To see the other types of publications on this topic, follow the link: Linhas temporais.

Journal articles on the topic 'Linhas temporais'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Linhas temporais.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Gonçalves, Rodrigo Mikosz, Leandro dos Santos Coelho, Claudia Pereira Krueger, and Bernhard Heck. "Modelagem preditiva de linha de costa utilizando redes neurais artificiais." Boletim de Ciências Geodésicas 16, no. 3 (September 2010): 420–44. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-21702010000300004.

Full text
Abstract:
Estudar modelagens através de dados geodésicos temporais com a possibilidade de predizer a posição de linha de costa é uma tarefa importante e pode auxiliar significativamente na gestão costeira. A área de estudo neste trabalho se refere ao município de Matinhos no estado do Paraná, Brasil. As linhas de costa temporais utilizadas para testar a modelagem preditiva são provenientes respectivamente da fotogrametria analógica para anos 1954, 1963, 1980, 1991 e 1997 e de levantamentos geodésicos utilizando GPS (Global Position System) para 2001, 2002, 2005 e 2008 (como controle). Dois testes com as redes neurais artificiais foram organizados mudando alguns parâmetros como: arquitetura, número de neurônios nas camadas ocultas e algoritmos de treinamentos. Quando comparados o valor dos resíduos entre a predição e a linha de costa de controle, os melhores resultados estatísticos indicam que o MAPE (mean absolute percentage error) são 0,28% utilizando a rede neural parcialmente recorrente de Elman com o algoritmo de treinamento quase-Newton e 0,46% para o caso da rede neural perceptron multicamadas com o algoritmo de treinamento utilizando o método Bayesiano com regularização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Fernandes, Rogério Taygra de Vasconcelos, Marcos Douglas Lucas Cavalcante, Gabriela Nogueira Cunha, Aruza Rayana Morais Pinto, Carlos Jorge Bezerra França, Jessika Mayara Claudino Idalino da Silva, Louize Nascimento, Nildo Da Silva Dias, and Jônnata Fernandes de Oliveira. "GEOPROCESSAMENTO APLICADO A ANÁLISE DE EROSÃO COSTEIRA NO DELTA DO PIRANHAS-AÇU, RIO GRANDE DO NORTE." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9, no. 3 (September 30, 2020): 460. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e32020460-479.

Full text
Abstract:
Linhas de costa são áreas extremamente dinâmicas e sensíveis a intervenção humana e mudanças naturais. Na zona costeira do Rio Grande do Norte (Brasil), estudos sobre a erosão, deposição de sedimentos, recuperação são importantes e recentes, com o intuito de prevê esse comportamento e controlar futuras frustações socioeconômicas e sociais. O presente estudo tem como objetivo analisar a evolução da linha de costa dos municípios de Porto do Mangue e Macau, RN. Para alcançar esse objetivo foi realizado o processamento digital de imagens, confecção de mapas da variação da linha de costa e quantificação das áreas em retrogradação ou acreção. O método para obtenção de resultados foi baseado em uma análise de séries temporais de 30 anos (1985 a 2015) através de imagens LandSat para uma análise da variação da linha de costa. Os resultados obtidos indicam que há uma tendência generalizada no processo de erosão dos sedimentos pertencentes a linha da costa, indicando uma atualização cientifica sobre a área estudada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Bonetto, Pedro Xavier Russo, and Marcos Garcia Neira. "A escrita-currículo da perspectiva cultural da Educação Física: por que os professores fazem o que fazem?" Educação (UFSM) 44 (February 7, 2019): 11. http://dx.doi.org/10.5902/1984644433532.

Full text
Abstract:
Na esteira do exemplo de Deleuze-professor, o presente artigo problematiza os elementos a partir dos quais 10 docentes constroem o currículo cultural da Educação Física, ou seja, os aspectos didático-metodológicos que mobilizam e as forças que os atravessam quando pensam as atividades de ensino. Como forma de produção de dados, empregamos o Diário de Bordo Digital e o Grupo de Discussão. Nas análises realizadas mediante o confronto com o referencial deleuze-guattariano, observamos que a “escrita-currículo” é produzida no entrecruzar de infinitas linhas, algumas molares (as leis educacionais, as regras e normas do regimento escolar, o Projeto Político Pedagógico), outras moleculares (a cultura dos alunos, seus desejos, atitudes, falas, as disposições espaciais, temporais e os princípios pedagógicos) e, por fim, as linhas de fuga, que, sendo efêmeras, passam pela “escrita-currículo” como acontecimentos e agenciamentos inesperados, disruptivos e criadores. Atentos e desejando tais agenciamentos, os professores e professoras, sensíveis às linhas de força flexíveis, fazem da “escrita-currículo” um acontecimento sempre traduzido, singular, diferente, especial, raro e único.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Wiedermann, Sebastian. "AZUL PROFUNDO: ESCULPINDO UM DIAMANTE CRISTALINO DO E NO PENSAMENTO." Linha Mestra, no. 41 (September 2, 2020): 316–20. http://dx.doi.org/10.34112/1980-9026a2020n41p316-320.

Full text
Abstract:
Esta experimentação por meio do plano das textualidades se dispõe como um gesto de cuidado da vida e do cenário e fabulação especulativa que nas próprias linhas da escrita se desdobram. Um gesto de afirmação da potência do cinema como mineração às avessas, que nada extrai, mas que engravida a terra e a vida. Escrita como proposta de uma mina auto-produtiva de diamantes cinematográficos que mantem o cosmos aberto e onde os corpos reescrevem sua potência genética como trans-evolução, na qual acontecem como cristais temporais, como matéria geológica e embrionária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Anjos, Viviane Silveira, Edson Eyji Sano, Heleno da Silva Bezerra, and Roberto Rosa. "Caracterização espectro-temporal de pastagens do triângulo mineiro utilizando dados MODIS EVI2 (2000-2010)." Sociedade & Natureza 25, no. 1 (April 2013): 205–15. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-45132013000100016.

Full text
Abstract:
Pastagens cultivadas são as classes de cobertura de terras mais representativas de três municípios (Araguari, Uberaba e Uberlândia) que fazem parte da mesorregião do Triângulo Mineiro no extremo oeste de Minas Gerais. O objetivo dessa pesquisa foi conduzir estudos de caracterização espectro-temporal das pastagens cultivadas dos três municípios acima referidos por meio de séries temporais do produto MODIS EVI2 (índice de vegetação realçado do sensor Moderate Resolution Imaging Spectrorradiometer do período 2000-2010). Para isso, foram selecionadas 25 áreas de pastagens cultivadas da espécie Brachiaria e mais três áreas ocupadas por cultura agrícola, floresta estacional e savana gramíneo-lenhosa. Séries temporais MODIS EVI2 foram obtidas através do portal do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e analisadas por meio de gráfico de linhas, análise de agrupamento hierárquico e somatório dos índices de vegetação. Resultados indicaram que é possível discriminar pastagens cultivadas de outras classes de cobertura de terras da região e que a somatória de valores EVI2 de toda a série histórica pode aumentar consideravelmente essa capacidade de discriminação. A maioria das pastagens cultivadas apresentou assinaturas espectro-temporais distintas. A substituição da pastagem por outros tipos de cobertura de terras (por exemplo, cultura agrícola e vice-versa) é facilmente identificada na série temporal considerada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Kulesza, Wojciech Andrzej. "História da pedagogia no Brasil: a contribuição das pesquisas centradas em manuais de ensino." Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos 95, no. 240 (August 2014): 328–45. http://dx.doi.org/10.1590/s2176-66812014000200005.

Full text
Abstract:
Analisa três linhas de pesquisa, desenvolvidas neste século, focadas em manuais de pedagogia em circulação no Brasil. Após descrever seus instrumentos de pesquisa, é discutida a consistência de seus resultados, particularmente no que se refere às classificações dos manuais elaboradas pelas pesquisas. A partir dos tipos de manuais definidos por essas pesquisas, procura-se avaliar as possibilidades futuras desses programas de pesquisa, especialmente no que tange à ampliação de seus recortes temporais e espaciais. Do ponto de vista da história da pedagogia, argumenta-se sobre a maior potencialidade das pesquisas nessa área cuja categorização dos manuais contemple os modelos escolares historicamente adotados pela escola brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Maués, Josenilda. "Currículos de formação docente do PARFOR/ UFPA: atualizações e virtualidades." Revista @mbienteeducação 10, no. 1 (January 1, 2017): 36. http://dx.doi.org/10.26843/ae19828632v10n12017p36a47.

Full text
Abstract:
Este escrito assume o raciocínio de que o encontro entre a Universidade Federal do Pará, os currículos das licenciaturas e os docentes em exercício na educação básica do Estado do Pará quando da oferta de 21 licenciaturas por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, força-nos a transitar por movimentos contíguos de desterritorialização das imagens curriculares espaço-temporais já delineadas e de encontro com linhas de variação e indagações em horizonte virtual absoluto sobre quais outros regimes espaço-temporais possamos pensar currículos de formação docente. É possível, portanto, que estejamos experimentando do ponto de vista curricular, por meio do PARRFOR-UFPA, um tipo de prática que se afasta, em termos temporais, de sequencialidades lineares na tríade presente/passado/futuro, passando a lidar com a acepção de um tempo múltiplo que assume a coexistência de diferentes planos desordenados que se desdobram em atualidades e virtualidades. Em termos espaciais possibilita, também, o encontro com imagens de pensamento que extrapolam a ideia de um plano interno ou externo à experiência curricular, para além do que se denomina intra ou extracurricular. Considerando as reordenações em termos de projeto pedagógico, espaço e tempo de formação experimentadas pelo PARFOR/UFPA acionamos o par atual-virtual, em seu cariz deleuziano, para buscar os contornos e virtualidades dessa experiência. As conclusões apontam para o fato de que a execução desses projetos atrita centralmente coordenadas centrais na definição curricular, aquelas de ordem espaço-temporal procedendo a um movimento de desterritorialização e produção de territórios outros, participando da criação de uma espécie de entre-lugar que nos possibilita experimentar outras intensidades espaço-temporais para os currículos de formação docente em execução na UFPA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pegoraro Junior, Paulo Roberto, and José Maria Tesheiner. "O Tempo do Processo e o Processo Eletrônico." Conpedi Law Review 1, no. 9 (June 6, 2016): 165. http://dx.doi.org/10.26668/2448-3931_conpedilawreview/2015.v1i9.3377.

Full text
Abstract:
O papel cada vez mais destacado que assume o processo eletrônico como meio técnico de prestação jurisdicional deve ser compreendido a partir da dimensão relacionada ao tempo do processo e das suas formas de atuação. A partir da análise das linhas temporais do processo, é possível entender o quanto os postulados da celeridade e da efetividade são ou não atingidos pela virtualização dos atos processuais, em especial levando-se em conta as inovações do projeto do novo Código de Processo Civil. A par disso, não se pode ignorar o viés econômico imposto pela compressão temporal e pelas exigências da instantaneidade da prestação jurisdicional, afetando de modo significativo o tempo qualitativo do processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rosa, Gessica Carneiro da, and Vilene Moehlecke. "Clínica, Música e Tempo: Agenciamentos Possíveis para uma Experiência Afetiva." Revista Polis e Psique 7, no. 3 (January 15, 2018): 84. http://dx.doi.org/10.22456/2238-152x.76348.

Full text
Abstract:
Esse artigo apresenta um fragmento teórico-conceitual do trabalho de conclusão de curso elaborado a partir de uma experiência de estágio profissional em Psicologia. A forte presença da arte em meio às práticas clínicas suscitou uma série de conexões, produzindo desterritorializações e problematizações de velhas dicotomias, indicando aspectos afetivos, dinâmicos, temporais, de intensidade, nem sempre passíveis de verbalização. Com as contribuições de autores como Regina Benevides, Daniel Stern, Gilles Deleuze e Félix Guattari, as linhas que seguem cartografam os processos de produção subjetiva, evidenciando as ressonâncias entre clínica e música, o modo como a dimensão coletiva se manifesta nos atendimentos ditos individualizados e a possibilidade das experiências afetivas surgirem com a sintonia afetiva entre paciente e estagiária-terapeuta. Ao pesquisarmos com o método cartografia, assumimos a indissociabilidade do fazer e conhecer. Portanto, ainda que seja um recorte conceitual, serão destacadas as vicissitudes da prática do estágio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Filippo Gonzalez Neves dos Santos, Alejandra, Bruno De Carvalho Bonfim, and Ana Paula Di Beneditto. "A PESCA EXTRATIVA MARINHA NO PORTO DE ATAFONA, SÃO JOÃO DA BARRA - RJ: PASSADO E PRESENTE." Brazilian Journal of Aquatic Science and Technology 21, no. 1 (December 8, 2017): 1. http://dx.doi.org/10.14210/bjast.v21n1.10346.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem como objetivo comparar as informações atuais sobre a pesca extrativa marinha no porto de Atafona, município de São João da Barra, RJ com a pesca na região a 15 anos atrás. Atualmente, há 133 embarcações em operação distribuídas nas seguintes modalidades de pesca: a) divisão das redes - arrasto, cerco e emalhe; e b) divisão das linhas - de mão e espinhel. Segundo os pescadores, os principais fatores que afetam a condução da atividade na região são: aumento no esforço pesqueiro, redução do volume de pescado, alteração nos campos de pesca preferenciais, aumento nos custos da atividade e concorrência com embarcações de outros locais. As principais mudanças temporais identificadas no estudo são: incremento da tecnologia pesqueira e da capacidade de captura das embarcações, variações nas modalidades de pesca e alteração no tamanho da malha das redes de emalhe. Estudos e medidas de manejo pesqueiro devem ser realizados para garantir a manutenção dos estoques locais em níveis viáveis de exploração, minimizando os impactos da pesca e de outras atividades antrópicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Vasconcellos-Silva, Paulo Roberto, and Tania Cremonini de Araújo-Jorge. "Ciclos de interesse coletivo e tendências das buscas no Google relacionadas a campanhas institucionais sobre o câncer de próstata: promovendo saúde ou doenças?" Ciência & Saúde Coletiva 26, suppl 2 (2021): 3517–25. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232021269.2.26282019.

Full text
Abstract:
Resumo Algoritmos do Google registram tendências no interesse sobre temas relevantes à saúde coletiva. Analisamos buscas na web (2014-2019) para identificar padrões ligados ao câncer de próstata. Analisamos volumes de pesquisa relativos (VPR) pelo Google Trends sobre “câncer de próstata” (CAP), “exame de próstata”(EP) e “PSA”; séries temporais de 260 semanas; região Brasil; categoria “saúde” e linhas de tendência (polinomiais ordem 2) para identificar padrões; médias comparadas por ANOVA. Identificamos crescimentos súbitos nas buscas nos meses de novembro; buscas sobre CAP superam largamente EP e PSA; médias anuais CAP estáveis; EP com discreta queda; PSA com marcada ascensão. Nos meses de campanhas: elevação discreta de CAP; estabilidade em EP; marcada elevação de PSA. O “Novembro Azul” incentiva a identificação precoce do câncer de próstata, embora observe-se interesse focado na doença e desinteresse sobre o diagnóstico ao longo do ano. Diferenças em relação ao “Outubro Rosa” são discutidas - fraca interferência do nível de escolaridade sobre os hábitos de prevenção e influência de celebridades. Concluiu-se que análises de VPR podem ser úteis ao acompanhamento de tendências sobre o rastreio do câncer de próstata para fornecer subsídios aos desenvolvedores das campanhas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Reis, César, and Robert Espesser. "Estudo Eletropalatográfico de Fones Consonantais e Vocálicos do Português Brasileiro (Eletropalatographic Study of the vocalic and consonantal phones of the Brazilian Portuguese )." Estudos da Língua(gem) 3, no. 1 (June 30, 2006): 181. http://dx.doi.org/10.22481/el.v3i1.1015.

Full text
Abstract:
A eletropalatografia, EPG, é uma técnica que possibilita a obtenção de informações espaciais e temporais (em tempo real), dos contatos da língua com a abóbada palatina, mais precisamente, as regiões alveolar, pós-alveolar, palatal e, por vezes, velar. Consiste de um palato artificial (1,5 mm de espessura), de tipo ortodôntico, recoberto com 62 eletrodos dispostos em linhas e colunas. Neste artigo, são examinados os fones oclusivos, fricativos, laterais, tepe, em contexto a__a, como em batata, além dos fones africados vozeados e não vozeados em posição tônica. Examinaremos em seguida fones vocálicos em posição tônica.PALAVRAS-CHAVE: Eletropalatografia. Consoantes. Vogais. Sílaba tônica.ABSTRACTThe eletropalatography, EPG, is a technique that makes possible the attainment of space and temporal information (in real time), of the contacts of the tongue with the palate, more accurately, with the alveolar, post-alveolar, palatal regions and, some times, velar region. It consists of an artificial palate (1,5 mm of thickness), of orthodontic type, recovered with 62 electrodes disposed in lines and columns. In this article, we examine the occlusive, affricative, lateral phones, tap, in context a__a, as in batata, beyond the voiced and not voiced affricated phones in tonic position. We also examine that vocalic phones in tonic position. KEYWORDS: Eletropalatography. Consonant. Vowel. Tonic syllable.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Fernandes, Henrique Denes Hilgenberg, and Jayme Leiro Vilan Filho. "Fluxo da informação científica: uma revisão dos modelos propostos na literatura em Ciência da Informação." Em Questão 27, no. 2 (March 26, 2021): 138–63. http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245272.138-163.

Full text
Abstract:
Trata-se de um artigo de revisão que buscou proposições de modelos para o fluxo da informação científica documentados na literatura dos últimos 50 anos, a partir de referências das bases de dados ABCDM, BRAPCI e LISA, com o objetivo de descrever, analisar, comparar e sistematizar os achados, empregando como metodologia a pesquisa bibliográfica. O estudo identificou 27 modelos, considerando aspectos como sua evolução, aplicabilidade na comunicação científica (em geral ou em disciplinas ou áreas do conhecimento específicas) e abrangência geográfica dos estudos que os conceberam. Traz uma ampla análise comparativa dos modelos encontrados, no qual cada um deles é apresentado em linhas gerais, sendo descritas suas principais características, o panorama ou a aplicação para a qual foram concebidos e suas limitações. Foram estudadas ainda a influência dos modelos mais antigos sobre aqueles que os sucederam e as atualizações que alguns deles sofreram. Os modelos também foram classificados em grupos denominados síncronos, para aqueles que representam a ordem sequencial das comunicações ao longo do fluxo, ou assíncronos, para aqueles que não consideram a sequência de disseminações. Observa-se a predominância de modelos com características síncronas, destacando a importância que seus autores atribuíram à capacidade de sequenciar as comunicações e, até mesmo, quantificar os hiatos temporais existentes na cronologia do fluxo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Arantes, Bruno Henrique Tondato, Leticia Tondato Arantes, Estevam Matheus Costa, and Matheus Vinícius Abadia Ventura. "DRONE APLICADO NA AGRICULTURA DIGITAL." Ipê Agronomic Journal 3, no. 1 (June 3, 2019): 14–18. http://dx.doi.org/10.37951/2595-6906.2019v3i1.4323.

Full text
Abstract:
O aumento dos custos de insumos e da demanda pela busca da sustentabilidade no meio rural exigem melhorias na eficiência do uso de recursos na agricultura. A agricultura de precisão (AP) pode ser utilizada para tomar decisões temporais e espaciais de forma precisa aumentando a eficiência nas aplicações e um manejo sustentável. Logo esta pesquisa teve como objetivo avaliar algumas aplicações com o veículo aéreo não tripulado (VANT) na identificação de falhas de plantio, de linhas de plantio e da contagem de plantas da cultura de mandioca. Teve também como objetivo a identificação de plantas daninhas em uma área de pré-plantio. Os voos foram realizados entre as 10h00 e as 14h00, para evitar efeitos da sombra gerados pela inclinação do sol sobre os objetos. Uma alta sobreposição foi adotada para as fotografias utilizadas. A altura de voo definida para todos os modelos de câmeras, foi de 40 metros, já que as áreas a serem sobrevoadas eram pequenas. Quanto a contagem de plantas e o mapeamento das linhas e das falhas de plantio, elas foram elaboradas no QGIS 2.18, através do mosaico gerado pelo DroneDeploy. Elas foram obtidas por meio das ferramentas de vetorização do software. Os espaços foram contabilizados como falhas, quando tal espaço era o suficiente para alocar uma planta ou mais. Para o mapeamento das plantas daninhas se utilizou um índice de vegetação (IV) elaborado no QGIS 2.18, na qual se gerou a classe de solo exposto e de plantas daninhas em função da biomassa. Através da aplicação de herbicida com o mapa de plantas daninhas, é possível realizar a aplicação à taxa variável a fim de minimizar os custos, já que onde só possui solo exposto a aplicação não é efetivada. Além disso, o mapa também permite inferir os locais que necessitam de uma vazão maior em função da quantidade de biomassa das plantas daninhas. Quanto à identificação das falhas de plantio e contagem de plantas, ela permite aumentar a produtividade e realizar planejamentos de replantio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Campos, Vanessa Bueno, Fernanda Duarte Araújo Silva, and Graça Aparecida Cicillini. "Os sentidos dos silêncios na educação: representações sociais de professores formadores da Universidade Federal de Uberlândia – MG." ETD - Educação Temática Digital 17, no. 2 (August 31, 2015): 442. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v17i2.8635725.

Full text
Abstract:
As reflexões sobre os silêncios na educação apresentadas nesse artigo foram organizadas a partir de uma pesquisa realizada na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), como um dos sentidos e significados das representações sociais, de docentes que atuam em cursos de licenciaturas, sobre Educação para a Justiça Social. Apoiamo-nos na abordagem teórico-metodológica da Teoria das Representações Sociais (TRS) e na técnica de livre associação de palavras (ABRIC, 2001) para definir os procedimentos da pesquisa e elaborar os instrumentos de coleta de dados. Aplicamos um questionário com o uso da técnica livre associação de palavras, instigadas a partir de um conjunto de 13 imagens junto a 100 professores universitários. As palavras mais escolhidas, a partir desse conjunto de imagens, representam a abrangência de inserção do trabalho docente em diferentes contextos: espaços temporais, sociais, econômicos e culturais. Para este artigo selecionamos discutir as representações de docentes relacionadas a uma das 13 imagens, denominada “Retratos silenciosos” (CÂMARA, 1975). As representações dos professores, relativas a esta imagem, referem-se às condições de aprendizagem e permanência na escola para o enfrentamento da exclusão social e cultural, destacando a necessidade de uma educação política com vistas ao exercício da Educação em Direitos Humanos. Em linhas gerais, percebemos que essa imagem despertou nos sujeitos sentimentos contraditórios movidos pela compreensão das violências, da indignação ou da aversão à situação e à tentativa de libertação destas formas de representação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Harari, Joseph, and Ricardo de Camargo. "Modelagem numérica da região costeira de Santos (SP): circulação de maré." Revista Brasileira de Oceanografia 46, no. 2 (1998): 135–56. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-77391998000200004.

Full text
Abstract:
Foi implementado o Princeton Ocean Model (POM) para a região costeira de Santos (46° - 47°W, 23°40' - 24°30'S), com grade regular de resolução == I km e 11 níveis sigrna na vertical. O modelo foi utilizado em simulações de maré, com a especificação das correspondentes oscilações nos contornos, calculadas com base em mapas cotidais da plataforma. O modelo foi processado considerando isoladamente as componentes principais lunar e solar (M2 e S2), cada qual por 5 dias, e com as 9 principais componentes de maré conjuntamente, por 31 dias. As análises de maré das séries temporais de resultados possibilitaram a composição de mapas com linhas cotidais e eixos das elipses de correntes de superfície. Esses mapas indicam as características da propagação das ondas de maré na área modelada, com as distribuições espaciais de suas elevações e correntes. Os aspectos de maior interesse no estudo realizado são: o contraste das intensidades das circulações, entre a parte mais profunda e regiões internas rasas; as marcantes diferenças de intensidade de correntes nos dois lados da Baía de Santos; a convergência / divergência das correntes nos Canais de São Vicente e de Bertioga; assimetrias de maré nas regiões rasas; e rotação anti-horária das correntes na área costeira. O modelo pode ser utilizado em previsões operacionais de marés e correntes de maré na área de estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Lorentz, Leandro Homrich, Alessandro Dal’Col Lúcio, Lindolfo Storck, Sidinei José Lopes, Alexandra Augusti Boligon, and Ricardo Howes Carpes. "Variação temporal do tamanho de amostra para experimentos em estufa plástica." Ciência Rural 34, no. 4 (August 2004): 1043–49. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782004000400012.

Full text
Abstract:
O trabalho teve como objetivo estimar o tamanho de amostra em cada colheita, para experimentos realizados em estufa plástica com a cultura do pepineiro do tipo conserva, cultivar Mandarina, na qual se avaliou a da massa da matéria fresca total dos frutos. O cultivo foi realizado na área do Departamento de Fitotecnia - UFSM e se constituiu de seis linhas com doze parcelas de cinco plantas em cada linha. Aplicou-se o teste de Bartlett para verificar a homogeneidade das variâncias entre as colheitas e entre as linhas dentro de cada colheita. Verificou-se que, em 7 das 13 colheitas, as variâncias entre as linhas se apresentaram homogêneas. Os tamanhos de amostras encontrados entre todas as parcelas foram 44 e 22 parcelas e 10 e 11 parcelas por linha para as semi-amplitudes da média de 10 e 20%, respectivamente, a 5% de probabilidade de erro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

PEREZ, J. A., C. A. SCHETTINI1, J. R. BURATT0, and M. J. MACHADO. "A PESCA DE LULAS (Mollusca: Cephalopoda) NA ILHA DO ARVOREDO (SC): CARACTERÍSTICAS E RELAÇÕES ECOLÓGICAS, VERÃO DE 1996." Brazilian Journal of Aquatic Science and Technology 1, no. 1 (October 7, 2016): 9. http://dx.doi.org/10.14210/bjast.v1n1.2611.

Full text
Abstract:
Durante os meses de verão é marcada a presença de densas concentrações de lulas costeiras (Loligo piei) sobre a plataforma continental catarinense. Estas populações fern sustentado capturas industriais da ordem de 144 a 763 t por ano, e também deram origem â uma pescaria artesanal direcionada â esta espécie em torno das ilhas costeiras. Este estudo investiga as características dessa pescaria em torno da Ilha do Arvoredo (48°22'W; 27°17'S) e analisa a estrutura populacional das capturas bem como a dinâmica destas em relação aos fatores ambien¬tais. Entre janeiro e março de 1996 foi estabelecido um sistema de monitoramento dos desembar¬ques nas comunidades do Município de Governador Celso Ramos onde, através de entrevistas, foram obtidos dados das embarcações, artes e áreas de pesca, captura e esforço. Da mesma forma também foram realizadas 4 campanhas diurnas e uma noturna ao Saco do Capim (Ilha do Arvoredo) onde monitorou-se a captura por hora, direção e velocidade de corrente, e estrutura térmica da coluna de água. Amostras biológicas foram obtidas tanto das capturas comerciais quanto das capturas obtidas durante as campanhas ao Saco do Capim. A pesca ocorre em "bateiras" e 'botes" que variam de 8 a 11 m de comprimento, dotados de motores de 9 a 24 HP de potência e tripulados por 2 a 4 pescadores. A captura se dá através de linhas de mão com "zangarilhos" (tipo de garatéia de chumbo não iscada) e cada pescador opera de 2 a 4 linhas. Essas embarcações atuam preferencialmente no Saco do Capim em profundidades de 10 a 20 m. As viagens duram em media 33h (±12,4 DP) com atividade pesqueira ocorrendo tanto durante o dia, quando as capturas ocorrem no fundo, quanto â noite, quando utiliza-se atração luminosa para a pesca em superfície. O rendimento e a captura por unidade de esforço médios foram de 49,6 Kg por viagem (±56,4 DP, n =35) e 0,56 Kg.pescador- 1 .hora-1 (±0,71 DP) respectivamente. A dinâmica das capturas mostrou picos marcados em função principalmente de flutuações temporais nas concentrações de lula. Capturas durante as campanhas ocorreram: (a) tanto em condições de coluna de água homogênea como estratificada, (b) em temperaturas entre 18 e 26° C, e (c) quando as camadas sub-superficiais de água no Saco do Capim fluiam para SW. A maioria dos machos e fêmeas capturados encontravam-se em estágios avançados de maturação gonadal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

De Almeida, Everson Nicolau, and Angelo Adriano Faria de Assis. "CINHIMES - REPENSAR O MUNDO PELAS LENTES DA ARTE." REVES - Revista Relações Sociais 2, no. 4 (November 27, 2019): 0581–86. http://dx.doi.org/10.18540/revesvl2iss4pp0581-0586.

Full text
Abstract:
O NHIMES é um grupo de discussão, estudo e produção do conhecimento em História, nucleado no Departamento de História da UFV, que congrega estudiosos (alunos, professores) que compartilham entre si da consciência de que a história é uma forma de hierarquizar, preservar e produzir a memória (seja em seus domínios formais e acadêmicos, seja como memória coletiva, transformação do espaço ou monumento) que se caracteriza pela narratividade. Dessa forma, os pesquisadores do NHIMES orientam os seus estudos para o fenômeno da história enquanto memória exteriorizada, marcado por uma racionalidade e uma objetividade próprias, oriundas de seus contextos de criação (institucionais, sociais ou geográficos). O universo de inspeção privilegiado pelo grupo é composto de um arquivo que não se resume ao universo burocrático dos textos oficiais, mas estendido aos textos literários, aos conhecimentos formais da disciplina histórica, às memórias e narrativas de viajantes, às transformações do espaço e às intervenções na natureza promovidas pela ação humana. As linhas de pesquisa do grupo encontram-se assim divididas: Narrativas e suas fronteiras discursivas, Identidades, Imaginário e Representações da Memória, Espaço e Instituições. O grupo pretende ser um espaço aberto à interlocução com os temas acima relacionados, explorando suas questões teóricas subjacentes e servindo como local privilegiado para nuclear projetos que investiguem diferentes arquivos e recortes espaço-temporais na modernidade. Para tanto, entre seus objetivos, ressaltam-se: formar especialistas dentro da comunidade acadêmica; reunir fontes documentais e bibliografia específica; realizar atividades de extensão que envolvam pesquisadores convidados e a comunidade; produzir e divulgar textos de caráter acadêmico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Fortes, Ronaldo Vielmi. "SOBRE O CONCEITO DE EXÉRCITO INDUSTRIAL DE RESERVA: ASPECTOS HISTÓRICOS E ATUALIDADE." Temporalis 18, no. 36 (January 3, 2019): 256–73. http://dx.doi.org/10.22422/temporalis.2018v18n36p256-273.

Full text
Abstract:
Pretende-se neste artigo retomar a definição marxiana de exército industrial de reserva e acompanhar, pelo menos em suas linhas mais gerais, os decursos históricos dos desdobramentos de tal categoria no âmbito da dinâmica processual da sociabilidade. Consideramos que a investigação histórica do problema abre a possibilidade de acompanhar o movimento real das transformações na organização do trabalho e dos trabalhadores ao longo dos últimos dois séculos, propiciando elementos mais precisos para a compreensão e a crítica do suposto desfecho histórico do protagonismo da classe trabalhadora, que para muitos tem seu esgotamento histórico na configuração do processo de acumulação atual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Silva, Dyego Lins da, Maria Das Neves Gregório, Eduardo Paes Barreto, Márcia Cristina De Souza Matos Carneiro, Carlos Fabrício Assunção Da Silva, and Weyller Diogo Albuquerque Melo. "Monitoramento Espaço temporal da Malha Urbana e da Linha de Costa por GPS e VANT: Praia Enseada dos Corais, Pernambuco (Temporal monitoring of urban loop area and coast line GPS and UAVs: praia Enseada dos Corais, Pernambuco)." Revista Brasileira de Geografia Física 9, no. 6 (November 1, 2016): 1861. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v9.6.p1861-1879.

Full text
Abstract:
O desenvolvimento de geotecnologias para a aquisição de informações aéreas com fins cartográficos teve um grande avanço a partir do século XXI. Este trabalho teve por objetivo analisar o processo de ocupação no loteamento Enseada dos Corais, e a relação da malha urbana sobre a variação multitemporal da linha de costa, através do emprego de técnicas de geoprocessamento. Na metodologia foi utilizado fotografias áreas de 1974, 1981, 1997 e as linhas 2010 e 2015, equipamentos geodésicos e receptores GPS/GNSS, somados a aquisição de imagens aéreas por Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT). O cálculo do deslocamento da linha de costa, foi realizado entre a linha de 1974 e os demais anos, através da extensão DSAS do software ArcGis 9.1. Os resultados nas médias das taxas de deslocamento foram 1,09m/anos (1974-1981), 0,31m/anos (1974-1997), 0,47m/anos (1974-2010), -1,06m/anos (1974-2015); apresentando erosão acelerada a partir de 2010. A semelhança entre os resultados das linhas de 2015, com diferentes metodologias comprova a utilização do VANT, com excelentes resultados para o estudo, devido a maior velocidade de resposta ao monitoramento à erosão. Na análise urbana e da linha de costa identificou invasões ao longo do ambiente praial em Enseadas dos Corais. A B S T R A C T The development of geotechnology for the acquisition of aerial images with mapping purposes was a major advance from the twenty-first century. This study aimed to analyze the occupation process in allotment Coral Cove, and the relationship of the urban area on the multitemporal change the shoreline, by utilizing geoprocessing techniques. The methodology was used aerial photographs from 1974, 1981, 1997, 2010 and 2015 lines, geodetic equipment with GPS / GNSS receivers, plus the acquisition of aerial images by Unmanned Aerial Vehicle (UAVs). The calculation of the shoreline displacement was made between the line 1974 and the other years by DSAS extension of ArcGIS 9.1 software. The results the averages of displacement rates were 1,09 m/years (1974-1981), 1,09 m/years (1974-1981), 0,31 m/years (1974-1997), 0,47 m/years (1974-2010), -1,06 m/years (1974-2015); presenting accelerated erosion from 2010. The similarity between the shoreline results in 2015, with different methodologies proves the use of UAVs, with excellent results for the study, due to higher response speed for monitoring the erosion. The analysis of the urban and the shoreline identified invasions along the beach environment in Enseada dos Corais. Keywords: multitemporal analysis, shoreline erosion, uavs.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Nlesso, Ana Patrícia Pires, Maria Luiza Amaral Rizzotti, and Samia Machado Mustafa. "DESMONTE DA PROTEÇÃO SOCIAL: UMA ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO AUXÍLIO EMERGENCIAL." Temporalis 21, no. 41 (July 1, 2021): 219–36. http://dx.doi.org/10.22422/temporalis.2021v21n41p219-236.

Full text
Abstract:
O presente artigo objetiva contribuir com o debate sobre a necessária proteção social em qualquer tempo, mas, em especial, no maior contexto pandêmico do século XXI, que acirrou a desigualdade social e expôs, de forma exponencial, o papel do Estado na intervenção social e econômica. Nessa linha, lança-se o olhar para dois importantes aspectos que demostram o modo como o atual governo vem tratando o sistema protetivo brasileiro: (i) a opção pelo modelo liberal acirrado, com forte retrocesso na garantia de direitos; e (ii) as ações concretas referentes ao auxílio emergencial e seus nexos com a segurança de renda e benefícios eventuais que figuram como provisões da política pública de assistência social. Os dados e a análise são resultantes de uma pesquisa sobre o agravamento da desigualdade no Brasil, com o recorte para o período pandêmico. Os resultados apontam para o aprofundamento da crise no âmbito do sistema protetivo brasileiro, em especial o rebatimento na operacionalização do auxílio emergencial, lócus primaz do trabalho profissional do assistente social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Faquin, Evelyn Secco, Líria Maria Bettiol Lanza, Eliezer Rodrigues dos Santos, Fabrício da Silva Campanucci, and Carolina Camilo da Silva. "EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO(A) ASSISTENTE SOCIAL: PROBLEMATIZAÇÕES DOS IMPACTOS DA PANDEMIA COVID-19." Temporalis 21, no. 41 (July 1, 2021): 119–35. http://dx.doi.org/10.22422/temporalis.2021v21n41p119-135.

Full text
Abstract:
O estudo tematiza a conjuntura pandêmica que impôs alterações significativas nos modos de vida e trabalho do conjunto de trabalhadores, não estando os assistentes sociais isentos disso, principalmente por muitos estarem na linha de frente em ações de assistência, prevenção e controle da doença, e objetiva problematizar os impactos da pandemia Covid-19 para o trabalho do assistente social em seus diversos espaços sócio-ocupacionais. Optamos pela abordagem qualitativa com uso de recursos quantitativos, com instrumento de coleta de dados questionário eletrônico, enviado por e-mail aos sujeitos informantes. Nosso universo foi composto por 201 assistentes sociais das cinco regiões brasileiras (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste), em exercício no contexto de pandemia. Imersos em uma crise nacional multifacetada, esses trabalhadores tiveram impactos significativos em suas condições de trabalho, nas relações com as instituições e com suas famílias, bem como em sua saúde mental. Isso aponta para os custos históricos do desfinanciamento das políticas sociais no país; para a precarização de uma força de trabalho especializada, bem como para o paradoxo de que, mesmo fragilizado, os brasileiros precisam cada vez mais de um sistema de proteção sólido, reafirmando os obstáculos entre a expectativa social e a realidade operacional das políticas sociais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

MAZZER, Alexandre, and Sérgio DILLENBURG. "Variações temporais da linha de costa em praias arenosas dominadas por ondas do sudeste da Ilha de Santa Catarina (Florianópolis, SC, Brasil)." Pesquisas em Geociências 36, no. 1 (May 1, 2009): 117. http://dx.doi.org/10.22456/1807-9806.17880.

Full text
Abstract:
A variação da linha de costa ocorre em diversas escalas temporais, sendo a escala inferior a 100 anos especialmente importante para o contexto humano. Na Ilha de Santa Catarina(SC), problemas decorrentes de ocupação e uso da orla marítima de forma desordenada ocasionaram problemas de erosão costeira e perda de qualidade ambiental. Neste sentido, foi realizada uma avaliação da variação da linha de costa, abrangendo os períodos de 64 e 4 anos, de forma a contemplar a escala interdecadal e interanual, em cinco praias da costa sudeste da Ilha de Santa Catarina. A obtenção dos dados foi realizada através de aerofotos, digitalizadas e tratadas, utilizando técnicas e ferramentas de geoprocessamento. A variação média em escala interdecadal demonstrou uma taxa média superior a meio metro anual de recuo da linha de costa e perda de faixa média de largura de praia inferior a cinqüenta metros em 64 anos. Já em escalainteranual os valores apresentaram-se inferiores, porém, com grande variação, apresentando localmente taxas de variação até quatro vezes superiores à escala interdecadal. No entanto, nem todas as praias apresentaram tendência erosiva. A variação entre os períodos analisados indicou que processos de períodos mais curtos são suavizados com o aumento do horizonte temporal de análise, permitindo ressaltar a tendência de variação num contexto temporal mais abrangente. Tal abordagem permitiu explorar a variação da linha de costa sob diferentes perspectivas temporais, gerando subsídios relevantes ao planejamento e gerenciamento costeiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Han, Tianwen, Hao Chen, Wenwan Li, Bing Wang, and Peixiang Lu. "Temporal Airy–Talbot effect in linear optical potentials." Chinese Optics Letters 19, no. 8 (2021): 082601. http://dx.doi.org/10.3788/col202119.082601.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Consaltér, Evandro, and Altair Alberto Fávero. "ELEMENTOS QUALIFICADORES DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA NO CAMPO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS." Educação & Formação 4, no. 10 (January 9, 2019): 148–63. http://dx.doi.org/10.25053/redufor.v4i10.850.

Full text
Abstract:
O presente estudo é resultadode uma investigação bibliográfica de cunho analítico sobre a constituição do campo de pesquisa em educação e da sua derivação à linha de pesquisa em políticas educacionais. Para tal, primeiramente expomos algumas considerações sobre a constituição do campo de pesquisa em educação a partir dos achados de André (2001), Bourdieu (1996), Charlot (2006), Tello (2013) e Gatti (2002). Em seguida, contextualizamos a linha de pesquisa Politicas Educacionais a partir, sobretudo, das definições de Stephen Ball (2006). Trataremos, em especial, das definições teóricas e metodológicas, bem como de alguns elementos epistemológicos e de ordem pragmática, como recortes temporais e localização da pesquisa. Por fim, apresentamos algumas considerações finais iniciais sobre os requisitos básicos para a realização de boas pesquisas nessa linha investigativa e, a partir delas, a possibilidade de qualificação das políticas de estado para a educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

., Saduddin, Jan Prabowo Harmanto, Dewanti ., and Hendra Edi Gunawan. "POLA SPASIAL TEMPORAL KECELAKAAN LALU LINTAS DI DAERAH ISTIMEWA YOGYAKARTA." Jurnal Transportasi 20, no. 1 (April 23, 2020): 27–36. http://dx.doi.org/10.26593/jtrans.v20i1.3853.27-36.

Full text
Abstract:
Abstract This study aims to determine the area of traffic accident prone (hotspots) and determine the temporal spatial development of traffic accident areas in the Special Region of Yogyakarta, from 2016 to 2018. The method used is Optimized Hotspot Analysis and Directional Distribution with the help of ArcGIS software. The results of this study indicate that the location of traffic accidents in the Special Region of Yogyakarta is spread throughout the Special Region of Yogyakarta, with hotspots in 2016 located in 114 villages, in 2017 located in 110 villages, and in 2018 in 112 villages. The temporal spatial development of traffic accident locations in the Special Region of Yogyakarta changed from 2016 to 2018, with rotation in 2016 of 102.32 degrees, in 2017 of 37.59 degrees, and in 2018 of 45.55 degrees. Keywords: traffic accidents, traffic accident locations, traffic accident prone areas, hotspots Abstrak Penelitian ini bertujuan untuk menentukan daerah rawan kecelakaan lalu lintas (hotspots) dan menentukan perkembangan spasial temporal daerah kecelakaan lalu lintas di Daerah Istimewa Yogyakarta, dari tahun 2016 hingga tahun 2018. Metode yang digunakan adalah Optimized Hotspot Analysis dan Directional Distribution dengan bantuan perangkat lunak ArcGIS. Hasil penelitian ini menunjukkan bahwa lokasi kecelakaan lalu lintas di Daerah Istimewa Yogyakarta menyebar di seluruh wilayah Daerah Istimewa Yogyakarta, dengan wilayah hotspots tahun 2016 berada di 114 desa/kelurahan, tahun 2017 di 110 desa/kelurahan, dan tahun 2018 di 112 desa/kelurahan. Perkembangan spasial temporal lokasi kecelakaan lalu lintas di Daerah Istimewa Yogyakarta berubah dari tahun 2016 hingga tahun 2018, dengan rotasi di tahun 2016 sebesar 102,32 derajat, di tahun 2017 sebesar 37,59 derajat, dan di tahun 2018 sebesar 45,55 derajat. Kata-kata kunci: kecelakaan lalu lintas, lokasi kecelakaan lalu lintas, daerah rawan kecelakaan lalu lintas, hotspots
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Ferreira, Eliana Lucia. "Corpo: empírico e imaginário." RUA 10, no. 1 (October 7, 2015): 53. http://dx.doi.org/10.20396/rua.v10i1.8640765.

Full text
Abstract:
O trabalho aqui desenvolvido focaliza processos discursivos de subjetivação, que mostram indícios da quebra de estereótipos dos corpos que são autorizados para movimentar-se através de gestos corporais materializados pelas coreografias de danças artísticas. Isto só foi possível porque a filosofia da dança moderna foi, ao longo da trajetória histórica da dança, modificada. Novas linhas e influências, aos poucos, foram se instaurando e trazendo significativas informações, contribuições técnicas, teóricas e criativas para a fundamentação do movimento em corpos múltiplos. A partir da dança moderna ocorreram novos mapeamentos espaço-temporas para explorar a materialidade do corpo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Costa, Ana Maria Doffémond, Juliana Oggioni Gaiotti, Caroline Laurita Batista Couto, Renata Lopes Furletti Caldeira Diniz, Emília Guerra Pinto Coelho Motta, and Natália Delage Gomes. "Trauma dos ossos temporais e suas complicações: aspectos na tomografia computadorizada." Radiologia Brasileira 46, no. 2 (April 2013): 101–5. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842013000200014.

Full text
Abstract:
A maioria das fraturas dos ossos temporais resulta de traumas cranianos bruscos, de alta energia, estando muitas vezes relacionadas a outras fraturas cranianas ou a politraumatismo. As fraturas e os deslocamentos da cadeia ossicular, na orelha média, representam umas das principais complicações das injúrias nos ossos temporais e, por isso, serão abordadas de maneira mais profunda neste artigo. Os outros tipos de injúrias englobam as fraturas labirínticas, fístula dural, paralisia facial e extensão da linha de fratura ao canal carotídeo. A tomografia computadorizada tem papel fundamental na avaliação inicial dos pacientes politraumatizados, pois é capaz de identificar injúrias em importantes estruturas que podem causar graves complicações, como perda auditiva de condução ou neurossensorial, tonturas e disfunções do equilíbrio, fístulas perilinfáticas, paralisia do nervo facial, lesões vasculares, entre outras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Queiroz, Heithor Alexandre de Araújo, Sydney De Oliveira Dias, Rodrigo Mikosz Gonçalves, and Pedro De Souza Pereira. "Comparação entre dois modelos polinomiais para avaliar a tendência da linha de costa." Revista Brasileira de Geomática 4, no. 3 (December 9, 2016): 155. http://dx.doi.org/10.3895/rbgeo.v4n3.5494.

Full text
Abstract:
A linha de costa é uma feição dinâmica e o conhecimento do seu comportamento posicional no presente, passado e possíveis tendências futuras torna-se fundamental para o planejamento e gestão costeira integrada. O objetivo desta contribuição científica foi avaliar a tendência da linha de costa aplicando o Método dos Mínimos Quadrados em uma série temporal comparando dois modelos matemáticos: o polinomial linear e o quadrático. A área de estudo contempla a Praia do Seixas, Paraiba, através de observações provenientes de ortofotos, imagens de satélite e levantamentos GNSS, totalizando desta forma 8 observações temporais para um intervalo de 17 anos. Para avaliar os modelos matemáticos foram obtidas as tendências para o ano de 2015. Como resultado de tendência dos modelos têm-se a comparação com a linha de costa de 2015 apresentando, para o setor norte, discrepância de 3,6m e 8,9m e para o setor sul de 3,0m e 11,4m considerando o modelo linear e o quadrático respectivamente. Quando comparado a tendência a longo prazo neste caso considerando um horizonte de 40 anos, foi possível verificar diferenças na ordem de 200m entre os modelos matemáticos testados. Os resultados indicam que é necessário ter cautela na escolha de um modelo matemático para o caso do comportamento de tendência da linha de costa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Totaro, João Henrique Rettore. "Da distribuição de frequências de terremotos globais registrados na base USGS entre 2003 e 2017." Caderno de Geografia 28, no. 53 (May 12, 2018): 301–15. http://dx.doi.org/10.5752/p.2318-2962.2018v28n53p301-315.

Full text
Abstract:
O presente artigo compila os resultados obtidos na primeira fase de projeto que investiga as correlações entre diversos parâmetros descritivos de eventos sísmicos seguindo uma linha teórico-metodológica relativamente recente na sismologia, a qual implica o tratamento estatístico de massas de dados para a identificação de padrões espaciais e temporais de distribuição de terremotos. Desenvolvem-se, ao longo do trabalho, argumentos que indicam tanto a existência de faixas cuja sismicidade é mais variável quanto uma mudança na sismicidade global ocorrida no período de amostragem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Eugênio, Chesterton Ulysses Orlando, Cássia Beatriz Rodrigues Munhoz, and Jeanine Maria Felfili. "Dinâmica temporal do estrato herbáceo-arbustivo de uma área de campo limpo úmido em Alto Paraíso de Goiás, Brasil." Acta Botanica Brasilica 25, no. 2 (June 2011): 497–507. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-33062011000200025.

Full text
Abstract:
Este trabalho avaliou a dinâmica estrutural e florística de uma comunidade de espécies herbáceo-arbustivas de uma área de campo limpo úmido em Alto Paraíso de Goiás, o primeiro inventário realizado em 2000 (T0) e o segundo em 2007 (T1). A diversidade de Shannon entre os períodos foi comparada pelo teste-t de Hutcheson e a similaridade florística, pelo índice de similaridade de Chao-Sørensen. As relações florísticas e a cobertura, entre os períodos e as linhas, foram avaliadas por meio de análises de correspondência retificada (DCA). Foram amostradas 98 espécies, 88 no T0 e 67 no T1, sendo 31 exclusivas do T0 e 10 do T1. A diversidade florística na comunidade foi elevada nos dois períodos, porém diferente entre esses (t = 7,12; p < 0,001), devido a variação no número e cobertura das espécies. A similaridade entre os dois inventários foi alta (Chao-Sørensen ± IC = 0,841 ± 0,074). A ordenação por DCA indicou relações entre a composição florística e a cobertura com o gradiente de umidade e de matéria orgânica no solo identificados em T0. Houve modificações nas linhas em zonas sazonais, as quais se tornaram mais semelhantes às linhas constantemente saturadas por água. Em um intervalo de sete anos o campo limpo úmido apresentou mudanças na composição florística e, principalmente na estrutura devido o aumento da cobertura de espécies perenes, cespitosas e entouceiradas, que foram favorecidas pela maior umidade no solo em resposta à elevação da pluviosidade da região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

GUEDES, Rafael Marcondes Carvalho, Pedro De Souza PEREIRA, and Lauro Júlio CALLIARI. "Morfodinâmica da praia e zona de arrebentação do Cassino, RS através de técnicas de vídeo imageamento e perfis de praia." Pesquisas em Geociências 36, no. 2 (August 31, 2009): 165. http://dx.doi.org/10.22456/1807-9806.17863.

Full text
Abstract:
Um experimento interdisciplinar de processos costeiros foi conduzido na Praia do Cassino, Rio Grande do Sul entre os meses de Abril e Junho de 2005. Resultados obtidos a partirde 71 perfis praiais amostrados diariamente, simultaneamente a aquisição de vídeo-imagens Argus e dados hidrodinâmicos indicam baixa e alta variação do envelope praial, associadas respectivamente às porções subaéreas e subaquosas da praia. As altas variações na porção subaquosa ocorreram em função da migração dos bancos arenosos na zona de surfe. Um deslocamento de 15 m da berma em direção à costa foi observado durante uma forte tempestade onde a altura significativa das ondas atingiu 3 m e uma alta sobre-elevação do nível do mar ocorreu em resposta a uma maré meteorológica. Três bancos arenosos foram identificados ao longo dos perfis. O primeiro, localizado próximo à linha d’água caracterizou-se como um banco inter-mareal, periodicamente exposto devido a marés meteorológicas negativas, enquanto os outros dois foram identificados em posições médias de 99 e 237 m a partir da posição média da linha d’água. Alta mobilidade em escalas temporais curtas (horas) foi observada para as posições do primeiro banco, sendo estas posições aparentemente condicionadas ao espraiamento das ondas na face praial. O segundo banco mostrou-se mais estável em curtas escalas temporais, entretanto alta mobilidade foi identificada em escalas temporais de dias. Taxas de migração em direção mar afora de até 11,6 m/dia foram medidas para o segundo banco, estando este valor associado à presença de uma corrente de retorno observada no local. Em direção à costa, contudo, valores de até 9,3 m/dia foram obtidos, predominantemente em condições de baixa dinâmica com altura significativa das ondas entre 0,5 e 0,75 m. Durante um período de 13 dias consecutivos com baixa hidrodinâmica, o segundo banco deslocou-se 45,5 m em direção à costa na região amostrada pelos perfis, agregando-se ao primeiro e caracterizando o desenvolvimento de uma feição rítmica na zona de surfe. Alta dissipação de energia das ondas associou-se ao período quando os bancos estavam agregados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Rocha, Genelício Crusoé, Paulo Leonel Libardi, Laércio Alves de Carvalho, and Antônio Carlos Rodrigues Cruz. "Estabilidade temporal da distribuição espacial da armazenagem de água em um solo cultivado com citros." Revista Brasileira de Ciência do Solo 29, no. 1 (February 2005): 41–50. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832005000100005.

Full text
Abstract:
O presente trabalho objetivou quantificar e caracterizar a variabilidade espaço-temporal e a estabilidade temporal da armazenagem da água em um Latossolo Amarelo argissólico cultivado com citros. A parcela experimental foi montada em um solo sob uma cultura de citros com 10 anos de idade, consistindo de 40 pontos de observação ao longo de duas transeções, com espaçamento de 4 x 7 m, isto é, duas transeções 1 e 2 (coincidentes com duas linhas de plantas) paralelas e distantes entre si de 7 m e cada uma delas com 20 pontos, separados um do outro de 4 m, delimitando uma área de terreno de dimensões 80 x 14 m (40 plantas). Cada ponto localizava-se no centro da distância entre duas plantas (2 m do tronco) na linha de plantas. Os pontos de observação da transecão 1 foram enumerados de 1 a 20 e os da transecão 2 de 21 a 40 no sentido aposto. Em cada ponto de observação, foi instalado um tubo de acesso à sonda de nêutrons até a profundidade de 1,20 m. As medições foram feitas ao longo de dois anos, em períodos compreendidos entre novembro e julho do ano seguinte, semanalmente. Em cada ponto de observação, foram retiradas amostras de solo com estrutura deformada para a quantificação das frações granulométricas ao longo do perfil. A estabilidade temporal foi observada pelo comportamento dos valores nos 40 pontos ao longo do tempo, os quais mantiveram a sua característica, independentemente do tempo de amostragem, o que pôde ser comprovado por meio do coeficiente de correlação de Pearson utilizado entre datas de observação. Por meio da técnica da diferença relativa, foi possível identificar os pontos que, independentemente de tempo, estimaram a média real do campo, os mais secos e os mais úmidos. O ponto 28 foi escolhido, em decorrência do valor da diferença relativa, como o ponto representativo da média, e identificou-se o ponto 15 como o mais seco e o 05 como o mais úmido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Maia, Ari Fernando. "Aceleração: reflexões sobre o tempo na cultura digital." Impulso 27, no. 69 (October 31, 2017): 121. http://dx.doi.org/10.15600/2236-9767/impulso.v27n69p99-109.

Full text
Abstract:
A obra de Harmut Rosa apresenta um conjunto de conceitos que permitem analisar as formas sociais de organização temporal. No centro desse arcabouço conceitual se encontra a ideia de aceleração. Ao colocar a aceleração no centro da discussão sobre a temporalidade na sociedade contemporânea, Rosa deslinda uma série de processos sociais importantes para uma crítica radical da sociedade atual, trazendo para primeiro plano contradições e dessincronizações que resultam de imperativos temporais sistêmicos pouco discutidos e conceituados. Seu diagnóstico aponta para a existência de um déficit ético e político em cujo cerne se encontram imperativos temporais que impossibilitam tanto o debate político como a formação de uma experiência ética do sujeito sobre si mesmo e sobre a sociedade. A partir dos conceitos de Rosa procuramos discutir temas como: a afirmação falaciosa de que a cultura digital é um meio propício à emancipação dos sujeitos que dela se valem, as dificuldades de promover um debate ético e político atualmente e a necessidade de trazer a dimensão temporal para a linha de frente da discussão acadêmica, procurando atualizar temas caros à Teoria Crítica da Sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Silva, Maykon Targino, Débora Nogueira Lopes, Iago Silva Rebouças, Eduardo Viana Freires, Cláudio Ângelo da Silva Neto, Cynthia Romariz Duarte, and Michael Vandesteen Silva Souto. "Variação da linha de costa no litoral cearense (1984-2018)." Revista Brasileira de Geografia Física 12, no. 7 (January 31, 2020): 2551. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v12.7.p2551-2579.

Full text
Abstract:
A erosão costeira ocorre em várias partes do mundo. Ela, por vezes, destrói equipamentos e casas próximas da linha de costa causando prejuízos econômicos. No Estado do Ceará existem trechos que estão retrogradando, exemplo clássico é da área próxima do Porto do Mucuripe (Fortaleza). Diante do exposto, o objetivo deste estudo foi analisar a evolução da linha de costa de todo o Estado do Ceará, dentro da escala temporal de 1984 a 2018. Para alcançar esse objetivo foram realizados o processamento digital de imagens de satélite, confecção de mapas de variação da linha de costa e quantificação das áreas de progradação e retrogradação. Em termos matemáticos, na zona costeira do Ceará houve equilíbrio dinâmico entre os processos de acreção e erosão, contudo, existem alguns hotspots de erosão nos diferentes setores do litoral. Há a necessidade de monitoramento contínuo da zona costeira em diferentes escalas espaciais e temporais para melhor compreensão do comportamento costeiro, bem como políticas que inibam a ocupação deletéria a essa região. Shoreline variation in Ceará coastal zone (1984-2018) A B S T R A C TCoastal erosion occurs in several parts of the world. Sometimes, it destroys structures close to the shoreline causing economic damage. In the state of Ceará, Brazil, there are stretches with retrogradation. A classic example is from the area near the Mucuripe harbor (Fortaleza). From this context, the objective of this paper was to analyze the evolution of the State of Ceará shoreline between 1984 and 2018. To achieve this objective, the digital processing of satellite images was performed, developing maps of shoreline variation and quantification of progradation and retrogradation areas. In mathematical terms, at the coastal zone of Ceará there was a dynamic balance between the processes of accretion and erosion. However, there are some erosion hotspots in different sectors of the state shoreline. There is a need for continuous monitoring of the coastal zone in different spatial and temporal scales to better understand coastal behavior, as well as policies that inhibit the deleterious occupation of this region.Keywords: Coastal zone; Monitoring; Coastal Erosion.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Resende, Erica Simone Almeida. "Aporia e trauma na crise de significados do Onze de Setembro." Contexto Internacional 32, no. 1 (June 2010): 205–38. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-85292010000100007.

Full text
Abstract:
Recorrendo a conceitos e a teorias que relacionam significados, representações, memória e trauma, destacaremos como os acontecimentos de Onze de Setembro foram capazes de desestabilizar representações e significados, quebrar a linha da História, subverter sentidos, romper percepções espaço-temporais e abalar as grades de inteligibilidade que permitiam que os americanos dessem sentido à realidade e a si próprios. Nosso objetivo é compreender como representações mudas e hiper-reais dos eventos de 2001 provocaram uma situação de falha de linguagem, o que teria resultado em um momento de aporia. Arguiremos que o Onze de Setembro, devido à dificuldade de significação, encontrar-se-ia no cerne de um trauma nos imaginários coletivos americanos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Issao Chiba, Guilherme, and Mônica Maria Mendes Luna. "Time series models: an analysis of demand forecast accuracy for a product line in a clothing company." Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas 15, no. 4 (November 24, 2020): 219–51. http://dx.doi.org/10.15675/gepros.v15i4.2664.

Full text
Abstract:
Purpose – The purpose of this paper is to compare the performance of time series forecasting methods for a product line in a clothing company by analyzing the accuracy of demand forecasts Design/methodology/approach – This paper presents a case study in a large clothing company. Several methods were used to obtain both quantitative and qualitative data. Qualitative data were mainly used to describe the demand forecasting process and the quantitative data to make forecasts. Three time series models were applied to make forecasts and an accuracy analysis was done using different error measures. Findings – Regarding the three time series models applied in this case study, the static one is suitable for the product line considered, especially taking into account the impact of forecasting errors for carrying inventory and stockouts. We also identified advantages of quantitative methods and highlighted the importance of the forecast’s accuracy evaluation to choose an adequate model. Originality/value – There are few studies describing in detail the use of quantitative forecasting methods, specially addressing the forecasting process and error accuracy evaluation. This paper describes the use of three different time-series models to forecast the demand of the main product line in a large Brazilian clothing company. Furthermore, it suggests how to analyze the impact of forecasting errors on level inventory decisions and emphasizes forecast’s accuracy importance to support management decisions, a topic rarely addressed in the literature. Keywords - Demand forecasting. Time series forecast. Static methods. Winter Model.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Mayastinasari, Vita, Benyamin Lufpi, and Novi Indah Earlyanti. "STRATEGI PENGUATAN BUDAYA ETIK BERLALU LINTAS." Journal of Indonesia Road Safety 1, no. 3 (December 31, 2018): 157. http://dx.doi.org/10.19184/korlantas-jirs.v1i3.15010.

Full text
Abstract:
His research aims to recommend a strategy to strengthen the ethical culture of traffic that is expected to provide output in the form of: The realization of security, safety, order, smooth traffic; Realizing the positive performance of the police institution; Improving the quality of life of the community. The results of the study are also expected to accelerate the integration between units in the traffic function in order to realize the optimization of police traffic performance, efficiency and effectiveness of traffic police performance and optimization of road safety so as to reduce: the number of traffic accidents, potential security and road safety and congestion disruptions traffic.The focus of the study includes: Traffic violations; Constraints to realizing Security, Safety, Order, Smooth Traffic (Kamseltibcarlantas); Strategies for strengthening the ethical culture of traffic to realize Kamseltibcarlantas. Various obstacles to realizing Security, Safety, Order, Smooth Traffic (Kamseltibcarlantas) cover several aspects, namely: regulation, availability of public transportation, databases and information technology. Some strategies that can be developed related to strengthening the ethical culture of traffic are: a) Determination of regulations related to reward and punishment of traffic violators; b) Provision and development of safe public transportation; c) Integration of data and systems; d) Integrated online police service development.Regulation of the Head of the Indonesian National Police (Perkap) Number 9 of 2012 concerning Driving Permits related to blocking as a police measure to mark Regident data Drivers who commit violations as temporary restrictions on the legitimacy of driving a motorized vehicle need to be applied consistently. The results of the study also recommended that the local government (Pemda) provide public transportation at affordable costs by the community and cover all of its areas (including remote areas) for school children, so that there were no obstacles in transportation from home to school. Besides that, it is necessary to integrate police service data with a uniform program and format so as to facilitate data synchronization between work units within the police institution and between institutions (eg population data with police data, police data with hospital or raharja service data, etc.). It is appropriate to develop an online police service in an integrated, not partial manner so that it is connected between regions throughout the jurisdiction of the Republic of Indonesia. Penelitia ini bertujuan merekomendasikan strategi penguatan budaya etik berlalu lintas yang diharapkan dapat memberikan output berupa: Terwujudnya keamanan, keselamatan, ketertiban, kelancaran lalu lintas; Terwujudnya kinerja positif institusi kepolisian; Peningkatan kualitas hidup masyarakat. Hasil penelitian juga diharapkan dapat mempercepat integrasi antar unit pada fungsi lalu lintas guna mewujudkan optimalisasi kinerja kepolisian bidang lalu lintas, efisiensi dan efektivitas kinerja kepolisian bidang lalu lintas serta optimalisasi keselamatan jalan sehingga menurunkan: angka kecelakaan lalu lintas, potensi gangguan keamanan dan keselamatan jalan serta kemacetan lalu lintas.Fokus penelitian mencakup: Pelanggaran lalu lintas; Kendala mewujudkan Keamanan, Keselamatan, Ketertiban, Kelancaran Lalu Lintas (Kamseltibcarlantas); Strategi penguatan budaya etik berlalu lintas guna mewujudkan Kamseltibcarlantas. Berbagai kendala mewujudkan Keamanan, Keselamatan, Ketertiban, Kelancaran Lalu Lintas (Kamseltibcarlantas) mencakup beberapa aspek, yaitu: regulasi, ketersediaan transportasi umum, database dan teknologi informasi. Beberapa strategi yang dapat dikembangkan terkait penguatan budaya etik berlalu lintas adalah: a) Penetapan regulasi terkait reward and punishment pelanggar lalu lintas; b) Penyediaan dan pengembangan transportasi umum berkeselamatan; c) Pengintegrasian data dan sistem; d) Pembangunan layanan kepolisian online secara terintegrasi.Peraturan Kepala Kepolisian Negara Republik Indonesia (Perkap) Nomor 9 Tahun 2012 Tentang Surat Izin Mengemudi terkait pemblokiran sebagai tindakan kepolisian untuk memberikan tanda pada data Regident Pengemudi yang melakukan pelanggaran sebagai pembatasan sementara terhadap legitimasi mengemudikan kendaraan bermotor perlu diterapkan secara konsisten. Hasil penelitian juga merekomendasikan Pemerintah Daerah (Pemda) setempat meyediakan transportasi umum berkeselamatan berbiaya terjangkau oleh masyarakat dan mencakup seluruh daerahnya (termasuk pelosok) untuk anak-anak sekolah, sehingga tidak ada kendala transportasi dari rumah menuju sekolah. Selain itu perlu dilakukan pengintegrasian data layanan kepolisian dengan program dan format yang seragam sehingga memudahkan sinkronisasi data antar satuan kerja dilingkungan institusi kepolisian dan antar institusi (misalnya data kependudukan dengan data kepolisian, data kepolisian dengan data instansi rumah sakit atau jasa raharja dan lain sebagainya). Selayaknya pembangunan layanan kepolisian online secara terintegrasi, tidak parsial sehingga terkoneksi antar wilayah diseluruh wilayah hukum kepolisian negara Republik Indonesia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Kleina, Mariana, Luiz Carlos Matioli, and Eduardo Alvim Leite. "IDENTIFICAÇÃO, MONITORAMENTO E PREVISÃO DE TEMPESTADES ELÉTRICAS UTILIZANDO MÉTODOS NUMÉRICOS." Boletim de Ciências Geodésicas 22, no. 4 (December 2016): 589–612. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-21702016000400034.

Full text
Abstract:
Nesta pesquisa é apresentado um sistema de identificação, monitoramento e previsão de tempestades elétricas baseado em clusterização de descargas atmosféricas e conexões espaciais/temporais de núcleos elétricos detectados. Durante o processo, diversas variáveis meteorológicas são calculadas e então projetadas uma hora à frente através da técnica de extrapolação de dados. A validação da metodologia proposta é feita por meio da comparação dos dados observados com a previsão realizada. A metodologia é validada e aplicada em uma região que abrange a linha de transmissão de energia elétrica mais importante do Brasil, bastante vulnerável às condições climáticas, afetada especialmente por descargas atmosféricas. Exemplos práticos são apresentados a fim de visualizar o produto do sistema proposto, onde duas situações distintas são analisadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Pinto, Marinaldo F., Antonio P. Camargo, Alexsandro C. S. Almeida, Dinara G. Alves, and Tarlei A. Botrel. "Desenvolvimento de um sistema para o controle do pH da água para microirrigação." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 15, no. 2 (February 2011): 211–17. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662011000200015.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi desenvolver um sistema eletrônico de controle do pH da água para microirrigação. O trabalho foi realizado no Laboratório de Hidráulica do Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB) da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ/USP). O sistema de controle consta de um sensor de pH, um circuito eletrônico programado para manter o pH da água em 5,5 e um dispositivo de injeção de ácido controlado por uma válvula solenóide comandada por pulsos elétricos enviados pelo circuito eletrônico. O sistema foi testado em águas de diferentes valores iniciais de pH (variando de 6,2 a 9,2) sob vazão constante (264 L h-1) e variável, sendo efetuada a medição do pH imediatamente à jusante do sistema e ao longo da linha lateral, nos pontos situados a 1, 14, 29 e 44 m do início e em diferentes intervalos de tempo a partir do início dos ensaios. Os resultados obtidos comprovam a eficiência do sistema para manter o pH da água na faixa desejada, tanto para a condição de vazão constante quanto para a variável. Não foram verificadas variações temporais nem espaciais significativas na linha lateral de irrigação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Da Silva, Luciana Maria, and Milde Maria Da Silva Lira. "Desplazamiento espacial y temporal del litoral en las playas de Recife y Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, Brasil." Revista Cartográfica, no. 96 (April 30, 2018): 13–31. http://dx.doi.org/10.35424/rcarto.i96.185.

Full text
Abstract:
Nas últimas décadas, o crescimento da urbanização vem provocando grandes transformações nos aspectos sociais, econômicos e morfológicos nas áreas costeiras. As praias urbanas de Boa Viagem e Pina (Recife-PE) e a praia de Piedade (Jaboatão dos Guararapes-PE) têm apresentado estes aspectos, onde se observa vulnerabilidade costeira à erosão. O objetivo deste trabalho é analisar o deslocamento espacial e temporal da linha de costa. Para isto modelouse a massa de dados obtida do método de levantamento geodésico relativo cinemático, o qual possibilita o monitoramento da linha de costa, para os anos de 2007, 2009, 2010 e 2012. Foi empregado o método de transectos, o qual é necessário adotar uma linha de costa como base, 2007. E foi dividida a área de estudo em 6 setores para que se pudesse analisar o deslocamento médio da linha de costa. Os setores 1 e 5 apresentam acreção em todos os períodos analisados (2007-2009, 2007-2010, 2007-2012). O setor 2 apresentou erosão em todos os períodos analisados. Os setores 3 e 6 nos períodos de 2007-2009 e 2007-2010, apresentaram erosão, enquanto de 2007-2012 apresentaram tendência a acreção. Destacase que no setor 4 não se realizou o cálculo devido ser a área que apresenta enrocamento. Esse estudo tende a contribuir para análise do comportamento temporal nos projetos de tomadas de decisões em ambientes costeiros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Santos, André Luis Santana, Hérica Santos da Silva, José Rodrigo Santos Silva, and Tatijana Stosic. "Propriedades Multifractais da Temperatura do Ar Diária no Nordeste do Brasil." Revista Brasileira de Meteorologia 34, no. 1 (March 2019): 23–31. http://dx.doi.org/10.1590/0102-7786334012.

Full text
Abstract:
Resumo A investigação da dinâmica das variáveis climáticas fornece informações importantes sobre a sua variabilidade espaço-temporal. Compreender esses processos é fundamental para o desenvolvimento de modelos climáticos que sirvam de base para a análise de cenários futuros e para a previsão das mudanças climáticas. Neste trabalho, analisaram-se as propriedades multifractais das séries diárias de temperatura do ar no Nordeste do Brasil, registradas no período de 1990 a 2015, em 94 estações meteorológicas distribuídas na região. Aplicou-se o método Multifractal Detrended Fluctuation Analysis (MF-DFA), que foi desenvolvido para quantificar correlações de longo alcance em séries temporais multifractais. Os resultados mostraram que o processo que gera a variabilidade da temperatura do ar segue a dinâmica multifractal, com maior influência do componente sazonal. Observou-se, além disso, uma autocorrelação persistente, com maior persistência na proximidade da Linha do Equador. O grau de multifractalidade indicado pela largura do espectro multifractal varia de acordo com a classificação climática da região. A multifractalidade mais forte foi observada na Zona da Mata e no Agreste. Nesse sentido, os resultados indicam que uma longa memória em séries temporais da temperatura do ar média diária do Nordeste brasileiro deve ser modelada como um processo multifractal e pode contribuir para o desenvolvimento de modelos climáticos regionais mais confiáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Vortmeyer, Alexander O., and Ahmed K. Alomari. "Pathology of the Nervous System in Von Hippel-Lindau Disease." Journal of Kidney Cancer and VHL 2, no. 3 (June 11, 2015): 114–29. http://dx.doi.org/10.15586/jkcvhl.2015.35.

Full text
Abstract:
Von Hippel-Lindau (VHL) disease is a tumor syndrome that frequently involves the central nervous system (CNS). It is caused by germline mutation of the VHL gene. Subsequent VHL inactivation in selected cells is followed by numerous well-characterized molecular consequences, in particular, activation and stabilization of hypoxia-inducible factors HIF1 and HIF2. The link between VHL gene inactivation and tumorigenesis remains poorly understood. Hemangioblastomas are the most common manifestation in the CNS; however, CNS invasion by VHL disease-associated endolymphatic sac tumors or metastatic renal cancer also occur, and their differentiation from primary hemangioblastoma may be challenging. Finally, in this review, we present recent morphologic insights on the developmental concept of VHL tumorigenesis which is best explained by pathologic persistence of temporary embryonic progenitor cells.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Risse, Lorena. "STORIES E SEUS CONSTRUTOS DE TEMPORALIDADE: a presentificação de um passado recente." Dispositiva 7, no. 11 (October 5, 2018): 61–81. http://dx.doi.org/10.5752/p.2237-9967.2018v7n11p61-81.

Full text
Abstract:
O artigo tem como foco traçar apontamentos sobre a constituição de temporalidades próprias das novas mídias, construtos midiáticos de tempo que alimentam e movimentam o funcionamento de espaços imagéticos específicos, que têm protagonizado novas tendências comunicacionais. Trazemos para o centro do debate o conceito de efemeridade vendo-o enquanto qualidade presente nas narrativas contemporâneas sobre o cotidiano, acompanhado de materiais empíricos nos quais o devir se faz presente de forma material, através de elementos na interface e na superfície da imagem, que é essencialmente efêmera. Criando imagens com marcas temporais tão fortes, como uma vida útil de 24 horas, uma duração limitada de captação e exibição, entre outras, estas iniciativas colocam-se numa linha de frente de serviços que se pautam cada vez mais na experiência imagética única, do que relações de permanência e de eterno retorno ao arquivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Palmer, J. Mark, Newton J. Coker, and Richard L. Harper. "Papillary Adenoma of the Temporal Bone in von Hippel-Lindau Disease." Otolaryngology–Head and Neck Surgery 100, no. 1 (January 1989): 64–68. http://dx.doi.org/10.1177/019459988910000110.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Marques, Derivan Dutra, Alaan Ubaiara Brito, Alan Cavalcanti da Cunha, and Leandro Rodrigues de Souza. "Variação da radiação solar no estado do Amapá: estudo de caso em Macapá, Pacuí, Serra do Navio e Oiapoque no período de 2006 a 2008." Revista Brasileira de Meteorologia 27, no. 2 (July 2012): 127–38. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-77862012000200002.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo foi estimar o potencial de energia solar a partir da variação da radiação solar global (RSG), no Estado do Amapá no período de 2006 a 2008. Foram utilizadas séries históricas temporais de RSG de quatro estações meteorológicas automáticas (PCD's) distribuídas numa área central do Estado. Os resultados indicaram que a distribuição da RSG anual apresentou valor máximo da ordem de 4900 Wh.m-2.dia-1 sobre a estação de Macapá, devido a sua proximidade com a linha do equador. Em Serra do Navio, Pacuí e Oiapoque foram observados valores entre 4000, 4400 e 3800 Wh.m-2.dia-1, respectivamente. Conclui-se que as localidades estudadas do Amapá apresentam significativo potencial para aproveitamento fotovoltaico durante todo o ano. Este potencial sugere uma viabilidade estratégica de instalação de sistemas fotovoltaicos, tanto em sistemas urbanos consolidados quanto em comunidades remotas para geração de energia elétrica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

ARIGONY NETO, Jorge, Cláudio Wilson MENDES JÚNIOR, Rafael Da Rocha RIBEIRO, and Jefferson Cardia SIMÕES. "Uso de imagens ERS SAR no monitoramento de zonas superficiais de neve e gelo da região nordeste da Península Antártica." Pesquisas em Geociências 36, no. 2 (August 31, 2009): 203. http://dx.doi.org/10.22456/1807-9806.17867.

Full text
Abstract:
Imagens ERS SAR adquiridas no verão austral de 1993 e 1996-97 e primavera de 1996 e 2000 foram usadas para a análise das variações espaço-temporais de fácies ou zonassuperficiais de neve e gelo de geleiras (ZSNG, i.e., zonas de neve seca, percolação, neve úmida e gelo exposto) da região nordeste da Península Antártica (PA). A área de estudo compreende as ilhas James Ross, Vega, Eagle e Corry e a região norte da Península Trinity. Algoritmos baseadosem regras de decisão foram desenvolvidos para discriminar as ZSNG nas imagens ERS SAR. Dados da cobertura de rochas e da linha de costa do Antarctic Digital Database foram usados para mascarar as áreas de rochas e áreas oceânicas, respectivamente. Através do uso de ferramentas de análise espacial de um SIG, foram calculados valores máximos de altitude e áreas totais das ZSNG e geradas imagens de suas variações e freqüências. Além disso, a dinâmica das ZSNG foi comparada com dados de temperatura média diária do ar superficial medidas por estações meteorológicas. Mudanças significativas foram observadas em ZSNG na PA, de 1993 a 2000. A dinâmica das ZSNG mostrou boa correlação com as variações interanuais e sazonais da temperatura do ar superficial. As variações espaço-temporais foram interpretadas como respostas aos diferentes tipos de geleiras aos parâmetros climáticos, oceanográficos e topográficos. As maiores variações nas ZSNG foram observadas na região leste da Península Trinity, noroeste da ilha James Ross, leste da ilha Vega e oeste da ilha Eagle.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Carvalho, Alexandre Freitas de, Adriano de Almeida Pereira, Uebister Igor dos Santos Guedes, Hugo Politano, Matheus Valério Almeida Oliveira, Idico Luiz Pellegrinotti, Juliana Cristina Viola, Ricardo Pablo Passos, and Guanis de Barros Vilela Júnior. "O TEMPO DE POSSE DE BOLA DURANTE A UTILIZAÇÃO DE UM JOGADOR NA FUNÇÃO DE GOLEIRO LINHA-GL E/OU LINHA GOLEIRO-LG NA LIGA NACIONAL DE FUTSAL TEMPORADA 2018." Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida, no. 2 (July 8, 2020): 1–9. http://dx.doi.org/10.36692/cpaqv-v12n2-45.

Full text
Abstract:
As estratégias táticas das equipes de futsal veem evoluindo ao longo dos anos, migrando da tática de Goleiro Linha-GL para a de Linha Goleiro-LG. Diante disso, este estudo busca elucidar estas relações. Os dados foram coletados dos vídeos das partidas da Liga Nacional de Futsal na temporada 2018. Foram feitas observações diretas extensivas de 16 equipes, mediante anotação em planilha. Das 16 equipes analisadas, 15 utilizaram o GL ou o LG em algum momento da partida. Nove equipes utilizaram o GL, destas, cinco ultrapassaram os 5 minutos do tempo de posse de bola. Dez equipes utilizaram o LG, destas, seis equipes ultrapassaram os 5 minutos do tempo de posse de bola. Em contrapartida, a equipe ES utilizou o LG durante 24,68s, ou seja, mais do dobro da soma do tempo de posse de bola de todas as equipes analisadas. As estratégias táticas do GL e do LG foram utilizadas pela maioria das equipes, principalmente quando a equipe estava em desvantagem no placar da partida. Em contrapartida, apesar de não obter êxito, a equipe ES com uma proposta tática inovadora utilizou o LG do início ao fim do 1º e 2º tempo em todas as partidas analisadas, o que justifica a necessidade de incrementar um estudo visando analisar mais este sistema tático. Portanto, conclui-se que o sistema tático do LG está sendo o mais adotado pelas equipes, porém, carece de novos estudos sobre a sua efetividade, já que a equipe que utilizou esta estratégia por mais tempo, não teve resultados satisfatórios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Nascimento, Francisco das Chagas Araujo, Fabiane Regina Cunha Araújo, and Célia Campos Braga. "Análise dos padrões espaciais e temporais da precipitação no Estado do Maranhão – Brasil." Revista Brasileira de Geografia Física 8, no. 2 (December 1, 2015): 422. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v8.2.p422-430.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem o objetivo de verificar os padrões de precipitação pluvial no estado do Maranhão utilizando técnicas estatísticas da análise em multivariadas e relacioná-los com os principais fenômenos meteorológicos atuantes no estado. A área geográfica de estudo refere-se ao estado do Maranhão localizado no extremo Oeste do Nordeste do Brasil. Os dados de precipitação pluvial foram obtidos de 84 postos pluviométricos fornecidos pela Agência Nacional de Águas e Instituto Nacional de Meteorologia compreendendo o período de 1985 a 2014. Utilizou-se técnicas de Análise de Componentes Principais na definição dos padrões. Os resultados mostraram que nos meses de janeiro a abril as chuvas são mais intensas no norte do estado e no extremo com Tocantins, relacionadas à Zona de Convergência Intertropical, aos Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis e influência Amazônica. Nos meses de maio a agosto a precipitação é predominante na parte noroeste influenciada pelas Zona de Convergência Intertropical e Linha de Instabilidades e nos meses de setembro a dezembro ocorrem em maior quantidade no extremo Sul do estado influenciada pela Zona de Convergência do Atlântico Sul.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography