Academic literature on the topic 'Lagoas facultativas'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Lagoas facultativas.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Lagoas facultativas"

1

van Haandel, Adrianus, and Silvânia Lucas dos Santos. "Proposta de aumento da capacidade de tratamento e melhoria da qualidade do efluente da ete de Campina Grande-PB usando a combinação UASB e lagoas de polimento." Reengenharia de lagoas de estabilização 69, no. 229 (February 15, 2021): 152–72. http://dx.doi.org/10.36659/dae.2021.026.

Full text
Abstract:
Nos artigos anteriores desta série, mostrou-se que sistemas de lagoas de estabilização (LE) apresentam desvantagens que podem ser reduzidas ou mesmo eliminadas quando se substitui a configuração convencional (lagoa anaeróbia/lagoa facultativa/lagoas de maturação) por um sistema composto de um reator UASB seguido por Lagoas de polimento (LP). Essa substituição possibilita o aumento da capacidade de tratamento, melhora a qualidade do efluente, reduz o tamanho e consequentemente os custos de construção, além de permitir a captura do biogás e o aproveitamento do lodo como biofertilizante. Como exemplo, analisaram-se as vantagens de aplicar o reator UASB seguido de LP em substituição ao sistema convencional de LE que se encontra em operação na cidade de Campina Grande, Paraíba. A atual ETE de Campina Grande é constituída por duas lagoas anaeróbias, duas lagoas facultativas e quatro lagoas de maturação, com capacidade para tratar 13.000 m3/d. A análise mostrou que todas as vantagens do novo sistema podem ser materializadas no caso de Campina Grande. Quando se substitui o sistema convencional pela nova alternativa, a capacidade de tratamento da ETE, com a infraestrutura existente, aumentaria para 40.000 m3/d se o efluente fosse utilizado para fertirrigação ou 20.000 m3/d se o efluente fosse utilizado para fins industriais; nesse caso, a remoção de nutrientes é necessária. Assim, todo o efluente seria utilizado de maneira produtiva e não haveria mais descarga nas águas de superfície. Palavras-chave: Lagoas de polimento. Reúso agrícola. Reúso industrial. Custo construção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

van Haandel, Adrianus, and Silvânia Lucas dos Santos. "Transformação de lagoas de estabilização: reengenharia de um sistema obsoleto de tratamento de águas residuárias." Reengenharia de lagoas de estabilização 69, no. 229 (February 15, 2021): 6–24. http://dx.doi.org/10.36659/dae.2021.016.

Full text
Abstract:
Lagoas de Estabilização (LEs) vêm sendo utilizadas há décadas para o tratamento de esgoto em cidades de médio e pequeno portes em muitos países do mundo. Esses sistemas são compostos por uma série de lagoas: (1) lagoa anaeróbia; (2) lagoas facultativas; e (3) lagoas de maturação. As LEs, em geral, produzem um efluente de boa qualidade, em termos de remoção de matéria orgânica e patógenos, mas sua aplicação apresenta desvantagens, sendo o longo tempo de permanência e a impossibilidade de remoção de nutrientes as mais notórias. Uma alternativa promissora ao uso das LEs é a substituição da série lagoa anaeróbia-lagoa facultativa por um reator UASB, que tem como vantagens a redução do tempo de permanência e a captação do biogás. Lagoas de pós-tratamento do efluente do reator UASB apresentam produção de oxigênio e consumo biológico de dióxido de carbono, o que eleva o pH. Nesta série de trabalhos mostra-se, por meio de investigações experimentais, que a produção de oxigênio abre a possibilidade de usar lagoas de polimento em regime de bateladas sequenciais em vez de fluxo contínuo. Essa modificação no regime hidrodinâmico acelera o decaimento das bactérias patogênicas, bem como propicia o aumento do pH, que por sua vez possibilita a remoção dos seguintes nutrientes: nitrogênio, por meio da dessorção de amônia, e fósforo, pela precipitação de fosfato. Assim, produz-se um efluente de boa qualidade com baixas concentrações de material orgânico biodegradável, nutrientes (nitrogênio e fósforo) e patógenos. A boa qualidade do efluente é obtida em um sistema sem consumo de energia ou materiais auxiliares ao tratamento, e com uma área menor do que a de lagoas de estabilização convencionais. Palavras-chave: Lagoas de estabilização. Reator UASB. Lagoa de polimento. Regime de bateladas sequenciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Oliveira, Sílvia M. A. Corrêa, and Marcos von Sperling. "Avaliação de 166 ETES em operação no país, compreendendo diversas tecnologias. Parte 2: influência de fatores de projeto e operação." Engenharia Sanitaria e Ambiental 10, no. 4 (December 2005): 358–68. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522005000400012.

Full text
Abstract:
O estudo avalia a influência de fatores de projeto e de operação no desempenho de estações de tratamento de esgotos, considerando a concentração efluente e eficiência de remoção de DBO. Apenas quatro das seis tecnologias de tratamento estudadas na Parte 1 forneceram dados suficientes para análise: lagoas facultativas, lagoas anaeróbias seguidas por lagoas facultativas, lodos ativados e reatores UASB operando isoladamente. O objetivo da pesquisa foi verificar a influência das condições de carga (sobrecarga, carga adequada e subcarga), do porte da estação e do envolvimento operacional (tendo como indicador a freqüência de monitoramento) no desempenho das estações de tratamento. Os resultados mostraram que não existe uma relação consistente entre a eficiência de remoção e as variáveis operacionais. A contribuição e a influência de cada variável difere de ETE para ETE, e pode ser resultado de projeto, operação ou ambos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Oliveira, Sílvia M. A. Corrêa, and Marcos von Sperling. "Avaliação de 166 ETEs em operação no país, compreendendo diversas tecnologias. Parte 1: análise de desempenho." Engenharia Sanitaria e Ambiental 10, no. 4 (December 2005): 347–57. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522005000400011.

Full text
Abstract:
O trabalho apresenta uma análise de desempenho de 166 estações de tratamento de esgotos urbanos em operação nos estados de Minas Gerais e de São Paulo. Foram investigadas seis modalidades de tratamento diferentes, compreendendo os processos: (a) fossa séptica seguida de filtro anaeróbio, (b) lagoas facultativas, (c) lagoas anaeróbias seguidas por lagoas facultativas, (d) lodos ativados, (e) reatores UASB operando isoladamente e (f) reatores UASB seguidos por pós-tratamento. A avaliação considerou as concentrações efluentes e as eficiências de remoção dos constituintes DBO, DQO, SST, NTK, PT e coliformes (organismos termotolerantes), que foram comparadas com valores típicos reportados na literatura técnica. Em geral, o desempenho na remoção de matéria orgânica esteve dentro do esperado. As eficiências de remoção de SST estiveram abaixo, enquanto a remoção de coliformes foi maior que a descrita na literatura. A remoção de nutrientes foi baixa, já que nenhuma das modalidades analisadas foi projetada com este objetivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Garcia, Leandro Conti, Flávia Aparecida Reitz Cardoso, Fábio Rodrigo Kruger, Vitoria Sapia Guerra, and Eudes José Arantes. "Análise do acúmulo de sedimentos por batimetria em lagoa facultativa no município de Campo Mourão/PR." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 11, no. 1 (January 6, 2020): 177–83. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2020.001.0017.

Full text
Abstract:
As lagoas facultativas são utilizadas como pós-tratamento de efluentes ainda não estabilizados, e têm como mecanismo de ação uma associação entre diferentes microrganismos que se encontram em diferentes estrados do perfil. Quando não operadas de maneira eficiente, podem apresentar problemas como zonas mortas e zonas de curto-circuito. Desta forma, o objetivo deste estudo é analisar o acúmulo de sedimentos por meio de batimetria em uma lagoa facultativa no município de Campo Mourão. A coleta dos dados batimétricos foi realizada em um bote de alumínio, com o auxílio de uma baliza graduada acoplada a um disco de alumínio, e os pontos de coleta se distanciaram 5x5 m e 10x5 metros (linha X ponto). A partir dos dados obtidos foram elaborados diagramas mostrando as cotas de altura do lodo no leito e a representação tridimensional do acúmulo de sedimentos. Notou-se com estas representações que a região mais atingida pelo fenômeno é o início da lagoa, onde se encontra a margem curvada, a qual influencia diretamente no fluxo do efluente. Por meio desta análise, concluiu-se que a sedimentação irregular na lagoa facultativa está associada ao seu formato, diferente do projetado, e à velocidade de entrada do fluido na lagoa, que é insuficiente para conduzir as partículas em suspensão por todo o leito da lagoa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Souza, Vinicius Alexandre Sikora, Alyne Foschiani Helbel, Johannes Gerson Janzen, Rafael Henrique Serafim Dias, and Harrison Cesar de Souza Coltre. "Simulação computacional do comportamento hidrodinâmico em lagoas facultativas com chicanas." Ciência & Engenharia 21, no. 1 (April 19, 2017): 15–21. http://dx.doi.org/10.14393/19834071.2012.17137.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Vieira, Ricardo Mancilio, Diego Hoefling Souza, Júlia Nercolini Göde, Bruno Dalledone Bittar, Viviane Trevisan, and Everton Skoronski. "Avaliação do desempenho operacional de uma estação de tratamento de lixiviado de aterro sanitário." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 11, no. 1 (January 6, 2020): 131–45. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2020.001.0013.

Full text
Abstract:
Neste estudo foi realizada a avaliação do desempenho da estação de tratamento de lixiviados do aterro sanitário do município de Lages-SC. O sistema de tratamento é composto por uma lagoa anaeróbia, seguida de duas lagoas facultativas, duas lagoas aeradas, tratamento físico-químico baseado em coagulação e floculação, duas lagoas de decantação, desinfecção e posterior descarte no corpo receptor. Foram realizadas 10 coletas de efluente, em 9 pontos de amostragem distintos. Para cada amostra foi determinada a concentração de cloretos, cloro residual livre, coliformes fecais, cor, demanda bioquímica de oxigênio, ferro total, demanda química de oxigênio, fósforo total, nitrogênio amoniacal, oxigênio dissolvido, pH, sólidos dissolvidos totais, sólidos fixos totais, sólidos sedimentáveis totais, sólidos suspensos totais, sólidos totais, sólidos voláteis totais, sulfeto e turbidez. Para os parâmetros citados pela Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente nº 430/2011 e pela Lei do Estado de Santa Catarina nº 14.675/2009, os resultados obtidos foram comparados com os limites estabelecidos. Com exceção do nitrogênio amoniacal, todos os parâmetros apresentaram-se em conformidade com o exigido pelas legislações supracitadas. A execução deste trabalho pode auxiliar na identificação de oportunidades de melhorias e alternativas para a operação da estação de tratamento de efluentes de aterros sanitários em outros municípios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Mendonça, Luciana C., Ayres S. Pinto, Louise F. S. Sampaio, and Lívia de R. Cardoso. "Caracterização e avaliação da ETE Rosa Elze para reúso do efluente." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 9, suppl 1 (2005): 143–45. http://dx.doi.org/10.1590/1807-1929/agriambi.v9nsupp143-145.

Full text
Abstract:
Resumo O reúso de águas de qualidade inferior é um recurso significativo, principalmente para regiões onde há escassez de água, como é no Nordeste do Brasil e, especificamente, no Estado de Sergipe. Entretanto os efluentes de águas residuárias tratadas destinadas à reutilização devem conter qualidade de forma a não comprometer a saúde do homem nem o meio ambiente. Assim, com este trabalho, objetivou-se obter as características físico-químicas, bacteriológicas e parasitológicas do efluente da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Rosa Elze, localizada em São Cristóvão, SE, e avaliar sua eficiência. A ETE é constituída de cinco lagoas de estabilização em série: duas lagoas facultativas, seguidas de três lagoas de maturação. Os resultados da caracterização foram satisfatórios, visto que a qualidade do sistema de tratamento possibilita a reutilização do efluente para diversos fins, apresentando ausência de parasitas e média geométrica de coliformes termotolerantes de 480 NMP por 100mL, atendendo às diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Jasper, Samir Paulo, Maura Seiko Tsutsui Esperancini, Marco Antonio Martin Biaggioni, Eduardo Luiz de Oliveira, and Saulo Philipe Sebastião Guerra. "ANÁLISE DE ECONOMETRIA DE DOIS SISTEMAS NATURAIS DE TRATAMENTO DE ÁGUA RESIDUÁRIA NA SUINOCULTURA." IRRIGA 13, no. 4 (December 18, 2008): 540–51. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2008v13n4p540-551.

Full text
Abstract:
Análise DE economEtria de dois sistemas naturais de tratamento de água residuária na suinocultura Samir Paulo Jasper1; Maura Seiko Tsutsui Esperancini2; Marco Antônio Martin Biaggioni1; Eduardo Luiz de Oliveira3; Saulo Philipe Sebastião Guerra21Departamento de Engenharia Rural, Faculdade de Ciências Agronômicas, Universidade Estadual Paulista, Botucatu, Sp, jasper@fca.unesp.br2Departamento de Gestão e Tecnologia Agroindustrial, Faculdade de Ciências Agronômicas, Universidade Estadual Paulista, Botucatu, Sp3Departamento de Engenharia Civil, Faculdade de Engenharia de Bauru, Universidade Estadual Paulista, Bauru, Sp 1 RESUMO Este trabalho teve por objetivo desenvolver uma análise econométrica comparativa entre os sistemas de alagados construídos (tipo combinado) e lagoas de estabilização (modelo facultativa) em função de seis tamanhos de granjas de terminação de suínos e dois tipos de manejos aplicados nos dejetos (úmido x seco). Os resultados mostraram que o sistema de alagados construídos, operando com manejo seco dos dejetos foi o que apresentou melhores resultados econômicos, devido aos menores custos anuais de implantação, tanto por animal, como por quilograma de carne produzida, além disso, neste sistema houve uma menor necessidade de área para tratamento de dejetos. A alternativa de adoção de lagoas facultativas com manejo úmido resultou em menores custos anuais de implantação, por suíno e por quilograma de carne produzida, mas demanda maiores áreas para implantação. Em ambos os sistemas de tratamento de água residuária a análise econométrica indicou economia de escala. UNITERMOS: Alagados construídos, lagoas de estabilização, análise econômica. JASPER, S. P.; ESPERANCINI, M. S. T.; BIAGGIONI, M. A. M.; OLIVEIRA, E. L. de; GUERRA, S. P. S. Econometric analysis of two natural pig waste water treatment systems 2 ABSTRACT The aim of this work was to develop a detailed econometric analysis to compare a constructed wetland system – combined model, and a waste stabilization pond system - facultative pond, as a function of six different sizes of finishing pig farms and two waste management systems - wet and dry. The constructed wetland system using dried waste management showed the best economic results. This finding is due to the low-cost implementation a year both per animal and per kilogram of meat. This system also required the smallest area for waste treatment. The use of stabilization pond with wet waste management system showed a lower implementation cost a year per animal and per kilogram of meat, but it required large areas. The econometric analysis of both systems of wastewater treatment revealed an economy of scale. KEY WORDS: constructed wetland, stabilization pond, econometric analysis
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Moraes, Daniella De Lima, Ana Silvia Pereira Santos, Daniele Maia Bila, Luis Carlos Soares Silva Júnior, and Bruna Magalhães Araujo. "ANÁLISE COMPARATIVA DE PARÂMETROS HIDRÁULICOS PARA DIMENSIONAMENTO DE TECNOLOGIAS EM ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTO." Revista Internacional de Ciências 10, no. 1 (April 29, 2020): 22–41. http://dx.doi.org/10.12957/ric.2020.45940.

Full text
Abstract:
As tecnologias de tratamento de esgotos, combinadas entre si, devem propiciar o melhor desempenho de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), dentro de suas condições operacionais. Para o dimensionamento hidráulico e sanitário de cada tecnologia, são utilizados diferentes parâmetros e um maior entendimento desses, contribui para implantação de ETEs mais eficientes. Neste sentido o presente trabalho realizou uma análise comparativa entre os parâmetros hidráulico sanitário por meio de rearranjos das equações de dimensionamento do decantador primário, decantador secundário, reator UASB e seu compartimento de decantação, além das lagoas anaeróbia, facultativa e de polimento. Para tanto foram abordados os seguintes parâmetros: Taxa de Aplicação Superficial (TAS), Tempo de Detenção Hidráulica (TDH), Taxa de Aplicação Orgânica (TAO), Carga Orgânica Volumétrica (COV) e Profundidade (H). Por fim foram simuladas diversas condições operacionais, por meio da variação das faixas limite de valores propostos nas diversas bibliografias adotadas. Os resultados do estudo mostraram que algumas condições estabelecidas a partir de valores recomendados na NBR 12.209:2011 e na literatura não são aplicáveis e/ou viáveis de serem implementadas. Em termos de tratamento anaeróbio, o reator UASB se mostrou o mais eficiente, como previsto. Assim como, os resultados encontrados para as lagoas facultativas e de polimento, que confirmam o princípio de tratamento adotado em cada unidade. Quanto aos resultados encontrados a respeito dos decantadores primários e reatores UASB, através dos cálculos teóricos, foi possível observar que existem condições que permitem a adoção de áreas mais reduzidas, quando elevadas as profundidades, mantendo a eficiência do sistema de tratamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Lagoas facultativas"

1

Klüsener, João Júlio. "INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA SOBRE O PROCESSO DE DECOMPOSIÇÃO DOS ESGOTOS DOMESTICOS EM LAGOAS FACULTATIVAS." Universidade Federal de Santa Maria, 2006. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7747.

Full text
Abstract:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
The increase of the urbanization added by little investments in sanitation is one of the main problems of public health in Brazil. One of the challenges of sanitation is to improve efficient treatment systems with low operational and implantation costs. This work analyzed the influence of the temperature upon the process of wastwater stabilization in a system of facultative ponds with the intention of contributing for the improvement of designing facultative ponds. It was used data of twenty years of sewer treatment plant of the Rosário do Sul city in Rio Grande do Sul. The bulletins report parameters of air temperature, sewer temperature, pH, dissolved oxygen, settleable solids, suspended solids, sulfides, and biological oxygen demand. As results, the correlations between the air temperature and the sewer temperature were established for three points on the system: entrance of the system; effluent of primary pond; effluent of secondary pond. It was verified that the parameters of DO, pH, and sulfides increased with the increase of temperature. The suspended sólids removal eficiency increase with the elevation of temperature, however it was not verified increase or decrease of settleable solids and BOD removal according to the variation of the temperature. It was also possible to stablish equations Ls = f(T), that relate the BOD surface loading that can be applied to a facultative pond with respect to the air temperature. These equations were the first ones based on data collected in Rio Grande do Sul.
O incremento da taxa de urbanização gerando cargas poluidoras pontuais cada vez maiores aliado aos poucos investimentos na área de saneamento constitui um dos principais problemas de saúde pública no país. Um dos desafios da área de saneamento é aperfeiçoar sistemas de tratamento que sejam eficientes e de baixos custos operacionais e de implantação. Este trabalho avaliou a influência da temperatura na decomposição de esgotos domésticos em um sistema de lagoas facultativas tendo como objetivo o aprimoramento dos métodos de dimensionamento deste tipo de lagoa de estabilização. Foram utilizados dados de vinte anos de monitoramento da estação de tratamentos de esgotos do município de Rosário do Sul RS, um dos mais antigos sistemas de lagoas de estabilização implantados no Brasil, que é operada pela CORSAN. Nos boletins de monitoramento constam parâmetros de temperatura do ar, temperatura do esgoto, pH, oxigênio dissolvido, sólidos sedimentáveis, sólidos suspensos, sulfetos, e demanda bioquímica de oxigênio. Como resultados, foram estabelecidas correlações entre a temperatura do ar e a temperatura do esgoto para três pontos do sistema: entrada do sistema; efluente lagoa primária; efluente lagoa secundária. Constatouse que os parâmetros de OD, pH e sulfetos, aumentaram significativamente com o aumento da temperatura. A eficiência de remoção de sólidos suspensos aumentou com a elevação da temperatura do ar, porém não se verificou aumento ou diminuição da remoção de sólidos sedimentáveis e DBO em função da temperatura. Também foi possível estabelecer equações Ls = f(T), que relacionam a máxima carga orgânica superficial que pode ser aplicada a uma lagoa facultativa em relação à temperatura do ar. Estas equações foram as primeiras definidas em função de dados coletados no Rio Grande do Sul.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gomes, João Luiz Cais da Silva. "Estudo comparativo entre oito sistemas de lagoas de estabilização da região noroeste do Estado de São Paulo." Universidade de São Paulo, 2002. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18138/tde-05012016-165315/.

Full text
Abstract:
Este trabalho comparou oito lagoas de estabilização da região Noroeste do Estado de São Paulo, que tratam esgotos predominantemente sanitários de Coroados, Lourdes, Planalto, Zacarias, Alto Alegre, Pongaí, Irapuã e Adolfo, cidades pequenas, com no máximo 5500 habitantes (1700 ligações), onde os quatro primeiros sistemas são compostos apenas por lagoas facultativas primárias e os quatro últimos por lagoas anaeróbias e lagoas facultativas secundárias. Vinte e cinco variáveis físicas, químicas e biológicas foram analisadas em amostras compostas coletadas entre 24/05/2000 e 03/10/2000. A análise da batimetria efetuada fornece indicações de prazos para a remoção do lodo do fundo das lagoas. As taxas de acúmulo de lodo médias obtidas para as lagoas anaeróbias e facultativas primárias foram de 0,07 e 0,14 m3/hab.ano, respectivamente. O pH do efluente das lagoas anaeróbias e das facultativas foi em média 6,6 e 7,4. Nas lagoas anaeróbias observou-se alta remoção de sólidos suspensos e de Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) com eficiência geral média de 64% e 61% respectivamente. Os sistemas não atenderam plenamente à legislação no tocante a eficiência de remoção de DBO de 80%, porém o valor médio encontrado para os oito sistemas foi de 78%, bastante próximo do exigido. Sugere-se para a região, para eficiência de remoção de DBO de 80%, lagoas anaeróbias com tempo de detenção de 5 dias e para as lagoas facultativas primárias e secundárias tempos de detenção de 25 e 15 dias respectivamente, e taxas de aplicação superficial de 140 e 130 kg DBO/ha.dia, respectivamente. Não foi atingido o limite máximo de 1000 coliformes fecais por 100 ml, obtendo-se média geral de remoção de 97,40% inferindo-se que há necessidade de um processo de tratamento complementar para a remoção de microrganismos. Não observou-se correlação entre eficiência do sistema e relação comprimento/largura das lagoas. Constatou-se maus odores mesmo na ausência de concentrações detectáveis de sulfeto. A remoção média geral de amônio (NH4+), nitrogênio total, fosfato total dissolvido e fósforo total foi de 31%, 12%, 24% e 27% respectivamente nos sistemas estudados.
The present work compared the performance of eight stabilization ponds in the Northwest region of São Paulo state, that treat predominantly the domestic sewage from eight small cities with a maximum of 5000 inhabitants (1700 links): Coroados, Lourdes, Planalto, Zacarias, Alto Alegre, Pongaí, Trapuã and Adolfo. The first four systems are made of four primary facultative ponds and the last four by anaerobic ponds and secondary facultative ponds. A total of twenty-five chemical, physical and biological variables were analyzed in integrated samples collected between 24/05/2000 and 03/10/2000. The bathymetric analysis performed has indicated deadlines for sludge removal from the stabilization pond bottom. Mean sludge accumulation rates o btained for anaerobic and primary facultative ponds were 0.07 and 0.14 m3/inhabt.year, respectively. Effluents from anaerobic and facultative ponds had a mean pH of 6.6 and 7.4. In anaerobic ponds a righ rate of suspended solids removal was found and the Biochemical Oxygen Demand (BOD) had an overall general efficiency of 64% and 61%, respectively. The systems did not completely attend the present legislation in respect to a BOD removal of 80%, as required, however the mean value for the eight systems monitored was 78%, very close to the established limit. It is therefore suggested that for this region, in order to attain the removal efficiency of 80% anaerobic ponds should have a residence time of 5 days and the primary and secondary facultative ones should have residence times of 25 and 15 days respectively, coupled to loading rates of 140 and 170 Kg BOD/ha.day respectively. Also, the maximum limit of 1000 fecal coliforms per 100 ml was not reached, and in general there was a mean removal efficiency of 97.40%, indicating that an additional treatment process needs to be implemented for a successful removal of coliforms. No correlation was found between the removal efficiency and morphometry (length/weight) pond characteristics. Bad smell was present even in the absence of detectable amounts of sulfide. The mean efficiency for the removal of ammonium (NH4+), total nitrogen, total dissolved phosphorus and total phosphorus were 31%, 12%, 24%, and 27% respectively, among the systems studied.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Casali, Simone Pereira. "Variabilidade temporal da comunicação fitoplanctônica em lagoas facultativas de dois sistemas de tratamento de esgoto com diferentes configurações (Baixo Ribeira de Iguape, SP)." Universidade de São Paulo, 2008. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18138/tde-21072008-141050/.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa foi desenvolvida nas lagoas facultativas das estações de tratamento de esgoto dos municípios de Pariquera-Açu (PA) e Jacupiranga (JA), com diferentes configurações, sendo a primeira composta por lagoa anaeróbia seguida de facultativa com chicanas e a outra por lagoa aerada mecanicamente seguida de facultativa. Estas lagoas são consideradas ambientes hipereutróficos, pois apresentam grande quantidade de matéria orgânica oriunda dos esgotos domésticos e industriais. O conhecimento da estrutura da comunidade fitoplanctônica e sua avaliação em diferentes horários do fotoperíodo são relevantes pois estes organismos são responsáveis pela produção de oxigênio necessário para a degradação da matéria orgânica. Esta pesquisa teve como objetivo principal o estudo sazonal e diário da estrutura da comunidade fitoplanctônica e da produção primária nestas lagoas. Para atingir este objetivo foi caracterizada a estrutura da comunidade, em relação a biomassa e diversidade, e determinada a produção primária com incubações in situ através do método do oxigênio dissolvido. O estudo foi realizado em quatro épocas do ano (variação sazonal) no período das 7 às 16 horas, com amostragens de 3 em 3 horas (diária). Não foram observadas variações temporais e espaciais na estrutura da comunidade fitoplanctônica nas duas lagoas facultativas. Apenas as cianobactérias (principalmente a Synechocystis aquatilis e Phormidium sp) e clorofíceas (Kirchneriella lunaris, Chlorella Kessleri, Monoraphidium contortum, Monoraphidium sp, Chlamydomonas sp, Eutetramorus planctonicus e Micractinium pusillum) foram predominantes, nestas lagoas, porém em períodos alternados. Foram observados altos valores de produção primária bruta (15.891 mg\'O IND.2\'/\'M POT.3\'.h em PA; 5.700 mg\'O IND.2\'/\'M POT.3\'.h em JA) na interface água-sedimento das duas lagoas devido, provavelmente, ao padrão de mistura da coluna de água. Foram também observados altos valores de respiração da comunidade (abril, julho e setembro), devido à alta concentração de matéria orgânica presente nestes sistemas e, portanto, maior decomposição, indicando predominância de processos heterotróficos.
This research was developed in facultative ponds of the waste water treatment plant of Pariquera-Açu and Jacupiranga cities with different configurations, being the first composed by anaerobic pond followed by facultative with chicanas and the another composed by aerated mechanic pond followed by facultative. These ponds are considered hypereutrophic environments because it shows a large quantity of organic matter derived from the domestic and industrial sewage. The knowledge of phytoplanktonic community structure and its evaluation in different times of photoperiod are relevant since such organisms was responsible by production of oxygen necessary to the degrade of organic matter. This research had the main goal the seasonal and daily study of the phytoplanktonic community and the primary production in these ponds. To reach this objective the structure of the community was characterized in relation to biomass and density, and determined the primary production with incubations in situ through the dissolved oxygen method. The study was made in four periods of the year (seasonal variation) between the 7 a.m. to 4 p.m., with samplings of 3-to-3 hours (daily). It was not observed temporal and spatial variations in the phytoplanktonic community structure in the facultative ponds. Only cyanobacteria (mainly Synechocystis aquatilis and Phormidium sp) and chlorophycea (Kirchneriella lunaris, Chlorella Kessleri, Monoraphidium contortum, Monoraphidium sp, Chlamydomonas sp, Eutetramorus planctonicus and Micractinium pusillum) were predominant in these ponds, however, in alternated periods. It was observed high rates of gross primary production (15891 mg\'O IND.2\'/\'M POT.3\'.h, PA; 5700 mg\'O IND.2\'/\'M POT.3\'.h, JA) in the interface water-sediment of both ponds due, probably, to the standard of mixed conditions of water column. It was also observed high rates of community respiration (April, July and September), due to the high concentration of organic matter present in these systems and, therefore, greater decomposition, indicating predominance of heterotrophic processes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Zanotelli, Cladir Teresinha. "Modelagem matemática de nitrogênio e fósforo em lagoas facultativas e de aguapés para tratamento de dejetos de suínos." Florianópolis, SC, 2002. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83108.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Made available in DSpace on 2012-10-19T21:03:24Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2014-09-26T02:25:16Z : No. of bitstreams: 1 183648.pdf: 5970468 bytes, checksum: b8c8d8431be3985546c7ca789cceab07 (MD5)
Objetivou-se com este trabalho desenvolver uma modelagem matemática para lagoas facultativas e lagoas de aguapés de um sistema de tratamento de dejetos suínos. O estudo aconteceu em três etapas, uma compreendida pelo sistema composto por um decantador de palhetas, duas lagoas anaeróbias, uma lagoa facultativa (com chicanas) e uma lagoa de polimento com aguapés, em escala real (maio de 1999 a junho de 2000); a segunda etapa abrangeu o estudo o desempenho de lagoas facultativas com chicanas, em escala piloto, as quais eram abastecidas por efluentes da lagoa anaeróbia 2 do sistema em escala real (janeiro de 2000 a junho de 2001). A terceira etapa contemplou a substituição das chicanas por um aerador na lagoa facultativa em escala real (junho de 2000 a junho de 2001). Os parâmetros analisados foram: pH; Temperatura; Oxigênio Dissolvido (OD); Sólidos Totais (ST); Sólidos Fixos (SF); Sólidos Voláteis (SV); Demanda Química de Oxigênio (DQO); Nitrogênio total Kejdhal (NTK); Fósforo total (PT); Coliformes totais (CT) e Coliformes fecais (CF). Foram realizadas coletas mensais (8 meses) e coletas quinzenais (16 meses). O sistema total apresentou as seguintes eficiências de remoção: 93% de ST; 82% de SF; 97% de SV; 98% de DQO; 92% de NTK; 98% de PT; 7 unid log para CT e CF. A análise do desempenho da eficiência da lagoa facultativa com chicanas permitiu concluir que as chicanas não melhoraram significativamente a eficiência de remoção de nutrientes da lagoa, e o primeiro compartimento é o principal responsável pela eficiência da mesma. A lagoa facultativa aerada foi mais eficiente apenas na remoção de Sólidos totais e fixos, e teve desempenho similar quanto aos outros parâmetros (22,3% de ST, 30% de SF, 17% de SV, 29% de SST, 46% de DQO, 40% de NTK, 38,6% de Namon. e 48% de PT). As lagoas facultativas com chicanas, em escala piloto, apresentaram eficiências de remoção semelhantes com a lagoa facultativa em escala real (14% de ST, 7% de SF, 26% de SV, 47% de DQO, 46% de NTK, 45% de PT e 1 unid log de CT e CF). Aplicando uma análise fatorial (ACP) na interpretação dos parâmetros das lagoas facultativas e de aguapés evidenciou-se que o teor de matéria orgânica, a temperatura e o OD têm um efeito importante no desempenho destas lagoas. A predominância dos fatores matéria orgânica e sólidos totais, em todas as lagoas, demonstra que há necessidade de melhorar a eficiência do sistema de tratamento. A modelagem matemática do processo de tratamento de lagoas facultativas com chicanas apresentou resultados satisfatórios na remoção diária de nutrientes de dejetos de suínos. As simulações efetuadas mostraram que o desempenho da lagoa pode ser modelado através de sistema de equações diferenciais ordinárias. Os programas e algoritmos elaborados permitem a modelagem de sistemas com qualquer dinâmica de entrada de poluentes. Através da modelagem matemática é possível encontrar a quantidade ideal de aguapés que deve ser removida diariamente da lagoa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Haddad, Katia Bittar. "Avaliação da codisposição de resíduos de fossa e tanque sépticos em sistema de tratamento de esgoto composto por lagoas anaeróbias, facultativas e de maturação." Universidade Federal de Goiás, 2013. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3232.

Full text
Abstract:
Submitted by Jaqueline Silva (jtas29@gmail.com) on 2014-09-30T19:58:00Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Kátia Bittar Haddad - 2013.pdf: 6326670 bytes, checksum: 9d45a3dac87b94079e53d3cfc6d0c77a (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)
Approved for entry into archive by Jaqueline Silva (jtas29@gmail.com) on 2014-09-30T20:19:40Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Kátia Bittar Haddad - 2013.pdf: 6326670 bytes, checksum: 9d45a3dac87b94079e53d3cfc6d0c77a (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)
Made available in DSpace on 2014-09-30T20:19:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Kátia Bittar Haddad - 2013.pdf: 6326670 bytes, checksum: 9d45a3dac87b94079e53d3cfc6d0c77a (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Previous issue date: 2013-07-17
The deficiency displayed by public basic sanitation systems in Brazil forces a major part of the population to seek individual alternatives to the final treatment and disposal of domestic septage such as septic tanks and rudimentary cesspools. Waste coming from such individual systems are, for the most part, discharged into Waste Water Treatment Plants (WWTPs), which are not designed to such end. Hence, we observe a decrease in the efficiency of sanitary waste treatment by WWTPs, which, in turn, leads to the pollution of water resources. Thus, the present study aimed to assess the impacts caused by waste discharge from cesspools and septic tanks into an anaerobic lagoon, followed by a facultative and maturation lagoons. Barro Preto WWTP has two modules of stabilizing lagoons (A and B). Module A was utilized as evidence. In other words, it did not receive cesspool and septic tank waste discharge. Module B rate was 0.20%. In order to force the system, the WWTP total flow was deviated to module B and the volumetric flow rate yielded was 0.05%. To characterize sludge yield in the Trindade-GO municipality, composite samples from six septage haulers were collected. Parameter analyses were: PH, Biological Oxygen Demand (BOD), Chemical Oxygen Demand (COD), solid series (TSS,VSS, FSS,TS,TVS,TFS), oils and grease, total Kjedhal nitrogen, amonniacal nitrogen, phosphorus and Escherichia coli. Sludge deposit bathymetry was conducted in the anaerobic lagoons and surface scum bulk was collected and quantified. To assess the interference of co-treatment in the performance of stabilizing lagoons simple samples were collected from the anaerobic, facultative and maturation lagoons. Parameters analyzed were: PH, BOD, COD, settleable solids ,total suspended solids, amonniacal nitrogen, phosphorus, oils and grease, total coliforms and E. coli. For the independent samples the t- Student test was applied in order to compare the values obtained from the lagoon effluents. In addition, results from maturation lagoons were compared with the Conama Resolution 430/2011 and the State Decree 1,745/1979.Statistically, no significant interference was observed in the co-treatment of cesspool and septic tank septage in the Barro Preto WWTP, except for settleable solids in the anaerobic lagoon effluents. Maturation lagoon effluents were in accordance with the Conama Resolution 430/2011 and State Decree 1,745/1979 requirements for analyzed parameters, with the exception of BOD, with yielded higher values in both modules over some periods of the study. The wastes from cesspool and septic tanks have characteristics similar to concentrated sewage pH raging between 5.3 and 8.4. COD/BOD ratio found was 3.92 mg.L-1, indicating that these residues are not found industries. The amount of scum collected from anaerobic lagoons was similar displaying an increase of 8% in sludge formation in the receiving lagoon. Hence, we concluded that Barro Preto WWTP is fit for the co-treatment of cesspool and septic tank septage disposal produced by the municipality of Trindade-GO. Furthermore, results show that anaerobic systems followed by facultative and maturation lagoons conforming to the same standards practiced by Barro Preto WWTP are fit to co-treat cesspool and septic tank septage.
A deficiência de sistemas públicos de saneamento básico, no Brasil, faz com que boa parte da população busque alternativas individuais, para o tratamento e a disposição final dos esgotos domésticos, como os tanques sépticos e as fossas rudimentares. Os resíduos provenientes desses sistemas individuais são, usualmente, destinados para as Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), que não são projetadas para essa finalidade. Como consequência, observa-se a diminuição, na eficiência do tratamento dos resíduos sanitários pela ETE, que, por sua vez, leva a poluição aos recursos hídricos. Dessa forma, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar os impactos do lançamento de resíduos de fossas e tanque séptico, em lagoa anaeróbia, seguida de lagoa facultativa e lagoa de maturação. A ETE Barro Preto possui dois módulos de lagoas de estabilização (A e B). O módulo A foi utilizado como testemunho, ou seja, não recebeu resíduos de fossa e tanques sépticos. A taxa de aplicação volumétrica, no módulo B, foi de 0,20%. Com a finalidade de forçar o sistema, toda a vazão da ETE foi desviada para o módulo B e a taxa de aplicação volumétrica foi de 0,05%. Para caracterização do lodo gerado, no município de Trindade-GO, foram coletadas amostras compostas de seis caminhões limpa-fossa. Os parâmetros analisados foram: pH, DBO, DQO, série de sólidos (SST, SSV, SSF, ST, STV, STF), óleos e graxas, nitrogênio total Kjedahl, nitrogênio amoniacal, fósforo e Escherichia coli. Foi realizado a batimetria do lodo depositado nas lagoas anaeróbias e a escuma formada na superfície das mesmas foi removida e quantificada. Para avaliar as interferências da codisposição, no desempenho das lagoas de estabilização, foram coletadas amostras simples dos efluentes das lagoas anaeróbias, das facultativas e de maturação. Os parâmetros analisados foram: pH, DBO, DQO, sólidos sedimentáveis, sólidos suspensos totais, nitrogênio amoniacal, fósforo, óleos e graxas, coliformes totais e E.coli. Para amostras independentes, foi realizado o teste t de Student, com o objetivo de comparar os valores obtidos, nos efluentes das lagoas. Além disso, foram comparados os resultados das lagoas de maturação, com a resolução Conama nº430/2011 e o Decreto Estadual nº 1.745/1979. Os resíduos de fossa e tanque sépticos dispostos na ETE possuem características de esgoto concentrado, com pH variando entre 5,3 e 8,4. A relação DQO/DBO encontrada foi de 3,92 mg.L-1, indicando que possivelmente esses resíduos não são provenientes de indústrias. Estatisticamente, não houve interferência significativa da codisposição de resíduos de fossa e tanques sépticos, na ETE Barro Preto, exceto para os sólidos sedimentáveis, no efluente das lagoas anaeróbias. Os efluentes das lagoas de maturação atenderam às exigências da resolução Conama nº 430/2011 e Decreto Estadual nº 1.745/1979, para os parâmetros avaliados, exceto para DBO que registrou valores acima do permitido, por tais resoluções, em ambos os módulos, em alguns períodos de estudo. A quantidade de escuma retirado nas lagoas anaeróbias foi similar e houve um aumento de 8% na geração de lodo na lagoa receptora. Portanto, conclui-se que a ETE Barro Preto pode ser utilizada como alternativa para a codisposição dos resíduos esgotados de fossa e tanques sépticos gerados no município de Trindade-GO. Além do mais, os resultados mostraram que em sistemas formados por lagoas anaeróbias, seguidas de facultativas e maturação, operando nas mesmas condições que a ETE Barro Preto, podem ser utilizadas para a codisposição de resíduos provenientes de fossa e tanques sépticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Oliveira, Getúlio Henrique de. "Interferências da codisposição de resíduos de fossa e tanque séptico em sistemas de lagoas anaeróbias seguidas de facultativas aeradas - Estudo de caso para a ETE- Anápolis." Universidade Federal de Goiás, 2013. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3436.

Full text
Abstract:
Submitted by Marlene Santos (marlene.bc.ufg@gmail.com) on 2014-10-22T19:58:08Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Getúlio Henrique de Oliveira- 2013.pdf: 2643219 bytes, checksum: 04fc7d8dc87b43e20032d6e2cb521968 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)
Approved for entry into archive by Jaqueline Silva (jtas29@gmail.com) on 2014-10-22T20:28:09Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Getúlio Henrique de Oliveira- 2013.pdf: 2643219 bytes, checksum: 04fc7d8dc87b43e20032d6e2cb521968 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)
Made available in DSpace on 2014-10-22T20:28:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Getúlio Henrique de Oliveira- 2013.pdf: 2643219 bytes, checksum: 04fc7d8dc87b43e20032d6e2cb521968 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Previous issue date: 2013-07-19
The study aimed to assess the impact caused by the waste discharge from cesspools and septic tanks into an anaerobic pond, followed by aerated facultative. Anápolis wastewater treatment plant (WWTP) has two modules of anaerobic ponds followed by aerated facultative, but only one received the waste. By going through a basket retainer of course solids, they were driven directly to the receiver module ponds. The research was divided into three steps: first of all, the system receiving the waste in both modules was evaluated with the rate application volume (RAV) of 0.33%, then, the receiving pond received all of the waste volume disposed in WWTP (RAV = 1.2%), finally the receiving pond was operated with the maximum organic loading and RAV = 0,83%. Samples from different septic tank cleaning trucks were collected and analyzed. Sludge deposited bathymetry was conducted in the anaerobic pond before and after isolation of the modules. The surface scum bulk in the anaerobic pond was removed and quantified. Initially, simple samples were collected from the influent and effluent of anaerobic and facultative aerated ponds weekly, and then, when the receiver module received double flow, samples were collected twice a week. Parameters analyzed were: BOD, COD, Escherichia coli, pH, oil and grease, total phosphorus, amonniacal nitrogen, suspended solids and settleable solids. Data from qualitative characterization of waste cesspools and septic tanks were submitted to descriptive statistics, while referring to the ponds effluents were analyzed by t-test statistical tool. The results indicated the characteristics of the waste are in the range found by other authors, both in national and international literature. A negative impact was evidenced on the receiving anaerobic pond effluent only for the parameters ammonia and settleable solids with the RAV of 1.2%, however, with the rate of 0.82%, the difference was significant for the parameters BOD and BOD in anaerobic ponds. There was an increase in sludge generation of approximately 16% in the receiving anaerobic pond and only 2.3% in the control. As for the scum, the average removal was approximately 450 L in the receiving anaerobic pond and only 100 L in the control. The results showed no effect of the co-treatment on the quality of treated sewage or in the operation and maintenance of the WWTP. Furthermore, systems formed by an anaerobic pond followed by facultative aerated, operating under the same conditions that Anápolis WWTP can be used for co-treatment of waste from cesspools and septic tanks
O estudo teve como objetivo avaliar os impactos da codisposição de resíduos de fossas e tanques sépticos em sistemas de lagoas anaeróbias seguidas de facultativas aeradas. A ETE estudada é composta por dois módulos idênticos de lagoas anaeróbias seguidas de facultativas aeradas, porém apenas um deles recebeu os resíduos. Ao passar por um cesto retentor de sólidos grosseiros, os mesmos foram conduzidos diretamente ao módulo receptor de lagoas. A pesquisa foi dividida em três etapas; primeiramente foi avaliado o sistema recebendo os resíduos em ambos os módulos de lagoas, com taxa de aplicação volumétrica (TAV) de 0,33%, posteriormente, a lagoa receptora recebeu todo o volume de resíduos descartado na ETE (TAV = 1,2%), por fim, a lagoa receptora foi operada com a capacidade máxima de carga orgânica e TAV de 0,83%. Amostras provenientes de diferentes caminhões limpa-fossa foram coletadas e analisadas. Realizou-se a batimetria do lodo depositado nas lagoas anaeróbias antes e depois do isolamento dos módulos. A escuma formada na superfície das lagoas anaeróbias foi removida e quantificada. Inicialmente, coletou-se amostras simples do afluente e efluente das lagoas anaeróbias e facultativas aeradas em uma frequência semanal, posteriormente, quando o módulo receptor passou a receber o dobro de vazão, as coletas foram realizadas duas vezes na semana. Foram avaliados os parâmetros de DBO, DQO, Escherichia coli, pH, óleos e graxas, fósforo total, nitrogênio amoniacal, sólidos suspensos, sólidos sedimentáveis. Os dados de caracterização qualitativa dos resíduos de fossas e tanques sépticos foram submetidos à estatística descritiva, enquanto os referentes ao efluente das lagoas foram analisados pela ferramenta estatística teste t. Os resultados indicaram que as características dos resíduos estão na faixa encontrada por outros autores, tanto na literatura nacional, quanto internacional. Foi evidenciado impacto negativo no efluente da lagoa anaeróbia receptora somente para os parâmetros nitrogênio amoniacal e sólidos sedimentáveis com a TAR de 1,2%, entretanto, com a taxa de 0,82%, observou-se diferença significativa para os parâmetros DBO e DBO nas lagoas anaeróbias. Notou-se aumento na geração de lodo de aproximadamente 16% na lagoa anaeróbia receptora e de apenas 2,3% na testemunha. Quanto a escuma, a remoção média foi de aproximadamente 450 L na lagoa anaeróbia receptora e de apenas 100 L na testemunha. Os resultados mostraram que a codisposição não interferiu na qualidade do esgoto tratado nem na operação e manutenção da ETE. Além do mais, sistemas formados por lagoa anaeróbia, seguida de facultativa aerada, operando nas mesmas condições que a ETE - Anápolis, podem ser utilizadas para a codisposição de resíduos provenientes de fossa e tanques sépticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pucci, Felipe Guedes. "Subsídios para o desenvolvimento de alternativas tecnológicas de aproveitamento de resíduos orgânicos em comunidades rurais e periurbanas." Universidade de São Paulo, 2016. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18138/tde-30032017-151633/.

Full text
Abstract:
O modo de vida da humanidade demanda novas alternativas às fontes energéticas fósseis, precisa garantir a produção de alimentos e energia para uma população que já ultrapassa 7 bilhões, além de ter de gerir seus Resíduos Sólidos (RS) e efluentes (esgoto), em que grande parte dos primeiros, são enterrados em aterros sanitários e/ou lixões, gerando problemas sanitários e ambientais e desperdício de nutrientes para a agricultura. Parte dessa tripla solução energética/alimentar/sanitária pode vir dos recursos contidos nos Resíduos Biodegradáveis (RB), ou como dito na Lei Brasileira Nº 12.305 - "Resíduos Orgânicos" (RO), que podem ser biometanizados para gerar gás combustível, metano, CH4 e/ou gás hidrogênio, H2 e posterior uso do sólido e líquido resultante na forma de substrato para a agricultura, ou processos fotossintéticos aquáticos mediados por microalgas e macrófitas. Paralelamente ao tratamento anaeróbio, se os RO forem tratados aerobicamente, via compostagem e/ou vermicompostagem, não se gera nenhum gás combustível que possa ser usado em outro momento e local, apenas calor. Diante desse quadro, se propõe uma alternativa para o tratamento de resíduos biodegradáveis e efluentes domésticos em zonas rurais e periurbanas, por meio da proposta de uma pequena central de tratamento de resíduos orgânicos composta por uma lagoa facultativa com geração e coleta de biogás, associada com um sistema de hidrolisação de resíduos sólidos orgânicos e de tratamento de biogás, havendo a separação do CO2 em fase aquosa para alimentação de carbono e alcalinidade ao sistema de bacia de fotossíntese de microalgas e macrófitas do gênero lemna. Foram realizados balanços de água, nutrientes, eletricidade e monetário para aferir a consistência teórica para futura aplicação dos projetos e suprir as três demandas/soluções citadas. Foi possível aferir que o custo do metro cúbico de gás metano gerado ficou em torno de 0,5- 4 R$.m-3 de gás metano. Foi possível propor um projeto para se caminhar no sentido de poder dar base a trabalhos futuros, que desenvolvam métodos inovadores de gestão de resíduos para serem aplicados no Brasil, com o fim de descentralizadamente adequar os municípios ao PNRS, ao mesmo tempo em que se cria na nação o conceito de biorrefinaria, integrando-a ao saneamento básico e ambiente, em prol da soberania individual energética/alimentar/hidrológica dos brasileiros.
People's way of living demands alternatives to fossil energy, needs to produce food for a population that has already reached more than seven billion and has to deal with waste generation, namely solid wastes and sewage, while most of the first are buried in landfills or even dumped, generating sanitary and environmental problems while wasting nutrients for agriculture. Part of that triple energy/food/sanitation solution can come from biodegradable wastes, or like the way is said on Brazilian Law Nº12.305 - "Organic Wastes", that can be converted into biogas, methane or hydrogen gas, and subsequent use of solid and liquid digestate for agriculture, or aquatic photosynthetic processes mediated by microalgae and macrophytes. Paralel to anaerobic treatment, if organic wastes are aerobically treated, by compoting and/or wormcomposting, not any renewable gas will be generated for later use, it just generates heat. By this cenario, this master thesis propose and evaluate, technological alternatives for biodegradable waste and wastewaters in cities vicinities and/or rural areas nearby urban areas by proposing a small biodegradable waste treatment plant composed of a facultative lagoon with biogas generation on its bottom, associated with a system of solid waste hydrolysis built inside a shed which realizes biogas treatment as well, with carbon dioxide gas liquid separation for carbon and alkalinity feeding the multispecies photosynthesis bowl, half consisted of dispersed microalgae and the other half composed of macrophyte of lemna genera. Water, nutrients, electricity and money balances were done in order assess the theoretical consistency for future development of those projects and quench the three cited demands/solutions. It was possible to affirm that the cost of a cubic meter of methane gás is around 0,5 – 4 R$.m-3. Projects were proposed, that can develop innovative methods for biodegradable waste management to be done in Brazil, with the ultimate goal of adequating towns to the National Solid Waste Policy (Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS in portuguese) in a decentralized manner, meanwhile it helps to create alog the nation the biorefinery concept, integrating itself into waterworks, sanitation and the environment, feeding individuals energy, food and hydrological sovereignity of brazilians.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Júnior, Humberto Carlos Ruggeri. "Pós-tratamento de efluente de lagoa facultativa visando à remoção de nitrogênio amoniacal." Universidade de São Paulo, 2011. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3147/tde-19072011-103911/.

Full text
Abstract:
Discute o pós-tratamento de efluente de lagoas facultativas visando à remoção de nitrogênio amoniacal. Para isso, foram utilizadas unidades terciárias em escala piloto. A escolha do tipo de unidades para o pós-tratamento do efluente levou em consideração a questão do baixo custo e simplicidade de operação. Desta forma, para o estudo, fez-se opção por lagoas rasas e filtros percoladores como unidades de pós-tratamento. O objetivo principal do trabalho foi associar as taxas de aplicação superficial e volumétricas com as remoções de nitrogênio amoniacal nessas unidades. Para lagoas em escala piloto, foram adotadas profundidades de 0,5 m e 1,0 m. As lagoas rasas foram submetidas a diferentes taxas de aplicação e TDH. Para os filtros percoladores, foram escolhidos dois materiais diferentes como meio suporte, pedra britada e anel plástico. Os filtros foram submetidos a diferentes condições operacionais. Para os dois tipos de unidades complementares de tratamento, foram verificados os efeitos das condições ambientais sobre as eficiências de remoção. Na lagoa de 0,5 m foram observadas concentrações de nitrogênio amoniacal abaixo de 20 mg-N/L para tempos de detenção de 5 dias e taxas de aplicação superficial de 50 kgDBO/ha.d. Na lagoa de 1,0 m, concentrações de nitrogênio amoniacal abaixo de 20 mg-N/L só foram possíveis com taxas de aplicação de 50 kgDBO/ha.d e TDH de 10 dias. A lagoa de 0,5 m apresentou uma eficiência maior na remoção de nitrogênio amoniacal do que a lagoa de 1,0 m. Os efluentes dos filtros apresentaram concentrações de nitrogênio amoniacal acima de 20 mg-N/L com taxas acima de 0,20 kgDBO/m³.d. Para taxas de aplicação hidráulica acima de 18 m³/m².d e 0,70 kgDBO/m².d houve o encerramento do processo de nitrificação nos filtros. Os valores de pH e as concentrações de NH3 no efluente da lagoa facultativa submeteram os filtros a operar dentro da faixa de inibição da nitratação, devido ao NH3, sendo observadas concentrações significativas de nitrito no seu efluente. Os filtros percoladores não foram adequados como unidades de pós-tratamento de efluente de lagoa. Embora as lagoas rasas não tenham atendido aos aspectos de múltiplas qualidades do efluente, elas foram mais adequadas ao pós-tratamento de efluente de lagoa facultativa do que os filtros percoladores.
This study discusses the post treatment of effluent ponds aiming at removing the ammonia nitrogen. To this end, tertiary units were used in a pilot scale. The choice of units for the post treatment of the effluent took into consideration the issue of low cost and simplicity of operation. Thus, for this study, we chose shallow ponds and trickling filters as post-treatment units. The main objective of this study was to associate the superficial and the volumetric application rates with the removal of ammonia nitrogen of these units. For the ponds on a pilot scale, two depths were adopted: a pond of 0.5 m and another one of 1.0 m depth. The shallow ponds were subjected to different loading rates and HRT. For the trickling filters, two different kinds of materials were chosen as a medium support: crushed stone and plastic ring. The filters were also subjected to different operating conditions. For both types of additional treatment units it was observed the effects of the environmental conditions on the removal efficiencies. In the pond of 0.5 m depth, it was observed concentrations of ammonia nitrogen below 20 mg-N/L for detention times of 5 days and superficial application rates of 50 kgBOD/ha.d. In the pond of 1.0 m depth, concentrations of ammonia nitrogen below 20 mg-N/L were only possible with application rates of 50 kgBOD/ha.d and HRT of 10 days. The 0.5m-depth pond showed a better efficiency in the removal of ammonia nitrogen than then1.0m-depth pond. The filters had concentrations above 20mg-N/L with rates above 0.20 kgBOD/m³.d. For hydraulic application rates above 18m³/m².d and 0.70kgBOD/m².d there was the cessation of the nitrification process in the filters. The pH values and the concentrations of NH3 in the effluent of the facultative pond made the filters operate within the range of inhibition of nitration, due to the NH3, and it was observed significant concentrations of nitrite in the effluent of the filters. The trickling filters were not suitable as units of post-treatment pond effluent. Although the shallow ponds have not met the multiple aspects of quality of the effluent, they were more adequately for facultative pond effluents post-treatment than trickling filters.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Paixão, Filho Jorge Luiz da 1984. "Aplicação de lodo de lagoa facultativa em roseira." [s.n.], 2012. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/258485.

Full text
Abstract:
Orientadores: Adriano Luiz Tonetti, Bruno Coraucci Filho
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.
Made available in DSpace on 2018-08-20T18:04:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PaixaoFilho_JorgeLuizda_M.pdf: 2379245 bytes, checksum: 00497843fd17605c51498a78155246f6 (MD5) Previous issue date: 2012
Resumo: A geração de lodo de esgoto (LE) é uma característica intrínseca do tratamento das águas residuárias por processos biológicos. Aliado a isso, o aumento do número de estações de tratamento de esgoto tem demandado soluções para a disposição econômica e ambientalmente segura para o lodo gerado. Um sistema amplamente utilizado no Brasil para o tratamento de esgoto desde a década de 80 são as lagoas de estabilização, no entanto ao longo desses anos o lodo gerado nesse sistema não tem recebido atenção, devido a baixa produção per capita e seu longo tempo de residência na lagoa. Uma opção com grande destaque no cenário nacional para sua disposição é a aplicação do lodo na agricultura como fonte de nutrientes em culturas com elevada necessidade de fertilizantes, tal como a roseira. Portanto, o objetivo desse trabalho foi estudar a aplicação do lodo da lagoa facultativa primária da cidade de Coronel Macedo (Estado de São Paulo) na cultura de roseiras variedade 'Carola', avaliando os efeitos sobre o desenvolvimento da planta. O experimento foi instalado em uma área experimental do Departamento de Saneamento e Ambiente da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (UNICAMP), no município de Campinas-SP. As roseiras foram plantadas em baldes de 20 L, sendo o lodo incorporado na camada superficial do solo. Os parâmetros avaliados foram: a massa seca das raízes (MSR), a massa seca da parte aérea (MSPA), volume das raízes, área das folhas (AF) e concentração de nitrogênio no tecido foliar (NTF). Também foi estudada a quantidade de nitrato lixiviado e a fração de mineralização (FM) do lodo. A quantidade de lodo aplicada foi baseada na necessidade de nitrogênio da cultura, de acordo com o cálculo proposto pela resolução CONAMA 375/06. Os tratamentos foram: T1 - tratamento testemunha absoluta, T2 - 12 Mg ha-1 de lodo em base seca (BS), T3 - 24 Mg ha-1 de lodo BS (dose calculada), T4 - 36 Mg ha-1 lodo BS e T5 - adubação mineral (100 kg N ha-1). O delineamento experimental foi em blocos casualisados, com seis repetições. Foi verificado que o aumento da dose de lodo aplicado na roseira aumentou a MSR, MSPA, AF e o NTF. O maior crescimento da roseira (MSR+MSPA) aconteceu nos tratamentos T4 e T5, com 93 e 104 g planta-1, respectivamente. Houve um incremento na MSR na aplicação de LE na dose recomendada pela norma, de 14,00 e 34,00 g planta-1 para T1 e T3 respectivamente. Na primeira análise a maior AF e NTF foi no T4 com 14,66 cm2 e 21,43 g kg-1. A lixiviação de nitrato foi de aproximadamente 5% do nitrogênio total aplicado para os tratamentos com lodo (T2, T3 e T4) e de 10% na adubação mineral (T5). A FM do lodo da lagoa facultativa, determinada em incubação aeróbia, foi de 40%, valor acima do sugerido para lodo digerido anaerobiamente pela norma brasileira (FM = 20 %). Deste modo, a aplicação de lodo de esgoto na cultura da roseira proporcionou aumento nos valores dos parâmetros observados e para o cálculo da aplicação do lodo da lagoa em estudo o FM deve ser de 40%
Abstract: The sewage sludge (SS) generation is an intrinsic characteristic of the treatment of wastewater by biological processes. Allied to this, the increasing number of wastewater treatment plants has demanded solutions for the economical and environmentally safe disposal for the SS. A widely system used in Brazil for the wastewater treatment since years 80's is the stabilization ponds, however over the years the sludge generated in this system has not received attention owing the low production per capita and to long residence time in the pond. An option with great emphasis on the national stage for their disposal is the application in agriculture as a source of nutrients in crops with high demand for fertilizers, such as the rose bush. Therefore, the aim of this work was to study the application of sludge from the facultative lagoon from city Coronel Macedo (São Paulo State, Brazil) in cultured rose variety 'Carola', assessing the effects on plant development. The experiment was installed in an experimental area of Department of Sanitation and Environment, Faculty of Civil Engineering, Architecture and Urbanism (UNICAMP) in Campinas-SP. The roses were planted in 20L buckets, the sludge being applied subsurface. The parameters evaluated were: root dry matter (RDM), the shoot dry mass (SDM), root volume, leaf area (LA) and nitrogen concentration in leaf tissue (NLT). Also studied was the amount of nitrate leaching and the mineralization fraction (MF) of the sludge. The amount of sludge was applied based on the need for nitrogen of the culture, according to the method proposed by CONAMA 375/06. The treatments were: T1 - absolute control treatment, T2 - 12 Mg ha-1 sludge on a dry basis (DB), T3 - 24 Mg ha-1 sludge DB (calculated dose), T4 - 36 Mg ha-1 sludge DB and T5 - mineral fertilizer (100 kg N ha-1). The experimental design was randomized blocks with six replications. It was found that increasing the dose of sludge applied to the rose bush increased the RDM, SDM, LA and NLT. The largest growth of the rose (RDM + SDM) occurred in treatments T4 and T5, with 93 and 104 g plant-1, respectively. There was an increase in the RDM in the application of SS in the dose recommended by the standard of 14.00 and 34.00 g plant-1 for T1 and T3, respectively. In the first analysis the largest LA and NLT was 14.66 cm2 and 21.43 g kg-1 in T4. Nitrate leaching was about 5% of total nitrogen applied to the sludge treatments (T2, T3 and T4) and 10% in mineral fertilizer (T5). MF the sewage sludge of facultative lagoon, determined by aerobic incubation, was 40% above the value suggested for anaerobically digested sludge by Brazilian standard (MF = 20%). Thus, the application of sewage sludge in the culture of rose provided to increase the observed parameters and for calculating the application of sewage sludge of facultative lagoons in agriculture MF should be 40%
Mestrado
Saneamento e Ambiente
Mestre em Engenharia Civil
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ouldali, Sonia. "Stochastic modeling of facultative aerated lagoons." Thesis, McGill University, 1988. http://digitool.Library.McGill.CA:80/R/?func=dbin-jump-full&object_id=61736.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Lagoas facultativas"

1

Gerardi, Michael H., and Brittany Lytle. The Biology and Troubleshooting of Facultative Lagoons. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, Inc, 2015. http://dx.doi.org/10.1002/9781118981771.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gerardi, Michael H., and Brittany Lytle. Biology and Troubleshooting of Facultative Lagoons. Wiley & Sons, Incorporated, John, 2015.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gerardi, Michael H., and Brittany Lytle. Biology and Troubleshooting of Facultative Lagoons. Wiley & Sons, Incorporated, John, 2015.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Lagoas facultativas"

1

Thirumurthi, D. "Biodegradation in Waste Stabilization Ponds (Facultative Lagoons)." In Biological Degradation of Wastes, 231–46. Dordrecht: Springer Netherlands, 1991. http://dx.doi.org/10.1007/978-94-011-3664-8_10.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Logatti, Bruna, and Erich Kellner. "Aplicação da dinâmica de sistemas na implementação de modelo computacional para estimação da qualidade do efluente de lagoas facultativas." In Meio Ambiente, Sustentabilidade e Tecnologia – Volume 8. Editora Poisson, 2021. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-5866-123-8.cap.08.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Machado, Eliane Perreira, Gustavo Henrique Couto, Aline Cristine Hermann Bonato, Camila Peitz, and Claudia Regina Xavier. "ENZIMAS LIGNINOLÍTICAS DE Trametes sp. NA REMEDIAÇÃO DE COMPOSTOS FENÓLICOS GERADOS DURANTE TRATAMENTO DE EFLUENTE KRAFT EM LAGOAS AERADAS FACULTATIVAS." In Engenharia Ambiental e Sanitária: Interfaces do Conhecimento 2, 267–75. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.94219091022.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

"The Facultative Lagoon." In The Biology and Troubleshooting of Facultative Lagoons, 35–42. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, Inc, 2015. http://dx.doi.org/10.1002/9781118981771.ch4.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

"Front Matter." In The Biology and Troubleshooting of Facultative Lagoons, i—xiii. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, Inc, 2015. http://dx.doi.org/10.1002/9781118981771.fmatter.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

"List of Abbreviations." In The Biology and Troubleshooting of Facultative Lagoons, 213–14. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, Inc, 2015. http://dx.doi.org/10.1002/9781118981771.abbrev.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

"Bibliography." In The Biology and Troubleshooting of Facultative Lagoons, 209–11. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, Inc, 2015. http://dx.doi.org/10.1002/9781118981771.biblio.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

"Introduction." In The Biology and Troubleshooting of Facultative Lagoons, 1–11. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, Inc, 2015. http://dx.doi.org/10.1002/9781118981771.ch1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

"Pathogens and Disinfection." In The Biology and Troubleshooting of Facultative Lagoons, 77–83. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, Inc, 2015. http://dx.doi.org/10.1002/9781118981771.ch10.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

"Green Algae and Diatoms." In The Biology and Troubleshooting of Facultative Lagoons, 85–96. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, Inc, 2015. http://dx.doi.org/10.1002/9781118981771.ch11.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Lagoas facultativas"

1

Douglas W. Hamilton, Ivan N. Kourtchev, Pius M. Ndegwa, Hector J. Cumba, and Fabrizio Gioelli. "Simulation of Anaerobic/Facultative Lagoon Performance Using a 1,000 Liter Pilot Facility." In 2003, Las Vegas, NV July 27-30, 2003. St. Joseph, MI: American Society of Agricultural and Biological Engineers, 2003. http://dx.doi.org/10.13031/2013.13897.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Douglas W. Hamilton. "Methods for Determining Anaerobic/Facultative Lagoon Operation Life using a Complex Sludge Accumulation Model." In 2004, Ottawa, Canada August 1 - 4, 2004. St. Joseph, MI: American Society of Agricultural and Biological Engineers, 2004. http://dx.doi.org/10.13031/2013.16756.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography