Academic literature on the topic 'LER/DORT'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'LER/DORT.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "LER/DORT"

1

Moraes, Paulo Wenderson Teixeira, and Antonio Virgílio Bittencourt Bastos. "Os Sintomas de LER/DORT: um Estudo Comparativo entre Bancários com e sem Diagnóstico." Psicologia: Ciência e Profissão 37, no. 3 (September 2017): 624–37. http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703001862016.

Full text
Abstract:
Resumo As Lesões por Esforço Repetitivo/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT) são uma síndrome cujo diagnóstico é complexo. O objetivo deste artigo foi comparar os sintomas osteomusculares entre os bancários que afirmaram já terem sido diagnosticados por LER/DORT com aqueles que afirmaram nunca terem sido diagnosticados por algum médico, analisando as diferenças com relação aos fatores sociodemográficos. Participaram da pesquisa 220 bancários do estado da Bahia, dos quais, 91 apresentaram apenas sintomas osteomusculares e outros 91, além dos sintomas, também relataram o diagnóstico de LER/DORT. Apenas 38 não relataram qualquer distúrbio osteomuscular. Os que possuem diagnóstico de LER/DORT são os que mais sentem sintomas osteomusculares. Com maior média de idade, menor escolaridade e maior predominância do sexo feminino, os diagnosticados apresentaram sintomas de DORT há mais tempo, mais severos e com maior frequência. Este artigo contribui para a descrição da sintomatologia do fenômeno LER/DORT.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Fadel, Gustavo, Viviane Duarte Correia, Arlete Camargo de Melo Salimene, Fábio Marcon Alfieri, Marta Imamura, Chennyfer Dobbins Paes da Rosa, Wanderley Marques Bernardo, and Linamara Rizzo Battistella. "LER-DORT em membros superiores: reabilitação." Acta Fisiátrica 20, no. 2 (2013): 83–88. http://dx.doi.org/10.5935/0104-7795.20130014.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Barbosa, Maria do Socorro Alécio, Regina Maria dos Santos, and Maria Cristina Soares Figueiredo Trezza. "A vida do trabalhador antes e após a Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Doença Osteomuscular Relacionada ao Trabalho (DORT)." Revista Brasileira de Enfermagem 60, no. 5 (October 2007): 491–96. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672007000500002.

Full text
Abstract:
O objeto deste estudo qualitativo foi a vida do trabalhador antes e após o diagnóstico da LER/DORT. Seus objetivos foram verificar se suas vidas sofreram alteração após o diagnóstico da LER/DORT e analisá-las após este diagnóstico. O cenário foram setores do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região de Maceió. Produzimos informações através de entrevistas semi-estruturadas e as analisamos a partir dos seguintes temas: a vida antes da LER/DORT, o trabalho que faz LER/DORT, o calvário do diagnóstico, uma resposta ao trabalho repetitivo e um novo olhar para o horizonte. Os resultados permitiram sugerir medidas preventivas encaminhadas ao TRT/19ª/AL, como contribuição para minimizar os danos de um trabalho repetitivo, de alta pressão sobre o trabalhador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Vieira, Edgar Ramos. "Prevenção e reabilitação de desordens músculo-esqueléticas relacionadas ao trabalho: uma visão integrada para promoção." ConScientiae Saúde 9, no. 1 (June 17, 2010): 131–38. http://dx.doi.org/10.5585/conssaude.v9i1.1258.

Full text
Abstract:
OBJETIVOS: Este artigo discute e ressalta a relação entre a ergonomia e a fisioterapia do trabalho para evitar a segregação e fragmentação destas áreas complementares de trabalho. MÉTODO: Um modelo integrado de prevenção e reabilitação de LER/DORT é discutido e esquematicamente apresentado. RESULTADOS: Os profissionais envolvidos na prevenção de lesões ocupacionais devem encarar a reabilitação das LER/DORT como prevenção de incapacidade para o trabalho - prevenção secundária. Enquanto que os profissionais da reabilitação devem encarar a prevenção primária das LER/DORT como reabilitação com enfoque no ambiente e sistema de trabalho ao invés de reabilitação com enfoque no paciente/trabalhador. CONCLUSÕES: Acredita-se que esta conduta resultará em maior sucesso no gerenciamento das LER/DORT que atualmente afetam tantos trabalhadores e sobrecarregam o sistema previdenciário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Chiavegato Filho, Luiz Gonzaga, and Alfredo Pereira Jr. "LER/DORT: multifatorialidade etiológica e modelos explicativos." Interface - Comunicação, Saúde, Educação 8, no. 14 (February 2004): 149–62. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-32832004000100009.

Full text
Abstract:
Parte-se de uma breve revisão bibliográfica sobre as LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos/Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho), analisando os fatores etiológicos envolvidos e os modelos explicativos vigentes. Discute-se a proposta de uma abordagem integradora de fatores biopsicossociais envolvidos na gênese e evolução das LER/DORT. Considera-se que a transição do estudo dos fatores isolados para a consideração de formas dinâmicas de interação desses fatores possibilitará a evolução da atual abordagem multidisciplinar para um modelo transdisciplinar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Melo, Bruna Ferreira. "ESTIMATIVAS DE LESÕES POR ESFORÇO REPETITIVO/DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES RELACIONADOS AO TRABALHO E INDICADORES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR: UM DESAFIO PARA OS SERVIÇOS DE SAÚDE." Revista Baiana de Saúde Pública 39, no. 3 (December 13, 2015): 570. http://dx.doi.org/10.22278/2318-2660.2015.v39.n3.a1869.

Full text
Abstract:
Introdução: Lesões por esforço repetitivo/distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (LER/DORT) destacam-se como alterações funcionais e orgânicas adquiridas pelo trabalhador. LER/DORT atingem várias categorias profissionais e possuem uma etiologia multifatorial. Objetivo: Descrever a incidência de LER/DORT em um panorama comparativo entre as realidades do Brasil e da Bahia no período de 2007 a 2012. Métodos: Foi realizada uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa sobre a distribuição da casuística de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (LER/DORT) com os dados nacionais e do Estado da Bahia no período de 2007 a 2012. Foram utilizados dados com base no Sistema de Informação de Agravos de Notificação/Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (SINAN/DATASUS). As variáveis de interesse utilizadas neste estudo são agrupadas em: características sociodemográficas, situação no mercado de trabalho e, por fim, afastamento do trabalho. Resultados: Os coeficientes de incidência passaram de 3,64 para 8,48, a cada 100.000 trabalhadores, entre os anos de 2007 a 2012, com crescimento de aproximadamente 133%. No Estado da Bahia, o coeficiente decresceu, obtendo uma variação de percentual de -51,7%. Foram identificados perfis semelhantes entre as casuísticas nacionais e do Estado da Bahia. Conclusão: Fatores relacionados a movimentos repetitivos, carga horária superior a seis horas com ausência de tempo para pausas e ambiente estressante estiveram envolvidos na gênese de LER/DORT.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Serranheira, Florentino, and António Sousa Uva. "LER/DORT: que métodos de avaliação do risco?" Revista Brasileira de Saúde Ocupacional 35, no. 122 (December 2010): 314–26. http://dx.doi.org/10.1590/s0303-76572010000200014.

Full text
Abstract:
O processo de seleção dos métodos observacionais de avaliação do risco de LER/DORT é complexo, mas fundamental para a gestão do risco. Em Setúbal, no período de 2004 a 2005, numa empresa portuguesa da indústria automobilística, onde a avaliação do risco foi previamente efetuada, reaplicou-se o método OCRA checklist (avaliação do risco de LER/DORT ao nível dos membros superiores) em postos de trabalho (n=152) - montagem final e pintura - classificados de risco moderado/elevado (OCRA >16,5). Nas situações em que se reconfirmou a presença de risco (n=71), aplicaram-se três outros métodos: RULA, SI e HAL. Registraram-se sequências em vídeo da atividade de trabalho para avaliar a validade preditiva dos métodos. Revelam-se divergências entre os métodos na classificação dos postos de trabalho de risco elevado: OCRA - 34 postos; HAL - 35 postos; SI - 31 postos; RULA - 7 postos. A análise do efeito de cada variável independente (fator de risco) nos scores finais dos métodos (regressão linear multivariada) revela distintos contributos e processos de ponderação/avaliação do risco de LER/DORT. A análise dos registros em vídeo evidencia diversas validades preditivas relativamente aos fatores de risco integrantes dos métodos aplicados. Os resultados indicam a necessidade de uma seleção do método de avaliação do risco de LER/DORT adequada a cada situação (real) de trabalho, baseada no maior conhecimento dos métodos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Livramento, Gutembergue, Tânia Franco, and Alaíde Livramento. "A ginástica terapêutica e preventiva chinesa Lian Gong/Qi Gong como um dos instrumentos na prevenção e reabilitação da LER/DORT." Revista Brasileira de Saúde Ocupacional 35, no. 121 (June 2010): 74–86. http://dx.doi.org/10.1590/s0303-76572010000100009.

Full text
Abstract:
Este ensaio traz elementos da medicina ocidental, da medicina tradicional chinesa e da sociologia do trabalho para reflexão sobre o Qi Gong - exercícios terapêuticos, um dos pilares da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) - como importante meio de prevenção da LER/DORT e recuperação da saúde. Considerando a natureza interdisciplinar e diversos níveis de prevenção, aborda aspectos sociológicos sobre as condições de trabalho frequentemente relacionadas com este tipo de adoecimento e categorias de trabalhadores mais acometidos. Focaliza aspectos médicos sobre a LER/DORT e as Síndromes de Bloqueio na MTC, estabelecendo canais de articulação e contribuição entre esses campos de conhecimento sobre a saúde humana. Ressalta o Qi Gong como importante prática terapêutica e preventiva na MTC e sua adequação à LER/DORT. No âmbito do Qi Gong, focaliza o Lian Gong Shi Ba Fa - Lian Gong em 18 Terapias, já amplamente experimentado na China e divulgado, inclusive no Brasil, para tratar e prevenir síndromes de dor em região cervical, ombros, membros superiores, membros inferiores e região lombar. À guisa de conclusão, são apresentadas algumas reflexões sobre a propriedade e a importância do Qi Gong na reabilitação e na prevenção da LER/DORT.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Oliveira, Roberval Passos de, Fabíola Marinho Costa, Lília Bittencourt Silva, Ana Paula Tanan Azevedo Santana, and Juliana Navio Lyrio. "ADOECIMENTO POR LER/DORT ENTRE TRABALHADORAS DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS – BA." Revista Educação, Psicologia e Interfaces 2, no. 1 (April 4, 2018): 71–87. http://dx.doi.org/10.37444/issn-2594-5343.v2i1.53.

Full text
Abstract:
As Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT) podem ser caracterizadas como um importante problema de saúde relacionado ao trabalho. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo compreender representações e práticas relacionadas ao adoecimento pelas LER/DORT entre trabalhadoras atendidas no CEREST SAJ. Adotou-se como referencial teórico a Teoria das Representações Sociais e foram produzidos dados em três domínios: registros discursivos; registros observacionais; registros escritos. Os discursos das trabalhadoras foram apreciados mediante o uso de uma abordagem hermenêutica. Os resultados abordam sentimentos, angústias e dificuldades das trabalhadoras em aceitar a nova condição física, além do medo de serem excluídas socialmente. Foram identificadas formas de enfrentamento desse agravo, como a busca de auxílio profissional, apoio de redes sociais e ajuda psicossocial. O “Grupo Reviver” é um exemplo dessas estratégias de enfrentar a dor, ressignificar o sentido de saúde, doença e qualidade de vida. Coloca-se como desafio relacionado às LER/DORT, que intervenções sejam estruturadas a partir de uma ação comunicativa, baseada na experiência dos trabalhadores. Nessa perspectiva, grupos terapêuticos são importantes como mais um recurso no processo de promoção, proteção e reabilitação da saúde dos trabalhadores, pois eles apresentam impactos positivos na vida dos trabalhadores acometidos pelas LER/DORT.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Negri, Júlia Raquel, Gislaine Cecília de Oliveira Cerveny, Maria Imaculada de Lima Montebelo, and Rosana Macher Teodori. "PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E OCUPACIONAL DE TRABALHADORES COM LER/DORT: ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO." Revista Baiana de Saúde Pública 38, no. 3 (February 26, 2015): 555–70. http://dx.doi.org/10.22278/2318-2660.2014.v38.n3.a608.

Full text
Abstract:
Analisou-se o perfil sociodemográfico e ocupacional de trabalhadores comlesões por esforços repetitivos (LER) ou disfunções osteomusculares relacionados ao trabalho(DORT) em Piracicaba, São Paulo, avaliando-se a associação desse perfil com a ocorrênciade dor, bem como a associação de risco para LER/DORT. Dados de 1.007 prontuáriosforam submetidos à análise descritiva (p<0,05). A LER/DORT predominou em mulheres, naidade produtiva, com baixo grau de instrução e baixos salários, com função de doméstica,cozinheira, serviços gerais, auxiliar de produção e costureira; a dor predominou no membrosuperior e estava associada à função, ao gênero feminino, ao baixo grau de instrução e aoestado civil; houve associação de risco entre organização e ergonomia no trabalho e dor nomembro superior. A compreensão das relações do trabalhador com o ambiente de trabalho ecom o trabalho pode favorecer medidas de vigilância e promoção de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "LER/DORT"

1

Longen, Willians Cassiano. "Ginástica laboral na prevenção de LER/DORT?" Florianópolis, SC, 2003. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86058.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Made available in DSpace on 2012-10-21T03:11:40Z (GMT). No. of bitstreams: 0
O presente estudo teve como objetivo discutir as representações e significados da experiência de uma organização com um Programa de Ginástica Laboral utilizado como método de prevenção de LER/DORT, destacando as influências sobre o registro dos casos. Trata-se de uma empresa do ramo alimentício que apresenta um setor crítico quanto às manifestações relacionadas à LER/DORT, no qual foi implantado em 1996 um Programa de Ginástica Laboral. O comportamento dos casos ao longo de dois anos é analisado no presente trabalho. Para isso, o estudo envolve uma abordagem sobre a prática apoiada em LAVILLE (1977), seguindo a prática reflexiva defendida por SCHÖN (2000). O estudo utilizou como principal fonte de dados os registros do SESMT da empresa, que serviu como base para a análise documental realizada. Os resultados mostraram uma grande redução no registro dos casos de LER/DORT, principalmente três meses após a implantação do programa, voltando a crescer ao longo dos dois anos de forma progressiva. Esta característica mostrou ter grande relação com o significado atribuído à Ginástica Laboral pela empresa e ter sofrido fortes influências de outros comportamentos da própria organização. Verificou-se também que a intenção de prevenção foi contraditória ao implantar um Programa de Ginástica Laboral ao qual foi atribuída toda a expectativa de prevenir LER/DORT. The present study it had as objective to argue the representations and meanings involving the experience of an organization with the Preventive Exercises being used as method of prevention of Work-related Muskolesqueletal Disorders and the influences on the register of cases. One is about a company of the nourishing branch that presents a critical sector how much to the manifestations related to the Work-related muskolesqueletal Disorders in whi ch was implanted in 1996 a Program of Preventive Exercises. The behavior of the cases throughout two years is analyzed in the present work, as well as the effect of the program is argued. For this, the study it involves a supported boarding on the practical one in LAVILLE (1977) following the deepened thought practical defended for SCHÖN (2000). One is about a case study that it used as principal source of data the documentary analysis of the registers of the Service of Security and Medicine of the Work of the company. The results had shown a great reduction in the register of the Work-related Muskolesqueletal Disorders cases, mainly three months after the implantation of the program, coming back to grow to the long one of the two ears of gradual form. This characteristic showed to have great relation with the meaning attributed to the Preventive Exercises for the company and to have suffered strong influences from other behaviors of the proper organization. It was also verified that the prevention intention was contradictory when implanting a Program of Preventive Exercises to which was attributed to all the expectation to prevent Work-related Muskolesqueletal Disorders.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ramos, Jennifer Virginie De Castro. "LER/DORT: um risco ocupacional para o Médico Dentista." Master's thesis, [s.n.], 2012. http://hdl.handle.net/10284/3675.

Full text
Abstract:
Projeto de Pós Graduação/Dissertação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Medicina Dentária
As lesões por Esforço Repetitivo (LER) ou distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) têm merecido atenção especial, inclusive na área da Medicina Dentária, em virtude do aumento do número de profissionais atingidos, obrigando-os ao afastamento temporário das suas atividades laborais. Estas lesões são decorrentes da utilização excessiva do sistema músculo-esquelético das regiões dos membros superiores e estão associadas à má postura, ao ambiente de trabalho e ao uso de instrumentos inadequados, à não utilização de princípios ergonômicos, ao repouso insuficiente e ao alto grau de estresse. Existem estudos que avaliaram os profissionais mais atingidos, demostrando que a prevalência dos sintomas está associada às características físicas, psicossociais e individuais. Conclui-se que a maioria dos estudos demonstraram que a LER/DORT é um dos grandes problemas na saúde dos médicos dentistas, que pode ter educação preventiva, que é mais prevalente no sexo feminino, com idades entre 35 e 50 anos e tem sintomatologia dolorosa. Através da revisão bibliográfica, procurou-se aprofundar o conhecimento sobre a LER/DORT, enfatizando as principais etiologias, as possíveis formas de prevenção e tratamento, e principalmente a de conscientizar o profissional da necessidade de atitudes preventivas, visando a manutenção da qualidade de vida. Para tanto, realizou-se uma pesquisa através das análises de livros especializados, de materiais de produção acadêmica e de artigos publicados pertencentes às bases de dados Medline, Pubmed, Lilacs, Scielo, Google e Google académico, compreendendo o período de 1963 a 2012 com a utilização de palavras-chaves como "LER", "DORT", "desordens músculo-esqueléticas", "trabalho", "médico dentista" e "ergonomia". Repetitive Strain Injuries (RSI) or Work Musculoskeletal Disorders (WMD) has received special attention in the area of Dental Medicine due to the increasing of the number of lesions related to labor activity which may lead to temporary disruption in major dentist’s praxis. These injuries are mainly consequence of the overuse of the musculoskeletal system, especially of the upper limb regions. In addition, they may be associated to inadequate posture and work environment, inappropriate tools and nonobservance of the ergonomic principles. Also, there is a positive correlation with insufficient resting period time and high degree of stress, and the prevalence of symptoms is generally associated with physical, psychosocial and individual factors. In order to highlight the mechanisms involved with the establishment of RSI and/or WMD, to emphasize their main causes, the possible ways of prevention and treatment, and especially aware for professional preventive postures, there was proceeded a review of specialized books, academic materials production and scientific articles belonging to Medline, Pubmed, Lilacs, Scielo, Google and Google academic, from 1963 to 2012, with the key words "RSI", "WMD," "musculoskeletal disorders", "work", "dentist" and "ergonomics". In this way, it was concluded that in spite of some preventive maneuvers adopted in the Dental Medicine field, RSI / WMD still constitutes a major problem of health among dentists, which high prevalence in females, between 35 and 50 years old. Thus, preventive maneuvers must be incessantly reinforced as part of the basic dental practice education in the way to avoid RSI / WMD and to minimize their effects.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Oliveira, Luiz Carlos Correia. "Doença invisível, medicina ambígua: a configuração clínica da LER/DORT." Programa de Pós- Graduação em Ciências Sociais da UFBA, 2006. http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11363.

Full text
Abstract:
453f.
Submitted by Suelen Reis (suziy.ellen@gmail.com) on 2013-04-11T19:17:54Z No. of bitstreams: 1 LuizOliveiraseg.pdf: 2721778 bytes, checksum: 874bf73b421146a26fce2873c25ef8eb (MD5)
Approved for entry into archive by Rodrigo Meirelles(rodrigomei@ufba.br) on 2013-05-26T11:01:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LuizOliveiraseg.pdf: 2721778 bytes, checksum: 874bf73b421146a26fce2873c25ef8eb (MD5)
Made available in DSpace on 2013-05-26T11:01:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LuizOliveiraseg.pdf: 2721778 bytes, checksum: 874bf73b421146a26fce2873c25ef8eb (MD5) Previous issue date: 2006
A LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Ósteo Articulares Relacionados ao Trabalho) é uma doença que cursa com dor crônica e incapacidade para o trabalho e que afeta em graus variados a saúde e a vida dos doentes. A subjetividade dos sintomas e a inexistência de um diagnóstico morfofuncional conflitam o manejo clínico dos casos e a relação médico-paciente. Os conceitos narrativa e experiência, sob uma perspectiva hermenêutica e fenomenológica, são utilizados para investigar duas dimensões do adoecimento que estão presentes nesse conflito: 1) a historicidade do conceito – a dificuldade da medicina em “objetivar” esse sofrimento, que não impede a doença instituir-se na presença de certos elementos e situações sociais e políticas; 2) a natureza hermenêutica da clínica - com suas aberturas, “incompletudes” e o caráter posicional do médico, para mostrar que a doença institui-se na rede de atenção à saúde do trabalhador a partir de espaços sociais e políticos, cujas interseções são marcadas por interesses, conflitos e alianças transitórias. Confluências e impasses práticos, científicos, teóricos, políticos, éticos, morais envolvidos na compreensão do fenômeno são evidenciados, de modo a subsidiar políticas de melhorias do exercício profissional do médico e da qualidade assistencial fornecida aos enfermos.
Salvador
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Nakamura, Eunice Kimie Kyosen. "Avaliação dos casos de LER/DORT em uma instituição bancária." Florianópolis, SC, 2001. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79988.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Made available in DSpace on 2012-10-18T09:22:53Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2014-09-25T23:05:17Z : No. of bitstreams: 1 185430.pdf: 12079252 bytes, checksum: 9de2215e36fa567fc6540b2a964b6c23 (MD5)
Analisa características dos trabalhadores e do trabalho que predispõe ao aparecimento das LER/DORT. Verifica a eficácia de alguns mecanismos adotados como prevenção, usando como referência uma instituição bancária de Curitiba, onde constatou-se um aumento significativo dos casos de LER/DORT em 1996, 1997 e 1998. Quanto a macroorganização conclui-se que ainda há algumas deficiências. Recomenda-se que a Empresa continue atuando no sentido da prevenção e promoção da saúde, investindo em educação e treinamento do trabalhador no local de trabalho entre outros em programas de ginástica laboral e nas pausas para descanso em atividades repetitivas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Scopel, Miriam Junqueira. "Retorno ao trabalho : trajetória de trabalhadores metalúrgicos portadores de LER/DORT." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2005. http://hdl.handle.net/10183/7233.

Full text
Abstract:
O retorno ao trabalho de trabalhadores metalúrgicos afastados por LER/DORT é uma preocupação constante entre órgãos públicos do setor saúde/trabalho e órgãos representativos das diversas categorias profissionais expostas a este tipo de agravo. Este estudo teve por objetivos identificar as dificuldades a que estes trabalhadores estão expostos no processo de retorno ao trabalho e investigar que significados tem o trabalho no seu processo de (re)inserção profissional e sua potencialidade como recurso terapêutico. O referencial teórico baseou-se em autores como Arendt, Canguilhem, Le Guillant, Lima e Assunção, entre outros. A abordagem metodológica foi a da pesquisa qualitativa, estudo de caso múltiplo. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas, complementadas por anotações retiradas dos prontuários médicos, analisadas com base na análise de conteúdo. Constatou-se que se repete o contexto de adoecimento apontado na literatura. Importante papel tem a valoração positiva do ato de trabalhar na manutenção do trabalhador no contexto patogênico e na busca de atendimento precoce. No retorno, são fatores facilitadores: troca de função, possibilidade do trabalhador controlar a execução das atividades, apoio dos colegas e supervisão. Como agentes dificultadores têm-se: alta prematura para o trabalho, retorno para a mesma função (ou semelhante) ausência de programas de retorno ao trabalho, dificuldades no relacionamento com supervisão/colegas, dificuldades de impor limites na execução das tarefas, acompanhadas de medo de ser demitido/discriminado na busca de um novo emprego, vivências de impotência e insegurança quanto ao futuro. São atribuídas ao trabalho as funções de sobrevivência, inserção social, valorização moral e promoção da saúde mental. Paradoxalmente, o trabalho é percebido como causador de adoecimento físico e de sofrimento psíquico. A ausência de trabalho também se associa ao sofrimento psíquico e a práticas contrárias à saúde (tabagismo, alcoolismo, obesidade). Constatou-se que os trabalhadores preferem manter-se no trabalho, visto a positividade conferida ao ato de trabalhar pelo contexto sociocultural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Maeno, Maria. "Perícia ou imperícia: laudos da justiça do trabalho sobre LER/Dort." Universidade de São Paulo, 2018. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6134/tde-23042018-144154/.

Full text
Abstract:
Introdução: O Código de Processo Civil determina que nos processos judiciais em que a matéria depender de conhecimento técnico ou científico, o juiz será assistido por perito, que produzirá um laudo. Foram analisados 83 laudos de processos judiciais do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2), referentes a reclamantes com Lesões por Esforços Repetitivos ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/Dort), que abrangem afecções crônicas do sistema musculoesquelético de origem ocupacional e são decorrentes, dentre outros motivos, da execução de movimentos repetitivos por tempo prolongado e sobrecarga estática, sem que haja tempo para uma recuperação fisiológica. Deveriam abordar os vários aspectos do adoecimento para auxiliar a decisão judicial quanto à existência de agravo à saúde relacionado ao trabalho, assim como sua extensão e repercussões sobre a vida e capacidade laboral do trabalhador. Objetivos: Identificar e analisar, nos laudos, conceitos sobre adoecimento ocupacional e incapacidade laboral, bem como as principais linhas de argumentação, para a descaracterização do nexo causal nos casos em que havia nexo causal presumido pelo critério epidemiológico. Material e método: O material de estudo (83 laudos) foi buscado dentre os processos arquivados no período de 2012 a 2016 na Coordenadoria de Gestão de Arquivo do TRT-2, que abrange 30 municípios da região metropolitana de São Paulo e Baixada Santista. Atributos associados aos grandes temas da pesquisa foram codificados com o objetivo de melhor sistematização para uma análise de conteúdo. Resultados: Os laudos periciais foram elaborados, na sua quase totalidade por médicos, dentre os quais 56 (67,47%) médicos do trabalho, 13 (15,66%) médicos sem especificação de especialidade, 9 (10,84%) médicos com especialização em perícia ou legistas e 4 ortopedistas (4,82%). Um deles (1,21%) foi elaborado por fisioterapeuta. Do total de laudos, 25 (30,12%) não tinham quaisquer informações sobre o processo de adoecimento e apenas 23 (27,71%) contemplaram uma história clínica abrangente. Em 34 (40,96%) não havia qualquer informação sobre as características da atividade de trabalho e em 30 (36,15%) havia a citação de alguns aspectos biomecânicos. Apenas 19 (22,89%) apresentaram uma análise da atividade de trabalho, incluindo aspectos biomecânicos e organizacionais. Nenhum laudo continha uma análise da incapacidade para o trabalho de forma ampla, sendo que em 50 laudos (60,24%), o perito considerou apenas o diagnóstico para se pronunciar sobre a incapacidade. Do total dos laudos, apenas 13 (15,66%) utilizaram o conceito de multicausalidade e 12 (14,46%) o de concausalidade. Dos 15 laudos com nexo causal presumido pelo critério epidemiológico, descaracterizados no caráter ocupacional na perícia, nenhum continha uma análise da atividade de trabalho, embora 9 deles tenham utilizado argumentos biomecânicos, 8 tenham utilizado o argumento de que se tratava de doença degenerativa e 3 de que o quadro era de fibromialgia não ocupacional. Foram discutidos conceitos de adoecimento ocupacional, nexo causal e incapacidade, além da relação de desigualdade, presenteísmo, individualização do adoecimento e culpabilização. Conclusão: A maioria dos laudos periciais peca pela falta de consistência conceitual, metodológica e argumentos fundamentados, deixando lacunas na área clínica, na análise da atividade de trabalho e na avaliação de incapacidade.
Introduction: The Civil Code Procedure determines that in judicial proceedings in which the matter depends on technical or scientific knowledge, the judge will be assisted by experts, who will produce a forensic report. A total of 83 reports, from the Regional Labor Court of the 2nd Region (TRT-2), were analysed, concerning claimants suffering from Repetitive Strain Injury or Work-Related Musculoskeletal Disorders (RSI/WRMD), which include occupational chronic conditions of the musculoskeletal system, that are due, among other reason to the execution of repetitive movements for a prolonged time and static overload without pause foa a physiological recoevery. They should address the various aspects of illness in order to assist the judge in his decision regarding the existence of as aggravated health related to work, as well as its extent and repercussions on the life and work capacity of the worker. Objectives: To identify and analyse concepts about occupational illness and disability to work, expressed in the reports, as well as the main lines of argument, for the de-characterization of the causal nexus in cases where there was causal nexus presumed by the epidemiological criterion. Material and method: The study material was searched from the archived processes from 2012 to 2016 in the File Management Coordination of TRT-2, which covers 30 municipalities in the metropolitan region of São Paulo and Baixada Santista. Attributes associated with the major themes of the research were codified with the aim of better systematization for a content analysis. Results: The expert reports were elaborated almost entirely by physicians, among them 56 (67.47%) occupational physicians, 13 (15.66%) doctors without a declared specialty, 9 (10.84%), forensic doctors, 4 orthopedists (4,82%). One of the reports (1.21%) was elaborated by a physiotherapist. Of the total reports, 25 (30.12%) did not have information about the illness process and only 23 (27.71%) contemplated a comprehensive medical history. In 34 (40.96%) there was no information about the characteristics of the work activity and in 30 (36.15%) there were citation of some biomechanical aspects. Only 19 (22.89%) presented an analysis of the work activity, including biomechanical and organizational aspects. No report contained an embrancing analysis of disability to work comprehensively, and in 60.24% of them, the expert considered only the diagnosis to pronounce on the disability. Of the total reports, only 13 (15.66%) used the concept of multicausality and 12 (14.46%) the concept of concausality. Of the 15 reports with a presumed causal nexus by the epidemiological criterion, which were not characterized in the occupational character, none contained an analysis of the work activity, although 9 of the 15 reports used biomechanical arguments to de-characterize the occupational character, 8 used the argument that it was degenerative disease and 3 that the condition was non-occupational fibromyalgia. Concepts of occupational illness, causal nexus and disability were discussed, as well as the relationship of inequality, presenteism, individualization of illness and blame. Conclusions: Most of the expert reports are lacking in conceptual, methodological and reasoned arguments, leaving relevant gaps in the clinical area, in the analysis of the work activities and in the assessment of disability.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Antonio, Remi Lópes. "Estudo ergonômico dos riscos de LER/DORT em linha de montagem." Florianópolis, SC, 2003. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86524.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Made available in DSpace on 2012-10-21T07:50:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 191734.pdf: 7740915 bytes, checksum: 9128549f9dd6e9cb9025f30bdb1352ac (MD5)
Esse estudo teve como objetivo principal analisar a aplicabilidade do método Occupational Repetitive Actions (OCRA), num posto de trabalho em linha de montagem. Buscou identificar e quantificar o grau dos riscos de lesões nos membros superiores (LER/DORT). Tendo em vista que o aumento do número de casos de trabalhadores acometidos por essas lesões nas últimas décadas tem sido motivo de preocupação e de estudo por parte das organizações, dos sindicatos e das universidades, que buscam compreender melhor suas principais causas a fim de poder prevenir sua ocorrência, esse estudo focou uma situação de trabalho real, e, através do diagnóstico do método aplicado, buscou identificar os principais fatores de riscos, propondo uma condição de trabalho adequada, que fosse considerada confortável e produtiva. Conhecendo-se melhor a aplicabilidade do método OCRA e sua previsibilidade quanto aos riscos, mais especificamente quanto às LER /DORT, propôs-se uma complementação entre as condicionantes analisadas de maneira que fosse factível uma maior acertividade na avaliação ergonômica quanto aos riscos de exposição. A aplicação do método OCRA, na análise ergonômica do trabalho irá contribuir em melhores diagnósticos dos riscos de LER/DORT, nos membros superiores, contribuído para uma ergonomia de correção ou concepção no ambiente de trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Augusto, Viviane Gontijo. "Um olhar sobre a LER/DORT no contexto clínico do fisioterapeuta." Universidade Federal de Minas Gerais, 2006. http://hdl.handle.net/1843/MSMR-729P92.

Full text
Abstract:
O fenômeno da LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionado ao Trabalho) é caracterizado por heterogeneidade do quadro clínico, dificuldades de diagnóstico, tratamento e reabilitação. Observando-se a prática clínica, é comum, entre os profissionais de saúde, e mais especificamente entre os fisioterapeutas colocações do tipo: pacientes com LER/DORT não apresentam prognóstico favorável. A fundamentação para este tipo de pressuposto clínico ainda não está clara. Assim, o objetivo deste estudo foi conhecer as representações dos fisioterapeutas a respeito da LER/DORT e analisar como estas representações interferem na prática clínica. Participaram do estudo 14 fisioterapeutas da cidade de Divinópolis, Minas Gerais, cujo o tempo de graduação oscilou entre 1973 e 2005. O estudo foi realizado numa abordagem qualitativa e os recursos metodológicos foram entrevista semi-estruturada e observação não participante. A teoria das representações sociais e a epistemologia comparativa serviram como referenciais teóricos. Considerando que cada método revela diferentes aspectos da realidade empírica, buscou-se a triangulação das unidades temáticas com a informação da literatura e os dados da observação. A análise das entrevistas revelou que a representação dos fisioterapeutas sobre LER/DORT e o doente foi elaborada coletivamente a partir da realidade cotidiana e que se configurou entre os entrevistados um estilo de pensamento reducionista. Desta forma, verificou-se uma concepção mecanicista do organismo humano, com a perda do vínculo entre o doente a doença. Este tipo de representação da LER/DORT gera um estilo de pensamento que favorece à culpabilização do paciente e a acomodação do profissional frente à complexidade do problema. Logo, torna-se urgente que o profissional entenda que o corpo biológico é criado e desenvolvido em um ambiente cultural e social específico, portanto, não basta concentrar esforços na tentativa de restaurar o funcionamento normal do corpo se as demandas do paciente são desconsideradas. O conhecimento técnico científico do fisioterapeuta deve ser conciliado com a expressão subjetiva do paciente na busca de estratégias de intervenção mais eficazes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Siqueira, Anna Carolina Arena. "Os significados atribuídos às LER/DORT na relação médico-paciente: um estudo entre médicos peritos do INSS/SP e pacientes portadores de LER/DORT usuários do CEREST/SP." Universidade de São Paulo, 2007. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5137/tde-11032008-142450/.

Full text
Abstract:
O presente trabalho objetivou a apreensão dos significados e concepções acerca do adoecimento pelas LER/DORT, para médicos peritos do INSS/SP e portadores de LER/DORT do CEREST/SP. Para tanto, foi empregada metodologia qualitativa, utilizando-se como instrumento de coleta de dados a entrevista em profundidade, com roteiros distintos para médicos peritos e portadores de LER/DORT. Foram entrevistados três médicos peritos, todos do sexo masculino, com idades entre 50 e 65 anos e mais de 10 anos de experiência em perícias médicas e, no outro pólo da investigação, participaram do estudo seis portadores de LER/DORT, pacientes do serviço de atendimento ambulatorial do CEREST/SP, sendo cinco do sexo feminino e um do sexo masculino, com idades entre 35 e 55 anos, todos empregados no setor de serviços e em afastamento pelo INSS. Ao material coletado foi aplicada análise de conteúdo temática da qual foram extraídos três eixos temáticos mais abrangentes: os sujeitos de pesquisa, o trabalho e a relação médico-paciente em contexto de perícia médica. Foi possível apreender que a relação médico-paciente que se estabelece entre peritos e portadores de LER/DORT é peculiar já que, a perícia consiste em ambiente de consulta médica permeado pelo julgamento da lei previdenciária. Nesse contexto, ocorre o embate entre portadores de LER/DORT, que levam ao momento da perícia a expectativa do atendimento direcionado à assistência e do reconhecimento de sua condição, e médicos peritos, cuja atuação está direcionada à determinação da capacidade para o trabalho e limitada por normas institucionais, fator de tolhimento ao exercício de sua autonomia profissional.
The present work has aimed at the comprehension of meanings and conceptions concerning RSI illnesses to INSS/SP medical examiners and RSI patients from CEREST/SP. In order to achieve that, the qualitative methodology was chosen making use of thorough questioning as an instrument of data collection, having distinct scripts to medical examiners and RSI patients. Three medical examiners were interviewed, all male, ranging from 50 to 65 years old, having at least 10 years of experience as professionals in the area. On the other side of the investigation, six patients with RSI from the ambulatory care CEREST/SP were interviewed, 5 female and 1 male, ranging from 35 to 55 years old, all employees to the service sector on leave of absence by the INSS. Thematic content analysis was applied to the collected material, from which three main thematic axes were extracted: the subjects to this study, the work and the doctor-patient relation regarding medical examination. It has been possible to comprehend that the relation doctor-patient established among examiners and patients with RSI is peculiar, since the examination takes place in a doctor\'s office environment permeated by the judgment of the social security law. Within this context, there is a hassle among RSI patients, who take to the moment of their examination their apprehension directed to the assistance and recognition of their condition, and medical examiners, whose expertise is directed to the establishment of the work capability limited by institutional rules, what is a restricting factor in the exercise of their professional autonomy.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Alencar, Jeronimo Farias de. "LER/DORT e fibromialgia : dificuldades diagnósticas. Avaliação dos sintomas músculoesqueléticos em eletricistas." Universidade Federal de São Carlos, 2008. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5101.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-06-02T20:18:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2178.pdf: 989231 bytes, checksum: d3d415a596ad41bc2a147eb034139f9b (MD5) Previous issue date: 2008-12-12
Financiadora de Estudos e Projetos
This thesis presents papers developed during the Ph.D studies, expressed by an article accept for publication (Study I), and a second one submitted (Study II). Also preliminaries results are shown in a third study (Study III). In the beginning of the introduction of this thesis a contextualization of difficulties on the diagnosis of Repetitive Strain Injuries (RSI)/ Work Related Musculoskeletal Disorders (WMSD) and fibromyalgia is presented. These difficulties have justified the development of a study denominated Relevant Aspects on WMSD and Fibromyalgia diagnosis "(Study I). In this study 75 physicians, (36 assistants and 39 experts), answered structured and open questions about aspects that they consider relevant to the establishment of diagnosis of these two syndromes. The analysis of the results showed that general physicians tended to emphasize the factor clinical conditions and time elapsed , while occupational physicians tended to indicate occupational history as main factor for diagnosis of the WMSD. The results suggested, among other aspects, the necessity to take into account the risks at work as a differential aspect between RSI/WMSD and fibromialgia. Following our initial plan of work, we accomplished a new study that included evaluation of musculoskeletal symptoms and occupational risks. The chosen population was linemen who worked at an energy distribution company, as the risks present in their work have not been described in the literature. The study was entitled "Musculoskeletal symptoms in energy distribution linemen (Study II). 30 linemen from three different working sectors participated in this study. The results showed high number of musculoskeletal symptoms that varied according to the linemen' activities. Regarding the body areas affected, the shoulders presented higher discomfort rate. These results have motivated the development of the third study entitled Preliminary results of postural risks in power line electricians using inclinometry (Study III). In this study quantitative measurements of shoulder movements were carried out during five more frequent occupational activities, chosen by the analysis of a company routine recording of the occupational activities performed by the workers. Due to safety regulations, it was not possible to perform direct measurements of the workers while the power lines were energized. Thus, the recordings were performed at a technological center in which the occupational environment is reproduced for the workers training. In these centers the environment and activities are similar to the real ones but the lines are not energized to prevent electrical shock. 12 power workers from maintenance and emergency sectors (low tension) took part in the study. The preliminary results showed that the 5 analyzed activities presented postural risks for the development of musculoskeletal symptoms related at work. These studies gave us the possibility to investigate the clinical aspects for the establishing of the diagnosis of RSI/WMSD and fibromyalgia, to evaluate symptoms in workers at risk during occupational activities performed by electricians, as well as to quantify the level of postural overload related to WRMS occurrence in power men through direct measurements.
Esta tese reúne trabalhos desenvolvidos durante o período de doutorado, expressos por um artigo aceito para publicação (Estudo I), outro artigo submetido (Estudo II) e um terceiro estudo com resultados preliminares (Estudo III). A apresentação desses trabalhos inicia-se com uma contextualização das dificuldades diagnósticas envolvendo Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT) e Fibromialgia, o que justificou o desenvolvimento de um estudo denominado Aspectos Relevantes no Diagnóstico de DORT e Fibromialgia (Estudo I). Neste estudo 75 médicos, (36 assistenciais e 39 peritos), responderam a um questionário com questões estruturadas e abertas sobre os aspectos considerados relevantes para a emissão do diagnóstico destas duas síndromes. A análise dos resultados mostrou que os médicos valorizaram mais o quadro clínico, enquanto que os peritos, a história ocupacional na emissão do diagnóstico. Os resultados sugeriram, dentre outros aspectos, a necessidade de se considerar os riscos presentes no trabalho para a diferenciação entre LER/DORT e fibromialgia. Seguindo nosso plano inicial de trabalho, realizamos um novo estudo que incluía avaliação de sintomas músculo-esqueléticos e situações de riscos ocupacionais. A população escolhida foi de eletricistas de distribuição de energia, ainda não estudada na literatura disponível. O estudo foi denominado: Sintomas Músculo-esqueléticos em Eletricistas de rede de Distribuição de Energia (Estudo II). Participaram deste estudo 30 eletricistas distribuídos em três equipes de acordo com a função exercida. Os resultados apresentados revelaram alto número de ocorrências de sintomas músculo-esqueléticos em eletricistas de distribuição de energia, que variou conforme a atividade dos eletricistas. A região do ombro apresentou maior incidência de desconforto. Os resultados epidemiológicos descritos sugeriram a perspectiva do desenvolvimento de mais um estudo, resultados preliminares da avaliação por meio da inclinometria do risco postural em eletricistas de distribuição de energia durante cinco atividades ocupacionais (Estudo III). Neste estudo avaliamos quantitativamente, por meio de inclinômetros a amplitude dos movimentos dos ombros durante a realização de atividades ocupacionais mais freqüentes realizadas num dia de trabalho. A partir de uma planilha de registro de atividades realizadas num dia de trabalho, foram escolhidas as 5 atividades mais freqüentes. Considerando que os eletricistas realizam suas atividades em situações de risco por influência da corrente elétrica, as atividades foram executadas num campo de treinamento da empresa onde estas atividades foram simuladas obedecendo-se aos critérios de segurança sem risco de choques elétricos. A amostra do estudo foi constituída de 12 eletricistas da equipe de Emergência/Manutenção (baixa tensão). Os resultados preliminares mostraram que as 5 atividades analisadas apresentam risco postural para o desenvolvimento de distúrbios músculo-esqueléticos relacionado ao trabalho. Com a realização desses estudos tivemos a possibilidade de investigar as implicações dos aspectos clínicos para emissão do diagnóstico de LER/DORT, a avaliação das queixas sintomatológicas numa categoria de trabalhadores sujeita à risco como também quantificar o nível de sobrecarga postural, por meio de medidas diretas para observação da presença de fatores que podem contribuir para o desenvolvimento de desordens do sistema músculo-esquelético (LER/DORT).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "LER/DORT"

1

Filho, Walter Gaigher. LER/DORT: A psicossomatização no processo de surgimento e agravamento. São Paulo: Editora LTr, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Antonalia, Cláudio. LER/DORT: Prejuízos sociais e fator multiplicador do custo Brasil : empresa, INSS, sindicatos, DRT, convênios de assistência médica. 2nd ed. São Paulo: Editora LTR, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Antonalia, Cláudio. LER/DORT: Prejuízos sociais e fator multiplicador do custo Brasil : empresa, INSS, sindicatos, DRT, convênios de assistência médica. 2nd ed. São Paulo: Editora LTR, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

LER DORT: Prejuízos Sociais e Fator Multiplicador do Custo Brasil. LTR, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Diagnostico, Tratamento, Reabilitac~ao, Prevenc~ao E Fisiopatologia Das Ler/Dort. Not Avail, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Filho, Walter Gaigher. Ler/Dort: A Psicossomatizac~ao No Processo de Surgimento E Agravamento. Editora Ltr, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "LER/DORT"

1

Lima, Jéssica Carvalho, Patrícia Ribeiro Marcacine, Edneia de Oliveira Salum, Gabriela Souza Faria, Camila Soares, Anna Neri Batista da Silva, Vitoria Helena Maciel Coelho, and Isabel Aparecida Porcatti de Walsh. "PERFIL, SINAIS E SINTOMAS DE TRABALHADORES COM LER/DORT DE MINAS GERAIS NOTIFICAÇÕES DE LER/DORT NO ESTADO DE MINAS GERAIS." In Novos paradigmas voltados para as ciências da saúde, 84–109. Brazilian Journals Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.35587/brj.ed.0000710.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ramos, Larissa dos Santos, Emanuely Almeida Weiber, Celso Bilynkievycz dos Santos, and Heleise Faria dos Reis de Oliveira. "ANÁLISE DA INCIDÊNCIA DE LER/DORT EM COLABORADORES QUE PARTICIPAM DA GINÁSTICA LABORAL." In Propostas, Recursos e Resultados nas Ciências da Saúde 6, 20–29. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.3742024063.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Oliveira, Iasmin da Silva, Lucas Capita Quarto, Cristina de Fátima de Oliveira Brum Augusto de Souza, Eduardo Brum Augusto de Souza, and Andressa de Souza Fernandes. "LESÕES POR ESFORÇOS REPETITIVOS (LER) E DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES (DORT) NA ODONTOLOGIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA." In Saúde do trabalhador: uma abordagem pluralista. Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/201002918.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Almeida, Wilson Carlos Barbosa, Raissa Beatriz Araújo Prata Galdino, Juliana Cristina Martins de Souza, Fabiola Maria dos Santos, José Gilberto Prates, and João Vitor Andrade. "AFASTAMENTOS POR LER/DORT NO BRASIL: NECESSIDADE DE ATENÇÃO INTEGRAL PARA A SAÚDE DO TRABALHADOR." In Ciências da saúde: aprendizados, ensino e pesquisa no cenário contemporâneo, 461–70. 2nd ed. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.csa528.2121-37.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Coêlho, Vanessa, Klaúgene Gaudêncio, Marluce Santos, and Maria Goretti Fernandes. "Prevalência de LER/DORT e fatores associados no Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN/PE." In Ergonomia e Segurança no Trabalho em foco - volume 2. Editora Poisson, 2019. http://dx.doi.org/10.36229/978-85-93729-184-5.cap.05.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Sousa, Francisco das Chagas Araújo, Francisca de Moraes Melo, Flavio Ribeiro Alves, Renan Paraguassu de Sá Rodrigues, Natália Monteiro Pessoa, Érika Vicência Monteiro Pessoa, Laecio da Silva Moura, Paulo Vitor Silva de Carvalho, Andrezza Braga Soares da Silva, and Kelvin Ramon da Silva Leitão. "FATORES DE RISCOS PARA DESENVOLVIMENTO DA LER E DORT EM ACADÊMICOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADO." In Prevenção e Promoção de Saúde 4, 233–42. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.30419091222.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Dimer, Josiane Fernandes, and Aline dos Santos Tomasini. "LEVANTAMENTO DO INDICADOR EPIDEMIOLÓGICO DE SAÚDE DO TRABALHADOR PARA LER/DORT NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL." In A Função Multiprofissional da Fisioterapia 2, 118–29. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.34519231012.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Martini, Angelo Ruediger Pisani, Rainne Del Sarto Melo Figueiredo, Marcela Falcão Oliveira, Laiana de Carvalho Silva, Caio Vinhal Machado da Silva, Cláudia Natchely Mota de Melo, Anderson Santiago, Gustavo Maia, and Caroline Piske de Azevedo Mohamed. "RELATO DE INTERVENÇÃO: LESÃO POR ESFORÇO REPETITIVO (LER) E DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES RELACIONADOS AO TRABALHO (DORT), PROJETO UDF ACIDENTES ZERO, 2020." In Pesquisa, Produção e Divulgação do Conhecimento na Odontologia 2, 131–38. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.29121180113.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lopes, Paula Gabrielle Dias, Gabriel Lima Martins, Gustavo Alexandre Ribondi Marcarini, Isabela Cristina Ribeiro, Michael Barbosa da Silva, Núbia Rocha Queiroz, Paulo Eduardo de Jesus Freire, and Sérgio Monteiro Gonçalves. "ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO ACERCA DOS CASOS DE LER/DORT EM DECORRÊNCIA DO TRABALHO EM 2019, NO MUNICÍPIO DE GOVERNADOR VALADARES, MINAS GERAIS." In Saúde do trabalhador: uma abordagem pluralista. Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/201002872.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Guedes, Marcos André Santos, Maria Goretti Fernandes, and Ana Verena Alves Calmon Almeida. "Perícias judiciais na 2ª Vara do Trabalho de Aracaju/SE: Possibilidades de contribuição da ISO 11228-3 e do Decreto nº 6.957/09 para o nexo causal da LER/DORT." In Ergonomia e Segurança no Trabalho em foco - volume 2. Editora Poisson, 2019. http://dx.doi.org/10.36229/978-85-93729-184-5.cap.07.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "LER/DORT"

1

OLIVEIRA, Thais Barbosa. "PAPEL DO ENFERMEIRO NAS MEDIDAS PREVENTIVAS DAS LER/DORT." In I Semana de Iniciação Científica da FAI. Itaituba, Pará: Even3, 2019. http://dx.doi.org/10.29327/sicfai.145769.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

De Lima, Lucas Albertins, Ana Ester V. Barbosa, Waldemar Ferreira Neto, and Joseana Macêdo Fechine. "PERSEU - Ferramenta Computacional para a Prevenção do DORT Causado pelo uso Contínuo do Computador." In III Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2006. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2006.14738.

Full text
Abstract:
O PERSEU é uma ferramenta computacional que visa auxiliar no combate aos DORT/LER (Distúrbios Osteomusculares Relacionados com Trabalho/Lesões por Esforços Repetitivos) provenientes do uso contínuo do computador. O PERSEU busca promover uma melhor interação entre o homem e computador, pois os problemas relacionados aos Distúrbios Osteomusculares têm se tornado cada vez mais comuns entre os usuários de computador, chegando até aos casos de paralisia dos membros e articulações do usuário. Portanto, de uma forma simples e eficaz, a ferramenta propõe a realização de pausas e exercícios durante a atividade computacional, tornando assim esta interação menos danosa ao corpo humano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

COÊLHO, Vanessa, Klaúgene GAUDÊNCIO, Marluce SANTOS, and Maria Goretti FERNANDES. "PREVALÊNCIA DE LER/DORT E FATORES ASSOCIADOS NO DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DE PERNAMBUCO – DETRAN/PE." In 1º Congresso Internacional de Ergonomia Aplicada. São Paulo: Editora Blucher, 2016. http://dx.doi.org/10.5151/engpro-conaerg2016-6689.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

PANDOLPHI, João Luiz de Alencar, Emily de Fátima Lima VASCONCELOS, and Iassiara de Araújo Dantas Lima de ALMEIDA. "GESTÃO DE UM PROGRAMA DE PREVENÇÃO DAS LER/DORT EM UMA REDE DE SUPERMERCADOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA." In 1º Congresso Internacional de Ergonomia Aplicada. São Paulo: Editora Blucher, 2016. http://dx.doi.org/10.5151/engpro-conaerg2016-7766.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

GUEDES, Marcos André Santos, Maria Goretti FERNANDES, and Ana Verena Alves Calmon ALMEIDA. "PERÍCIAS JUDICIAIS NA 2ª VARA DO TRABALHO DE ARACAJU/SE: POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÃO DA ISO 11228-3 E DO DECRETO Nº 6.957/09 PARA O NEXO CAUSAL DA LER/DORT." In 1º Congresso Internacional de Ergonomia Aplicada. São Paulo: Editora Blucher, 2016. http://dx.doi.org/10.5151/engpro-conaerg2016-16831.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography