas pelos tribunais nacionais, à exclusão de jurisdições internacionais. Essa posição se erodiu à medida que um número crescente de tratados bilaterais de investimento (BITs) foi assinado nas décadas de 1980 e 1990, expondo os países da região a ações arbitrais de investimento. Recentemente, percebe-se uma crise do regime de investimentos na região, com a denúncia de BITs e da Convenção ICSID, o não reconhecimento de sentenças arbitrais e a negociação de um novo modelo de tratados de investimentos. Da análise do processo histórico de ascensão e crise do regime de investimento, através da análise de documentos e dados sobre os efeitos dos acordos de investimento, pode-se dizer que os países da região têm tomado medidas para restringir a possibilidade de arbitragens Investidor-Estado. Nesse sentido, estaríamos experimentando um retorno à doutrina de Calvo sobre a necessidade de garantir autonomia decisória sobre políticas públicas estratégicas na região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Orellano, Verônica Ines Fernandez, and Silvia Quiota. "Análise do retorno dos investimentos socioambientais das empresas brasileiras." Revista de Administração de Empresas 51, no. 5 (October 2011): 471–84. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75902011000500005.

Full text
Abstract:
Este estudo investiga a relação entre os investimentos uma relação de causalidade entre investimento social socioambientais e o desempenho financeiro das em-interno e desempenho financeiro, pois os investimenpresas brasileiras de 2001 a 2007. As regressões esti-tos sociais voltados para os empregados da empresa madas com base no modelo de efeitos fixos analisam têm um efeito positivo sobre a variável Return on a correlação entre as variáveis de desempenho socio-Assets (ROA). Essa conclusão está de acordo com os ambiental e financeiro, enquanto as estimações usando resultados obtidos por Laan e outros (2008), os quais modelos de variável instrumental analisam a relação indicam que investimentos realizados nas demandas de causalidade entre esses indicadores. Os resultados sociais de stakeholders primários (empregados, conrevelam uma correlação positiva entre investimento sumidores e investidores) contribuem para melhorar socioambiental e desempenho financeiro, sobretudo o desempenho financeiro, o que não acontece com o investimento social interno. Além disso, revelam investimentos voltados para stakeholders secundários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Ferretti, Renata Cardoso, and Bruno Funchal. "O efeito da regulação trabalhista e tributária nos investimentos no Brasil." RAM. Revista de Administração Mackenzie 12, no. 4 (August 2011): 127–54. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-69712011000400006.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo é avaliar o efeito da regulação trabalhista e tributária no investimento interno (formação bruta de capital fixo) e externo (fluxo de entrada de investimento estrangeiro direto). Assim, buscou-se fornecer evidências empíricas dos efeitos da legislação trabalhista e tributária sobre os investimentos e as estratégias de negócios no Brasil. Estudos nesse campo se justificam pelo fato de a regulação ter impacto substancial na atividade econômica dos agentes, porque, apesar de razões econômicas, sociais e políticas serem usadas para justificar a regulação, raramente alguma evidência empírica é utilizada como base ou justificativa para regulação (ALMEIDA; CARNEIRO, 2005). O foco no Brasil é relevante por ser um dos países mais regulados do mundo no âmbito trabalhista e tributário, apresentando baixo enforcement (BOTERO et al., 2004), já que a rigidez dessas legislações pode ser um fator interferente no baixo desempenho e investimentos das empresas e no crescimento econômico do país. Para investigar o efeito da regulação trabalhista e tributária no investimento interno e externo, foram aplicados testes por meio do método de Regressão Quantílica (RQ). Para efeito de análise comparativa, os testes foram rodados também pelo método dos Mínimos Quadrados Ordinários (MQO). O estudo é cross-country baseado em dados em pooled cross-section de 180 países, coletados no período de 2003 a 2006 para regulação trabalhista e no período de 2005 a 2006 para regulação tributária. Os dados relativos às variáveis de investimentos interno e externo (variáveis dependentes), bem como do PIB, população total e taxa de juros (variáveis de controle), são provenientes do World Development Indicators atualizado no ano de 2008. Os resultados encontrados sugerem que quanto maior a rigidez da regulação do trabalho, menor o nível de investimento em termos de formação bruta de capital fixo e investimento estrangeiro direto no Brasil. Quanto ao efeito da regulação tributária sobre os investimentos, os resultados demonstram que há significância estatística e que uma redução da carga tributária, medida pela tributação sobre o lucro empresarial, pode elevar os níveis de investimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Garcia, Ana Saggioro, and Rodrigo Curty. "relações econômicas entre China, América Latina e Caribe." Carta Internacional 17, no. 1 (April 25, 2022): e1183. http://dx.doi.org/10.21530/ci.v17n1.2022.1183.

Full text
Abstract:
A China tem papel central no regime internacional de investimentos como país emissor e anfitrião de investimento externo direto. Ela também é o primeiro país em maior número de tratados bilaterais de investimentos. Neste artigo, analisamos os tratados da China com países da América Latina e Caribe e as principais características de suas relações comerciais, financeiras e de investimento. Buscamos questionar em que medida a China pode se tornar uma parceira alternativa para as economias da região e se o país contribui para promover inovações no modelo de TBI vigente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Carbajal Valenzuela, Christian, and Luiza Adena Engers. "Necesidad de equilibrio entre protección de la inversión extranjera y protección de la salud pública: a propósito de la pandemia de la covid-19." Giuristi: Revista de Derecho Corporativo 1, no. 2 (December 15, 2020): 251–81. http://dx.doi.org/10.46631/giuristi.2020.v1n2.03.

Full text
Abstract:
O Direito Internacional dos Investimentos e a Arbitragem de Investimen-tos, em particular, estão em fase de mudança e desafíos, que serão acelera-dos como resultado das controvérsias que surgirão no contexto da pandemia COVID-19. Nos últimos anos, tanto os tratados de investimento quanto a ju-risprudência arbitral sobre investimentos sofreram modificações de diversos tipos, a maioria delas no sentido de alcançar um maior equilíbrio entre apro-teção dos investimentos ea proteção dos poderes regulatórios dos Estados, de acordo com a teoria da proporcionalidade. Recentemente foram emitidas importantes sentenças arbitrais que tiveram como tema central a proteção da saúde pública. Os casos COVID-19 conduzirão ainda mais essas mudanças. Este artigo tem como objetivo fornecer elementos de análise que permitam aos investidores estrangeiros e aos Estados beneficiários saber o que pode ser esperado em matéria de arbitragem de investimentos e saúde pública, em tempos extraordinários de crise sanitária mundial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Oliveira, Carlos Eduardo de, Carolina Parreira da Silva, Lorraine Alves Fernandes, Caroline Aparecida Lima, and Fernando Souza de Oliveira. "ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DAS ATIVIDADES DE INVESTIMENTO NO FLUXO DE CAIXA DE EMPRESAS DO SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES." Revista UNEMAT de Contabilidade 10, no. 19 (June 30, 2021): 130–44. http://dx.doi.org/10.30681/ruc.v10i19.4422.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo foi verificar a evolução das atividades de investimento, apresentadas no Fluxo de Caixa, das empresas do setor de telecomunicações, listadas na B3. Esta pesquisa descritiva realizou coleta de dados no site da B3, das Demonstrações dos Fluxos de Caixa no período de 2013 a 2015. Os principais resultados apontam que (1) em relação aos valores das atividades de investimento, pode-se inferir que os maiores investimentos foram realizados pelas empresas Telefônica, Oi e Tim; (2) a Telefônica, Telebrás e Oi foram as que apresentaram as maiores evoluções relativas (%), (3) verificou-se evolução dos investimentos do setor; (4) as empresas aumentaram os gastos em atividades de investimento, isso demonstra o interesse pela evolução dos serviços prestados aos consumidores, bem como uma necessidade de atuar de forma competitiva em um mercado de acirrada concorrência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Santos, José Glauber Cavalcante dos, Thalita Silva Calíope, and José Carlos Lázaro da Silva FIlho. "Analisando as Diferenças entre Investimentos em Atividades de Inovação Conforme Variáveis Estratégicas Contingenciais em Empresas de Capital Aberto no Brasil." Revista Gestão & Tecnologia 16, no. 3 (December 12, 2016): 31. http://dx.doi.org/10.20397/2177-6652/2016.v16i3.730.

Full text
Abstract:
Objetivou-se neste estudo identificar que variáveis definem a inovação nas empresas brasileiras de capital aberto à luz da teoria contingencial. Descritiva e quantitativa, a amostra reúne 150 notas explicativas de 76 empresas que evidenciaram investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em 2011 e 2012. Os resultados demonstraram que: (i) a inovação em P&D - exploration - é mais difundida, porém recebe menos investimentos que os ativos intangíveis em inovação (AII) - exploitation; (ii) a média de investimento em P&D é superior em empresas maiores, reguladas e internacionalizadas; (iii) a média de investimento em AII é superior nas empresas internacionalizadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Martins, Vera Lúcia Francisco Dias, Kerima Martins Parreira, and Jeferson Castro Vieira. "A importância da infraestrutura de transporte para o desenvolvimento do estado de Goiás." Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento 6, no. 3 (October 24, 2017): 427. http://dx.doi.org/10.3895/rbpd.v6n3.4756.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa a efetividade dos programas de investimento em infraestrutura de transporte do Estado de Goiás que, devido a sua localização geográfica, tende a impactar diretamente no desenvolvimento do país. Destaca os planejamentos para investimentos na infraestrutura rodoviária, aérea e ferroviária nesta região durante o período de 2006 a 2014. Apresenta dado obtido junto ao Portal da Transparência do Estado de Goiás, Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento de Goiás, Portal Brasil, Programa de Investimento em Logística e Instituto Mauro Borges. Por fim, demonstra falhas na capacidade da execução orçamentária, comprometendo, o aumento do investimento em infraestrutura logística com reflexos no desenvolvimento nacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Carvalho, Antonio Gledson, Humberto Gallucci Netto, and Joelson Sampaio. "Private Equity e Venture Capital no Brasil: uma Análise de sua Evolução." Brazilian Review of Finance 12, no. 4 (October 4, 2014): 499. http://dx.doi.org/10.12660/rbfin.v12n4.2014.43304.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa as principais idiossincrasias dos investimentos em Private Equity e Venture Capital no Brasil e sua evolução entre 2004 e 2009. As principais idiossincrasias são: participação de limited partners no processo de investimento, a inexistência de leverage buyouts, o controle compartilhado das empresas investidas e o uso de direitos especiais para compensar a falta de controle total. As principais mudanças observadas recentemente são: o aumento de investimentos em private equity ante a venture capital, eficiência dos gestores no processo de seleção das empresas investidas, uso dos painéis de arbitragem na resolução de conflitos e na participação de limited partners no processo de investimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Silva, Wendell Rodrigues Oliveira da, Rafael Santos Santana, Anna Maly de Leão e. Neves Eduardo, Rayssa Samara Ferreira Martins, and Silvana Nair Leite. "Equidade ameaçada: Assimetrias regionais nos investimentos em medicamentos no Brasil." Research, Society and Development 10, no. 13 (October 9, 2021): e179101320896. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i13.20896.

Full text
Abstract:
Os sistemas de saúde dos países estão sofrendo aumento nos seus gastos, por vários motivos, no Brasil não é diferente. De 2006 a 2013 os investimentos com compras de medicamentos pelo Governo Federal aumentaram 172%. Apesar das conquistas alcançadas com o SUS, o acesso a medicamentos ainda não é fácil em várias regiões brasileiras. Nesse trabalho foi realizada a análise dos investimentos em medicamentos pela União, estados e municípios entre 2010 e 2019, objetivando identificar as diferenças regionais na aplicação desses recursos. Observou-se que apesar dos investimentos per capta em saúde ter sido maior pelos municípios (R$ 926,54), quando se trata de medicamentos esse investimento per capta é maior pela União (R$ 61,89). Identificou-se também que os municípios das regiões Nordeste e Norte investem menos na aquisição de medicamentos quando comparado com a média nacional (R$ 40,41), R$ 24,20 e R$ 23,58 respectivamente. Ao explorar o percentual de investimento em medicamento frente ao investimento total em saúde entre os entes, é possível verificar que estados e municípios vêm diminuindo seus percentuais de investimento em medicamentos, destacando-se a maior redução pelos estados (72,8% durante o período avaliado). Quando utilizado indicador de vulnerabilidade, consta-se que quanto maior a vulnerabilidade social do município, menores são os valores investidos em medicamentos. Os dados demonstram que pode haver comprometimento na execução da oferta de medicamentos pelos principais entes assistenciais (municípios) e especialmente nas regiões com maior grau de vulnerabilidade social, justamente onde mais se depende do apoio do serviço público de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Moreno González, Saturnina. "Incentivos fiscais para as atividades de investigação, desenvolvimento e inovação tecnológica no imposto espanhol sobre sociedadesA Espanha tem como um dos seus principais objetivos econômicos o incremento dos investimentos empresariais em atividades de i." Direito e Desenvolvimento 1, no. 2 (May 18, 2017): 137–55. http://dx.doi.org/10.26843/direitoedesenvolvimento.v1i2.153.

Full text
Abstract:
A Espanha tem como um dos seus principais objetivos econômicos o incremento dos investimentos empresariais em atividades de investigação, desenvolvimento e investimento tecnológico (I+D+i), e já conta com importantes incentivos fiscais nesse sentido, especialmente no Imposto sobre Sociedades, o que leva este estudo a uma análise detalhada da matéria, essencialmente pela conformidade ao Direito da União Europeia. Palavras-chave: Incentivos fiscais. Imposto sobre sociedades. Investigação, desenvolvimento e investimento tecnológico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Magalhães, Matheus Albergaria de, and Victor Nunes Toscano. "Assimetria e concentração: um estudo empírico da distribuição de investimentos previstos para o Estado do Espírito Santo, 2009-2014." Nova Economia 22, no. 2 (August 2012): 333–37. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-63512012000200005.

Full text
Abstract:
Realizar um detalhado estudo empírico descritivo de uma distribuição de projetos de investimento regionais destinados ao Estado do Espírito Santo é o objetivo deste trabalho. Para tanto, é feita uma análise valendo-se de uma base de dados inédita, contendo 972 projetos de investimentos previstos para distintas localidades espírito-santenses, ao longo do período 2009-2014. Adicionalmente, o trabalho busca verificar a validade empírica da Lei de Zipf para esta distribuição de investimentos. Em termos gerais, os resultados obtidos são importantes no sentido de facilitar a identificação de padrões empíricos referentes à distribuição do investimento no espaço, podendo ser úteis em termos de formulação e implementação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento de localidades específicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Cruz, Cleide Ane Barbosa da, Amanda Luiza Soares Silva, Valéria Melo Mendonça, Paulo Roberto dos Santos, Ana Eleonora Almeida Paixão, and Iracema Machado de Aragão Gomes. "Empreendedorismo tecnológico." Revista de Empreendedorismo, Negócios e Inovação 3, no. 2 (October 22, 2018): 21–32. http://dx.doi.org/10.36942/reni.v3i2.176.

Full text
Abstract:
As startups necessitam de investimento de risco para se tornarem viáveis economicamente. Este artigo tem como objetivo descrever o investimento em startups no Brasil por meio da descrição de organizações e associações que fomentam esses investimentos. A metodologia consistiu num estudo qualitativo descritivo, no qual se utilizou a pesquisa documental, levantando informações dos sites de associações e organizações de equity crowdfunding, investimento anjo, private equity e venture capital. Os resultados destacaram que existem organizações de equity crowdfunding que conectam investidores a startups inovadoras, que selecionam as empresas por meio de investidores âncoras, ou seja, o investidor pode participar dos resultados da empresa investida. Das oito instituições de investidores anjos analisadas, verifica-se que todas buscam apoiar o empreendedorismo tecnológico brasileiro, através do fomento de investimento anjo. O private equity e o venture capital tem sua indústria formada por bancos, fundos de pensão, agências de desenvolvimento regional e fundos de inovação que são essências para o financiamento das startups.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Martins, Vera Lúcia Francisco Dias, Kerima Martins Parreira, and Jeferson De Castro Vieira. "A contribuição da infraestrutura de transporte de Goiás para o desenvolvimento brasileiro." Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional 5, no. 1 (June 30, 2017): 111. http://dx.doi.org/10.7867/2317-5443.2017v5n1p111-131.

Full text
Abstract:
Neste artigo é analisada a efetividade dos programas de investimento em infraestrutura de transporte do Estado de Goiás que, devido à localização geográfica, tende a impactar diretamente no desenvolvimento socioeconômico do país. Em especial, são destacados os planejamentos em investimentos na infraestrutura rodoviária, aérea e ferroviária durante o período de 2006 a 2014. Os dados foram coletados junto ao Portal da Transparência do Estado de Goiás, à Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento de Goiás, ao Portal Brasil – Programa de Investimento em Logística, e ao Instituto Mauro Borges. Entre seus mais importantes resultados, o artigo mostra a existência de falhas na capacidade de execução orçamentária, que vêm comprometendo o aumento de investimentos em infraestrutura logística, com reflexos inequívocos sobre o desenvolvimento nacional.Código JEL | O18; P25; R42.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Teixeira, Júlio César, Maria Helena Rodrigues Gomes, and Janaina Azevedo de Souza. "Análise da associação entre saneamento e saúde nos estados Brasileiros: estudo comparativo entre 2001 e 2006." Engenharia Sanitaria e Ambiental 16, no. 2 (June 2011): 197–204. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522011000200014.

Full text
Abstract:
Em um contexto de baixo investimento em saneamento, Teixeira e Guilhermino (2006) estudaram a associação entre as condições de saneamento e os indicadores epidemiológicos nos estados brasileiros, utilizando dados secundários do banco de dados IDB (2003) do Ministério da Saúde. A partir de 2003, os investimentos em saneamento básico no Brasil aumentaram. Assim, o presente trabalho teve como objetivo testar a hipótese de que a ampliação da cobertura por serviços de saneamento básico no período entre 2001 e 2006 foi um investimento capaz de melhorar os indicadores de saúde nos estados brasileiros. Concluiu-se que houve melhoria nos indicadores de saúde, porém não-expressiva, sendo fundamental a utilização de indicadores epidemiológicos e de desenvolvimento social na decisão sobre a priorização de investimentos em saneamento no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Lima, Afonso Carneiro, José Augusto Giesbrecht da Silveira, Mário Tanabe, Fábio Lotti Oliva, and Celso Cláudio de Hildebrand e. Grisi. "Uma análise exploratória do processo de orçamento de capital em empresas algodoeiras." Gestão & Produção 20, no. 2 (June 2013): 419–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2013000200012.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo analisar o orçamento de capital (OC), voltado a investimentos em ativos de capital (máquinas e equipamentos), desempenhado por gestores de empresas algodoeiras. Sua elaboração foi motivada pela queda produtiva em algumas regiões do País em que a cultura algodoeira era tradicional, especificamente nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. A escolha das empresas levou em conta a disponibilidade dos gestores em conceder entrevistas presenciais. Dessa forma, partindo-se de uma abordagem qualitativa e exploratória sobre os dados, aplicou-se uma análise de conversação, forma de análise de conteúdo que permitiu identificar particularidades de cada unidade investigada e realizar inferências quanto a razões, causas e motivações em relação aos investimentos dessa natureza. Resultados apontam para um enfoque gerencial mais voltado à tentativa de se garantir resultados operacionais satisfatórios no curto prazo. Assim, a gestão na maioria das empresas pesquisadas não considera um planejamento de investimentos no médio e longo prazos devido à percepção quanto aos baixos ganhos marginais da substituição e investimento em novos ativos. Constatou-se ainda uma forte influência de experiências passadas nas decisões de investimento dos gestores entrevistados. Tais observações podem impedir políticas de investimento e de negócios focadas no desenvolvimento do setor como uma forma de contornar suas dificuldades, mesmo havendo mobilizações recentes por parte dos produtores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Reichstul, Henri Philippe. "A CAPACITAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA DO SETOR ... Investimentos no Setor Elétrico e ciclos econômicos." Revista do Serviço Público 43 (June 20, 2017): 155–65. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v43i0.1977.

Full text
Abstract:
Embora admita-se que o movimento cíclico da economia brasileira seja predominantemente influenciado pelas variações nos níveis de investimento do setor privado, as flutuações nos investimentos das empresas estatais, principalmente nas atividades produtivas (Setor Produtivo Estatal - SPE), como energia elétrica, aço, petróleo e mineração têm influência marcante na determinação daquele movimento. Isto se deve ao peso do investimento estatal, composto de unidades de grande porte, com elevada relação capital-produto, indivisibilidade técnica, longos prazos de maturação e economias de escala que implicam na criação de margens planejadas de capacidade ociosa. Por outro lado, à medida que se implementa, no país, um setor de bens de capital pesado, e que as articulações e interdependências na economia se aprofundam, as variações no investimento passam a marcar, com maior intensidade, os movimentos cíclicos da economia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Mota, Carla Teixeira da, Daniele Nespolo, and Ana Cristina Fachinelli. "FUNDOS DE INVESTIMENTO: APLICAÇÕES EM RENDA FIXA." Revista Inteligência Competitiva 9, no. 3 (December 2, 2019): 22–34. http://dx.doi.org/10.24883/iberoamericanic.v9i3.327.

Full text
Abstract:
Este estudo aborda os investimentos em Renda Fixa, fazendo uma análise detalhada de cada tipo de investimento, ressaltando suas rentabilidades e garantias. O capital a ser investido e a opção de correr mais ou menos risco de investimento e conhecimento com relação ao mercado de capitais depende de cada investidor. Renda Fixa é o tipo de investimento que não possui perda, possui remuneração ou retorno de capital investido dimensionado no momento da aplicação. Verificou-se que o investidor sabe desde o momento da compra de determinado ativo financeiro, qual vai ser seu retorno no final do prazo, seja em valor nominal. Os resultados apontaram ainda, que a diferença entre Renda Fixa e Renda Variável é que este não garante uma rentabilidade ou ganho de capital, podendo até perder dinheiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Noronha, Juliana Caminha, Carlos Henrique Pereira Mello, Carlos Eduardo Sanches da Silva, and Julia Cristina Caminha Noronha. "Opções reais aplicadas à gestão do processo de desenvolvimento de produtos em uma indústria de autopeças." Gestão & Produção 21, no. 1 (March 2014): 77–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2014000100006.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta uma aplicação da Teoria de Opções Reais às análises de investimentos em desenvolvimento de produtos e tomada de decisão numa indústria de autopeças por meio do método da pesquisa-ação. Considerando que o desenvolvimento de produtos envolve investimentos em múltiplos estágios, ele pode ser tratado como uma opção sequencial composta, possibilitando uma gestão do desenvolvimento mais realista, uma vez que se avalia a tomada de decisão por períodos, valora-se a flexibilidade gerencial e proporciona-se uma visão detalhada do investimento. Ao longo do trabalho, o método binomial proposto é aplicado à análise do desenvolvimento de um conjunto de anéis de pistão em que se incorporam decisões de investimento em cada etapa, trazendo uma nova perspectiva do valor do projeto de desenvolvimento para a empresa e de decisões do composto de marketing associado ao produto. Conclui-se que a incorporação da teoria de opções ao desenvolvimento de um conjunto de produtos da empresa objeto de estudo levantou o real valor do investimento como havia sido proposto pela pesquisa, apresentando uma nova dinâmica para a tomada de decisão e a negociação com clientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Góis, Alan Diógenes, José Glauber Cavalcante dos Santos, Augusto Cézar De Aquino Cabral, and Maria Naíula Monteiro Pessoa. "DISCLOSURE VOLUNTÁRIO DAS INFORMAÇÕES AMBIENTAIS: ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE O NÍVEL DE EVIDENCIAÇÃO E O INVESTIMENTO AMBIENTAL NOS PAÍSES DO BRICS." Revista Alcance 22, no. 4 (March 24, 2016): 518. http://dx.doi.org/10.14210/alcance.v22n4.p518-537.

Full text
Abstract:
Este estudo objetiva determinar a relação entre o nível de evidenciação de informações voluntárias ambientais e o investimento ambiental nas empresas de capital aberto do BRICS. A pesquisa é descritiva com abordagem quantitativa, utilizando-se teste de diferença de média e regressão linear múltipla. Foram analisados os dados de 82 empresas de capital aberto que publicaram seus relatórios de sustentabilidade de 2011 no modelo GRI (3.0). Os resultados indicam que: (i) o nível de evidenciação ambiental no BRICS é de 59% para divulgação total e de 66% para essencial e que o nível de evidenciação de investimentos ambientais no BRICS foi de 51%, sendo a Índia o país com melhores resultados; (ii) nas empresas com investimento ambiental, a divulgação ambiental (total e essencial) apresentou média superior àquelas que não possuíam investimento; (iii) o investimento ambiental mostrou-se impactante, positivamente, no nível de divulgação ambiental (total e essencial) do BRICS, assim como o tamanho, contudo o país (IDH) influencia negativamente o disclosure ambiental (total e essencial), já o impacto ambiental do setor apresentou relação positiva com o disclosure ambiental essencial. Portanto, o estudo não rejeita as hipóteses levantadas, demonstrando que o investimento ambiental é um fator decisivo na evidenciação ambiental no BRICS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

María Romero Flor, Luis. "A SOCIEDADE HOLDING ESPANHOLA: BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O REGIME FISCAL DAS ENTIDADES DETENTORAS DE VALORES ESTRANGEIROS ESPANHOLAS (EDVEs)." Direito e Desenvolvimento 5, no. 10 (June 7, 2017): 289–306. http://dx.doi.org/10.26843/direitoedesenvolvimento.v5i10.272.

Full text
Abstract:
A crescente globalização do mercado nas últimas décadas levou as empresas a proporem sua saída para novos mercados estrangeiros e reduzir a excessiva dependência do mercado interno, levando inúmeros países a modificar seus ordenamentos tributários para evitar diminuição na competitividade dos contribuintes residentes que investem no exterior e que esses canalizem seus investimentos para territórios com um contexto normativo mais favorável ao investimento internacional. Palavras-chaves: Fiscalização internacional. Sociedade holding. Entidade detentora de valores estrangeiros (EDVE). Investimento direto estrangeiro. Isenção de dividendos e ganhos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Leal, Carlos Ivan Simonsen, and Paulo N. Figueiredo. "Inovação tecnológica no Brasil: desafios e insumos para políticas públicas." Revista de Administração Pública 55, no. 3 (May 2021): 512–37. http://dx.doi.org/10.1590/0034-761220200583.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo oferece uma breve reflexão sobre a natureza do investimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D) no Brasil. Seu objetivo é proporcionar alguns insumos para avançar no debate sobre esse tema na sociedade brasileira. Desde 1999, o Brasil tem aumentado de maneira consistente o seu investimento em P&D, considerado um dos insumos para inovação e produtividade. Porém, tal esforço tem gerado resultados limitados. Esses resultados limitados não parecem refletir mera insuficiência de investimentos em inovação no Brasil, mas a maneira e a eficácia de sua implementação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Orair, Rodrigo Octávio, and Fernando de Faria Siqueira. "Investimento público no Brasil e suas relações com ciclo econômico e regime fiscal." Economia e Sociedade 27, no. 3 (December 2018): 939–69. http://dx.doi.org/10.1590/1982-3533.2018v27n3art9.

Full text
Abstract:
Resumo O artigo analisa a trajetória dos investimentos públicos na economia brasileira e suas relações com ciclo econômico e regime fiscal. A abordagem de Auerbach e Gorodnichenko (2012) é utilizada para estimar multiplicadores fiscais que variam conforme o ciclo econômico. Os multiplicadores do investimento público estimados para o Brasil podem alcançar valores elevados em recessões (superiores a 2) e muito mais baixos nas expansões (no máximo 0,8). Estes resultados dão subsídios ao uso do investimento público como instrumento de política anticíclica e também indicam que sua retração em conjunturas de crise econômica como em 2015 tem fortes repercussões negativas. Por fim, o artigo explora os fatores por trás da inflexão para uma trajetória de queda da taxa de investimentos a partir de 2011, com destaque para o papel do regime fiscal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Ribeiro, Marcelo Gomes, and Vitor Vilar Drumond. "DIVISÃO SOCIOESPACIAL DO TRABALHO E SEGMENTAÇÃO ESPACIAL DO MERCADO DE TRABALHO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – 2000 A 2010." Boletim Goiano de Geografia 39 (March 7, 2019): 1–23. http://dx.doi.org/10.5216/bgg.v39i0.56072.

Full text
Abstract:
O Estado do Rio de Janeiro (ERJ), após a crise na década de 1980, recebeu uma nova rodada de investimentos, principalmente no setor industrial. O aumento da exploração de petróleo na Bacia de Campos e a instalação da indústria automobilística no Vale do Paraíba indicam mudanças na estrutura espacial produtiva do ERJ, fato que geraria influência direta na divisão socioespacial do trabalho e, também, na segmentação espacial de seu mercado de trabalho. Porém, não deixou ocorrer investimento na metrópole fluminense, como foi o caso do investimento no COMPERJ. Essa rodada de investimentos merece um estudo aprofundado, buscando analisar se houve, de fato, um movimento de interiorização da economia. Para essa análise, utilizaremos os dados do PIB municipal e do Censo Demográfico, ambos produzidos pelo IBGE, para 2000 e 2010.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Pereira, Adalmiro Andrade. "Projectos de Investimento." Review of Business and Legal Sciences, no. 18 (July 20, 2017): 241. http://dx.doi.org/10.26537/rebules.v0i18.956.

Full text
Abstract:
Projecto de Investimento significa um eventual investimento em activos fixos do qual se espera que remunere quem é proprietário do capital. Para garantir isto aplicam-se vários indicadores que auxiliam quem toma decisões económicas efinanceiras a garantir a viabilidade do investimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Turolla, Frederico Araujo. "Rebimbocas de investimento." GV-executivo 7, no. 4 (October 3, 2008): 74. http://dx.doi.org/10.12660/gvexec.v7n4.2008.34181.

Full text
Abstract:
Nova edi&ccedil;&atilde;o do <em>Dicion&aacute;rio de Administra&ccedil;&atilde;o e Finan&ccedil;as</em> de Paulo Sandroni contribui para o Estado da Arte do Campo no Brasil e para a integra&ccedil;&atilde;o dos conceitos utilizados pelos especialistas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Bittencourt, Geraldo Moreira, Leonardo Bornacki de Mattos, and João Eustáquio de Lima. "Heterogeneidade institucional e o ingresso de investimento direto estrangeiro na economia brasileira." Estudos Econômicos (São Paulo) 46, no. 2 (June 2016): 281–310. http://dx.doi.org/10.1590/0101-416146211glj.

Full text
Abstract:
Resumo Diante da evolução do ingresso de investimento direto estrangeiro na economia brasileira e da crescente preocupação com aspectos institucionais nos países receptores e de origem deste tipo de investimento, o presente estudo se propôs a avaliar como a qualidade do ambiente institucional e sua heterogeneidade tem afetado a entrada de IDE no mercado brasileiro, no período de 1996 a 2012. Para tanto, foram realizadas estimações de uma equação gravitacional para os fluxos de investimentos externos destinados ao Brasil e provenientes dos seus 31 principais parceiros investidores. Os resultados obtidos evidenciaram que o volume entrante de investimento externo no Brasil é positivamente afetado pela qualidade do ambiente institucional político-social e econômico-financeiro entre os países de origem e o Brasil. Além disso, a disparidade institucional econômico-financeira mostrou-se negativamente relacionada com o ingresso do capital externo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Campani, Carlos Heitor, Flávia Schwartz Maranho, Henrique de Castro Augusto Alvarenga, Max Borges Alves Lima, and Renato Silveira Guimarães. "Antera: os desafios da gestão do capital empreendedor." Administração: Ensino e Pesquisa 17, no. 3 (September 1, 2016): 509–35. http://dx.doi.org/10.13058/raep.2016.v17n3.470.

Full text
Abstract:
Este caso descreve os desafios encontrados por uma gestora de fundos de investimentos em Private Equity e Venture Capital (PE&VC), cujo crescimento é impulsionado pela crescente demanda por capital semente no Brasil, e as consequentes mudanças e adaptações que o mercado nacional impõe ao modelo de investimento, que, embora já seja validado internacionalmente, carece de muito desenvolvimento no país. As métricas usadas para avaliar risco e retorno de cada projeto e a ordenação dos projetos candidatos, a expansão da empresa com a chegada de um novo fundo de investimento na carteira e a iliquidez característica do investimento estão por trás dos dilemas enfrentados pelos sócios. Nesse contexto, o professor deverá trabalhar com os alunos as implicações dos elementos discutidos no caso e as opções existentes para a gestora de forma a construir uma estratégia sustentável para seleção de empresas investidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Araújo Júnior, Ignácio Tavares de. "INVESTIMENTO EXTERNO DIRETO NA AMÉRICA LATINA: O PAPEL DOS ACORDOS DE INVESTIMENTO." Conduta Empresarial Responsável e Acordos de Investimento, no. 29 (August 4, 2021): 135–62. http://dx.doi.org/10.38116/bepi29art8.

Full text
Abstract:
Com exceção do Brasil, os países da América Latina aumentaram consideravelmente suas redes de tratados bilaterais de investimento (TBIs) durante os anos 1990, na busca de ampliar o ingresso de investimento externo direto (IED). Apesar da teoria sobre o tema prever uma relação positiva entre o ingresso de IED e a celebração desses acordos, a literatura empírica não é conclusiva sobre que impactos os TBIs exercem sobre o IED, tornando questionáveis os efeitos que esses acordos geraram nas decisões de investimento para a região. Este artigo contribui para a literatura sobre o tema ao analisar como esses acordos têm contribuído para o volume de IED greenfield nos países da América Latina. Um modelo gravitacional foi estimado com essa finalidade, e os resultados indicam que, para os países da América Latina, os TBIs não têm efeito estatisticamente significativo sobre o IED. Os tamanhos das economias, o crescimento econômico, o grau de abertura comercial e a similaridade do retorno do capital têm explicado por que esse tipo de IED tem sido direcionado para os países da região. Evidenciou-se ainda que países com melhor qualidade regulatória atraem mais IED. Países que ratificaram os TBIs mas responderam por alguma reclamação em tribunal de arbitragem têm seus fluxos de investimento reduzidos. Por fim, levando em conta os efeitos fixos setoriais, a estimação do modelo gravitacional sugeriu que os TBIs não têm efeito positivo em investimentos nos setores industrial, de serviços e os relacionados à extração de recursos naturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Lopes Pereira, Camila, and Tawan Ranny. "INVESTIMENTO NA INFRAESTRUTURA PORTUÁRIA." Revista de Direito e Negócios Internacionais da Maritime Law Academy - International Law and Business Review 2, no. 2 (December 20, 2022): 107–23. http://dx.doi.org/10.56258/issn.2763-8197.v2n2.p107-123.

Full text
Abstract:
O investimento na infraestrutura portuária no Porto de Santos é realizado pela figura da Companhia Docas do Estado de São Paulo através dos recursos oriundos de suas receitas e dos aportes de capital consignados pelo Governo Federal por meio do aumento do capital pelo Tesouro Nacional. A decisão dos investimentos a serem concretizados são balizados pelas políticas públicas, direcionadas pelo Plano Plurianual da União e previstas na Lei Orçamentária Anual. Toda a dinâmica é resultado de um complexo processo de difícil verificação e entendimento, tornando ruidosa a transparência das ações governamentais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Hadler, Oriana, and Neuza Maria de Fátima Guareschi. "Investimentos no Cárcere: o Menor dos Males na Política de Segurança Pública." Psicologia: Ciência e Profissão 38, spe2 (2018): 10–26. http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703000213634.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo objetiva discutir as práticas Estatais produzidas no campo da Segurança Pública, principalmente relacionadas às políticas penais. Fundamentamo-nos nos estudos de Michel Foucault para realizar a análise de documentos relacionados a recursos e ações voltadas ao sistema carcerário do estado do Rio Grande do Sul e notícias veiculadas pela mídia impressa e digital. A análise parte de três vetores vinculados ao investimento em Segurança Pública, quais sejam: o investimento na segurança pública a partir da formação profissional e otimização das condições de trabalho articuladas a este campo; o investimento relacionado a ampliação de vagas e/ou criação de novos estabelecimento no sistema prisional; por fim, o investimento a partir da problematização das penas alternativas que se constituiriam como opção para romper com a racionalidade carcerária. Concluímos que os investimentos realizados não têm produzido redução no cometimento de crimes ou a melhora nas condições carcerárias, mas, sim, a ampliação das formas de encarceramento que incidem sobre corpos constituídos enquanto criminosos. Operacionalizam-se, assim, medidas que se pautam em um arranjo arbitrário de legalidades, permitindo que uma gama de ações seja realizadas em nome da segurança a partir de um cálculo mínimo sobre vidas a serem gerenciadas em um plano de investimento entre baixos custos e a menor repercussão possível, combinada com a ampliação e execução de práticas violentas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Pereira, Ana Luiza Cordeiro, Gideon Carvalho de Benedicto, José Willer do Prado, Eduardo Gomes Carvalho, and Francisval de Melo Carvalho. "Influência do investimento em bens de capital no desempenho econômico-financeiro sob a moderação da governança corporativa." Brazilian Review of Finance 19, no. 3 (September 30, 2021): 110–43. http://dx.doi.org/10.12660/rbfin.v19n3.2021.81548.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi verificar como o investimento em bens de capital impacta o desempenho econômico-financeiro das empresas listadas na Brasil, Bolsa, Balcão (B3), assim como se a governança corporativa atua como moderadora nessa relação. A pesquisa teve caráter quantitativo, e empregou a modelagem de equações estruturais por mínimos quadrados parciais como técnica de análise de dados. Os resultados mostraram que o investimento impacta significativamente a liquidez, endividamento, atividade operacional e valor de mercado. Adicionalmente, observa-se que a governança corporativa parece amenizar os efeitos das imperfeições de mercado sobre a assertividade dos investimentos em bens de capital.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Moreira, Natali Francine Cinelli. "O Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos entre Brasil e Chile: uma análise acerca da contribuição do instrumento para a promoção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas." Cadernos PROLAM/USP 16, no. 31 (April 2, 2018): 59–78. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2017.134206.

Full text
Abstract:
Em 2015, Brasil e Chile celebraram o Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos e as Nações Unidas apresentaram os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, verdadeiro plano de ação para o desenvolvimento sustentável. Sabendo-se da relevância do investimento privado para a promoção do desenvolvimento sustentável, este artigo tem como objeto a análise do ACFI à luz dos ODS, para verificar se o instrumento contribui para alcançá-los. Ao final, concluir-se-á que o ACFI, o qual traduz a proposta brasileira para a nova geração de acordos internacionais de investimento, pode auxiliar na promoção dos ODS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Moreira Goes, Thiago Henrique, and Cláudio Antonio Pinheiro Machado Filho. "Decisões de Investimento de Empresas Familiares Brasileiras." Teoria e Prática em Administração 11, no. 1 (September 2, 2020): 45–59. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2238-104x.2021v11n1.53772.

Full text
Abstract:
Objetivo: Entre os principais determinantes de uma política de investimentos estão a estrutura de propriedade e o comportamento dos gestores. Nesta vertente, um segmento de empresas que possuem características específicas que se sobressaem nas políticas de investimento são as empresas familiares. Assim, o objetivo da pesquisa consistiu em analisar o impacto da estrutura de propriedade familiar nas decisões de investimento das empresas brasileiras entre os períodos de crises econômicas (2009-2013), pois tais períodos foram considerados satisfatórios para a economia e apresentaram normalidade institucional. Metodologia: O estudo apresenta um modelo de regressões lineares múltiplas elaboradas para testar o impacto de várias variáveis sobre uma variável dependente em uma relação simultânea. A variável dependente consistiu no índice de investimento em CapEx realizado pelas empresas. A variável de interesse foi uma variável dummy se a empresa era familiar ou não. Além disso, foram realizados testes para identificar os momentos da companhia, ou seja, testar o comportamento das empresas quando estas estavam melhores ou piores do que suas concorrentes não familiares. Resultados: Os resultados corroboram os pressupostos de autopreservação, visto que as empresas familiares investiram 13,5% menos do que empresas não familiares. Contudo, as empresas familiares quando apresentam resultados piores que suas concorrentes investem até 24% mais do que empresas não familiares. Desta forma, a pesquisa sustenta as hipóteses de que as empresas familiares estão mais alinhadas ao comportamento de autopreservação nas decisões de investimento. Contribuições teóricas: A pesquisa proporciona uma análise sobre os chamados mixed-gambles das empresas familiares, ou seja, a aversão ao risco e a busca pela perpetuidade da companhia demonstrados pelo uso da variável dummy e pelos testes complementares com situações econômicas favoráveis e desfavoráveis. Contribuições práticas: Foram encontrados resultados que apontam o comportamento de maior autopreservação das empresas brasileiras em relação aos seus investimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Boff, Luiz Henrique, Jairo Laser Procianoy, and Norberto Hoppen. "O uso de informações por analistas de investimento na avaliação de empresas: à procura de padrões." Revista de Administração Contemporânea 10, no. 4 (December 2006): 169–92. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552006000400009.

Full text
Abstract:
A informação é hoje um dos principais recursos dos trabalhadores do conhecimento na resolução de problemas, mas pouco se sabe sobre a natureza de sua utilização. O analista de investimentos é um trabalhador de conhecimento que utiliza e produz informações com o objetivo de avaliar empresas e setores produtivos para identificar boas oportunidades de investimento. No contexto do mercado de capitais, a literatura tem enfatizado a importância em utilizar informações disponíveis para identificar oportunidades, recomendar adequadamente investimentos e, com isso, apresentar bons retornos. É um enfoque que não evidencia todo o processo pelo qual as informações são adquiridas e, depois, processadas, interpretadas e integradas, num esforço para identificar um bom investimento. Há, portanto, necessidade de investigação para conhecer esse processo. O objetivo deste trabalho é mapear, através de um estudo de campo de natureza qualitativa, o processo de uso da informação por analistas de investimentos e verificar se há diversidade ou padronização nos seus procedimentos e decisões. O estudo acompanhou a atividade de 27 analistas de nível sênior durante a avaliação de uma empresa. São apresentados comentários sobre a aplicação dos resultados e a contribuição do estudo para o trabalho do analista de investimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Xavier Junior, Ely Caetano. "Fundos soberanos de investimento e imunidade de jurisdição." Revista Direito GV 10, no. 1 (June 2014): 99–118. http://dx.doi.org/10.1590/s1808-24322014000100005.

Full text
Abstract:
Os fundos soberanos de investimento têm aumentado o volume financeiro e diversificado as estratégias de operação no mercado financeiro global. Essa atuação tem suscitado diversos questionamentos jurídicos, que se estendem desde a forma societária escolhida para a operação dos fundos até a motivação política dos investimentos realizados. O fenômeno econômico é, entretanto, acompanhado por um relativo atraso regulatório, que se limita a instrumentos de soft law, em iniciativas capitaneadas pelo Fundo Monetário Internacional e pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Uma das diversas questões controversas sobre os fundos soberanos de investimento é a possibilidade de invocação do benefício da imunidade de jurisdição. A fragmentação do tratamento legislativo e jurisprudencial concedido a empresas estatais e bancos centrais sugere respostas contraditórias quanto aos fundos soberanos de investimento. Estando longe de encontrar respostas conclusivas, é possível apenas extrair alguns parâmetros para a análise dos casos concretos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Santa Rita, Luciana Peixoto, Reynaldo Rubem Ferreira Junior, Eliana Maria Oliveira Sá, and Joaquim Alexandre Ramos Silva. "Investimento Tecnológico: limites e impactos no Estado de Alagoas na perspectiva da Indústria 4.0." Cadernos de Prospecção 14, no. 3 (July 1, 2021): 715. http://dx.doi.org/10.9771/cp.v14i3.36429.

Full text
Abstract:
<p dir="ltr"><span>A importância ao tema investimento tecnológico cresce no âmbito da Indústria 4.0. O artigo tem por objetivo analisar o nível de investimento tecnológico em Alagoas na perspectiva da Indústria 4.0. Especificamente, almeja identificar o perfil da estrutura industrial, analisar a composição dos investimentos tecnológicos, o uso das</span><span>tecnologias da Indústria 4.0 e as tecnologias em que a indústria pretende investir nos próximos anos. Pretende-se responder à seguinte questão de pesquisa: quais são os limites e os impactos do investimento tecnológico sob a perspectiva da Indústria 4.0? O estudo é quali-quantitativo, sendo descritivo quanto aos objetivos. Para tal, aplicou-se um </span><span>survey</span><span> em uma amostra de 150 indústrias, configurando uma margem de erro de 7,5% e com intervalo de confiança de 95%. É possível aferir como resultado que a indústria possui reduzido nível de investimento em tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, mas com previsão de níveis mais elevados nos próximos anos.</span></p><div><span><br /></span></div>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Alves, Alexandre Florindo, and Paulo Fernando Cidade de Araújo. "Investimentos na agricultura brasileira: estimações alternativas de 1980 a 1998." Revista de Economia e Sociologia Rural 40, no. 4 (December 2002): 755–68. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-20032002000400001.

Full text
Abstract:
O objetivo específico deste trabalho foi construir séries de investimento no setor agrícola para o período 1980-1998. Informação sobre tal fluxo nas duas últimas décadas existe somente para 1980, 1985 e 1995/96 (anos de Censo Agropecuário). A primeira série toma o valor do investimento no setor agrícola na Matriz de Insumo-Produto de 1980 como valor básico. Os valores para os anos seguintes são obtidos aplicando aos investimentos à mesma variação verificada no estoque de tratores nacionais de rodas. A segunda série tem o mesmo valor básico do caso anterior. Os valores para os anos seguintes são obtidos aplicando-se aos investimentos a mesma variação verificada nas vendas de tratores nacionais de rodas. Finalmente, uma terceira série toma como valores básicos de investimentos aqueles dos censos agropecuários. Variações nas vendas internas de tratores nacionais de rodas são aplicadas para obter os valores de investimentos para os demais anos. A despeito de suas limitações, acredita-se que a segunda e a terceira série são mais próximas da realidade, porque a variação nas vendas de tratores se mostrou a melhor proxy para as variações nos investimentos que as variações nos estoques de tratores e porque o comportamento das mesmas parece estar mais de acordo com o contexto econômico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Dos Santos, Isabel Cristina, and Humberto Medrado Gomes Ferreira. "Internacionalização e Inovação: Uma Análise Longitudinal dos Países Sul-Americanos." Exacta 14, no. 4 (December 21, 2016): 549–66. http://dx.doi.org/10.5585/exactaep.v14n4.6708.

Full text
Abstract:
O objetivo neste trabalho é analisar os indicadores de desenvolvimento econômico e científico dos países da América do Sul. Esta é uma pesquisa descritiva quantitativa, baseada em análise longitudinal dos principais indicadores de internacionalização e inovação de países sul-americanos. A coleta de dados teve caráter documental e incluiu variáveis relacionadas à exportação, aos investimentos em conhecimento e infraestrutura tecnológica e ingresso de investimento direto estrangeiro. Os resultados indicam que a internacionalização dos negócios está associada à capacidade inovadora. A manutenção da competitividade industrial é fator crítico e um dos principais desafios à internacionalização, reforçando que a adoção de novas tecnologias e a qualificação da mão de obra fortalecem os investimentos e impactam nas relações comerciais dos países. Concluiu-se que as variáveis exportações, conhecimento e investimento direto impactam na internacionalização dos negócios e estão fortemente associadas à capacidade inovadora das indústrias dos países analisados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Kroth, Darlan Christiano, and Joilson Dias. "Os efeitos dos investimentos público e privado em capitais físico e humano sobre o produto per capita dos municípios da região sul: uma análise em painéis de dados dinâmicos." Nova Economia 22, no. 3 (December 2012): 621–49. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-63512012000300007.

Full text
Abstract:
O objetivo do trabalho é mensurar, de forma dinâmica a contribuição dos capitais, físico e humano, sobre o produto per capita dos municípios da região Sul do Brasil, para o período de 1999/2004. O trabalho inova em dois pontos em relação à literatura revisada. O primeiro consiste na construção das variáveis: capital humano e variação no estoque de capital físico. Para o capital humano, utilizou-se metodologia de Koman e Marin (1999). Para o capital físico, adotou-se como proxies o nível de investimento privado - através de empréstimos para investimentos do setor bancário - em conjunto com os investimentos públicos, por meio do investimento em capital nos municípios. A segunda inovação se refere ao emprego da metodologia econométrica em dados de painéis dinâmicos, proposta por Blundell e Bond (1998a). Os resultados demonstraram maior influência do capital humano no produto per capita dos municípios do Sul do Brasil no período.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography