To see the other types of publications on this topic, follow the link: Lagoas facultativas.

Journal articles on the topic 'Lagoas facultativas'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Lagoas facultativas.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

van Haandel, Adrianus, and Silvânia Lucas dos Santos. "Proposta de aumento da capacidade de tratamento e melhoria da qualidade do efluente da ete de Campina Grande-PB usando a combinação UASB e lagoas de polimento." Reengenharia de lagoas de estabilização 69, no. 229 (February 15, 2021): 152–72. http://dx.doi.org/10.36659/dae.2021.026.

Full text
Abstract:
Nos artigos anteriores desta série, mostrou-se que sistemas de lagoas de estabilização (LE) apresentam desvantagens que podem ser reduzidas ou mesmo eliminadas quando se substitui a configuração convencional (lagoa anaeróbia/lagoa facultativa/lagoas de maturação) por um sistema composto de um reator UASB seguido por Lagoas de polimento (LP). Essa substituição possibilita o aumento da capacidade de tratamento, melhora a qualidade do efluente, reduz o tamanho e consequentemente os custos de construção, além de permitir a captura do biogás e o aproveitamento do lodo como biofertilizante. Como exemplo, analisaram-se as vantagens de aplicar o reator UASB seguido de LP em substituição ao sistema convencional de LE que se encontra em operação na cidade de Campina Grande, Paraíba. A atual ETE de Campina Grande é constituída por duas lagoas anaeróbias, duas lagoas facultativas e quatro lagoas de maturação, com capacidade para tratar 13.000 m3/d. A análise mostrou que todas as vantagens do novo sistema podem ser materializadas no caso de Campina Grande. Quando se substitui o sistema convencional pela nova alternativa, a capacidade de tratamento da ETE, com a infraestrutura existente, aumentaria para 40.000 m3/d se o efluente fosse utilizado para fertirrigação ou 20.000 m3/d se o efluente fosse utilizado para fins industriais; nesse caso, a remoção de nutrientes é necessária. Assim, todo o efluente seria utilizado de maneira produtiva e não haveria mais descarga nas águas de superfície. Palavras-chave: Lagoas de polimento. Reúso agrícola. Reúso industrial. Custo construção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

van Haandel, Adrianus, and Silvânia Lucas dos Santos. "Transformação de lagoas de estabilização: reengenharia de um sistema obsoleto de tratamento de águas residuárias." Reengenharia de lagoas de estabilização 69, no. 229 (February 15, 2021): 6–24. http://dx.doi.org/10.36659/dae.2021.016.

Full text
Abstract:
Lagoas de Estabilização (LEs) vêm sendo utilizadas há décadas para o tratamento de esgoto em cidades de médio e pequeno portes em muitos países do mundo. Esses sistemas são compostos por uma série de lagoas: (1) lagoa anaeróbia; (2) lagoas facultativas; e (3) lagoas de maturação. As LEs, em geral, produzem um efluente de boa qualidade, em termos de remoção de matéria orgânica e patógenos, mas sua aplicação apresenta desvantagens, sendo o longo tempo de permanência e a impossibilidade de remoção de nutrientes as mais notórias. Uma alternativa promissora ao uso das LEs é a substituição da série lagoa anaeróbia-lagoa facultativa por um reator UASB, que tem como vantagens a redução do tempo de permanência e a captação do biogás. Lagoas de pós-tratamento do efluente do reator UASB apresentam produção de oxigênio e consumo biológico de dióxido de carbono, o que eleva o pH. Nesta série de trabalhos mostra-se, por meio de investigações experimentais, que a produção de oxigênio abre a possibilidade de usar lagoas de polimento em regime de bateladas sequenciais em vez de fluxo contínuo. Essa modificação no regime hidrodinâmico acelera o decaimento das bactérias patogênicas, bem como propicia o aumento do pH, que por sua vez possibilita a remoção dos seguintes nutrientes: nitrogênio, por meio da dessorção de amônia, e fósforo, pela precipitação de fosfato. Assim, produz-se um efluente de boa qualidade com baixas concentrações de material orgânico biodegradável, nutrientes (nitrogênio e fósforo) e patógenos. A boa qualidade do efluente é obtida em um sistema sem consumo de energia ou materiais auxiliares ao tratamento, e com uma área menor do que a de lagoas de estabilização convencionais. Palavras-chave: Lagoas de estabilização. Reator UASB. Lagoa de polimento. Regime de bateladas sequenciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Oliveira, Sílvia M. A. Corrêa, and Marcos von Sperling. "Avaliação de 166 ETES em operação no país, compreendendo diversas tecnologias. Parte 2: influência de fatores de projeto e operação." Engenharia Sanitaria e Ambiental 10, no. 4 (December 2005): 358–68. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522005000400012.

Full text
Abstract:
O estudo avalia a influência de fatores de projeto e de operação no desempenho de estações de tratamento de esgotos, considerando a concentração efluente e eficiência de remoção de DBO. Apenas quatro das seis tecnologias de tratamento estudadas na Parte 1 forneceram dados suficientes para análise: lagoas facultativas, lagoas anaeróbias seguidas por lagoas facultativas, lodos ativados e reatores UASB operando isoladamente. O objetivo da pesquisa foi verificar a influência das condições de carga (sobrecarga, carga adequada e subcarga), do porte da estação e do envolvimento operacional (tendo como indicador a freqüência de monitoramento) no desempenho das estações de tratamento. Os resultados mostraram que não existe uma relação consistente entre a eficiência de remoção e as variáveis operacionais. A contribuição e a influência de cada variável difere de ETE para ETE, e pode ser resultado de projeto, operação ou ambos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Oliveira, Sílvia M. A. Corrêa, and Marcos von Sperling. "Avaliação de 166 ETEs em operação no país, compreendendo diversas tecnologias. Parte 1: análise de desempenho." Engenharia Sanitaria e Ambiental 10, no. 4 (December 2005): 347–57. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522005000400011.

Full text
Abstract:
O trabalho apresenta uma análise de desempenho de 166 estações de tratamento de esgotos urbanos em operação nos estados de Minas Gerais e de São Paulo. Foram investigadas seis modalidades de tratamento diferentes, compreendendo os processos: (a) fossa séptica seguida de filtro anaeróbio, (b) lagoas facultativas, (c) lagoas anaeróbias seguidas por lagoas facultativas, (d) lodos ativados, (e) reatores UASB operando isoladamente e (f) reatores UASB seguidos por pós-tratamento. A avaliação considerou as concentrações efluentes e as eficiências de remoção dos constituintes DBO, DQO, SST, NTK, PT e coliformes (organismos termotolerantes), que foram comparadas com valores típicos reportados na literatura técnica. Em geral, o desempenho na remoção de matéria orgânica esteve dentro do esperado. As eficiências de remoção de SST estiveram abaixo, enquanto a remoção de coliformes foi maior que a descrita na literatura. A remoção de nutrientes foi baixa, já que nenhuma das modalidades analisadas foi projetada com este objetivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Garcia, Leandro Conti, Flávia Aparecida Reitz Cardoso, Fábio Rodrigo Kruger, Vitoria Sapia Guerra, and Eudes José Arantes. "Análise do acúmulo de sedimentos por batimetria em lagoa facultativa no município de Campo Mourão/PR." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 11, no. 1 (January 6, 2020): 177–83. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2020.001.0017.

Full text
Abstract:
As lagoas facultativas são utilizadas como pós-tratamento de efluentes ainda não estabilizados, e têm como mecanismo de ação uma associação entre diferentes microrganismos que se encontram em diferentes estrados do perfil. Quando não operadas de maneira eficiente, podem apresentar problemas como zonas mortas e zonas de curto-circuito. Desta forma, o objetivo deste estudo é analisar o acúmulo de sedimentos por meio de batimetria em uma lagoa facultativa no município de Campo Mourão. A coleta dos dados batimétricos foi realizada em um bote de alumínio, com o auxílio de uma baliza graduada acoplada a um disco de alumínio, e os pontos de coleta se distanciaram 5x5 m e 10x5 metros (linha X ponto). A partir dos dados obtidos foram elaborados diagramas mostrando as cotas de altura do lodo no leito e a representação tridimensional do acúmulo de sedimentos. Notou-se com estas representações que a região mais atingida pelo fenômeno é o início da lagoa, onde se encontra a margem curvada, a qual influencia diretamente no fluxo do efluente. Por meio desta análise, concluiu-se que a sedimentação irregular na lagoa facultativa está associada ao seu formato, diferente do projetado, e à velocidade de entrada do fluido na lagoa, que é insuficiente para conduzir as partículas em suspensão por todo o leito da lagoa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Souza, Vinicius Alexandre Sikora, Alyne Foschiani Helbel, Johannes Gerson Janzen, Rafael Henrique Serafim Dias, and Harrison Cesar de Souza Coltre. "Simulação computacional do comportamento hidrodinâmico em lagoas facultativas com chicanas." Ciência & Engenharia 21, no. 1 (April 19, 2017): 15–21. http://dx.doi.org/10.14393/19834071.2012.17137.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Vieira, Ricardo Mancilio, Diego Hoefling Souza, Júlia Nercolini Göde, Bruno Dalledone Bittar, Viviane Trevisan, and Everton Skoronski. "Avaliação do desempenho operacional de uma estação de tratamento de lixiviado de aterro sanitário." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 11, no. 1 (January 6, 2020): 131–45. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2020.001.0013.

Full text
Abstract:
Neste estudo foi realizada a avaliação do desempenho da estação de tratamento de lixiviados do aterro sanitário do município de Lages-SC. O sistema de tratamento é composto por uma lagoa anaeróbia, seguida de duas lagoas facultativas, duas lagoas aeradas, tratamento físico-químico baseado em coagulação e floculação, duas lagoas de decantação, desinfecção e posterior descarte no corpo receptor. Foram realizadas 10 coletas de efluente, em 9 pontos de amostragem distintos. Para cada amostra foi determinada a concentração de cloretos, cloro residual livre, coliformes fecais, cor, demanda bioquímica de oxigênio, ferro total, demanda química de oxigênio, fósforo total, nitrogênio amoniacal, oxigênio dissolvido, pH, sólidos dissolvidos totais, sólidos fixos totais, sólidos sedimentáveis totais, sólidos suspensos totais, sólidos totais, sólidos voláteis totais, sulfeto e turbidez. Para os parâmetros citados pela Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente nº 430/2011 e pela Lei do Estado de Santa Catarina nº 14.675/2009, os resultados obtidos foram comparados com os limites estabelecidos. Com exceção do nitrogênio amoniacal, todos os parâmetros apresentaram-se em conformidade com o exigido pelas legislações supracitadas. A execução deste trabalho pode auxiliar na identificação de oportunidades de melhorias e alternativas para a operação da estação de tratamento de efluentes de aterros sanitários em outros municípios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Mendonça, Luciana C., Ayres S. Pinto, Louise F. S. Sampaio, and Lívia de R. Cardoso. "Caracterização e avaliação da ETE Rosa Elze para reúso do efluente." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 9, suppl 1 (2005): 143–45. http://dx.doi.org/10.1590/1807-1929/agriambi.v9nsupp143-145.

Full text
Abstract:
Resumo O reúso de águas de qualidade inferior é um recurso significativo, principalmente para regiões onde há escassez de água, como é no Nordeste do Brasil e, especificamente, no Estado de Sergipe. Entretanto os efluentes de águas residuárias tratadas destinadas à reutilização devem conter qualidade de forma a não comprometer a saúde do homem nem o meio ambiente. Assim, com este trabalho, objetivou-se obter as características físico-químicas, bacteriológicas e parasitológicas do efluente da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Rosa Elze, localizada em São Cristóvão, SE, e avaliar sua eficiência. A ETE é constituída de cinco lagoas de estabilização em série: duas lagoas facultativas, seguidas de três lagoas de maturação. Os resultados da caracterização foram satisfatórios, visto que a qualidade do sistema de tratamento possibilita a reutilização do efluente para diversos fins, apresentando ausência de parasitas e média geométrica de coliformes termotolerantes de 480 NMP por 100mL, atendendo às diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Jasper, Samir Paulo, Maura Seiko Tsutsui Esperancini, Marco Antonio Martin Biaggioni, Eduardo Luiz de Oliveira, and Saulo Philipe Sebastião Guerra. "ANÁLISE DE ECONOMETRIA DE DOIS SISTEMAS NATURAIS DE TRATAMENTO DE ÁGUA RESIDUÁRIA NA SUINOCULTURA." IRRIGA 13, no. 4 (December 18, 2008): 540–51. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2008v13n4p540-551.

Full text
Abstract:
Análise DE economEtria de dois sistemas naturais de tratamento de água residuária na suinocultura Samir Paulo Jasper1; Maura Seiko Tsutsui Esperancini2; Marco Antônio Martin Biaggioni1; Eduardo Luiz de Oliveira3; Saulo Philipe Sebastião Guerra21Departamento de Engenharia Rural, Faculdade de Ciências Agronômicas, Universidade Estadual Paulista, Botucatu, Sp, jasper@fca.unesp.br2Departamento de Gestão e Tecnologia Agroindustrial, Faculdade de Ciências Agronômicas, Universidade Estadual Paulista, Botucatu, Sp3Departamento de Engenharia Civil, Faculdade de Engenharia de Bauru, Universidade Estadual Paulista, Bauru, Sp 1 RESUMO Este trabalho teve por objetivo desenvolver uma análise econométrica comparativa entre os sistemas de alagados construídos (tipo combinado) e lagoas de estabilização (modelo facultativa) em função de seis tamanhos de granjas de terminação de suínos e dois tipos de manejos aplicados nos dejetos (úmido x seco). Os resultados mostraram que o sistema de alagados construídos, operando com manejo seco dos dejetos foi o que apresentou melhores resultados econômicos, devido aos menores custos anuais de implantação, tanto por animal, como por quilograma de carne produzida, além disso, neste sistema houve uma menor necessidade de área para tratamento de dejetos. A alternativa de adoção de lagoas facultativas com manejo úmido resultou em menores custos anuais de implantação, por suíno e por quilograma de carne produzida, mas demanda maiores áreas para implantação. Em ambos os sistemas de tratamento de água residuária a análise econométrica indicou economia de escala. UNITERMOS: Alagados construídos, lagoas de estabilização, análise econômica. JASPER, S. P.; ESPERANCINI, M. S. T.; BIAGGIONI, M. A. M.; OLIVEIRA, E. L. de; GUERRA, S. P. S. Econometric analysis of two natural pig waste water treatment systems 2 ABSTRACT The aim of this work was to develop a detailed econometric analysis to compare a constructed wetland system – combined model, and a waste stabilization pond system - facultative pond, as a function of six different sizes of finishing pig farms and two waste management systems - wet and dry. The constructed wetland system using dried waste management showed the best economic results. This finding is due to the low-cost implementation a year both per animal and per kilogram of meat. This system also required the smallest area for waste treatment. The use of stabilization pond with wet waste management system showed a lower implementation cost a year per animal and per kilogram of meat, but it required large areas. The econometric analysis of both systems of wastewater treatment revealed an economy of scale. KEY WORDS: constructed wetland, stabilization pond, econometric analysis
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Moraes, Daniella De Lima, Ana Silvia Pereira Santos, Daniele Maia Bila, Luis Carlos Soares Silva Júnior, and Bruna Magalhães Araujo. "ANÁLISE COMPARATIVA DE PARÂMETROS HIDRÁULICOS PARA DIMENSIONAMENTO DE TECNOLOGIAS EM ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTO." Revista Internacional de Ciências 10, no. 1 (April 29, 2020): 22–41. http://dx.doi.org/10.12957/ric.2020.45940.

Full text
Abstract:
As tecnologias de tratamento de esgotos, combinadas entre si, devem propiciar o melhor desempenho de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), dentro de suas condições operacionais. Para o dimensionamento hidráulico e sanitário de cada tecnologia, são utilizados diferentes parâmetros e um maior entendimento desses, contribui para implantação de ETEs mais eficientes. Neste sentido o presente trabalho realizou uma análise comparativa entre os parâmetros hidráulico sanitário por meio de rearranjos das equações de dimensionamento do decantador primário, decantador secundário, reator UASB e seu compartimento de decantação, além das lagoas anaeróbia, facultativa e de polimento. Para tanto foram abordados os seguintes parâmetros: Taxa de Aplicação Superficial (TAS), Tempo de Detenção Hidráulica (TDH), Taxa de Aplicação Orgânica (TAO), Carga Orgânica Volumétrica (COV) e Profundidade (H). Por fim foram simuladas diversas condições operacionais, por meio da variação das faixas limite de valores propostos nas diversas bibliografias adotadas. Os resultados do estudo mostraram que algumas condições estabelecidas a partir de valores recomendados na NBR 12.209:2011 e na literatura não são aplicáveis e/ou viáveis de serem implementadas. Em termos de tratamento anaeróbio, o reator UASB se mostrou o mais eficiente, como previsto. Assim como, os resultados encontrados para as lagoas facultativas e de polimento, que confirmam o princípio de tratamento adotado em cada unidade. Quanto aos resultados encontrados a respeito dos decantadores primários e reatores UASB, através dos cálculos teóricos, foi possível observar que existem condições que permitem a adoção de áreas mais reduzidas, quando elevadas as profundidades, mantendo a eficiência do sistema de tratamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Campos, Ottomar Bamberg de, Kleber Ramon Rodrigues, Roberto Silva Martins, Leopoldo Concepción Loreto Charmelo, Alessandro Saraiva Loreto, and Athos Alves Vieira. "Eficiência do tratamento de águas residuárias do processamento de café cereja descascado nas Fazendas Rio Doce, Caratinga, Estado de Minas Gerais, Brasil." Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 4, no. 8 (2017): 421–29. http://dx.doi.org/10.21438/rbgas.040814.

Full text
Abstract:
Para assegurar a sustentabilidade do sistema via úmido de processamento do Coffea arabica L., é necessário que o resíduo líquido proveniente da lavagem e, principalmente, do descascamento seja tratado corretamente. Assim, o objetivo deste trabalho é avaliar a eficiência do tratamento de águas residuárias do processamento de café cereja descascado, através do método das lagoas anaeróbicas e facultativas, de fácil construção, manejo e eficiência. Foi comprovado que a eficiência da metodologia, considerando que para a produção de uma saca de café de 60 kg, com volume aproximado de 480 L de fruto, pode consumir no sistema tradicional cerca de 2.400 L de água, enquanto que pelo sistema de tratamento das águas residuárias este número é reduzido pela metade, podendo chegar a apenas 0,5 L de água por litro de fruto produzido. Este método fornece ainda melhorias através do controle de demanda bioquímica do oxigênio (DBO), evitando o aparecimento das macrófitas e permitindo o controle e a manutenção de um sistema oligotrófico tanto à montante quanto à jusante das lagoas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

dos Santos Soldera, Paulo Eduardo, Thomas Spiewak Figueiredo, Renato Falcão Dantas, and Enelton Fagnani. "Respirometria de Bartha como ferramenta na avaliação da decomposição anaeróbia de efluentes de abatedouros." Revista DAE 68, no. 225 (August 21, 2020): 80–92. http://dx.doi.org/10.36659/dae.2020.054.

Full text
Abstract:
O efluente produzido em abatedouros apresenta elevadas cargas orgânicas e concentração de nutrientes, sendo predominantemente tratado por sistemas de lagoas anaeróbias e facultativas em série (sistema australiano). Verificam-se altas taxas de remoção de demanda bioquímica de oxigênio (em torno de 70%), com baixa geração de lodo e potencial reaproveitamento de subprodutos para produção energética; porém os critérios de projeto baseiam-se normalmente em parâmetros advindos de estudos com efluentes domésticos, cuja tratabilidade é inferior: o resultado é um frequente superdimensionamento das instalações. O presente trabalho propõe uma ferramenta matemática que simula a eficiência de remoção de carga orgânica em função de temperatura e geração de CO2, utilizando-se respirometria de Bartha adaptada, visando à otimização de projetos construtivos de sistemas australianos. Palavras-chave: Abatedouro de bovinos. Avaliação cinética. Modelamento matemático.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Kellner, Erich, João Fernandes Viana Moreira, and Eduardo Cleto Pires. "Influência da estratificação térmica no volume útil e no comportamento hidrodinâmico de lagoa de estabilização: determinação experimental e teórica." Engenharia Sanitaria e Ambiental 14, no. 1 (March 2009): 129–38. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522009000100014.

Full text
Abstract:
Lagoas de estabilização localizadas em regiões com variações elevadas de temperatura ao longo do dia tendem a apresentar estratificação térmica, um fenômeno que altera o volume útil da lagoa. Neste trabalho, apresentam-se resultados experimentais obtidos em duas lagoas, facultativa e maturação, construídas na região central do estado de São Paulo. O acompanhamento do perfil de temperatura mostrou a ocorrência de estratificação térmica com ciclo nictimeral nas duas lagoas. Os ensaios hidrodinâmicos indicaram comportamento semelhante ao de reatores com mistura completa, com zonas mortas, volume útil de aproximadamente 60% na lagoa facultativa e 30% na lagoa de maturação. Os experimentos corroboraram os resultados teóricos obtidos com o modelo matemático para previsão da estratificação térmica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

van Haandel, Adrianus, Silvânia Lucas dos Santos, and Francisco Vieira Paiva. "Transformação de um sistema de lagoas de estabilização, visando à produção de água para a indústria." Reengenharia de lagoas de estabilização 69, no. 229 (February 15, 2021): 192–212. http://dx.doi.org/10.36659/dae.2021.028.

Full text
Abstract:
A região Nordeste do Brasil sofre com déficit crônico de recursos hídricos, especialmente para abastecer as indústrias em cidades grandes. Como consequência, seu desenvolvimento industrial é restrito quando comparado com outras regiões do Brasil. Uma possibilidade para minorar esse problema é transformar o esgoto de regiões urbanas em água com utilidade para a indústria. Todavia, as lagoas de estabilização que já estão em operação não podem produzir um efluente que seja aceitável para uso industrial. Contudo, é possível transformar lagoas de estabilização existentes em sistemas com pré-tratamento eficiente, por exemplo, em reatores UASB e tratamento complementar em lagoas de polimento em regime de bateladas sequenciais (LPBS), podendo haver uma lagoa de transbordo intermediária. Nessa transformação, pode-se aproveitar a infraestrutura do sistema já existente. No presente trabalho, analisa-se um caso hipotético de um sistema de lagoas de estabilização sendo transformado num sistema UASB-LPBS. No exemplo, o sistema recebe uma vazão afluente de 45.000 m3/d de água residuária mista, de origem doméstica e industrial. O sistema convencional de lagoas de estabilização opera com um tempo de permanência de 28 d e ocupa uma área de 73 ha. Deseja-se obter um efluente com baixas concentrações dos constituintes indesejáveis: sólidos em suspensão, material orgânico, patógenos, nitrogênio, fósforo e sulfato. Para tanto, propõem-se as seguintes transformações: (1) reatores UASB serão construídos na lagoa anaeróbia existente; (2) a lagoa facultativa existente passará a funcionar como uma lagoa de transbordo e (3) as lagoas de maturação serão transformadas em lagoas de polimento. Palavras-chave: Tratamento de esgoto. Reúso industrial. Remoção de nutrientes. Reator UASB. Lagoa de polimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Pinto, A. C. A., L. S. Rodrigues, P. R. Oliveira, M. V. Sperling, C. M. Crisóstomo, and I. J. Silva. "Eficiência de lagoas de polimento no pós-tratamento de reator UASB no tratamento de águas residuárias de suinocultura." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 66, no. 2 (April 2014): 360–66. http://dx.doi.org/10.1590/1678-41625719.

Full text
Abstract:
Avaliou-se o desempenho de um sistema de lagoas seriadas que recebeu efluentes de reator UASB, no tratamento de águas residuárias de suinocultura. O sistema foi composto de reator anaeróbio de chicanas (RAC), reator UASB, em escala real, e uma série de lagoas (uma lagoa facultativa e três de maturação), em escala piloto. As análises físico-químicas realizadas foram: pH, demanda bioquímica de oxigênio (DBO), demanda química de oxigênio (DQO), sólidos suspensos totais (SST), sólidos suspensos voláteis (SSV), nitrogênio amoniacal (N-am.), fósforo total (Pt), coliformes totais (CT) e Escherichia coli (EC). As lagoas de pós-tratamento contribuíram eficientemente para remoção de nutrientes, matéria orgânica e sólidos, fornecendo um efluente com qualidade para o reuso agrícola ou lançamento em corpos d'água.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Vivan, Marcelo, Airton Kunz, Joni Stolberg, Carlos Perdomo, and Vânia H. Techio. "Eficiência da interação biodigestor e lagoas de estabilização na remoção de poluentes em dejetos de suínos." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 14, no. 3 (March 2010): 320–25. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662010000300013.

Full text
Abstract:
A suinocultura é considerada atividade de alto poder poluidor, face ao elevado número de contaminantes nos seus efluentes, maximizado com o modelo de criação intensiva. Com o objetivo de contribuir para a reversão deste quadro, o presente trabalho teve a finalidade de avaliar o desempenho de um sistema de tratamento composto de um biodigestor e lagoas de estabilização (lagoa anaeróbia, uma facultativa e duas lagoas de maturação) ligadas em série alimentadas com lodo proveniente de uma estação de tratamento de dejetos de suínos. O sistema mostrou-se eficiente para estabilização do resíduo, principalmente da carga orgânica; no entanto, apresenta algumas limitações para redução de nutrientes, sobretudo do nitrogênio, pela contribuição de volatilização de amônia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Silva, Edu M. da, and Denis M. Roston. "Tratamento de efluentes de sala de ordena de bovinocultura: lagoas de estabilização seguidas de leito cultivado." Engenharia Agrícola 30, no. 1 (February 2010): 67–73. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162010000100007.

Full text
Abstract:
No Brasil, o destino dos efluentes dos confinamentos de animais foi e continua sendo os cursos de água, usando o ultrapassado método da diluição para eliminar os resíduos das instalações, o que pode resultar na eutrofização de rios, riachos, lagos e lagoas. As lavagens diárias da sala de ordenha, da Unidade Educativa de Produção (UEP) de Bovinocultura de Leite da Escola Agrotécnica Federal de Inconfidentes -MG (EAFI/MG), gerou 4,7 vezes mais efluentes poluentes do que a produção de leite, entre os meses de junho de 2006 e maio de 2007. Uma unidade-piloto composta por lagoa anaeróbia, lagoa facultativa e leito cultivado (“constructed wetland”) foi projetada para testar a eficiência no tratamento do resíduo líquido gerado pela sala de ordenha. Após o tratamento do efluente bruto no sistema proposto, ficou constatado que a retenção média de fósforo foi de 83%; a redução de nitrato de 88%; a Demanda Química de Oxigênio (DQO) ficou reduzida, em média, 89%; os sólidos totais em 67% e a redução da turbidez, analisada somente no leito cultivado ficou, em média, em 60%. O pH médio das amostras foi de 6,2. Em se tratando de efluentes oriundos de confinamento de animais, pode-se afirmar que o resultado foi positivo, demonstrando que essa opção de sistema de tratamento tem grande potencial de aplicação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

D'Alessandro, E. B., N. K. Saavedra, M. F. Santiago, and N. C. O. D'Alessandro. "Influência da sazonalidade em lagoas de estabilização." Ingeniería del agua 19, no. 4 (October 30, 2015): 193. http://dx.doi.org/10.4995/ia.2015.3418.

Full text
Abstract:
<p>O estudo avaliou a influência da sazonalidade na eficiência das lagoas de estabilização de um módulo da ETE de Trindade, durante seis meses, que contém períodos de estiagem e chuvosos. Foram analisadas as seguintes variáveis: vazão, temperatura da água residuária, profundidade, TDH, pH, OD, CND, Cla, PT, PO<sub>4</sub><sup>-3</sup>, NH<sub>4</sub><sup>+</sup>, NO<sub>3</sub><sup>-</sup>, DBO<sub>5</sub><sup>20°C</sup>, DQO, SST, SSF, SSV e também variáveis climáticas. Não houve remoção de DQO e SST no período de chuva. A Análise de Componentes Principais (ACP) indicou que existiram agrupações entre o afluente bruto e a lagoa anaeróbia, e entre a lagoa facultativa e a de maturação, ou seja, houve variação espacial. Indicou também que o afluente bruto em nov/10 e dez/10 formou um grupo separado, isto porque nestes meses sofreu bastante diluição caracterizando-o como se fosse outro ambiente. A influência da sazonalidade fez com que as concentrações de algumas variáveis aumentassem e outras diminuíssem o que influenciou na eficiência das lagoas.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Oliveira, Keville Pereira de, André Luís Calado Araújo, and Marta Costa. "EXTRAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO ÓLEO DE MICROALGAS DE LAGOA DE ESTABILIZAÇÃO." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 7, no. 3 (October 3, 2018): 320. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v7e32018320-349.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve como objetivo avaliar, de maneira geral, o perfil dos constituintes metabólicos das biomassas provenientes de lagoas de estabilização da ETE de Ponta Negra, Natal-RN, visando sugerir aplicações futuras. Foi realizada uma caracterização qualitativa e quantitativa das espécies de microalgas presentes nas lagoas de estabilização. A biomassa foi removida do efluente através das técnicas de centrifugação e flotação por ar dissolvido utilizando os coagulantes policloreto de alumínio e o cloreto férrico. Para a extração do material lipídico da biomassa foram usados um agitador mecânico associado a um banho ultrassônico utilizando n-hexano. O material lipídico extraído da biomassa foi analisado utilizando as técnicas de FTIR, TGA e CCD. A biomassa seca e residual, após a extração do óleo, foi avaliada utilizando a técnica de FAAS. Os resultados revelaram que as espécies predominantes detectadas nas lagoas foram de synechococcus sp. Synecocytis sp. e Chlorella sp. O melhor rendimento do teor de material lipídico na biomassa foi verificado na amostra da lagoa facultativa aerada com coagulante policloreto de alumínio (5,18%). Os espectros de infravermelho e a cromatografia em camada delgada indicaram a presença de éster, ácidos graxos e triglicerídeos no extrato do material lipídico da biomassa. As análises de absorção atômica detectaram a presença de teores de ferro e alumínio totais na biomassa seca e residual. De acordo com os resultados obtidos nesta pesquisa, conclui-se que o material lipídico extraído das microalgas identificadas na lagoa de estabilização tem o potencial de produzir um óleo rico em triacilglicerídeos capaz de ser reutilizado na produção de biodiesel. Além disso, foi verificado que os coagulantes utilizados no processo de flotação provocaram um aumento da concentração de metais na biomassa seca e residual, limitando a sua reutilização em aplicações futuras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Carrilho, Samara Monayna Alves Vasconcelos, and Eraldo Henriques Carvalho. "Avaliação da disposição de lodos de fossa e tanque sépticos em lagoas de estabilização que tratam lixiviados de aterro sanitário." Engenharia Sanitaria e Ambiental 21, no. 1 (March 2016): 183–96. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41520201600100136031.

Full text
Abstract:
Resumo A destinação dos Lodos de Fossa e Tanque Séptico (LFTS) tem resultado em problemas ambientais e de saúde pública, devido principalmente à falta de alternativas adequadas para a destinação, e de fiscalização mais rigorosa. O problema se agrava em municípios desprovidos de estações de tratamento de esgoto, já que a disposição nesses sistemas tem sido a prática mais utilizada no país. Desta forma, a presente pesquisa teve por finalidade avaliar os efeitos da disposição desses lodos no desempenho, operação e manutenção de lagoas de estabilização que tratam lixiviados. O sistema estudado é composto por dois módulos idênticos de lagoa anaeróbia seguida de facultativa, de modo que o módulo receptor de LFTS foi submetido, durante seis meses, a diferentes taxas de aplicação volumétrica de lodo por lixiviado (13 a 204%). Utilizou-se o teste t de Student, para a análise estatística. Os resultados indicaram que, para a taxa máxima, o efluente do módulo receptor apresentou concentrações 1,8; 2,0; e 9,0 vezes superiores ao testemunho, para fósforo, nitrogênio amoniacal e E. coli, respectivamente. Além disso, houve aumento de lodo sedimentado na lagoa anaeróbia receptora (3,5 vezes em relação à testemunho) e formação de escuma (0,4 m3 por mês). Entretanto, as interferências na operação e manutenção são de simples solução, pois esses resíduos podem ser destinados no próprio aterro e os padrões de lançamento em corpos hídricos não foram contrariados. Desta forma, as lagoas de estabilização que tratam lixividados apresentam-se como uma alternativa competitiva para a destinação dos LFTS, resguardadas as condições operacionais estudadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Maia, Iracema Souza, José Julio Barrios Restrepo, Armando Borges de Castilhos Junior, and Davide Franco. "Avaliação do tratamento biológico de lixiviado de aterro sanitário em escala real na Região Sul do Brasil." Engenharia Sanitaria e Ambiental 20, no. 4 (December 2015): 665–75. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522015020040140926.

Full text
Abstract:
RESUMO Esta pesquisa avaliou o desempenho do sistema de tratamento biológico de lixiviado de um aterro sanitário em escala real formado por duas lagoas anaeróbias (LAs) operadas em série, um sistema de lodos ativados (SLOA) e uma lagoa facultativa (LF). O objetivo do estudo foi avaliar a eficiência desse sistema biológico por meio do monitoramento de variáveis físico-químicas e ensaios de toxicidade, já que existe carência de artigos científicos para estudos em escala real e para esse tipo de configuração no tratamento de lixiviados. As coletas foram realizadas com frequência quinzenal, seguidas de análises laboratoriais para caracterização dos diferentes lixiviados coletados ao longo do tratamento. A eficiência de remoção de matéria orgânica observada foi de 80 e 60% para carbono orgânico dissolvido e demanda química de oxigênio, respectivamente. O sistema apresentou ainda eficiência de 83 e 73% para remoção de nitrogênio amoniacal e fósforo, respectivamente. Observou-se uma diminuição média de 44% de toxicidade do lixiviado tratado, que apresentou características tóxicas para o organismo teste Daphnia magna . A configuração do sistema biológico demonstrou-se vantajosa na remoção de matéria orgânica e fração nitrogenada, contudo os resultados indicam a necessidade de tratamento complementar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Cortes-Martínez, Facundo, Alejandro Treviño-Cansino, Ma Aracelia Alcorta García, and Julio Gerardo Lozoya Vélez. "Diseño gráfico para la materia orgánica y el tiempo de retención en lagunas facultativas." Tecnología y ciencias del agua 11, no. 2 (March 2, 2020): 158–89. http://dx.doi.org/10.24850/j-tyca-2020-02-04.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Casarotti, Edson Geraldo, Tsunao Matsumoto, and Liliane Lazzari Albertin. "Avaliação da influência do vento na circulação de uma lagoa de estabilização." Engenharia Sanitaria e Ambiental 17, no. 4 (December 2012): 401–12. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522012000400007.

Full text
Abstract:
Este artigo avaliou a influência do vento em diferentes profundidades na circulação de massa líquida da lagoa facultativa da estação de tratamento de esgotos do município de Álvares Florence, em São Paulo, Brasil, por meio de flutuadores com diferentes dimensões (15, 25 e 35 cm de comprimento). Por meio de um método simples, prático e de baixo custo, foi possível verificar o sentido de circulação da lagoa, o qual, por sua vez, está relacionado com a direção dos ventos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Schoenlein-Crusius, Iracema H., Carolina Gasch Moreira, and Eduardo Pereira Cabral Gomes. "Riqueza de fungos ingoldianos e de fungos aquático-facultativos no Parque Municipal do Carmo, São Paulo, SP, Brasil." Hoehnea 45, no. 3 (June 28, 2018): 379–93. http://dx.doi.org/10.1590/2236-8906-24/2018.

Full text
Abstract:
RESUMO A riqueza de fungos ingoldianos, fungos aquático-facultativos e algumas variáveis abióticas foram avaliadas em alguns lagos e riachos no Parque do Carmo na cidade de São Paulo, SP. Coletas mensais de folhedo misto submerso foram realizadas de março de 2007 a junho de 2009. Adicionalmente, a temperatura, pH, oxigênio dissolvido e a condutividade foram medidos com um equipamento multisonda. No laboratório, as folhas foram lavadas, divididas em fragmentos (1 cm2), incubadas em água destilada esterilizada (30 dias, 22 °C) e analisadas microscopicamente para identificação dos táxons com base na literatura pertinente. Foram obtidos 35 táxons, divididos em 22 fungos ingoldianos, (mais frequentes nos córregos) e 13 fungos aquático-facultativos (mais frequentes nos lagos). A riqueza da micota nas épocas secas e frias foi semelhante a das épocas chuvosas e quentes, porém diminuiu nas épocas secas e quentes. O tipo de estação climática exerceu maior influência na riqueza de fungos do que o tipo de local de coleta, com correlações positivas entre a micota, a temperatura e a condutividade elétrica da água. O Parque do Carmo apresenta riqueza considerável de fungos ingoldianos e aquático-facultativos, oferecendo ambientes aquáticos interessantes para estudos sobre a influência climática sazonal na micota aquática urbana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Leite, Valderi D., Gilson B. Athayde Júnior, José T. de Sousa, Wilton S. Lopes, Shiva Prasad, and Salomão A. Silva. "Tratamento de águas residuárias em lagoas de estabilização para aplicação na fertirrigação." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 9, suppl 1 (2005): 71–75. http://dx.doi.org/10.1590/1807-1929/agriambi.v9nsupp71-75.

Full text
Abstract:
Resumo Lagoas de estabilização constituem tecnologia já bastante consolidada para o tratamento de águas residuárias, sendo considerada pela Organização Mundial da Saúde como uma das formas de tratamento de esgotos sanitários mais apropriadas, quando levado em consideração o reúso de efluentes para a agricultura e, em especial quando se trata de países em desenvolvimento. Este trabalho foi realizado em uma série de lagoas de estabilização em escala piloto, sendo uma facultativa e três de maturação, com profundidade variando de 0,44 a 0,57 m. O substrato era constituído por uma mistura de esgoto doméstico e percolado, previamente tratado em reator UASB. O sistema experimental foi monitorado em duas diferentes etapas, uma com tempo de detenção hidráulica de 15 e 10 dias nas etapas I e II. A eficiência de remoção de coliformes termotolerantes foi de 99,98% em ambas as etapas do trabalho enquanto que a de material carbonáceo, expresso em termos de DBO5, foi de 87,0 e 67,7% nas etapas I e II, respectivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Ouldali, Sonia, Roland Leduc, and Van-Thanh-Van Nguyen. "Uncertainty modeling of facultative aerated lagoon systems." Water Research 23, no. 4 (April 1989): 451–59. http://dx.doi.org/10.1016/0043-1354(89)90136-x.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Carmo, Fernanda Ribeiro do, Cláudio Milton Montenegro Campos, Cláudio Gouvêa Botelho, and Claudionor Camilo da Costa. "Uso de lagoa aerada facultativa como polimento do reator anaeróbio de manta de lodo UASB no tratamento de dejetos de suínos em escala laboratorial." Ciência e Agrotecnologia 28, no. 3 (June 2004): 600–607. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542004000300016.

Full text
Abstract:
As atividades agroindustriais têm se voltado não somente para o aumento da produtividade, mas também para a conservação do meio ambiente. A suinocultura é, sem dúvida, uma das atividades agroindustriais mais poluidoras, principalmente no Estado de Minas Gerais. Sendo assim, objetivou-se desenvolver e operar uma Lagoa Aerada Facultativa (LAF) em escala de bancada (laboratorial), e como polimento de um Reator Anaeróbio de Manta de Lodo (UASB), visando a tratar os dejetos de suínos com máxima eficiência e custo mínimo. O experimento foi conduzido no Laboratório de Análise de Água do Departamento de Engenharia (LAADEG) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), sendo composto por um tanque de acidificação e equalização (TAE), um reator anaeróbio de manta de lodo (UASB) e uma lagoa aerada facultativa (LAF) para polimento. As análises fisico-químicas realizadas foram: pH, DBO5, DQO T, Sólidos Totais (fixos e voláteis), Temperatura, Nitrogênio, Fósforo, Alcalinidade e Acidez Total. A unidade LAF mostrou uma eficiência média de 83 e 42% de DQO T e Nitrogênio Total, respectivamente. O sistema proporcionou remoção média de 93, 84 e 85% de DQO T, DBO5 e Sólidos Totais Voláteis, respectivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Goh, S. H. M., A. N. Mabbett, J. P. Welch, S. J. Hall, and A. G. McEwan. "Molecular ecology of a facultative swine waste lagoon." Letters in Applied Microbiology 48, no. 4 (April 2009): 486–92. http://dx.doi.org/10.1111/j.1472-765x.2009.02560.x.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Houweling, Dwight, Chris Bye, and Yves Comeau. "Process Modeling of Aerated Facultative Lagoon Systems: Practical Applications." Proceedings of the Water Environment Federation 2008, no. 16 (January 1, 2008): 1462–75. http://dx.doi.org/10.2175/193864708788734962.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Houweling, Dwight, Lynda Kharoune, Antoni Escalas, and Yves Comeau. "Dynamic modelling of nitrification in an aerated facultative lagoon." Water Research 42, no. 1-2 (January 2008): 424–32. http://dx.doi.org/10.1016/j.watres.2007.07.034.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Sousa, M. U., and L. M. R. Lima. "Caracterização físico-química e microbiológica do esgoto da UEPB com proposta de tratamento para fins de reuso." Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 10, no. 3 (December 30, 2015): 54. http://dx.doi.org/10.18378/rvads.v10i4.3764.

Full text
Abstract:
<p>Nos últimos anos, a preocupação com as questões ambientais vem sendo bastante discutidas, onde merece destaque, o descarte indevido do esgoto doméstico no meio ambiente, portanto o presente estudo objetivou realizar a caracterização físico-química e microbiológica do esgoto descartado no solo, no Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual da Paraíba, campus de Campina Grande – PB. Para tanto foram desenvolvidas análises físico-químicas, tais como pH, Fósforo Total, DBO, DQO, Nitratos, Nitritos, Nitrogênio Amoniacal, Orto-Fosfatos e Alcalinidade, bem como análise microbiológica (coliformes). Observou-se que o efluente na unidade em questão não recebe tratamento para seu descarte, sendo identificadas características físico-químicas e microbiológicas de esgoto <em>in natura</em>. Faz-se necessário desta forma, investimentos em análises periódicas para assim realizar um tratamento adequado ao efluente visando-se reduzir os riscos ambientais e de saúde pública. Após os resultados das análises, foi proposto, além do tratamento preliminar, um tratamento biológico para o efluente, do tipo, lagoa facultativa primária seguida de duas lagoas de maturação, onde a eficiência do tratamento nos parâmetros analisados se enquadra aos padrões estabelecidos pelo CONAMA 430/2011, na qual o efluente pós - tratado poderia ser reutilizado para fins menos nobres, destinando a água potável para atividades que requerem uma qualidade melhor.</p><p><strong><em>Physicochemical and microbiological characterization of wasterwater of the UEPB with proposed of treatment for reuse purposes</em></strong></p><p><strong>Abstract</strong><strong>: </strong>In recent years, concern about environmental issues has been widely discussed, which deserves mention the improper disposal of domestic sewage into the environment, so this study aimed to perform the physicochemical and microbiological sewage discarded the soil, in the Science and Technology Center of the State University of Paraiba, campus of Campina Grande - PB. Therefore, we developed physical-chemical analysis such as pH, Total Phosphorus, BOD, COD, Nitrate, Nitrite, Ammonia Nitrogen, Orto-Phosphates and alkalinity, as well as microbiological analysis (coliforms). It was noted that the effluent in the unit in question does not receive treatment for their disposal, identified physical, chemical and microbiological characteristics of raw sewage. It is necessary therefore, investment in periodic reviews thus to carry out an appropriate treatment to effluent aiming to reduce environmental risks and public health. After the analysis results, it was proposed, in addition to preliminary treatment, a biological treatment for the effluent, type, primary facultative pond followed by two ponds maturation, in which the treatment efficiency in the analyzed parameters falls within the standards set by CONAMA 430/2011 in which the effluent post-treaty could be reused for less noble purposes, intended to clean water for activities that require a better quality<strong>.</strong></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Salter, H. E., C. T. Ta, S. K. Ouki, and S. C. Williams. "Three-dimensional computational fluid dynamic modelling of a facultative lagoon." Water Science and Technology 42, no. 10-11 (November 1, 2000): 335–42. http://dx.doi.org/10.2166/wst.2000.0674.

Full text
Abstract:
A series of facultative lagoons operated by Thames Water treating industrial wastewater in Thailand were found to be performing poorly, particularly with respect to the removal of biological oxygen demand (BOD). A review of the design parameters for the site found that all the lagoons are of a sufficient area for the flow and BOD load. However, observations of the lagoons suggested that there may be significant hydraulic short-circuiting. Computational fluid dynamics (CFD) modelling was therefore carried out on one of the lagoons to establish the hydraulic regime. Two consecutive simulations were carried out, both with and without baffles; the first to establish steady flow conditions, and the second using a chemical species transport model to obtain the residence time distribution (RTD). The results of the modelling indicate that the lagoons do currently suffer from significant short-circuiting, and large dead-zones are present. The installation of baffles in the CFD model improved the plug-flow characteristics of the lagoons, substantially reducing the short-circuiting and the size of the dead-zones. It has therefore been concluded that the installation of baffles in the lagoons will lead to an improvement in their performance, by increasing the retention time of the system.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Melcer, Henryk, Brian Evans, Stephen G. Nutt, and Anthony Ho. "Upgrading effluent quality for lagoon-based systems." Water Science and Technology 31, no. 12 (June 1, 1995): 379–87. http://dx.doi.org/10.2166/wst.1995.0506.

Full text
Abstract:
To establish Best Available Technology Economically Achievable (BATEA) in non-urban communities which presently use conventional lagoon technology, an investigation was undertaken to evaluate alternatives which can be used to improve lagoon effluent and establish costs. Evaluated were the “Sutton” and the intermittent sand filtration or “New Hamburg” processes. The Sutton concept consists of a nitrifying extended-aeration plant followed by polishing lagoons, with waste sludge discharged into the lagoons. The New Hamburg concept consists of aerated or facultative lagoons, with the lagoon effluent sprayed intermittently over sand filters. The Sutton plants produce an improved effluent quality relative to conventional facultative lagoons in terms of BOD5 and TSS concentrations. Increases in ammonia concentration across the polishing pond occur after 5-7 years of plant operation, suggesting a need to implement a regular program of sludge removal from the lagoon. The New Hamburg process results in a significant improvement in effluent quality in terms of BOD5, TSS, TP, TKN, NH3-N and H2S concentrations. Approximate capital costs for upgrading the existing conventional lagoons in Ontario to Sutton and New Hamburg process facilities are estimated at US $221 million and US $93 million, respectively.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Araújo, Iria S., José L. R. Oliveira, Rui G. C. M. Alves, Paulo Belli Filho, and Rejane H. R. da Costa. "Avaliação de sistema de tratamento de dejetos suínos instalado no estado de Santa Catarina." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 16, no. 7 (July 2012): 745–53. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662012000700007.

Full text
Abstract:
Os dejetos suínos contribuem de forma significativa em prol da degradação dos recursos naturais e para a diminuição da qualidade de vida na região sul do estado de Santa Catarina, Brasil. O excesso de dejetos gerados pelo grande número dos suínos por unidade de área dificulta a solução do problema. Este trabalho teve como objetivo avaliar o comportamento de um sistema de tratamento de dejetos suínos, em série e em escala real, composto de unidades anaeróbias, unidades aeróbias e pós-tratamento. Os parâmetros analisados foram: DBO, DQO, PT, P-PO4, N-NH3, NTK, pH, clorofila a, biomassa algal, coliformes totais e coliformes fecais (Escherichia coli). O sistema mostrou que após um ano de funcionamento as eficiências de remoção foram satisfatórias para matéria orgânica e nutrientes, alcançando valores de 97% para DBO, 95% para DQO, 88% para N-NH3 e 74% para PT/P-PO4, mesmo com as variações de vazão e de carga orgânica aplicada. Entretanto, a remoção de coliformes fecais nas unidades aeróbias foi baixa, reduzindo somente 0,86 unidades log na lagoa facultativa aerada e 0,80 unidades log na lagoa de maturação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Vijay, Saloni, and Qiuyan Yuan. "Simplified empirical model for phosphorous removal in a facultative wastewater lagoon." Journal of Environmental Management 201 (October 2017): 1–5. http://dx.doi.org/10.1016/j.jenvman.2017.06.023.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Bastos, Eleci de Oliveria, Mara Perazzolo, and Jusseli Maria Rocha Baptista. "Variação do número de estômatos e micropêlos em Paspalum vaginatum Sw: em relação às condições abióticas numa marisma do estuário da Lagoa dos Patos, RS-Brasil." Acta Botanica Brasilica 6, no. 2 (December 1992): 105–17. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-33061992000200007.

Full text
Abstract:
Paspalum vaginatum Sw., gramínea perene, estolonífera, com folhas anfistomáticas e pequenas é característica de pântanos salgados, crescendo em condições estressantes na marisma da lagoa dos Patos, molhe oeste da Barra do Rio Grande, RS. Foram feitas contagens mensais de estômatos e micropêlos nas superfícies adaxial e abaxial das lâminas e relacionadas às características abióticas do ambiente. O número de micropêlos da superfície foliar abaxial variou significativamente e diretamente com a temperatura da água intersticial junto às rizosferas. Estes, porém, não mantiveram correlação com a salinidade intersticial. Os resultados sugerem que a espécie seja uma halófita facultativa. O número de estômatos da superfície abaxial manteve um relacionamento inverso com a pluviosidade. Paspalum vaginatum, apresenta-se como uma espécie com características xeromórficas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Ewing, Timothy, Jerome T. Babauta, Erhan Atci, Nghia Tang, Josue Orellana, Deukhyoun Heo, and Haluk Beyenal. "Self-powered wastewater treatment for the enhanced operation of a facultative lagoon." Journal of Power Sources 269 (December 2014): 284–92. http://dx.doi.org/10.1016/j.jpowsour.2014.06.114.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Schoenlein-Crusius, Iracema Helena, Carolina Gasch Moreira, Juliana Possato Takahashi, and Eduardo Pereira Cabral Gomes. "Riqueza dos fungos ingoldianos e aquáticos facultativos no Parque Municipal do Ibirapuera, São Paulo, SP, Brasil." Hoehnea 41, no. 1 (March 2014): 61–76. http://dx.doi.org/10.1590/s2236-89062014000100006.

Full text
Abstract:
No Parque Municipal do Ibirapuera em São Paulo, SP, Brasil, 10 amostras de folhedo submerso misto foram coletadas mensalmente de março de 2007 a junho de 2009, às margens de cinco locais em três lagos, concomitantemente à medição de algumas variáveis abióticas. No laboratório as folhas foram lavadas, fracionadas em alíquotas (1 cm²), incubadas em água destilada esterilizada a 22 ºC durante 30 dias e analisadas microscopicamente. Vinte e sete táxons de fungos foram obtidos, sendo 15 de fungos ingoldianos e 12 aquáticos facultativos, com predomínio de Lunulospora curvula Ingold, Triscelophorus monosporus Ingold, Tripospermum myrtii (Lind.) S. J. Hughes, Anguillospora longíssima (Sacc. et Syd.) Ingold e Triscelophorus acuminatus Nawawi. A análise ANOSIM revelou que amostras de locais de coleta em diferentes estações divergiram mais do que entre locais de coleta na mesma estação climática. O intenso assoreamento do local de coleta situado imediatamente após a unidade de flotação quase aniquilou a melhoria das condições abióticas, encorajando o monitoramento cuidadoso para manter a qualidade da água em todo parque.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Coraucci, Bruno, Ronaldo Stefanutti, and Alex Henrique Veronez. "Irrigação de Eucalipto com Efluente Sanitário de Lagoa Facultativa: Eficiência do Sistema Solo-Planta no Pós-Tratamento." Revista DAE 58, no. 184 (2010): 59–64. http://dx.doi.org/10.4322/dae.2014.060.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Zapata, Andres, and Miguel Peña. "CFD model to characterize the physical processes of energy transfer in a secondary facultative lagoon." Water Science and Technology 82, no. 6 (February 4, 2020): 1193–204. http://dx.doi.org/10.2166/wst.2020.042.

Full text
Abstract:
Abstract In this paper, the energy transfer phenomena of a secondary facultative lagoon and its relationship with environmental conditions such as wind and solar radiation were studied. To this end, a three-dimensional computational fluid dynamics model was constructed within a conventional facultative lagoon located in the municipality of Ginebra-Valle del Cauca, Colombia. The model included the transport of suspended solids from inlet to outlet, the penetration of incident solar radiation into the body of water, surface wind, the transfer of heat through lateral walls and the temperature profiles of the wastewater. The model was validated using tracer studies and experimental temperature data. This demonstrated that simulated data of temperature and solar radiation penetration have an acceptable degree of consistency compared with the experimental data. The model demonstrated that temperature profiles were significantly affected by the wind at 0.45 m and 1.40 m depth, while no effect on the surface was obtained.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Zachritz, Walter H., and J. Wayne Fuller. "Performance of an artificial wetlands filter treating facultative lagoon effluent at Carville, Louisiana." Water Environment Research 65, no. 1 (January 1993): 46–52. http://dx.doi.org/10.2175/wer.65.1.6.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Campos, Cláudio Milton Montenegro, Leonardo Henrique Soares Damasceno, Emerson Teruaki Mochizuki, and Cláudio Gouvêa Botelho. "Avaliação do desempenho do reator anaeróbio de manta de lodo (uasb) em escala laboratorial na remoção da carga orgânica de águas residuárias da suinocultura." Ciência e Agrotecnologia 29, no. 2 (April 2005): 390–99. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542005000200017.

Full text
Abstract:
Objetivou-se com o presente trabalho avaliar o desempenho do reator anaeróbio de manta de lodo (UASB-Upflow Anaerobic Sludge Blanket) construído em escala laboratorial na redução da carga orgânica poluidora dos despejos suinícolas brutos. O sistema completo foi composto de um tanque de acidificação e equalização, reator UASB e lagoa aerada facultativa. O tempo de detenção hidráulica (TDH) e temperatura adotada para o reator UASB foram de 30 horas e 30 ºC, respectivamente. Os valores médios afluentes de DQO T, ST e SVT foram de 1806, 1810 e 1240 mg.L-1. As eficiências de remoção de DQO T, ST e SVT foram de 84, 58 e 73%, respectivamente. O sistema se apresentou-se estável, com boas condições de tamponamento, retenção e digestibilidade de sólidos, demonstrando que os critérios adotados foram adequados, principalmente aqueles referentes ao TDH, carga orgânica volumétrica (COV) e temperatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Takamizawa, K., O. Yamamoto, I. Fukunage, Z. Inoue, and A. Honda. "Removal of Organics from Leachate by the Combined Process of a Facultative Pre-Treatment Pond and an Aerated Lagoon at a Sea-Based Solid Waste Disposal Site." Water Science and Technology 19, no. 12 (December 1, 1987): 101–7. http://dx.doi.org/10.2166/wst.1987.0133.

Full text
Abstract:
Leachate was collected from the sea-based North Port Solid Waste Disposal Site, Osaka City, and a bench-scale treatment of the combined process of a facultative pre-treatment pond and an aerated lagoon was applied for more than 120 days. The maximum BOD removal rate coefficient and COD-manganese removal rate coefficient were 0.090/day and 0.018/day, respectively. These values were obtained when the retention time of the facultative pre-treatment pond was 25 days. But, if the retention time was beyond or below 25 days, both removal rate coefficients were smaller. Therefore, we concluded that the optimum retention time of a facultative pre-treatment pond was 25 days. This was reconfirmed by the Gel-Permeation Chromatography of the treated leachate, a method for evaluating wastewater treatability proposed by Tambo and Kamei (Water Research, 12, 931-950, 1978). Furthermore, the Gel-Permeation Chromatography pattern of the treated leachate in the bench-scale experiment coincided with that obtained by the actual field test. In addition, judging from Tambo's evaluation method, it could be concluded that higher-molecular organics were decomposed biologically into lower-molecular organics at the middle and bottom layer of the facultative pre-treatment pond. BOD and COD-manganese values of below 10 mg/l and about 130 mg/l, respectively appear to be the maximum effective level of the combined process.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Gomes de Sousa, J. M. "Wastewater Stabilization Lagoon Design Criteria for Portugal." Water Science and Technology 19, no. 12 (December 1, 1987): 7–16. http://dx.doi.org/10.2166/wst.1987.0120.

Full text
Abstract:
Although there are only a few wastewater stabilization lagoon plants in Portugal, this treatment system is particularly attractive because of the low energy requirements and because its operation is simple and the operating costs are small. Furthermore, the climatic factors are also favourable. In this context, the main objective of the study, which was undertaken in the Frielas experimental complex, on the outskirts of Lisbon, was the development of an appropriate stabilization lagoon design procedure for application in Portugal, regarding the raw wastewater characteristics and the climatic factors. The results obtained include the physical, chemical and biological characteristics and the flow rates of the influent and effluent wastewaters from the lagoons. The following main conclusions were reached:–the lagoons are normally over-designed, in particular the anaerobic and the facultative lagoons;–the soluble BOD concentration in the effluent, in general, meets the discharge requirements;–due to the presence of algae in the effluent, the TSS concentration is higher than the corresponding concentration in a secondary effluent.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Schulz, T. J., and D. Barnes. "The Stratified Facultative Lagoon for the Treatment and Storage of High Strength Agricultural Wastewaters." Water Science and Technology 22, no. 9 (September 1, 1990): 43–50. http://dx.doi.org/10.2166/wst.1990.0065.

Full text
Abstract:
A research and development programme at The University of New South Wales and a large intensive piggery located on the outskirts of Sydney, Australia, has culminated in the successful commissioning of an odour control process for the storage and treatment of wastewaters from the piggery. The stratified facultative lagoon utilises surface aeration of an otherwise anaerobic lagoon to provide a non-odorous cover for the anaerobic contents. The process has filled a need in the pig industry for a non-odorous cost effective alternative to conventional treatment systems, prior to wastewater re-use or disposal by land application. Critical design parameters include lagoon depth, specific energy input and aeration system design. Mean removal efficiencies of biochemical oxygen demand of 75 per cent have been achieved consistently. The development of the process was facilitated by the use of wastewater redox potential testing to indicate the likely presence of odorous compounds in the liquid on the surface of the lagoon and in the surrounding atmosphere. Surface redox potential readings (Eh) greater than −76 mV resulted in non-odorous operation of the process.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Li, Hua, Jia Zhu, Sam Agnew, Jeff Devine, Jaime Bengoechea, Frank M. Kulick, Michael Faeth, and Byran Rothermel. "A Pilot Study for Treating Facultative Lagoon Effluent Utilizing a Fixed Bed Biofilm Reactor." Proceedings of the Water Environment Federation 2014, no. 9 (October 1, 2014): 5374–80. http://dx.doi.org/10.2175/193864714815941144.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Henry, J. G., and D. Prasad. "Microbial Aspects of the Inuvik Sewage Lagoon." Water Science and Technology 18, no. 2 (February 1, 1986): 117–28. http://dx.doi.org/10.2166/wst.1986.0021.

Full text
Abstract:
A facultative sewage lagoon in Inuvik, N.W.T. was studied in August (ice free) and November (ice covered) 1984. Emphasis was placed on the microbiological aspects and their relation to lagoon performance. Analyses performed included, pH, total alkalinity, total solids, suspended solids, volatile solids, COD and BOD5 determinations. The microbiological tests included total plate counts (20°C) and psychrotrophic counts (1°C). Results indicated that the Inuvik sewage lagoon system achieved removal efficiencies, ranging from 90% BOD5 removal in summer to about 80% in winter. The total bacterial count was found to decrease in the liquid of the primary cells in the winter, but the bacterial count in the secondary cell was similar under both winter and summer conditions. No significant difference existed in bacterial counts in the sludge samples between primary and secondary cells. The total bacterial number decreased by one order of magnitude in the winter in sludges from all cells. A shift from mesophilic to psychrotrophic bacteria occurred in the winter. The percentage of psychrotrophs increased from less than 1% to over 80% with the change in season. The role of psychrotrophs in lagoon performance is discussed.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

De Oliveira, André Barbosa, Hugo Raphael Mendes Da Silva, Grasiele Soares Cavallini, and Sérgio Carlos Bernardo Queiroz. "PÓS-TRATAMENTO DE EFLUENTE SANITÁRIO POR COAGULAÇÃO COM ÍONS DE ALUMÍNIO RECUPERADOS DE LODO DE ETA." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 6, no. 2 (August 1, 2017): 257. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v6e22017257-271.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo avaliar a viabilidade da recuperação de íons de alumínio pela acidificação de lodo de ETA (LETA), para posterior aplicação como coagulante de esgoto sanitário. Foram realizados ensaios em escala laboratorial, avaliando as condições para regeneração, a eficiência do coagulante recuperado e o seu desempenho em relação ao sulfato de alumínio comercial. O coagulante regenerado apresentou resultados satisfatórios no tratamento do efluente da lagoa facultativa precedida por reator UASB, reduzindo: 43,2% de DBO, 59,8% de DQO, 94,6% de Fósforo total, 50,0% de Nitrato, 11,1% de Nitrogênio amoniacal, 27,1% de Sólidos Totais, 75,5% de Sólidos Suspensos Totais, 70,0% de Cor verdadeira e 70,4% de Turbidez, utilizando 32 mg/L de Al3+. Outra vantagem, é o fato do coagulante regenerado não reduzir drasticamente o pH do meio, mesmo sendo acidificado, permitindo sua aplicação sem o ajuste do pH do efluente para o processo de coagulação. Desta forma, esta proposta deve ser considerada como uma alternativa potencialmente viável, tanto para o aproveitamento do LETA, quanto para o pós-tratamento do efluente sanitário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Zapata Rivera, Andres Mauricio, Joel Ducoste, Miguel Ricardo Peña, and Margarita Portapila. "Computational Fluid Dynamics Simulation of Suspended Solids Transport in a Secondary Facultative Lagoon Used for Wastewater Treatment." Water 13, no. 17 (August 27, 2021): 2356. http://dx.doi.org/10.3390/w13172356.

Full text
Abstract:
The facultative lagoon hydrodynamics has been evaluated using computational fluid dynamics tools, however, little progress has been made in describing the transport of suspended solids within these systems, and their effects on fluid hydrodynamics. Traditionally, CFD models have been built using pure water. In this sense, the novelty in this study was to evaluate the influence of suspended solids transport on the hydrodynamics of an facultative lagoon. Two three-dimensional CFD models were developed, a single-phase model (pure water) and a two-phase model (water and suspended solids), for a conventional FL in Ginebra, Valle del Cauca, Colombia. Model results were compared with experimental tracer studies, displaying different tracer dispersion characteristics. Differences in the fluid velocity field were identified when suspended solids were added to the simulation. The fluid velocities in the single-phase model were greater than the fluid velocities obtained in the two-phase model, (0.127 m·s−1 and 0.115 m·s−1, respectively). Additionally, the dispersion number of each model showed that the single-phase model (0.478) exhibited a better behavior of complete mixing reactor than the two-phase model (0.403). These results can be attributed to the effect of the drag and slip forces of the solids on the velocity of the fluid. In conclusion, the fluid of FL in these models is better represented as a two-phase fluid in which the particle–fluid interactions are represented by drag and slip forces.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Nunes, Jackeline Valendolf, Mac Wendell Barbosa da Silva, Gustavo Henrique Couto, Eduarda Roberta Bordin, Wanessa Algarte Ramdsdorf, Izadora Cervelin Flôr, Vânia Aparecida Vicente, José Daniel de Almeida, Fernanda Celinski, and Claudia Regina Xavier. "Microbiological diversity in an aerated lagoon treating kraft effluent." BioResources 16, no. 3 (June 1, 2021): 5203–19. http://dx.doi.org/10.15376/biores.16.3.5203-5219.

Full text
Abstract:
The microbiological diversity of cultivable bacteria was analyzed in an aerated facultative lagoon. The removal of specific compounds and measures of pollutant load was evaluated with isolated native bacteria, selected and identified in kraft cellulose effluent. The system was operated with an organic loading rate of 0.2 kgCODm-3d-1 for 60 days. Analyses of the fluorescence excitation-emission matrix, acute ecotoxicity, and microbiology were performed. Bioaugmentation tests were done to emphasize the removal of color, using promising species. The removals of biochemical oxygen demand, chemical oxygen demand, and total organic carbon in AFL were 94%, 51%, and 41%, respectively. Regarding color, removal was up to 4%, and the total phenolic compounds were not removed through biological treatment. The treatment also decreased turbidity by 94% and lignin derivatives by 12%. The bacteria identified through NCBI-BLAST and statistical similarity totaled 9 species in the cellulose effluent, three of which have the potential for color treatment: Bacillus cereus, Bacillus thuringiensis, and Paenibacillus sp. The Bacillus cereus combined with biomass removed color (69%), total phenolic compounds (37%), and compounds derived from lignin (53%). These species are promising for removing specific parameters combined with biomass from biological AFL treatment systems.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography