To see the other types of publications on this topic, follow the link: Jornalista-profissional.

Journal articles on the topic 'Jornalista-profissional'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Jornalista-profissional.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Dagnoni, Jaqueline Andressa, Paula Vieira Santini, and Marcos B. L. Dalmau. "Competências do profissional jornalista na perspectiva da indústria 4.0." Revista de Ciências da Administração 22, no. 58 (2021): 22–38. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8077.2020.e78232.

Full text
Abstract:
Este estudo tem como objetivo analisar qual é o perfil de competências do profissional jornalista considerado atrativo em termos de empregabilidade no contexto da Indústria 4.0, partindo da premissa de que as tecnologias estão impactando o mercado de trabalho e exigindo tanto das empresas quanto dos profissionais adaptações de toda a forma. Para tanto, buscou-se por meio de um estudo predominantemente qualitativo, através de entrevista semi estruturada, aplicação de questionário e análise documental, responder a seguinte questão: Quais as competências profissionais um jornalista deverá apresentar para continuar atrativo em termos de empregabilidade na perspectiva da Indústria 4.0?. Foram identificadas competências da Indústria 4.0 como pensamento analítico e inovação, criatividade, originalidade, iniciativa, pensamento crítico e análise em contextos específicos de uso conforme a área de atuação. Foi possível, inclusive, identificar mais competências comportamentais do que técnicas nos profissionais quando consideradas as competências gerais dos jornalistas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santos, M., and A. C. R. P. Temer. "Jornalismo no Feminino: A Mulher Jornalista, Subjetividades e Atuação Profissional." Comunicação & Sociedade 38, no. 3 (2016): 35–58. http://dx.doi.org/10.15603/2175-7755/cs.v38n3p35-58.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Figueira, João, and Pedro Marques Gomes. "O jornalista na Revolução de Abril." Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público, no. 13 (September 6, 2021): 91–107. http://dx.doi.org/10.14195/2183-6019_13_5.

Full text
Abstract:
Com o 25 de Abril de 1974 e o derrube da longa ditadura, a sociedade portuguesa vai conhecer múltiplas e profundas transformações. No campo dos media verificam-se alterações imediatas, provocadas desde logo pela possibilidade de exercer a profissão de jornalista em liberdade, mas também outras graduais, que vão ocorrendo em paralelo à evolução do próprio processo revolucionário.
 Neste artigo, analisamos essas alterações, notando a emergência do “jornalista-militante” e de um profissional novo em construção nos anos de 1974-1975, no contexto de um quadro legal instável e de ausência de um código deontológico da profissão. Sustenta-se que aquilo que verificamos no campo jornalístico no Portugal do pós 25 de Abril – o jornalista enquanto profissional comprometido e empenhado na ação política – tem claras semelhanças com o que sucedeu noutras épocas históricas de mudança de regime.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Barbosa e Silva, Jan Alyne, Maria de Lourdes Pereira Sousa, and Rodolfo Silva Ribeiro. "Convergência profissional: estudo de caso das transformações no perfil do jornalista." Brazilian Journalism Research 9, no. 2 (2013): 50–67. http://dx.doi.org/10.25200/bjr.v9n2.2013.583.

Full text
Abstract:
Apesar de muitos estudos preconizarem a existência de uma cultura e ética próprias das profissões, quando se pensa no jornalismo, observa-se que os profissionais da área sempre sofreram com as fragilidades do seu campo enquanto instituição. E isso vem se tornando mais evidente com o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação, extinguindo funções, (re)criando outras e pulverizando determinadas atividades que, historicamente, constituíam o cerne da atividade jornalística. Confrontado com as pressões da concorrência de empresas jornalísticas e do discurso de atualização constante e para não se tornar ultrapassado, o jornalista é pressionado a desenvolver novas habilidades. Exercendo as polivalências midiática e funcional, o jornalista Efrém Ribeiro, do Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, vem exercendo e acumulando uma série de funções anteriormente distribuídas de forma segmentada e incorporando inovações tecnológicas aos seus processos produtivos. Utilizamos o estudo de caso para analisarmos o fenômeno, composto por entrevista em profundidade e observação participante, que nos permitiram observar como estes tipos de polivalência acontecem na prática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ventura, Mauro De Souza, and Tayane Aidar Abib. "Identidade profissional, tribo jornalística e dinâmicas divergentes de produção noticiosa: a narrativa de carreteras secundárias de Bru Rovira." Intexto, no. 50 (August 31, 2020): 263–79. http://dx.doi.org/10.19132/1807-8583202050.263-279.

Full text
Abstract:
A partir de uma discussão teórica sobre a identidade profissional partilhada pelos membros da tribo jornalística, dedicamo-nos a compreender os saberes específicos que orientam a produção noticiosa da mídia hegemônica, com o intuito de traçar contrapontos e possibilidades alternativas à dinâmica profissional. Com base em um estudo interpretativo das reportagens do jornalista catalão Bru Rovira, compiladas especificamente em dois de seus livros – Solo pido un poco de belleza (ROVIRA, 2016) e Áfricas: cosas que pasan no tan lejos (ROVIRA, 2006) –, delimitamos os elementos da identidade por ele requerida, de ordem de uma contraposição no que toca às competências convencionalmente associadas à figura do jornalista, e sinalizamos os dispositivos narrativos dialógicos, complexos e compreensivos que, inscritos no universo do desacontecimento, conectam-se a esse propósito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Dalla Costa, Rosa Maria Cardoso, and Aline Tainá Amaral Horn. "A EDUCOMUNICAÇÃO E AS NOVAS PRÁTICAS JORNALÍSTICAS: UM CAMPO DE INTERSEÇÕES." Revista_Mídia_e_Cotidiano 7, no. 7 (2015): 126. http://dx.doi.org/10.22409/ppgmc.v7i7.9756.

Full text
Abstract:
Este artigo propõe reflexões acerca dos desdobramentos de uma pesquisa que visa compreender a atuação do jornalista em um projeto de comunicação e educação. Parte-se do entendimento que a educomunicação é um campo do conhecimento que estabelece uma interseção com o mundo de trabalho do jornalista, tendo em vista que são crescentes os projetos educomunicativos, de responsabilidade social, que emergem dentro das corporações de comunicação. O referencial teórico baliza-se na área de produção midiática, conceito proposto por Soares (2014), que abarca ações e programas produzidos pelas mídias a partir do parâmetro educomunicativo. Discute-se o paralelo que se estabelece entre ações educomunicativas e as novas práticas jornalísticas, sem perder de vista que o jornalista tem imbuído no seu exercício profissional o compromisso com a educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Kaseker, Mônica Panis. "O amador e o profissional na produção de imagens jornalísticas." Rizoma 7, no. 1 (2019): 136–50. http://dx.doi.org/10.17058/rzm.v7i1.10965.

Full text
Abstract:
O artigo trata sobre a imagem jornalística, no contexto de convergência, quanto à autoria amadora e profissional. Discute sobre o que de fato distingue o jornalista profissional do repórter cidadão que envia suas imagens aos noticiários. O amador se apropria de técnicas jornalísticas e os profissionais enfrentam a precarização das condições de trabalho, o que aproxima cada vez mais a qualidade técnica e estética das imagens.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Costa, Edwaldo, and Marcos Simas. "Jornalismo ético, liberdade de expressão e credibilidade: dilemas do profissional de jornalismo nas mídias sociais." Revista Alterjor 23, no. 1 (2021): 248–63. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v23i1p248-263.

Full text
Abstract:
O presente artigo analisa o impacto da postura adotada pelo profissional de jornalismo nas mídias sociais sobre a credibilidade desse profissional, dos veículos de comunicação e, numa visão mais ampla, da própria atividade de jornalismo, abordando aspectos como a ética da profissão e a liberdade de expressão. Nesse sentido, o objetivo geral é analisar, sob o ponto de vista do profissional de jornalismo, como declarações públicas de cunho político ou ideológico, principalmente nas mídias sociais, podem comprometer a própria imagem e a credibilidade do veículo em que trabalha. Conclui-se que, nos tempos atuais, a conduta do jornalista nas mídias sociais, principalmente no que tange a posicionamentos pessoais políticos ou ideológicos, tem potencial para comprometer sua credibilidade profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Cecconi, Cristina. "“Critica del Giornalismo”, “Ipotesi di Rifondazione” e messagi nella bottiglia“Critique of Journalism”, “Hypothesis of re-foundation” and message in the bottle." Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti 2, no. 3 (2012): 71. http://dx.doi.org/10.18815/sh.2012v2n3.8.

Full text
Abstract:
Neste artigo, com um formato diverso dos demais, e, além disto, escrito e publicado em língua italiana, a jornalista Cristina Cecconi, a partir da narrativa de episódios de sua formação profissional, discute a respeito da crítica do jornalismo e hipótese de refundação desta área do conhecimento e campo de aplicação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pilagallo, Oscar. "Hipólito da Costa visita a jovem democracia yankee." Revista USP, no. 112 (April 7, 2017): 97. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i112p97-106.

Full text
Abstract:
No livro Diário da Minha Viagem para Filadélfia, Hipólito José da Costa registra sua visita de mais de um ano aos Estados Unidos no final do século XVIII. O futuro jornalista e criador do Correio Braziliense conheceu o país em um momento fundador da democracia. A experiência marcaria profundamente a vida profissional daquele que é considerado o mais influente jornalista do período colonial brasileiro. Filadélfia, na época capital federal provisória, tinha sido o palco principal da proclamação da independência do país, pouco mais de duas décadas antes. A cidade teve papel central na Revolução Americana desde a época das Treze Colônias que formaram o núcleo inicial dos Estados Unidos e ainda estava impregnada de um “iluminismo revolucionário”
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Da Silva, Thalita Mascarelo, and Victor Israel Gentilli. "As fontes de notícias enquanto promotores de notícias: como a estrutura fluida pós-industrial do trabalho jornalístico permitiu que isso acontecesse." Vozes e Diálogo 18, no. 01 (2019): 6. http://dx.doi.org/10.14210/vd.v18n01.p6-19.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta um breve panorama sobre as mudanças estruturais do jornalismo e a transformação que isso provoca no trabalho do jornalista e na relação profissional com as fontes de notícias. A construção da proposição do estudo efetivou-se a partir das transições que estão acontecendo no ambiente jornalístico e na crescente capacitação das fontes na produção de conteúdo jornalístico. Buscou-se uma sistematização de pesquisas e análises que remetem à inquietação inicial do estudo: dinâmicas do jornalismo contemporâneo podem estar alterando radicalmente a relação fundamental existente entre o jornalista e a fonte, o que ocasiona, nesta relação de poder, a consolidação do denominado promotor de notícias. O objetivo consiste em discutir eixos de análise que contribuam para a elaboração de novos estudos sobre o tema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Meditsch, Eduardo. "A formação para a praxis profissional do jornalista: uma experiência brasileira inspirada em Paulo Freire." Comunicação e Sociedade 5 (June 21, 2004): 25. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.5(2004).1243.

Full text
Abstract:
O primeiro e maior desafio do ensino de jornalismo é conseguir dar conta da imensa responsabilidade que a Universidade chama para si, ao assumir a tarefa de formar técnica, acadêmica e profissionalmente os futuros profissionais do jornalismo...
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Dalla Costa, Rosa Maria Cardoso. "O ensino de jornalismo e as novas tecnologias na Escola de Comunicação de Normal, em Illinois, US: entrevista com os professores John Huxford e John Baldwin." Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura. 1, no. 11 (2016): 307. http://dx.doi.org/10.5380/2238-0701.2016n1p307-321.

Full text
Abstract:
O texto relata a entrevista com os professores John Huxford e John Baldwin, realizada em janeiro de 2016, na School of Communication, na cidade de Normal, estado de Illinois, nos Estados Unidos. Tendo como objeto a formação do jornalista no século XXI e as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação, procurou-se identificar as características da proposta de formação do profissional jornalista para atender às demandas de mercado da sociedade atual. Buscou-se identificar como o currículo da escola americana de jornalismo é estruturado e quais as principais mudanças que sofreu nos últimos anos. Constatou-se que na Escola de Comunicação da Illinois State University o modelo de jornalismo tradicional ainda divide espaço com a tendência de um jornalismo cada vez mais voltado para a convergência das mídias e suas novas linguagens.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Da Cunha Santos, Jeana Laura. "Cartografias do jornalismo: do parapeito da janela antiga à tela cibernética." Dispositiva 4, no. 1 (2016): 21–34. http://dx.doi.org/10.5752/p.2237-9967.2015v4n1p21-34.

Full text
Abstract:
Este artigo, que utiliza como protocolo metodológico uma pesquisa de natureza teórica, discute os novos modos de produção do jornalismo no Brasil confrontando os saberes e fazeres do trabalho jornalístico do passado com o presente, sem deixar de considerar as janelas que se abrem para futuras tendências na prática profissional a partir de novas configurações temporais e espaciais pautadas por uma lógica de rede, de fluxo. Para tanto, subdivide-se em três sessões. A primeira, a partir de uma revisão histórica pautada na ocupação das ruas pelos nossos primeiros jornalistas, analisa o que acontece com o profissional quando o espaço urbano perde cada vez mais sua realidade geopolítica em substituição aos sistemas tecnológicos de deportação. A segunda desvela como, a partir desta nova configuração do tempo e do espaço, morfologias inéditas do trabalho são engendradas, como o uso intenso de bases de dados e a interação permanente com múltiplas fontes e com o público, sobretudo a partir das redes sociais. E, por fim, a última sessão procura discutir quais os efeitos para o labor e para a vida mental do profissional quando, de um universo offline na produção da notícia, passa-se a um permanente exercício do online. O objetivo é refletir sobre as condições de trabalho do jornalista de hoje, buscando na escrita do jornalista do passado indícios de sua experiência pioneira com o tempo, com o espaço e com o seu ofício. Espera-se que tal estudo contribua para ampliar as bases teóricas e epistemológicas no campo do Jornalismo e reflita sobre a prática, a saúde e a vida mental deste profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Cavaco, Suzana. "Confidencialidade da fonte em jornalismo." Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público, no. 9 (December 13, 2019): 57–72. http://dx.doi.org/10.14195/2183-6019_9_4.

Full text
Abstract:
O segredo profissional é um dos princípios mais evocados nos códigos de conduta dos jornalistas. Porém, a proteção das fonte é uma questão relativamente controversa. Uma das perspetivas defende que o dever do jornalista é não delatar a fonte confidencial mesmo em face de exigências legais.
 Este artigo propõe-se analisar o princípio do sigilo profissional enquadrando-o na teoria de desenvolvimento moral de Laurence Kohlberg. Identifica perspetivas acerca da confidencialidade das fontes em códigos deontológicos nacionais e supranacionais dos jornalistas, recorrendo à análise de conteúdo. Tem em consideração apreciações sobre o tema feitas noutros mecanismos de media accountabilityem Portugal: provedores do leitor e Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Alfonso, Luciano, and Cida Golin. "JORNALISMO CULTURAL: PERSPECTIVAS SOBRE MEDIAÇÃO E ETHOS PROFISSIONAL A PARTIR DE ENTREVISTAS COM JORNALISTAS." Revista_Mídia_e_Cotidiano 7, no. 7 (2015): 20. http://dx.doi.org/10.22409/ppgmc.v7i7.9750.

Full text
Abstract:
A proposta traz um recorte inicial de tese em andamento que visa problematizar a percepção de jornalistas de veículos e assessores de imprensa atuantes no campo das artes visuais sobre processos de mediação e ethos profissional na contemporaneidade. Acreditamos que os dois subgrupos evidenciados vivem transformações nas práticas relacionais e nas rotinas de trabalho, acarretando consequências pouco estudadas, principalmente no jornalismo cultural. Empreendemos uma entrevista-piloto, exploratória, para dimensionar o funcionamento do trabalho mais amplo da tese com a jornalista, crítica de artes visuais e curadora independente Angélica de Moraes. Mudanças estruturais no campo do jornalismo; busca de visibilidade midiática; disputas e alianças entre jornalistas especializados e assessores de imprensa; e flexibilização da postura profissional diante do contexto contemporâneo são algumas questões evidenciadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Guerra, José Augusto. "A Sala de Imprensa no Esquema da Informação Governamental." Revista do Serviço Público 105, no. 2 (2017): 153–64. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v0i2.2581.

Full text
Abstract:
Qualquer redator ou repórter de certa experiência, credenciado junto a ministérios e repartições de alto nível do serviço Público, percebe, em pouco tempo, a importância de sua função. Não é um profissional qualquer que a direção de um jornal, de uma agência de notícias, de estação de rádio ou de TV designa para tais encargos. Embora muitos os chamados, poucos, realmente, são os escolhidos. Aplica-se também aqui a antítese evangélica, porquanto, para o desempenho correto de sua função, o profissional, antes de tudo, deve ser discreto e responsável. Mas, acima da discrição e da responsabilidade — virtude que se estende a qualquer categoria profissional — ao jornalista se exige mais um requisito: deve ter espírito público. Expressão um tanto deformada pelo mau uso ou abuso de que é responsável certo nefelibatismo decorrente do elogio fácil e da fácil oratória (que não são privilégios brasileiros), o espírito público representa tanto para o profissional credenciado que a falta de sensibilidade em compreendê-lo e assimilá-lo repercute de imediato no noticiário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Spannenberg, Ana Cristina, and Michelle Junia Soares. "Perigo na tribo? Notas sobre a percepção do jornalista enquanto categoria profissional a partir de um estudo com neófitos." Dispositiva 5, no. 1 (2016): 1–18. http://dx.doi.org/10.5752/p.2237-9967.2016v5n1p1-18.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta alguns dos resultados da pesquisa “Egressos do Jornalismo / UFU no mercado de trabalho” (SOARES, 2015), realizada em 2014 com os profissionais formados na primeira e segunda turmas do Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia. Os resultados a serem discutidos procuram demonstrar a fragilização da noção de categoria profissional entre jornalistas neófitos a partir de suas percepções sobre condições de trabalho, satisfação e dificuldades, registro profissional, obrigatoriedade do diploma, sindicalização e necessidade de autorregulamentação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Chagas, Luãn José Vaz, Aline Figueiredo, Anne Bertuzzi, and Nayara Chagas. "REESTRUTURAÇÃO PROFISSIONAL NA TV: as mudanças tecnológicas e profissionais pelo jornalista Elias Neto da TV Centro América." Aturá - Revista Pan-Amazônica de Comunicação 3, no. 2 (2019): 39–52. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2019v3n2p39.

Full text
Abstract:
As influências tecnológicas e sociais que o telejornalismo sofreu ao longo dos anos, desde as mudanças nas rotinas produtivas, alteração no perfil do âncora até o advento das novas mídias digitais perpassam diferentes níveis da construção das notícias. Neste artigo a reflexão parte de uma entrevista e análise sobre as mudanças do caminho profissional do jornalista e âncora da TV Centro América em Cuiabá, Elias Neto. Assim, buscamos compreender como a reestruturação profissional somada com as mutações do fazer jornalístico fizeram com que a busca de novos modelos estruturais levassem a novas forma de trabalho na relação entre o apresentador, o público e a produção noticiosa.
 
 PALAVRAS-CHAVE: Âncora; Telejornalismo; Reestruturação profissional; Televisão.
 
 
 
 ABSTRACT
 The technological and social influences that television journalism has undergone over the years, from changes in production routines, changes in the profile of the anchor to the advent of new digital media permeate different levels of the construction of news. In this article the reflection starts from an interview and analysis about the changes of the professional path of the journalist and anchor of Central America TV in Cuiabá, Elias Neto. Thus, we seek to understand how the professional restructuring together with the mutations of journalistic making have made the search for new structural models lead to new ways of working in the relationship between the presenter, the public and news production.
 
 KEYWORDS: Host; Journalism; Professional restructuring; Television.
 
 
 
 RESUMEN
 Las influencias tecnológicas y sociales que el periodismo televisivo ha experimentado a lo largo de los años, desde los cambios en las rutinas de producción, los cambios en el perfil del ancla hasta la llegada de los nuevos medios digitales impregnan diferentes niveles de la construcción de noticias. En este artículo, la reflexión parte de una entrevista y un análisis sobre los cambios en la trayectoria profesional del periodista y presentador de la televisión de América Central en Cuiabá, Elías Neto. Por lo tanto, buscamos comprender cómo la reestructuración profesional junto con las mutaciones de la creación periodística han hecho que la búsqueda de nuevos modelos estructurales conduzca a nuevas formas de trabajar en la relación entre el presentador, el público y la producción de noticias.
 
 
 PALABRAS CLAVE: Ancla; Periodismo; Reestructuración profesional; Televisión.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Monteiro, Ciro Athayde Barros, and Oswaldo Francisco de Almeida Junior. "Intelectual orgânico como mediador da informação: algumas considerações acerca de um diálogo possível." InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação 8, no. 2 (2017): 92. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v8i2p92-105.

Full text
Abstract:
A definição do conceito de mediador da informação tem sido de maneira geral, na área de Ciência da Informação, associado ao profissional da informação. No entanto, a informação é mediada por um número amplo de pessoas e de ambientes informacionais que transcendem os ambientes como as bibliotecas, os arquivos e museus, tradicionalmente pensados pela CI. Sem contestar a importância dos ambientes trabalhados no campo, o objetivo aqui posto é tecer algumas considerações acerca do conceito de profissional da informação e refletir, por meio do conceito Gramsciniano de Intelectual Orgânico, acerca da ideia de mediador da informação para que possamos pensar sobre como a informação é mediada em todos os âmbitos da sociedade, ou seja, em seus vários grupos, organizações e veículos de comunicação. Por fim, é apresentado a ideia do mediador como sendo todos aqueles que atuam na sociedade, como o pastor, o padre, o jogador, o representante comunitário, o professor, o profissional da saúde, da computação, o músico, o jornalista, etc., ou seja, um Intelectual Orgânico fundamental para promover transformações sociais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Bernardo, Cristiane Hengler Corrêa, and Inara Barbosa Leão. "Formação do jornalista contemporâneo: a história de um trabalhador sem diploma." Revista Brasileira de História 33, no. 65 (2013): 337–58. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-01882013000100014.

Full text
Abstract:
Reconstituir e analisar o contexto em que a profissão de jornalista se desenvolveu no Brasil e as influências que sofreu é o objetivo deste artigo que, por meio do materialismo histórico dialético, pretende explicar o processo pelo qual a situação contemporânea se configura como síntese. Essa contextualização torna-se fundamental para a compreensão dos conflitos de interesses políticos e econômicos que determinaram a configuração histórica dessa profissão e do controle sobre a atuação do profissional que a exerce. Revela ainda como as mudanças técnicas alteraram a sua base material de produção e, necessariamente, geraram novos conceitos, que compuseram a sua superestrutura nos diferentes períodos sociais, econômicos e políticos, tornando possível observar os objetivos relacionados a tais mudanças.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Maciel, Alexandre Zarate, and Heitor Lima Rocha. "Desvendando o contemporâneo: o papel do jornalista-autor de livros-reportagem." Dispositiva 5, no. 1 (2016): 94–110. http://dx.doi.org/10.5752/p.2237-9967.2016v5n1p94-110.

Full text
Abstract:
O trabalho do jornalista-autor de livros-reportagem situa-se em um campo específico do jornalismo devido às suas especificidades mais autorais. Ainda que compartilhem elementos da cultura profissional dos colegas que trabalham em redações hierarquizadas, esses profissionais contam com um prazo mais dilatado para realizar entrevistas; pesquisar material documental; trabalhar o texto final e mesmo para buscar angulações diferenciadas das lupas do factual ou dos valores-notícia. Exemplos de “apresentações” e “agradecimentos” no corpo do texto de livros-reportagem, ou seja, pistas dos discursos dos próprios autores sobre os seus métodos ajudam a caracterizá-los como membros de um grupo que comunga os valores universais do jornalismo, mas com características peculiares de autonomia e autoria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Magalhães, Anderson Salvaterra. "A representação discursiva do trabalho do jornalista no texto institucional de uma empresa de informação: a questão profissional." Signum: Estudos da Linguagem 11, no. 1 (2008): 131. http://dx.doi.org/10.5433/2237-4876.2008v11n1p131.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Moraes, Vaniucha de. "A Construção do Escritor João Antônio." Estudos Históricos (Rio de Janeiro) 30, no. 62 (2017): 681–700. http://dx.doi.org/10.1590/s2178-14942017000300009.

Full text
Abstract:
Resumo A "persona" do escritor e jornalista João Antônio resulta de um processo de construção social. Trato aqui da edificação de sua imagem em três momentos. No primeiro, abordo a socialização primária e secundária em sua obra. No tocante à socialização primária considero as referências do ambiente familiar, e com relação à socialização secundária analiso as influências do ambiente profissional. No segundo momento, discorro sobre a construção do "nome próprio" do escritor nos mercados profissionais literário e jornalístico entre 1960 e 1990. Por fim, descrevo a continuidade da construção de sua imagem após a institucionalização de seu arquivo pessoal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Jorge, Thaís De Mendonça, and Fábio Henrique Pereira. "Jornalismo on-line no Brasil: reflexões sobre perfil do profissional multimídia." Revista FAMECOS 16, no. 40 (2009): 57. http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2009.40.6318.

Full text
Abstract:
Este trabalho visa contextualizar a emergência dos recursos multimidiáticos no jornalismo, explorar seu significado para a cultura profissional, as rotinas produtivas e o ambiente de trabalho. Fazemos uma reflexão sobre como todos esses elementos estão mudando o panorama das mídias contemporâneas, em especial o perfil do jornalista. Enquanto procuramos estabelecer uma moldura conceitual para os fenômenos, provemos uma síntese dos debates que estão sendo realizados neste momento no mundo. Buscamos ainda guiar a discussão para o currículo dos cursos de Jornalismo e as novas competências que se exigem dos profissionais. Entendemos assim que há necessidade de um consenso mínimo entre os atores direta ou indiretamente envolvidos com o processo de produção noticiosa, em um cenário de computadorização, digitalização e convergência das organizações jornalísticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Da Silva, Laerte José Cerqueira, and Alfredo Eurico Vizeu Pereira Júnior. "Os saberes da pedagogia no telejornalismo: Paulo Freire e a prática jornalística." Revista FAMECOS 26, no. 1 (2019): 31212. http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2019.1.31212.

Full text
Abstract:
Em várias obras e, em especial no livro Pedagogia da Autonomia, Paulo Freire apresenta saberes à prática educativa. Eles servem de orientações e recomendações aos profissionais da área. São eles: o rigor no método, a criticidade, a ética e a estética, a reflexão crítica sobre a prática, a apreensão da realidade, o reconhecimento de ser condicionado e o saber escutar. Como foco, uma ação ética, dialógica e emancipadora. Neste trabalho, fazemos a aproximação reflexiva do trabalho do profissional do (tele) jornalismo com esses sete saberes, construindo uma conexão que nos ajuda a entender o quão importante podem ser essas reflexões freirianas para o método de investigação jornalística, principalmente no que se refere ao protagonismo do profissional na construção da realidade. Percorremos este caminho para lembrar o inegociável compromisso social do jornalismo e para fortalecer a sua teoria, com foco na formação e conscientização do jornalista, enunciador pedagógico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Zago, Luiz Felipe, and Anelise Fruett Machado. "Diante das câmeras da televisão – o que dizem estudantes sobre os corpos no telejornalismo? // Before television cameras – what do students say about bodies in telejournalism?" Contemporânea Revista de Comunicação e Cultura 16, no. 3 (2019): 646. http://dx.doi.org/10.9771/contemporanea.v16i3.25953.

Full text
Abstract:
O artigo explora alguns sentidos atribuídos por graduandos/as de Jornalismo à exposição dos corpos de telejornalistas às lentes das câmeras de televisão. O objetivo é indicar as articulações entre a prática profissional de telejornalistas e a exposição de seus corpos na TV, sublinhando os constrangimentos culturais que eventualmente recaem sobre seus corpos desde sua formação no Ensino Superior. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas com graduandos/as de Jornalismo de uma universidade privada do Rio Grande do Sul. As análises indicam que um modelo corporal é reconhecido como próprio do profissional de telejornalismo, encarnado por William Bonner. Em contraposição, emerge como alternativa a esse modelo o jornalista Cauê Fabiano. O aparato tecnológico necessário para a produção televisiva é também mencionado como algo intimidador para os/as estudantes. Os elementos trazidos pelas entrevistas possibilitam a problematização do currículo de formação dos/as jornalistas, considerando as marcas culturais que articulam corpo, jornalismo e credibilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Lückman, Ana Paula, and Virginia Pradelina Da Silveira Fonseca. "Contexto e contextualização no Jornalismo: uma proposta conceitual." Estudos em Jornalismo e Mídia 14, no. 2 (2018): 162–74. http://dx.doi.org/10.5007/1984-6924.2017v14n2p162.

Full text
Abstract:
A inserção dos acontecimentos noticiosos em um contexto que lhes dê sentido é uma ação específica do trabalho do jornalista. Essa atribuição é mencionada por muitos autores como um dos diferenciais que justificariam a existência desse profissional especializado no âmbito das organizações jornalísticas numa época de mudanças estruturais em que a informação circula de forma intensa em lugares não tradicionalmente jornalísticos. No entanto, percebe-se uma escassez de trabalhos que aprofundem teoricamente essa relação entre jornalismo e contexto/contextualização. Neste artigo, faz-se uma revisão de alguns teóricos que abordam o tema e propõe-se o aprofundamento dos estudos nessa perspectiva com apoio na teoria da complexidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Martinez, Monica, and Aline Albuquerque. "Histórias de vida como método: estudo da narrativa biográfica do jornalista Lira Neto." Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação 43, no. 3 (2020): 83–97. http://dx.doi.org/10.1590/1809-5844202034.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo propõe o uso do método da história de vida, muito usado nas Ciências Sociais, como uma forma de apuração, compreensão dos fatos e fio condutor na redação no campo da pesquisa em Comunicação e, sobretudo, Jornalismo. Como objeto, emprega a vida e obra do jornalista cearense João de Lira Cavalcante Neto. Mais conhecido como Lira Neto, o profissional atualmente é considerado um dos mais bem-sucedidos biógrafos brasileiros. Além da revisão de literatura, empregou-se a técnica da entrevista em profundidade para levantamento de dados. No plano epistemológico, a experimentação textual deste artigo parte da premissa que é possível unir à fluência narrativa estudada em Jornalismo Literário a densidade da reflexão teórica sobre o método biográfico, sugerindo que um texto acadêmico pode ser ao mesmo tempo consistente e envolvente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Chagas Reis, Aline Grupillo. "A "Ralé" do Telejornalismo." Compolítica 9, no. 2 (2019): 113–40. http://dx.doi.org/10.21878/compolitica.2019.9.2.206.

Full text
Abstract:
Embora indispensáveis ao telejornalismo, os jornalistas de imagem constituem um grupo de agentes estatutariamente rebaixados na hierarquia da produção noticiosa. Seu lugar de “ralé”, no sentido sociológico, está relacionado à atividade que realizam, considerada “técnica” e braçal, reflexo da falta da credencial acadêmica para o exercício profissional. Como consequência, temos a permanência dos cinegrafistas na zona de conflito entre as legislações que regulam os radialistas e os jornalistas brasileiros. Sendo assim, o termo “jornalista amador” é utilizado neste artigo para designar cinegrafistas não credenciados academicamente, a fim de colocar o seguinte problema: de que maneira a atuação desses agentes expõe os limites da autoridade jornalística? Analisamos 15 entrevistas em profundidade tendo a história oral como metodologia principal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Figaro, Roseli. "A abordagem ergológica e o mundo do trabalho dos comunicadores." Trabalho, Educação e Saúde 9, suppl 1 (2011): 285–97. http://dx.doi.org/10.1590/s1981-77462011000400014.

Full text
Abstract:
Com base nos resultados da pesquisa "As mudanças no mundo do trabalho nas empresas de comunicação" da autora, discutem-se, neste artigo, aspectos relativos aos valores e às escolhas inerentes à atividade de trabalho dos comunicadores. Na primeira parte, trata-se da centralidade do trabalho e da comunicação na sociedade contemporânea. Toma-se como referencial teórico o conceito de atividade humana de trabalho, a partir do qual se estabelece a aproximação entre a ontologia do ser social de Marx e a abordagem ergológica. Na segunda parte, discute-se a contradição que se apresenta na prática profissional do comunicador em relação ao direito à informação. Essa contradição, entre prática profissional e direito à informação, foi apontada como um dos resultados da investigação. A pesquisa analisou os dados obtidos por meio de entrevistas com uma amostra de comunicadores, funcionários em duas empresas do ramo da comunicação. A discussão permite evidenciar os valores profissionais e as injunções do sistema de produção nos debates e conflitos que o jornalista enfrenta consigo mesmo ao fazer suas escolhas para realizar o trabalho. Esses embates são enfrentados pelo profissional no contexto do sistema de grandes conglomerados de empresas de comunicação e fusão de mídias. Ao final, faz-se um balanço geral dos resultados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Rocha, Rafael Rosa da. "Liberdade profissional e exercício ilegal da medicina: o caso do curador Eduardo Silva." Mundos do Trabalho 12 (November 4, 2020): 1–19. http://dx.doi.org/10.5007/1984-9222.2020.e75223.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa como os casos relacionados à liberdade profissional em medicina se desenrolavam nos anos iniciais da Primeira República, contexto em que um novo Código Penal e uma nova Carta Constitucional foram elaborados visando sofisticar e renovar os mecanismos reguladores do Império. Para tanto, analisamos as críticas desferidas por um jornalista de um periódico do Rio de Janeiro contra a sentença do renomado juiz Viveiros de Castro sobre o caso do curandeiro Juvêncio Serafim, alfaiate negro que lidava com raízes e pós, colocando em perspectiva como a interpretação do juiz era inovadora diante das leituras que se faziam sobre os dispositivos legais. Além disso, analisamos o inquérito do engenheiro e curador Eduardo Silva que praticava a imposição das mãos, era branco, letrado, possuía recursos financeiros e uma robusta rede de relacionamentos. O objetivo é contribuir para o debate historiográfico acerca da liberdade profissional, apresentando algumas perspectivas em torno da questão e como brancos e negros eram tratados pelo aparato judicial quando eram indiciados pelo exercício ilegal da medicina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Avrella, Bárbara, and Cristiane Mafacioli Carvalho. "Ricardo Boechat: uma análise de discurso do jornalista no rádio e na televisão." Estudos em Jornalismo e Mídia 15, no. 1 (2018): 129–41. http://dx.doi.org/10.5007/1984-6924.2018v15n1p129.

Full text
Abstract:
À luz dos estudos de Patrick Charaudeau (2004; 2006; 2008), neste artigo, fez-se uma análise do discurso do jornalista Ricardo Boechat no rádio (Jornal da Band-News FM) e na TV (Jornal da Band). Levando em conta as especificidades de cada suporte, buscou-se verificar quais as estratégias utilizadas pelo apresentador para estabelecer contratos de comunicação com os públicos. Como corpus, analisou-se o discurso do profissional em dois dias aleatórios – 25 de maio de 2017 e 2 de junho de 2017 –, considerando aspectos como: o contexto do discurso, o sujeito e os contratos propostos. Percebeu-se, a partir da análise, que o discurso de Boechat se dá de modo distinto em cada suporte, respeitando as particularidades de cada mídia, e tanto a visada de informação quanto a de captação estão presentes em seu discurso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Maia, Marta Regina. "A História Oral como recurso metodológico." Revista Contracampo, no. 15 (December 1, 2006): 137. http://dx.doi.org/10.22409/contracampo.v0i15.550.

Full text
Abstract:
O propósito deste artigo é discutir, em especial, como o jornalista pode fugir de determinados vícios de pauta e captação dos meios de comunicação que, mesmo gerando uma imensa quantidade de informações, acabam focando estas mesmas informações nos centros de poder - seja político, econômico, social ou cultural - reduzindo assim o espectro de pessoas e fontes que alimentam o fazer jornalistico. O profissional da área, ao estabelecer uma relação dialógica entre entrevistador e entrevistado, ao diversificaras fontes no processo de captação, ao utilizar como recurso metodológico a História Oral, mesmo que utilize esses recursos em momentos específicos, pode contribuir para uma visão mais polissêmica do real. Esta preocupação é relevante na medida em que os meios de comunicação, em especial os meios impressos, tornam-se também importantes fontes de pesquisas para as gerações futuras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Vaz Filho, Pedro Serico. "Luiz Maranhão Filho: um ícone do rádio brasileiro." Revista Alterjor 22, no. 2 (2020): 43–56. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v22i2p43-56.

Full text
Abstract:
Luiz Beltrão Cavalcanti de Albuquerque Maranhão Filho, é pernambucano, nascido na capital Recife, em 01 de janeiro de 1933. Do pai herdou o nome e a vocação profissional. Ambos com atuação na centenária Rádio Clube de Pernambuco. A emissora tem como data de fundação o dia 06 de abril de 1919. Foi na citada estação de rádio, que o pai, diretor de dramaturgia, contava com o filho para interpretar vozes infantis nos radiodramas que produzia. Os primeiros passos do então garoto, rumo à profissão, foram iniciados no ano de 1940, de onde a caminhada não mais parou. Tornou-se dramaturgo, jornalista, advogado, professor universitário, doutor em comunicação e autor de trinta livros. Sendo que a atividade de escritor prossegue, assim como o trabalho no cargo de presidente do Instituto Histórico de Olinda.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Mangini, Jussara. "Caminhos para a divulgação de ciência." Comunicação & Educação 20, no. 1 (2015): 117. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v20i1p117-126.

Full text
Abstract:
<p>Com 23 anos de carreira, a jornalista Jussara Mangini compartilha aprendizados adquiridos em doze anos de divulgação de ciência em diferentes instituições públicas - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), onde coordenou a assessoria de imprensa de 1999 a 2003, Universidade Federal do ABC (UFABC), que foi seu objeto de estudo na especialização em Gestão da Comunicação na ECA/USP, concluída em 2007, e atualmente na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), onde é assistente da gerência de comunicação. Ela também fala sobre a propagação de sites e blogs de ciência como alternativa ao encolhimento dos espaços editoriais sobre o tema na mídia tradicional. Essa tendência mundial tem se consolidado como uma oportunidade de atuação profissional e de ampliação de público. </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Neveu, Erik. "As notícias sem jornalistas: uma ameaça real ou uma história de terror?" Brazilian Journalism Research 6, no. 1 (2010): 29–57. http://dx.doi.org/10.25200/bjr.v6n1.2010.246.

Full text
Abstract:
O jornalismo como profissão e know-how está preso em um turbilhão de mudanças O fim dos jornais não significaria automaticamente o fim do jornalismo ou dos jornalistas, mas fica difícil imaginar como o colapso da instituição, poderia ocorrer sem provocar um terremoto na definição e na prática do jornalismo, que, como cultura profissional com habilidades codificadas e características, corre o risco de ser diluído e transformado no contínuo nebuloso daqueles já chamados “funcionários da informação”. Este artigo vai sugerir como várias tendências contemporâneas estão desafiando e redefinindo a prática jornalística. O objetivo aqui é defender a possibilidade de definir o jornalista como alguém que coleciona fatos que não estão numa tela no seu escritório, como alguém que fala para as audiências que não sejam apenas consumidores e como alguém que mantém autonomia suficiente para praticar as aptidõesde um verificador crítico das notícias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Dias, Robson. "Meritocracia do sujeito: prêmios em Jornalismo pautados pela cidadania como flexibilização da objetividade jornalística." Revista_Mídia_e_Cotidiano 3, no. 3 (2013): 414. http://dx.doi.org/10.22409/ppgmc.v3i3.9695.

Full text
Abstract:
A anulação do sujeito (isenção, impessoalidade e imparcialidade) é uma das marcas da adoção dos critérios de Objetividade. Os modelos de Jornalismo Informativo e Jornalismo Investigativo prescrevem esses valores no Brasil já há cinco décadas. O Prêmio Esso, como cultura meritocrática premiativa, foi um dos principais elementos a consolidar a Objetividade como valor inerente ao profissionalismo (Soloski) e à cultura profissional jornalística (Schudson) por validar um protocolo do que é (ou não) a prática e o saber exemplar do jornalismo. Com a ascensão do Terceiro Setor, a partir dos anos 90, no contexto neoliberal, novos atores sociais e modelos surgiram, como o Jornalismo Público. O artigo trata de um novo rol de premiações que flexibiliza a anulação do sujeito da Objetividade propondo um novo padrão de jornalista: um sujeito atuante na realidade social, além da personificação das premiações que não certificam as matérias jornalísticas somente, mas também profissionais e empresas jornalísticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Rico, Carlos. "Carlos Rico defende o estabelecimento de parcerias entre a universidade e o mundo profissional. O jornalista da SIC encara a formação académica na área como o farol que ilumina a ação profissional quotidiana." Media & Jornalismo 16, no. 28 (2016): 116–17. http://dx.doi.org/10.14195/2183-5462_28_10.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Tainá Amaral Horn, Aline, Luis Otávio Dias, and Rosa Maria Cardoso Dalla Costa. "Ensino de jornalismo e novas práticas jornalísticas no século XXI: globalização, sociedade e tecnologia." Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura., no. 10 (December 21, 2015): 139. http://dx.doi.org/10.5380/2238-0701.2015n10p139-158.

Full text
Abstract:
O artigo propõe a discussão sobre o ensino de Jornalismo e as perspectivas de atuação do jornalista frente às mudanças latentes na sociedade globalizada, diante do impacto da cultura digital, dos novos modos de interação com o público e questões de ordem institucional e mercadológica, em um momento de adaptações dos cursos de Jornalismo no Brasil com as Novas Diretrizes Curriculares. O estudo, em fase de desenvolvimento, faz parte de uma pesquisa sobre as novas práticas jornalísticas, que integra um grupo internacional de investigação sobre o tema. Tem como objetivo discorrer sobre o campo de convergências e dicotomias entre o ensino do jornalismo e a prática profissional dos jornalistas que trabalham na redação do portal de notícias web, Brasil Post. Encontra pressupostos teóricos em Bauman (1999), Wolton (2011) e Mattelart (2005) para discorrer sobre o tempo, o espaço e as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação e, ancora-se em Fígaro (2013) para discorrer sobre o modo de fazer jornalismo no século XXI.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Ferreira, Mayara Sousa, and Ruthy Manuella de Brito Costa. "Práticas de extensão no ensino de Jornalismo." Revista Em Extensão 20, no. 1 (2021): 205–17. http://dx.doi.org/10.14393/ree-v20n12021-57736.

Full text
Abstract:
A formação acadêmica tem como base o ensino, a pesquisa e a extensão, que precisam ocorrer de maneira coordenada, visando uma formação que contemple teoria, prática, bem como investigação científica. No curso de Jornalismo, atividades de extensão oportunizam aos estudantes práticas que se aproximam daquelas que se dão na ambiência profissional. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo descrever a experiência do projeto de extensão do referido curso na Faculdade R. Sá, a partir da perspectiva da produção de notícias, pesquisa documental e produção fotográfica, através da revista Das Antigas. Com uma abordagem qualitativa, a construção deste trabalho se deu com base em pesquisa documental e de campo. Teoricamente, o trabalho se ampara principalmente em Duarte (2012), Goulart (2004) e Sousa (2004). Os resultados evidenciam a importância e a necessidade do aprimoramento das práticas extensionistas interdisciplinares para formação do jornalista. Além disso, é uma forma de relacionar ambiente acadêmico com a sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Magalhães, Catarina, and Ana Teresa Peixinho. "Os jornalistas nas ‘Cenas da Vida Portuguesa’ de Eça de Queirós." Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público, no. 13 (September 6, 2021): 15–30. http://dx.doi.org/10.14195/2183-6019_13_1.

Full text
Abstract:
Este artigo pretendeu compreender como a literatura portuguesa da segunda metade do século XIX representou ficcionalmente os homens da ‘imprensa’. Tendo como referência estudos de história cultural e de história do jornalismo, em particular, o cotejo dessas representações ficcionais trouxe à superfície algumas tensões socioculturais que estiveram na génese da construção identitária dos jornalistas e na cisão do campo da imprensa que foi determinante para a autonomia da profissão. A análise de personagens, figurantes e espaços de quatro romances de Eça de Queirós – O Crime do Padre Amaro (1875), O Primo Basílio (1878), Os Maias (1888) e A Capital (1925) – permitiu concluir i) que a presença destas personagens nos romances de Eça testemunha a importância que a profissão de jornalista assumia no xadrez sociocultural urbano da segunda metade do século XIX; ii) que, sujeitas a uma figuração caricatural, estas figuras são reveladoras da desconfiança e desprezo que esta nova classe profissional merecia por parte da elite culta que até meados do século dominava o mundo da imprensa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Peralta García, Beatriz. "A formação da intelectualidade operária nos fins do Oitocentos. Autodidatismo e erudição em Ernesto da Silva (1893-1903)." Revista de História das Ideias 39 (June 16, 2021): 223–43. http://dx.doi.org/10.14195/2183-8925_39_9.

Full text
Abstract:
A educação dos operários foi um dos temas fortes do movimento operário. Neste sentido, os historiadores têm mostrado o seu interesse pelas iniciativas geradas no seio das suas organizações, como a criação das escolas para as crianças. Trata-se de iniciativas de caráter privado fora da precária rede do ensino primário e secundário do Estado. Porém, tem-se prestado muito menos atenção à formação académica desta intelectualidade, talvez porque deixou escasso rasto na documentação. Uma das razões para esta insuficiência de fontes tem a ver com o facto dessa formação ser autodidata. Este artigo visa reconstituir e analisar a formação académica da intelectualidade socialista tomando como exemplo Ernesto da Silva (1868-1903), compositor tipógrafo, jornalista e dramaturgo, cuja obra reflete uma vasta cultura em vários os níveis: profissional, ideológico e literário. Avançar no conhecimento da personalidade deste autor permitir-nos-á aprofundar na história do Partido Socialista Português através da biografia de um dos seus vultos mais significativos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Fidalgo, Joaquim. "Notas sobre “O lugar da ética e da auto-regulação na identidade profissional dos jornalistas”." Comunicação e Sociedade 11 (June 20, 2007): 37–56. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.11(2007).1116.

Full text
Abstract:
O objectivo central da investigação realizada é tentar compreender as características específicas da profissão de jornalista, seja nos modos como ela é encarada “de dentro” pelos seus directos protagonistas, seja nos modos como ela é olhada e julgada “de fora”, pelo todo social com que interage. Um segundo objectivo, complementar deste, é compreender qual o papel particular das questões éticas e deontológicas na definição de uma identidade profissional dos jornalistas, bem como os modos em que ela se pode concretizar. No capítulo específico da ética, percorremos as mais importantes teorias, procurando discernir o que nelas há de semelhante e o que há de diferente. O entendimento de que as responsabilidades éticas, numa profissão com a influência e impacto social do jornalismo, implicam obrigatoriamente a necessidade de prestação de contas à sociedade leva-nos depois a analisar as modalidades concretas que essa prestação de contas pode e deve assumir. Identificamos as vantagens da auto-regulação dos media e dos seus profissionais, e também os seus limites e fragilidades. Passamos em revista um conjunto de mecanismos e instrumentos de auto-regulação, terminando na figura do Provedor do Leitor. Tendo presentes as novas condições em que se exerce o jornalismo na era digital, bem como os novos desafios que se colocam ao “campo jornalístico”, adiantamos a hipótese de que as exigências éticas – integrando um exercício competente do ofício – serão cada vez mais centrais na definição de uma identidade profissional específica dos jornalistas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Andriollo, Débora Bonesso, Fernanda Anversa Bresolin, Letícia Fernandez Frigo, and Carla Aparecida Cielo. "Treinamento fisioterapêutico intensivo do centro de força corporal: estudo de uma profissional da voz." Research, Society and Development 9, no. 3 (2020): e146932550. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i3.2550.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi verificar e comparar as medidas vocais, respiratórias e da ativação do músculo transverso do abdome, antes e após um protocolo fisioterapêutico de treinamento intensivo da musculatura do centro de força corporal em uma profissional da voz. Participou uma jornalista, do sexo feminino, 21 anos de idade, sem queixa vocal. Relato de caso original, retrospectivo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (nº 40680614.7.0000.5346). Foi realizada coleta: da emissão sustentada de /a/, /i/, /u/, /s/, /z/, /e/ e da contagem de números em pitch e loudness habituais, do /e/ áfono, do Nível de Pressão Sonora modal, da extensão dinâmica e cantada, das pressões respiratórias máximas, da capacidade vital forçada e da ativação do músculo transverso do abdome, por meio do esfigmomanômetro com unidade de biofeedback pressórico. Após, foi aplicado um protocolo fisioterapêutico de treinamento intensivo do centro de força corporal e reavaliação. Houve aumento da sustentação das emissões, do Nível de Pressão Sonora modal e mínimo, da extensão cantada, das pressões respiratórias máximas e da ativação do transverso do abdome; e houve redução do Nível de Pressão Sonora máximo e da diferença entre a média das vogais e a contagem de números. Assim, o treinamento fisioterapêutico intensivo do centro de força corporal promoveu melhora do controle respiratório e da coordenação pneumofonoarticulatória.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Marques, Angela Cristina Salgueiro, and Luis Mauro Sá Martino. "A configuração da questão dos interesses no âmbito de uma ética do profissional de comunicação." Revista FAMECOS 18, no. 3 (2011): 816. http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2011.3.9860.

Full text
Abstract:
Este artigo delineia as possibilidades e condições de uma ética do jornalista a partir da análise do conceito de campo de Pierre Bourdieu e da ética do discurso de Jürgen Habermas. Embora os dois pensadores pareçam ter pouco em comum, ambos têm na noção de interesse um ponto chave de uma discussão sobre ética. Neste texto, o objetivo é discutir essas duas possibilidades de configuração de uma ética comunicativa de modo a analisar o que parece ser um paradoxo cotidiano entre as responsabilidades do profissional e o papel desempenhado pelo interesse nas práticas jornalísticas e na ética comunicativa. Palavras-chave: Ética; Jornalismo; Comunicação. The role played by interests in the configuration of an ethics of the journalistic agent This paper outlines the possibility and conditions of the journalist’s ethics from the point of view of Bourdieu’s professional analysis and Habermas’ discourse ethics, focusing on the notion of ‘interest’. Although the two thinkers have little in common, both seems to focus on the notion of interest to lead an ethical discussion. In this paper, the goal is to discuss these theoretical notions in order to examine what seems to be an everyday paradox between the journalist’s responsibilities and the role played by interest in the journalistic practices and in a communicative ethics. Keywords: Ethics; Journalism; Communication.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Braga, Adriana, Leonel Aguiar, and Mara Bergamaschi. "O chão de fábrica da notícia: contribuições para uma economia política da práxis jornalística." Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação 37, no. 1 (2014): 111–32. http://dx.doi.org/10.1590/s1809-58442014000100006.

Full text
Abstract:
Há uma tradição de estudos de Jornalismo que nos chama atenção para como o jornal diário é produto das interações sociais no interior das redações e de micro políticas que afetam suas práticas. Atualmente, este cenário tem sido complexificado tanto pela introdução de tecnologias de Comunicação que impactam todas as etapas do processo produtivo jornalístico (da apuração à leitura) quanto pela formalização legal. Neste artigo de reflexão teórica, o objetivo é apresentar três pontos para discussão sobre a configuração atual da prática profissional do Jornalismo no Brasil, a saber: a) o debate sobre a regulamentação da formação e exercício do Jornalismo; b) o contexto das relações laborais no mercado de trabalho jornalístico; c) a crise da narrativa e do papel social do/a jornalista, considerando aspectos culturais, econômicos, políticos e tecnológicos. As incertezas da regulamentação da atividade jornalística, o contexto flutuante, a precarização das relações laborais neste mercado de trabalho e a crise da narrativa e do papel social dos jornalistas evidenciam um campo de disputas com amplas possibilidades em aberto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Sousa, Sandra. "“Eu quero ver o Atlântico”: A ficção portuguesa “marginal” depois da revolução." MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944 2, no. 48 (2018): 157. http://dx.doi.org/10.18542/moara.v1i48.4279.

Full text
Abstract:
A História dá-nos heróis. A literatura dá-nos homens. Na História glorificada de Portugal, os heróis são homens superiores. Mas os homens também choram, e na literatura tais heróis são desmitificados: a grandeza é podre, a supremacia tem pés de barro. Na obra em análise neste trabalho, Morreremos Amanhã de Carlos Tomé, atende-se à desmitificação do herói de guerra ou, por outro lado, à recuperação daqueles que foram os verdadeiros heróis de que a História oficial não dá conta. Curiosamente, o mito da hegemonia masculina é desconstruído tanto por um narrador anti-heróico, como por uma mulher que é capaz de dar ao narrador uma nova esperança. Carlos Tomé, jornalista profissional, natural da ilha de São Miguel, participante na guerra colonial em Angola, equipara-se, com o seu romance Morreremos Amanhã (2007), em termos de pujança narrativa na óptica do mesmo tema a escritores mais renomados como é o caso de António Lobo Antunes ou João de Melo. No entanto, a sua obra tem ficado nas margens geográficas e literárias portuguesas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Carbasse, Renaud. "Tino para os negócios e bom jornalismo? A figura do jornalista empreendedor nos debates sobre o futuro da profissão." Brazilian Journalism Research 11, no. 1 (2015): 262–83. http://dx.doi.org/10.25200/bjr.v11n1.2015.591.

Full text
Abstract:
No contexto de uma dinâmica de mudança do jornalismo, a web se manifesta, simultaneamente, como um lugar de reprodução e de experimentação de diferentes formas de fazer e de conceber o jornalismo. No cruzamento das mudanças de status, de atribuições e de trajetórias de carreiras, a face do jornalismo empreendedor (“entrepreneurial journalism”; BRIGGS, 2011) voltou à tona progressivamente e ganhou popularidade ao longo da última década, nos discursos que celebram a inovação, a flexibilidade e o prazer de correr riscos. Como as figuras do jornalista e do empreendedor podem conviver uma vez que as atividades comerciais e as jornalísticas eram historicamente dissociadas? Como são articulados, de um lado, o imperativo de busca de financiamento, e de outro, o de prática de coleta e de difusão da informação? Como as noções de independência, de liberdade de expressão e de respeito ao interesse público – princípios tão fortes da moral jornalística – são apropriadas por esses agentes? Nosso artigo tem como objetivo situar o jornalismo empreendedor em uma perspectiva histórica e, a seguir, apresentar um estudo exploratório de como os imperativos empresariais e jornalísticos foram conciliados e tratados na literatura profissional francófona e anglófona nos últimos anos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Gomes, Adelino. "Adelino Gomes atribui vantagens competitivas à formação em comunicação no acesso ao mercado profissional, mas o jornalista‑investigador admite, igualmente, a existência de perfis mais multidisciplinares." Media & Jornalismo 16, no. 28 (2016): 111–12. http://dx.doi.org/10.14195/2183-5462_28_8.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography