To see the other types of publications on this topic, follow the link: Lâmpadas de descarga.

Journal articles on the topic 'Lâmpadas de descarga'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 28 journal articles for your research on the topic 'Lâmpadas de descarga.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Rossi, Luiz A., Eduardo David, Juliana Sarubbi, and Odail Pagliardi. "Viabilidade técnico-econômica do uso de diferentes tecnologias de iluminação para indução de fotoperíodo na produção de mudas de crisântemo." Engenharia Agrícola 30, no. 5 (October 2010): 811–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162010000500004.

Full text
Abstract:
Em função de suas características fisiológicas, as mudas de crisântemo necessitam de luz suplementar para evitar formação de botão floral. Isto é feito no período noturno. O presente trabalho visou a analisar a viabilidade técnico-econômica de substituir-se a atual tecnologia de iluminação artificial utilizada pelos produtores (lâmpadas incandescentes) para efeito de indução de fotoperíodo em ambiente protegido, pela tecnologia de lâmpadas de descarga, com o objetivo de reduzir o consumo de energia elétrica utilizada no processo. As lâmpadas de descarga possuem maior vida útil e apresentam menor consumo de energia quando comparadas às lâmpadas incandescentes. Os resultados das análises permitem concluir que a lâmpada fluorescente compacta integrada amarela, de 23 W, é a que apresenta viabilidade técnica e econômica para tal substituição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Dalla Costa, Marco Antônio, Henrique A. C. Braga, Marina M. S. D. Perdigão, and José Marcos Alonso. "Projeto e implementação de um reator eletrônico microcontrolado, de elevado fator de potência, orientado a lâmpadas de vapor metálico." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 20, no. 3 (September 2009): 405–16. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592009000300011.

Full text
Abstract:
Este trabalho descreve a análise, o projeto e a implementação de um reator eletrônico para lâmpadas de vapor metálico (MH) baseado em microcontrolador. O circuito do reator se fundamenta na integração de um conversor buck com um conversor flyback. A tarefa de correção do fator de potência é realizada pela etapa buck, enquanto a etapa flyback controla a potência na lâmpada fornecendo uma corrente em onda quadrada de baixa freqüência. Este é um método adequado para se evitar o fenômeno da ressonância acústica, comum em lâmpadas de descarga de alta pressão (HID). Os dois estágios conversores operam no modo de condução descontínua (DCM), o que permite o uso de apenas um interruptor de alta freqüência simplificando o controle. O reator eletrônico é controlado digitalmente e emprega um microcontrolador de baixo custo PIC16F684. Este componente é programado para desempenhar todas as tarefas necessárias aos processos de ignição, aquecimento e regime permanente da lâmpada, respondendo também pelo controle em malha fechada da corrente na lâmpada e proteções convencionais. O artigo inclui resultados experimentais obtidos de um protótipo que alimenta uma lâmpada MH de 35W.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

David, Eduardo, and Luiz A. Rossi. "Diferentes tecnologias de iluminação para produção de mudas de crisântemo." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 14, no. 3 (March 2010): 261–66. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662010000300004.

Full text
Abstract:
A iluminação artificial usada para indução do efeito do fotoperíodo em mudas de crisântemos implica no consumo e no uso racional ou não da energia elétrica. Neste contexto, realizou-se experimento de pesquisa cujo objetivo foi analisar o uso da tecnologia de iluminação do tipo alta intensidade de descarga (HID - high intensity discharge) em substituição à de filamento incandescente na produção de mudas de crisântemos. O principal parâmetro de comparação de desempenho entre as variedades cultivadas foi a presença de botão floral, pois está diretamente ligada ao controle fotoperiódico. Os parâmetros de avaliação do uso de energia elétrica foram: consumo, demanda, fator de potência e o consumo específico. Os resultados da análise estatística demonstram que não houve aumento no número de botões florais com o emprego de lâmpadas de alta intensidade de descarga. A lâmpada de descarga fluorescente compacta integrada amarela de 23 W apresentou a menor demanda máxima e redução média do consumo de energia, da ordem de 75%, quando comparada com a de filamento incandescente de 100 W.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Luís Kirsten, André, Marco Antônio Dalla Costa, Paulo Cesar Vargas da Luz, Ricardo Nederson do Prado, Tiago Bandeira Marchesan, and Theyllor Hentschke de Oliveira. "Integration Of Pfc Converters With The Bi-flyback Inverter Topology Applied To Hid Lamps." Eletrônica de Potência 18, no. 1 (February 1, 2013): 864–72. http://dx.doi.org/10.18618/rep.2013.1.864872.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

de Pelegrini Lopes, Juliano, Maikel Fernando Menke, William Guidolin da Rosa, Fábio Ecke Bisogno, and Álysson Raniere Seidel. "New Design Methodology Of The Lcc Resonant Filter For Low Pressure Discharge Lamps Electronic Ballasts." Eletrônica de Potência 20, no. 4 (November 1, 2015): 404–15. http://dx.doi.org/10.18618/rep.2015.4.2555.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Vieira, C. M. F., A. S. C. Morais, S. N. Monteiro, and G. C. G. Delaqua. "Teste industrial de cerâmica vermelha incorporada com resíduo de vidro de lâmpada fluorescente." Cerâmica 62, no. 364 (December 2016): 376–85. http://dx.doi.org/10.1590/0366-69132016623642035.

Full text
Abstract:
Resumo O crescente consumo e descarte de lâmpadas fluorescentes tem despertado preocupações relacionadas à disposição do resíduo gerado. Uma possibilidade de destinação ambientalmente correta do vidro da lâmpada é a sua incorporação em cerâmica vermelha. Neste sentido, este trabalho teve por objetivo avaliar o efeito da utilização de 30% em massa de um resíduo de vidro de lâmpada fluorescente na forma de pó, descontaminada de mercúrio, nas propriedades físicas e mecânicas de cerâmica vermelha produzida em escala industrial. A avaliação ambiental das cerâmicas queimadas foi realizada por meio de testes de lixiviação e solubilização. Os resultados indicaram que o resíduo melhora significativamente as propriedades avaliadas. Com respeito à avaliação ambiental, o vidro de lâmpada fluorescente não altera uma eventual classificação da cerâmica quando esta se tornar um material descartado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Felipe Amaral, Celimar Azambuja Teixeira, Karina Querne de Carvalho, and Fernando Hermes Passig. "Avaliação de um sistema composto por filtração ascendente e radiação ultravioleta no tratamento da água de chuva." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 9, no. 4 (May 23, 2018): 177–91. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2018.004.0015.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi o de caracterizar a qualidade da água de chuva após passar pelo sistema de filtração rápida seguido pela desinfecção por radiação ultravioleta, além de analisar a caracterização da qualidade da água de chuva após passar pelo telhado de fibrocimento e avaliar os possíveis usos da água de chuva, além de avaliar a eficiência do tratamento proposto. O sistema de tratamento consiste em um filtro de brita, areia e carvão seguido por um reator com lâmpadas germicidas para a desinfecção da água de chuva coletada. Os resultados obtidos mostram, que a qualidade água de chuva armazenada na cisterna 1 é comparável a corpos d’água de classe 1 segundo a Resolução 357/2005 do CONAMA e, portanto, um tratamento simplificado poderia ser aplicado para torná-la potável. De acordo com os parâmetros analisados, a qualidade da água de chuva após o tratamento proposto atendeu aos padrões exigidos pela ABNT NBR 15527:2007:2007 e USEPA (2012) para usos não potáveis e que os parâmetros analisados (pH, Temperatura, Cor, Turbidez, OD, DQO, NH­­­3, NO-2, NO3-, PO43-, SO42-, CT, CTer e EC) atendem aos padrões exigidos pela Portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde para água potável. A água obtida após tratamento pode ser utilizada para fins não potáveis e em atividades de contato direto, tais como banho e lavagem de roupa e desta forma minimizando a demanda por água potável. Desta forma, não limitar o aproveitamento de água de chuva apenas para fins não nobres, como por exemplo, descarga de sanitários, irrigação de jardim e limpeza de calçadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Streck, Letiane, Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga, and Lucas Veiga Ávila. "A conscientização e a percepção pós-consumo de produto tóxico na visão dos consumidores." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 5, no. 1 (January 31, 2014): 7–18. http://dx.doi.org/10.6008/spc2179-6858.2014.001.0001.

Full text
Abstract:
As lâmpadas fluorescentes, também conhecidas como lâmpadas econômicas, sofreram ampliação em sua fabricação e consumo nos anos 2000, devido ao programa de redução energética do governo brasileiro. Porém, ao mesmo tempo em que o consumo deste produto crescia, poucas legislações e informações versavam a respeito de seu destino pós- consumo. O presente trabalho apresenta o resultado da pesquisa realizada com a população santa-mariense participante da 26º Edição da FEISMA – Multifeira de Santa Maria - RS. O objetivo deste trabalho consistiu fundamentalmente em investigar as práticas de descarte e o nível de consciência dos consumidores em relação ao resíduo sólido lâmpada fluorescente. Foram inclusos no estudo, variáveis relacionadas ao grau de consciência ambiental, atitudes em relação à destinação sustentável, periculosidade e toxidade dos componentes e o nível de conhecimento de leis e empresas que recolhem este produto. Os resultados apontam um considerável nível de consciência entre os participantes, porém baixo nível de conhecimento de leis e práticas adequadas de destinação final.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva Rodrigues, Rodrigo César, Ana Beatriz Durães Pinheiro, Ingrid Carolina Souza, Rafael Da Silva Augusto, and Tiago Bittencourt Nazaré. "LOGÍSTICA REVERSA PARA O DESCARTE DE LÂMPADAS." Revista Mythos 15, no. 1 (June 28, 2021): 58–72. http://dx.doi.org/10.36674/mythos.v15i1.556.

Full text
Abstract:
O consumo de energia elétrica está cada vez mais alto e as pessoas não vivem mais sem ela, porém o problema está no descarte dos produtos, os quais liberam substâncias altamente prejudiciais ao meio ambiente, colocando em risco os ecossistemas e a saúde humana. É fundamental encontrar um método com objetivos e propostas que possam ser desempenhados por todos com o intuito de efetivar a preservação do meio ambiente. A Logística Reversa se trata de um conjunto de ações com o objetivo de viabilizar a coleta e a restituição de resíduos sólidos ao setor empresarial para reaproveitar em seu ciclo ou outra destinação final adequada. Ela acompanha o produto desde a sua venda até o retorno ao seu ponto de origem (os fabricantes), que serão responsáveis pela destinação ambientalmente adequada. Ela contribui também com o lucro da empresa e impõe a responsabilidade pós-consumo aos consumidores. O presente estudo descreve a construção de um método no qual se refere a captação e análise de percepções baseadas em dados estatísticos dos entrevistados por meio de uma amostra aleatória simples. O estudo também traz uma visão de vários autores a respeito do tema abordado, além de obter declarações de empresas e utilização de decretos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Dos Santos, Raphael Alves, Luis Fernando Raposo Arvellos, Alex Franco Ferreira, and José Thomaz De Carvalho. "Procedimentos de segurança para o manuseio correto e consciente de lâmpadas de vapor." Revista Eletrônica TECCEN 10, no. 2 (December 1, 2017): 03. http://dx.doi.org/10.21727/teccen.v10i2.956.

Full text
Abstract:
Com a regulamentação da Lei de Eficiência Energética, que induziu ao banimento gradativo das lâmpadas incandescentes e a substituição pelas lâmpadas fluorescentes, as quais são mais eficientes do ponto de vista energético, a quantidade de lâmpadas fluorescentes geradas devido à essa substituição das incandescentes por fluorescentes aumentou a quantidade deste tipo de lâmpadas. Além disso, devido também a substituição das fluorescentes por LED, que são ainda mais eficientes, tornou-se o manuseio para substituição e descarte ainda maior. Além das fluorescentes, outros modelos de lâmpadas de vapor tubulares e ovóides são utilizadas em áreas de iluminação pública. O mercúrio é um componente essencial para o funcionamento das lâmpadas fluorescentes e lâmpadas de vapor de mercúrio, e está relacionado à longa vida útil e à eficiência energética. Porém, é um elemento de alto efeito tóxico e cumulativo. O vidro é outro componente utilizado nestas lâmpadas e oferece riscos de acidente durante seu manuseio para instalação, retirada, armazenamento e descarte. Torna-se necessário realizar uma análise dos riscos oferecidos pelo manuseio incorreto, tanto ao meio ambiente quanto à saúde física dos profissionais da área, focando nos procedimentos de segurança para o manuseio correto e consciente de lâmpadas de vapor. Este trabalho traz informações necessárias para o entendimento dos riscos oferecidos e das medidas de segurança que devem ser adotadas para os profissionais da área de eletricidade e manutenção que mantém contato diretamente ou indiretamente com lâmpadas de vapor. O presente artigo apresenta um estudo com base em consultas e registros fotográficos de campo sobre o atual cenário da forma incorreta de manuseio e descarte praticada pela sociedade. Tem por objetivo destacar a importância conscientização dos riscos existentes, para aplicação das medidas de segurança que serve de referência para aplicação em empresas e residências. Considera-se que a visão geral proporcionada por este trabalho permitirá razoável posicionamento do leitor quanto às ações de operacionalização na segurança no manuseio correto lâmpadas de vapor para melhoria das atuais formas de manuseio e descarte para um processo de trabalho mais seguro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Bacila, Danniele Miranda, Klaus Fischer, and Mônica Beatriz Kolicheski. "Estudo sobre reciclagem de lâmpadas fluorescentes." Engenharia Sanitaria e Ambiental 19, spe (2014): 21–30. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522014019010000442.

Full text
Abstract:
Lâmpadas fluorescentes (LF) contêm mercúrio em sua composição, um metal pesado que pode causar danos à saúde e ao meio ambiente. As LF são amplamente consumidas no Brasil, porém o descarte correto de LF usadas não é amplamente divulgado e os índices de reciclagem são baixos. O objetivo deste estudo foi demonstrar a relevância do descarte adequado, avaliar as tecnologias de reciclagem e a destinação dos materiais, por meio de estudo comparativo entre Brasil e Alemanha. Através de visitas a recicladoras e análise das tecnologias adotadas nos dois países, foi verificado que no Brasil o vidro é destinado à indústria de cerâmica, enquanto que na Alemanha é destinado à fabricação de tubos para LF. Além disso, foi observado que o mercúrio apresenta diversas possibilidades de uso. Um ponto a ser explorado nos dois países, e de grande potencial para reciclagem, é a recuperação de terras raras do pó fosfórico presente nas LF. Tanto Brasil como Alemanha possuem oportunidades de melhoria na logística reversa de LF, por meio da qual se torna possível elevar os índices de reciclagem e reduzir os impactos ambientais causados pelo descarte inadequado de LF usadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Soares, Thales Monteiro, Gustavo Eraldo da Silva, Leandro Mendes dos Santos, Mardson Freitas de Amorim, Antonio Jonas Gonçalves de Oliveira, José Gabriel Batista Neto, Jordy Allyson de Sousa Lima, Diógenes Fernando Xavier de Andrade, Antonio Carlos Cavalcanti, and Alexandre Rodrigues Lopes Filho. "Reutilização de Lâmpadas Fluorescentes Econômicas Descartadas." Comunicações em Informática 2, no. 2 (February 22, 2019): 11. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2595-0622.2018v2n2.40723.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Damasceno, Carlos Henrique, Leandro Carbo, Roberta Lima Moretti, and Gabriel Antonio Ogaya Joerke. "ABORDAGEM SOBRE O DESCARTE INADEQUADO DE LÂMPADAS FLUORESCENTES, PILHAS E BATERIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS." Revista Prática Docente 3, no. 2 (December 26, 2018): 492–505. http://dx.doi.org/10.23926/rpd.2526-2149.2018.v3.n2.p492-505.id227.

Full text
Abstract:
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi aplicar e avaliar uma proposta didática sobre pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, no ensino de Ciências, direcionada a estudantes do Ensino Fundamental de duas escolas públicas da cidade de Jaciara-MT. A pesquisa se baseia em uma abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coletas de dados: questionário, observação e diário de campo. Para o planejamento das atividades propostas, os estudantes foram investigados sobre as temáticas, por meio de questionários, de forma a verificar os conhecimentos prévios a respeito dos riscos ocasionados pelo descarte inadequado, destes materiais. Para evidenciar os riscos do descarte inadequado, foram utilizadas duas aulas expositivas/dialogadas e um desafio para o recolhimento dos materiais, que apresentou grande diferença, entre as escolas. Observou-se, por meio das respostas, que a maioria dos estudantes descartam suas pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, no lixo doméstico, por não saber dos riscos que estes materiais podem causar à saúde e ao meio ambiente, por possuírem metais pesados que são liberados, no caso das pilhas, quando começam a enferrujar e nas lâmpadas fluorescentes, quando são quebradas.Palavras-chave: Descarte inadequado. Pilhas e baterias. Lâmpadas fluorescentes. Abstract: The objective of the present work was to apply and evaluate a didactic proposal on batteries, batteries and fluorescent lamps, in the teaching of science, directed to students of the elementary School of two public schools of the city of, The research is based on a qualitative approach, having as instruments of data collection, questionnaire, observation and Field Journal. For the planning of the proposed activities, the students were investigated on the subjects, by means of questionnaires, in order to verify the previous knowledge about the risks caused by the inappropriate disposal of these materials. To highlight the risks of inappropriate disposal, two expository/dialogue classes were used and a challenge for the collection of materials, which showed great difference between schools. It was observed, through the replies, that most students discard their batteries, batteries and fluorescent lamps in household waste, because they do not know the risks that these materials can cause to health and the environment, because they have heavy metals that are Released, in the case of batteries, when they start to rust and in fluorescent lamps, when they are broken.Keywords: Improper disposal; Batteries; Fluorescent lamps.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Kuball Silva, Francielen, Jonas Wanderlind Bianco, Luan Souza de Oliveira, Manuela Prin Jacinto, and Milene Pacheco Kindermann. "APLICABILIDADE DA LOGÍSTICA REVERSA DE LÂMPADAS NO MUNICÍPIO DE TUBARÃO-SC: PROJETO DE ENSINO E EXTENSÃO ENVOLVENDO ESTUDANTES DE ESCOLA TÉCNICA DO SENAI E UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA." CATAVENTOS - Revista de Extensão da Universidade de Cruz Alta 12, no. 1 (July 31, 2020): 13–21. http://dx.doi.org/10.33053/cataventos.v12i1.189.

Full text
Abstract:
As lâmpadas são materiais de grande utilidade para a sociedade, entretanto, seu descarte em local inapropriado gera diversos impactos ambientais. O presente artigo relata a experiência de uma atividade de ensino e extensão sobre a aplicabilidade da logística reversa, instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que trata do descarte correto de lâmpadas, realizada na unidade de aprendizagem de Gestão e Legislação Ambiental do curso de Engenharia Elétrica da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). A pesquisa foi realizada na forma de uma intervenção no colégio Senai para avaliar o conhecimento e a aplicabilidade da logística reversa no município de Tubarão-SC. O projeto contribuiu de forma inovadora com o perfil profissional dos estudantes envolvidos e com os conhecimentos abordados na Unidade de Aprendizagem, pois a partir da intervenção ocorreu o domínio teórico e reflexivo sobre uma realidade, o qual é necessário que se crie meios de cobrança e a conscientização da população, visando a construção efetiva de um novo modelo de coleta de lâmpadas descartadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Santos, Talía Simões dos, Marília Carone Batista, Simone Andréa Pozza, and Luciana Savoi Rossi. "Análise da eficiência energética, ambiental e econômica entre lâmpadas de LED e convencionais." Engenharia Sanitaria e Ambiental 20, no. 4 (December 2015): 595–602. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522015020040125106.

Full text
Abstract:
RESUMO Os Diodos Emissores de Luz, mais conhecidos como LED's, são componentes eletrônicos semicondutores que conseguem transformar a energia elétrica em luz, diferente das lâmpadas convencionais. O LED é um componente bipolar, que quando passa corrente elétrica, a luz é gerada. As lâmpadas modernas utilizam LED em sua formação, as quais liberam menos calor e utilizam menos energia, sendo assim mais econômicas que as incandescentes e as fluorescentes. Além de apresentarem maior durabilidade que as demais, as lâmpadas LED não promovem o aquecimento dos ambientes internos e seu descarte tem reduzido impacto ambiental. A associação de vantagens ambientais e econômicas torna esta tecnologia atrativa ao consumidor, embora o custo para sua aquisição seja superior aos demais modelos de lâmpadas disponíveis no mercado. Neste estudo foram realizados testes de verificação do fluxo luminoso e eficiência energética, além de análise ambiental das lâmpadas domésticas. Os resultados obtidos comprovaram o potencial da tecnologia LED em relação às demais lâmpadas analisadas, especialmente quanto à questão econômica e ambiental conforme estudos prévios analisados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Ramos, Pedro Lucas Ferras, Jhennifer Laruska Leal Fraga, Amanda Santos Morais, Lôrrana Fraga Sousa Silva, Fernanda dos Santos Morais, Beatriz Soares Silva, and Ricardo Monteiro Rocha. "Impacto ambiental do mercúrio em lâmpadas fluorecentes descartadas no Instituto Federal de Sergipe, Campus Lagarto (Nordeste do Brasil)." Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 3, no. 4 (2016): 61. http://dx.doi.org/10.21438/rbgas.030406.

Full text
Abstract:
O presente artigo discorre acerca do impacto ambiental do mercúrio em lâmpadas fluorescentes descartadas no Instituto Federal de Sergipe. Desse modo, criou-se um modelo matemático para calcular a quantidade de mercúrio exposto ao ambiente proveniente de lâmpadas fluorescentes em desuso no Instituto Federal de Sergipe, Campus Lagarto, e seu impacto ambiental. Os resultados indicam que os 50.000 mg (50 g) iniciais de mercúrio contemplam sua totalidade de decomposição a partir do primeiro ano após o descarte. Sendo o limite de tolerância biológica de 0,000033 g de mercúrio por grama de creatina urinária, o mercúrio descartado no Instituto Federal de Sergipe não é somente suficiente para contaminação interna, como a expande também para uma área abrangente de contaminação externa. Observaram-se, através de questionários, que o Município de Lagarto, Estado de Sergipe, não possui pontos de coleta, indispensáveis para o cumprimento da logística reversa das lâmpadas e, por esta causa, os 1.800 alunos do Instituto Federal de Sergipe, Campus Lagarto, bem como o restante da população local, cerca de 100 mil habitantes, são obrigados à realização inadequada do descarte de lâmpadas devido à má implementação da lei instituída para a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010). (PIBIC-EM/CNPq).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Dickel, Paulo Roberto Garcia, André Andrade Longaray, Paulo Roberto da Silva Munhoz, and Catia Maria dos Santos Machado. "Uso da logística reversa para descarte de lâmpadas fluorescentes à luz da PNRS: o caso do instituto federal de educação do Rio Grande do Sul." Revista Produção Online 18, no. 1 (March 15, 2018): 265–84. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v18i1.2766.

Full text
Abstract:
O presente trabalho descreve o emprego da logística reversa para a realização do correto descarte de lâmpadas fluorescentes em um órgão público da Rede Federal de Educação Brasileira, tendo como parâmetro a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) instituída pela Lei 12.305/2010. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como exploratória, com caráter de avaliação de resultados, instrumentalizada por meio de um estudo de caso. Como principais resultados, foi verificado que parte significativa dos entrevistados entende que a determinação pela responsabilidade na gestão dos resíduos de lâmpadas fluorescentes não está bem estabelecida, tanto na norma quanto na prática. Foi, ainda, observado, que para a maioria dos entrevistados, os resíduos sólidos das lâmpadas fluorescentes estão recebendo o tratamento adequado em seu local de trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Moreira, Ailton José, Lilian Oliveira Campos, and Gian Paulo Giovanni Freschi. "Aplicação da lâmpada de descarga de mercúrio sem eletrodo para degradação do paracetamol." Acta Brasiliensis 2, no. 3 (September 12, 2018): 100. http://dx.doi.org/10.22571/2526-4338110.

Full text
Abstract:
Lâmpada de descarga de mercúrio sem eletrodo (Hg-EDL) foi aplicada em estudos de degradação fotolítica e fotocatalítica para avaliar o potencial de degradação de uma solução de Paracetamol 10 mg L-1. A fotodegradação (fotólise e fotocatálise) foi conduzida em reator UV/MW, com potência microondas fixa (200W, pH ̴ 7) e diferentes tempos de irradiação (0,083 a 2,0 min.). Após irradiadas, as amostras foram analisadas através de espectrofotometria UV/Vis para quantificação do fármaco. Houve a remoção de até 70,1% no ensaio fotolítico com o tempo de 2 min., enquanto para o processo fotocatalítico (aplicando suspensão de 1 g L-1 dos semicondutores) os resultados de remoção foram da ordem de 60%. A cinética de primeira ordem foi aplicada, sendo determinada uma constante k = 0,602 min-1 e r2 = 0,993, evidenciando um ajuste adequado a cinética de ordem 1. Assim, o reator UV/MW demonstra elevada eficiência no processo de degradação do paracetamol, uma vez que elevada taxa de remoção e valor elevado de constante cinética de degradação foram obtidas para o respectivo sistema. O foto reator avaliado pode ser explorado em ensaios de degradação com outros compostos, possibilitando a avaliação de sua eficiência frente a degradação de uma maior variedade de contaminantes emergentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Pereira, Ana Priscilla Costa, and Patricia Guarnieri. "LOGÍSTICA REVERSA DE LÂMPADAS PÓS-CONSUMO E POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS: estudo em uma instituição federal." Revista Eletronica Gestão & Saúde 4, no. 3 (November 11, 2014): 3435. http://dx.doi.org/10.18673/gs.v4i3.13710.

Full text
Abstract:
Com o aumento da poluição gerada por resíduos sólidos, entre eles as lâmpadas pós-consumo houve a necessidade de estabelecer leis que regulamentam a sua destinação correta, assim a Lei Federal 12.305/10 que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi sancionada em 2010, a qual estabelece responsabilidade para empresas e consumidores. O objetivo geral desta pesquisa foi investigar a logística reversa de pós-consumo de lâmpadas com base na PNRS em uma instituição de ensino superior público federal. Para atingir tal objetivo foi realizada uma pesquisa aplicada, descritiva e qualitativa, como procedimento técnico foi utilizado o estudo de caso. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram o questionário aplicado aos alunos, docentes, técnicos administrativos; a entrevista aplicada com os responsáveis pela Comissão de Gerenciamento, Tratamento e Destinação de Resíduos Perigosos da instituição; e a análise documental. Constatou-se que os respondentes possuem pouco conhecimento sobre a PNRS e Logística Reversa e os meios de descarte das lâmpdas. Verificou-se também que a instituição de ensino não realiza o tratamento final das lâmpadas, porém contrata uma empresa terceirizada para tal seguindo assim as especificações legais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Vieira, Karina Nascimento, Thereza Olívia Rodrigues Soares, and Laíla Rodrigues Soares. "A Logística Reversa do Lixo Tecnológico: um estudo sobre o projeto de coleta de lâmpadas, pilhas e baterias da BRASKEM10.5773/rgsa.v3i3.180." Revista de Gestão Social e Ambiental 3, no. 3 (December 9, 2009): 120. http://dx.doi.org/10.24857/rgsa.v3i3.180.

Full text
Abstract:
Este artigo é fruto de um trabalho monográfico que teve como objetivo analisar a implantação da logística reversa do lixo tecnológico na gestão ambiental das empresas. Os temas ambientais vêm sendo difundidos por causa dos problemas causados pelo alto consumo e descarte de produtos tecnológicos, os quais liberam substâncias altamente poluentes na natureza colocando em risco os ecossistemas e a saúde humana. O estudo explora então os conceitos de lixo tecnológico - designando os resíduos oriundos do descarte de eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos-; e de uma das possíveis soluções ao problema, a logística reversa - que busca reinserir os produtos na cadeia econômica visando diminuir o descarte e incentivar um consumo consciente. O método de pesquisa foi a abordagem qualitativa, com realização de uma pesquisa de campo na empresa Braskem, sobretudo da entrevista com a gestora especialista em Meio Ambiente. Foi confirmada a hipótese inicial de que as empresas possuem instrumentos e procedimentos para implantar a logística reversa do lixo tecnológico nos seus processos de gestão ambiental. Porém, essa implantação requer projetos específicos com alto custo e que, por isso, a logística reversa do lixo tecnológico ainda é incipiente nas empresas. Palavras-chave: Gestão Ambiental Corporativa, Logística Reversa, Resíduos Sólidos, Lixo Tecnológico, Braskem. Abstract This paper was originally a monograph whose goal was to analyze the implementation of electronic waste (E-waste) reverse logistics in corporate environmental management. Environmental themes have been propagated because of the problems caused by over-consumption and disposal of technological products, which send high contaminant substances on nature risking human health and ecosystem. So, it is explored in this study the concepts of E-waste, meaning garbage from discard of electrical or electronic devices, and reverse logistics, a possible solution to the problem, which aims on returning products to productive chain, reducing discarded garbage and stimulating ethical consumption. The methodology used was the qualitative approach, through a field research at Braskem Corporation, where the environmental manager was interviewed. The conclusions confirmed the initial hypothesis that corporations have tools and procedures to insert e-waste reversal logistics into their environmental management processes, but this implementation requires high cost specific projects, which makes incipient e-waste reversal logistics in corporations. Keywords: Corporate environmental management, reverse logistics, garbage, electronic waste, Braskem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Sampaio, Humberto Marques, Melina Cavalcante Gomes, Paula Priscila Correia Costa, and Mirza Sousa Melo. "DESCEMETOCELE COM BORDAS EM “melting” EM CÃO BRAQUICEFÁLICO – relato de caso." Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública 3, no. 2 (April 19, 2017): 137. http://dx.doi.org/10.4025/revcivet.v3i2.33348.

Full text
Abstract:
Úlcera de córnea profunda é uma das doenças mais comuns em cães, muitas vezes levando à perda da visão. Úlceras profundas ferem o estroma, as descemetoceles são úlceras profundas que expõem camada Descemet. Com etiologia variada, a úlcera de córnea ou ceratite ulcerativa requer um diagnóstico preciso, com a resolução da causa primária e tratamento específico. Uma cadela de uma raça Pug anos de idade apresentou a hiperemia conjuntival com coceira mucoleosa e descarga. Depois de três dias de tratamento ocular tópico com ciprofloxacina a córnea do animal tornou-se irregular e foi ignorada a presença de um "ponto branco" no centro do olho. Através de exames, verificou-se através da lâmpada de fenda, que foi uma descemetocele com a presença de bordas em hipópio e "fusão" com uveíte e edema em curso. O diagnóstico foi um descemetocele com bordas em "melting". O objetivo é relatar um caso de úlcera profunda (descemetocele) em "melting" em um cão braquicefálico, o método de diagnóstico utilizado, o tratamento realizado e os resultados obtidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Costa, Gleison Pereira, Bruno Lucio Meneses Nascimento, Rafael De Oliveira Araújo, Luís Carlos Araújo dos Santos, and Jorge Diniz de Oliveira. "Contaminação por Cr, Cu, Pb e Fe nos sedimentos do riacho Capivara-Imperatriz, MA, Brasil." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 11, no. 3 (April 6, 2020): 94–104. http://dx.doi.org/10.6008/10.6008/cbpc2179-6858.2020.003.0009.

Full text
Abstract:
Os sedimentos em virtude da sua capacidade de reter e acumular metais podem refletir a qualidade da água e registrar os efeitos das emissões antrópicas. Este estudo teve por objetivo determinar a concentração de Fe(II), Cu(II), Cr(VI) e Pb(II) nas frações geoquímicas dos sedimentos do Riacho Capivara, na cidade de Imperatriz-MA por intermédio de extração sequencial afim de avaliar a biodisponibilidade, o mecanismos de distribuição dessa espécies metálicas e obter informação sobre a influência da urbanização no processo de degradação desse corpo hídrico. Os sedimentos foram coletados em dois pontos de amostragem. As diferentes formas químicas em que os metais podem estar associados aos sedimentos foi realizado por extração seqüencial de acordo com a metodologia proposta por “Europan Communites Bareau of Reference”(BCR) que consiste em submeter a amostra em quatro etapas sequenciais ( trocáveis, fase óxidos de Fe e Mn, fase matéria orgânica , residual). A concentração das espécies metálicas foi determinada por espectrometria de absorção atômica em chama (FAAS), com corretor de fundo com lâmpada de deutério. Os estudos de fracionamento indicaram que as espécies metálicas Cu, Cr e Fe no ponto dentro do perímetro urbano foram encontradas na fração disponível ou lábeis. Já o Pb foi encontrado na fração residual, em ambos pontos amostrais e o Fe no ponto fora do perímetro urbano indicando baixa disponibilidade no corpo hídrico. Os resultados obtidos permitiram concluir que os sedimentos do Riacho Capivara sofrem interferências do meio urbano. A sequência de disponibilidade dos metais estudados foi Cu > Cr > Pb > Fe no ponto fora do perímetro urbano e Cu > Fe > Cr > Pb no ponto dentro do perímetro urbano. A variação observada para Índice Geoquímico e Fator de Risco Ambiental provavelmente refletem a complexidade do quadro de deterioração desses corpos hídricos, marcada pela descarga intermitente de resíduos sanitários e pelo assoreamento e erosão do solo observada ao longo do percurso investigado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Bellido, Jorge David Alguiar, Maysa Martins Almeida, Anna Luisa Silva Cotta, Júlia Paula Oliveira Júlio, and Carlos Alberto Santos Vaz. "FOTOCATÁLISE HETEROGÊNEA APLICADA NO TRATAMENTO DO CORANTE RODAMINA B – USO DE CATALISADOR DE TIO2 SOB RADIAÇÃO UV." e-xacta 12, no. 1 (June 23, 2019): 11. http://dx.doi.org/10.18674/exacta.v12i1.2366.

Full text
Abstract:
Resumo: Os efluentes dos processos de tingimento na indústria têxtil apresentam uma complexa composição, incluindo principalmente corantes de diferente natureza química, portanto o tratamento destes tem como finalidades necessárias a remoção da cor e a degradação dos compostos orgânicos presentes. Dessa forma, este projeto teve por objetivo apresentar uma alternativa frente ao descarte de efluentes têxteis, usando como modelo o corante rodamina B, um corante resistente à fotodegradação natural. O projeto consistiu na construção de um reator fotocatalítico usando uma placa de vidro jateada e impregnada com catalisador de TiO2. Essa placa foi fixada com inclinação estabelecida. Além disso, foram utilizadas duas lâmpadas germicidas de radiação UV e potência de 15 W. Foram analisados a influência da concentração inicial, tempo de residência no reator e pH da solução para remoção de cor do corante. A descoloração da solução foi acompanhada pela medida da absorbância das amostras coletadas durante o ensaio. A eficiência do reator foi avaliada em relação à descoloração da solução. Os melhores resultados foram obtidos para uma solução de 7,80 mg L-1 a pH 5.0 foi tratada por 430 min alcançando um 97,84% de descoloração. AbstractThe effluents from the dyeing processes in the textile industry have a complex composition, including mainly dyes of different chemical nature, so the treatment of these has the necessary purposes of removing the color and the degradation of the organic compounds present. In this way, this project aimed to present an alternative to the disposal of textile effluents, using as a model the rhodamine B dye, a dye resistant to natural photodegradation. The project consisted in the construction of a photocatalytic reactor using a blasted glass plate and impregnated with TiO2 catalyst, It was fixed in a pre-established inclination, besides that, two germicide UV lamps at 15 W were employed. The influence of the initial concentration, residence time in the reactor and pH of the solution for color removal of the dye were analyzed. Solution discoloration was followed by absorbance measurement of the sample solution collected along the assay. The reactor efficiency was evaluated in relation to the discoloration of the sample solution. Best results were achieved when a solution of 7.80 mg L-1 at pH 5.0 was treated for 430 min reaching 97.84% of discoloration.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Neves, Gustavo D., and Paulo S. Scarazzo. "Estudo comparativo entre duas lâmpadas de descarga de baixa pressão: análise de viabilidade econômica." Paranoá: cadernos de arquitetura e urbanismo, no. 12 (September 29, 2014). http://dx.doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n12.2014.12298.

Full text
Abstract:
A constante procura pela eficiência em projetos de iluminação nas edificações tem envolvido os profissionais da construção civil, engenharias e arquitetura na busca por informações confiáveis que melhor adéquem as inúmeras fontes de iluminação disponíveis, sejam elas artificiais ou a luz natural. Este estudo apresenta dados analíticos sobre as fontes de luz artificial, mais especificamente para o período denominado pós- fluorescente, limitando a pesquisa nas lâmpadas de descarga de baixa pressão, haja vista a grande utilização desta fonte de luz nos ambientes hoje em dia. Assim, o objetivo deste estudo é demonstrar o comparativo entre as lâmpadas fluorescentes tubulares e as lâmpadas de catodo frio quanto a sua eficiência e os benefícios da eventual substituição (retrofit). Aborda as características peculiares destas lâmpadas, calcula os fatores econômicos Payback, VPL e TIR, e também apresenta argumentos para a tomada de decisão do investidor, a partir dos custos iniciais de implantação, de operação e de manutenção dos sistemas de iluminação. Toda a análise foi realizada através da comparação dos valores luminotécnicos e de eficiência energética, ambos obtidos por meio dos dados fornecidos pelos diferentes fabricantes para as aplicações das lâmpadas. E, como resultado preliminar, verifica-se maior viabilidade econômica para o catodo frio em algumas aplicações, principalmente devido ao seu maior tempo de vida útil e baixo consumo de energia elétrica, tornando o retorno sobre o investimento inicial próximo de 3,4 anos com taxas de retorno de 30,51% para uma das condições adotadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Costa, Gláucia Grüninger Gomes, Rui Carlos Pietronero, and Tomaz Catunda. "Experimentos com supercapacitores e lâmpadas." Revista Brasileira de Ensino de Física 35, no. 1 (March 2013). http://dx.doi.org/10.1590/s1806-11172013000100005.

Full text
Abstract:
Circuitos com supercapacitores e lâmpadas são abordados fazendo-se uso da luminosidade das lâmpadas como um indicador da corrente no circuito. Desta maneira, pode-se demonstrar visualmente que os capacitores podem armazenar energia. Neste artigo é proposta uma sequência de experimentos qualitativos, onde a complexidade dos circuitos é aumentada gradualmente, que demonstram os conceitos fundamentais dos capacitores e circuitos RC. Pode-se demonstrar qualitativamente, que o tempo de carga e descarga do circuito está relacionado àconstante de tempo RC. Além disso, demonstra-se que o capacitor descarregado tem o comportamento análogo a um curto-circuito. Por outro lado, no estado estacionário a carga do capacitor é constante e ele se comporta como um circuito aberto. Mostramos também que é fundamental considerar o efeito da resistência interna dos supercapacitores na análise quantitativa dos dados experimentais. A aplicação didática destes experimentos também é comentada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Da Silva, Jéssica Tozzo, Juan Carlos Guerrero Barreto, Carlos Roberto Mendes De Oliveira, and Jose Rocha Andrade Da Silva. "A IMPORTÂNCIA NO BRASIL DA MINERAÇÃO URBANA DE TERRAS RARAS NOS RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS: CENÁRIO ATUAL, POLÍTICAS, EXTRAÇÃO E PERSPECTIVAS." Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão (ISSN: 2525-4782) 2, no. 2 (November 29, 2017). http://dx.doi.org/10.21575/25254782rmetg2017vol2n2357.

Full text
Abstract:
Os Elementos de Terras Raras (ETR) estão presentes nos equipamentos eletroeletrônicos, como televisores, computadores e lâmpadas fluorescentes, assim, o reaproveitamento dos resíduos provenientes destes produtos pode se tornar uma fonte secundaria para sua extração. A recuperação dos ETR’s contidos nos Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE) pode ser possível a partir da mineração urbana, por sistemas de reciclagem os quais atuam na redução dos impactos ambientais causados pelo descarte incorreto dos REEE, além de gerar emprego e renda a catadores. O presente trabalho visa demonstrar a importância da Reciclagem de REEE e da Mineração Urbana de Terras Raras no Brasil, a necessidade de maiores investimentos no desenvolvimento de pesquisas nessa área, e da divulgação de dados referente à viabilidade de processos de extração destes elementos. Por fim, os REEE com maiores quantidades de ETR aproveitáveis levantados nesta pesquisa são as lâmpadas fluorescentes e monitores tubo de raios catódicos (CRT), os quais assinalam para uma viabilidade técnica e econômica de recuperação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Rangel, Eduarda Medran, Caio Cesar Nogueira de Melo, Caroline de Oliveira Carvalho, Alice Gonçalves Osorio, and Fernando Machado Machado. "Espumas vítreas produzidas a partir de resíduos sólidos." Matéria (Rio de Janeiro) 23, no. 1 (March 5, 2018). http://dx.doi.org/10.1590/s1517-707620170001.0303.

Full text
Abstract:
RESUMO O crescimento populacional aliado ao consumo elevado tem aumentado consideravelmente a geração de resíduos sólidos. Diversos são os impactos negativos gerados pela destinação incorreta desses rejeitos. Logo, a utilização de resíduos é cada vez mais atraente tanto no âmbito econômico quanto no ambiental. Neste sentido, no presente trabalho é demonstrada a produção de espumas vítreas, com baixo impacto ambiental, utilizando como matéria-prima resíduos de vidro de lâmpadas fluorescentes e casca de ovo vermelho como agente espumante. Os agentes precursores tiveram as suas composições químicas, estruturas cristalinas e granulometrias elucidadas através das técnicas de fluorescência de raios X, difração de raios X e análise de dispersão a laser, respectivamente. A análise termogravimétrica foi utilizada para avaliar a perda de massa da casca de ovo vermelha durante o aquecimento. As espumas vítreas foram formuladas com 7% em massa de agentes espumantes, conformadas por prensagem uniaxial e queimados entre 650 °C e 850 °C, com taxa de aquecimento de 2,5 °C/min. A influência da temperatura de queima na expansão, na densidade e na porosidade dos corpos cerâmicos obtidos foi avaliada. As espumas tiveram a suas expansões volumétricas avaliadas, sendo suas microestruturas caracterizadas por microscopia óptica. Os resultados mostraram a produção de espumas vítreas altamente porosas, com alta expansão, entre de 122 a 266%, e com baixa densidade, variando de 0,37 a 0,65 g.cm−3, sendo que os melhores resultados foram alcançados a 750 °C. O material obtido possui grande potencial para aplicações na indústria civil, como isolante térmico e acústico, além de minimizar os impactos ambientais causados pelo descarte indevido de lâmpadas fluorescentes e dos resíduos da casca de ovos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Freitas, Cássio Krüger de, Fernando Henrique Platt, Alexia Pereira dos Santos, Keity Pretto Radaelli, and Darci Barnech Campani. "IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO A SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL." ScientiaTec 1, no. 1 (December 18, 2013). http://dx.doi.org/10.35819/scientiatec.v1i1.1428.

Full text
Abstract:
Visando adequar as suas Unidades a práticas sustentáveis e a sensibilizar seus servidores e a comunidade acadêmica em relação às questões ambientais, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) implantou, em 2008, o Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Neste trabalho, é relatada a experiência da implantação e do desenvolvimento do SGA no Departamento de Atenção à Saúde (DAS) do Campus do Vale - UFRGS. A partir do Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais (LAIA) e da aplicação da ferramenta FMEA foi elaborado um Plano de Ação (5W2H) que contém os procedimentos adotados para mitigar os impactos ambientais negativos. Como resultado, o DAS apresentou redução de 40,2% do seu Índice de Risco Ambiental (IRA), expressando reduções relevantes em diversos aspectos, tais como, no correto descarte de lâmpadas fluorescentes e de resíduos perfurocortantes e biológicos, na utilização de copos reutilizáveis e no uso adequado de energia. Esta iniciativa tem contribuído para monitorar e aprimorar a gestão ambiental no âmbito universitário e, em razão do caráter multiplicador das Instituições de Ensino Superior, contribui também para a melhoria contínua do meio ambiente incorporando princípios e práticas sustentáveis no cotidiano de toda a comunidade. Palavras- chave: Ensino Superior. Impactos Ambientais. Risco Ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography