Academic literature on the topic 'Krigagem'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Krigagem.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Krigagem"

1

Santos, Gerson Rodrigues dos, Marcelo Silva de Oliveira, João Marcos Louzada, and Adriana Maria Rocha Trancoso Santos. "KRIGAGEM SIMPLES versus KRIGAGEM UNIVERSAL: QUAL O PREDITOR MAIS PRECISO?" ENERGIA NA AGRICULTURA 26, no. 2 (July 10, 2011): 49. http://dx.doi.org/10.17224/energagric.2011v26n2p49-55.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Remacre, Armando Zaupa, Márcio Nunes Normando, and Sérgío Sacani Sancevero. "Krigagem das proporções utilizando a krigagem da média: uma ferramenta auxiliar na modelagem de reservatórios." Revista Brasileira de Geociências 38, no. 1 (March 1, 2008): 82–87. http://dx.doi.org/10.25249/0375-7536.2008381s8287.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva Junior, João F. da, Gener T. Pereira, Livia A. Camargo, and José Marques Júnior. "Métodos geoestatísticos na modelagem espacial do diâmetro médio do cristal da goethita." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 17, no. 11 (November 2013): 1127–34. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662013001100001.

Full text
Abstract:
Uma das necessidades da agricultura de precisão é avaliar a qualidade dos mapas dos atributos dos solos. Neste sentido, o presente trabalho objetivou avaliar o desempenho dos métodos geoestatísticos: krigagem ordinária e simulação sequencial gaussiana na predição espacial do diâmetro médio do cristal da goethita com 121 pontos amostrados em uma malha de 1 ha com espaçamentos regulares de 10 em 10 m. Após a análise textural e da concentração dos óxidos de ferro, calcularam-se os valores do diâmetro médio do cristal da goethita os quais foram analisados pela estatística descritiva e geoestatística; em seguida, foram utilizadas a krigagem ordinária e a simulação sequencial gaussiana. Com os resultados avaliou-se qual foi o método mais fiel para reproduzir as estatísticas, a função de densidade de probabilidade acumulada condicional e a estatística epsilon εy da amostra. As estimativas E-Type foram semelhantes à krigagem ordinária devido à minimização da variância. No entanto, a krigagem deixa de apresentar, em locais específicos, o grau de cristalinidade da goethita enquanto o mapa E-Type indicou que a simulação sequencial gaussiana deve ser utilizada ao invés de mapas de krigagem. Os mapas E-type devem ser preferíveis por apresentar melhor desempenho na modelagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Carmo, Edilson José do, Dalto Domingos Rodrigues, and Gerson Rodrigues Dos Santos. "AVALIAÇÃO DOS INTERPOLADORES KRIGAGEM E TOPO TO RASTER PARA GERAÇÃO DE MODELOS DIGITAIS DE ELEVAÇÃO A PARTIR DE UM "AS BUILT"." Boletim de Ciências Geodésicas 21, no. 4 (December 2015): 674–90. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-21702015000400039.

Full text
Abstract:
O presente trabalho objetiva realizar o "as built" de uma caixa de decantação de estação de tratamento de água e avaliar o uso dos métodos de interpolação krigagem e Topo to Raster na geração de Modelo Digital de Elevação (MDE) do fundo de uma caixa de decantação de uma Estação de Tratamento de Água levantado com estação total. Para interpolação com o Topo to Raster foram usadas duas metodologias, uma usando como arquivo de entrada linhas de contorno e pontos cotados, conhecido como Topo to Raster padrão, e outra usando somente pontos cotados, conhecido como Topo to Raster condicionado. A interpolação por krigagem foi feita utilizando krigagem ordinária e krigagem simples. Foi utilizado como referência 50 pontos extraídos do MDE gerado pelo método Triangular Irregular Network (TIN). Para cada amostra de discrepância foram calculados indicadores estatísticos. O Modelo gerado por Topo to Raster condicionado apresentou visíveis distorções nas bordas e no centro da área de estudo, devendo ser descartado. Aplicando o teste z, conclui-se que as médias das discrepâncias dos interpoladores krigagem ordinária e krigagem simples não são significativas à um nível de confiança de 95%, ou seja, não diferem do TIN. Já os interpoladores Topo to Raster padrão e Topo to Raster condicionado apresentam diferenças significativas nas médias. Para profundidades médias de 3,21 m, foram encontrados os seguintes valores para os indicadores estatísticos: discrepância média de 1 cm, discrepância máxima de 10 cm, desvio padrão da amostra de 3 cm e RMS das discrepâncias de 3 cm.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Carvalho, José R. P. de, and Eduardo D. Assad. "Análise espacial da precipitação pluviométrica no Estado de São Paulo: comparação de métodos de interpolação." Engenharia Agrícola 25, no. 2 (August 2005): 377–84. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162005000200011.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é comparar três interpoladores univariados: inverso do quadrado da distância, curvatura mínima e krigagem ordinária usando observações de precipitação pluvial média anual de 1.027 postos pluviométricos abrangendo todo o Estado de São Paulo, representando área de 248.808,8 km² (2,91% do território nacional), no período de 1957 a 1997. Os mapas de variabilidade espacial não apresentaram grandes diferenças visuais; entretanto, quando a estatística quadrado médio do erro foi calculada para cada técnica, confirmou-se a grande vantagem em usar o interpolador ótimo de krigagem. A diferença entre os valores observados e estimados pela krigagem foi muito menor do que para os outros dois métodos, indicando ser esse o interpolador a ser usado na distribuição espacial de precipitação pluvial média anual para os dados em estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Assumpção, Henrique César Pereira, and Gisele Mara Hadlich. "Estatística descritiva e estacionaridade em variáveis geoquímicas ambientais." Engenharia Sanitaria e Ambiental 22, no. 4 (August 2017): 671–77. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522017142739.

Full text
Abstract:
RESUMO O objetivo deste trabalho foi analisar os dados de atributos geoquímicos a fim de verificar sua estacionaridade e correlacionar a normalidade estatística com o uso da técnica de krigagem ordinária. A escolha da krigagem ordinária como método geoestatístico aplicado ao trabalho deve-se ao fato de essa ser aconselhada para a realização de estudos em áreas onde existam dados com variáveis que possam apresentar dependência espacial, como é o caso das variáveis geoquímicas, e por ser indicada para dados que apresentam estacionaridade. A metodologia utilizada para a realização desta pesquisa envolveu, além da revisão de literatura, a obtenção de dados dos metais-traço (Cu, Zn, Mn, Fe, Cr e Pb) extraídos parcialmente de amostras superficiais (0 a 10 cm) de solos e sedimentos coletados em campo. Também foram determinados os valores de pH, salinidade, nitrogênio total, fósforo, matéria orgânica e granulometria. Foram conduzidas análises estatísticas, construções de semivariogramas, aplicação da krigagem ordinária e, por fim, validação cruzada para medir a incerteza da medição prévia dos dados. Neste trabalho, por meio dos variogramas, comprovou-se que, apesar de os dados não serem normais, eles apresentaram estacionaridade. Além disso, o parâmetro da estatística descritiva que mais possui correlação direta com a krigagem ordinária é a variância.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Assad, Eduardo Delgado, Mariza Alves de Macedo, Jurandir Zullo Júnior, Hilton Silveira Pinto, and Orivaldo Brunini. "valiação de métodos geoestatísticos na espacialização de índices agrometeorológicos para definir riscos climáticos." Pesquisa Agropecuária Brasileira 38, no. 2 (February 2003): 161–71. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2003000200001.

Full text
Abstract:
A definição das melhores datas para plantio de milho, adotadas no Zoneamento de Riscos Climáticos do Estado de São Paulo, é baseada nas variações espaço-temporais do índice de satisfação das necessidades de água da planta (ISNA), sendo a média ponderada o método de interpolação utilizado na espacialização deste parâmetro. Este método não considera a propagação espacial do erro da estimativa, o que permite interpretações imprecisas sobre as melhores datas de plantio, principalmente nas situações de início e de final do ciclo. O objetivo deste trabalho foi comparar métodos de espacialização de valores numéricos dos índices agrometeorológicos e avaliar sua variação espacial. Foram utilizados os métodos da média ponderada, krigagem ordinária e krigagem por indicação. A krigagem por indicação foi o método mais apropriado para espacializar o índice ISNA e definir a melhor data de plantio do milho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Noetzold, Rafael, Marcelo De Carvalho Alves, Rogério Antonio Gallon, and Maicon José Peres Arruda Oliveira. "Variabilidade espacial da altitude elipsoidal determinada por GNSS, ASTER GDEM e SRTM." Revista Brasileira de Geomática 2, no. 2 (October 10, 2014): 59. http://dx.doi.org/10.3895/rbgeo.v2n2.5447.

Full text
Abstract:
Foi estudada a variabilidade espacial da altitude obtida por GNSS, ASTER GDEM e SRTM. Foram coletados com receptores Global Navigation Satellite Systems (GNSS) 3.884 dados de altitude, e utilizados para comparação, os dados de altitude dos modelos SRTM e ASTER, extraídos pela técnica do vizinho mais próximo. A análise geoestatística foi feita por meio de ajustes de semivariograma esférico, exponencial e gaussiano, sendo utilizado o critério de informação de Akaike, a soma de quadrados e o desvio padrão da krigagem para escolha do melhor modelo de ajuste. Em seguida, efetuou-se a interpolação dos dados por krigagem ordinária e do desvio padrão da krigagem. Ocorreu dependência espacial para os três conjuntos de dados estudados. Para os dados do GNSS, ASTER e SRTM, o melhor modelo foi o esférico. Os dados da altitude obtidos pelo GNSS representaram com mais detalhes e com menor erro a área estudada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Alves, Marcelo de C., Soraya A. Botelho, Lilian V. A. Pinto, Edson A. Pozza, Marcelo S. de Oliveira, Elizabeth Ferreira, and Hélcio Andrade. "Variabilidade espacial de variáveis geobiofísicas nas nascentes da bacia hidrográfica do Ribeirão Santa Cruz." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 12, no. 5 (October 2008): 527–35. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662008000500014.

Full text
Abstract:
Objetivou-se, em Lavras, MG, caracterizar a estrutura e a magnitude de dependência espacial de variáveis ambientais nas nascentes da bacia hidrográfica do Ribeirão Santa Cruz, por métodos de interpolação geoestatística. Os métodos de interpolação por krigagem ordinária e inverso da potência da distância (IPD) foram utilizados para representar altitude, vazão, áreas de recarga e de vegetação de 175 nascentes perenes em 86,99 km² de área. Observou-se melhor desempenho da estimação por krigagem quando comparado ao método IPD.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pereira, Walmir Carvalho, and Armando Zaupa Remacre. "Utilização de variável mineralógica na estimativa de reservas de minério de ferro." Rem: Revista Escola de Minas 56, no. 2 (June 2003): 123–29. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672003000200011.

Full text
Abstract:
Nesse trabalho é apresentada uma metodologia para estimativa de reservas de minério de ferro, utilizando dados mineralógicos representados pelo mineral hematita especular. Os métodos geoestatísticos de simulação condicional e de estimativa por krigagem são usados para caracterizar a hematita especular em modelos de blocos. Teores de corte e reservas recuperáveis são determinados pelas funções de recuperação teor médio e tonelagem de minério. Os resultados mostraram diferenças significativas entre os modelos de krigagem e de simulação condicional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Krigagem"

1

D'Abbadia, Martinho Romulo Iria. "Analise do problema de Krigagem da soma e da soma das Krigagens : estudo de caso." [s.n.], 1999. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/263772.

Full text
Abstract:
Orientador: Armando Zaupa Remacre
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica
Made available in DSpace on 2018-07-25T14:28:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 D'Abbadia_MartinhoRomuloIria_M.pdf: 3348213 bytes, checksum: 98f806d85c76c8a6848288f07759199e (MD5) Previous issue date: 1999
Resumo: Nesta dissertação são apresentadas estimativas de espessuras em seções sedimentares sobrepostas. O procedimento adotado consiste na realização de krigagens acompanhadas de correções que proporcionam consistência matemática à operação da soma das espessuras. Essas correções são apoiadas em ponderadores fundamentados nas relações de proporcionalidade entre: a) as espessuras das camadas krigadas e a espessura total da seção analisada; b) os desvios padrões de estimativa e a soma desses desvios padrões; c) as variâncias de estimativa e a soma dessas variâncias. O método proposto apresenta como características a simplicidade operacional e a flexibilidade, destacando-se: a) O número de intervalos a serem analisados é teoricamente ilimitado; b) Não há exigência da presença de espessuras estacionárias; c) Há possibilidades da escolha de vizinhanças distintas para cada intervalo analisado; d) Há liberdade para a utilização de modelos variográficos distintos em cada intervalo investigado, possibilitando - que neles sejam individualmente ajustadas diferentes funções, amplitudes e anisotropias. A técnica foi aplicada em uma zona-bloco de um campo de petróleo situado no nordeste do Brasil, auxiliando na localização dos sítios deposicionais preferenciais de reservatórios turbidíticos e propiciando a realização de inferências quanto a aspectos estruturais da área estudada
Abstract: This work presents some thicknesses estimates in overlapped sedimentary sections. The adopted procedure consists of the accomplishment of kriging followed by weigthed corrections that provide mathematical consistency to the operation of thicknesses addition. These weigthed corrections are based on the proportions between: a) the thicknesses of the estimated layers and the total thickness of the analyzed section; b) the standard deviation of the estimation error and the addition of these standard deviations; c) the variance of the estimation error and the addition of these variances. The proposed method is characterized by its simplicity and operational flexibility, being distinguished by: a) The number of intervals to be analyzed is theoretically limitless; b) Stationary thicknesses are not required; c) Choice of distinct neighborhoods for each analyzed interval is allowed; d) It has freedom for the use of distinct models in each investigated - interval, making it possible to choose different functions, amplitudes and anisotropies. The technique was applied in an oil field situated in the northeast of Brazil , helping in localising the preferential depositional areas for turbiditic reservoirs and allowing inferences with respect to structural aspects of studied area
Mestrado
Mestre em Engenharia de Petróleo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Almeida, Maria de Fátima Ferreira. "Método de partição produto aplicado à Krigagem." Botucatu, 2019. http://hdl.handle.net/11449/190714.

Full text
Abstract:
Orientador: José Sílvio Govone
Resumo: As variáveis aleatórias no espaço estão definidas como funções aleatórias sujeitas à teoria das variáveis regionalizadas. Para assumir continuidade espacial com um número limitado de realizações da variável aleatória são necessárias as hipóteses de estacionariedade, as quais envolvem diferentes graus de homogeneidade espacial. Formalmente, uma variável regionalizada Z é estacionária se os momentos estatísticos de Z(s+h) forem os mesmos para qualquer vetor h. A hipótese de estacionariedade de primeira ordem é definida como a hipótese de que o momento de primeira ordem da distribuição da função aleatória Z(s) é constante em toda a área. A hipótese intrínseca é baseada no cálculo de médias globais das semivariancias, com a pressuposição de estacionariedade de 1a ordem e da estacionariedade da variância dos incrementos. Embora muitas variáveis sejam suscetível a dupla ou múltipla estacionariedade, estas estruturas espaciais não são levadas em consideração pelo semivariograma usual. Na perspectiva de solucionar o problema apontado, buscou-se identificar os locais dos pontos de mudança na média que definem mais de uma estrutura de semivariancia, com o objetivo de melhorar a qualidade dos mapas de Krigagem Ordinária. Para isso, foi utilizado o Método de Partição Produto (MPP), com enfoque espacial, denominado Método de Partição Produto Espacial (MPPs). Para separar os grupos, foi criada uma função de busca de ponto de mudança na média utilizando o modelo hierárquico bayesiano, denom... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: The random variables in space are defined by random functions subject to regionalized variable theory. To assume spatial continuity with a limited number of realization of the random variable, we need to assume stationarity hypotheses, which involve different degrees of spatial homogeneity. Formally, a regionalized variable Z is stationary if statistical moments of Z(s + h) are the same for any vector h. The first order stationarity hypothesis is defined to be the hypothesis that first order moment of the distribution of the random function Z(s) is constant throughout the area. The intrinsic hypothesis is based on the computation of global means of semivariate models, with the assumption of 1st order stationarity and incremental variation stationarity. Although many variables are capable of double or multiple stationarity, these spatial structures are not taken into account by the usual semivariogram, and, consequently, cause acuracy problems in Kriging maps. In order xvii to solve the described problem, it was identify the points of change in the average with the objective of improving the quality and accuracy of the maps of Ordinary Kriging. To separate the groups, a mean change point search function was created using the Bayesian hierarchical model, called the Space Product Partition Model (MPPs). Two databases were used to test the model’s potential to separate spatially dependent groups, in which the former suspected a change in mean while in the latter. “ Data2 ”, there... (Complete abstract click electronic access below)
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Santos, Alexandre Silva. "Krigagem de teores de ouro da Mina de Caiamar-Goiás." Universidade de São Paulo, 2015. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/44/44137/tde-27042015-103828/.

Full text
Abstract:
Este trabalho foi realizado a partir de dados disponibilizados pela empresa Yamana Gold Inc., referente a mina de ouro de Caiamar, localizada na região centro oeste do país, na cidade de Guarinos em Goiás, onde ocorrem os terrenos Greenstones inseridos no Maciço Mediano de Goiás. Estes tipos de depósitos auríferos, além de ocorrerem no estado de Goiás, ocorrem também nos estados do Tocantins e Minas Gerais e já são conhecidos desde a época colonial. A mineralização se encontra disposta nas formas concordante e sub-concordante a foliação SN, com uma direção média de 50-60°/SW distribuído em três níveis, antes denominados de A1, A2, A3 e em três camadas menores ou lentes chamadas A4, A5 e A6. Atualmente, com o desenvolvimento do trabalho na mina é possível dizer que as camadas que abrigam a maior quantidade do mineral são as camadas GRV e QFP. A técnica de geoestatística de indicadores ajudou na busca do mineral de interesse, além de ajudar a entender o modo de distribuição e sua continuidade dos teores, que pode estar associado tanto a veios e vênulas de quartzo quanto a porções mineralizadas com espessuras médias inferiores a 1 metro. O objetivo do trabalho é utilizar a Geoestatística Não Linear, mais precisamente a técnica de krigagem de indicadores para restringir a estimativa dos blocos estimados, com uma probabilidade maior que 0,5 ppm de ser minério. A partir de várias tentativas de estimativas mal sucedidas, duas estratégias foram escolhidas para execução do trabalho. A primeira estratégia foi utilizar os teores mínimos, 0.5 ppm, transformados em indicadores e estimar a região mineralizada (grade shell), identificando a geologia mineralizada ou a zona mineralizada, em seguida utilizar a técnica krigagem ordinária para os dados dentro da região mineralizada e mapear os teores desejados de ouro. A segunda estratégia, utiliza as informações fornecidas pela mina, como as litologias descritas pelo geólogo de campo, identificadas como sendo as mais mineralizadas e utilizar a krigagem ordinária para se mapear os teores de ouro. Com as evidências encontradas a segunda estratégia mostrou-se ser a mais promissora, especialmente por gerar um impacto em redução no custo de produção.
This study was conducted from data provided by the company Yamana Gold Inc., regarding the gold mine of Caiamar, located in the west central region of Guarinos city, where there are the Greenstones lands inserted in the Maciço Mediano de Goiás. These types of gold deposits, besides occur in the state of Goiás, also occur in the states of Tocantins and Minas Gerais and have been known since colonial times. Mineralization is arranged in ways concordant and sub-concordant to SN foliation with an average direction of 50-60°/SW distributed on three levels previously named A1, A2, A3 and three smaller layers or lens so-called A4, A5 and A6. Nowadays, with the development of the work in the mine is possible to say that the layers that shelter the greatest amount of mineral layers are GRV and QFP. The technique of geostatistics indicators helped in the search for mineral of interest and help to understand the mode of distribution and continuity of the levels, which may be associated with both veins and quartz venules as the mineralized portions with average thicknesses of less than 1 meter. The objective is to use the nonlinear geostatistics, specifically the kriging technique indicators to restrict the estimation of blocks estimated with a probability greater than 0.5 ppm to be ore. From several unsuccessful attempts to estimate, two approaches were chosen to perform the work. The first strategy was to use the minimum concentration, 0.1 ppm, and estimate indicators transformed into the mineralized area (grade shell), identifying geological mineral or mineralized zone then use ordinary kriging technique for the data within the mineralized region and map the desired gold content. The second strategy uses the information provided by the mine, as the lithologies described by the field geologist, identified as being the most mineralized and using ordinary kriging to map the gold grades. Evidences found in the second strategy proved to be the most promising, especially for generating an impact in reducing the cost of production.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lagos, Alvarez Bernardo Moises. "Krigagem indicadora e probabilistica para a estimação das reservas recuperaveis." [s.n.], 1991. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/306241.

Full text
Abstract:
Orientador: Ademir Jose Petenate
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Ciencia da Computação
Made available in DSpace on 2018-07-14T01:11:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LagosAlvarez_BernardoMoises_M.pdf: 2766505 bytes, checksum: 16baffeffb324452ee85a596b789a1d3 (MD5) Previous issue date: 1991
Resumo: Não informado.
Abstract: Not informed.
Mestrado
Mestre em Estatística
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Abel Brasil Ramos da. "Estimação de curvas de indiferença de acessibilidade urbana via modelos ordenados e krigagem." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2013. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5443.

Full text
Abstract:
SILVA, Abel Brasil Ramos da. Estimação de curvas de indiferença de acessibilidade urbana via modelos e krigagem. 2013. 86 f. Dissertação (mestrado) - Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2013.
Submitted by Mônica Correia Aquino (monicacorreiaaquino@gmail.com) on 2013-07-19T20:05:11Z No. of bitstreams: 1 2013_dissert_abrsilva.pdf: 10126200 bytes, checksum: 75ea4c443ec269932fba69891f9e974c (MD5)
Approved for entry into archive by Mônica Correia Aquino(monicacorreiaaquino@gmail.com) on 2013-07-19T20:05:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_dissert_abrsilva.pdf: 10126200 bytes, checksum: 75ea4c443ec269932fba69891f9e974c (MD5)
Made available in DSpace on 2013-07-19T20:05:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_dissert_abrsilva.pdf: 10126200 bytes, checksum: 75ea4c443ec269932fba69891f9e974c (MD5) Previous issue date: 2013
The process of urbanization, growth of cities and urban structuring in recent decades among large Brazilian cities revealed the issue of accessibility as a relevant factor in quality of life. In this sense, analyzing the level of accessibility and welfare of individuals from where they leave their homes up to the point of execution of activities or consumer satisfaction becomes a matter of great scientific importance, yet to be explored in rigorously way. Thus, in this dissertation we analyze and model urban accessibility considering a theoretical perspective based on the methodology of utility maximization and estimation of econometric models. Therefore, this study is divided into two lines of research. The first one analyzes the accessibility using generalized ordered models through a new geo-referenced micro data set collected in the city of Fortaleza, Brazil. Our results show that variables such as income, car ownership, distance, and others are important for explaining accessibility of individuals. The second line of inquiry proposes and develops, in a pioneering way, a surface of spatial utility by means of Kriging techniques. The results point to the fact that the distance between home and destination has a very heterogeneous relationship with accessibility, revealing a spatial pattern greatly influenced by the prevailing economic inequalities all over the city. This result puts into question simplistic traditional assumptions that assume a linear or polynomial relation between distance and accessibility.
O processo de urbanização, crescimento das cidades e estruturação urbana ocorrido nas últimas décadas nas grandes cidades brasileiras vem colocando a questão da acessibilidade como fator relevante na qualidade de vida da população. Neste contexto, analisar rigorosamente o nível de acessibilidade e o bem-estar dos indivíduos a partir do momento que deixam suas residências até o ponto de execução de atividades ou satisfação de consumo torna-se uma questão de grande importância científica ainda pouco explorada de maneira rigorosa. Nesta dissertação buscamos analisar e modelar acessibilidade considerando uma perspectiva teórica baseada na metodologia da maximização da utilidade e na estimação de modelos econométricos. Para tanto, este estudo está dividindo em dois eixos de pesquisa: o primeiro, analisa a acessibilidade com o uso de modelos ordenados generalizados através de uma base inédita de micro dados geo-referenciados coletada na cidade de Fortaleza, Brasil. Os resultados mostram que variáveis como renda, posse de automóveis, distância, entre outras, são importantes para explicar a acessibilidade dos indivíduos. O segundo eixo de análise propõe e desenvolve, de maneira pioneira, uma superfície de utilidade espacial através de técnicas de krigagem. Os resultados mostram que a distância entre o domicílio e o ponto de destino possui uma relação bastante heterogênea com a acessibilidade, revelando um padrão espacial influenciado pela desigualdade econômica da cidade. Esse resultado coloca em dúvida suposições simplistas tradicionais que assumem uma relação linear ou polinomial entre distância e acessibilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Reis, Cássio Pinho dos. "Simulação de fatores que afetam as predições obtidas por krigagem ordinária." Universidade Federal de Viçosa, 2013. http://locus.ufv.br/handle/123456789/4063.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-03-26T13:32:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 578545 bytes, checksum: f6ae6dae907e75e3f88a95fd72c929fc (MD5) Previous issue date: 2013-03-18
The objective of this study is to identify how many factors can affect the variance of the predictions obtained by Ordinary Kriging. For this, different phenomena were simulated in order to obtain the predictions of Ordinary Kriging, using the three usual semivariogram models, different amounts of neighbors to perform the prediction, different spatial dependence indexes and sample size. It was observed that although all the models tended to produce non-biased predictions, the spherical model tended to show a greater variability of the prediction errors in most phenomena simulated, while the Gaussian got smaller. It was also found that when the value of spatial dependence indexes (FDI), the grid size and the number of nearest neighbors were increased, the models tend to have lower variability for all SDI studied, and these ones also tend to stabilize when it reaches a certain amount of neighbors. About the evaluation of the estimates, the exponential model tended to be the one with the worst rating on the variability of the predictions and the spherical the one with the best evaluation in most simulated phenomena. Nevertheless, when it increases the amount of neighbors, the models behavior changes according to the spatial dependence index.
O objetivo deste estudo é poder identificar, como diversos fatores podem afetar a variância das predições obtidas por Krigagem Ordinária. Para tanto, foram simulados diferentes cenários para poder obter as predições de Krigagem Ordinária, usando os três modelos de semivariograma usuais, quantidades diferentes de vizinhos para realizar a predição, diferentes níveis de dependência espacial e tamanhos de amostra. Observou-se que embora todos os modelos tenderam produzir predições não viesadas, o modelo esférico tendeu a apresentar a maior variabilidade dos erros de predições na maioria dos cenários simulados, enquanto que o gaussiano obteve a menor. Verificou-se também que quando se aumentou o valor do índice de dependência espacial (IDE), o tamanho do grid e a quantidade de vizinhos mais próximos, os modelos tenderam a apresentar menores variabilidades para todos IDE estudados, sendo que o mesmo tende a se estabilizar quando se chega a uma determinada quantidade de vizinhos. Quanto à avaliação das estimativas, o modelo exponencial tendeu a ser o modelo com a pior avaliação sobre a variabilidade das predições e o esférico com a melhor avaliação na maioria dos cenários simulados, porém quando se aumenta a quantidade de vizinhos, o comportamento dos modelos se alteram de acordo com o índice de dependência espacial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Souza, Anelise de Lima. "Estudo do efeito de suavização da krigagem ordinária em diferentes distribuições estatísticas." Universidade de São Paulo, 2007. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/44/44137/tde-31072007-150731/.

Full text
Abstract:
Esta dissertação apresenta os resultados da investigação quanto à eficácia do algoritmo de pós-processamento para a correção do efeito de suavização nas estimativas da krigagem ordinária. Foram consideradas três distribuições estatísticas distintas: gaussiana, lognormal e lognormal invertida. Como se sabe, dentre estas distribuições, a distribuição lognormal é a mais difícil de trabalhar, já que neste tipo de distribuição apresenta um grande número de valores baixos e um pequeno número de valores altos, sendo estes responsáveis pela grande variabilidade do conjunto de dados. Além da distribuição estatística, outros parâmetros foram considerados: a influencia do tamanho da amostra e o numero de pontos da vizinhança. Para distribuições gaussianas e lognormais invertidas o algoritmo de pós-processamento funcionou bem em todas a situações. Porém, para a distribuição lognormal, foi observada a perda de precisão global. Desta forma, aplicou-se a krigagem ordinária lognormal para este tipo de distribuição, na realidade, também foi aplicado um método recém proposto de transformada reversa de estimativas por krigagem lognormal. Esta técnica é baseada na correção do histograma das estimativas da krigagem lognormal e, então, faz-se a transformada reversa dos dados. Os resultados desta transformada reversa sempre se mostraram melhores do que os resultados da técnica clássica. Além disto, a as estimativas de krigagem lognormal se provaram superiores às estimativas por krigagem ordinária.
This dissertation presents the results of an investigation into the effectiveness of the post-processing algorithm for correcting the smoothing effect of ordinary kriging estimates. Three different statistical distributions have been considered in this study: gaussian, lognormal and inverted lognormal. As we know among these distributions, the lognormal distribution is the most difficult one to handle, because this distribution presents a great number of low values and a few high values in which these high values are responsible for the great variability of the data set. Besides statistical distribution other parameters have been considered in this study: the influence of the sample size and the number of neighbor data points as well. For gaussian and inverted lognormal distributions the post-processing algorithm worked well in all situations. However, it was observed loss of local accuracy for lognormal data. Thus, for these data the technique of ordinary lognormal kriging was applied. Actually, a recently proposed approach for backtransforming lognormal kriging estimates was also applied. This approach is based on correcting the histogram of lognormal kriging estimates and then backtransforming it to the original scale of measurement. Results of back-transformed lognormal kriging estimates were always better than the traditional approach. Furthermore, lognormal kriging estimates have provided better results than the normal kriging ones.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

LUNDGREN, Wellington Jorge Cavalcanti. "Uso da co-krigagem na caracterização da variabilidade espacial da condutividade hidráulica." Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2004. http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5398.

Full text
Abstract:
Submitted by (ana.araujo@ufrpe.br) on 2016-08-18T13:50:28Z No. of bitstreams: 1 Wellington Jorge Cavalcanti Lundgren.pdf: 2967872 bytes, checksum: c5e5d3f6f8e164ddd738d528b9159fc1 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-08-18T13:50:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Wellington Jorge Cavalcanti Lundgren.pdf: 2967872 bytes, checksum: c5e5d3f6f8e164ddd738d528b9159fc1 (MD5) Previous issue date: 2004-03-31
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
This work has analysed the relation among the hydraulic conductivity and the sand, clay and silt content of the soil, in the Ipanema River watershed, in Pesqueira town, Pernambuco State. The measurements have been carried out between february 2003 and april 2003. The principal interest is modeling spacial distribuition of the hydraulic conductivity using cokriging. It has been analised 52 tests of the hydraulic conductivity using a Guelph permeameter in a regular mesh. A transformation was applied to the hydraulic conductivity data to obtain Normality. Although linear correlation between hydraulic conductivity and texture was weak, spatial correlation has been observed. The cokriging produced better precision than kriging, and the maps kept spatial structure.
Este trabalho analisou a relação existente entre a condutividade hidráulica e a granulometria do solo da bacia hidrográfica do Rio Ipanema, em Pesqueira – PE. As medidas foram realizadas no período de Fevereiro de 2003 a Abril de 2003. O interesse principal foi modelar espacialmente através de técnicas geoestatísticas a propriedade condutividade hidráulica, e a granulometria do local, verificar a existência de correlação clássica ou espacial entre estas variáveis, e utilizar a co-krigagem com dois objetivos: melhorar os resultados conseguidos com a krigagem e diminuir o número de pontos amostrais necessários para o mapeamento da condutividade hidráulica da área, utilizando como variável secundária os teores de areia, argila e silte. Foram analisados 52 pontos com medidas de condutividade hidráulica obtidas através do Permeâmetro de Guelph, e o mesmo número de pontos com análise de granulometria em laboratório. As medidas e as sondagens foram efetuadas seguindo uma malha regular. As técnicas geoestatísticas utilizadas foram a krigagem e a co-krigagem.Foi necessária uma transformação raiz quadrada para a obtenção de normalidade dos dados da condutividade hidráulica. As medidas de textura mostraram-se normalmente distribuídas, e a correlação estatística entre cada uma das texturas e a condutividade hidráulica foi muito fraca. Contudo, verificou-se que havia uma correlação espacial entre o conjunto das três medidas de textura e a condutividade hidráulica. A condutividade hidráulica mostrou possuir uma estrutura espacial, assim como também os teores de areia, argila e silte. A transformação raiz quadrada forneceu resultados melhores que a transformação logarítmica, mais comumente usada. A co-krigagem melhorou os resultados obtidos com a krigagem, e permitiu a diminuição de pontos amostrais pela metade sem um aumento significativo dos erros.Pode-se afirmar que para este caso a co-krigagem pode ser usada, pois permite uma diminuição dos pontos amostrais de condutividade hidráulica sem perda significativa de informação, além de melhorar os resultados conseguidos com a krigagem
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Patias, Josiele. "Zoneamento geotécnico com base em krigagem ordinária e equações multiquádricas: barragem de Itaipu." Universidade de São Paulo, 2010. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18132/tde-06122011-111314/.

Full text
Abstract:
Esta tese apresenta um estudo com base em zoneamentos de parâmetros geotécnicos provenientes de sondagens rotativas, realizadas no maciço basáltico, localizado na área das obras de Usina Hidrelétrica de Itaipu (Foz do Iguaçu - PR). Estes zoneamentos foram realizados a partir de interpolação dos dados por meio de krigagem ordinária e equações multiquádricas. Os dados provenientes de sondagens rotativas analisados nesta pesquisa são: Rock Quality Designation (RQD), grau de alteração, grau de consistência e grau de fraturamento. Os métodos de interpolação foram avaliados para o parâmetro de RQD, pois tais métodos apresentam características matemáticas similares, assim, foram comparadas interpolações realizadas com krigagem ordinária e equações multiquádricas, sendo comprovada a similaridade destes métodos com dados reais. Sendo assim, os demais parâmetros, por se caracterizarem como variáveis categóricas e, portanto, discretas, e apresentarem complexidade para realização da análise variográfica dos dados (semivariograma experimental e modelagem do semivariograma), foram interpolados apenas pelo método das equações multiquádricas. A validação dos dados interpolados foi realizada a partir de um estudo de caso relativo ao comportamento hidrogeotécnico do maciço rochoso, o qual é monitorado por piezômetros do tipo standpipe. Esta validação mostrou que os métodos utilizados para obter os zoneamentos e os parâmetros de modelagem considerados foram adequados, pois se verificou alta correlação entre as tendências de comportamento obtidas pelas interpolações dos parâmetros geotécnicos do maciço rochoso e o comportamento revelado pelo conjunto de piezômetros instalados no mesmo local. Este trabalho teve como etapa primordial o levantamento de dados históricos relativos às investigações geológico-geotécnicas da área das obras de Itaipu, a partir destes dados foi composto um mapa interativo de localização dos diferentes tipos de investigação realizados no substrato rochoso e terroso. Tal documento permite uma busca rápida e dinâmica das informações geotécnicas, pois apresenta como referência a própria planta da barragem de Itaipu. Cada ponto de investigação está vinculado ao perfil geotécnico. As investigações utilizadas neste mapa são: sondagem rotativa, sondagem à percussão (SPT), ensaio de cone (CPT) e poço manual. Sendo assim, o resgate das informações históricas obtidas nas campanhas de investigação geotécnica na área das obras de Itaipu, resultou na compilação dos dados de forma digital, em que foi elaborado um conjunto de planilhas com formato capaz de ser utilizado em diferentes Sistemas de Informação Geográfica e de interpolação de dados georreferenciados.
This thesis presents a study based on the zoning of geotechnical parameters resulting from core boring, carried out in the basaltic bedrock located in the area of the Itaipu Hydroelectric Power Plant (Foz do Iguaçu - PR). These zonings were carried out based on the interpolation of the data by means of ordinary kriging and multiquadric equations. The data provided by core boring analyzed in this research are: Rock Quality Designation (RDQ), degree of alteration, degree of consistency and degree of fracturing. The interpolation methods were evaluated for the RQD parameter, since such methods present similar mathematical characteristics; therefore, comparisons were made between interpolations resulting from ordinary kriging and multiquadric equations, demonstrating the similarity of these methods with real data. In this manner, the remaining parameters due to being categorized as categorical variables and, therefore, discrete, and presenting complexity for the execution of the variographic analysis of the data (experimental semi-variogram and modeling of the semi-variogram), were interpolated only by the method of the multiquadric equations. The validation of the interpolated data was carried out on the basis of a case study relating to the hydrogeotechnical behavior of the bedrock mass, which is monitored by standpipe piezometers. This validation showed that the methods employed to obtain the zonings and the modeling parameters chosen were adequate, since a high correlation was verified between the behavior trends obtained by the interpolations of the geotechnical parameters of the bedrock mass and the behavior revealed by the set of piezometers installed in the same site. The primordial stage of this job was the acquisition of historical data relating to the geological-geotechnical investigations in the area of Itaipu Dam. This data served as a starting point for the composition of an interactive map showing the location of the different types of investigations carried out in the rock and earthen masses. The resulting document permit a rapid and dynamic search through the geotechnical information, since it presents as its reference the plan view of the Itaipu dam itself. Each point of investigation is linked to the geotechnical profile. The investigations utilized in this map are: core boring, standard penetration test (SPT), cone penetration test (CPT) and manual pit. In this manner, the recovery of the historical information obtained by the geotechnical investigation the Itaipu Dam area resulted in data compilations in digital format, based upon which, a set of tabular forms was obtained of a type capable of being utilized in different Systems of Geographical Information and of interpolation of geo-referenced data.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Braga, Silvânia Alves. "Krigagem dos indicadores aplicada a modelagem das tipologias de minério fosfatados da mina F4." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2015. http://hdl.handle.net/10183/142023.

Full text
Abstract:
A caracterização do minério e sua previsão de resposta na unidade de processamento sempre estiveram incluídas em projetos de mineração. Os resultados dessa caracterização devem passar a integrar o modelo de recursos usados no planejamento de lavra. As etapas necessárias desde a caracterização mineral à sua modelagem 3D são referidas como modelo geometalúrgico. Nesse contexto, a rocha fosfática não é exceção e seu comportamento na usina deve ser projetado antecipadamente. O objetivo desse trabalho é distinguir diferentes tipologias de minério através de suas características mineralógicas, químicas e metalúrgicas. Essas características foram definidas a princípio por critérios descritivos de campo como mapeamento geológico de detalhe, seguidos por análise química dos teores e testes de desempenho que reproduzem em escala de bancada o processo de beneficiamento mineral. O mapa geológico foi usado como base para descrição de tipologias de minério e sua constituição mineralógica. Este mapa também foi utilizado para a seleção das amostras de sondagem e de curto prazo. Para atingir a massa necessária para os ensaios de bancada, uma ou mais amostras com as mesmas características e espacialmente correlacionadas foram agrupadas compondo um bloco amostral. Os blocos foram ensaiados numa planta piloto, que simula as etapas do tratamento de minério da planta industrial. Cada bloco recebeu uma característica descritiva em função dos valores de recuperação metalúrgica e mássica encontrados. Essas características foram cruzadas com as informações do mapeamento tipológico e domínios geometalúrgicos foram definidos. Observou-se a possibilidade de prever desempenhos de recuperação para os diferentes tipos de minério em concordância com o mapa geológico. Um modelo geometalúrgico foi gerado, empregando um método da geoestatística não linear para modelagem de variáveis categóricas, i.e., tipos de minério. A metodologia mostrou-se adequada, permitindo rapidez na atualização do modelo de blocos.
Ore characterization and its mass recovery and response at processing plants should be thoroughly studied and included in mining projects. The results of this orecharacterization should be part of the resource model used for mine planning. This modelling process is known as geometallurgy. In this context, phosphate rock is no exception and its behavior in terms of processing mass recovery should be predicted in advance. To help in this modelling process, this study aims at distinguishing different ore types through their mineralogical, chemical and metallurgical characteristics. They were defined by descriptive criteria such as geological mapping, followed by analysing the main chemical species and batch tests which reproduce the mineral processing plant flowsheet. The geological map was used as a basis fordescribing the ore types and their mineralogical constitution. This was also used for short term and drill hole samples selection. To achieve themass requiredfor thebatch tests, one or more samples with the same characteristics and spatially correlated were groupedto form a large volume sample or block. The blocks were tested at thepilot plant, which emulates the steps of processing the ore at the plant. Each block received a codeon the basis of its mass and metallurgicalyield values found.These characteristics were combined with the typological mapping and geometallurgical domains were identified. The results made possible to predict the performances of mass and metallurgical yield at various domains within the deposit starting with grouping the ore types in accordance with the geological map. A geometallurgical model was generated using a nonlinear geostatistics for modeling categorical variables, i.e. ore types. This methodology proved to be adequate, providing valid models and moreover permitting fast updating of the block model.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Krigagem"

1

Ranelid, Björn. Krigaren: Roman. [Stockholm]: Bonnier, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

O'Regan, Christopher. Kärlekens krigare. Stockholm: Forum, 2012.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Karolinska krigare: 1660-1721. Helsingfors: Schildts, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Persson, Stefan. Mickel Pedersen Gyding: Krigare, motståndsman, rövare. Lund: Sekel, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Bjelfvenstam, Bo. Charles John Andersson: Upptäckare, jägare, krigare. Stockholm: Carlsson, 1994.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Nyström, Hilding. Krigare 1944: Från Svir till Karelska näset. [Helsinki]: Schildt, 1994.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Sarelin, Mikael. Krigaren och transvestiten: Gestaltningar av mörker och maskuliniteter i finländsk black metal. Åbo, Finland: Åbo Akademis förlag, 2012.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Florén, Anders. Kungar och krigare: Tre essäer om Karl X Gustav, Karl XI och Karl XII. Stockholm: Atlantis, 1992.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

von, Platen Carl Henrik. Stedingk: Curt von Stedingk (1746-1837) : kosmopolit, krigare och diplomat hos Ludvig XVI, Gustav III och Katarina den stora. Stockholm: Atlantis, 1995.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Hitlers krigare. Lund, Sweden: Historiska media, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Krigagem"

1

Pereira, Paulo Elias Carneiro, Marcos Napoleão Rabelo, Isabela Oliveira, and Jorge Henrique Quieroz de Assunção. "Krigagem ordinária aplicada à estimativa de um inventário mineral de calcário." In Tecnologias em pesquisa: engenharias, 15–30. Editora Blucher, 2017. http://dx.doi.org/10.5151/9788580392234-01.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santos, Caroline Xavier dos, Elaine de Fatima Miranda Freitas, and Sueli Martins de Freitas Alves. "ESTIMATIVA DA VARIABILIDADE ESPACIAL DO ÍNDICE RELATIVO DE CLOROFILA POR MEIO DE KRIGAGEM INDICATIVA." In Ensino, pesquisa e realizações, 330–37. Antonella Carvalho de Oliveira, 2018. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.06318121232.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Alves, Luilla Lemes, Bruno Oliveira Lafetá, Ivan da Costa Ilhéu Fontan, Ícaro Tourino Alves, Tamires Mousslech Andrade Penido, Adéliton da Fonseca de Oliveira, and Isadora Azevedo Perpétuo. "KRIGAGEM PARA A ESTIMATIVA DA ALTURA DE ÁRVORES DE EUCALIPTO EM ÁREA DE DECLIVE." In Empreendedorismo e Inovação na Engenharia Florestal 2, 128–39. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.80320050614.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Sundström, Jessica. "Sköldmön – krigaren, kvinnan och äktenskapet: En studie av sköldmöns samtida återspegling i två isländska fornaldarsagor." In Medeltidens genus: Kvinnors och mäns roller inom kultur, rätt och samhälle. Norden och Europa ca 300–1500, 243–66. Acta Universitatis Gothoburgensis, 2016. http://dx.doi.org/10.21524/kriterium.1.j.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Krigagem"

1

Reis, A. S., T. E. S. Reis, L. C. Reis, H. Tashima, R. M. Moreno, and C. M. Mayer. "Krigagem para Análise de Infestação do Tecoma stans." In I Simpósio de Geoestatística Aplicada em Ciências Agrárias. Botucatu, São Paulo, Brasil: FCA/UNESP, 2009. http://dx.doi.org/10.12702/i-sgea-a03.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Schwedersky Neto, Guenther, Marcella Cortez, Lúcia Duarte Dillon, and Davilson Eduardo Andrade. "Utilizaçăo da Krigagem Fatorial na Calibraçăo Rocha-Perfil-Sísmica." In 5th International Congress of the Brazilian Geophysical Society. European Association of Geoscientists & Engineers, 1997. http://dx.doi.org/10.3997/2214-4609-pdb.299.106.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Agnelo Soares, José, Ailma Robéria Souto de Medeiros, Denise Ágatha Rodriques Almeida, and Lígia Mara Gonzaga. "Aumento De Escala Em Perfis Geofísicos De Poços Por Krigagem Ordinária." In IV Simpósio Brasileiro de Geofísica. European Association of Geoscientists & Engineers, 2010. http://dx.doi.org/10.3997/2214-4609-pdb.197.sbgf_2205.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Agnelo Soares, José, Ailma Robéria Souto de Medeiros, Denise Ágatha Rodrigues Almeida, and Lígia Mara Gonzaga. "Aumento de escala em perfis geofísicos de poços por krigagem ordinária." In Simpósio Brasileiro de Geofísica. Sociedade Brasileira de Geofísica, 2010. http://dx.doi.org/10.22564/4simbgf2010.164.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Flores, E. F., and A. P. M. Ramos. "Elaboração de Planta de Valores Genéricos a Partir de Krigagem Ordinária." In III Simpósio de Geoestatística Aplicada em Ciências Agrárias. Botucatu, São Paulo, Brasil: FCA/UNESP, 2013. http://dx.doi.org/10.12702/iii-sgea-a24.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Varanda, Henrique, Lucas do Amaral, and Agda Oliveira. "Criação de mapas de prescrição de fertilizantes por meio de krigagem." In Congresso de Iniciação Científica UNICAMP. Universidade Estadual de Campinas, 2019. http://dx.doi.org/10.20396/revpibic2720192086.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Quartezani, W. Z., C. R. L. Zimback, P. M. B. Landim, and R. B. Oliveira. "Validação da Estimativa por Cokrigagem e Krigagem para Produtividade do Café Conilon." In II Simpósio de Geoestatística Aplicada em Ciências Agrárias. Botucatu, São Paulo, Brasil: FCA/UNESP, 2011. http://dx.doi.org/10.12702/ii-sgea-a48.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Rosa, L. M. F., G. R. Santos, A. M. R. T. Santos, N. G. Medeiros, and A. Kaleita. "Krigagem: Um Estudo Comparativo entre 2 Versões do Arcgis E O R." In IV Simpósio de Geoestatística Aplicada em Ciências Agrárias. Botucatu, São Paulo, Brasil: FCA/UNESP, 2015. http://dx.doi.org/10.12702/iv-sgea-a51.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ré, D. S., C. R. Thiersch, and C. M. Andrade. "Avaliação do Uso da Krigagem na Definição de Estratos para o Inventário Florestal." In I Simpósio de Geoestatística Aplicada em Ciências Agrárias. Botucatu, São Paulo, Brasil: FCA/UNESP, 2009. http://dx.doi.org/10.12702/i-sgea-a15.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Camilo Cruz Júnior, Antônio, Rui César Sansonowiski, and Sérgio Sacani Sancevero. "Utilização Da Sísmica Como Deriva Externa Na Krigagem Do Topo De Um Reservatório." In 7th International Congress of the Brazilian Geophysical Society. European Association of Geoscientists & Engineers, 2001. http://dx.doi.org/10.3997/2214-4609-pdb.217.223.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography