To see the other types of publications on this topic, follow the link: Leste paulista.

Journal articles on the topic 'Leste paulista'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Leste paulista.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Pio, Rafael, Fernando Antônio Campo Dall'Orto, Wilson Barbosa, Edvan Alves Chagas, Mário Ojima, and Patríca Cia. "Produção de cultivares de nespereira na região Leste paulista." Pesquisa Agropecuária Brasileira 42, no. 7 (July 2007): 1053–56. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2007000700020.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar a capacidade produtiva das cultivares de nêspera (Eriobotrya japonica Lindl.) Mizuho, Centenária, Mizumo, Mizauto e Néctar de Cristal, em Jundiaí, SP. As mudas, formadas com porta-enxertos de 'Mizumo', foram plantadas em campo em blocos ao acaso. Do terceiro ao sexto ano de plantio, quantificaram-se o número e a massa de matéria fresca dos frutos, a produção total por planta e as médias dos quatro anos de produção. Determinaram-se o comprimento, a largura, a relação sólidos solúveis totais (SST) e a acidez total titulável (ATT). As cultivares Mizuho, Mizumo, Mizauto e Néctar de Cristal apresentaram as maiores produções de frutos, acima de 14 kg por planta em média. 'Centenária' e 'Mizumo' apresentaram os maiores resultados de massa de matéria fresca dos frutos, acima de 30 g por fruto, e a melhor razão SST/ATT.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Koury, Ana Paula, Filipe Antonio Marques Falcetta, Nestor Kenji Yoshikawa, Janilson Olegario Fernandes, Raphael Sanches Pimentel, Mari Anna Camargo Firmino, and Pedro Henrique Herculano Correia. "OS desafios urbano ambientais da Microbacia do Lageado no Itaim Paulista." Journal of Urban Technology and Sustainability 4, no. 1 (June 29, 2021): e30. http://dx.doi.org/10.47842/juts.v4i1.34.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta os desafios urbano ambientais da Microbacia do ribeirão do Lageado no Itaim Paulista zona leste de São Paulo. Trata-se de uma área altamente urbanizada com edificações de padrão médio e baixo e assentamentos precários em áreas de risco. No exutório da Microbacia concentra-se muitos pontos de alagamento. Com base na política de ação climática da cidade de São Paulo discutimos as potencialidades da modelagem hidrológica para uma ação local no âmbito das atividades do Lab Itaim Paulista Laboratório de Política Urbana e Planejamento Local da Universidade São Judas Tadeu.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

CAETANO-CHANG, MARIA RITA, and FU TAI WU. "ARENITOS FLÚVIO-EÓLICOS DA PORÇÃO SUPERIOR DA FORMAÇÃO PIRAMBÓIA NO CENTRO-LESTE PAULISTA." Revista Brasileira de Geociências 36, no. 2 (June 1, 2006): 296–304. http://dx.doi.org/10.25249/0375-7536.2006362296304.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Bettiol Neto, José Emílio, Rafael Pio, Juliana Sanches, Edvan Alves Chagas, Patrícia Cia, Pollyana Cardoso Chagas, and Silvia Antoniali. "Produção e atributos de qualidade de cultivares de marmeleiro na região leste paulista." Revista Brasileira de Fruticultura 33, no. 3 (September 2011): 1035–42. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452011000300042.

Full text
Abstract:
Considerando a baixa produção dos marmeleiros em regiões de inverno ameno, o presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de selecionar cultivares produtivas para o Estado de São Paulo. Plantas de três anos de idade dos marmeleiros 'Marmelo Pera', 'Smyrna', 'Cheldow', 'Van Deman', 'Meliforme', 'Portugal', 'Provence', 'Mendoza Inta-37', 'Rea´s Mamouth', 'Fuller', 'Meech Prolific', 'De Patras' e 'Pineapple', cultivadas no Centro APTA de Frutas do IAC (Jundiaí-SP), em espaçamento 3 x 4 m, foram avaliadas nas safras 2008/09 e 2009/10. Durante as duas safras, foram avaliadas as fases fenológica, número médio de frutos, produção média e produtividade estimada, massa, diâmetro e comprimento médio de frutos, coloração da epiderme e polpa, firmeza da polpa, sólidos solúveis, acidez titulável e relação SS/AT. Concluiu-se que os marmeleiros 'Fuller', 'Smyrna', 'Portugal', 'Provence' e 'Mendoza Inta-37' apresentaram maior desempenho produtivo. A cultivar Mendoza Inta-37 apresentou atributos de qualidade mais adequados ao consumo in natura, com maior teor de sólidos solúveis, menor acidez titulável e firmeza de polpa e ratio mais elevado, seguida pelos marmeleiros 'Fuller', 'Provence' e 'Portugal'.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Atique, Fernando, and Giorgia Burattini Saad Medeiros da Silva. "Guarulhos em Urbanização: o plano para o Parque Estrella e a Cidade Imaginada." Oculum Ensaios 17 (May 15, 2020): 1. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0919v17e2020a4374.

Full text
Abstract:
Aborda-se, historicamente, o Parque Estrella, loteamento projetado pelo engenheiro/agrimensor José Ciampitti para a Companhia Melhoramentos deGuarulhos Ltda em 1926. Até as primeiras décadas do século XX, Guarulhos era compreendida por três polos de assentamentos: Conceição, que corresponde,hoje, ao centro da cidade; Bonsucesso, que fica ao leste da área central, e São Miguel dos Guarulhos, que faz divisa com o anterior e com o atual bairro paulistano de São Miguel Paulista, na porção sudeste. Até a década de 1920, o crescimento da cidade era esparso e estava se consolidando ao redor do leito do ramal férreo do Tramway da Cantareira, que, em 1915, chegou a Guarulhos. Discute-se, então, as razões para a elaboração do Parque Estrella, procurando cruzar informações obtidas por meio de pesquisa biográfica acerca de José Ciampitti, que esteve envolvido com o mercado de terras e a projetação de outros espaços naquela localidade, bem como na capital paulista, com a análise formal do empreendimento. Intenta-se compreender as razões para a elaboração da proposta, bem como para a não implementação do projeto. Dessa forma, este artigo atenta-se para uma dimensão que é a das cidades imaginadas, muitas vezes existentes apenas na dimensão arquivística.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Butikofer, Erika Andrea, and Eliane Alves da Silva. "Imigração e periferias urbanas: experiências haitianas em São Paulo." REMHU: Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana 29, no. 62 (August 2021): 151–69. http://dx.doi.org/10.1590/1980-85852503880006210.

Full text
Abstract:
Resumo. Este artigo discute as formas como imigrantes haitianos se estabelecem nas periferias de São Paulo, tomando o caso particular de Guaianases, distrito do extremo leste da capital paulista. Busca entender as diferentes mediações que operam no estabelecimento desses imigrantes, indagando o quanto essas podem apontar para uma abertura mais ampla de acesso a direitos. A pesquisa se baseia em entrevistas e observação etnográfica e usa como referencial teórico a bibliografia sobre migrações Sul-Sul.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Toledo, Luiz Henrique de. "Quase lá: a copa do mundo no Itaquerão e os impactos de um megaevento na socialidade torcedora." Horizontes Antropológicos 19, no. 40 (December 2013): 149–84. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-71832013000200006.

Full text
Abstract:
Em meio às controvérsias políticas e esportivas locais, ampliadas no nível global por ocasião do megaevento da Copa do Mundo de futebol está sendo erguido em Itaquera, zona leste da capital paulistana, o estádio-sede do Sport Club Corinthians Paulista, arena escolhida para a abertura do grande evento em 2014. Este artigo tem por finalidade apresentar os primeiros resultados da pesquisa de campo que venho realizando no entorno da construção do referido estádio e o ponto de vista privilegiado é perceber o modo como os torcedores produzem e constroem os alicerces simbólicos sobre a edificação monumental. Meu enfoque é retomar as dinâmicas do torcer numa metrópole como São Paulo, onde o exercício contrastivo torcedor captura um momento em que um megaevento orienta em boa medida as disputas pelos espaços da cidade e as redefinições de uma forma de torcer denominada corintianismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Koury, Ana Paula, and Talita Veiga Cavallari. "Desenvolvimento urbano em áreas de fronteira: o caso do Itaim Paulista." urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana 10, no. 3 (June 14, 2018): 663–76. http://dx.doi.org/10.1590/2175-3369.010.003.ao13.

Full text
Abstract:
Resumo A política de adensamento da cidade de São Paulo propôs o aumento da área construída em regiões específicas da cidade, para aproximar trabalho e moradia. Como esta estratégia funciona nas áreas periféricas da cidade? A política de adensamento da cidade de São Paulo foi definida pela Rede de Estruturação da Transformação Urbana, proposta pela Lei Municipal n.º 16.050/2014 – Plano Diretor Estratégico (PDE) ‒ e pela Lei Municipal n.º 16.402/2016 – conhecida como Lei de Zoneamento. O foco deste trabalho é analisar o caso de um bairro periférico, considerando que a dinâmica dessas áreas é muito diferente da dinâmica do centro da cidade, em que políticas de desenvolvimento urbano baseadas no adensamento têm sido aplicadas há pelo menos duas décadas. O estudo de caso apresentado é o da Estrada Dom João Nery, localizada no Itaim Paulista, zona leste da cidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Massara, Vanessa Meloni. "Desenvolvimento da infraestrutura para abastecimento de água na capital paulista durante o século XX." Cadernos de História da Ciência 11, no. 1 (June 30, 2015): 46–69. http://dx.doi.org/10.47692/cadhistcienc.2015.v11.33880.

Full text
Abstract:
Este artigo pretende fornecer uma visão geral sobre a implantação e a expansão da infraestrutura de abastecimento de água na cidade de São Paulo durante o século XX, mostrando a evolução da sua distribuição territorial associada a informações numéricas sobre a extensão das redes, o número de ligações e a população atendida. Através da breve narrativa histórica, é possível verificar que a expansão do serviço de água canalizada na capital paulista seguiu a ocupação do território, partindo do centro, no final do século XIX, até chegar aos extremos leste e sul do município, entre as décadas de 1970 e 1980, e aos 100% de atendimento ao final dos anos 1990.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Montanari, Thais Cristina. "A decoração da Capela de São Miguel Arcanjo em São Miguel Paulista (SP)." Estudos Avançados 35, no. 102 (August 2021): 247–62. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-4014.2021.35102.015.

Full text
Abstract:
RESUMO A Capela de São Miguel Arcanjo, localizada na zona leste da cidade de São Paulo, apesar de reconhecida por sua peculiar arquitetura em taipa de pilão, teve sua decoração sempre tratada de forma secundária. Em 2007, tal questão passou a ganhar maior destaque em razão das pinturas parietais descobertas durantes os trabalhos de restauro então realizados. A urgência de estudar essas pinturas para orientar um plano de conservação e preservação, contudo, resultou em estudos pouco aprofundados, privilegiando uma visão formalista e eurocêntrica das artes produzidas durante o período colonial. Desse modo, o presente artigo, que se apresenta como um recorte da dissertação de mestrado da autora, busca apresentar uma abordagem não eurocêntrica ao analisar as diversas trocas culturais ocorridas naquele contexto histórico-cultural local e global, ao se basear em documentação primária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Bettiol Neto, José Emílio, Edvan Alves Chagas, Juliana Sanches, Rafael Pio, Silvia Antoniali, and Patricia Cia. "Produção e qualidade pós-colheita de cultivares de pereira nas condições subtropicais da região leste paulista." Ciência Rural 44, no. 10 (October 2014): 1740–46. http://dx.doi.org/10.1590/0103-8478cr20131574.

Full text
Abstract:
Objetivou-se avaliar o desempenho produtivo e a qualidade pós-colheita de cultivares de pereira nas condições subtropicais da região leste paulista. Para tanto, um ensaio de competição de cultivares foi implantado no município de Jundiaí-SP, com cinco cultivares ('Centenária', 'Triunfo', 'Primorosa', 'Seleta' e 'Tenra'). O experimento foi implantado em 2007, no espaçamento de 3,0mx4,0m, com mudas enxertadas no porta-enxerto Pyrus calleryana. As avaliações foram realizadas em três ciclos vegetativos (2009/10, 2010/11 e 2011/12), analisando-se os aspectos fenológicos, produtivos e a qualidade pós-colheita das frutas. A pereira 'Tenra' apresentou a maior produção, com 6kg de frutos por planta. As cultivares estudadas produziram frutas com coloração típica e firmeza aceitável, porém pouco doces
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Chagas, Edvan Alves, Pollyana Cardoso Chagas, Rafael Pio, José Emílio Bettiol Neto, Juliana Sanches, Silvia Antoniali do Carmo, Patrícia Cia, Moacir Pasqual, and Angélica dos Santos Carvalho. "Produção e atributos de qualidade de cultivares de macieira nas condições subtropicais da região Leste paulista." Ciência Rural 42, no. 10 (October 2012): 1764–69. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782012001000008.

Full text
Abstract:
Objetivou-se avaliar o desempenho adaptativo, produtivo e atributos de qualidade de cultivares de macieira nas condições subtropicais da região leste paulista. Para tal, um ensaio de competição de cultivares foi implantado no município de Jundiaí, SP, com sete cultivares ('Eva', 'Condessa', 'Princesa', 'Rainha', 'Imperial Gala', 'Daiane', e 'Baronesa'). O experimento foi implantado em 2006, no espaçamento de 3,0mx1,5m, com mudas enxertadas no porta-enxerto Marubakaido e interenxerto M9. As avaliações foram realizadas em dois ciclos produtivos (2008/09 e 2009/10), analisando-se os aspectos fenológicos, produtivos e atributos de qualidade do fruto. As cultivares de macieira 'Eva', 'Baronesa' e 'Princesa' apresentaram maior produção de frutos. A cultivar 'Baronesa' apresentou atributos de qualidade mais adequados ao consumo ao natural, com menor acidez titulável e boa firmeza de polpa e ratio mais elevado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Mello Botton, André Natã. "SOBRE ROMPIMENTOS DE ESTEREÓTIPOS: SINTONIA." Revista X 15, no. 7 (December 31, 2020): 618. http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v15i7.74850.

Full text
Abstract:
No dia 9 de agosto de 2019, a plataforma Netflix divulgou a primeira temporada de Sintonia. Dividida em seis episódios, a série conta a história de Doni, Nando e Rita, três jovens que estão construindo suas vidas através do funk, do tráfico de drogas e da religião, respectivamente, na Vila Áurea, Zona Leste de São Paulo. Produzida por KondZilla em parceria com Los Bragas, a série discute temas urgentes dentro dessa periferia paulista, contudo, para além disso, a história pretende romper com alguns estereótipos e, ao mesmo tempo, mostrar a realidade “de dentro” da favela, conforme argumentaremos ao longo deste trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Silva, Érika Cristina Nesta, Marcel Bordin Galvão Dias, João Osvaldo Rodrigues Nunes, Antonio Manoel dos Santos Oliveira, and Adriana Aparecida de Oliveira. "A urbanização do oeste paulista e a formação de feições tecnogênicas." Instituto Geologico 40, no. 1 (June 26, 2019): 67–81. http://dx.doi.org/10.33958/revig.v40i1.629.

Full text
Abstract:
Os processos de uso e ocupação da terra que originam e transformam os meios urbanos e rurais, exercidos pelas sociedades ao longo do tempo, são responsáveis, também, pela formação de feições tecnogênicas. Nos processos de urbanização, verifica-se que as sociedades alteram as características do meio físico-biótico (rocha-relevo-solo-clima-vegetação-fauna) para o desenvolvimento de diversas atividades. Em contrapartida, as atividades realizadas pelas sociedades são influenciadas pelas possibilidades advindas dos aspectos do meio físico-biótico. Ao se destacar o relevo, é imprescindível mencionar que sua apropriação ocorre de forma desigual e combinada, pois a sociedade, constituída por agentes sociais diversos, ocupa o relevo de forma diferenciada, ao mesmo tempo que suas ações fazem parte de um processo mais amplo, portanto, combinado, relacionado à lógica capitalista de produção do espaço. O mesmo procede no meio rural em que, especialmente no Oeste Paulista, as modificações na cobertura vegetal e, em consequência, em outros fatores do meio físico-biótico, como solos e relevo, ocorreram em decorrência da expansão das lavouras de café, algodão e do desenvolvimento da pecuária. No presente artigo são elucidadas questões relativas aos processos de expansão agrícola e urbanização e suas relações com formações tecnogênicas no Oeste Paulista, cuja origem, nas fases iniciais dessa ocupação, credita-se às erosões intensificadas pela ação da sociedade e consequentes deposições de sedimentos em áreas de fundos de vale. Destaque é dado para um estudo na região leste da cidade de Presidente Prudente-SP, apresentando aspectos sobre a expansão urbana e descrevendo formações de feições tecnogênicas, bem como sua evolução. Por fim, reforça-se que para compreender as feições tecnogênicas há a necessidade de conhecimento ampliado acerca da relação sociedade-natureza a partir de procedimentos que incluem visualizações em campo, em fotografias aéreas de diferentes períodos e retrospectiva acerca dos processos de uso e ocupação da terra.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Padilha, Frederica, Vanda Mendes Ribeiro, Antônio Augusto Gomes Batista, Luciana Alves, and Hamilton Carvalho-Silva. "Efeito do território sobre as desigualdades escolares: mudanças no caso de São Miguel Paulista de 2007 a 2009." Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp 1, no. 2 (November 30, 2013): 08–30. http://dx.doi.org/10.34024/olhares.2013.v1.144.

Full text
Abstract:
Este artigo discute se e como as desigualdades socioespaciais presentes no interior da subprefeitura de São Miguel Paulista (SMP), leste do Município de São Paulo, impactam a desigualdade escolar. Usando o Ideb 2007, um primeiro estudo mostrou que: i) as desigualdades socioespaciais restringem a qualidade da oferta educacional das escolas em territórios de alta vulnerabilidade social; ii) escolas situadas nos territórios mais vulneráveis concentram mais alunos com recursos socioculturais mais baixos e iii) alunos com baixos recursos socioculturais, em escolas de territórios menos vulneráveis, tendem a ter melhores desempenhos na Prova Brasil. O segundo estudo, que utilizou o Ideb 2009, denota alterações nos vínculos entre as desigualdades socioespaciais e escolares: i) o Ideb cresceu, sobretudo em áreas mais vulneráveis, mas aumentou a segregação dos alunos; ii) o estudo corrobora o efeito de território sobre as oportunidades educacionais, porém, esse efeito é diferenciado para alunos com recursos socioculturais distintos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Breda, Caio, Lucas Veríssimo Warren, Fabiano Do Nascimento Pupim, and Mário Luís Assine. "Depósitos conglomeráticos do Paleo Rio Tietê: evento de agradação fluvial na evolução da depressão periférica paulista." Geologia USP. Série Científica 19, no. 4 (December 20, 2019): 147–63. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v19-155306.

Full text
Abstract:
Os depósitos conglomeráticos situados nos arredores do distrito de Laras, São Paulo, capeiam colinas amplas de topo aplainado com altitudes entre 500 e 570 m. Ocorrem em discordância sobre as formações Piramboia e Teresina da Bacia do Paraná. São constituídos de fácies de ortoconglomerados polimíticos com matriz arenosa, mal selecionada. A análise de proveniência realizada evidenciou o predomínio de clastos de silexito, quartzito e quartzo de veio, bem arredondados e oblatos, sugerindo longo transporte. A análise estatística revelou maior frequência de litotipos resistentes ao transporte na porção sudeste da área. Na porção noroeste predominam clastos menos resistentes, representados por oólito e coquina, sugerindo erosão da Formação Teresina e transporte curto a partir de terrenos paleozoicos existentes na Depressão Periférica Paulista. Dados de Luminescência Opticamente Estimulada (OSL) possibilitaram conferir idade mínima de 371.4 ± 27.5 ka para a unidade. Os depósitos conglomeráticos são interpretados como produto de deposição em canais fluviais tributários de grande porte, ou mesmo de um canal tronco principal, de um extenso sistema deposicional fluvial com paleomergulho deposicional para sudoeste do Estado de São Paulo. Esse sistema fluvial antecessor do atual Rio Tietê, com proveniência de nordeste, tinha área de drenagem em terrenos pré-cambrianos situados ao leste da área de ocorrências das unidades paleozoicas. Devido à localização e ao porte, os depósitos descritos registram importante fase de agradação fluvial na história geológica do Rio Tietê, evento de sedimentação ocorrido durante o longo processo de denudação que deu origem à Depressão Periférica Paulista durante o Cenozoico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Machado, Antonio Jaschke. "Evolução diária e variação sazonal da turbulência atmosférica em espaços livres de cidades do Oeste Paulista." Labor e Engenho 10, no. 4 (December 31, 2016): 330. http://dx.doi.org/10.20396/labore.v10i4.8646284.

Full text
Abstract:
Este artigo procura identificar um padrão da turbulência do ar que reflita o efeito de edifícios nas características da turbulência medida em espaços livres de cidades do Oeste Paulista. A turbulência atmosférica foi estimada utilizando-se observações de alta-frequência das três componentes ortogonais do vento (u, v, w). Um anemômetro sônico CSAT3 da Campbell Scientific Inc. (CSI) foi instalado na cobertura de um edifício, e as componentes turbulentas (u', v', w') foram sistematicamente medidas e registradas em intervalos de 0.1 s e 5 min, respectivamente, durante 1 ano entre março de 2015 e fevereiro de 2016 com um sistema automático de aquisição de dados CR3000 (CSI). A análise dos dados considerou a variabilidade diurna e noturna da turbulência, e os resultados experimentais revelaram a existência de um padrão diário de circulação vertical. A componente w variou entre 15 e 45 cm.s-1 em média, e as flutuações turbulentas observadas indicaram que uma componente ascendente com uma velocidade de até 1 m.s-1 predominou durante o meio do dia e início da tarde. Durante a noite até as primeiras horas da manhã, uma componente descendente, menos robusta, com uma velocidade de até 0.5 m.s-1 foi observada. O fluxo horizontal médio (u, v) foi de baixa velocidade (em torno de 1 m.s-1) e predominantemente de sudeste. Houve uma mudança consistente na direção deste vento, que girou para leste durante a manhã conforme o ramo ascendente se desenvolveu. É proposto um modelo para a circulação do ar próximo à superfície na qual esta mudança na direção do vento é o principal efeito do edifício na turbulência observada. Concluiu-se que outros padrões assimétricos observados, do tipo brisas de vale, podem ser compreendidos como circulações secundárias que tem como pano de fundo o efeito do edifício.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Tessler, Moysés G., Kenitiro Suguio, Michel M. de Mahiques, and Valdenir V. Furtado. "Evolução temporal e espacial da desembocadura lagunar de Cananéia (SP)." Boletim do Instituto Oceanográfico 38, no. 1 (1990): 23–29. http://dx.doi.org/10.1590/s0373-55241990000100004.

Full text
Abstract:
O processo evolutivo da desembocadura lagunar de Cananéia, principal canal de interligação entre o oceano e a região lagunar de Cananéia-Iguape (SP), vem sendo acompanhado mais detalhadamente desde a década de 50. Superpondo-se os contornos de linha de costa, realizados a partir de fotos aéreas obtidas entre os anos de 1952 e 1981, pode-se constatar mudanças significativas nas proximidades desta desembocadura lagunar. Entre as mais importantes tem-se o recuo da face norte e o avanço da parte leste, na porção arenosa voltada para o oceano da Ilha do Cardoso, além de erosão da margem da desembocadura lagunar localizada na porção sul da Ilha Comprida. A evolução geomorfológica do litoral sul paulista está intimamente relacionada aos mecanismos hidrodinámicos atuantes junto à costa e a circulação atmosférica nesta parte do continente sul-americano. A interação desses fenômenos é fundamental na intensa mobilidade dos sedimentos arenosos que obstruem e/ou causam o deslocamento dos canais de acesso à região lagunar, bem como nos processos erosivos e deposicionais que afetam as faces oceânicas das ilhas do Cardoso e de Cananéia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Dantas, Renilson Targino, and João Francisco Escobedo. "ÍNDICES MORFO-FISIOLÓGICOS E RENDIMENTO DA ALFACE (Lactuca sativa L.) EM AMBIENTES NATURAL E PROTEGIDO." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 2, no. 1 (April 1998): 27–31. http://dx.doi.org/10.1590/1807-1929/agriambi.v02n01p27-31.

Full text
Abstract:
RESUMO Dois experimentos foram conduzidos para se avaliar e comparar o crescimento e rendimento da alface na área experimental do Departamento de Física e Biofísica do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista, Campus de Botucatu (22º54'S; 48º27'W; 850 m), no verão de 1995/96 e no inverno de 1996, consistindo de três parcelas com dimensões de 7m x 5m, sendo duas situadas em ambientes protegidos, tipo túnel, nas direções Leste-Oeste e Norte-Sul, e a outra parcela em condições naturais ou externas. A taxa de crescimento absoluto, no verão, foi de 5,22 g/semana nos ambientes protegidos, e de 3,97 g/semana na parcela externa, e no inverno esses valores foram de 3,02 e 2,85 g/semana. A taxa de assimilação líquida sofreu mais efeitos dos ambientes protegidos que da época do ano e a taxa de crescimento da cultura evidenciou que a cobertura do solo pelas plantas nos ambientes protegidos foi mais rápida. Conforme os resultados obtidos do rendimento, pode-se afirmar que existiu influência dos ambientes protegidos nas duas épocas do ano, com pequena vantagem no inverno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Melo, Andressa Gomes, Felipe Henrique de Oliveira, Bruna Antunha, and Giovanna Vallim Jorgetto. "Síndrome de Burnout em trabalhadores de Enfermagem de áreas critica." Research, Society and Development 10, no. 4 (March 31, 2021): e7110413935. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i4.13935.

Full text
Abstract:
Objetivo: Conhecer a predisposição para Síndrome de Burnout na equipe de enfermagem em setores críticos em um hospital de média complexidade filantrópico do leste paulista e correlacionar tal predisposição com o perfil sociodemográfico dos mesmos. Método: Estudo de campo, exploratório, quantitativo, de amostragem probabilística intencional, cujos dados foram coletados via instrumento Maslach Burnout Inventory (MBI), em profissionais de enfermagem alocados nos serviços de UTI Neonatal e Adulto, Unidade de Cuidados Intermediários - Adulto e Neonatal (UCI e UNCI), Pronto Socorro e Centro Cirúrgico, por serem estes setores que prestam assistência de maior complexidade no hospital em questão. Resultados: Participaram deste estudo 83 participantes profissionais de enfermagem. Perfil sociodemográfico evidenciou prevalência do sexo feminino, faixa etária entre 26 a 40 anos, cargo de técnico em enfermagem e tempo de formação e função acima de cinco anos. A presença de SB na amostra em estudo apresentou baixo nível para as dimensões exaustão emocional e despersonalização e nível moderado para a realização profissional. Conclusão: A relação entre predisposição para Síndrome de Burnout na equipe de enfermagem de setores críticos onde o estudo foi realizado se fez presente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Carvalho, Helba. "(Con) fabulando na praça: a criação de espaços literários e lúdicos no Festival do Livro e da Literatura de São Miguel Paulista." Linha D'Água 30, no. 2 (October 27, 2017): 35. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v30i2p35-50.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de uma experiência prática de incentivo à leitura de textos literários em projetos que coordeno, durante quatro anos, com os alunos do Curso de Letras da Universidade Cruzeiro do Sul, para o Festival do Livro e da Literatura de São Miguel Paulista. Todas as atividades propostas no evento buscam resgatar a tradição oral de contar histórias e “a arte de contá-las de novo”, conforme Walter Benjamin (1994) e ressignificar o espaço público (a praça), onde ocorre o Festival, transformando-o em um espaço lúdico com intervenções literárias e artísticas que promovam transformações ou reações, sejam elas intelectuais, sensoriais ou físicas no público, em sua maioria, alunos de escolas públicas e privadas da Zona Leste. Neste sentido, o futuro professor, aluno do Curso de Licenciatura em Letras, tem a oportunidade de se relacionar com jovens e crianças, durante três dias ininterruptos, em um espaço fora do ambiente escolar, criando situações de interação que exijam dele conhecimento sobre a literatura, gosto pela leitura, criatividade, capacidade de trabalhar em equipe e interagir com o público e, sobretudo, de responsabilidade social nas ações propostas, a fim de sensibilizar o público participante por meio da literatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Braga, Marcos Brandão, and Antonio Evaldo Klar. "EVAPORAÇÃO E EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA EM CAMPO E ESTUFA ORIENTADAS NOS SENTIDOS NORTE/SUL E LESTE/OESTE." IRRIGA 5, no. 3 (December 15, 2000): 188–93. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2000v5n3p188.

Full text
Abstract:
EVAPORAÇÃO E EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA EM CAMPO E ESTUFA ORIENTADAS NOS SENTIDOS NORTE/SUL E LESTE/OESTE Marcos .Brandão .Braga1Antônio Evaldo Klar 2Departamento de Engenharia Rural – Faculdade de Ciências Agronômicas - UNESP – Botucatu, SP. CP: 237 – CEP: 18603-970. E-mail: klar@fca.unesp.br 1 RESUMO O estudo da evaporação da água tem sido bastante empregado para estimar a evapotranspiração de culturas, constituído-se num fator de importância relevante para planejamento e manejo da irrigação. Nas ultimas décadas, o cultivo em ambiente protegido, principalmente de hortaliças, tem sido muito utilizado no Brasil. No entanto, estudos referentes ao manejo de água em ambientes protegidos têm sido ainda pouco pesquisados. Este trabalho teve como objetivo, estimar a evaporação (Eo) e evapotranspiração de referência (ETo), dentro e fora das estufas, utilizando-se o método do tanque classe “A”, e estabelecer correlações entre estas variáveis medidas em duas estufas com orientações geográficas distintas (N-S, L-O). O experimento foi conduzido na área experimental do Departamento de Engenharia Rural da Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus de Botucatu-SP, no período de setembro de 1997 a fevereiro de 1998. Observou-se que a evaporação e a evapotranspiração de referência obtidas fora das estufas correlacionaram-se de forma positiva com as estimadas dentro das mesmas; que houve pequena variação na evaporação e evapotranspiração de referência, estimadas no interior das estufas; e que é possível estimar-se a evaporação e evapotranspiração de referência, dentro da estufa orientada no sentido Norte/Sul, através de dados de Eo e ETo obtidos fora destas e no interior da Leste/Oeste. UNITERMOS: Evaporação, Evapotranspiração, Estufas BRAGA, M. B., KLAR, A. E. PLASTIC TUNNEL ORIENTATION INFLUENCE ON EVAPORATION AND REFERENCE EVAPOTRANSPIRATION 2 ABSTRACT The water evaporation has been employed to predict plant evapotranspiration in order to design irrigation management. Plastic tunnels has been used for cultivation of many plants, mainly vegetables, but few water use researches have been made under plastic tunnel conditions in Brazil. For this reason, the main objective of this study was to estimate evaporation - Eo (class A pan metthod) and reference evapotranspiration – E To inside and outside greenhouses. Two plastic tunnels oriented North/South (N/S) and East/West (E/W) were used. The study was developed at the Agricultural Engineering Department, FCA/UNESP, Botucatu – SP from 09/1997 to 02/1998. The evaporation and the reference evapotranspiration obtained from classe A pan out the tunnels had positive correlations to those inside the tunnels, consequently it is possible to evaluate Eo and ETo inside tunnels from outside data. A positive correlation were founded between class A pan data obtained from both plastic tunnels. KEYWORDS: Evaporation, Reference Evapotranspiration, Plastic Tunnel
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Baccarin, José Giacomo, and Sany Spínola Aleixo. "Vem cada vez mais de longe o leite nosso de cada dia: alterações recentes na cadeia dos lácteos no Estado de São Paulo." Segurança Alimentar e Nutricional 20, no. 1 (February 3, 2015): 62. http://dx.doi.org/10.20396/san.v20i1.8634623.

Full text
Abstract:
Nas últimas décadas uma série de transformações ampliou o alcance do mercado dos lácteos, sendo possível a captação de leite in natura em estabelecimentos distantes dos laticínios e a comercialização dos produtos processados em locais mais longínquos. O artigo se propõe a analisar mudanças que ocorreram na produção primária, na industrialização e no consumo do leite de vaca e seus derivados no Estado de São Paulo, entre 1990 e 2010. A pecuária leiteira paulista apresentou baixo dinamismo, fazendo com que São Paulo passasse de segundo para sexto maior Estado brasileiro produtor de leite cru ou resfriado no período. Sob o avanço da lavoura canavieira, a área de pastagem no Estado diminuiu e houve crescimento relativo da pecuária bovina de corte. Os ganhos de produtividade da pecuária leiteira paulista ocorreram em ritmo menor do que no Brasil e não foram suficientes para que se garantisse o aumento ou pelo menos a manutenção de sua produção de leite in natura. Os laticínios em São Paulo apresentaram dinamismo menor que no Brasil, embora sua produção tenha crescido além da produção primária de leite do Estado. O tamanho médio dos laticínios ficou maior e cresceu consideravelmente a produção paulista de leite longa vida, enquanto diminuía a produção do leite comercializado em embalagens de polietileno, de queijos e leite em pó. O consumo total de laticínios pelas famílias paulistas na década de 2000 aumentou, mas diminuiu o consumo per capita. A produção total de laticínios no Estado de São Paulo atende atualmente menos que 60% do seu consumo estadual total.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Montibeller, Cibele Carolina, Guillermo Rafael Beltran Navarro, and Antenor Zanardo. "Petrografia, geoquímica e proveniência da Formação Corumbataí aflorante no município de Mineiros (GO)." Geologia USP. Série Científica 21, no. 1 (March 4, 2021): 22–43. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v21-165722.

Full text
Abstract:
No estado de Goiás, ocorrem litotipos similares àqueles atribuídos à Formação Corumbataí, no estado de São Paulo, embora a escassez de bibliografias específicas sobre a unidade na Região Centro-Oeste brasileira e a ausência de mapeamentos de detalhe nas adjacências da Serra do Caiapó (centro-sudeste do estado de Goiás) suscitem dúvidas quanto à correlação entre essas áreas de afloramento de unidades permianas e aquelas encontradas no domínio paulista da Bacia do Paraná. Sendo assim, este trabalho apresenta caraterísticas mineralógicas, petrográficas e geoquímicas da Formação Corumbataí no estado de Goiás, bem como suas implicações de proveniência, intemperismo e paleoclima, no intuito de fornecer dados complementares que permitam estabelecer correlações entre as diversas áreas aflorantes da unidade ao longo das bordas norte e leste da bacia. Os siltitos do município de Mineiros (GO) são quimicamente classificados, predominantemente, como “wackes” e arcósios, e, secundariamente, como litoarenitos e sublitoarenitos, com alta maturidade textural e maturidade química variável, gerados por sedimentos provenientes principalmente de rochas sedimentares quartzosas, com menores contribuições de rochas ígneas félsicas e máficas. Aparentemente, esses sedimentos sofreram pouco efeito de reciclagem sedimentar, advogando por uma maior proximidade das áreas-fonte, sendo que esta foi submetida a variados graus de intemperismo, o que sugere mistura de diversas fontes na geração dos sedimentos que deram origem à unidade, além de haver predomínio de classificação das fontes como derivadas de regiões tectonicamente ativas ou arcos de ilha continentais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

ALBERTINA GUILHERME DOS SANTOS, PRISCILA. "BRINC'ARTE." Revista Territórios 03, no. 04 (April 30, 2021): 243–48. http://dx.doi.org/10.53782/164.

Full text
Abstract:
Esse trabalho tem como tema as relações entre o brincar e a arte, tendo como maior objetivo indicar como a integração entre brincadeira e arte podem favorecer ao desenvolvimento da criança, por meio do relato de experiência desenvolvido com projeto Brinc'arte, realizado com crianças de 3 a 4 anos. A Arte e o brincar podem ser trabalhados juntos de maneira prazerosa, harmoniosa e alegre, levando a desenvolver, ampliar os conhecimentos e habilidades das crianças, assim favorecendo o desenvolvimento global. Para fundamentar o relato, foram consultados documentos oficiais como as Diretrizes Curriculares Nacionais (2010), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os autores Serafim(2010); Ferreira (2008); Oliveira (1993) e Nicolau e Dias (2003). O projeto relatado foi desenvolvido no período de dez meses com a participação de vinte sete crianças, uma professora e algumas famílias que puderam participar de alguns momentos conosco. O trabalho foi desenvolvido no Centro Social Marista Irmão Justino, localizado na região de São Miguel Paulista - Zona Leste de São Paulo. Durante o projeto foram realizadas atividades internas, tais como: roda de conversa, pesquisas em laboratório de informática e atividades externas, como: visitas ao parque, museu e brincadeiras nos parques ou redondezas da instituição, sempre relacionando a Arte e o brincar. A partir da reflexão sobre a experiência vivenciada, é possível concluir que a integração entre a brincadeira com arte é possível favorecer o desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social das crianças, além de oportunizar o resgate de brincadeiras antigas, assim contribuindo para desenvolvimento amplo da criança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Rossi, Fabrício, Paulo César T. Melo, Joaquim A. Azevedo Filho, Edmilson J. Ambrosano, Nivaldo Guirado, Eliana A. Schammass, and Laís F. Camargo. "Cultivares de batata para sistemas orgânicos de produção." Horticultura Brasileira 29, no. 3 (September 2011): 372–76. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-05362011000300019.

Full text
Abstract:
Informações a respeito de cultivares adaptadas ao sistema de cultivo orgânico são escassas. O objetivo deste estudo foi avaliar, sob sistema de cultivo orgânico, genótipos nacionais e estrangeiros desenvolvidos para o cultivo convencional, quanto ao potencial produtivo, em condições de campo. O experimento foi conduzido em 2008, no Pólo APTA Leste Paulista, em Monte Alegre do Sul-SP. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, com 18 tratamentos e quatro repetições. Cada parcela foi constituída por 80 batatas-semente, dispostas em quatro linhas de 5 m de comprimento, espaçadas de 80 cm, com 25 cm entre tubérculos. Os genótipos avaliados foram Agata, Asterix, Caesar, Cupido, Éden, Melody, Novella e Vivaldi, de origem estrangeira; e Apuã, Aracy, Catucha, IAC Aracy Ruiva, Itararé, Monte Alegre 172, IAC 6090, APTA 16.5, APTA 15.20 e APTA 21.54, nacionais. Foram avaliadas as características de produtividade total e comercial de tubérculos, massa média total e comercial de tubérculos, teor de matéria seca e severidade da pinta-preta (Alternaria solani). Os clones APTA 16.5, APTA 21.54 e IAC 6090, e as cultivares Cupido, Apuã, Itararé e Monte Alegre 172 foram os mais produtivos. 'APTA 21.54' superou os demais em relação a produtividade comercial (18,07 t ha-1), sendo que 'APTA 16.5', 'Cupido', 'IAC 6090' e 'Itararé' formaram o segundo grupo. As maiores massas médias de tubérculos foram apresentadas pelas cultivares Itararé e Cupido. O clone IAC 6090 e as cultivares Aracy e Aracy Ruiva foram as que apresentaram maiores teores de matéria seca, com valor médio de 22,91%. 'APTA 16.5', 'Apuã', 'Aracy', 'Aracy Ruiva', 'Éden', 'Ibituaçú' e 'Monte Alegre 172' apresentaram alto nível de resistência à pinta-preta. As cultivares Itararé, Apuã e Cupido são adaptadas ao cultivo orgânico, e os clones avançados APTA 16.5, APTA 21.54 e IAC 6090 apresentam potencial de cultivo no sistema orgânico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Martinelli, Bruno, Caio Siqueira Marconato, and Kayo Felype Nachtajler Amado. "Caso para ensino: Base comunitária de segurança da Vila Formosa, São Paulo (SP)." Revista Gestão & Políticas Públicas 2, no. 1 (June 30, 2012): 116–33. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v2i1p116-133.

Full text
Abstract:
Um caso para ensino é um relato de situações da vida organizacional, com o objetivo de desenvolver habilidades de resolução de problemas. Este estudo de caso para ensino é contado sob a ótica do Sargento Ciriaco, comandante da base. Desde 2007, a Base da Polícia Militar de Vila Formosa, localizada na zona leste do município de São Paulo, faz parte do programa de policiamento comunitário. Em agosto de 2008, no início da gestão do Sargento Ciriaco, foi adotada a filosofia da integração com a comunidade. Parcerias com a polícia comunitária do Japão, comerciantes locais, e outros órgãos do governo foram realizadas com objetivo de viabilizar recursos financeiros, físicos e humanos para os projetos. Apesar dos recursos escassos e poucos incentivos à inovação, o Sargento Ciriaco e seus comandados se superaram para proporcionar resultados de integração e segurança no bairro de Vila Formosa, através de diversos projetos e ações apresentados neste trabalho. A base apresenta-se como um case de sucesso dentro da corporação, que além de atingir a integração proposta, interagiu com muita dinâmica e criatividade com a sociedade. Os resultados obtidos apresentam-se através da redução do número de delitos na região e da constatação de um sentimento diferente da população acerca do papel da polícia como um parceiro da comunidade. Após a apresentação do caso, seguem notas de ensino para aplicação do caso em sala de aula. A experiência relatada foi uma das premiadas na categoria inovação pela 7ª edição do Prêmio Mário Covas (2010-2011), realizado pela Secretaria Estadual de Gestão Públicas em parceria com a Fundação do Desenvolvimento Administrativo (FUNDAP) e a Fundação Mário Covas. O objetivo do prêmio é reconhecer e premiar iniciativas de excelência ou inovação no setor público estadual paulista em diversas categorias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Macedo, Christiane Garcia, Maria das Dores Pinto Sant'Ana Lima, and Joelzio dos Santos Oliveira. "Renata Leite." FuLiA / UFMG 5, no. 3 (June 14, 2021): 98–119. http://dx.doi.org/10.35699/2526-4494.2020.25831.

Full text
Abstract:
Renata Neves Leite, instrutora da Confederação Sul-Americana de Futebol, ex-árbitra de futsal da Confederação Brasileira de Futebol de Salão – Futsal e da Federação Paulista de Futsal e primeira arbitrar a atuar no Campeonato Mundial de Futsal Masculino é uma mulher nordestina da cidade de Monteiro na Paraíba. O objetivo deste texto é analisar sua trajetória esportiva como árbitra de futsal, sua formação, sua atuação e sua representatividade. Para tanto utilizamos como fonte documentos de seu acervo pessoal e cinco entrevistas de História Oral. Sua trajetória única traz reflexões a cerca do combate dos preconceitos ainda existentes, da atuação das mulheres no esporte e da importância da representatividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Pereira, Josiane Turato da Silva, Golbery Rudolf Oliveira Rodrigueiro, Camila Pires Cremasco Gabriel, Luís Roberto Almeida Gabriel Filho, and Rodrigo Máximo Sánchez-Román. "INFLUÊNCIA DA ORIENTAÇÃO SOLAR NO CULTIVO DE HORTALIÇAS EM SISTEMA VERTICAL USANDO VERMICOMPOSTAGEM E FERTIRRIGAÇÃO." IRRIGA 1, no. 1 (September 25, 2018): 42–54. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2018v1n1p42-54.

Full text
Abstract:
INFLUÊNCIA DA ORIENTAÇÃO SOLAR NO CULTIVO DE HORTALIÇAS EM SISTEMA VERTICAL USANDO VERMICOMPOSTAGEM E FERTIRRIGAÇÃO JOSIANE TURATO DA SILVA PEREIRA1; GOLBERY RUDOLF OLIVEIRA RODRIGUEIRO1; CAMILA PIRES CREMASCO GABRIEL2; LUÍS ROBERTO ALMEIDA GABRIEL FILHO2 E RODRIGO MÁXIMO SÁNCHEZ ROMÁN3 1Programa de Pós-Graduação em Irrigação e Drenagem, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP/FCA, Rua Dr. José Barbosa de Barros, 1780, Botucatu-SP, josi_tsp@yahoo.com.br, golberyoliveira@gmail.com 2Laboratório de Matemática Aplicada e Computacional, Faculdade de Ciências Agronômicas Unesp – Universidade Estadual Paulista, Campus Experimental de Tupã, Rua Domingos da Costa Lopes, 780 - Jardim Itaipu, Tupã - SP, camila@tupa.unesp.br, gabrielfilho@tupa.unesp.br 3Professor Assistente, Departamento de Engenharia Rural, FCA/UNESP, Botucatu-SP, rmsroman@fca.unesp.br 1 RESUMO Devido às condições climáticas a produção de hortaliças vem sofrendo mudanças no modelo de produção, os cultivos verticais evidenciaram-se na comunidade urbana em razão do aproveitamento de pequenos espaços para a produção de alimentos, sendo assim uma alternativa para aumento de produtividade em termos de otimização do espaço dentro do ambiente protegido. O presente trabalho tem por objetivo analisar a produtividade sob influência da orientação solar sobre hortaliças em sistema vertical no interior do ambiente protegido, aliado a tecnologia de irrigação localizada e vermicompostagem. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado para o fator orientação solar conforme sua trajetória (Norte; Sul; Leste; Oeste), sendo 4 tratamentos por barril com três repetições dispostas em faixas. As culturas utilizadas foram alface, almeirão, chicória e salsinha. A utilização da vermicompostagem na produção de hortaliças em sistema vertical demanda de pesquisas aprofundadas sobre a fertilidade do meio e a utilização da vermicompostagem no sistema proposto. A técnica de cultivo vertical pode ser uma alternativa inteligente e sustentável para a produção destinada a pequenas áreas, podendo ser ampliada para cultivos em consórcio de acordo a preferência luminosa de cada espécie escolhida. Palavras-chave: minhocas africanas, cultivo vertical, produção de hortaliças PEREIRA, J. T. S.; RODRIGUEIRO, G. R. O.; GABRIEL, C. P. C.; GABRIEL FILHO, L. R. A.; SÁNCHEZ-ROMÁN, R. M. INFLUENCE OF SOLAR ORIENTATION IN VERTICAL SYSTEMS USING VERMICOMPOST AND FERTIRRIGATION 2 ABSTRACT Due to climate conditions, the production of vegetables has undergone changes in the production model; vertical cultures are outstanding in the urban community due to the use of small spaces for food production, thus being an alternative to increase productivity in terms of optimization of the space inside the protected environment. The present work aims at analyzing productivity under the influence of solar orientation in vertical vegetables inside the protected environment, combined with localized irrigation technology and vermicompost. The experimental design was completely randomized for the solar orientation factor according to its trajectory (north, south, east, west), with 4 treatments per drum and three repetitions disposed in strips. The cultures used were lettuce, endive, chicory and parsley. The use of vermicompost in the production of vegetables in vertical systems demands detailed research on environmental fertility and the use of vermicompost in the proposed system. The vertical culture technique can be an intelligent and sustainable alternative for production intended for small areas, and can be expanded for cultures in consortiums according to the light preference of each type chosen. Keywords: African earthworms, vertical cultivation, vegetable production
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Silva, Paulo Henrique, Suelen Alves Vianna, Cássia Regina Limonta Carvalho, Joaquim Adelino de Azevedo Filho, and Carlos Augusto Colombo. "DIVERGÊNCIA GENÉTICA ENTRE ESPÉCIES DE PALMEIRAS Acrocomia Mart. BASEADA EM DESCRITORES MORFOAGRONÔMICOS." ENERGIA NA AGRICULTURA 35, no. 4 (July 23, 2021): 562–77. http://dx.doi.org/10.17224/energagric.2020v35n4p562-577.

Full text
Abstract:
Divergência genética entre espécies de palmeiras Acrocomia Mart. baseada em descritores morfoagronômicos PAULO HENRIQUE DA SILVA1, SUELEN ALVES VIANNA2, CÁSSIA REGINA LIMONTA CARVALHO3, JOAQUIM ADELINO DE AZEVEDO FILHO4, CARLOS AUGUSTO COLOMBO5 1 Mestrando no Curso de Pós-Graduação em Agricultura Tropical e Subtropical – Genética, Melhoramento e Biotecnologia Vegetal- Instituto Agronômico (IAC). Avenida: Barão de Itapura, 1481, Botafogo, Campinas, SP, Brasil, CEP: 13.020-902. paulohsmgv@gmail.com 2 Pós Doutoranda no Centro de Pesquisa & Desenvolvimento de Recursos Genéticos Vegetais, Laboratório de Biologia Molecular – Instituto Agronômico (IAC). Avenida: Barão de Itapura, 1481, Botafogo, Campinas, SP, Brasil, CEP: 13.020-902. suelen.loesch@gmail.com 3 Pesquisadora no Centro de Pesquisa & Desenvolvimento de Recursos Genéticos Vegetais, Laboratório de Fitoquímica – Instituto Agronômico (IAC). Avenida: Barão de Itapura, 1481, Botafogo, Campinas, SP, Brasil, CEP: 13.020-902. climonta@uol.com.br 4 Pesquisador na Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) - Pólo Regional do Leste Paulista. Rua: Dr. José Paiva Castro, 1493, Monte Alegre do Sul, SP, CEP: 13.910-000. joaquimadelino66@gmail.com 5 Pesquisador no Centro de Pesquisa & Desenvolvimento de Recursos Genéticos Vegetais, Laboratório de Biologia Molecular – Instituto Agronômico (IAC). Avenida: Barão de Itapura, 1481, Botafogo, Campinas, SP, Brasil, CEP: 13.020-902. iac.colombo@gmail.com Resumo: As palmeiras nativas Acrocomia aculeata e Acrocomia totai são utilizadas para diversos fins sobretudo, o uso da polpa fresca ou processada para alimentação e a extração de óleo da polpa e da amêndoa com diversas aplicações. Sabendo de seu potencial econômico e a dúvida existente sobre sua taxonomia, foi realizada a caracterização de 60 indivíduos em três populações de cada uma das espécies com o uso de 41 descritores morfoagronômicos. Os dados foram analisados com o uso de estatística univariada e multivariada (estimativa de similaridade pelo índice de Gower e formação dos agrupamentos pelo método UPGMA). Foi encontrada grande variação na maioria dos descritores analisados dentro e entre populações e espécies. A população de Luz-MG apresentou os maiores valores relativos aos descritores de frutos e a de Corumbá-MS os menores. A análise de agrupamento revelou a formação de dois grandes grupos correspondentes às espécies analisadas e a subdivisão dentro de cada um destes corresponde a sua origem geográfica. A variação encontrada dentro de cada uma das espécies pode orientar a seleção de indivíduos mais produtivos em programas de melhoramento e a divergência entre espécies além de comprovar sua taxonomia subsidia futuros estudos e sua melhor utilização. Palavras-chave: Acrocomia aculeata, Acrocomia totai, Arecaceae, diversidade, pré-melhoramento GENETIC DIVERGENCE AMONG SPECIES OF PALM TREES Acrocomia Mart. BASED ON MORPHOAGRONOMIC DESCRIPTORS ABSTRACT: The native palm trees Acrocomia aculeata and Acrocomia totai are used for several purposes, mainly, the use of fresh or processed pulp for food and the extraction of oil from the pulp and almond with different applications. Knowing its economic potential and doubt about its taxonomy, 60 individuals were characterized in three populations of each species using 41 morpho-agronomic descriptors. The data were analyzed using univariate and multivariate statistics (similarity estimate using the Gower index and formation of clusters using the UPGMA method). Great variation was found in most of the descriptors analyzed within and between populations and species. The population of Luz-MG had the highest values ​​for fruit descriptors and the population of Corumbá-MS the lowest. The cluster analysis revealed the formation of two large groups corresponding to the analyzed species and the subdivision within each of these corresponds to their geographical origin. The variation found within each species can guide the selection of more productive individuals in breeding programs and the divergence between species, in addition to proving their taxonomy supports future studies and their better use. Keywords: Acrocomia aculeata, Acrocomia totai, Arecaceae, diversity, pre-breeding.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Silva, Robson Roberto. "A presença das amas-de-leite na amamentação das crianças brancas na cidade de São Paulo no século XIX." Antíteses 9, no. 17 (September 6, 2016): 297. http://dx.doi.org/10.5433/1984-3356.2016v9n17p297.

Full text
Abstract:
O objetivo desse estudo será a analise da participação das mulheres negras na função social de amas-de-leite na amamentação das crianças brancas das famílias senhoriais na cidade de São Paulo no século XIX; porque as mães brancas não tinham condições físicas para garantirem seu aleitamento. As escravas negras ficaram conhecidas como mulheres que devido ao seu porte físico e características raciais, poderiam dar o peito para os filhos dos senhores. Elas eram obrigadas a rejeitarem do leite materno sua própria prole, o que aumentava os índices de mortalidade entre as crianças escravas. Mas, a atuação das amas-de-leite não ficava limitada à casa dos senhores; na capital paulista; em muitos anúncios jornalísticos, elas eram alugadas nos casos de mulheres que estavam impossibilitadas de amamentarem. As negras libertas também alugavam seus serviços de amas-de-leite para conseguirem algum dinheiro. A presença das amas-de-leite na amamentação infantil começou a ser contestada pela saúde pública nas décadas finais do século XIX; com o desenvolvimento da profilaxia higiênica e da puericultura, os médicos criticam as amas-de-leite devido à falta de higiene e ao desleixo no aleitamento, ocasionando doenças e aumento da mortalidade infantil, tanto que seus serviços foram alvos de regulamentação política de controle social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

LENCIONI, F. A. A., U. G. NEISS, S. L. DUTRA, K. S. FURIERI, L. JUEN, J. D. BATISTA, and DIOGO S. VILELA. "Synopsis of Lestes from Brazil with description of Lestes demarcoi sp. nov. (Zygoptera: Lestidae)." Zootaxa 4990, no. 3 (June 22, 2021): 511–41. http://dx.doi.org/10.11646/zootaxa.4990.3.4.

Full text
Abstract:
The Brazilian fauna of Lestidae contains two genera (Archilestes Selys, 1862 and Lestes Leach in Brewster, 1815) with 14 species, many of which are poorly defined and/or known only by primary literature. To improve the knowledge of the Brazilian species of the genus Lestes we examined 97 specimens pertaining to 11 of the 13 described species. Additionally, a new species is described here in honor to Prof. Dr. Paulo De Marco Júnior: Lestes demarcoi (Holotype and Allotype: Brazil: Amazonas, Manaus, Reserva Adolpho Ducke, Acará trail, 02º55’46” S & 59º58’22” W, 62 m, 13.iv.2009, collected in tandem, U.G. Neiss leg. and deposited in FAAL). Diagnostic illustrations of all species are provided. Color photographs of live individuals of Lestes dichrostigma Calvert, 1909, Lestes forficula Rambur, 1842 and Lestes paulistus Calvert, 1909 are also presented.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

COSTA, JANIRA M., LUIZ O. I. DE SOUZA, and JAVIER MUZÓN. "Descriptions of three new species of Odonata from Brazil." Zootaxa 1314, no. 1 (September 14, 2006): 53. http://dx.doi.org/10.11646/zootaxa.1314.1.4.

Full text
Abstract:
Three new species are described here: Oxyagrion zielmae sp. nov. (Coenagrionidae) from one male collected at Costa Rica, Mato Grosso do Sul state; Lestes fernandoi sp.nov. (Lestidae) from a pair from Imperatriz, Maranhão state and Perithemis capixaba sp. nov. (Libellulidae) from one male from Mutum Preto, Espírito Santo state, all deposited at Museu Nacional, Rio de Janeiro, Brazil. Oxyagrion zielmae is similar to O. pavidum Selys, 1876 but differs by having cerci and paraprocts the same size, pterostigma long and narrow and terminal segment of genital ligula with the two lobes larger than in O. pavidum. Lestes fernandoi is compared with L. auritus Hagen in Selys, 1862; L. bipupillatus Calvert, 1909; L. dichrostigma Calvert, 1909; Lestes falcifer Sjöstedt, 1918; L. forficula Rambur, 1842; L. minutus Selys, 1862 and L. paulistus Calvert, 1909. The new species is most similar to Lestes falcifer and L. paulistus, but differ by the peculiar color of pterothorax, caudal appendages and genital ligula. Perithemis capixaba is similar to P. mooma Kirby, 1889 but differs by having the first segment of vesica spermalis slowly rounded, in P. mooma this structure is trapezoidal. Illustrated keys to new species are included.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Queiroz, Flávia, Eliana Márcia Sotello Cabrera, Tania De Freitas Perinazzo, Silvana Aparecida Alves, Maria Aparecida Silva, and Ana Cristina Viana Silva. "BANCO DE LEITE HUMANO: DEMANDA E DISTRIBUIÇÃO PARA UTI-NEONATAL EM CIDADE NO INTERIOR PAULISTA, 2013." Arquivos de Ciências da Saúde 22, no. 4 (December 23, 2015): 63. http://dx.doi.org/10.17696/2318-3691.22.4.2015.129.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Santos, Nubia Sotini dos. "As amas de leite no Correio Paulistano (1870-1879): o comércio de mães escravizadas." Revista Eletrônica História em Reflexão 14, no. 28 (October 15, 2020): 120–40. http://dx.doi.org/10.30612/rehr.v14i28.11969.

Full text
Abstract:
O seguinte artigo visa discutir as relações maternas das amas de leite escravizadas, mulheres-mães que foram exploradas na comercialização do seu leite em seu período de lactação, por meio de fontes como: os anúncios do jornal Correio Paulistano (1870-1879) e teses médicas do século XIX, dos autores Moura (1873) e Silva (1884). Nesse sentido, é proposto um olhar para as relações de gênero, raça e classe, a partir da perspectiva da história social da escravidão com ênfase para as mulheres negras escravizadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Negro, Antonio Luigi, and Jonas Brito. "Mãe paralítica no teatro das oligarquias?: o papel da Bahia na Primeira República para além do café-com-leite." Varia Historia 29, no. 51 (December 2013): 863–87. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-87752013000300011.

Full text
Abstract:
Apesar de ter cabido à Bahia a segunda maior bancada do congresso republicano (menor apenas que a mineira, igual à dos paulistas; maior, portanto, que a dos gaúchos), a relevância de seu papel na Primeira República é comparada com sua situação privilegiada no império ou, além disto, é confrontada com o excepcionalismo dos paulistas: fazendeiros capitalistas, burgueses e industriais. A Bahia foi contudo um estado que, monarquista até a medula da escravatura, influiu os governos republicanos. Em 1908, na Exposição Nacional, suas elites conseguiram representar este papel com desenvoltura e eficácia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Dantas, Adriana Santiago Rosa, and Graziela Serroni Perosa. "Participação política na periferia leste de São Paulo: memória de antigos moradores (1940-1980)." Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura 21, no. 1 (December 16, 2013): 27. http://dx.doi.org/10.20396/resgate.v21i25/26.8645751.

Full text
Abstract:
Este artigo discute a participação política à luz de um distrito da Zona Leste de São Paulo, Ermelino Matarazzo, a partir do relato de antigos moradores que atuaram na região. Esta análise microssocial permitiu reconhecer a mudança de atores localizada no tempo e no espaço, relacionada a processos que acompanharam a formação da periferia paulistana como a industrialização, a migração, a autoconstrução, a favelização. Pretende-se demonstrar os diferentes atores e suas respectivas demandas que caracterizaram a participação tanto nas Sociedades de Amigos de Bairros (SABs) quanto nos movimentos por moradia entre as décadas de 1940 a 1980.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Dantas, Adriana Santiago Rosa. "Duas histórias de migrantes sobre educação, trabalho e moradia na periferia paulistana (1960 e 1980)." TRAVESSIA - revista do migrante, no. 73 (December 28, 2013): 57–66. http://dx.doi.org/10.48213/travessia.i73.131.

Full text
Abstract:
Este artigo discute a inserção de migrantes internos na periferia de São Paulo, vindos em condições educacionais e sociais parecidas, mas em tempos distintos, nas décadas de 1960 e 1980. Os dados analisados fazem parte de uma pesquisa realizada em Ermelino Matarazzo, na periferia leste da cidade de São Paulo, que recebeu migrantes nordestinos a partir da década de 1940. No texto, são comparadas duas moradoras, dentre as dezoito entrevistas da pesquisa, analisando-se sua inserção na cidade de São Paulo em relação à educação, trabalho e moradia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Pinheiro, Maria de Lourdes. "Práticas de psicologia experimental e pedagogia científica na escola normal secundária de São Carlos: a concepção do educador paulista João Toledo." Revista HISTEDBR On-line 13, no. 53 (February 20, 2014): 173. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640199.

Full text
Abstract:
Numa perspectiva histórico-cultural e abrangendo o período de 1913 a 1921, este artigo apresenta uma discussão sobre a implantação da cadeira de Psicologia Experimental, Pedagogia e Educação Cívica e do Gabinete de Antropologia Pedagógica e Psicologia Experimental na Escola Normal Secundária de São Carlos, que servia aos professores da referida cadeira para a realização de exames psico-antropométricos. Exames de alunos parecem ter sido feitos regularmente de 1913 até aproximadamente 1920, mas, como se limitavam aos aspectos antropométricos, João Toledo, então lente da Escola Normal Secundária de São Carlos, manifestou sua crítica em periódicos educacionais que circulavam naquele momento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Antunes, José Leopoldo Ferreira, Mirtes de Moraes, Maria Gabriela Haye Biazevic, Eliseu Alves Waldman, and Marcelo Oswaldo Alvares Corrêa. "Tuberculose e leite: elementos para a história de uma polêmica." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 9, no. 3 (December 2002): 609–23. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702002000300007.

Full text
Abstract:
Pode o ser humano contrair tuberculose pela ingestão do leite de vacas tuberculosas? São efetivos o diagnóstico e o controle da tuberculose bovina para a proteção da população humana? Questões como estas estiveram em pauta no pensamento médico paulistano no início do século XX. O presente estudo procurou reconstituir elementos da polêmica travada em São Paulo, com o intuito de incentivar a divulgação de dados suplementares sobre a matéria. Aqui são apresentadas indicações sintéticas das posições em confronto: de um lado, as preocupações em intensificar as ações de controle do gado tuberculoso; de outro, o cuidado de não prejudicar os criadores nacionais com a demanda de precauções adicionais, as quais se temia serem lesivas à comercialização do produto. O acompanhamento das intervenções sobre o tema na imprensa médica permitiu identificar a preponderância da primeira posição, com conseqüências para o controle sanitário de alimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Kon, Artur. "Antiteatrodocumentário: Verdade e ficção em Conversas com meu pai, de Janaína Leite e Alexandre Dal Farra." Viso: Cadernos de estética aplicada 11, no. 21 (November 10, 2016): 28–47. http://dx.doi.org/10.22409/1981-4062/v21i/227.

Full text
Abstract:
O ensaio pretende investigar o modo pelo qual classificações como “teatro documentário” ou “teatros do real”, muito em voga nas recentes discussões teóricas sobre a cena contemporânea, são colocados em questão, desconstruídos e ampliados pelo espetáculo paulistano Conversas com meu pai, de 2014, parceria da atriz Janaína Leite com o dramaturgo Alexandre Dal Farra. Para tal, o autor se apoia em reflexões de Jacques Rancière, Georges Didi-Huberman e Hans-Thies Lehmann sobre os encontros e separações entre arte e realidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Carvalho, Tatiane Do Nascimento, Gislane Da Paixão, Maria Suely Dos Santos Rodrigues, Layanny Samara da Silva Souza, Wandemberg Rocha Freitas, and Thiago De Sousa Fonseca. "Análise físico-química de amostras de leites bovinos crus in natura e UHT comercializados em Paulistana, Piauí." Brazilian Journal of Food Research 10, no. 3 (January 1, 2019): 77. http://dx.doi.org/10.3895/rebrapa.v10n3.11316.

Full text
Abstract:
O leite é um produto perecível e consumido em larga escala na alimentação humana, sendo passível de sofrer fraudes, resultando em um grande risco para a saúde pública. Dessa forma, a presente pesquisa analisou os aspectos físico-químicos de amostras de três leites bovinos crus in natura (A, B e C) e de duas marcas de leites bovinos industrializados (D e E), comercializados em Paulistana, Piauí. Os seguintes parâmetros foram analisados: estabilidade térmica frente ao etanol (72% v/v), teor de acidez titulável, teor de cálcio, presença de amido e íons cloretos e pH. Como resultados, os leites crus in natura A e C apresentaram instabilidade térmica e B apresentou estabilidade. Os índices de acidez foram de A = 0,23%, B = 0,17% e C = 0,27%. Os teores de cálcio de A, B e C foram de 269 mg, 275 mg e 291 mg, respectivamente. A, B e C negativaram para a presença de amido. O leite A positivou para a presença de cloretos e os demais (B e C) negativo. O pH de A e C foi igual a 6,5 e o de B igual a 6,7. Os leites industrializados D e E foram estáveis termicamente e apresentaram acidez titulável = 0,19% e 0,18%, respectivamente. Os teores de cálcio foram de C = 220 mg e E = 249 mg. C e E negativaram nos testes das presenças de amido e cloretos. O pH de C e E foi igual a 6,7. Contudo, os leites A e C apresentaram indícios de insegurança alimentar e os demais (B, D e E) estiveram dentro das normas de segurança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Santos, Patricia Tavares dos, Maria Rita Bertolozzi, and Paula Hino. "Necessidades de saúde na atenção primária: percepção de profissionais que atuam na educação permanente." Acta Paulista de Enfermagem 23, no. 6 (2010): 788–95. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-21002010000600012.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Conhecer o conceito de necessidades em saúde, segundo a percepção dos preceptores que integram uma equipe de Educação Permanente na Atenção Primária em Saúde de uma organização social. MÉTODOS: Utilizou-se entrevista semiestruturada com cinco preceptores vinculados à Educação permanente dessa Instituiçao e os achados foram categorizados e analisados, conforme a Taxonomia de Necessidades de Saúde e a luz da Teoria da Determinação Social do Processo Saúde-Doença. Os cinco profissionais da equipe de preceptoria de uma organização social da zona Leste paulistana participaram da pesquisa. RESULTADOS: Os participantes abordaram as quatro categorias propostas pela taxonomia, além de discorrerem sobre a identificação das necessidades e sua satisfação. CONCLUSÃO: Os profissionais acreditam que as necessidades de saúde da população não são atendidas em razão de questões relacionadas às condições de vida, políticas públicas e visão de mundo dos profissionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Yamaguti, Rosana, and Rosana Denaldi. "As zonas especiais de interesse social de imóveis vazios ou subutilizados no município de São Paulo | Special social interest zones on vacant or underutilized properties in the city of São Paulo." Oculum Ensaios 17 (September 29, 2020): 1. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0919v17e2020a4813.

Full text
Abstract:
Este trabalho discute o papel das Zonas Especiais de Interesse Social de imóveis vazios ou subutilizados para produção de Habitação de Interesse Social no município de São Paulo, especialmente quanto à localização desses empreendimentos e ao tipo de produto realizado. Apresenta os resultados de uma pesquisa documental produzida por meio da coleta, sistematização e análise de dados dos alvarás emi­tidos pela Prefeitura Municipal de São Paulo para a Zona Leste paulistana entre 2002, ano de aprovação do instrumento, e 2017. Concluiu-se que o instru­mento pode cumprir importante papel para viabili­zar a produção de Habitação de Interesse Social no município. Entretanto, seu alcance depende de uma conjunção de fatores, como a existência de recursos financeiros subsidiados para moradia de interesse social e uma gestão local comprometida com a dimi­nuição do déficit habitacional e com a efetivação da função social da propriedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Silva, Marcos Vinicius Gualberto Barbosa, William José Ferreira, Jaime Araujo Cobuci, Paulo Rogério Palma de Oliveira, Marco Antônio Machado, and Cezar Parreira Ferreira. "Efeitos genéticos e de ambiente em um rebanho do ecótipo mantiqueira: II. Características produtivas." Ciência e Agrotecnologia 30, no. 3 (June 2006): 529–37. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542006000300020.

Full text
Abstract:
Por meio de análises uni e bicaracterísticas entre a produção total de leite (PL), produção de gordura (PROG), porcentagem de gordura (PERG), duração da lactação (DL) e período seco (PSECO), objetivou-se, com este trabalho, estimar parâmetros genéticos utilizando-se registros provenientes das cinco primeiras lactações de 1.406 vacas do ecótipo Mantiqueira, filhas de 113 reprodutores, com partos entre os anos de 1977 e 1997, pertencentes ao programa de melhoramento do Pólo Regional do Vale do Paraíba da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (APTA/SAA-SP), no município de Pindamonhangaba. Os modelos usados para obtenção das médias dos quadrados mínimos incluíram os efeitos fixos de ano e estação de parto e idade ao parto, além dos efeitos aleatórios de reprodutor e do erro. Para a obtenção dos parâmetros genéticos pela metodologia REML foram utilizados os modelos que ajustavam os efeitos fixos de ano-estação e idade da vaca ao parto, além dos efeitos aleatórios de animal e do erro. As médias ajustadas ± erros-padrão foram: 1863,31 ± 1047,19 kg para a PL; 76,59 ± 31,92 kg para a PROG; 3,43 ± 0,64 % para PERG; 231,72 ± 91,30 dias para DL; e 256,40 ± 180,29 dias para o PSECO. As herdabilidades foram: 0,25; 0,09; 0,00; 0,16 e 0,06, respectivamente, para PL, PROG, PERG, DL e PSECO. As correlações genéticas entre PL e PROG ou PERG foram, respectivamente, de 0,36 e -0,02. De acordo com os resultados obtidos, pode-se inferir que há variação genética aditiva entre vacas para produção de leite.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Manffrenatti Venturelli, Ricardo. "DESTERRITORIALIZAÇÃO E RETERRITORILIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO CAMPO NO SUDOESTE PAULISTA: A QUESTÃO ENTRE OS TRABALHADORES DA CITRICULTURA E OS CAMPONESES PRODUTORES DE LEITE." Revista Verde Grande: Geografia e Interdisciplinaridade 2, no. 01 (June 26, 2020): 37–66. http://dx.doi.org/10.46551/rvg26752395202013766.

Full text
Abstract:
Este artigo é fruto de uma série de pesquisas realizadas pelo autor e neste momento apresentamos uma síntese relacionando os processos contraditórios e intrínsecos ao capital nas quais promovem dialeticamente a desterritorialização camponesa e ao mesmo tempo, mas em outro fenômeno, a sua reterritorialização. Demonstrando a relação entre capital e campesinato, como modos de produção distintos, mas vinculados em uma dialética de destruição e recriação. Certamente este estudo não tem a prerrogativa de responder a todas questões pertinentes a relação entre capital e campesinato. Mas sim, focar nos fenômenos presenciados na região Sudoeste Paulista, mais especificamente na Região Geográfica Imediata de Avaré (IBGE, 2017). Tendo como justificativa a presença marcante de atividades citricultoras e camponeses pecuaristas de gado leiteiro. Assim, iremos relacionar os processos de territorialização do capital e monopolização do território pelo capital e suas expressões na configuração da fração do território a partir das relações de trabalho. Essa categoria foi escolhida, uma vez que iremos demonstrar como que as relações de exploração do trabalho assalariado na citricultura e a subordinação do trabalho camponês com a sujeição de sua produção a indústria, mesmo que se aparentem como expressões do capital no campo, contraditoriamente agem para a recriação camponesa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Garcia, Carlos Jesus Baca, Alexandre Barcellos Dalri, Antonio Ricardo de Andrade, Marcus Vinicius Araújo Mello de Oliveira, and Raimundo Leite Cruz. "IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO SUPERFICIAL E SUBSUPERFICIAL NA CULTURA DE BATATA COM DOIS SISTEMAS DE PLANTIO." IRRIGA 8, no. 2 (August 22, 2003): 150–59. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2003v8n2p150-159.

Full text
Abstract:
IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO SUPERFICIAL E SUBSUPERFICIAL NA CULTURA DE BATATA COM DOIS SISTEMAS DE PLANTIO Carlos Jesús Baca GarcíaAlexandre Barcellos DalriAntonio Ricardo de AndradeMarcus Vinicius Araújo Mello de OliveiraRaimundo Leite CruzDepartamento de Engenharia Rural, Faculdade de Ciências Agronômicas, Universidade Estadual Paulista, Botucatu, SP. CP: 42, CEP 18610-109. E-mail: carbaga2@fca.unesp.br 1 RESUMO O trabalho de pesquisa foi conduzido de agosto a novembro do ano 2001, no Departamento de Engenharia Rural da Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista, Botucatu-SP, objetivando avaliar os efeitos da irrigação por gotejamento superficial e subsuperficial associadas a fertirrigação e dois tipos de plantio na produtividade de batata, cultivar Aracy (IAC-2). O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso em esquema fatorial 2x2, com 2 sistemas de irrigação: Irrigação por gotejamento, superficial e subsuperficial; 2 sistemas de plantio: Plantio Tradicional (PT), e Fileiras Duplas (FD); com 5 repetições perfazendo um total de vinte parcelas. A parcela experimental do tipo PT teve uma área útil de 7,2m2 e o tipo FD 6,0m2. O valor médio de consumo total de água foi de 218,29mm, o que correspondeu a um consumo médio de 2,30mm.dia-1 durante o ciclo da cultura. Após a colheita avaliou-se a produção total comercial obtendo-se uma produtividade média de 32,51t.ha-1, os tratamentos revelaram uma produtividade média de 30,46; 32,03; 33,46; e 34,09t.ha-1, para T1, T2, T3 e T4, respectivamente. Houve uma tendência de maiores produtividades quando o plantio foi realizado no sistema FD, quando comparado com o PT, com uma diferença de 8,1%. Os resultados indicam que a produtividade desta cultura foi influenciada pelo sistema de plantio em fileira dupla, ocasionando maior produtividade total comercial e menor produtividade tipo I, independente do sistema de irrigação. UNITERMOS: Irrigação por gotejamento, irrigação por gotejamento enterrada, fertirrigação. BACA, C. J. G.; DALRI, A. B.; ANDRADE, A. R. de; OLIVEIRA, M. V. A. M. de; CRUZ, R. L. SURFACE AND UNDERSURFACE DRIPPING IRRIGATION IN POTATO CROP USING TWO PLANTING SYSTEMS 2 ABSTRACT This work was carried out from August to November 2001 in the Rural Engineering Department at the Agricultural Science College from Paulist State University-UNESP/Botucatu-SP. The objective was to evaluate the irrigation effects on potato yield cv. Aracy (IAC – 2), using surface and undersurface dripping irrigation associated with fertirrigation and two planting systems. The experimental design was a 2 x 2 factorial randomized block with 2 irrigation systems: surface and undersurface dripping irrigation ; 2 planting systems as follows: traditional planting (TP) and double lines (DL) through 5 replications amounting to 20 plots. The experimental plot was 7.2 m2 and 6.0 m2 for TP and DL useful areas, respectively. The average value for the total water uptake was 218.29 mm which corresponded to a 2.30 mm.dia- average uptake during the crop cycle. After harvesting it was evaluated the total commercial production with an average yield of 32.51t.ha-1. The treatments led to 30.46; 32.03; 33.46; and 34.09t.ha-1 as mean yield for T1, T2, T3 and T4, respectively. Higher yields have been likely when DL was used instead of the TP system showing a 8.1% difference. The total average production of bulbs dry matter was 20.87 %. The results showed that the yield of this crop was influenced by the double line planting system and connecting rod density leading to a higher total commercial productivity and lower type I productivity regardless of the irrigation system. KEYWORDS: Surface dripping irrigation, undersurface dripping irrigation, fertirrigation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Buckeridge, Marcos. "Árvores urbanas em São Paulo: planejamento, economia e água." Estudos Avançados 29, no. 84 (August 2015): 85–101. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142015000200006.

Full text
Abstract:
As árvores urbanas têm grande importância em vários aspectos da vida das cidades, influenciando no conforto térmico e psicológico, filtrando a poluição e ajudando a umidificar a atmosfera urbana pela formação de "rios aéreos". Neste artigo, utilizamos a cidade de São Paulo como modelo para discutir questões relacionadas ao potencial de influência que as árvores urbanas podem ter em todos os aspectos mencionados e também o potencial de inclusão da arborização em ganhos econômicos pela cidade. Tudo isso só pode ocorrer caso a arborização urbana seja planejada com base científica e usando uma abordagem sistêmica que integre as árvores aos processos da cidade. Utilizando dados da prefeitura sobre a porcentagem de verde por habitante, mostramos o déficit arborização que existe principalmente nas zonas leste e central e merecem atenção para planejamentos futuros. Apontamos a importância que as árvores podem ter em produzir vapor de água em dimensões comparáveis às vazões dos rios Tietê e Pinheiros. Finalmente, alguns pontos que devem fazer parte de um plano de arborização que integre as florestas do entorno da cidade com a vida urbana, tendo como pano de fundo a necessidade de uma visão sistêmica que leve em consideração a arborização urbana nas cidades paulistas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

ALFONSI, ROGÉRIO REMO, ORIVALDO BRUNINI, MARCELO BENTO PAES DE CAMARGO, and JOSÉ RICARDO MACEDO PEZZOPANE. "DISPONIBILIDADE HÍDRICA NO SOLO PARA A CULTURA DO MILHO NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM FUNÇÃO DE ÉPOCAS DE SEMEADURA E CULTIVARES." Bragantia 57, no. 1 (1998): 127–34. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87051998000100015.

Full text
Abstract:
Estudou-se, para regiões produtoras de milho paulistas, a variação do armazenamento de água no solo (ARM) durante a estação de crescimento de cultivares superprecoces, precoces e tardios, com a simulação de épocas de semeadura. A variação do ARM foi obtida de balanços hídricos seqüenciais, para períodos de dez dias. Calcularam-se as probabilidades do ARM ž 50 mm e da precipitação (P) ž à evapotranspiração de referência (Eto), em nível decendial para todo o ano e regiões estudadas. Essas probabilidades foram associadas aos estádios de desenvolvimento dos três tipos de cultivares de milho em função da época de semeadura simulada, especialmente em relação ao florescimento e enchimento de grãos. Tais associações permitiram deduzir as melhores épocas de semeadura para cada tipo de cultivar e região, considerando-se as ocorrências dos períodos críticos à cultura com os de maior probabilidade de ARM no solo. As regiões Norte, Noroeste, Leste e Nordeste do Estado de São Paulo apresentam maior probabilidade de ARM ž 50 mm do que as demais, para as épocas tradicionais de semeadura, de outubro a dezembro. Para as semeaduras tardias, ou seja, para o milho "safrinha", a região do Vale do Paranapanema e o Sudoeste do Estado apresentam maior potencialidade de produção do que as outras regiões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Déli, Fernando Rodrigues. "O POVOAMENTO E A CIRCULAÇÃO NO VALE DO ARICANDUVA, DA COLONIZAÇÃO AO INÍCIO DA URBANIZAÇÃO: MOMENTOS DA FRAGMENTAÇÃO DO ESPAÇO NUMA PORÇÃO DA ZONA LESTE PAULISTANA." GEOUSP: Espaço e Tempo (Online), no. 18 (August 30, 2005): 81. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2005.73974.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography