Academic literature on the topic 'João Vaz das Neves'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'João Vaz das Neves.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "João Vaz das Neves"

1

Paranhos, Kátia Rodrigues. "João das Neves." Pitágoras 500 9, no. 2 (November 18, 2019): 65–79. http://dx.doi.org/10.20396/pita.v9i2.8656634.

Full text
Abstract:
Por vezes condenada como escapista, outras vezes incensada como ferramenta de libertação revolucionária, a arte, de modo geral, continua sendo um tema candente tanto na academia como fora dela. Este trabalho aborda as múltiplas faces de João das Neves, diretor de “Jornada de um imbecil até o entendimento”, de Plínio Marcos, espetáculo apresentado pelo Grupo Opinião em 1968. O eixo de análise aqui proposto consiste, de certa forma, em tentar iluminar diferentes maneiras de se fazer teatro no Brasil, no caso, pelas bordas. Afinal, o diretor, recentemente falecido, se notabilizou pelo engajamento político ou “legítimo”, como lembra Eric Hobsbawm noutro contexto, dando vazão à capacidade de lançar ideias e desafios, em plena ditadura militar, propondo então indagações que ecoam até os dias de hoje.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Neves, João Das. "João das Neves." Revista Aspas 8, no. 2 (May 6, 2019): 230–37. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v8i2p230-237.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Drago, Niuxa Dias. "João das Neves - cenógrafo e artífice." Pitágoras 500 9, no. 2 (June 5, 2019): 98–115. http://dx.doi.org/10.20396/pita.v9i2.8654559.

Full text
Abstract:
Este artigo relata o processo de concepção do cenário do espetáculo Maria Lira, da Cia Ícaros do Vale (Araçuaí/MG), escrito e dirigido por João das Neves. João também concebeu o cenário, que se inspira na série “bichos do sertão”, da artesã Maria Lira Marques, personagem título do espetáculo dedicado à cultura popular do Vale do Jequitinhonha. O cenário é analisado à luz das reflexões de Richard Sennet em O Artífice (2009).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Moreira, Carina Maria Guimarães, and Natália Cristina Batista. "Apresentação - João das Neves (1934 – 2018)." Pitágoras 500 9, no. 2 (November 18, 2019): 3–10. http://dx.doi.org/10.20396/pita.v9i2.8657514.

Full text
Abstract:
O v.9 , n. 2 da revista Pitágoras 500 traz como tema o dossiê temático “João das Neves (1934 – 2018): cena, ação, sociedade”, que tem por objetivo suscitar a reflexão crítica sobre a obra deste importante artista brasileiro. Considerado um legítimo “homem de teatro”, é reconhecido em seu campo de atuação como um “artista completo”, tendo exercido diversas funções no fazer cênico e deixando importantes contribuições como diretor, dramaturgo, escritor, ator, iluminador, cenógrafo e produtor cultural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Carbone, Roberta. "João das Neves e o teatro de rua do Centro Popular de Cultura." Pitágoras 500 9, no. 2 (June 5, 2019): 11–26. http://dx.doi.org/10.20396/pita.v9i2.8654553.

Full text
Abstract:
Pretende-se, neste artigo, focalizar o Teatro de Rua do Centro Popular de Cultura, a partir de uma análise que considere o trabalho e a perspectiva de João das Neves. A despeito das muitas teorizações sobre a atuação cepecista, objetiva-se um exame de suas experimentações práticas, que exponha dados concretos de algumas atividades teatrais realizadas em espaços públicos, enfatizando a participação de João das Neves neste projeto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Mitkiewicz, Luciana. "A arte engajada de João das Neves." Pitágoras 500 9, no. 2 (June 5, 2019): 135–52. http://dx.doi.org/10.20396/pita.v9i2.8654865.

Full text
Abstract:
A partir de textos, vídeos e de duas entrevistas – com João das Neves e com Ileana Diéguez – este trabalho traz um panorama das características marcantes nas encenações do artista, das quais participei como atriz e como atriz idealizadora, produtora e/ou coautora, e uma reflexão sobre pontos de ressonância e dissonância entre a chamada arte engajada, tal como ele a entendia e praticava, e o que hoje chamamos artivismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Dutra, Mara Vanessa. "Conversas de vagalume." Pitágoras 500 9, no. 2 (November 18, 2019): 170–78. http://dx.doi.org/10.20396/pita.v9i2.8654563.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Frankl Sperber, Suzi. "João das Neves e a ética da alegria." Letras Escreve 8, no. 3 (September 9, 2019): 261. http://dx.doi.org/10.18468/letras.2018v8n3.p261-270.

Full text
Abstract:
<span>João das Neves, dramaturgo, diretor, encenador, ator, participou como diretor de teatro de rua do Centro Popular de Cultura (CPC, 1962-1964). O CPC foi um projeto ligado à UNE (União Nacional dos Estudantes) que utilizou o teatro e outras manifestações artísticas como instrumento de conscientização política. A ideia era levar informação para uma maioria em princípio analfabeta, desinformada e excluída, sobre a situação política, econômica e social do país, no início da década de 60 do século passado, com o intuito de articular reformas de base e um processo de transformações brasileiras. O objetivo principal era contribuir para a redução da desigualdade social existente no Brasil. Num primeiro momento, o teatro de rua do CPC utilizou, como forma de manifestação teatral, o que se conheceu como agitprop (um acrônimo derivado das palavras Agitação e Propaganda). Para o Golpe Militar de 1964, o CPC representava uma agressão à ordem pública (que pretendia a manutenção e mesmo o aumento da desigualdade social, favorecendo a classe média alta, empresários, banqueiros). Por isto o CPC foi extinto com violência pelos órgãos de repressão.</span>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Sperber, Suzi Frankl. "João das Neves e a ética da alegria." Pitágoras 500 9, no. 2 (November 18, 2019): 153–69. http://dx.doi.org/10.20396/pita.v9i2.8656035.

Full text
Abstract:
Retomando a importância do dramaturgo, diretor e ator João das Neves no Grupo Opinião e sua proposta estética. Observando “O último carro” e aspectos brechtianos na obra, assim como a tensão, curvas e saltos na sua encenação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Neves, Larissa de Oliveira. "Editorial." Pitágoras 500 9, no. 2 (November 18, 2019): 1–2. http://dx.doi.org/10.20396/pita.v9i2.8657513.

Full text
Abstract:
A Pitágoras 500 homenageia neste volume o homem de teatro João das Neves, falecido no ano passado. A organização do dossiê foi realizada pelas professoras Carina Guimarães e Natália Batista. A revista cumpre seu papel de ser um vetor de propagação das mais recentes pesquisas sobre teatro, no caso sobre teatro brasileiro, trazendo múltiplos olhares para a vida e a obra de um grande nome. Destaca-se que o trabalho de João das Neves foge ao eixo Rio - São Paulo, quando o artista habita o Acre, nos anos 1980, e Minas Gerais, a partir dos anos 1990. Seu trabalho com o teatro político e como dramaturgo também são basilares para a nossa história recente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "João Vaz das Neves"

1

Batalha, Ana. "Identificação de perigos e avaliação de riscos: João Vaz das Neves, Lda." Master's thesis, Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal, 2012. http://hdl.handle.net/10400.26/3882.

Full text
Abstract:
Pós-Graduação em Segurança e Higiene no Trabalho
Hoje em dia a vertente humana assume um papel preponderante na atividade laboral, seja ela qual for. Outrora este era um papel insignificante, dando-se maior relevância à produtividade deixando as condições de trabalho para último plano. Continua a ser a produtividade uma das principais preocupações das organizações, no entanto, após se verificar que a produtividade também é afetada pela adequação do trabalho e sua envolvente ao Homem, começou a adotar-se outra visão em relação às condições de trabalho a que os trabalhadores estão sujeitos. Assim, surgiram a Segurança e a Higiene no Trabalho (SHT), estando estas estreitamente relacionadas com o fim de garantir condições de trabalho que garantam não só um nível de segurança e saúde dos colaboradores de uma empresa, mas também a adequação do trabalho ao Homem de forma vantajosa para o trabalhador e para a empresa. Desta forma, a SHT tem-se revelado cada vez mais fundamental para o sucesso empresarial, na medida em que contribui, não só, para uma redução de acidentes, doenças profissionais e consequente absentismo, mas também melhora a qualidade de trabalho dos colaboradores aumentando assim a produtividade e competitividade da empresa. O edifício legislativo também tem tido um papel importante na segurança no trabalho, obrigando as empresas a implementar medidas que visem a segurança dos trabalhadores. De acordo com a Constituição da República Portuguesa, todos os trabalhadores, sem distinção de idade, sexo, raça, cidadania, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, têm direito à prestação do trabalho em condições de higiene e segurança, direito à proteção da saúde e o dever de o defender e promover. Independentemente da categoria e dimensão das empresas, o fator-chave para um local de trabalho saudável é a prevenção. Uma das formas de prevenção dentro de uma empresa é a realização de avaliações de riscos periódicas, tendo como primeira etapa a identificação de perigo, visando a implementação de medidas que eliminem ou, quando a sua eliminação não é possível, corrijam os riscos a que os trabalhadores estão expostos no seu trabalho. A avaliação de riscos é um processo dinâmico que permite às organizações a implementação de uma política pró-ativa de gestão dos riscos no local de trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Henrique, Marilia Gomes. "O realismo critico-encantatorio de João das Neves." [s.n.], 2006. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/285044.

Full text
Abstract:
Orientador: Suzi Frankl Sperber
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Made available in DSpace on 2018-08-10T06:43:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Henrique_MariliaGomes_M.pdf: 721441 bytes, checksum: 8ab25c43ab785a97a3d4e249183dba1d (MD5) Previous issue date: 2006
Resumo: Esta pesquisa analisa a produção dramatúrgica de João das Neves, compreendendo, assim, os seguintes textos: O último carro (1964), O quintal (1978), Mural mulher (1979), Café da manhã (1980) e A pandorga e a lei (1983-1984), que, na sua totalidade, foram produzidos durante a ditadura militar no Brasil. O engajamento político de João das Neves possibilitou o desenvolvimento de um teatro voltado para os problemas candentes da realidade social brasileira, levando-o a formular uma obra de estrutura épica com suas especificidades próprias. Seu teatro, nesse sentido, procura esclarecer ao público certos aspectos da engrenagem social, integrar o espectador no espaço cênico e apresentar as personagens a partir de uma ótica social - e não individualizada, como é o caso do drama burguês
Abstract: This research analyses the dramaturgic production of João das Neves, encompassing the following plays: O último carro (1964), O quintal (1978), Mural mulher (1979), Café da manhã (1980) e A pandorga e a lei (1983-1984). These works were produced during the military dictatorship in Brazil. The political engagement of João das Neves made possible the development of a theatre turned to the effervescent problems of the Brazilian social reality, and leading the author to formulate an epic-structured play with its particular specificities. In this sense his dramaturgy aims to enlighten the public about some aspects of the social machinery, integrating the viewer to the scenic space. He also presents the characters from a social perspective ¿ non-individualized, as it is the case of the bourgeois drama
Mestrado
Artes
Mestre em Artes
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Simoni, Rosinalda Correa da Silva. "A Congada da Vila João Vaz em Goiânia (GO): Memória e Tradição." Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2017. http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3835.

Full text
Abstract:
Submitted by admin tede (tede@pucgoias.edu.br) on 2017-10-30T18:27:46Z No. of bitstreams: 1 ROSINALDA CORRÊA DA SILVA SIMONI.pdf: 5461832 bytes, checksum: e0a2ee6be0ad7669b54f0565e0f4a813 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-10-30T18:27:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ROSINALDA CORRÊA DA SILVA SIMONI.pdf: 5461832 bytes, checksum: e0a2ee6be0ad7669b54f0565e0f4a813 (MD5) Previous issue date: 2017-08-16
1097/5000 This research had as a general objective to identify the cultural and identity references of Congadeiros of Vila João Vaz (CVJV) through the memory and the traditions that are in the collective practice of the Congada, as well as to understand how such identity references can contribute to legitimize the culture Afro-Goiana. The Congada is already in the third generation and the dedication and faith of the Congadeiros, perceptible during the festivities, demonstrate that the party has become a cultural patrimony. The way in which they relate to each other and to this cultural manifestation has made it grow each year. This research is linked to the research line Culture and Symbolic Systems, especially in what refers to cultural studies that involve the construction of historical memory. In this perspective, the line of research adopted allows us to approach a dynamic conception of history, culture and tradition as legitimating an Afro-religious identity that is part of the cultural heritage, the Congada, preserving the festive memory of this manifestation of popular religiosity.
Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar as referências culturais e identitárias dos Congadeiros da Vila João Vaz (CVJV) por meio da memória e das tradições que se encontram na prática coletiva da Congada, como também compreender como tais referências identitárias podem contribuir para legitimar a cultura afro-goiana. A Congada já está na terceira geração e a dedicação e a fé dos Congadeiros, percepctível durante os festejos, demonstram que a festa se tornou um patrimônio cultural. A maneira com a qual eles se relacionam entre si e com essa manifestação cultural tem feito com que ela cresça a cada ano. Esta investigação vincula-se à linha de pesquisa Cultura e Sistemas Simbólicos, sobretudo no que se refere aos estudos culturais que envolvem a construção da memória histórica. Nesta perspectiva, a linha de pesquisa adotada permite abordar uma concepção dinâmica da história, da cultura e da tradição como legitimadoras de uma identidade afro-religiosa que faz parte do patrimônio cultural, a Congada, resguardando a memória festiva dessa manifestação da religiosidade popular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Vaz, João Barreto de Morais. "O pintor João Vaz-contributo para o conhecimento da sua vida e obra." Master's thesis, Instituições portuguesas -- -Universidade Lusíada, 1998. http://dited.bn.pt:80/29942.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Araújo, Magno Erasto. "Água e rocha na definição do sítio de Nossa Senhora das Neves, atual cidade João Pessoa - Paraíba." reponame:Repositório Institucional da UFBA, 2013. http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12301.

Full text
Abstract:
Submitted by Francisco Costa (xcosta@ufba.br) on 2013-07-17T16:32:21Z No. of bitstreams: 1 Arquivo único 4 - alterações a partir das contribuições do.pdf: 21081070 bytes, checksum: 64ffe5c1049ef9e976c6993cde1d40d6 (MD5)
Approved for entry into archive by Edilene Costa(ec@ufba.br) on 2013-07-25T22:00:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Arquivo único 4 - alterações a partir das contribuições do.pdf: 21081070 bytes, checksum: 64ffe5c1049ef9e976c6993cde1d40d6 (MD5)
Made available in DSpace on 2013-07-25T22:00:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Arquivo único 4 - alterações a partir das contribuições do.pdf: 21081070 bytes, checksum: 64ffe5c1049ef9e976c6993cde1d40d6 (MD5)
A historiografia paraibana aponta no sentido de que a produção inicial do espaço, ao norte da capitania de Itamaracá, deveria ter ocorrido na desembocadura do Rio Paraíba, em ambiente de morfologia plana e baixa, de constituição areno-lamosa e desprovido de água potável. Em momento posterior, provavelmente por razões de ordem ambiental, o primeiro assentamento humano se estabeleceria a montante do estuário, em área diferente daquela inicialmente estabelecida nas determinações reais. O novo sítio se caracterizava por apresentar topografia elevada, pela existência de um porto com bom calado e ao abrigo dos ventos, pela presença de rochas calcárias e pela abundância de regatos e fontes de água potável. Essas singularidades do meio físico atendiam às necessidade imediatas para implantação de um núcleo populacional na época colonial, constituindo um bom "sítio" e em área de boa "situação" geográfica. O objetivo desta pesquisa é estudar as características do meio físico desse sítio, local onde foi fundada a cidade de Nossa Senhora das Neves, atual cidade de João Pessoa - PB. Para tanto, se utilizou o método analógico-dedutivo e como metodologia de pesquisa, levantamento bibliográfico e documental, elaboração de cartas, trabalho de campo e análise comparativa das informações geológicas. O estudo contribuiu para a compreensão da fisiologia do meio natural e das características geológicas, geomorfológicas e hidrológicas do antigo sítio onde foi fundada a cidade de Nossa Senhora das Neves. O entendimento da existência de uma falha geológica perpassando os limites entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa explica as singularidades do sítio e responde pela grande quantidade de calcários aflorantes e fontes de água potável existentes nas encostas do morro. É no entorno desta elevação, com cota topográfica entre 16 e 18 metros, que se posicionam as seis principais fontes que abasteceram a cidade por cerca de 350 anos, que são: a Bica da Maria Feia, a Cacimba do Povo, a fonte dos Milagres, a fonte do Gravatá, a fonte de Tambiá e a fonte de Santo Antonio.
Salvador
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Araújo, Magno Erasto. "Água e Rocha na Definição do Sítio de Nossa Senhora das Neves, Atual Cidade João Pessoa - Paraíba." reponame:Repositório Institucional da UFBA, 2013. http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7806.

Full text
Abstract:
Submitted by Corso Pereira Gilberto (corso@ufba.br) on 2013-01-11T12:29:59Z No. of bitstreams: 1 Arquivo único 4.pdf: 21073520 bytes, checksum: 7bcf42f30fb8ef762b76342f9f2cf5a8 (MD5)
Made available in DSpace on 2013-01-11T12:29:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Arquivo único 4.pdf: 21073520 bytes, checksum: 7bcf42f30fb8ef762b76342f9f2cf5a8 (MD5)
CAPES/DINTER
A historiografia paraibana aponta no sentido de que a produção inicial do espaço, ao norte da capitania de Itamaracá, deveria ter ocorrido na desembocadura do Rio Paraíba, em ambiente de morfologia plana e baixa, de constituição areno-lamosa e desprovido de água potável. Em momento posterior, provavelmente por razões de ordem ambiental, o primeiro assentamento humano se estabeleceria a montante do estuário, em área diferente daquela inicialmente estabelecida nas determinações reais. O novo sítio se caracterizava por apresentar topografia elevada, pela existência de um porto com bom calado e ao abrigo dos ventos, pela presença de rochas calcárias e pela abundância de regatos e fontes de água potável. Essas singularidades do meio físico atendiam às necessidade imediatas para implantação de um núcleo populacional na época colonial, constituindo um bom "sítio" e em área de boa "situação" geográfica. O objetivo desta pesquisa é estudar as características do meio físico desse sítio, local onde foi fundada a cidade de Nossa Senhora das Neves, atual cidade de João Pessoa - PB. Para tanto, se utilizou o método analógico-dedutivo e como metodologia de pesquisa, levantamento bibliográfico e documental, elaboração de cartas, trabalho de campo e análise comparativa das informações geológicas. O estudo contribuiu para a compreensão da fisiologia do meio natural e das características geológicas, geomorfológicas e hidrológicas do antigo sítio onde foi fundada a cidade de Nossa Senhora das Neves. O entendimento da existência de uma falha geológica perpassando os limites entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa explica as singularidades do sítio e responde pela grande quantidade de calcários aflorantes e fontes de água potável existentes nas encostas do morro. É no entorno desta elevação, com cota topográfica entre 16 e 18 metros, que se posicionam as seis principais fontes que abasteceram a cidade por cerca de 350 anos, que são: a Bica da Maria Feia, a Cacimba do Povo, a fonte dos Milagres, a fonte do Gravatá, a fonte de Tambiá e a fonte de Santo Antonio.
Salvador
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Magno, Erasto de Araújo. "Água e rocha na definição do sítio de Nossa Senhora das Neves, atual cidade de João Pessoa - Paraíba." Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2012. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20822.

Full text
Abstract:
Submitted by Biblioteca de Arquitetura (bibarq@ufba.br) on 2016-10-10T19:55:14Z No. of bitstreams: 1 Magno Araujo.pdf: 21073520 bytes, checksum: 7bcf42f30fb8ef762b76342f9f2cf5a8 (MD5)
Rejected by Edilene Costa (ec@ufba.br), reason: on 2016-10-10T21:14:35Z (GMT)
Submitted by Biblioteca de Arquitetura (bibarq@ufba.br) on 2016-10-10T21:20:58Z No. of bitstreams: 1 Magno Araujo.pdf: 21073520 bytes, checksum: 7bcf42f30fb8ef762b76342f9f2cf5a8 (MD5)
Approved for entry into archive by Edilene Costa (ec@ufba.br) on 2016-10-11T19:08:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Magno Araujo.pdf: 21073520 bytes, checksum: 7bcf42f30fb8ef762b76342f9f2cf5a8 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-10-11T19:08:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Magno Araujo.pdf: 21073520 bytes, checksum: 7bcf42f30fb8ef762b76342f9f2cf5a8 (MD5)
A historiografia paraibana aponta no sentido de que a produção inicial do espaço, ao norte da capitania de Itamaracá, deveria ter ocorrido na desembocadura do Rio Paraíba, em ambiente de morfologia plana e baixa, de constituição areno-lamosa e desprovido de água potável. Em momento posterior, provavelmente por razões de ordem ambiental, o primeiro assentamento humano se estabeleceria a montante do estuário, em área diferente daquela inicialmente estabelecida nas determinações reais. O novo sítio se caracterizava por apresentar topografia elevada, pela existência de um porto com bom calado e ao abrigo dos ventos, pela presença de rochas calcárias e pela abundância de regatos e fontes de água potável. Essas singularidades do meio físico atendiam às necessidade imediatas para implantação de um núcleo populacional na época colonial, constituindo um bom "sítio" e em área de boa "situação" geográfica. O objetivo desta pesquisa é estudar as características do meio físico desse sítio, local onde foi fundada a cidade de Nossa Senhora das Neves, atual cidade de João Pessoa - PB. Para tanto, se utilizou o método analógico-dedutivo e como metodologia de pesquisa, levantamento bibliográfico e documental, elaboração de cartas, trabalho de campo e análise comparativa das informações geológicas. O estudo contribuiu para a compreensão da fisiologia do meio natural e das características geológicas, geomorfológicas e hidrológicas do antigo sítio onde foi fundada a cidade de Nossa Senhora das Neves. O entendimento da existência de uma falha geológica perpassando os limites entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa explica as singularidades do sítio e responde pela grande quantidade de calcários aflorantes e fontes de água potável existentes nas encostas do morro. É no entorno desta elevação, com cota topográfica entre 16 e 18 metros, que se posicionam as seis principais fontes que abasteceram a cidade por cerca de 350 anos, que são: a Bica da Maria Feia, a Cacimba do Povo, a fonte dos Milagres, a fonte do Gravatá, a fonte de Tambiá e a fonte de Santo Antonio
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Neves, Heliz Regina Alves das. "Sistema especialista para determinar elegibilidade e prioridade em transplante de medula óssea / Heliz Regina Alves das Neves ; orientador, João da Silva Dias." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_PR, 2001. http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2985.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2001
Inclui bibliografias
O transplante de medula óssea (TMO) é a terapêutica indicada para muitas doenças malignas hematológicas, genéticas e imunológicas [BEUTLER, 1983 e RAPPEPORT, 1991]. O gerenciamento das informações dos pacientes que estão na fila do transplante é complexo
Bone Marrow Transplantation (BMT) is a complex therapeutic procedure that offers potential cure for many haematological and non-haematological diseases, including various kinds of cancer genetic abnormalities and immunologic disease [BEUTLER, 1983 e RAPPE
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rosa, Ilhana de Lima Rodrigues da. "UMA HISTÓRIA, DOIS OLHARES: narrativas de alunas/professoras do Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura - Cachoeira do Sul/RS (1929 -1990)." Universidade Federal de Santa Maria, 2008. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6828.

Full text
Abstract:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
This search aims, mainly, to comprehend the pathway of the teachers formation in the Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura (IEEJNF), de Cachoeira do Sul/RS through the memories of students and teachers beginning in the 1929 until 1990. The IEEJNF is much known in the countryside, because it has been responsible for the teachers formation on high school level for seventy years. In the search of other ways to comprehend the pathway of the teachers formation in this institution, it was basically to listen to twelve witnesses. All these witnesses were students and after they taught in this school, but in different times. Using a script with four main themes, the narratives revealed peculiar information about the teaching act, and among them, motivation towards the profession choice, formation recalling, motivation to teach at that school, and the acting as teacher in that course. Beyond the narratives, were collected other data form the institution s files, from the Museu Municipal (museum) and from the Arquivo Histórico Municipal, such as: newspapers, documents and reports. Sources iconographical, such as photographies, school uniforms and objects from the time that belong to the witnesses were used as a link between the written documents and the narratives. Not only the person s life were consider but the fact that this person gives cultural elements to the Education s History be better comprehended, in this way it allows to know more about the Education s History in the Rio Grande do Sul BR.
Esta pesquisa tem como objetivo principal compreender a trajetória de formação docente no Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura, de Cachoeira do Sul/RS, através das memórias de alunas/professoras, entre os anos de 1929 a 1990. O IEEJNF Escola Normal pública de Cachoeira do Sul - tem grande representatividade no cenário educacional do interior do Estado do Rio Grande do Sul, pois se responsabiliza pela formação docente em nível médio há mais de 70 anos. Na busca de outros olhares sobre a trajetória de formação docente desta instituição foram imprescindíveis as narrativas das doze colaboradoras. Todas foram alunas no Curso Normal e posteriormente professoras neste mesmo curso e escola, porém em diferentes épocas. A partir de um roteiro com quatro eixos temáticos, as narrativas revelaram informações peculiares da formação e prática docente, entre eles: motivações quanto à escolha da profissão; lembranças da formação; motivações para voltar a Escola João Neves da Fontoura e, prática de professora no curso Normal da Escola João Neves da Fontoura. Além das narrativas, outros dados coletados partiram dos arquivos da Escola, do Museu Municipal e do Arquivo Histórico Municipal, como: jornais do período, documentos e relatórios. Fontes iconográficas, como fotografias, uniformes e objetos da época pertencentes as colaboradoras, serviram de elo entre a documentação escrita e as narrativas, tornando a visualização rica em detalhes. São vestígios que remontam fatos e cenas como num mosaico, pois, além de recuperar as experiências dos indivíduos em várias épocas históricas, recolhem-se também crenças, mitos e tradições. Assim, não apenas a vida da pessoa é considerada, mas também o fato de ela fornecer elementos culturais para que a História da Educação seja mais bem compreendida, preenchendo, desta forma, lacunas da historiografia da educação no Rio Grande do Sul Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Vaz, Márlon de Oliveira. "Geração de malhas de elementos finitos triangulares em domínios planos usando o método do avanço da fronteira / Márlon de Oliveira Vaz ; orientador, João Elias Abdalla Filho." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_PR, 2003. http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=315.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2003
Inclui bibliografia
Este trabalho tem como objetivo a construção de uma ferramenta para geração de malhas de elementos finitos em domínios poligonais planos utilizando elementos triangulares. O método adotado para a geração de malhas é o Método do Avanço da Fronteira por ser
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "João Vaz das Neves"

1

Paula, Caetano Maria, and Aguas Neves, eds. A carta de Pêro Vaz de Caminha a El-Rei D. Manuel sobre o achamento do Brasil ; estudo introdutório e notas de Maria Paula Caetano e Neves Águas. Mem Martins: Europa-América, 1987.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "João Vaz das Neves"

1

"12 Rutter of Patani, by Dom João Ribeiro Gaio, António Dias, Henrique Mendes, Francisco das Neves and João Serrano." In The Boxer Codex, 485–91. BRILL, 2016. http://dx.doi.org/10.1163/9789004301542_036.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Paranhos, Kátia Rodrigues. "JOÃO DAS NEVES E O GRUPO OPINIÃO: CENAS, POLÍTICA E TEATRO NO BRASIL PÓS-1964." In História do Brasil: uma compreensão antropológica, social, filosófica e política, 162–81. Editora Científica Digital, 2021. http://dx.doi.org/10.37885/210203057.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

"Of the reply which the great Afonso Dalboquerque gave to the Moors; and how he sent Pero Vaz Dorta, factor, and João Estão, and Gaspar Bodrigues, interpreter, to land; and of what passed with the king and his governors." In The Commentaries of the great Afonso Dalboquerque, second Viceroy of India, 124–27. Hakluyt Society, 2017. http://dx.doi.org/10.4324/9781315614861-34.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "João Vaz das Neves"

1

Lima, Guilherme Cunha, and Cláudio Gil. "The letters of the discovering of Brazil a graphic analysis about the legacy of Pero Vaz de Caminha and Master João Faras." In 6th Information Design International Conference. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2014. http://dx.doi.org/10.5151/designpro-cidi-126.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography