Academic literature on the topic 'Lipídios - metabolismo'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Lipídios - metabolismo.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Lipídios - metabolismo"

1

Da Silva, Eduardo Valdemar, Thaiz Ferreira Galvão, Mariana Dourado Cruz, and Jaim Simões De Oliveira. "APLICAÇÃO DA LIPIDÔMICA NA DOENÇA DE ALZHEIMER." REVISTA FOCO 16, no. 9 (September 29, 2023): e3010. http://dx.doi.org/10.54751/revistafoco.v16n9-197.

Full text
Abstract:
O metabolismo lipídico tem uma função significativa no sistema nervoso central e a doença de Alzheimer é uma doença senil relacionada à idade, que é caracterizada por degeneração nervosa. O desenvolvimento patológico da doença de Alzheimer está intimamente relacionado aos distúrbios do metabolismo dos lipídios. Como o cérebro tem um alto teor de lipídios, o perfil lipidômico pode oferecer novos “caminhos” sobre a doença de Alzheimer. Assim, o objetivo do estudo foi avaliar a aplicação da lipidômica no auxílio da diversidade e especificidade das características lipídicas, relacionando com a doença de Alzheimer, por meio de uma revisão sistemática integrativa da literatura. Por meio de 16 artigos selecionado foi observado que a lipidômica em conjunto com os métodos analíticos espectrometria de massa, ressonância magnética nuclear, cromatografia em camada fina, cromatografia, cromatografia de fluido supercrítico e capilar eletroforese, podem auxiliar na descoberta de qual classe lipídica tem mais relação com a doença de Alzheimer.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Urbano, S. A., M. A. Ferreira, J. P. F. Oliveira, D. M. Lima Júnior, and R. P. X. Andrade. "Fontes de gordura sobre a modulação do perfil de ácidos graxos da carne de pequenos ruminantes." Archivos de Zootecnia 63, no. 241 (January 28, 2014): 147. http://dx.doi.org/10.21071/az.v63i241.596.

Full text
Abstract:
O metabolismo dos lipídios nos ruminantes envolve processos que modificam substancialmente os lipídios da dieta, sendo parcialmente responsáveis pela presença de grandes quantidades de ácidos graxos saturados na carne destes animais, bem como pela presença de CLA. Diante da preocupação do consumidor atual com aspectos concernentes à saúde, a ciência animal tem buscado manipular o perfil lipídico da carne de pequenos ruminantes objetivando enriquecê-la com ácidos graxos poli-insaturados, diminuir a relação saturado/insaturado e aumentar os teores de CLA. A dieta tem sido apontada como principal fator que influencia o perfil lipídico da carne de ruminantes. A literatura sugere que a suplementação com lipídios ricos em ácidos graxos poli-insaturados é eficiente em diminuir os ácidos graxos saturados e aumentar os teores de ácidos poli-insaturados benéficos à saúde humana. Fatores como relação volumoso : concentrado, fonte lipídica usada na suplementação, proteção da gordura e tempo de suplementação têm influência significativa sobre o efeito da inclusão de lipídios na alimentação de pequenos ruminantes. As sementes oleaginosas e seus respectivos óleos têm se mostrado eficientes em incrementar os teores de ácidos graxos poli-insaturados e CLA na carne de caprinos e ovinos. O óleo de peixe e extrato de algas marinhas são fontes eficazes para maior deposição de ácidos graxos poli-insaturados de cadeia muito longa na carne. São necessárias mais pesquisas que investiguem como a dieta, e mais precisamente os lipídios, modulam os processos que ocorrem em nível de rúmen e modificam o perfil lipídico da carne de caprinos e ovinos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ballen, Marcia L. O., Vera L. Moretto, Maisa P. dos Santos, Talita S. S. Gonçalves, Nair H. Kawashita, Luis F. Stoppiglia, Maria Salete F. Martins, and Maria Helena G. Gomes-da-Silva. "Restrição protéica na prenhez: efeitos relacionados ao metabolismo materno." Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 53, no. 1 (February 2009): 87–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27302009000100013.

Full text
Abstract:
Foram avaliadas as alterações no metabolismo materno durante a prenhez em ratas Wistar, prenhes e não-prenhes, submetidas à restrição protéica, que receberam dietas isocalóricas (15,74 kJ/g), controle ou hipoprotéica (17% versus 6%), distribuídas em quatro grupos (n = 7), quais sejam: controle não-prenhe (CNP) e prenhe (CP) e hipoprotéico não-prenhe (HNP) e prenhe (HP), do 1º ao 18º dia de prenhez. Parâmetros bioquímicos, hormonais e relacionados à síntese de lipídios foram considerados. Utilizou-se ANOVA a duas vias seguido de teste Tukey-HSD e teste t de Student, significância de p < 0,05. A restrição protéica elevou a síntese de lipídios e a atividade da enzima málica (EM) no fígado (FIG) e reduziu a massa (%) e a razão lipí+dio/glicogênio nesse tecido, bem como reduziu a ingestão protéica (total e %), o conteúdo (%) de lipídios na glândula mamária (GMA), as proteínas e a albumina séricas, com consequente redução nas massas da placenta e fetos. A prenhez reduziu a proteinemia, a albuminemia, a síntese de lipídios, a atividade da EM, os lipídios e o glicogênio no FIG. Mas elevou a massa corporal final, a massa (%) do tecido adiposo gonadal (GON), do FIG e da GMA, e reduziu a massa (%) da carcaça (CARC), a síntese e o conteúdo de lipídios no GON e, na GMA, o conteúdo de lipídios. A insulinemia elevou-se na prenhez, com glicemia reduzida, caracterizando resistência hormonal. A leptina e a prolactina também se elevaram na prenhez, sendo o aumento maior no HP. A restrição protéica na prenhez modificou o metabolismo materno, alterando a síntese de lipídios no FIG e o perfil hormonal, além de reduzir a massa da placenta e dos fetos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silveira, Leonardo R., Carlos Hermano da Justa Pinheiro, Claudio C. Zoppi, Sandro M. Hirabara, Kaio F. Vitzel, Reinaldo A. Bassit, Marina R. Barbosa, et al. "Regulação do metabolismo de glicose e ácido graxo no músculo esquelético durante exercício físico." Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 55, no. 5 (June 2011): 303–13. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27302011000500002.

Full text
Abstract:
O ciclo glicose-ácido graxo explica a preferência do tecido muscular pelos ácidos graxos durante atividade moderada de longa duração. Em contraste, durante o exercício de alta intensidade, há aumento na disponibilidade e na taxa de oxidação de glicose. A produção de espécies reativas de oxigênio (EROs) durante a atividade muscular sugere que o balanço redox intracelular é importante na regulação do metabolismo de lipídios/carboidratos. As EROs diminuem a atividade do ciclo de Krebs e aumentam a atividade da proteína desacopladora mitocondrial. O efeito oposto é esperado durante a atividade moderada. Assim, as questões levantadas nesta revisão são: Por que o músculo esquelético utiliza preferencialmente os lipídios no estado basal e de atividade moderada? Por que o ciclo glicose-ácido graxo falha em exercer seus efeitos durante o exercício intenso? Como o músculo esquelético regula o metabolismo de lipídios e carboidratos em regime envolvendo o ciclo contração-relaxamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Machado, Adriana Rodrigues, Rosane da Silva Rodrigues, Leticia Marques de Assis, Carmen Lucia Garcez Ribeiro, Andrea da Silva Ramos Rocha, Mirian Ribeiro Galvão Machado, and Leonor Almeida de Souza-Soares. "Estudos bioquímios e histopatológicos do fígado de ratos wistar alimentados com Spirulina cepa LEB-18 em tamanho micrométrico e nanométrico." Research, Society and Development 10, no. 1 (January 25, 2021): e50310111654. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11654.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo foi avaliar as respostas bioquímicas e histopatológicas de ratos fêmeas alimentados por 15 dias com dietas contendo Spirulina cepa LEB 18 no tamanho de micrômetro (Sm) e nanômetro (Sn), dieta aproteica (A) e dieta controle (C) contendo caseína. Foram utilizadas 24 fêmeas recém-desmamadas (21 dias) da linhagem Wistar / UFPEL. As análises realizadas foram: lipídios nas dietas, excrementos e fígado, cálculo da digestibilidade lipídica, determinações bioquímicas séricas do colesterol total e frações (LDL, HDL e VLDL) e triacilgliceróis e glicemia, e avaliação histopatológica dos fígados. As dietas contendo Spirulina LEB 18 nos tamanhos micro e nanométricos não alteraram parâmetros bioquímicos (colesterol total e frações, triacilgliceróis e glicose) de ratos Wistar em crescimento. Dados fisiológicos e bioquímicos de ratos submetidos à dieta (A) indicam comprometimento do metabolismo lipídico, devido à ausência de proteína, o que reflete diretamente em lesões hepáticas bastante heterogêneas quanto ao padrão e intensidade em relação (aos) às demais dietas, e pode ser devido à deposição lipídica mais evidenciada em uma dieta aproteica, provavelmente causada por deficiência de proteínas e, portanto, pelo declínio na produção e exportação de lipoproteínas pelo fígado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Sá, Clodoaldo Antônio de, Juan Marcelo Fernández, and Marzo Edir Da Silva-Grigoletto. "Respostas metabólicas à suplementação com frutose em exercício de força de membros inferiores." Revista Brasileira de Medicina do Esporte 16, no. 3 (June 2010): 176–81. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-86922010000300004.

Full text
Abstract:
A frutose, por seu metabolismo independente da insulina, realiza significativas alterações no metabolismo hepático, promovendo um entorno metabólico favorável ao metabolismo tanto da glicose como dos lipídios, durante o exercício. Essa condição tem sido bastante estudada em exercício de endurance; no entanto, nenhum estudo sobre a suplementação com frutose no exercício de força (EF) foi encontrado. O objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos agudos da adição de frutose a um suplemento de glicose sobre o metabolismo de lipídios em EF. Vinte homens treinados ingeriram suplemento de glicose (G) ou glicose mais frutose (G+F), 15 minutos antes de realizar exercício de força (10 séries de 10 repetições). Os sujeitos foram testados em ordem randômica em um desenho cruzado e com uma semana de intervalo em duas condições experimentais: EF+(G) e EF+(G+F). A análise dos resultados mostrou que os valores de triglicérides durante o exercício foram maiores (p < 0,05) quando os sujeitos foram suplementados com G+F do que quando suplementados apenas com G. Ao final do exercício, os valores de ácidos graxos livres foram maiores quando os sujeitos foram suplementados G+F (p < 0,05). A glicemia foi menor durante o exercício e maior na recuperação (p < 0,05) para essa condição. O comportamento da insulina não diferiu entre os experimentos durante o exercício de força (p > 0,05), mas foi maior em G+F que em G (p < 0,05) durante a recuperação. A percepção subjetiva de esforço (PSE) foi menor (p < 0,05) para a suplementação com G+F do que com G. Em conclusão, a suplementação com G+F afeta positivamente o metabolismo de lipídios durante o exercício de força e favorece seu metabolismo imediatamente após o esforço, proporcionando condição metabólica que reflete em uma condição que afeta favoravelmente a PSE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Schirley Nóbrega da, Keyla Fontes de Oliveira, Carlos Teixeira Brandt, and Vera Lúcia de Menezes Lima. "Estudo dos lipídios em jovens portadores de esquistossomose hepatoesplênica submetidos a tratamento cirúrgico." Acta Cirurgica Brasileira 17, no. 4 (August 2002): 251–57. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-86502002000400010.

Full text
Abstract:
Objetivo: Avaliar o metabolismo lipídico em uma população de jovens portadores de esquistossomose na forma hepatoesplênica associada a varizes sangrentas de esôfago. Métodos: Foram selecionados, aleatoriamente, 20 jovens com estas anormalidades, submetidos a esplenectomia, ligadura da veia gástrica esquerda e auto-implante de tecido esplênico no omento maior. Como controle foram selecionados 20 adolescentes saudáveis, com a mesma condição sócio-econômico ambiental do grupo estudo. Destes dois grupos, obtiveram-se plasma e eritrócitos de onde foram extraídos, separados e dosados os lipídios neutros, colesterol livre e esterificado, fosfolipídios e triglicerídios. Resultados: A concentração molar de colesterol total do grupo de pacientes foi discretamente reduzida quando comparada ao grupo de indivíduos controles. Resultados similares foram observados com as frações de colesterol esterificado e colesterol livre. Houve redução na concentração de triglicerídios plasmáticos mas não significativa. Os fosfolipídios individuais apresentarem concentração relativa similar aos do grupo controle, entretanto houve redução significativa (p < 0,01) na fração fosfatidiletanolamina dos pacientes, cuja redução não alterou significatvamente os fosfolipídios totais plasmáticos. Na membrana eritrocitária, os níveis de colesterol total e fosfolipídio total, não sofreram alterações significativas. Conclusão: Os dados sugerem haver normalização nos níveis lipídicos no plasma e na membrana eritrocitária dos pacientes submetidos ao tratamento efetuado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ribeiro, Paula Adriane Perez, Priscila Vieira Rosa Logato, Daniella Aparecida de Jesús Paula, Adriano Carvalho Costa, Luis David Solis Murgas, and Rilke Tadeu Fonseca de Freitas. "Efeito do uso de óleo na dieta sobre a lipogênese e o perfil lipídico de tilápias-do-nilo." Revista Brasileira de Zootecnia 37, no. 8 (August 2008): 1331–37. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982008000800001.

Full text
Abstract:
Trinta e cinco machos de tilápia com peso médio de 205 g foram mantidos em caixas de 250 litros para avaliar o metabolismo lipídico de tilápias-do-nilo (Oreochromis niloticus). O experimento foi conduzido durante 30 dias, entre os meses de outubro e novembro de 2006. Foram avaliadas cinco dietas, cada uma contendo óleo de oliva, óleo de milho, óleo de soja, óleo de linhaça ou óleo de peixe. Utilizou-se delineamento inteiramente casualizado, com cinco tratamentos e sete repetições. Avaliaram-se a composição química, o perfil lipídico muscular e a atividade hepática de glicose-6-P desidrogenase (G6PD) e enzima málica. Os dados foram submetidos à análise de variância com médias comparadas pelo teste de Scott-Knott (5%). Não houve diferenças significativas para os teores de umidade e cinzas, porém, foram observadas alterações nos teores de lipídios e proteína nos peixes alimentados com as rações contendo óleo de oliva, milho ou soja. O fornecimento de dietas ricas em ácidos graxos poliinsaturados aumentou a composição desses ácidos graxos nos peixes. A atividade da G6PD foi superior à da enzima málica e foi mais alta nos animais alimentados com rações contendo óleos de oliva, milho ou soja, o que evidencia maior deposição lipídica muscular nesses peixes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Faldoni, Flávia Lima Costa. "DIETA RICA EM GORDURA E SUA RELAÇÃO COM O PROCESSO CARCINOGÊNICO." Revista Ensaios Pioneiros 1, no. 1 (December 19, 2017): 45–57. http://dx.doi.org/10.24933/rep.v1i1.1.

Full text
Abstract:
A etiologia do câncer ainda é um campo a ser explorado pelo fato de ser multifatorial, porém, estudos já têm comprovado o hábito alimentar como um dos fatores relevantes na proliferação de células cancerosas. Analisando este fator de risco na sociedade atual, principalmente a ocidental, em que a alimentação tem sido descuidada devido ao cotidiano conturbado e movimentado da maioria das pessoas e a rapidez e praticidade oferecida pelas empresas alimentícias, fica em evidência o aumento da ingestão de alimentos de baixo valor nutritivo e com maiores quantidades de gorduras. Sabe-se que a dieta rica em gordura pode contribuir com o processo carcinogênico, considerando que o excesso de ácidos graxos, entre outros produtos do metabolismo lipídico, é responsável pelo estímulo do crescimento celular, já que estes são utilizados como sinalizadores celulares; constituintes da formação de membrana celular e de componentes citoplasmáticos, além de contribuir para a manutenção da célula através das reservas de energia (Triglicerídeos). Os estudos recentes também têm demonstrado as alterações que o câncer promove no metabolismo de lipídios, como o aumento da absorção, da inflamação e da expressão de proteínas relacionadas a esse processo, a fim de atender as suas necessidades e promover a rápida proliferação no sistema. Em conjunto às novas descobertas sobre o mecanismo de influência da gordura exógena no câncer, surgem novas possibilidades da sua utilização para tratamento e diagnóstico. Diante do exposto, este trabalho tem por objetivo fazer uma revisão bibliográfica, nas principais bases de dados como Bireme, Lilacs e Pubmed, buscando esclarecer os mecanismos moleculares que envolvem o excesso de lipídios com o aumento da incidência de Câncer, assim como o controle da dieta como meio preventivo e nutricionalmente terapêutico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Yamashita, Alex Shimura, Fábio Santos Lira, Waldecir Paula Lima, Luiz Carlos Carnevali Jr., Daniela Caetano Gonçalves, Fábio Luis Tavares, and Marília Cerqueira Leite Seelaender. "Influência do treinamento físico aeróbio no transporte mitocondrial de ácidos graxos de cadeia longa no músculo esquelético: papel do complexo carnitina palmitoil transferase." Revista Brasileira de Medicina do Esporte 14, no. 2 (April 2008): 150–54. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-86922008000200013.

Full text
Abstract:
O ácido graxo (AG) é uma importante fonte de energia para o músculo esquelético. Durante o exercício sua mobilização é aumentada para suprir as necessidades da musculatura ativa. Acredita-se que diversos pontos de regulação atuem no controle da oxidação dos AG, sendo o principal a atividade do complexo carnitina palmitoil transferase (CPT), entre os quais três componentes estão envolvidos: a CPT I, a CPT II e carnitina acilcarnitina translocase. A função da CPT I durante o exercício físico é controlar a entrada de AG para o interior da mitocôndria, para posterior oxidação do AG e produção de energia. Em resposta ao treinamento físico há um aumento na atividade e expressão da CPT I no músculo esquelético. Devido sua grande importância no metabolismo de lipídios, os mecanismos que controlam sua atividade e sua expressão gênica são revisados no presente estudo. Reguladores da expressão gênica de proteínas envolvidas no metabolismo de lipídios no músculo esquelético, os receptores ativados por proliferadores de peroxissomas (PPAR) alfa e beta, são discutidos com um enfoque na resposta ao treinamento físico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Lipídios - metabolismo"

1

SILVA, Jaide Almeida da. "Lipídios dietéticos e eficiência energética." Universidade Federal de Pernambuco, 2004. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9020.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T23:04:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo8849_1.pdf: 281513 bytes, checksum: 49c2b82662c516d5fc715207a191af36 (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2004
Existe muita controvérsia na literatura a respeito da associação entre lipídios dietéticos, obesidade e doenças cardiovasculares. Até os dias atuais ainda não é possível estabelecer com embasamento cientifico as recomendações de ingestão de carboidratos e lipídios. O presente estudo teve como objetivo estudar os efeitos da dietas ricas em lipídios na eficiência energética de 10 voluntárias adultas saudáveis, as quais foram alimentadas durante 15 dias, com dieta rica em lipídios, em média 60% do valor calórico total, consumindo preparações culinárias comuns. Através da calorimetria indireta mediu-se o consumo de oxigênio das voluntárias durante repouso e atividade padrão em bicicleta ergométrica por 10 minutos antes e depois da dieta experimental. Os resultados indicam que houve aumento significativo (p<0,05) no consumo de oxigênio, o que pode explicar a manutenção do peso ou diminuição do mesmo, apesar da alimentação ser rica em calorias e gordura de origem animal, também não houve alteração nos lipídios séricos. Sendo assim os resultados indicam que o consumo de uma dieta com teor de gordura semelhante ao leite materno diminui a eficiência energética (aumenta consumo de oxigênio) em humanos o que pode explicar o não aumento do peso ou manutenção do mesmo, sem alterar lipídios séricos. Esses resultados indicam que conceitos largamente aceitos sobre a associação entre lipídios dietéticos e aumento de peso bem como, predisposição a hiperlipemias precisam ser revisados
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Caon, Glauco da Silva. "Metabolismo de lipídios em cetáceos : identificação de estoques populacionais, itens alimentares e gliceroneogênese." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2007. http://hdl.handle.net/10183/11130.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Berleze, Kally Janaina. "Efeitos de diferentes dietas sobre o metabolismo de lipídeos e de carboidratos em ratas normonutridas e desnutridas." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2005. http://hdl.handle.net/10183/7279.

Full text
Abstract:
A hipótese do fenótipo econômico propõe que a associação epidemiológica entre a restrição de crescimento intra-uterino e subseqüente desenvolvimento de Diabete Mellitus Tipo II (DM II) e a Síndrome Plurimetabólica resultam dos efeitos da má nutrição durante períodos críticos do crescimento e do desenvolvimento, que produz mudanças permanentes no metabolismo da glicose. Estas mudanças incluem capacidade reduzida para a secreção de insulina e resistência a insulina que, combinada com os efeitos da obesidade, do envelhecimento e da inatividade física, são fatores muito importantes no desenvolvimento do DM II. As ratas foram divididas em cinco grupos. Dois grupos receberam durante a gestação as seguintes dietas: grupo desnutrido e normonutrido: 7% e 25% de proteína e 10% de lipídio (óleo de soja), respectivamente. Após o nascimento as ratas continuaram com a dieta ofertada às mães até os 4 meses de idade. Grupo hipoprotéico e normoprotéico hiperlipídicos: 7% e 25% de proteína e 15% de lipídio (óleo de soja) durante a gestação e a lactação. Após o período lactacional as ratas dos grupos hiperlipídicos foram submetidas a uma dieta contendo 25% de proteína e 42% de lipídio (40 de banha de porco + 2% óleo de soja) até aos 8 meses de idade. O grupo que foi submetido a dieta comercial recebeu esta dieta durante a gestação e o período pós-natal. O objetivo do presente trabalho foi avaliar: I. Massa corporal; II. Relação tecido adiposo visceral/100 g massa corporal; III. Glicemia; IV. Concentração hepática de triglicerídeos; V. Captação de 2-deoxiglicose em fatias de músculo sóleo; VI. Teste de Sensibilidade à Insulina (TSI); VII. Teste de Tolerância à Glicose (TTG). Verificamos no presente trabalho que no grupo desnutrido: (i) a massa corporal foi menor em todas as idades avaliadas; (ii) a captação de 2-deoxiglicose em fatias de músculo foi 29,8% maior; (iii) no TTG a glicemia foi menor aos 30, 60 e 120 minutos após a injeção i.p. de glicose; (iiii) no TSI a glicemia foi menor aos 30 e 60 minutos após a injeção i.p. de insulina em relação ao grupo normonutrido. Verificamos, também, no presente trabalho que no grupo hipoprotéico hiperlipídico: (i) a relação do tecido adiposo total e visceral/100 g massa corporal foi maior nas duas idades estudadas; (ii) a captação de 2-deoxiglicose em fatias de músculo apresentou uma redução de 15,35%; (iii) a concentração plasmática de glicose foi 11,8% maior; (iiii) no TTG a glicemia foi maior, aos 30 e 60 minutos, após a injeção i.p. de glicose; (iiiii) a concentração hepática de triglicerídeos foi maior em relação ao grupo que foi submetido à dieta comercial Prévios estudos mostram que o insulto provocado pela restrição protéica durante o período fetal e lactacional aumenta a ação da insulina apesar de sua prejudicada secreção, mantendo assim uma tolerância normal à glicose. Mas, a ingestão de uma dieta hiperlipídica leva a um modesto prejuízo na ação periférica da insulina sem afetar a tolerância à glicose, em conseqüência da aumentada secreção de insulina. No entanto, a exposição crônica das duas intervenções dietéticas resulta em uma interação sinérgica, levando a um importante prejuízo na ação periférica da insulina em combinação com prejudicada resposta secretora de insulina, resultando em intolerância à glicose. Com estes resultados pode-se inferir que o genótipo econômico, a desnutrição durante a gestação e a lactação, uma dieta hiperlipídica e o estilo de vida sedentário são fatores que contribuem para o desenvolvimento da obesidade e conseqüentemente da resistência à insulina e do DM II.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Dinis, Ana Paula Gonçalves. "Níveis plasmáticos de lipídios em ratos submetidos à dieta com gordura suína como fonte lipídica após esplenectomia total isolada ou combinada com implante esplênico autógeno." Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2008. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2053.

Full text
Abstract:
Alguns estudos experimentais têm sugerido um importante papel do baço no metabolismo lipídico. Poucas análises, entretanto, avaliam o impacto que diferentes fontes de gordura possam exercer sobre os níveis de lipídios plasmáticos. O objetivo deste trabalho foi analisar o efeito de uma dieta nutricionalmente equilibrada (NE) e de uma dieta com gordura suína (GS) como fonte lipídica nos níveis de lipídios plasmáticos em ratos submetidos a esplenectomia total (ET) isolada ou combinada com implante esplênico autógeno (IEA). Foram utilizados 60 ratos Wistar machos adultos, distribuídos em seis grupos, cada um com dez animais: Grupo 1 controle operação simulada, com oferta de ração NE; Grupo 2 controle operação simulada, com oferta de ração GS; Grupo 3 submetidos a ET, com oferta de ração NE; Grupo 4 submetidos a ET, com oferta de ração GS; Grupo 5 submetidos a ET combinada com IEA e com oferta de ração NE; e Grupo 6 submetidos a ET combinada com IEA e com oferta de ração GS. Foram coletadas amostras sangüíneas imediatamente antes da operação (D0), e após 12 semanas de experimento (D+12), para verificação do perfil lipídico, quando os animais foram mortos, com retirada dos implantes esplênicos nos grupos 5 e 6. Houve regeneração morfológica de todos os tecidos esplênicos implantados, não se observando diferença no percentual de regeneração entre os grupos 5 e 6. Não houve diferença no ganho de peso e no consumo de ração entre os grupos de animais, assim como no lipidograma dos animais alimentados com dieta NE quando comparados os níveis plasmáticos em D0 e em D+12, enquanto nos grupos com modificação da fonte lipídica houve elevação das concentrações de colesterol total (CT), lipoproteína de baixa densidade (LDL), lipoproteína de muito baixa densidade (VLDL), triglicerídeos (TGL) e diminuição da concentração de lipoproteína de alta densidade (HDL). Quando comparados os seis grupos de animais, em D+12, apenas os níveis plasmáticos de HDL dos animais dos grupos 2, 4 e 6 apresentaram-se significativamente menores que os do grupo 3. Os resultados deste estudo permitem concluir que a dieta nutricionalmente equilibrada mantém os níveis de lipídios plasmáticos, enquanto a dieta à base de gordura suína provoca alterações no perfil lipídico de ratos alimentados com este tipo de ração, independentemente do procedimento cirúrgico realizado sobre o baço.
An important role of the spleen in lipid metabolism has been suggested by clinical and experimental studies. Few studies, however, have evaluated the impact of different sources of fat in plasma lipid levels. The purpose of the present investigation was to analyze the effect of a nutritionally balanced (NB) diet and a diet containing pork fat (PF) as sources of lipids on the lipid profile of rats submitted to total splenectomy (TS) alone or combined with splenic autotransplantation (SA). Sixty adult male Wistar rats were divided into six groups of 10 animals each: Group 1 sham-operated, fed the NB diet; Group 2 sham-operated, fed the PF diet; Group 3 TS, fed the NB diet; Group 4 TS, fed the PF diet; Group 5 SA, fed the NB diet; and Group 6 SA, fed the PF diet. Blood samples were collected immediately before the operation (D0) and 12 weeks after the beginning of the experiment (D+12) for plasma lipid determination. On D+12, the animals were killed and the splenic implants of groups 5 and 6 were removed. Morphologic regeneration of splenic tissues was observed, with no difference in percent regeneration between these two groups. Weight gain and chow intake were similar among all groups of animals. When D+12 plasma lipid levels were compared to D0, there were no differences in groups 1, 3, and 5, while in groups 2, 4, and 6 total cholesterol (TC), low density lipoprotein (LDL), very low density lipoprotein (VLDL), and triglycerides (TGL) levels had increased and high density lipoprotein (HDL) levels had decreased. At the end of the experiment, only the HDL levels of groups 2, 4, and 6 were lower than group 3 levels. Our results lead us to conclude that, regardless of the surgical spleen procedure to which the rats were submitted, a nutritionally balanced diet maintained plasma lipid levels, while a diet containing pork fat as a source of lipids led to alterations in lipid profile.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Sarapio, Elaine. "Estudo da ação do hormônio peptídico stanniocalcina sobre o metabolismo de lipídios." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2014. http://hdl.handle.net/10183/101653.

Full text
Abstract:
As stanniocalcinas (STC1 e STC2) são hormônios glicoproteicos identificados primeiramente em peixes ósseos, relacionados com o metabolismo do cálcio e fosfato. Recentes descobertas evidenciaram que as funções das STCs foram mantidas em mamíferos. A descoberta da localização do receptor para STC1 na membrana mitocondrial de roedores e sua ação como desacopladora da respiração celular sinalizam fortemente um importante papel desse hormônio no metabolismo intermediário de mamíferos. A STC estimula a lipogênese no tecido hepático e muscular de ratos, porém, suas ações sobre o metabolismo do tecido adiposo ainda não foram esclarecidas. No presente trabalho, estudamos o efeito, in vitro, da STC1 e da STC2 humanas, nas concentrações (A: 0,01ng/mL; B: 0,1ng/mL; C: 10ng/mL) no tecido adiposo branco (TAB) e no tecido adiposo marrom (TAM) em Rattus norvegicus machos, 300 ± 50g, alimentados ad libitum e submetidos ao jejum de 24 e 48 horas (n=61). Os resultados obtidos demonstram que, no TAB, a STC1 não apresentou efeito. Contudo, a STC2, nas concentrações A e C, diminuiu a formação de 14CO2 em animais em jejum de 24 horas e nas concentrações A e B, aumentou a incorporação de [214C] piruvato em 14C-glicerol, em animais alimentados (controle). No TAM, a STC1 na concentração B, diminuiu a formação de 14CO2 em animais alimentados (controle). Na mesma concentração, aumentou a incorporação de [214C] piruvato em 14C-glicerol em animais em jejum de 24 horas e aumentou a incorporação de 14C-ácido graxo em animais alimentados (controle). A STC2, na concentração B, diminuiu a formação de 14CO2 em animais alimentados (controle) e aumentou a formação de 14CO2 nos animais em jejum de 24 horas. A STC2 não alterou a via gliceroneogênica neste tecido. A dosagem plasmática do hormônio leptina apresentou acentuada diminuição no grupo jejum 48 horas. As STCs 1 e 2, nas concentrações utilizadas, não alteraram a atividade da enzima PEPCKc nos tecidos estudados (TAB e TAM), em animais alimentados (controle). Em quase todos os tratamentos observamos diferenças marcantes entre animais alimentados e jejuados. Este é o primeiro estudo que mostra as diferentes concentrações das STCs no metabolismo de lipídios.
The stanniocalcins (STC1 and STC2) are glycoprotein hormones related to the metabolism of calcium and phosphate first identified in fish bone. Recent findings showed that the functions of STCs were maintained in mammals. The discovery of the location of the receptor for STC1 in the mitochondrial membrane, as well as its uncoupling action of cellular respiration in rodents, strongly indicate an important role of this hormone in the intermediary metabolism of mammals. The STC stimulates lipogenesis in the liver and muscle tissue of rats. However, its action on the metabolism of adipose tissue has not yet been clarified. In this work, we studied the effect in vitro of human STC1 and STC2 concentrations (A: 0,01 ng/ml, B: 0,1 ng/ml, C: 10ng/mL) in white adipose tissue (WAT) and in brown adipose tissue (BAT) in male Rattus norvegicus , 300 ± 50 g , fed ad libitum and fasted for 24 and 48 hours (n= 61). The results show that in the WAT, the STC1 had no effect. However, STC2 at concentrations A and C decreased the formation of 14CO2 in fasted rats for 24 hours and the concentrations A and B increased the incorporation of [214C] into 14C-glycerol pyruvate in fed animals (control). In BAT, STC1 concentration B, decreased the formation of 14CO2 in fed animals (control). At the same concentration, increased the incorporation of [2 14C] pyruvate into 14C-glycerol in fasted rats for 24 hours and increased the incorporation of 14C-fatty acid in fed animals (control). The STC2 concentration B decreased the formation of 14CO2 in fed animals (control) and increased the formation of 14CO2 in animals fasted for 24 hours. The STC2 did not alter the glyceroneogenesis pathway in this tissue. The serum levels of leptin showed marked decrease in the group fasting for 48 hours. The STCs 1 and 2, in the concentrations used, did not alter the PEPCKc enzyme activity in the tissues studied (WAT and BAT) in fed animals (control). In almost all treatments we observed striking differences between fed and fasted animals. This is the first study that shows the effect of different concentrations of STCs in the metabolism of lipids.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

MACÊDO, Patrícia Fortes Cavalcanti de. "Exercício em esteira promove ação ansiolítica e sua associação com óleo de peixe reduz a excitabilidade cerebral em ratos Wistar adultos." Universidade Federal de Pernambuco, 2016. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19603.

Full text
Abstract:
Submitted by Fabio Sobreira Campos da Costa (fabio.sobreira@ufpe.br) on 2017-07-13T13:15:03Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Dissertação Patrícia Fortes Cavalcanti de Macedo.pdf: 1698972 bytes, checksum: 7645cbb790c180bca3f4617cdd223565 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-07-13T13:15:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Dissertação Patrícia Fortes Cavalcanti de Macedo.pdf: 1698972 bytes, checksum: 7645cbb790c180bca3f4617cdd223565 (MD5) Previous issue date: 2016-03-04
CNPQ
As doenças crônicas e mentais ameaçam à saúde dos indivíduos. As estimativas do Global Burden of Disease Project sugerem que nos continentes americanos os distúrbios mentais correspondam a cerca de 30,7% dos anos perdidos por incapacidade. Duas estratégias terapêuticas complementares têm tido atenção da comunidade científica que são o uso de óleo de peixe e o exercício físico. Evidências demonstram efeitos benéficos destes recursos no metabolismo, cognição e ansiedade. O objetivo do presente estudo foi avaliar, em ratos adultos, os efeitos da associação entre a suplementação com óleo de peixe e exercício físico forçado sobre glicemia de jejum, perfil lipídico plasmático, triglicerídeos, memória episódica, ansiedade e eletrofisiologia cortical. Foram utilizados 45 ratos da linhagem Wistar, do biotério da UFPE, divididos em 2 grupos: Óleo de Peixe (OP) ou Veículo (V) e subdivididos em Exercitados (Ex) ou controle Sedentário (S). Após o desmame, os animais foram alimentados com a dieta de manutenção do biotério PRESENCE e a partir dos 90 aos 120 dias de vida tanto os animais do grupo Ex, quanto os S foram suplementados por gavagem com OP ou V. A partir dos 120 dias de vida realizaram-se coletas de dados murinométricos, glicemia, soro, respostas comportamentais e eletrofisiologia cortical. Foram avaliados 4 grupos experimentais contendo de 10-13 animais cada. Os resultados indicam que a suplementação com OP e o Ex forçado em esteira não alteraram parâmetros murinométricos e metabólicos dos animais. Mas que o Ex reduziu o comportamento ansioso e a excitabilidade cerebral, e que a dosagem de OP se mostrou um limiar para mudanças comportamentais e eletrofisiológicas no grupo suplementado, potencializando o efeito do Ex. Neste contexto, pode-se sugerir que a redução na excitabilidade cerebral ocasionada pelo exercício e potencializada pelo OP pode ser um mecanismo pelo qual essa associação pode ser benéfica para saúde neural.
Chronic and mental diseases threaten the health of individuals. Scientific community have had attention for two complementary modalities: fish oil and exercise. Evidence has shown beneficial effects on metabolism, cognition and anxiety. The aim of this study was to evaluate, in adult rats, the effects of the association between supplementation with fish oil and forced exercise on fasting plasma glucose, plasma lipid profile, triglycerides, episodic memory, anxiety and cortical electrophysiology. 45 Wistar rats were used, they were divided into 2 groups: Fish Oil (FO) or vehicle (V) and divided into exercised (Ex) or Sedentary control (S). After weaning, animals were fed in PRESENCE maintenance diets. From 90 to 120 days of life both Ex and S animals were orally supplemented with V or OP. From the 120 days of age the blood glucose, murinometric parameters, serum samples, behavioral responses and cortical electrophysiology were recorded. 4 experimental groups were evaluated containing 10-13 animals each. The results indicate that supplementation with FO and forced treadmill Ex does not change murinometric and metabolic parameters of the animals, however, as Ex reduced anxious behavior and brain excitability, and that the dose OP showed a threshold for behavioral and electrophysiological changes in the supplemented group, potentiating the effect of Ex. In this context, it may be suggested that the reduction in the brain excitability caused by exercise and boosted by the FO can be a mechanism by which this association may be beneficial for neural health.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Júnior, Antonio Carlos de Arruda Leite. "Avaliação de aspectos funcionais da lipoproteína de alta densidade (HDL) e suas subfrações em pacientes com doença arterial coronária." Universidade de São Paulo, 2015. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/9/9136/tde-01072015-103450/.

Full text
Abstract:
Estudos clínicos e epidemiológicos indicam que baixas concentrações plasmáticas da lipoproteína de alta densidade (HDL) estão forte e independentemente associadas a uma maior incidência de doença arterial coronária (DAC). Entretanto, o insucesso dos agentes que são capazes de aumentar a concentração de HDL-C sugere que a funcionalidade da HDL pode representar um alvo terapêutico mais apropriado. Para a avaliação de um dos aspectos funcionais da HDL, o presente trabalho descreve o desenvolvimento de um método de grande praticidade que permite uma visão integrada de uma etapa fundamental do metabolismo que é a transferência de lípides entre as diferentes classes de lipoproteínas. A avaliação deste fenômeno nas subfrações de HDL, aspecto ainda não explorado, poderá fornecer novas informações a respeito da fisiopatologia da DAC. O método descrito no presente trabalho permite a avaliação da transferência simultânea das quatro principais classes lipídicas doadas por uma nanoemulsão semelhante à LDL para a HDL3. Foi realizada análise dos possíveis interferentes neste método. Verificou-se que a elevação da temperatura de 0 a 40 °C resultou em aumento progressivo na transferência de todos os lipídeos para a HDL3. A variação de pH entre 6,5 e 8,5 e o aumento na concentração de albumina não alteraram os valores de transferência. O aumento no tempo de incubação acima de 60 minutos promoveu diminuição na transferência de colesterol esterificado para a HDL3 e aumento na transferência de fosfolipídeos. O método apresentou boa precisão intra e inter-ensaio, sendo o coeficiente de variação menor que 5% para todos os lipídeos. A porcentagem média de transferência de colesterol livre, fosfolipídeos, triacilglicerol e colesterol em 45 invíduos saudáveis foi de respectivamente de 1,1±0,06; 13,5±0,15; 2±0,05 e 0,84±0,04% e em 45 portadores de doença arterial coronária foi respectimente 1,0±0,04; 15,8±0,44; 1,77±0,04 e 1,0±0,06%. Não houve diferença nos valores de idade, IMC, colesterol total, HDL-C, LDL-C, triacilglicerol, apo A-1, apo B, CETP, PLTP e LCAT, mas os indivíduos portadores de doença arterial coronária apresentaram valores maiores de colesterol livre e colesterol total em relação aos indivíduos saudáveis. O método desenvolvido no presente estudo é prático, preciso e de potencial relevância como ferramenta no estudo dos distúrbios de função da HDL..
Clinical and epidemiological studies show that low concentrations of high density lipoproteins (HDL) are strongly and independently associated to an increased incidence of coronary artery disease (CAD). However, the lack of success of some drugs developed to increase HDL cholesterol concentrations (HDL-C) suggests that the functional aspects of HDL may represent a more appropriate therapeutic target. To study one of the functional aspects of HDL, the present work describes the development of a practical method that provides an integrated view of a fundamental step of lipid metabolism, namely, the lipid transfer among different lipoprotein classes. This phenomenon in the HDL subfractions is yet unexplored, and could provide new insights on the pathophysiology of CAD. The method described here allows the measurement of the ability of HDL3 to receive the major lipid classes from a radioactively labeled nanoparticle that resemble LDL. The possible interfering factors at the lipid transfer to HDL3 were studied. The increase in the assay temperature from 0 to 40 °C results in a progressive increase in the net transfer of all lipids to HDL3. The increase in incubation time above 60 minutes resulted in a reduced transfer of cholesterol esters to HDL3 with a concomitant increase in the transfer of phospholipids to the latter. The method presented adequate intra and inter-assay precision, with a coefficient of variation smaller than 5% for all lipids. The average percentage of free cholesterol, phospholipids, triacilglycerol an cholesterol transfer to HDL3 was respectively of 1,1±0,06; 13,5±0,15; 2±0,05 e 0,84±0,04% in 45 healthy individuals and 1,0±0,04; 15,8±0,44; 1,77±0,04 e 1,0±0,06% in 45 CAD patients. There was no difference in the age, BMI, total cholesterol, HDL-C, LDL-C, triacilglycerol, apo A-1, apo B, CETP, PLTP and LCAT but the CAD patients had higher levels of total cholesterol and free cholesterol. The method described here is practical, precise and potentially relevant as a tool to study HDL function.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Monteiro, Bruno Moura. "Lipidograma e glicemia de búfalos leiteiros criados no Estado de São Paulo: influência de fatores fisiológicos e valores de referência." Universidade de São Paulo, 2011. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/10/10136/tde-16102012-152101/.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi analisar a influência dos fatores etários, sexuais, da gestação, do puerpério, da lactação e dos sistemas de criação nos constituintes do metabolismo lipídico e glicemia de búfalos. A análise bioquímica foi obtida por meio da determinação dos teores séricos de colesterol, triglicérides, ß-hidroxibutirato (ß-HBO), ácidos graxos não esterificados (NEFA), e teores plasmáticos de glicose. Também foi objetivo sugerir valores de referência para estes metabólitos. Foram utilizadas seis propriedades de bubalinos das raças Murrah, Mediterrâneo, e mestiços, todas localizadas no Estado de São Paulo. No total, foram colhidas amostras de soro e plasma de 635 animais, entre novembro de 2009 e julho de 2010. Para a avaliação da condição do estado geral dos animais, foi utilizada avaliação do escore de condição corporal (ECC) atribuindo notas de 1 a 5 somente para animais acima de 24 meses. Os valores da média aritmética, desvio padrão, erro padrão da média, coeficiente de variação, intervalo de confiança (95%), e valores mínimo e máximo foram calculados utilizando o procedimento Means do SAS versão 9.2. Os testes de normalidade dos resíduos e homogeneidade das variâncias foram realizados utilizando o Guide Data Analise do SAS. Os dados foram analisados por ANOVA, usando o procedimento Glimmix do SAS. As informações de grupo (Idade; Gestação; Lactação; Sexo; Puerpério; Sistema de Criação), Fazenda; Categoria; Número de Crias e ECC, assim como suas interações, foram utilizadas nos modelos estatísticos. Concluiu-se que os constituintes metabólicos foram consideravelmente influenciados pela idade, sexo, puerpério, lactação e sistema de criação, não sendo verificada influência relevante pela gestação de novilhas. Devido à grande quantidade de amostras estrategicamente colhidas, obtidas de diferentes realidades criatórias, também foi possível sugerir valores de referência para o lipidograma e glicemia de búfalos de diferentes idades, sexos, momentos gestacionais, fases do periparto e períodos de lactação.
The aim of this study was to analyze the influence of age, gender, pregnancy, puerperium, lactation and breeding systems in the constituents of lipid metabolism and glucose of buffaloes. The biochemical analysis was obtained by determining the levels of serum cholesterol, triglycerides, beta-hydroxybutyrate (ß-HBO), non-esterified fatty acids (NEFA) and plasma glucose levels. It was also meant to suggest reference values for these metabolites. Were used six properties of buffaloes Murrah, Mediterranean, and crossbreed, all located in the São Paulo state. Were collected 635 samples of serum and plasma between November 2009 and July 2010. To assess the condition of the general state of animals was used to evaluate body condition score (BCS) by assigning scores from 1 to 5 only for animals over 24 months. The values of the arithmetic mean, standard deviation, standard error means, coefficient of variation, confidence interval (95%), and minimum and maximum values were calculated using the Means procedure of SAS version 9.2. Tests for normality of residuals and homogeneity of variances were performed using the SAS Guide to Data Analysis. Data were analyzed by ANOVA using the SAS procedure Glimmix. The group information (Age, Pregnancy, Lactation, Gender, Puerperium; Creation System), Farm, Category, Number of Offspring and BCS, as well as their interactions, were used in statistical models. It was concluded that the metabolic components were significantly influenced by age, gender, postpartum, lactation and breeding system, and is not verified by the relevant influence pregnant heifers. Due to the large number of samples strategically taken, obtained from different stock breeding, were also suggest reference values for serum lipids and glucose of buffaloes in different ages, genders, moments of pregnancy, stages of peripartum and lactation periods.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Müller, Alexandre Pastoris. "Efeitos da dieta hiperlipídica e do exercício físico em camundongos parâmetros periféricos indicadores de resistência à insulina e sinalização hipocampal." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2007. http://hdl.handle.net/10183/10707.

Full text
Abstract:
A obesidade é uma epidemia em todo o mundo, além de ser um fator envolvido em muitas doenças como a resistência à insulina e diabetes tipo II.Verificamos o efeito da dieta hiperlipídica (HF) e exercício físico sobre sinalização em hipocampo e sobre parâmetros periféricos indicadores de resistência à insulina. Camundongos CF-1 foram mantidos por 5 meses nos tratamentos (HF e exercício físico). Analisamos o imunoconteúdo de AKT, pAKT Ser473, , ERK 1/2, pERK 1/2, CREB e pCREB em hipocampo. O triacilglicerol sérico (TAG), o colesterol e o HDLc foram determinados no sangue e o TAG e o glicogênio no fígado. Os tratamentos não alteraram as proteínas totais (AKT, ERK 1/2 e CREB) no hipocampo. HF causou aumento no estado de fosforilação de AKT ser473 (p=0.05). O exercício causou aumento no estado de fosforilação em ERK 1/2 (p=0.03) e em CREB (p=0.05). Além disso, o exercício reverteu o efeito prejudicial da HF, em aumentar a concentração de TAG hepático (p=0.05) e diminuir a concentração de glicogênio (p=0.05), além de impedir o ganho de tecido adiposo na região abdominal. Estes dados fornecem evidências dos efeitos da HF e do exercício físico na sinalização hipocampla e sobre parâmetros periféricos indicadores de resistência à insulina.
Obesity is an epidemic all around the world and is a factor involved in many diseases as insulin resistance and diabetes type II. The present study examined the effect of high fat diet (HF) and physical exercise on peripheral tissue and hippocampus signaling. CF-1 mice were maintained for 5 months in treatments (high fat diet and physical exercise). We analyzed AKT, pAKT Ser473, pAKT thr308, ERK 1/2, pERK 1/2, CREB and pCREB immunocontent in hippocampus. Serum triacylglicerol (TAG), Cholesterol and HDLc wereanalyzed in serum and TAG and glycogen were assayed in liver. Treatments did not alter total proteins (AKT, ERK 1/2 and CREB) in hippocampus. HF caused an increased in phosphorylation status of AKT ser473 (p=0.05), but not in pAKT thr308. Exercise caused an increased in phosphorylation status in ERK 1/2 (p=0.03) and CREB (p=0.05). Furthermore, exercise was able to invert the harmful effect of HF, as the increased fatty liver (p=0.05) and decreased glycogen liver (p=0.05), and impede of gain of weight fat in abdominal region. These data provide evidences for the effects of HF diet and exercise on peripheral tissue and hippocampus signaling.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Gubert, Priscila. "Influência do antipsicótico atípico ziprasidona sobre o metabolismo de lipídios e comportamento do nematódeo Caenorhabditis elegans." Universidade Federal de Minas Gerais, 2012. http://hdl.handle.net/1843/BUBD-92NLAN.

Full text
Abstract:
The metabolic syndrome is the major side effect related to atypical antipsychotics use. Even from this drug class, ziprasidone has been rarely associated as generating these effects mainly to weight gain. Nevertheless, the differential molecular pathways of this drug remain largely unknown. Considering the numerous difficulties to perform depth studies related to metabolism, the present study was proposed to evaluate the profile of lipid accumulation and possible behavioral changes in a new experimental model, the nematode Caenorhabditis elegans. Our results showed ziprasidone was effective to decrease the fluorescence marked by Nile Red, BODIPY and LipidTox in intestinal cells of the nematode C. elegans comparing to the control (0.16% Dimethyl sulfoxide). This effect was observed only under 24 h of treatment (L4 larval stage until adult). The ziprasidone did not altered the behaviors related to energetic balance such as pharynx pumping, defecation cycles and movement of C. elegans compared to the control group. However, there was an important reduction in egg-production, egg-laying and bodylength of the nematodes exposed to ziprasidone without any changes in the progression of larval stages. Moreover, the components of serotoninergic pathway appear not to be involved in the effect caused by ziprasidone on the levels of Nile Red fluorescence. On the other hand, we detected a modulation in the effects generated by ziprasidone on the fluorescence exerted by exogenous tyramine monoamine exposition, as well as the transcription factors DAF-16 and CREB observed by reversing the profile of fluorescence in mutants for these factors to the levels of control. Considering these results, it is suggested that ziprasidone alters reproductive behavior, morphology and lipid reserves in the intestinal cells of the nematode C. elegans. We still identify the influence of the tyramine monoamine and the transcription factors DAF-16 and CREB in the ziprasidone action on the lipid accumulation in the intestinal cells of this nematode.
A síndrome metabólica é um dos principais efeitos colaterais relacionado ao uso de antipsicóticos atípicos. Mesmo pertencendo a esta classe de fármacos, a ziprasidona tem sido pouco associada como geradora de tais efeitos principalmente quanto ao ganho de peso. No entanto, as vias moleculares diferenciais deste fármaco são ainda desconhecidas. Haja vista às inúmeras dificuldades em realizar estudos molecularmente aprofundados relacionados ao metabolismo, o presente estudo foi proposto para averiguar perfil de acúmulo lipídio e possíveis alterações comportamentais em um novo modelo experimental, o nematódeo Caenorhabditis elegans. Nossos resultados mostraram que a ziprasidona foi efetiva em reduzir a fluorescência marcada por Nile Red, BODIPY e LipidTox nas células intestinais do nematódeo C. elegans comparado ao controle (dimetilsulfóxido 0.16%). Este efeito foi observado apenas no tratamento por 24 h (estágio larval L4 até adulto). A ziprasidona não alterou comportamentos relacionados ao equilíbrio energético como batimento faríngeo, ciclos de defecação e movimento do C. elegans comparada ao grupo controle. Entretanto, verificou-se uma redução importante na produção de ovos, ovoposição e no tamanho dos vermes expostos à ziprasidona sem que houvesse alterações na progressão dos estágios larvais. Além disso, componentes da via serotoninérgica parecem não estar envolvidos no efeito causado pela ziprasidona sobre os níveis de fluorescência de Nile Red. Por outro lado, detectou-se uma modulação nos efeitos gerados pela ziprasidona sobre a fluorescência exercida pela exposição exógena à monoamina tiramina, bem como, dos fatores de transcrição DAF-16 e CREB observado através da reversão do perfil de fluorescência nos mutantes para estes fatores aos níveis do controle. Considerando estes resultados, sugere-se que a ziprasidona altera o comportamento reprodutivo, morfologia e as reservas lipídicas nas células intestinais do nematódeo C. elegans. Identificamos ainda, a influência da monoamina tiramina e dos fatores de transcrição DAF-16 e CREB na ação da ziprasidona sobre o acúmulo lipídico intestinal neste nematódeo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Lipídios - metabolismo"

1

DIAS, A. G. F., A. B. V. S. GOUVEIA, J. M. B. MONTEIRO, J. C. L. BRASILEIRO, L. M. PAULO, V. R. LIMA, and M. B. CAFÉ. "COLINA COMO ADITIVO NA NUTRIÇÃO DE FRANGOS DE CORTE: REVISÃO DE LITERATURA." In Produção Animal e Vegetal: Inovações e Atualidades - Volume 2. Agron Food Academy, 2023. http://dx.doi.org/10.53934/9786585062039-31.

Full text
Abstract:
A colina é classificada como uma vitamina hidrossolúvel, mesmo diferindo em sua função no organismo das demais vitaminas hidrossolúveis, que em geral atuam como cofatores enzimáticos no metabolismo animal. Essa classificação é bastante criticada, pois a colina atua como precursora da lecitina (metabolismo de lipídios no fígado e parte estrutural dos fosfolipídios da célula animal), acetilcolina (neurotransmissor) e na doação de grupos metil, o que interfere diretamente no metabolismo da metionina no organismo. Os requerimentos de colina no organismo são bastante superiores, o que corrobora para a não classificação dela como uma vitamina, além de ser produzida pelo organismo dos animais, sendo essa produção deficitária em aves jovens, e por isso ocorre essa suplementação em frangos de corte. Além dessa diferença nos níveis de suplementação, a colina tem uma ligação intima com a metionina, sendo essa relação objeto de estudos de diversos pesquisadores. Outro objeto de estudos acerca da colina são as fontes de colina, em especial fontes vegetais alternativa ao uso do cloreto de colina, principal fonte desse nutriente adicionado nas dietas, mas com problemas de manipulação que dificultam o armazenamento, e com baixa biodisponibilidade da colina. As fontes vegetais vêm ganhando destaque, por não terem os mesmos problemas de manipulação e armazenamento e nas pesquisas vêm demonstrando grande eficiência, já que demonstram os mesmos resultados que o cloreto de colina, e utilização menor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Mendes, Ana Karla Bittencourt, Heloisa Wilbert Schlindwein, Liamara Winiarski Cabral, Beatriz Garcia Mendes, and Fátima Regina Mena Barreto Silva. "ENVOLVIMENTO DO METABÓLITO ATIVO DA VITAMINA D, 1α,25(OH)2 VITAMINA D3 NA DIABETES: METABOLISMO DE GLICOSE E LIPÍDIOS." In Ciências da saúde: conceitos e tendências, 1–31. Editora Reflexão Acadêmica, 2022. http://dx.doi.org/10.51497/reflex.0000419.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Modesto, Rodrigo Pena, Ingrid Beatriz Araújo Dos Santos Cunha, Bianca Peruci Araujo, and Aline Almeida Barbaresco D'Alessandro. "REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE DEFICIÊNCIA DE BIOTINIDASE - DOENÇA GENÉTICA RARA." In SAÚDE DA MULHER E OBSTETRÍCIA: DO ENSINO À ASSISTÊNCIA, 340–48. 6th ed. Editora Humanize, 2024. http://dx.doi.org/10.29327/5398209.6-34.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Esta pesquisa teve como objetivo abordar os aspectos etiológicos, epidemiológicos, clínicos, diagnósticos e de tratamento da deficiência de biotinidase, doença genética rara no qual ocorrem falhas da enzima biotinidase. METHODOLOGY: Por meio de uma revisão de literatura do tipo sistemática nas bases de dados Medline e Lilacs da biblioteca virtual de saúde, onde foram encontrados 444 da Medline e 18 do Lilacs, nos quais o uso do operador booleriando “AND” e dos descritores “deficiência de biotinidase”, “neonato” e “triagem neonatal” resultou em 64 artigos elegíveis, publicados entre 2013 e 2023 em inglês e português, dos quais foram selecionados oito. RESULTADOS E DISCUSSÃO: No aspecto etiológico da doença ela apresenta-se como mutações do gene BTD que resulta em falha de atividade enzimática da biotinidase, enzima participante do processo de reciclagem da biotina, vitamina que participa, como cofator de carboxilases, no metabolismo dos carboidratos, lipídios e proteínas, sua forma de apresentação clínica varia de acordo com as duas formas clínicas, parcial e profunda, variando desde sinais sintomas dermatológicos, deficiências visuais e auditivas e complicações neurológicas graves. Seus diagnósticos ocorrem por meio da avaliação da atividade da biotinidase, sequenciamento do BTD e triagem neonatal, sendo seu tratamento feito pelo uso oral de biotina. Possui uma incidência de 1: 80.000 para a forma profunda e para forma parcial ocorre por volta de 1: 31000 e 1:40.000. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Concluiu-se que é crucial promover a conscientização sobre a deficiência de biotinidase e incentivar mais pesquisas e estudos para melhorar a compreensão e o tratamento dessa doença.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

KNOPFHOLZ, JOSÉ, and THAISE DE ARAUJO WRUBLESKI. "METABOLISMO DOS LIPÍDEOS — O QUE, PARA QUEM E POR QUANTO TEMPO?" In PROCLIM: PROGRAMA DE ATUALIZAÇÃO EM CLÍNICA MÉDICA: Ciclo19: Volume4. 10.5935, 2022. http://dx.doi.org/10.5935/978-65-5848-714-2.c0003.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Porto, E. C., A. L. M. Taveira, J. M. Corsato, and A. M. T. Fortes. "DESEMPENHO FISIOLÓGICO E SISTEMA ANTIOXIDANTES DE PLÂNTULAS DE FEIJÃO SUBMETIDAS AO EXTRATO AQUOSO DE BAUHINIA FORFICATA L." In Botânica, Ecologia e Sustentabilidade: uma perspectiva multidisciplinar, 86–101. Editora Científica Digital, 2023. http://dx.doi.org/10.37885/230613345.

Full text
Abstract:
Algumas espécies vegetais produzem metabólitos secundários denominados aleloquímicos, que quando liberados no ambiente, entram em contato com as células de plantas aceptoras alterando seu metabolismo devido ao estresse oxidativo ocasionado. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a atividade alelopática do extrato aquoso de folhas secas de Bauhinia forficata L. por meio da análise do estresse oxidativo, ao longo do crescimento e desenvolvimento inicial de plântulas de Phaseolus vulgaris. As proporções dos extratos utilizados foram 0% (água); 2.5; 5; 7.5 e 10% (folhas secas). Foram avaliados o comprimento médio de parte aérea e raiz, massa seca total da parte aérea e raiz, lipoperoxidação lipídica e atividade enzimática da superóxido-dismutase, catalase e peroxidase da parte aérea e da raiz. Houve redução do comprimento médio e massa seca da raiz conforme aumento das proporções utilizadas. A peroxidação lipídica e a atividade da enzima catalase foram altas quando submetidas aos tratamentos com proporções do extrato. O aumento da proporção do extrato de folhas de B. forficata L. afeta negativamente o desenvolvimento radicular e provoca danos acentuados as membranas das raízes de plântulas de feijão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Lipídios - metabolismo"

1

STAFFA, LEONARDO, ELIANA COTTA DE FARIA, and Alexandre José Faria Carrilho. "Avaliação dos efeitos da dapaglifozina sobre o metabolismo de carboidratos e lipídios em pacientes portadores de pré-diabetes ou diabetes mellitus tipo 2." In XXV Congresso de Iniciação Cientifica da Unicamp. Campinas - SP, Brazil: Galoa, 2017. http://dx.doi.org/10.19146/pibic-2017-79188.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, João Vitor Martins Bernal da. "EFEITOS DO EXERCÍCIO FÍSICO EM PACIENTES DISLIPIDÊMICOS." In I Congresso Brasileiro de Estudos Patológicos On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2022. http://dx.doi.org/10.51161/conbesp/79.

Full text
Abstract:
Introdução: A incidência de doenças cardiovasculares vem aumentando de forma significativa nos últimos anos e é considerada um dos maiores fatores de mortalidade no mundo. Nesse contexto a dislipidemia, que é definida como um distúrbio no metabolismo de lipídios e lipoproteínas, ganha destaque como sendo um importante fator que contribui para formação e ou evolução dessas patologias, aja visto sua influência no processo de acúmulo de placas de ateroma no interior das artérias. Por outro lado, a prática de exercícios físicos é considerada a principal medida não farmacológica para prevenção e tratamento da dislipidemia e doenças cardiovasculares. Objetivos: Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica com o objetivo de elucidar os benefícios do exercício físico em pacientes com dislipidemia e os benefícios dessa prática na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares. Material e Métodos: Este é um estudo de revisão bibliográfica, onde foram utilizados sites de busca, como PUBMED e SCIELO, através das palavras-chave: dislipidemia, doenças cardiovasculares, exercício físico, prevenção, tratamento. Foram selecionados artigos científicos em língua portuguesa, publicados entre 2019 e 2022 e foram descartados artigos de revisão e demais artigos que não foram encontrados na integra. Resultados: Como resultado da pesquisa e segundo as recomendações da V Diretriz Brasileira sobre dislipidemias e prevenção da aterosclerose, a prática de exercícios físicos aeróbicos e anaeróbicos, com determinados parâmetros, melhora o perfil lipídico, de forma a reduzir os níveis de LDL, triglicerídeos e glicemia e aumentar os níveis de HDL. Além disso, a prática de exercícios físicos contribui para a hipertrofia excêntrica do ventrículo esquerdo, aumentando a eficiência cardíaca, redução dos níveis de pressão arterial, melhora o balanço simpatovagal, diminue o consumo de oxigênio no miocárdio e aumenta o consumo nos demais sistemas corporais. Conclusões: Conclui-se então que a prática de exercícios físicos atua de forma singular na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares e, portanto, deve ser indicada por profissionais de saúde a população das mais diferentes idades, sempre respeitando os limites do paciente e visando conceder mais qualidade de vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Santos, Diego Akyo Hoshina dos, Giovanna Braz Junkes, Julia Petry, and Maria Eduarda Mendes Hibarino. "A LESÃO DO FÍGADO DEVIDO À DOENÇA HEPÁTICA ALCOÓLICA." In I Congresso Brasileiro de Estudos Patológicos On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2022. http://dx.doi.org/10.51161/conbesp/77.

Full text
Abstract:
Introdução: O consumo excessivo de álcool durante anos é capaz de lesionar as células do fígado e gerar a chamada doença hepática alcoólica. Tal enfermidade é provocada pela hepatoxidade resultante da ativação exarcebada das duas principais vias de metabolização do álcool. Objetivo: O objetivo do trabalho é explicar os mecanismos causadores da doença hepática alcoólica com enfoque na hepatoxidade do etanol no fígado. Material e métodos: A revisão bibliográfica é baseada em artigos, escritos em português a partir do ano de 2012, publicados no Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAMED) e baseada no livro Patologia Básica, Robbins. Resultados: A partir da análise dos artigos base, considera-se que o metabolismo do álcool ocorre simultaneamente por meio de duas vias metabólicas, o sistema da álcool desidrogenase (ADH), localizado no citoplasma dos hepatócitos, e o sistema de oxidação microssomal do álcool, situado no retículo endoplasmático. O consumo abusivo de álcool tem como efeito um aumento da oxidação do etanol no fígado pela enzima álcool desidrogenase, o que diminui os níveis de nicotinamida adenina dinucleotídeo (NAD+) e aumenta os níveis de NADH (forma reduzida de NAD+). Pouco NAD+ significa uma deficiência na oxidação de ácidos graxos e um consequente acúmulo de lípidios no fígado. O aumento da via oxidativa do etanol é caracterizada também pelo excesso de acetaldeído, produto resultante da primeira reação o qual é tóxico para o organismo. Simultaneamente a esses processos, ocorre a lesão celular induzida pela peroxidação lipídica das membranas plasmáticas, que, por sua vez, é gerada pelas espécies reativas de oxigênio (EROs) decorrentes da metabolização do etanol pela enzima isoforma CY2E1 do citocromo P-450. Todos esses eventos advém do consumo excessivo de álcool, gerando a hepatoxidade do etanol, que caracteriza a doença hepática do etanol. Conclusão: Conclui-se então, que o consumo excessivo de álcool tem como consequência tóxica a ativação exarcebada das vias metabólicas do etanol, provocando acúmulo de lipídios no fígado, aumento de acetaldeído no citoplasma dos hepatócitos e aumento na concentração de EROs.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Manito, Willy Souza, Brenda Stephany Ferreira Caldas, and Gabriel Carneiro Martins. "COEZIMA COQ10 E SUA IMPORTÂNCIA NA SAÚDE HUMANA: UMA REVISÃO DE LITERATURA." In I Congresso Brasileiro de Saúde Pública On-line: Uma abordagem Multiprofissional. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/3039.

Full text
Abstract:
Introdução: A Coenzima Q10 (CoQ10), uma provitamina lipossolúvel sintetizada endógenamente, naturalmente encontrada em alimentos ou na forma de suplemento alimentar, também utilizada em formulações cosméticas. Localiza-se na membrana de organelas celulares como o retículo endoplasmático, vesículas e membrana interna da mitocôndria, onde atua como um cofator essencial na cadeia respiratória. Objetivo: O objetivo desta pesquisa, consiste em dispor de informação correspondente, sobre os beneficios da CoQ10 na saúde humana, bem como de apresentar alimentos in natura que apresentam quantidade consideráveis dessa coezima, facilitando assim a disponibilidade de ingestão. A pesquisa consiste em uma revisão da literatura científica, sobre a importância da COQ10 na saúde humana. Material e métodos: A pesquisa foi realizada nas bases de dados eletrônicos, nacionais e internacionais: PubMed, Google Scholar, SciELO, Biblioteca Cochrane, BMC e Scopus. As palavras-chaves utilizadas em combinações para a busca de artigos foram: Efeitos ergogênicos, CoQ10, exercício físico, desportista. Resultados: Na sua forma reduzida, a CoQ10 é um poderoso antioxidante que previne os danos oxidativos causados pelos radicais livres, incluindo a oxidação de lipídios na membrana mitocondrial. A Coenzima Q10 pode ser obtida por duas vias: por via exógena pela ingestão de alimentos e por via endógena, pelo ciclo do mevalonato. Os alimentos que a contêm são rebentos de soja, amêndoas, nozes, vegetais verdes como espinafre , carne, aves domésticas e brócolis. Também pode ser encontrada em peixes gordos, como cavala e sardinha, e em amendoim. Conclusão: A Coenzima Q10 é considerada uma substância ergogênica, atuando no metabolismo celular, com potencial de melhorar o desempenho físico, além disso é um potente antioxidante que atua no combate dos radicais livres, evitando o envelhecimento, fatores que justificam o aumento da procura dessa coenzima nos últimos anos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Souza, Sabrina Pires Maciel de, GABRIEL SANTOS RODRIGUES, DANIEL TOLEDO, JACY GAMEIRO, and HELOISA D'AVILA. "PAPEL DA OBESIDADE E DO TUMOR DE MAMA NA RESPOSTA INFLAMATÓRIA DURANTE INFECÇÃO INDUZIDA POR MYCOBACTERIUM BOVIS BCG: ANÁLISE DE CORPÚSCULOS LIPÍDICOS E MEDIADORES INFLAMATÓRIOS EM MACRÓFAGOS." In II Congresso Brasileiro de Imunologia On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2022. http://dx.doi.org/10.51161/ii-conbrai/6244.

Full text
Abstract:
Introdução: Corpúsculos lipídicos (CLs), também conhecidos como gotículas lipídicas, são organelas dinâmicas envolvidas no metabolismo de lipídeos e sinalização intracelular. São organelas formadas no citoplasma de diferentes células do sistema imune, como macrófagos, e aumentam em número e tamanho durante processos inflamatórios, neoplásicos e infecciosos, sugerindo a associação da lipogênese com o mau prognóstico. Sendo a obesidade uma condição pró-inflamatória associada a diversas doenças, incluindo doenças tumorais, Objetivo: Analisar a correlação da neoplasia e da obesidade com a resposta inflamatória induzida in vitro pelo Mycobacterium bovis BCG. Metodologia: Animais Balb/c fêmeas obesos (indução por dieta hiperlipídica) foram estimulados in vivo com células de linhagem tumoral 4T1 durante 14 dias. Macrófagos do tecido adiposo foram obtidos para análise de mediadores inflamatórios. Resultados: Observamos um aumento do número de CLs nos macrófagos obtidos de ambos os grupos após a infecção in vitro pelo BCG, sendo este efeito potencializado nos animais obesos. Macrófagos do tecido adiposo produziram maiores níveis de mediadores inflamatórios, como prostaglandina E2 e TNF-α. Não observamos produção da citocina anti-inflamatória IL-10, no entanto, houve uma maior produção de TFG-β nos macrófagos de animais obesos em comparação com os animais magros. Essa produção foi potencializada durante a infecção pelo BCG. Além disso, também observamos maior concentração da adipocina leptina nos macrófagos obtidos de animais obesos e infectados. A leptina é conhecida por induzir a produção de mediadores pró-inflamatórios em monócitos e macrófagos. Conclusão: Nossos resultados sugerem que a obesidade isoladamente não é capaz de induzir o aumento da produção de CLs durante o desenvolvimento tumoral. Contudo, a infecção in vitro com BCG induziu a formação dessas organelas, sendo este fenômeno potenciado na obesidade. Deixamos em aberto possíveis estudos envolvendo os CLs como alvo para futuras intervenções terapêuticas no sentido de influenciar o balanço das interações entre o patógeno e o hospedeiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Costa, José Cássio Figueira. "VIRTUAL SCREENING DO POTENCIAL BIOATIVO, PROPRIEDADES FARMACOCINÉTICAS E TOXICOLÓGICAS DE SESQUITERPENOS OXIGENADOS DE LYCHNOPHORA ERICOIDES MART. (ARNICA-DO-CERRADO) DE AMPLO USO TRADICIONAL." In II Congresso Brasileiro de Biotecnologia On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2022. http://dx.doi.org/10.51189/conbiotec/50.

Full text
Abstract:
Introdução: A Lycnophora ericoides pertence à família Asteraceae, conhecida popularmente como Arnica-do-Cerrado, espécie endêmica do cerrado brasileiro. É amplamente conhecida por suas propriedades biológicas, como: analgésica, anti-inflamatória e cicatrizante. Objetivo: avaliar as propriedades farmacocinéticas, toxicológicas e triagem molecular do potencial bioativo de sesquiterpenos oxigenados de L. ericoides por simulação computacional. Metodologia: Foram selecionados 6 sesquiterpenos (alfa-cadinol, (E)-nerolidol, oxido de cariofileno, alfa-bisabolol, ar-diidro-turmerona e ar-turmerol) encontrados no óleo essencial de Arnica-do-Serrado. As moléculas foram selecionadas com base na literatura e suas estruturas químicas obtidas através de banco de dados (pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/). As análises farmacocinéticas, toxicológicas e triagem virtual foram realizadas por meio dos servidores AdmetSAR (http://lmmd.ecust.edu.cn), Pass Predict (http://www.pharmaexpert.ru/), Protox II (http://tox.charite.de/protox_II/) e Swiss ADME (http://swissadme.ch/). Resultados: A triagem molecular atribuiu ao alfa-cadinol potencial anti-eczema (0.915), carminativo (0.823) e antineoplásico (0.823); para o (E)-nerolidol, efeito protetor de mucosas (0.983) e regulador do metabolismo de lipídios (0.861); para o oxido de cariofileno, propriedades antineoplásicas (0.950) e anti-eczema (0.812); foi atribuído ao alfa-bisabolol potencial anti-eczema (0.830); o ar-diidro-turmerona pode ter efeito protetor de mucosas (0.800), e foi conferido ao ar-turmerol efeito anti-eczema (0.790), carminativo (0.710) e potencial vasoprotetor (0.706). As análises farmacocinéticas prevêem que todas as moléculas possuem alta capacidade de serem absorvidas pela mucosa gastrointestinal (Score>0.980), alta permeabilidade a barreira hematoencefálica (Score>0.920), podendo atuar no sistema nervoso central. Todas as moléculas, com exceção da ar-diidro-turmerona e ar-turmerol, podem ser substratos para glicoproteína-P. A CYP1A2 pode ter como inibidor o (E)-nerolidol, a CYP2C19 pode ter o alfa-cadinol e oxido de cariofileno como inibidores, e a CYP2D6 pode ter como inibidores o ar-diidro-turmerona e ar-turmerol. A analise da toxicidade determinou baixo potencial toxicológico (DL50>2200 mg/kg pc) para todas as moléculas, baixa possibilidade de hepatotoxicidade (Score>0.610), alto potencial imunotóxico para o oxido de cariofileno (0.830) e alfa-cadinol (0.690), e todas as moléculas apresentam-se como inibidores fracos da proteína hERG (Score>0.829), assim não apresentando cardiotoxicidade. Conclusão: Este estudo fornece evidencias do potencial farmacológico de diversas moléculas oriundas da espécie, entretanto, pesquisas mais aprofundadas são necessárias para evidenciar os efeitos biológicos, propriedades farmacocinéticas e toxicológicas destes compostos em organismos vivos complexos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Freire, Isabela Franco, Julia Leitão Cabral, Maria Clara Arraes De Figueiredo, and Francisco Wagner Vasconcelos Freire Filho. "OBESIDADE E DISLIPIDEMIA: METABOLISMO LIPÍDICO DISFUNCIONAL E SUAS REPERCUSSÕES CARDIO-ENDÓCRINO-METABÓLICAS." In II Congresso Brasileiro de Bioquímica Humana On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2022. http://dx.doi.org/10.51161/conbraqui/15.

Full text
Abstract:
Introdução: A obesidade configura-se como uma doença crônica multifatorial caracterizada pelo excesso de gordura corporal decorrente da hiperplasia e/ou hipertrofia dos adipócitos. Possui inúmeros fatores associados, dentre os quais ressalta-se o desequilíbrio na homeostase do metabolismo lipídico, denominado dislipidemia (DLP). Essa desordem pressupõe aumento de triglicerídeos e de LDL-C, além de diminuição de HDL-C, as quais são moléculas atuantes no transporte e deposição do tecido adiposo, sendo este endocrinamente ativo e com grande potencial inflamatório. Objetivos: Detalhar as repercussões cardio-endócrino-metabólicas da associação entre obesidade e dislipidemia. Material e Métodos: Trata-se de pesquisa bibliográfica realizada nas bases de dados PubMed, LILACS, Scielo e BVS, utilizando obesity, dyslipidemia e lipid metabolism como descritores, encontrado-se 6 artigos, de 2004 a 2021. Resultados: O fenótipo dislipidêmico relaciona-se com a obesidade, em que há o aumento da produção de apoB, acarretando a hipersecreção de triglicerídeos. Essa sobrecarga potencializa o metabolismo celular e, consequentemente, a fosforilação oxidativa, amplificando o estresse oxidativo gerado pela elevada quantidade de espécies reativas de oxigênio. Esse processo promove uma produção exagerada de citocinas pró-inflamatórias pelo tecido adiposo, como IL-6 e TNF-alfa, criando um estado inflamatório duradouro, característico de indivíduos obesos. Ressalta-se, ainda, que o TNF-alfa prejudica a homeostase lipídica ao reprimir a expressão de genes envolvidos na captação e no armazenamento de ácidos graxos livres e ao suprimir genes de fatores de transcrição envolvidos na lipogênese. Além disso, o concomitante aumento da atividade da lipase hepática, enzima responsável pelo remodelamento das lipoproteínas, leva à redução da HDL2 - partícula cardioprotetora - e à formação de LDLs oxidadas e densificadas, tornando-as mais aterogênicas. Isso se deve à menor afinidade pelos receptores B/E, maior facilidade de penetração no endotélio e perda da capacidade antioxidante, contribuindo para oclusão vascular e consequentes eventos isquêmicos e tromboembólicos. Conclusão: As repercussões cardiometabólicas associadas ao estado inflamatório crônico promovido pela obesidade tornam a DLP um importante fator etiopatológico das principais causas de morte no mundo, tais como infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral. Portanto, o reconhecimento desta relação a nível bioquímico é fundamental para a adoção de medidas preventivas a estes agravos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pessoa, Jassiara da Silva, Caroline Frere Martiniuc De Oliveira, Jesús Pascual Mena-Chalco, João Carlos Monteiro De Carvalho, and Livia Seno Ferreira Camargo. "VIAS METABÓLICAS E A SÍNTESE DE LIPÍDEOS NA MICROALGA CHLAMYDOMONAS REINHARDTII: UM ESTUDO CIENCIOMÉTRICO." In I Congresso de Engenharia de Biotecnologia. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1385.

Full text
Abstract:
Introdução: O uso de microalga para produção de biodiesel é uma alternativa sustentável frente a crescente demanda mundial de combustível. A Chlamydomonas reinhardtii é considerada uma microalga modelo, além de ser promissora para produção de biodiesel. Estratégias para aprimoramento do cultivo são necessárias para que essa plataforma se torne mais vantajosa economicamente. O crescimento microalgal em diferentes vias metabólicas tem impacto no crescimento e síntese de compostos intracelulares, como os lipídeos. Tais metabolismos se diferem pela forma em que as células obtêm energia, e são tipicamente conhecidos como fotoautotrófico, heterotrófico e mixotrófico. Objetivo: Avaliar quantitativamente os artigos científicos que investigam a influência das vias metabólicas na produção de lipídeos na microalga C. reinhardtii. Material e métodos: O estudo cienciométrico foi desenvolvido com artigos científicos indexados nas bases de dados Scopus e Web of Science. Primeiramente, foram selecionados aqueles que apresentaram a investigação das vias metabólicas no cultivo de C. reinhardtii, e em seguida, os aplicados à produção de lipídeos. Dos artigos selecionados, foram analisados: vias metabólicas empregadas no cultivo, ano de publicação, revista científica, países e principais autores. Resultados: A busca inicial resultou em 103 artigos que investigaram a influência dos regimes de cultivo na C. reinhardtii, dentro dos quais 16 avaliam a produção de lipídeos. Os 16 artigos foram publicados entre os anos 1990 e 2021, e os cultivos fotoautotrófico e mixotrófico foram os mais aplicados nos experimentos para acúmulo de lipídeos (ambos com 12 artigos). Destacam-se com mais publicações na área: o Reino Unido (país com 4 artigos publicados), e a revista científica Algal Research (revista com 4 artigos publicados). Conclusão: A análise dos artigos aponta que o cultivo mixotrófico é o mais indicado para síntese de lipídeos, assim como também para acúmulo de biomassa microalgal. Além disso, estratégias de otimização do cultivo mixotrófico apontam o aumento de 74% e 270% no acúmulo de lipídeos e de amido, respectivamente, ambos utilizados para produção de biodiesel. Outras condições de cultivo também são estudadas e destacadas como importantes para o aumento desse acúmulo, como, por exemplo, a privação de nitrogênio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Vieira da Silva, Luana, Gabrielle Coelho Leal, Priscilla Filomena Fonseca Amaral, and Maria Alice Zarur Coelho. "INFLUÊNCIA DE SESAMOL NO METABOLISMO LIPÍDICO E NO CRESCIMENTO CELULAR DE Yarrowia lipolytica." In Simpósio Nacional de Bioprocessos e Simpósio de Hidrólise Enzimática de Biomassa. Campinas - SP, Brazil: Galoá, 2015. http://dx.doi.org/10.17648/sinaferm-2015-33377.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Luana Vieira da, Gabrielle Coelho Leal, Maria Alice Zarur Coelho, and Priscilla Filomena Fonseca Amaral. "Influência de Sesamol no Metabolismo Lipídico e na Produção de Ácidos Orgânicos por Yarrowia lipolytica." In V Simpósio de Bioquímica e Biotecnologia. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2015. http://dx.doi.org/10.5151/biochem-vsimbbtec-21980.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Lipídios - metabolismo"

1

Balboa, María Ángeles. Lipinas, metabolismo lipídico y enfermedad. Sociedad Española de Bioquímica y Biología Molecular, October 2015. http://dx.doi.org/10.18567/sebbmdiv_anc.2015.10.1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography