Academic literature on the topic 'Jornalismo - Democracia'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Jornalismo - Democracia.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Jornalismo - Democracia"

1

Pavlik, John V. "A tecnologia digital e o jornalismo: as implicações para a Democracia." Brazilian Journalism Research 7, no. 2 (December 9, 2011): 94–118. http://dx.doi.org/10.25200/bjr.v7n2.2011.340.

Full text
Abstract:
A tecnologia trouxe mudanças radicais para o jornalismo e as instituições sociais que ele serve. O jornalismo desempenhou historicamente um papel central nos EUA e em outras democracias, servindo como fonte principal das notícias e informações para os cidadãos sobre assuntos de importância pública. Este trabalho examina as implicações destas mudanças para a democracia e questiona se uma forma mais interativa do jornalismo produzirá eleitores mais participantes e mais bem informados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Melo, José Marques de. "Jornalismo Político: Democracia, Cidadania, Anomia." Revista FAMECOS 15, no. 35 (September 13, 2008): 90. http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2008.35.4097.

Full text
Abstract:
Ancorado na metáfora de que jornalismo e democracia são irmãos siameses, o autor argumenta que o jornalismo tem natureza essencialmente política. Não obstante, a cobertura dos assuntos referentes à gestão do Estado converteu-se em categoria jornalístca, configurando uma editoria específica, em espaços e circunstâncias determinados. Seu foco de análise nesta comunicação é o jornalismo político brasileiro, cujo perfil foi esboçado a partir da literatura existente e cujos impasses são debatidos no marco da democracia representativa vigente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lima, Marcus Antônio Assis, and Jorge Cardoso Filho. "Jornalismo, Democracia e Educação: algumas reflexões sobre o Jornalismo Cívico." Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação 35, no. 2 (December 2012): 39–60. http://dx.doi.org/10.1590/s1809-58442012000200003.

Full text
Abstract:
O artigo discute aspectos do movimento conhecido como Jornalismo Cívico a partir das transformações históricas pelas quais passa a prática jornalística. Enfatiza as relações estabelecidas entre as práticas jornalísticas e a democracia, de modo a demonstrar os papeis assumidos pelo Jornalismo em sociedades democráticas, e as articula metodologicamente às proposições de John Dewey sobre educação e vida pública, de modo que os jornalistas não apenas escrevam sobre práticas democráticas, mas pratiquem em seu ambiente de trabalho e eduquem seus leitores para a cidadania. Como conclusão, apresenta duas propostas para investigações posteriores em Jornalismo Cívico: adoção de novos definidores primários e desenvolvimento de enquadramentos em consonância com a agenda dos públicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Camponez, Carlos, and Rogério Christofoletti. "Mais qualidade, mais jornalismo!" Estudos em Jornalismo e Mídia 17, no. 1 (June 18, 2020): 07–08. http://dx.doi.org/10.5007/1984-6924.2020v17n1p07.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Mesquita, Mário. "Albert Camus ou a experiência do jornalismo crítico." Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público, no. 1 (October 18, 2015): 127–32. http://dx.doi.org/10.14195/2183-6019_1_8.

Full text
Abstract:
Mário Mesquita fala-nos neste texto de um jornalismo utópico: um jornalismo crítico, liberto dos interesses da política e do dinheiro, inserido no campo da cultura, capaz de se pôr em causa e profundamente empenhado com a democracia. Um jornalismo que Albert Camus assumiu sem ilusões, mas que acabou por consi derar uma das mais belas profissões do mundo. Escritor, antes mesmo de ser o jornalista que não enjeitou iniciar-se pelas tarefas básicas de estagiário na redação do Combat, e inteletual: Camus nunca foi um homem de conformismos nem na literatura, nem no pensamento, nem no jornalismo, facto que lhe valeu o isolamento na intelectualidade francesa. Muito para além do opinionmaker dos nossos dias, ele foi o intelectual com a coragem moral da opinião diferente e livre. Palavras de Mário Mesquita a propósito do centenário do nascimento de Albert Camus e dos 20 anos da Licenciatura em Jornalismo da Universidade de Coimbra.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Camponez, Carlos. "Novas responsabilidades do jornalismo face à liquidificação da profissão: fundamentos normativos, valores, formação." Media & Jornalismo 18, no. 32 (May 18, 2018): 19–30. http://dx.doi.org/10.14195/2183-5462_32_2.

Full text
Abstract:
O impacte das tecnologias no ecossistema mediático alterou alguns axiomas sobre o papel do jornalismo nas democracias contemporâneas e está a promover a diluição e a banalização da profissão. Essas alterações colocam o jornalismo perante a responsabilidade ética de se refundar, reforçando os seus laços com a democracia num mundo crescentemente global, definindo o núcleo de saberes mínimos e dos percursos formativos exigíveis e adotando modelos organizativos e de representação profissional consonantes com as suas novas responsabilidades sociais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Bertasso, Daiane, and Terezinha Silva. "Qualidade no jornalismo, democracia e ética (II)." Estudos em Jornalismo e Mídia 17, no. 1 (June 18, 2020): 05–06. http://dx.doi.org/10.5007/1984-6924.2020v17n1p05.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ferreira, Gil Baptista. "Pode a participação da comunidade ser gerada pela agenda da imprensa local? Práticas deliberativas na imprensa regional portuguesa." Brazilian Journalism Research 9, no. 2 (December 20, 2013): 192–209. http://dx.doi.org/10.25200/bjr.v9n2.2013.598.

Full text
Abstract:
Que perceção têm os jornalistas sobre o papel dos cidadãos na vida democrática? Qual é o papel que os jornalistas atribuem ao público na construção da agenda informativa? O principal objetivo deste estudo é investigar a relação entre a imprensa local, os cidadãos e as práticas cívicas. Toma como ponto de partida uma abordagem teórica dupla - a teoria da democracia deliberativa e o movimento do jornalismo público - para avaliar o alcance de uma conceção de “jornalismo deliberativo”. No âmbito do projecto “Agenda dos Cidadãos: jornalismo e participação política nos media portugueses”, um conjunto de questionários foi aplicado a 45 jornalistas dos principais jornais regionaisem Portugal. Como enfoque na importância da agenda do cidadão para o processo de decisão dos jornalistas, os resultados mostram que, embora os jornalistas apreciem os princípios subjacentes aos movimentos do jornalismo público e da democracia deliberativa (o que sugere que uma consciência deliberativo estará a emergir), também expressam a persistência de uma abordagem própria do jornalismo convencional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Spacil Raddatz, Vera Lucia, and Lara Nasi. "Jornalismo como campo mediador dos direitos humanos." Comunicação & Sociedade 39, no. 2 (August 25, 2017): 79. http://dx.doi.org/10.15603/2175-7755/cs.v39n2p79-102.

Full text
Abstract:
O campo midiático exerce um lugar estratégico na configuração das sociedades contemporâneas, contribuindo para a reflexão sobre o exercício da cidadania e da democracia. Este texto discute como as narrativas jornalísticas operam na construção de uma visão sobre os direitos humanos. Analisa reportagens publicadas pela Folha de São Paulo e Jornal do Brasil on-line no período de agosto de 2014 a março de 2015, a partir das palavras-chave: direitos humanos, democracia, liberdade de expressão, cidadania e direito à informação. Apoiando-se no pensamento de Motta, Resende, Tuchman, Maldonado, Gentilli e Bobbio, apresenta as narrativas jornalísticas como o lugar onde ocorrem as mediações sociais, partindo da compreensão de que o jornalismo é um dos elementos para a constituição da realidade como fenômeno social compartilhado. O direito à informação e à comunicação atua como direito meio para o acesso aos demais direitos do cidadão. Dessa forma o jornalismo pode se concretizar como o campo mediador de outros campos em uma democracia do poder visível em que muitas das discussões contemporâneas contemplam a preocupação com a necessidade de promover a cultura dos direitos humanos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Schwartz, Clarissa, and Eugenia Mariano da Rocha Barichello. "“Democracia” em 15 segundos? Estratégias de legitimação do jornalismo contemporâneo." Estudos em Jornalismo e Mídia 17, no. 1 (June 18, 2020): 09–19. http://dx.doi.org/10.5007/1984-6924.2020v17n1p09.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo refletir sobre o jornalismo contemporâneo e suas estratégias de legitimação. Buscamos compreender – a partir do contexto teórico da midiatização da sociedade (HJARVARD, 2012) - como são desenvolvidas iniciativas que visam incrementar a participação dos cidadãos nas produções jornalísticas e estimular o exercício da democracia. Como objeto empírico, destacamos o projeto O Brasil que eu quero desenvolvido pela Rede Globo de Televisão em 2018 por conta das eleições presidenciais. Entre os resultados, apontamos que – apesar da proposta ter sido apresentada com a finalidade de dar visibilidade às reivindicações do povo brasileiro - a voz que mais ecoou foi a da organização televisiva que transpôs o modo de produção de notícias centralizado do jornalismo tradicional para o jornalismo em midiatização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Jornalismo - Democracia"

1

Mattoso, Diego. "A prática cotidiana como limite às possibilidades teóricas do jornalismo: um estudo sobre a relação entre jornalismo e política nas eleições de 2008 na capital paulista." Universidade de São Paulo, 2010. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-17022011-121911/.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa aborda a relação entre o jornalismo e a política, a partir de uma análise sobre a cobertura jornalística da disputa eleitoral na capital paulista em 2008. O estudo baseiase nos textos publicados nos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo entre 21 de agosto e 26 de outubro daquele ano. Avaliamos se a atividade jornalística contribuiu para o esclarecimento de seus leitores, em prol de sua participação ativa no jogo político e a configuração do voto consciente. O aporte teórico está centrado nas concepções a respeito da cotidianidade enquanto esfera de produção social propensa à alienação (LUKACS, 1970; HELLER, 1992), do potencial do jornalismo para a superação das barreiras impostas pela cotidianidade, do tipo de conhecimento que o jornalismo é capaz de gerar (MEDITSCH, 1997; GENRO FILHO, 1987; MORETZSOHN, 2007) e das características que definem os campos da política e da comunicação, tomados como autônomos, porém interdependentes. Ancorados em metodologia própria, desenvolvida a partir de técnicas de análise de conteúdo, partimos de três evidências básicas para avaliarmos o trabalho jornalístico desenvolvido no período selecionado: a disparidade no número de textos que tratam de temas de campanha e temas de gestão pública, o foco lançado também sobre atores outros que não os diretamente envolvidos com a disputa em questão ou a administração da cidade e a exclusão do Plano Diretor Estratégico municipal da pauta dos jornais. O levantamento quantitativo destes três fatores apontou para uma cobertura que pecou pelo apego à singularidade dos fatos e pela mitificação da política (BARTHES, 1975). A análise do corpus nos permitiu concluir que os jornais analisados não cumpriram seu papel enquanto instituições sociais envolvidas com o jogo democrático e contribuíram, antes, para o reforço das bases já constituídas do cotidiano da política, que apresentam desvios em relação ao ideal da democracia representativa.
This work approaches the relation between journalism and politics from the analysis of the journalistic covering of the 2008 elections run in São Paulo City. The study is based on the articles published by Folha de São Paulo and O Estado de São Paulo between August 21 and October 26 of the same year. We have evaluated whether the journalistic work was effective as to clarify their readers aiming their active participation in the political scenario and the building of the conscientious vote. The theoretical support is centered in the conceptions of daily living as being a social production environment which tends to alienation (LUKACS, 1970; HELLER, 1992), of the potential of journalism to overcome the barriers imposed by the daily living, of the kind of knowledgement that journalism is able to bring up (MEDITSCH, 1997; GENRO FILHO, 1987; MORETZSOHN, 2007) and of the characteristics that define the fields of politics and communication, supposedly autonomous but actually interdependent. Anchored in our own methodology developed from analysis techniques of contents, we set out from three basic evidences in order to evaluate the journalistic work developed in the selected period: the disparity regarding the number of texts which deal with campaign issues and public management issues, extreme attention to those who were not directly running for the elections or in the city administration and the exclusion of the municipal Plano Diretor Estratégico (city master plan) from the newspapers guidelines. The quantitative survey of these three factors pointed to a kind of coverage that failed due to the superficiality of the facts and to the politics turned into myth (BARTHES, 1975). The analysis of the corpus allowed us to conclude that the analyzed newspapers did not accomplish their roles as to being social institutions involved in the democratic scenario but far from that they contributed to the reinforcement of the established bases of an ordinary politics which shows deviations when compared to the ideal of the representative democracy.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Nhanale, Ernesto Constantino. "O jornalismo e a democracia em Moçambique: A cobertura dos casos de corrupção nos jornais Domingo e Savana." Doctoral thesis, Universitat Autònoma de Barcelona, 2017. http://hdl.handle.net/10803/456269.

Full text
Abstract:
Esta tese discute sobre o sentido que se atribui ao papel dos media, em Moçambique, no contexto da democracia multipartidária caracterizada por um partido dominante, a Frelimo. O argumento central que se traça é de que as características de uma democracia de partido dominante fazem com que o sistema dos media seja caracterizado pela existência de meios que permanecem sob seu controlo, muitos dos quais criados no contexto monopartidário (1977 – 1990), funcionando como espaço de protecção dos seus interesses; por outro lado, a existência de meios que se servem do espaço democrático, que se estabelece desde a constituição de 1990/1992, como oportunidades para a oferta de conteúdos diferenciados dos media sob controlo do partido dominante, orienta-se à crítica da sua governação. A pesquisa realizada é baseada na análise do agendamento dos casos de corrupção nos jornais Domingo e Savana, entre 2008 a 2015. Embora a corrupção seja objecto de cobertura do jornal Domingo, as relações entre as estruturas de liderança editorial com as altas figuras do partido no poder, a dependência pelas fontes de informação oficial e os enquadramentos temáticos e uma cobertura orientada para casos de pequena corrupção, reduzem os espaços de exposição negativa dos actores envolvidos. Esta abordagem do jornal Domingo restringe a concepção de um jornalismo de contra poder, sobretudo por orientar a sua abordagem para uma perspectiva mais informativa sobre os eventos e acções das instituições que lidam com a corrupção. Por seu turno, o jornal Savana, orientado por uma visão do jornalismo crítico, a cobertura da corrupção torna-se um valor relevante que define a sua acção na perspectiva de contra poder que, além da dependência pelas fontes oficiais, abre espaço para a inclusão de outros actores que expõem a corrupção como a face negativa da governação em Moçambique. Os níveis de agendamento e os enquadramentos oferecidos em cada jornal sobre a corrupção fazem concluir que existe uma orientação, no jornal Domingo, de interpretação da responsabilidade social fundada num papel informativo e de dissimulação da corrupção, quando ligada aos actores do partido Frelimo, o que se explica e define-se pela sua maior proximidade e controlo. Por seu turno, o jornal Savana, que revela uma abordagem que fundamenta um papel mais crítico e de contra poder na reportagem sobre a governação, mostra uma certa autonomia da sua agenda sobre a corrupção. As conclusões realçam o facto de haver ainda limitações na cobertura sobre a corrupção geradas pelo próprio contexto político, caracterizado pelos elevados níveis de secretismo e baixa cultura de transparência, barrando o acesso à informação sobre a corrupção acessível aos media; para além da forte influência e dependência dos jornais nas fontes oficias, assim como a existência de recursos limitados para a prática de um jornalismo investigativo que possa impulsionar uma maior exposição dos casos de corrupção.
This thesis discusses the role of the media, in Mozambique, in the context of multiparty democracy characterized by a ruling party, Frelimo. The central argument made is that the characteristics of a democracy with a ruling party ensure that the media system is characterized by the existence of media under that party’s control, many of which were set up during the one party state (1977 – 1990), and operate as a space that protects its interests: on the other hand, there are media which make use of the democratic space, established since the 1990 Constitution, as opportunities to offer contents that are different from those of the media that are under the party’s control, as well as a critical perspective on its governance. The research undertaken is based on an analysis of how cases of corruption were dealt with in the newspapers Domingo and Savana, from 2008 to 2015. Although corruption is covered in Domingo, the relations between the editorial leadership with high-ranking figures in the ruling party, the dependence on official sources of information, the thematic framing, and a coverage oriented towards cases of petty corruption, reduce the spaces for negative exposure of the people involved. This approach of Domingo reduces the conception of a journalism oriented towards counter-power, particularly because that approach is more guided towards information about the events and actions of the institutions which deal with corruption. For its part, in the weekly paper Savana, guided by a vision of critical journalism, the coverage of corruption becomes a relevant value which defines its action from the perspective of counter power which, apart from dependence on official sources, opens space for the inclusion of other stakeholders who expose corruption as the negative face of governance in Mozambique. The places occupied on the agenda, and the framing offered by each paper about corruption leads us to conclude that there is a guideline in Domingo on interpreting its social responsibility based on disguising corruption, when it is linked to figures in the Frelimo Party, which is explained and defined by Frelimo’s greater closeness and control. For its part, Savana shows an approach resting on a more critical role, and a role of counter power in reporting on governance, thus displaying a certain autonomy in its agenda on corruption. The conclusions stress that there are still constraints on covering corruption generated by the political context itself, which is characterized high levels of secrecy, a poor culture of transparency, barring the media from access to information about corruption. Furthermore, official sources have a strong influence on newspapers, which are also dependent on those sources. There are also limited resources for the practice of an investigative journalism which might drive a greater exposure of cases of corruption.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Tokarski, Flavia Milena Biroli. "Com a corrente : modernidade, democracia e seus sentidos no jornalismo brasileiro dos anos 1950." [s.n.], 2003. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/279846.

Full text
Abstract:
Orientador: Italo Arnaldo Tronca
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Made available in DSpace on 2018-08-03T14:57:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tokarski_FlaviaMilenaBiroli_D.pdf: 16297676 bytes, checksum: f8031bacdb2343a6e5cc76c1d428b0d2 (MD5) Previous issue date: 2003
Resumo: Este trabalho tem como objetivo central discutir aspectos do jornalismo no Brasil dos anos 1950. Para tanto, divide-se em duas partes. A primeira se concentra na explicitação e análise dos sentidos atribuídos às transformações pelas quais passou a atividade jornalística no período, seja pelas narrativas históricas e sociológicas produzidas desde os anos 50, seja por textos escritos por jornalistas em atividade entre os anos 40 e 60. Nesta parte do trabalho, a noção de modernidade e uma percepção da história que toma como eixo o progresso técnico são pontos centrais às discussões sobre a "aceleração do tempo" de produção da notícia, a profissionalização e a definição de fronteiras entre o que se supôs novo e o que se supôs velho no jornalismo. Esses pontos estiveram, por sua vez, vinculados ao ideário da isenção e ao lugar-comum de que o jornalismo se tomava, então, mais técnico e informativo, e menos ideológico. A segunda parte do trabalho se volta para outra noção que participou da composição de identidades para a atividade jornalística no período, a de democracia, definida no interior dos limites do liberalismo. Para a discussão das interpretações e projeções de jornais e jornalistas sobre o papel da imprensa na política democrática, privilegiamos a análise do material publicado por dois jornais, Correio da Manhã e O Estado de S. Paulo, especialmente durante a crise de 1955, em tomo da eleição e posse de Juscelino Kubitschek e João Goulart, e durante os debates relativos ao projeto de lei de imprensa apresentado ao Congresso pelo governo Kubitschek em outubro de 1956. Articulando as análises que compõem as duas partes, apontamos para a impossibilidade de considerar técnica e ideologia, profissionalização e disciplina, democracia e autoritarismo como termos contraditórios, de acordo com os sentidos que assumiram no período
Abstract: This work aims to discuss aspects of brazilian journalism in the years 1950. It has been divided in two parts. One of them focus on showing and analysing some of the meanings added to the changes within journalistic activity, as they were proposed by historical and sociological studies and by many texts which were written by journalists at the period. In this part of the work, the notion of modernity and a perception of history that centers on technical progress are the main points to discussions on the "speeding" in the process of producing the news, on profissionalization and on the limits defined between the "new" and the "old" in journalism. These points were also tied to the idea of neutrality and to the common-place that journalism was becoming, then, more technical and factual, and less ideological. The second part focus on another notion that has been part of the constitution of identities in journalism at that moment: democracy, defined within the limits of liberalism. For discussing the interpretations and projections formulated by journalists and newspapers about the role of press in democratic politics, we analysed what was published in the papers Correio da Manhã and O Estado de S. Paulo, specially during the 1955 crisis, that referred to the election of Juscelino Kubitschek e João Goulart, and during the debates over a new law project regulating press, presented to the Congress by the Government in october 1956. Withing the analysis that make both parts, this work indicates the impossibility of considering technics and ideology, profissionalization and control, democracy and authoritarianism as contradictory terms, according to the meanings that they assumed in that period
Doutorado
Doutor em História
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Linhares, Walléria Barros Marques. "O sigilo da fonte de informação : um direito fundamental a prática do jornalismo." Universidade de Fortaleza, 2010. http://dspace.unifor.br/handle/tede/84109.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2019-03-29T23:25:07Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2010-04-26
This dissertation focuses on the analysis of the right to confidentiality of the information source provided as a fundamental right in the Constitution of 1988. The objective is to identify whether it is a possible relativization of that constitutional guarantee. For the answer, first identify the legal nature and its importance within the legal system. Note the importance of the right to confidentiality of the information source to the principles of freedom and equality as it appears that the said device is an offshoot of the right to freedom of expression and information. Secondly, the work demonstrates the value of information and confidentiality. The research exposes the kinds of sources and explains how the right to keep sources confidential is also a source of law. Finally, the research discusses aspects of the legislative developments of the standard features and considerations about the current situation of press freedom in the world with examples of actual cases. The work ends with a study on the technique of balancing rights for the resolution of conflicts between fundamental rights among which is the guarantee to maintain the confidentiality of the information source. It was concluded that it is possible to relativize the right to confidentiality of the information source, however this does not occur in practice, because it has great value to the democratic state. Keywords: Democracy. Freedom of expression and information. Press. Confidentiality of the source. Fundamental rights.
A presente dissertação tem como foco a análise do direito ao sigilo da fonte de informação previsto como um direito fundamental na Constituição Federal de 1988. O objetivo do trabalho é identificar se é possível a relativização da citada garantia constitucional. Para obter a resposta, primeiramente identificou-se sua natureza jurídica e a sua importância dentro do Ordenamento Jurídico Brasileiro. Constatouse a importância do direito ao sigilo da fonte de informação à luz dos princípios da liberdade e da igualdade e verificou-se que o citado dispositivo é um desdobramento do direito à liberdade de expressão e de informação. Em um segundo momento, o trabalho demonstrou o valor da informação e da sua confidencialidade. Expuseramse quais são os tipos de fontes e explicou-se como o direito de manter a fonte em sigilo é também um direito da fonte informante. Por fim, a pesquisa estudou aspectos da evolução legislativa da norma em questão e trouxe considerações sobre o panorama atual da liberdade de imprensa no âmbito mundial com ilustrações de casos concretos. O trabalho termina com o estudo sobre a aplicação da técnica da ponderação de direitos para a solução de conflitos entre os direitos fundamentais, dentre os quais se encontra a garantia à manutenção do sigilo da fonte de informação. Ao final, concluiu-se que é possível a relativização do direito ao sigilo da fonte de informação, porém, na prática, não ocorre porque o referido direito possui grande valor para o Estado Democrático de Direito. Palavras-chave: Democracia. Liberdade de expressão e de informação. Imprensa. Sigilo da fonte. Direitos fundamentais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

CARDOSO, Laís Cristine Ferreira. "Do "Fora Dilma" ao "Não vai ter golpe": análise da cobertura do Jornal do Commercio sobre as manifestações pró e contra o impeachment de Dilma Rousseff em 2016." Universidade Federal de Pernambuco, 2017. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27537.

Full text
Abstract:
Submitted by Fernanda Rodrigues de Lima (fernanda.rlima@ufpe.br) on 2018-09-26T21:38:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) DISSERTAÇÃO Laís Cristine Ferreira Cardoso.pdf: 2263112 bytes, checksum: 23c3a53d039f2027b2bbbb5a28092f80 (MD5)
Approved for entry into archive by Alice Araujo (alice.caraujo@ufpe.br) on 2018-11-19T20:12:22Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) DISSERTAÇÃO Laís Cristine Ferreira Cardoso.pdf: 2263112 bytes, checksum: 23c3a53d039f2027b2bbbb5a28092f80 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-11-19T20:12:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) DISSERTAÇÃO Laís Cristine Ferreira Cardoso.pdf: 2263112 bytes, checksum: 23c3a53d039f2027b2bbbb5a28092f80 (MD5) Previous issue date: 2017-05-30
A presente dissertação analisa a cobertura do Jornal do Commercio sobre as manifestações populares relacionadas o impeachment de Dilma Rousseff realizadas em 2016. Tais protestos levaram milhares de pessoas às ruas do país e foram pautas constantes na mídia nacional e internacional. Especificamente, verificou o posicionamento do jornal acerca das manifestações, avaliando como as disputas políticas foram enquadradas, conferindo a eventualidade da hipótese de criminalização dos protestos ou juízos de valor sobre os mesmos e, por fim, procurando constatar se a cobertura jornalística contribuiu para intensificar a divisão entre manifestantes favoráveis e contrários ao impeachment. Para tal, foi desenvolvida uma perspectiva metodológica qualiquantitativa a partir da combinação dos métodos de Análise de Conteúdo e Análise do Discurso e levantamento bibliográfico sobre política e democracia, relação entre jornalismo e política, questões sobre discurso e poder, construção social da realidade, mídia e movimentos sociais, entre outros. Foram utilizados diversos autores como Habermas (1983; 1984; 1997; 2002), Hannan Arendt (2004), Norberto Bobbio (1997; 1998; 2000), Noam Chomsky (2013), Beger & Luckmann (1974; 2010), Van Dijk (1992; 2008), Michel Foucault (2014), Pierre Bourdieu (1989. 1990), Antônio Rubim (2016), John B. Thompson (2002), Venício Lima (2003; 2006; 2010; 2013; 2014), entre outros. Percebeu-se que a cobertura do jornal enquadrou os protestos pró impeachment como expressões legítimas do desejo da sociedade, enquanto que as manifestações contra a saída da presidente foram apresentadas como protestos de uma parcela da população movida por interesses político-partidário por estar vinculada ao PT. Assim, ficou evidente a seguinte classificação dos manifestantes: os favoráveis ao impeachment foram apresentados como cidadãos brasileiros imbuídos da missão de representação de toda a população; e os contrários foram caracterizados como militantes do PT. Tais mecanismos denotam juízo de valor por parte do periódico no que concerne às manifestações contrárias ao impeachment de Dilma, que foram dissimulados para aparentar isenção na representação noticiosa.
This master's thesis analyzes the coverage of Jornal do Commercio about the protests calling for and aganist Dilma Rousseff’s impeachment, in 2016. Such protests led thousands of people to the streets of the country and were recurring subjects in the national and international media. More specifically, this thesis verified the newspaper's position on the protests, evaluating how the political disputes were framed, testing the hypothesis of criminalization of the protests or value judgments about them, and, finally, trying to verify if the journalistic coverage contributed to intensify the division between supporters and protesters calling for Dilma Rousseff’s removal. For this purpose, a methodological perspective was developed based on the combination of the Content Analysis techniques and Discourse Analysis besides bibliographic survey on politics and democrac;, relations between journalism and politics; questions about discourse and power, social construction, media and social movements, among other subjects. Several authors were used in the research, such as Habermas (1983, 1984, 1997); Norbert Bobbio (1997, 1998, 2000); Noam Chomsky (2013); Beger & Luckmann (1974, 2010); Van Dijk (2008); Michel Foucault (2014); Pierre Bourdieu (1989, 1990); Antônio Rubim (2016); John B. Thompson (2002) and Venício Lima (2003, 2006, 2010, 2013, 2014). It was possible to perceive that the newspaper's coverage frames the pro-impeachment protests as legitimate expressions of the society's desire, whereas the manifestations against the president's removal were presented as protests of a portion of the population moved by partisan influence because it was linked to PT (The Workers' Party). To sum up, the following classification of the protesters was evident: those who favored impeachment were composed as Brazilian citizens imbued with the representation mission of the entire population and, on the other hand, the Dilma’s supporters were characterized as PT militants. Such mechanisms denote the newspaper's value judgment in relation to the manifestations contrary to Dilma's impeachment, which were concealed to appear journalistic impartiality.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lattanzi, José Renato. "Dragões de papel: o jornalismo impresso ante os caminhos para o golpe civil-militar (1955/1964)." Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2013. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6578.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa avalia a imprensa brasileira da década anterior ao golpe civil-militar (1955/64) que encerrou a experiência democrática. O objetivo é verificar como o jornalismo de vertente liberal reagiu às transformações políticas e sociais do período, buscando identificar a possível influência deste setor sobre a opinião pública. Tratando especificamente do jornalismo impresso, a análise buscará entender como as empresas jornalísticas atuaram politicamente em favor de interesses econômicos e ideológicos.
This research evaluates the Brazilian press of the previous decade to civil-military coup (1955/64) which closed the democratic experience. The objective is to check how the journalism aspect of liberal reacted to the political and social changes of the period, seeking to identify the possible influence of this sector on public opinion. Addressing specifically the print journalism, analysis searches for understanding how the journalistic companies acted politically in favor of economic and ideological interests.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Rodrigues, Malena Rehbein. "O papel da imprensa na qualidade democrática : uma análise de possibilidades nos principais jornais nacionais." Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2011. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4677.

Full text
Abstract:
Esta tese avalia como se dá a atuação da imprensa brasileira em relação a aspectos importantes para a qualidade de uma democracia, considerando o conceito de embedded democracy, segundo o qual democracias constitucionais são formadas por cinco regimes parciais: direitos civis; liberdade política; accountability horizontal; poder efetivo para governar; e regime eleitoral democrático, todos ligados a esferas externas responsáveis pela viabilização de condições para essas democracias, dentre elas, os media. Neste contexto, a imprensa teria algumas funções ser fórum de discussões; dar voz à opinião pública; servir de olhos e ouvidos dos cidadãos; fiscalizar e mostrar irregularidades , que podem ser prejudicadas pela mercantilização dos media e aspectos da produção da rotina jornalística. Para verificar isso, busco evidências empíricas da cobertura da imprensa escrita sobre a política nacional, especialmente sobre os dois principais atores, Legislativo e Executivo, por meio da análise de 1.768 notícias
This thesis evaluates how Brazilian press acts regarding important aspects to the quality of democracy, considering the concept of embedded democracy, according to which constitucional democracies are composed by five parcial regimes: civil rights; political freedom; horizontal accountability; effective power to govern; and democratic electoral sistem, all of them related to external spheres that garantee basic conditions to these democracies, such as the media. In this context, the press would have some main roles - like being a forum for discussions,giving voice for public opinion, being citizens eyes and ears, supervising and pointing out irregularities that can be damaged by media mercantilization and aspects of the journalistic routine. In order to check it out, I look for empirical evidences on writing press coverage about national politics, especially about its two main actors, Legislative and Executive branches, throught the analisys of 1.768 news.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Leal, Eveline Gonçalves. "A contribuição do jornalismo em blogs para o fortalecimento da esfera pública: análise do Blog de Jamildo e Blog do Magno Martins." Universidade Federal de Pernambuco, 2013. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10764.

Full text
Abstract:
Submitted by Chaylane Marques (chaylane.marques@ufpe.br) on 2015-03-05T16:40:16Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Eveline Gonçalves Leal.pdf: 2405440 bytes, checksum: b627352bcde2f905407ec01ca868173b (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-03-05T16:40:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Eveline Gonçalves Leal.pdf: 2405440 bytes, checksum: b627352bcde2f905407ec01ca868173b (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Previous issue date: 2013-02-21
O presente trabalho busca analisar as contribuições dos blogs jornalísticos para o fortalecimento da esfera pública. O estudo tem como objetos o Blog de Jamildo e o Blog do Magno Martins, ambos sediados na cidade do Recife, Pernambuco. A investigação adotou como principais referências teóricas a noção de esfera pública concebida por Jürgen Habermas, o estudo das potencialidades trazidas pela internet à prática do jornalismo e as implicações da apropriação dos blogs para exercício profissional do jornalismo. A metodologia, que une análises de cunho qualitativo e quantitativo, incluiu leituras de postagens dos dois blogs e categorização conforme categorias preestabelecidas, como a interatividade, a produção de conteúdo próprio e a relação com as fontes, além de entrevistas com os blogueiros. Os resultados nos mostram que, por um lado, velhas práticas jornalísticas ainda imperam no meio virtual, impedindo mudanças mais efetivas no jornalismo praticado na web, mas, por outro que já existem avanços na visão e postura dos jornalistas atuando em blogs sobre a importância do seu trabalho para o incentivo ao debate dos assuntos de interesse público contribuindo para a revitalização da esfera pública e de sociedades mais democráticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Polacow, Patrícia Ozores. "O CADERNO FOLHETIM E O JORNALISMO CULTURAL DA FOLHA DE S. PAULO (1977 - 1989)." Universidade Metodista de São Paulo, 2007. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/795.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-08-03T12:30:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CAPA.pdf: 21297 bytes, checksum: fd1ca600906db4486ca8a1d645f88a50 (MD5) Previous issue date: 2007-05-02
The weekly paper Folhetim, from Folha de S. Paulo newspaper was published between 1977 and 1989. It has three distinct fases, characterized for its likeness with alternative press (in the period of 1977- 1979), for the opening of spaces to discussion about retaking democracy, of social themes and for the approach with universities (1979 - 1982) and for the publication of highly specialized essays (1982- 1989). The intent is analyzing the established factors of these editorial reorientations of Folhetim, like the influence of newspaper market, the process of political opening and the renovation produced at Folha since 1974.(AU)
O caderno semanal Folhetim, da Folha de S. Paulo, foi publicado entre 1977 e 1989. Teve três fases distintas, caracterizadas pela semelhança com a imprensa alternativa (no período 1977-1979), pela abertura de espaços à discussão sobre a retomada da democracia, sobre temas sociais e por uma aproximação com as universidades (1979-1982) e pela publicação de ensaios altamente especializados (1982-1989). Procura-se analisar os fatores determinantes dessas reorientações editoriais do Folhetim, como a influência do mercado de jornais, do processo de abertura política e das reformas operadas na Folha a partir de 1974.(AU)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

De, Luca Junior João Paulo Dagoberto. "A construção social da realidade pela linguagem: analise das relações entre os meios de comunicação, democracia e sociedade no município de Içara/SC pelas perspectiva da teoria dos campos." reponame:Repositório Institucional da UNISUL, 2013. http://www.riuni.unisul.br/handle/12345/3180.

Full text
Abstract:
Submitted by Rogele Pinheiro (rogele.pinheiro@unisul.br) on 2017-10-23T16:43:08Z No. of bitstreams: 1 107686_Joao.pdf: 1837527 bytes, checksum: c2f08962de546ffaa09303b0ca42f177 (MD5)
Approved for entry into archive by Fabiane dos Santos (fabiane.santos3@unisul.br) on 2017-10-23T16:45:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 107686_Joao.pdf: 1837527 bytes, checksum: c2f08962de546ffaa09303b0ca42f177 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-10-23T16:45:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 107686_Joao.pdf: 1837527 bytes, checksum: c2f08962de546ffaa09303b0ca42f177 (MD5) Previous issue date: 2013-07-05
A construção social da realidade, em razão das representações formadas a partir das informações recebidas dos meios de comunicação, é uma variável imprescindível para a compreensão do processo democrático. Neste sentido, a Teoria dos Campos e a noção de habitus de Pierre Bourdieu (1997) se mostra uma opção adequada para a análise das condições histórico-sociais e dos agentes sociais que são mais ou menos determinantes para o resultado daquilo que se aceita atualmente como Democracia. O processamento semiautomático das notícias pelo habitus comunicativo de cada indivíduo não impede a percepção de outras dimensões dessa informação, mas torna essa possibilidade muito mais difícil. Porque as pessoas constroem seu habitus dia-após-dia, ao longo de toda a vida, a partir de fragmentos ideológicos e experiências pessoais e se habituam (obviamente) a enquadrar e processar as notícias nesse contexto, formando uma representação limitada diante da pluralidade de perspectivas possíveis sobre o fato. A linguagem, portanto, constitui-se uma variável igualmente fundamental para a análise desse processo, na medida em que é por meio dela que os membros da sociedade tomam conhecimento, constroem sua própria realidade a respeito do mundo que os cerca (BERGER & LUCKMANN, 1985). Para a verificação teórica, foi desenvolvida uma pesquisa na literatura a respeito dos elementos que integram e estão relacionados ao processo democrático, de modo que resultou em um esquema sistemático e cíclico. Essa relação verificada entre os elementos do processo democrático foi colocada em análise através de pesquisa de campo, parametrizada a partir da percepção criada pelos grupos de entrevistados após eles terem assistido uma reportagem especialmente desenvolvida para este fim.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Jornalismo - Democracia"

1

Correia, Fernando. Jornalismo, grupos económicos e democracia. Lisboa: Editorial Caminho, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Media, Jornalismo e. Democracia (2000) Seminário Internacional. Media, jornalismo e democracia: Comunicações apresentadas ao Seminário Internacional Media, Jornalismo e Democracia. Lisboa: Livros Horizonte, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Esfera pública, democracia e jornalismo: As representações sociais de cidadania em "Veja" e "IstoÉ". São Cristóvão, SE: Editora Universidade Federal de Sergipe, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Hansen, Messiluce da Rocha. Esfera pública, democracia e jornalismo: As representações sociais de cidadania em "Veja" e "IstoÉ". São Cristóvão, SE: Editora Universidade Federal de Sergipe, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Democracia de massas : jornalismo e cidadania : estudo sobre as sociedades contemporaneas e o direito dos cidadaos a informacao. Porto Alegre: EDIPUCRS - Editora da Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

O jornalista & o poder: (de antes da Internet) : uma das facetas dos conflitos e das intrigas da transição para a democracia no Brasil (1985-1988). Porto Alegre: ER, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Jornalismo - Democracia"

1

Barroso, Alfredo. "Jornalismo, política e Democracia." In 20 anos de Jornalismo contra a Indiferença, 189–201. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0873-0_11.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santos, João de Almeida. "Media, rede e poder: comunicação e democracia." In 20 anos de Jornalismo contra a Indiferença, 233–43. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0873-0_14.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Sampaio, Jorge. "Que Jornalismo para que Democracia no século XXI?" In 20 anos de Jornalismo contra a Indiferença, 285–91. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0873-0_18.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lopes, Pablo de Oliveira. "A PARTICIPAÇÃO DO JORNALISMO NA DEMOCRACIA E O USO DO JORNAL COMO FONTE DE PESQUISA." In Tendências contemporâneas das ciências sociais aplicadas (Vol. 5), 21–30. Brazilian Journals Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.35587/brj.ed.0000508.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

CAL, Danila Gentil Rodriguez, Maria Luiza LOPES, and Thaís Cavalcante REZENDE. "PEC das Domésticas no jornalismo paraense: tensões entre gênero e classe na ampliação dos direitos das trabalhadoras." In V ENCONTRO AMAZÔNICO - MULHERES AMAZÔNIDAS: DEMOCRACIA, RESISTÊNCIAS, CONSTRUÇÃO DE SABERES, 316–33. 5th ed. Grupo de Estudos e Pesquisas “Eneida de Morais” sobre Mulher e Relações de Gênero – GEPEM/UFPA, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/527231.5-21.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography