To see the other types of publications on this topic, follow the link: LER e DORT.

Journal articles on the topic 'LER e DORT'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'LER e DORT.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Fadel, Gustavo, Viviane Duarte Correia, Arlete Camargo de Melo Salimene, Fábio Marcon Alfieri, Marta Imamura, Chennyfer Dobbins Paes da Rosa, Wanderley Marques Bernardo, and Linamara Rizzo Battistella. "LER-DORT em membros superiores: reabilitação." Acta Fisiátrica 20, no. 2 (2013): 83–88. http://dx.doi.org/10.5935/0104-7795.20130014.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Chiavegato Filho, Luiz Gonzaga, and Alfredo Pereira Jr. "LER/DORT: multifatorialidade etiológica e modelos explicativos." Interface - Comunicação, Saúde, Educação 8, no. 14 (February 2004): 149–62. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-32832004000100009.

Full text
Abstract:
Parte-se de uma breve revisão bibliográfica sobre as LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos/Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho), analisando os fatores etiológicos envolvidos e os modelos explicativos vigentes. Discute-se a proposta de uma abordagem integradora de fatores biopsicossociais envolvidos na gênese e evolução das LER/DORT. Considera-se que a transição do estudo dos fatores isolados para a consideração de formas dinâmicas de interação desses fatores possibilitará a evolução da atual abordagem multidisciplinar para um modelo transdisciplinar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Moraes, Paulo Wenderson Teixeira, and Antonio Virgílio Bittencourt Bastos. "Os Sintomas de LER/DORT: um Estudo Comparativo entre Bancários com e sem Diagnóstico." Psicologia: Ciência e Profissão 37, no. 3 (September 2017): 624–37. http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703001862016.

Full text
Abstract:
Resumo As Lesões por Esforço Repetitivo/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT) são uma síndrome cujo diagnóstico é complexo. O objetivo deste artigo foi comparar os sintomas osteomusculares entre os bancários que afirmaram já terem sido diagnosticados por LER/DORT com aqueles que afirmaram nunca terem sido diagnosticados por algum médico, analisando as diferenças com relação aos fatores sociodemográficos. Participaram da pesquisa 220 bancários do estado da Bahia, dos quais, 91 apresentaram apenas sintomas osteomusculares e outros 91, além dos sintomas, também relataram o diagnóstico de LER/DORT. Apenas 38 não relataram qualquer distúrbio osteomuscular. Os que possuem diagnóstico de LER/DORT são os que mais sentem sintomas osteomusculares. Com maior média de idade, menor escolaridade e maior predominância do sexo feminino, os diagnosticados apresentaram sintomas de DORT há mais tempo, mais severos e com maior frequência. Este artigo contribui para a descrição da sintomatologia do fenômeno LER/DORT.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Serranheira, Florentino, and António Sousa Uva. "LER/DORT: que métodos de avaliação do risco?" Revista Brasileira de Saúde Ocupacional 35, no. 122 (December 2010): 314–26. http://dx.doi.org/10.1590/s0303-76572010000200014.

Full text
Abstract:
O processo de seleção dos métodos observacionais de avaliação do risco de LER/DORT é complexo, mas fundamental para a gestão do risco. Em Setúbal, no período de 2004 a 2005, numa empresa portuguesa da indústria automobilística, onde a avaliação do risco foi previamente efetuada, reaplicou-se o método OCRA checklist (avaliação do risco de LER/DORT ao nível dos membros superiores) em postos de trabalho (n=152) - montagem final e pintura - classificados de risco moderado/elevado (OCRA >16,5). Nas situações em que se reconfirmou a presença de risco (n=71), aplicaram-se três outros métodos: RULA, SI e HAL. Registraram-se sequências em vídeo da atividade de trabalho para avaliar a validade preditiva dos métodos. Revelam-se divergências entre os métodos na classificação dos postos de trabalho de risco elevado: OCRA - 34 postos; HAL - 35 postos; SI - 31 postos; RULA - 7 postos. A análise do efeito de cada variável independente (fator de risco) nos scores finais dos métodos (regressão linear multivariada) revela distintos contributos e processos de ponderação/avaliação do risco de LER/DORT. A análise dos registros em vídeo evidencia diversas validades preditivas relativamente aos fatores de risco integrantes dos métodos aplicados. Os resultados indicam a necessidade de uma seleção do método de avaliação do risco de LER/DORT adequada a cada situação (real) de trabalho, baseada no maior conhecimento dos métodos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Echeverria, Ana Luiza Pires Batista, and Mário Eduardo Costa Pereira. "A dimensão psicopatológica da LER/DORT (Lesões por esforços repetitivos/Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho)." Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental 10, no. 4 (December 2007): 577–90. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-47142007000400002.

Full text
Abstract:
As DORTs respondem por 80 a 90% dos casos de doenças profissionais registrados na Previdência Social. Configura-se em um relevante problema do trabalho, social e econômico. Hoje a DORT já não pode mais ser explicada unicamente por processos biológicos ou fisiológicos. O artigo pretende demonstrar que a DORT é carregada de componentes subjetivos decisivos na instalação da doença e apontar para a necessidade de se estudar sua dimensão psicopatológica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lima, Jéssica Carvalho, Patrícia Ribeiro Marcacine, Edneia de Oliveira Salum, Gabriela Souza Faria, Camila Soares, Anna Neri Batista da Silva, Vitoria Helena Maciel Coelho, and Isabel Aparecida Porcatti de Walsh. "Perfil, sinais e sintomas de trabalhadores com LER/DORT de Minas Gerais Notificações de LER/DORT no estado de Minas Gerais." Brazilian Journal of Development 6, no. 7 (2020): 46042–61. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n7-291.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Negri, Júlia Raquel, Gislaine Cecília de Oliveira Cerveny, Maria Imaculada de Lima Montebelo, and Rosana Macher Teodori. "PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E OCUPACIONAL DE TRABALHADORES COM LER/DORT: ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO." Revista Baiana de Saúde Pública 38, no. 3 (February 26, 2015): 555–70. http://dx.doi.org/10.22278/2318-2660.2014.v38.n3.a608.

Full text
Abstract:
Analisou-se o perfil sociodemográfico e ocupacional de trabalhadores comlesões por esforços repetitivos (LER) ou disfunções osteomusculares relacionados ao trabalho(DORT) em Piracicaba, São Paulo, avaliando-se a associação desse perfil com a ocorrênciade dor, bem como a associação de risco para LER/DORT. Dados de 1.007 prontuáriosforam submetidos à análise descritiva (p<0,05). A LER/DORT predominou em mulheres, naidade produtiva, com baixo grau de instrução e baixos salários, com função de doméstica,cozinheira, serviços gerais, auxiliar de produção e costureira; a dor predominou no membrosuperior e estava associada à função, ao gênero feminino, ao baixo grau de instrução e aoestado civil; houve associação de risco entre organização e ergonomia no trabalho e dor nomembro superior. A compreensão das relações do trabalhador com o ambiente de trabalho ecom o trabalho pode favorecer medidas de vigilância e promoção de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Barbosa, Maria do Socorro Alécio, Regina Maria dos Santos, and Maria Cristina Soares Figueiredo Trezza. "A vida do trabalhador antes e após a Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Doença Osteomuscular Relacionada ao Trabalho (DORT)." Revista Brasileira de Enfermagem 60, no. 5 (October 2007): 491–96. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672007000500002.

Full text
Abstract:
O objeto deste estudo qualitativo foi a vida do trabalhador antes e após o diagnóstico da LER/DORT. Seus objetivos foram verificar se suas vidas sofreram alteração após o diagnóstico da LER/DORT e analisá-las após este diagnóstico. O cenário foram setores do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região de Maceió. Produzimos informações através de entrevistas semi-estruturadas e as analisamos a partir dos seguintes temas: a vida antes da LER/DORT, o trabalho que faz LER/DORT, o calvário do diagnóstico, uma resposta ao trabalho repetitivo e um novo olhar para o horizonte. Os resultados permitiram sugerir medidas preventivas encaminhadas ao TRT/19ª/AL, como contribuição para minimizar os danos de um trabalho repetitivo, de alta pressão sobre o trabalhador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Vieira, Edgar Ramos. "Prevenção e reabilitação de desordens músculo-esqueléticas relacionadas ao trabalho: uma visão integrada para promoção." ConScientiae Saúde 9, no. 1 (June 17, 2010): 131–38. http://dx.doi.org/10.5585/conssaude.v9i1.1258.

Full text
Abstract:
OBJETIVOS: Este artigo discute e ressalta a relação entre a ergonomia e a fisioterapia do trabalho para evitar a segregação e fragmentação destas áreas complementares de trabalho. MÉTODO: Um modelo integrado de prevenção e reabilitação de LER/DORT é discutido e esquematicamente apresentado. RESULTADOS: Os profissionais envolvidos na prevenção de lesões ocupacionais devem encarar a reabilitação das LER/DORT como prevenção de incapacidade para o trabalho - prevenção secundária. Enquanto que os profissionais da reabilitação devem encarar a prevenção primária das LER/DORT como reabilitação com enfoque no ambiente e sistema de trabalho ao invés de reabilitação com enfoque no paciente/trabalhador. CONCLUSÕES: Acredita-se que esta conduta resultará em maior sucesso no gerenciamento das LER/DORT que atualmente afetam tantos trabalhadores e sobrecarregam o sistema previdenciário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Zavarizzi, Camilla, and Maria do Carmo Baracho de Alencar. "Aspectos relacionados ao afastamento de bancários por LER/DORT." Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar 22, no. 3 (2014): 487–96. http://dx.doi.org/10.4322/cto.2014.069.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Oliveira, Roberval Passos de, Fabíola Marinho Costa, Lília Bittencourt Silva, Ana Paula Tanan Azevedo Santana, and Juliana Navio Lyrio. "ADOECIMENTO POR LER/DORT ENTRE TRABALHADORAS DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS – BA." Revista Educação, Psicologia e Interfaces 2, no. 1 (April 4, 2018): 71–87. http://dx.doi.org/10.37444/issn-2594-5343.v2i1.53.

Full text
Abstract:
As Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT) podem ser caracterizadas como um importante problema de saúde relacionado ao trabalho. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo compreender representações e práticas relacionadas ao adoecimento pelas LER/DORT entre trabalhadoras atendidas no CEREST SAJ. Adotou-se como referencial teórico a Teoria das Representações Sociais e foram produzidos dados em três domínios: registros discursivos; registros observacionais; registros escritos. Os discursos das trabalhadoras foram apreciados mediante o uso de uma abordagem hermenêutica. Os resultados abordam sentimentos, angústias e dificuldades das trabalhadoras em aceitar a nova condição física, além do medo de serem excluídas socialmente. Foram identificadas formas de enfrentamento desse agravo, como a busca de auxílio profissional, apoio de redes sociais e ajuda psicossocial. O “Grupo Reviver” é um exemplo dessas estratégias de enfrentar a dor, ressignificar o sentido de saúde, doença e qualidade de vida. Coloca-se como desafio relacionado às LER/DORT, que intervenções sejam estruturadas a partir de uma ação comunicativa, baseada na experiência dos trabalhadores. Nessa perspectiva, grupos terapêuticos são importantes como mais um recurso no processo de promoção, proteção e reabilitação da saúde dos trabalhadores, pois eles apresentam impactos positivos na vida dos trabalhadores acometidos pelas LER/DORT.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Scopel, Juliana, Paulo Antonio Barros Oliveira, and Fernando César Wehrmeister. "LER/DORT na terceira década da reestruturação bancária: novos fatores associados?" Revista de Saúde Pública 46, no. 5 (October 2012): 875–85. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102012000500015.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Estimar a prevalência de casos sugestivos de LER/DORT e fatores associados três décadas após a reestruturação bancária. MÉTODOS: Estudo transversal com 356 funcionários de 27 agências bancárias das redes pública e privada de Porto Alegre, RS, entre abril e agosto de 2009. Foi utilizada análise estatística bruta e ajustada pelo modelo de Regressão de Poisson com variância robusta, conduzida por modelo hierárquico em três níveis, incorporando-se a estrutura do delineamento e ajuste para os conglomerados. Os resultados foram estratificados por porte da agência e dicotomizados (≥ 25 e < 25 funcionários). RESULTADOS: A prevalência de casos sugestivos de LER/DORT foi menor nos homens (RP = 0,62 IC95% 0,47;0,81). Trabalhadores com idade entre 26 e 45 anos (RP = 2,51 IC95% 1,02;6,14) apresentaram maior prevalência do desfecho. Indivíduos com pós-graduação (RP = 0,45 IC95% 0,22;0,90) e tempo na função entre 5,1 e 15 anos (RP = 0,62 IC95% 0,47;0,81) apresentaram fator de proteção para os casos sugestivos de LER/DORT. Ao estratificar as análises por porte, nas agências com 25 funcionários ou menos, idade, renda e tempo na função permaneceram associados, enquanto nas agências com mais de 25 funcionários, sexo e escolaridade associaram-se ao desfecho. CONCLUSÕES: Aspectos importantes no adoecimento por LER/DORT entre bancários parecem hoje ser diferentes dos historicamente conhecidos. Atenção maior à organização do trabalho e às estratégias de gestão deveria ser considerada na elaboração de programas de prevenção de adoecimento no trabalho bancário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Bernardes, João Marcos. "A atuação do fisioterapeuta nas perícias judiciais de LER/DORT." Fisioterapia Brasil 12, no. 3 (May 20, 2017): 232. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v12i3.855.

Full text
Abstract:
Recentemente, o profissional fisioterapeuta vem sendo designado como perito judicial, em ações de LER/DORT. Entretanto, em diversas ocasiões o mesmo sofre tentativas de impugnação, as quais, na maioria das vezes, são preconceituosas e infundadas. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi discutir o tema mediante análise da legislação vigente, das diretrizes curriculares do curso de fisioterapia e das competências e habilidades do fisioterapeuta, a fim de demonstrar que o fisioterapeuta é um profissional habilitado e totalmente capaz de realizar perícias judiciais sobre LER/DORT. Diante da análise feita neste estudo concluiu-se que o fisioterapeuta além de habilitado legalmente é o profissional mais indicado, devido ao estudo da cinesiologia e biomecânica, para realizar perícias nas quais os questionamentos estejam relacionados à análise de nexo causal e grau de capacidade funcional em casos de LER/DORT.Palavras-chave: fisioterapia, medicina legal, transtornos traumáticos cumulativos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Melo, Bruna Ferreira. "ESTIMATIVAS DE LESÕES POR ESFORÇO REPETITIVO/DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES RELACIONADOS AO TRABALHO E INDICADORES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR: UM DESAFIO PARA OS SERVIÇOS DE SAÚDE." Revista Baiana de Saúde Pública 39, no. 3 (December 13, 2015): 570. http://dx.doi.org/10.22278/2318-2660.2015.v39.n3.a1869.

Full text
Abstract:
Introdução: Lesões por esforço repetitivo/distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (LER/DORT) destacam-se como alterações funcionais e orgânicas adquiridas pelo trabalhador. LER/DORT atingem várias categorias profissionais e possuem uma etiologia multifatorial. Objetivo: Descrever a incidência de LER/DORT em um panorama comparativo entre as realidades do Brasil e da Bahia no período de 2007 a 2012. Métodos: Foi realizada uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa sobre a distribuição da casuística de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (LER/DORT) com os dados nacionais e do Estado da Bahia no período de 2007 a 2012. Foram utilizados dados com base no Sistema de Informação de Agravos de Notificação/Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (SINAN/DATASUS). As variáveis de interesse utilizadas neste estudo são agrupadas em: características sociodemográficas, situação no mercado de trabalho e, por fim, afastamento do trabalho. Resultados: Os coeficientes de incidência passaram de 3,64 para 8,48, a cada 100.000 trabalhadores, entre os anos de 2007 a 2012, com crescimento de aproximadamente 133%. No Estado da Bahia, o coeficiente decresceu, obtendo uma variação de percentual de -51,7%. Foram identificados perfis semelhantes entre as casuísticas nacionais e do Estado da Bahia. Conclusão: Fatores relacionados a movimentos repetitivos, carga horária superior a seis horas com ausência de tempo para pausas e ambiente estressante estiveram envolvidos na gênese de LER/DORT.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Mendes, Luciane Frizo, and Selma Lancman. "Reabilitação de pacientes com LER/DORT: contribuições da fisioterapia em grupo." Revista Brasileira de Saúde Ocupacional 35, no. 121 (June 2010): 23–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0303-76572010000100004.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar os benefícios da associação do tratamento cinesioterapêutico com as dinâmicas de grupo, numa abordagem mais integral do processo saúde-doença, na recuperação e na reabilitação de portadores de LER/DORT em relação à funcionalidade e ao retorno ao trabalho. MÉTODO: vinte e quatro pacientes diagnosticados com LER/DORT foram distribuídos aleatoriamente em intervenções individuais e grupais, em 2008. O protocolo de cinesioterapia foi o mesmo nas duas intervenções e durou 10 sessões. Após os exercícios, foram abordados aspectos psicossociais importantes para o tratamento. A análise das intervenções ocorreu através da avaliação da funcionalidade pelo Questionário DASH e por uma entrevista semiestruturada para avaliar qualitativamente o impacto dessas intervenções no quadro clínico e na qualidade de vida após o tratamento. RESULTADOS: A avaliação da funcionalidade identificou que em nenhuma das intervenções houve alteração das funções dos membros superiores. Na análise das entrevistas, observou-se que os participantes relataram uma percepção de melhora do quadro clínico e da funcionalidade em suas vidas, mas que não foi suficiente para assegurar o retorno ao trabalho. CONCLUSÃO: As reflexões criadas nas duas intervenções permitiram uma abordagem mais global do processo de adoecimento, recuperação e reabilitação do paciente com LER/DORT, mas não foram suficientes para garantir o retorno ao trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Santos, Heleodório Honorato dos. "Abordagem clínica e psicossocial das Lesões por Esforços Repetitivos LER / DORT." Revista Brasileira de Saúde Ocupacional 28, no. 105-106 (2003): 105–15. http://dx.doi.org/10.1590/s0303-76572003000100011.

Full text
Abstract:
Revisão bibliográfica, com abordagem clínica, psicológica e social dos problemas causados pelas Lesões por Esforços Repetitivos - LER, hoje melhor definidas como Distúrbio Osteomusculares Relacionados ao Trabalho - DORT. São discutidos neste texto, a sinonímia utilizada em toda a literatura pesquisada, alguns dados epidemiológicos, em nível mundial e nacional, quanto à distribuição da doença segundo algumas varáveis tais como: sexo, idade, tipo de atividade, tempo e localização anatômica das queixas, afastamento do trabalho etc. Além desses pontos, são enfocados estudos sobre fatores etiológicos e fisiopatológicos das LER / DORT. Por fim, buscou-se uma correlação entre todos estes fatores anteriormente citados e o psicossocial, pontuando os elementos que influenciam diretamente no aparecimento e/ou manutenção desta enfermidade multifatorial, salientado a importância da organização do trabalho na sua prevenção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Pestana, Bárbara Militelo, Janaína Bussola Montrezor Valença, Ágatha Eglê Moreira Graeser, and Maria do Carmo Baracho de Alencar. "O RETORNO AO TRABALHO DE SUJEITOS ACOMETIDOS POR LER/DORT." Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional 25, no. 4 (2017): 735–42. http://dx.doi.org/10.4322/2526-8910.ctoao0843.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Zavarizzi, Camilla de Paula, Regina Mituyo Matsuo de Carvalho, and Maria do Carmo Baracho de Alencar. "Grupos de trabalhadores acometidos por LER/DORT: relato de experiência." Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional 27, no. 3 (2019): 663–70. http://dx.doi.org/10.4322/2526-8910.ctore1756.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Livramento, Gutembergue, Tânia Franco, and Alaíde Livramento. "A ginástica terapêutica e preventiva chinesa Lian Gong/Qi Gong como um dos instrumentos na prevenção e reabilitação da LER/DORT." Revista Brasileira de Saúde Ocupacional 35, no. 121 (June 2010): 74–86. http://dx.doi.org/10.1590/s0303-76572010000100009.

Full text
Abstract:
Este ensaio traz elementos da medicina ocidental, da medicina tradicional chinesa e da sociologia do trabalho para reflexão sobre o Qi Gong - exercícios terapêuticos, um dos pilares da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) - como importante meio de prevenção da LER/DORT e recuperação da saúde. Considerando a natureza interdisciplinar e diversos níveis de prevenção, aborda aspectos sociológicos sobre as condições de trabalho frequentemente relacionadas com este tipo de adoecimento e categorias de trabalhadores mais acometidos. Focaliza aspectos médicos sobre a LER/DORT e as Síndromes de Bloqueio na MTC, estabelecendo canais de articulação e contribuição entre esses campos de conhecimento sobre a saúde humana. Ressalta o Qi Gong como importante prática terapêutica e preventiva na MTC e sua adequação à LER/DORT. No âmbito do Qi Gong, focaliza o Lian Gong Shi Ba Fa - Lian Gong em 18 Terapias, já amplamente experimentado na China e divulgado, inclusive no Brasil, para tratar e prevenir síndromes de dor em região cervical, ombros, membros superiores, membros inferiores e região lombar. À guisa de conclusão, são apresentadas algumas reflexões sobre a propriedade e a importância do Qi Gong na reabilitação e na prevenção da LER/DORT.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Almeida, Adryanna Cardim de, Paulo Gilvanne Lopes Pena, Maria do Carmo Soares de Freitas, and Mônica Angelim Gomes de Lima. "Assédio moral institucionalizado: trajetória de operadores de teleatendimento com LER/DORT." Laborare 1, no. 1 (July 22, 2018): 63–84. http://dx.doi.org/10.33637/2595-847x.2018-14.

Full text
Abstract:
O presente artigo buscou compreender como funciona o assédio moral sobre os trabalhadores e principalmente o que ocorre quando eles adoecem por lesões por esforços repetitivos/distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho - LER/DORT. Para este estudo qualitativo foram entrevistados vinte e oito operadores com LER/DORT, entre 2005 e 2008, e feitas observações nos ambientes de trabalho de dez empresas. No âmbito do teleatendimento, o assédio moral ocorre dentro da organização através de supervisores, coordenadores e médicos do trabalho. Causam perplexidade os abusos e humilhações contra os trabalhadores que procuram locais de amparo, defrontando-se com a falta de acolhimento. Observam-se inúmeras consequências causadas por essas situações de violência, do constrangimento até situações extremas de risco de suicídio. Faz-se necessário construir medidas que contemplem ações preventivas e explorar as relações com os colegas de trabalho, a construção de resistências e a percepção da injustiça.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Fernandes, Andressa Souza, Renata Rodrigues Campos, Flávio Luiz Fully Teixeira, Rosana Therezinha Queiroz Oliveira, and Thais Cristina Vargas Garrido. "DORT’S: doenças osteomusculares relacionadas aos trabalhadores de pedreira." Engevista 20, no. 3 (August 1, 2018): 487. http://dx.doi.org/10.22409/engevista.v20i3.10306.

Full text
Abstract:
Resumo: As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou como designados mais recentemente como Distúrbios Osteomusculares Relacionados do Trabalho (DORT). Os trabalhadores de pedreira, em especial, se submetem todos os dias a trabalhos que exigem muito esforço, por isso são mais suscetíveis a desenvolver algum tipo de DORT, principalmente se não tiver acesso a equipamentos adequados de prevenção a atividade física exercida. Chegou-se a conclusão que os trabalhadores de pedreiras desconhecem a doença DORT e os meios de prevenção, o que aponta para a necessidade de todos os trabalhadores conhecerem a importância da postura correta, do cuidado ao praticar esforço e a utilização de equipamentos de proteção e a fim de amenizar a incidência de casos. O objetivo deste trabalho teve a finalidade de identificar o conhecimento dos trabalhadores de pedreira sobre a doença ocupacional (DORT) e seus mecanismos de prevenção.Palavras-chave: DORT; LER; Trabalhador, Pedreira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Verthein, Marilene Affonso Romualdo, and Carlos Minayo-Gomez. "A construção do "sujeito-doente" em LER." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 7, no. 2 (October 2000): 329–47. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702000000300005.

Full text
Abstract:
Na atualidade assiste-se a uma grande polêmica em relação ao nexo entre a doença e o trabalho. A das lesões por esforços repetitivos (LER), que, em 1997, passam, com a nova Norma de Avaliação de Incapacidade do Instituto Nacional de Seguridade Social, a se denominar distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT). Entre os novos signos que esse processo de adoecimento traz, destaca-se o afunilamento marcado pelos DORT, ao privilegiar o aspecto subjetivo na análise da doença. Esse posicionamento do INSS tem como pressuposto a noção de um sujeito predisposto a adoecer e de uma saúde como capacidade para o trabalho. Neste artigo, analisa-se o contexto histórico que caracteriza saúde/trabalho e corpo/doença, questiona-se a construção de um sujeito-doente e a maneira como esse tal modo de subjetivação desenha uma armadilha para aprisionar esse sujeito. Finalmente, apresenta-se o esforço do INSS-RJ para obter um perfil que caracterize a doença relacionada ao trabalho, combatendo e reduzindo os casos de LER e os custos com o pagamento de indenização aos trabalhadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Negri, Júlia Raquel, Gislaine Cecília de Oliveira Cerveny, Maria Imaculada de Lima Montebelo, and Rosana Macher Teodori. "Perfil sociodemográfico e ocupacional de trabalhadores com ler/dort: estudo epidemiológico." Revista Baiana Saúde Pública 38, no. 3 (September 1, 2014): 555–70. http://dx.doi.org/10.5327/z0100-0233-2014380300005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Santos Júnior, Adalberto Vital dos, Ana Magnólia Mendes, and Luciane Kozicz Reis Araujo. "Experiência em clínica do trabalho com bancários adoecidos por Ler/ Dort." Psicologia: Ciência e Profissão 29, no. 3 (2009): 614–25. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-98932009000300014.

Full text
Abstract:
O estudo apresenta intervenção em clínica do trabalho, com grupos de bancários acometidos de LER/DORT, fundamentada na psicodinâmica do trabalho. Participaram 13 trabalhadores aposentados e afastados do trabalho, subdivididos em dois grupos. Foram realizadas 10 sessões com cada grupo. Os dados produzidos foram examinados com base na análise dos núcleos de sentidos. Os resultados evidenciaram que mecanismos organizacionais, como as promessas simbólicas, estimulam a sobrecarga do corpo para a mediação do medo e da ansiedade, favorecendo o processo de adoecimento. Essa experiência mostrou-se positiva para os participantes ressignificarem seu processo de adoecimento por um espaço de discussão onde as vivências de prazer-sofrimento e os modos de mediação foram compartilhados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Neves, Robson da Fonseca, and Mônica de Oliveira Nunes. "Incapacidade, cotidiano e subjetividade: a narrativa de trabalhadores com LER/DORT." Interface - Comunicação, Saúde, Educação 13, no. 30 (September 2009): 55–66. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-32832009000300006.

Full text
Abstract:
Objetivou-se conhecer a experiência de adoecimento de trabalhadores com Ler/Dort, apoiando-se nos pressupostos da "experiência de enfermidade" e nas "narrativas da doença". Foram utilizadas a técnica de entrevista narrativa e a análise temática para se apreenderem as categorias que emergiram do discurso dos oito sujeitos participantes desta pesquisa. Os resultados apontam que a "ineficiência do corpo" para o trabalho foi evidenciada pelo descompasso entre a produção exigida pelo trabalho e a produzida pelo corpo do trabalhador. O corpo funciona como um "suporte de signos" das mudanças no comportamento e nas estruturas do corpo, ajudando a consolidar o imaginário de incapacidade. "As metáforas" representam o atestado público de declínio profissional e o descrédito quanto à condição de enfermo. Conclui-se que a incapacidade se manifesta precocemente na percepção de ineficiência do trabalhador no processo produtivo, porém sua legitimação parece ser tardia, custando o preço da cronificação e da invalidez para o trabalhador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Sousa, Angelica Rodrigues, and Patrícia Fernanda Marques de Sousa. "Levantamento Integrativo de Ler/Dort em Fisioterapeutas que Realizam Atendimento Ambulatorial." Revista Saúde em Foco 5, no. 1 (January 1, 2018): 28–45. http://dx.doi.org/10.12819/rsf.2018.5.1.2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Merlo, Álvaro Roberto Crespo, Maria da Graça Corrêa Jacques, and Maria da Graça Luderitz Hoefel. "Trabalho de grupo com portadores de LER/DORT: relato de experiência." Psicologia: Reflexão e Crítica 14, no. 1 (2001): 253–58. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-79722001000100021.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Silva, Elaine Cristina, and João Alberto Camarotto. "Contribuições da análise da atividade do trabalho no processo de retorno do trabalhador afastado por LER/DORT." Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo 27, no. 2 (August 17, 2016): 131. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i2p131-137.

Full text
Abstract:
O aumento do número de trabalhadores afastados por LER/DORT tem constrangido a sociedade brasileira a lidar com esse problema, visto que a importância de suasmanifestações pode ser considerada um grave problema de saúde pública. Os trabalhadores afastados têm encontrado várias dificuldades ao retornar ao trabalho, uma vez que, além das limitações funcionais, também enfrentam obstáculos no trabalho. Além disso, a reabilitação profissional do INSS, não garante as melhorias necessárias para um efetivo retorno às atividades laborais. Frente a esta realidade, o objetivo deste artigo é proporcionar o entendimento de como a análise da atividade de trabalho contribui para o processo de retorno de trabalhadores afastados por LER/DORT. O modelo proposto no fluxograma para a análise do processo de retorno ao trabalho, após afastamento por LER/DORT, é explicado e associado aos pressupostos da Ergonomia da Atividade. A análise da atividade de trabalho permite a compreensão dos aspectos intrínsecos das ações dos trabalhadores e os respectivos constrangimentos, o que permite aproximar a necessidade da empresa com as potencialidades dos trabalhadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Cunha, Wéltima Teixeira. "Ensaio fotográfico: A Mão e a Folha." Laborare 1, no. 1 (July 22, 2018): 181–86. http://dx.doi.org/10.33637/2595-847x.2018-23.

Full text
Abstract:
O ensaio fotográfico foi realizado com base na articulação das imagens impressas das charuteiras, no cotidiano laboral, com o poema, A Mão e a Folha. Este poema retrata o resultado conclusivo da dissertação de mestrado da autora, intitulada Acepção de Risco de Adoecimento em LER/DORT por Charuteiras, do Programa de Pós- Graduação Saúde, Ambiente e Trabalho, da Universidade Federal da Bahia. A pesquisa teve a finalidade de analisar as repercussões das LER/DORT na vida das charuteiras de uma fábrica, que fica localizada no municí­pio de São Gonçalo do Campos-BA, e teve como base as narrativas de cada uma delas. Estas mulheres têm suas vidas pressionadas, pautadas e reguladas por uma dupla jornada: a do trabalho produtivo e a do trabalho doméstico/reprodutivo. Essa realidade traz um dado revelador: no Brasil, as LER/DORT representam a maior causa de afastamentos entre os trabalhadores dos diversos ramos produtivos, pela previdência social, sendo que, de cada dez trabalhadores acometidos por essas afecções, oito são mulheres. Esse fato resulta da inserção da mulher em atividades que pouco demandam do seu intelecto e tudo exigem da delicadeza e destreza de suas mãos, em ambientes onde predominam a monotonia e a repetitividade. Conclui-se que o trabalho produtivo - estático, manual, repetitivo e monótono - e o doméstico/reprodutivo, com suas cargas somadas e potencializadas, são fatores determinantes do desencadeamento das LER/DORT nas charuteiras pesquisadas, que passam a jornada de trabalho manipulando e enrolando folhas do fumo para produzir os charutos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Silva, Edil Ferreira da, Keila Kaionara Medeiros de Oliveira, and Paulo César Zambroni-de-Souza. "Saúde mental do trabalhador: o assédio moral praticado contra trabalhadores com LER/DORT." Revista Brasileira de Saúde Ocupacional 36, no. 123 (June 2011): 56–70. http://dx.doi.org/10.1590/s0303-76572011000100006.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa como o assédio moral se configura na vida dos portadores de lesões por esforços repetitivos/distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (LER/DORT). Participaram do estudo, realizado em 2007, 20 trabalhadores acometidos por LER/DORT de uma indústria do calçado em Campina Grande-PB. Empregaram-se entrevista semiestruturada e análise de conteúdo. Os resultados apresentam um quadro de assédio moral interpessoal e organizacional que está bem configurado nas histórias de adoecimento dos trabalhadores e nas suas trajetórias de busca de ajuda para seus problemas de saúde. O assédio moral interpessoal e organizacional se evidencia em virtude de todos os aspectos de humilhação, exclusão e pressão que recebem no ambiente de trabalho, sob forma de coação, subversão, chantagem e rebaixamento. Para não terem que sofrer com o desemprego, alguns preferem pedir demissão, outros suportam as dores, ultrapassando os limites do corpo. A lógica da produção de assédio moral e organizacional destrói a solidariedade e impede que os trabalhadores construam coletivamente formas de enfrentamento do trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Álvares, Tatiana Teixeira, and Maria Elizabeth Antunes Lima. "Fibromialgia: interfaces com as LER/DORT e considerações sobre sua etiologia ocupacional." Ciência & Saúde Coletiva 15, no. 3 (May 2010): 803–12. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232010000300023.

Full text
Abstract:
Através da comparação de dois grupos de pacientes, um de portadores de fibromialgia com diagnóstico anterior de LER/DORT e outro com diagnóstico apenas de fibromialgia, tentou-se compreender as relações entre as duas condições e também entre a fibromialgia e o trabalho. Foi utilizado o método biográfico, através de entrevistas em profundidade e construção de casos clínicos de seis pacientes portadoras de fibromialgia, sendo três de cada grupo. Observou-se que as pacientes do primeiro grupo apresentaram clara relação entre a evolução da doença e a sobrecarga ocupacional. Já as pacientes do segundo grupo apresentaram alguns dos sintomas desde infância ou adolescência, sendo que estes ficaram ainda mais intensos após vivenciarem experiências de forte impacto emocional. Além disso, essas pacientes relatavam história familiar de sintomas semelhantes aos da fibromialgia, ao contrário do primeiro grupo. Concluiuse que, em alguns pacientes portadores de fibromialgia, a sobrecarga ocupacional constitui um importante fator etiológico, podendo ser precedida pelas LER/DORT, e, nesses casos, o diagnóstico de fibromialgia pode estar sendo utilizado como uma tentativa de desvincular o nexo dos sintomas com o trabalho, impedindo o trabalhador de ter acesso aos benefícios previdenciários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

MEDEIROS, MÉRCIA DE FRANÇA NÓBREGA. "Sintomas de Ler/Dort em Profissionais Cabeleireiros da Cidade de Cajazeiras, Paraíba." Revista Brasileira de Ciências da Saúde 16, no. 1 (March 1, 2012): 7–12. http://dx.doi.org/10.4034/rbcs.2012.16.01.02.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Siqueira, Anna Carolina Arena, and Márcia Thereza Couto. "As LER/DORT no contexto do encontro simbólico entre pacientes e médicos peritos do INSS/SP." Saúde e Sociedade 22, no. 3 (September 2013): 714–26. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902013000300006.

Full text
Abstract:
Este artigo discute aspectos da relação médico-paciente no contexto do encontro simbólico entre portadores de LER/DORT e médicos peritos do Instituto Nacional de Seguro Social de São Paulo (INSS/SP). A pesquisa empírica que serviu de base à discussão foi de abordagem qualitativa e utilizou como instrumento para obtenção dos dados a entrevista em profundidade, com roteiros distintos para médicos peritos e pacientes. Foram realizadas 9 entrevistas, 6 com pacientes e 3 com médicos peritos. Análise de conteúdo foi aplicada ao material empírico segundo a referência conceitual das representações sociais. As narrativas dos portadores as LER/DORT, as narrativas dos médicos sobre o trabalho pericial e as narrativas de ambos acerca das consultas periciais possibilitaram explorar o encontro simbólico, não necessariamente factual, da consulta pericial. A relação médico-paciente que se estabelece nesse encontro simbólico é extremamente peculiar, pois está direcionada à avaliação do processo saúde-doença do paciente, com base em premissas do direito previdenciário, fator que descaracteriza a relação médico-paciente assentada no imaginário social como espaço de cuidado e confiança. Como consequência, portadores de LER/DORT e peritos, no momento do encontro, estão em diferentes escalas de poder: aqueles são avaliados e estes avaliam a validade da queixa segundo os padrões do INSS/SP. Por isso, apresentam narrativas sobre as consultas permeadas pela tensão relativa às expectativas e necessidades quanto aos resultados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Alencar, Maria do Carmo Baracho de, and Álvaro Roberto Crespo Merlo. "A saúde em troca da excelência: o sofrimento de atendentes de nutrição de um hospital público acometidos por LER/Dort." Saúde e Sociedade 27, no. 1 (January 2018): 215–26. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902018170873.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo apresenta resultados de pesquisa cujo objetivo foi compreender as relações entre os aspectos da organização do trabalho e a saúde de atendentes de nutrição acometidos por LER/Dort. Durante o processo houve levantamento de estatísticas de absenteísmo relacionado a LER/Dort em um hospital público em Porto Alegre/RS, no período de 1 de junho de 2015 a 30 de junho de 2016, e seleção da Seção de Distribuição de Alimentos e de seus atendentes de nutrição para aprofundamentos. Foram utilizados um questionário estruturado com dados sociodemográficos e de trabalho e o instrumento Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20), para pesquisar a prevalência de transtornos mentais comuns (TMC), e realizadas entrevistas coletivas com os atendentes acometidos por LER/Dort, utilizando o referencial teórico da psicodinâmica do trabalho. Os resultados obtidos apontaram para modos de organização do trabalho e gestão com cobranças excessivas, assédio moral e falta de reconhecimento no trabalho, que geram sofrimento e influenciam nos processos de adoecimento. Sugere-se um espaço de escuta e discussões com reuniões que envolvam os trabalhadores, técnicos de nutrição e a coordenação que possam caracterizar uma ação permanente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Saldanha, Jorge Henrique Santos, Ana Paula Medeiros Pereira, Robson da Fonseca Neves, and Mônica Angelim Gomes de Lima. "Facilitadores e barreiras de retorno ao trabalho de trabalhadores acometidos por LER/DORT." Revista Brasileira de Saúde Ocupacional 38, no. 127 (June 2013): 122–38. http://dx.doi.org/10.1590/s0303-76572013000100014.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: As Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT) causam afastamento do trabalho de uma grande parcela de trabalhadores. OBJETIVO: Entender e sistematizar de que forma os fatores relacionados ao retorno ao trabalho (RT) de trabalhadores acometidos por LER/DORT são descritos na literatura como facilitadores ou barreiras. MÉTODOS: Revisão crítica de literatura do período de janeiro de 2005 a outubro de 2010 disponível nas bases Lilacs, MedLine e SciELO. As informações foram sistematizadas em três categorias de fatores que influenciam o RT e como facilitadores ou barreiras - de ordem pessoal, de ordem organizacional e relacionadas às características dos serviços, sistemas e políticas. RESULTADOS: Dos 633 artigos inicialmente levantados, 21 atenderam aos critérios de inclusão. Fatores identificados como mais relevantes: de ordem pessoal - dor, fatores psicossociais, afastamento do trabalho; organizacionais - modificações nos postos de trabalho, demanda psicológica do trabalho, apoio organizacional, apoio de colegas e da chefia; relacionados aos serviços, sistemas e políticas - programa de retorno ao trabalho, tempo de afastamento e serviços de apoio. CONCLUSÃO: O estudo evidenciou que o RT é um processo complexo, que demanda políticas intersetoriais, cooperação técnica e pactuação de metas entre os atores envolvidos no processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Diniz, Kaísa Trovão, Rafael Moura Miranda, Erik Trovão Diniz, Cláudia Holanda Moreira, Rosimar Socorro Silva Miranda, and José Eulálio Cabral Filho. "Capacidade laboral dos segurados do INSS portadores de LER/DORT que retornaram ao trabalho." ConScientiae Saúde 9, no. 4 (December 30, 2010): 676–83. http://dx.doi.org/10.5585/conssaude.v9i4.2376.

Full text
Abstract:
Introdução: As lesões musculoesqueléticas são uma das principais causas de problemas de saúde relacionados ao trabalho. Objetivo: Avaliar a capacidade laboral de segurados do INSS com DORT que retornaram ao trabalho. Métodos: Selecionaram-se 22 trabalhadores do setor produtivo de uma unidade fabril da cidade de Campina Grande (PB) que foram afastados de suas atividades trabalhistas com diagnóstico de DORT que voltaram a trabalhar. Para medir a capacidade laboral, utilizou-se o Índice de Capacidade para o Trabalho (ICT). Resultados: Verificou-se, por meio do ICT, que dos 22 trabalhadores pesquisados, 4 (18,18%) obtiveram uma pontuação correspondente à capacidade laboral “baixa”; 15 (68,18%), “moderada”, e 3 (13,64%), “boa”. Conclusão: A maioria dos trabalhadores, portanto, retornou ao trabalho com uma moderada capacidade laboral, de acordo com o ICT, o que sugere que devem ser tomadas medidas para melhorar a qualidade da reabilitação profissional promovida pelo INSS aos acometidos de doenças laborais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Viana, Hugo Vilela, and Marcelo Pereira da Rocha. "Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares em cirurgiões-dentistas." Id on Line REVISTA DE PSICOLOGIA 11, no. 38 (November 30, 2017): 28–41. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v11i38.875.

Full text
Abstract:
As lesões por esforços repetitivos (LER) e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), em cirurgiões-dentistas, são de elevada prevalência e importante causa de afastamento do trabalho. Esta pesquisa, conduzida por meio de revisão da literatura, de forma sistemática, apresenta o perfil das publicações e os principais aspectos acerca das LER/DORT em dentistas. Os artigos selecionados foram acessados nas bases de dados Scielo, PubMed e Biblioteca Virtual de Saúde. Foi possível identificar as principais causas desses agravos, bem como medidas de prevenção, de modo que o profissional possa usufruir de melhor qualidade de vida. A organização do trabalho é importante fator de risco, capaz de causar ou agravar as condições musculoesqueléticas dos profissionais dos serviços odontológicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Zavarizzi, Camilla de Paula, and Maria do Carmo Baracho de Alencar. "Afastamento do trabalho e os percursos terapêuticos de trabalhadores acometidos por LER/Dort." Saúde em Debate 42, no. 116 (January 2018): 113–24. http://dx.doi.org/10.1590/0103-1104201811609.

Full text
Abstract:
RESUMO O estudou objetivou investigar os percursos terapêuticos de trabalhadores em situação de afastamento do trabalho por Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/Dort) atendidos em um serviço de saúde. Ocorreu análise de prontuários clínicos e seleção de sujeitos para entrevistas semiestruturadas, que foram gravadas para análise de conteúdo temática. Participaram das entrevistas dez trabalhadores, de ambos os gêneros e diferentes profissões. Os sujeitos passaram por condutas clínicas embasadas no modelo biomédico, pelo desamparo da empresa e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), gerando sofrimento. Concluiu-se que ainda há necessidade de melhorias nas ações intersetoriais e interdisciplinares em casos de doenças crônicas e no modelo integral de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Alencar, Maria do Carmo Baracho de. "INTERVENÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL JUNTO AOS SUJEITOS AFASTADOS DO TRABALHO POR LER/DORT." Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar 23, no. 4 (2015): 889–98. http://dx.doi.org/10.4322/0104-4931.ctore0493.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Pessoa, Juliana da Costa Santos, Maria Claudia Gatto Cardia, and Maria Luiza da Costa Santos. "Análise das limitações, estratégias e perspectivas dos trabalhadores com LER/DORT, participantes do grupo PROFIT-LER: um estudo de caso." Ciência & Saúde Coletiva 15, no. 3 (May 2010): 821–30. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232010000300025.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como finalidade analisar as limitações, estratégias e perspectivas dos trabalhadores com LER/DORT, participantes do grupo PROFIT-LER, da Universidade Federal da Paraíba. Para tanto, foram realizadas entrevistas individuais, utilizando um gravador e um formulário, que abrangeu questões relacionadas com dor, limitação funcional, fatores motivacionais, estratégias, expectativas em relação ao tratamento fisioterapêutico, perspectiva de vida após o tratamento e grau de conhecimentos acerca da afecção. Mediante os dados obtidos através do formulário e analisados à luz da literatura utilizada selecionada, foi possível constatar que os pesquisados apresentaram dores e limitações funcionais; que o programa PROFIT-LER ofereceu um maior conhecimento para os participantes acerca da patologia; que a estratégia mais utilizada foi a cinesioterapia; e que, quanto às perspectivas, os pesquisados pretendem continuar a praticar o que aprenderam com o grupo, assim como procurar outras formas de tratamento, uma vez que este tratamento permitiu socialização entre os trabalhadores e um maior conhecimento sobre a afecção. Desta forma, o estudo obteve êxito por alcançar o objetivo proposto e por esclarecer que o ser humano está exposto a fatores que podem alterar seu equilíbrio físico e mental, desencadeando processos patológicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Fernandes, Vasco Senna. "Acupuntura cinética como tratamento coadjuvante na qualidade de vida de pessoas com distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho." Fisioterapia Brasil 6, no. 3 (March 18, 2018): 204. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v6i3.1987.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta uma proposta de tratamento para os Distúrbios Osteomusculares Relacionados com o Trabalho ou Lesões por Esforços Repetitivos (DORT/LER), através de um método terapêutico combinado, que associa a acupuntura a cinesioterapia durante a reabilitação, conhecido como Acupuntura Cinética (AC) ou cinesioacupuntura. É uma conduta multidisciplinar que tem por vantagem a aplicação sincronizada destes dois procedimentos em uma só sessão, dividida em três fases, as quais se fundamentam na: 1) preparação da estrutura para receber o estímulo fisioterapêutico, mediante inibição do ciclo espasmo-dor; 2) promoção do movimento pelo efeito potencializador e sinérgico da Acupuntura durante a execução da Cinesioterapia; e 3) manutenção de resultado terapêutico, mediante estímulo (acupuntura) de ação prolongada, através da microacupuntura (agulhas e sementes), que melhora o sistema musculoesquelético (SME), em relação ao DORT/LER, através da diminuição do quadro álgico, relaxamento muscular, redução do bloqueio fibrótico, miogelose e a reintegração do sistema neuromotor e emocional. Foram tratados 37 pacientes com lesões provenientes do DORT/ LER (síndrome do túnel do carpo, cotovelo do tenista, dedo em gatilho, cervicobraquialgia e ombralgia), sendo 28 mulheres e 9 homens (idade entre 28 a 75 anos), com atividades ocupacionaisArtigo originaldiversas. Os parâmetros de avaliação foram: a) a intensidade da dor (ID), através do método de Escala Visual Analógica (EVA); b) a melhora da dor (MD); c) a mobilidade funcional (MF); e d) a satisfação terapêutica em relação às atividades físicas do trabalho pela Escala de Avaliação Numérica (EAN). A parte emocional destes pacientes foi pesquisada pela Avaliação Psicológica de Kubler-Ross Modificada (APKRM). Os resultados foram de 10,19 mm ± 16,10 de ID (p < 0,001), de 92,13% ± 15,85 da MD; do ganho MF foi de 92,70% ± 14,24 (p < 0,001); e quanto a ST, em relação a atividade do trabalho, foi de 91,35% ± 13,16. A APKRM mostrou, por parte dos pacientes, negação (20), raiva (9), pena (5) e depressão (3). Quando submetidos a nova avaliação depois do tratamento, a maioria obteve integração plena (28), enquanto outros permaneciam na negação (2), raiva (1), pena (4) e depressão (2). Apesar da amostragem limitada, pode-se sugerir através desse trabalho preliminar que a Acupuntura Cinética possui eficácia, não somente como recurso natural de reabilitação, mas também como meio para evitar as possíveis recidivas do quadro álgico. A dor é o principal fator limitante durante a realização das atividades profissionais, diminuindo a qualidade de vida, e também no que se refere ao estado emocional do portador de DORT/LER. Palavras-chave: DORT/LER, acupuntura cinética, qualidade de vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Bernardes, João Marcos. "Fatores de risco para LER/DORT no setor de montagem de uma indústria de calçados." Fisioterapia Brasil 10, no. 3 (December 16, 2017): 181. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v10i3.1526.

Full text
Abstract:
O objetivo desta pesquisa foi identifi car fatores de risco que podem ser responsáveis pelo desenvolvimento de LER/DORT em trabalhadores do setor de montagem da indústria calçadista, e identifi car a localização e intensidade de dor/desconforto. Os dados foram coletados através de um questionário elaborado pelo pesquisador, do diagrama de Corlett e Bishop, e da análise de fadiga muscular de Rodgers, que foram aplicados a 43 indivíduos no setor de montagem. Os resultados permitiram identifi car a realização de horas extras, repetitividade e posturas inadequadas como principais fatores de risco. Além disso, fatores ambientais como altas temperaturas e ruído acima dos níveis de tolerância, que podem ser contributivos, foram encontrados. Observou-se, ainda, que os ombros, o punho direito, as pernas, os pés, e costas médio apresentaram aumento signifi cativo dos níveis de dor/desconforto após a jornada de trabalho. Em termos de organização do trabalho, verifi cou-se que a vigência do sistema taylorista/fordista de produção induziu os trabalhadores à realização de movimentos altamente repetitivos e, em conseqüência à fadiga muscular que representam grande risco para o desenvolvimento de LER/DORT. Desta forma, torna-se necessário que se discuta o sistema de produção vigente na empresa estudada. Palavras-chave: ergonomia, fatores de risco, indústria calçadista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Pereira, Joanna Fonsêca, Josenia Costa Ribeiro, Patricia Rodrigues Ferreira, Ana Eugênia Araújo e. Araújo, Sarah Tarcisia Rebelo Ferreira de Carvalho, and Michelle Villas Boas Mualem. "Sintomas Osteomusculares relacionados ao Trabalho em Manicures e Pedicures." Revista Ceuma Perspectivas 28, no. 2 (August 28, 2017): 52. http://dx.doi.org/10.24863/rccp.v28i2.53.

Full text
Abstract:
As patologias caracterizadas como Lesões por Esforço Repetitivo/Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (LER/DORT) têm se destacado tanto pelo aumento da incidência, quanto pelas evidências de sua relação com a rotina de trabalho. O presente artigo objetiva analisar os principais sintomas osteomusculares relacionadas ao trabalho em manicures e pedicures da cidade de São Luís. Trata-se de um estudo de campo do tipo corte transversal, com abordagem descritiva, e natureza quantitativa, cujos participantes são 80 manicures e pedicures que trabalham em salões de beleza nos bairros do Centro e Renascença. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário com dados sociodemográficos e situação de trabalho, além do Diagrama de Corlett e Bishop, para avaliação de dor e desconforto osteomusculares autodeclarado. A análise dos dados foi realizada através da estatística descritiva. Destaca-se que 99% das profissionais pesquisadas relataram apresentar algum tipo de sintoma de LER/DORT, tais como: dor, dormência, formigamento ou desconforto em uma ou mais regiões do corpo. No tocante a localização anatômica destes sintomas de LER/DORT autorelatados pelas manicures e pedicures, verificou-se que as áreas mais acometidas foram: região cervical (71%), região lombar (11%), punho (11%), ombro (3%) e perna (3%). Os resultados obtidos neste estudo mostraram a elevada ocorrência de sintomas osteomuscularesnas manicures e pedicures avaliadas. Dores possivelmente vinculadas à permanência em uma mesma posição durante a jornada de trabalho.PALAVRAS CHAVE: Dores osteomusculares. Saúde Ocupacional. Manicure.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Pessoa, Diego Rodrigues, Diego Pereira Barros, Lívia Danyelle Viana Lima, Rosana Maria Nogueira Gonçalves Soares, and Janaína De Moraes Silva. "INCIDÊNCIA DOS SINTOMAS OSTEOMUSCULARES EM FOTÓGRAFOS DA CIDADE DE TERESINA-PI." Revista Univap 22, no. 40 (May 4, 2017): 868. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.704.

Full text
Abstract:
Lesões por Esforços Repetitivos ou Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (LER/DORT), são definidas como um conjunto de afecções que podem acometer tendões, sinóvias, músculos, nervos, fáscias, ligamentos, entre outras. O objetivo do estudo foi investigar a incidência de queixas osteomusculares. A pesquisa trata-se de um estudo observacional de corte transversal com abordagem qualitativa, com 16 fotógrafos do sexo masculino, que foram investidos por meio do diagrama de Corllett. As regiões mais acometidas foram à região das costas-médias (81,25%), em seguida a perna (75%), punhos (56,25%), região cervical, coluna lombar, ombro e pescoço (43,75%), a região das costas-superiores e na bacia com (37,5%), respectivamente. O estudo demonstrou elevada ocorrência de sintomatologia na região das costas-médias em indivíduos jovens adultos, onde os fatores de risco presentes são fatores predominantes para o surgimento das LER/DORT na população.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Caetano, Vanusa Caiafa, Danielle Teles da Cruz, and Isabel Cristina Gonçalves Leite. "Perfil dos pacientes e características do tratamento fisioterapêutico aplicado aos trabalhadores com LER/DORT em Juiz de Fora, MG." Fisioterapia em Movimento 23, no. 3 (September 2010): 451–60. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-51502010000300012.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: A reestruturação do processo produtivo verificada nas últimas décadas implicou alterações diretas na saúde do trabalhador, modificando o perfil de adoecimento e sofrimento desses indivíduos. Dentro desse contexto, observa-se um aumento significativo dos casos de Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e dos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). OBJETIVO: Conhecer o perfil dos trabalhadores com LER/DORT e a assistência fisioterapêutica aos quais são submetidos. METODOLOGIA: Pela aplicação de um questionário estruturado, foram entrevistados 80 trabalhadores, usuários do SUS, inseridos no Programa de Reabilitação Física do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), por meio do Departamento de Saúde do Trabalhador (DSAT), Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, Secretaria de Saúde (SS). RESULTADOS: Há um predomínio de casos de DORT no sexo feminino, e em 83,8% dos casos a renda pessoal não passa de um salário mínimo. Das ocupações encontradas, 76 (95%) estavam relacionadas com o trabalho braçal, e quanto ao tempo de trabalho em uma mesma função, a média foi de 16 anos. Setenta e oito (97,5%) trabalhadores afirmaram impossibilidades na realização das atividades de vida diária (AVDs). Quanto ao tratamento fisioterapêutico, 30 (37,6%) relataram realizar algum tipo de cinesioterapia. CONCLUSÃO: A visão estritamente fisiopatológica, baseada no modelo unidirecional e curativista, não mostram resultados satisfatórios e eficazes. Isso implica a não resolução dos quadros álgicos, favorecendo períodos extensos de tratamento fisioterapêutico, sobrecarga do serviço público de saúde e repercussões no âmbito emocional e sócio-econômico desses trabalhadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Salerno, Vera Lúcia, Mirian Pedrollo Silvestre, and Marcos Oliveira Sabino. "Interfaces LER/Saúde Mental: a experiência de um Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Estado de São Paulo." Revista Brasileira de Saúde Ocupacional 36, no. 123 (June 2011): 128–38. http://dx.doi.org/10.1590/s0303-76572011000100012.

Full text
Abstract:
Este relato apresenta demandas que cada vez mais chegam aos Cerests desafiando as equipes multidisciplinares para o desenvolvimento de novas modalidades de abordagem diagnóstica e terapêutica. A experiência é de um Cerest do interior de São Paulo na última década. Construída a partir do relato de trabalhadores, visitas a locais de trabalho, discussão com representantes de empresas e atuação de equipe plurinstitucional de LER, ilustra situações de trabalho potencialmente adoecedoras, em especial do sistema musculoesquelético (LER/DORT). Trabalhadores de cinco empresas de quatro diferentes ramos relatam pressão para produção, sobrecarga física e competitividade, situações de humilhação ou constrangimento como forma de ajustá-los aos padrões da empresa, além da exposição pública e da "punição pelo adoecimento" dos acometidos pelos agravos que retornam ao trabalho. Verifica-se que há ainda grande deficiência no reconhecimento das situações em que o trabalho contribui para o adoecimento mental. Os profissionais da área da Saúde do Trabalhador devem estar especialmente atentos para identificar os casos de sofrimento mental nos portadores de LER/DORT e notificá-los. Recomenda-se que as informações geradas sejam reunidas, analisadas e divulgadas, de modo que possam ser instrumento para sensibilização dos profissionais de saúde em geral e gerar formas de intervenção mais eficazes à proteção à saúde dos trabalhadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Ramos, Márcia Ziebell, Desirée Luzardo Cardozo Bianchessi, Álvaro Roberto Crespo Merlo, Ana Luisa Poersch, Critiane Veeck, Simone Zanotelli Heisller, and Jean Alexandre Vieira. "Trabalho, adoecimento e histórias de vida em trabalhadoras da indústria calçadista." Estudos de Psicologia (Natal) 15, no. 2 (August 2010): 207–12. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-294x2010000200010.

Full text
Abstract:
Os portadores de Lesões por Esforços Repetitivos (LER/DORT), além das queixas de dores osteomusculares, manifestam sofrimento psíquico relacionado ao adoecimento. Nesta investigação, buscou-se, por meio do método das Histórias de Vida, compreender como se constituíram as relações sociais de trabalho e os processos de adoecimento de trabalhadoras portadoras de LER/DORT, oriundas da indústria calçadista do Rio Grande do Sul, atendidas no Ambulatório de Doenças do Trabalho do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Realizaram-se entrevistas individuais abertas, que foram transcritas e analisadas. As recorrências e as singularidades presentes nos depoimentos originaram cinco categorias temáticas: trabalho infantil; baixa escolaridade e início da trajetória de trabalho na indústria calçadista; relação de prazer e sofrimento com o trabalho; marcas do trabalho no corpo; e afastamento do trabalho e sofrimento. As histórias destas trabalhadoras apontaram para as vivências de culpa, fracasso e exclusão, por não mais poderem desempenhar o que lhes é socialmente esperado: o trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Varela, Claudete Dantas da Silva, and Silvia Lúcia Ferreira. "Perfil das trabalhadoras de enfermagem com diagnóstico de LER/DORT em Salvador-Bahia 1998-2002." Revista Brasileira de Enfermagem 57, no. 3 (June 2004): 321–25. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672004000300013.

Full text
Abstract:
Este estudo, de natureza quantitativa, teve como objetivo traçar o perfil das trabalhadoras de enfermagem, com diagnóstico confirmado de LER/DORT, atendidas no centro de estudos de saúde do trabalhador(CESAT) em Salvador-Ba, no período de 1998 a 2002. A coleta de dados foi realizada a partir dos registros de prontuários utilizando-se de forma complementar um roteiro orientador com itens de interesse para esta investigação. Do conjunto de prontuários, foram selecionados apenas os de trabalhadoras de enfermagem. Foram identificadas 79 trabalhadoras, sendo 04 enfermeiras, 74 auxiliares e 01 técnica. Houve um predomínio de mulheres na faixa etária de 30 a 49 anos, com nível médio de escolaridade e renda mensal de 03 a 06 salários mínimos. Do total, à época da coleta de dados, 77,22% estava empregada, 15,19% encontrava-se desempregada e 7,5% estava aposentada. Dentre as lesões encontradas predominou a síndrome do túnel do carpo e as cervicalgias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Hoefel, Maria Da Graça, Maria Da Graça Jacques, Mayte Raya Amazarray, Jussara Maria Rosa Mendes, and Jacéia Aguilar Netz. "Uma proposta em saúde do trabalhador com portadores de LER/DORT: grupos de ação solidária." Cadernos de Psicologia Social do Trabalho 7 (December 1, 2004): 31. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v7i0p31-39.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Oliveira, Alanna de França, Maria Rayane Correia de Oliveira, and Álefe Brito Monteiro. "Automedicação com anti-inflamatórios não esteroidais por trabalhadores acometidos pela síndrome LER/DORT: uma revisão." Disciplinarum Scientia - Ciências da Saúde 21, no. 2 (2020): 241–48. http://dx.doi.org/10.37777/dscs.v21n2-020.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography