To see the other types of publications on this topic, follow the link: Linguaggi sincroni.

Journal articles on the topic 'Linguaggi sincroni'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 15 journal articles for your research on the topic 'Linguaggi sincroni.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra, Andressa Toscano Moura de Caldas Barros, Paula Michely Soares da Silva, and Paulo Vinícius Ávila nóbrega. "Sincronia gesto-fala na emergência da fluência infantil." Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) 45, no. 2 (November 29, 2016): 411. http://dx.doi.org/10.21165/el.v45i2.984.

Full text
Abstract:
Apresentaremos e discutiremos neste trabalho o conceito de multimodalidade inserido nas pesquisas em aquisição da linguagem. Entendemos, portanto, a multimodalidade como uma via de observação e análise da língua(gem) através de elementos multimodais que compõem esta (língua)gem, isto é, a fala, o gesto e o olhar (CAVALCANTE, 2009; ÁVILA-NÓBREGA, 2010; BARROS, 2012; CAVALCANTE et al. 2005). Tomamos como base teórica para as análises multimodais a classificação dos gestos proposta por McNeill (1985, 1992); a tipologia prosódica de Barros (2012) e a discussão sobre envelope multimodal de Ávila-Nóbrega e Cavalcante (2012a). Além disso, discutiremos como dispomos nossos dados para análise no software ELAN e apresentaremos dados de uma díade mãe-criança analisados sob esta perspectiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra, and Laíse de Lima Nunes CAVALCANTI. "GESTUALIDADE E HOLÓFRASES." Acta Semiótica et Lingvistica 26, no. 1 (May 1, 2021): 40–56. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.45v26n1.57730.

Full text
Abstract:
Este artigo fundamenta-se nos estudos de Cavalcante (1994), Ávila-Nóbrega (2010), Barros (2012) envolvendo a multimodalidade em aquisição da linguagem sob um olhar interacionista. Nesse viés, a aquisição da linguagem se dá a partir de uma interação social, na qual o interlocutor principal é a mãe, esta relação é denominada por díade, ou seja, a criança irá desenvolver a linguagem a partir da interação comunicativa com um adulto. A perspectiva multimodal na aquisição da linguagem pressupõe que os gestos e a produção vocal são indissociáveis (McNEILL 1985) constituindo um único sistema linguístico. Adotamos a tipologia gestual proposta por McNeill e Levy (1982) e damos especial ênfase ao gesto dêitico, o apontar. Outro elemento importante neste estudo é a prosódia, para classificá-la partimos da proposta de Barros (2012) que busca dar conta das produções linguísticas infantis e desenvolve uma proposta de contínuo vocal que engloba balbucio, jargão, holófrases e blocos de enunciado. Nosso objetivo é compreender como se estrutura a sincronia gestuo-vocal nas interações adulto-criança como espaço de funcionamento multimodal. Para que esse estudo fosse possível, analisamos os dados utilizando o programa ELAN que possibilita a criação de anotações, edição, visualização e busca de anotações através de dados de vídeo e áudio simultaneamente, assim, foi possível analisar os aspectos multimodais nesse processo aquisicional. Os dados comprovam a sincronia das holófrases com a gestualidade, principalmente com os gestos dêiticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Da Fonte, Renata Fonseca Lima, and Késia Vanessa Nascimento da Silva. "MULTIMODALIDADE NA LINGUAGEM DE CRIANÇAS AUTISTAS: O "NÃO" EM SUAS DIVERSAS MANIFESTAÇÕES." PROLÍNGUA 14, no. 2 (May 6, 2020): 250–62. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2019v14n2.48829.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem o intuito de analisar os aspectos multimodais da linguagem de crianças autistas em contextos interativos de negação, a partir da perspectiva multimodal da linguagem, na qual gesto e produção vocal são duas facetas de uma mesma matriz de significação. Metodologicamente, é um estudo de natureza qualitativa e quantitativa, no qual dados foram extraídos a partir da observação e análise das interações de três crianças autistas com faixa etária entre cinco e seis anos de idade, participantes do Grupo de Estudos e Atendimento ao Espectro Autista – GEAUT/UNICAP. Para a transcrição, utilizou-se o software ELAN (Eudico Linguistic Annotator) que permite a transcrição de áudio e vídeo simultaneamente. Os dados mostraram uma sincronia semântica e temporal de diferentes aspectos multimodais da linguagem: “gesto”, “vocalização/prosódia” e “olhar” nos enunciados negativos das crianças autistas. Entre eles, as estereotipias motoras, o desvio do olhar e a ação de virar as costas caracterizaram-se como aspectos multimodais peculiares do “não” nas crianças autistas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

de Rienzo, Antonio. "Una misteriosa orchestra. Note sulle comunicazioni sub-simboliche e sulla loro rappresentabilità nel campo transferale." STUDI JUNGHIANI, no. 53 (July 2021): 11–28. http://dx.doi.org/10.3280/jun1-2021oa12001.

Full text
Abstract:
L'articolo si propone di valorizzare l'utilità clinica della dimensione corporea in seduta e la coerenza di tale atteggiamento analitico con alcune intuizioni epistemologiche di Jung e Bion. La psiche verrà considerata come un'unità complessa mente/corpo, dotata di molti livelli di funzionamento (sottosistemi) raggruppabili in tre grandi aree: corporea, affettiva, e di pensiero. Ognuna di queste aree si esprime con un linguaggio diverso e solo il lavoro di integrazione sincronica dei sottosistemi crea la sensazione di possedere un Sé coeso. La seduta analitica può essere vista come un incontro tra due sistemi complessi che si attivano reciprocamente, creando un campo transferale multidimensionale. Non ci sono significati nascosti che il paziente cercherebbe inconsciamente di occultare, ma livelli di esperienza non integrati tra loro. L'articolo si chiude con una vignetta clinica, che mostra un processo di integrazione parallela e sincronica di elementi sub-simbolici, processo che coinvolge tanto l'analista quanto il paziente. Tale integrazione amplia le prospettive relazionali e autoconoscitive di entrambi i soggetti.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Oliveira, Maria Helena Mourão Alves, and Marisa Bueno Mendes Gargantini. "Comunicação e gagueira." Estudos de Psicologia (Campinas) 20, no. 1 (April 2003): 51–60. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-166x2003000100005.

Full text
Abstract:
Comunicação, processo de criação e formulação de significado por meio de mensagens enviadas, recebidas e interpretadas, envolve um entrelaçamento de informações transmitidas por elementos verbais, motores e sociais. Comunicação produtiva inclui postura/linguagem corporal, formulação de informação, voz e articulação, cuja sincronia produz a fala fluente; caso contrário, pode aparecer a disfluência chamada gagueira. Uma das grandes dificuldades do gago adulto é o problema ocupacional. Estudos têm mostrado que a gagueira diminui a empregabilidade do sujeito e a probabilidade de promoção. O objetivo principal do gago deve ser realizar uma comunicação produtiva por meio de um processo terapêutico que o leve a construir um modelo de comunicação no qual a informação se sobreponha a quaisquer outros comportamentos (evitação, fuga e ansiedade).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Brod Júnior, Marcos, and Lia Buarque de Macedo Guimarães. "CONTRIBUIÇÃO DO DESIGN GRÁFICO E DA ERGONOMIA PARA UMA LINGUAGEM DE PRODUÇÃO INCLUSIVA." Revista Conhecimento Online 2 (June 10, 2021): 88–113. http://dx.doi.org/10.25112/rco.v2i0.2560.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta o desenvolvimento de um Sistema de Comunicação destinado a usuários ouvintes e não-ouvintes, letrados e semiletrados, para ser utilizado no exercício de Atividades de Produção, ou seja, aquelas que auxiliam na capacitação para cumprimento de tarefas, atendimento de metas de produção, controle de produtividade, dentre outras, especificamente no chão-de-fábrica. Os objetivos foram: a) proporcionar a inclusão e a cidadania através da comunicação no trabalho; b) aprimorar o sistema de comunicação gráfico-visual no chão-de-fábrica; c) resgatar a comunicação gráfico-visual através de signos. Por meio de pesquisas linguísticas e desenhísticas, foram identificados os problemas envolvidos nas situações comunicacionais que envolvem as pessoas com deficiência no ambiente de trabalho, principalmente a linguagem gráfico-verbal no caso dos deficientes auditivos e semiletrados e, também, a pouca participação do desenho-de-comunicação para minimizar os constrangimentos comunicacionais. Foi proposto um agrupamento de elementos gráfico-verbais, gráfico-visuais, e gesto-visuais que compõem o Sistema Linguagem da Produção para aplicação em a) programa de computador que sincroniza ordem de serviço e processo de trabalho; b) cartilha para os trabalhadores; e c) programa sinalético para o chão-de-fábrica para uma empresa do setor metal-mecânico que emprega pessoas com deficiência física/mental, mental e auditiva. O Sistema foi testado e aprovado por pessoas com deficiência auditiva, mas precisa ser avaliado na prática do dia a dia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Raimann, Ari, and Rosângela Henrique da Silva Farias. "Monitoramento e avaliação do PME de Jataí-GO: desafios da educação." Laplage em Revista 5, no. 3 (August 1, 2019): 67. http://dx.doi.org/10.24115/s2446-6220201953687p.67-77.

Full text
Abstract:
Este texto analisa o processo de monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação de Jataí-GO, procurando identificar sincronias e discrepâncias entre as duas dimensões. A pesquisa documental baseada na perspectiva histórico crítica busca desvelar o que permeia os discursos presentes nos textos oficiais por slogans produzidos pelo capital. Metodologicamente, o artigo destaca os conceitos de avaliação, monitoramento, planejamento e controle social, os dois primeiros pelo Ministério da Educação - a linguagem do governo, contrapondo com autores como Bordignon (2009), Freire (2004), Lima (2009, 2018), Marx(2011), Saviani (2002, 2018) e Shiroma (2005), buscando compreender a totalidade e as contradições das relações sociais presentes no contexto de monitoramento e avaliação do PME de Jataí-GO. Como resultado, percebe-se que é possível vislumbrar possibilidades de um projeto de sociedade, de educação e de ser humano sustentado por uma qualidade socialmente referenciada, embora o forte empenho do sistema em manter a situação reinante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Quirino, Roberta. "Who watches the Watchmen: os espaços do tempo nos quadrinhos." Epígrafe 6, no. 6 (November 29, 2018): 199–223. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v6i6p199-223.

Full text
Abstract:
O tempo é o protagonista invisível das histórias em quadrinhos. Através dele, a visão do leitor também se torna fundamental para que a narrativa siga seu curso. No entanto, a subjetividade desse olhar de quem folheia as páginas ilustradas é o que torna a experiência da das histórias em quadrinhos muito particular a cada um que se aventura pelos quadros de cada história. Watchmen é uma obra que usa o tempo como ferramenta fundamental de sua estrutura narrativa e de sua lida com os personagens. Ao analisar esta graphic novel por meio de tempos históricos nela representados (termo usado no meio quadrinístico para designar um subgênero das histórias em quadrinhos de conteúdo e linguagem mais complexas e narrativas longas com começo, meio e fim), pretendo analisar a influência da Guerra Fria não só nesta obra, mas também no gênero de quadrinhos da década de 1980; e o conceito nietzschiano do eterno retorno no personagem Dr. Manhattan / Jon Osterman, que também servirá como base para o conceito de sincronia do tempo. A relação do personagem com os relógios também será um ponto abordado juntamente com a ideia de escatologia e paranoia nuclear coletiva da época representada a partir da visão da dupla Moore e Gibbons.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

CRUZ, Fernanda Miranda da. "INTERAÇÃO CORPORIFICADA: MULTIMODALIDADE, CORPO E COGNIÇÃO EXPLORADOS NA ANÁLISE DE CONVERSAS ENVOLVENDO SUJEITOS COM ALZHEIMER." Alfa : Revista de Linguística (São José do Rio Preto) 61, no. 1 (March 2017): 55–80. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5794-1704-3.

Full text
Abstract:
RESUMO Este artigo procura explorar, teórica e analiticamente, como construímos os espaços interacionais multimodalmente, ou seja, como uma ação (verbal ou não) é construída graças a uma ecologia (GOODWIN, 2010a,b) de sistemas de signos, estruturalmente distintos entre si, mas intrinsecamente relacionados. Para isso, trazemos alguns referencias teóricos do campo dos estudos interacionais que concebem a interação social e a cognição humana de forma corporificada (embodied interaction, STRECK et al., 2011), como uma organização temporal, espacial, corporal e materialmente coletiva. Propomos essa discussão com base na análise de dois excertos de conversas envolvendo sujeitos com Alzheimer. Os dados analisados foram extraídos do corpus audiovisual DALI (Doença de Alzheimer, Linguagem e Interação). Inspiradas nas pesquisas em vídeo-análises (MONDADA, 2008, KNOBLAUCH et al., 2012), as análises trazidas permitem destacar o papel do corpo e dos gestos na construção de um espaço interacional. O enfoque analítico recai sobre os chamados gestos mínimos localizados no curso da interação e sobre os momentos em que é possível apontar uma sincronia entre a cadeia da fala e os gestos. Como potencial contribuição, a discussão promovida aqui procura refletir sobre uma infinidade de recursos cognitivos que são ou podem ser mobilizados e analisados na construção de nossa fala-em-interação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Alosco, Antonio. "Il percorso socialista di Gabriele D’Annunzio tra storia e letteratura." Forum Italicum: A Journal of Italian Studies 54, no. 1 (March 3, 2020): 377–90. http://dx.doi.org/10.1177/0014585820909283.

Full text
Abstract:
La complessa personalità di Gabriele D’Annunzio, in una costante sincronica evoluzione della produzione letteraria con l’attivismo politico, ha attraversato un periodo – spesso dimenticato dai critici – di vicinanza alle idee socialiste. Attratto dalla vitalità e dalle idee progressiste della sinistra che rispondeva alle leggi liberticide e reazionarie di Pelloux, se ne fece influenzare sia nel periodo dell’impresa fiumana, che in una prima fase di contestazione al fascismo, appoggiando la sinistra radicale. Influssi dannunziani si ritrovano, in quel periodo, nel linguaggio adottato dall’ Avanti! e nell’apprezzamento che anche ambienti socialisti dimostrarono per l’opera letteraria del Vate. Dopo il 1906 le strade dei socialisti e di D’Annunzio si divaricarono fino a contrapporsi. D’Annunzio rilanciò le posizioni nazionalistiche e, al rientro in Italia dopo il soggiorno in Francia tra il 1904 e il 1915, condusse un’attività politica tradottasi, nelle fasi iniziali della Prima guerra mondiale, nel sostegno attivo dei movimenti interventisti, poi nella partecipazione attiva sul campo come “uomo d’arme”, e da ultimo nelle azioni postbelliche degli irredentisti. Le imprese “rivoluzionarie” del poeta affascinarono anche alcune frange del socialismo italiano e l’impresa di Fiume, realizzata in collaborazione con il socialista Alceste De Ambris, raccolse gli elogi di Lenin e produsse la Carta del Carnaro, costituzione che conteneva elementi avanzati di matrice socialista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Vaz, Adriana. "Institucionalização dos artistas: produção dos artistas plásticos e galerias de arte de Curitiba." Revista NEP - Núcleo de Estudos Paranaenses da UFPR 2, no. 3 (June 29, 2016): 51. http://dx.doi.org/10.5380/nep.v2i3.47249.

Full text
Abstract:
A arte moderna rompe com o modelo acadêmico e com o poder de consagração da Academia, fortalecendo o mercado de pintura com o aparecimento das galerias de arte e seus interlocutores. De acordo com Bourdieu, o campo das galerias de arte reproduz em sincronia a história dos movimentos artísticos desde a ruptura realizada por Manet, pois cada uma das galerias foi uma “galeria de vanguarda” e é tanto mais consagrada, quanto mais as obras a consagram, isto é, tem sua marca própria e é reconhecida por essa marca, portanto, recebe classificações distintas, podendo ser considerada uma “galeria de vanguarda” ou comercial, diferença que representa a estrutura natural de classificação dos bens simbólicos. O presente estudo divide as galerias de arte de Curitiba em vanguarda, intermediária e comercial. Sendo que na maioria das galerias analisadas, os artistas são “pintores de gêneros” e são esses que conseguem viver profissionalmente da arte, ou seja, escolhem e se aperfeiçoam sempre no mesmo tema. Pode-se dizer que na produção de vanguarda, a linguagem plástica dissociou-se do social, esse avanço não foi acompanhado pelo grande público; se isso é verdade para a produção, o mesmo não acontece com o profissional, ele não se dissociou do social, isso porque o artista depende das relações sociais para produzir a sua obra tanto materialmente, quanto simbolicamente, isto é, esses profissionais além de serem artistas plásticos atuam em outras áreas. Considerando esse aspecto profissional, os artistas plásticos, independente da formação, precisam desenvolver outras atividades que lhes possibilite uma remuneração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Valadão, José de Arimatéia Dias, and Soraya Sales dos Santos e. Silva. "Justaposições da estratégia como prática e processo de estratégia: antes da visão pós-processual da estratégia." RAM. Revista de Administração Mackenzie 13, no. 2 (April 2012): 171–95. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-69712012000200007.

Full text
Abstract:
O presente trabalho procura discutir as justaposições entre a estratégia como prática e o processo de estratégia, objetivando associar as duas formas de abordagens do fazer estratégico. O trabalho se justifica pelo fato de que a estratégia como prática tem ganhado força e muitos são os estudos que têm se destacado dentro das pesquisas em estratégia. A estratégia nessa perspectiva é vista como uma prática social e procura entender como os praticantes em estratégia agem e interagem. Atualmente, essa proposta é comparada com a visão processual, e há várias pesquisas que envolvem, ao mesmo tempo, processo da estratégia e estratégia como prática, seja dentro ou fora do contexto organizacional. O processo de estratégia, por sua vez, é muito mais do que um simples plano, como foi inicialmente concebido, pois envolve comportamento, ação, reflexão e padrões que emergem incrementalmente entre passado e futuro, pensar e agir, modelar e desenvolver. Essas relações se desenvolvem na sincronia do ambiente interno e externo que interatuam e continuamente delineiam o processo de mudança na alocação e no ordenamento de recursos, bem como na busca pelas vantagens competitivas da empresa. Diante da proximidade dessas relações teóricas, este trabalho se propôs a verificar quais as justaposições do processo de estratégia e a estratégia como prática no fazer estratégico das organizações. Metodologicamente, o trabalho procurou construir uma linha teórica para as conceituações de processo de estratégia e estratégia como prática, para em seguida associar os conceitos abordados por meio da identificação das inter-relações teóricas entre ambos, além de fazer uma proposição para a integração desses conceitos no fazer estratégico. Foi possível perceber que os processos alimentam as práticas, e estas vão, continuamente, modelando e reestruturando os processos no fazer estratégico, realizadas por meio das escolhas estratégicas feitas pelos indivíduos, que são influenciados pelas práticas socialmente construídas e culturalmente aceitas. O fazer estratégico se evidencia quando atores e práticas, estrutura, contexto e operações complementam práticas sociais, conhecimento e linguagem, permitindo ao estrategista ir além da práxis para processos mais amplos das complexidades ambientais com que as organizações rotineiramente lidam.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Sarzi-Ribeiro, Regilene Aparecida, and João Victor Kurohiji Bonani. "EXPERIMENTAÇÕES ARTÍSTICAS NA ANIMAÇÃO OCIDENTAL: BEGONE DULL CARE." Arteriais - Revista do Programa de Pós-Gradução em Artes 5, no. 8 (July 6, 2020): 72. http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v5i8.8918.

Full text
Abstract:
ResumoO presente artigo tem como tema a animação experimental e suas características, campo repleto de inovações técnicas e artísticas que é mantido à margem dos estudos sobre o cinema animado. Portanto, tem como objetivos definir certas características de uma animação experimental e identificar e descrever traços e características do que se considera uma animação experimental no curta animado “Begone Dull Care” (1949) de Norman McLaren (1914-1987) e Evelyn Lambart (1914-1999) através de uma pesquisa teórica, bibliográfica e descritiva do tipo qualitativa, de natureza básica/pura a partir da coleta de dados e análise documental que compreende a identificação, verificação e apreciação de documentos (bibliográficos e obras audiovisuais) com determinados fins, como análise de conteúdo por meio da descrição do filme de animação “Begone Dull Care” (1949). Diferente da animação comercial que tem como objetivo comercial agradar o público sem a preocupação da satisfação artística ou pessoal dos animadores dos estúdios, e buscar soluções formais que facilitem a produção em larga escala dos filmes animados, a animação experimental vai se distinguir por experimentações técnicas e estéticas que desafiam os limites da linguagem e ampliam seu potencial expressivo. Com caráter de vanguarda, voltada à criação artística e à experimentação, a animação experimental terá desenvolvimento na Europa do início do séc. XX. Artistas como McLaren e Oskar Fischinger exploraram técnicas que ampliam o potencial plástico das animações. O termo incorporou diversas nomenclaturas ao longo dos anos como animação independente ou de autor. “Begone Dull Care” é produto desse espírito que desafia o tradicional através de experimentações. Nele, McLaren utiliza o método de animação direto sobre a película e sincroniza cores e formas gráficas animadas pelo som de jazz. McLaren e Lambart adotam formas simplificadas e abstratas para maior liberdade de criação e, durante tal processo empírico, incorporam imprevistos, acidentes e materiais não convencionais como potencializadores da expressividade através de suas experimentações com a materialidade do filme.AbstractThe present article has as its theme the experimental animation and its characteristics, a field full of technical and artistic innovations that is kept aside from the studies on animated cinema. Therefore, it aims to define certain characteristics of an experimental animation and to identify and describe traits and characteristics of what is considered an experimental animation in the animated short film Begone Dull Care in Norman McLaren’s (1914-1987) and Evelyn Lambart (1914). Bibliographical and audio-visual works with a specific purpose, such as the identification, verification and evaluation of documents (bibliographical and audiovisual works), of a basic / pure nature, based on data collection and documentary analysis, as content analysis through the description of the animated film “Begone Dull Care” (1949). Unlike commercial animation that aims to please the public without the concern of the artistic or personal satisfaction of studio animators, and seek formal solutions that facilitate the large-scale production of animated films, the experimental animation will be distinguished by technical experimentation and aesthetics that challenge the limits of language and amplify its expressive potential. With avant-garde character, focused on artistic creation and experimentation, the experimental animation will be developed in Europe at the beginning of the century. XX. Artists like McLaren and Oskar Fischinger explored techniques that amplify the plastic potential of animations. The term has incorporated several nomenclatures over the years as independent or author animation. “Begone Dull Care” is a product of this spirit that challenges the traditional through experimentation. In it, McLaren uses the direct animation method on the film and synchronizes colors and graphic shapes animated by the sound of jazz. McLaren and Lambart adopt simplified and abstract forms for greater freedom of creation and, during such an empirical process, incorporate contingencies, accidents and unconventional materials as enhancers of expressiveness through their experimentation with the materiality of the film.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Schmidt, Ana Carvalho, and Helena Vitalina Selbach. "“SISTEMA”: RELAÇÕES ENTRE AS PERSPECTIVAS DE SAUSSURE E DA GRAMÁTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL DE HALLIDAY." Linguagens & Cidadania 19 (March 14, 2018). http://dx.doi.org/10.5902/1516849229365.

Full text
Abstract:
O Curso de Línguística Geral (CLG), compilação organizada pelos linguistas Albert Sechehaye e Charles Bailly, pode ser considerada a obra fundante da Linguística apesar das críticas e concordâncias que recebeu desde a publicação da primeira edição em 1916. Neste artigo, a partir de um trabalho inscrito no âmbito dos Estudos Linguísticos e desenvolvido no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria, propomos um diálogo entre as perspectiva de Ferdinand de Saussure e de M. A. K. Halliday. Nosso objetivo é verificar como o conceito de “sistema” é concebido na perspectiva saussuriana e na hallidiana para investigar em que medida essas perspectivas se aproximam e/ou se distanciam, pois esse conceito mostra-se relevante em ambas. As perspectivas parecem se aproximar quanto a) ao papel das escolhas léxico-gramaticais na construção de significado, b) à língua como um sistema de linguagem, e c) à noção de sincronia versus diacronia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Fonseca Lima da Fonte, Renata, and Naftaly De Queiroz da Costa. "FLUÊNCIA/DISFLUÊNCIA NA GESTICULAÇÃO E NA FALA DE SUJEITOS COM GAGUEIRA." PROLÍNGUA 12, no. 1 (October 6, 2017). http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2017v12n1.36628.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo principal analisar comparativamente a gesticulação na fala fluente e na fala disfluente de sujeitos gagos participantes do Grupo de Estudo e Atendimento à Gagueira. Para essa análise, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, da qual participaram quatro sujeitos gagos. Além disso, a captação dos dados ocorreu através de uma filmadora e os trechos para transcrição dos dados foram selecionados com base na ocorrência de algum tipo de disfluência na fala dos sujeitos. Após essa seleção, a gesticulação, a fala disfluente e a fala fluente anterior e posterior ao momento de disfluência foram transcritas através do software Eudico Linguistic Annotator (ELAN). Os resultados mostraram uma dinâmica multimodal na relação entre fluência e disfluência da matriz gesto-fala. Isso nos mostra que existe interação e sincronia nas realizações vocais e gestuais. Este trabalho contribui para compreensão da gagueira sob a ótica do funcionamento multimodal da linguagem, podendo oferecer aos profissionais de Fonoaudiologia mais esclarecimentos a respeito da relação entre fala e gesticulação no momento da fluência/disfluência, auxiliando nas conclusões diagnósticas e no planejamento terapêutico nos casos de gagueira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography