To see the other types of publications on this topic, follow the link: Leitor Implícito.

Journal articles on the topic 'Leitor Implícito'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Leitor Implícito.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Florek, Cristiane Salete. "Marcas avaliativas em imagens jornalísticas." Entretextos 17, no. 2 (2017): 195. http://dx.doi.org/10.5433/1519-5392.2017v17n2p195.

Full text
Abstract:
Objetivando investigar a avaliatividade em imagens, analisamos cinco imagens jornalísticas quanto: i) ao contexto de publicação e de recontextualização; ii) à estrutura multifuncional; e iii) aos itens avaliativos. Os resultados demonstram: i) a prevalência das marcas avaliativas atitudinais de afeto; ii) presença de julgamento explícito (ideacionalmente representado) ou implícito (atribuído pelo leitor); iii) apreciação implícita e atribuída pelo leitor; iv) engajamento por expansão dialógica, realizado pelo enquadramento da foto; v) gradação como ponto de entrada para a avaliação visual. Ess
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Horta, Patricia. "Canudos para hoje (níveis de leitura implícitos em os Sertões)." Magma 1, no. 5 (1998): 89. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.1998.87227.

Full text
Abstract:
Este estudo procura analisar, em Os Sertões de Euclides da Cunha, algumas características do narrador, bem como suas implicações. São identificados quatro tipos de narradores, dentre os quais o narrador-tradutor. Este faz que uma espécie de tradução faça parte da experiência de leitura da obra, criando no texto um "tradutor implícito", como uma faceta do seu leitor implícito. Derivam desses narradores pelo menos cinco níveis de leitura, que correspondem aos diversos aspectos de Os Sertões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Baretta, Luciane, and Maria Da Glória Guará Tavares. "Question Formation and Working Memory Capacity on L2 Reading Comprehension." Signo 43, no. 77 (2018): 98. http://dx.doi.org/10.17058/signo.v43i77.12247.

Full text
Abstract:
A avaliação da compreensão leitora é um tema que tem motivado um número considerável de pesquisas. Muitos estudos mostram que as variáveis relativas às características dos leitores, tipos textuais, tarefa subsequente à compreensão e a língua do texto influenciam a maneira que os leitores abordam o material sendo lido. Neste artigo, é investigada a relação entre a habilidade do leitor de formular perguntas sobre um texto e a sua capacidade de memória de trabalho. Onze estudantes de pós-graduação em inglês como língua estrangeira/segunda língua/língua adicional realizaram um Teste de Alcance em
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Mello, Jefferson Agostini. "Imobilidade e fluxo: personagens, sentidos e leitores na obra de João Gilberto Noll." Revista Crítica Cultural 3, no. 1 (2008): 10. http://dx.doi.org/10.19177/rcc.v3e1200810-15.

Full text
Abstract:
Os textos de João Gilberto Noll podem ser lidos como ensaios de novos modos de narrar, vinculando-se a uma concepção de leitura e de leitor cuja característica principal é a incompletude. Ao apreender o leitor implícito nos contos de A máquina de ser, seu último livro, busca-se detectar, também, a teoria da literatura subjacente à obra de Noll, em diálogo com o imobilismo e/ou fluxo constante de suas personagens.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Camelo, Franciano. "A relação narrador/leitor na tradução machadiana de Oliver Twist." Machado de Assis em Linha 5, no. 9 (2012): 53–74. http://dx.doi.org/10.1590/s1983-68212012000100004.

Full text
Abstract:
Em 1870, a convite dos proprietários do Jornal da Tarde, Machado de Assis traduziu para o português boa parte do romance Oliver Twist, de Charles Dickens. A tradução machadiana desse romance apresenta particularidades, isto é, as estruturas que põem a assimilação do texto em curso na tradução de Machado de Assis diferem daquelas do texto inglês. Dentre essas estruturas, destaca-se a voz narrativa. Assim, este trabalho visa analisar alguns aspectos da voz narrativa na tradução machadiana e discutir possíveis implicações para o âmbito do leitor implícito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro. "Para tirar o leitor da toca: o papel do narrador em O hobbit, de Tolkien." Via Atlântica, no. 26 (November 4, 2014): 185. http://dx.doi.org/10.11606/va.v0i26.81289.

Full text
Abstract:
Este texto tem por objetivo apresentar uma possibilidade de leitura da obra O hobbit, de Tolkien (1998), na qual se considera o papel do leitor e do narrador. Para a consecução do objetivo, pretende-se refletir, a partir das contribuições da estética da recepção, acerca do que propicia o prazer na leitura e quais elementos determinam o papel do leitor implícito e as disposições do narrador. Constrói-se, neste texto, a hipótese de que a estratégia do escritor de apresentar sua narrativa sob a forma de um romance de formação permite ao jovem, também em fase de definição de sua personalidade, ide
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Freitas, Maria Cristiane. "ANÁLISE DE CAPA DE REVISTA: SUBSÍDIO AO ENSINO DE LEITURA DA LÍNGUA MATERNA." Revista Univap 22, no. 40 (2017): 628. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1303.

Full text
Abstract:
Os meios de comunicação percorrem a linguagem verbo-visual para transmitir as informações que não são totalmente percebidas pelo leitor, mas são importantes para estabelecer sentidos aos enunciados. O objetivo deste artigo é investigar mecanismos e estratégias linguístico-discursivas e visuais da revista ÉPOCA EDIÇÃO ESPECIAL na respectiva capa de uma edição que tratou da morte de Osama Bin Laden, para compreender a arquitetônica linguística das capas de revista em suas relações dialógicas com o leitor implícito e o contexto histórico-social de que faz parte. As análises apontam com clareza qu
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

De Carvalho, Rute Kaizer. "Resenha crítica da obra Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura da autora Angela Kleiman." Cadernos de Pós-graduação 18, no. 2 (2019): 262–64. http://dx.doi.org/10.5585/cpg.v18n2.10780.

Full text
Abstract:
Texto e leitor: Aspectos cognitivos da leitura completa 28 anos de publicação. Contudo, as teorias cognitivas sobre a compreensão textual nele apresentadas não são ultrapassadas, tampouco errôneas. O que torna essa mais recente edição diferente da primeira é o fato de que a autora torna explícito o que antes estava implícito: ler envolve mais do que o ato da compreensão. Na leitura se englobam o que foi entendido e o que foi mal interpretado, a experiência individual e o engajamento social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro, and Ricardo Magalhães Bulhões. "O conto fantástico na formação do leitor: uma leitura do conto “O Buraco”, de Luiz Vilela." Signo 45, no. 82 (2020): 47–58. http://dx.doi.org/10.17058/signo.v45i82.14268.

Full text
Abstract:
Objetiva-se neste texto apresentar uma reflexão sobre a narrativa fantástica e suas potencialidades para a formação do leitor. Para a consecução desse objetivo, elegeu-se para análise o conto “O Buraco”, do escritor Luiz Junqueira Vilela (2016, p.19-38), pinçado de sua coletânea Três Histórias Fantásticas (2016), a qual compõe os acervos de 2011 do PNBE – Programa Nacional Biblioteca na Escola, destinados aos jovens do Ensino Médio. Pretende-se problematizar, na análise desse conto, a configuração em sua narrativa do leitor implícito, a partir das contribuições teóricas da Estética da Recepção
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Navas, Diana, and Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira. "MEMÓRIA E SUBJETIVIDADE EM O OLHO DE VIDRO DE MEU AVÔ, DE BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS, E AOS 7 E AOS 40, DE JOÃO ANZANELLO CARRASCOZA." Miscelânea: Revista de Literatura e Vida Social 22 (June 12, 2018): 261–78. http://dx.doi.org/10.5016/msc.v22i0.1098.

Full text
Abstract:
O presente estudo objetiva investigar como se configura a construção identitária dos protagonistas das obras O olho de vidro de meu avô, de Bartolomeu Campos de Queirós (2004), e Aos 7 e aos 40, de João Anzanello Carrascoza (2013), por meio de seus relatos memorialísticos. Na análise destas obras, busca-se, a partir das contribuições da Estética da Recepção (ISER, 1999 e 1996), refletir sobre como ambas projetam seu leitor implícito. Justifica-se a eleição desses livros, pois se situam em um gênero marcado pela crítica social, prosa poética e reflexão sobre o fazer ficcional. Por isto, constró
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro, and Silvana Augusta Barbosa Carrijo. "A literatura juvenil de autoria feminina e seus reflexos: uma análise da obra A conta-gotas, de Ana Carolina Carvalho." Revista Letras Raras 7, no. 3 (2018): 154–76. http://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i3.1210.

Full text
Abstract:
Este texto tem por objetivo problematizar questões concernentes às especificidades do subsistema literário juvenil. Para respaldar essa problematização, almeja-se apresentar uma análise da obra pós-moderna A conta-gotas, de Ana Carolina Carvalho (2015). A escolha desse livro justifica-se, pois considera-se que sua leitura exerce função social, na acepção de Hans Robert Jauss (1994), pois permite ao leitor, muitas vezes habituado a uma produção cultural em massa, ampliar seus horizontes de expectativa. Para a consecução do objetivo, busca-se, a partir do aporte teórico da Estética da Recepção e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Silveira, Fabrício José Nascimento da, and Maria Aparecida Moura. "A estética da recepção e as práticas de leitura do bibliotecário-indexador." Perspectivas em Ciência da Informação 12, no. 1 (2007): 123–35. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-99362007000100010.

Full text
Abstract:
A ciência da informação tem nos estudos sobre as práticas de leitura do bibliotecário-indexador um de seus mais profícuos campos de investigação. Verifica-se que a leitura realizada por este profissional o posiciona como mediador entre as diversas materialidades textuais contidas nos acervos e seus potenciais usuários. Com o objetivo de alargar o quadro explicativo desse fenômeno no contexto da ciência da informação, esse artigo recorre ao quadro teórico concebido pela estética da recepção para analisar a leitura desenvolvida por bibliotecários em contextos de representação temática. Para tant
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro, and Cláudia Valéria Penavel Binato. "Balé dramático e literatura em diálogo: uma análise da obra infantojuvenil "O lago dos cisnes", adaptada por Lee Ji Yoeng e ilustrada por Gabriel Pacheco." Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) 46, no. 3 (2017): 1211. http://dx.doi.org/10.21165/el.v46i3.1602.

Full text
Abstract:
Este texto tem por objetivo apresentar uma análise da obra O lago dos cisnes, adaptada por Lee Ji Yoeng (2012) e ilustrada por Gabriel Pacheco, a partir do balé clássico homônimo composto por Pyotr Ilyich Tchaikovsky (1840-1893), com libreto de Vladimir Begitchev e Vasily Geltzer. Esta obra compõe a coleção Música clássica em cena, da editora FTD, que visa a apresentar ao público infantil e juvenil histórias de importantes libretos considerados clássicos no campo musical. Mais especificamente, pretende-se neste texto verificar, a partir dos princípios de Bakhtin (2000), como se efetiva a dialo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Carvalho, Bruno Martins. "A ética de andar nas ruas do Rio de Janeiro." Remate de Males 29, no. 2 (2010): 285–97. http://dx.doi.org/10.20396/remate.v29i2.8636280.

Full text
Abstract:
Uma leitura do conto de Rubem Fonseca, “A arte de andar nas ruas do Rio de Janeiro” (1992), este artigo explora como os conceitos de Simmel de ponte e de porta podem no ajudar a repensar algumas das distâncias espaciais e psicológicas entre as classes sociais da cidade. Argumentando que o texto insere o personagem principal em uma série de convenções literárias apenas para situá-lo além delas, eu afirmo que uma ética do olhar e do caminhar surge das práticas do protagonista – o qual parece estar bem ciente das limitações da literatura, bem como do leitor implícito do conto. Neste processo, são
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Leon, Adriana Duarte. "A REVISTA UNITAS COMO UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA: A UNIFICAÇÃO DA AÇÃO DO CLERO NO RIO GRANDE DO SUL/BRASIL." Atos de Pesquisa em Educação 12, no. 2 (2017): 512. http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2017v12n2p512-530.

Full text
Abstract:
Este trabalho visa analisar como a revista católica Unitas se consolidou como um mecanismo de unificação do clero na década de 1930, no estado do Rio Grande do Sul/Brasil. O impresso era uma publicação da arquidiocese de Porto Alegre e distribuído em várias das cidades do estado; era composto basicamente por textos, poucas ilustrações, conteúdo denso e específico. A revista apresenta um leitor implícito, vinculado à estrutura interna da Igreja e integrante do quadro eclesiástico; o material publicado no impresso ratifica os pressupostos do catolicismo e contempla a ideia de recatolização do Br
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Lopes, Jean Richard, and Boris Agustín Nef Ulloa. "O discipulado segundo Mateus. Uma abordagem pragmática-comunicativa." Revista de Cultura Teológica, no. 92 (December 21, 2018): 103–25. http://dx.doi.org/10.23925/rct.i92.40772.

Full text
Abstract:
Propõe-se um estudo do tema do discipulado, a partir dos relatos vocacionais, presentes no Evangelho segundo Mateus (4,18-22; 8,18-22; 9,9.10-13; 19,16-22). O trabalho, de metodologia sincrônica, segue uma perspectiva comunicativa. Elaborado de forma a estimular a cooperação interpretativa, o evangelho não se limita a informar um acontecimento do passado, mas oferece vários elementos que tendem a provocar o leitor e a levá-lo a uma atitude que surge da verificação das suas posições e expectativas, em confronto com a narrativa. O objetivo do artigo é de identificar as estratégias literárias e p
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Garcia, Flavio. "“Na estepe”, de Samanta Schweblin: um exemplo de fantástico contemporâneo, na sequência do cânone consagrado por Cortázar." Alea : Estudos Neolatinos 18, no. 1 (2016): 65–80. http://dx.doi.org/10.1590/1517-106x/181-65.

Full text
Abstract:
Resumo A poética de Samanta Schewblin, no conto “Na estepe”, apresenta um esquema mecânico e reiterado no uso de procedimentos próprios dos discursos fantásticos contemporâneos, como, em especial, a falta de informações sobre o objeto que motiva a narração, o que se constitui canônico desde “Casa tomada”, de Julio Cortázar. Nesse caso, o emprego do “sujeito tácito” (nome implícito) cria a atmosfera fantástica, inquietante etc., estratégia semelhante a de um nome explicitado, mas do qual o leitor ignora o referente. Esses são procedimentos bastante estudados em relação a Cortázar, que os empreg
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Ribeiro Ferreira, Eliane Aparecida Galvão, and Guilherme Magri da Rocha. "A IMAGINAÇÃO COMO ANTÍDOTO." Miscelânea: Revista de Literatura e Vida Social 21 (August 2, 2017): 73–92. http://dx.doi.org/10.5016/msc.v21i0.13.

Full text
Abstract:
Este texto tem por objetivo apresentar uma análise da adaptação Alice no País das Maravilhas em Cordel, escrita por Gomes de Sá e ilustrada por Marcos Garuti (2010), visando detectar, a partir do aporte teórico da Estética da Recepção (JAUSS, 1994; ISER, 1999 e 1996), se a obra mantém a comunicabilidade com seu leitor implícito, levando-o à reflexão crítica, por meio do rompimento de seus conceitos prévios e da ampliação de seus horizontes de expectativas. Para tanto, opta-se por uma análise comparativa entre essa obra e Aventuras de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll (2013), parti
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Oliveira, Rubenil da Silva. "INTERTEXTUALIDADE NA LITERATURA: DIÁLOGOS ENTRE MACHADO DE ASSIS E WILLIAM SHAKESPEARE." REVISTA DE LETRAS - JUÇARA 5, no. 01 (2021): 385–97. http://dx.doi.org/10.18817/rlj.v5i01.2577.

Full text
Abstract:
Este artigo visa analisar as ocorrências da intertextualidade nas obras que remetem o leitor às peças shakespearianas. Isto porque obras como “Dom Casmurro” (1899) e o conto “A Cartomante” (1884) levam o leitor machadiano a contemplar “Otelo” e “Hamlet”, do autor inglês. Entende-se a intertextualidade como as alusões e citações de textos já escritos em outras épocas, mas que foram utilizados como recurso para a formulação de novos textos, podendo assim ser chamados de intertextos. É também um fator intra-linguístico que pode ser explícito ou implícito, dependendo da escrita e intencionalidade
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Hilgert, José Gaston. "Fundamentos para o estudo da oralidade na escrita." Filologia e Linguística Portuguesa 17, no. 1 (2015): 57. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v17i1p57-73.

Full text
Abstract:
<p>No presente capítulo introduzem-se reflexões sobre a produção de efeitos de oralidade em textos escritos à luz de fundamentos da enunciação. Nesse contexto teórico, mostra-se que não se deve partir de uma identificação aleatória de recursos lexicais e sintáticos, figurativos e temáticos, estilísticos ou retóricos para a compreensão da oralidade na escrita. Importa, antes de mais nada, identificar o <em>cenário interativo</em> em que esses recursos de linguagem se manifestam. O cenário interativo ou <em>cenário de interação</em> é configurado pela a relação narr
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Grünewald, Leif, and Pedro Alex Rodrigues Viana. "Alguma introdução: multiplicando o cosmos, dividindo a política." Revista Ñanduty 5, no. 6 (2017): 01. http://dx.doi.org/10.30612/nty.v5i6.6857.

Full text
Abstract:
Este dossiê versa sobre a noção de „cosmopolítica‟, criada pela filósofa Isabelle Stengers, pela qual se compreenderia que uma „política‟ não pode figurar desassociada de uma noção de „natureza‟, de uma multiplicidade de mundos divergentes que se articulam e diferem uns dos outros – sugestão que entrou na pauta de interesses da Etnologia Indígena contemporânea pelas mãos de Renato Sztutman (2005). O interesse principal desse dossiê é, portanto, oferecer ao leitor ou a leitora artigos de jovens pesquisadores que utilizam esse conceito – de forma implícita ou explicita – nas suas pesquisas (em c
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Gomes, Regina. "Crítica de cinema: história e influência sobre o leitor." Revista Crítica Cultural 1, no. 2 (2006): 18. http://dx.doi.org/10.19177/rcc.v1e2200618-21.

Full text
Abstract:
Este texto pretende refletir sobre a crítica enquanto prática discursiva no cinema, destacando sua função persuasiva nos leitores. Inicialmente, caminharemos por trilha histórica a fim de compor o horizonte temporal desta narrativa discursiva. Depois, abordaremos a temática da influência que o discurso da crítica comum de cinema exerce sobre seus leitores. Esta influência, na forma de um condicionamento interpretativo, reside em diversos fatores desde os juízos implícitos contidos nesses discursos até nos mecanismos retórico-persuasivos de que a crítica dispõe para conseguir a adesão dos leito
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Amendola, Mariângela, and Anderson L. Souza. "Investigação teórica do processo de redução de coliformes em leitos cultivados." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 11, no. 6 (2007): 637–43. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662007000600013.

Full text
Abstract:
Este artigo mostra a continuidade da pesquisa sugerida por Amendola et al. (2003), para o caso em que se quer buscar maior precisão na investigação teórica do processo de redução de poluentes, em função do meio suporte usado em sistemas de leitos cultivados. Esta investigação se dá via modelagem matemática e simulação numérica do processo descrito por uma equação diferencial parcial de difusão-advecção, que envolve constantes que caracterizam o meio suporte (Moreno-Grau, 1996) e deve ser associada a condições iniciais e de contorno, estabelecidas de acordo com um procedimento experimental prev
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Souza, Allan Alves de. "Maria Cora, de Machado de Assis, e o primado da vontade sobre o intelecto em Arthur Schopenhauer." Primeiros Escritos, no. 9 (December 20, 2018): 105–23. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2594-5920.primeirosescritos.2018.153050.

Full text
Abstract:
Este artigo pretende analisar os tormentos psíquicos do protagonista de Maria Cora (1906), de Machado de Assis, a partir da ótica da filosofia de Arthur Schopenhauer. Exímio leitor do filósofo alemão e criador de uma literatura que suporta investigação filosófica, analisaremos de que forma os aspectos implícitos no sofrimento da personagem poderiam ser transpostos à literatura machadiana por meio das reflexões metafísicas e psicológicas de Schopenhauer.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Tinoco, Robson Coelho, and Marília De Alexandria. "PROCESSOS LITERÁRIOS DE LEITURA DIALÓGICA: O MUNDO COMO SALA DE AULA." Via Atlântica, no. 14 (December 22, 2008): 103. http://dx.doi.org/10.11606/va.v0i14.50383.

Full text
Abstract:
O MUNDO, A EDUCAÇÃO, O TEXTO LITERÁRIO (E MUSICAL) PODEM SER ENTENDIDOS COMO REPRESENTAÇÕES DE PROCESSOS DE LEITURA ESTRUTURADOS SOB TÓPICOS, SEGUNDO MIKHAIL BAKHTIN, DE SITUAÇÃO COMUNICATIVA – INTERDEPENDENTES, AS FRONTEIRAS ENTRE TAIS PROCESSOS NÃO SÃO ABSOLUTAS E NELAS SE INSTAURAM, POR EXEMPLO, A PRODUÇÃO LITERÁRIA DE UMA ÉPOCA. AOAO ALUNO/LEITOR – IMERSO NESSE TRIÂNGULO DIALÓGICO – CABE RECONSTRUIR O PRÓPRIO OBJETO DE CONTEÚDO ESTÉTICO, ENQUANTO ESTRUTURA IMPLÍCITA NO POTENCIAL HISTÓRICO DO TEXTO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Pereira, Antonildo Santos, Rodrigo Moura da Silva, Hortência Luma Fernandes Magalhães, et al. "Transferência de calor em Reator Cilíndrico Elíptico de leito fixo via modelo heterogêneo: efeito da forma das partículas do leito poroso." Research, Society and Development 9, no. 12 (2020): e41391211404. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i12.11404.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi estudar a transferência de calor em um reator cilíndrico elíptico de leito recheado de partículas. Foi desenvolvido um modelo matemático heterogêneo (modelo de duas fases), aplicado para as fases sólida e fluida separadamente. Para resolver as equações diferenciais parciais foi utilizado o método de volume finito, a formulação totalmente implícita, e o esquema WUDS para interpolação para os termos convectivos e difusivos. Resultados da distribuição de temperatura nas fases fluida e sólida, ao longo do reator, para partículas com forma esferoidal prolata e esférica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Oliveira, Sérgio de. "Os textos que um texto esconde..." Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios, no. 37 (December 2, 2020): 163–78. http://dx.doi.org/10.5752/p.2358-3231.2020n37p163-178.

Full text
Abstract:
Leitura e escrita são atividades interativas, uma vez que quem escreve o faz com um propósito: dizer algo a alguém, seu interlocutor, com uma intenção, de uma determinada forma, numa dada situação. O texto como textualização do discurso é uma atividade coconstruída, efeito de sentidos entre interlocutores. Na concepção interacionista, a produção textual pressupõe um conteúdo interior que se projeta para o exterior pela expressão. O que temos, então? Um sujeito, com sua consciência, suas intenções, seus impulsos e seus gostos, que, pretendendo exteriorizar seu discurso, seu a-dizer, se transfor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Oliveira, Sérgio de. "Os textos que um texto esconde..." Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios, no. 37 (December 2, 2020): 163–78. http://dx.doi.org/10.5752/p.2358-3231.2020n37p163-178.

Full text
Abstract:
Leitura e escrita são atividades interativas, uma vez que quem escreve o faz com um propósito: dizer algo a alguém, seu interlocutor, com uma intenção, de uma determinada forma, numa dada situação. O texto como textualização do discurso é uma atividade coconstruída, efeito de sentidos entre interlocutores. Na concepção interacionista, a produção textual pressupõe um conteúdo interior que se projeta para o exterior pela expressão. O que temos, então? Um sujeito, com sua consciência, suas intenções, seus impulsos e seus gostos, que, pretendendo exteriorizar seu discurso, seu a-dizer, se transfor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Aquino, Ivânia Campigotto, and Gisele Benck de Moraes. "A vida em “Cenários”: “não, não é bem isso”." Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) 50, no. 1 (2021): 42–56. http://dx.doi.org/10.21165/el.v50i1.2913.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo analisar numa perspectiva linguística, argumentativa e literária a materialidade do conto “Cenários” (1982), de Sérgio Sant’Anna. Para a fundamentação teórica, foram utilizados estudos de Arneiro (2011), Bosi (1985), Pereira (2011), Poe (1985, 2011), Cortázar (2006), Pellegrini (2008), Ducrot (1987, 1988, 2005) e Carel (2005). Com base nesses estudos, parte-se da hipótese de que a linguagem é um fator determinante para a intencionalidade e compreensão tanto do autor como do leitor, uma vez que a argumentatividade está implícita na língua e as instruções possíveis
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Fófano, Clodoaldo Sanches, Sonia Maria da Fonseca Souza, and Eliana Crispim França Luquetti. "A Moça Tecelã: uma análise semiótica do conto de Marina Colasanti." Revista do GELNE 21, no. 2 (2019): 140–50. http://dx.doi.org/10.21680/1517-7874.2019v21n2id15963.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa tem por objetivo refletir sobre a leitura como atividade de construção de sentido. Sendo assim, o texto não é visto como um objeto acabado, mas o sentido dele se completo no leitor, resultante de operações comunicativas e processos linguísticos sociocomunicativos. Como corpus para aplicação da teoria em estudo, escolheu-se o conto “A moça tecelã”, de Marina Colasanti que configura um texto de grande densidade significativa, permitindo o leitor contribuir para a tessitura do texto. Na construção deste artigo, realizou-se pesquisa bibliográfica de base qualitativa, considerando as
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Chaves, Ernani. "Memória, história e narração: O Céu sobre Berlim ou Wim Wenders, leitor de Walter Benjamin." Viso: Cadernos de estética aplicada 10, no. 18 (2016): 111–23. http://dx.doi.org/10.22409/1981-4062/v18i/221.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é analisar a referência Walter Benjamin que se encontra no filme de Wim Wenders, O céu sobre Berlim, mais conhecido no Brasil por seu título traduzido do francês, As asas do desejo. Três temas benjaminianos, o da memória, o da história e o da narração estão presentes no filme, reunidos por uma outra temática, ou melhor, pela presença das figuras de anjos, protagonistas da história. Procura-se compreender a presença de Benjamin, seja por meio das referências explícitas e implícitas feitas a ele ou a temas de sua obra no filme, como também por uma rápida reconstrução da i
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

David, Ricardo Santos. "Leitura: interferências na obra de Fernando Sabino." Kalagatos 15, no. 1 (2017): 96–106. http://dx.doi.org/10.23845/kgt.v14i3.99.

Full text
Abstract:
Análise de inferências em textos com o objetivo de demonstrar que todo sentido, mesmo o literal, inclui informações implícitas em diferentes graus de explicitude. O ato de compreensão desses enunciados envolve vários processos inferenciais, o que significa dizer que o leitor crítico deve estar atento não só às questões de ordem lógica como também às questões discursivas e ou retórico-argumentativas que ocorrem nos diversos gêneros de textos e que são fundamentais para a construção do sentido de um texto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

David, Ricardo Santos. "LEITURA: INFERÊNCIAS NA OBRA DE FERNANDO SABINO." Revista Crioula 1, no. 19 (2017): 317. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2017.125489.

Full text
Abstract:
Análise de inferências em textos com o objetivo de demonstrar que todo sentido, mesmo o literal, inclui informações implícitas em diferentes graus de explicitude. O ato de compreensão desses enunciados envolve vários processos inferenciais, o que significa dizer que o leitor crítico deve estar atento não só às questões de ordem lógica como também às questões discursivas e ou retórico-argumentativas que ocorrem nos diversos gêneros de textos e que são fundamentais para a construção do sentido de um texto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Jacobini, Maria Lucia De Paiva. "O jornalismo econômico e a concepção de mercado: uma análise de conteúdo dos cadernos de economia da Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo." Brazilian Journalism Research 4, no. 2 (2008): 190–209. http://dx.doi.org/10.25200/bjr.v4n2.2008.171.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta os resultados da análise dos cadernos de economia de dois dos grandes jornais do país: a Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. Após uma discussão sobre as principais características do jornalismo econômico, seu conceito, história, linguagem e a percepção econômica do termo mercado, os dados mostram que há uma simplificação do uso do termo, reduzindo-o ao mercado financeiro. O objetivo de atrair o leitor mais geral interfere na visão sobre a notícia econômica e o interesse do público especializado. A análise também mostra a percepção da ideologia do mercado financeiro,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Pauliukonis, Maria Aparecida Lino, and Claudia Assad Alvares. "Texto e construção de sentidos: propostas para leitura e interpretação." Linha D'Água 34, no. 1 (2021): 116–36. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v34i1p116-136.

Full text
Abstract:
Discute-se a análise de inferências em textos, com o objetivo de demonstrar que todo sentido, mesmo o literal, inclui implícitos discursivos em diferentes graus. O ato de compreensão/ interpretação desses enunciados envolve vários processos inferenciais, o que significa dizer que o leitor crítico deve estar atento não só às questões lógicas ou linguísticas stricto sensu, como também às discursivas e/ou retórico-argumentativas que ocorrem nos diversos gêneros de textos e que são fundamentais para a construção dos sentidos de uma produção textual. Um dos objetivos deste artigo consiste em aprese
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Helbel, Dioneia Foschiani, Regiani Leal Dalla Martha Couto, and Sônia Carla Gravena Cândido da Silva. "O gênero discursivo livroclip: diálogos entre o conto machadiano e o jovem leitor contemporâneo." Signo 44, no. 80 (2019): 155–65. http://dx.doi.org/10.17058/signo.v44i80.13370.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda a mudança nos perfis dos leitores ao longo do tempo, seus modos de ler e produzir discursos como práticas sociais, bem como discute questões referentes à leitura e à escrita de textos da literatura clássica na contemporaneidade. Para tanto apresenta a criação de texto do gênero livroclip como possibilidade de diálogo entre o conto machadiano Missa do Galo e alunos do curso Técnico em Informática do Instituto Federal de Rondônia Campus Ji-Paraná por meio da pesquisa-ação. O arcabouço teórico foi constituído por estudos que compreendem a leitura e a escrita como fenômenos dinâ
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Soares, Doris de Almeida. "Elementos básicos para a análise de textos argumentativos em língua portuguesa." Trabalhos em Linguística Aplicada 48, no. 1 (2009): 71–86. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-18132009000100006.

Full text
Abstract:
Tomando por base a análise semiolinguística de Patrick Charaudeau, este artigo apresenta alguns conceitos-chave referentes à produção e à recepção do texto argumentativo numa perspectiva da análise do discurso, linha francesa. Para situar o leitor com relação às bases teóricas dessa área, o artigo discorre sobre a teoria da enunciação e o ato comunicativo, os participantes do discurso, a noção de gênero e script, e a argumentação. A seguir, ele ilustra estes e outros elementos cruciais para argumentação, tais como a polifonia, a adjetivação subjetiva, os operadores argumentativos, as marcas de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Giordan, Marcelo, and Luciana Massi. "A revista Ciência Hoje das Crianças e o encaminhamento para carreiras científicas: uma análise do cronotopo da seção “Eu li, eu leio”." Ciência & Educação (Bauru) 25, no. 4 (2019): 927–44. http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320190040006.

Full text
Abstract:
Resumo: Neste artigo, analisamos a seção “Eu li, eu leio” da revista Ciência Hoje das Crianças valendo-nos dos conceitos de gênero discursivo e cronotopo de Bakhtin. Trata-se de uma seção comemorativa dos 30 anos da revista que publicou 22 histórias de leitores atuais e de ex-leitores ao longo de 2016. Consideramos o gênero discursivo de divulgação científica e sua variante para crianças como referências para identificar as variantes do gênero discursivo dessa seção, em particular, que mescla o formato de “Carta do Leitor” com a apresentação de trajetórias de sucesso profissional ou forte rela
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Fuchigami, Ivna Maia. "O conto Adão e Eva, de Machado de Assis, numa correlação com a definição de Paul Tillich da Bíblia." Correlatio 16, no. 2 (2018): 499. http://dx.doi.org/10.15603/1677-2644/correlatio.v16n2p499-512.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem por objeto apontar as possíveis aproximações entre o conto machadiano, Adão e Eva, com o pensamento tillichiano sobre sua definição da Bíblia. Machado de Assis, considerado inadvertidamente como um cético radical ou uma pessoa avessa à Religião, desenvolve suas reflexões religiosas ora de forma explícita ora de forma implícita. Representando artisticamente sua cosmovisão, o escritor extrai do cotidiano temas banais para refletirmos teologicamente, sem colocar deliberadamente as questões em termos propriamente religiosos, mas criando espaços vazios que levam a uma relação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Motta, Guilherme Domingues da. "A piedade socrática segundo Gregory Vlastos." Classica - Revista Brasileira de Estudos Clássicos 28, no. 2 (2016): 149. http://dx.doi.org/10.24277/classica.v28i2.368.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem por objetivo apresentar e discutir a abordagem que Gregory Vlastos faz da piedade socrática, uma abordagem que tem o mérito de extrair tanto do Eutífron quanto da Apologia de Sócrates de Platão as premissas fundamentais desse problema, para só então explorar as suas consequências. Estas consequências podem surpreender o leitor na medida em que revelam o caráter subversivo das concepções socráticas explícitas e implícitas nesses textos. A tese central de Vlastos, segundo a qual Sócrates promove uma racionalização do divino, fica bem fundamentada, apesar de haver certo “exa
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Lima, Flavia Danielle Santiago, and José Mário Wanderley Gomes Neto. "Autocontenção à brasileira? Uma taxonomia dos argumentos jurídicos (e estratégias políticas?) explicativo(a)s do comportamento do STF nas relações com os poderes majoritários." Revista de Investigações Constitucionais 5, no. 1 (2018): 221. http://dx.doi.org/10.5380/rinc.v5i1.55990.

Full text
Abstract:
Como as cortes justificam sua opção pela autocontenção, isto é, sua escolha expressa ou implícita por não decidir um caso, notadamente na presença de repercussões políticas, favorecendo as instituições majoritárias e preservando os órgãos julgadores de custos políticos indesejáveis? A literatura brasileira sobre a revisão judicial, em Direito e em Ciência Política, debruça-se sobre as noções de ativismo e de autocontenção, estabelecendo seus pressupostos teóricos e analisando os dados que mostram a prática decisória (e omissões) do STF. Inexiste, contudo, um inventário sobre os critérios técni
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Soares, Leonardo Antonio. "ANÁLISE DO JORNAL POPULAR SUPER NOTÍCIA SOB ENFOQUE CRÍTICO E MULTIMODAL." Alfa: Revista de Linguística (São José do Rio Preto) 61, no. 3 (2017): 575–97. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5794-1711-5.

Full text
Abstract:
RESUMO: Este artigo tem como objetivo examinar, sob o enfoque da Análise Crítica do Discurso e da Multimodalidade, duas capas do jornal popular Super Notícia para identificar a relação entre as escolhas linguísticas e imagéticas e as ideologias, hegemonias e estratégias de persuasão usadas pelos produtores do jornal na busca de interação e aceitação do produto pelo público-alvo. A análise parte de aspectos linguísticos, perpassando por aspectos imagéticos até atingir as ideologias explícitas ou implícitas contidas no discurso de capa do jornal. “Análise Crítica” implica mostrar conexões e caus
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Mattos, Pedro Lincoln C. L. de. ""Os resultados desta pesquisa (qualitativa) não podem ser generalizados": pondo os pingos nos is de tal ressalva." Cadernos EBAPE.BR 9, spe1 (2011): 450–68. http://dx.doi.org/10.1590/s1679-39512011000600002.

Full text
Abstract:
Em artigos, dissertações e teses em administração que desenvolvem estudos de caso e análises segundo a tradição "pesquisa qualitativa" ocorre os autores advertirem o leitor que suas conclusões são restritas e que não podem ser generalizadas, autoridade que lhes seria, ao contrário, conferida por métodos estatísticos de análise. Entende-se por "generalização" a inferência de qualidades de casos ou unidades singulares de análise para outros ou conjuntos deles que, de fato, não foram objeto de observação e análise. O objetivo deste ensaio é esclarecer criticamente o sentido da ressalva-título, su
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Santos, Iva Carla Aveline Teixeira dos, and Alexandra Santos Pinheiro. "A literatura infantojuvenil no ensino de jovens e adultos em Dourados-MS: a difícil tarefa de formar leitores." Leitura: Teoria & Prática 35, no. 70 (2017): 117–31. http://dx.doi.org/10.34112/2317-0972a2017v35n70p117-131.

Full text
Abstract:
O presente artigo procura tecer reflexões sobre a presença da literatura infantojuvenil no Ensino de Jovens e Adultos (EJA). A análise se pauta nas vozes de alunos do EJA de diferentes idades, com discursos marcados pela privação ao texto literário, infantojuvenil ou não. Diante das considerações feitas pelos estudantes, surgem inquietações a respeito das possíveis dificuldades do mediador para inseri-los no mundo da literatura, a começar pelo material didático que pouco contribui nesse sentido. A presença da literatura infantojuvenil nesta modalidade de ensino é de vasta importância, já que u
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Ramos, Ana Margarida, and Sara Reis da Silva. "DA ÁGUA – Entre a terra e o ar – em narrativas visuais para a infância." FronteiraZ : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária, no. 18 (July 6, 2017): 130. http://dx.doi.org/10.23925/1983-4373.2017i18p130-147.

Full text
Abstract:
Neste estudo, pretende-se refletir sobre os livros-álbum sem texto de autores portugueses, uma modalidade artística e editorial emergente na edição nacional. A análise apresentada filia-se nos estudos mais recentes sobre o livro-álbum (Salisbury e Styles, 2012; Serafini, 2014; Kümmerling-Meibauer, 2015), em particular nos dedicados à narrativa visual, também designada como livro sem texto ou livro de imagens (Arizpe, 2014; Beckett, 2014; Bosh, 2014). De natureza sofisticada e reclamando, por vezes, a realização de conexões intertextuais, os livros-álbum sem texto exigem que o leitor, com um ol
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Crestani, Luciana Maria, Elisane Regina Cayser, and Luciane Maria Do Amarante. "Multiletramentos e objetos de conhecimento do ENEM: um olhar sobre as provas de Linguagens, códigos e suas tecnologias." Entretextos 18, no. 2 (2018): 27. http://dx.doi.org/10.5433/1519-5392.2018v18n2p27.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, faz-se uma aproximação entre os estudos dos multiletramentos e os objetos de conhecimento que constituem as provas de Linguagens, códigos e suas tecnologias, do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). A base teórica está ancorada, principalmente, nos estudos dos multiletramentos em interface com os Parâmetros Curriculares Nacionais – de Ensino Fundamental (1998) e de Ensino Médio (2000) – e a Matriz de Referência do ENEM (2012). O objetivo principal é analisar questões das provas aplicadas entre os anos de 2013 a 2016, com o intuito de compreender de que forma elas contemplam co
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

JURADO-CENTURIÓN, Juan Ignacio. "UTOPIA LITERÁRIA ESPANHOLA: CRONOLOGIA DE UMA FUGA." Revista Graphos 19, no. 3 (2017): 125. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1516-1536.2017v19n3.37756.

Full text
Abstract:
A utopia é um desejo endémico da humanidade; desde o começo dos tempos o homem tem projetado a sua inquietação por um mundo melhor por meio das artes plásticas, da filosofia, da literatura, etc. sem que por isso esses artistas sejam hoje reconhecidos como mentores do pensamento utópico. A consolidação desse pensamento vai se produzir no Humanismo, principalmente a partir da obra prima de Thomas More. Ela será seguida de uma infinidade de publicações que vão aportando ao tema inovações de acordo com a época em que foram redigidas. Elas conformaram o corpus de um gênero que até hoje não deixa de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Soares, Leonardo Antonio, and Sumiko Nishitani Ikeda. "OS PROCESSOS METONÍMICOS EM PUBLICIDADE VERBO-VISUAL SOB ENFOQUE DA LINGUÍSTICA CRÍTICA E DA MULTIMODALIDADE." Trabalhos em Linguística Aplicada 59, no. 1 (2020): 777–806. http://dx.doi.org/10.1590/010318138654403471471.

Full text
Abstract:
RESUMO A publicidade tem sido representada como um continuum de funções, flutuando entre informação e manipulação, frequentemente recorrendo à comunicação implícita. Pesquisas mostram que, nesse domínio, é crucial a orientação em direção ao leitor para assegurar objetivos retóricos de persuasão. Assim, diferentes pesquisas dedicam-se à linguagem e à comunicação na publicidade, analisando o uso de estratégias de comunicação, tais como, a personificação por meio de pronomes, a intertextualidade e estratégias persuasivas de suavização por meio da modalização (hedges). Em termos do discurso public
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

De Almeida, Graziela Brito, and Alice Claudina Dos Santos. "A contação e a formação de professores." Revista Ágora Filosófica 1, no. 1 (2018): 92. http://dx.doi.org/10.25247/p1982-999x.2018.v1n1.p92-104.

Full text
Abstract:
Este artigo busca refletir sobre os processos da leitura, na medida em que a ludicidade implícita desta metodologia integra as dimensões afetivas, motoras e cognitivas, bem como, o fortalecimento da sensação de liberdade que o ato de ler produz ao criar certas impressões, imagens e possíveis atos de transformação. Reconhecemos que a inserção do lúdico através da leitura é essencial para o desenvolvimento da pessoa, uma vez praticada, é significativamente codificada pelo individuo, sem deixar de considerar o conhecimento e a leitura de mundo que cada leitor possui. Assim, a criação de espaços n
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Mello, Celso Antônio Bandeira de. "Responsabilidade do funcionário por ação direta do lesado." Revista de Direito Administrativo e Infraestrutura - RDAI 4, no. 13 (2020): 415–24. http://dx.doi.org/10.48143/rdai.13.cab.mello.

Full text
Abstract:
Todo sujeito de direito capaz é responsável pelos próprios atos. Assim, aquele que desatende as obrigações que contraiu ou os deveres a que estava legalmente adstrito sofrerá a consequente responsabilização. O Código Civil (LGL\2002\400) brasileiro, em seu ·art. 159, substancia este preceito, que não é apenas uma regra de direito Civil, mas de teoria geral do Direito, inobstante encartado em diploma normativo concernente, mais que tudo, às relações privadas. Reza o preceptivo em causa: “Aquele que por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito ou causar prejuízo a o
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!