Academic literature on the topic 'Ler para aprender'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Ler para aprender.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Ler para aprender"

1

Ferraz, Inês Patrícia Rodrigues, Fernanda Leopoldina Parente Viana, and Margarida Maria Ferreira Diogo Dias Pocinho. "A “maturidade” para aprender a ler: contributos para uma reflexão." Calidoscópio 18, no. 1 (November 29, 2019): 3–19. http://dx.doi.org/10.4013/cld2.020.181.01.

Full text
Abstract:
Neste estudo procura-se identificar o contributo das operações lógicas piagetianas (seriação, classificação e inclusão de classes), da consciência fonológica e do conhecimento das letras para a aprendizagem da leitura. Foi efetuado um estudo longitudinal, do final ano Pré-Escolar ao 2º ano de escolaridade, junto de uma amostra de 116 crianças, distribuídas por dois grupos: as que completavam 6 anos até o dia 15 de setembro do ano de matrícula e as que os completavam após esta data. No que diz respeito ao reconhecimento de palavras, no 1º ano a seriação surge como o melhor preditor, mas, no 2º ano, os melhores preditores foram a consciência fonológica e o conhecimento das letras. No que concerne à compreensão da leitura, a seriação e classificação foram os melhores preditores. Não se registraram diferenças de desempenho em leitura em função da idade, o que não confirma a hipótese de imaturidade avançada por muito professores.Palavras-chave: preditores de leitura; maturidade para aprender a ler; consciência fonológica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cardoso, Elizabeth, Luis Carlos Girão, and Raquel Laranjeira Pais. "Brincar, ler e aprender: o alfabeto na literatura para infância." Em Tese 26, no. 3 (June 22, 2021): 100. http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.26.3.100-121.

Full text
Abstract:
Dentro de uma tradição que se inicia no século XVII, ao confluir educação e literatura, as cartilhas ou abecedários sempre associaram a aprendizagem da leitura aos processos de imaginação próprios à infância. No contemporâneo, alguns livros categorizados como abecedários literários despontam pela potência de sua ludicidade poética ao brincar com palavras e imagens no estruturar o letramento estético, levando-nos a questionar: como a literatura para infância desconstrói o alfabeto para construir o leitor literário? Partindo dessa questão, tomamos os títulos A E I O U (2008), de Angela Lago e Zoé Rios, e ABC em movimento (2006), de Suzy Lee, como corpus representante de nossa discussão. Para auxiliar nossa reflexão sobre essas experiências de linguagem, partimos do pensamento por semelhanças de Walter Benjamin (1985; 2002; 2013), que embasa as discussões de Giorgio Agamben (2005), sobre in-fância da linguagem, e de Georges Didi-Huberman (2017), sobre desaprender a aprender, apesar de tudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Marques Boni, Adalgisa Cristina, Halana Carolina Maia, and Marina Peccinin Barbosa. "A importância da prontidão para ler e escrever." Revista Contemporânea de Educação 13, no. 28 (December 12, 2018): 631–47. http://dx.doi.org/10.20500/rce.v13i26.16634.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo descobrir, através da avaliação e da análise das áreas psicomotora, cognitiva e linguística, se as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental I (EFI) precisam desenvolver habilidades para aquisição da leitura e da escrita. 62 crianças do 1º ano do EFI da rede pública da cidade de Limeira efetuaram um Protocolo de Avaliação sobre as habilidades psicomotoras/cognitivas e linguísticas. Observou-se que as habilidades estudadas interferiram na qualidade do processo de alfabetização e não diretamente no aprender ou não a ler e escrever. Assim, corrobora-se a importância de incorporação de atividades voltadas para estas habilidades durante a Educação Infantil e no início do Ensino Fundamental I.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lebler, Cristiane Dall’ Cortivo, and Karen Santorum. "Leitura e argumentação: uma abordagem metodológica a partir do programa ler para aprender." Antares: letras e humanidades 11, no. 23 (September 1, 2019): 130–52. http://dx.doi.org/10.18226/19844921.v11.n23.07.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Oliveira, Fábio Falcão. "QUERO APRENDER A LER E ESCREVER PARA DEIXAR DE SER SOMBRAS DOS OUTROS." Repecult - Revista Ensaios e Pesquisas em Educação e Cultura 5, no. 8 (2020): 28–50. http://dx.doi.org/10.29327/211303.5.8-5.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Batista, Bruno Nunes. "Estratégias para ler e reler textos sobre ensino de Geografia." Caderno de Geografia 31, no. 65 (April 15, 2021): 482. http://dx.doi.org/10.5752/p.2318-2962.2021v31n65p482.

Full text
Abstract:
Tomando por base a noção de que a leitura acadêmica pressupõe um método para entender os fundamentos teóricos, os meios de aplicação e o contexto de elaboração dos textos, este ensaio é escudado pela tese de que cabe ao professor aprender a ler os clássicos da área do ensino de Geografia. Mediante essa premissa, os argumentos-chave são desenvolvidos por meio dos seguintes imperativos: 1) levantar a hipótese de que os estudantes de licenciatura não sabem ler ou leem mal; 2) dialogando com autores como Dominique Folscheid, Jean-Jacques Wunenburguer e Frédéric Cossutta, aventar uma metodologia ledora; 3) fazendo uso da técnica da explicação e do comentário, problematizar três tempos distintos do pensamento geográfico escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Flexor, Maria Helena Ochi. "Aprender a ler, escrever e cantar no Brasil do século XVIII." Filologia e Linguística Portuguesa, no. 4 (August 2, 2001): 97. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v0i4p97-157.

Full text
Abstract:
Destacam-se as reformas promovidas no reinado de D. José I, especialmente pela ação de seu Ministro e Secretário de Estado dos Negócios do Reino, Sebastião José de Carvalho e Melo, Conde de Oeiras, depois Marquês de Pombal, incluindo a obrigatoriedade do ensino e do uso da língua portuguesa. Transcreve-se um modelo de cartilha para ensinar a ler, escrever, contar e a doutrina cristã.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Franzen, Bruna Alexandra, and Ana Cláudia Souza. "Processamento Anafórico e Leitura: revisão sistemática e ponderações para ensinar e aprender a ler." Signum: Estudos da Linguagem 23, no. 1 (July 27, 2020): 9. http://dx.doi.org/10.5433/2237-4876.2020v23n1p9.

Full text
Abstract:
Este artigo investiga a relação entre processamento anafórico e leitura em perspectiva psicolinguística, visando conhecer e analisar estudos brasileiros que relacionam esses dois eixos e propor ponderações acerca de implicações pedagógicas ao ensino da leitura. Trata-se, pois, de pesquisa bibliográfica, desenvolvida pelo método de revisão sistemática e pelo estudo da literatura acerca do processamento e da compreensão em leitura e do seu ensino. As pesquisas analisadas no estudo de revisão são experimentais e seus resultados demonstram diferenças de custos de processamento geradas por distintas construções anafóricas. Quanto às implicações pedagógicas, as ponderações respaldam-se nos seguintes princípios: 1) leitura se ensina; 2) o estímulo a que o/a leitor/a acessa visando à compreensão é o texto escrito; 3) a natureza e a constituição do texto têm implicações diretas tanto no processamento quanto no seu resultado; 4) o texto escrito se constitui por meio de uma trama da qual a correferenciação é parte importante; 5) a resolução de anáforas, portanto, é fundamental à compreensão dos textos e deve ser explícita e sistematicamente ensinada, não se tratando, assim, de análise do texto pelo texto em sala de aula, mas de sua análise na relação com o/a leitor/a em atividade de leitura objetivando à compreensão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Dominici, Isabela Costa, Maria de Fátima Cardoso Gomes, and Vanessa Ferraz Almeida Neves. "“Por que aprender a ler?”: afeto e cognição na Educação Infantil." Pro-Posições 29, no. 3 (September 2018): 15–40. http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0113.

Full text
Abstract:
Resumo O presente artigo tem como objetivo analisar os sentidos e os significados atribuídos à linguagem escrita na trajetória de duas crianças de 5 anos em uma turma de Educação Infantil. Para a investigação e a análise dos dados, foi realizado um estudo de caso e a observação participante, como anotações em caderno de campo, entrevista com os participantes e videogravação. Fundamentam essa investigação os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural e da Etnografia em Educação. A análise dessas trajetórias permitiu argumentar que os processos de apropriação da linguagem escrita envolvem aspectos cognitivos e afetivos, interação com artefatos culturais e vivências socioculturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Duarte, Marcia Lopes, and Sabrina Vier. "Quando ler é criar: princípios para planejar vivências literárias na escola." Itinerarius Reflectionis 15, no. 4 (February 29, 2020): 01–11. http://dx.doi.org/10.5216/rir.v15i4.60179.

Full text
Abstract:
Planejar aulas que promovam vivências literárias na escola não é tarefa fácil. Nesse cenário, muitos estudantes de Letras têm deixado de promover leituras literárias em suas andanças pela escola. Assim, este artigo visa problematizar a especificidade da leitura literária (BENVENISTE, 1989; COLOMER, 2007), em diálogo com o ato de aprender (GALLO, 2017; DELEUZE, 2003), a fim de apresentar princípios que funcionem como dispositivos para o planejamento de aulas que tenham como fim a vivência literária. De modo geral, para realizar um planejamento, é imprescindível ser leitor do texto antes de ser o professor que planeja aulas; reconhecer que cada texto oferece a sua chave de leitura; enfrentar a materialidade do texto para, por fim, promover relações de interpretância que visem à experiência estética e humana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Ler para aprender"

1

Silva, Claudia Heloisa Schmeiske. "Leitura na escola : aprender a ler, ler para aprender." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2008. http://repositorio.unb.br/handle/10482/1101.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2008.
Submitted by Luis Felipe Souza (luis_felas@globo.com) on 2008-11-26T17:24:37Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_2007_ClaudiaSchmeiskeSilva.pdf: 5993364 bytes, checksum: 6e11c7e3e857a35862e117cccafb60c1 (MD5)
Approved for entry into archive by Georgia Fernandes(georgia@bce.unb.br) on 2009-01-15T13:18:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao_2007_ClaudiaSchmeiskeSilva.pdf: 5993364 bytes, checksum: 6e11c7e3e857a35862e117cccafb60c1 (MD5)
Made available in DSpace on 2009-01-15T13:18:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_2007_ClaudiaSchmeiskeSilva.pdf: 5993364 bytes, checksum: 6e11c7e3e857a35862e117cccafb60c1 (MD5)
Este estudo decorre de inquietações provindas dos resultados da Prova Brasil 2005 em relação à compreensão leitora dos alunos. Este trabalho tem, portanto, como objetivo detectar as dificuldades encontradas pelos alunos ao responderem às questões constantes no referido sistema de avaliação, considerando os descritores propostos. Foram utilizados três textos escritos, subjacentes à Prova Brasil, para realizar os protocolos verbais com cinco alunos da 4ª série. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico em que utilizamos questionário para traçar um perfil dos alunos; entrevista, com a professora da 4ª série, para sabermos se, em sala de aula, ela adotava-se alguma estratégia de leitura; e análise documental, para analisar em que medida a escola contempla no seu projeto político e pedagógico projetos de leitura. Foram feitas ainda observações de campo, que confrontam o discurso do professor com sua prática. _____________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The motivation for this study is the general concern with the results of the Brazilian nationwide reading comprehension test, Prova Brasil. The purpose was to evaluate and map the problems that the students face when they answer the questions of that test. In order to do this a fragment of the test (three questions of the 2005 edition) was replicated with 5 fourth graders in a public school in Brasília, Brazil, and reading protocols were carried out as they commented on their answers. The analyses of these protocols, as well as an ethnographic analysis of their teacher’s pedagogical work in the classroom, in relation to the descriptors that underlie the questions of Prova Brasil are included in this study.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

CUNHA, Aline Caldas. "Livro de imagem: aprender a ver para aprender a ler." Universidade Federal de Pernambuco, 2005. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7978.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T18:37:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo8404_1.pdf: 651466 bytes, checksum: 0c627e96cd494112e06e6d14aa751220 (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2005
O mundo moderno cheio de linguagens diversas exige pessoas preparadas para entender e absorver as novas formas de mensagens que chegam até elas. A leitura de vários tipos de texto é essencial na sociedade em que vivemos. Saber ver/ler uma imagem é tão necessário quanto aprender a ler e escrever nos moldes convencionais, pois os códigos e os processos de produção da comunicação se alteram e, nessas mudanças, buscam receptores aptos para entendê-los. Esta pesquisa qualitativa tem como objetivo caracterizar a leitura e investigar os tipos de textos orais produzidos por crianças de 05 anos de idade, através da leitura de livros de imagem, em uma classe da Educação Infantil de uma escola particular da Cidade de Recife. Parte-se do pressuposto de que há possibilidade de uma criança não-alfabetizada produzir texto oral e construir sentidos para uma história feita só com imagens, e que esta prática auxiliará não só nos aspectos de produção textual como de leitura. Durante a pesquisa de campo, foram utilizados três livros de imagem: O dia-a-dia de Dadá (Marcelo Xavier), Filó e Marieta (Eva Furnari), e O Almoço (Mário Vale). Depois de um primeiro contato informal com os livros, foi proposto às crianças, individualmente, que fizessem a leitura em voz alta de uma das obras, sendo essas atividades filmadas e gravadas para análise. Como resultado, este estudo evidencia três tipos de leitura: uma narrativa, em que se percebe o preenchimento dos brancos entre as imagens, com a interpretação das cenas, utilizando-se de conectores, outra, fragmentada em relação aos elementos internos da narrativa, não indo além da leitura descritiva, e por fim uma de natureza mista apresentando traços das duas citadas anteriormente. O uso de operadores da narrativa apresentou-se de forma restrita, e os conectores foram identificados em doze tipos. O contato da criança com os livros de imagem, numa proposta pedagógica em que a intervenção do professor tenha a intenção de promover a autonomia e a autoconfiança da criança, em vez de apenas servir de instrumento de correção, poderá não somente desenvolver a linguagem oral, a criatividade na produção de textos, mas também aperfeiçoar o aluno na leitura de novos códigos, preparando-o para enfrentar as novas realidades geradas pelos meios de comunicação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ramos, Jerónima Isidora Rosado Alexandrino. "Compreender para ler. Ler para compreender: contributo de estratégias metacognitivas monitorizadas de forma directa e explicita no ensino da compreensão leitora." Master's thesis, Universidade de Évora, 2004. http://hdl.handle.net/10174/15047.

Full text
Abstract:
A sociedade dos nossos dias exige dos cidadãos um elevado potencial cognitivo e metacognitivo, do qual a realidade escolar se deve aproximar, estimulando o desenvolvimento das necessárias competências e atitudes. Este estudo centra-se no processo de ensino/aprendizagem da compreensão leitora e procura investigar até que ponto uma abordagem de incidência metacognitiva, mediante estratégias monitorizadas de forma explícita e directa promovem nos alunos uma aprendizagem mais significativa, tornando-os leitores mais eficazes em termos de compreensão. O corpo do trabalho é constituído por duas componentes diferenciadas, mas que interagem em busca da necessária complementaridade: - uma componente teórica que procura reunir os conceitos fundamentais que as vertentes epistemológica, psicológica, pedagógica e metodológica integram, no sentido de conferir ao ensino/aprendizagem da compreensão leitora a coerência e a qualidade tão reclamadas; - uma componente empírica que visa investigar no campo, em contexto educativo, os princípios e referenciais teóricos; esta componente foi desenvolvida na Escola Básica 1 da Vista Alegre de Évora, com os alunos de uma turma do 2° ano de escolaridade e no âmbito da disciplina da Língua Portuguesa (compreensão leitora). Na tentativa de obter um conhecimento mais profundo do complexo fenómeno que é a educação recorreu-se, nesta investigação, ao contributo complementar dos procedimentos quantitativo e qualitativo (registos recolhidos ao longo da intervenção). Na vertente quantitativa, optou-se por um desenho quasi - experimental com grupo de controlo não equivalente. O desenho empírico envolveu uma turma e a professora – investigadora. Dois grupos funcionaram como grupos experimentais e um como grupo de controlo. Os resultados obtidos apontam para alguma vantagem final para os grupos experimentais, no que respeita à mudança no domínio em estudo: compreensão / leitora. Os dados obtidos apontam para que a compreensão leitora possa ser "ensinada" e "aprendida" através de práticas como as levadas a cabo durante o período da intervenção desta investigação. De facto a comparação e análise dos resultados dos pré e pós testes apontam para ganhos significativos dos sujeitos dos grupos E1 e E2 relativamente ao grupo de controlo. O desenvolvimento de estratégias e procedimentos de tratamento da informação parece ser um resultado das práticas seleccionadas para o processo de intervenção contemplado neste estudo. Finalmente, da análise de dados colhidos não nos parece poder destacar em relação a outros, nenhum dos habituais processos de tratamento de informação. /*** Abstract - Our society demands from all citizens a high cognitive and metacognitive potential, to which school reality must contribute by stimulating and enhancing the development of the necessary abilities and. attitudes. This study is centered in the process of reading comprehension and trios to investigate how far tasks of metacognitive incident organized in strategies explicitly and directly monitorized promote more significant comprehension processes in. reading. The body of the work is shaped in two different components, which interact searching the necessary complementarities: one is the theoretical framework in which we try to congregate the fundamental concepts which shape the epistemological, psychological, pedagogical and methodological sources interacting in reading comprehension education to provide it with the necessary coherence and quality; the other is the empiricist component which aims to display a research apparatus necessary to verify some of the assumptions placed on the theoretical field. This second component was developed in. Basic School 1 da Vista Alegre in. Évora. The subjects were 21 2 nd year students. This study was planned as experimental, having the independent variable - reading comprehension - manipulated so as to introduce differences between a control group and two experimental groups. The groups were made equivalent by random allocation. Dependent variable was manipulated by means of a period of intervention with experimental groups, in which comprehension strategies were taught. Changes in the dependent variable were detected by use of pre-test and post-test. Differences between groups in scores on the post-test were compared using an analysis of variance. Aiming to get a deeper knowledge of the complex educational phenomena, qualitative procedures were used too. Some final advantage for the experimental groups demonstrates that reading comprehension can be taught in class and learned by 2nd year students. The results rule out the possibility of identifying the best procedures in reading comprehension instruction Changes in the dependent variable were detected by use of pre-test and posttest. Differences between groups in scores on the post-test were compared using an analysis of variance. Aiming to get a deeper knowledge of the complex educational phenomena, qualitative procedures were used too. Some final advantage for the experimental groups demonstrates that reading comprehension can be taught in class and learned by 2nd year students. The results rule out the possibility of identifying the best procedures in reading comprehension instruction.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Magalhães, Sofia Alexandra Gonçalves. "Ler para aprender : o texto informativo no 1º ano de escolaridade." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2014. http://hdl.handle.net/10773/14617.

Full text
Abstract:
Mestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico
O presente trabalho resulta da implementação de uma sequência de ensino, numa turma do 1.º ano de escolaridade do 1.º ciclo de Ensino Básico, em torno de um género textual – o texto informativo. De um modo geral, esta investigação visa avaliar o seu efeito no desenvolvimento de competências de leitura, nomeadamente ao nível da identificação, da extração e da manipulação da informação. Nesse sentido, a sequência contemplou dois momentos de avaliação, um no início e outro no final do projeto, com vista à realização de uma análise comparativa. Os resultados obtidos revelam algumas melhorias, ao nível da identificação e da manipulação da informação, todavia, também atestam que há ainda muito trabalho a fazer ao nível da compreensão leitora.
This paper results from the implementation of a teaching sequence designed in a class of 1st grade of the primary school, around a textual genre – informative text. In general, this research aims to evaluate the effect of the sequence in the development of reading skills, particularly in terms of identification, extraction and manipulation of information. In this sense, the sequence included two stages of evaluation, at the beginning and at the end of the project. Its purpose is to realise a comparative analysis between the two moments. The results show some improvements, at the level of identification and manipulation of information, however, also show that there is still much work to do in terms of reading comprehension.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Junior, Celio da Silveira. "Ler para aprender ligações químicas em aulas de ciências: investigação, reflexões e lições." Universidade Federal de Minas Gerais, 2012. http://hdl.handle.net/1843/BUOS-966G62.

Full text
Abstract:
In this paper, our attention focused on the processes of understanding chemical bonding models. Specifically, our research focused on the production of senses on this content in a group of students from of elementary public school. A collaborative teaching environment was used, wherein our group worked jointly with the 9th grade teacher responsible for the classroom and students. Our project consisted of teaching science in the classroom using the reading of science textbooks. We encountered a dual challenge; teaching reading skills for comprehension as well as teaching the chemical bond models. For this, our intention was to give good lessons as efforts to teach to read science textbooks to learn about models of chemical bonds. We researched the/in chemical bonding study process - driven by reading the textbooks and building dialogics relationships and of otherness. We used four pillars in our methodology: a cultural-historical approach in relation of otherness; a methodological procedural path; a construct made by surplus of vision and by exotopia; planned mediation based on reading and writing skills related to the chemical bond models. Here, we present the results related to two units of our analysis, the creation of purposes for reading, and reading as an counter-words offer. We analyzed the students' writing in search of evidence of development of understanding. Additionally, we were constantly attentive to the senses produced by the readings in order to check the students' interpretative walk. Our findings confirmed the students initial understanding of the relationship that exists between models and the properties. Herein we share our lessons.
Neste trabalho, nossa atenção se voltou para os processos de compreensão sobre os modelos de ligação química. Especificamente, nossa pesquisa teve como foco a produção de sentidos sobre esse conteúdo em uma turma de estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública. Ao assumirmos a mediação das aulas em ação colaborativa com a professora responsável pela turma, o nosso projeto de pesquisa remeteu-nos a um projeto de ensino com foco nas leituras em sala de aula de textos de uma coleção didática de ciências. Passamos a ter um duplo desafio, o de ensinar a ler para aprender, e o de ensinar modelos de ligações químicas. Para isso, a nossa intenção foi a de se dar boas aulas como esforços de ensinar a ler textos didáticos de ciências para aprender sobre modelos de ligações químicas. Pesquisamos o/no processo de estudo de ligações químicas - orientado pela leitura de textos didáticos - construindo relações alteritárias e dialógicas. Assim, quatro foram os pilares de nossa metodologia: uma abordagem histórico-cultural alteritária, um caminho metodológico pelo processo, uma construção feita pelo excedente de visão e pela exotopia, e uma mediação planejada com o objetivo de favorecer a leitura e a escrita relacionadas aos modelos de ligações químicas. Aqui, apresentamos os resultados relacionados a duas unidades de nossas análises, a de criação de propósitos para a leitura, e a de leitura como uma oferta de contrapalavras. Analisamos as produções escritas dos estudantes em busca dos indícios do desenvolvimento do processo de compreensão, bem como estivemos atentos aos sentidos produzidos com as leituras, de forma a recuperar a caminhada interpretativa desses estudantes. Concluímos que houve o início do processo de compreensão pelos estudantes da relação que há entre propriedades e modelos no estudo das ligações químicas. Do posto escolhido para a observação da experiência que vivemos, a linguagem, tiramos as lições que ora compartilhamos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Hagat, Cristiane de Lurdes Xavier. "Aprender a geografia para ler o mundo: o olhar dos alunos sobre a cidade." reponame:Repositório Institucional da UNIJUI, 2016. http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4996.

Full text
Abstract:
Nesta pesquisa, voltada para o estudo da cidade e para a possibilidade da Geografia Escolar contribuir na formação de um cidadão, são considerados os conceitos geográficos espaço, paisagem e lugar. Este estudo considera o lugar onde vivemos e suas implicações nos processos de ensino e de aprendizagem como possibilidade de compreender o mundo globalizado, ou seja, para podermos estudar a cidade como um local singular, cheio de particularidades, mas sempre situado no global. A intencionalidade da pesquisa é vincular a fotografia à compreensão da paisagem, como forma de linguagem, de forma a assegurar uma educação cidadã, de modo que o aluno seja protagonista, refletindo sobre a realidade do lugar onde vive. Construída por meio de uma teia empírica e teórica, a pesquisa implica-se na significação dos conteúdos da Geografia e no processo de construção dos conceitos geográficos na vida dos alunos. A opção metodológica insiste na busca constante do diálogo entre os referenciais bibliográficos e a produção empírica. Busca numa turma de 9º ano da fase final do ensino fundamental a possibilidade de estudar a cidade de Panambi/RS a partir do olhar fotográfico dos alunos. A metodologia empregada permite a interpretação de indícios nas fotografias e está amparada no “paradigma indiciário” proposto e difundido por Carlo Ginszburg (1995). Também é utilizada a análise textual discursiva, proposta por Moraes & Galiazzi (2011) não sendo aplicado o método total em si, mas construída uma forma singular e específica de análise qualitativa. Os procedimentos de interpretação foram realizados a partir das fotografias feitas pelos alunos, articulando com os conceitos estabelecidos como básicos no ensino da Geografia. Os resultados obtidos anunciam que os alunos que conseguiram ver elementos da Geografia são aqueles que não apenas olharam a partir do senso comum, mas a partir dos conceitos-chaves da Geografia: paisagem, espaço e lugar. A maioria dos alunos se apropria destes conceitos tanto no recorte fotográfico e no título dado a cada imagem quanto nos seus fragmentos textuais. Em relação às entrevistas também confirmam que a maior parte dos alunos opera com os conceitos centrais da Geografia, sendo capazes de relacionar suas fotografias aos conceitos de paisagem e lugar e refletindo sobre a sua cidade. O estudo da cidade pode desenvolver no aluno a compreensão dos diferentes modos de viver na sociedade contemporânea, como a cidade circula e as relações que ele possui com ela. Nesse sentido, a escola pode contribuir na formação para a cidadania pela via do conhecimento, a cidadania como um espaço de convivência e, por conseguinte, como forma de transformação social.
101 f.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Mochila, Miguel Filipe Pateiro. "Aprender a ler na diferença: o uso do texto literário para o desenvolvimento de uma competência intercultural." Master's thesis, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 2013. http://hdl.handle.net/10362/12149.

Full text
Abstract:
Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
O presente trabalho apresenta um cariz a um tempo descritivo e reflexivo. Ao relato das atividades levadas a cabo ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, seguir-se-á uma reflexão científica ancorada nos elementos fornecidos pelo trabalho desenvolvido durante a mesma, de modo a sustentar a pertinência do uso do texto literário como instrumento para o desenvolvimento de uma competência intercultural nas aulas de português como língua materna e de espanhol como língua estrangeira. Com esse intuito, definir-se-ão Educação Intercultural e competência intercultural e analisar-seão as especificidades próprias dos textos literários e das aulas de língua materna e estrangeira que fazem de ditos textos e de ditas aulas instrumentos e momentos propícios ao desenvolvimento de uma competência intercultural.
O presente trabalho apresenta um cariz a um tempo descritivo e reflexivo. Ao relato das atividades levadas a cabo ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, seguir-se-á uma reflexão científica ancorada nos elementos fornecidos pelo trabalho desenvolvido durante a mesma, de modo a sustentar a pertinência do uso do texto literário como instrumento para o desenvolvimento de uma competência intercultural nas aulas de português como língua materna e de espanhol como língua estrangeira. Com esse intuito, definir-se-ão Educação Intercultural e competência intercultural e analisar-seão as especificidades próprias dos textos literários e das aulas de língua materna e estrangeira que fazem de ditos textos e de ditas aulas instrumentos e momentos propícios ao desenvolvimento de uma competência intercultural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Bacocina, Eliane Aparecida [UNESP]. "Leituras de mundo, saberes e modos de existência de educandos e educadores: contribuição para a invenção de modos de aprender e ler." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2007. http://hdl.handle.net/11449/90140.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:24:19Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2007-04-02Bitstream added on 2014-06-13T20:51:58Z : No. of bitstreams: 1 bacocina_ea_me_rcla.pdf: 858573 bytes, checksum: 18a1e96780ca6cf67a4f9a537f384db9 (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
A presente pesquisa propõe um aprofundamento de reflexões sobre a construção da leitura e da escrita, tomando como ponto de partida e como desafio a ampliação da leitura de mundo, mediada por produções artísticas. Tem-se como objetivos buscar uma maior compreensão dos processos criadores, estabelecendo uma relação entre estes e os processos de leitura de mundo a partir da análise de material produzido por alunos adultos em sala de aula e de estudos teóricos; criar um espaço de interlocução com um grupo de educadores em que se propõe experienciar a arte e refletir sobre seu papel na construção da leitura e escrita; e apontar caminhos para a ampliação das concepções de leitura, estabelecendo relações entre leitura de mundo, processos criadores e o ato de ler e escrever como modos de existência, a partir da contribuição do material produzido pelos educandos adultos e da interlocução com educadores. O desenvolvimento do projeto dar-se-á pelas seguintes etapas: análise do material produzido pelos alunos adultos, levantamento bibliográfico de pesquisas recentes que inter-relacionem os temas leitura, arte e leitura de mundo e suas contribuições para a reflexão proposta, e atuação junto a educadores, criando-se um espaço de interlocução. Acredita-se que a análise do material referido, a partir das leituras de mundo de educandos adultos e educadores, pode contribuir para uma ampliação da visão da leitura, buscando a invenção de novos/outros modos de ler/ escrever/ser/existir.
The present research considers to go deep on reflections about the construction of the reading and the writing, taking as starting point and as challenge the magnifying of the reading of world, mediated through artistic productions. It has as objectives, search a larger comprehension about creative processes, establishing a relation between these and the processes of reading of world taken from the analysis of material produced for adult pupils in theoretical study in classroom; also, to create a space of interlocution with a group of educators in wich is considered to experience the art and to reflect about its paper in the construction of the reading and writing; indicate ways related to the magnifying of the conceptions of reading, being established creative relations between world reading, creative processes and the act to read and to write as existence ways, from the contribution of the material produced for the adult pupils and of the interlocution with educators. The development of the project will be given through the following stages: analysis of the material produced for the adult pupils, bibliographical survey of recent research that interrelates the subjects reading, art and reading of world and its contributions for the reflection proposal, and together performance the educators, creating an interlocution space. The analysis of the related material is given credit that, from the readings of world of adult pupils and educators, can contribute for a magnifying of the vision of the reading, searching the invention in newers/others ways to read to writer/being/exist.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Bacocina, Eliane Aparecida. "Leituras de mundo, saberes e modos de existência de educandos e educadores : contribuição para a invenção de modos de aprender e ler /." Rio Claro : [s.n.], 2007. http://hdl.handle.net/11449/90140.

Full text
Abstract:
Orientador: Maria Rosa Rodrigues Martins de Camargo
Banca: Kátia Maria Kasper
Banca: Arlete de Jesus Brito
Resumo: A presente pesquisa propõe um aprofundamento de reflexões sobre a construção da leitura e da escrita, tomando como ponto de partida e como desafio a ampliação da "leitura de mundo", mediada por produções artísticas. Tem-se como objetivos buscar uma maior compreensão dos processos criadores, estabelecendo uma relação entre estes e os processos de "leitura de mundo" a partir da análise de material produzido por alunos adultos em sala de aula e de estudos teóricos; criar um espaço de interlocução com um grupo de educadores em que se propõe experienciar a arte e refletir sobre seu papel na construção da leitura e escrita; e apontar caminhos para a ampliação das concepções de leitura, estabelecendo relações entre "leitura de mundo", processos criadores e o ato de ler e escrever como modos de existência, a partir da contribuição do material produzido pelos educandos adultos e da interlocução com educadores. O desenvolvimento do projeto dar-se-á pelas seguintes etapas: análise do material produzido pelos alunos adultos, levantamento bibliográfico de pesquisas recentes que inter-relacionem os temas leitura, arte e "leitura de mundo" e suas contribuições para a reflexão proposta, e atuação junto a educadores, criando-se um espaço de interlocução. Acredita-se que a análise do material referido, a partir das "leituras de mundo" de educandos adultos e educadores, pode contribuir para uma ampliação da visão da leitura, buscando a invenção de novos/outros modos de ler/ escrever/ser/existir.
Abstract: The present research considers to go deep on reflections about the construction of the reading and the writing, taking as starting point and as challenge the magnifying of the "reading of world", mediated through artistic productions. It has as objectives, search a larger comprehension about creative processes, establishing a relation between these and the processes of "reading of world" taken from the analysis of material produced for adult pupils in theoretical study in classroom; also, to create a space of interlocution with a group of educators in wich is considered to experience the art and to reflect about its paper in the construction of the reading and writing; indicate ways related to the magnifying of the conceptions of reading, being established creative relations between "world reading", creative processes and the act to read and to write as existence ways, from the contribution of the material produced for the adult pupils and of the interlocution with educators. The development of the project will be given through the following stages: analysis of the material produced for the adult pupils, bibliographical survey of recent research that interrelates the subjects reading, art and "reading of world" and its contributions for the reflection proposal, and together performance the educators, creating an interlocution space. The analysis of the related material is given credit that, from the "readings of world" of adult pupils and educators, can contribute for a magnifying of the vision of the reading, searching the invention in newers/others ways to read to writer/being/exist.
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Couto, Nara Soares [UNESP]. "O faz-de-conta como atividade promotora de desenvolvimento infantil e algumas contribuições acerca de suas implicações para aprender a ler e escrever." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2005. http://hdl.handle.net/11449/91281.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:24:58Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2005-12-13Bitstream added on 2014-06-13T20:27:29Z : No. of bitstreams: 1 couto_ns_me_mar.pdf: 534737 bytes, checksum: 1471f38ea82d3a466db95337618f6c6e (MD5)
Neste trabalho de pesquisa abordo questões referentes à brincadeira e ao desenvolvimento cultural da criança de seis anos, na ótica da Teoria Histórico-Cultural e busco compreender, brevemente, as relações existentes entre o faz-de-conta e o desenvolvimento da representação simbólica da consciência, essencial para a apropriação da leitura e da escrita. A hipótese norteadora das investigações é a de que, embora a aprendizagem da leitura e da escrita esteja no foco das expectativas dos pais e professores, esta se constitui num desafio ao qual a grande maioria das crianças não pode corresponder, porque requer a apropriação de capacidades humanas que formam as bases orientadoras de novas aprendizagens na idade escolar, de modo particular, a apropriação da leitura e da escrita. Essas bases orientadoras se formam na infância por meio das atividades promotoras de desenvolvimento infantil (atividades plásticas e de construção) e por meio do brincar que se constitui na atividade principal desse período. Na busca pela compreensão desse objeto de estudo, inseri o brincar na rotina de uma turma com crianças de seis anos de uma escola pública estadual. Realizei, então, uma pesquisa qualitativa do tipo Estudo de Caso que se fundamentou nos estudos de Vigotski e colaboradores e teve como instrumentos de coleta de dados entrevistas com as crianças, digressões das mesmas e a observação universal. A teoria microgenética de origem Vigotskiana e análise do conteúdo foram os instrumentos de análise de dados. Os dados foram coletados a partir de um trabalho pedagógico intencionalmente planejado para provocar o processo de aprendizagem das funções necessárias à apropriação da leitura e da escrita, bem como da observação das atitudes das crianças denotativas dessas aprendizagens.
In this report I approach questions about playing and the cultural development of a six years old child, In the optical of the historical cultural focus. I intend to understand the relationship between the make-believe and the development of the symbolic representation of the conscience essential to the process of reading and writing. The main hypothesis of investigating is that although the learning of reading and writing be the focus of the expectative of parents and professors, this is a challenge that most of the kids can not correspond because it requests the appropriation of human capacities that form the guiding base of new learnings in the school age, in a particular way, the appropriation of reading and writing. This guiding base forms in the infancy age through playing, which is the main activity of this period. I have done a qualitativ research of the type Case Study with six-years-old children of a state public school to understand this study object. This research methodology was based in the Vigotski studies and it had as instrumental of data collects the interviewing with children, digressions and universal observations. The microgenetic theory of Vigotskian origin and the analysis of the contents were the instruments of data analysis.The collected data were used to accomplish a pedagogic work intentionally planned to provoke the process of learning of the necessary function to the appropriation of reading and writing as well to possibility the observation of the children acts denotative of these learnings.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Ler para aprender"

1

Manuel de Andrade de Figueiredo. Nova escola: Para aprender a ler, escrever e contar. Rio de Janeiro: Ministério da Cultura, Fundação Biblioteca Nacional, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Castillo, Rocío Quesada. Ejercicios para leer para aprender: Guía del estudiante. México, D.F: Limusa, 1994.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Canese, Natalia Krivoshein de. Jaleena guaranime: Manual para aprender a leer y escribir en guarani. Asunción, Paraguay: BASE-ECTA, 1992.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Michael, Durphy, ed. Aprender a vivir sin violencia: Manual para hombres. Volcano, Calif: Volcano Press, 1997.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Pineda, Pedro. Corta y compendiosa arte para aprender à hablar, leer y escrivir la lengua española. [Murcia, Spain]: Universidad de Murcia, 1992.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Análisis del discurso y práctica pedagógia: Una propueasta para leer, escribir y aprender mejor. 3rd ed. Sarmiento: Homo Sapiens, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

1948-, Behm Richard, and ERIC Clearinghouse on Reading, English, and Communication., eds. Leamos!: 101 ideas para ayudar a sus hijos a que aprendan a leer y a escribir. Bloomington, IN: ERIC Clearinghouse on Reading, English, and Communication, 1995.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gilabert, Diego Torres. Poesías y trovas del sentido vivido: Cuyo problema es que me suda el sistema : para leer poco y aprender mucho. Antas, Almería: Arráez, 1997.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Sáenz, Emilio. Como leer el evangelio segun San Juan, y sus epístolas y el apocalípsis: En Español y en Hebréo, un mt́odo fácil para el que quiere aprender, aprender el idioma Hebréo. McAllen, Tex: Emilio Saenz, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Leitura de Estudo: Ler para Aprender a Estudar ... Alínea, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Ler para aprender"

1

Arena, Adriana Pastorello Buim. "Sentido e significado: conceitos instáveis no processo de aprender a ler e a escrever." In Significado e Sentido na Educação para a Humanização, 133–60. Faculdade de Filosofia e Ciências, 2019. http://dx.doi.org/10.36311/2019.978-85-7249-036-8.p133-160.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

MAGALHAES NASCIMENTO, EVAIR, IRADENE BRELAZ BRUCE NETA, and LYNNE MARA SANGEL PATROCINIO. "O LÚDICO NO ENSINO DE BIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.386.

Full text
Abstract:
ESTE RELATO PRETENDE DESTACAR A IMPORT?NCIA DO L?DICO COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA E RELATAR EXPERI?NCIA VIVIDA NO PROGRAMA RESID?NCIA PEDAG?GICA CAPES/UEA, A PARTIR DE UMA ATIVIDADE L?DICA DESENVOLVIDA COM ALUNOS DO ENSINO M?DIO SOBRE A SEGUNDA LEI DE MENDEL. O PROCEDIMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO BASEOU-SE EM OBSERVA??O PARTICIPANTE, E DEMONSTROU QUE O CONTE?DO DE GEN?TICA PODE SER MINISTRADO DE FORMA DIN?MICA E ATRATIVA POR MEIO DA LUDICIDADE POSSIBILITANDO APRENDIZAGEM AOS ALUNOS. NESSE CONTEXTO, O L?DICO ? UMA FERRAMENTA ALTERNATIVA, PODENDO SER EMPREGADA NO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER PARA AL?M DOS LIVROS DID?TICOS E AULAS TEORIZADAS, POIS, MUITAS DISCIPLINAS CONT?M CONTE?DOS CIFRADOS E MASSIVOS QUE DIFICULTAM O ENSINO-APRENDIZAGEM. NA PERSPECTIVA DE METODOLOGIAS DIFERENCIAIS, ESTE TRABALHO SUGERE A CONSTRU??O DE UM ?BACO COMO MODELO DID?TICO, UTILIZANDO MATERIAIS DE F?CIL ACESSO, PODENDO SER UM IMPORTANTE RECURSO PARA O ENSINO DE GEN?TICA EM QUALQUER N?VEL E MODALIDADE DE ENSINO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Puentes Becerra, Julián Andrés. "La gestión de riesgos de seguridad empresarial." In Enfoques y gestión en seguridad integral, 161–85. Escuela de Posgrados - FAC, 2020. http://dx.doi.org/10.18667/9789585996199.06.

Full text
Abstract:
El trabajo del gerente es crear un entorno laboral que fomente la realización de actos por parte de otros, en busca del cumplimiento de metas tanto personales como de la compañía. Los gerentes deben ser capaces de inspirar, motivar, y dirigir el trabajo de los demás. En ese sentido, la gestión de riesgos de seguridad empresarial aborda todos los aspectos de seguridad en la organización, contribuyendo a la continuidad del negocio mediante la implementación de indicadores clave de desempeño para justificar económicamente los programas de segurida. Esto evidencia que cada contramedida implementada tiene un impacto positivo en la reducción del riesgo puro. Sin embargo, la seguridad corporativa ha sido asumida por personas que han aprendido empíricamente. Su experiencia vinculada a las organizaciones de seguridad del estado les ha dado más que un fino sentido común, un criterio para determinar cuándo algunas situaciones podrían considerarse dañinas para la organización. Aun así, este saber empírico ha llevado a algunos responsables de la seguridad a aprender a partir de los errores, que al final resultan en pérdidas considerables para la organización, pérdidas que no solo afectan activos físicos, sino también activos operacionales e intangibles. La gestión de riesgos en la seguridad empresarial es un asunto serio y estratégico. Debe ser asumida como tal por profesionales que hayan demostrado sus competencias a través de la formación en el campo específico de la seguridad corporativa, en los riesgos que tienen el potencial de afectar la continuidad del negocio, en certificaciones nternacionales que refieran buenas prácticas y en experiencia acumulada en roles como tomador de decisiones. De esta manera, se hace relevante describir el rol de la labor de gestión de riesgos de la seguridad empresarial, desde la función del responsable de seguridad como gestor de los programas de seguridad, consultor de alta gerencia y miembro del comité directivo de la organización, sin abandonar su participación activa en los comités o redes de profesionales.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Quintero Rojas, Bilma Katherine, Alfredo Sebastián Acosta Bermeo, and Yeison Sánchez Plazas. "Procesos formativos de los estudiantes de administración financiera a través del uso de las TICs." In Tendencias en la investigación universitaria. Una visión desde Latinoamérica. Volumen XI, 196–212. Fondo Editorial Universitario Servando Garcés de la Universidad Politécnica Territorial de Falcón Alonso Gamero / Alianza de Investigadores Internacionales S.A.S., 2020. http://dx.doi.org/10.47212/tendencias2020vol.xi.13.

Full text
Abstract:
La sociedad actual se viene caracterizando por los constantes cambios en los que la tecnología es el principal aportante a dichas transformaciones. La portabilidad de dispositivos inteligentes y el acceso cada vez más libre al internet, generan un cambio en la dinámica social de hoy en día. En respuesta a esta sociedad cambiante nuevas habilidades son demandadas, así como otras requieren de actualizaciones. Estas habilidades son globales y traspasan diferentes ámbitos que van desde lo social, cultural, económicos, educativos, hasta laborales, con un alto grado de incidencia tecnológica lo que acarrea problemas para quienes poco la entienden y la manejan, pero, que por circunstancias de seguridad deben adaptarse a ellas como es el caso por el que actualmente se está atravesando (confinamiento por Covid -19). Como consecuencia de esto, se propone una serie de habilidades que un individuo debe poseer en orden de convertirse en un ciudadano competente, capaz de transformar sustancialmente la vida social y la cotidianidad. El propósito de este artículo es analizar el impacto de las tecnologías de la información en la educación, específicamente en estudiantes de la carrera de Administración Financiera con el fin de mejorar los procesos formativos, basados en una revisión literaria, que permita establecer métodos, técnicas y a la vez realizar comparaciones para analizar qué tan avanzado está Colombia frente al desarrollo tecnológico y la manera cómo ha adoptado medidas de integración de las TIC en la educación tal como lo describe Grané (1997) citado en el documento de Belloch (p.5) quien argumenta la importancia de la capacitación tanto a docentes como a los estudiantes. De esta manera, se pretende realizar una mirada a la educación y la integración de medios tecnológicos en el aula de clases de Colombia, que van desde una exigencia mucho más rápida, que les permita estar acordes con los avances tecnológicos del mundo que como bien propone la Comisión Europea se necesita un sistema educativo actual que proporcione programas informáticos para que tanto docentes como estudiantes aprendan a dominar e interactuar con la tecnología. Los resultados encontrados, ubican a Colombia en una posición débil en formación tecnológica, por lo que se sugiere avanzar a pasos más rápidos, de tal manera que se alcancen los objetivos de alfabetización tecnológica propuesta en los objetivos del Milenio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Ler para aprender"

1

Jano Salagre, María Dolores, and Salvador Ortiz Serrano. "Aprender enseñando. Una experiencia para desarrollar la quinta competencia." In IN-RED 2017: III Congreso Nacional de Innovación Educativa y Docencia en Red. Valencia: Universitat Politècnica València, 2017. http://dx.doi.org/10.4995/inred2017.2017.6844.

Full text
Abstract:
Los alumnos que hoy llegan a nuestras aulas en la universidad olvidan muy pronto aprendizajes que no son para ellos relevantes y prefieren aprender haciendo. Mediante una prueba se mide lo que recuerdan de los conceptos previos que se requieren para Estadística Teórica, comprobando que en general hay importantes lagunas, y se les propone una experiencia de aprendizaje activo y autónomo para desarrollar la que se conoce como quinta competencia. La propuesta es que los alumnos sean profesores por un día y preparen un tema para explicárselo a sus compañeros. Se les proporcionan los materiales y el apoyo necesario para realizar la tarea. Se analizan las calificaciones en diversas pruebas realizadas a lo largo del curso para determinar si el hecho de participar supone una mejora en el desempeño de los estudiantes, y si la calidad de la participación tiene efectos significativos en los resultados. Por último, de la experiencia se derivan una serie de lecciones para avanzar en el proceso de dar la vuelta a la clase; los estudiantes se preparan por su cuenta contenidos y en clase se hacen actividades que fomentan aprendizajes significativos. Palabras clave:. Aprendizaje Activo, Clase Inversa, Educación Superior, Estadística, Resultados de Aprendizaje
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pérez-Bernabeu, Elena, Miguel Ángel Sellés Cantó, Victor Gisbert Soler, and Samuel Sánchez-Caballero. "Un enfoque diferente para la resolución de problemas." In In-Red 2016 - Congreso de Innovación Educativa y Docencia en Red de la Universitat Politècnica de València. Valencia: Universitat Politècnica València, 2016. http://dx.doi.org/10.4995/inred2016.2016.4309.

Full text
Abstract:
En las asignaturas en las que está involucrada la capacidad de resolución de problemas resulta fundamental que los alumnos desarrollen la habilidad de entender los enunciados de los problemas. Se ha detectado que el alumnado en general tiene carencias en la comprensión de textos, particularmente de enunciados de problemas. En nuestro caso concreto, se ha propuesto una metodología para los alumnos que cursan asignaturas de estadística en grados de ingeniería, de modo que les facilite una lectura crítica de estos enunciados, pero teniendo en cuenta que el objetivo de las asignaturas no es que aprendan a ‘leer’, sino estadística. Se ofertó como una actividad voluntaria con el incentivo de poder ganar una nota adicional que les permitiese aumentar la calificación obtenida mediante las vías tradicionales. La respuesta por parte del alumnado se consideró positiva, por lo que se va a repetir el esfuerzo en los próximos cursos. Además, se integró con otras metodologías innovadoras que fomentaban competencias genéricas tales como la comunicación oral y escrita en la propia lengua, así como en otra lengua extranjera (en este caso, el inglés).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Dias, Vanina Costa, and Ione Aparecida Neto Rodrigues. "Teorias da aprendizagem e gerações da educação a distância: reflexões para um processo de hibridização na educação superior." In III Seminário de Educação a Distância da Região Centro-Oeste. Sociedade Brasileira de Computação, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/seadco.2020.14676.

Full text
Abstract:
As reflexões apresentadas neste artigo fazem parte do Projeto de Hibridização dos cursos de graduação de uma Faculdade privada de Minas Gerais. As concepções sobre aprendizagem vão orientar a elaboração dos projetos e planos que norteiam a IES. Objetivou-se refletir sobre as teorias da aprendizagem visando elaborar um modelo de hibridização que dialogue com a formação de um egresso autônomo capaz de aprender a aprender e interagir com a tecnologia a serviço da transformação da sociedade. Com uma metodologia de caráter qualitativo com viés exploratório descritivo, estabeleceu-se reflexões acerca da construção de propostas metodológicas de hibridização permitidas por lei para os cursos de graduação, buscando desenvolver um projeto inovador, moderno e centrado no estudante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Mendes, Laryssa Moreira, and Maricélia Messias Cantanhêde Dos Santos. "EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONCEITOS E PRÁTICAS EM ESCOLAS DE PORTO VELHO – RO." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1762.

Full text
Abstract:
Introdução: O primeiro relato de Educação Ambiental foi em 1948, adiante aconteceu à primeira Conferência de Estocolmo em 1972, sendo, discutida a preservação dos recursos naturais. Em 1977 ocorreu a Conferência Intergovernamental de Tbilisi, com o objetivo de proporcionar a compreensão da EA para a economia, a social, a política e a ecológica; garantido pela Lei n. 6.938, de 1981. A participação da sociedade é essencial para a conservação do meio ambiente para as próximas gerações. A EA nas escolas é importante para que os alunos façam interação com o meio ambiente, possibilitando o aluno atuar como cidadão e garantir um futuro melhor. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo Analisar a Percepção Ambiental, bem como as práticas desenvolvidas no ambiente escolar. Material e Método: As escolas foram escolhidas com base no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e com aplicação de questionários aos alunos do 8º e 9º do ensino fundamental II, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Flora Calheiros Cotrin e o Instituto Escola Estadual Carmela Dutra, representada pela nota do IDEB 3,5 e 5,2. Resultado: 59% e 75% dos alunos aprendem EA com os professores, televisão, escola, casa, internet e livros. Para a preservação do meio ambiente os alunos não jogam lixo no chão e não fazem as queimadas. 84% e 69% nunca participaram de programa ou projeto voltado para EA, por falta de interesse ou por não ser ofertado nas escolas. Conclusão: Constata-se que independente da nota do IDEB das escolas Flora Calheiros Cotrin e Carmela Dutra, ambas não possui programa ou atividades lúdicas voltado para a EA, 87% e 94% dos alunos tem interesse em aprender sobre a EA, o que falta é o comprimento da legislação vigente, o incentivo dos governantes do país e professores específicos para a temática educação ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Martí-Calatayud, Manuel César, Asunción Santafé-Moros, and José María Gozálvez-Zafrilla. "¿Interpretan los alumnos de ingeniería química los gráficos logarítmicos correctamente? Desarrollo de una herramienta para mejorar su precisión." In IN-RED 2020: VI Congreso de Innovación Educativa y Docencia en Red. Valencia: Universitat Politècnica de València, 2020. http://dx.doi.org/10.4995/inred2020.2020.12003.

Full text
Abstract:
La interpretación de gráficos logarítmicos es una habilidad importante en los profesionales de ingeniería. Dichos gráficos se utilizan para representar la evolución de fenómenos naturales y para facilitar el diseño de procesos y equipos. No obstante, los estudiantes están acostumbrados a leer datos en diagramas con escalas lineales, lo cual supone un reto en el aprendizaje de la lectura de otros tipos de representaciones. En el presente trabajo se evalúan las capacidades de interpretación de gráficos logarítmicos en estudiantes de tercer curso de grado de ingeniería química. El análisis sobre una muestra de 64 individuos revela que un 49% de los alumnos comete errores de interpretación, siendo los mas comunes la lectura de datos realizando una interpretación de escalas lineal y el conteo erróneo del número de líneas de división secundarias. Con el fin de facilitar el manejo de diagramas con escalas logarítmicas, se ha desarrollado un software de lectura de gráficos llamado PUNTGRAF. El programa permite calibrar distintos tipos de gráficos, y obtener las coordenadas de un punto. Se propone PUNTGRAF como una herramienta de apoyo en el aprendizaje de la interpretación de gráficos ingenieriles, que permita al alumno aprender de forma autónoma de sus propios errores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Martínez Poquet, César. "Implementación de estrategias e instrumentos para la evaluación formativa de la competencia transversal CT-08 Comunicación Efectiva (dimensión comunicación oral): Evaluación compartida y Feed-back a través de las TICs." In IN-RED 2018: IV Congreso Nacional de Innovación Educativa y Docencia en Red. Valencia: Universitat Politècnica València, 2018. http://dx.doi.org/10.4995/inred2018.2018.8839.

Full text
Abstract:
Se ha introducido en la presente innovación docente, la evaluación formativa de la competencia transversal Comunicación Efectiva en su dimensión oral, involucrando al alumno en el proceso de evaluación (evaluación compartida) a través de una rúbrica implementada en un formulario de Google Forms, y proporcionando un feed-back inmediato con el resumen de los datos agregados proporcionados por el mismo tras la exposición oral. Los resultados obtenidos en la encuesta online realizada a los participantes, reflejaron que prácticamente todos los alumnos consideraban que había sido una experiencia positiva que les había permitido aprender de los errores propios y de los cometidos por sus compañeros, aunque se sentían ciertamente incómodos tanto al evaluar como al ser evaluado por ellos. Respecto a la utilización de las TICs mediante el empleo de formularios online, la mayoría consideró que estos habían sido adecuados y de fácil cumplimentación. Palabras clave: evaluación formativa, competencia transversal, feed-back, coevaluación, rúbrica, TIC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Cabotà, Juan, Jose Ignacio Panach Navarrete, Javier Martínez, Mariano Pérez, and Sergio Casas. "Comparativa de Dos Técnicas Basadas en Roles para el Desarrollo de Software desde una Perspectiva Industrial." In IN-RED 2017: III Congreso Nacional de Innovación Educativa y Docencia en Red. Valencia: Universitat Politècnica València, 2017. http://dx.doi.org/10.4995/inred2017.2017.6858.

Full text
Abstract:
Dentro de los grados de Ingeniería Telemática e Ingeniería Multimedia se imparte la asignatura de Ingeniería del Software. Una de las competencias de esta asignatura es formar a los alumnos como profesionales para el mundo real. Para ello, hemos aplicado dos variantes de un juego de rol donde hay clientes, que solicitan un proyecto informático, y desarrolladores. En el Grado de Ingeniería Telemática (GIT), el rol de usuario final lo tomaba un único profesor, mientras que los usuarios jugaban el rol de desarrolladores. En el Grado de Ingeniería Multimedia (GIM), los estudiantes jugaban a la vez el rol de cliente y de desarrolladores (para proyectos distintos). En este artículo se abordan ambas experiencias y se presenta una comparativa de los resultados obtenidos con ellas. En el caso de GIT se garantiza que la carga de trabajo es para todos los estudiantes la misma. Además, el profesor puede llevar un seguimiento más directo al conocer de primera mano el caso a desarrollar. En el caso de GIM se potencia la creatividad de los alumnos, ya que deben inventarse el proyecto a desarrollar. Además, los alumnos aprenden a desempeñar dos roles que les pueden ser útiles en el mundo real. Palabras clave: juego de roles, ingeniería del software, proyectos software
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Świt-Jankowska, Barbara. "Let’s play with Le Corbusier." In LC2015 - Le Corbusier, 50 years later. Valencia: Universitat Politècnica València, 2015. http://dx.doi.org/10.4995/lc2015.2015.891.

Full text
Abstract:
Abstract: The research focuses on the possibility of transferring theoretical ideas of Le Corbusier into educational programs of the very young children – between three and six. The worldwide development of civilization changed the natural environment of the human. For the average European citizen a city is more natural place for living than a forest. Simultaneously, in these days many inhabitants present an extremely conformist approach to life and to the surrounding space. The participation of members of the society in the shaping of public spaces is possible only through the involvement and practice, but the democratic responsibility does not appears out of nowhere. It must be fostered and nurtured as early as in childhood. According to developmental psychology, children in the age of 3-6 are very susceptible to the acquisition of new skills and learn it in an intuitive way. The proper education program using Le Corbusier’s lectures and theory could help them to understand the space better. The seeming simplicity of above rules is an advantage in this case – thereby it can be explained to even such an audience as small children. On the other hand, some kind of abstract and hidden difficulty included in this theory becomes an opportunity to create a very absorbing and stimulating workshops that follow the needs of younger and older children. Le Corbusier’s legacy includes not only physical issues and can be used in many different ways. As Pablo Picasso once stated: every child is an artist, the problem is staying an artist when you grow up. For those reasons, incorporating such an innovative strategy for kids’ education reveals a great potential. Resumen: Los estudios realizados enfocan en comprobar las posibilidades de usar las ideas teóricas de Le Corbusier en los programas educativos para niños de tres a seis años. El desarrollo de la civilización ha cambiado el entorno natural del ser humano - una ciudad para el ciudadano promedio de Europa es un lugar más natural para vivir que el bosque. Al mismo tiempo, hay que reconocer que muchas personas muestran el enfoque muy conformista a la vida, tanto al espacio circundante. Esta situación se podría mejorar mediante la participación consciente de los miembros de la sociedad en la creación del espacio público, su compromiso y la práctica. Pero la responsabilidad democrática no aparece sola, se debe estimularla y nutrir ya en la infancia. De acuerdo con la psicología del desarrollo, los niños de 3 a 6 años son muy susceptibles a la adquisición de nuevas habilidades y aprenden de una manera intuitiva. Programa educativo que utiliza los cursos y la teoría de Le Corbusier puede ayudarles a entender mejor el medio ambiente. La aparente sencillez de los principios proclamados por él en este caso es una ventaja. La abstracción y escondidas dificultades incluidas en ellos,nos permiten a crear actividades estimulantes que correspondan a las necesidades de los niños pequeños, tanto y mayores. Como afirmo Pablo Picasso: "Todo niño es un artista. El problema es cómo mantenerse siendo niño una vez que se ha crecido". Keywords: Architectural education, children, Le Corbusier. Palabras clave: Enseñanza de la arquitectura, los niños, Le Corbusier. DOI: http://dx.doi.org/10.4995/LC2015.2015.891
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Oriola, Salvador, Alba Montoya, and Adrien Faure. "Adquisición de competencias básicas en la formación de futuros docentes." In IN-RED 2018: IV Congreso Nacional de Innovación Educativa y Docencia en Red. Valencia: Universitat Politècnica València, 2018. http://dx.doi.org/10.4995/inred2018.2018.8563.

Full text
Abstract:
El objetivo principal que persiguen las escuelas de primaria en la actualidad es proporcionar a los alumnos los elementos necesarios que les permitan adquirir unas competencias básicas para que puedan hacer frente a los problemas cotidianos de forma eficaz y satisfactoria. Los maestros ante esta nueva realidad tendrán que readaptar su rol dentro del aula y situar a los alumnos como los protagonistas de su propio aprendizaje, para que aprendan más y mejor. Las facultades de educación conscientes de la revolución metodológica que todo ello implica están empezando a modificar sus planes de estudio, impartiendo las didácticas a través de aprendizajes procedimentales y transversales. La finalidad es dotar a los futuros docentes de herramientas para poder ejercer su profesión de forma competente en una sociedad cambiante y en constante evolución. El objetivo de este trabajo es exponer algunas de las metodologías (trabajo cooperativo, trabajo por proyectos, gamificación…) y recursos (educación emocional, TAC…) que se están implantando en la Facultad de Educación de la Universidad de Barcelona. Las valoraciones y los resultados positivos tanto de los profesores como de los alumnos implicados confirman la buena aceptación de los aprendizajes competenciales en dicha facultad. Palabras clave: competencias, facultad de educación, Universidad de Barcelona, grado de maestro, metodologías, recursos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Leivas Vargas, Monique, Victoria Pellicer Sifres, Alejandra Boni, and Vania Wassel Antich. "La experiencia de Aprendizaje en Acción en el barrio de Benicalap: una innovación docente impulsada en el Máster en Cooperación al Desarrollo de la Universitat Politècnica de València." In IN-RED 2018: IV Congreso Nacional de Innovación Educativa y Docencia en Red. Valencia: Universitat Politècnica València, 2018. http://dx.doi.org/10.4995/inred2018.2018.8870.

Full text
Abstract:
Desde el Máster Universitario de Cooperación al Desarrollo de la UPV se impulsó en el barrio de Benicalap una acción de innovación educativa para conectar la universidad con su entorno social. La metodología utilizada fue la del “Aprendizaje en acción”, el cual se define como un proceso de aprendizaje que es aplicable a situaciones donde los y las participantes se enfrentan a problemas complejos y aprenden explorando nuevas oportunidades, en lugar de aplicar las rutinas de sistemas pre-establecidos. Durante 12 días, el alumnado del máster trabajó conjuntamente con tres asociaciones del barrio (el IES Benicalap, con Casa Caridad y con la asociación Ultramarins 154), con el fin de explorar cómo influyen las condiciones de habitabilidad de los y las jóvenes de Benicalap en su aprendizaje. A partir de esta investigación, se lanzaron propuestas de mejora del barrio y se compartieron públicamente con los actores y vecinos/as del barrio. De esta manera la Universidad ejerció en parte su responsabilidad social, trasladando el aula al barrio. A su vez, el alumnado de la UPV adquirió competencias sociales y técnicas que les servirán para su desarrollo personal y profesional. Es esta comunicación, contamos la experiencia, los aprendizajes obtenidos y algunas reflexiones entorno a la metodología de aprendizaje.Palabras clave: Aprendizaje en acción, innovación educativa, desarrollo, cooperación, aspiraciones de la juventud
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography