To see the other types of publications on this topic, follow the link: Irmãos completos.

Journal articles on the topic 'Irmãos completos'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Irmãos completos.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Vargas Valadares, Fernanda, Laricia Olaria Emerick Silva, Rafael Nunes De Almeida, José Dias de Souza Neto, Ana Paula Candido Gabriel Berilli, and Monique Moreira Moulin. "DESEMPENHO AGRONÔMICO DE IRMÃOS COMPLETOS DE MILHO." Revista Univap 22, no. 40 (February 3, 2017): 460. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1039.

Full text
Abstract:
A cultura do milho constitui-se em um dos produtos agrícolas de grande importância para o Brasil, sobretudo para o mercado interno. O objetivo da pesquisa foi realizar a caracterização morfoagronômica e estimar os parâmetros genéticos das famílias de irmãos completos de milho. A pesquisa foi realizada no Ifes Campus de Alegre, com 120 famílias de irmãos completos que foram avaliadas em delineamento em blocos ao acaso com arranjo em sets, com duas repetições. Foram avaliadas treze características morfoagronômicas e após foi realizada análise estatística dos dados. Os coeficientes de variação da maioria dos caracteres foram considerados baixos e médios, pelo teste F em 5% de probabilidade constatou-se a presença de variabilidade genética entre os genótipos. As famílias de irmãos completos apresentaram ampla variabilidade genética, podendo-se assim selecionar genótipos superiores para serem recombinados na próxima etapa da seleção recorrente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Peixoto, M. G. C. D., M. L. Martinez, R. L. Teodoro, M. A. Machado, M. R. S. Carvalho, F. C. Gomes, and R. S. Verneque. "Detecção de QTL em dados de famílias estruturadas como as de um núcleo MOET por meio do método da regressão." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 61, no. 4 (August 2009): 941–48. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352009000400024.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência do método de regressão em detectar QTL com base na utilização de dados da estrutura de família (irmãos completos e meios-irmãos), como aqueles gerados em um núcleo MOET. Foram simulados dados fenotípicos e genotípicos em uma estrutura de núcleo MOET fechado de seleção. Três arquivos foram analisados, contendo: a) informações conjuntas de irmãos completos e meios-irmãos; b) apenas informações de irmãos completos e c) apenas informações de meios-irmãos. Verificou-se que o método da regressão, para dados discretos ou contínuos, foi capaz de detectar associações entre marcador e QTL em níveis bastante expressivos de significância (P<0.001 e P<0,0001), quando se utilizou o arquivo que continha informações conjuntas de irmãos completos e meios-irmãos. Os resultados indicaram a possibilidade de utilização dessa metodologia para estudos de detecção/validação de QTL em rebanhos ou núcleos de seleção que utilizam MOET.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Cunha, Elizângela Emídio, Ricardo Frederico Euclydes, Robledo de Almeida Torres, Paulo Sávio Lopes, José Ivo Ribeiro Júnior, and Pedro Crescêncio Souza Carneiro. "Efeito de tipos de acasalamentos e razões sexuais na seleção baseada no BLUP." Revista Brasileira de Zootecnia 32, no. 6 (December 2003): 1297–303. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982003000600003.

Full text
Abstract:
Diferentes tipos de acasalamentos foram avaliados, por meio de dados simulados, em populações submetidas à seleção com base no BLUP, durante 50 gerações. Considerou-se uma característica quantitativa de herdabilidade 0,10 e a seguinte estrutura das populações de seleção: valores de razão sexual: 10, 20, 25 e 50; números de machos selecionados por geração: 10, 5, 4 e 2; tamanhos efetivos de população: 36,36; 19,05; 15,38; e 7,84, respectivamente. Em cada valor de razão sexual, as populações foram acasaladas segundo um dos tipos de acasalamentos: acasalamentos preferenciais de meios-irmãos e irmãos completos, acasalamentos preferenciais entre meios-irmãos, acasalamentos ao acaso, exclusão de acasalamentos entre irmãos completos e exclusão de acasalamentos de meios-irmãos e irmãos completos. Os parâmetros genéticos avaliados foram valores fenotípicos médios e consangüinidade média por geração. No menor valor de razão sexual, observou-se melhor desempenho fenotípico de todos os tipos de acasalamentos. Os tipos de acasalamentos que não permitiram acasalar irmãos proporcionaram maiores ganhos fenotípicos e foram os mais efetivos no controle da consangüinidade, no curto prazo, embora não tivessem impedido seu aumento e acúmulo, ao longo das gerações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cunha, E. E., R. F. Euclydes, R. A. Torres, P. S. Lopes, J. I. Ribeiro Júnior, and P. C. S. Carneiro. "Variabilidade genética e limite da seleção em populações de diferentes tipos de acasalamento." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 56, no. 2 (April 2004): 242–50. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352004000200015.

Full text
Abstract:
Populações de cinco diferentes tipos de acasalamento, submetidas à seleção baseada no melhor preditor linear não-viesado (BLUP), foram avaliadas quanto às perdas genéticas por fixação de alelos desfavoráveis e limite da seleção, durante 50 gerações. Foram utilizados dados simulados na obtenção do genoma dos indivíduos de todas as populações. Uma característica quantitativa de herdabilidade 0,10 foi estudada em populações de seleção, com a seguinte estrutura de dados: razão sexual de 10, 20, 25 e 50 e tamanho efetivo da população de 36,36, 19,05, 15,38, e 7,84, respectivamente. Para cada razão sexual, formaram-se populações correspondentes aos tipos de acasalamento efetuados entre os reprodutores, em todas as gerações: acasalamentos preferenciais entre meios-irmãos e irmãos completos, acasalamentos preferenciais entre meios-irmãos, acasalamentos ao acaso, exclusão de acasalamentos entre irmãos completos e exclusão de acasalamentos entre meios-irmãos e irmãos completos. Valores percentuais mais baixos para locos fixados desfavoravelmente e limite da seleção mais alto foram observados na menor razão sexual (d= 10), na qual houve também melhor distinção entre os tipos de acasalamento estudados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cunha, E. E., R. F. Euclydes, R. A. Torres, P. S. Lopes, J. I. Ribeiro Júnior, and P. C. S. Carneiro. "Efeitos da seleção individual e da seleção baseada no BLUP em populações diferentes, quanto ao tipo de acasalamento." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 56, no. 1 (February 2004): 94–106. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352004000100015.

Full text
Abstract:
Dados simulados foram utilizados para avaliar o desempenho da seleção individual e da seleção baseada no melhor preditor linear não-viesado (BLUP), em populações que diferiam entre si, quanto ao tipo de acasalamento, no decorrer de 50 gerações. Estudou-se uma característica quantitativa com herdabilidade igual a 0,10, em populações de 600 indivíduos, que apresentaram a seguinte estrutura: valores de razão sexual (d), de 10 e 50, tamanhos efetivos de população (Ne), de 36,36 e 7,84 e intensidade de seleção dos machos (i m), de 2,23 e 2,82. Em cada valor de d, formaram-se populações correspondentes ao tipo de acasalamento, em todas as gerações: acasalamentos preferenciais de meios-irmãos e irmãos completos, acasalamentos preferenciais entre meios-irmãos, acasalamentos ao acaso, exclusão de acasalamentos entre irmãos completos e exclusão de acasalamentos de meios-irmãos e irmãos completos. As características avaliadas ao longo das gerações foram: valores fenotípicos médios, consangüinidade média, perda percentual por fixação de alelos desfavoráveis e limite da seleção. Observou-se que o BLUP, o tipo de acasalamento, excluindo acasalamentos entre irmãos e a menor razão sexual, juntos, proporcionaram os melhores resultados de valores fenotípicos, durante 45 gerações de seleção. Nessa estratégia de seleção, verificou-se também atraso no número de gerações necessárias para se atingir determinado nível de consangüinidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Bhering, Leonardo Lopes, and Cosme Damião Cruz. "Tamanho de população ideal para mapeamento genético em famílias de irmãos completos." Pesquisa Agropecuária Brasileira 43, no. 3 (March 2008): 379–85. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2008000300013.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar o tamanho ótimo de populações de irmãos completos, para estudos de mapas de marcadores moleculares, por meio de simulações de genomas e tamanhos de populações. Foram simulados genomas parentais e amostras de populações de família de irmãos completos do tipo completamente informativas, e também não completamente informativas. As amostras geradas foram de 100, 200, 400 e 600 indivíduos, com três grupos de ligação cada, e 11 marcas moleculares codominantes e multialélicas, espaçadas a dez centimorgans por grupo de ligação. Foram realizadas 100 repetições por amostra. Para populações completamente informativas, o tamanho populacional de 200 indivíduos é suficiente para recuperar as informações originais, contudo, para a população não completamente informativa, é necessária a utilização de uma população maior, de 600 indivíduos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Carneiro, P. L. S., C. H. M. Malhado, P. R. A. M. Affonso, R. F. Euclydes, A. P. S. Carneiro, E. E. Cunha, and L. G. R. Souza. "Comparação de metodologias de seleção sob oscilação genética." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 60, no. 4 (August 2008): 932–42. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352008000400024.

Full text
Abstract:
Determinou-se o número adequado de repetições na comparação de métodos de seleção tradicionais e associados a marcadores moleculares, com diferentes tamanhos efetivos e sob diferentes sistemas de acasalamento dos reprodutores selecionados, usando simulação com o programa GENESYS. Para comparar os diferentes métodos de seleção utilizaram-se populações com tamanhos efetivos de 18,18 (TE1) e de 66,66 (TE2) e uma, 10 e 30 repetições por geração, avaliando-se os valores fenotípicos médios. Para as situações com apenas uma repetição, os resultados apresentaram incoerências, independentemente do tamanho efetivo (TE1 ou TE2) ou do sistema de acasalamento (RAA - reprodutores acasalados aleatoriamente, EIC - exclusão de irmãos completos ou EICMI - exclusão de irmãos completos e meio-irmãos). Observou-se que a oscilação genética influencia o ganho genético, principalmente, em populações com pequeno tamanho efetivo e que um valor mínimo de 10 repetições por geração é necessário para assegurar a consistência dos resultados obtidos pelos métodos de seleção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, M. V. G. B., M. L. Martinez, R. A. Torres, P. S. Lopes, R. F. Euclydes, M. A. Machado, and W. Arbex. "Mapeamento de QTL em famílias de irmãos completos por meio de modelos aleatórios." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 56, no. 2 (April 2004): 232–41. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352004000200014.

Full text
Abstract:
Foi realizado um estudo por meio de simulação para avaliar a eficiência e o poder dos modelos aleatórios na estimação da localização e dos componentes de variância relativos a dois QTLs presentes no mesmo cromossomo, posicionados no mesmo intervalo, em intervalos adjacentes ou não. Admitiram-se diferentes tamanhos e números de famílias de irmãos completos e variâncias dos QTLs, em característica com herdabilidade igual a 0,25. A estimação dos parâmetros foi obtida por meio do método da máxima verossimilhança, baseado no quadrado da diferença de pares de irmãos, sob mapeamento por intervalo. As proporções de genes idênticos por descendência (IBD) dos QTLs foram estimadas a partir da proporção IBD de dois marcadores flanqueadores. Os fatores que mais influenciaram as estimativas dos parâmetros foram a proporção da variância atribuída aos QTLs e o número e o tamanho das famílias. Com número suficiente de famílias e de indivíduos nas famílias e altas proporções de variância genética, o modelo aleatório pode detectar QTLs com alto poder, apresentando estimativas das posições com boa acurácia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Bhering, Leonardo Lopes, Cosme Damião Cruz, and Pedro Ivo Vieira Good God. "Estimativa de freqüência de recombinação no mapeamento genético de famílias de irmãos completos." Pesquisa Agropecuária Brasileira 43, no. 3 (March 2008): 363–69. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2008000300011.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi obter as estimativas de freqüência de recombinação, por meio de simulação, para diferentes situações do mapeamento genético de famílias de irmãos completos. Foi simulado um genoma constituído de três grupos de ligação, em que cada um apresentava 11 marcas moleculares multialélicas, codominantes, distribuídas a cada 10 cM. A partir desse genoma, foram simulados dois cenários: um com genitores completamente informativos e outro com genitores formados aleatoriamente. Após a obtenção de todas as estimativas das freqüências de recombinação, concluiu-se que, para locos completamente informativos, pode-se calcular a freqüência de recombinação entre pares de locos, a partir da freqüência gamética de cada genitor ou a partir da freqüência genotípica da progênie. Para locos parcialmente informativos, a obtenção da freqüência de recombinação a partir da freqüência genotípica conjunta é mais apropriada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Carneiro, Paulo Luiz Souza, Carlos Henrique Mendes Malhado, Ricardo Frederico Euclydes, Robledo de Almeida Torres, Paulo Sávio Lopes, Antonio Policarpo Souza Carneiro, and Elizângela Emídio Cunha. "Oscilação genética em populações submetidas a métodos de seleção tradicionais e associados a marcadores moleculares." Revista Brasileira de Zootecnia 35, no. 1 (February 2006): 84–91. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982006000100010.

Full text
Abstract:
Com o objetivo de avaliar o efeito da oscilação genética em populações sob seleção com diferentes tamanhos efetivos, foram simulados dados utilizando-se o programa GENESYS. A seleção foi praticada durante 20 gerações consecutivas, com base na seleção individual (SI) e nos valores genéticos preditos pelo BLUP Clássico (BLUP) e pelo BLUP Marcadores (BLUPM), com 30 repetições. A matriz de similaridade adotada no BLUP Marcadores foi obtida utilizando-se 100 marcadores moleculares do tipo microssatélite, por meio de um coeficiente de similaridade correspondente à distância euclidiana média para dados quantitativos. Foram simuladas seis populações de seleção, correspondendo a dois tamanhos efetivos (18,18 e 66,66) e três sistemas de acasalamento dos reprodutores selecionados (reprodutores acasalados ao acaso, exclusão de irmãos completos e exclusão de irmãos completos e meio-irmãos). O parâmetro avaliado foi o valor fenotípico médio. Observou-se grande variação nos valores fenotípicos obtidos pelos métodos, em razão da oscilação genética, principalmente para a seleção baseada nos valores genéticos preditos pelo BLUP e BLUPM e para as populações com tamanho efetivo menor (18,18). Os resultados sugerem que, em programas de melhoramento que utilizam pequenas populações sob seleção, os resultados podem ser influenciados pela oscilação genética, podendo apresentar grandes variações nos ganhos genéticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Freitas, Ismael Lourenço de Jesus, Antonio Teixeira do Amaral Junior, Alexandre Pio Viana, Guilherme Ferreira Pena, Pablo da Silva Cabral, Cássio Vittorazzi, and Thiago Rodrigues da Conceição Silva. "Ganho genético avaliado com índices de seleção e com REML/Blup em milho-pipoca." Pesquisa Agropecuária Brasileira 48, no. 11 (November 2013): 1464–71. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2013001100007.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi comparar quatro índices de seleção e o método REML/Blup na avaliação de ganhos genéticos preditos das características de interesse ao programa de melhoramento do milho-pipoca UENF 14. Foram avaliadas 200 progênies de irmãos-completos, em uma safra, em dois ambientes (regiões Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro), com duas repetições, o que totalizou 800 observações. Avaliaram-se as características altura média de plantas, altura média de inserção da primeira espiga, estande final, tombamento, diâmetro de colmo, prolificidade, rendimento e capacidade de expansão dos grãos. Entre os índices de seleção testados, o de Mulamba & Mock proporcionou os melhores resultados para a seleção das progênies de irmãos-completos. O método REML/Blup mostrou-se muito eficiente, tendo selecionado progênies com desempenhos relativos elevados e com ganhos genéticos preditos melhores que os dos índices de seleção testados. As progênies selecionadas com uso do método REML/Blup, para maior rendimento de grãos, não são as mesmas selecionadas para maior capacidade de expansão. O índice de Mulamba & Mock e o método REML/Blup proporcionam os melhores ganhos preditos para a população UENF 14.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Mendes, Inês Roeder Nogueira, João Paulo Ascari, Mariana Batistti, Dejânia Vieira de Araújo, and Willian Krause. "REAÇÃO DE FAMÍLIAS DE IRMÃOS COMPLETOS DE MARACUJAZEIRO AZEDO À ANTRACNOSE EM CONDIÇÕES DE AMBIENTE PROTEGIDO." Revista Ciência Agrícola 15, no. 2 (December 28, 2017): 37. http://dx.doi.org/10.28998/rca.v15i2.3134.

Full text
Abstract:
<p>O Brasil é o maior produtor de maracujá azedo do mundo, porém a antracnose, doença causada<br />pelo fungo Colletotrichum gloeosporioides, vem causando muitas perdas na produção. O objetivo desse<br />estudo foi avaliar os índices de severidade e incidência da antracnose em famílias de irmãos completos<br />de maracujazeiro azedo e classificá-las de acordo com a resistência à doença em duas épocas do ano. O<br />experimento foi conduzido em ambiente protegido. O delineamento experimental foi em blocos casualizados<br />em fatorial duplo (2 x 20), sendo 20 famílias de irmãos completos (FIC) e duas épocas do ano, com três<br />repetições. A inoculação foi realizada aos 60 dias após a semeadura com avalições semanais. A incidência<br />foi determinada com base na porcentagem de plantas doentes, a severidade e a classificação de resistencia<br />com escala de notas de 1 a 4. Após foram realizados os cálculos da área abaixo da curva de progresso da<br />severidade (AACPS) e da incidência (AACPI). As FIC foram classificadas em Resistentes (R), Moderadamente<br />Resistentes (MR), Suscetíveis (S) e Altamente Suscetíveis (AS) e apresentaram diferentes índices de<br />incidência e severidade, sendo que na época 1 houve maior incidência e menor severidade, ocorrendo o<br />inverso na época 2, isso devido as diferenças nas condições de temperatura e umidade entre as épocas. Houve<br />diferenças na incidência, na severidade e na resistência, demonstrando que diferentes épocas do mesmo ano<br />influenciaram na classificação quanto à resistência á antracnose, sendo que 50% foram classificadas como<br />suscetíveis ou altamente suscetíveis nas duas épocas. Em contra partida, a FIC 03 foi classificada como<br />resistente na primeira época.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Santos, Carlos Eduardo Magalhães dos, Heloísa Linhales, Luísa Lorentz Magalhães Pissioni, Daniella de Cássia Silva Carraro, José Osmar da Costa e. Silva, and Claudio Horst Bruckner. "Perda de massa fresca dos frutos em progênies de maracujazeiro-amarelo." Revista Brasileira de Fruticultura 30, no. 1 (March 2008): 219–22. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452008000100040.

Full text
Abstract:
O maracujá-amarelo (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Deg.) perde valor durante sua comercialização devido a alterações na aparência dos frutos. Objetivou-se, neste estudo, avaliar a perda de massa da matéria fresca dos frutos em progênies de irmãos-completos de maracujazeiro-amarelo. Os frutos foram colhidos na área experimental e avaliados no Laboratório de Análise de Frutas pertencentes ao Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Determinou-se a perda de matéria fresca durante os onze primeiros dias após a colheita, de cinco progênies de irmãos-completos provenientes do programa de melhoramento genético do maracujazeiro da UFV. O experimento foi instalado em esquema de parcelas subdivididas, tendo nas parcelas as progênies, e nas subparcelas, os períodos de avaliações em dias. A perda de massa da matéria fresca foi determinada em balança semi-analítica, sendo a diferença de massa acumulada durante a evolução do experimento, e o resultado de perda de massa da matéria fresca em relação à massa inicial do fruto, expressos em percentagem. Foi utilizado o delineamento em blocos casualizados, com quatro repetições e quatro frutos por unidade experimental. As progênies avaliadas apresentaram comportamento pós-colheita diferenciado, e os resultados indicam a necessidade de incluir a resistência à perda de massa da matéria fresca dos frutos entre os objetivos do melhoramento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Alves, Rafael Moysés, Marcos Deon Vilela de Resende, Bruna dos Santos Bandeira, Thiago Martins Pinheiro, and Daniella Cristina Raiol Farias. "Avaliação e seleção de progênies de cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum), em Belém, Pará." Revista Brasileira de Fruticultura 32, no. 1 (February 5, 2010): 204–12. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452010005000010.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve por objetivo a seleção entre e dentro de progênies de irmãos completos de cupuaçuzeiro. Foram avaliadas 21 progênies de irmãos completos, em dois experimentos, com cinco plantas por parcela. Os experimentos foram avaliados ao nível de indivíduos, em cada safra, para os caracteres: produção de frutos, polpa e semente, bem como resistência à vassoura-de-bruxa. Para efeito de seleção, também foi considerado o grau de parentesco das matrizes. As análises foram conduzidas via metodologia de modelos lineares mistos, como delineamento em blocos incompletos, desbalanceados com tratamentos comuns. Foram estimados os parâmetros genéticos e os valores genotípicos ajustados de progênies, bem como os valores genéticos aditivos e genotípicos individuais. Os resultados demonstraram que as progênies 12; 13; 18; 20; 21 e 24 tiveram os melhores desempenhos para as variáveis de produção. Entre elas, as progênies 12; 13 e 18 foram as que mais se destacaram. Foram selecionadas três matrizes da progênie 18, duas matrizes da progênie 12 e uma matriz de cada uma das progênies 13; 20 e 21. É possível concluir que essas matrizes, juntamente com materiais selecionados em outras áreas experimentais, apresentam potencial para compor um pomar de sementes clonais, estabelecido em lote isolado de outros plantios, onde será produzida uma população melhorada de primeiro ciclo que se constituirá na nova cultivar de cupuaçuzeiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Gusson, Eduardo, Alexandre Magno Sebbenn, and Paulo Yoshio Kageyama. "Sistema de reprodução em populações de Eschweilera ovata (Cambess.) Miers." Revista Árvore 30, no. 4 (August 2006): 491–502. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622006000400001.

Full text
Abstract:
O sistema de reprodução de duas populações de Eschweilera ovata foi quantificado por análise de isoenzimas em estrutura de progênies usando os modelos misto de reprodução e cruzamentos correlacionados. Desvios do modelo misto de reprodução foram evidenciados entre as freqüências alélicas dos óvulos e do pólen e pela heterogeneidade nas freqüências alélicas do pólen que fecundou as diferentes árvores. A taxa de cruzamento multilocos foi alta em ambas populações Camarugipe (t m =0,999±0,004) e Itaparica (t m=0,985±0,023). A alta variação na taxa de cruzamento individual (t variando de 0,320 a 1,000) indicou que a espécie não é auto-incompatível. Diferenças positivas e significativamente diferentes de zero foram detectadas entre a taxa de cruzamento multiloco e uniloco, indicando cruzamentos endogâmicos em ambas populações Camarugipe (t m-t s =0,066±0,014) e Itaparica (t m-t s =0,073±0,016) e possível estruturação genética espacial. Valores altos de cruzamentos biparentais foram detectados nas populações (Camarugipe, r p=0,577±0,088; Itaparica r p =0,423±0,070), demonstrando que as progênies são constituídas principalmente por misturas de meios-irmãos e irmãos-completos. O coeficiente de coancestria nas progênies de ambas as populações (Camarugipe, tetaxy=0,211; Itaparica tetaxy =0,191) foi superior ao esperado em progênies de meios irmãos (0,125). Os resultados foram discutidos sob a ótica de amostragens para melhoramento, conservação genética e coleta de sementes para recuperação ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Ferreira, Crystianne Bentes Barbosa, Maria Teresa Gomes Lopes, Ricardo Lopes, Raimundo Nonato Vieira da Cunha, Djair Alves Moreira, Willian Silva Barros, and Rodrigo Rodrigues Matiello. "Diversidade genética molecular de progênies de dendezeiro." Pesquisa Agropecuária Brasileira 47, no. 3 (March 2012): 378–84. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2012000300009.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar a diversidade genética, entre e dentro de progênies de dendezeiro tipo dura, de origem Deli. A caracterização genética foi feita com uso de marcadores microssatélites em 24 progênies usadas na produção comercial de sementes, sendo 22 provenientes de autofecundação e duas de cruzamentos entre irmãos completos. Foi realizada análise de variância molecular entre e dentro das progênies, com posterior construção de um dendrograma. Observou-se baixa variabilidade genética nas progênies, com média de 1,32 alelos por loco e variância genética total igual a 0,3241. A maior parte da variação ocorreu entre progênies. A menor variabilidade genética dentro das progênies pode ser explorada nos cruzamentos com progênies endogâmicas de outras origens, o que facilitaria o alcance de heterose para o desenvolvimento de novas variedades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Xavier, Mauro Alexandre, Dilermando Perecin, Karen Rodrigues de Toledo Alvim, Marcos Guimarães de Andrade Landell, and Flávio Cese Arantes. "Seleção de famílias e progênies de irmãos completos de cana-de-açúcar para atributos tecnológicos e de produção pelo método de REML/BLUP." Bragantia 73, no. 3 (August 15, 2014): 253–62. http://dx.doi.org/10.1590/1678-4499.0193.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar as famílias e destacar as progênies superiores de cana-de-açúcar oriundas de 38 cruzamentos biparentais para os seguintes atributos: tonelada de colmos por hectare (TCH), toneladas de biomassa por hectare (TBIOH), brix (% caldo da cana), teor de fibra, pureza, pol e açúcar total recuperável (ATR). Os dados foram analisados via modelos mistos REML/BLUP, em que o REML (Máxima Verossimilhança Restrita) permitiu estimar parâmetros genéticos e BLUP (Melhor Predição Linear Não Viciada) permitiu predizer os valores aditivos e genotípicos. A melhor família para os atributos TCH e TBIOH foi a 41, cujos parentais são as cultivares IACSP022019 x CTC9. Na seleção individual para TCH, a planta de n. 3 do bloco 2, do cruzamento 78 foi a que apresentou o melhor resultado. Para TBIOH, a planta n. 33, do bloco 1, da família 41 foi superior. As famílias 40, 41, 43, 68, 69, 79, 91, 92 e 147 foram superiores para as variáveis brix, pol, pureza e ATR, enquanto que as famílias 85, 147, 148, 149, 161, 163, 177, 178, 179 e 183 foram superiores para fibra. A família 147, cujos parentais são IACSP042286 x IACSP963055, mostrou três progênies entre as dez melhores tanto para brix quanto para fibra, o que identifica essa combinação como potencial fonte de progênies para produção de bioenergia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Alves, Rafael Moysés, Marcos Deon Vilela de Resende, Bruna dos Santos Bandeira, Thiago Martins Pinheiro, and Daniella Cristina Raiol Farias. "Evolução da vassoura-de-bruxa e avaliação da resistência em progênies de cupuaçuzeiro." Revista Brasileira de Fruticultura 31, no. 4 (December 2009): 1022–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452009000400015.

Full text
Abstract:
Com o objetivo de conhecer a evolução da doença vassoura-de-bruxa, a taxa de segregação e estimar parâmetros genéticos, foi conduzido um experimento com 21 progênies de irmãos completos de cupuaçuzeiro, instalado em Belém, Pará. As progênies foram obtidas pelo cruzamento controlado de clones resistentes com clones resistentes, clones resistentes com clones suscetíveis e, clones suscetíveis com clones suscetíveis. Foram avaliadas também três progênies de meios-irmãos como testemunhas. Os experimentos foram avaliados ao nível de indivíduos, e as análises foram conduzidas via metodologia de modelos lineares mistos (procedimento REMl/BlUP), como delineamento em blocos incompletos desbalanceados, com tratamentos comuns entre dois experimentos. As variáveis avaliadas foram: percentagem de plantas resistentes ao ataque da doença no ramo, inflorescência, fruto imaturo e maduro, no período de 2002 a 2007. Os resultados mostraram que a emissão de vassoura vegetativa é especialmente importante entre julho e setembro. A evolução da doença evidencia que as podas fitossanitárias devem ser realizadas no final da safra, nos meses de maio/junho, e repassadas em setembro/outubro. A população estudada oferece excelente possibilidade de seleção e ganho genético, respaldada pelos elevados índices de variabilidade genética e herdabilidade dos caracteres de resistência. As progênies segregaram tanto para os sintomas de vassoura nos ramos, nas inflorescências, como nos frutos imaturos e maduros. Para o controle integrado desta doença, os resultados mostram a importância da associação de materiais genéticos resistentes ou moderadamente resistentes à vassoura-de-bruxa com as podas fitossanitárias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Oliveira, Ricardo Augusto de, Edelclaiton Daros, Marcos Deon Vilela de Resende, João Carlos Bespalhok-Filho, José Luis Camargo Zambon, Tiago Rodrigues de Souza, and Ana Selena Fernandez Lucius. "Procedimento Blupis e seleção massal em cana-de-açúcar." Bragantia 70, no. 4 (2011): 796–800. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87052011000400010.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi comparar a seleção via procedimento BLUP individual simulado (BLUPIS) versus seleção massal em famílias de irmãos-completos de cana-de-açúcar. Foram utilizadas 80 famílias originadas de cruzamentos biparentais da série RB03. O experimento foi desenvolvido em área experimental, localizado no Município de São Tomé, Paraná. O delineamento experimental foi em blocos incompletos, com cinco repetições por família. Para seleção considerou-se a variável tonelada de sólidos solúveis por hectare (TSH). Utilizou-se o modelo 35 do programa computacional Selegen REML/BLUP, via procedimento BLUPIS para a indicação do número de clones potenciais a serem selecionados. Estes resultados foram correlacionados com o número de clones selecionados via seleção massal dentro das famílias. A seleção clonal via procedimento BLUPIS indica maior número de clones promissores para caracteres quantitativos dentro de famílias com elevados efeitos genotípicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Rangel, Ramon Macedo, Antonio Teixeira do Amaral Júnior, and Silvério de Paiva Freitas Júnior. "Associação entre características agronômicas e capacidade de expansão em população de milho pipoca sob seleção recorrente." Ciência e Agrotecnologia 35, no. 2 (April 2011): 225–33. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542011000200001.

Full text
Abstract:
Objetivou-se, neste trabalho, investigar a possibilidade de seleção mais eficiente por meio do uso de análise de trilha e de correlações parciais no programa de seleção recorrente da população UENF de milho pipoca. Duzentas famílias de irmãos completos foram obtidas e avaliadas quanto a oito características em dois ambientes no estado do Rio de Janeiro: Campos dos Goytacazes e Itaocara. A correlação genotípica entre capacidade de expansão e rendimento de grãos foi negativa e não significativa ao nível de 5% de probabilidade pelo teste t. A análise de trilha demonstrou ser a massa de 100 grãos, a característica mais associada à capacidade de expansão neste estudo. Há possibilidade de obtenção de resposta correlacionada em capacidade de expansão e rendimento de grãos, desde que se selecionem, entre os genótipos de maior rendimento, aqueles com menores tamanhos de grãos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Peixoto, M. G. C. D., C. S. Pereira, C. G. Fonseca, and F. E. Madalena. "Seleção para produção de leite em núcleos MOET das raças zebuínas: um estudo de simulação." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 57, no. 5 (October 2005): 673–83. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352005000500013.

Full text
Abstract:
Um programa estocástico de seleção em núcleo MOET, esquema adulto, com geração discreta e população panmítica finita, foi simulado para uma característica influenciada por grande número de locos, mediante um modelo estocástico. Foram consideradas as herdabilidades de 0,25, 0,35 e 0,45 e a repetibilidade de 0,50. Os fatores utilizados na definição dos esquemas alternativos de núcleo MOET estudados foram: tamanho da população (N), estratégia de acasalamento (A), número de progênies MOET nascidas (P) e número de reprodutores selecionados por grupo de irmãos completos (R). Os tamanhos de população que constituíram a geração base do núcleo foram: 16 doadoras/8 reprodutores; 16 doadoras/4 reprodutores e 32 doadoras/4 reprodutores. Na estratégia hierárquica (H) de acasalamento, cada doadora foi acasalada com apenas um reprodutor, enquanto na estratégia fatorial de acasalamento, cada doadora foi acasalada com dois (F-I) ou quatro (F-II) reprodutores por geração. Considerou-se o nascimento de quatro ou oito progênies MOET por doadora a cada superovulação. O número de reprodutores selecionados foi limitado a um ou dois de cada grupo de irmãos completos. Para as três estratégias de acasalamento (H, F-I e F-II), foi utilizado o intervalo de gerações (IG) de 3,89 anos e, para a estratégia F-II, o IG de 4,15 anos. Todos os fatores utilizados na definição dos esquemas alternativos influenciaram (P<0,05) os resultados do ganho genético nas três herdabilidades consideradas. O efeito de algumas interações (N×A, N×R e P×A) também foi significativo (P<0,05). A interação A×R influenciou (P<0,05) apenas nas herdabilidades de 0,25 e 0,35. Para a taxa de endogamia, verificou-se influência (P<0,05) de todos os fatores estudados para as três herdabilidades. O efeito das interações N×P, N×A, N×R e P×A também foi significativo (P<0,05) sobre a taxa de endogamia. Verificou-se que a eficiência do MOET em produzir estruturas viáveis e prenhezes positivas, bem como o grau de redução no IG, constituem os principais aspectos responsáveis pela taxa de progresso genético nos esquemas de seleção em núcleos MOET.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Daros, Máskio, Antonio Teixeira do Amaral Júnior, Messias Gonzaga Pereira, Fabrício Santana Santos, Carlos Alberto Scapim, Silvério de Paiva Freitas Júnior, Rogério Figueiredo Daher, and Marizangela Rizzatti Ávila. "Correlações entre caracteres agronômicos em dois ciclos de seleção recorrente em milho-pipoca." Ciência Rural 34, no. 5 (October 2004): 1389–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782004000500010.

Full text
Abstract:
Com o propósito de monitorar o comportamento de blocos gênicos em diferentes gerações de seleção recorrente em milho pipoca, quantificaram-se as correlações fenotípica, genotípica e de ambiente entre caracteres agronômicos, em dois ciclos de seleção recorrente. O primeiro ciclo foi formado por famílias de irmãos completos e o segundo ciclo por famílias S1. Embora não significativa, em ambos os ciclos, houve correlação genotípica negativa entre capacidade de expansão e rendimento de grãos. Para o segundo ciclo, as maiores magnitudes de correlação genotípica positiva ocorreram entre rendimento de grãos, número de espigas sadias e estande, indicando a possibilidade de sucesso na seleção de uma ou outra, com base no rendimento de grãos. Embora não significativa e em baixa magnitude, houve acréscimo da correlação genotípica entre rendimento de grãos e capacidade de expansão do primeiro para o segundo ciclo, denotando aumento na concentração de alelos favoráveis na população.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Borges, Vanderley, Fausto Souza Sobrinho, Francisco José da Silva Lédo, and Maurício Marini Kopp. "Associação entre caracteres e análise de trilha na seleção de progênies de meios-irmãos de Brachiaria ruziziensis." Revista Ceres 58, no. 6 (December 2011): 765–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-737x2011000600013.

Full text
Abstract:
Associação alta entre peso de massa seca e peso de massa verde pode facilitar a seleção antecipada de genótipos superiores de B. ruziziensis. Objetivou-se neste estudo verificar as associações entre características morfo-agronômicas na seleção de genótipos de B. ruziziensis. O delineamento experimental foi o de blocos completos casualizados com duas repetições. Foram avaliadas as características altura e vigor das plantas, peso de massa verde e porcentagem de matéria seca da planta inteira, do caule e da folha, peso de massa seca da forragem total, de caule, e de folha e, relação entre produtividade de folha e caule de massa verde. As análises consistiram da estimação das correlações simples entre os caracteres e da análise de trilha considerando o peso de massa seca total como variável básica e as demais explicativas. Correlações mais elevadas foram observadas entre peso de massa seca e peso de massa verde, peso seco de caule e peso de massa verde e, peso seco de folhas e peso de massa verde. Pelos coeficientes de trilha, verificou-se que os efeitos diretos das diferentes variáveis explicativas sobre o peso de massa seca foram, em sua maioria, baixos. Os efeitos diretos mais relevantes sobre o peso de massa seca foram verificados via peso de massa verde, peso seco de caule e peso seco de folhas, indicando que o peso de massa verde viabiliza a seleção indireta para peso de massa seca.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

ALVES, RAFAEL MOYSÉS, MARIA REGINA MADRUGA, HÉLITON RIBEIRO TAVARES, TARCÍSIO DA COSTA LOBATO, and TEREZINHA FERREIRA DE OLIVEIRA. "MODELO DE EFEITOS FIXOS COM MEDIDA REPETIDA APLICADO EM EXPERIMENTOS DE MELHORAMENTO GENÉTICO DO CUPUAÇUZEIRO." Revista Brasileira de Fruticultura 37, no. 4 (December 2015): 993–1000. http://dx.doi.org/10.1590/0100-2945-234/14.

Full text
Abstract:
RESUMO Esta pesquisa foi desenvolvida para avaliar o desempenho vegetativo de progênies de cupuaçuzeiro, na fase de imaturidade, por meio da análise de medidas repetidas no tempo. A área experimental foi instalada no município de Tomé-Açu, Nordeste do Estado do Pará. Foram empregadas 25 progênies de irmãos completos de cupuaçuzeiro, que tiveram o desenvolvimento vegetativo (altura e diâmetro da planta) monitorado durante três anos. Por conta da natureza longitudinal das observações, foi avaliado primeiramente, por meio do teste de esfericidade de Mauchly, qual o tipo de análise estatística deveria ser aplicada. Para a variável diâmetro, a condição de esfericidade não foi violada, sendo assim, procedeu-se à análise no esquema de delineamento de parcelas subdivididas no tempo. Para a variável altura, o teste foi significativo, indicando necessariamente avaliar qual a melhor estrutura que explique a correlação dos erros, sendo escolhida a estrutura de covariâncias Simetria Composta Heterogênea. Foram encontradas diferenças entre as progênies somente no terceiro ano de avaliação, sendo que a variável diâmetro da planta permitiu discriminar melhor as progênies avaliadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Reis, Cristiane Aparecida Fioravante, Flávia Maria Avelar Gonçalves, Magno Antonio Patto Ramalho, and Antônio Marcos Rosado. "Seleção de progênies de eucalipto pelo índice Z por MQM e Blup." Pesquisa Agropecuária Brasileira 46, no. 5 (May 2011): 516–22. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2011000500009.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência do índice Z (índice somatório das variáveis padronizadas) na seleção de progênies de irmãos completos entre Eucalyptus grandis e Eucalyptus urophylla via método dos quadrados mínimos (MQM) e da melhor predição linear não viesada (Blup). Os experimentos foram realizados em dois tipos de solo e de ambiente, em blocos ao acaso com cinco repetições, oito plantas por parcela e espaçamento de 3x2 m. Aos três anos de idade, as plantas foram avaliadas quanto ao incremento médio anual de madeira, à densidade básica, ao rendimento de celulose e ao álcali efetivo. Para a comparação da eficiência da seleção das melhores progênies, pelos procedimentos MQM e Blup, foi obtido o índice Z para cada indivíduo. Posteriormente, foram obtidas as médias preditas das progênies para o índice Z, ranqueadas em sentido favorável ao melhoramento. O índice clássico também foi utilizado. A coincidência entre as melhores progênies selecionadas pelos índices clássico e Z foi boa. No entanto, o índice Z permite visualização gráfica, o que possibilita verificar em quais caracteres uma determinada progênie apresenta alguma deficiência. Não há diferença entre as melhores progênies selecionadas pelo índice Z via MQM e Blup.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Krause, Willian, Regis Santos de Souza, Leonarda Grillo Neves, Maurecilne Lemes da Silva Carvalho, Alexandre Pio Viana, and Fábio Gelape Faleiro. "Ganho de seleção no melhoramento genético intrapopulacional do maracujazeiro-amarelo." Pesquisa Agropecuária Brasileira 47, no. 1 (January 2012): 51–57. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2012000100008.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi estimar o ganho de seleção associado a características agronômicas de importância no melhoramento intrapopulacional do maracujazeiro-amarelo. O experimento foi realizado em campo, no Município de Terra Nova do Norte, MT, com a avaliação de 111 famílias de irmãos completos (FIC) e seis cultivares comerciais, utilizadas como testemunhas. Utilizou-se o delineamento de blocos ao acaso, com três repetições e quatro plantas por parcela. Foram avaliadas as seguintes características: produtividade, comprimento, diâmetro e peso médio dos frutos, percentagem e peso de polpa, espessura de casca e teor de sólidos solúveis. Para verificar a existência de variabilidade genética entre os genótipos, estimaram-se os parâmetros genéticos da população com base na média das famílias. Os 30 genótipos com o menor valor da soma de postos, de acordo com o índice de seleção de Mulamba & Mock, foram selecionados para estimar os ganhos genéticos. Observaram-se altos valores médios para as características e parâmetros genéticos avaliados nas 26 FIC e nas quatro testemunhas selecionadas. O uso do índice de seleção proporciona ganhos genéticos positivos em produtividade, percentagem e peso de polpa, comprimento, diâmetro e peso de frutos, e espessura de casca.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Silva, Marcelo Geraldo de Morais, and Alexandre Pio Viana. "Alternativas de seleção em população de maracujazeiro-azedo sob seleção recorrente intrapopulacional." Revista Brasileira de Fruticultura 34, no. 2 (June 2012): 525–31. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452012000200026.

Full text
Abstract:
Em programas de melhoramento, é comum a avaliação de muitas características com o objetivo de praticar a seleção em várias delas, simultaneamente, com o objetivo de se obterem genótipos uniformes para as várias características sob seleção. Uma alternativa para viabilizar esta técnica é o uso dos índices de seleção, que utilizam técnicas multivariadas para associar informações relativas a vários caracteres de interesse agronômico com as propriedades genéticas da população avaliada. Assim, o objetivo deste trabalho foi predizer o progresso esperado com a seleção por meio de diferentes índices de seleção multivariados. Foram plantadas, em outubro de 2007, 140 progênies de irmãos completos de maracujazeiro-azedo, em delineamento látice quadrado, com duas repetições, e parcelas constituídas de três plantas. Foram avaliados onze caracteres. Os índices multivariados não paramétricos de Mulamba e Mock e o Índice da distância Genótipo-Ideótipo permitiram predizer ganhos superiores e de forma equilibrada entre as características, quando comparados com os índices paramétricos de Smith e Hazel, e Pesek e Baker. Utilizando os índices não paramétricos, foi possível selecionar progênies superiores para a maioria das características, simultaneamente, dando continuidade ao programa de melhoramento regional em execução.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Breda, Fernanda Cristina, Ricardo Frederico Euclydes, Carmen Silva Pereira, Robledo de Almeida Torres, Paulo Luiz Souza Carneiro, José Lindenberg Rocha Sarmento, Rodolpho de Almeida Torres Filho, and Antonia Kécya França Moita. "Endogamia e limite de seleção em populações selecionadas obtidas por simulação." Revista Brasileira de Zootecnia 33, no. 6 suppl 2 (December 2004): 2017–25. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982004000800013.

Full text
Abstract:
Objetivou-se, com este trabalho, avaliar o comportamento do coeficiente de endogamia e do limite de seleção considerando população-base selecionada. Utilizou-se o programa GENESYS para a simulação do genoma constituído de uma única característica quantitativa com valor de herdabilidade igual a 0,40, população-base, população inicial e populações sob seleção. Foram consideradas três gerações distintas como gerações bases, gerações zero (G0PB), três (G3PB) e sete (G7PB). As populações foram selecionadas a partir dos valores genéticos obtidos pelo melhor preditor linear não-viesado (BLUP) e com base no desempenho individual, sendo considerados: a) dois tamanhos efetivos de população (Ne1 = 38,09 e Ne2 = 88,88) e b) dois sistemas de acasalamentos dos reprodutores selecionados (reprodutores acasalados aleatoriamente - RAA e exclusão de irmãos completos - EIC). Os parâmetros avaliados foram: coeficiente médio de endogamia, percentagem de locos fixados favoravelmente e limite de seleção. A não-utilização da população-base verdadeira (G0PB) subestimou os coeficientes de endogamia. As populações que utilizaram as gerações três e sete como base apresentaram as mesmas taxas de fixação de alelos favoráveis e os mesmos valores do limite de seleção das populações que consideraram a G0PB.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Krause, Dhiego Perreira, Leandro Rafael Fachi, Edinéia Zulian Dalbosco, Thiago Neto Valerio Campos, Angélica Padilha Freitas, Kecy Sena Lima, and Willian Krause. "Estimativas de parâmetros genéticos e ganhos de seleção em progênies de maracujazeiro via metodologia REML/BLUP." Scientific Electronic Archives 14, no. 5 (April 30, 2021): 42–48. http://dx.doi.org/10.36560/14520211268.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi estimar os parâmetros genéticos e predizer o progresso genético via índices de seleção utilizando a metodologia REML/BLUP em uma população de maracujazeiro azedo sob seleção recorrente intrapopulacional. Foram avaliadas 118 famílias de irmãos completos (FIC) e três testemunhas adicionais distribuídas em delineamento de blocos casualizado (DBC) com 3 repetições e 3 plantas por parcela, sendo avaliadas 13 características relacionadas a planta e fruto. Foi realizado a estimação dos parâmetros genéticos pela metodologia REML/BLUP e empregados os índices de seleção aditivo (AD), multiplicativo (IM) e Mulamba e Mock (MM) para ranquear todos os indivíduos. Na avaliação dos parâmetros genéticos foram observadas magnitudes de herdabilidade média de progênies para as características: Ratio, comprimento do fruto, formato do fruto, dias para o florescimento e acidez total titulável, sendo observados altos valores de acurácias. Na estimativa de ganhos preditos, os maiores ganhos percentuais preditos para as características, número de frutos e produtividade, foram estimados quando utilizou o índice aditivo com os pesos aleatórios. Os índices de seleção do referente estudo, indicam possibilidade de sucesso no programa de melhoramento visando à seleção de características superiores para o Estado de Mato Grosso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Almeida, Ísis Fernanda de, Cosme Damião Cruz, and Marcos Deon Vilela de Resende. "Validação e correção de fenótipos na seleção genômica ampla." Pesquisa Agropecuária Brasileira 51, no. 12 (December 2016): 1973–82. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2016001200008.

Full text
Abstract:
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da distribuição dos efeitos de QTL, do tipo de população de validação e da correção dos fenótipos sobre a acurácia da seleção genômica ampla. Duas populações de irmãos completos, com 500 indivíduos, foram simuladas, tendo-se considerado, genotipicamente, 1.000 locos marcadores - 100 ligados a QTL. Os efeitos de QTL apresentaram distribuição uniforme ou exponencial. Na validação 1, uma amostra com 100 indivíduos constituiu a população de validação; na validação 2, aplicou-se a validação cruzada, com amostra de 100 indivíduos em cinco repetições; e na 3, uma segunda geração constituiu a população de validação. As metodologias de análise utilizadas foram RR-Blup e Blasso, com modelos mistos para correção dos fenótipos. Sem correção fenotípica, a distribuição exponencial proporcionou maiores acurácias, e o método Blasso foi mais acurado com essa distribuição; enquanto o RRBlup foi mais acurado com a distribuição uniforme. Nesse cenário sem correção, as validações 1 e 3 foram mais acuradas. Com correção, as distribuições exponencial e uniforme produziram acurácias similares, e o método Blasso mostrou-se mais acurado para ambas. Nesse cenário, as validações 1 e 2 foram mais acuradas. No geral, o método RR-Blup foi mais acurado, e o Blasso menos viciado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Vale, Egnesio Holanda, Maraisa Crestani Hawerroth, José Jaime Vasconcelos Cavalcanti, Francisco das Chagas Vidal Neto, and Dheyne Silva Melo. "Desempenho de híbridos de cajueiro-anão-precoce no litoral do estado do Ceará." Revista Brasileira de Fruticultura 36, no. 4 (December 2014): 940–49. http://dx.doi.org/10.1590/0100-2945-403/13.

Full text
Abstract:
A seleção de genótipos de cajueiro em progênies segregantes obtidas via hibridações artificiais representa em uma oportunidade de associação de genes favoráveis, herdados de genitores conhecidos. Adicionalmente, conhecer a dinâmica dos principais caracteres de interesse pode auxiliar na definição de estratégias eficientes para a obtenção de ganhos genéticos. Logo, o objetivo do trabalho foi avaliar o desempenho produtivo e caracteres morfológicos de progênies de irmãos completos de cajueiro, conduzidas no município de Pacajus-CE, ao longo de três safras de cultivo, e estimar as correlações entre os caracteres de interesse. Nas safras de 2010, 2011 e 2012, foram avaliadas sete progênies de cajueiro em relação a caracteres morfológicos e produtivos. Os cruzamentos CCP 76 x BRS 226, CCP 76 x Embrapa 51 e BRS 226 x Embrapa 51 mostraram-se promissores na geração de genótipos superiores para caracteres de interesse agronômico. O porte da planta apresentou associações positivas com a produtividade de castanhas, e o número de castanhas por planta evidenciou forte correlação com a produtividade. Portanto, ressalta-se a necessidade de realizar a seleção buscando o equilíbrio em relação ao desempenho nos caracteres morfológicos e produtivos, visando à obtenção de genótipos que associem a elevada produtividade de castanhas e adequado porte de planta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Reis, Ronaldo Viana dos, Eder Jorge de Oliveira, Alexandre Pio Viana, Telma Nair Santana Pereira, Messias Gonzaga Pereira, and Marcelo Geraldo de Morais Silva. "Diversidade genética em seleção recorrente de maracujazeiro-amarelo detectada por marcadores microssatélites." Pesquisa Agropecuária Brasileira 46, no. 1 (January 2011): 51–57. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2011000100007.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi estimar a variabilidade genética em dois ciclos de seleção recorrente do maracujazeiro-amarelo (Passiflora edulis) e avaliar o impacto da seleção nas progênies selecionadas via alterações nas frequências alélicas, detectadas com uso de marcadores microssatélites. Vinte e três pares de iniciadores microssatélites foram utilizados na genotipagem de 66 progênies de irmãos completos. Estimaram-se a frequência alélica, heterozigosidade esperada (He) e observada (Ho), conteúdo de informação polimórfica (PIC) e coeficiente de endogamia (f). Foram encontrados 32 alelos nas populações, dos quais apenas dois foram perdidos durante a seleção. O número médio de alelos por locos foi de 2,46, no primeiro ciclo, e de 2,30 no segundo ciclo. As diferenças nas frequências alélicas nos dois ciclos de seleção recorrente não foram significativas. A He média no primeiro ciclo de seleção foi de 0,20 por loco, ligeiramente maior que a Ho (0,15). No segundo ciclo de seleção, o valor médio da Ho foi menor que o da He, com média de 0,12. Os valores médios de f aumentaram no segundo ciclo seletivo, de 0,26 para 0,32. A maioria dos locos apresentou valores negativos de f, o que sugere altos índices de heterozigosidade. O valor médio do PIC decresceu de 0,18 para 0,16 no segundo ciclo. Houve pequena perda de variabilidade e alterações nas frequências alélicas; porém, esta oscilação pode ser considerada normal quando se pratica seleção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Faria, Vinícius Ribeiro, José Marcelo Soriano Viana, Fábio Moreira Sobreira, and Admilson Costa e. Silva. "Seleção recorrente recíproca na obtenção de híbridos interpopulacionais de milho-pipoca." Pesquisa Agropecuária Brasileira 43, no. 12 (December 2008): 1749–55. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2008001200015.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência da seleção recorrente recíproca em produzir híbridos de milho-pipoca (Zea mays) de progênies endógamas superiores, com famílias de irmãos-completos. O programa de seleção recorrente recíproca envolveu as populações de milho-pipoca 'Viçosa' e 'Beija-Flor'. Os testes dos híbridos S0xS0 e S1xS1 foram conduzidos em delineamento látice, nos anos agrícolas de 2002/2003 e 2004/2005. Os dois ensaios incluíram testemunhas comerciais comuns, que permitiram a comparação do desempenho dos híbridos. Analisaram-se a produtividade e a capacidade de expansão. Foram preditos ganhos direto e indireto com a seleção em capacidadede expansão, avaliada em pipoqueira de ar quente e na pipocadora "Metric Weight Volume Tester". Os ganhos observados foram calculados para avaliar a eficiência da seleção recorrente recíproca. As análises de covariância mostraram variabilidade genotípica nas populações. Em relação às testemunhas comerciais, os híbridos S0xS0 foram inferiores em qualidade e equivalentes em produtividade, e os híbridos S1xS1 foram equivalentes nas duas características. O ganho observado na capacidade de expansão foi substancial, cerca de 4 mL g-1, superior ao ganho predito (2,8 mL g-1). A redução observada na produtividade não foi relevante. Verificou-se redução na variabilidade genotípica quanto à capacidade de expansão. O método de seleção recorrente recíproca foi eficiente em produzir híbridos S1xS1 superiores aos S0xS0.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Santos, Jussara Fernanda, Keny Henrique Mariguele, Adriana Pereira, Fabio Martinho Zambonim, and Giorgini Augusto Ventirieri. "Parâmetros genéticos e teste de paternidade em progênies de Euterpe oleracea produto da hibridação espontânea com Euterpe edulis em clima subtropical." Revista de la Facultad de Agronomía 119, no. 1 (July 10, 2020): 036. http://dx.doi.org/10.24215/16699513e036.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi avaliar o sistema de fecundação e a distribuição da variabilidade molecular entre e dentro de três grupos de progênies de polinização aberta de Euterpe oleracea, além de realizar um teste depaternidade para identificação dos genitores masculinos e promover a certificação genética das plântulasbífolioladas. Para tal, foram utilizados seis loci microssatélites em 306 amostras. Os grupos de progênies sãoresultado de um sistema misto de fecundação, com ausência de cruzamentos entre aparentados, sendoalógamos (tm e ts = 1,0), com correlação de autofecundação (rt) igual a 0,110. Foram constatados diferentesgraus de parentescos (rp), entre 15,5 a 26,1% de irmãos completos. A paternidade foi atribuída para 51% e 24% das amostras, com 80 e 95% de confiança respectivamente. Foram identificados 22 doadores de pólen e uma autofecundação, verificou-se que o morfotipo bífoliolado não é garantia de cruzamento intraespecifico, já que quatro progênies foram identificadas como híbridos interespecíficos. Foram detectados em média 7 a 12,3 alelos por locus e uma heterozigosidade média observada entre 0,382 a 0,898 e a esperada entre 0,354 a 0,693. O índice de fixação foi entre -0,053 a -0,319. A variação entre os grupos foi de 5%, sendo 95% dentro deles. Os resultados indicam boas perspectivas para realização de trabalhos futuros relacionados à predição de ganhos genéticos a partir da seleção entre e dentro dos grupos de progênies.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Espósito, Deiciana Pagano, Luiz Alexandre Peternelli, Thiago Otávio Mendes de Paula, and Márcio Henrique Pereira Barbosa. "Análise de trilha usando valores fenotípicos e genotípicos para componentes do rendimento na seleção de famílias de cana-de-açúcar." Ciência Rural 42, no. 1 (December 20, 2011): 38–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782011005000152.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi investigar o uso de valores fenotípicos e genotípicos na análise de trilha envolvendo características agronômicas em cana-de-açúcar, nos estágios de cana-planta e cana-soca. Sob esses dois enfoques, foram computados os efeitos diretos e indiretos dos componentes de produção - número de colmos por parcela, diâmetro médio de colmos e altura média de colmos - sobre a produtividade de colmos por hectare. Para garantir uma melhor consistência nos resultados, os dados foram obtidos em dois experimentos, no delineamento em blocos casualizados com cinco repetições. Os experimentos foram alocados no Centro de Experimentação em cana-de-açúcar da UFV, em Oratórios, MG, Brasil. Cada experimento foi constituído de 22 famílias de irmãos completos de cana-de-açúcar. Os coeficientes de determinação foram elevados em todas as análises de trilha, indicando que os componentes avaliados explicam grande parte da variação existente na produção de colmos. Praticamente não houve diferença de interpretações e conclusões entre as análises baseadas nas matrizes de correlações fenotípicas ou genotípicas. Pela análise dos efeitos diretos fenotípicos e genotípicos, o número de colmos foi o caractere que melhor se correlacionou com toneladas de cana por hectare, em ambos os experimentos e estágios. Isso demonstra a possibilidade de obtenção de ganhos significativos por meio da seleção indireta para toneladas de cana por hectare via número de colmos. Houve variação em relação às estimativas de correlação na comparação entre os experimentos, o que provavelmente se deve à origem diferenciada das famílias avaliadas em cada experimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Cavalcanti, José Jaime Vasconcelos, Marcos Deon Vilela de Resende, Francisco Herbeth Costa dos Santos, and Cássia Renata Pinheiro. "Predição simultânea dos efeitos de marcadores moleculares e seleção genômica ampla em cajueiro." Revista Brasileira de Fruticultura 34, no. 3 (September 2012): 840–46. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452012000300025.

Full text
Abstract:
A seleção genômica ampla (genome wide selection - GWS) foi proposta como uma forma de aumentar a eficiência e acelerar o melhoramento genético, enfatizando a predição simultânea dos efeitos genéticos de grande número de marcadores genéticos de DNA dispersos em todo o genoma de um organismo, de forma a capturar os efeitos de todos os locos e explicar a variação genética de um caráter quantitativo. Objetivou-se com o presente trabalho aplicar o princípio da GWS no melhoramento do cajueiro, estimando simultaneamente os efeitos de 238 marcadores avaliados em 74 indivíduos de uma família de irmãos completos, visando a explicar grande porcentagem da variação genotípica total do caráter peso da amêndoa e a aumentar a eficiência do melhoramento do cajueiro. Verificou-se que a capacidade preditiva e a acurácia são praticamente maximizadas na análise com 70 marcadores de maiores efeitos. O aumento do número de marcadores não aumenta linearmente a acurácia da GWS pelo método RR-BLUP. Os 70 marcadores de maiores efeitos capturam 74% da variação genotípica total e propiciam alta acurácia seletiva (86%) da seleção para o peso de amêndoas, enquanto os cinco marcadores de maiores efeitos capturam apenas 19% da variação genotípica total e propiciam acurácia seletiva de apenas 44%. Assim, a seleção assistida (MAS), baseada em poucos (cinco) marcadores de efeitos significativos, propicia eficiência muito inferior à GWS. Os valores genéticos genômicos preditos na população de validação cruzada aproximam-se bem dos valores fenotípicos observados, com correlação de 0,79. A estimação simultânea dos efeitos dos marcadores, segundo o conceito da GWS, é uma alternativa interessante, visando a aumentar a eficiência do melhoramento do cajueiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Maciel, Renato, Andréia Cristina de Melo, and Emanuella Braga Carvalho. "Síndrome da unha amarela." Jornal Brasileiro de Pneumologia 31, no. 5 (October 2005): 470–73. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-37132005000500016.

Full text
Abstract:
A síndrome da unha amarela é uma entidade clínica rara caracterizada por três achados principais: alterações distróficas e de coloração das unhas, linfedema e derrame pleural. Bronquiectasias e rinossinusite crônica têm sido freqüentemente associadas. Relatamos o caso de uma paciente com os achados completos da síndrome, com derrame pleural bilateral e que estava em tratamento de tuberculose pulmonar havia nove meses. Na sua história familiar havia a descrição de dois casos semelhantes, em irmã e irmão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Mazzari, Marcus V. "Era uma vez dois irmãos..." Estudos Avançados 25, no. 72 (August 2011): 303–15. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142011000200023.

Full text
Abstract:
Este ensaio aborda a narrativa Grimms Wörter [Palavras de Grimm], publicada por Günter Grass em agosto de 2010, pouco antes de completar 83 anos. Wilhelm e Jacob Grimm são suas personagens principais e o tema gira em torno dos esforços despendidos pelos irmãos para elaborar um grande dicionário da língua alemã, concluí-do apenas em 1961 com a publicação do 32º volume. Organizando os capítulos do livro (e também a estrutura narrativa) pelas letras do alfabeto, Grass presta comovida homenagem ao trabalho filológico de Wilhelm e Jacob Grimm, ao mesmo tempo que faz uma declaração de amor à língua alemã. Ao mostrar ainda de que modo 123 anos da história alemã se refletem na intrincada gênese do dicionário, o narrador toma episódios fundamentais da vida dos irmãos Grimm como ensejo para reconstituir estações de sua própria biografia política e artística. Na perspectiva desse entrelaçamento de trajetórias, o ensaio privilegia uma passagem do capítulo dedicado à letra "D" (de Däumling: Pequeno Polegar, em alemão) para ressaltar a influência que um dos mais célebres heróis dos irmãos Grimm teve sobre a concepção de Oskar Matzerath, o eu narrador do romance O tambor de lata. Estabelece-se assim um arco entre a narrativa Grimms Wörter e o romance que proporcionou notoriedade mundial ao jovem Günter Grass.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Chitolina, Valdirene. "A Empresa Colonizadora Irmãos Lunardi e a fazenda Rodeio Bonito, oeste catarinense (1920-1954)." Revista Grifos 18, no. 27 (November 25, 2011): 89. http://dx.doi.org/10.22295/grifos.v18i27.855.

Full text
Abstract:
A história da Empresa Colonizadora Irmãos Lunardi abarca múltiplas facetas, impossíveis de serem descritas por completo. No entanto, por meio de pesquisa documental, bibliográfica e história oral, procura-se contemplar algumas singularidades que envolveram a Irmãos Lunardi e sua área de atuação, no caso, a antiga fazenda Rodeio Bonito, que mais tarde se constituiria no “Velho Xaxim”. Esse município com o passar do tempo foi desmembrado, direta ou indiretamente, nos município de Coronel Martins, Entre Rios, Galvão, Ipuaçu, Jupiá, Lajeado Grande, Marema e São Domingos, recorte geográfico desta pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Tagliavini, João Virgílio, and Marcelo Adriano Piantkoski. "João Batista de La Salle (1651-1719): um silêncio eloquente em torno do educador católico que modelou a escola moderna." Revista HISTEDBR On-line 13, no. 53 (February 20, 2014): 16. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640191.

Full text
Abstract:
Ensaio sobre a vida e a obra educacional de João Batista de La Salle, França (1651-1719), fundador da congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs e autor, com a colaboração deles, do Guia das Escolas Cristãs (1706). O ensaio oferece ao leitor as fontes para o estudo de um educador importante na constituição da escola moderna e contemporânea ocidental, e por consequência, no Brasil, porém bastante esquecido na maioria dos manuais utilizados em nossos cursos de graduação e pós-graduação. Com a tradução em língua portuguesa de suas Obras completas propõe-se o avanço nos estudos para o preenchimento de uma lacuna na historiografia da educação no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Yokomizo, Gilberto Ken-Iti, Igor Correa Dos Santos, and Ary Camargo De Freitas. "Comparação de características produtivas entre progênies de meios irmãos de mangabeiras de populações do Amapá e da Paraíba." REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE 11, no. 1 (March 31, 2017): 63. http://dx.doi.org/10.18227/1982-8470ragro.v11i1.3356.

Full text
Abstract:
As populações nativas de mangabeiras, que fornecem frutas para produção de sorvetes, sucos, doces em calda e consumo de fruto fresco in natura, vem sofrendo pressão antrópica, podendo ser extintas. Nesse sentido, pesquisas que possam obter informações morfogenéticas para ações de melhoramento genético e para impedir o processo de erosão genética são importantes. Objetivou-se com este trabalho comparar as características produtivas de 36 progênies de meios irmãos de mangabeiras de populações do Amapá e oito da Paraíba. O delineamento estatístico utilizado foi um látice completo, com duas repetições e seis plantas por parcela. As características avaliadas foram: número estimado de frutos na planta (NF); média da massa de dez frutos (MF); média do diâmetro de dez frutos (DF); média do comprimento de dez frutos (CF). Pode-se concluir que as procedências do Amapá apresentaram maiores valores para MF, CF, DF, com presença de considerável variabilidade genética para CF e DF, indicando possibilidade de seleção e melhoramento para consumo de frutos frescos. As procedências da Paraíba, baseado no NF e demais características de frutos, são mais indicadas para melhoramento destinado à exploração artesanal/ industrial da polpa. As duas populações se mostraram distintas e, portanto, são úteis em um processo de intercruzamentos entre ambas, pela complementariedade genética existente, podendo gerar progênies com apreciável grau de divergência genética e maior desempenho relativo para as variáveis MF, CF, DF e NF.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Passos, Daniela, Alexandre Marini, and Isabelle Guedes Patrocínio. "“FÚRIA E PODER SOBRE RODAS”: QUESTÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO NA SÉRIE “IRMÃO DO JOREL”." Educação: Teoria e Prática 31, no. 64 (March 15, 2021): 1–13. http://dx.doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s15293.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é analisar como a série televisiva Irmão do Jorel – em especial o episódio 25 da primeira temporada: “Fúria e Poder sobre Rodas” – ajuda entender as dinâmicas sociais que envolvem jovens e adultos na constituição de suas imagens. O episódio suscita questionamentos, como as várias manifestações de gênero existentes, além de confrontar a questão da identidade sexual como sendo algo que está em construção durante o desenvolvimento do ser. As diversas abordagens de temas como gênero e identidade, tratadas de forma inusual em um produto imagético de amplo acesso ao público em geral, ajuda a trazer à tona as dinâmicas sociais que envolvem jovens e adultos. A maneira lúdica de tratar temas complexos e delicados como esse traz novas formas de acesso e abordagens. O enfoque recai sobre como a construção social, relacionada com as questões de gênero, é abordada de forma sutil, representativa e capaz de causar reflexões sobre os processos constitutivos educacionais durante a infância e a juventude que influenciam e envolvem a construção identitária dos indivíduos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Caio, Vânia Maria, Roberto Benedito de Paiva e. Silva, Luís Alberto Magna, and Antonio Sérgio Ramalho. "Genética comunitária e hemofilia em uma população brasileira." Cadernos de Saúde Pública 17, no. 3 (June 2001): 595–605. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2001000300014.

Full text
Abstract:
A hemofilia é uma doença hemorrágica importante no Brasil, afetando cerca de um em cada dez mil indivíduos do sexo masculino. A autopercepção do portador a respeito da hemofilia e a sua interação com a comunidade são relevantes na abordagem clínica dessa doença. Nós investigamos vários aspectos sociais, psicológicos e comunitários da hemofilia em uma população brasileira (Campinas, São Paulo). Entrevistamos trinta portadores adultos da hemofilia, uma amostra-controle composta por 73 de seus irmãos normais do sexo masculino e 641 indivíduos da comunidade. A integração comunitária dos portadores da hemofilia mostrou-se afetada apenas nos aspectos sócio-econômicos, sem alteração no que diz respeito ao casamento, à procriação e à aquisição de melhores níveis educacionais. Observaram-se entre os portadores da hemofilia altos níveis de auto-rotulação, acompanhados de depressão, ansiedade e insegurança. A comunidade apresentou uma alta freqüência de completo desconhecimento a respeito da hemofilia (49%), demonstrando contra os hemofílicos os preconceitos normalmente observados contra os portadores de doenças contagiosas, como a AIDS. O trabalho sugere a estruturação de programa comunitário, visando à melhor adequação psicossocial dos portadores da hemofilia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Viração, Francisca Jaquelini De Souza. "De regedor a refugiado, o protagonismo de Domingos Fernandes Carapeba no império atlântico holandês." Oficina do Historiador 11, no. 2 (December 18, 2018): 118. http://dx.doi.org/10.15448/21778-3748.2018.2.27427.

Full text
Abstract:
Na história do Brasil Holandês, alguns indígenas ganharam notório conhecimento, dentre eles Felipe Camarão e Pedro Poty, e ao lado deles Antônio Paraupaba. Porém um nome, que chegou ao maior cargo que um índio poderia na administração neerlandesa no Brasil, é quase um completo desconhecido, sendo sua biografia até misteriosa para explicar o porquê tanto prestígio entre os seus irmãos potiguaras. Este artigo, fruto das pesquisas de doutoramento em História Social pelo Dinter UFF/URCA sob orientação de Elisa Garcia, busca traçar uma breve biografia deste líder potiguara que foi protagonista dentro do Império Atlântico Holandês até mesmo depois do fim do domínio batavo no Brasil. Pela ausência de fontes suficientes para uma pesquisa mais apurada, se tentará traçar a sua trajetória através da restrita produção historiográfica que o cita e na ampla produção sobre o Brasil Holandês. Para tanto é preciso mergulhar no mundo em que Domingos Fernandes Carapeba foi inserido, o mundo do Império Colonial Holandês no Atlântico tinha características semelhantes ao Espanhol e Português, mas também profundas diferenças, que talvez a maior tenha sido a religião. O protestantismo, neste caso especificamente o calvinismo, criou um ambiente mental muito diferente do católico, e talvez tenha proporcionado um ar de maior liberdade entre as nações que o abraçou.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Formagio, Maria Gabriela, Leandro Rafael Fachi, Eveline Maria Brezolin Dezengrini, Dhiego Pereira Krause, Thiago Neto Valerio Campos, Kecy Sena Lima, and Willian Krause. "Rede de correlações entre características de flor e de fruto do maracujazeiro-azedo." Scientific Electronic Archives 14, no. 5 (April 30, 2021): 49–54. http://dx.doi.org/10.36560/14520211404.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi construir redes de correlação ponderadas, a fim de descobrir estruturas de correlação e padrões de ligação entre características de flor e fruto do maracujazeiro azedo. O experimento foi conduzido na área experimental da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, Campus Professor Eugênio Carlos Stieler, Tangará da Serra – MT. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizado com três repetições e cinco flores por parcela. Foram avaliadas 110 famílias de irmãos completo (FIC) provenientes do programa de melhoramento genético do maracujazeiro azedo da UNEMAT. Avaliaram-se os parâmetros de morfologia e morfometria floral, e características de fruto utilizando a rede de correlação de Pearson e os resultados foram submetidos ao teste “t” de Student. Os resultados da rede de correlação possibilitaram identificar com mais rapidez e facilidade o agrupamento de características e as correlações existente entre características da flor e do fruto de maracujazeiro. Também se observou que as características florais (Comprimento do nectário em relação às anteras, comprimento do nectário em relação ao estigma e comprimento do androginóforo) são os caracteres de maior correlação com características físicas dos frutos (Massa de fruto, peso de polpa e espessura de casca). As flores com estiletes totalmente curvos apresentam melhores resultados no processo de pegamento de frutos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Formagio, Maria Gabriela, Leandro Rafael Fachi, Eveline Maria Brezoli Dezengrini, Dhiego Pereira Krause, Thiago Neto Valerio Campos, Kecy Sena Lima, and Willian Krause. "Rede de correlações entre características de flor e de fruto do maracujazeiro-azedo." Scientific Electronic Archives 14, no. 5 (April 30, 2021): 49–54. http://dx.doi.org/10.36560/14520211277.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi construir redes de correlação ponderadas, a fim de descobrir estruturas de correlação e padrões de ligação entre características de flor e fruto do maracujazeiro azedo. O experimento foi conduzido na área experimental da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, Campus Professor Eugênio Carlos Stieler, Tangará da Serra – MT. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizado com três repetições e cinco flores por parcela. Foram avaliadas 110 famílias de irmãos completo (FIC) provenientes do programa de melhoramento genético do maracujazeiro azedo da UNEMAT. Avaliaram-se os parâmetros de morfologia e morfometria floral, e características de fruto utilizando a rede de correlação de Pearson e os resultados foram submetidos ao teste “t” de Student. Os resultados da rede de correlação possibilitaram identificar com mais rapidez e facilidade o agrupamento de características e as correlações existente entre características da flor e do fruto de maracujazeiro. Também se observou que as características florais (Comprimento do nectário em relação às anteras, comprimento do nectário em relação ao estigma e comprimento do androginóforo) são os caracteres de maior correlação com características físicas dos frutos (Massa de fruto, peso de polpa e espessura de casca). As flores com estiletes totalmente curvos apresentam melhores resultados no processo de pegamento de frutos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Rodrigues Junior, Carlos Alberto, Lara Luiz da Silveira Duarte, Marcelo Henrique Menezes, Rodrigo Cesar Menezes, Ana Paula de Santana, Rodolfo Rezende das Neves, Fellipe Camargo Ferreira Dias, et al. "Síndrome de Turner, Tireoidite de Hashimoto e doença de Crohn em irmãs: relato de caso." Revista de Patologia do Tocantins 4, no. 4 (November 29, 2017): 29. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2446-6492.2017v4n4p29.

Full text
Abstract:
A Síndrome de Turner é caracterizada citogeneticamente pela presença de um cromossomo X e perda total ou parcial do segundo cromossomo sexual, ocorrendo em aproximadamente 1:2.130 nascidos vivos do sexo feminino. A Tireoidite de Hashimoto é um distúrbio autoimune decorrente de resposta imune anormal à glândula tireoide, tanto do ponto de vista humoral como celular. A doença de Crohn é uma doença crônica recidivante que afeta todas as partes do tubo digestivo, sendo multifatorial, em que fatores de ordem genética, imunológica e ambientais têm uma relevância preponderante no início e na perpetuação da lesão tecidual imunomediada. O objetivo deste trabalho foi relatar o caso de três pacientes de uma mesma família. Caso 1, primeira gemelar (dizigótica), 8 anos de idade, sexo feminino, com diagnóstico de Tireoidite de Hashimoto. Caso 2 (segunda gemelar), sexo feminino, com o diagnóstico de Síndrome de Turner. Caso 3 (primogênita), sexo feminino, com diagnóstico de Doença de Crohn. Duas filhas de um casal hígido manifestaram doenças autoimunes, as quais têm incidência aumentada na síndrome de Turner. Doenças endócrinas autoimunes possuem mecanismos complexos com a participação de vários fatores, como a susceptibilidade genética, eventos ambientais e resposta autoimune, porém, neste caso, não se encontrou história familiar positiva além da geração estudada. Outros estudos familiares, como este que se propõe, com múltiplos membros acometidos, poderão identificar associações cada vez mais consistentes entre essas doenças, além daquelas ainda não suspeitadas. Palavras-chave: Síndrome de Turner, Tireoidite de Hashimoto, Doença de Crohn, Hereditariedade. ABSTRACT Turner syndrome is characterized cytogenetically by the presence of an X chromosome and total or partial loss of the second sex chromosome, occurring in approximately 1:2,130 live female births. Hashimoto's Thyroiditis is an autoimmune disorder resulting from an abnormal immune response to the thyroid gland, both from a humoral and cellular point of view. Crohn's disease is a chronic recurrent disease that affects all parts of the digestive tract, being multifactorial, in which genetic, immunological and environmental factors have a preponderant relevance at the beginning and the perpetuation of immune-mediated tissue injury. The objective of this study was to report the case of three patients from the same family. Case 1, first twin (dizygotic), 8 years old, female, with diagnosis of Hashimoto's Thyroiditis. Case 2 (second twin), female, with the diagnosis of Turner Syndrome. Case 3 (first-born), female, with diagnosis of Crohn's Disease. Two daughters of a healthy couple have manifested autoimmune diseases, which have an increased incidence in Turner syndrome. Autoimmune endocrine diseases have complex mechanisms with the participation of several factors, such as genetic susceptibility, environmental events and autoimmune response, but in this case, no positive family history was found beyond the generation studied. Other family studies, such as this one proposed, with multiple affected members, will be able to identify increasingly consistent associations between these diseases, in addition to those not yet suspected. Keywords: Turner syndrome, Hashimoto's thyroiditis, Crohn's disease, Heredity.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Fraga, Sílvia, Elisabete Ramos, and Henrique Barros. "Uso de tabaco por estudantes adolescentes portugueses e fatores associados." Revista de Saúde Pública 40, no. 4 (August 2006): 620–26. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102006000500010.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Descrever o uso de tabaco e identificar os seus determinantes em estudantes adolescentes. MÉTODOS: Estudo transversal, tendo sido avaliadas 1.052 meninas e 984 meninos de 13 anos de idade matriculados em escolas públicas e privadas da cidade do Porto, Portugal. A proporção individual de participação foi de 77,5%. O adolescente e o seu responsável preencheram um questionário sobre informações sociodemográficas e de comportamento em suas casas. Na escola, o adolescente completou outro questionário, com informações sobre o tabagismo. As variáveis contínuas foram comparadas pelo teste Kruskal-Wallis e as proporções pelo teste de qui-quadrado. As estimativas de risco e respectivos intervalos de confiança de 95% foram calculados por regressão logística não condicional. RESULTADOS: Dos adolescentes avaliados, 19,9% (22,4% das meninas e 17,1% dos meninos) experimentaram fumar mas não eram fumantes; 1,8% (2,0% das meninas e 1,5% dos meninos) fumavam ocasionalmente e 1,3% (2,0% das meninas e 0,4% dos meninos) fumavam pelo menos um cigarro por dia. A razão mais referida como a mais importante para experimentar fumar foi a curiosidade (46,3% das meninas e 45,6% dos meninos). Após ajuste para os hábitos tabágicos dos progenitores, dos irmãos e dos amigos, a associação mais forte foi com o tabagismo dos amigos, nas meninas (OR=4,03; IC 95%: 2,69-6,04) e nos meninos (OR=5,39; IC 95%: 3,34-8,70). CONCLUSÕES: Uma elevada proporção tinha experimentado fumar e ter amigos fumantes foi o mais forte determinante para experimentar fumar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Mariguele, Keny Henrique, Marcos Deon Vilela de Resende, José Marcelo Soriano Viana, Fabyano Fonseca e. Silva, Paulo Sérgio Lima de Silva, and Filipe de Castro Knop. "Métodos de análise de dados longitudinais para o melhoramento genético da pinha." Pesquisa Agropecuária Brasileira 46, no. 12 (December 2011): 1657–64. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2011001200011.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi comparar formas de análise de medidas repetidas para o melhoramento da produção de frutos de pinha (Annona squamosa). Vinte progênies de meias-irmãs foram avaliadas por três anos (2003, 2004 e 2005) em delineamento de blocos ao acaso, com cinco repetições, com cada parcela constituída de quatro plantas. A característica avaliada foi o número de frutos por indivíduo. Os modelos de simetria composta, de simetria composta com variâncias heterogêneas, autorregressivo com variâncias heterogêneas, e antedependência estruturada, foram analisados com o programa ASReml. A estimação dos componentes de variância e a predição dos valores genéticos foram feitas com o procedimento REML/BLUP. A comparação dos modelos foi realizada pelo teste de razão de verossimilhança e pelo critério de Akaike. O modelo antedependência estruturada, para os fatores progênie e parcela, e o modelo multivariado, para o fator resíduo, são as melhores abordagens para a análise dos dados, pois propiciam eficiência e parcimônia em relação ao modelo multivariado completo. Com o modelo antedependência estruturada, é possível a identificação de famílias superiores, em cada colheita, e também de famílias com maior número total de frutos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Menezes, Enrique Valarelli. "O MANUSCRITO INÉDITO “SÍNCOPA” DE MÁRIO DE ANDRADE E SUA BIBLIOTECA." Sociologia & Antropologia 9, no. 3 (December 2019): 973–85. http://dx.doi.org/10.1590/2238-38752019v9311.

Full text
Abstract:
Resumo Imerso em um longo estudo sobre a cultura popular brasileira, o escritor Mário de Andrade publicava, em 1928, duas de suas obras mais lidas: Macunaíma - o herói sem nenhum caráter e o Ensaio sobre música brasileira. Na segunda, ao se aprofundar em uma das questões sobre a rítmica, promete a seus leitores um livro sobre seu ponto central: “a síncopa, mais provavelmente importada de Portugal que da África (como de certo hei-de mostrar num livro futuro)”. Passa a integrar, assim, a série de projetos em música brasileira que o escritor não chegou a completar, sendo um irmão de projetos como Na pancada do ganzá (posteriormente organizado e publicado por Oneyda Alvarenga) e o Dicionário musical brasileiro (organizado e publicado por Oneyda Alvarenga e Flavia Toni). O livro sobre síncopa não chegou a ser organizado para publicação e sobreviveu apenas como um conjunto de notas manuscritas sobre o assunto. O presente artigo trata de uma análise do conjunto desse manuscrito inédito, que hoje está no Arquivo Mário de Andrade do Instituto de Estudos Brasileiros, IEB-USP.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography