To see the other types of publications on this topic, follow the link: Linguagem De Programacao (Outras).

Journal articles on the topic 'Linguagem De Programacao (Outras)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Linguagem De Programacao (Outras).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Noschang, Luiz Fernando, and André Luís Alice Raabe. "Usando CORBA para integrar um compilador desenvolvido em Java com ferramentas em outras linguagens de programação." Revista Eletrônica do Alto Vale do Itajaí 2, no. 3 (August 8, 2013): 86–94. http://dx.doi.org/10.5965/2764747102032013086.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma solução para integração do núcleo de um compilador construído usando a Linguagem Java com outras linguagens de programação. Foram analisadas diferentes alternativas de integração e optou-se pela utilização de CORBA por melhor atender aos requisitos pretendidos. Todas as funcionalidades do núcleo foram disponibilizadas a outras aplicações usando CORBA. Foi realizado um estudo de caso de integração com uma IDE construída na linguagem C# a qual permitiu validar a implementação e apontou problemas de performance que merecem uma investigação posterior.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Douglas Gadelha Souza, Danilo Gadelha Souza Silva, and Márcio Renê Brandão Soussa. "Portugol WebStudio: IDE Online de Desenvolvimento em Portugol como instrumento de ensino-aprendizagem." Ensino e Tecnologia em Revista 6, no. 1 (June 20, 2022): 16. http://dx.doi.org/10.3895/etr.v6n1.15007.

Full text
Abstract:
O estudo de algoritmos e programação é considerado uma tarefa difícil para muitos iniciantes na programação porque exige conhecimentos de matemática e raciocínio lógico. Sendo assim, percebe-se a importância do uso de ferramentas, linguagens e metodologias que contribuam para o processo de ensino-aprendizagem desses conteúdos. Neste contexto, o Portugol se apresenta como uma pseudolinguagem de fácil entendimento, por conter uma sintaxe baseada na língua portuguesa, o que a torna um importante instrumento de ensino-aprendizagem para a introdução à lógica de programação e desenvolvimento em outras linguagens de programação. Portanto, o presente trabalho objetiva apresentar o desenvolvimento de uma IDE (Integrated Development Environment) online de programação para a linguagem Portugol, enfatizando o seu uso como um recurso didático a ser utilizado em cursos de computação e afins. Posteriormente, com o intuito de avaliar a qualidade da ferramenta, uma pesquisa foi realizada com 4.506 usuários e os resultados sugerem uma aprovação de mais de 70% no uso da ferramenta, como também, uma percepção da eficiência da ferramenta como um importante recurso de ensino-aprendizagem de algoritmos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Konrath, Andréa Cristina, Silvio Aparecido da Silva, Elisa Henning, Luciane Mulazani dos Santos, Rodrigo Gabriel de Miranda, and Robert Wayne Samohyl. "Desenvolvimento de Aplicativos Web Com R e Shiny: inovações no ensino de Estatística." Abakós 6, no. 2 (May 21, 2018): 55–71. http://dx.doi.org/10.5752/p.2316-9451.2018v6n2p55-71.

Full text
Abstract:
A utilização de objetos de aprendizagem com interfaces digitais, interativas e dinâmicas é uma alternativa que pode ser inovadora no ensino de conceitos de Estatística e na realização de suas análises, uma vez que possibilita tipos de visualização e interatividade que, em grande parte das vezes, não são alcançados no ambiente lápis e papel. Neste artigo, apresenta-se uma discussão a respeito das características e das potencialidades do pacote Shiny do software R para desenvolver aplicativos web voltados ao ensino e à pesquisa, no âmbito da Estatística estudada no Ensino Superior. O Shiny é um pacote desenvolvido para usuários do software R, que é um ambiente para computação estatística. Com o Shiny, podem-se criar aplicações interativas em linguagem HTML, de forma simples e intuitiva, sem necessidade de conhecimento de outras linguagens de programação além da linguagem R. Neste trabalho, foi desenvolvida uma aplicaçao por meio do pacote Shiny, utilizando os resultados do ENEM no Estado de Santa Catarina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Da Silva, Robson Rodrigues, Daniel Gustavo Goroso, Jose Luis Puglisi, and Ricardo Agostinho De Rezende Junior. "FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS PARA ESTUDO DOS CANAIS IÔNICOS UTILIZANDO DIAGRAMAS DE ESTADOS: MATLAB® VS PYTHON." Revista Contemporânea 3, no. 6 (June 9, 2023): 5013–24. http://dx.doi.org/10.56083/rcv3n6-018.

Full text
Abstract:
Este projeto de pesquisa apresenta a implementação em Matlab® e Python, dos canais de cálcio do tipo L usando diagramas de estados. O objetivo é apresentar a linguagem de programação Python como uma alternativa ao uso do Matlab®. Pode-se observar que ambos possuem funcionalidades semelhantes e que geram resultados próximos e dentro do esperado, além de terem uma grande comunidade interagindo e com vasta documentação. O Python apresentou melhor tempo de processamento e por ser uma plataforma Open Source, permite que o código fonte de todas as suas funções sejam analisados e adaptados de acordo com a necessidade do programador, além de permitir a integração com outras plataformas e linguagens de programação. Desta forma foi possível concluir que o Python é uma alternativa valida ao Matlab®, exceto pelo fato de não ter uma ferramenta que seja similar ao Simulink.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Faria, Bruno Lopes de, Janainne Nunes Alves, and Claudiane Moreira Costa. "Uma experiência de inserção de Linguagem de Programação no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional Técnica a partir da flexibilização curricular." Revista Labor 1, no. 25 (April 29, 2021): 242–60. http://dx.doi.org/10.29148/labor.v1i25.44110.

Full text
Abstract:
O princípio de flexibilização curricular pressupõe inovações nos projetos pedagógicos para atender às novas realidades, entre as quais, destacamos a imersão tecnológica da sociedade contemporânea. Nesse sentido, apresentamos uma ementa curricular como aporte teórico-metodológico ao desenvolvimento de competências relacionadas à aprendizagem de Linguagem de programação (i.e pensamento algorítmico e resolução de problemas do mundo real em linguagem computacional). A ementa foi consolidada mediante uma abordagem holística fundamentada em critérios como coerência, exequibilidade e curva de aprendizagem que proporcionem um caráter globalizante em função da heterogeneidade das formações. E seus princípios se encontram na conexão entre as formações profissionais e a implementação tecnológica. A viabilidade da proposta foi sugerida por formulários de aceitação em escala e observações realizadas no contexto da sala de aula nos cursos integrados em informática e meio ambiente do IFNMG. O nível de aprendizagem foi classificado em uma escala de 1 = muito fácil a 5 = muito difícil, com média de 2,57. Nosso resultado sugere que na linguagem adotada, Python, nenhum quesito foi considerado particularmente difícil, o que pode ser relacionado à sua sintaxe compacta e limpa, se comparada a outras linguagens A aplicação preliminar da proposta no IFNMG à diferentes perfis profissionais demonstrou boa interação dos discentes com a Python, assim como, assimilação e capacidade de ressignificar o conteúdo adquirido através da construção de propostas de trabalho conjunto e aplicação profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Migliari, Wellington. "Metodologias sobre Bom Governo e Boa Governança." Metodologias e Aprendizado 3 (June 26, 2020): 150–58. http://dx.doi.org/10.21166/metapre.v3i0.1338.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo a produção de mapas aplicados a estudos de governança com o auxílio da linguagem de programação em R. Escrevemos um código que pode ser usado perfeitamente para outras representações gráficas relacionadas à criação de cartografias, geoprocessamento e modelos estatísticos. O debate proposto indica quão importante são os modelos visuais, uma vez que é relevante em diferentes campos do conhecimento como ciência política, políticas públicas, direito, história, biologia, saúde pública, medicina e planejamento urbano entre outros. É também um convite à análise quantitativa para estudos de governança, já que muitas formas de pesquisa sobre o tema ocorrem sem muito suporte de imagens ou interfaces geográficas. Quanto à pesquisa inter/transdisciplinar, ressaltamos o fato de que a produção da pesquisa aplicada está intimamente relacionada a distintos atores, perspectivas e saberes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Medeiros, Giselle Araújo e. Silva de, Christiane Gresse von Wangenheim, and Jean Carlo Rossa Hauck. "O protagonismo de estudantes da Educação Básica a partir do desenvolvimento de aplicativos para smartphone." Perspectiva 39, no. 1 (February 23, 2021): 1–18. http://dx.doi.org/10.5007/2175-795x.2021.e66049.

Full text
Abstract:
A importância da aprendizagem do pensamento computacional já é discutida na Educação Básica. O pensamento computacional engloba a resolução de problemas, além de outras habilidades, conhecimento de algoritmos e programação o que pode ser ensinado por meio do desenvolvimento de aplicativos móveis. Utilizando uma linguagem de programação visual, como App Inventor, estudantes da Educação Básica podem desenvolver aplicativos funcionais para smartphones, possibilitando a eles aprenderem conceitos de computação, de design de interface entre outras habilidades. É adotada como estratégia metodológica a ação computacional, uma abordagem que visa ensinar computação por meio da resolução de problemas na comunidade local. O artigo apresenta um estudo de caso avaliando a experiência de aprendizagem de estudantes no projeto “Jovens Tutores de Programação” a partir da prática pedagógica “Faça seu primeiro app”, criada pela Iniciativa Computação na Escola/INCoD/INE/UFSC em 2018, que visa ensinar pensamento computacional a jovens do Ensino Fundamental por meio do desenvolvimento de aplicativos. Além disso, os jovens colaboram ensinando o conhecimento de computação para outros alunos do Ensino Fundamental. Os resultados desse estudo de caso mostram que essa prática pedagógica pode contribuir no interesse e na motivação dos estudantes abrangendo temáticas com base na vida deles e da comunidade, e com isso oportunizando o protagonismo dos estudantes. Tais perspectivas tendem a fortalecer a construção do conhecimento e do desenvolvimento de habilidades dos estudantes, incentivando a construção ao invés de apenas consumo de tecnologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Dos Santos Sobrinha, Vitória Heliane Pereira, Gabriela Roberta Alverga Do Nascimento, Ruan Delgado Gomes, and Otacílio De Araújo Ramos Neto. "Plataforma para Auxílio ao Ensino de Programação e Robótica Pedagógica." Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB 1, no. 31 (December 22, 2016): 104. http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n31p104-112.

Full text
Abstract:
<p class="p1"><span class="s1"><em>Este trabalho descreve uma Application Programming Interface (API), que pode ser utilizada para comunicação e controle de um robô pedagógico. A API foi desenvolvida nas linguagens C++ e Python, que são as primeiras linguagens ensinadas no curso técnico em informática do IFPB Guarabira. Os métodos implementados permitem ao robô andar para frente, andar para trás, virar à direita, virar à esquerda e obter a distância até um obstáculo à frente. A API encapsula toda a complexidade para comunicação e transmissão dos comandos. Junto a ela, está sendo desenvolvida uma Plataforma de Programação Visual (PPV) em Python. Essa plataforma, em conjunto com a API, será utilizada para tornar mais fácil e atrativa a aprendizagem de programação para os alunos iniciantes e alunos surdos. A motivação deste trabalho é utilizar a robótica como uma ferramenta de ensino, ajudando no entendimento de conceitos complexos na área de computação e de outras disciplinas, como física e matemática. Usando a PPV, os alunos poderão aprender com maior facilidade os comandos da linguagem Python, por meio de associação de imagens com os comandos. Devido a essa característica, espera-se que os alunos surdos consigam identificar com maior facilidade os comandos que estão associados às imagens.</em></span></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Sousa, Heron Viterbre Debique, Ícaro Viterbre Debique Sousa, Iuri dos Santos Manoel, Artur Saturnino Rodrigues, Daniela Aparecida Mafra, Haron Calegari Fanticelli, Antonio Mendes Magalhães Júnior, and Tiago dos Santos Cardoso. "Análise de dados, a disseminação do Coronavírus no Brasil, uma introdução a programação em linguagem R." CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES 16, no. 9 (September 14, 2023): 15254–58. http://dx.doi.org/10.55905/revconv.16n.9-086.

Full text
Abstract:
Um novo vírus surge ao final de 2019, da família Coronaviridae, causador de uma síndrome respiratória aguda grave (COVID-19), emergiu em Wuhan, província de Hubei, China (HEYMANN, 2020). Diante da pandemia do novo coronavírus, houve uma enorme demanda de novas ferramentas e estratégias pedagógicas de ensino e aprendizagem. Diante deste contexto, foi elaborado pelo grupo PET Bioquímica da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) um minicurso de introdução à programação em R, que foi ministrado à discentes do curso de Bioquímica (UFSJ) e posteriormente aberto a alunos de outras instituições. O curso foi ministrado pelo mestre em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) Ícaro Viterbre Debique Sousa, que criou um sistema de apostilas para introduzir aos alunos o conteúdo baseando nas estruturas pedagógicas utilizadas por Wickham e Grolemund (2016). Com intuito de incentivar e propagar o uso da linguagem R 3.5.3 na grade curricular, e aperfeiçoar habilidades, este projeto uniu a prática de programação à realidade dos alunos da instituição, usando dados atuais da pandemia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Martins, João Felipe Cardozo, Dimas Agoustinho Silva, Alexandre Behling, and Richardson Ribeiro. "MODELAGEM HIPSOMÉTRICA DE POVOAMENTOS DE ACÁCIA-NEGRA USANDO LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO JULIA." BIOFIX Scientific Journal 6, no. 2 (July 1, 2021): 133. http://dx.doi.org/10.5380/biofix.v6i2.80323.

Full text
Abstract:
A modelagem hipsométrica para indivíduos florestais é recorrente na área florestal, havendo necessidade de reafirmar-se métodos e técnicas para mensurar altura e buscar melhores informações para as variáveis dendrométricas. A espécie acácia-negra (Acacia mearsii De Wild.) é reconhecida no sul do Brasil como uma espécie de alto valor comercial, apresentando a quarta maior área plantada de povoamentos florestais no Rio Grande do Sul, dessa forma, estudos a respeito da espécie são de grande importância para o setor florestal. O presente trabalho visa à obtenção de estimativas hipsométricas individuais para árvores de acácia negra, em que (onde) foram propostos e ajustados 50 modelos hipsométricos, usando a Linguagem de Programação Julia. Empregou-se dados de árvores de acácia-negra com idades entre 1 e 10,75 anos, provenientes de um experimento nas regiões de Cristal, Encruzilhada do Sul e Piratini, estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram divididos em 4 grupos, de acordo com sua fase de crescimento (Jovem, Média-Inicial, Média-Avançada e Madura). Utilizou-se de 550 árvores para o ajuste de modelos, além de 30 indivíduos de cada grupo, previamente separados de maneira aleatória, para a validação do modelo de melhor desempenho. Avaliou-se os ajustes pelos seguintes critérios: Viés, Precisão, Acurácia e gráficos de dispersão dos resíduos. O modelo Parabólico foi o que melhor se ajustou aos dados nas classes Jovem, e o modelo Exponencial para as demais classes de idades foram os que apresentaram os melhores desempenhos. Sua validação apresentou resultados satisfatórios para o erro padrão da estimativa e para o teste de Qui-quadrado, teve valores de 2,0239, 1,0364, 118,1416 e 0,6158. Sendo assim, observou-se que os modelos são aptos para uso em outras bases de dados com exceção da classe Média-Avançada e que a linguagem de programação Julia é uma alternativa para processos e softwares de linguagem de programação já consolidados na área florestal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Militão, Damiano da Silva, Leandro de Amorim Ratamero, Joaquim Teixeira De Assis, Joel Sanchez Dominguez, and Reydson Schuenck Barros. "Implementação de um modelo automático de pluviômetro concebido e programado para alerta e fornecimento de dados meteorológicos em comunidades de risco na região serrana do estado do Rio de Janeiro." Caderno Pedagógico 20, no. 5 (November 28, 2023): 1474–98. http://dx.doi.org/10.54033/cadpedv20n5-024.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta a modelagem computacional e automação de um protótipo de estação meteorológica com pluviômetro de báscula. Objetivando a captura, manipulação, tomada de decisões e fornecimento público de dados meteorológicos, foi feita a utilização de hardwares de aplicação aberta convencionais tais como Arduino e ESP8266, seus instrumentos de sensoriamento, shields e ferramentas de linguagens de programação computacional com códigos livres tais como MariaDb, Jquery e PHP. Além do medidor de precipitação, a estação foi capaz de recolher dados climáticos de temperatura, intensidade de ventos, umidade, pressão e radiação solar de forma simplificada e com custo reduzido, processando computacionalmente estas variáveis e avaliando-as a fim de emitir alarme sonoro sempre que os parâmetros calculados atinjam valores previamente programados por modelos matemáticos utilizados. Inicialmente concebido para utilização em áreas com risco de escorregamento de encostas ou transbordo de cursos d’água na região serrana do estado do Rio de Janeiro, esse protótipo programado em linguagem C++, se mostrou eficiente e viável para expansão ou ampliação da rede de observação climática em outras regiões do país. Os testes demostraram consistência no funcionamento e calibragem do equipamento, o qual foi desenvolvido em três modelos, sendo um simplificado que apenas coleta dados e soa alarme sonoro, o segundo capaz de transmitir os dados via estações de rádio para uma central e o terceiro capaz de transmitir dados via internet. Na medida em que foi possibilitado reproduzir os dados em servidores centralizados a acessibilidade aos mesmos foi facilitada e assim construiu-se um website em linguagem PHP para domínio público das informações coletadas. Finalmente a disponibilização dos dados meteorológicos de forma ampla e aberta a comunidade, representa o objetivo de beneficiar pesquisadores, órgãos públicos e a comunidade geral no monitoramento e tomada de decisões para áreas de segurança, agricultura, meio ambiente e estudos científicos, viabilizando ainda a redução de impactos que possam acarretar prejuízos ou perdas de vidas em eventos climáticos extremos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Pereira, Vinícius Carvalho. "O poder demiúrgico de linguagens naturais e artificiais em Galatea, de Emily Short." Acta Scientiarum. Language and Culture 42, no. 2 (July 31, 2020): e52629. http://dx.doi.org/10.4025/actascilangcult.v42i2.52629.

Full text
Abstract:
O mito grego de Pigmalião e Galatéia, de que se derivam múltiplos intertextos nas artes plásticas, no teatro, na literatura e no audiovisual, atravessa eras, linguagens e mídias em sua potência de significação. Permeada por temas como o amor entre criador e criatura, o poder demiúrgico da criação artística e a força motriz do desejo, a história do artista que se apaixona pela escultura a ponto de dar-lhe vida é um recorrente motivo na ficção científica e em outros contextos que envolvem arte e tecnologia. Entre outras atualizações do mito, merece destaque a obra eletrônica de ficção interativa Galatea, de Emily Short (2000), como programa computacional em que o leitor/usuário interage com uma interface textual para entabular diálogo com uma personagem que faz as vezes de amada de Pigmalião. Nesse processo, cada novo input digitado pelo leitor/usuário desencadeia inaudita resposta ou ação da interlocutora digital; a estátua vai então progressivamente ganhando vida nessa conversa, à medida que o desejo de ler o texto se torna também desejo de vê-la mover-se, redarguir, colocar-se. Diante desta obra de ficção interativa, gênero da literatura eletrônica ainda pouco estudado pela comunidade acadêmica de Letras no Brasil, o presente trabalho pretende analisar a dimensão demiúrgica que linguagem natural e código de programação assumem quando, imbricados, dão vida, pelo diálogo, à personagem de Galatéia. Para tanto, serão utilizados referenciais teóricos que discutem as relações entre semioses humanas e maquínicas (Hayles, 2005), a ficção interativa como gênero de literatura eletrônica (Montfort, 2005) e o papel de linguagens naturais e artificiais na criação de Golems ou outros autômatos (Nazario & Nascimento, 2004).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Dias, Cleber Gustavo, Ingrid Santella Evaristo, Agenor Roris Filho, and Adriana Aparecida de Lima Terçariol. "O uso da ferramenta Tinkercad e da linguagem Scratch para o ensino dos fundamentos da programação em Internet das Coisas." Research, Society and Development 10, no. 14 (November 8, 2021): e436101322094. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i14.22094.

Full text
Abstract:
Nos últimos anos a Internet das Coisas (IoT) vem sendo empregada em diferentes campos do conhecimento, como a área industrial, a área da saúde, em logística, entre muitas outras. A enorme conectividade entre os dispositivos e as pessoas está gerando novas soluções para uma série de problemas do cotidiano. Sabe-se que muitos desses dispositivos são formados, além dos sistemas microcontrolados, por sensores e/ou atuadores capazes de efetuar a leitura de grandezas do meio externo ou ainda provocar mudanças controladas, a fim de gerar movimentos e ações desejadas neste mesmo meio. Neste sentido, o presente estudo avaliou a eficácia da ferramenta Tinkercad, combinada com a linguagem Scratch, com a finalidade de ensinar aos alunos dos cursos de bacharelado em Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Tecnologias em Informática, os principais fundamentos de programação associados ao uso de sensores em aplicações comumente encontradas na área de Internet das Coisas. Ao final das aulas, um questionário elaborado com base na escala Likert foi usado para avaliar diferentes aspectos do entendimento dos alunos acerca do uso do Tinkercad e da linguagem Scratch nos exercícios desenvolvidos. Um total de 174 alunos respondeu ao questionário, sendo possível constatar que a referida ferramenta e a linguagem Scratch oferecem de fato um ambiente computacional bastante favorável não apenas ao estudo da lógica computacional, mas também para uma melhor compreensão do funcionamento de alguns tipos de sensores aplicados em automação e especialmente no campo da Internet das Coisas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Da Silva Campelo, Railson, Arnon Antônio Pereira de Paiva, Gabriel Rodrigues de Medeiros, Manfred Da Silva Maia, Matheus Da Silva Gomes, and Thiago Da Silva Maia. "LINGUAGEM SCRATCH NA DISCIPLINA DE MODELAGEM MATEMÁTICA - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 4, no. 8 (August 14, 2023): e483786. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3786.

Full text
Abstract:
Este trabalho relata a experiência de um estágio supervisionado realizado nas turmas de 2º ano do ensino médio na Escola Estadual de Tempo Integral Carauari. O objetivo neste estágio foi utilizar as vantagens da disciplina de modelagem matemática, que permite diferentes tipos de metodologias, para promover a coparticipação dos alunos e que pudesse auxiliá-los, assim como o professor na criação de projetos de soluções matemáticas do mundo real, através do software de programação Scratch. Ressaltando os principais pontos na convivência de professor e estagiário com os alunos, por exemplo, a busca deles por conhecimento, mesmo após o término do estágio. O trabalho foi dividido em três fases: conceitos computacionais, construção de animações e desenvolvimento de jogos simples. Introduzindo elementos pré-existentes no software e outras figuras, além de imagens da internet, que foram utilizados na construção das animações, de modo a demonstrar também o uso prático do plano cartesiano. Por outro lado, durante a fase de desenvolvimento de jogos, os alunos utilizaram os conhecimentos e recursos para planejar suas próprias aplicações. Por fim, este trabalho também visa mostrar pontos positivos e negativos vivenciados e observados, como: o entusiasmo e interesse dos alunos, as limitações de acesso à tecnologia, a inclusão digital como forma e oportunidade, e a falta de profissionais qualificados na área da educação computacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Carvalho, Adriano Guimarães, Elineide Eugênio Marques, and Ygor Souza Santos. "Otimizando técnicas de resgate para peixes mortos em usinas hidrelétricas (UHEs)." Environmental Scientiae 3, no. 1 (November 25, 2021): 36–45. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2674-6492.2021.001.0004.

Full text
Abstract:
Ao longo dos anos diversos especialistas realizaram estudos no sentido de apresentar os traumas provocados na ictiofauna, pela construção e funcionamento de empreendimentos hidrelétricos. Dentre algumas destas observações pode-se ressaltar desde pequenas lesões como descamação, atordoamento, até outras mais graves como exoftalmia, eversão de órgãos internos, embolia, supersaturação, decepamentos, dentre outros, podendo gerar, em situações mais graves, eventos de mortandade relevante de cardumes decorrentes da operação e/ou construção de usinas baseadas em hidropropulsores. Visando contribuir para a otimização das técnicas de resgate de animais mortos este estudo propôs um protocolo de resgate que visa uma coleta de informações mais criteriosas, cujo objetivo visa colaborar com pesquisas que possam contribuir para a mitigação da ocorrência de eventos de contusões e mortes destes animais. O protocolo foi transcrito na forma de algoritmo estruturado possibilitando a sua implementação para linguagem de programação (Ionic Framework® e Apache Cordova™) possibilitando a criação de um aplicativo (APP), otimizando e potencializando as suas possibilidades de utilização em plataformas Android® (celulares e tablets). O aplicativo desenvolvido recebeu o nome de Fish Rescue APP 2.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Do Nascimento, Amanda Francieli, and Fernando Cesar Graciano. "CHATBOTS." Revista Interface Tecnológica 20, no. 1 (October 21, 2023): 25–37. http://dx.doi.org/10.31510/infa.v20i1.1589.

Full text
Abstract:
Com o avanço da tecnologia, a internet e os dispositivos móveis têm desempenhado um papel cada vez mais importante na sociedade. Dentre os vários avanços tecnológicos que melhoram a produtividade e o atendimento ao cliente, destaca-se a utilização de chatbots. Esses programas, que simulam uma conversa com um ser humano, são cada vez mais comuns e têm a capacidade de fornecer informações específicas e respostas rápidas com uma linguagem natural, o que melhora significativamente a experiência do usuário. Além disso, os chatbots oferecem muitas outras vantagens, como a disponibilidade 24 horas por dia e 7 dias por semana, o que significa que os usuários podem obter ajuda a qualquer momento, sem restrições de horário. Neste artigo, foram utilizadas as metodologias de pesquisa bibliográfica, estudo de caso na instituição Fatec Taquaritinga, bem como a análise e coleta de dados do local. Como conclusão, um modelo de chatbot será apresentado e desenvolvido utilizando a linguagem de programação javaScript, com o objetivo de atender aos serviços da instituição de Taquaritinga. Espera-se que o mesmo contribua com informações precisas e rápidas aos estudantes, bem como para otimizar o fluxo de atendimento da instituição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Munhoz, José Renato, and Reinaldo Morabito. "Otimização no planejamento agregado de produção em indústrias de processamento de suco concentrado congelado de laranja." Gestão & Produção 17, no. 3 (2010): 465–81. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2010000300003.

Full text
Abstract:
Neste trabalho apresentam-se modelos de programação linear e programação por metas para apoiar decisões no processo de planejamento agregado da produção de suco concentrado congelado de laranja, com múltiplos produtos, estágios e períodos. Além das decisões de produção, mistura e estocagem de sucos, os modelos também incorporam o planejamento de colheita da laranja, levando-se em consideração suas curvas de maturação. Desta maneira, os modelos consideram grande parte da cadeia de suprimento envolvida no setor de produção de suco concentrado congelado de laranja. Outro ponto a destacar é a consideração do processo de mistura de diferentes tipos de sucos para a obtenção da especificação de ratio do produto acabado, utilizando a acidez da laranja como base de cálculo para a especificação de ratio. Para resolver os modelos de programação linear e programação por metas, utilizou-se uma linguagem de modelagem algébrica e um aplicativo de última geração de solução de problemas de programação matemática. Um estudo de caso foi realizado em uma empresa de suco de laranja localizada no Estado de São Paulo, envolvendo várias plantas e com uma rede de distribuição internacional com características típicas de outras empresas do setor. Os resultados indicam que a abordagem aqui proposta pode ser aplicada em situações reais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Fernandes, Flávio César F., and Andréia Gisele Dalalio. "Balanceamento e rebalanceamento de linhas de montagem operadas por grupos de trabalho autogerenciados." Gestão & Produção 7, no. 3 (December 2000): 378–98. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2000000300013.

Full text
Abstract:
Este trabalho analisa detalhadamente o problema de balanceamento / rebalanceamento das linhas de montagem operadas por grupos de trabalho autogerenciados propondo um modelo otimizante de programação inteira que é tratado computacionalmente com êxito por meio da linguagem de modelagem GAMS ("General Algebraic Modeling System") e solver Zoom. Não encontramos na literatura trabalhos que tenham modelado matematicamente, de forma exata ou heurística, tal problema. Para se estimar a eficiência futura da linha, um dos dados que o modelo necessita, propomos o uso de dois métodos utilizados em outras áreas (curva de aprendizagem e previsão de demanda). Mostra-se a diferença entre problema de balanceamento e de rebalanceamento bem como é feita uma revisão bibliográfica complementar a respeito do problema de balanceamento de linhas. Ela complementa a última revisão dos métodos exatos que é de 1986 e a última dos métodos heurísticos que é de 1998.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Costa Máximo, Jônios, and Karina Zavilenski Custódio. "Projeto Novos Rumos 4.0: pedagogia crítica, metodologias ativas e desenvolvimento humano no ensino de programação básica." Texto Livre: Linguagem e Tecnologia 13, no. 1 (July 11, 2020): 120–36. http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.13.1.120-136.

Full text
Abstract:
Este artigo traz um estudo de caso sobre o Projeto Novos Rumos 4.0, executado em Foz do Iguaçu/PR, pelo Parque Tecnológico Itaipu – PTI-BR, no ano de 2018. A iniciativa capacitou jovens em situação de vulnerabilidade social para a elaboração de softwares utilizando a linguagem de programação Python, por meio de uma formação voltada ao desenvolvimento humano, crítico e técnico. A análise faz uso de um levantamento bibliográfico e documental para referenciar todas as etapas de criação e aplicação da proposta, que formou 30 alunos e buscou desenvolver soluções tecnológicas para problemas enfrentados por entidades do terceiro setor do município. O sucesso alcançado pela ação permite concluir que a elaboração de cursos na área da tecnologia deve passar, necessariamente, pela construção de Projetos Político-Pedagógicos mais aderentes às necessidades reais e práticas de uma sociedade contemporânea que, cada vez mais, faz uso de recursos tecnológicos para superar dificuldades de seu cotidiano. Nesse sentido, o Projeto Novos Rumos 4.0 pode ser uma referência inspiradora e embasadora de políticas públicas educacionais e iniciativas similares em outras localidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Camargo Jr., Kenneth R. de, and Cláudia M. Coeli. "Reclink: aplicativo para o relacionamento de bases de dados, implementando o método probabilistic record linkage." Cadernos de Saúde Pública 16, no. 2 (June 2000): 439–47. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2000000200014.

Full text
Abstract:
Apresenta-se um sistema de relacionamento de bases de dados fundamentado na técnica de relacionamento probabilístico de registros, desenvolvido na linguagem C++ com o ambiente de programação Borland C++ Builder versão 3.0. O sistema foi testado a partir de fontes de dados de diferentes tamanhos, tendo sido avaliado em tempo de processamento e sensibilidade para a identificação de pares verdadeiros. O tempo gasto com o processamento dos registros foi menor quando se empregou o programa do que ao ser realizado manualmente, em especial, quando envolveram bases de maior tamanho. As sensibilidades do processo manual e do processo automático foram equivalentes quando utilizaram bases com menor número de registros; entretanto, à medida que as bases aumentaram, percebeu-se tendência de diminuição na sensibilidade apenas no processo manual. Ainda que em fase inicial de desenvolvimento, o sistema apresentou boa performance tanto em velocidade quanto em sensibilidade. Embora a performance dos algoritmos utilizados tenha sido satisfatória, o objetivo é avaliar outras rotinas, buscando aprimorar o desempenho do sistema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

De Castro Leal, André Luiz. "Engenharia de Software e Jogos Digitais." Extensão Tecnológica: Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense 10, no. 19 (June 26, 2023): 15–38. http://dx.doi.org/10.21166/rext.v10i19.3118.

Full text
Abstract:
O presente trabalho objetiva possibilitar a alunos e demais envolvidos participar de um processo de aprendizagem de Engenharia de Software (ES) a partir da construção de jogos digitais. Tal associação de domínios de estudo objetiva incentivar os alunos nos estudos da ES, bem como seus subdomínios, tais como, a engenharia de requisitos, linguagem de programação, processo de construção de software, entre outros, em um contexto de interesse de jovens dos primeiros anos de um curso de Sistemas de Informação, os jogos digitais ou games. Para isso é apresentado um programa de extensão já concebido e em execução que serve como estrutura ampla e de longo prazo para diversos projetos relacionados ao contexto de ES aplicada ao desenvolvimento de games, e também iniciativas que objetivem sua socialização, ampla divulgação para aprendizado, captação de recursos, envolvimento de alunos e docentes, parcerias interinstitucional e multilateral, entre outras que possam viabilizar e sustentar o programa. Nossa premissa é que o desenvolvimento de jogos digitais, Serious Games (jogos sérios ou educativos) ou Entertainment (jogos de entretenimento), considerados aqui como software, necessita o envolvimento de atores de perfis distintos em seu processo de construção. Esses diferentes perfis estão envolvidos na aplicação de técnicas e métodos da ES, uma vez que há um nível de alto grau de complexidade da lógica de funcionamento, alta variabilidade de requisitos e distintos objetivos a serem atingidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

De Souza Santos, Elias. "Recortes do português seabrense." Revista (Con)Textos Linguísticos 16, no. 33 (September 14, 2022): 27–39. http://dx.doi.org/10.47456/cl.v16i33.37485.

Full text
Abstract:
Com o objetivo de descrevermos os padrões de uso das preposições locativas em e ni no português falado de Seabra, município do estado da Bahia, em uma amostra constituída de 12 (doze) entrevistas sociolinguísticas, estratificada conforme o sexo, a faixa etária e a escolaridade dos falantes, fundamentamos este estudo na Teoria da Variação e Mudança Linguísticas (WEIREINCH; LABOV; HERZOG, 2006 [1968]; LABOV, 2008 [1972]). Para tal, partimos do ponto de que a variante ni está presente na fala da comunidade em estudo, assim como em outras variedades de fala do português brasileiro. Após tabularmos os dados, submetemo-los a uma linguagem de programação estatística denominada R (R CORE TEAM, 2020), identificando 213 ocorrências em contextos que permitem a variação da preposição, examinadas quantitativamente quanto ao efeito exercido pelos preditores sociais sobre elas. No que diz respeito às análises propostas, constatamos, de um lado, com a univariada, que as variáveis faixa etária e escolaridade se mostraram significativas e, de outro, com a multivariada, que os preditores sexo, em interação com a faixa etária, e a escolaridade, apresentaram efeitos sobre a variável resposta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Silva, Antonio Samuel Alves da, Rômulo Simões Cezar Menezes, and Borko Stosic. "Guarda Chuvas: programa para acesso e visualização de dados históricos de chuvas no Estado de Pernambuco." Research, Society and Development 9, no. 11 (November 20, 2020): e4369119858. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.9858.

Full text
Abstract:
A precipitação no Nordeste do Brasil (NE) é caracterizada por apresentar alta variabilidade temporal e espacial. No entanto, a disponibilidade de dados de precipitação ainda é limitada nesta região, por vários motivos. O Acesso a dados de precipitação fornece informações úteis para melhor entender a distribuição da chuva e apoiar gerenciamento do ecossistema. Neste artigo, apresentamos o programa Guarda Chuvas, o qual viabiliza o acesso e visualização de dados passados de precipitação pluviométrica do estado de Pernambuco, NE, Brasil, por meio de uma interface de fácil uso. O método de interpolação, trend surface analysis, foi utilizado para estimar a precipitação mensal () para o estado de Pernambuco em uma grade com resolução de 0,01 grau, totalizando 81.544 séries mensais de precipitação distribuídas espacialmente para estado de Pernambuco. O programa foi implementado em linguagem C, com uma interface gráfica construída utilizando interface de programação de aplicativos para o Windows. As séries históricas fornecidas pelo programa podem ser usadas como insumo para modelos de simulação e apoiar estudos direcionados ao desenvolvimento de políticas agrícolas, hídricas, ambientais e socioeconômica para o estado de Pernambuco. Além do interesse regional nas informações fornecidas pelo programa, a abordagem atual deve ser considerada útil para aplicações em outras partes do Brasil e do mundo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Brígitte, Giovanna Tomczinski Novellini, and Regina Coeli Ruschel. "Operacionalização de parâmetros de projeto por meio do enriquecimento semântico em modelos BIM de habitação de interesse social." Gestão & Tecnologia de Projetos 15, no. 2 (June 29, 2020): 20–32. http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v15i2.159857.

Full text
Abstract:
O uso da Modelagem de Informação da Construção (BIM) tem transformado o setor de Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação. Entretanto, a exploração de alternativas de projeto continua um desafio, desperdiçando o enorme impacto que a tecnologia possui no auxílio à tomada de decisões qualificadas no início da projetação. A investigação na fase de concepção decorre da necessidade de integração à todas as etapas de projeto, permitindo que as informações geométricas ou não, sejam gerenciadas desde o início, fomentando um projeto integralizado. Tendo em consideração que BIM admite estas novas abordagens, examina-se a oportunidade e potencialidade de renovar a aplicabilidade de parâmetros de projeto (Alexander et al., 1977), assistindo a elaboração de algoritmos capazes de legitimar respostas aos problemas projetuais ainda no início do processo, podendo ser evidenciada no âmbito de projetos habitacionais de interesse social (HIS). Neste sentido, este artigo discute o uso combinado de ferramentas de autoria de modelos e de ferramentas baseadas em linguagem de programação visual no auxílio à etapa de concepção através do Enriquecimento Semântico em BIM. Esta metodologia provou ser viável no auxílio à tomada de decisão no processo de projeto de HIS. Os métodos aplicados no desenvolvimento desta metodologia podem ser reproduzidos com o propósito de qualificar outras tipologias de edifício.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Petiz, Silmei de Sant'Ana, Danilo Sbrusi, and Marcelo Massoco Cendron. "Metodologia para Pesquisa e Acesso Público a Informações Históricas da Colonização Catarinense através da Ciência de Dados e Desenvolvimento Web." Caderno de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia 4, no. 1 (June 30, 2022): 18–23. http://dx.doi.org/10.21166/cpitt.v4i1.3958.

Full text
Abstract:
Os registros civis de nascimento, casamento e óbito constituem fontes históricas ricas em informações demográficas que permitem compreender um contexto social e geográfico da região no período a que se referem. Com o objetivo de disseminar o conhecimento histórico da região do Vale do Rio do Peixe, Estado de Santa Catarina, desenvolveu-se uma aplicação web (site) para apresentar conjuntamente os dados e discussões relativos aos registros civis. Aplicaram-se técnicas da ciência de dados com a linguagem de programação Python e a biblioteca de software Pandas para extrair informações detalhadas, apresentando-as dinâmica e interativamente. Para tanto, estruturou-se a aplicação com o processamento dos dados em Python e o sistema com o framework Flask. A página é construída em HTML, baseada no framework Bootstrap com designs em CSS e funcionalidades em JavaScript. Há recursos de pesquisa e exibição de gráficos interativos, plotados com a biblioteca Apache ECharts a partir de dados JSON compilados pelo Python. Assim, é possível exibir de forma clara as informações históricas contidas nos registros civis. Ademais, espera-se ampliar o conteúdo do website com resultados de outras pesquisas desenvolvidas com a mesma temática, para que sejam expandidos, cada vez mais, os conhecimentos e a divulgação relativos à história regional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Pereira, Amintas Victor Ramos, and Adalberto Cajueiro De Farias. "Integrando CSP com linguagens de programação." Brazilian Journal of Development 9, no. 10 (October 31, 2023): 29303–8. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv9n10-116.

Full text
Abstract:
CSP consiste numa linguagem de especificação que permite uma abordagem baseada em refinamento (tornando um modelo abstrato mais concreto) e o uso de construções abstratas e expressivas para capturar diversos aspectos, representando comportamentos de maneira precisa. Sua popularidade se deve a possibilidade de executar as especificações diretamente, ao invés de se estabelecer um mapeamento para outra linguagem. Apesar de estarem disponíveis ferramentas para CSP, a dificuldade de utilizá-las, seja na escrita ou na apresentação de relações, somada a uma crescente demanda, fez surgir a necessidade de investigar o mapear desta notação para linguagem Go ou framework AKKA, bem como de ser implementada uma ferramenta que não apenas agregue funcionalidades como manipulação e compreensão textual e gráfica da linguagem, mas que também o faça de maneira mais prática e didática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Marciano, Camila Langer, and Fabrício Garmus Sousa. "Análise das interações moleculares do antígeno nuclear de prolifera-ção celular." OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA 21, no. 9 (September 26, 2023): 13031–47. http://dx.doi.org/10.55905/oelv21n9-138.

Full text
Abstract:
O câncer é uma doença decorrente de alterações no DNA que levam a instabilidade genômica e proliferação descontrolada das células. Os genes de reparo ao DNA (DDR) são responsáveis por manter a integridade genômica e ao sofrerem mutações acabam desencadeando a formação de tumores. Em vista disso, o antígeno nuclear de proliferação celular (PCNA) mostra-se bastante relevante, uma vez que ele participa do processo de replicação auxiliando as DNA polimerases na formação das novas fitas de DNA e também, atua em diversos mecanismos de reparo juntamente com importantes genes de cada via. Assim, foi construído um banco de dados em linguagem de programação R através do portal CellMiner na qual foram pesquisadas as informações sobre níveis proteicos (RPPA), metilação de promotores, mutação, expressão gênica de mRNA e microRNA nas linhagens do NCI-60 (National Cancer Institute Panel of Cancer Cells). Foram confirmadas algumas relações já conhecidas, incluindo LIG1 e FEN1, porém, outras pouco conhecidas como SRSF7 e TRA2B que controlam o splincing pre-mRNA para exportação de histonas. Destacando-se aquelas presentes em um locus diferente do PCNA, enfatizando assim, a suas correlações funcionais em inúmeros processos, principalmente para instabilidade genômica. Entretanto, mais estudos são necessários para que se possa esclarecer mais sobre esse tema e assim permitir que a farmacogenômica se desenvolva possibilitando tratamentos com melhores resultados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Pereira, João Marcello, and Mario Benjamim Baptista de Siqueira. "Linguagem de programação JULIA: uma alternativa open source e de alto desempenho ao MATLAB." Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB 1, no. 34 (June 1, 2017): 132. http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p132-140.

Full text
Abstract:
<p>O MATLAB® é um dos principais softwares utilizados nos cursos de ciências exatas e de engenharia para o ensino de programação numérica e pesquisa científica, em função de sua sintaxe de alto nível e dos diversos toolboxes do seu amigável ambiente de programação. Apesar das muitas vantagens, é um software proprietário que apresenta um alto custo de aquisição para as instituições de ensino e uso individual. Além disso, possui código fonte fechado e os programas nativos “.m” não são plenamente compatíveis em outros ambientes de programação com suporte a esse formato de arquivo. Embora existam softwares livres e open source com relativa semelhança de IDE (Integrated Development Environment ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado) e sintaxe de código, muitos desses softwares apresentam baixo desempenho computacional em relação ao MATLAB®. Dessa forma, o objetivo no presente trabalho é apresentar a linguagem de programação Julia, como alternativa ao MATLAB®, no ensino de programação numérica e simbólica, bem como de pesquisa científica. Neste trabalho são comparadas as características das duas linguagens de programação, sendo apresentado um benchmark entre as linguagens em que se avaliam o tempo de execução e os resultados dos cálculos. Para isso, foram implementados em JULIA e em MATLAB® os algoritmos Série de Fibonacci Recursiva e Gráfico 2D dos polinômios de Berstein e, ainda, utilizadas as funções nativas de cálculo simbólico, algébrico e equação diferencial numérica Runge-Kutta 45.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Volani Cordova de Oliveira, Marcia, and Luciane Baretta. "A relação existente entre o processo da compreensão leitora e a robótica." Texto Digital 19, no. 1 (August 22, 2023): 158–80. http://dx.doi.org/10.5007/1807-9288.2023.e94845.

Full text
Abstract:
O processo cognitivo da leitura é altamente complexo e com a crescente expansão das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), demanda ainda novas habilidades do leitor, visto que um texto pode abranger um conjunto de signos de outras modalidades de linguagem, bem como hábitos de leitura ubíquos e menos lineares. Dentre essas novas possibilidades de leitura, trazemos para discussão, neste trabalho, a robótica educacional, analisando-a pelo viés da psicolinguística, com o objetivo de investigar a relação existente entre o processo de compreensão leitora e a robótica. Para tanto, foi realizado um levantamento de estudos conduzidos na última década (2012-2022). Os dados obtidos nessa busca foram investigados por meio de revisão sistemática da literatura, com o intuito de avaliar e sintetizar as principais contribuições. Como método de estudo foi utilizada a Análise de Conteúdos proposta por Bardin (2011). Foram encontrados apenas seis estudos na pesquisa, evidenciando que a literatura ainda é escassa em relação à apresentação de iniciativas que relacionem a robótica educacional ao processo de compreensão leitora. No entanto, os resultados obtidos indicaram que existem muitas habilidades que coexistem entre programação na robótica e habilidades de leitura, dentre as quais destacamos a melhora no processo de desenvolvimento nas áreas de alfabetização e ampliação de vocabulário acadêmico, bem como um avanço considerável nas funções executivas de flexibilidade cognitiva, controle inibitório e planejamento, constituindo-se um campo prolífico para novos estudos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Almeida Conrado, Victoria, and Mariléa Gomes dos Santos Ribeiro. "Elaboração da interpretação automática de fraturas nos perfis de imagem utilizando a Inteligência Artificial." Latin American Journal of Energy Research 10, no. 2 (December 28, 2023): 13–22. http://dx.doi.org/10.21712/lajer.2023.v10.n2.p13-22.

Full text
Abstract:
A Inteligência Artificial (IA) é uma abordagem de processamento de dados que utiliza análise de informações, detecção de padrões e prognósticos com pouca intervenção humana. O campo da IA ​​abrange diversos subconjuntos, com destaque para o aprendizado de máquina (Machine Learning - ML), que possui grande potencial na indústria de petróleo e gás, especialmente na análise e interpretação de dados. Algoritmos de ML, como Support Vector Machine (SVM), Redes Neurais Artificiais (RNA), Deep Learning (DL) e Algoritmos Genéticos (AG), têm sido aplicados com sucesso na indústria petrolífera. A indústria de petróleo enfrenta desafios tecnológicos significativos, dada a sua complexidade. A análise de formação geológica por meio de perfilagem é crucial para melhorar a avaliação das formações rochosas, minimizar danos e reduzir custos na perfuração de poços. Além disso, a identificação de fraturas naturais e induzidas é fundamental para entender os reservatórios, especialmente os não inoportunos. O estudo das fraturas pode ser dividido em aspectos qualitativos e quantitativos, que envolve a identificação e a análise detalhada das fraturas nos reservatórios. A IA, especialmente o ML, pode ser aplicada para analisar a geometria, orientação, densidade e complexidade das fraturas, classificando-as em diferentes tipos, como fraturas induzidas e naturais. O objetivo deste estudo consiste em automatizar a interpretação de falhas em perfis de imagem por meio do uso de Inteligência Artificial, aprimorando a eficiência, a precisão e a velocidade desse procedimento. A linguagem de programação Python e a ferramenta Jupyter Notebook foram utilizadas para desenvolver o programa de IA. Foram coletados dados e imagens, que foram processados ​​e analisados ​​usando bibliotecas como OpenCV, Numpy e Sklearn.svm. Os resultados obtidos demonstram a eficácia da IA ​​na identificação de fraturas em diferentes tipos de perfis de imagem, incluindo imagens acústicas, de resistividade, e de outras ferramentas de perfilagem. A Inteligência Artificial conseguiu identificar com precisão fraturas naturais, fraturas de baixa amplitude, fraturas internas e outros eventos geológicos. No entanto, o sucesso da IA ​​depende da qualidade e quantidade dos dados de treinamento, e desafios como a complexidade geológica e a resolução das imagens ainda precisam ser superados. A aplicação da IA na interpretação automática de fraturas em imagens na indústria de petróleo oferece melhorias significativas na eficiência e rapidez do processo, contribuindo para a compreensão das características das formações rochosas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Afonso, Eduardo José. "O filme comercial hollywoodiano como fonte para a HistóriaThe Hollywood film business as a source for History." Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti 2, no. 3 (June 16, 2012): 60. http://dx.doi.org/10.18815/sh.2012v2n3.3.

Full text
Abstract:
<p> Interessa nos, neste trabalho, tomar o cinema comercial norte americano, aquele produzido em série por Hollywood, como elemento primordial no desempenho da função, daquilo que alguns teóricos conceituam como “aparelho ideológico de Estado”. São esses filmes que denunciam, cada um em seu momento histórico, como a indústria cultural norte americana vende, não só o american way of life, mas uma política oficial estadunidense para o mundo. A análise da estrutura dos filmes “O Advogado do Diabo” e “Avatar” nos dá subsídios para encontrar elementos como fontes para a História do pensamento norte americano e para avaliar como esse pensamento influencia a visão de mundo de outras nações. </p><p>Trabalho apresentado anteriormente no XXVI Simpósio Nacional de História-ANPUH – 50 anos, São Paulo-SP, 17 a 22 de julho de 2011, Universidade de São Paulo (USP), Cidade Universitária. Seminário temático – 024, área temática “Cinema-história e razão sensível – Problematizar fidedignidade, verossimilhança, objetividade e transdisciplinaridade”. Website: <a href="http://www.snh2011.anpuh.org/simposio/programacao?ID_SIMPOSIO=522">http://www.snh2011.anpuh.org/simposio/programacao?ID_SIMPOSIO=522</a></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Maia, Catarina. "“Outros Olhares” na 28.ª edição do Festival Caminhos do Cinema Português." Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento 10, no. 2 (July 15, 2023): 215–18. http://dx.doi.org/10.14591/aniki.v10n2.1003.

Full text
Abstract:
O Festival Caminhos do Cinema Português celebrou a sua 28.ª edição em 2022, na cidade de Coimbra. Este texto reflete sobre a programação do Festival, debruçando-se sobre a secção “Outros Olhares”, um espaço reservado a abordagens distintas que envolvem a experimentação de novas linguagens cinematográficas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Mendes, Iasmin. "EVENTOS LITERÁRIOS, FORMAÇÃO DE LEITORES E INTERMIDIALIDADE: AS PRÁTICAS DE LEITURA NA 10ª FESTA LITERÁRIA DE BOQUEIRÃO." Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ 20, no. 36 (September 15, 2021): 365–78. http://dx.doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.59760.

Full text
Abstract:
Este artigo aponta e analisa, de uma perspectiva intermidial, as diversas linguagens artísticas presentes na programação da 10ª Festa Literária de Boqueirão. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso, pautado em uma pesquisa documental, com foco no estudo da programação da FLIBO 2019. Como fundamentação teórica, nos embasamos em Rajewsky (2012), Santaella (2007, 2014), Rösing (2017) e Bordini e Aguiar (1988). A partir da análise da programação da 10ª FLIBO foi possível perceber o diálogo da literatura com outras linguagens, além do diálogo entre gêneros literários diversos, como a literatura de cordel, ficção científica e literatura fantástica. Este panorama é possível por causa das novas possibilidades de leituras e leitores do mundo contemporâneo e pode beneficiar o evento literário em seu objetivo de formar leitores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Carvalho Jasmin de Deus, Luciane. "PROJETOS DE JOGOS 2D SOBRE O CORONAVÍRUS NO ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO UTILIZANDO O SCRATCH." International Journal of Academic Innovation 1, no. 2 (July 15, 2022): 50–62. http://dx.doi.org/10.55949/ijoai.v1i2.17.

Full text
Abstract:
O ensino de lógica de programação deve apresentar os principais conceitos de forma simples e intuitiva, a fim de incentivar o pensamento computacional, para a resolução de problemas, dividindo-os em partes e desenvolvendo algoritmos para solucioná-los. Para trabalhar de forma simples a linguagem computacional, se apropriando da sequência de pensamentos lógicos e sistemáticos, foi utilizado o programa Scratch, para a introdução de conceitos de lógica de programação, no curso de Graduação de Design, utilizando linguagem visual. A estratégia pedagógica aplicada e apresentada nesse artigo foi aliar a Aprendizagem Baseada em Projetos à Aprendizagem Baseada em Jogos, para criação de artefatos de jogos 2D, baseados no problema atual que estamos enfrentando que é a pandemia do novo Coronavírus. A criação do artefato jogo se tornou uma das principais motivações dos alunos para desenvolver habilidades e competências relacionadas à disciplina de lógica de programação. O projeto abasteceu um repositório Web com 33 jogos sobre o tema, além de vários outros criados para a prática dos conceitos aplicados, em outros estúdios da turma, além do portfólio do próprio aluno. Em geral as reações da pesquisa de avaliação, realizada ao final do projeto, foram positivas, demostrando concordância com a ferramenta e metodologias aplicadas. Foi possível concluir que o ensino e aprendizado da tecnologia, especificamente de lógica de programação, atendeu tanto o viés de conhecimento, adquirindo prática das estruturas básicas de algoritmos para desenvolvimento de Software, como na área transversal do conhecimento, ao ampliar o entendimento sobre temas transversais e suas relações com o problema atual do mundo que é a pandemia do novo coronavírus.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Cunha, Luiz Henrique de Castro, Alexandre Dias Tavares, Kelviane Francis Baêta De Castro, and Luiz Claudio Pereira Ribeiro. "IMPLANTAÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DO FLUXO DE TRABALHO EM UM CENTRO DE TESTAGEM E ACONSELHAMENTO." REVISTA FOCO 16, no. 02 (February 10, 2023): e993. http://dx.doi.org/10.54751/revistafoco.v16n2-105.

Full text
Abstract:
O Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), após quase 40 anos de sua descoberta, continua como importante objeto de investigação social, comprometendo pessoas em todo o mundo, independente do sexo, idade, cultura, classe social e orientação sexual. Desde o início da epidemia, na década de 80, o país vem adotando políticas públicas de enfretamento a esse agravo, e uma das medidas implementadas foi a importante criação dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA). Além de incorporar as ações de Prevenção Combinada do HIV, da prevenção das hepatites virais e outras IST, os CTA também apresentam um papel central para a ampliação do acesso aos serviços de saúde das populações-chave e populações prioritárias, segmentos com maior vulnerabilidade ao HIV e às demais IST. Como o CTA do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG) não possui tecnologias da informação e todo o seu trabalho é realizado de forma manual, este estudo teve como objetivo integrar o CTA com o hospital através da informatização da unidade, por meio da implantação do AGHU e do desenvolvimento de um aplicativo para a consolidação das informações. Trata-se de um estudo metodológico de desenvolvimento de tecnologia, dividido em duas fases. Na primeira fase foi construído um formulário a ser aplicado entre os usuários do CTA, a partir de modelos já utilizados pelo Ministério da Saúde. Na segunda fase, foi desenvolvido um software (aplicativo) integrado ao banco de dados do AGHU através da ferramenta Microsoft Visual Studio, usando os recursos da linguagem de programação Visual Basic.NET (VB.NET) e a ferramenta Microsoft Power BI, além da configuração e parametrização do AGHU. O resultado deste estudo foi a criação de um formulário de atendimento, a padronização de um fluxo de trabalho na unidade, a implantação do AGHU e o desenvolvimento do aplicativo para consolidação das informações e produção de relatórios e indicadores. Essas ferramentas contribuirão para a vigilância epidemiológica local das IST, fortalecendo a assistência à saúde na comunidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Da Silva, Marco Antonio Guimarães. "Ver os que os outros não podem ver." Fisioterapia Brasil 6, no. 3 (March 18, 2018): 167. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v6i3.2201.

Full text
Abstract:
Com uma programação que incluía entre outros temas a discussão sobre “A importância dos Periódicos de Fisioterapia no Desenvolvimento da Pós-graduação stricto sensu na área de Fisioterapia”, a Universidade Federal de São Carlos organizou, no mês de maio deste ano, I Fórum Nacional de Pós-graduação stricto sensu em Fisioterapia. Os editores das principais revistas da área de fisioterapia, especialmente as indexadas, foram convidados para participarem do evento. A Revista Fisioterapia Brasil, por mim representada, adotou uma linha de discussão distinta sobre o tema proposto que acreditamos merece melhor explicitação. Apesar de algumas digressões, recorro ao pensamento do Foucault para amparar os argumentos sobre a questão que trarei a seguir.No primeiro capitulo do livro As palavras e as coisas (Foucault,1966), o filósofo faz um estudo do quadro Las Meninas, de Velásquez, no qual o pintor apresenta os personagens desde várias perspectivas e como protagonistas de um jogo de esconder e revelar, que oferece vários ângulos: o quadro pode ser visto a partir do espectador, a partir do rei ou a partir do pintor, mas com a particularidade de que cada personagem vê o quadro desde uma perspectiva distinta e, ao mesmo tempo, vê o que o outro não pode ver, sem ser visto pelos outros. O que destaca Foucault e o que nos interessa destacar no presente editorial são os múltiplos planos existentes nesse quadro: o nível de percepção que Velásquez simboliza com a luz que penetra pela janela retratada no quadro e o nível de linguagem, ambos distintos e seguindo suas próprias leis. É essa situação que trago para refletir sobre o referido encontro que se propunha discutir a importância dos periódicos de Fisioterapia.Todos os editores presentes ao evento (exceção para Fisioterapia Brasil) optaram por focalizar as suas apresentações nas normas e procedimentos para a seleção de artigos. Seguindo o olhar plural foucaultiano, sugerido pelo quadro de Velásquez, vislumbrei uma outra perspectiva voltada para a interpretação textual do significado no assunto título do evento e adotei um discurso que não coincidiu com o apresentado pelos outros colegas editores. Procurei discutira questão sobre uma ótica que se opõe diametralmente à exposta no título “Importância dos Periódicos de Fisioterapia no Desenvolvimento da Pós-graduação stricto sensu na área de Fisioterapia”. Se o nosso olhar e nossa percepção fossem menos enrijecidos, poderíamos ampliar nosso debate, discutindo exatamente o oposto do sugerido pela maioria dos presentes. Passaríamos a discutir alguma coisa como: A importância da Pósgraduação stricto sensu na área de Fisioterapia para o Desenvolvimento dos periódicos. Já se sabe que a importância dos periódicos da área de fisioterapia, ou de qualquer área, está representada pela oportunidade de publicação que esses mesmos periódicos oferecem àqueles que terminaram suas pesquisas. Obviamente também já conhecemos o papel ímpar desses veículos de divulgação para a produção de novos conhecimentos científicos. Mas sobreviveríamos, como revistas, sem a produção cientifica dos docentes e alunos dos programas de pós-graduação? Talvez sim, mas com uma periodicidade muito aquém da desejada e que talvez não atendesse às regras dos indexadores. Além desta questão, existe ainda a qualidade da pesquisa, que, boa ou ruim, uma vez concluída acaba gerando um ou mais artigos. Pesquisas com delineamentos equivocados e com resultados que não têm fôlego para resistirem a uma análise baseada na palavra de moda (evidências) são muito freqüentes. Mais uma vez, a Pós-graduação stricto sensu pode ser de vital importância no desenvolvimento de periódicos e na manutenção de seus padrões de qualidade, já que o entorno acadêmico é um foro privilegiado para providências que equacionem os erros cometidos nas investigações cientificas. Entretanto, para chegarmos a novas conclusões, é preciso que saibamos, como nos ensina Foucault através do quadro de Velásquez, desdobrar o nosso olhar e fazer com que ele busque novas perspectivas.A nossa simples existência, como revista indexada, oferece a perspectiva alternativa que simboliza a importância que temos para o desenvolvimento da pós-graduação na área da fisioterapia ou de quaisquer outras áreas. Existir e nada mais, eis a nossa contribuição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Oliveira, Elohim Jun Odo, Domingos Sávio Cunha Garcia, Leonardo Amorim Araújo, Samuel Alves Freitas, Ana Paula Lima Santos, Gustavo José Santiago Rosseti, Silvana Rodrigues Pires Moreira, and Lisleandra Machado. "Metodologia Inovadora para Determinação do Perfil Profissional e Identificação de Desafios e do Papel de Stakeholders na Indústria 4.0." Caderno de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia 5, no. 2 (December 31, 2023): 147–62. http://dx.doi.org/10.21166/cpitt.v5i2.4926.

Full text
Abstract:
O presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi identificar o perfil do profissional dentro da Indústria 4.0 e quais seus principais desafios, além de verificar o papel dos stakeholders das organizações no contexto atual. Realizou-se um Survey de abrangência nacional com 20 gerentes, todos com no mínimo 6 meses de experiência no cargo e encarregados de no mínimo 2 funcionários nos últimos 5 anos, atuando em um conjunto pré-determinado de empresas categorizadas dentro da tipologia Indústria 4.0. Através da pesquisa de campo identificou-se, dentre outros, quais os principais empregos atualmente sendo substituídos por tecnologias contemporâneas – como a automação robotizada ou a inteligência artificial – além de outras variáveis de opinião dos gestores, sua preferências entre certificações e domínio sobre o assunto, conhecimentos sobre línguas estrangeiras, conhecimentos sobre linguagens de programação, entre outras hard skills e soft skills, relevância da escolaridade do profissional na contratação e manutenção do emprego e a preferência entre adaptabilidade e experiência. Concluindo, a presente pesquisa identifica habilidades necessárias para que o profissional se mantenha competitivo no contexto da Indústria 4.0, além de identificar programas disponibilizados pelo governo e por empresas, voltados a capacitar profissionais frente a estes desafios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Bissoni, Estefânia, and Milena Moretto. "Interação e Diálogo como princípio de processos formativos: uma análise das narrativas de professores participantes do Curso de Formação em Letramento em Programação." Horizontes 41, no. 1 (July 29, 2023): e023013. http://dx.doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1581.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo compreender como professores de uma cidade do interior de São Paulo foram se apropriando do letramento em programação a partir das relações dialógicas estabelecidas com o(s) outro(s) durante um Curso de Formação Continuada. Fundamenta-se a discussão na perspectiva enunciativo-discursiva que considera a linguagem como dialógica e a interação verbal como processo de constituição e formação dos sujeitos. Foram realizadas entrevistas narrativas com cinco professoras que participaram do curso de Letramento em Programação. As análises evidenciam que as professoras foram se formando por meio de um movimento dialógico e dialético com os outros e que, ao narrar essas vivências, puderam ressignificar suas práticas e/ou construir novos sentidos do vivido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Cardoso, Fernando Henrique, and Leandro Carbo. "Utilização do software FreeMat para ensinar função no Ensino Médio através da programação computacional." REMAT: Revista Eletrônica da Matemática 3, no. 1 (July 22, 2017): 120–35. http://dx.doi.org/10.35819/2447-2689remat2017v3i1id2130.

Full text
Abstract:
Várias são as possibilidades e os recursos para o emprego das tecnologias da informação e comunicação em sala de aula. Dentre estas, práticas pedagógicas mediadas pela utilização do computador podem proporcionar ao aluno construir seu próprio conhecimento, contudo o professor deve dominar e conhecer meios para poder aplicar esta tecnologia nas aulas. Diante disto, o presente artigo traz um relato de experiência de uma proposta voltada para o ensino de função através da utilização do software FreeMat. O objetivo da proposta é possibilitar que por meio da utilização do software nas aulas de matemática do ensino básico, o aluno compreenda os conceitos ligados às funções e a seus gráficos, a programação no FreeMat através de modelos de funções pré-definidas e os comandos básicos aplicados em várias linguagens de programação. A metodologia baseia-se na aplicação de atividades voltadas para plotagens gráficas de funções e na construção de um programa computacional em linguagem FreeMat, que determina o valor a pagar para certo consumo de água em metros cúbicos (m³). Para construção do programa, foi utilizada a estrutura tarifária fornecida pela Concessionária dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Cuiabá (CAB). Estas abordagens foram aplicadas em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Mato Grosso, Campus São Vicente, localizado no município de Campo Verde. Os resultados foram obtidos através de uma pesquisa qualitativa e a análise dos dados corrobora com outros estudos referentes ao uso de softwares no ensino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Cardoso, Fernando Henrique, and Leandro Carbo. "Utilização do software FreeMat para ensinar função no Ensino Médio através da programação computacional." REMAT: Revista Eletrônica da Matemática 3, no. 1 (July 22, 2017): 120–35. http://dx.doi.org/10.35819/remat2017v3i1id2130.

Full text
Abstract:
Várias são as possibilidades e os recursos para o emprego das tecnologias da informação e comunicação em sala de aula. Dentre estas, práticas pedagógicas mediadas pela utilização do computador podem proporcionar ao aluno construir seu próprio conhecimento, contudo o professor deve dominar e conhecer meios para poder aplicar esta tecnologia nas aulas. Diante disto, o presente artigo traz um relato de experiência de uma proposta voltada para o ensino de função através da utilização do software FreeMat. O objetivo da proposta é possibilitar que por meio da utilização do software nas aulas de matemática do ensino básico, o aluno compreenda os conceitos ligados às funções e a seus gráficos, a programação no FreeMat através de modelos de funções pré-definidas e os comandos básicos aplicados em várias linguagens de programação. A metodologia baseia-se na aplicação de atividades voltadas para plotagens gráficas de funções e na construção de um programa computacional em linguagem FreeMat, que determina o valor a pagar para certo consumo de água em metros cúbicos (m³). Para construção do programa, foi utilizada a estrutura tarifária fornecida pela Concessionária dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Cuiabá (CAB). Estas abordagens foram aplicadas em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Mato Grosso, Campus São Vicente, localizado no município de Campo Verde. Os resultados foram obtidos através de uma pesquisa qualitativa e a análise dos dados corrobora com outros estudos referentes ao uso de softwares no ensino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Souza Júnior, Antonio Barbosa de, and Marly dos Santos Alves. "Sítios eletrônicos e oficinas pedagógicas." Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília 7, no. 2 (January 3, 2022): 9–22. http://dx.doi.org/10.36311/2447-780x.2021.v7.n2.p9.

Full text
Abstract:
Os cursos da área de tecnologia sempre são um desafio para o professor trabalhar com as disciplinas de programação de computadores, que têm como foco duas disciplinas, uma relacionada à construção de algoritmos e outra voltada a uma determinada linguagem de programação. Isso traz para os alunos algumas dificuldades na aprendizagem delas incidindo em desistência ou abandono do curso. Portanto, o objetivo do presente trabalho é propor a realização de oficinas pedagógicas usando tecnologias digitais, tais como sítios eletrônicos, para a construção de atividades práticas que venham facilitar a aprendizagem de linguagem de programação no curso técnico concomitante em Automação Industrial do campus Maracanaú. Para fundamentar o presente trabalho, buscou-se autores especialistas na área objeto de estudo, tais como: Nascimento (2007), Joye e Joye (2013), Masseto (2010), Sajaniemi e Kuittinen (2003), além de consulta aos sítios eletrônicos (sites) utilizados na proposta da oficina. Quanto à metodologia da pesquisa é do tipo qualitativa. Ademais, as atividades propostas permitem que os alunos aprendam a fazer o emprego de um microcontrolador, o Arduino® , com a finalidade de melhorar sua aprendizagem no curso, pois, ao fazer uso de oficinas práticas, a proposta desenvolvida permite a aplicação delas enquanto perdurar o ensino remoto emergencial, ou ser implementada futuramente em laboratórios de ensino de forma presencial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Farias, Cecir Barbosa de Almeida. "Informações de saúde para tratamento de doenças mentais e físicas, pós pandemia por Covid-19, através do aplicativo Healthy Club." RealizAção 10, no. 19 (July 31, 2023): 107–27. http://dx.doi.org/10.30612/realizacao.v10i19.17008.

Full text
Abstract:
O uso de tecnologias permite a inserção de ferramentas no tratamento pessoal e coletivo de cidadãos, o qual pode ser utilizado para a produção de aplicativos voltados para a área de saúde, impactando positivamente a sociedade. A inserção das tecnologias na comunidade possibilita a aquisição de conhecimentos, podendo apoiar e relacionar-se com outras ciências. Este artigo apresenta as atividades realizadas durante um projeto de extensão vinculado a Universidade Federal de Campina Grande que envolvem áreas de informática e saúde, através da análise do aplicativo com profissionais das áreas de medicina, enfermagem, nutrição, psicologia e analistas de sistemas e consequente desenvolvimento do aplicativo para celular denominado “Healthy Club” utilizando a linguagem de programação em blocos Kodular, a criação de um perfil no Instagram e de um canal no Youtube para divulgação de informações e vídeos sobre tratamento psicossocial e físico para doenças adquiridas pós-pandemia por Covid-19. As atividades envolveram ações educativas e sociais para o cotidiano dos pacientes atendidos em um hospital da rede pública, a fim de despertá-los para a importância da prevenção e do tratamento médico de doenças, que foram sendo incrementadas devido ao longo período de pandemia por Covid-19: ansiedade, depressão, gastrite, obesidade, hipertensão, diabetes e problemas cardíacos. Inicialmente, realizamos pesquisas na Internet acerca de aplicativos pré-existentes para tratamento de Covid-19 e verificamos as suas características, pontos positivos e negativos, e juntamente com os colaboradores - profissionais das áreas de saúde, definimos as novas funções necessárias para o “Healthy Club”. O aplicativo então apresenta as seguintes funcionalidades: cadastro de pacientes, profissionais (médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e educadores físicos), prescrições, exames e medicações, recomendações de alimentação saudável e tipos de exercícios físicos. O software armazena as indicações para cada paciente e emite um relatório de tudo que foi utilizado, para controle e acompanhamento. O projeto também promoveu auxílio à comunidade em geral, através de divulgação de informações sobre doenças, formas de prevenção, dicas de alimentação adequada e tipos de exercícios para auxiliar no tratamento da saúde física, paralelamente ao seu desenvolvimento psicológico e psicossocial, através de palestras no Colégio Estadual José Gonçalves de Queiroz, do canal do Youtube e do perfil no Instagram.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Silva, Alexandre Ferreira da, Pedro Franco de Sá, Maria de Lourdes Silva Santos, and Thiago Beirigo Lopes. "ASPECTOS HISTÓRICOS DO DESENVOLVIMENTO DA IDEIA E REPRESENTAÇÃO DE POTENCIAÇÃO." Revista de História da Educação Matemática 10 (May 6, 2024): 1–22. http://dx.doi.org/10.62246/histemat.2447-6447.2024.10.616.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta momentos históricos que compõem o avanço da representação do que hoje concebemos como o objeto matemático da potenciação. Adotou-se a pesquisa bibliográfica neste estudo. Para tal, utilizamos a classificação proposta inicialmente por Florian Cajori, em 1928, acerca das etapas de desenvolvimento da potenciação, e a vinculamos às fases de transformação da álgebra, aceita por diversos autores. O resultado foi um percurso temporal iniciado nos antigos povos babilônicos e egípcios de milênios atrás, onde foram concebidas as primeiras ideias de potenciação, passando por estudiosos como Arquimedes e Hipócrates na Idade Antiga; Diofanto, al-Khwârizmi e Bhaskara, na Idade Média; Stifel, Viète e, finalmente, em Descartes, na Idade Moderna. Também mostramos algumas das representações da potenciação em linguagens de programação a partir do século XX. Por fim, concluímos que 1) é possível organizar a modificação da notação da potenciação em quatro fases: primeiras representações, planos Abreviado, Indexado e linguagem de programação, as quais têm relação com as fases de mudança da álgebra: retórica, sincopada e simbólica; 2) conhecer a história da formulação de uma ideia ou conceito matemático pode ser importante para desmistificar a concepção de muitos que tudo o que foi proposto ou desenvolvido ao longo da história foi aceito harmonicamente entre estudiosos da área; e que 3) para os profissionais que trabalham com o ensino da matemática é recomendável conhecer esse e outros temas relacionados ao desenvolvimento de conceitos, propriedades e teoremas, para possibilitarem uma prática de ensino mais atrativa e eficaz aos seus alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Arantes, Flávia Linhalis, José Michael Leandro da Silva Ferreira, and Paula Eduarda Justino Ribeiro. "Scratch – um primeiro olhar." Texto Livre: Linguagem e Tecnologia 8, no. 2 (December 16, 2015): 137–52. http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.8.2.137-152.

Full text
Abstract:
RESUMO: Neste artigo, relatamos a atividade “Scratch, um primeiro olhar”, realizada com o objetivo de registrar as impressões e as respostas dos alunos ao olhar pela primeira vez para programas em Scratch. Apresentamos uma revisão sobre a caracterização da linguagem e do ambiente do Scratch, procurando identificar o que um aluno que nunca teve contato com programação pode usar para extrair informações dos programas. Diferente de outros trabalhos na literatura, destacamos o fato de os comandos serem escritos na língua materna dos alunos como um elemento grandemente facilitador para o entendimento dos mesmos por parte dos iniciantes. Os resultados dos experimentos mostram que a capacidade de leitura dos programas é uma grande aliada no entendimento daqueles que nunca programaram.PALAVRAS-CHAVE: Scratch; iniciantes em programação; linguagem de programação. ABSTRACT:In this paper, we report the “Scratch, a first glance” activity, conducted with the aim of registering the impressions and the responses of students when they looked for the first time to Scratch programs. We present a review on the characterization of Scratch language and environment, trying to identify what a student who never had contact with programming can use to extract information from the programs. Different from other works in literature, we highlight the commands written in the mother tongue of the students as a great facilitator to the understanding of the programs by the beginners. The results of the experiments show that the ability to read the programs is of great importance in the understanding from those who never had previous contact with programming.KEYWORDS: Scratch; beginners in programming; programming language.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Lopes, Felipe Tavares Paes. "Estádios de futebol e linguagem." FuLiA / UFMG 5, no. 2 (January 30, 2021): 116–34. http://dx.doi.org/10.35699/2526-4494.2020.22013.

Full text
Abstract:
Este artigo objetiva analisar as potencialidades e limites explicativos de expressões metafóricas habitualmente utilizadas para se referir aos estádios de futebol, bem como alguns de seus efeitos político-ideológicos. Num primeiro momento, examino a equiparação dos estádios de futebol a campos de batalhas e argumento, entre outras coisas, que isso tende a legitimar mecanismos de controle social. Num segundo momento, discuto sua equiparação a uma prisão e mostro, entre outras coisas, que isso tende a perder de vista as novas relações entre visibilidade e poder. Num terceiro momento, investigo sua equiparação a um shopping center e indico, entre outras coisas, que isso oculta o fato de que, com frequência, os conflitos sociais irrompem no espetáculo futebolístico. Num quarto momento, examino sua equiparação a um teatro e sugiro, entre outras coisas, que isso tende a sobrevalorizar as diferenças do presente em relação ao passado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Martyniuk, Valdenise Leziér, and Mauro Maia Laruccia. "Games: Entretenimento, mídia e cultura." Signos do Consumo 7, no. 1 (July 15, 2015): 69. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v7i1p69-84.

Full text
Abstract:
Os jogos eletrônicos são um fenômeno midiático da contemporaneidade. Nesse contexto, o objetivo do artigo é dar a ver possibilidades de pesquisa e de análise, baseadas nas características desse objeto, observado em sua linguagem multimídia e sincrética. Discute-se, também, as implicações das relações promovidas entre o jogo e o jogador, bem como entre o último e outros sujeitos do entorno, resultando em interações da ordem da programação, da estratégia, da sensibilidade e do acidente. As proposições de pesquisa se ancoram na teoria semiótica de Greimas e seus seguidores e nos estudiosos do ciberespaço e das mídias audiovisuais. Os jogos, então, emergem como exemplo típico para entender a construção de sentidos no ambiente social da atualidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Lira, Romeryto Vieira, Ewerthon Dyego de Araújo Batista, Livia Vitoria do Nascimento Alves, Alice dos Santos Araújo Lourenço, and Gigliarly Marcelino Gonzaga. "Desenvolvimento de um protótipo básico de hardware e software para segurança física e controle de acesso em ambientes institucionais que contenham ativos e informações de valor." Research, Society and Development 12, no. 4 (March 31, 2023): e8812439849. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v12i4.39849.

Full text
Abstract:
Introdução: A segurança de ambientes institucionais, que contenham bens de valor, muitas vezes é feita por sistemas de hardware e software proprietários de custo alto. Visando amenizar esse problema, o presente artigo propõe uma solução inicial baseada em desenvolvimento de software e utilização de hardware gratuitos, em sua maioria de código aberto, para que no futuro possa ser usada para proteger esses ambientes. Temos como objetivo propor um Protótipo Básico de Hardware e um Sistema Web utilizando tecnologias gratuitas, visando propor uma base de software e hardware para gerar segurança e controle de abertura de portas em ambientes. Metodologia: Neste projeto pesquisamos as ferramentas e tecnologias disponíveis para a criação do Protótipo e do Sistema Web. Foram definidas as ferramentas para desenvolvimento, criamos planos de trabalho para a modelagem, criação e desenvolvimento, e finalmente foi colocado em prática a criação da solução usando linguagem de programação. Resultados: Desenvolvemos um Protótipo Básico Hardware utilizando a plataforma Arduino juntamente com outros componentes acessórios de modo a ser possível a comunicação com o Software Web. Este foi inicialmente modelado utilizando diagrama de classes e posteriormente desenvolvido utilizando a framework Grails com linguagem de programação Groovy, além do MySQL para armazenamento dos dados. Este sistema contém serviços web desenvolvidos que podem ser acessados pelo protótipo. Com estes artefatos produzidos, pudemos criar uma solução básica que servirá de modelo inicial para implantação de um sistema de segurança de baixo custo e mais robusto no futuro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Rosa, Marcos Henrique. "Wittgenstein, necessidade e linguagem." Analytica - Revista de Filosofia 14, no. 1 (August 1, 2013): 53–81. http://dx.doi.org/10.35920/arf.v14i1.571.

Full text
Abstract:
O objetivo do texto é elucidar a concepção wittgensteiniana de necessidade lógica. Minha estratégia é a de contrastar a posição de Wittgenstein com duas outras formas de convencionalismo: o convencionalismo dos empiristas lógicos e o convencionalismo "full-blooded". O propósito deste artigo é mostrar como a explicação fornecida por Wittgenstein evita certos problemas que assolam outras formas de convencionalismo linguístico. AbstractThe purpose of the text is to clarify Wittgenstein's conception of logical necessity. My strategy is to contrast Wittgenstein's position with other two forms of conventionalism: the conventionalism of the logical positivists and the " full-blooded" conventionalism . The aim of this paper is to show how Wittgenstein's account of logical necessity avoids some pitfalls of other forms of linguistic conventionalism.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Ferreira, Raí Lima, Allan Cunha Barros, and Tercio de Moraes. "APLICATIVO PARA MANEJO DA IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO: CHICO D’ÁGUA." IRRIGA 28, no. 3 (September 28, 2023): 491–95. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2023v28n3p491-495.

Full text
Abstract:
APLICATIVO PARA MANEJO DA IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO: CHICO D’ÁGUA RAÍ LIMA FERREIRA¹; ALLAN CUNHA BARROS¹ E TÉRCIO DE MORAES¹ 1- Federal University of Alagoas, Arapiraca Campus. Av. Manoel Severino Barbosa - Bom Sucesso, 57309-005, Arapiraca - AL, Brazil. E-mail: rai.ferreira@arapiraca.ufal.br , tercio@arapiraca.ufal.br , allan.cunha@arapiraca.ufal.br 1 RESUMO A falta de dados, conhecimento e acesso às tecnologias sobre o uso racional da água pode levar o pequeno produtor a diversos erros no manejo da água na sua propriedade agrícola. Assim, o objetivo do trabalho foi desenvolver um aplicativo para o manejo diário da irrigação utilizando a menor quantidade de dados disponíveis e com facilidade de acesso. O aplicativo Chico D’água, nome inspirado no rio São Francisco, foi desenvolvido pela Universidade Federal de Alagoas, em framework Flutter dentro de uma linguagem de programação DART (DART, 2020). Utiliza dados de cultura como: Espaçamento e Kc; do sistema de gotejamento: vazão (Lh-1), espaçamento entre emissores e linhas (m) e Temperatura do ar °C (máxima e mínima) para determinar o tempo de irrigação. Sua simplicidade é confirmada através do seu uso, demonstrando potencial para utilização por pequenos produtores. Sua limitação está relacionada a não possibilidade de se utilizar outras metodologias de cálculo e inserção de fatores como Eficiência e Kl. No entanto, o aplicativo pode ser utilizado para o manejo da irrigação utilizando poucos dados de entrada. Palavras-Chave: Android, Pequenos produtores, Evapotranspiração diária.. FERREIRA, RL; BARROS, AC; MORAES, T. DRIP IRRIGATION MANAGEMENT APPLICATION: CHICO D'ÁGUA 2 ABSTRACT The lack of data, knowledge and access to technologies on the rational use of water can lead small producers to several errors in the management of water on their agricultural property. Thus, the objective of the work was to develop an application for the daily management of irrigation using the smallest amount of data available and with easy access. The Chico Dágua application, named after the São Francisco River, was developed by the Federal University of Alagoas in a flutter framework within the DART programming language (DART, 2020). Culture data such as spacing and Kc were used for the dripping system, and the flow rate (L h-1), spacing between emitters and lines (m) and air temperature (°C (maximum and minimum) were used to determine the irrigation duration. Its simplicity is confirmed by its use, demonstrating its potential for use by small producers. Its limitation is related to the impossibility of using other methodologies for calculating and inserting factors such as efficiency and Kl. It can be concluded that the application can be used for irrigation management using only a small amount of input data. Keywords: Android, Small farmers, Daily evapotranspiration.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Machado, Yasmin Valente, Jadenn Rubia Lima Costa, Julianna Lacerda Facundo, and Myllena Gomes Silva. "ALTERAÇÕES DE LINGUAGEM ORAL NA APRAXIA DE FALA IDIOPÁTICA INFANTO-JUVENIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA." Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida, v12n3 (2020): 1–8. http://dx.doi.org/10.36692/v12n3-22r.

Full text
Abstract:
A apraxia de fala é uma desorganização motora, prejudicando a programação e execução dos movimentos orofaciais fundamentais para a realização dos fonemas, e quando atinge as crianças, elas sentem mais dificuldades se comparadas a crianças que possuam distúrbios de fala e linguagem de outros gêneros. O objetivo do estudo foi verificar o cenário nacional e internacional através de publicações atuais sobre as principais alterações identificadas na linguagem oral de pacientes infantis e jovens apráxicos idiopáticos. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, por meio de buscas nas bases de dados Scielo, Lilacs, Pubmed, PMC (Pubmed Central), BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) e Periódicos Capes, contemplando o período entre 2009 a 2019, na qual foram utilizados os descritores “Apraxias”,“Fala”,“Fonoaudiologia”, além do termo “Infância”, em português e inglês. Foram encontrados através dos descritores utilizados o total de 326 artigos, porém após filtrá-los inicialmente com o descarte pelo título e resumo, e logo após com os critérios de inclusão e exclusão, restaram apenas 34, porém como havia repetição de artigos, foram selecionados 16, excluindo-se dezoito artigos. A pesquisa revelou poucos estudos, o que revela a necessidade de mais pesquisas não-generalistas, ou seja, que busquem mais dados científicos voltados para as diferentes origens do distúrbio e públicos também diversos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography