Dissertations / Theses on the topic 'Ler para aprender'
Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles
Consult the top 31 dissertations / theses for your research on the topic 'Ler para aprender.'
Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.
You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.
Browse dissertations / theses on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.
Silva, Claudia Heloisa Schmeiske. "Leitura na escola : aprender a ler, ler para aprender." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2008. http://repositorio.unb.br/handle/10482/1101.
Full textSubmitted by Luis Felipe Souza (luis_felas@globo.com) on 2008-11-26T17:24:37Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_2007_ClaudiaSchmeiskeSilva.pdf: 5993364 bytes, checksum: 6e11c7e3e857a35862e117cccafb60c1 (MD5)
Approved for entry into archive by Georgia Fernandes(georgia@bce.unb.br) on 2009-01-15T13:18:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao_2007_ClaudiaSchmeiskeSilva.pdf: 5993364 bytes, checksum: 6e11c7e3e857a35862e117cccafb60c1 (MD5)
Made available in DSpace on 2009-01-15T13:18:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_2007_ClaudiaSchmeiskeSilva.pdf: 5993364 bytes, checksum: 6e11c7e3e857a35862e117cccafb60c1 (MD5)
Este estudo decorre de inquietações provindas dos resultados da Prova Brasil 2005 em relação à compreensão leitora dos alunos. Este trabalho tem, portanto, como objetivo detectar as dificuldades encontradas pelos alunos ao responderem às questões constantes no referido sistema de avaliação, considerando os descritores propostos. Foram utilizados três textos escritos, subjacentes à Prova Brasil, para realizar os protocolos verbais com cinco alunos da 4ª série. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico em que utilizamos questionário para traçar um perfil dos alunos; entrevista, com a professora da 4ª série, para sabermos se, em sala de aula, ela adotava-se alguma estratégia de leitura; e análise documental, para analisar em que medida a escola contempla no seu projeto político e pedagógico projetos de leitura. Foram feitas ainda observações de campo, que confrontam o discurso do professor com sua prática. _____________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The motivation for this study is the general concern with the results of the Brazilian nationwide reading comprehension test, Prova Brasil. The purpose was to evaluate and map the problems that the students face when they answer the questions of that test. In order to do this a fragment of the test (three questions of the 2005 edition) was replicated with 5 fourth graders in a public school in Brasília, Brazil, and reading protocols were carried out as they commented on their answers. The analyses of these protocols, as well as an ethnographic analysis of their teacher’s pedagogical work in the classroom, in relation to the descriptors that underlie the questions of Prova Brasil are included in this study.
CUNHA, Aline Caldas. "Livro de imagem: aprender a ver para aprender a ler." Universidade Federal de Pernambuco, 2005. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7978.
Full textO mundo moderno cheio de linguagens diversas exige pessoas preparadas para entender e absorver as novas formas de mensagens que chegam até elas. A leitura de vários tipos de texto é essencial na sociedade em que vivemos. Saber ver/ler uma imagem é tão necessário quanto aprender a ler e escrever nos moldes convencionais, pois os códigos e os processos de produção da comunicação se alteram e, nessas mudanças, buscam receptores aptos para entendê-los. Esta pesquisa qualitativa tem como objetivo caracterizar a leitura e investigar os tipos de textos orais produzidos por crianças de 05 anos de idade, através da leitura de livros de imagem, em uma classe da Educação Infantil de uma escola particular da Cidade de Recife. Parte-se do pressuposto de que há possibilidade de uma criança não-alfabetizada produzir texto oral e construir sentidos para uma história feita só com imagens, e que esta prática auxiliará não só nos aspectos de produção textual como de leitura. Durante a pesquisa de campo, foram utilizados três livros de imagem: O dia-a-dia de Dadá (Marcelo Xavier), Filó e Marieta (Eva Furnari), e O Almoço (Mário Vale). Depois de um primeiro contato informal com os livros, foi proposto às crianças, individualmente, que fizessem a leitura em voz alta de uma das obras, sendo essas atividades filmadas e gravadas para análise. Como resultado, este estudo evidencia três tipos de leitura: uma narrativa, em que se percebe o preenchimento dos brancos entre as imagens, com a interpretação das cenas, utilizando-se de conectores, outra, fragmentada em relação aos elementos internos da narrativa, não indo além da leitura descritiva, e por fim uma de natureza mista apresentando traços das duas citadas anteriormente. O uso de operadores da narrativa apresentou-se de forma restrita, e os conectores foram identificados em doze tipos. O contato da criança com os livros de imagem, numa proposta pedagógica em que a intervenção do professor tenha a intenção de promover a autonomia e a autoconfiança da criança, em vez de apenas servir de instrumento de correção, poderá não somente desenvolver a linguagem oral, a criatividade na produção de textos, mas também aperfeiçoar o aluno na leitura de novos códigos, preparando-o para enfrentar as novas realidades geradas pelos meios de comunicação
Ramos, Jerónima Isidora Rosado Alexandrino. "Compreender para ler. Ler para compreender: contributo de estratégias metacognitivas monitorizadas de forma directa e explicita no ensino da compreensão leitora." Master's thesis, Universidade de Évora, 2004. http://hdl.handle.net/10174/15047.
Full textMagalhães, Sofia Alexandra Gonçalves. "Ler para aprender : o texto informativo no 1º ano de escolaridade." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2014. http://hdl.handle.net/10773/14617.
Full textO presente trabalho resulta da implementação de uma sequência de ensino, numa turma do 1.º ano de escolaridade do 1.º ciclo de Ensino Básico, em torno de um género textual – o texto informativo. De um modo geral, esta investigação visa avaliar o seu efeito no desenvolvimento de competências de leitura, nomeadamente ao nível da identificação, da extração e da manipulação da informação. Nesse sentido, a sequência contemplou dois momentos de avaliação, um no início e outro no final do projeto, com vista à realização de uma análise comparativa. Os resultados obtidos revelam algumas melhorias, ao nível da identificação e da manipulação da informação, todavia, também atestam que há ainda muito trabalho a fazer ao nível da compreensão leitora.
This paper results from the implementation of a teaching sequence designed in a class of 1st grade of the primary school, around a textual genre – informative text. In general, this research aims to evaluate the effect of the sequence in the development of reading skills, particularly in terms of identification, extraction and manipulation of information. In this sense, the sequence included two stages of evaluation, at the beginning and at the end of the project. Its purpose is to realise a comparative analysis between the two moments. The results show some improvements, at the level of identification and manipulation of information, however, also show that there is still much work to do in terms of reading comprehension.
Junior, Celio da Silveira. "Ler para aprender ligações químicas em aulas de ciências: investigação, reflexões e lições." Universidade Federal de Minas Gerais, 2012. http://hdl.handle.net/1843/BUOS-966G62.
Full textNeste trabalho, nossa atenção se voltou para os processos de compreensão sobre os modelos de ligação química. Especificamente, nossa pesquisa teve como foco a produção de sentidos sobre esse conteúdo em uma turma de estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública. Ao assumirmos a mediação das aulas em ação colaborativa com a professora responsável pela turma, o nosso projeto de pesquisa remeteu-nos a um projeto de ensino com foco nas leituras em sala de aula de textos de uma coleção didática de ciências. Passamos a ter um duplo desafio, o de ensinar a ler para aprender, e o de ensinar modelos de ligações químicas. Para isso, a nossa intenção foi a de se dar boas aulas como esforços de ensinar a ler textos didáticos de ciências para aprender sobre modelos de ligações químicas. Pesquisamos o/no processo de estudo de ligações químicas - orientado pela leitura de textos didáticos - construindo relações alteritárias e dialógicas. Assim, quatro foram os pilares de nossa metodologia: uma abordagem histórico-cultural alteritária, um caminho metodológico pelo processo, uma construção feita pelo excedente de visão e pela exotopia, e uma mediação planejada com o objetivo de favorecer a leitura e a escrita relacionadas aos modelos de ligações químicas. Aqui, apresentamos os resultados relacionados a duas unidades de nossas análises, a de criação de propósitos para a leitura, e a de leitura como uma oferta de contrapalavras. Analisamos as produções escritas dos estudantes em busca dos indícios do desenvolvimento do processo de compreensão, bem como estivemos atentos aos sentidos produzidos com as leituras, de forma a recuperar a caminhada interpretativa desses estudantes. Concluímos que houve o início do processo de compreensão pelos estudantes da relação que há entre propriedades e modelos no estudo das ligações químicas. Do posto escolhido para a observação da experiência que vivemos, a linguagem, tiramos as lições que ora compartilhamos.
Hagat, Cristiane de Lurdes Xavier. "Aprender a geografia para ler o mundo: o olhar dos alunos sobre a cidade." reponame:Repositório Institucional da UNIJUI, 2016. http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4996.
Full text101 f.
Mochila, Miguel Filipe Pateiro. "Aprender a ler na diferença: o uso do texto literário para o desenvolvimento de uma competência intercultural." Master's thesis, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 2013. http://hdl.handle.net/10362/12149.
Full textO presente trabalho apresenta um cariz a um tempo descritivo e reflexivo. Ao relato das atividades levadas a cabo ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, seguir-se-á uma reflexão científica ancorada nos elementos fornecidos pelo trabalho desenvolvido durante a mesma, de modo a sustentar a pertinência do uso do texto literário como instrumento para o desenvolvimento de uma competência intercultural nas aulas de português como língua materna e de espanhol como língua estrangeira. Com esse intuito, definir-se-ão Educação Intercultural e competência intercultural e analisar-seão as especificidades próprias dos textos literários e das aulas de língua materna e estrangeira que fazem de ditos textos e de ditas aulas instrumentos e momentos propícios ao desenvolvimento de uma competência intercultural.
O presente trabalho apresenta um cariz a um tempo descritivo e reflexivo. Ao relato das atividades levadas a cabo ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, seguir-se-á uma reflexão científica ancorada nos elementos fornecidos pelo trabalho desenvolvido durante a mesma, de modo a sustentar a pertinência do uso do texto literário como instrumento para o desenvolvimento de uma competência intercultural nas aulas de português como língua materna e de espanhol como língua estrangeira. Com esse intuito, definir-se-ão Educação Intercultural e competência intercultural e analisar-seão as especificidades próprias dos textos literários e das aulas de língua materna e estrangeira que fazem de ditos textos e de ditas aulas instrumentos e momentos propícios ao desenvolvimento de uma competência intercultural.
Bacocina, Eliane Aparecida [UNESP]. "Leituras de mundo, saberes e modos de existência de educandos e educadores: contribuição para a invenção de modos de aprender e ler." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2007. http://hdl.handle.net/11449/90140.
Full textCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
A presente pesquisa propõe um aprofundamento de reflexões sobre a construção da leitura e da escrita, tomando como ponto de partida e como desafio a ampliação da leitura de mundo, mediada por produções artísticas. Tem-se como objetivos buscar uma maior compreensão dos processos criadores, estabelecendo uma relação entre estes e os processos de leitura de mundo a partir da análise de material produzido por alunos adultos em sala de aula e de estudos teóricos; criar um espaço de interlocução com um grupo de educadores em que se propõe experienciar a arte e refletir sobre seu papel na construção da leitura e escrita; e apontar caminhos para a ampliação das concepções de leitura, estabelecendo relações entre leitura de mundo, processos criadores e o ato de ler e escrever como modos de existência, a partir da contribuição do material produzido pelos educandos adultos e da interlocução com educadores. O desenvolvimento do projeto dar-se-á pelas seguintes etapas: análise do material produzido pelos alunos adultos, levantamento bibliográfico de pesquisas recentes que inter-relacionem os temas leitura, arte e leitura de mundo e suas contribuições para a reflexão proposta, e atuação junto a educadores, criando-se um espaço de interlocução. Acredita-se que a análise do material referido, a partir das leituras de mundo de educandos adultos e educadores, pode contribuir para uma ampliação da visão da leitura, buscando a invenção de novos/outros modos de ler/ escrever/ser/existir.
The present research considers to go deep on reflections about the construction of the reading and the writing, taking as starting point and as challenge the magnifying of the reading of world, mediated through artistic productions. It has as objectives, search a larger comprehension about creative processes, establishing a relation between these and the processes of reading of world taken from the analysis of material produced for adult pupils in theoretical study in classroom; also, to create a space of interlocution with a group of educators in wich is considered to experience the art and to reflect about its paper in the construction of the reading and writing; indicate ways related to the magnifying of the conceptions of reading, being established creative relations between world reading, creative processes and the act to read and to write as existence ways, from the contribution of the material produced for the adult pupils and of the interlocution with educators. The development of the project will be given through the following stages: analysis of the material produced for the adult pupils, bibliographical survey of recent research that interrelates the subjects reading, art and reading of world and its contributions for the reflection proposal, and together performance the educators, creating an interlocution space. The analysis of the related material is given credit that, from the readings of world of adult pupils and educators, can contribute for a magnifying of the vision of the reading, searching the invention in newers/others ways to read to writer/being/exist.
Bacocina, Eliane Aparecida. "Leituras de mundo, saberes e modos de existência de educandos e educadores : contribuição para a invenção de modos de aprender e ler /." Rio Claro : [s.n.], 2007. http://hdl.handle.net/11449/90140.
Full textBanca: Kátia Maria Kasper
Banca: Arlete de Jesus Brito
Resumo: A presente pesquisa propõe um aprofundamento de reflexões sobre a construção da leitura e da escrita, tomando como ponto de partida e como desafio a ampliação da "leitura de mundo", mediada por produções artísticas. Tem-se como objetivos buscar uma maior compreensão dos processos criadores, estabelecendo uma relação entre estes e os processos de "leitura de mundo" a partir da análise de material produzido por alunos adultos em sala de aula e de estudos teóricos; criar um espaço de interlocução com um grupo de educadores em que se propõe experienciar a arte e refletir sobre seu papel na construção da leitura e escrita; e apontar caminhos para a ampliação das concepções de leitura, estabelecendo relações entre "leitura de mundo", processos criadores e o ato de ler e escrever como modos de existência, a partir da contribuição do material produzido pelos educandos adultos e da interlocução com educadores. O desenvolvimento do projeto dar-se-á pelas seguintes etapas: análise do material produzido pelos alunos adultos, levantamento bibliográfico de pesquisas recentes que inter-relacionem os temas leitura, arte e "leitura de mundo" e suas contribuições para a reflexão proposta, e atuação junto a educadores, criando-se um espaço de interlocução. Acredita-se que a análise do material referido, a partir das "leituras de mundo" de educandos adultos e educadores, pode contribuir para uma ampliação da visão da leitura, buscando a invenção de novos/outros modos de ler/ escrever/ser/existir.
Abstract: The present research considers to go deep on reflections about the construction of the reading and the writing, taking as starting point and as challenge the magnifying of the "reading of world", mediated through artistic productions. It has as objectives, search a larger comprehension about creative processes, establishing a relation between these and the processes of "reading of world" taken from the analysis of material produced for adult pupils in theoretical study in classroom; also, to create a space of interlocution with a group of educators in wich is considered to experience the art and to reflect about its paper in the construction of the reading and writing; indicate ways related to the magnifying of the conceptions of reading, being established creative relations between "world reading", creative processes and the act to read and to write as existence ways, from the contribution of the material produced for the adult pupils and of the interlocution with educators. The development of the project will be given through the following stages: analysis of the material produced for the adult pupils, bibliographical survey of recent research that interrelates the subjects reading, art and "reading of world" and its contributions for the reflection proposal, and together performance the educators, creating an interlocution space. The analysis of the related material is given credit that, from the "readings of world" of adult pupils and educators, can contribute for a magnifying of the vision of the reading, searching the invention in newers/others ways to read to writer/being/exist.
Mestre
Couto, Nara Soares [UNESP]. "O faz-de-conta como atividade promotora de desenvolvimento infantil e algumas contribuições acerca de suas implicações para aprender a ler e escrever." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2005. http://hdl.handle.net/11449/91281.
Full textNeste trabalho de pesquisa abordo questões referentes à brincadeira e ao desenvolvimento cultural da criança de seis anos, na ótica da Teoria Histórico-Cultural e busco compreender, brevemente, as relações existentes entre o faz-de-conta e o desenvolvimento da representação simbólica da consciência, essencial para a apropriação da leitura e da escrita. A hipótese norteadora das investigações é a de que, embora a aprendizagem da leitura e da escrita esteja no foco das expectativas dos pais e professores, esta se constitui num desafio ao qual a grande maioria das crianças não pode corresponder, porque requer a apropriação de capacidades humanas que formam as bases orientadoras de novas aprendizagens na idade escolar, de modo particular, a apropriação da leitura e da escrita. Essas bases orientadoras se formam na infância por meio das atividades promotoras de desenvolvimento infantil (atividades plásticas e de construção) e por meio do brincar que se constitui na atividade principal desse período. Na busca pela compreensão desse objeto de estudo, inseri o brincar na rotina de uma turma com crianças de seis anos de uma escola pública estadual. Realizei, então, uma pesquisa qualitativa do tipo Estudo de Caso que se fundamentou nos estudos de Vigotski e colaboradores e teve como instrumentos de coleta de dados entrevistas com as crianças, digressões das mesmas e a observação universal. A teoria microgenética de origem Vigotskiana e análise do conteúdo foram os instrumentos de análise de dados. Os dados foram coletados a partir de um trabalho pedagógico intencionalmente planejado para provocar o processo de aprendizagem das funções necessárias à apropriação da leitura e da escrita, bem como da observação das atitudes das crianças denotativas dessas aprendizagens.
In this report I approach questions about playing and the cultural development of a six years old child, In the optical of the historical cultural focus. I intend to understand the relationship between the make-believe and the development of the symbolic representation of the conscience essential to the process of reading and writing. The main hypothesis of investigating is that although the learning of reading and writing be the focus of the expectative of parents and professors, this is a challenge that most of the kids can not correspond because it requests the appropriation of human capacities that form the guiding base of new learnings in the school age, in a particular way, the appropriation of reading and writing. This guiding base forms in the infancy age through playing, which is the main activity of this period. I have done a qualitativ research of the type Case Study with six-years-old children of a state public school to understand this study object. This research methodology was based in the Vigotski studies and it had as instrumental of data collects the interviewing with children, digressions and universal observations. The microgenetic theory of Vigotskian origin and the analysis of the contents were the instruments of data analysis.The collected data were used to accomplish a pedagogic work intentionally planned to provoke the process of learning of the necessary function to the appropriation of reading and writing as well to possibility the observation of the children acts denotative of these learnings.
Couto, Nara Soares. "O faz-de-conta como atividade promotora de desenvolvimento infantil e algumas contribuições acerca de suas implicações para aprender a ler e escrever /." Marília : [s.n.], 2007. http://hdl.handle.net/11449/91281.
Full textAbstract: In this report I approach questions about playing and the cultural development of a six years old child, In the optical of the historical cultural focus. I intend to understand the relationship between the make-believe and the development of the symbolic representation of the conscience essential to the process of reading and writing. The main hypothesis of investigating is that although the learning of reading and writing be the focus of the expectative of parents and professors, this is a challenge that most of the kids can not correspond because it requests the appropriation of human capacities that form the guiding base of new learnings in the school age, in a particular way, the appropriation of reading and writing. This guiding base forms in the infancy age through playing, which is the main activity of this period. I have done a qualitativ research of the type Case Study with six-years-old children of a state public school to understand this study object. This research methodology was based in the Vigotski studies and it had as instrumental of data collects the interviewing with children, digressions and universal observations. The microgenetic theory of Vigotskian origin and the analysis of the contents were the instruments of data analysis.The collected data were used to accomplish a pedagogic work intentionally planned to provoke the process of learning of the necessary function to the appropriation of reading and writing as well to possibility the observation of the children acts denotative of these learnings.
Orientador: Dagoberto Buim Arena
Coorientador: Suely Amaral Mello
Banca: Cyntia Graziella Guizelim Girotto
Banca: José Milton de Lima
Mestre
Westermann, Liége Deolinda. "Sobre fazer um pouco mais do que aquilo que já foi feito : as veredas para aprender a ler e escrever em turmas de progressão." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2010. http://hdl.handle.net/10183/24840.
Full textEsta tesina se propone a presentar reflexiones sobre mi trayectoria vivida en un aula con alumnos adolescentes, pertenecientes a medio social desfavorable, intentando ayudarlos a que avancen en sus conocimientos sobre la lectura y la escritura. A través de un relato, describo el trabajo desarrollado en dos grupos de “Progressão de III ciclo”, en la Escuela Municipal de Enseñanza Fundamental Presidente João Belchior Marques Goulart, ubicada en la periferia de la región norte de Porto Alegre, intentando contextualizarme a la realidad social de los alumnos y a la propuesta de los “Ciclos de Formación”, estructura curricular adoptada por el sistema municipal de enseñanza, con el objetivo de disminuir el fracaso escolar. Pero, como este intento de encaminar el éxito de un número mayor de alumnos no tiene su inicio conmigo, comienzo presentando mi entendimiento sobre la trayectoria de la escuela pública en su búsqueda de una promesa de enseñanza más calificada hacia las clases desfavorecidas, juntando mi historia docente, vinculada, de forma casi permanente, a las aulas de clases populares. De esta manera, justifico elecciones sobre el tipo de trabajo que me he desafiado realizar, priorizando la construcción de vínculos con los alumnos y haciendo de sus intereses y necesidades el punto de partida para el desarrollo de prácticas de oralidad, lectura y escritura. Contar esta historia de profesora y de alumnos, también ha significado aclarar sobre lo que he hecho como profesora de portugués, inventando la clase que yo no sabía, para que los alumnos pudieran darle sentido a los conocimientos que tenían que construir. La experiencia de intentar hacer algo a más de lo que ya se había hecho, ha significado tener el coraje de transgredir la lógica de tiempos, espacios, metodologías e incluso contenidos tradicionalmente trabajados por la escuela, con la excusa de asegurarles más éxito a los alumnos.Para mejor tratar esta historia, me he juntado a Riobaldo, personaje nacido de Guimarães Rosa, en Grande sertão: Veredas, que me ha inspirado a decir lo que yo quería, en virtud de la similitud de nuestras intenciones: él, Riobaldo, quiso contarle la historia de su pasado de vaquero a un joven doctor, para que este lo juzgara; yo, la profesora, he querido contarles mi historia a los lectores, con la finalidad de que también reflexionaran sobre mi experiencia en el aula y me dijeran sobre sus impresiones.
Reyes, Márquez Claudia. "Instrucción en la acción o enseñanza tradicional para aprender nudos quirúrgicos a dos manos en novatos: ensayo clínico aleatorizado." Thesis, Universidad de las Américas Puebla, 2012. http://catarina.udlap.mx/u_dl_a/tales/documentos/lmr/reyes_m_c/.
Full textCaicedo, Herrera Liliana. "Leer para Aprender: Aplicación de Estrategias Metacognitivas para Incrementar la Comprensión Lectora en Alumnos de 4° Año Básico." Tesis, Universidad de Chile, 2007. http://www.repositorio.uchile.cl/handle/2250/106553.
Full textRamírez, Molina Catalina. "La Comunidad de Pensamiento Mágico: Un laboratorio de cambio virtual para experimentar nuevas formas de aprender a leer y escribir en secundaria." Doctoral thesis, Universitat Autònoma de Barcelona, 2017. http://hdl.handle.net/10803/457903.
Full textLa presente investigación analiza cómo una metodología de intervención formativa, en una comunidad virtual, contribuye en la construcción colectiva de conocimiento entre profesores para reorientar las prácticas de escritura y lectura desde un enfoque sociocultural. El estudio se enmarca dentro del campo científico de la didáctica de la lengua y la literatura y centra el interés en describir los procesos transformativos en la práctica docente, -a través de actividades conceptualizadoras-, en las que los participantes logran ser conscientes de su práctica: lo que piensan que hacen, lo que hacen, lo que les gustaría hacer, lo que harán y lo que lograron hacer. Asimismo, constatar si desarrollan su capacidad de actuación (agency) para mejorar su sistema de actividad de enseñanza de la lectura y la escritura. El diseño de investigación tiene una orientación de tipo cualitativa, y se concreta en un “estudio de caso” realizado con un grupo de cuatro profesores en ejercicio de la secundaria costarricense, que participan durante catorce meses en foros en línea en la Comunidad virtual de Pensamiento Mágico. La metodología de intervención formativa utilizada no se centra en dar respuesta a un problema puntual previamente definido sino que éste surge en el sistema de actividad de los participantes y son ellos quienes buscan soluciones. Los instrumentos de construcción y análisis de datos utilizados han sido la gramática argumentativa de Engeström, específicamente las capas de causalidad humana y el análisis semiogenético propuesto por Negueruela. Los resultados se orientan a explicar cómo los primeros aprendizajes o experiencias de los docentes con la lectura y la escritura ocurren a partir de estímulos del medio social en el que se desenvuelven y a partir de él crean un mundo de representaciones que trasladan a su espacio de actuación docente. A través de procesos de reflexión e internalización, los docentes comprenden las contradicciones y tensiones que experimentan en su práctica y adquieren nuevos entendimientos que les permiten transformarla.
This research analyzes how a methodology of formative intervention in a virtual community contributes to the collective construction of knowledge among teachers to reorient writing and reading practices from a sociocultural approach. Placed within the scientific field of Didactic of Language and Literature, this research focuses on describing transformative processes in teaching practice (through conceptualizing activities) in which participants become aware of their own practice: what they think they do, what they do, what they would like to do, what they will do, and what they have been able to do. At the same time, the researcher has intended to verify if participants develop agency in order to improve their teaching activity system in terms of reading and writing. The research design has a qualitative orientation, and is particularized as a “case study”, carried out with a group of four Costa Rican middle and high school teachers, who have taken part in the Virtual Community of Magical Thought bulletin board system for a period of fourteen months. The training intervention methodology used does not focus on responding to a previously defined specific problem, but rather it emerges from the participants' activity system, and they are the ones who seek solutions. Some instruments of data building and analysis, which have been used are Engeström’s argumentative grammar, specifically human causality layers and Negueruela’s proposed semiogenetic analysis. Results intend to explain how first learning and experiences of teachers with reading and writing abilities come out of stimuli of social environment in which they develop and create a world of representations that transfer to their space of teaching performance. Through processes of reflection and internalization, teachers understand the contradictions and tensions they experience in their practice and acquire new understandings that allow them to transform it.
Carvalho, Célia Marisa da Silva. "Ler e escrever para aprender." Master's thesis, 2012. http://hdl.handle.net/1822/25224.
Full textO presente documento constitui um relatório de cariz investigativo e reflexivo, que traduz as práticas pedagógicas desenvolvidas na fase da implementação do projeto de intervenção pedagógica. Este projeto surge, assim, no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do mestrado profissionalizante em Ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico, do Instituto de Educação, da Universidade do Minho. A sua implementação ocorreu no Agrupamento de Escolas André Soares, em Braga, ao nível do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico. A intervenção neste contexto concretizou-se em diversas fases. No entanto, ao nível da ação pedagógica, importa salientar os momentos de construção e implementação do projeto de intervenção que foi definido com o título “Ler e Escrever para Aprender”. Por conseguinte, este projeto surgiu, sobretudo, com o intuito de atender às necessidades demonstradas pelos alunos deste contexto escolar. Deste modo, pretendia-se, com a implementação do projeto de intervenção pedagógica, conceber, implementar e avaliar unidades de ensino-aprendizagem. Assim sendo, na concretização deste objetivo, focado na prática pedagógica propriamente dita, pretendia-se: desenvolver competências de aprendizagem dos alunos pelo envolvimento de práticas de leitura e escrita; ler textos do domínio de diferentes áreas disciplinares e escrever textos para explicitação de conhecimento adquirido em diferentes áreas disciplinares. O presente relatório é, então, formado por três capítulos, sendo que o primeiro corresponde ao contexto de intervenção, apresentando-se a caraterização do contexto e a identificação do problema que levou à criação do projeto de intervenção. No segundo capítulo é feito um enquadramento teórico que sustenta e fundamenta a construção do projeto. O terceiro e último capítulo apresenta o projeto de intervenção pedagógica, descrevendo as atividades desenvolvidas e realizando uma apresentação, análise e avaliação dos dados recolhidos. No final do terceiro capítulo existe um espaço destinado às conclusões e considerações finais.
This report describes the project developed in the teacher training unit which is part of a Teacher Training Master Program (Elementary School, 1st and 2nd level) of the University of Minho. This project was developed in André Soares Group of Schools in the city of Braga, and focusssed on reading and writing as learning tools. Lessons were planned after the identification of student’ main difficulties and tasks performed involved reading and writing as means to build knowledge. It implied reading texts from different content areas and writing different kinds of texts to organize and express knowledge acquired in those different content areas. This report is divided into three chapters: in chapter I describe the contexts where teacher training activities took place and present the objectives of the project; in chapter II we present the theoretical basis of our work; finally, in chapter III, we describe the pedagogical activities developed and evaluate its results based on the analysis of students’ work.
Correia, Diana Filipa Cunha. "Ler para aprender nas aulas de língua." Master's thesis, 2016. http://hdl.handle.net/1822/43529.
Full textO presente relatório tem como finalidade documentar o trabalho desenvolvido no âmbito de um projeto de intervenção sobre o desenvolvimento da competência leitora, numa turma do 10º ano de escolaridade, nas disciplinas de Espanhole de Português. Ao longo do ano letivo, a ação pedagógica levada a cabo no âmbito deste estudo teve como principal objetivo contribuir para que os alunos se tornassem leitores especializados e independentes, numa perspetiva mais direcionada para a leitura e interpretação de textos informativos e para o uso de estratégias de leitura. Em termos de intervenção, procedeu-se num primeiro momento à observação das competências de leitura dos alunos e verificou-se que estes demonstravam dificuldades na interpretação de textos informativos. Esta conclusão é coerente com dados internacionais sobre as competências de leitura dos estudantes portugueses. Posteriormente, foi delineado um conjunto de estratégias de intervenção com vista a motivar os alunos para a leitura e ajudá-los a progredir no sentido de se tornarem leitores competentes. No final da intervenção, foram avaliados o impacto e a eficácia desta investigação-ação, que tiveram um efeito positivo. O presente relatório é constituído por três capítulos, sendo que o primeiro corresponde à fundamentação teórica e programática que sustenta e fundamenta a construção do projeto. No segundo capítulo apresenta-se a caraterização do contexto e o projeto de intervenção pedagógica, descrevendo as fases em que se desenvolveu: diagnóstico, intervenção e avaliação. No terceiro capítulo, lança-se um olhar crítico sobre todo o processo apresentando as conclusões do projeto, mas também refletindo sobre as limitações e dificuldades sentidas ao longo do percurso.
This report aims to document the work developed in the framework of an intervention project on the reading skills development, in tenth school year, in the school subjects Spanish and Portuguese. During the school year, the pedagogical action undertaken in the context of this study had as main objective to contribute to the students to become independent and specialized readers, at an approach more directed to the reading and interpretation of informative texts and for use of reading strategies. In terms of intervention, in a first moment, we have observed the students’ reading skills and we could verify that these students had presented difficulties in the interpretation of informative texts. This conclusion is consistent with international data on the reading skills of Portuguese Students. Subsequently, was outlined a set of intervention strategies in order to motivate the students for the reading and to help them in their progress in becoming competent readers. At the intervention’s end, we have evaluated the impact and the effectiveness of this research-action that have had a positive effect. The present report is composed of three chapters, in the first of which we settle the theoretical and programmatic basis, which supports and grounds the project construction. In the second chapter, we present the context characterization and the project of pedagogical intervention, describing its phases: diagnosis, intervention and assessment. In the third chapter, we cast a critical eye over the whole process by presenting the conclusions of the project but also reflecting on the limitations and difficulties encountered along the way.
Pedrosa, Cédric Soares. "Ler e escrever para aprender ciências da natureza." Master's thesis, 2012. http://hdl.handle.net/1822/25250.
Full textO seguinte documento foi elaborado com o objetivo de relatar o estágio pedagógico no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. Esta fase académica representou um enorme momento de aprendizagem como futuro professor no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. De forma gradual, foi promovida a observação, implementação, avaliação e reflexão de inúmeras estratégias de investigação pedagógica que sustentaram a melhoria do processo ensino e aprendizagem dos alunos e do professor estagiário. Proporcionou, simultaneamente, a compreensão do funcionamento e da organização escolar. Depois de conhecer as dificuldades dos alunos e as prioridades da professora orientadora, foi desenvolvido um projeto que pretende levar os alunos a recorrer à leitura e à escrita como ferramenta de aprendizagem para construir e exprimir conhecimento no domínio das Ciências da Natureza. Na perspetiva do professor estagiário, pretendeu-se desenvolver competências profissionais que envolvam conhecimento e problematização dos contextos de prática, assim como, desenvolver estratégias pedagógicas que sustentam a compreensão e melhoria do processo de ensino e aprendizagem no 1º e 2ºCiclo do Ensino Básico. Depois de fundamentar os benefícios que este projeto acarreta, é aqui, relatado e refletido o desenvolvimento do plano geral de intervenção e feita uma análise de vários materiais produzidos pelos alunos.
The following document was elaborate in order to report a teaching internship under (Supervised Practice of Teaching) Prática do Ensino Supervisionada, in the University of Minho. This academic phase represents an important learning period for a future primary school teacher. In general terms, the observation, implementation, evaluation and reflection of several strategies of pedagogical investigation were promoted, which can improved the teaching-learning process for students and the trainee teacher. It also allowed a better understanding of the school’s function and organization. After knowing the student's difficulties and the mentor’s priorities, a project was developed in order to teach students how to use their reading and writing skills as a learning tool for building and expressing knowledge on Science of Nature. From the teacher’s perspective, the intention was to develop professional skills involving the knowledge and awareness of problems in the teaching practice as well as pedagogic strategies, which can maintain the continuing comprehension and improvement of the teaching-learning process in primary schools. After fundamenting the benefits of this project, it continues explaining the development of this intervention and analyse the various materials produced by the students.
Cachinho, Ana Cristina Carrilho Magrinho. "Aprender a ler, aprender a conviver: aprendizagem da leitura como veículo para a socialização." Master's thesis, 2012. http://hdl.handle.net/10437/4247.
Full textO trabalho apresentado é decorrente do Projeto de Intervenção realizado no âmbito do Curso de 2º Ciclo em Educação Especial – domínio cognitivo e motor, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Resumo A referida intervenção contempla a minimização das dificuldades apresentadas por uma menina a nível da leitura e escrita e da sua socialização, numa perspetiva inclusiva. M. é o nome fictício da aluna alvo da intervenção. Atualmente, frequenta o 3º ano de escolaridade numa escola pública, em Lisboa área da sua residência. A revisão da literatura vai sustentar e facilitar a compreensão clara e concisa da intervenção realizada e das posições defendidas sobre esta matéria. Deste modo, são tratados temas no âmbito da exclusão social e escolar, da escola Inclusiva e dos obstáculos que ainda encontramos nas escolas, dos preconceitos, dos alunos com necessidades educativas especiais, das adaptações curriculares, da aprendizagem cooperativa e diferenciação pedagógica, referimo-nos ainda às dificuldades de aprendizagem e, por último, à comunicação e à linguagem oral e escrita. Para obter informações sobre a M. e sobre o contexto da intervenção, bem como sobre todo o seu processo de inclusão escolar, utilizamos como suporte metodológico, a pesquisa documental, as entrevistas semi-diretivas à professora titular de turma e à professora de ensino especial, a observação naturalista, a sociometria e as notas de campo para se poder complementar as informações. A planificação global da intervenção foi elaborada a partir do relacionamento/ cruzamento dos dados que resultaram da análise da informação recolhida. Para uma intervenção fundamentada caracterizamos inicialmente o seu contexto escolar e familiar e posteriormente a M. Os princípios orientadores da intervenção realizada, assentam numa perspetiva de investigação para a ação, e tiveram presentes os objetivos definidos para a M. As atividades foram realizadas, numa perspetiva de aprendizagem muito estruturada, muito refletida e avaliada durante todo o processo, implicando todos os intervenientes. Esta intervenção, levou-nos a estimular práticas educativas, diferenciadas e inclusivas na turma, com a professora titular dessa turma e com a professora do ensino especial com os colegas da M.
The following presentation is the result of the intervention project carried out under the 2nd cycle courses in Special Education at Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. The mentioned intervention considers the minimization of the difficulties presented by a girl at the level of reading, writing and socialization, in an inclusive perspective. M. is the fictional name of the student target of intervention. She is currently attending the 3rd year of the 1st cycle in a public school in Lisbon, her area of residence. The work review will sustain and provide a clear and concise understanding of the intervention performed and of the positions adopted on this matter. Like so the themes are dealt within the framework of social and school exclusion and Inclusion and the obstacles that are still found in schools: pupils with special educational needs, of curricular adaptations, cooperative learning and pedagogical differentiation, the learning difficulties along with communication and oral and written language. For information about M and about the context of intervention, as well as on her entire school inclusion process we used as methodological support the following elements: desk research; semi structured interviews to the classes teacher and the one of special education; naturalistic observation, sociometry and field notes to complement the information. The overall planning of the intervention was drafted from the co-relation/cross-check of data that resulted from the analysis of the information. For a well-structured intervention we characterized initially the educational and family background and later M. herself. The guiding principles of the intervention held, on an investigation for action, as well as the main goals defined for M. The activities undertaken in a structured learning perspective well thought and evaluated during the entire process and involving all actors. This intervention has led us to challenge educational practices, differentiated and inclusive in class, with the titular teacher and the special education teacher and their classmates.
Ribeiro, Andreia Sofia Freitas. "Ler e escrever para aprender história e geografia de Portugal." Master's thesis, 2012. http://hdl.handle.net/1822/25243.
Full textO presente documento constitui um relatório, de natureza reflexiva, do processo supervisionado de intervenção pedagógica participante, realizada no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada. Esta insere-se no plano de estudos do mestrado profissionalizante em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, do Instituto de Educação, da Universidade do Minho. Foram realizadas intervenções em contexto de 1º e 2º ciclo no Agrupamento de Escolas André Soares e foi planeado e implementado um Projeto de Intervenção Pedagógica, que foi de encontro às necessidades dos contextos de intervenção. Depois de várias sessões de observação e prática supervisionada, verificou-se que existiam algumas falhas relativamente à aprendizagem dos alunos. Estes revelavam dificuldades em assimilar os conteúdos lidos e escritos, ou seja, nem sempre conseguiam ler e escrever para aprender. Assim, foi elaborado um projeto cujo tema era Ler e escrever para aprender História e Geografia de Portugal. Este tinha como objetivos: desenvolver competências de aprendizagem dos alunos no domínio da H.G.P. pelo desenvolvimento de práticas de leitura e escrita; construir conhecimentos de H.G.P. com recurso a atividades de leitura e escrita; compreender textos de natureza variada no domínio de H.G.P. e produzir textos para exprimir o conhecimento adquirido em H.G.P. Este relatório divide-se em três capítulos: no capítulo I é feita a caraterização do contexto e identificação do problema que suscitou a intervenção pedagógica; no capítulo II encontra-se o enquadramento teórico; o capítulo III diz respeito à descrição e avaliação das atividades do projeto de intervenção pedagógica. No final, é apresentada uma conclusão, onde é feita uma reflexão pessoal, avaliando o processo de implementação do projeto.
This report describes the project developed in the teacher training unit which is part of a Teacher Training Master Program (Elementary School, 1st and 2nd level). This project, involving two classes (4th and 5th grade) focused on a specific content area, History and Geography, and concerned the use of writing as a learning tool. Lessons were planned after the identification of student’ main difficulties and tasks performed involved reading and writing as means to build knowledge. This report is divided into three chapters: in chapter I describe the contexts where teacher training activities took place and present the objectives of the project; in chapter II we present the theoretical basis of our work; finally, in chapter III, we describe the pedagogical activities developed and evaluate its results based on the analysis of students’ work. In the end, we present a conclusion, where is made a personal reflection, assessing the project’s process implementation.
Albuquerque, Ana Carrelhas de. "Aprender a ler, ler para aprender : o impacto diferencial da mediação didática de escrita inventada no processo de desenvolvimento emergente da literacia." Doctoral thesis, 2013. http://hdl.handle.net/10400.12/7811.
Full textA proposta do presente projeto de doutoramento consistiu em investigar o impacto diferencial da participação em atividades de literacia emergente, em contextos diversificados e com o foco de análise em diferentes dimensões. Numa abordagem simultaneamente quantitativa e qualitativa, lançaram-se três objetivos gerais de investigação: 1) ampliar o âmbito sócio-cultural e linguístico de aplicação dos programas de intervenção de escrita inventada; 2) estudar os efeitos longitudinais de competências de literacia emergente no desempenho em leitura e escrita; 3) explorar as dinâmicas interativas inerentes ao processo de aprendizagem da linguagem escrita em intervenção didática coletiva. Neste sentido, foram realizados cinco estudos experimentais: um estudo multicultural focado no período da idade pré-escolar, dois estudos de follow-up até ao final do 1º ano de escolaridade, um estudo longitudinal continuado até ao final do 3º ano de escolaridade e um estudo de natureza descritiva e exploratória. Participou, neste projeto, uma amostra de crianças de 5 anos de idade (alunos do último ano de educação pré-escolar) que não sabiam ler nem escrever. Na fase inicial, foram constituídos dois grupos de investigação – grupo experimental e grupo de controlo – compatíveis em diversas variáveis individuais de natureza demográfica, cognitiva e metalinguística (género, idade em meses, habilitações académicas dos pais, capacidades cognitivas, conhecimento do alfabeto, consciência silábica, consciência fonémica). Para a aplicação de medidas de literacia (escrita/leitura de palavras, escrita/leitura de pseudopalavras, fluência leitora, compreensão leitora), estabeleceram-se pontos de avaliação e recolha de dados antes e após a fase de intervenção. O programa de intervenção de escrita inventada foi realizado com as crianças participantes na condição experimental durante um período de 2 meses, ao longo de 10 sessões com frequência bissemanal. Em sessões com periodicidade e regularidade semelhantes, os grupos de controlo participaram em atividades didáticas, como leitura ou conto de histórias infantis. As sessões decorreram em grupos de quatro crianças, heterogéneos no que respeita aos conhecimentos de literacia e competências metalinguísticas e foram desenvolvidas com mediação do adulto e cooperação inter-pares. Os dados recolhidos foram analisados com recurso ao software SPSS, sendo gravadas as dinâmicas interativas e o discurso verbal de alguns grupos para complementar o tratamento estatístico com análises qualitativas. As evidências empíricas sugeriram resultados pertinentes para a investigação científica e a atuação no panorama educativo. De uma forma genérica, verificou-se que, comparativamente com os grupos de controlo, as crianças que participaram nos programas de escrita inventada: 1) obtiveram desempenhos superiores em correspondências grafo-fonológicas na escrita e leitura de palavras, medidas num prazo imediato, no período pré-escolar, em contexto português e brasileiro; 2) demonstraram resultados mais elevados no 1º ano de escolaridade em variáveis de escrita, leitura e fluência leitora, tanto com itens de palavras como de pseudopalavras; 3) alcançaram um progresso significativo até ao 3º ano de escolaridade, em medidas de acuidade de escrita e leitura de palavras e em medidas de leitura mais complexas, nomeadamente a fluência leitora e a compreensão de frases; 4) foram capazes de incorporar procedimentos de internalização e resolução da tarefa específicos através de estratégias de mediação do adulto e de colaboração inter-pares. Em síntese, estas atividades, centradas na promoção da discussão ativa e participativa das crianças sobre a escrita de palavras, surgem como uma prática benéfica no processo de aquisição inicial de literacia, podendo ser integradas no enquadramento escolar e atuar como estratégia didática em sala de aula, no período antecedente à escolaridade formal.
The proposed PhD research project aimed at studying the differential impact of participating in emergent literacy activities in diverse contexts and with the focus of analysis on different dimensions. In a simultaneously quantitative and qualitative approach, three major research purposes were defined: 1) to expand the sociocultural and linguistic scope of application of invented spelling intervention programmes; 2) to examine the longitudinal effects of emergent literacy skills on reading and writing performance; 3) to explore the intrinsic interactive dynamics of the written language learning process within a group didactic intervention. In this sense, five experimental studies were outlined: a multicultural study focusing on preschool age, two follow-up studies until the end of grade 1, a continuous longitudinal study until the end of grade 3, and a descriptive and exploratory study. A sample of 5-year-old children (students from the last year of preschool education) who did not know how to read or write participated in this project. In the initial phase, two research groups were created – experimental group and control group – comparable on diverse demographic, cognitive, and metalinguistic individual variables (gender, age in months, parents’ academic qualifications, cognitive abilities, alphabet knowledge, syllabic awareness, phonemic awareness). To apply literacy measures (word spelling/reading, pseudoword spelling/reading, reading fluency, reading comprehension), several assessment and data collection points were established before and after the intervention. The invented spelling intervention programme was implemented with the children who participated in the experimental condition over a 2-month period in 10 biweekly sessions. In similar frequency and regularity, the control groups participated in didactic activities, such as reading or telling children's stories. The sessions were accomplished in heterogeneous groups of four children as to literacy knowledge and metalinguistic skills, and they were carried out with adult mediation and peer cooperation. The data we collected was analysed using the software SPSS, and the interactive dynamics and verbal discourse of some groups were audio recorded, in order to strengthen the statistic treatment with qualitative analyses. Empirical evidence suggested relevant results for scientific research and educational operation. Generally, as compared to the control groups, we observed that the children who participated in the invented spelling programmes: 1) displayed more grapheme-phoneme correspondences in word reading and spelling, measured immediately in preschool period, in both Portuguese and Brazilian contexts; 2) scored higher in grade 1 in spelling, reading, and reading fluency, both in word and pseudoword items; 3) reached a significant progress until grade 3 in word spelling and reading accuracy measures, and in more complex reading measures, such as reading fluency and sentence comprehension; 4) were able to incorporate internalisation and task-solving specific procedures through adult mediation and peer collaboration strategies. In summary, these activities focusing on the promotion of children’s active and participative discussion of word spelling, arise as a beneficial practice in the early literacy acquisition process, and therefore they may be accommodated into the school framework and act as a didactic classroom strategy prior to formal schooling instruction.
Albuquerque, Ana Carrelhas. "Aprender a ler, ler para aprender: o impacto diferencial da mediação didática de escrita inventada no processo de desenvolvimento emergente de literacia." Doctoral thesis, 2020. http://hdl.handle.net/10400.12/7762.
Full textA proposta do presente projeto de doutoramento consistiu em investigar o impacto diferencial da participação em atividades de literacia emergente, em contextos diversificados e com o foco de análise em diferentes dimensões. Numa abordagem simultaneamente quantitativa e qualitativa, lançaram-se três objetivos gerais de investigação: 1) ampliar o âmbito sócio-cultural e linguístico de aplicação dos programas de intervenção de escrita inventada; 2) estudar os efeitos longitudinais de competências de literacia emergente no desempenho em leitura e escrita; 3) explorar as dinâmicas interativas inerentes ao processo de aprendizagem da linguagem escrita em intervenção didática coletiva. Neste sentido, foram realizados cinco estudos experimentais: um estudo multicultural focado no período da idade pré-escolar, dois estudos de follow-up até ao final do 1º ano de escolaridade, um estudo longitudinal continuado até ao final do 3º ano de escolaridade e um estudo de natureza descritiva e exploratória. Participou, neste projeto, uma amostra de crianças de 5 anos de idade (alunos do último ano de educação pré-escolar) que não sabiam ler nem escrever. Na fase inicial, foram constituídos dois grupos de investigação – grupo experimental e grupo de controlo – compatíveis em diversas variáveis individuais de natureza demográfica, cognitiva e metalinguística (género, idade em meses, habilitações académicas dos pais, capacidades cognitivas, conhecimento do alfabeto, consciência silábica, consciência fonémica). Para a aplicação de medidas de literacia (escrita/leitura de palavras, escrita/leitura de pseudopalavras, fluência leitora, compreensão leitora), estabeleceram-se pontos de avaliação e recolha de dados antes e após a fase de intervenção. O programa de intervenção de escrita inventada foi realizado com as crianças participantes na condição experimental durante um período de 2 meses, ao longo de 10 sessões com frequência bissemanal. Em sessões com periodicidade e regularidade semelhantes, os grupos de controlo participaram em atividades didáticas, como leitura ou conto de histórias infantis. As sessões decorreram em grupos de quatro crianças, heterogéneos no que respeita aos conhecimentos de literacia e competências metalinguísticas e foram desenvolvidas com mediação do adulto e cooperação inter-pares. Os dados recolhidos foram analisados com recurso ao software SPSS, sendo gravadas as dinâmicas interativas e o discurso verbal de alguns grupos para complementar o tratamento estatístico com análises qualitativas. As evidências empíricas sugeriram resultados pertinentes para a investigação científica e a atuação no panorama educativo. De uma forma genérica, verificou-se que, comparativamente com os grupos de controlo, as crianças que participaram nos programas de escrita inventada: 1) obtiveram desempenhos superiores em correspondências grafo-fonológicas na escrita e leitura de palavras, medidas num prazo imediato, no período pré-escolar, em contexto português e brasileiro; 2) demonstraram resultados mais elevados no 1º ano de escolaridade em variáveis de escrita, leitura e fluência leitora, tanto com itens de palavras como de pseudopalavras; 3) alcançaram um progresso significativo até ao 3º ano de escolaridade, em medidas de acuidade de escrita e leitura de palavras e em medidas de leitura mais complexas, nomeadamente a fluência leitora e a compreensão de frases; 4) foram capazes de incorporar procedimentos de internalização e resolução da tarefa específicos através de estratégias de mediação do adulto e de colaboração inter-pares. Em síntese, estas atividades, centradas na promoção da discussão ativa e participativa das crianças sobre a escrita de palavras, surgem como uma prática benéfica no processo de aquisição inicial de literacia, podendo ser integradas no enquadramento escolar e atuar como estratégia didática em sala de aula, no período antecedente à escolaridade formal.
ABSTRACT: The proposed PhD research project aimed at studying the differential impact of participating in emergent literacy activities in diverse contexts and with the focus of analysis on different dimensions. In a simultaneously quantitative and qualitative approach, three major research purposes were defined: 1) to expand the sociocultural and linguistic scope of application of invented spelling intervention programmes; 2) to examine the longitudinal effects of emergent literacy skills on reading and writing performance; 3) to explore the intrinsic interactive dynamics of the written language learning process within a group didactic intervention. In this sense, five experimental studies were outlined: a multicultural study focusing on preschool age, two follow-up studies until the end of grade 1, a continuous longitudinal study until the end of grade 3, and a descriptive and exploratory study. A sample of 5-year-old children (students from the last year of preschool education) who did not know how to read or write participated in this project. In the initial phase, two research groups were created – experimental group and control group – comparable on diverse demographic, cognitive, and metalinguistic individual variables (gender, age in months, parents’ academic qualifications, cognitive abilities, alphabet knowledge, syllabic awareness, phonemic awareness). To apply literacy measures (word spelling/reading, pseudoword spelling/reading, reading fluency, reading comprehension), several assessment and data collection points were established before and after the intervention. The invented spelling intervention programme was implemented with the children who participated in the experimental condition over a 2-month period in 10 biweekly sessions. In similar frequency and regularity, the control groups participated in didactic activities, such as reading or telling children's stories. The sessions were accomplished in heterogeneous groups of four children as to literacy knowledge and metalinguistic skills, and they were carried out with adult mediation and peer cooperation. The data we collected was analysed using the software SPSS, and the interactive dynamics and verbal discourse of some groups were audio recorded, in order to strengthen the statistic treatment with qualitative analyses. Empirical evidence suggested relevant results for scientific research and educational operation. Generally, as compared to the control groups, we observed that the children who participated in the invented spelling programmes: 1) displayed more grapheme-phoneme correspondences in word reading and spelling, measured immediately in preschool period, in both Portuguese and Brazilian contexts; 2) scored higher in grade 1 in spelling, reading, and reading fluency, both in word and pseudoword items; 3) reached a significant progress until grade 3 in word spelling and reading accuracy measures, and in more complex reading measures, such as reading fluency and sentence comprehension; 4) were able to incorporate internalisation and task-solving specific procedures through adult mediation and peer collaboration strategies. In summary, these activities focusing on the promotion of children’s active and participative discussion of word spelling, arise as a beneficial practice in the early literacy acquisition process, and therefore they may be accommodated into the school framework and act as a didactic classroom strategy prior to formal schooling instruction.
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia
Carvalho, Tânia Patrícia Matos. "Explorar, aprender e gostar de ler com os primeiros dicionários ilustrados." Master's thesis, 2019. http://hdl.handle.net/1822/63722.
Full textO estudo da receção dos textos informativos, nomeadamente dos dicionários ilustrados ou dos primeiros dicionários, por parte de pré-leitores ou de leitores em fase inicial, é ainda uma temática pouco investigada em Portugal, sendo estes objetos igualmente pouco mobilizados no quotidiano em educação pré-escolar ou primeiro ciclo do ensino básico. Assim, estas duas constatações constituem os motivos-base que originaram a escolha deste tema para a investigação-ação, ao longo de todo o processo de formação/prática pedagógica. A problemática selecionada representa, também, um domínio habitualmente pouco explorado pelas crianças, representando, ainda, uma das áreas para com a qual estas estão menos despertas. Este estudo procura averiguar o contributo dos textos informativos, nomeadamente dos dicionários, no estímulo para a leitura e a escrita, e o desenvolvimento de várias aprendizagens em todos os domínios em contexto de pré-escolar e 1.º ciclo. Com o intuito de dar resposta às questões formuladas, procedeu-se à investigação no que se refere à distinção entre literatura e livros para a infância, à definição de livros não ficcionais (livros informativos), à sua panorâmica em Portugal, às diferentes tipologias e aos seus contributos para a formação de pré-leitores e leitores iniciais. Faz-se, ainda, uma abordagem à definição de dicionário para a infância, às diferentes tipologias e potencialidades formativas e, por fim, uma análise do corpus textual dos dicionários utilizados no projeto de investigação-ação desenvolvido. A metodologia adotada para o projeto, em contexto de pré-escolar, foi a investigaçãoação. Em contexto de 1.º ciclo, foram realizadas intervenções pontuais e foram recolhidos dados através da observação, permitindo, assim, que se realizasse uma reflexão final, comparando a incidência temática nos dois contextos.
The study of informative texts, in particularly the illustrated dictionaries or the first dictionaries, by pre-readers or readers in initial fase, is a theme sparsely investigated in Portugal. These objects are equally poorly mobilized in everyday life in preschool or primary school. So, these two findings are the main reasons that led to the choice of this theme for research and action during all the process of pedagogical formation /practice. The selected question also represents a domain usually less explored by children, representing one of the areas for which they are least awake. This study explores the contribution of the informative texts, specially the dictionaries, in the promotion of reading and writing, and the development of several learnings in all domains at preschool and 1st cycle (primary school) context. In order to answer these questions, we aim at distinguish children’s literature and books for children, a definition of nonfictional books (informative books), its panorama in Portugal, different typologies and its contributions in the development of pre and early readers. It was also made an approach to the definition of children’s dictionary, the different typologies and its formative potentialities as well as an analysis of the textual corpus composed by the dictionaries used in this action-research project. The methodology used for this project, in preschool context, was the action- research. In the 1st cycle context, specific interventions were performed and data were collected through observation, thus allowing for a final reflection, comparing the thematic incidence in the two contexts.
Costa-Pereira, T. "Ler e escrever para construir conhecimento : um projeto de intervenção no 1.º ciclo do ensino básico." Doctoral thesis, 2019. http://hdl.handle.net/10451/42272.
Full textMonteiro, Tânia Alexandra Gonçalves. "Relatório de estágio do ensino da prática pedagógica supervisionada: cooperar para aprender e ler para compreender." Master's thesis, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/9487.
Full textThis report addresses two educational contexts. Firstly, in preschool, where we developed the interventions in educational practice in the area of Personal and Social Development through Artistic Expression. We conducted different activities that encompassed the above mentioned areas and articulated with other content areas. By the end of the interventions, we could observe the group’s development in the different areas that have been worked. Secondly, our intervention focused on Portuguese, developing activities of writing and reading in the different Curricular Areas (Portuguese, Mathematics and Social Studies). After the internship was carried out, we saw the group’s progress in the different disciplines.
Ribeiro, Marta Flora Almeida Dias. ""Ler bem para aprender melhor" : um estudo exploratório de intervenção no âmbito da descodificação leitora." Master's thesis, 2005. http://hdl.handle.net/1822/2999.
Full textAs investigações realizadas no âmbito da leitura têm proliferado de uma forma muito significativa nas últimas décadas. O interesse por esta competência deve-se ao facto da leitura assumir um papel determinante na aprendizagem e no sucesso escolar e profissional. A leitura é considerada como uma ferramenta insubstituível que permite aos sujeitos leitores aceder a um conjunto de experiências e conhecimentos. Desta forma e dada a importância que lhe é atribuída é crucial conhecer e compreender os seus modelos de aquisição, os processos que lhe são subjacentes, as componentes que a constituem, bem como as metodologias de ensino, como forma de poderem desenvolver uma actuação mais consciente, informada e adequada aos alunos. Apesar desta realidade, continua-se a verificar, que as dificuldades sentidas na leitura continuam a ser uma das principais razões das retenções no 1º Ciclo e do encaminhamento dos alunos para os Serviços de Psicologia e Orientação. O insucesso na aquisição da leitura influencia, por vezes de uma forma decisiva, a aprendizagem noutras áreas disciplinares, para as quais o domínio desta competência é essencial. Por esta razão pode condicionar o percurso escolar do aluno e desencadear um conjunto de consequências negativas, como o desinvestimento face à aprendizagem, problemas comportamentais e afectivos. Desta forma, afigura-se como fundamental que estas situações sejam alvo de uma sinalização e avaliação adequadas e atempadas, com o intuito de se desenvolverem planos de intervenção eficazes. Sabe-se, aliás, que um dos factores determinantes desta eficácia é a precocidade da intervenção. Neste estudo procurou-se construir e avaliar a eficácia dum programa de intervenção para alunos do 3º ano de escolaridade com dificuldades ao nível da descodificação leitora (velocidade e acuidade leitora). O programa foi aplicado a um grupo de 6 alunos, durante 21 sessões. A nível metodológico optou-se por efectuar um estudo de caso. Uma apreciação de cariz qualitativo efectuada pela professora titular e pela psicóloga que aplicou o programa indicaram a ocorrência de mudanças positivas quer nas variáveis objecto de treino quer nos comportamentos dos alunos. Na avaliação quantitativa dos efeitos do programa foram considerados os resultados obtidos pelos alunos em três variáveis: velocidade, acuidade e compreensão leitora. No tratamento estatístico recorreu-se à análise de variância para medidas repetidas e ao teste não paramétrico de Wilcoxon. Os resultados obtidos mostraram ganhos significativos em todas as variáveis. Os dados mostraram igualmente que estes ganhos não eram iguais para todos os sujeitos.
During the last past decades, the investigations about reading have been numerous. We owe the interest from this competence to the fact that reading has a very important role when we talk about learning and both scholar and professional success. Reading is considered as an irreplaceable instrument that allows the readers to get a whole set of experiments and knowledge. According to the importance we are attributing reading, it is crucial to know and to understand its models of acquisition, the processes that are inherent to it and the several components, as well as the teaching methodologies, so that we can develop a more conscientious, informed and fit attitude towards our pupils. Though we are all aware of the reality, we still sense that reading difficulties are one of the main reasons to in success in the First Cycle as well as the reason to enrol the pupils on the Psychology and Orientation Services. The lack of the reading competency strongly influences the learning on other subjects that need this competency, so that it can draw barriers to the pupil’s scholarship and blossom some negative consequences (lack of interest on learning, behaviour and emotional problems). So, it is absolutely fundamental to detect and evaluate in a short period of time all these situations to develop the necessary answers. We know that precocious detections are a way to efficiency. Our study builds and evaluates the efficiency of a program of intervention to a third year pupils that had difficulty of reading decoding (speed and sharpness). The program was done with a group of six pupils during twenty-one sessions. Methodologically, we chose to do a case study. A qualitative analysis, made by the pupils’ school teacher and by the psychologist that applied the program, indicated the occurrence of positive changes both in the object of training variables, and in students’ behaviour. In the quantitive analysis of the program effects, three variables were considered: velocity, accuracy and comprehension. In statistic analysis, general linear models for repeated measures and Wilcoxon tests were used. The results obtained showed substantial gains in all variables. It also showed that these gains were not equal for all subjects.
Pinheiro, Daniela Filipa Assunção. "Ler e compreender, compreender para aprender : estudo exploratório de procedimento cloze em alunos do 4º ano de escolaridade." Master's thesis, 2017. http://hdl.handle.net/10451/33625.
Full textO presente estudo pretendeu testar e desenvolver novos procedimentos equacionando novas possibilidades e igualmente novos desafios, ao nível da leitura em Portugal. As investigações realizadas no âmbito da leitura têm proliferado de uma forma muito significativa nos últimos anos. Contudo, em Portugal foi verificada uma enorme escassez de estudos em relação à avaliação da compreensão na leitura através do procedimento Cloze, bem como, entre a relação de fluência e compreensão. Deste modo procurou-se investigar e incentivar na investigação em relação a este ramo, avaliando competências de leitura através de procedimentos de avaliação com base no currículo e verificando a possibilidade de utilização do procedimento Cloze como um indicador funcional de compreensão na leitura, em quatro turmas diferentes do 4º ano de escolaridade. Procurou-se descobrir diferenças entre grupos e realizar associações de variáveis como foi o caso não só das principais descritas anteriormente, mas também de indicadores de autoavaliação, da avaliação global da leitura e do aproveitamento a língua portuguesa no final do ano letivo. Os resultados demonstraram que apenas 13.3% dos alunos atingem as metas curriculares portuguesas após uma avaliação da velocidade leitora com base no currículo. As correlações efetuadas entre velocidade, precisão e compreensão apresentaram relações positivas e moderadas. Foram também encontrados bons índices de compreensão na leitura através do procedimento Cloze, este que demonstrou ser um instrumento útil na avaliação da compreensão. O procedimento Cloze poderá ser utilizado com várias faixas etárias e adaptado a diversas formas e dificuldades. Dados como uma correlação positiva entre compreensão e aproveitamento a língua portuguesa no final do ano letivo demonstraram uma evidente importância desta componente no desempenho académico dos alunos. O presente trabalho pretendeu também apelar para o desenvolvimento de mais estudos na área temática da compreensão da leitura em Portugal.
The present study aimed to test and develop new procedures for new possibilities and new challenges in reading in Portugal. Research in reading has proliferated in a very significant way in recent years. However, in Portugal there was a great lack of studies regarding the evaluation of reading comprehension through the Cloze procedure, as well as between the relation of fluency and comprehension. In this way, we sought to investigate and encourage research in this specific area, improving reading skills through assessment procedures based on the curriculum and checking the possibility of using the Cloze procedure as a functional indicator of reading comprehension in four different classes from the 4th year. Sought to discover differences between groups, not only for the main ones described above, but also for self-assessment indicators, or the overall assessment of reading and achievement of the Portuguese language at the end of the school year. The results showed that only 13.3% of the students reach the Portuguese curricular goals after an evaluation of the reading speed based on the their curriculum. Correlations between speed, precision and comprehension showed positive and moderate relationships. Good reading comprehension indexes were also found through the Cloze procedure, which proved to be a useful tool in the evaluation of comprehension. The Cloze procedure can be used with various groups of ages and adapted to various forms and difficulties. Data is a positive correlation between comprehension and achievement in the Portuguese language at the end of the school year, as demonstrated an evident importance of this component in the students' academic performance. The present work also sought to encourage the development of further studies in the thematic area of reading comprehension in Portugal.
Costa, Helena Sofia Gonçalves. "Iniciação das crianças em processos ativos de construção de conhecimento : ler para aprender em contextos de aprendizagem situada, colaborativa e autorregulada." Master's thesis, 2013. http://hdl.handle.net/1822/28732.
Full textO trabalho que aqui se apresenta relata os principais resultados de um projeto de intervenção desenhado com a finalidade de iniciar crianças do 2.º ano de escolaridade na competência específica da leitura como instrumento de construção de saber em contextos de aprendizagem situada, colaborativa e autorregulada, de forma a potenciar a competência de aprender a aprender. A intervenção reconduziu o processo de aprendizagem, centrado até então na transmissão de conteúdos e na utilização exclusiva do manual, numa “viagem pedagógica” sócio construtivista, que integrou a experimentação de vários processos e procedimentos de construção do conhecimento. Incidiu sobre a temática Profissões, constante do plano curricular oficial, tendo os alunos experimentado a construção de conhecimento sobre: i) oito profissões desconhecidas através da leitura de textos informativos; ii) as profissões mais características entre os pais e avós e dos próprios alunos da sala através da leitura dos gráficos resultantes da aplicação de questionários; iii) a profissão mais característica da vila onde vivem através da leitura de informação recolhida durante uma visita de estudo. Estas situações possibilitaram aos alunos a experimentação de uma posição ativa de construção de conhecimento, sendo levados a gerir e a mobilizar estratégias facilitadoras dessa construção, tornando-se sujeitos responsáveis e conscientes relativamente aos procedimentos necessários ao processo da sua aprendizagem. Em termos investigativos, o projeto permitiu construir o entendimento do impacto da iniciação das crianças na construção da sua autonomia, alicerçada na leitura como uma ferramenta ativa da construção do saber em contextos significativos. Este investimento investigativo teve um impacto muito significativo na construção da minha identidade profissional.
This essay reports the main results of an intervention project aimed at introducing second grade students into reading as a learning tool in situated, collaborative and self-regulated learning contexts in order to promote their learning to learn competence. The intervention transformed the existent learning environment, which was characterized by the transmission of knowledge as well as by the exclusive use of the textbook, through a socio constructivist ‘learning travel’, offering children the experience of diverse processes and procedures of knowledge construction. The intervention focused on the theme curricular theme of ‘Jobs’, in the context of which students constructed knowledge about (i) eight unknown jobs through the reading of informative texts; (ii) the most characteristic jobs among their grandparents and parents as well as among themselves through the reading of graphics resulting from questionnaires; (iii) the most characteristic job of their village through the reading of information collected during a study visit. These situations scaffolded children in the use of strategies that facilitated active knowledge construction processes, thus becoming responsible and conscious in what concerns to the procedures that sustain their own learning. The project has allowed the understanding of the impact of initiating children in the construction of their learning autonomy using reading as an active tool for knowledge construction in meaningful contexts. This whole research process has had a very significant impact upon the construction of my professional identity.
Silva, Ana Augusta Correia. "Aprende a gostar de ler, ouvindo ler e lendo." Master's thesis, 2019. http://hdl.handle.net/10400.26/29054.
Full textBlostein, Samantha. "Aprender Para No Depender: An Analysis of Casa de la Mujer Women’s Resource Centre in Nicaragua." Thesis, 2013. http://hdl.handle.net/10214/5281.
Full textAhumada, Luis Eduardo. "Reading to learn in chemistry ESP courses = Leer para aprender en cursos de Inglés con propósitos específicos, aplicación experimental del ciclo de andamiaje en la Facultad de Ciencias Químicas de la UNC." Master's thesis, 2017. http://hdl.handle.net/11086/5933.
Full text