Academic literature on the topic 'Literárne pole'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Literárne pole.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Literárne pole"

1

Rosa, Francis Mary Soares Correia da. "A menoridade literária em Olívio Jekupé." Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, no. 53 (April 2018): 305–27. http://dx.doi.org/10.1590/2316-40185313.

Full text
Abstract:
resumo O artigo investiga os mecanismos de representação política e identitária que ocorrem por meio da prática literária em comunidades indígenas brasileiras, precisamente nas obras de Olívio Jekupé. Trata também dos deslocamentos políticos que esta literatura de autoria indígena provoca no imaginário nacional e em uma perspectiva literária alicerçada no lócus enunciativo ocidental. Referenciando-se nos conceitos de devir, devir-animal e literatura menor de Deleuze e Guattari, busca-se apresentar como tal conjunto literário pode se experienciar como uma menoridade literária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Futtera, Ladislav. "Na literární pole s humorem! : humoristický almanach April a česká literární kritika po roce 1861." Bohemica litteraria, no. 2 (2019): 81–108. http://dx.doi.org/10.5817/bl2019-2-4.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Cosson, Rildo. "LEITURA COMPARTILHADA: UMA PRÁTICA DE LETRAMENTO LITERÁRIO." Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura 33 (July 31, 2020): 13. http://dx.doi.org/10.47250/intrell.v33i1.14174.

Full text
Abstract:
Enquanto paradigma de ensino de literatura, o letramento literário pressupõe que determinados princípios teóricos e metodológicos sejam observadas nas atividades pedagógicas. Nesse estudo, apresentamos a prática Leitura Compartilhada, uma sequência didática de leitura e escrita de textos em torno de obras literárias, que segue os princípios do letramento literário. Para tanto, além de apresentar e fundamentar os passos dessa prática de ensino, vamos dar um exemplo concreto de como ela pode ser desenvolvida em sala de aula a partir de uma oficina realizada com professores do ensino básico. Palavras-chave: Letramento literário. Leitura literária. Leitura compartilhada. Ensino de literatura. Prática de ensino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Amaral, Ronaldo. "O indivíduo como problema na Alta Idade Média. Perspectivas epistemológicas e literárias." Diálogos 20, no. 3 (September 1, 2016): 145. http://dx.doi.org/10.4025/dialogos.v20i3.33474.

Full text
Abstract:
A teoria literária ofereceu uma contribuição definitiva ao conhecimento histórico, sobretudo se coadunada com uma discussão propriamente epistemológica sobre o seu papel enquanto representação literária. Partindo desta assertiva concordamos que o texto literário cobra um lugar de primeira importância para o conhecimento histórico, pois todo o conhecimento possível do “passado”, enquanto testemunho escrito, nele se constitui enquanto representação e dele emerge para ser de novo reapresentado. Daqui partiremos, ao propor um modus operandi por meio do qual uma fonte literária medieval pode ser apreendida como fonte histórica, ao considerar precisamente conceitos literários, como o individuo e o autor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Gomez, Leonardo Gil. "Cortázar y Poe, las lecturas de los maestros." Scriptorium 3, no. 1 (December 31, 2017): 113. http://dx.doi.org/10.15448/2526-8848.2017.1.27992.

Full text
Abstract:
O seguinte artigo propõe uma relação entre a crítica literária e a escrita criativa. Parte da ideia de que o rigor do critico deveria ser o primeiro passo que o artista deve dar para desenvolver as habilidades necessárias no processo de escritura. Assim, as leituras do escritor devem buscar na tradição literária os elementos que dão forma a seu próprio trabalho literário. Este ensaio segue a tradução e a análise que Julio Cortázar fez da obra do E. A. Poe. Através delas, o argentino pôde identificar as principais ideias da contística de Poe (brevidade, economia de recursos, unidade de impressão, intensidade e tensão). Anos depois, essas categorias foram utilizadas pelo próprio Cortázar em suas obras. Como um passo além da noção da literatura de Poe, Cortázar utilizou essas ideias para expressar suas preocupações sobre a escritura da obra literária. O caminho crítico e literário que este texto sugere segue uma tradição que pode ser seguida até N. Hawthorne e além da influência de Poe e Cortázar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Housková, Anna. "Polemiky na cestě literárním polem." Svět literatury 30, no. 62 (October 15, 2020): 82–91. http://dx.doi.org/10.14712/23366729.2020.2.6.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Zittel, Claus. "Sentenças, rupturas, contradições. Provocações e problemas de interpretação a partir das relações e das perspectivas narrativas no Assim falava Zaratustra de Nietzsche." Cadernos Nietzsche 39, no. 2 (August 2018): 29–48. http://dx.doi.org/10.1590/2316-82422018v3902cz.

Full text
Abstract:
Resumo As interpretações tradicionais de Assim falava Zaratustra tendem a menosprezar as implicações de sua forma literária. Este artigo realiza uma leitura atenta de passagens do livro que indicam que o aspecto literário e ficcional do texto de Nietzsche não pode ser desconsiderado, se se quiser alcançar uma compreensão mais aprofundada da obra e do estatuto de seus conceitos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Leitão, André Alexandre Padilha. "NEGRINHA PODE SER SALVA? PRÁTICAS DE AUTORIA, REDES SOCIAIS E MULTILETRAMENTOS." INTERNATIONAL JOURNAL EDUCATION AND TEACHING (PDVL) ISSN 2595-2498 1, no. 01 (April 30, 2018): 35–54. http://dx.doi.org/10.31692/2595-2498.v1i01.16.

Full text
Abstract:
O objetivo desse trabalho é apresentar os resultados de uma pesquisa exploratória relativa ao ensino-aprendizagem de literatura a partir do gênero conto em articulação com a produção do gênero discursivo não literário entrevista, utilizando-se tecnologias digitais de modo a promover multiletramentos e autoria. Esta pesquisa, no que se refere à leitura/interpretação de textos literários, fundamentar-se-á nos conceitos de Polifonia e Dialogismo de M. Bakhtin (2013) a fim de que as vozes do discurso ficcional – narrador e personagens – articulem-se com as vozes não-ficcionais agentes do discurso literário de modo a favorecer a construção do letramento literário como proposto por Cosson (2016). Nesse sentido, o estudo dos elementos da narrativa em uma perspectiva sócio-histórica permite que se construam sentidos que ultrapassam a estrutura superficial da história ficcional. Em relação às práticas de autoria, considera-se o desenvolvimento dos diferentes tipos de letramento como aspecto central. Para tanto, adotou-se a perspectiva de trabalho do The New London Group (1996) ao propor a pedagogia dos multiletramentos cujos princípios focalizam modos de representação mais amplos do que apenas a língua escrita. Entende-se que a partir de uma abordagem diferenciada e aprofundada do texto literário é possível ressignificar e ampliar os seus significados, criando – no sentido de produção textual de um gênero não literário – as vozes ficcionais e não-ficcionais implícitas, mas não inexistentes, no texto. Dessa maneira, assume-se como essencial a concepção de discurso como prática social de acordo com as proposições de Fairclough (2008), que considera os processos de interpretação e produção textuais como socialmente restringidos. Ao serem compreendidos a partir dos seus condicionamentos histórico-sociais, os textos literários possibilitam leituras diferenciadas dos sentidos propostos pelo texto enquanto objeto de estudo. Dessa maneira, a produção de um gênero discursivo que revele outras vozes – implícitas e presentes – no discurso ficcional mostraram-se promotoras de práticas de autoria não se limitando ao resumo ou a resenha crítica da obra literária, mas sim um verdadeiro diálogo, no sentido bakhtiniano do termo, entre autores-leitores-interlocutores
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Moreira, Benjamim. "Para uma análise linguística do conto "Sobre da morte de Bieito" de Rafael Dieste: referenciação, enunciação e modalidade." Revista Galega de Filoloxía 2 (May 17, 2001): 157–66. http://dx.doi.org/10.17979/rgf.2001.2.0.5386.

Full text
Abstract:
Um texto é susceptível de aprimorar a sua análise literária com a ocorrência de uma análise linguística. Embora ambos os tipos de estudos não persigam os mesmos objectivos, e apesar de o texto literário ter sido muito recorrentemente utilizado para exemplificar fenómenos linguísticos investigados ou para formular teorias sobre a linguagem, um lingüista, perante um produto literário, pode deitar luz precisa sobre noções tais como o plano histórico ou referencial, o plano enunciativo e o plano modal com que foi construído o tal produto estético. O meu artigo, partindo do conto de Rafael Dieste “Sobre da morte do Bieito”, pretende ilustar como uma análise linguística centrada na refenciação, enunciação e modalidade textuais serve de eficaz ajuda à compreensão do texto literário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pinheiro-Mariz, Josilene. "Leitura literária e utilização de imagens em aula de Francês Língua Estrangeira (FLE)." Signum: Estudos da Linguagem 11, no. 2 (December 15, 2008): 177. http://dx.doi.org/10.5433/2237-4876.2008v11n2p177.

Full text
Abstract:
A intrínseca relação língua e literatura é tema de constantes debates entre professores de línguas, de literaturas e também de especialistas em didática de línguas materna e estrangeiras. Neste trabalho, discute-se a leitura literária como um caminho especial para a descoberta e construção de sentidos e a linguagem pictórica como uma ferramenta importante nesse percurso. Esta proposta está embasada nas relações de transtextualidade discutidas por Genette (1982), para quem o paratexto está ligado também à ilustração. Analisa-se ainda até que ponto associar o texto literário à imagem pode ser considerado ‘banalizar a literatura’, ou um meio de sensibilização do leitor ao fenômeno literário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Literárne pole"

1

Gonçalves, Fabiano Bruno. "Tradução, interpretação e recepção literária : manifestações de Edgar Allan Poe no Brasil." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2006. http://hdl.handle.net/10183/7123.

Full text
Abstract:
O que ora apresentamos é um questionamento sobre o papel da interpretação na tradução literária e suas implicações para as questões de recepção. Analisamos diversas traduções em língua portuguesa brasileira de The Tell-Tale Heart, um conto do escritor norteamericano Edgar Allan Poe que apresenta obstáculos tidos como intransponíveis na tradução. A partir da análise comparativa entre o texto em inglês e suas respectivas traduções, analisamos as escolhas de palavras dos tradutores e suas soluções para os itens mais complexos do texto, bem como as diferenças de interpretação de itens lexicais simples. Para fins de embasamento teórico, recorremos a postulados críticos e teóricos diversos tais como os da Literatura Comparada, Teoria Literária, teorias de tradução e interpretação. Inicialmente, fazemos uma análise das contribuições de cada uma dessas áreas, para depois partirmos para as análises propriamente ditas. Com isso, tentamos deixar claro que a tradução de uma obra literária pode ser vista como uma manifestação aculturada de seu texto de partida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Perizzolo, Gabriela Brun. "Ciência e tecnologia na obra literária de Edgar Allan Poe e Machado de Assis." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2006. http://hdl.handle.net/10183/7724.

Full text
Abstract:
O trabalho tem por objetivo verificar de que forma os avanços científicos e tecnológicos da humanidade influenciaram a obra de Edgar Allan Poe e de Machado de Assis. A análise propõe revelar o olhar desses escritores acerca das novas possibilidades que eram oferecidas à sociedade com o intuito maior de evidenciar o papel da literatura nesse processo, uma vez que o homem é capaz de enxergar todo o comportamento de uma época e, conseqüentemente, a si mesmo, através da obra literária. Essa atitude de “olhar para trás” e para “dentro de si mesmo”, acredita-se, permite que o homem avance ainda mais. Para realizar a análise proposta, a pesquisa utiliza-se de conceitos como o de intertextualidade e interdisciplinaridade, muito caros à Literatura Comparada, com o fim de promover relações entre as diferentes áreas do saber – Literatura e Ciência –, entre os diferentes escritores e, por fim, entre os diversos gêneros literários que constituem o corpus do presente estudo. Após um breve panorama da história do desenvolvimento dos avanços científicos e tecnológicos da humanidade, procede-se às análises dos textos selecionados, procurando apontar e relacionar o pensamento dos escritores, provando que idéias sobre os avanços científicos e tecnológicos estão presentes na produção literária de cada um. Por fim, após o confronto estabelecido durante todo o trabalho entre o pensamento e o posicionamento dos escritores, discutese o papel da literatura no desenvolvimento e avanço da humanidade.
The paper aims to verify how the writings of Edgar Allan Poe and Machado de Assis had been influenced by the humanity' scientific and technological advances. The analysis proposes to reveal the sight of these two writers over the new possibilities that had been offered to the society, with the main objective of emphasizing the literature role in this process, considering that the human being is able to see the behavior of an entire period of time and consequently to himself through the literary work. This action of “looking back” and of “looking inside”, believes this research, allows him advance still more. In order to do that, the research takes some concepts as intertextuality and interdisciplinarity, extremely valued to the Comparative Literature, with the main objective of promoting relations between the different areas of knowledge – Literature and Science –, between the two different writers and, in the end, among the various literary genres that take part of the corpus of this study. After a brief view of the humanity history of scientific and technological advances development, the analysis of the selected texts is performed, endeavoring to emphasize and make the relation between the ways of thinking of these writers, proving that specific ideas about science and its advances really are in the literary production of each other. In the end, after the confrontation established during all over the research between the thinking and the position of the writers, the literature role in the humanity’s development and advance is discussed.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Busanello, Márcia Regina. "O maravilhoso no relato de Marco Polo." Universidade de São Paulo, 2012. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8148/tde-12032013-091351/.

Full text
Abstract:
A presente dissertação versa sobre a obra conhecida, na tradição italiana, por Il Milione, escrita em Gênova, em 1298, por Marco Polo e Rustichello da Pisa. Trata-se da famosa obra que compartilhou com o mundo os conhecimentos adquiridos pelo viajante veneziano em sua estada na corte de Kublai Khan, Grande Khan do Império Tártaro. No primeiro capítulo desse estudo são tratadas algumas questões estruturais da obra, tais como o narrador, a dupla autoria tema assumido como fundamental para os estudos da obra polo-rusticheliana apenas no século XX e a questão do gênero. Já no segundo capítulo, são exploradas as ligações da obra com o maravilhoso literário proposto por Tzvetan Todorov e com o maravilhoso medieval proposto por Jacques Le Goff.
The present essay proposes a reflection on the work known in the italian tradition as Il Milione, which was written in Genoa, in 1298, by Marco Polo and Rustichello da Pisa. The famous work shared with the world the knowledge acquired by the venetian explorer during his stay in the Kublai Khan\'s court, the Great Khan of the Tatar Empire. In the first chapter of this research, some structural elements of the work are analyzed, such as the narrator, the co-authoring (this theme was considered essential for the study of the polo-rustichelian work only in the 20th century) and the genre question. In the second chapter, the liaisons between the work, the Literary Wonderful proposed by Tzvetan Todorov and the Medieval Wonderful proposed by Jacques Le Goff are explored.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Jílková, Lada. "Výtvarná koncepce filmu podle knihy "Tracyho tygr" autora Williama Saroyana a výtvarné zpracování literární předlohy s výjimečným výtvarným počinem na příkladech světové kinematografie." Master's thesis, Akademie múzických umění v Praze. Divadelní fakulta AMU. Knihovna, 2011. http://www.nusl.cz/ntk/nusl-96941.

Full text
Abstract:
The work deals with analyzing the Tracy's Tiger story and art scenes solutions according to the book. In the second part I analysed the story and I created a final storyboard. I created scene images and designed a model of Tracy Tiger´s city and streets inside the city according the movie. I also attached my inspiration recherches.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Nestarez, Oscar Andrade Lourenção. "Edgar Allan Poe e Mário de Sá-Carneiro: os fantasmas e a criação literária do fantástico." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2016. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14778.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-28T19:58:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Oscar Andrade Lourenao Nestarez.pdf: 905202 bytes, checksum: df6626733b6535efd85d4b155527ee20 (MD5) Previous issue date: 2016-03-16
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
This dissertation proposes a reflection about the fantastic mode in literature in the light of a fundamental operation of the cognitive process: the phantasms produced by the imagination. The investigation occurs through a comparative reading between two narratives Edgar Allan Poe s Ligeia (1838) and Mário de Sá-Carneiro s The Great Shadow (1915) , having by theorical support the studies from Remo Ceserani (The Fantastic, 1996), Irène Bessière (Le récit fantastique la poétique de l incertain, 1974) and Giorgio Agamben (Stanzas: word and phantasm in western culture, 1977), as well as Poe s critical reflections found in The philosophy of composition (1845), The poetic principle (1850) and Marginalia (1849) about the links between imaginary phantasms and poetical creation. Taking into consideration the significative diferences between the two texts either by the temporal distance or by the fantastic characteristics (more notable in Ligeia ) , this project asks how the root of the fantastic mode in literature can relate with the imaginative phantasms produced in terms of plot and, more specifically, enunciation. The hypothesis is that both Ligeia and The Great Shadow point to the creation of phantasms by the imaginative faculty as the responsable for the effects of the fantastic. This happens though the singularity of a central enunciative process: the spectral apparitions in both plot and in the multiple visions of the narrator in the poetic-phantasmatic discourse, marked by the crisis in representation. The comparative analysis reveals that the phantasm-fantastic relation manifests itself in both texts, although in different terms: in Ligeia , the procedures of the fantastic mode are everywhere spectres, doubles, projections between light and shadow and terror caused by gothic ambience; and, underneath this plan, lies the narrator-author s phantasmatic discourse. In The Great Shadow , on the other hand, excels the sensationist-phantasmatic narration on the form of a diary, leaving the plot and its phantasmagoric ambiance in second plan
A dissertação desenvolve uma reflexão sobre o modo do fantástico na literatura à luz de uma operação basilar do processo cognitivo-imaginativo, advinda do pensamento clássico de Aristóteles: os fantasmas produzidos pela imaginação. A investigação se dá por meio da leitura comparativa entre duas narrativas Ligéia (1838), de Edgar Allan Poe e A Grande Sombra (1915), de Mário de Sá-Carneiro -, tendo por suportes teóricos os estudos de Remo Ceserani (O fantástico, 1996), Irène Bessière, (Le récit fantastique la poétique de l incertain,1974) e Giorgio Agamben (Estâncias: a palavra e o fantasma na cultura ocidental, 1977), além das reflexões críticas de Edgar Allan Poe sobre os vínculos entre os fantasmas imaginários e a criação poética em A filosofia da composição (1845), The poetic principle (1850) e Marginália (1849). Indaga-se como, a partir das diferenças entre ambas as narrativas seja pela distância temporal, seja pelas marcas do fantástico, mais visíveis em uma ( Ligéia ) do que em outra ( A Grande Sombra ) , a raiz do modo literário do fantástico poderia se inscrever nos fantasmas imaginativos produzidos em nível de enredo e, mais especificamente, no de enunciação. A hipótese é a de que tanto Ligéia quanto A Grande Sombra apontam para a criação de fantasmas pela faculdade imaginativa como a responsável pelos efeitos estéticos do fantástico. Isso se dá por meio da singularidade de um processo enunciativo fundamental: aparições espectrais, tanto em nível de enredo quanto no das múltiplas visões do narrador e no do discurso poético-fantasmático, marcado pela crise da representação de referentes em ausência. A análise comparativa revela que a relação fantasma-fantástico se manifesta em ambos os textos, porém com pesos distintos: em Ligéia , dominam os operadores do modo fantástico espectros, duplos, projeções entre luz e sombra, ambientação e terror propiciados pelo gótico e, sob esse plano, subjaz o do discurso fantasmático do narrador-autor na sua corrente subjacente de sentido . Em A Grande Sombra , é o discurso sensacionista-fantasmático do diário de um narrador-autor que sobressai, deixando em segundo plano o enredo e sua ambientação fantasmagórica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Vícola, Daniel Ricardo. "A protagonista leitora e o leitor protagonista na obra "Tudo que é sólido pode derreter" : ressignificando a leitura literária no ensino médio /." Araraquara, 2017. http://hdl.handle.net/11449/151175.

Full text
Abstract:
Orientador: Karin Volobuef
Banca: Rosana Rodrigues da Silva
Banca: Maria Lúcia Outeiro Fernandes
Resumo: Leitura e literatura são os temas basilares da obra juvenil contemporânea Tudo que é sólido pode derreter, de Rafael Gomes (2011). Esse romance, por sua proposta e construção, constitui um ponto de partida para repensarmos o ensino e o estudo da literatura enquanto componente curricular, alertando-nos para o necessário resgate de uma perspectiva mais humanizadora do trabalho com a matéria literária, como defende a prática pedagógica do letramento literário, de Cosson, conhecimentos que nos ajudarão a olhar para o romance como uma consubstanciação desses pensamentos que enxergam na fruição literária, como Candido, um instrumento de libertação e emancipação do ser humano que, privado dela, corre o risco de ter a "sua humanidade mutilada". Em linhas gerais, a situação que se coloca na obra selecionada para o nosso estudo é a seguinte: Thereza é uma jovem leitora recém-chegada ao Ensino Médio, apaixonada pelas obras clássicas que lhe são apresentadas pelo professor durante as tão aguardadas aulas de literatura. Diferentemente dos seus colegas de sala, Thereza anseia por essas leituras e, em sua imaginação, vai dialogando com os autores, suas personagens e seus conflitos. Mais que isso, até: Thereza começa a traçar paralelos entre a sua própria vida e os temas centrais de cada uma das obras que lê. Ela parece saber, dessa forma, que a matéria-prima do texto literário não é outra senão a própria vida e seus meandros, razão pela qual não passamos incólumes por uma boa narrativa ou u... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: Reading and Literature are fundamental topics of the teenage contemporary work Tudo o que é sólido pode derreter (All that is solid can melt), authored by Rafael Gomes (2011). This novel, by its proposal and construction, is a starting point to rethink teaching and studies of literature as a curricular component, alerting us to the necessity of rescuing a more humanizing perspective of working the literary theme, as defended by the pedagogical practice of literary literacy, by Cosson, knowledge that helps us to look at the novel as a substantiation of these thoughts that are seen in the literary enjoyment, according to Candido, an instrument of liberation and emancipation of the human being that, deprived of it, takes the risk of having "its humanity maimed". So what happens in the novel is that Thereza is a young reader, newcomer to high school, who loves the classic works assigned to her by the teacher during the long-awaited literature classes. Unlike her classmates, Thereza longs to know canonical authors. As the avid reader she is, the girl is very interested in the narratives and poems that are being presented to her and in her imagination, based on the things she gets in contact with by her readings, starts dialoguing with these authors, their characters and conflicts. Even more than that: Thereza starts drawing parallels between her own life and the central themes of each work she reads. She seems to know in this way that the raw material of a literary text is nothing else than life itself and its meanderings and that is why we don't stay unaffected when we read a good story or a good poem. Reflecting on the possibilities of literature, with Lajolo, Cademartori, Todorov and others, the characteristics... (Complete abstract eletronic acess below)
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Santos, Rosana Alves Simão dos. "Leitura literária e ensino de língua estrangeira: o conto de Edgar Allan Poe no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa no ensino médio." Universidade Federal de Goiás, 2017. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7774.

Full text
Abstract:
Submitted by Franciele Moreira (francielemoreyra@gmail.com) on 2017-09-12T18:39:59Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Rosana Alves Simão Santos - 2017.pdf: 2142440 bytes, checksum: 8cae138e1250692b02185cc47961b167 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Rejected by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com), reason: O título em outro idioma possui palavras em maiuscula sem necessitar. Certifique-se de que não há palavras-chave em outro idioma on 2017-09-19T13:54:53Z (GMT)
Submitted by Franciele Moreira (francielemoreyra@gmail.com) on 2017-09-19T15:13:34Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Rosana Alves Simão Santos - 2017.pdf: 2142440 bytes, checksum: 8cae138e1250692b02185cc47961b167 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Rejected by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com), reason: Essa dissertação é do CEPAE - Colégio Aplicação. Mude no dropbox e no nome da unidade nome do programa e citação. on 2017-09-20T10:53:30Z (GMT)
Submitted by Franciele Moreira (francielemoreyra@gmail.com) on 2017-09-20T12:58:29Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Rosana Alves Simão Santos - 2017.pdf: 2142440 bytes, checksum: 8cae138e1250692b02185cc47961b167 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Approved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2017-09-21T10:40:33Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Rosana Alves Simão Santos - 2017.pdf: 2142440 bytes, checksum: 8cae138e1250692b02185cc47961b167 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2017-09-21T10:40:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Rosana Alves Simão Santos - 2017.pdf: 2142440 bytes, checksum: 8cae138e1250692b02185cc47961b167 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017-08-07
Outro
This research is a case study entitled Literary reading and Foreign Language teaching: the Edgar Allan Poe short story in the process of the teaching and learning of the English Language in High School, and it stems from the line of research “Theoretical-methodological Conceptions and Teaching Conceptions”. Its objective is to investigate and to describe the rippling influences of a literary text (authentic material) as a didactic material. The guiding question to this study was: what are the contributions of a literary text (authentic materials) as a didactic resource to the process of teaching and learning of a foreign language as well as to students’ motivation? The corpus of the research was the short story “the Black Cat” by American author, Edgar Allan Poe. The collecting of the data happened during a didactic sequence (DS) with students in the 1st year of High School in a public institution in the city of Trindade- GO, their ages ranging from 14 and 16 years old. For the data analysis, two questionnaires were used, one initial questionnaire and a final questionnaire, and the activities carried out during the DS. This study was based on theories on the Short Story, Literature and didactic materials, using some of the following authors: (1994), Calvino (1990), Candido (1995, 2004), Campagnon (2009), Eco (2003), Duarte (2016), Leffa (1999), Pessoa (2009), Almeida Filho (2013), Almeida Filho e Barbirato (2000), amongst others. The analysis adumbrated that the practice of literary readings and the utilization of authentic materials in the foreign language classroom can motivate and contribute, in a positive way, to the teaching and learning process. Thus, we hope that this work can be a rich source of information to the pedagogic practices of other foreign language (FL) teachers, since there is not only the improvement of pedagogical practices, but also the value of theoretical reflection.
Trata-se de um estudo de caso, com o título Leitura literária e ensino de Língua Estrangeira: o conto de Edgar Allan Poe no processo de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa no Ensino Médio, vinculado à linha de pesquisa Concepções Teórico-Metodológicas e Concepções Docentes. Objetiva-se investigar e descrever as influências exercidas quando se utiliza um texto literário (material autêntico) como material didático. A pergunta norteadora foi: que contribuições o uso de um texto literário pode trazer tanto no processo de ensino e aprendizagem quanto na motivação de estudantes de língua inglesa? Elegeu-se como corpus de pesquisa o conto The Black Cat, do autor americano Edgar Allan Poe. Para a coleta de dados, aplicou-se uma sequência didática (SD), com alunos de 1º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio de uma instituição pública da cidade de Trindade-GO, na faixa etária entre 14 e 16 anos. A análise dos dados contemplou a utilização de dois questionários (um inicial e outro final) e as atividades desenvolvidas a partir da SD. Fundamentou-se a pesquisa em teorias de conto, literatura e material didático de autores como: Bosi (1994), Calvino (1990), Candido (1995, 2004), Campagnon (2009), Eco (2003), Duarte (2016), Leffa (1999), Pessoa (2009), Almeida Filho (2013), Almeida Filho e Barbirato (2000), entre outros. A análise apreendida revelou que a prática de leitura literária e a utilização de material autêntico nas aulas de língua estrangeira podem motivar e contribuir de forma positiva para o processo de ensino e aprendizagem. Espera-se, portanto, que esta pesquisa seja uma fonte rica para pesquisadores e estudiosos dos temas aqui discorridos, visto que há não apenas o aprimoramento das práticas pedagógicas, mas também o valor da reflexão teórica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Chemello, Maurício. "O efeito como fim: guias da composição." Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2008. http://hdl.handle.net/10923/4226.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2013-08-07T19:02:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000398247-Texto+Completo-0.pdf: 556446 bytes, checksum: f8a8cb9aa35858ee18d047f536ca82b1 (MD5) Previous issue date: 2008
This dissertation examines the assumption that there is an expectation of the author to cause an effect on the reader. It presents it as part of the process of short story´s composition and like the principally element responsible for the qualification of the literary text. The work is organized into three areas: 1) short story aspects; 2) effect aspects; 3) fusion: the short story and the effect. It identifies short story's characteristics and the way theoretical texts analize the effect as its constituent element. The following texts were used as reference: Julio Cortázar, Ricardo Piglia, Aristoteles and Edgar Allan Poe, in addition with the theory of the effect of Wolfgang Iser
A presente dissertação analisa o pressuposto de que há uma expectativa do autor em provocar um efeito no leitor. Apresenta-o como parte do processo de composição do conto e elemento responsável pela qualificação do texto literário. O estudo divide-se em três eixos: 1) aspectos do conto; 2) aspectos do efeito; 3) fusão: o conto e o efeito. Identifica características do conto e o modo como os textos teóricos analisam o efeito como seu elemento constitutivo. Foram utilizados os estudos de Julio Cortázar, Ricardo Piglia, Aristóteles e Edgar Allan Poe, além da teoria do efeito, de Wolfgang Iser.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Braga, Guilherme da Silva. "O escaravelho de Poe e a teoria do escopo : uma obordagem comunicativa para a tradução do criptograma em "The Gold-Bug"." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2012. http://hdl.handle.net/10183/66299.

Full text
Abstract:
Este trabalho revisita a teoria do escopo formulada por Katharina Reiß e Hans Vermeer em Grundlegung einer allgemeinen Translationstheorie (1984) a fim de investigar como os conceitos de “tradução comunicativa” e “tradução equivalente” podem ser aplicados a uma nova tradução do criptograma presente em “The Gold-Bug” (1843), de Edgar Allan Poe. Embora o conto tenha mais de vinte traduções diferentes para o português brasileiro, a necessidade de uma nova tradução justifica-se pela insuficiência de todas aquelas existentes no que diz respeito ao tratamento literário dos problemas especiais suscitados pelo criptograma e pela decifração deste no interior da narrativa. A importância da criptologia na gênese, na recepção e na posterior influência de “The Gold- Bug” é demonstrada através de exemplos e argumentos, e a seguir uma nova tradução do criptograma é proposta com o objetivo de produzir em português brasileiro um texto dotado das mesmas qualidades literárias e raciocinativas que resultaram na imensa popularidade do conto e na elevação de Poe ao status de gênio ainda no século XIX.
This paper presents a brief summary of the Skopostheorie proposed by Katharina Reiß and Hans Vermeer in Grundlegung einer allgemeinen Translationstheorie (1984) in order to assess the way in which the concepts of “communicative translation” and “equivalent translation” could be applied to a new translation of the cryptogram found in Edgar Allan Poe’s short-story, “The Gold-Bug” (1843). There are over twenty translations of the story into Brazilian Portuguese, but a new effort is nonetheless in order in view of the insufficiency of all existing translations with regard to the literary treatment of the special problems posed by the cipher and Legrand’s decipherment. The important role played by cryptology in the genesis, reception and later influence of “The Gold-Bug” is demonstrated by means of examples and arguments, and finally a new translation of the cryptogram is proposed with the aim of producing, in Brazilian Portuguese, a text with the same literary and ratiocinative qualities which eventually led to the tale’s immense popularity and Poe’s rise to the status of “genius” still in the 19th century.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Dluhošová, Táňa. "Literárne pole a literatúra v ranom povojnovom období na Taiwane (1945-1949)." Doctoral thesis, 2013. http://www.nusl.cz/ntk/nusl-341922.

Full text
Abstract:
Literary Field and Literature in Early Post-war Period Táiwān (1945-1949) Abstract The aim of this thesis is to analyze the literature and literary field of early post-war Táiwān (1945-49). This period, when Táiwān was politically reintegrated into China after 50 years as a Japanese colony, exerted a crucial influence on later historical events and developments. During these years, measures for the sinicization of Táiwānese society were implemented, but intellectuals also articulated views of distinctively Táiwānese as opposed to Mainland Chinese cultural features that were revivified by proponents of the Táiwānization (běntŭhuà) move- ment in the 1980s. As laid out in chapter 1, the methodology of the thesis is based on the theory of the literary field formulated by the French sociologist Pierre Bourdieu. The literary scene is understood as a structure created by relationships between various agents who aim to attain the dominant position in the field by accumulating the largest amount of symbolic capital. This is defined as prestige by Bourdieu but should be understood as a combination of prestige and political clout in the Táiwānese context, as this dissertation will argue. To occupy the do- minant position enables agents to define Táiwānese identity, culture, and literature (especially vis-à-vis China)....
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Literárne pole"

1

Mendonça, Sonia Cristina Poltronieri, Lucas Evangelista Saraiva Araújo, and Rogério Back. Letramento literário de (re)existência. Editora Diálogos, 2021. http://dx.doi.org/10.52788/9786589932161.

Full text
Abstract:
De abordagens metodológicas a relatos de experiência, esta obra reúne textos que partem de algum tipo de “letramento reexistencial” como um caminho para debater e pôr em prática questões contemporâneas intra e extraliterárias, as quais afetam o modo de ver e fazer literatura atualmente. Consideramos o pressuposto de Souza (2009), que elenca a necessidade de questionar as práticas sociais de letramento legitimadas e buscar formas de reexistir ante uma sociedade racista - que nega, invisibiliza e exclui diversos grupos e sujeitos sociais. Diante disso, a difusão, o consumo e aproximação com as diversas manifestações literárias de autores de grupos historicamente minorizados (indígenas, afro-brasileiros, imigrantes, mulheres, LBGTQIA+, entre outros) pode se tornar um viés de reexistência, (re)ssignificação e valorização destas literaturas e, por conseguinte, um olhar mais humano a essas populações. Os textos deste livro procuram abordar uma reflexão acerca do que é literatura e qual o seu papel nessa sociedade capitalista, machista e racista, debruçando-se sobre a necessidade de diálogo com outras literaturas que vão mais além do cânone literário e que descentralizem o eixo da leitura literária a partir de outras vivências. Desejamos que o letramento literário de reexistência contribua para que as produções literárias de reexistência e suas literaturas tidas como “periféricas” assumam um lugar que é seu por direito. Significa dizer que nosso objetivo será alcançado quando o letramento literário de reexistência transcender as práticas e/ou debates aqui apresentados, acerca da literatura, que para Candido (1988, p. 176) “humaniza em sentido profundo, porque faz viver”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Sá, André Corrêa de. Livros que respiram: pensamento ecológico e solidariedade nas literaturas em português. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2021. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-2165-4.

Full text
Abstract:
Através de textos de autores portugueses, brasileiros e angolanos, do século XIX até hoje, neste livro procuro mostrar que um pensamento ecologicamente motivado pode facultar acesso a aspetos pertinentes de certos livros, desdobrando em superfícies mais amplas a atenção que lhes prestamos. Em larga medida, estas incursões no campo da ecocrítica tratam-na não como um ponto de vista particularmente adequado para examinar o imaginário ambiental veiculado pela literatura, mas como um vocabulário particularmente útil para relacionar a imaginação literária com o pensamento ecológico. Num sentido muito prático, procuro aqui seguir um conselho oportuno do líder indígena Ailton Krenak — “Quando você sentir que o céu está ficando muito baixo, é só empurrá-lo e respirar” —, extraindo algumas consequências da ideia de que um livro que respira é um livro que se expande sobre o espaço que o comporta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Mendes, Maria Sequeira. As Ordálias da Interpretação. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-1958-3.

Full text
Abstract:
Ordálias da Interpretação analisa ordálias medievais, a leitura de dados no polígrafo e alguns métodos de tortura, ao mesmo tempo que lê textos como Hamlet e Macbeth. Este livro descreve a ambição por uma pedra de toque que demonstre a veracidade, ou autenticidade, de certas entidades. De notar que pedra-de-toque – basanos (Βάσαυος) – era um termo usado para denominar a pedra com que se testava em contextos mercantis a qualidade do ouro, mas que designava igualmente a ideia de teste, tortura e torturador. Para os intérpretes mencionados neste livro, a pedra de toque, que pode ser um objecto, uma pessoa ou um teste, teria a capacidade de nos auxiliar a distinguir amigos de inimigos, de identificar a qualidade de alguns versos e de iluminar a verdade. Argumenta-se, todavia, que a capacidade de fazer juízos precisos deriva de um entendimento técnico de interpretação conduzida por indivíduos hábeis, observando-se que a capacidade de descobrir “a verdade” depende da perícia de cada examinador, da sua intuição, da capacidade para aprender um método ou uma técnica específica, de detectar erros e fazer perguntas (qualidades importantes na actividade de um crítico literário).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

A LITERATURA DE CORDEL COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA DE LEITURA E LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DE LEITORES: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE BREJO DO CRUZ – PB. Editora Acadêmica Periodicojs, 2021. http://dx.doi.org/10.51249/hp01.2021.19.

Full text
Abstract:
A literatura de cordel é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento de habilidades de leitura escrita e oralidade, principalmente na área de humanas, sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da inserção do gênero textual Cordel em sala de aula como estímulo a prática de leitura e letramento, na 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Professor José Olímpio Maia na cidade de Brejo do Cruz-PB. Assim, buscou-se compreender a função social da Literatura de Cordel que independentemente da temática escolhida, atua como veículo de propagação de valores culturais tradicionais pertinentes ao povo de uma região, mostrando que o gênero textual Cordel dentro das salas de aula de Ensino Médio é de grande importância para a formação de leitores. O atual estudo pode ser compreendido como uma pesquisa descritiva e exploratória com abordagem quantitativa e qualitativa, por levar a entender processos em que se desenvolve o objeto de estudo. Envolvemos uma amostra de trinta e dois alunos e duas professoras da turma pesquisada. Através de questionários verificou-se como a atuação do professor por meio de práticas pedagógicas de leitura literária e letramento do gênero textual Cordel pode contribuir para a formação leitora e crítica dos alunos. A cultura letrada é uma necessidade que se torna, a cada dia, mais essencial na sociedade globalizada. Não basta ter a capacidade de decodificar letras, não basta saber ler e escrever, é vital desenvolver a capacidade de compreender o que está sendo lido, conseguir inter-relacionar este saber com os múltiplos conhecimentos adquiridos previamente. Esta habilidade oferece vantagens não apenas às pessoas que a detém, mas às nações as quais elas pertencem. Um grande desafio no ensino, principalmente nas instituições públicas é superar a situação de fracasso comumente diagnosticado nesse cenário. Para superarmos esse problema se faz necessário uma releitura da prática pedagógica que está sendo utilizada, para desse modo tentar incluir o aluno no espaço escolar como protagonista do saber. O uso de projetos pedagógicos que possam ser trabalhados paralelamente ao currículo base das disciplinas, tem sido uma ferramenta que ganha mais destaque em escolas que almejam oferecer um ensino de melhor qualidade e assim cumprir seu papel de formação cidadã e para o mercado de trabalho. Foi realizada uma Feira Literária de Cordéis e Xilogravuras que proporcionou aos alunos a vivência com esses gêneros textuais, onde puderam confeccionar seus próprios textos e ilustrações, desenvolvendo em alguns, talentos ainda não desenvolvidos. Trabalhar com cordel mexe diretamente com emoções, e isto se faz cada vez mais necessário, tanto para atingir os objetivos didáticos, como o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e oralidade, quanto de realização profissional, dado que o fardo do trabalho tende a render bons frutos que nos fortalece a continuar tentando fazer da educação uma possibilidade de transformação social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Conexões: linguagens e educação em cena. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.cle283.1121-0.

Full text
Abstract:
O conhecimento se fabrica nos múltiplos circuitos da linguagem e em conexões estabelecidas nos próprios efeitos dos saberes humanos. As dinâmicas dos discursos, as práticas de ensino e os territórios das artes são algumas fronteiras que deslizam entre conceitos e experiências, significantes e significados. Em As palavras e as coisas, Michel Foucault (2007) reflete que “a linguagem representa o pensamento como o pensamento se representa a si mesmo”. Nesses termos, a produção crítica e intelectual constrói um jogo em que os textos se transformam em repositórios daquilo que somos e buscamos representar através das palavras. Cada repositório pode ser classificado como uma cena que opera dentro e através da linguagem, de modo que sua força é determinada por sua capacidade de intervir nas práticas sociais e, consequentemente, transformá-las. É reconhecendo a presença da diversidade produzida nas esferas do conhecimento humano que o livro Conexões: Linguagens e Educação em Cena, organizado por Nathalia Bezerra da Silva Ferreira, José Wandsson do Nascimento Batista, Lívia Karolinny Gomes de Queiroz, Isabela Feitosa Lima Garcia e Ana Flávia Matos Freire, representa um espaço de circulação de ideias e práticas críticas imprescindíveis para estudantes, professores e pesquisadores das Letras e outros campos de estudo. As demandas acerca da linguagem, da cultura e da sociedade nunca se esgotam. Dessa forma, abrem-se novas margens e cenários de saberes relacionados à Linguística, Literatura, Educação e à História que nos ajudam a interpretar e aperfeiçoar o entendimento das relações de poder e das interações entre os sujeitos. É urgente que, em nossas experiências docentes e discentes, exerçamos o papel de mediar a produção do conhecimento entre a academia e outras organizações sociais, criando visibilidades para que os espaços dos saberes sejam cada vez mais democráticos e inclusivos. O livro reúne textos-cartografias – produzidos por professores, alunos de pós-graduação e demais pesquisadores – que lançam perspectivas multidisciplinares das instâncias da linguagem, da educação e da formação política – envolvendo vários atores sociais – e promovem estratégias de leitura diante dos desafios da contemporaneidade. Nesse sentido, o capítulo de abertura, intitulado “A modalidade volitiva em relatos de pacientes que superaram a Covid-19”, André Silva Oliveira descreve e analisa através da modalidade volitiva os comportamentos de pessoas que divulgaram seus relatos na internet acerca da superação da doença. No contexto da pandemia que enfrentamos atualmente torna-se relevante a vigilância dos efeitos desta enfermidade que se instaura no imaginário dos sujeitos. No Capítulo 2, intitulado “Reflexões sobre a linguística e a semiótica: revisão teórica e um exemplo de aplicação”, Jancen Sérgio Lima de Oliveira investiga as distinções e as semelhanças entre a linguística e a semiótica tendo como ponto de partida a produção de imagens no mundo contemporâneo. Em outro espectro de pesquisa, no Capítulo 3, “Gêneros orais: objetos de ensino como suporte às aulas de língua portuguesa”, George Pereira Brito inscreve um estudo para situar os gêneros orais no ensino de língua portuguesa, atentando para o papel dos docentes no desenvolvimento da oralidade como uma prática fundamental na formação estudantil.No Capítulo 4, “As interfaces da leitura: decodificação e compreensão leitora”, de Alessandra Figueiró Thornton, discute a formação leitora dos estudantes da Educação Básica, destacando a necessidade de políticas que desenvolvam as habilidades relacionadas à proficiência leitora nas escolas. Lidando com outras molduras da linguagem, mais precisamente no campo da literatura, no Capítulo 5, “Vozes femininas tecendo a resistência no enfrentamento às violências nos contos de Insubmissas lágrimas de mulheres, de Conceição Evaristo”, escrito por Maria Valdenia da Silva, Maria José Rolim, Diely da Cruz Lopes e José Ronildo Holanda Lima, observamos uma análise das profundas marcas da violência de gênero representadas na literatura de Evaristo e os atos de resistência das personagens, que lutam para produzir outras escrevivências no tecer do texto literário. Ainda no contexto dos estudos literários, Nathalia Bezerra da Silva Ferreira, no Capítulo 6, “Ressignificações no conto de fada ‘Entre a espada e a rosa’, de Marina Colasanti”, estuda as ressonâncias entre o conto “Entre a espada e a rosa”, de Marina Colasanti e o conto “Pele de Asno”, de Charles Perrault. A autora explora o imaginário da literatura infanto-juvenil e confronta ambas as narrativas para identificar intertextos e rastros entre o texto clássico e o moderno. No Capítulo 7, intitulado “A morte com véu branco: uma análise da poesia de Emily Dickinson”, Brena Kézzia de Lima Ferreira e Francisco Carlos Carvalho da Silva analisam a obra poética de Dickinson com foco na representação da morte e suas figurações simbólicas que acentuam as incertezas da existência humana. Expandindo as cenas de pesquisa, no Capítulo 8, “A formação leitora: uma proposta metodológica com um poema de Manoel de Barros”, André de Araújo Pinheiro, Kamilla Katinllyn Fernandes dos Santos e Verônica Maria de Araújo Pontes desenvolvem um procedimento metodológico baseado em jogos teatrais e sequências básicas para fornecer estratégias e dinâmicas de leitura que visam propiciar maior proficiência leitora entre os sujeitos participantes.Tomando como ponto de discussão os fundamentos do letramento literário, no Capítulo 9, “Novas práticas de leitura literária à luz do teatro do oprimido”, Danyelle Ribeiro Vasconcelos situa as práticas de leitura do texto literário dentro de uma perspectiva crítico-reflexiva, gerada a partir do livro Capitães da Areia, de Jorge Amado, em diálogo com o método teatral do Teatro do Oprimido, desenvolvido por Augusto Boal, com o intuito de transformar o ato de ler literatura em uma prática emancipatória, em que o território da sala de aula passa a ser o palco de jogos dramáticos, onde os alunos assumem importantes papeis sociais. No Capítulo 10, “Letramento na educação infantil a partir do livro A vida íntima de Laura, de Clarice Lispector”, os autores Nadja Maria de Menezes Morais, Laís Correia Teófilo de Souza, Jôse Pessoa de Lima e Marinalva Pereira de Araújo traçam um perfil da formação leitora e infantil baseada nas experiências de leitura literária. Nesse contexto de aprendizagem, o livro de Lispector permite estimular a reflexão em torno da importância do letramento literário desde os primeiros anos da vida escolar. Em conexão com a temática, em “Multiletramentos na escola: proposta de leitura do hipertexto ‘Um estudo em vermelho’, de Marcelo Spalding”, Capítulo 11, Angélica Benício Alves e Sandro César Silveira Jucá, atentos acerca das novas situações comunicativas geradas por ambientes virtuais, exploram a existência de gêneros literários digitais e refletem sobre suas aplicabilidades na sala de aula para promover práticas de leitura e, como resultado disso, desenvolver condições de multiletramento nos espaços educacionais. Dando continuidade, em “O ser criança e a sexualização infantil em face ao discurso midiático: O Caderno Rosa de Lori Lamby”, Capítulo 12, Elane da Silva Plácido e Maria da Conceição Santos tomam como objeto de estudo o livro Caderno Rosa de Lori Lamby, da escritora Hilda Hilst, para analisar as nuances da personagem Lori em face da influência midiática no processo de sexualização e adultização do corpo infantil, provocando impactos na identidade da criança. É por meio do Capítulo 13, designado “Canciones que el tiempo no borra: memorias, censura y canciones bregas en el contexto de la dictadura civil-militar en Brasil (1964-1985)”, escrito em espanhol por Lívia Karolinny Gomes de Queiroz, Isaíde Bandeira da Silva e Edmilson Alves Maia Júnior, que aprendemos sobre os efeitos da censura na arte, mais precisamente na música brega, tida como manifestação artística imprópria aos valores defendidos pelo regime militar no Brasil (1964-1985). Os autores examinam os impactos da censura na sociedade da época, mas também enunciam como a música pode expressar as contínuas tensões de um momento histórico. Maria Julieta Fai Serpa e Sales, Francinalda Machado Stascxak e Maria Aparecida Alves da Costa refletem em “O vínculo entre o estado e a igreja católica no Brasil imperial (1822-1889) e sua reverberação na educação”, Capítulo 14 desta coletânea, a relação da Igreja Católica com o Estado na época do império, identificando as implicações deste vínculo na história da educação brasileira. Por sua vez, o Capítulo 15, “As contribuições da teoria histórico-cultural para o ensino na educação infantil: uma revisão de literatura”, assinado por Camila Alvares Sofiati, foca na compreensão do processo de aprendizagem infantil a partir das teorias de Vigotski, em que o trabalho pedagógico com crianças é observado. Já no Capítulo 16, intitulado “Proposta e currículo no contexto educacional do ensino infantil brasileiro”, também de Marcus Vinicius Peralva Santos, o autor produz um panorama de pesquisas sobre propostas curriculares direcionadas ao ensino infantil no Brasil, averiguando como os projetos políticos pedagógicos contemplam as novas demandas da sociedade contemporânea. No capítulo seguinte, “As contribuições do NTPPS na aprendizagem de língua inglesa numa escola pública de Pacoti – CE”, Capítulo 17, as autoras Francisca Marilene de Castro Rodrigues e Isabela Feitosa Lima Garcia contextualizam os desafios do ensino de língua inglesa nas escolas brasileiras e apresentam princípios metodológicos que visam dirimir as problemáticas em torno da aprendizagem do inglês, reforçando a necessidade de produzir um modelo de ensino que coloque no centro do processo o conhecimento do aluno em relação às interfaces de cognição. Dessa forma, as autoras abrem perspectivas positivas para o ensino-aprendizagem do idioma em questão.O Capítulo 18, “A utilização do blog pelas escolas estaduais de educação profissional de Juazeiro do Norte – CE”, as autoras Maria Francimar Teles de Souza e Rosa Cruz Macêdo abordam o blog como uma ferramenta digital fundamental na divulgação de atividades escolares e mapeiam seus usos em escolas estaduais de ensino profissionalizante na cidade de Juazeiro do Norte – CE. Em outro contexto de pesquisa, no Capítulo 19, “Intervenções inter/multidisciplinares em crianças disléxicas”, Wanda Luzia Caldas de Brito e Maria Josefina Ferreira da Silva investigam, através de uma abordagem multidisciplinar, questões relacionadas à dislexia em crianças e como tal condição afeta o desenvolvimento da aprendizagem nos anos escolares, evidenciando a necessidade de que os profissionais sejam subsidiados de informações sobre como lidar com o diagnóstico deste transtorno e, consequentemente, possam proporcionar um bom ambiente de ensino. No Capítulo 20, intitulado “A importância da interação e do material adaptado para o processo cognitivo do aluno com necessidades educacionais especiais”, Samara de Oliveira Lima, Sanara Macedo Sousa e Sabrina de oliveira Marques abordam o progresso do aluno com Necessidade Educacional Especial (NEE) e a importância de sua inclusão no contexto escolar. Para isso, os autores entendem que o professor tem um papel importante no processo de acolhimento e na ação de produzir materiais adaptáveis para o ensino. Traçando outro cenário de reflexão, no horizonte do Capítulo 21, nomeado “O papel do tutor no contexto da educação a distância: uma análise dos estudos brasileiros até 2020”, Marcus Vinicius Peralva Santos concentra-se na função do tutor no processo de ensino-aprendizagem da educação a distância, trazendo à tona os desafios que os profissionais da área enfrentam e as necessidades oriundas de suas práticas. Já no Capítulo 22, “O ensino remoto na visão docente: desafios e perspectivas”, Elizete Pereira de Oliva Leão e Mauricio Alves de Souza Pereira avaliam as condições do ensino remoto a partir da experiência de professores de uma escola pública da cidade de Montes Claros, Minas Gerais. Os dados levantados pelos autores apontam para problemas que precisam ser superados, especialmente relacionados ao acesso das mídias digitais e à formação continuada dos docentes, para que estejam preparados para o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). O capítulo seguinte aborda práticas do contexto de ensino-aprendizagem de línguas. “O processo de elaboração das organizações didáticas no contexto da residência pedagógica de língua portuguesa”, Capítulo 23, George Pereira Brito e Maria Beatriz Bezerra de Brito dedicam-se a examinar as produções de Organizações Didáticas de um programa de residência pedagógica para o ensino médio desenvolvido pela Universidade Estadual da Paraíba, com o objetivo de dar suporte aos alunos bolsistas para que tenham em mãos materiais adequados para o ensino de português. No horizonte da educação básica e suas diversas disciplinas, o Capítulo 24, com o título de “Química verde: análises das concepções de alunos do ensino médio”, de autoria de Michelle de Moraes Brito, Kariny Mery Araujo Cunha, Francilene Pereira da Silva e Márcia Valéria Silva Lima, atende às demandas da educação ambiental, uma vez que, preocupadas com os vários níveis de degradação do meio ambiente, as autoras analisam a percepção de alunos do ensino médio acerca das problemáticas ambientais, na perspectiva da Química Verde, atribuindo a importância de formar sujeitos mais conscientes acerca dos problemas ocasionados pela ação humana na natureza. No Capítulo 25, “As licenciaturas em química ead e presencial nos IF: uma análise dos projetos pedagógicos de cursos e as implicações na formação docente”, os autores Dylan Ávila Alves, Nyuara Araújo da Silva Mesquita, Raiane Silva Lemes e Abecy Antônio Rodrigues Neto avaliam cursos de licenciatura em Química de Institutos Federais em sua modalidade de Ensino a Distância (EaD) e comparam as suas especificidades – direcionadas aos alunos – com o modelo de ensino tradicional. Nos dois últimos capítulos, percebendo a emergência das novas tecnologias nas práticas educacionais, Karina Pereira Carvalho, Mariana da Costa Teles, Marcelo Augusto Costa Vilano e Vinícius Pedro Damasceno Lima destacam, no Capítulo 26, “Ensino remoto da matemática a partir das tecnologias digitais: a importância dos jogos digitais como ferramenta auxiliar da aprendizagem”, o papel de jogos digitais no processo de ensino-aprendizagem da matemática e como essas ferramentas auxiliam no desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico e cognição. Em diálogo com a área, no Capítulo 27, “A modelagem matemática utilizada para ensinar funções e aplicações”, Karina Pereira Carvalho trabalha com a modelagem matemática como princípio norteador do ensino das funções e aplicações, objetivando apresentar soluções para lidar com as dificuldades dos alunos relacionadas ao tema. Apresentadas as coordenadas iniciais de cada capítulo do Livro Conexões: Linguagens e Educação em Cena, convidamos o leitor para que adentre nas páginas desta coletânea e deixe fluir essas cenas de aprendizagem na sua formação humana. Como declara Paulo Freire, no livro Educação como prática da liberdade (1967), “há uma pluralidade nas relações do homem com o mundo, na medida em que responde à ampla variedade dos seus desafios.” Nesse sentido, esta obra fornece diversos olhares sobre alguns desafios que os autores e autoras enfrentam em suas experiências humanas. Suas contribuições são plurais e buscam responder as problemáticas da linguagem, da educação, da literatura e da sociedade que os cerca. Uma última assertiva: os conhecimentos são mutáveis, o que permanece é o desejo de produzir novos pensamentos e afetos transformadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Literárne pole"

1

Meneses da Silva, Narginara Bruna, Rainara do Nascimento Morais, and Diego Rodrigues Pessoa. "TREINAMENTO DE FORÇA NO RETARDO DO PROCESSO DE SARCOPENIA EM IDOSOS." In EDUCAÇÃO FÍSICA, SAÚDE E ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES, 48–58. DIGITAL EDITORA, 2021. http://dx.doi.org/10.48140/digitaleditora.2020.002.4.

Full text
Abstract:
Objetivos: A presente pesquisa possui como objetivo analisar os benefícios do treinamento de força no retardo do processo de sarcopenia em pessoas da terceira idade. Métodos: Para fundamentação da pesquisa a metodologia é caracterizada como uma revisão bibliográfica ou literária, analisando a teoria referente a temática. Resultados: Constata-se por meio da literatura que o treinamento de força é um exercício de suma importância em prol do retardo da sarcopenia em idosos. Conclusão: Salienta-se que a pesquisa pertinente, constatando que o treinamento de força pode contribuir significativamente para que ocorra um retardo no processo de sarcopenia em pessoas idosas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pereira, Beatriz. "Afonso Reis Cabral: “Acho que não se pode estragar uma boa história literária com a verdade e no jornalismo, se não se contar a verdade, é um crime”." In Comunicação, cultura e jornalismo cultural. NIPC@M.UAL, 2021. http://dx.doi.org/10.26619/978-989-9002-14-2.11.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Literárne pole"

1

Lima, Giovanna Rolim Pinheiro, Beatriz Vieira Loiola Coutinho, Pedro Quaranta Alves Cavalcanti, Raul Sancho De Carvalho Rocha, and Silvia Fernandes Ribeiro Da Silva. "DESREGULAÇÃO DA CÉLULA DENDRÍTICA NA COVID-19: UMA REVISÃO LITERÁRIA." In I Congresso Brasileiro de Imunologia On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/985.

Full text
Abstract:
Introdução- As células dendríticas (CDs) são células apresentadoras de antígenos, consideradas mensageiras cruciais entre a imunidade inata e a adaptativa, possuindo papel central na defesa contra patógenos intracelulares. Em geral, a CD após capturar o vírus migra para os órgãos linfoides secundários, onde apresenta peptídeos e participa da diferenciação de linfócitos T. Acredita-se que o comprometimento da resposta efetiva dos linfócitos T está associada a disfunção das CDs na COVID-19. Objetivo- Avaliar a consequência da desregulação da CD na COVID-19. Material e métodos- Foi realizado levantamento bibliográfico do período de 2020 e 2021 na base de dados da PubMed. Utilizou-se as palavras-chave “COVID-19”, “SARS-CoV-2” e “dendritic cells”. Foram excluídos artigos que não se referiam à participação da CD em casos graves de COVID-19. Somente 6 artigos abordaram o tema de forma satisfatória, sendo assim selecionados. Resultados- As CDs são amplamente distribuídas no trato respiratório, onde atuam como importantes sentinelas, mas também são alvos de infecções pelo SARS-CoV-2. Autópsias pós-morte de pacientes com COVID-19 mostraram que o SARS-CoV-2 acarreta morte celular em órgãos linfoides secundários, o que pode comprometer a apresentação antigênica. Foi relatado que o SARS-CoV-2 é capaz de ficar em estado de latência nas CDs, o que impossibilita a sua ativação e expressão de moléculas coestimuladoras, prejudicando a apresentação de peptídeos aos linfócitos T, como também a geração de linfócitos Th1, ocasionando uma redução da resposta imune celular e pior prognóstico. Além disso, o SARS-CoV-2 pode desregular a CD, estimulando a produção de grandes quantidades de citocinas pró-inflamatórias (TNF-α, IL-6 e IL-8), chamada de tempestade de citocinas que, associada a uma resposta anti-viral inadequada, contribui para a inflamação exacerbada observada na COVID grave. Por outro lado, foi mostrado uma correlação entre a ativação de CDs por trombina-PAR-1 e a hipercoagulabilidade em casos graves da COVID-19. Conclusão- As CDs dendríticas possuem papel crucial na imunidade celular e no bom prognóstico da COVID-19. Porém, a sua disfunção, induzida pelo SARS-CoV-2, pode comprometer a resposta de linfócitos T e exacerbar a inflamação. Faz-se necessário a realização de mais estudos acerca da correlação dessa disfunção com o pior prognóstico da COVID.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gonçalves, Eduarda Andrea Pessuto, Geovanna Garé Cabelo, and Luciana Estevam Simonato. "FLUORESCÊNCIA NO TRATAMENTO CIRÚRGICO DA OSTEONECROSE MANDIBULAR: UMA REVISÃO LITERÁRIA." In I Congresso Nacional Multidisciplinar de Oncologia On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1573.

Full text
Abstract:
Introdução: A osteonecrose é uma afecção que se apresenta como uma degradação óssea e acomete com frequência os ossos gnáticos, em especial, a mandíbula. É uma das complicações que podem ocorrer nos pacientes submetidos a radioterapia da região de cabeça e pescoço. O tratamento dessa enfermidade é complexo e existem muitos fatores a esclarecer, pois, não existe um protocolo definido de terapia, podendo essa ser conservadora ou invasiva. No manejo invasivo, existe uma ferramenta que pode auxiliar na escolha do tecido ósseo a ser debridado: a fluorescência óptica. A fluorescência ajuda a distinguir o osso necrótico do osso vital, já que ao remover menos do que o necessário haverá muita chance de recidiva e se remover em excesso pode comprometer o osso remanescente, fragilizando-o e levando ao risco de fratura. Objetivos: Dessa forma, o presente trabalho objetiva, avaliar os benefícios do uso da fluorescência no tratamento cirúrgico da osteonecrose, e assim esclarecer os profissionais da área da saúde. Material e Métodos: Adotaram-se como critérios de inclusão artigos indexados nas bases de dados PubMed e SciELO no período de 2017 a 2020. Resultados: O resultado dessa pesquisa mostrou que a abordagem conjunta da fluorescência e o manejo invasivo terapêutico da osteonecrose mandibular é um método promissor e que consegue auxiliar na ressecção de margens ósseas com maior segurança. Mostrou, ainda, que apesar de muitas terapias terem sido propostas na literatura no tratamento da osteonecrose dos maxilares, a cirurgia é uma das mais resolutivas, associada a outras terapias de controle de infecção, como antibioticoterapia e terapia fotodinâmica antimicrobiana, por exemplo. Conclusão: Isto posto, é importante ressaltar, que novos estudos precisam ser feitos a fim de otimizar a técnica e protocolar sua utilização, mas o uso da fluorescência tem se mostrado uma importante ferramenta em cirurgias de osteonecrose dos maxilares provocada por medicamentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ribeiro, Matheus A. O., Cléber G. Corrêa, and Fátima L. S. Nunes. "Efetividade da gamificação em simulador de anestesia Odontológica." In Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde. Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2019. http://dx.doi.org/10.5753/sbcas.2019.6297.

Full text
Abstract:
Devido à alta taxa de insucesso no procedimento de aplicação de anestesia odontológica, o presente trabalho apresenta o processo de gamifica- ção de um simulador deste procedimento e sua validação. A partir da revisão literária e análise do simulador, elementos de jogos foram elencados e imple- mentados. O jogo sério objetiva promover uma estratégia de aprendizagem que seja mais atraente, incentivadora e permita a avaliação do treinamento. Resul- tados parciais de um experimento com voluntários indicam que o processo de gamificação foi bem sucedido e que o jogo pode ser submetido para validação com profissionais da área de Odontologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cavalcanti, Pedro Quaranta Alves, Giovanna Rolim Pinheiro Lima, Beatriz Vieira Loiola Coutinho, Idna Lara Goes De Sena, and Silvia Fernandes Ribeiro Da Silva. "COVID-19 E COINFECÇÃO POR ASPERGILLUS SPP: UMA REVISÃO LITERÁRIA." In I Congresso Nacional de Microbiologia Clínica On-Line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1162.

Full text
Abstract:
Introdução: A Aspergilose Pulmonar Invasiva (API), ocasionada pelo fungo Aspergillus spp, é uma doença de elevada morbimortalidade em pacientes com comprometimento do sistema imunológico. Estudos têm mostrado o risco de pacientes com COVID-19 desenvolver coinfecção por Aspergillus spp. Objetivos: Avaliar a consequência da infecção pelo Aspergillus spp na COVID-19. Material e métodos: Foi realizado levantamento bibliográfico do período de 2020 e 2021 na base de dados da PubMed. Utilizou-se as palavras-chave “Aspergillus” e “COVID-19”. Foram selecionados 5 artigos que abordaram o tema de forma satisfatória. Resultados: O relato de coinfecções na COVID-19 por bactérias e fungos tem se tornado cada vez mais frequente e aumentado a preocupação dos pesquisadores no mundo. A coinfecção por Aspergillus spp é um fator de risco que dificulta o diagnóstico, prognóstico, tratamento, agrava os sintomas e eleva a taxa de mortalidade de pacientes com COVID-19 grave. A coinfecção por Aspergillus, com consequente desenvolvimento de API, foi associada a casos de COVID-19 grave. Dos pacientes (5%) que evoluíram para a COVID-19 grave e necessitaram de cuidados intensivos, 19% a 34% deles desenvolveram API. Acredita-se que a COVID-19 aumenta a susceptibilidade da infecção por Aspergillus spp devido: ao excesso de antibióticos usado no seu tratamento; a imunomodulação do sistema imune; uso de Tocilizumab®; da hiperinflamação e da tempestade de citocinas; a ativação dos linfócitos Th2; níveis séricos elevados de IL-6 e IL-10; e diminuição da resposta via linfócito Th1. A coinfecção por Aspergillus spp pode influenciar no grau de inflamação sistêmica e na progressão e prognóstico da COVID-19, com consequente aumento de cuidados intensivos, de óbitos ou estender o tempo de internação e cura da COVID-19. Além disso, a coinfecção e o uso prolongado de antibióticos no tratamento da COVID-19 podem alterar a homeostase intestinal, intensificando a infecção, pois o desequilíbrio da microbiota, nos casos de infecções fúngicas, podem provocar alterações intestinais por até 12 dias após a não identificação do SARS-CoV-2 na nasofaringe. Conclusão: A API apresenta relevância clínica no contexto pandêmico atual devido a sua alta morbimortalidade na COVID-19 grave. Faz-se necessário mais estudos sobre a sua fisiopatologia que minimizem o agravamento da COVID-19.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Aguiar, Fernando Ferreira, Daniele Santos Raupp, and Marcelo Macedo. "CONTRIBUIÇÃO DA INOVAÇÃO PARA O MERCADO FINANCEIRO." In Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (ciKi). Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (ciKi), 2020. http://dx.doi.org/10.48090/ciki.v1i1.928.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo investigar quais as contribuições das Fintechs no mercado financeiro, sob a ótica da inovação. O estudo possui abordagem de revisão literária, da qual foi realizada uma pesquisa exploratória. Foi realizada coleta de artigos para embasamento dos autores seguida por uma análise e critério de seleção, onde foram identificados os artigos que contribuíram para o estudo proposto. Como resultado deste estudo, percebe-se que a entrada das Fintechs no mercado financeiro após a crise financeira de 2008 ainda está revolucionando o setor. Os impactos das inovações e tecnologias trazidas pelas Fintechs pode ser percebida pelos consumidores e bancos. Os bancos para sobreviver à concorrência no mercado precisam redesenhar seus modelos de negócios e criar ecossistema de serviços inovadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Mendes, Alexandra Carla Garcia Mendes, and Paulo Eliezer de Oliveira Moreira. "MÍIASE HUMANA NA CAVIDADE BUCAL: TRATAMENTO COM IVERMECTINA." In I Congresso Brasileiro de Parasitologia Humana On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/685.

Full text
Abstract:
Introdução: Miíase humana ocorre em países subdesenvolvidos, normalmente afeta pacientes doentes, idosos, deficientes mentais ou pacientes tróficos saudáveis. As larvas despejam seus ovos em tecidos doentes e necrosados (RIBEIRO, 2001). Pode ser definida como uma zoodermatoses, onde ela se alimenta e desenvolve como parasita, causando fenômenos inflamatórios, infecções e hemorragias. As miíase generalizada são pouco frequentes ocasionadas por abandono de feridas por vários dias. Pode ser: cutâneas, subcutâneas, cavitárias(MELO, 2003). Fruto da falta de higienização e feridas produzidas por agressões, doenças graves, tecidos mortos, principalmente nos incapacitados de fazer sua higiene básicas (BARROS, 2016). Objetivo: Identificar o meio de tratamento com administração da ivermectina em pacientes diagnosticado com patologias orais acometidos por larvas de moscas. Material e métodos: Realizou-se revisão literária direcionada ao tratamento de miíase humana com ivermectina em sites Google acadêmico, PubMed e SciElo, no período de 2001 a 2020, efetuada no idioma português, inglês. Utilizou seguintes descritores: Miíase bucal, Cavidade bucal, Ivermectina. Identificados em 20 artigos, procedendo à leitura dos títulos e resumos, das quais foram escolhidas 05 referências. Resultados: Identificou-se que os medicamentos mais utilizados são: clorofórmio a 15% em azeite e ivermectina oral. Em relação ao método utilizado, Melo (2003) aplica as formulas contendo clorofórmio diretamente na boca enquanto os parasitas estão presentes, causando assim a morte das larvas, facilitando sua remoção. No entanto, Ribeiro (2012) relata que o melhor procedimento a ser aplicado é com a utilização da ivermectina em comprimido. Este medicamento atua diretamente no organismo sem afetar a injuria bloqueando os canais de cloro regulados pelo ácido gamaaminobutírico, juntamente com antibióticos, atingindo assim o pico plasmático rápido, resultando na saída das larvas ainda vivas, sendo imprescindível realizar a higienização básica e continua até a cicatrização do tecido (LUCENA, 2020). Conclusão: Desta forma casos graves de miíase podem ser tratados tanto de forma primaria, com o auxílio de higienização, quanto com a utilização da ivermectina, sendo este medicamento seguro a ser aplicado nesses casos, devido não afetar diretamente tecidos e órgãos humano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lima, Pablo De Andrades, Jean Lucas Cimirro, Erico Amaral, and Gerson Munhos. "Estudo sobre Fake News: modo de operação e como atenuar a sua propagação." In XVII Escola Regional de Redes de Computadores. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/errc.2019.9238.

Full text
Abstract:
O trabalho apresenta uma revisão literária para buscar, analisar e verificar as formas de disseminação e as tecnologias usadas no combate as notícias falsas. Foram incluídos no estudo, artigos de pesquisa brasileiros sobre o tema, que resultaram na investigação de dois problemas: O uso de robôs sociais/digitais e influência do filtro bolha no direcionamento dos acessos e como parte da solução do problema a verificação das fakes news com uso de deep learning. As pesquisas citadas mostram um tendência promissora de evolução no combate às fake news utilizando o padrão automatizado de machine learning e inteligência humana para diferenciar robôs de pessoas além de outras ações no combate a fake news como fact checking, o uso de leis punitivas e o delicado conflito entre o combate às fake news e o respeito e a liberdade de expressão, onde planos legais nacionais, sob a justificativa de combater notícias falsa possam violar esta autonomia. Após a análise dos artigos enquadrados no escopo da pesquisa, pode-se verificar a dificuldade no tratamento de notícias falsas nos meios digitais atuais como redes sociais devidas a complexidade na classificação das notícias e interesses mercadológicos que utilizam ferramentas de disseminação de conteúdo robotizados. Muito embora hajam técnicas avançadas de inteligência artificial capazes de reduzir, ainda não existem ferramentas totalmente funcionais e práticas no combate às fake news, sendo ainda a conscientização dos usuários a melhor forma de prevenção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Guimarães, Julia Goes, Maria Eduarda Furtado Fernandes Terra, Ana Elisa Baião, and Guilherme Ribeiro Ramires de Jesus. "Displasia esquelética: um relato de caso sobre osteogênese imperfeita." In 44° Congresso da SGORJ - XXIII Trocando Ideias. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2020. http://dx.doi.org/10.5327/jbg-0368-1416-2020130285.

Full text
Abstract:
Introdução: As displasias esqueléticas correspondem a um grupo heterogêneo de cerca de 400 condições que afetam o desenvolvimento ósseo e tem prevalência de 9,1/1.000 óbitos perinatais. Formas precoces, diagnosticadas na gestação pela ultrassonografia (USG), podem levar à morte neonatal por hipoplasia pulmonar e outras complicações respiratórias. Todavia, o diagnóstico etiológico da displasia esquelética dificilmente é feito. A abordagem sindrômica é mais comum e permite avaliar a chance de evolução letal após o nascimento. A osteogênese imperfeita (OI) é uma das displasias mais comuns, caracterizada por fragilidade e baixa massa óssea, e é consequência, na maior parte das vezes, de mutações heterozigóticas autossômicas dominantes nos genes COL1A1 ou COL1A2. Pela Classificação de Sillence, pode ser dividida em sete grupos, sendo o tipo II letal no período neonatal e o III de elevada gravidade, enquanto as outras formas apresentam melhor prognóstico. Objetivo: Relatar o caso de paciente encaminhada a centro de referência por gestação com malformação fetal sugestiva de displasia esquelética e evolução dessa. Material e Métodos: Revisão de prontuário para acesso à internação e à evolução do caso, associado à revisão literária nas bases de dados do PubMed e Uptodate. Resultados: L.C.S., 35 anos, GIIIPII (um parto normal e uma cesariana), portadora do vírus HIV em uso de terapia antirretroviral (TARV) e de hipertensão crônica, foi admitida em um centro de referência com 31 semanas por encurtamento de membros fetais. A USG identificou encurtamento grave de todos os ossos longos, relação cardiotorácica aumentada, mandíbula protraída e alvéolos dentários desalinhados, sugestivo de displasia esquelética com hipoplasia pulmonar e prognóstico provavelmente letal. Com 37 semanas, teve o diagnóstico de pré-eclâmpsia sobreposta e iniciada indução do parto via Krause e ocitocina. Evoluiu com parto vaginal de RN feminino, peso 1690 g, Apgar 5/7 com desconforto respiratório. Apresentava fraturas de membros e foi encaminhada à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal logo após o nascimento. Realizado tratamento com pamidronato, vitamina D e carbonato de cálcio, porém evoluiu com óbito após cinco dias por insuficiência respiratória. Conclusão: O diagnóstico antenatal da OI é baseado em achados ultrassonográficos típicos a partir do segundo trimestre, com fraturas in útero gerando calos ósseos, deformidades nos ossos longos e redução do comprimento dos membros, costelas curtas com fraturas e crânio com mineralização reduzida. Porém, alguns desses achados podem ser encontrados em outros tipos de displasia esquelética. A revisão literária mostra que a cesariana não diminui a taxa de fraturas ao nascimento em crianças com formas não letais, nem prolonga a sobrevida naquelas com prognóstico letal. Nos sobreviventes, o tratamento consiste em fisioterapia e cirurgia ortopédica, podendo haver benefício com uso de bifosfonados. Nas formas graves e letais, a causa mortis geralmente se deve à insuficiência respiratória por falência mecânica da caixa torácica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Andrade, Vitória Ellen De Assis Ramos, Brayenne Sthephane Da Silva Quirino, Ana Rosa Cartaxo Mangueira, Rayssa Mota Cardoso, and Victor Vieira Porto De Almeida. "ATENDIMENTO À ANAFILAXIA NA EMERGÊNCIA PEDIÁTRICA: UM RESUMO DE LITERATURA." In I Congresso Brasileiro de Imunologia On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/960.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: A anafilaxia é um processo imunológico mediado pelo anticorpo IgE, que reage contra diferentes substâncias que funcionam como antígenos, liberando histamina e outros mediadores resultantes da desgranulação de basófilos e mastócitos. É muito comum em crianças, apesar de subdiagnosticada, pois seu sistema imunológico ainda está imaturo e nem sempre os pais reconhecem os sinais da ‘’alergia’’. Trata-se de uma emergência pois é uma reação multissistêmica, de início aparentemente súbito e de evolução rápida. OBJETIVO: O presente estudo visa conscientizar os profissionais de saúde acerca da importância do diagnóstico rápido da anafilaxia pediátrica, a fim de que não ocorra a progressão para um quadro fatal. Métodos: Realizou-se uma revisão literária utilizando os seguintes descritores: ‘’anafilaxia’’, ‘’pediatria’’, ‘’choque anafilático’’, através das plataformas Pubmed, Scielo e UptoDate, nas línguas português, inglês e espanhol, no período de 2013 a 2020. Foram encontrados 27 artigos e 9 não se adequaram ao tema proposto. RESULTADOS: Através dos selecionados, constatou-se que há poucos estudos sobre o tema, devido sobretudo ao subdiagnóstico e subnotificação, não sendo encontrados dados para a faixa de 0 aos 17 anos de vida. Entretanto, ficou claro que a principal causa dessa reação de hipersensibilidade em crianças é a alimentação. Observou-se os sintomas mais comuns, que vão desde uma irritação da pele e mucosa em 80 a 90% dos casos, acometimento do sistema respiratório em 70%, cardiovascular por volta de 45%, até o neural em 10 a 15% dos casos. Contatou-se que a adrenalina, por via intramuscular, é a droga de primeira escolha para reverter a anafilaxia devido à ação beta agonista, que promoverá vasoconstrição, aumento da resistência vascular periférica e redução do edema de mucosa, além de broncodilatação. Essas ações promovem a reversão do quadro e impossibilitam a evolução deste para o choque, pois a hipotensão, principal sinal de descompensação, aparece de maneira súbita e tardia nas crianças. CONCLUSÃO: Assim, pode-se aferir que o desconhecimento do quadro tanto pelos pais quanto pelos profissionais de saúde, atrelado a uma escassez de produções científicas sobre o tema, dificultam o diagnóstico, e consequentemente, prejudicam uma conduta rápida, algo imprescindível para salvar a vida da criança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Leidyanne Karolaine Barbosa da, Esaú Simões Da Silva, Rhana Cavalcanti Do Nascimento, and Maria Joanellys dos Santos Lima. "RESISTÊNCIA ANTIMICROBIANA DE PSEUDOMONAS AERUGINOSA EM AMBIENTE HOSPITALAR." In Anais do II Congresso Brasileiro de Saúde On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1971.

Full text
Abstract:
Introdução: Pseudomonas aeruginosa é uma bactéria gram negativa que causa principalmente pneumonias, a mesma está associada a grande parte das infecções intra-hospitalares que podem ocorrer em um período de 48h após a entrada na unidade de saúde, ou até 10 dias após a alta médica. Raramente causa problemas em pacientes saudáveis, entretanto, é uma das responsáveis por morbidade e mortalidade nos imunocomprometidos, como os portadores de fibrose cística. Objetivo: Este trabalho possui como objetivo realizar uma breve revisão sobre a resistência da P. aeruginosa a antimicrobianos em ambiente hospitalar. Métodos: Foi feito um estudo literário nos idiomas inglês, espanhol e português, nas bases de dados: Pubmed, BDTD e ScienceDirect, utilizando os descritores “Pseudomonas aeruginosa”, “Mortalidade Hospitalar”, “Farmacorresistência Bacteriana Múltipla”, durante o período de 2019 a 2021. Resultado: A P. aeruginosas é conhecida coma uma bactéria super-resistente a diversos antimicrobianos e o seu genoma é considerado relativamente grande (5.5 a 7 Mbp) quando comparado a Escherichia coli e Mycobacterium tuberculosis, o que pode ser justificado pela existência de genes como MP, VIM, OXA, MexAB-OprM, MexCD-OprJ, MexEF-OprN e MexXY-OprM que codificam proteínas que oferecem resistência a antimicrobianos como a classe de β-lactâmicos e aminoglicosídeos. Pacientes de Unidade de Terapia Intensiva estão mais propensos a contrair a bactéria, no Brasil o número de infecções causadas por P. aeruginosas resistente chega a 36,6%, sendo o seu fenótipo mucoide um fator importante para a virulência, a produção de muco através da P. aeruginosa forma um biofilme que oferece resistência aos fármacos, e dificulta a ação natural do sistema imunológico. Com a alta resistência, uma ação bastante eficaz para o tratamento dessa bacteriose seria a utilização de bacteriófagos líticos específicos, que são vírus que infectam a bactéria causando lise celular, representando assim, uma ótima alternativa biológica para o tratamento desta infecção. Conclusão: A alta resistência da P. aeruginosa no ambiente hospitalar é uma causa preocupante para os profissionais de saúde, uma vez que as terapias conhecidas para tratamento dessa bactéria não são capazes de acompanhar a evolução da mesma, sendo assim se faz necessário mais estudos de desenvolvimento de terapias inovadoras para o combate dessa bacteriose.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography