Academic literature on the topic 'Invisibiliza??o da homossexualidade'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Invisibiliza??o da homossexualidade.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Invisibiliza??o da homossexualidade"

1

Soliva, Thiago Barcelos, and João Batista da Silva Junior. "Entre revelar e esconder: pais e filhos em face da descoberta da homossexualidade." Sexualidad, Salud y Sociedad (Rio de Janeiro), no. 17 (August 2014): 124–48. http://dx.doi.org/10.1590/1984-6487.sess.2014.17.08.a.

Full text
Abstract:
Este trabalho trata da relação entre pais e filhos quando diante da situação social da descoberta da homossexualidade. Foram ouvidos 20 jovens brasileiros do sexo masculino entre 18 e 24 anos de idade, universitários, de camadas médias e que se autoidentificam como homossexuais. Privilegiamos conhecer as experiências vividas por esses jovens no sentido de assumir a homossexualidade em casa. O reconhecimento da homossexualidade pelos familiares e, sobretudo, entre eles mesmos movimenta nesses jovens todo um conjunto de medos que se expressam em formas concretas de violência, sofrimento psíquico e incertezas. Procuramos compreender como esses jovens lidam com as agressões e os sofrimentos que cotidianamente recaem sobre suas vidas, indo de encontro a um esforço coercitivo de seus familiares para os adequarem à norma sexual hegemônica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Couto, Richard Harrison, and Tayane dos Santos Lage. "Homossexualidade e perversão no campo da psicanálise." Semina: Ciências Sociais e Humanas 39, no. 1 (June 30, 2018): 35. http://dx.doi.org/10.5433/1679-0383.2018v39n1p35.

Full text
Abstract:
No campo da psicanálise ainda há grande confusão em relação à homossexualidade e perversão. Não é incomum ver a homossexualidade ser incluída, por muitos, no campo das perversões. Principalmente nas obras de Freud, onde alguns autores mencionam que o Freud se refere à homossexualidade como um exemplo de perversão, trazendo uma contradição e ambiguidade. O termo perversão, muitas vezes, é visto como algo pesado, ligando a ideia de ser aquilo que não é o principal e o não genital. Desse modo, o presente artigo tem como objetivo demonstrar o que os textos de Freud ainda podem fazer oposição aos equívocos que ainda são cometidos em relação às suas obras. Com o intuito de alcançar os objetivos propostos, foi feita uma pesquisa bibliográfica, na qual os resultados obtidos foram de que segundo Freud, a homossexualidade se trata de uma escolha de objeto sexual, tal como é uma escolha de um objeto para o heterossexual; a homossexualidade do mesmo modo que a heterossexualidade passa a ser uma prática sexual localizada em qualquer uma das estruturas clínicas e segundo Lacan todo ser humano pode situar de um lado ou do outro na partilha dos sexos, independente do sexo genético, hormonal, anatômico ou social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Miguel, Francisco Paolo Vieira. "Águas Quentes da Laginha:." História, histórias 3, no. 5 (December 21, 2015): 53–78. http://dx.doi.org/10.26512/hh.v3i5.10830.

Full text
Abstract:
A partir de pesquisa arquivística e etnográfica, o presente artigo tem por objetivo contar uma história da homossexualidade masculina no arquipélago de Cabo Verde, África. Neste intento, analiso os registros etnográficos sobre homossexualidade no continente africano, a documentação produzida pela Santa Inquisição sobre o arquipélago e, por fim, a memória oral dos homossexuais cabo-verdianos registrada nas últimas quatro décadas. Defendo que os dados aqui trazidos corroboram com a tese de que o homoerotismo não é novo e nem exógeno no continente africano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Anjos, Gabriele dos. "Homossexualidade, direitos humanos e cidadania." Sociologias, no. 7 (June 2002): 222–52. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-45222002000100010.

Full text
Abstract:
O texto apresenta os resultados de uma investigação sobre como uma organização procura redefinir os critérios de percepção da homossexualidade, de forma a torná-la socialmente legítima. Esta redefinição é feita a partir da generalização da noção de homossexualidade como "direito humano" e da equiparação do homossexual ao "cidadão", o que envolve o distanciamento frente às concepções usuais de homossexualidade. Com esta mudança nos critérios de percepção, a organização busca participar no espaço político. Argumenta-se que a compreensão da atuação e da definição de homossexualidade que a organização tenta impor requer que se incluam na investigação as características e recursos sociais de seus integrantes. Considera-se que o nexo entre homossexualidade e "direitos humanos/cidadania" está relacionado com a alta escolarização dos seus integrantes, que possibilita o rompimento com os critérios dominantes de definição da homossexualidade, e a participação em discussões nas quais estão em pauta a defesa dos "direitos humanos" e da "cidadania". Também está relacionado a engajamentos de seus integrantes em outros espaços de participação, que forneceram tanto esquemas de percepção da "questão homossexual" como os canais e recursos para a exposição daqueles esquemas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Lawerton Braga da, and Renata Lira dos Santos Aléssio. "Revisão sobre a utilização da teoria das representações sociais nos estudos sobre homofobia no Brasil." Estudos e Pesquisas em Psicologia 19, no. 2 (August 15, 2019): 342–65. http://dx.doi.org/10.12957/epp.2019.44278.

Full text
Abstract:
Este artigo de revisão objetiva destacar as contribuições e fazer um panorama dos estudos que utilizam a teoria das representações sociais para estudar o fenômeno da homofobia no contexto da psicologia social brasileira. A pesquisa foi realizada nas bases BVS, PePSIC e SciELO, sem demarcação de tempo. Foram encontrados sete artigos empíricos realizados no contexto brasileiro, três de cunho quantitativo e quatro qualitativos. Cinco artigos deixaram claros os modelos escolhidos, entre eles a abordagem societal e abordagem estrutural. Também apontaram quatro núcleos temáticos que não são excludentes, mas dizem respeito ao foco de cada trabalho: (1) Expressão do preconceito e natureza da homossexualidade; (2) Adoção homoparental; (3) Representações sociais da homossexualidade; (4) Professores e representações sociais da homossexualidade e diversidade sexual. Duas tendências podem ser apontadas quanto aos objetivos: (1) a compreensão das expressões do preconceito (sutil e flagrante) com base nas representações sobre a natureza da homossexualidade; (2) as representações a respeito da homossexualidade. É preciso que os estudos futuros mudem seu foco, propondo formas de enfrentamento e combate a discriminação homofóbica, além de considerar o lugar de fala de LGBT. Deixando a busca pela origem da homofobia e da homossexualidade em segundo plano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Mott, Luiz. "ANTI-HOMOSSEXUALIDADE: A GÊNESE DA HOMOFOBIA." Revista de Estudos de Cultura, no. 02 (September 21, 2015): 15–32. http://dx.doi.org/10.32748/revec.v0i02.4244.

Full text
Abstract:
A homossexualidade foi rotulada nos últimos quatro mil anos, nas diferentes civilizações que serviram de matriz à cultura ocidental, por diversos nomes atro- zes que refletem o alto grau de reprovação associado a esta performance eró- tica, sendo os homossexuais condenados a diferentes penas de morte. Através da Etno-história, resgatamos as pistas relativas à gênese e significado da intolerância anti-homossexual em nossa sociedade, evidenciando o quanto a homofobia tem suas raízes fincadas na tradição judaico-cristã, que desde cedo percebeu o caráter ameaçador, político e revolucionário do amor e sexo entre dois machos ou duas fêmeas, castigando a homossexualidade como crime abominável e o mais detestá- vel de todos os pecados. Enfatizamos que, no caso específico do Brasil, a anti-ho- mossexualidade tornou-se ainda mais virulenta devido ao escravismo colonial, os “efeminados” sendo vistos e tratados como perigosa ameaça à hegemonia do macho branco e à continuidade do projeto colonizador do Novo Mundo. Homo- fobia histórica que se reflete na atualidade, fazendo do nosso país o campeão mundial de crimes homofóbicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Mizael, Táhcita Medrado. "Perspectivas Analítico-Comportamentais sobre a homossexualidade: análise da produção científica." Perspectivas em Análise do Comportamento 9, no. 1 (May 3, 2018): 15–28. http://dx.doi.org/10.18761/pac.2017.011.

Full text
Abstract:
Pesquisadores como Skinner e Holland escreveram sobre as possibilidades de a análise do comportamento ser útil na superação de problemas sociais relevantes, como o racismo e o sexismo. Levando em consideração a relevância social do tema homossexualidade e a produção tecnológica e científica da análise do comportamento para o auxílio de indivíduos e/ou na análise de questões sociais relevantes, o objetivo deste trabalho foi analisar a produção científica da área sobre as questões ligadas à homossexualidade, ressaltando o que foi pesquisado, as possíveis contribuições da área, e as lacunas que poderão ser preenchidas em estudos futuros. As palavras-chave “homossexualidade”, “orientação sexual”, “heterossexualidade” e “bissexualidade” foram buscadas em 13 periódicos da área, nacionais e internacionais. Quatro artigos foram encontrados. De maneira geral, os artigos se propuseram a analisar a homossexualidade ou a homofobia/preconceito sexual a partir de contingências de reforçamento e punição às quais os indivíduos podem ter sido submetidos, ou analisar as possíveis “causas” biológicas da homossexualidade. Análises funcionais de comportamentos considerados preconceituosos e estudos sobre o uso de piadas e/ou outros comportamentos potencialmente discriminatórios como práticas reforçadas pela comunidade verbal são exemplos de lacunas da área que podem ser abordadas em pesquisas futuras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Do Espirito Santo, Eliseu Roque. "Homossexualidade: psicanálise, religião e educação." Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis 14, no. 3 (September 29, 2017): 88. http://dx.doi.org/10.5007/1807-1384.2017v14n3p88.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a homossexualidade. Destina-se a verificar os esforços da psicanálise clássica para entender e definir o fenômeno da homossexualidade, que para muitos até hoje ainda é cercado por mistério, e entender como o tema é tratado dentro das igrejas cristãs e da escola. O autor conclui que os esforços iniciais da psicanálise clássica para entender o fenômeno da homossexualidade foram destinados a aliviar o sofrimento daqueles que enfrentaram o problema e procuraram ajuda terapêutica. Atualmente, a psicanálise/psicologia tende a ver a homossexualidade como um mero resultado de uma construção social, a fim de classificar os indivíduos. Na esfera religiosa, as igrejas cristãs especificamente, a homossexualidade é vista como pecado e transgressão da lei divina e da natureza. No entanto, os princípios de amor, justiça e graça, juntamente com as necessidades práticas das igrejas tendem a mudar no futuro a perspectiva de igrejas sobre o assunto. A escola é outro espaço na sociedade onde a homossexualidade manifesta-se, seja nos corpos dos sujeitos ou em materiais educativos. Observa-se no Brasil um esforço para tornar a escola um espaço para a discussão de questões de sexualidade e gênero, bem como de reconhecimento da identidade de gênero.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Jorge, Marco Antonio Coutinho, and Natália Pereira Travassos. "Homofobia: uma interpolação na abordagem da transexualidade." Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental 24, no. 1 (March 2021): 25–50. http://dx.doi.org/10.1590/1415-4714.2021v24n1p25.2.

Full text
Abstract:
Embora a homossexualidade não esteja mais no rol das psicopatologias, em muitos países ainda é considerada crime, passível de punição que chega à pena de morte. O avanço na conquista dos direitos homoafetivos trouxe, na mesma medida, o aumento do ultraconservadorismo, expresso em violência. Para Freud, a homossexualidade é tão enigmática quanto a heterossexualidade, mas a crença na complementaridade sexual - impossível para a psicanálise - talvez seja um fator que leve muitos transexuais a buscar harmonizar sexo e gênero. Autoidentificados como homossexuais antes de se dizerem transexuais, a escuta desses sujeitos revela que a adequação do corpo transexual pode estar a serviço da homofobia cultural e internalizada do próprio homossexual. Seria a demanda transexual de corresponder o corpo à alma uma tentativa subreptícia de negação da homossexualidade na contemporaneidade?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Carvalho, Cristiana Pereira de, and Maria Do Rosário Pinheiro. "Atitudes e crenças dos estudantes portugueses sobre a homossexualidade: implicações para a cidadania e pedagogia universitárias." Educação Por Escrito 9, no. 2 (January 11, 2019): 232. http://dx.doi.org/10.15448/2179-8435.2018.2.31786.

Full text
Abstract:
Este estudo teve por objetivo analisar as crenças e atitudes dos/as estudantes do ensino superior português sobre a homossexualidade. Participaram 108 estudantes da Licenciatura em Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, os quais responderam ao Inventário de Crenças sobre a Homossexualidade e à Escala de Atitudes face à Homossexualidade – Versão para estudantes do ensino superior. Os resultados obtidos permitiram identificar a existência de crenças disfuncionais sobre a homossexualidade, associando-a erradamente a problemas de identidade e de expressão de gênero, a grupos de risco na transmissão do Vírus da Imunodeficiência Humana/Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (HIV/AIDS), a uma escolha individual e a ser resultado da influência de uma família homossexual. Por outro lado, as estudantes apresentam mais atitudes de defesa pelos direitos dos homossexuais, os/as estudantes que se consideram religiosos/as têm atitudes de maior rejeição à proximidade de pessoas homossexuais, os/as estudantes que têm um amigo gay ou uma amiga lésbica ou que falam com os/as amigos/as sobre o tema da orientação sexual apresentam atitudes menos discriminatórias e os/as estudantes mais interessados em ver o tema da orientação sexual debatido na Universidade foram os/as que apresentaram atitudes mais positivas e menos discriminatórias face à homossexualidade. Verificou-se ainda que as crenças funcionais sobre a homossexualidade estão associadas às atitudes positivas face à homossexualidade. Considerando estes resultados, apresentam-se algumas implicações para os currículos na área da cidadania e para as práticas pedagógicas de atenção à diversidade em contexto universitário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Invisibiliza??o da homossexualidade"

1

Fernandes, Rafael Morello. "?Atr?s do processo tem gente?: homoparentalidade e suas repercuss?es no universo da ado??o." Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2015. https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1455.

Full text
Abstract:
Submitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2017-03-02T12:48:21Z No. of bitstreams: 1 2015 -Rafael Morello Fernandes.pdf: 1743495 bytes, checksum: eb1229e63f19d6f7aff80e25c4fc484c (MD5)
Made available in DSpace on 2017-03-02T12:48:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015 -Rafael Morello Fernandes.pdf: 1743495 bytes, checksum: eb1229e63f19d6f7aff80e25c4fc484c (MD5) Previous issue date: 2015-03-27
Funda??o Carlos Chagas Filho de Amparo ? Pesquisa do Estado do RJ - FAPERJ
The purpose of this research is to understand the representations of homossexuality from both the speechs of the legal actors that are actives on the adoption?s processes, mainly menbers of the thechnical crew from the Childhood, Youth and Elderly Court and the coordinators of the Adoption?s support groups, as homossexual couples that has adopted a child or are in the process to do such thing. I have identified two main strategies in the way that homossexuality is approached in this context: The ?invisibilization? of the peculiarities of the adoption by homossexual couples, as if the simple approval of the adoption by homossexual by the judiciary resolved all the conflicts in this theme, or, as if recognize the specificties of this family configuration would always mean a prejudice. On the other side, there is what I call the ?idealization? of homossexuality, especially on the interviews, as if homossexuality represented by itself an advantage in terms of the personal maturation of the candidate. It seems here the same operation, altough in a contrary way, of the logics that disqualifies the person solely because of his homossexuality. Yet homossexuality is suggested from the logic of stigma, even as a reaction to it, since, in a positive or a negative way, sexual orientation continues sticking out the others person?s predicates as a distinctive mark
O objetivo da presente pesquisa ? entender as representa??es da homossexualidade a partir tanto dos discursos dos atores jur?dicos presentes no processo de ado??o, notavelmente membros de equipes t?cnicas das Varas de Inf?ncia, da Juventude e do Idoso e coordenadores de Grupos de Apoio ? Ado??o, quanto de casais homossexuais que j? adotaram ou est?o no processo para faz?-lo. Identifiquei duas estrat?gias principais na forma de lidar com a homossexualidade: a ?invisibiliza??o? das peculiaridades da ado??o por casais homossexuais, como se a simples positiva??o da quest?o pelo Judici?rio resolvesse os conflitos que cercam a quest?o, ou como se reconhecer as especificidades dessa configura??o familiar fosse j? discriminar e, por outro lado, uma ?idealiza??o? da homossexualidade, especialmente nas entrevistas, como se a homossexualidade por si s? representasse uma esp?cie de vantagem em termos de amadurecimento pessoal do candidato. Estamos aqui diante da mesma opera??o, embora agindo em sentido inverso, da l?gica que desqualifica o indiv?duo pelo simples fato de ser homossexual, ainda se prop?e a homossexualidade a partir da categoria do estigma, mesmo como rea??o a ele, j? que positiva ou negativamente, a orienta??o sexual continua capturando os demais predicados da pessoa como marca distintiva da mesma
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Trevizani, William Caldas. "O DISCURSO DA TELENOVELA SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE." Universidade Metodista de São Paulo, 2002. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/728.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-08-03T12:30:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 William Caldas.pdf: 286474 bytes, checksum: e69c40dcb7fc0d7b8660340987ad0e05 (MD5) Previous issue date: 2002-08-27
This research intended to show how the scientific knowledge about homosexuality has been very little approached in the soap-opera "Roda da Vida", displayed on Rede Record. It's a reference about how this subject has been treated on the television soap-operas. The theme has been shown on the television soap-operas as a way to create interest and identification on the audiences by treating real subjects.
A dissertação aborda, através de pesquisa descritiva, como a novela "Roda da Vida", exibida na Rede Record, pouco utiliza os conceitos científicos para tratar a homossexualidade. A pesquisa serviu como referência para um levantamento sobre como as telenovelas têm apresentado a questão da homossexualidade, tema utilizado para dar sustentação a essas produções televisivas, que procuram criar identificação com o telespectador por meio da abordagem de assuntos da realidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Oliveira, Cecília Barroso de. "O direito à autonomia ético-existencial da pessoa homossexual da constituição da família como decorrência dos princípios da igualdade e da liberdade." Universidade de Fortaleza, 2009. http://dspace.unifor.br/handle/tede/83561.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2019-03-29T23:20:14Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2009-07-06
This work deals with the possibility of guaranteeing the right to constitute a family by homosexual couples. It is assumed initially, from the opening clause of the second paragraph of article five, the right to constitute a family as a materially fundamental right, as a result of the right to formal equality and the right to freedom. The first because it determines an identical legal treatment when there is no reasonable argument to justify an eventual discrimination. The second because understood as an ethical and existential autonomy, provides a prima facie freedom, which can only be restrained if based on a sufficiently relevant value. Both supported by the principle of human dignity. The self-applicability of the fundamental rights guarantees the possibility of intervention of the Judiciary before the legal omission related to the normative discipline of homosexual unions. It is also analyzed the possibility of broad interpretation of the article 226 of the Federal Constitution including the family formed by homosexuals among the models of family entities, considering the principle of human dignity as a general clause on protection of the person. Key words: Autonomy. Equality. Family. Homosexual. Fundamental rights.
Trata da possibilidade de garantir o direito à constituição de família por pares homossexuais. Admite-se inicialmente, a partir da cláusula de abertura do parágrafo segundo do artigo quinto, o direito à constituição de família como direito materialmente fundamental, decorrente do direito à igualdade formal e do direito à liberdade. O primeiro porque determina tratamento legal idêntico quando não existir argumento razoável que justifique eventual discriminação. O segundo porque entendido como autonomia ético-existencial, preceitua uma liberdade prima facie, que só poderá ser restringida se fundamentada em valor suficientemente relevante. Ambos arrimados no princípio da dignidade da pessoa humana. A auto-aplicabilidade dos direitos fundamentais garante a possibilidade de intervenção do Poder Judiciário diante da omissão legal em relação ao disciplinamento normativo das uniões homoafetivas. Analisa-se ainda a possibilidade de interpretação extensiva do artigo 226 da Constituição Federal incluindo a família formada por pessoas homossexuais entre os modelos de entidades familiares, considerando-se o principio da dignidade da pessoa humana como cláusula geral de tutela da pessoa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Maria, Monteiro Maravilha Laura. "Representando envelhecimentos nos percursos da hetero e da homossexualidade masculina." Universidade Federal de Pernambuco, 2010. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8564.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T23:01:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo749_1.pdf: 1086673 bytes, checksum: 78fb8cdffeb69ae2e1e38dbb41060674 (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2010
Universidade Federal de Alagoas
Este trabalho teve o objetivo de investigar, através do referencial teórico das Representações Sociais, as idéias de senso-comum - que circulam entre homens heterossexuais e homossexuais- acerca do envelhecimento, a partir das diferenças que a orientação sexual traz para suas vidas. Buscamos compreender também os processos psicossociais subjacentes à representação social do envelhecimento para os grupos estudados; analisar a relação entre envelhecimento e sexualidade e identificar possíveis vantagens e desvantagens vivenciadas pelos homossexuais no processo de senescência, bem como as estratégias de enfrentamento das possíveis desvantagens vivenciadas. A Teoria das Representações Sociais busca compreender as teorias leigas sobre determinados objetos sociais, construídas e compartilhadas de maneira coletiva, que orientam o comportamento dos indivíduos e a relação social entre eles, além de justificar as práticas relativas a esses objetos. Participaram deste estudo 16 homens a partir de sessenta anos de idade; sendo oito homens heterossexuais e oito homossexuais. Para a coleta dos dados, utilizamos o instrumento da entrevista narrativa. Na etapa de análise e interpretação dos dados, realizamos a análise de conteúdo clássica. Observamos que a orientação sexual em si não é determinante para a formação de representações sociais distintas sobre o envelhecimento. Para ambos os grupos, o envelhecimento é representado como processo natural do desenvolvimento humano e marcado por ganhos e perdas. Os ganhos são percebidos na experiência e aprendizado que resultam de uma vida longa, enquanto que as perdas são objetivadas principalmente no declínio físico e na menor inserção e interação social. O envelhecimento aparece ainda como lugar de recompensas e/ou punições para as atitudes desenvolvidas durante a vida. A sexualidade aparece como princípio organizador das práticas sociais que diferenciam heterossexuais e homossexuais no processo de envelhecimento, já que para estes últimos as mudanças estéticas e a diminuição do vigor sexual decorrentes do envelhecimento os instigam a práticas de reparação do corpo e preservação da potência sexual. Para os heterossexuais, o declínio no desempenho sexual é encarado com conformismo e como conseqüência natural do envelhecimento, já que a prática sexual legitimada socialmente perde sua função com o fim da capacidade reprodutiva. Podemos inferir que tais representações apontam para um processo plural e dinâmico no modo de se conceber o envelhecimento e a velhice nas sociedades contemporâneas, visto que ora ancora-se em aspectos biológicos, ora em aspectos sociais ou religiosos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Prestes, Matheus José [UNESP]. "A comunicação e a questão da homossexualidade nas organizações." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016. http://hdl.handle.net/11449/143783.

Full text
Abstract:
Submitted by Matheus José Prestes (matheusp1@ig.com.br) on 2016-09-02T05:42:21Z No. of bitstreams: 1 Matheus José Prestes - Dissertação.pdf: 2133157 bytes, checksum: 01b6968d5d77b4cc1265b5276ce39af7 (MD5)
Approved for entry into archive by Juliano Benedito Ferreira (julianoferreira@reitoria.unesp.br) on 2016-09-05T18:21:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 prestes_mj_me_bauru.pdf: 2133157 bytes, checksum: 01b6968d5d77b4cc1265b5276ce39af7 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-09-05T18:21:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 prestes_mj_me_bauru.pdf: 2133157 bytes, checksum: 01b6968d5d77b4cc1265b5276ce39af7 (MD5) Previous issue date: 2016-08-08
Ao traçar os rumos da presente dissertação, buscou-se proporcionar o diálogo entre a comunicação, em especial a comunicação organizacional, com as reivindicações do segmento LGBT. Verificando-se a escassez de publicações sobre o tema, esta pesquisa abarca sua fundamentação teórica no diálogo dos conceitos históricos, sociais, culturais, midiáticos e comunicacionais, juntamente com o rico material produzido em 2013 pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social às organizações, com direcionamentos em relação à abordagem da temática da homossexualidade no ambiente de trabalho, como também, perante a sociedade nos quais estão inseridas. De forma a aprofundar os debates a partir das informações obtidas através das pesquisas teóricas e documentais, o presente estudo realizou entrevistas com homossexuais masculinos, atualmente inseridos em empresas públicas e privadas brasileiras, onde buscou-se a resposta para as seguintes indagações: se o homossexual pode desenvolver-se plenamente nas organizações ou se ainda enfrenta preconceitos e de que forma as organizações tratam este assunto em sua comunicação, a partir da perspectiva de seu público interno. A pesquisa realizada mostrou que embora exista um certo avanço no tratamento dos homossexuais nas empresas ainda permanece a discriminação, seja manifesta de forma explicita ou de forma velada. Estas conclusões vêm de encontro à proposta desta pesquisa, garantindo-lhe relevância, pois descrevem como as organizações ainda tratam as questões relacionadas ao público LGBT como um fator de impedimento para que este homossexual obtenha seu desenvolvimento pleno nas organizações em que está inserido.
This dissertation sought to provide a dialog between communication – especially organizational communication – and the claims from the LGBT segment. Given the scarcity of publications in the field, this research grounds its theoretical foundation on the dialog between historical, social, cultural, communicational and media concepts, along with the rich material produced by the Ethos Institute of Business and Social Responsibility in 2013, which provides guidelines regarding the treatment of homosexuality-related topics within both the workplace and towards the larger society in which organizations are immersed. In order to deepen the debate based on the information obtained through theoretical research and documental analysis, this study performed interviews with male homosexuals currently employed by Brazilian companies, oriented by the following quests: whether homosexuals can develop plainly within the organization or they face prejudices; and how organizations are dealing with this matter in their communication from the perspective of internal public. This research showed that despite a certain degree of advancement in the treatment of homosexuals in organizations, discrimination still remains, being manifested either explicitly or covertly. These conclusions are aligned with the research objective – therefore ensuring its relevance – because they describe how organizations still deal with issues related to the LGBT public as a barrier for homosexuals to achieve their full development within the organization they are part of.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Prestes, Matheus José. "A comunicação e a questão da homossexualidade nas organizações /." Bauru, 2016. http://hdl.handle.net/11449/143783.

Full text
Abstract:
Orientador: Maximiliano Martin Vicente
Banca: Carlo Jose Napolitano
Banca: Tânia Márcia Cezar Hoff
Resumo: Ao traçar os rumos da presente dissertação, buscou-se proporcionar o diálogo entre a comunicação, em especial a comunicação organizacional, com as reivindicações do segmento LGBT. Verificando-se a escassez de publicações sobre o tema, esta pesquisa abarca sua fundamentação teórica no diálogo dos conceitos históricos, sociais, culturais, midiáticos e comunicacionais, juntamente com o rico material produzido em 2013 pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social às organizações, com direcionamentos em relação à abordagem da temática da homossexualidade no ambiente de trabalho, como também, perante a sociedade nos quais estão inseridas. De forma a aprofundar os debates a partir das informações obtidas através das pesquisas teóricas e documentais, o presente estudo realizou entrevistas com homossexuais masculinos, atualmente inseridos em empresas públicas e privadas brasileiras, onde buscou-se a resposta para as seguintes indagações: se o homossexual pode desenvolver-se plenamente nas organizações ou se ainda enfrenta preconceitos e de que forma as organizações tratam este assunto em sua comunicação, a partir da perspectiva de seu público interno. A pesquisa realizada mostrou que embora exista um certo avanço no tratamento dos homossexuais nas empresas ainda permanece a discriminação, seja manifesta de forma explicita ou de forma velada. Estas conclusões vêm de encontro à proposta desta pesquisa, garantindo-lhe relevância, pois descrevem como as organizações ainda tr... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: This dissertation sought to provide a dialog between communication - especially organizational communication - and the claims from the LGBT segment. Given the scarcity of publications in the field, this research grounds its theoretical foundation on the dialog between historical, social, cultural, communicational and media concepts, along with the rich material produced by the Ethos Institute of Business and Social Responsibility in 2013, which provides guidelines regarding the treatment of homosexuality-related topics within both the workplace and towards the larger society in which organizations are immersed. In order to deepen the debate based on the information obtained through theoretical research and documental analysis, this study performed interviews with male homosexuals currently employed by Brazilian companies, oriented by the following quests: whether homosexuals can develop plainly within the organization or they face prejudices; and how organizations are dealing with this matter in their communication from the perspective of internal public. This research showed that despite a certain degree of advancement in the treatment of homosexuals in organizations, discrimination still remains, being manifested either explicitly or covertly. These conclusions are aligned with the research objective - therefore ensuring its relevance - because they describe how organizations still deal with issues related to the LGBT public as a barrier for homosexuals to achieve their ful... (Complete abstract click electronic access below)
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Costa, Vera Teresa Spcht da. "As representações da homossexualidade feminina na esfera pública virtual." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2008. http://hdl.handle.net/10183/16938.

Full text
Abstract:
A homossexualidade feminina tem, na atualidade, maior visibilidade nos espaços midiáticos num processo indicativo de mudanças acerca do tema que emerge da intimidade para o debate na esfera pública. Esse processo mobiliza questionamentos na sociedade sobre normalidade e anormalidade das orientações sexuais bem como de suas representações sociais. Verificar, compreender e examinar como as lésbicas utilizam a comunicação mediada por computador é o objetivo deste trabalho que se detém na análise das narrativas para avaliar a interação comunicacional, as redes de socialidade e solidariedade e a afirmação identitária. Neste percurso são vistos a atuação individual e do movimento lésbico por mudanças nos direitos de cidadania dentro da esfera pública virtual: o ciberespaço.
The visibility of woman homossexuality on media space indicates a changing process about this theme on public shpere. This fact sets questions about normality and abnormality of sexual orientations and also about the lesbians' social representations. Verifying ,understanding and examine how those women use the computer-mediated communication is the purpose of this study. Narrative analyses are the method used to evaluate the communicational interaction, the lesbian identity and the lesbian movement actions in the changing process citizenship in the virtual public shpere: the cyberspace.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Duarte, Geneci Maria Londero. "HOMOSSEXUALIDADE FEMININA: PERCEPÇÃO DA ENFERMAGEM SOBRE ASSISTÊNCIA EM SAÚDE." Centro Universitário Franciscano, 2017. http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/624.

Full text
Abstract:
Submitted by MARCIA ROVADOSCHI (marciar@unifra.br) on 2018-08-22T13:18:29Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_GeneciMariaLonderoDuarte.pdf: 1676845 bytes, checksum: 2e9718214db89e0930a3480f30b71653 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-08-22T13:18:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_GeneciMariaLonderoDuarte.pdf: 1676845 bytes, checksum: 2e9718214db89e0930a3480f30b71653 (MD5) Previous issue date: 2017-05-30
Brazil presented important advancements concerning Public Policies to qualify the health care to homosexuals in the last decade. Nursing care in the health services must be offered in its integrality and individuality, ensuring a welcoming care to this population, guaranteeing their rights and prerogatives. However, homophobic prejudice is still an obstacle to the health promotion in this context. The present study aimed to know the conception of Nursing professionals about the quality of the health care provided to homosexual women. The research had a qualitative approach and 20 nursing professionals participated. Two focus groups and four semi-structured interviews were developed for the data collection in an inner city in Rio Grande do Sul between June and July 2016. The material obtained during the collection was recorded in audio and later fully transcribed for the content analysis. The results obtained were thought the Bardin analysis method. From this analysis two manuscript. Manuscript one: Perception of the Nursing Care to Homosexual Women; Manuscript two: Nursing Treatment to the Homosexual Woman: The Focus Group Technique as a Training Strategy to the Nursing Staff. There is a need for continuing education by the extension of knowledge aiming at the improvement of the Nursing assistance provided to this population. The focus group technique is a valuable resource, it can be used in the Nursing field for research purposes, collection of the Nursing staff needs and the construction of training programs in the continuing education. Thereby, it is necessary and important to include this thematic in the Nursing professionals’ education in addition to trainings that allow an appropriated care to the singularities of homosexual women.
Nas últimas décadas, o Brasil apresentou avanços importantes em termos de Políticas Públicas para qualificar o atendimento em saúde a homossexuais. Os cuidados de enfermagem, nos serviços de saúde devem ser ofertados na sua integralidade e individualidade, garantindo a essa população uma assistência acolhedora, assegurando seus direitos e prerrogativas. No entanto, preconceitos homofóbicos ainda são um obstáculo para a promoção de saúde nesse contexto. O presente estudo teve como objetivo conhecer a concepção dos profissionais de enfermagem em relação à qualidade do atendimento em saúde que é prestado às mulheres homossexuais A pesquisa teve um delineamento qualitativo, participaram vinte profissionais da área de enfermagem. Para a coleta de dados foram realizados dois grupos focais e quatro entrevistas semiestruturadas, em uma cidade no interior do Rio Grande do Sul, no período de junho a julho de 2016. O material obtido na coleta foi gravado em áudio e, posteriormente, transcrito na íntegra para a análise de conteúdo. Os resultados obtidos foram através do método de análise de Bardin. Desta análise revelaram dois manuscritos. Manuscrito 1. Percepção dos Cuidados da Enfermagem às Mulheres Homossexuais; Manuscrito 2. Atendimento de Enfermagem à Mulher Homossexual: Técnica do Grupo Focal como Estratégia de Capacitação à Equipe de Enfermagem. Dos resultados evidenciou-se necessário uma educação continuada, com vistas a uma melhoria na assistência prestada pela enfermagem a essa população. A técnica do grupo focal é um recurso valioso, podendo ser utilizado na área da enfermagem, com fins de pesquisa, levantamento de necessidades da equipe de enfermagem e elaboração de programas de capacitação na educação continuada, estes resultados surgiram por meio da realização da pesquisa Com isso, torna-se necessário e importante incluir esta temática na formação dos profissionais de enfermagem, além de capacitações que viabilizem cuidados pertinentes às especificidades da mulher homossexual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Kohls, Tatiani Müller. "Uma perspectiva etnográfica da discussão sobre a homossexualidade no contexto da IECLB." Universidade Federal de Pelotas, 2016. http://repositorio.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/3168.

Full text
Abstract:
Submitted by Aline Batista (alinehb.ufpel@gmail.com) on 2017-02-22T18:00:38Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DISSERTAÇÃOANTROPOLOGIATatiMuller.pdf: 1491319 bytes, checksum: cf0c52c93fc37e8fa426e575c56f0500 (MD5)
Approved for entry into archive by Aline Batista (alinehb.ufpel@gmail.com) on 2017-02-22T18:03:40Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DISSERTAÇÃOANTROPOLOGIATatiMuller.pdf: 1491319 bytes, checksum: cf0c52c93fc37e8fa426e575c56f0500 (MD5)
Approved for entry into archive by Aline Batista (alinehb.ufpel@gmail.com) on 2017-02-22T18:03:52Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DISSERTAÇÃOANTROPOLOGIATatiMuller.pdf: 1491319 bytes, checksum: cf0c52c93fc37e8fa426e575c56f0500 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-02-22T18:04:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DISSERTAÇÃOANTROPOLOGIATatiMuller.pdf: 1491319 bytes, checksum: cf0c52c93fc37e8fa426e575c56f0500 (MD5) Previous issue date: 2016-05-12
Sem bolsa
Esta etnografia tem como tema a homossexualidade no contexto da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB, buscando compreender como a IECLB tem se posicionado frente a essa discussão. Além da análise de documentos oficiais da instituição, essa pesquisa lança seu olhar sobre uma comunidade religiosa situada na cidade de Pelotas/RS, a fim de observar como a comunidade tem (ou não) discutido e se portado frente a essa questão e ainda, como tem se utilizado de passagens bíblicas para justificar e normatizar o comportamento sexual e afetivo. Baseando-se em perspectivas de estudos de teorias feministas e teoria queer, essa pesquisa traz reflexões acerca das questões e temas tidos como “polêmicos” no âmbito religioso e que são muitas vezes silenciados. Desse modo, esse trabalho permite uma introdução ao debate da homossexualidade e religião dentro do campo antropológico, problematizando essa discussão frente aos posicionamentos da IECLB, das ministras e dos ministros e da comunidade em que foi realizada a etnografia, visando a perspectiva que lançam sobre o tema da homossexualidade no contexto religioso.
This ethnographical research aims to discuss homosexuality in the context of Igreja Evangélica de Confissão Luterana in Brazil – IECLB, trying to comprehend how the IECLB has been facing this discussion. Besides the analysis of official documents of the institution, this research focuses on a religious community located in Pelotas/RS to observe how the community has (or has not) been discussing and how it has stood on this topic, as well as how the people who live in this community are using the scriptures to justify and normalize the sexual and affective behavior. This research is based on the perspectives of feminists’ theories and queer theory bringing discussions about the “polemic” topics in the religious view, which are most of the time muted. In this way, this work permits an introduction to the discussion about the way of pointing out the view of the people from IECLB, the ministers and the community where the ethnography was made, aiming the perspective they mention about the topic of homosexuality in the religious context.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pereira, Severino Joaquim Nunes. "Da 'invenção' da homossexualidade ao discurso das posses: uma análise interpretativa da identidade homossexual." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2009. http://hdl.handle.net/10438/4195.

Full text
Abstract:
Submitted by paulo junior (paulo.jr@fgv.br) on 2010-02-22T21:43:16Z No. of bitstreams: 1 Severino Joauqim.pdf: 3688563 bytes, checksum: dddf45b53cec4d37f85787bd91f65c74 (MD5)
Approved for entry into archive by paulo junior(paulo.jr@fgv.br) on 2010-02-22T21:43:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Severino Joauqim.pdf: 3688563 bytes, checksum: dddf45b53cec4d37f85787bd91f65c74 (MD5)
Made available in DSpace on 2010-02-23T18:37:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Severino Joauqim.pdf: 3688563 bytes, checksum: dddf45b53cec4d37f85787bd91f65c74 (MD5) Previous issue date: 2009-08-11
The study of the behavior of socially marginalized groups such as gays, Afro-descendents, slum dwellers and others is not easy but is extremely relevant to the consumer behavior field. Most studies about these groups focus basically on the dimension of a discriminated and excluded minority, neutralizing other dimensions such as that of 'consumers'. In doing so, this doctoral thesis seeks to investigate how the possessions-related discourse is used by gay males to deal with the stigma of homosexual identity at individual, family, group and social levels. It has been evaluated that homosexual identity and its related stigma Homosexuality, as well as the social constructions imposed by a medical discourse from the 19th century, have created the categorization of homosexuality. Participant observations with a gay male group and 20 semi-structured interviews have been performed from 2005 to 2008. Our results suggested that: (i) the culturally gay-built world seem to be divided between 'gay and heterosexual' worlds. Such division does not happen only in the gay imaginary but it can also be represented by products and possessions; (ii) some gay-consumption places have altered their meaning from profane to sacred meaning throughout consumption in the subject life’s; (iii) the body has been seen as a culture construction of and value in the gay world as well as it has been used as a sign of distinction and hierarchy.
O estudo de grupos socialmente marginalizados como gays, negros, usuários de drogas, entre outros, não é fácil, porém de extrema relevância para a área de comportamento do consumidor, pois a determinados grupos sociais é negado praticamente o status de membros de uma sociedade moderna e de consumo (BARBOSA, 2006). Dessa forma, esta tese de doutorado teve como objetivo investigar como o discurso associado a posses é utilizado por gays masculinos para enfrentarem o estigma da identidade homossexual nos níveis individual, familiar, grupal e social. A análise abrange tanto a identidade homossexual como o estigma relacionado a ela, considerando ambos como construções sociais impostas por um discurso médico produzido no século XIX, que, por sua vez, criou a categorização da homossexualidade. Como método de pesquisa adotou-se a observação de participantes no grupo gay da cidade do Rio de Janeiro e também foram realizadas 20 entrevistas semiestruturadas com gays masculinos entre os anos de 2005 e 2008. Os resultados sugerem que: (i) para os gays, o mundo culturalmente constituído parece estar dividido entre o 'mundo gay' e o 'mundo heterossexual'. A divisão entre estes dois mundos não se dá somente no imaginário dos gays, mas também pode ser representado por produtos e posses; (ii) alguns ambientes de consumo gay passam de um significado de profano para sagrado no decorrer da vida dos gays; (iii) o corpo é visto como uma construção cultural e representa valor no mundo gay, assim como também é usado como signo de distinção e hierarquia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Invisibiliza??o da homossexualidade"

1

Portinari, Denise B. O discurso da homossexualidade feminina. São Paulo, SP: Editora Brasiliense, 1989.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Homossexualidade: Da opressão à libertação. São Paulo: Sundermann, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Macedo, Daniele Cristina Alaniz. Uma visão jurídica e social da homossexualidade. Londrina, PR: EDUEL, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Taquette, Stella R. Homossexualidade e adolescência sob a ótica da saúde. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2015.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Prado, Maria do Carmo Cintra de Almeida, and Fátima Gonçalves Cavalcante. O mosaico da violência. São Paulo: Vetor Editora Psico-Pedagógica, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Dagnese, Napoleão. Cidadania no armário: Uma abordagem sócio-jurídica acerca da homossexualidade. São Paulo: Editora LTr, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Rios, Roger Raupp, Célio Golin, and Paulo Gilberto Cogo Leivas. Homossexualidade e direitos sexuais: Reflexões a partir da decisão do STF. Porto Alegre, RS: Editora Sulina, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Filhas de Safo: Uma história da homossexualidade feminina em Portugal (séculos XIII-XX). Cacem: Texto, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Viana, Machado Frederico, ed. Preconceito contra homossexualidades: A hierarquia da invisibilidade. São Paulo, SP: Cortez Editora, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Sérgio, Carrara, and Centro Latino Americano em Sexualidade e Direitos Humanos., eds. Política, direitos, violência e homossexualidade: Pesquisa 5a Parada da Diversidade - Pernambuco 2006. [Rio de Janeiro, Brazil]: Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos, Instituto de Medicina Social, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Invisibiliza??o da homossexualidade"

1

Soares, Pedro P. M. A. "Memória ambiental das águas urbanas na bacia do Una em Belém (PA)." In Tempo e memória ambiental: etnografia da duração das paisagens citadinas, 295–324. ABA Publicações, 2021. http://dx.doi.org/10.48006/978-65-5973-032-2-12.

Full text
Abstract:
Atento às águas subterrâneas, canalizadas, mas poluídas, o autor pesquisa as territorialidades em que percorrem a bacia do Una, territórios estes submetidos às reformas urbanas que canalizaram e cobriram as águas em que habitantes se banhavam, pescavam e conviviam, acompanhando seu ciclo de cheias e secas. Agora a bacia, submetida à tecnificação, invisibiliza os cursos naturais de rios e igarapés.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Adan Renê Pereira da, Iolete Ribeiro da Silva, and Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas. "APROXIMAÇÕES ENTRE PSICOLOGIA DA SAÚDE E HOMOSSEXUALIDADE." In Psicologia da saúde: teoria e intervenção, 108–19. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.7011912038.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lopes, Pablo de Oliveira. "COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL E FORMAÇÃO DE ESTEREÓTIPOS: HOMOSSEXUALIDADE NA TELEVISÃO BRASILEIRA." In Ciências da Comunicação, 155–64. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.04319250314.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

MARQUES, C. S. P., Daniela Grieco Nascimento e. SILVA, S. M. C. ALVES, T. C. LACERDA, and G. O. DUARTE. "PEDAGOGIAS DA SEXUALIDADE: NEGOCIAÇÕES DA HOMOSSEXUALIDADE MASCULINA NO CONTEXTO GAÚCHO." In Gênero e diversidade na educação, 134–51. Arco Editores, 2021. http://dx.doi.org/10.48209/978-10-genero-3-3.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ferraça, Mirielly, and Rosiney A. L. do Vale. "Linguagem, Homossexualidade, Coerção Social E Constituição Da Identidade." In Educação, mulheres, gênero e violência, 255–70. Faculdade de Filosofia e Ciências, 2015. http://dx.doi.org/10.36311/2015.978-85-7983-713-5.p255-270.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

SÁ-SILVA, Jackson Ronie, Lucas Mendes SILVA, and Vitoria Raquel Pereira de SOUZA. "O TEMA DA HOMOSSEXUALIDADE EM LIVROS PARADIDÁTICOS DE SEXUALIDADE." In PESQUISAS EM TEMAS DE CIÊNCIAS HUMANAS. Rfb Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.46898/rfb.9786599175121.16.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Denner Edyzio da. "ANDROGINISMO: UMA ANÁLISE DA HOMOSSEXUALIDADE A PARTIR DA MÚSICA DE KLEDIR RAMIL." In Temas da Diversidade: Experiências e Práticas de Pesquisa, 126–35. Editora Científica Digital, 2021. http://dx.doi.org/10.37885/201102058.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Griebeler, Bruno Filipe. "A AUTOACEITAÇÃO DA HOMOSSEXUALIDADE A PARTIR DE UM CASO REAL." In Comunicação, Mídias e Educação, 238–53. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.44619220520.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Levi, Joseanne Aparecida Maramaldo. "O ENTENDIMENTO NO ESPAÇO ESCOLAR SOBRE O CONCEITO DA HOMOSSEXUALIDADE." In Filosofia, Política, Educação, Direito e Sociedade 4, 243–48. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.97119040224.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Lucas Mendes, Vitoria Raquel Pereira de Souza, and Jackson Ronie Sá-Silva. "A DISCUSSÃO DA HOMOSSEXUALIDADE EM UM LIVRO PARADIDÁTICO DE SEXUALIDADE." In ENSINO DAS CIÊNCIAS: BIOLOGIA. EDITORA OMNIS SCIENTIA, 2021. http://dx.doi.org/10.47094/978-65-88958-18-6/127-137.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Invisibiliza??o da homossexualidade"

1

SILVA, Matheus de Jesus Ferreira, and Railane Esmeralda Figueira CRUZ. "O ESTEREÓTIPO DA HOMOSSEXUALIDADE NA LITERATURA: UM ESTUDO COMPARATIVO DO PERÍODO CLASSÍCO À CONTEMPORANEIDADE." In I Semana de Iniciação Científica da FAI. Itaituba, Pará: Even3, 2019. http://dx.doi.org/10.29327/sicfai.145746.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography