To see the other types of publications on this topic, follow the link: Língua portuguesa - Transcrição fonética.

Journal articles on the topic 'Língua portuguesa - Transcrição fonética'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 46 journal articles for your research on the topic 'Língua portuguesa - Transcrição fonética.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Santos, Daniel da Silva, Iara Cristina Araújo Nogueira, and Cid Ivan da Costa Carvalho. "Sistema automático de transcrição fonológica para o português." Texto Livre: Linguagem e Tecnologia 11, no. 2 (2018): 50–67. http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.11.2.50-67.

Full text
Abstract:
RESUMO: Os sistemas de transcrição automática de grafema para fonema são conhecidos como Graphem to phoneme (G2P). Neste trabalho, apresentamos um sistema automático de transcrição fonológica para o português, utilizando a tecnologia de estados finitos. Para o desenvolvimento desse sistema, seguimos os seguintes passos: a compreensão da relação entre as formas gráficas e as formas fonológicas da língua, a construção de um algoritmo, a implementação desse algoritmo numa linguagem de programação, o teste e a avaliação do sistema num corpus da língua portuguesa. Após o desenvolvimento, os resulta
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Scliar-Cabral, Leonor. "Desafios metodológicos à Linguística de Corpus em aquisição da linguagem no português brasileiro." Revista da Anpoll 52, no. 1 (2021): 205–19. http://dx.doi.org/10.18309/ranpoll.v52i1.1499.

Full text
Abstract:
Discutirei os desafios metodológicos para a organização de três corpora de uma criança aos 20 meses e 21 dias, 22 meses e 20 dias e 26 meses e 8 dias, ao adquirir o PB. Utilizo a metodologia de Brown (1973) quando levantou os corpora de Adam, Eve e Sarah, empregando o cálculo de Extensão Média de Enunciados, EME (MLU) e de Limite Máximo de Enunciados (Upper Bound), cujas regras são descritas. Os resultados são confrontados com dezenove relatos de Brown (1973, p. 66) referentes à aquisição de línguas diferentes, inclusive, não indo-europeias. Explicam-se os critérios para seleção dos enunciados
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Mendes, Camilla Da Silva, Nathalia Reis de Medeiros, and Thiago Soares de Oliveira. "AFRICANIDADES NA FONÉTICA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO." Letras Escreve 7, no. 1 (2017): 269. http://dx.doi.org/10.18468/letras.2017v7n1.p269-287.

Full text
Abstract:
<p class="NormalJustificado"><span>Como resultado de pesquisa desenvolvida no âmbito do Instituto Federal Fluminense, este trabalho teórico objetiva explorar a influência africana na manifestação de alguns itens lexicais na fala brasileira a partir da análise de aspectos fonéticos da língua, apontando que a diversidade na forma de realização oral de determinados vocábulos se dá por via da influência línguística. Para tanto, utilizar-se-ão as obras de estudiosos da História da Língua Portuguesa, da Filologia e da Linguística. Ao fim, conclui-se que a influência africana foi fundamen
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Oliveira, Karina Gonçalves de Souza de. "Epêntese vocálica em posição medial de palavras em esperanto." Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) 45, no. 1 (2016): 26. http://dx.doi.org/10.21165/el.v45i1.604.

Full text
Abstract:
O objetivo deste experimento é verificar se há epêntese vocálica em encontros consonantais em posição medial da palavra, em situações permitidas na língua portuguesa, mas que supostamente são proibidas em esperanto. Com isso, pretende-se dar um passo a mais no entendimento da estrutura silábica desta língua, que ainda não tem seus postulados teóricos suficientemente estabelecidos, e verificar a possível influência da L1 (português) na realização fonética da L2 (esperanto).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Dębowiak, Przemysław. "A língua portuguesa na transcrição cirílica num dicionário do século XVIII." Studia Iberystyczne 13, no. 13 (2014): 343–55. http://dx.doi.org/10.12797/si.13.2014.13.27.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

FRUTOS, Lara, and Luciane Thomé SCHRÖDER. "APRESENTAÇÃO." Trama 15, no. 34 (2019): 1–2. http://dx.doi.org/10.48075/rt.v15i34.21834.

Full text
Abstract:
Prezados leitores,Os estudos linguísticos que se desenvolveram a partir do século XX têm, de maneira gradual, contribuído para mudanças de paradigmas no ensino. Se nas questões relativas aos gêneros textuais, esses estudos já tiveram grande impacto – e comprovamos isso a partir dos documentos oficiais que regem o ensino de língua portuguesa no Brasil –, ainda é bastante tímida a influência dos avanços das pesquisas linguísticas no ensino de questões gramaticais. O próprio conceito de gramática, que abrange a língua como um fenômeno de natureza fonética, fonológica, morfológica e sintática, ain
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Mendes, Camilla Da Silva, Nathalia Reis de Medeiros, and Thiago Soares de Oliveira. "A realização fonética do galego e a do português: um estudo comparativo com o latim." Entrepalavras 7, no. 2 (2017): 107. http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.7.7.2.107-131.

Full text
Abstract:
Este trabalho é resultado de pesquisa desenvolvida no Núcleo de Estudos Culturais, Estéticos e de Linguagens do Instituto Federal Fluminense, a partir do projeto intitulado "O Português Histórico e sua aplicabilidade na explicação de fenômenos fonéticos da Língua Portuguesa". Considerando que as línguas galega e portuguesa advêm do galego-português, um romance regional que se desenvolveu na parte ocidental da Península Ibérica, e também que ambas são oriundas do latim, este trabalho pretende realizar um estudo fonético-comparativo entre esses três idiomas a fim de demonstrar que, apesar da ori
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Prado, Natália Cristine. "A relação entre ortografia e fonologia na formação de interjeições." Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) 47, no. 1 (2018): 18–32. http://dx.doi.org/10.21165/el.v47i1.1920.

Full text
Abstract:
O objetivo desta pesquisa é investigar a relação entre fonética/fonologia e a ortografia de interjeições encontradas em HQs. Para compor o corpus desta pesquisa, coletamos 92 interjeições de base onomatopaica/expressiva a partir dos gibis da “Turma da Mônica”, da revista Turma da Mônica Jovem e, por fim, das tiras diárias publicadas no jornal Folha de São Paulo. As análises deste trabalho exploram primordialmente a relação entre ortografia e fonética/fonologia e foi possível observar que a escrita de algumas interjeições encontradas passa por um processo de estilização da grafia – muitas vezes
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Moretti, Méricles Thadeu, and Daiana Zanelato Dos Anjos. "Transcrição da tinta ao braille: apontamentos de algumas diferenças semio-cognitivas." Zetetike 24, no. 3 (2017): 395. http://dx.doi.org/10.20396/zet.v24i3.8648092.

Full text
Abstract:
Preocupamo-nos, neste trabalho, com a aprendizagem matemática por estudantes cegos. Buscamos analisar duas ferramentas utilizadas em sala de aula para estes estudantes: o Livro Didático de Matemática em Braille (LDMB) e o Código Matemático Unificado (CMU) para a Língua Portuguesa. Os seguintes questionamentos foram o fio condutor no estudo da transcrição do livro didático impresso em tinta para o livro em Braille: em que condições esta transcrição é elaborada? Que diferenças semio-cognitivas importantes surgem? O que ocorre com as expressões matemáticas envolvidas? Apontaremos, neste estudo, d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

De Oliveira, Thiago Lemes, and Carina Adriele Duarte de Melo Figueiredo. "Coautoria ou tradução?" caleidoscópio: literatura e tradução 3, no. 1 (2019): 21–36. http://dx.doi.org/10.26512/caleidoscopio.v3i1.23899.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo encetar uma discussão acerca do papel do tradutor-intérprete de Libras durante a produção da escrita acadêmica do aluno surdo. Propõe, dessa forma, uma reflexão acerca das competências necessárias na tradução do par linguístico Libras–Língua Portuguesa para efetuar a transcrição e retextualização da produção textual do discente. Nesse sentido, discute-se as produções sinalizada e escrita do aluno e da sua transcrição e retextualização realizada pelo tradutor-intérprete de Libras. Os resultados desse trabalho, portanto, destacam as estratégias e competências necessá
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Carvalho Novaes, Edmarcius, Edmara Carvalho Novaes, and Jéssika Rocha de Moura. "SIGNWRITING: a proposta de leitura para alunos surdos pela transcrição da Língua Brasileira de Sinais." Revista Inter Ação 43, no. 3 (2019): 785–800. http://dx.doi.org/10.5216/ia.v43i3.50212.

Full text
Abstract:
Uma nova estratégia de ensino baseada na transição direta dos sinais da Libras – Língua Brasileira de Sinais, denominada “SIGNWRITING”, apresenta-se como importante instrumento pedagógico para alunos surdos. Neste sentido, este artigo objetiva identificar como essa estratégia se constitui instrumento pedagógico para o estímulo à leitura de crianças surdas. A metodologia empregada é revisão bibliográfica (STUMF, 2005; CAPOVILLA, 2005; NOVAES, 2014) e documental. Conclui-se que o “SIGNWRITING” é de significativa importância no desenvolvimento de alunos surdos, fazendo com que consigam, de forma
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Moreira, Fabiana Pinto. "VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, DESVIOS DE ORTOGRAFIA E ORALIDADE: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA." Iniciação & Formação Docente 6, no. 1 (2019): 84. http://dx.doi.org/10.18554/ifd.v6i1.3882.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é apresentar como as pesquisas no campo da Sociolinguística Educacional, da Fonética e da Fonologia e da Pedagogia da Variação Linguística podem contribuir com o professor de língua portuguesa no intuito de aprimorar sua prática docente, no que se refere à abordagem dos desvios de ortografia, da oralidade e da variação linguística, visto que alguns desvios ortográficos podem ser caracterizados como interferências da oralidade na escrita, podendo ser acarretados por motivação da variação dialetal. Além de apresentar resultados de um teste de atitude/percepção didático-me
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Gomes Júnior, Saul. "Prescrição e descrição: dois vieses na Gramática Fundamental da Língua Portuguesa, de Gladstone Chaves de Melo." Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) 46, no. 1 (2017): 154. http://dx.doi.org/10.21165/el.v46i1.1583.

Full text
Abstract:
Este trabalho, inserido no âmbito da Historiografia Linguística, visa a investigar uma dualidade na Gramática Fundamental da Língua Portuguesa, de Gladstone Chaves de Melo: prescrição vs. descrição. A fundamentação teórica tem como base a noção de horizonte de retrospecção, estabelecida por Auroux (2006). O prescritivismo de Melo manifesta-se, sobretudo, nas instruções fonéticas, enquanto a atitude descritiva do autor se apresenta de três formas: 1) concepção descritiva seguida de atitude prescritiva; 2) instauração da fonética descritiva; 3) abordagem descritiva da formação de palavras. Concl
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Silva, Gladiston. "Aspectos Ecdóticos da Carta de Caminha." Revista Mosaico 11, no. 2 (2020): 70–75. http://dx.doi.org/10.21727/rm.v11i2.1924.

Full text
Abstract:
O presente trabalho busca apresentar alguns fundamentos da disciplina ecdótica no tratamento dos textos, principalmente textos antigos que passaram por diversas transformações e acabaram perdendo a sua originalidade. Desta feita, quando nos deparamos com a Carta de Caminha nos livros didáticos destinados aos alunos do ensino básico, verificamos que houve um tratamento em relação ao texto visando possibilitar ao aluno uma compreensão mais clara das informações passadas por Pero Vaz de Caminha ao Rei de Portugal, entretanto, essa maior clareza no texto, significa uma adequação da língua falada n
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Rodrigues, Siane Gois Cavalcanti, and Cristina Manuela Sá. "O (não) lugar da fonética e da fonologia em livros didáticos brasileiros do ensino fundamental anos finais." Cadernos de Estudos Lingüísticos 62 (September 17, 2020): e020013. http://dx.doi.org/10.20396/cel.v62i0.8660663.

Full text
Abstract:
Levando em conta: 1) a importância da Fonética e da Fonologia à reflexão sobre a língua e à ampliação dos saberes linguísticos dos alunos da Educação Básica; 2) o lugar de destaque dos livros didáticos nas salas de aula e 3) o fato de, tradicionalmente, essas áreas fazerem-se presentes de maneira incipiente no currículo escolar, o objetivo desta pesquisa foi analisar o espaço ocupado por esses campos em livros didáticos brasileiros. A investigação, que está acorada em Cagliari (2009), Camara Jr. (2011), Faraco (2012), entre outros, evidenciou que, nas obras analisadas, os conteúdos das áreas e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Santos, Clara Carolina. "Usos Sociais e Democráticos para Vocabulários Escolares Indígenas." Revista Brasileira de Línguas Indígenas 2, no. 2 (2020): 44. http://dx.doi.org/10.18468/rbli.2019v2n2.p44-53.

Full text
Abstract:
<p>O Projeto Tupinambá<em> </em>realiza atividades de assessoramento linguístico para professores indígenas, com atividades formativas para professores da escola Sapucaeira e nucleadas na cidade de Olivença, distrito de Ilhéus, Bahia. Uma das etapas do projeto foi a produção de um vocabulário de uso escolar da língua Tupinambá. Este vocabulário trouxe como inovação a transcrição fonética dos vocábulos. Neste texto, refletimos a respeito das escolhas macroestruturais do vocabulário, com ênfase para a definição dos lemas das palavras. Esta escolha é fundamental para orientar a
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Da Silva, André Luiz Silveira, and Geam Karlo Gomes. "A imaginação educada, de Northrop Frye." Revista Memorare 7, no. 1 (2020): 239. http://dx.doi.org/10.19177/memorare.v7e12020239-242.

Full text
Abstract:
Em virtude da grandeza e atualidade do tema, A Imaginação educada recebeu tradução em língua portuguesa em 2017. Essa obra, constituída pela transcrição de seis palestras de 30 minutos ministradas pelo crítico literário Northrop Frye, discute questões como: O que é a literatura? Para que e como ensiná-la? Qual o lugar da imaginação? Para que ela serve? É possível e necessário educá-la? Nesse texto, Frye nos oferece pistas para ampliar nossa percepção sobre o ensino de literatura e a pedagogia do imaginário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Masip, Vicente. "Fonética e fonologia portuguesas: um modelo didático latoratorial." Linha D'Água 28, no. 1 (2015): 177. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v28i1p177-196.

Full text
Abstract:
As línguas naturais são veículos orais de comunicação que eventualmente se escrevem. É muito importante refletir sobre os sons do português, usando todos recursos que a tecnologia coloca ao nosso dispor, especialmente os laboratórios fonéticos, que nos permitem gravar mensagens, analisá-las, diagnosticá-las e transmiti-las. Propomos um modelo, em duas fases, a primeira mais simples e a segunda mais elaborada, que poderá ser usado como suporte para o ensino da língua portuguesa a nativos e a estrangeiros e, especialmente, como instrumento de pesquisa capaz de detalhar o registro dos sons, seus
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Wayhs, Mariana De Oliveira, and Elizabeth Fontoura Dorneles. "A LÍNGUA QUE A ESCOLA COMEU." Revista Contexto & Educação 36, no. 113 (2021): 247–66. http://dx.doi.org/10.21527/2179-1309.2021.113.247-266.

Full text
Abstract:
A constituição do sujeito criança na relação com a personagem Bruxa dos contos de fadas é o tema deste estudo. O objetivo central da pesquisa é desvelar o funcionamento discursivo a partir da análise dos efeitos de sentido constituídos na relação personagem Bruxa / sujeito criança e os impactos em termos de linguagem e comunicação. A materialidade de análise consta de entrevista semiestruturada com crianças de 6 a 11 anos, filhos dos catadores do Projeto Profissão Catador da UNICRUZ, gravação dos áudios e transcrição, para a formação do arquivo do analista. Partindo das sequências discursivas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

CORRÊA, Alessandra Pagliuso dos Santos, and Larissa BERTI. "ESTABELECIMENTO DO CONTRASTE ENTRE AS FRICATIVAS POR CRIANÇAS COM TRANSTORNO FONOLÓGICO: MANIPULAÇÃO DE PISTAS ACÚSTICAS." Alfa : Revista de Linguística (São José do Rio Preto) 59, no. 2 (2015): 363–84. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5794-1504-6.

Full text
Abstract:
O presente trabalho versa sobre a presença de contrastes encobertos na fala de crianças com transtorno fonológico. A hipótese perseguida é a de que as crianças com transtorno fonológico se ancoram em pistas acústicas secundárias na tentativa de estabelecer contrastes fônicos da língua. Para tanto, foram utilizadas cinco gravações em áudio, advindas de cinco crianças entre 4 e 5 anos com transtorno fonológico, que apresentavam as chamadas “substituições fônicas” envolvendo a classe de sons das fricativas. Os dados foram editados e analisados com o uso do software PRAAT. Foi realizada uma transc
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Pereira, Bárbara Bezerra de Santana, and Manoel Mourivaldo Santiago Almeida. "A cronística de Rubem Braga em livro didático: Notas sobre o processo transmissão da crônica "Ela tem alma de pomba"." A Cor das Letras 19, no. 3 (2019): 54. http://dx.doi.org/10.13102/cl.v19i3.3718.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por principal objetivo realizar uma breve análise do processo de transmissão, em Livro Didático, da crônica “Ela tem alma de pomba”, do escritor capixaba Rubem Braga. Inicialmente, trazemos um apanhado acerca do gênero textual com as particularidades e complexidades que lhe são inerentes, posteriormente, verticalizamos para as crônicas rubembraguianas e a presença dessas em materiais didáticos. A partir do cotejo de três tipos de testemunhos, apresentamos um exemplo de análise, pelo prisma da Filologia, utilizando a transcrição encontrada num Livro Didático de Língua Portuguesa
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Sipriano, Flaviana da Silva, Rebeca Santos de Souza, and Rogéria Costa Pereira. "Mapeamento de Estudos da Linguística Contrastiva Português/Alemão: Dados Bibliográficos no Brasil." Pandaemonium Germanicum 24, no. 44 (2021): 452–74. http://dx.doi.org/10.11606/1982-88372444452.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como propósito relatar o desenvolvimento, a metodologia e os resultados de um Projeto de Iniciação Científica que propõe a construção de uma base de dados da bibliografia da linguística contrastiva Português/Alemão. De natureza documental-bibliográfica, a coletânea bibliográfica foi realizada em bases de dados brasileiras de publicações em português, e as referências compiladas no software Zotero. As buscas foram realizadas entre agosto e dezembro de 2019 e se utilizou as palavras-chave (Língua Alemã; Língua Portuguesa; Alemão; Português; Linguística; Linguística Contrastiva)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Ferreira, Fernanda. "Os sons do português: Uma introdução prática à fonética e à pronúncia da língua portuguesa by André Zampaulo." Hispania 103, no. 4 (2020): 638–39. http://dx.doi.org/10.1353/hpn.2020.0102.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Amaral, Mateus Henrique do, and Maria Inês Bacellar Monteiro. "Formação na licenciatura e prática pedagógica inclusiva na educação básica: encontros possíveis." Revista Teias 22, no. 66 (2021): 256–69. http://dx.doi.org/10.12957/teias.2021.57846.

Full text
Abstract:
O texto debate as relações entre a formação de professores em cursos de licenciatura e as práticas pedagógicas inclusivas na escola comum. Tem como objetivo analisar as possibilidades formativas para as práticas pedagógicas inclusivas na educação básica. Para tanto, toma como base a interpretação de situações de um estudo de campo realizado no estágio supervisionado de um curso de Letras – Língua Portuguesa. Os registros foram feitos a partir da gravação de áudio de discussões realizadas durante momentos de supervisão, dos quais participavam professora formadora, pesquisador e professores em f
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Meyer, Julien, and Denny Moore. "Arte verbal e música na língua Gavião de Rondônia: metodologia para estudar e documentar a fala tocada com instrumentos musicais." Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas 8, no. 2 (2013): 307–24. http://dx.doi.org/10.1590/s1981-81222013000200006.

Full text
Abstract:
Em uma língua com tom e prolongamento distintivos, como Gavião de Rondônia, a primeira questão sobre a fala tocada com instrumentos musicais é a relação entre as melodias e a fonologia suprassegmental das palavras correspondentes na fala cantada e na fala normal. A forma cantada serve para aprender e explicar os toques musicais. Ela é influenciada pelos recursos fonológicos da forma falada e pelos recursos musicais da forma instrumental, sendo intermediária entre as duas. Esta arte é executada com vários instrumentos musicais tradicionais na cultura Gavião de Rondônia. O papel da fala cantada
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Garcia, Rosemeire Garcia Pereira de Matos, and Romário Duarte Sanches. "Aspectos da oralidade na produção textual de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental." Letras Escreve 9, no. 4 (2020): 51. http://dx.doi.org/10.18468/letras.2019v9n4.p51-60.

Full text
Abstract:
<p>Este trabalho trata da influência da oralidade na produção textual dos alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Associação dos Moradores do Bairro do Barro Branco, localizada em Santo Antônio do Tauá – PA. O objetivo principal foi mostrar como a língua oral, falada no cotidiano, influencia a escrita dos alunos no momento da produção de textos escritos quando não estão sendo monitorados. Assim, este estudo assume os pressupostos da sociolinguística educacional (BORTONI-RICARDO, 2004; 2005), com propostas voltadas para o ensino de língua materna n
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Gomes, Bianca Sena, and Ronice Muller De Quadros. "INFLUÊNCIA DE INTERLOCUTORES NA PRODUÇÃO LINGUÍSTICA DE UMA CRIANÇA CODA DURANTE A AQUISIÇÃO BILÍNGUE E BIMODAL." Caderno de Letras, no. 35 (January 19, 2020): 123. http://dx.doi.org/10.15210/cdl.v0i35.17376.

Full text
Abstract:
Este artigo é proveniente de um recorte da dissertação do mestrado e tem como objetivo apresentar o entendimento do desenvolvimento linguístico vem atraído muita atenção da comunidade científica atual e, por apresentar características únicas, o desenvolvimento linguístico de pessoas Codas – filhos ouvintes de pais surdos - tem o potencial de contribuir de maneira singular na área de aquisição da linguagem, uma vez que estes sujeitos são, ao mesmo tempo, bilíngues, bimodais e biculturais. Esse trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento linguístico de uma criança Coda bilíngue e bimod
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

MOURA, Adelso Fidelis de, Lúcia Pereira LEITE, and Sandra Eli Sartoreto de Oliveira MARTINS. "Universidade Acessível: com a Voz os Estudantes Surdos do Ensino Médio." Revista Brasileira de Educação Especial 23, no. 4 (2017): 531–46. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-65382317000400005.

Full text
Abstract:
RESUMO o sistema educacional tem dificultado o acesso à escola e/ou à classe bilíngue para os surdos, ofertando essencialmente o atendimento especializado no contraturno para alunos da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esse modo de organização do ensino, aliado à falta de reconhecimento dos estudantes surdos, enquanto grupo linguístico minoritário, colaboram para mantê-los afastados da universidade. O texto em questão retrata as expectativas de acesso ao Ensino Superior por estudantes surdos. Sete estudantes surdos, que utilizavam a Libras (Língua Brasileira de Sinai
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Dos Santos, Juliana Dias, and Clara Dornelles. "“Tem que ter mais conversa entre professor e alunos”: a construção da interação em sala de aula via projeto de letramento." Entretextos 16, no. 1 (2016): 225. http://dx.doi.org/10.5433/1519-5392.2016v16n1p225.

Full text
Abstract:
O presente trabalho investiga as estruturas de participação da fala-em-interação ocorridas em aulas de Língua Portuguesa, por meio da implementação de um projeto de letramento (KLEIMAN, 2000). Os procedimentos teórico-metodológicos estão embasados na pesquisa-ação (ANDRÉ, 1995) e apoiados na Microetnografia Escolar (ERICKSON, 2001), sob a ótica da Sociolinguística Interacional (GUMPERZ, 1982, 1998, 2001; GOFFMAN, 1964, 1967; RIBEIRO; GARCEZ, 1998). A pesquisa foi desenvolvida em um 8º ano em Bagé/RS e a análise dos dados ocorreu através dos registros contidos em questionários, notas de campo e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Pereira, Daniervelin Renata Marques. "Editorial." Texto Livre: Linguagem e Tecnologia 11, no. 2 (2018): i—iii. http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.11.2.i-iii.

Full text
Abstract:
Seguindo o ciclo de publicações no primeiro ano em que a revista Texto Livre se torna quadrimestral, com lançamento de três números por ano, apresentamos o segundo número do volume 11 de 2018, edição atemática desse ano.Na trilha Linguística e Tecnologia, trazemos seis artigos. Carlos Böes de Oliveira, em “Quando eu sou o Outro: problemas de ethos e identidade no filme Pequeno Grande Homem”, estuda a relação da construção do ethos e da identidade no personagem principal do filme Pequeno Grande Homem (Little Big Man, 1970) de Arthur Penn, além de salientar as representações do Outro (os nativos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Wellichan, Danielle Da Silva Pinheiro, and Carla Cristine Tescaro Santos Lino. "O mercado de trabalho diante da deficiência: estudo de caso de uma repositora de mercadorias surda em uma loja de departamentos." REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL 6, no. 2 (2019): 109–26. http://dx.doi.org/10.36311/2358-8845.2019.v6n2.08.p109.

Full text
Abstract:
Apesar de alcançar a atenção para a necessidade de oportunidades no mercado de trabalho, as pessoas com deficiência ainda enfrentam dificuldades para adentrar, permanecer e se manter enquanto trabalhadoras formais, mesmo diante das legislações existentes. Nem sempre a acessibilidade é a grande barreira a ser vencida. A atitude em oferecer oportunidades para alguém que apresente necessidade especial, tem gerado grandes discussões a respeito do que é de fato uma necessidade e o que é desconhecimento. Quando se trata de uma deficiência “invisível” uma mistura de preconceitos, insegurança e descon
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Rodrigues, Siane Gois Cavalcanti, and Gláucia Renata Pereira Do Nascimento. "Compreensão de professores de Língua Portuguesa acerca da natureza de fenômenos relacionados à fonética e à fonologia subjacentes à dificuldade de escrita de estudantes do ensino básico." Letras & Letras 32, no. 4 (2016): 47. http://dx.doi.org/10.14393/ll63-v32n4a2016-3.

Full text
Abstract:
As dificuldades de produção de texto apresentadas por muitos estudantes brasileiros são, periodicamente, motivo de discussão na mídia, especialmente quando são divulgados dados do ENEM, e no universo acadêmico. Professores que trabalham com avaliação de provas discursivas para ingresso nas universidades sabem que grande parte dos candidatos conclui a Educação Básica materializando em suas produções problemas que remontam ao seu processo de aquisição da escrita, tais como “concerteza”, “masomenos” e “april”. O fato de esses alunos deixarem os bancos escolares apresentando dificuldades dessa ord
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Monteiro, Maria Inês Bacellar, Ana Paula de Freitas, and Luísa Miranda Jorge. "POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA ESCOLA: formação de conceitos científicos de alunos com deficiência intelectual." Cadernos de Pesquisa 25, no. 1 (2018): 79. http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229.v25n1p79-94.

Full text
Abstract:
Com base na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, este texto trata do ensino de alunos com deficiência. O objetivo é analisar, por meio da intersubjetividade presente nas relações de ensino, as condições concretas para o processo de formação de conceitos científicos em alunos com deficiência intelectual. O trabalho empírico desenvolveu-se em uma escola pública, localizada em um município do interior paulista, tendo como foco as relações de ensino entre um aluno com diagnóstico de deficiência intelectual, matriculado no 8º ano do ensino fundamental, sua professora de Língua
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Araújo, Adelma Lucia de Oliveira Silva. "Editorial." Texto Livre: Linguagem e Tecnologia 9, no. 1 (2016): i—iii. http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.9.1.i-iii.

Full text
Abstract:
A revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, no seu volume 9, número 1 de 2016, tem a honra de colocar ao alcance de todos 12 relevantes contribuições em três trilhas (eixos temáticos) de pesquisas distintas e complementares: Linguística e Tecnologia, Educação e Tecnologia e Cadernos do STIS. Os olhares dos autores contemplados neste número se entrelaçam como linhas, formando uma teia de conhecimento, rica pela diversidade de abordagens descritas, de forma pormenorizada, nos textos que compõem este exemplar.Embora a temática seja livre e, portanto, diversa, vê-se, no entanto, o empenho deste
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Siveris, Daiane. "Subjetivação e contradição na/pela língua." Revista Conexão Letras 7, no. 8 (2015). http://dx.doi.org/10.22456/2594-8962.55447.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, buscamos apresentar algumas reflexões acerca do Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa, de Caldas Aulete, publicado durante mais de cem anos, considerando as edições brasileiras e portuguesas. A análise dos prefácios das diferentes edições possibilitou a compreensão do modo de constituição do dicionário, ou seja, dos processos de subjetivação na/pela língua, ora primando pela unidade, ora pela diversidade linguística da Língua Portuguesa. Nos prefácios das edições brasileiras, a questão da unidade da língua é colocada em destaque, reforçando a questão da fonética, da pro
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

MANSUR GUÉRIOS, R. F. "TRANSCRIÇÃO PORTUGUESA DE UM FONEMA TUPI." Revista Letras 29 (October 18, 2010). http://dx.doi.org/10.5380/rel.v29i0.19410.

Full text
Abstract:
O estudo explica por que o fonema (s de vocábulos tupis introduzidos no léxico português não é transcrito com s (ou ss), mas com c e, i) e ç. O fato se baseia na existência do fonema africano / t s /, no século 16, tanto no tupi quanto no português, neste representado pelas grafias c (+ e, i) e ç.Os primeiros autores portugueses que elaboraram gramáticas, dicionários, etc., da língua tupi, são uniformes nessa representaçãográfica. Igual transcrição foi feita em espanhol pelo Pe. Montoya com relação ao guarani (século 17).A existência ainda hoje de / t s / ou de / d z / em várias línguas da fam
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Alves, Teresa Costa. "Musicalidades da língua portuguesa: introdução a uma sonoridade fonética e acústica da lusofonia." Revista Lusófona de Estudos Culturais 5, no. 1 (2018). http://dx.doi.org/10.21814/rlec.299.

Full text
Abstract:
A lusofonia engloba o espaço onde a língua portuguesa é falada e entendida como a língua mãe da comunicação entre os que nele habitam. Trata-se de uma paisagem linguística que contempla sonoridades tão distintas quanto a diversidade dos países que compõem o espaço lusófono. A pluralidade de sotaques e de géneros musicais, produto colonial de um tempo que não ficou apenas na história, reflete uma panóplia de possibilidades auditivas na tentativa de sintetizar uma mediapaisagem sonora da lusofonia. Este espaço de contrastes, tanto do ouvido como da representação dos países de expressão em língua
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Heidegger, Martin, and Ernst Cassirer. "A disputa de Davos entre Ernst Cassirer e Martin Heidegger." Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia 9, no. 1 (2020). http://dx.doi.org/10.12957/ek.2020.51767.

Full text
Abstract:
Apresentamos a tradução para a língua portuguesa do “Debate de Davos entre E. Cassirer e M. Heidegger”, ocorrido em 26 de março de 1929. A versão aqui traduzida se baseou na transcrição do original alemão, realizada por Joaquim Ritter e Friedrich Bollnow. Tradução de Adriano Ricardo Mergulhão
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Stefanello, Claridiane De Camargo, Ana Cecilia Teixeira Gonçalves, and Rosiane Moreira da Silva Swiderski. "PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA: A (NÃO) INTERFERÊNCIA NO TRABALHO DOCENTE." Linguagens & Cidadania 19 (December 23, 2017). http://dx.doi.org/10.5902/1516849229330.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem por objetivo identificar a representação de um professor de Língua Portuguesa acerca dos Parâmetros Curriculares Nacionais de 5ª a 8ª série, do Ensino Fundamental e a interferência desse documento no trabalho do professor com o ensino de gêneros textuais. Para isso, fizemos uso do quadro teórico-metodológico e analítico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), pautado nos escritos de Bronckart (1999), Machado (2009) e Machado e Bronckart (2004, 2009). No que diz respeito à metodologia, foi analisado o contexto de trabalho de um professor de LP, com o corpus constituído
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

FONTE, Juliana Simões, and Gladis MASSINI-CAGLIARI. "AS VOGAIS MÉDIAS TÔNICAS DO PORTUGUÊS DO SÉCULO XVII A PARTIR DAS RIMAS DO CANCIONEIRO BARROCO A FÉNIX RENASCIDA." Alfa: Revista de Linguística (São José do Rio Preto) 65 (2021). http://dx.doi.org/10.1590/1981-5794-e12503.

Full text
Abstract:
RESUMO Este artigo investiga a pronúncia das vogais médias tônicas no português do século XVII, a partir da observação das rimas da poesia de então. Como corpus para esta pesquisa foram considerados os poemas seiscentistas agrupados no cancioneiro português A Fénix Renascida ou obras poéticas dos melhores engenhos portugueses . A metodologia adotada neste estudo consistiu, essencialmente, no mapeamento e análise de todas as rimas, no corpus referido, envolvendo vogais médias, na sílaba acentuada. Essas rimas foram comparadas a rimas dos séculos XIII, XV e XVI, analisadas em estudos anteriores
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Robl, Affonso. "ALGUNS PROBLEMAS DA INFLUÊNCIA TUPI NA FONÉTICA E MORFOLOGIA DO PORTUGUÊS POPULAR DO BRASIL." Revista Letras 34 (October 12, 2010). http://dx.doi.org/10.5380/rel.v34i0.19304.

Full text
Abstract:
A natureza de sistema fechado dos fonemas e morfemas de determinada lingua levou alguns lingüistas a negar a possibilidade de empréstimos fónicos e mórficos. Mas essa posição é insustentável diante de uma análise mais acurada dos crioulos, onde inegavelmente a lingua-base se acha penetrada de elementos nativos.A causa dos empréstimos é, na essência, de ordem sóciocultural: a ação dos aloglotas consiste na precipitação da deriva, no aceleramento brusco das tendências pré- xistentes.Da interação lingüística entre portugueses e tupis formou-se, primeiramente, a "língua geral" (que não se confunda
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

GARCIA, Rosicleide Rodrigues. "A AQUISIÇÃO DA ESCRITA E A ESCRITA HISTÓRICA: DA COMPREENSÃO FONÉTICA-ORTOGRÁFICA DO SÉCULO XIX AOS NOSSOS DIAS." Revista da ABRALIN 16, no. 3 (2017). http://dx.doi.org/10.5380/rabl.v16i3.52311.

Full text
Abstract:
Por meio da coleta das variações apresentadas em documentos referentes à cidade de Capivari, interior de São Paulo e localidade de pesquisa pertencente ao Projeto Caipira, foi realizado um estudo fonético-fonológico das realizações de variantes da Língua Portuguesa, de modo a explicar de maneira conceitual o motivo de os metaplasmos ainda participarem do processo de articulação linguística. Por meio da documentação histórica e dos registros de nossos dias, perceber-se-á que, mesmo diante da alfabetização e letramento de seus falantes, as mesmas realizações já observadas por Amaral (1920) e dem
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Sousa, Julienni Lopes de, and Luana Nunes Martins de Lima. "Regionalismo e variação linguística." Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, April 17, 2019, 63–82. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-901x.v0i72p63-82.

Full text
Abstract:
O artigo tem por objetivo refletir sobre fenômenos linguísticos que cercam a linguagem caipira, através dos causos de Geraldo Policiano Nogueira, típico sertanejo do interior de Goiás. Realizamos um levantamento bibliográfico para analisar a linguagem, a cultura e a sociedade, numa abordagem sociolinguística, apontando para o preconceito em relação ao modo de falar de muitas variantes culturais: o falar caipira, que – analisado por meio da escuta, com transcrição de análise de alguns dos causos de Geraldinho – reflete um contexto de vida de inúmeros sujeitos da região. A discussão ainda se dá
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Machado, Alessandra Pereira Gomes, and Heloísa De Andrade Rodrigues Santos. "A Iniciação Científica como experiência para a escolha profissional." Cadernos do Aplicação 33, no. 2 (2020). http://dx.doi.org/10.22456/2595-4377.104503.

Full text
Abstract:
A avaliação diagnóstica da fluência em leitura oral é realizada por meio da análise de processos da leitura em voz alta baseado no modelo de leitura desenvolvido por Machado (2018). No projeto de iniciação científica do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (Codap/UFS) por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC-EM), as atividades desenvolvidas atendem à proposta de realizar a edição, a codificação e a transcrição ortográfica dos áudios da leitura em voz alta dos estudantes do 6º ano do Codap/UFS. Este relato de experiência tem
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Silva, Jedicaia Sabará, Maria Carlota Rosa, Fernando Gil V. Resende Jr., and Filipe Leandro Barbosa. "A propósito de se rever um algoritmo de transcrição para o português brasileiro: considerações sobre o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (1998)." Revista de Estudos da Linguagem 13, no. 1 (2005). http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.13.1.7-18.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Vieira, Rhillary Lopes. "CONSTITUIÇÃO DE CORPUS ELETRÔNICO PARA ANOTAÇÃO SINTÁTICA: EDIÇÃO EM LINGUAGEM XML DE PANFLETOS." Anais dos Seminários de Iniciação Científica, no. 22 (February 4, 2019). http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i22.4118.

Full text
Abstract:
O presente trabalho faz parte da agenda do projeto CEDOHS-Corpus Eletrônico de Documentos Históricos do Sertão, o qual compõe o Núcleo de Estudos em Língua Portuguesa (NELP), situado no Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).O trabalho de reconstituição da história da língua tem como ponto de partida a constituição de corpus, e, segundo Mattos e Silva (2002), o corpora deve ser diverso, constituído por textos de diferentes tipos e escritos em diferentes épocas. Dessa forma, a formação de um banco de dados com textos históricos é de grande importância
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!