Academic literature on the topic 'Linguagem humana'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Linguagem humana.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Linguagem humana"

1

Cerqueira, Juliana Behrends de Souza, and Julio Teixeira de Souza. "Ensaio sobre Linguagem." Revista Científica FESA 1, no. 20 (November 25, 2022): 220–31. http://dx.doi.org/10.56069/2676-0428.2022.227.

Full text
Abstract:
Há quem considere a linguagem um instrumento básico para o ser humano. Grosso modo, os seres humanos deixaram de lascar pedra e passaram a refinar a linguagem. Da mesma forma que, ao observarmos uma ferramenta, temos uma ideia de suas possibilidades funcionais, igualmente, analisando a linguagem, é possível perceber o que podemos fazer por meio de seu uso. A linguagem é sem dúvida um instrumento fabuloso, permite-nos usar a razão, capacidade característica nossa que nos qualifica como racional. O presente ensaio tem a meta principal de discorrer sobre a linguagem em uma perspectiva humana, quando se vê o humano como competente artífice da linguagem. Para o que propomos, iremos recorrer a diversos estudiosos de variadas áreas, estabelecendo conexões e relações ainda não efetivadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Moreira, Sylvio Allan Rocha, and Carlos Barbosa Alves de Souza. "Intencionalidade e Linguagem (II): Algumas Considerações sobre Tomaselo, Searle e Dennett." Psicologia: Teoria e Pesquisa 31, no. 4 (December 2015): 451–59. http://dx.doi.org/10.1590/0102-37722015042250451459.

Full text
Abstract:
RESUMO Propomos, neste trabalho, que o conceito de intencionalidade é uma ferramenta relevante para a interpretação de repertórios simbólicos humanos. Analisamos como os conceitos de intencionalidade e de linguagem verbal são articulados na Teoria da Aquisição da Linguagem Baseada no Uso de Tomasello, na Teoria dos Atos Ilocucionários de Searle e na Teoria dos Sistemas Intencionais de Dennett, buscando identificar seu papel na determinação da cognição humana. Essas teorias propõem uma interdependência entre esses conceitos, os quais difeririam entre si quanto ao modo como se dá essa articulação. Elas também destacam a importância dos repertórios simbólicos, especialmente a linguagem verbal, para a cognição humana. Como a intencionalidade é um aspecto da cognição humana, uma conexão entre linguagem verbal e intencionalidade para o funcionamento cognitivo humano é uma questão a ser investigada na psicologia científica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Xavier, Donizete José. "A linguagem da fé na perspectiva de Paul Ricoeur." Estudos de Religião 36, no. 1 (May 16, 2022): 29–54. http://dx.doi.org/10.15603/2176-1078/er.v36n1p29-54.

Full text
Abstract:
ResumoEste artigo tem por objetivo analisar a especificidade da linguagem religiosa à luz do pensamento de Paul Ricoeur. Considerando a linguagem como fenômeno global que toca todo o universo da existência humana, o filósofo encontra na fenomenologia da linguagem e em seus elementos específicos uma função específica que tangencia as estruturas de uma linguagem superabundante de sentido. Para Ricoeur, categoricamente o discurso religioso não carece de sentido, uma vez que é por si uma linguagem de fé capaz de desvelar novas dimensões da realidade e da verdade. Nesse sentido, o artigo examina a linguagem religiosa em sua capacidade de proporcionar e comunicar a experiência religiosa. Analisa o discurso religioso sob aspecto linguístico ricoeuriano ressaltando que o discurso religioso não pretende ser apenas significativo, mas também verdade, e, para isso, é preciso reconhecer o valor dessa verdade desse tipo de linguagem a partir dos seus próprios critérios emprestados do discurso filosófico. Por fim, considera ainda que são os múltiplos jogos de linguagens que fazem figurar o auto aplicativo, o performativo e o parabólico na eclosão da expressividade humana em sua constituição simbólica.Palavras-chave: linguagem, poética, sentido, referência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Marques, Ana. "POESIA CIBORGUE E PÓS-HUMANIZAÇÃO DA LINGUAGEM: DA EXTERNALIZAÇÃO TECNOLÓGICA À RECUPERAÇÃO DA AUTONOMIA HUMANA." Trabalhos em Linguística Aplicada 58, no. 2 (August 2019): 566–78. http://dx.doi.org/10.1590/010318132019582528121.

Full text
Abstract:
RESUMO Se o pós-humanismo surge hoje como expressão de formas diversas de questionar a excepcionalidade do humano, e se, por outro lado, a linguagem verbal é considerada uma expressão dessa mesma excepcionalidade do humano, a pós-humanização da linguagem revela uma tensão fundamental: entendida enquanto externalização e automação da linguagem verbal por via de dispositivos computacionais (programados para gerar enunciados linguísticos de forma relativamente autónoma), a pós-humanização da linguagem perturba não apenas a centralidade do humano no quadro da tradição iluminista, mas também a noção de que a linguagem verbal é exclusivamente humana. Este artigo reflecte sobre a linguagem gerada por dispositivos computacionais a partir da perspectiva dos estudos literários, e pretende sugerir caminhos de resposta a algumas das questões centrais que emergem do cruzamento entre cibernética, linguagem e literatura. O que acontece à linguagem quando esta é algoritmicamente processada e gerada? Como podem os processos de representação e produção simbólica ser pensados quando pensamos em agentes linguísticos artificiais? Em que circunstâncias podemos considerar que um texto gerado automaticamente é um poema? Através da análise de uma experiência poética que podemos adjectivar de pós-humana, no sentido em que faz uso de ferramentas e processos de geração automática de linguagem, evidenciaremos algumas das tensões entre os dispositivos computacionais e a escrita autoral, interrogando a possibilidade ou a imposibilidade de o literário se inscrever no campo cibernético da automação e demonstrando os limites da humanização da linguagem maquínica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Állan, Sylvio, and Carlos Barbosa Alves de Souza. "O modelo de tomasello sobre a evolução cognitivo-linguística humana." Psicologia: Teoria e Pesquisa 25, no. 2 (June 2009): 161–68. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-37722009000200003.

Full text
Abstract:
O presente trabalho buscou apresentar o modelo de Michael Tomasello sobre a evolução da cognição humana e uma teoria, derivada desse modelo, sobre a aquisição e o desenvolvimento de competências linguístico-simbólicas. Tomasello propõe que a aquisição e o desenvolvimento simbólico dependem de uma cognição cultural exclusivamente humana, mas derivada de adaptações biológicas características da cognição primata. Essas propostas constituem alternativas para as abordagens tradicionais do desenvolvimento cognitivo e linguístico-simbólico humano, uma vez que: (1) destacam aspectos biológicos e culturais como determinantes da cognição humana; (2) consideram as atividades humanas como essencialmente simbólicas; (3) fornecem uma nova concepção de linguagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Da Luz, Clodoaldo. "A ambiguidade da definição ostensiva e a convergência entre Wittgenstein e Agostinho." Griot : Revista de Filosofia 22, no. 2 (June 19, 2022): 156–67. http://dx.doi.org/10.31977/grirfi.v22i2.2907.

Full text
Abstract:
A definição ostensiva, ao basear-se na ostensividade, visa indicar que a linguagem humana se norteia, tão somente, na gesticulação e indicação. Nesse sentido, semelhante teoria linguística exclui, em grande parte, a considerável eminência da simbologia e internalização inscritos na dinamicidade e interioridade inerentes à linguagem humana. Desse modo, a definição ostensiva, com a pretensão de ser a tese paradigmática sobre a linguagem humana, não a explicitaria, tampouco sintetizaria em si toda a riqueza presente na linguagem humana. Perante isso, o presente artigo visa refletir acerca da ambiguidade da definição ostensiva e a convergência entre Wittgenstein e Agostinho. Ambos, embora distante temporalmente, não endossam a definição ostensiva como base de suas teses sobre a linguagem humana. Assim, em primeiro lugar, será apresentada uma conceituação sobre a definição ostensiva. Para depois, investigar sobre a crítica de Wittgenstein sobre tal conceito linguístico e, por fim, ponderar que, também, Agostinho não tem a definição ostensiva como base de sua concepção sobre a linguagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Siman, Josie Helen, and Thiago Oliveira da Motta Sampaio. "A infraestrutura cognitiva da linguagem." Revista da ABRALIN 19, no. 2 (July 31, 2020): 1–5. http://dx.doi.org/10.25189/rabralin.v19i2.1522.

Full text
Abstract:
Michael Tomasello, um dos mais influentes pesquisadores dedicados ao estudo da evolução e da aquisição da linguagem, em sua palestra online para a Abralin ao vivo, apresenta sua tese de que a capacidade comunicativa humana, em amplo sentido, desenvolve-se antes da linguagem e é fundamental para explicar sua origem. Isto é, a capacidade comunicativa humana, que possui como infraestrutura uma gama de capacidades cognitivas gerais — como capacidades cooperativas, capacidade de inferir intenções, capacidade de decifrar gestos contextualmente, o que demanda o reconhecimento de common ground e atenção conjunta — são as condições básicas que permitem o desenvolvimento de uma linguagem humana complexa. Além disso, o autor demonstra como gestos (e.g. apontar) são usados de forma sofisticada por crianças, mas não por primatas não humanos. Desta forma, os gestos, apoiados na infraestrutura comunicativa, poderiam dar origem às convenções gramaticais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Portela, Irene. "A INTERPRETAÇÃO DA LINGUAGEM DO DIREITO NO BRASIL E EM ESPANHA." REVISTA INTERNACIONAL CONSINTER DE DIREITO 01, no. 01 (October 13, 2015): 15–26. http://dx.doi.org/10.19135/revista.consinter.00001.01.

Full text
Abstract:
O presente trabalho visa tratar da interpretação da norma jurídica dentro do enunciado linguístico. A compreensão da norma jurídica não só implica o estudo dos aspectos semânticos, sintáxicos, lexicais morfológicos do texto como também a compreensão da linguagem que resulta da experiência humana. Dentro deste conjunto de requisitos de análise para a hermenêutica da norma jurídica, o princípio da clareza dos atos legislativos resulta ser o primeiro limite, intransponível e iniludível, nos vários sistemas jurídicos, nos vários países, seja na Espanha, seja no Brasil, seja em Portugal. Mas a complexidade técnica do discurso jurídico, do direito aplicado pelo Juiz é de tal forma hermética, que a norma se afasta da linguagem humana, contrariando o seu objeto: a conformação da conduta do ser humano nos termos da norma, em caso de incumprimento. Só uma norma compreendida, entendida, pode fazer justiça. A distância entre a linguagem e o direito não pode ser maior do que a compreensão humana sob pena de não ser válida, justamente pela natureza performativa da própria norma jurídica e da linguagem jurídica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Kunhavalik, Pedro, and Vangéria Teixeira. "Notas sobre modernidade, agência humana e liberalismo no pensamento de Charles Taylor." Brazilian Journal of Development 9, no. 3 (March 9, 2023): 9963–78. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv9n3-074.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo compreender como Charles Taylor aborda questões acerca da modernidade, da agência humana e do liberalismo político. Taylor argumenta que o agente humano é dotado de uma ontologia moral, e que a experiência humana está essencialmente vinculada a pré-condições físicas (estamos falando de um agente corporificado) e simbólicas. Quando o agente humano vem ao mundo, a linguagem e os significados já estão disponíveis. Taylor se reporta a uma característica comum da vida humana que é seu caráter fundamentalmente dialógico. Aborda a agência humana a partir das teorias expressivistas, argumentando que os indivíduos articulam formas significativas para expressar valores. Para o filósofo canadense, é por meio da aquisição de linguagens humanas ricas de expressão que os agentes humanos podem se tornar completos, capazes de entender a si mesmos e de constituir uma identidade. Taylor transita no interior da tradição liberal, mas tece críticas ao que ele denomina de liberalismo procedimental. O pensamento de Taylor está mais próximo de uma perspectiva comunitarista. Ele é crítico em relação a concepções atomistas, utilitaristas e instrumentais acerca do homem e da natureza. Para Taylor, o atomismo dificulta que os membros da sociedade se identifiquem com suas sociedades políticas enquanto comunidades. Deste modo, as pessoas tendem a considerar a sua sociedade em termos puramente instrumentais, desconsiderando a noção de bem comum.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Mey, Jacob L. "Questões correntes na pragmática social." Cadernos de Linguagem e Sociedade 11, no. 1 (November 12, 2010): 195–218. http://dx.doi.org/10.26512/les.v11i1.9762.

Full text
Abstract:
O ensaio defende a necessidade de uma renovada consciência do ser humano no uso da linguagem: uma ecologia humana da linguagem, como se poderia chamá-lo. O rótulo “social” destina-se a captar o fato de que o usuário humano é central em todos os aspectos das políticas de língua, nos esforços para salvar as línguas em perigo e aumentar a conscientização da linguagem (‘conscienticização), no que concerne às questões de linguagem e gênero, abuso de linguagem, e assim por diante. Argumenta-se ainda que o uso da linguagem emancipatória deve incorporar um aspecto antecipatório, pelo que se apresenta e pelos efeitos previsíveis das políticas lingüísticas que são colocados dentro das situações da vida real dos usuários. (são discutidos dois casos reais, um do Brasil e outro da Índia,).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Linguagem humana"

1

Ottoni, Paulo 1950-2007. "John Langshaw Autin e a visão performativa da linguagem humana." [s.n.], 1990. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269866.

Full text
Abstract:
Orientador: Kanavillil Rajagopalan
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Made available in DSpace on 2018-07-13T23:17:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ottoni_Paulo_D.pdf: 3618389 bytes, checksum: 04d9364331ded77135fa1b8ac761e00c (MD5) Previous issue date: 1990
Resumo: O objetivo principal deste trabalho é discutir as idéias de John Langshaw Austin enfocando o fenômeno da performatividade. Analiso como sua abordagem da linguagem ordinária, associada aos seus procedimentos da filosofia analítica inglesa, produziu importantes reflexões que influenciaram de maneira definitiva a linguística e a filosofia da linguagem¿Observação: O resumo, na íntegra poderá ser visualizado no texto completo da tese digital
Abstract: The basic objective of this thesis is to discuss the ideas of John Langshaw Austin, with special emphasis on the notion of performativity. It seeks to explore how his approach to ordinary language, associated with the methodological procedures of English Analytical Philosophy ...Note: The complete abstract is available with the full electronic digital thesis or dissertations
Doutorado
Doutor em Ciências
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Favero, Douglas. "Deformação sistemática da linguagem como possibilidade da emancipação da espécie humana." Universidade Federal da Paraíba, 2015. http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/8356.

Full text
Abstract:
Submitted by Maike Costa (maiksebas@gmail.com) on 2016-07-06T11:42:18Z No. of bitstreams: 1 arquivo total.pdf: 795142 bytes, checksum: 3b485aee72e45c02be94126ea00229fa (MD5)
Made available in DSpace on 2016-07-06T11:42:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivo total.pdf: 795142 bytes, checksum: 3b485aee72e45c02be94126ea00229fa (MD5) Previous issue date: 2015-07-20
The main objective of this work is to show which is the guiding human interest of Knowledge. Habermas in his work Knowledge and Human Interest aims to analyze the prehistory of Modern Positivism in order to recover the possibility of a renewed Theory of Knowledge through the self-reflection of the Sciences discredited by positivism. The main thesis is that all knowledge has connection with an human interest that guides that knowledge at the theoretical level according to the natural sciences or at the practical level according to the cultural sciences. Habermas analyzes the connection between knowledge and human interest in order to support the claiming that the critique of knowledge is only possible as a theory of human society. The Freudian psychoanalysis is triggered by Habermas in order to justify from a theoretical point of view the connection between knowledge and human interest showing that the legitimation of individual neuroses has its connection with the social practices. What is behind the practices in the final analysis is the power that is exercised by the wrong communication, the right interpretation of wrong communication highlights the fundamental human interests of human species, namely: the interest for emancipation.
O objetivo primordial desta dissertação é mostrar qual é o interesse orientador do conhecimento. Habermas, em sua obra Conhecimento e Interesse, pôde analisar a pré-história do positivismo moderno com o objetivo de recuperar a possibilidade de uma renovada teoria do conhecimento através da autorreflexão das ciências, recusar a reflexão isto é o positivismo. A tese principal é a de que todo conhecimento tem conexão com um interesse que o orienta, seja no âmbito teórico, de acordo com as ciências da natureza, seja no âmbito prático, de acordo com as ciências culturais. Habermas pôde analisar a conexão entre conhecimento e interesse com o propósito de apoiar a afirmação de que a crítica do conhecimento só é possível como teoria da sociedade. A psicanálise freudiana é acionada, por Habermas, com o propósito de fundamentar teoricamente a conexão entre conhecimento e interesse, evidenciando que as legitimações das neuroses individuais tem sua conexão com as legitimações societárias. O que está atrás das legitimações, em última analise, é o poder que se exerce pela comunicação deformada. A adequada interpretação desta comunicação deformada evidencia o interesse fundamental da espécie humana, a saber: o interesse pela emancipação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Shanna Lauda Ferreira da. "A recursividade e seu papel na faculdade da linguagem da espécie humana." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2014. http://hdl.handle.net/10183/103872.

Full text
Abstract:
O presente trabalho visa analisar a relevância da propriedade recursiva na definição da maneira como a faculdade da linguagem se apresenta na cognição da espécie humana. Para tanto, faz-se necessário o levantamento das teorias correntes que buscam tal definição, como os trabalhos de Hauser, Chomsky e Fitch (2002), Jackendoff e Pinker (2005), e suas respectivas considerações sobre questões como a exclusividade da propriedade recursiva à espécie humana e ao domínio da linguagem e sua importância na distinção entre a linguagem humana e os sistemas de comunicação de outras espécies. Também é considerado o trabalho de Karlsson (2010) para auxiliar na delimitação do conceito de recursividade e na reflexão sobre sua possível potencialidade de aplicação infinita. Ao final, conclui-se que a recursividade é um princípio da Gramática Universal e uma das características da linguagem humana de papel fundamental e distintivo na caracterização dessa faculdade mental de nossa espécie, estando presente em todas as línguas, ainda que com restrições de aplicação sujeitas aos parâmetros particulares de cada sistema linguístico.
This study aims to analyze the relevance of recursion in the definition of how the language faculty is established in the human species’ cognition. Therefore, it is necessary to survey the current theories that seek this definition, such as the work of Hauser, Chomsky and Fitch (2002), Jackendoff and Pinker (2005), and their considerations on issues like the uniqueness of the recursive property in our species, its uniqueness in the language field and its importance in the distinction between human language and the communication systems of other species. It is also taken into account the work of Karlsson (2010), in helping to define the concept of recursion and to consider the recursion’s potentially infinite application. Finally, we reach the conclusion that recursion is a principle of Universal Grammar and a very important aspect of human language, playing a distinctive role in the characterization of this cognitive faculty of our species. It is found in all languages, despite the application restrictions subject to the particular parameters of each linguistic system.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Gomes, Ana Carolina Rios. "Geografia, patrimônio e diversidade cultural : linguagem audiovisual em ações educativas /." Rio Claro, 2016. http://hdl.handle.net/11449/138288.

Full text
Abstract:
Orientadora: Bernadete Aparecida Caprioglio de Castro
Banca: João Pedro Pezzato
Banca: Daniela Cristina Lopes de Abreu
Banca: Maria Teresa de Arruda Campos
Banca: Vilma Terezinha de Araújo Lima
Resumo: A produção e o uso de imagens sempre estiveram presentes ao longo da história do pensamento geográfico, bem como nos estudos antropológicos. Com o advento de novas tecnologias, a utilização de recursos audiovisuais para a elaboração e difusão de saberes vem se intensificando, muitas vezes como tema central para o desenvolvimento de pesquisas. Ao mesmo tempo, questões relativas à Diversidade e ao Patrimônio Cultural estão em evidência nas políticas culturais e também nos estudos acadêmicos. Diante desse contexto, o objetivo da presente pesquisa é articular essas vertentes, analisando a potencialidade dos registros de práticas culturais a partir das intersecções entre a História Oral e a Linguagem Audiovisual, concretizadas em documentários etnográficos. Além de empoderar comunidades que participam da produção e difusão desses registros audiovisuais, reconhecendo sua importância social e narrando sua própria história, constatamos, por meio de uma ação educativa a partir da recepção de documentários por parte de alunos do ensino superior em Geografia, que o material produzido tem o potencial pedagógico, em sentido lato, de aproximar diferentes contextos culturais e promover relações de identidade e alteridade mediadas pelo audiovisual. A abordagem etnográfica em sala de aula indicou que, por captar atenção e emoção, a linguagem audiovisual é capaz de favorecer a imersão dos espectadores nos modo de vida, na realidade que se registra e se apresenta, trabalhando as geograficidades e historicidades de distintas comunidades para contextualizar as diferenças e conviver com outros modos de ser e estar no mundo, promovendo a diversidade cultural
Abstract: The production and use of images have always been present throughout the history of geographical thought and in anthropological studies. With the advent of new technologies, the use of audiovisual resources for the development and dissemination of knowledge has intensified, often as central to the development of research. At the same time, issues relating to diversity and cultural heritage are evident in cultural policies as well as in academic studies. In this context, the aim of this research is to articulate these aspects, analyzing the potential of the records of cultural practices from the intersections between oral history and Audiovisual Language, implemented in ethnographic documentaries. In addition to empowering communities participating in the production and dissemination of these audiovisual records, recognizing their social importance and narrating his own story, found through an educational action from the reception of documentaries by students in higher education in geography, the produced material has the pedagogical potential in the broad sense, to approach different cultural contexts and promote identity and alterity relations mediated by audiovisual. The ethnographic approach in the classroom indicated that, by capturing attention and emotion, audiovisual language is able to favor the immersion of spectators in life so in fact that records and displays, working the geograficidades and historicity of different communities to contextualize the differences and get along with other ways of being in the world, promoting cultural diversity
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Iacono, Christian Santiago Lo. "Bíblia: palavra de Deus em linguagem humana: sua interpretação no passado e na contemporaneidade." Faculdades EST, 2014. http://tede.est.edu.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=533.

Full text
Abstract:
A história da interpretação bíblica é testemunha de que uma abordagem ora mais humana, ora mais sobrenatural à Bíblia sempre foi causa de dissenso na comunidade cristã. Ora, essa diversidade interpretativa em grande parte é resultado do entendimento que eventualmente se tem sobre a natureza da Bíblia: por vezes ela é divinizada; outras vezes, tratada como um livro meramente humano. Adotando um enfoque teológico bíblico-sistemático, a pesquisa verificou que a Bíblia, considerada a Palavra de Deus em linguagem humana, precisa ser interpretada respeitando-se essa tensão, já que ela reúne testemunhos humanos de experiências reveladoras de Deus. Isso em nada prejudica o seu caráter de Palavra de Deus, pois a inerrância da Bíblia está em sua mensagem, cujo ápice é a revelação de Jesus Cristo. Na era da Pós-modernidade, em que autor, texto e leitor são desconstruídos, a existência de significado no texto apresenta-se como uma questão teológica. Embora a intenção do autor não seja um conhecimento que se possa obter objetivamente, existem elementos no texto que orientam o leitor a enxergá-lo como uma ação comunicativa definida. O sentido literal, ou sentido literário, é aquele que respeita a intenção autoral, podendo ser descoberto com o auxílio do método histórico-crítico. Já o sensus plenior decorre das distâncias geográfica e temporal entre o texto e o leitor, que descobre nele novas potencialidades. O último estágio do entendimento é a apropriação pessoal do texto bíblico, que é o acolhimento da ação comunicativa intentada, por meio da ajuda do Espírito Santo, que, então, carrega o texto de nova significância em face dos novos tempos. Palavra e Espírito juntos formam o ato de fala de Deus. Entender a Bíblia é fundamentalmente começar a trilhar o seu caminho.
The history of biblical interpretation is witness to the fact that whether to use the more human approach or the more supernatural approach to the Bible has always been cause for dissention in the Christian community. This interpretative diversity is due, in great part, to the understanding which one has about the nature of the Bible: sometimes it is divinized, other times it is treated as a merely human book. Adopting a biblical-systematic theological focus, the research verified that the Bible, considered the Word of God in human language, needs to be interpreted respecting this tension, since it gathers together human witnesses of revealing experiences of God. This in no way affects its character as Word of God, since the inerrancy of the Bible is in its message, the apex of which is the revelation of Jesus Christ. In the era of Post-modernity, in which the author, text and reader are de-constructed, the existence of meaning in the text presents itself as a theological issue. Although the intention of the author may not be knowledge which one can objectively obtain, there exist elements in the text which orient the reader to see it as a definite communicative action. The literal meaning, or the literary meaning, is the one which respects the authors intention, which can be discovered through the historical-critical method. On the other hand the sensus plenior results from the geographical and temporal distances between the text and the reader, who discovers in it new potentialities. The last stage of understanding is the personal appropriation of the biblical text, which is taking in the intended communicative action through the help of the Holy Spirit, which, then, imparts upon the text new meaning in the face of new times. Word and Holy Spirit together form the act of Gods speaking. To understand the Bible one, fundamentally, needs to begin walking in its path.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Gorski, Leandro. "A linguagem como instinto para Steven Pinker / Leandro Gorski ; orientação Bortolo Valle." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_PR, 2007. http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=962.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2007
Bibliografia: f. 103-105
A linguagem se tornou, no século XX, a questão central da filosofia, existindo vários tipos de abordagem, como por exemplo, a Hermenêutica, a Fenomenologia, a Filosofia Analítica, o Estruturalismo entre outras. Outro modo de analisá-la é por meio da relaç
The language became philosophy's main concern in the XX century, existing different types of approach such as, hermeneutics, phenomenology, analytic philosophy, structuralism among others. Another way to study it is by the relation with biological structu
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Sachet, Zenaide. "Tudo e dito por um observador : da autopoiesis dos seres vivos a imersão humana na linguagem." [s.n.], 2008. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/279250.

Full text
Abstract:
Orientador: Renato Jose Pinto Ortiz
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Made available in DSpace on 2018-08-11T04:02:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Sachet_Zenaide_M.pdf: 874338 bytes, checksum: 8356f0a2686e3cf92f381b295a6951b4 (MD5) Previous issue date: 2008
Resumo: Segundo Humberto Maturana, na história da biologia, por vezes se ressaltou o indivíduo em detrimento da espécie e por outras, a espécie em detrimento do indivíduo. Sua proposta teórica de legitimar a espécie e o indivíduo ao mesmo tempo, que se origina no conceito de autopoiesis, é o que pretendo aprofundar neste trabalho, por intermédio do estudo das idéias que estão na base de sua teoria, a Biologia do Conhecer. Seguindo os fundamentos conceituais da Biologia do Conhecer tratarei, portanto, dos dois domínios operacionais da existência dos seres vivos. O primeiro, o domínio da dinâmica estrutural interna, da identidade do ser que conhece e onde acontece a autopoiesis, e o segundo, o da dinâmica relacional, onde existimos propriamente como seres vivos na realização de nosso viver em interações recorrentes. No tratamento do segundo domínio poderemos, então, especificar o que constitui a possibilidade de diálogo com o autor, já que trataremos da dinâmica dos seres humanos, que vivem imersos na linguagem
Abstract: According to Humberto Maturana, within the history of biology, at times, the individual is given more prominence than the species; at others, the species is given more than the individual. Maturana.s theoretical proposition of simultaneously legitimizing both the species and the individual, which is at the root of the autopoiesis concept, is what I intend to investigate, by studying the ideas that lay the groundwork for his theory: the Biology of Cognition. By uncovering the conceptual foundations of the Biology of Cognition, I shall, therefore, explore the two operational domains of existence of living organisms: the first domain of the internal structural dynamic, of the identity of the being that knows and where autopoiesis occurs; and the second domain of the relational dynamic, where we effectively exist as living beings in the fulfillment of our living within recursive interactions. The treatment of the second domain can, thus, specify that which constitutes the possibility of dialoguing with the author, since we shall be dealing with the dynamic of human beings, who live immersed in language
Mestrado
Teoria Sociológica
Mestre em Sociologia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Santos, Fátima Aparecida Cezarim dos [UNESP]. "A agência humana do professor de inglês no desenvolvimento de saber glocal na perspectiva sócio-histórica e dialética." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2014. http://hdl.handle.net/11449/127590.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-09-17T15:24:24Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2014-05-22. Added 1 bitstream(s) on 2015-09-17T15:47:52Z : No. of bitstreams: 1 000844042.pdf: 2382661 bytes, checksum: 96fe42b1ef44b134ab39fa8ee261f001 (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Este estudo define-se no paradigma qualitativo, realizado por uma pesquisa interpretativa (DENZIN & LINCOLN, 2007), com enfoque sóciohistórico (FREITAS, 2002; JOHNSON, 2009 a e b; JOHNSON; GOLOMBEK, 2011), tendo por objetivo geral interpretar e discutir o agenciamento de uma professora de língua inglesa no desenvolvimento de saber glocal, que atuou em duas escolas municipais de educação integral situadas em comunidades de baixa renda, de uma cidade do interior de São Paulo. A compreensão do exercício agentivo e a construção de saber local requereram partir da práxis docente da professora, buscando-se identificar: o conhecimento-base da profissional (KENNEDY, 1999, VIGOTSKI, 1930/2003), as metodologias de ensino de língua da professora em sua prática (KUMARAVADIVELU, 2006), a atitude agentiva da professora para a construção de saber local em sua prática (GIDDENS, 1989/2009; BANDURA, 2006; WERTSCH, TULVISTE, HANGSTROM, 1993). Além disso, investigar a postura da professora frente às necessidades locais de inglês e seus desdobramentos (CANAGARAJAH, 2005). Os procedimentos de geração de dados foram os de base etnográfica (ANDRÉ, 1995), o método que orienta esta pesquisa é o materialismo histórico-dialético (TRIVIÑOS, 1987/2008; MARX, 1845/2007; 1867/1983; 1859/1982; MARX e ENGELS, 1845/2007) e a técnica de tratamento de dados é a análise de conteúdo (MYNAIO, 2008; BARDIN, 1979; TRIVIÑOS, 1987/2008). Ao final da interpretação dos dados, entendeu-se que na prática da participante foi privilegiado o uso de um saber global, sem gerar o desenvolvimento de um saber local que siga uma ruptura com o saber global, conforme reza a literatura especializada. Entretanto, a prática da participante foi permeada por um exercício de agência humana mediada, na inter-relação dos elementos humanos, materiais e institucionais constitutivos de seu contexto de ação docente, construídos sócio-historicamente. Tais elementos são...
This work is grounded on the qualitative paradigm, elaborated through an interpretative research with a sociocultural focus. This research aims to interpret and discuss the agency of an English language teacher in the development of local knowledge, who has taught in two full time municipal schools located in low income communities, in a city of the São Paulo State. The comprehension of the agentive exercise and the local knowledge construction has required starting from the teaching praxis of the participant, searching for identifying her knowledge-base, her English teaching methodologies and her agentive attitude for the construction of local knowledge in the teaching practice. Besides, the attitude of the teacher before English language local necessities and its developments were investigated. The data generation procedures followed the ethnographic basis. This study is oriented by the historical dialectical materialism method and the technique for the data treatment is the content analysis. As a result, data interpretation has showed that the participant prioritized the usage of a global knowledge, without generating a local knowledge which means a rupture with the global knowledge, as it is preached by specialized literature. Nevertheless, the teacher's practice was all pervaded by a mediated human agency exercise in the interrelation between the human, material and institutional constitutive elements in her teaching action context. Such elements can only be understood in the historical, social, political, economic dynamics, where the teacher's action took place: in the concrete and singular experience of teaching education and of professional practice with its contradictory elements. Last but not least, the present research shows the lack of formal and practical knowledge about the notion of development of local knowledge in the education and in the teaching action of an English teacher which, probably, can also be in other...
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Santos, Fátima Aparecida Cezarim dos. "A agência humana do professor de inglês no desenvolvimento de saber glocal na perspectiva sócio-histórica e dialética /." São José do Rio Preto, 2015. http://hdl.handle.net/11449/127590.

Full text
Abstract:
Orientador: Maria Helena Vieira Abrahão
Banca: Sueli Salles Fidalgo
Banca: Walkyria Monte Mór
Banca: Ana Mariza Benedetti
Banca: Lília Santos Abreu-Tardelli
Resumo: Este estudo define-se no paradigma qualitativo, realizado por uma pesquisa interpretativa (DENZIN & LINCOLN, 2007), com enfoque sóciohistórico (FREITAS, 2002; JOHNSON, 2009 a e b; JOHNSON; GOLOMBEK, 2011), tendo por objetivo geral interpretar e discutir o agenciamento de uma professora de língua inglesa no desenvolvimento de saber glocal, que atuou em duas escolas municipais de educação integral situadas em comunidades de baixa renda, de uma cidade do interior de São Paulo. A compreensão do exercício agentivo e a construção de saber local requereram partir da práxis docente da professora, buscando-se identificar: o conhecimento-base da profissional (KENNEDY, 1999, VIGOTSKI, 1930/2003), as metodologias de ensino de língua da professora em sua prática (KUMARAVADIVELU, 2006), a atitude agentiva da professora para a construção de saber local em sua prática (GIDDENS, 1989/2009; BANDURA, 2006; WERTSCH, TULVISTE, HANGSTROM, 1993). Além disso, investigar a postura da professora frente às necessidades locais de inglês e seus desdobramentos (CANAGARAJAH, 2005). Os procedimentos de geração de dados foram os de base etnográfica (ANDRÉ, 1995), o método que orienta esta pesquisa é o materialismo histórico-dialético (TRIVIÑOS, 1987/2008; MARX, 1845/2007; 1867/1983; 1859/1982; MARX e ENGELS, 1845/2007) e a técnica de tratamento de dados é a análise de conteúdo (MYNAIO, 2008; BARDIN, 1979; TRIVIÑOS, 1987/2008). Ao final da interpretação dos dados, entendeu-se que na prática da participante foi privilegiado o uso de um saber global, sem gerar o desenvolvimento de um saber local que siga uma ruptura com o saber global, conforme reza a literatura especializada. Entretanto, a prática da participante foi permeada por um exercício de agência humana mediada, na inter-relação dos elementos humanos, materiais e institucionais constitutivos de seu contexto de ação docente, construídos sócio-historicamente. Tais elementos são...
Abstract: This work is grounded on the qualitative paradigm, elaborated through an interpretative research with a sociocultural focus. This research aims to interpret and discuss the agency of an English language teacher in the development of local knowledge, who has taught in two full time municipal schools located in low income communities, in a city of the São Paulo State. The comprehension of the agentive exercise and the local knowledge construction has required starting from the teaching praxis of the participant, searching for identifying her knowledge-base, her English teaching methodologies and her agentive attitude for the construction of local knowledge in the teaching practice. Besides, the attitude of the teacher before English language local necessities and its developments were investigated. The data generation procedures followed the ethnographic basis. This study is oriented by the historical dialectical materialism method and the technique for the data treatment is the content analysis. As a result, data interpretation has showed that the participant prioritized the usage of a global knowledge, without generating a local knowledge which means a rupture with the global knowledge, as it is preached by specialized literature. Nevertheless, the teacher's practice was all pervaded by a mediated human agency exercise in the interrelation between the human, material and institutional constitutive elements in her teaching action context. Such elements can only be understood in the historical, social, political, economic dynamics, where the teacher's action took place: in the concrete and singular experience of teaching education and of professional practice with its contradictory elements. Last but not least, the present research shows the lack of formal and practical knowledge about the notion of development of local knowledge in the education and in the teaching action of an English teacher which, probably, can also be in other...
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pessoa, Hubert Milanes. "Da liberdade humana às faces do mal na hermenêutica ricoeuriana." Universidade Federal da Paraí­ba, 2014. http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/4240.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-04-17T15:02:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 773845 bytes, checksum: fc3460bd25149e8680817d3f88ba087f (MD5) Previous issue date: 2014-12-06
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
The Paul Ricoeur‟s hermeneutics aims the comprehension of man through the language as from his own historical context, his own tradition, in other words, the knowledge of this man as a wight that constitutes himself and the sense of his own existence. From Ricoeur‟s hermeneutics it will draw a possible dialogue with this subject that, possessor of his liberty, is responsible about his own actions, whether good, whether bad. Ricoeur presents an internalized language of confession of the penitent as been a word that, repeatedly and continuously, will induce a search for a badly philosophical and ontological interpretation. We will reflect about primary bad signs, put differently, the macula, the sin and the guiltiness. Avoid the evil practice is an exhaustive theme present in the French philosopher‟s works, being this an attempt of avoid a big ethic challenge to the subject.
A hermenêutica de Paul Ricoeur busca a compreensão do homem através da linguagem a partir do seu contexto histórico, de sua tradição, ou seja, o conhecimento desse homem como ser que se constitui e o sentido da sua própria existência. Da hermenêutica ricoeuriana se traçará um possível diálogo com esse sujeito que, possuidor da sua liberdade, é responsável pelas suas próprias ações, sejam elas boas, sejam elas más. Ricoeur nos apresenta a linguagem interiorizada da confissão do penitente como sendo a palavra que, repetida e continuamente, provocará a busca por uma interpretação filosófico-ontológica do mal. Refletiremos sobre os símbolos primários do mal, ou seja, a mácula, o pecado e a culpabilidade. Evitar a prática do mal é um tema exaustivamente presente nas obras do filósofo francês, sendo esta tentativa de evitar um grande desafio ético para o sujeito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Linguagem humana"

1

Linguagem, homem, natureza. Curitiba, Brasil: Editora CRV, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Faraco, Carlos. Linguagem nova, 8. série. 7th ed. São Paulo: Ática, 1995.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Leontsinis, Alexandre P. O tupi, nossa linguagem ecológica. Rio de Janeiro: Biblioteca Stassa Leontsinis, 1992.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Leontsinis, Alexandre P. O tupi--nossa linguagem ecológica. Rio de Janeiro: Biblioteca S. Leontsinis, 1992.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Leontsinis, Alexandre P. O tupi--nossa linguagem ecológica. Rio de Janeiro: Biblioteca S. Leontsinis, 1992.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Soares, Thiago Barbosa, Ilza Galvão Cutrim, and Atilio Butturi Junior. Mídia, linguagem e sociedade: Espaços, corpos e vozes na atualização da resistência. Campinas, SP: Pontes, 2020.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Convegno "Il corpo che abito, identità di genere e suoi transiti, analisi dei linguaggi performativi contemporanei (2015 Bologna, Italy). Il corpo che abito: Identità di genere e suoi transiti : analisi dei linguaggi performativi contemporanei : atti del Convegno, Bologna, 20 febbraio 2015. Firenze: Nicomp L. E., 2016.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Eric, Keller, and Gopnik Myrna, eds. Motor and sensory processes of language. Hillsdale, N.J: L. Erlbaum Associates, 1987.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Accademia di belle arti di Bologna, ed. Le regole del corpo norma e arbitrio: Dalla tradizione di studio nell'Accademia di belle arti di Bologna ai linguaggi contemporanei della video arte e della performance. Argelato (Bologna): Minerva, 2016.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Linguagem: A Aventura Humana. Do Brasil, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Linguagem humana"

1

OLIVEIRA, Jancen Sérgio Lima de. "A LINGUAGEM HUMANA: PONTO DE VISTA COGNITIVO." In PESQUISAS EM TEMAS DE LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES. RFB Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.46898/rfbe.9786558890263.13.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Alves, Ailana Amaral. "DIGNIDADE HUMANA E LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA: A TELA DA SOLIDARIEDADE." In Investigação Científi ca nas Ciências Sociais Aplicadas 2, 174–80. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.89819071015.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Santos, Sanqueilo de Lima. "Walter Benjamin – magia, finitude e proliferação da linguagem humana." In Sobre dizer: ensaio fenomenológico em torno da linguagem, 35–48. EDITUS, 2022. http://dx.doi.org/10.7476/9788574555522.0002.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

PEREIRA, Rogério Amaral. "GEOGRAFIA: MITO, LINGUAGEM E RELIGIÃO." In Filosofia: os desafios do pensar - Volume 4, 27–48. Editora Científica Digital, 2024. http://dx.doi.org/10.37885/240516512.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta como referência o diálogo acadêmico entre os termos: mito, linguagem e religião, que em conjunto transpõe da cultura do homem, mediante ao contexto de símbolos e signos que são constituídos nos diversos instantes da vida humana e contemplados no conjunto da religiosidade, neste caso específico de estudo, o da Umbanda. Assim, a abordagem acadêmica, busca contribuir para a Geografia, em especial, nos estudos voltados à Geografia da Religião. E através, do ponto filosófico norteador de Ernst Cassirer (1874-1945) e suas formas simbólicas: a da linguagem e a do pensamento mítico, o ensaio tem por objetivo apresentar um estudo entre a forma do campo religioso e dos símbolos interpretados por Pierre Bourdieu (1930-2002) e a interpretação do discurso por Paul Ricoeur (1913-2005), pois a religião ao ser atribuída como um texto é possível uma hermenêutica. Deste modo, o artigo apresenta-se dividido em duas etapas de reflexão: na primeira o diálogo com grande enfoque filosófico entre mito, linguagem e religião; e na segunda etapa uma interpretação geográfica da relação do sagrado com o espaço. Entremeado a tudo isso, foi possível exibir reflexões para o estudo geográfico vinculado as espacialidades do sagrado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Azeredo, Wagner Alexandre Queiroz De, and Cleomar Ferreira Gomes. "O PAPEL DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO SENSO DE COMPLETUDE HUMANA." In Educação, Linguagem e Sociedade em Pesquisa - Volume 2, 51–61. Editora Científica Digital, 2023. http://dx.doi.org/10.37885/230212057.

Full text
Abstract:
O presente artigo é um resultado das reflexões experimentadas em uma das disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT, cuja a qual abordou a temática O direito a linguagem literária e corporal, que por sua vez levou ao questionamento, sobre qual seria o papel dos jogos e brincadeiras para o senso de completude humana. Para tal, este artigo utilizou-se de pesquisa qualitativa bibliográfica, tendo como base os textos discutidos na disciplina de Seminário Avançado I e alguns pensadores dos jogos e brincadeira como Caillois (1990) e Huizinga (2000). Este estudo possibilitou ver que tanto o universo lúdico quanto o literário, são necessidades humanas legitimas, que necessitam ser satisfeitas a posto de serem, direitos incompressíveis necessários a formação que deseja atender de forma integral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Perius, Cristiano. "O POETA DAS COISAS: COMENTÁRIO DE JEAN-PAUL SARTRE SOBRE FRANCIS PONGE." In Filosofia: os desafios do pensar - Volume 4, 49–62. Editora Científica Digital, 2024. http://dx.doi.org/10.37885/240316140.

Full text
Abstract:
Tomando por fio condutor o ensaio de Jean-Paul Sartre sobre Francis Ponge, “O homem e as coisas”, publicado em Situações I, este artigo visa problematizar o lugar da poesia como “voz das coisas”, isto é, a tentativa de neutralização do para si em benefício do ser em si. Fundado na metáfora da “petrificação” poética, o efeito das imagens visa a renovação da linguagem a partir do contato originário entre as palavras e as coisas. Entre as iniciativas poéticas que merecem maior relevo, destaca-se a valorização da antilírica e a substantivação poética centrada no poder nominativo da linguagem. O exercício poético, porém, apesar de visar “as coisas mesmas” e o que Sartre chamou de “fenomenologia materialista”, tem seus limites na própria condição humana. Pela ação de projetar-se sobre as coisas o homem visa libertar a linguagem de uso pragmático e, ao mesmo tempo, pensar o objeto sem parti pris idealista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Weber, Lariane Londero. "A LINGUAGEM E SUBJETIVIDADE DOS TEXTOS MIDIÁTICOS: UMA ANÁLISE SOBRE A CONSTRUÇÃO DO DISCURSO POLITICO NA ATUALIDADE." In As Ciências Humanas e a Produção Criativa Humana, 50–59. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.0811929035.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Santos, Sebastião Lourenço dos. "LINGUAGEM E COGNIÇÃO: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DOS PROCESSOS DE INTERPRETAÇÃO HUMANA." In Coletânea de Pragmática: Grupo de Pesquisa Linguagem, comunicação e cognição. Brazil Publishing, 2020. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-5861-075-5-2.

Full text
Abstract:
The Pragmatics Collection, organized by the Language, Communication and Cognition Research Group CNPq, aims to present scientific research carried out in this area in its multiple dialogues with other sciences, such as neuroscience, biology, psychology, social sciences, literary studies, law , translation, social communication, among many others, as well as disseminating research applied to the most diverse contexts of human activity . This inaugural volume includes research by national and foreign doctoral professors, signed jointly with colleagues and students, with the purpose of both strengthening the exchange of ideas at ABRAP - Brazilian Association of Pragmatics, as well as maximizing the reach, originality, potential impact and interdisciplinarity of this science in Brazil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Machado, Angélica Homobono. "TOQUES CURATIVOS." In PICs: POLÍTICA E PRÁTICAS Um guia para entender mais sobre as Práticas integrativas e Complementares do SUS, 68–79. Hawking, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/5192892.1-7.

Full text
Abstract:
Estudos demonstram que o toque é fundamental na comunicação humana, assim como nas relações interpessoais e na saúde, considerado como a primeira linguagem de expressão emocional na vida. Na saúde, o uso das mãos com fins terapêuticos vem desde os primórdios da humanidade, no oriente o uso da imposição das mãos e do toque é usado a milênios. No ocidente está presente na história do conhecimento tradicional em saúde, mais especificamente nas técnicas de benzimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Howes Neto, Guilherme. "O TRABALHO (PRÁXICO) PEDAGÓGICO: CONTORNO E CONTEÚDO DE UMA CATEGORIA SINGULAR." In Educação, Linguagem e Sociedade em Pesquisa - Volume 2, 62–79. Editora Científica Digital, 2023. http://dx.doi.org/10.37885/230111787.

Full text
Abstract:
Este texto se ocupa da crítica da categoria Trabalho Pedagógico. Ao atender para o pragmatismo das Políticas Educacionais pulveriza-se em múltiplas práticas e denominações perdendo, assim, sua especificidade, a de ser necessariamente produto da relação ontológica entre a educação e o trabalho. Desde esta perspectiva, inicialmente busca-se apresentar um certo contorno desta categoria, delimitando seu alcance e especificidade original; logo depois, a partir deste primeiro movimento, vai-se no sentido de demonstrar seu conteúdo semântico, sua substância. A crítica seguiu pelo caminho da dialética, isto é, apontando os limites e contradições da categoria Trabalho Pedagógico, bem como das injunções conceituais que lhe compõe, compreendendo que constitui uma única e vigorosa categoria que reengendra aquela relação ontológica entre constituição humana pela educação e pelo próprio trabalho
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Linguagem humana"

1

da Silva, Bruna R. "Processamento da Linguagem Natural e Complexidade Sintática." In Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação e da Linguagem Humana. Sociedade Brasileira de Computação, 2023. http://dx.doi.org/10.5753/stil.2023.233967.

Full text
Abstract:
Este trabalho se insere nos estudos de Acessibilidade Textual e Terminológica. O corpus de estudo é a publicação digital Aprendendo sobre vírus e vacinas. Os corpora de contraste são: (1) conjunto de textos sobre cuidados paliativos, e (2) conjunto de sentenças dos Juizados Especiais Cíveis. O objetivo é mapear as características sintáticas desses corpora, a fim de verificar qual o corpus mais simples. Tais corpora, de características distintas, foram etiquetados pela gramática UDPipe e explorados conforme alguns critérios pré-estabelecidos de análise sintática. Os contrastes indicam que o corpus de estudo tem sintaxe mais simples, embora alguns dos pontos explorados mereçam especial atenção. Sendo assim, tais comparações vão enriquecer a análise e a discussão sobre a acessibilidade desse material, além de servir de base para o estudo como um todo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Marques, Carolina Godoi de Faria, and Lúcia de Almeida Ferrari. "Características gerais das leis federais brasileiras: um estudo exploratório sob o enfoque da Análise Multidimensional." In Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação e da Linguagem Humana. Sociedade Brasileira de Computação, 2023. http://dx.doi.org/10.5753/stil.2023.233485.

Full text
Abstract:
A linguagem jurídica é uma linguagem especializada rica e multifacetada utilizada nos mais diversos contextos, tais como em tribunais, leis e livros didáticos de direito [Goźdź-Roszkowski 2012; Carapinha 2018]. Apesar da sua riqueza, há poucos estudos que descrevem as características linguísticas dessa linguagem no português brasileiro. No intuito de contribuir com tal campo escolhemos investigar os textos legais federais brasileiros analisando sua variação linguística e verificando se eles são um registro [Biber e Conrad 2009]. Para tanto, realizamos, guiados pela Linguística de Corpus, uma Análise Multidimensional Aditiva [Biber 1988] do corpus LEX-BR-Ius [Ferrari e Marques em preparação e 2022] e confirmamos nossa hipótese.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

de Souza, Elvis, and Cláudia Freitas. "Explorando variações no tagset e na anotação Universal Dependencies (UD) para Português: Possibilidades e resultados com base no treebank PetroGold." In Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação e da Linguagem Humana. Sociedade Brasileira de Computação, 2023. http://dx.doi.org/10.5753/stil.2023.233980.

Full text
Abstract:
O artigo analisa variações no PetroGold, um treebank padrão ouro desenvolvido para o processamento de linguagem natural (PLN). Os resultados mostram que considerar a classe gramatical das expressões multipalavras na anotação de todas as palavras que as compõem, assim como simplificar o tagset sintático do treebank, produz modelos com melhor desempenho em algumas métricas, destacando a importância da modelagem linguística durante a anotação para resultados adequados no PLN. Os datasets utilizados no estudo estão disponíveis em um repositório dedicado, podendo ser ainda mais modificados para treinar melhores modelos de linguagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Duran, Magali Sanches. "Insights into the UD Tagset: Unveiling its Intricacies." In Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação e da Linguagem Humana. Sociedade Brasileira de Computação, 2023. http://dx.doi.org/10.5753/stil.2023.25489.

Full text
Abstract:
Este artigo de opinião discute a tendência que temos de projetar, no conjunto de etiquetas de relações de dependência universais, conceitos e termos da análise sintática de gramáticas de nossa própria língua. Tomando a língua portuguesa como exemplo, este estudo argumenta que uma comparação pormenorizada entre os conceitos e termos usados nas gramáticas tradicionais do português do Brasil e os usados pelas Dependências Universais revela lacunas que levam a diferentes interpretações e, em última análise, a um desvio da universalidade prevista para o conjunto de etiquetas de relações de dependência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Oliveira, Bárbara Stéphanie Neves, Ticiana L. Coelho da Silva, and José A. F. de Macêdo. "Studying the Dependence of Embedding Representations on the Target of NLP Tasks." In Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação e da Linguagem Humana. Sociedade Brasileira de Computação, 2023. http://dx.doi.org/10.5753/stil.2023.234166.

Full text
Abstract:
In many human languages, linguistic units represent text structure. Vector semantics is used in NLP to represent these units, known as embeddings. Evaluating the learned representations is crucial for identifying critical differences between the diverse existing embedding models in task-specific selection. However, the evaluation process is complex, with two approaches: intrinsic and extrinsic. While useful, aggregated evaluations often lack consistency due to result misalignment. This work investigates the dependencies and correlations between embeddings and NLP tasks. The goal is how to initially verify if the embeddings' dimensions (i.e., features) depend on the final task. The study then explores two research questions and presents findings from experiments.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

do Nascimento, Thiago Gomes, and Diogo Cortiz. "Avaliação do senso comum em modelos de linguagem através de benchmarks: Desafio de Winograd aplicado ao ChatGPT em português brasileiro." In Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação e da Linguagem Humana. Sociedade Brasileira de Computação, 2023. http://dx.doi.org/10.5753/stil.2023.233957.

Full text
Abstract:
O desempenho em benchmarks é apresentado como uma forma de avaliação efetiva dos limites de compreensão dos modelos de linguagem. Neste sentido, o desafio de esquemas de Winograd, que se propõe a avaliar o senso comum por meio de tarefas de desambiguação de pronomes, deu origem a diferentes métricas e datasets. Ao aplicar a tradução do desafio de Winograd ao ChatGPT em português brasileiro, identificamos resultados equiparáveis aos obtidos em inglês. Contudo, é preciso ter cautela ao interpretar estes dados, visto que existem vieses associados ao treinamento dos modelos e lacunas quanto às dimensões de raciocínio contempladas pelos métodos de avaliação disponíveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Taso, Fernanda Tiemi de S., Valéria Q. Reis, and Fábio V. Martinez. "Sexismo no Brasil: análise de um Word Embedding por meio de testes baseados em associação implícita." In Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação e da Linguagem Humana. Sociedade Brasileira de Computação, 2023. http://dx.doi.org/10.5753/stil.2023.233845.

Full text
Abstract:
Este artigo relata experimentos baseados no Teste de Associação Implícita da Psicologia para identificar e quantificar vieses em um Word Embeding (WE) de língua portuguesa. Para isso, usamos um modelo GloVe treinado em uma coleção de corpus da Internet. Os resultados mostram que diversos estereótipos de senso comum e de gênero podem ser encontrados no WE. Dentro do contexto de profissões, notamos um sexismo histórico, pois frequentemente o viés identificado reflete as estatísticas da atuação dos gêneros em grupos de ocupação do Brasil. Os resultados evidenciam discriminações semelhantes aos de estudos internacionais e permitem discutir sobre o impacto do uso de modelos de linguagem em nossa sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Chico, Víctor Jesús Sotelo, Luiz Zucchi, Daniel Ferragut, Rodrigo Caus, Victor Hochgreb de Freitas, and Julio Cesar dos Reis. "Automated question answering via natural language sentence similarity: Achievements for Brazilian e-commerce platforms." In Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação e da Linguagem Humana. Sociedade Brasileira de Computação, 2023. http://dx.doi.org/10.5753/stil.2023.233918.

Full text
Abstract:
Chatbots have become indispensable for quickly answering e-commerce customer queries, which is crucial for selling products online. However, in Brazilian e-commerce, finding scalable chatbot solutions can be challenging. This article proposes an automatic question-answering system by replying to incoming questions with Frequently Asked Questions from stores. Our solution builds a store-specific database populated with question-answer pairs by generating the embedding of questions. We define a retrieval process by ranking candidate questions with a neural network to reuse the questions' known answers. Our solution was deployed and evaluated with data in the Portuguese and Spanish languages for several stores in South America's biggest e-commerce platforms. The development approach achieved 97.75% of satisfaction with the given answers.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Vereau, Luis Enrique Santos Prado, and Juliana Pinheiro Campos Pirovani. "Gramáticas Locais para Reconhecimento de Construções com Verbo Suporte em Português." In Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação e da Linguagem Humana. Sociedade Brasileira de Computação, 2023. http://dx.doi.org/10.5753/stil.2023.233959.

Full text
Abstract:
O Processamento de Linguagem Natural é uma subárea interdisciplinar da Ciência da Computação e Linguística que tem como objetivo o estudo da geração, representação e compreensão da linguagem natural por computadores. Este artigo descreve a geração semiautomática de Gramáticas Locais (GLs) para Construções com Verbo Suporte (CVS) a partir de seis tábuas do Léxico-Gramática que descrevem um total de 468 CVS. Para isto, foram criados seis grafos parametrizados utilizando a ferramenta Unitex para a extração de informações destas tábuas. A geração das GLs foi feita por meio de shell scripts e do Unitex. As GLs geradas foram aplicadas no corpus aTribuna, onde foram encontradas 211 estruturas no formato das CVS buscadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Queiroz, Beatriz Paixão, Rerisson Cavalcante, and Daniela Barreiro Claro. "Desafios da tarefa de Extração de Informação Aberta: uma abordagem metodológica de um corpus automatizado até o corpus manual." In Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação e da Linguagem Humana. Sociedade Brasileira de Computação, 2023. http://dx.doi.org/10.5753/stil.2023.234606.

Full text
Abstract:
Este trabalho descreve a metodologia definida para a construção de um corpus, em português, anotado manualmente a partir de uma geração automatizada de um corpus para a tarefa de Extração de Informação Aberta em Português. Regras foram definidas para a extração de triplas com o objetivo de subsidiar a geração de corpus na criação de modelos baseado em aprendizado de máquinas. Os resultados obtidos foram o corpus gerado que vem sendo utilizado na criação de algoritmos para a tarefa de EIA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Linguagem humana"

1

Agrela, Fabiano de Abreu. TEA: O cérebro e a infância de uma pessoa com autismo. CPAH REDAÇÃO, June 2023. http://dx.doi.org/10.56238/cpahciencia-011.

Full text
Abstract:
O TEA - Transtornos do Espectro Autista - ainda é um campo onde há muito a ser descoberto, apesar dos grandes e significativos avanços da ciência na compreensão da condição, existem detalhes que não são totalmente entendidos, um dos principais é a sua evolução durante a vida adulta. Não há apenas uma causa para o desenvolvimento de autismo, ele é multifatorial e pode sofrer influência de inúmeras variáveis, como fatores genéticos, condições neurológicas e mentais pré-existentes, fatores ambientais, entre vários outros, no entanto, entende-se que essa vasta gama de influências converge para prejudicar a comunicação entre os dois hemisférios cerebrais. A hipoconectividade entre os hemisférios é uma das mais marcantes características do autismo, uma espécie de assimetria entre as funções de cada parte do cérebro, o que gera, principalmente, dificuldade em realizar tarefas que demandem a interação e integração entre os dois hemisférios, como as habilidades sociais. As dobras presentes no cérebro, conhecidas como giros ou sulcos, possuem uma função primordial para o melhor funcionamento cerebral, elas possibilitam o aumento da área da superfície encefálica, permitindo o aumento do processamento de informações, ou seja, quanto mais dobras um cérebro possuir, maior a sua capacidade de processar informações e estímulos. No cérebro humano, os lobos frontal, parietal, occipital e temporal desempenham papéis fundamentais em uma variedade de funções, desde o movimento até o pensamento, localizado no topo desses lobos está o córtex cerebral, conhecido como massa cinzenta, onde ocorre o processamento das informações, a presença de dobras no cérebro aumenta a área de superfície do córtex cerebral, permitindo o processamento de mais informações.O que se nota no cérebro de uma pessoa com autismo é uma maior incidência das dobras em determinadas regiões cerebrais, como os lobos parietais e temporais esquerdo e lobos frontais e temporais direitos,o que altera a forma como ocorre a conectividade neuronal. Também é importante notar que indivíduos com autismo geralmente apresentam um padrão de crescimento acelerado em certas áreas do cérebro, especialmente durante o segundo ano de vida, no entanto, na idade adulta, ocorre um encolhimento, assim como em indivíduos não autistas, embora de forma precoce, geralmente antes dos 20 anos, entretanto, este tipo de redução não implica necessariamente que o cérebro ficará menor em relação ao período de expansão, podendo até mesmo ser maior que a média da população e variando consideravelmente dependendo do nível de severidade do autismo. Ainda durante a infância pode-se notar uma característica em comum, as altas concentrações de líquido cefalorraquidiano em comparação com os pares não-autistas, esse excesso surge a partir dos 6 meses de idade e vai aproximadamente até os 3 anos. Alguns sintomas mais tradicionalmente encontrados são dificuldades em usar concomitantemente a linguagem corporal, expressões faciais e manter contato visual, dificuldade em se expressar, não compreender totalmente as “regras sociais”, apresentar reações inesperadas a estímulos visuais, auditivos e táteis, comportamentos repetitivos, não responder ao próprio nome aos 12 meses, entre outros aspectos. O autismo é um distúrbio multigênico, envolvendo muitos genes, principalmente agindo em conjunto uns com os outros, assim, não existe uma associação direta e linear entre genes e autismo, mas isso não significa que não haja uma base genética para o autismo ou que o distúrbio não seja hereditário. Também deve ser analisado que há casos de pessoas com predisposição genética alta para o autismo e não apresentar os sintomas, então é importante não apenas analisar probabilidades genéticas, como também uma anamnese para os sintomas. Além disso, pode-se notar, de acordo com algumas pesquisas, uma relação próxima entre o autismo e QI, estudos indicam que mais da metade de todos os indivíduos autistas possuem um QI acima da média e 16%, um superior a 130. Um conjunto de estudos relatou correlações genéticas positivas entre o risco de autismo e as medidas de capacidade mental, há, pelo menos da minha parte, por enquanto, uma suspeita de predisposição alta para o autismo em relatório genético de pessoas de alto QI. Mesmo que o indivíduo não apresente todos os sintomas de autismo, mas sim, algumas singularidades comuns, também deve-se determinar se é uma forma mais leve como Síndrome de Asperger, ou intermediário como Transtorno Invasivo do Desenvolvimento ou o Autismo em si, denominado TEA. Por isso, a complexidade do autismo ainda é uma das características que dificultam a sua total compreensão, mas com a complementação de conhecimentos de diversas áreas, como neurociência, genética, biologia, psicologia, entre outras, possibilita um conhecimento mais amplo acerca da multifatoriedade e complexidade do TEA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography