Academic literature on the topic 'Literatura e espiritismo'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Literatura e espiritismo.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Literatura e espiritismo"

1

Moraes, Silvia Piedade de, Luiz Fabiano Zanatta, and Rubens Dias Humphreys. "ESPIRITISMO E PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO BRASIL." Revista Relegens Thréskeia 4, no. 2 (December 11, 2015): 144. http://dx.doi.org/10.5380/rt.v4i2.43135.

Full text
Abstract:
O processo de consolidação do espiritismo no Brasil no século XIX ocorreu sob forte influência de religiões espiritualistas. Isso favoreceu a construção de uma identidade espírita kardecista conhecida como “à brasileira”. Esta revisão de literatura objetivou apontar os caminhos que o espiritismo kardecista vem traçando nas publicações científicas, sua área de concentração e tendências de crescimento no Brasil. Os resultados evidenciaram que o auge de crescimento das publicações sobre o tema ocorreu na entrada do século XXI e suas áreas de concentração encontram-se na influência do espiritismo na relação saúde-doença e na psiquiatria como complementaridade positiva. Assim, o espiritismo tem rompido progressivamente com dualidades históricas entre ciência e religião.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Teixeira, Gismair Martins. "A literatura e a dichtung na constituição do imaginário espírita e o contexto da pandemia de covid-19." Caminhando 25, no. 3 (December 15, 2020): 197–212. http://dx.doi.org/10.15603/2176-3828/caminhando.v25n3p197-212.

Full text
Abstract:
Resumo: O presente estudo traz uma abordagem em torno da constituição do imaginário espírita no tempo e no espaço através do conceito alemão de literatura apresentado pelo crítico literário Antonio Candido. Apresenta também como esse imaginário, a partir da conceituação do pesquisador francês Gilbert Durand para esse campo de estudos, dialoga com o contexto atual da pandemia de Covid-19 que assola a humanidade neste ano de 2020. O conceito de literatura da cultura alemã se apresenta mais abrangente do que aquele que é adotado pela cultura brasileira, que não possui terminologia própria para distinguir toda e qualquer produção textual daquelas de natureza artística. Este trabalho articula o conceito literário alemão, projetando-o sobre um recorte historiográfico do espiritismo franco-brasileiro, numa perspectiva de como essa interação se reflete no atual contexto pandêmico da Covid-19.Palavras-chave: Literatur. Dichtung. Imaginário. Espiritismo. Covid-19.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Cerezo, Alicia. "¿ESPÍRITUS O FANTASMAS?" SIGLO DIECINUEVE (Literatura hispánica), no. 18 (May 7, 2012): 277–97. http://dx.doi.org/10.37677/sigloxix.vi18.134.

Full text
Abstract:
El 27 de julio de 1887, el periódico La época publica un artículo en el que su autor denuncia con inusitado pavor el hecho de que importantes hombres de ciencia de todo el mundo estén refrendando abiertamente la práctica médica conocida como hipnotismo. Más aún sorprenderá al lector y al crítico modernos que el autor relacione el hipnotismo de forma natural con un género literario en el margen de lo canónico – la literatura gótica – y con un movimiento religioso alternativo – el espiritismo – acusando a los dos de fomentar dicha práctica. En primer lugar, este trabajo estudia el poder de sugestión y la pérdida de control del individuo como temas unificadores y fuentes del horror detrás de los tres discursos. En segundo lugar, a través de la lectura de la prensa periódica y otros ensayos en forma de libro, se presentan las superficiales similitudes entre la novela gótica y el espiritismo (la presencia del más allá, lo seudocientífico, lo psicológico y lo sublime) que constituyeron la base de las feroces críticas de sus detractores. En tercer lugar, se examinan los orígenes, motivaciones y contextos culturales en los que surgen la literatura gótica y el espiritismo para poner de relieve las importantes diferencias en sus respectivas respuestas a los retos literarios, científicos y espirituales de la modernidad, y de ahí las implicaciones que éstas tienen para nuestro acercamiento a la epistemología decimonónica española.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Miranda, Marcos Luiz Cavalcanti de, and Fernanda de Moura Caban. "Proposta de expansão da classe Espiritismo na Classificação Decimal de Dewey." Logeion: Filosofia da Informação 7, no. 1 (September 13, 2020): 107–32. http://dx.doi.org/10.21728/logeion.2020v7n1.p107-132.

Full text
Abstract:
Propõe a expansão da classe Espiritismo na Classificação Decimal de Dewey. Justifica a proposta devido ao grande número de adeptos e à produção literária espírita. Evidencia que o Espiritismo é a oitava religião com mais praticantes no mundo e a terceira no Brasil. Apresenta a importância da doutrina espírita ao redor do mundo e no Brasil. Utiliza a teoria proposta por Vanda Brougthon para religião e acrescenta as facetas ciência, filosofia, religião e aspectos gerais da Doutrina Espírita. Analisa propostas de expansão de classes existentes e elabora uma revisão de literatura acerca da história do espiritismo. Utiliza a metodologia de Barité para modificação de esquemas de classificação. Os termos foram coletados a partir do tesauro espírita e da obra de referência da Federação Espírita Brasileira e sistematiza os conceitos hierarquicamente. Propõe a expansão da classe 202 – Doutrina a partir da identificação e sistematização dos conceitos, colocando-os de forma notacional. Conclui que uma doutrina com tantos adeptos e com uma grande produção literária deve ser representada adequadamente na Classificação Decimal de Dewey e a que a mesma oferece pouco espaço de representação na classe 200 para as diversas religiões praticadas no mundo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Teixeira de Moraes, Ângela. "O discurso da saúde no espiritismo: do magnetismo à autocura." Religare: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB 14, no. 1 (December 22, 2017): 90. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2017v14n1.34213.

Full text
Abstract:
Este trabalho objetiva mostrar o percurso histórico do discurso espírita sobre saúde e suas práticas decorrentes, considerando a noção de a priori histórico e arquivo em Foucault. Parte da análise da literatura básica de Allan Kardec, cujas ideias se articulavam com o magnetismo em voga no século 19, passando pelas receitas homeopáticas, cirurgias espirituais, tratamentos menos intervencionistas e, atualmente, a autocura, com orientações em livros de autoajuda. Em cada uma dessas épocas, o Espiritismo se conformou à cultura terapêutica em que seus atores sociais estavam inseridos na Europa e no Brasil, sendo eles afetados, principalmente, pela busca de legitimidade de uma doutrina incipiente. Mas apesar das diferentes práticas de cura, permanece o pressuposto fundamental de que há uma estreita ligação ente o corpo material e o corpo espiritual, e que a doença é fruto do desequilíbrio mental, da obsessão, ou se instala a partir das consequências cármicas, advindas de outras vidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Isaia, Artur Cesar. "Chico Xavier: de bem simbólico do Espiritismo ao panteão da Umbanda. Literatura umbandista e identidade religiosa." Revista Brasileira de História das Religiões 8, no. 24 (January 2016): 113–33. http://dx.doi.org/10.4025/rbhranpuh.v8i24.30705.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Portella, Rodrigo, and Vinícius Lara Da Costa. "Letras imortais: a presença das ideias espíritas / espiritualistas na obra de autores clássicos da literatura americana e europeia do século XIX." TEOLITERARIA - Revista de Literaturas e Teologias 10, no. 20 (May 9, 2020): 280–301. http://dx.doi.org/10.23925/2236-9937.2020v20p280-301.

Full text
Abstract:
Abordando as relações entre vida e morte, o modern spiritualism norte americano e o espiritismo francês se converteram em movimentos de caráter religioso muito rapidamente a partir da segunda metade do séc. XIX. Além de obras produzidas por apologéticos da causa, ocorreu movimento interessante de identificação de vários autores da literatura clássica com as ideias do contato com o mundo invisível. A partir desta leitura, nos deparamos com relatos auto biográficos e literários significativos nas obras de Arthur Conan Doyle, Harriet Beecher Stowe e Victor Hugo. O objetivo deste trabalho é identificar, destacar e analisar a presença das idéias espiritualistas na produção de alguns escritores do século XIX, estabelecendo relações possíveis entre a penetração social do modern spiritualism e a construção de um imaginário religioso moderno através da literatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Lewgoy, Bernardo. "Etnografia da leitura num grupo de estudos espírita." Horizontes Antropológicos 10, no. 22 (December 2004): 255–82. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-71832004000200011.

Full text
Abstract:
O espiritismo kardecista é uma religião que confere fundamental importância ao estudo de uma literatura própria, entendida como complemento de uma revelação religiosa. Este artigo, realizado a partir de pesquisa etnográfica num tradicional centro espírita de classe média de Porto Alegre, examina e sistematiza alguns modos pelos quais os adeptos espíritas, estruturados em pequenos grupos, relacionam-se com essa tradição escrita.O grupo é fundamental na formação da identidade dos espíritas em dois aspectos: em primeiro lugar por demarcar pertencimentos internos, traduzidos ou não em diferenças de compreensão doutrinária. Em segundo lugar, é uma das instâncias de construção do expositor espírita, que ali aprende a tirar proveito de fórmulas verbais retiradas de um repertório próprio. Inspirado nas discussões sobre oralidade e escrita e na recente proposta de uma etnografia da leitura (Boyarin, 1993) tentarei mostrar que se a fala dos espíritas é construída como uma oralidade sustentada por textos, há também dimensões informais muito importantes a serem consideradas, que contextualizam e atualizam a relação com os textos sagrados nesse grupo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Quereilhac, Soledad. "Intelectuales, ciencia y espiritualismos en los años de entresiglos. Intervenciones de Carlos Octavio Bunge, Emilio Becher y Leopoldo Lugones." El Taco en la Brea, no. 7 (June 6, 2018): 159–81. http://dx.doi.org/10.14409/tb.v0i7.7362.

Full text
Abstract:
En los años de entresiglos en el Río de la Plata, intelectuales y escritores de orientaciones ideológicas diversas reflexionaron sobre la función, la imagen y las posibilidades de las ciencias en el marco de una nación en proceso de modernización. La cavilación sobre el lugar de las ciencias excedió, por cierto, los marcos de discusión del positivismo y se extendió hacia otras zonas de la cultura, como las corrientes espiritualistas modernas —el espiritismo y la teosofía— que llegaron al país hacia el último tercio del siglo XIX, y como la literatura fantástica de corte cientificista. Buscando desarmar las anacrónicas polarizaciones entre espiritualismo y cientificismo, y atenta a la gran gama de grises que ofrece la cultura de entresiglos, en el presente trabajo propongo una revisión de una serie de textos ensayísticos y ficcionales de Leopoldo Lugones, Emilio Becher y Carlos O. Bunge que complejizaron el mosaico de gravitación del discurso de las ciencias. El elemento común a estas tres intervenciones fue la necesidad de preguntarse, de maneras diferentes, tanto sobre «el más allá» de los preceptos positivistas, como sobre la posibilidad de reunir en un marco disciplinar global lo que la ciencia moderna tendía a separar paulatinamente en áreas diferenciadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Medeiros, Alexsandro Melo. "Política além da vida: o romance espírita Nosso Lar e a ideia de organização política e social na vida após a morte." Letras Escreve 8, no. 4 (September 9, 2019): 141. http://dx.doi.org/10.18468/letras.2018v8n4.p141-150.

Full text
Abstract:
A literatura espírita compreende um cem número de obras de divulgação doutrinária dentre as quais se destacam os romances, as crônicas, os poemas e cuja autoria é atribuída aos <em>mortos</em>. O que vemos nestas obras? Em geral a mensagem espírita é clara: a vida não cessa. A morte nada mais é do que uma passagem, para uma outra realidade, uma outra dimensão. O que acontece então no pós morte? O público leitor de romances espíritas encontra uma série de questões ligadas à cosmologia própria do espiritismo que enfatiza a realidade da vida após a morte, a reencarnação, a lei moral de causa e efeito/evolução e muitos outros temas. Neste artigo pretende-se dar uma resposta a esta questão do ponto de vista de como se organiza a vida em sociedade no chamado plano espiritual, tomando como base um dos mais conhecidos romances da literatura espírita, que se transformou inclusive em uma produção cinematográfica, a saber, <em>Nosso Lar</em> ditado pelo espírito André Luiz através da psicografia de Chico Xavier. Como metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica tomando como fonte principal a obra <em>Nosso Lar</em>, além de artigos, teses, dissertações e livros que discorrem sobre o tema em análise. Conclui-se que Nosso Lar, ao longo de sua narrativa, nos apresenta uma forma de organização política e social em parte muito semelhantes ao do plano terreno, com governadoria, ministérios, organização de trabalho, serviços de comunicação, transporte e que comporta uma estrutura política hierárquica de caráter eminentemente moral, evolutivo e espiritual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Literatura e espiritismo"

1

Dias, José Roberto de Lima. "Percursos da racionalização do sagrado no espiritismo: um conjunto de ideias presentes na literatura e na imprensa brasileira (1857-1915)." Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2011. http://hdl.handle.net/10923/3864.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2013-08-07T18:58:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000434799-Texto+Parcial-0.pdf: 110815 bytes, checksum: d17c02a37f1cb030b1a0d0c58d12f847 (MD5) Previous issue date: 2011
This thesis analyses the process of rationalization of the sacred in the scope of the history of spiritist ideas, with an aim to comprehend its constitutive aspects in the field of action of the Spiritist Doctrine and its consequent influence in literature and press between the years 1857 and 1915 in Brazil. We try to evaluate the meaning of the rationalization of the sacred proposed by Spiritualism, since such path has been reinforced by spiritual search and by the treatment given to its themes by important representatives of literature at the time. These have been identified and analyzed. Some intellectuals and writers have engaged themselves to the aforementioned spiritist segment. Others have shown a more critical view. However, texts produced by learned scholars to advertise, reverence or slander Spiritism have had some themes from the kardecian postulate as its backbone. Emerged in France in the second half of the nineteenth-century, Spiritism is a doctrine based on a rationalist and progressist emphasis systematized by Allan Kardec. With this in mind, we have mapped the socio-cultural experiences of some intellectuals and writers that have shaped literary life in Europe and in Brazil with the employment of spiritist ideas.
Esta tese analisa o processo de racionalização do sagrado no âmbito da história das ideias espíritas, visando compreender seus aspectos constitutivos na esfera de ação da Doutrina Espírita e sua consequente influência na literatura e na imprensa, no período compreendido entre os anos de 1857 a 1915, no Brasil. Procuramos avaliar o sentido de racionalização do sagrado proposto pelo Espiritismo, uma vez que tal caminhada foi reforçada pela busca espiritual e pelo tratamento dado aos seus temas por importantes representantes da literatura daquela época, os quais foram identificados e analisados. Alguns intelectuais e escritores engajaram-se ao referido segmento espiritualista, outros se posicionaram de forma crítica, no entanto, os textos produzidos pelos letrados para divulgar, reverenciar ou difamar o Espiritismo tiveram como pano de fundo alguns temas do postulado kardequiano. Lançado na França, da segunda metade do século XIX, o Espiritismo é uma doutrina assentada na ênfase racionalista e progressista, sistematizada por Allan Kardec. Nesse sentido, mapeamos as experiências sócio-culturais de alguns intelectuais e escritores que marcaram a vida literária na Europa e no Brasil utilizando-se das ideias espíritas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Dias, Jos? Roberto de Lima. "Percursos da racionaliza??o do sagrado no espiritismo: um conjunto de ideias presentes na literatura e na imprensa brasileira." Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, 2011. http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2412.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-04-14T13:47:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 434799.pdf: 110815 bytes, checksum: d17c02a37f1cb030b1a0d0c58d12f847 (MD5) Previous issue date: 2011-08-30
Esta tese analisa o processo de racionaliza??o do sagrado no ?mbito da hist?ria das ideias esp?ritas, visando compreender seus aspectos constitutivos na esfera de a??o da Doutrina Esp?rita e sua consequente influ?ncia na literatura e na imprensa, no per?odo compreendido entre os anos de 1857 a 1915, no Brasil. Procuramos avaliar o sentido de racionaliza??o do sagrado proposto pelo Espiritismo, uma vez que tal caminhada foi refor?ada pela busca espiritual e pelo tratamento dado aos seus temas por importantes representantes da literatura daquela ?poca, os quais foram identificados e analisados. Alguns intelectuais e escritores engajaram-se ao referido segmento espiritualista, outros se posicionaram de forma cr?tica, no entanto, os textos produzidos pelos letrados para divulgar, reverenciar ou difamar o Espiritismo tiveram como pano de fundo alguns temas do postulado kardequiano. Lan?ado na Fran?a, da segunda metade do s?culo XIX, o Espiritismo ? uma doutrina assentada na ?nfase racionalista e progressista, sistematizada por Allan Kardec. Nesse sentido, mapeamos as experi?ncias s?cio-culturais de alguns intelectuais e escritores que marcaram a vida liter?ria na Europa e no Brasil utilizando-se das ideias esp?ritas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Melnitzki, Marcelo Lima. "As regras espirituais são tão exatas e positivas como as das ciências materiais: as representações sobre a ciência no Jornal Espírita. Porto Alegre, década de 1930." Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2010. http://hdl.handle.net/10923/3817.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2013-08-07T18:58:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000438992-Texto+Completo-0.pdf: 1635524 bytes, checksum: 11b5d89438f3b647345bca05fdc7c9e1 (MD5) Previous issue date: 2010
In this thesis we tried to analyze the representations of science articles and editorials in the Journal Spiritist in Porto Alegre, in the 1930s. From the methodology of content analysis (CA) seek to identify the arguments used by newspaper writers to (re) asserting the scientific spiritism, closely linked to how sought to represent his doctrine as a scientific knowledge of the similarity of Sciences accurate. Through this approach we can see that this focus on the spiritual doctrine kept relations with the historical context marked by a strong rationalist bias, and what transpired in the intensive reading of the arguments of members of the newspaper Paul Hecker. Taken as a source / object of study in the Journal Spiritist also allowed a better understanding of the local impact of a broader discussion, linked to the history of Spiritualism in the country, marked by division between scientists and mystics.
Nesta dissertação procuramos analisar as representações sobre a ciência nos artigos e editoriais do Jornal Espírita, em Porto Alegre, na década de 1930. A partir da metodologia da Análise de Conteúdo (AC) buscamos identificar os argumentos utilizados pelos articulistas do jornal para (re)afirmar a cientificidade do Espiritismo, estreitamente ligados a forma como procuravam fazer representar a sua doutrina, como um conhecimento científico a semelhança das ciências exatas. Através desta abordagem conseguimos perceber que este enfoque sobre a doutrina espírita guardava relações com contexto histórico marcado por um forte viés racionalista, e que transpareceu na leitura intensiva dos argumentos dos colaboradores do jornal de Paulo Hecker. Tomado como fonte/objeto deste estudo o Jornal Espírita nos permitiu, também, uma melhor compreensão da repercussão a nível local de uma discussão mais ampla, ligada a história do Espiritismo no país, marcada pela divisão entre científicos e místicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Bradbury, Roger. "O homem levanta o mundo, a mulher sustenta o lar: A literatura doutrinária espírita contemporânea em perspectiva de gênero." Universidade Metodista de São Paulo, 2015. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/331.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-08-03T12:19:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Roger Bradbury.pdf: 1632359 bytes, checksum: 6941c9e93a847f98a46de97c423a55a3 (MD5) Previous issue date: 2015-02-23
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
The results of the literature search corroborate what in religious practice I had already noted, the existence of certain intentional syncretism of apprehension and religious content review, in other words, the matrix Judeo-Christian worldviews impregnated with values and role models that marked the new Spiritualism gender representations, still in France, and later in Brazil. It was found that both in literature and in the spiritist ethos has always been an oscillation between a sexual division of more traditional androcentric with the overvaluation of women as mothers, and men work as providers - and as a consequence the limitation on skills development occurs and competencies of both sexes in the various social institutions (family, work, etc.), including the spiritist institutions on the one hand, and; On the other hand, an alleged defense posture of the progressive liberation (emancipation) of womens rights. This research aimed to analyze the representations of gender in literary-doctrinal productions of contemporary Brazilian Spiritism, from a survey of the historical context that would have influenced the development of the spirit gender representations from a stage prior to the institutionalization of Spiritism, in France and in Brazil, to the present day and how such representations of gender structure the internal organization of Spiritualism, regarding the sexual division of labor. In addition to literature search was performed analysis of the Spiritisms doctrinal literature.
Os resultados da pesquisa bibliográfica corroboram o que na prática religiosa já havia notado, a existência de certo sincretismo intencional de apreensão e revisão de conteúdos religiosos, ou seja, de cosmovisões de matriz judaico-cristã impregnadas de valores e modelos de comportamento que marcaram as novas representações de gênero do Espiritismo, ainda na França, e posteriormente, no Brasil. Constatou-se que tanto na literatura espírita quanto no ethos espírita sempre houve uma oscilação entre uma divisão sexual do trabalho mais tradicional e androcêntrica com a supervalorização das mulheres como mães, e dos homens como provedores e como consequência disto ocorre a limitação do desenvolvimento das habilidades e competências de ambos os sexos nas várias instituições sociais (família, mercado de trabalho, etc.), inclusive nas instituições espíritas, de um lado, e; por outro lado, uma pretensa postura de defesa da progressiva liberação (emancipação) dos direitos da mulher. A presente pesquisa objetivou analisar as representações de gênero nas produções lítero-doutrinárias do Espiritismo brasileiro contemporâneo, a partir de um levantamento do contexto histórico que teria influenciado a elaboração das representações de gênero espíritas, desde uma fase anterior à institucionalização do Espiritismo, na França e no Brasil, aos dias de hoje e como tais representações de gênero estruturam a organização interna do Espiritismo, no que tange a divisão sexual do trabalho. Além de pesquisa bibliográfica foi realizada análise da literatura doutrinária espírita.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rocha, Alexandre Caroli. "O caso Humberto de Campos : autoria literaria e mediunidade." [s.n.], 2008. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/270002.

Full text
Abstract:
Orientadores: Haquira Osakabe, Maria Betania Amoroso
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Made available in DSpace on 2018-08-11T09:44:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rocha_AlexandreCaroli_D.pdf: 904043 bytes, checksum: ca7a52a377d9b1a6d60d2c9c81cac45c (MD5) Previous issue date: 2008
Resumo: Entre 1937 e 1969, publicaram-se 12 livros que o médium Francisco Cândido Xavier atribuiu ao escritor Humberto de Campos e a Irmão X. O objetivo desta tese é estudar o funcionamento autoral desses textos. Ela foi dividida em cinco capítulos: uma apresentação de Humberto de Campos; um breve histórico da mencionada atribuição de autoria; uma análise da construção de um autor espiritual; uma leitura de cinco textos do conjunto mediúnico; e uma interpretação das noções autorais despertadas por tais livros
Abstract: Between 1937 and 1969, the medium Francisco Xavier published 12 books that he attributed to Humberto de Campos and Brother X. The purpose of this doctoral thesis is to investigate the authorial functioning of this system. The present work is divided into five chapters: a presentation of Humberto de Campos; a short historical overview of the socalled authorship attribution; an analysis of the construction of a spiritual author; a critical reading of five texts taken from the mediunic set of writings; and an interpretation of the authorial notions suscitated by such books
Doutorado
Literatura e Outras Produções Culturais
Doutor em Teoria e História Literária
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Tamiris Vianna da [UNESP]. "A caridade é, em tudo, a regra de proceder: análise do discurso espírita kardecista." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2014. http://hdl.handle.net/11449/122110.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-04-09T12:28:22Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2014-08-22Bitstream added on 2015-04-09T12:48:18Z : No. of bitstreams: 1 000812853.pdf: 805989 bytes, checksum: 43bc167c9858c2b6e8566a56b3c928e8 (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Neste trabalho, analisamos o discurso espírita kardecista, tal como se encontra circulando atualmente no Brasil, a partir da perspectiva da Análise do Discurso de linha francesa, com ênfase nas reflexões de Maingueneau (2008) sobre a noção de semântica global. Desse ponto de vista, o discurso é considerado como sistema de restrições semânticas que restringe, ao mesmo tempo, todos os planos do discurso (vocabulário, temas tratados, intertextualidade, instâncias de enunciação). Esse sistema de restrições não só diz respeito à produção verbal do discurso, como também o torna comensurável com a rede institucional do grupo que a enunciação do discurso supõe e, ao mesmo tempo, torna possível. Assim, analisamos o discurso espírita kardecista considerando-o como uma prática discursiva, nos termos de Maingueneau (2008), com o intuito de evidenciar a imbricação radical que há entre a face verbal e a face social do discurso. Para o desenvolvimento da análise, organizamos um corpus bastante diversificado, que inclui diferentes gêneros de natureza verbo-visual, o que não deixa de ser um reflexo da própria diversidade da produção relacionada ao discurso espírita. O fio condutor da análise é a avaliação da hipótese que formulamos a respeito desse discurso, isto é, que o traço /+cristianismo/ é um dos traços semânticos de seu sistema de restrições semânticas globais. Do nosso ponto de vista, esse traço não esgota a “significância” do discurso espírita kardecista, mas a análise revela que está mesmo presente tanto na face verbal (conforme a análise que desenvolvemos sobre o ethos do discurso espírita kardecista), quanto na face social (conforme as reflexões que apresentamos sobre as instituições espíritas) desse discurso, constituindo-se, desse modo, como uma das chaves para a sua leitura
In this work, we analyze the Kardecist spiritist discourse, as it is currently circulating in Brazil, from the perspective of the Discourse Analysis of the French line, emphasizing reflections of Maingueneau (2008) on the notion of global semantics. From this point of view, discourse is considered as a system of semantic constraints which restricts all levels of speech (vocabulary, topics discussed, intertextuality, instances of enunciation) at the same time. This restriction system does not concern only verbal speech production but also makes it commensurable with the institutional network of the group that the enunciation of discourse presupposes and at the same time makes it possible. Thus, we analyzed the Kardecist spiritist discourse considering it as a discursive practice, in terms of Maingueneau (2008), in order to highlight the radical overlap between the verbal face and the social face of the discourse. For the development of the analysis, we organized a very diverse corpus, which includes different genres of verbal-visual nature, which does not cease to be a reflection of the diversity of production related to the spiritist speech. The guiding principle of analysis is the evaluation of the hypothesis formulated about this speech, that is, the trait/+Christianity/ is one of semantic features of its system of global semantic constraints. From our point of view, this trait does not exhaust the significance of the Kardecist spiritist discourse, but analysis reveals that it is present in both verbal face (according to the analysis we have developed over the ethos in the Kardecist spiritist discourse) and social face (according to the reflections on the present spiritist institutions) of this discourse, becoming thus one of the keys to its reading
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Tamiris Vianna da. ""A caridade é, em tudo, a regra de proceder" : análise do discurso espírita kardecista /." São José do Rio Preto, 2014. http://hdl.handle.net/11449/122110.

Full text
Abstract:
Orientador: Anna Flora Brunelli
Banca: Roberto Leiser Baronas
Banca: Eduardo Penhavel
Resumo: Neste trabalho, analisamos o discurso espírita kardecista, tal como se encontra circulando atualmente no Brasil, a partir da perspectiva da Análise do Discurso de linha francesa, com ênfase nas reflexões de Maingueneau (2008) sobre a noção de semântica global. Desse ponto de vista, o discurso é considerado como sistema de restrições semânticas que restringe, ao mesmo tempo, todos os planos do discurso (vocabulário, temas tratados, intertextualidade, instâncias de enunciação). Esse sistema de restrições não só diz respeito à produção verbal do discurso, como também o torna comensurável com a rede institucional do grupo que a enunciação do discurso supõe e, ao mesmo tempo, torna possível. Assim, analisamos o discurso espírita kardecista considerando-o como uma prática discursiva, nos termos de Maingueneau (2008), com o intuito de evidenciar a imbricação radical que há entre a face verbal e a face social do discurso. Para o desenvolvimento da análise, organizamos um corpus bastante diversificado, que inclui diferentes gêneros de natureza verbo-visual, o que não deixa de ser um reflexo da própria diversidade da produção relacionada ao discurso espírita. O fio condutor da análise é a avaliação da hipótese que formulamos a respeito desse discurso, isto é, que o traço /+cristianismo/ é um dos traços semânticos de seu sistema de restrições semânticas globais. Do nosso ponto de vista, esse traço não esgota a "significância" do discurso espírita kardecista, mas a análise revela que está mesmo presente tanto na face verbal (conforme a análise que desenvolvemos sobre o ethos do discurso espírita kardecista), quanto na face social (conforme as reflexões que apresentamos sobre as instituições espíritas) desse discurso, constituindo-se, desse modo, como uma das chaves para a sua leitura
Abstract: In this work, we analyze the Kardecist spiritist discourse, as it is currently circulating in Brazil, from the perspective of the Discourse Analysis of the French line, emphasizing reflections of Maingueneau (2008) on the notion of global semantics. From this point of view, discourse is considered as a system of semantic constraints which restricts all levels of speech (vocabulary, topics discussed, intertextuality, instances of enunciation) at the same time. This restriction system does not concern only verbal speech production but also makes it commensurable with the institutional network of the group that the enunciation of discourse presupposes and at the same time makes it possible. Thus, we analyzed the Kardecist spiritist discourse considering it as a discursive practice, in terms of Maingueneau (2008), in order to highlight the radical overlap between the verbal face and the social face of the discourse. For the development of the analysis, we organized a very diverse corpus, which includes different genres of verbal-visual nature, which does not cease to be a reflection of the diversity of production related to the spiritist speech. The guiding principle of analysis is the evaluation of the hypothesis formulated about this speech, that is, the trait/+Christianity/ is one of semantic features of its system of global semantic constraints. From our point of view, this trait does not exhaust the "significance" of the Kardecist spiritist discourse, but analysis reveals that it is present in both verbal face (according to the analysis we have developed over the ethos in the Kardecist spiritist discourse) and social face (according to the reflections on the present spiritist institutions) of this discourse, becoming thus one of the keys to its reading
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Monge, López Jesús Mª. "Influencias literarias y filosóficas en “La Lámpara Maravillosa” de Ramón del Valle-Inclán." Doctoral thesis, Universitat Autònoma de Barcelona, 2015. http://hdl.handle.net/10803/305100.

Full text
Abstract:
La presente tesis doctoral sobre las Influencias Literarias y Filosóficas en La lámpara maravillosa de Ramón del Valle-Inclán consta de dos partes. En la primera, se estudian las influencias filosóficas heterodoxas en las que se sustenta el ensayo, con especial incidencia en el movimiento espiritista, de gran desarrollo en España y sin embargo poco estudiado. Conceptos fundamentales en el ensayo valleinclaniano como la reencarnación o la ley de retribución o del karma se hallan en los círculos espiritistas españoles, que, a partir de 1868, proliferaron en toda la geografía nacional. Esta tesis se detiene en una publicación poco conocida en la historiografía literaria española: la Revista de Estudios Psicológicos (REPs) de Barcelona, que dio noticia del movimiento y de los investigadores de los fenómenos espiritistas, entre los que se encontraba Manuel Otero Acevedo, amigo de Valle-Inclán, que viajó a Italia con el fin de examinar a la médium Eusapia Palladino. Se estudia la estancia de Acevedo en Italia y su influencia en la formación del pensamiento heterodoxo de Valle-Inclán. Otero Acevedo es el representante del denominado psiquismo, una interpretación científica de los fenómenos espiritistas. La REPs organizó, en 1888 y en Barcelona, el Primer Congreso Internacional Espiritista, que propició el Congreso Internacional Espiritualista de París de 1889, donde ya se vislumbran otras corrientes heterodoxas pujantes, como la teosofía o el ocultismo. La primera difundió el orientalismo y el pensamiento esotérico en el Modernismo español. De forma paralela, el ocultismo francés finisecular, con profundas conexiones con el simbolismo literario, también contribuyó a ello y así se refleja en la LM, ensayo de estética fundamentado en una metafísica ocultista y con una propuesta poética de carácter netamente simbolista. En la LM, en conclusión, desemboca una tradición de casi cuarenta años de publicaciones espiritistas, teosóficas y ocultistas, que desaparecieron con la represión generada en la inmediata postguerra. En la segunda parte de la investigación, dedicada a la exégesis, sección a sección, de la obra, se plantea una nueva interpretación de su estructura; se describen las características del hermano peregrinante, lector implícito del ensayo; y se comentan algunas ilustraciones relevantes, así como las variantes y erratas textuales en las ediciones existentes. Según Valle, la LM era una estética mística, pero no se trata de una unión mística con el Dios católico, sino más bien con un Dios, el Todo, próximo al modelo planteado por el trascendentalismo de Emerson o por movimientos como el ocultismo y la teosofía. Lo cierto es que influencias tradicionalistas y heterodoxas conviven sin dificultad en los postulados de la LM. En el Anillo de Giges el autor despliega su teoría sobre el mundo, su idea de belleza ligada a la divinidad y la función del artista-poeta que es capaz de percibir lo invisible. En el Milagro Musical reflexiona sobre la expresión lingüística de las sensaciones, las limitaciones inherentes al propio lenguaje y la necesidad de ampliar con la musicalidad los significados de los vocablos. En Exégesis Trina el autor expone su teoría del arte trino, resultado de aplicar la trinidad teológica al arte. El Quietismo Estético representa en esta teoría el arte del Espíritu, y es definido por Valle-Inclán como la expresión estética, a través del recuerdo, de una razón de conciencia, que se sustenta en una comprensión esotérica del mundo y de la existencia humana. Por todo ello, considera el gesto último del hombre al morir como expresión verdadera de la conciencia moral de la personalidad. En este sentido, el poeta debe expresar el estado espiritual del hombre, su responsabilidad eterna. Finalmente, en La Piedra del Sabio se explicita que el ensayo estético es una obra alquímica, donde se opera una transformación y transmutación por parte del narrador y del lector implícito.
This dissertation on The literary and philosophical influences on Ramón del Valle-Inclán’s La lampara maravillosa (LLM) is comprised of two parts. The first part examines the influence of the heterodox philosophies on which LLM is based, focusing particularly on Spiritism, a movement that developed greatly in Spain, but is yet to be widely studied. Basic concepts in Valle-Inclán’s LLM, such as reincarnation or the law of retribution or karma, are found in spiritist circles in Spain, which started proliferating throughout the country from 1868. This dissertation examines a little-known publication within Spanish literary historiography: the Revista de Estudios Psicológicos (REPs) of Barcelona, which informed readers about Spiritism as well as those who researched its phenomena, among whom Manuel Otero Acevedo, a friend of Valle-Inclán who had travelled to Italy in order to study the medium Eusapia Palladino, could be found. Otero Acevedo’s stay in Italy and influence on the development of Valle-Inclán’s heterodox thinking are also studied in this work. Otero Acevedo was a representative for so-called Psychism, a scientific interpretation of spiritist phenomena. The REPs organized the First International Spiritist Congress in Barcelona in 1888, which led to the International Spiritualist Congress of Paris, in 1889, where thriving heterodox trends started to be seen, such as Theosophy and Occultism. The former spread Orientalism and esoteric thought within Spanish Modernism. In parallel with this, French finisecular Occultism, tightly bound to literary Symbolism, also contributed to this spread, and so it is portrayed in LLM, an aesthetic essay based on occultist metaphysics that proposes a purely symbolic style of poetry. In conclusion, LLM is the result of a nearly forty-year-long tradition of publications on Spiritism, Theosophy and Occultism, which disappeared due to the repression that occurred right after the Spanish Civil War. In the second part of this research project, dedicated to the exegesis of every single section of LLM, a new interpretation of this essay is outlined; the characteristics of the brother in pilgrimage, the implied reader of the essay, are described; and some of the illustrations, variations and typographical errors within existing editions are discussed. According to Valle-Inclán, LLM delineated a mystical aesthetic, but it is not about a mystical union with the Catholic God, but rather with a God, the All, close to the model proposed by Emerson’s Transcendentalism or by movements like Occultism and Theosophy. In fact, traditionalist and heterodox influences smoothly coexist in the postulates of LLM. In El Anillo de Giges, the author elucidates his theory of the world, his idea of beauty bound to divinity and the role of the poet-artist, who is able to perceive the invisible. In El Milagro Musical, Valle-Inclán reflects on the linguistic expression of emotions, the limitations within language itself and the need to broaden the meaning of words through musicality. In Exégesis Trina, the author expresses his theory on Trinitarian art, which is the result of applying the theological Trinity to art. In this theory, the Quietismo Estético represents the art of the Spirit, defined by the author as an aesthetic expression of an awareness obtained through remembrance, which is based on an esoteric understanding of the world and human existence. Thus, Valle-Inclán considers the very last act of men, i.e. dying, to be the true expression of the moral conscience of personality. In this regard, the poet must express the spiritual state of men, their eternal responsibility. Finally, in La Piedra del Sabio, it is specifically stated that the aesthetic essay La lámpara maravillosa is an alchemical piece of work, where a transformation and a transmutation take place between the narrator and the implied reader.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Melnitzki, Marcelo Lima. "As regras espirituais s?o t?o exatas e positivas como as das ci?ncias materiais: as representa??es sobre a ci?ncia no Jornal Esp?rita. Porto Alegre, d?cada de 1930." Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, 2010. http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2428.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-04-14T13:47:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 438992.pdf: 1635524 bytes, checksum: 11b5d89438f3b647345bca05fdc7c9e1 (MD5) Previous issue date: 2010-06-25
In this thesis we tried to analyze the representations of science articles and editorials in the Journal Spiritist in Porto Alegre, in the 1930s. From the methodology of content analysis (CA) seek to identify the arguments used by newspaper writers to (re) asserting the scientific spiritism, closely linked to how sought to represent his doctrine as a scientific knowledge of the similarity of Sciences accurate. Through this approach we can see that this focus on the spiritual doctrine kept relations with the historical context marked by a strong rationalist bias, and what transpired in the intensive reading of the arguments of members of the newspaper Paul Hecker. Taken as a source / object of study in the Journal Spiritist also allowed a better understanding of the local impact of a broader discussion, linked to the history of Spiritualism in the country, marked by division between scientists and mystics.
Nesta disserta??o procuramos analisar as representa??es sobre a ci?ncia nos artigos e editoriais do Jornal Esp?rita, em Porto Alegre, na d?cada de 1930. A partir da metodologia da An?lise de Conte?do (AC) buscamos identificar os argumentos utilizados pelos articulistas do jornal para (re)afirmar a cientificidade do Espiritismo, estreitamente ligados a forma como procuravam fazer representar a sua doutrina, como um conhecimento cient?fico a semelhan?a das ci?ncias exatas. Atrav?s desta abordagem conseguimos perceber que este enfoque sobre a doutrina esp?rita guardava rela??es com contexto hist?rico marcado por um forte vi?s racionalista, e que transpareceu na leitura intensiva dos argumentos dos colaboradores do jornal de Paulo Hecker. Tomado como fonte/objeto deste estudo o Jornal Esp?rita nos permitiu, tamb?m, uma melhor compreens?o da repercuss?o a n?vel local de uma discuss?o mais ampla, ligada a hist?ria do Espiritismo no pa?s, marcada pela divis?o entre cient?ficos e m?sticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Cunha, André Victor Cavalcanti Seal da. "A invenção da imagem autoral de Chico Xavier: uma análise histórica sobre como o jovem desconhecido de Minas Gerais se transformou no médium espírita mais famoso do Brasil (1931-1938)." www.teses.ufc.br, 2015. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14515.

Full text
Abstract:
CUNHA, André Victor Cavalcanti Seal da. A invenção da imagem autoral de Chico Xavier: uma análise histórica sobre como o jovem desconhecido de Minas Gerais se transformou no médium espírita mais famoso do Brasil (1931-1938). 2015. 302f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em História Social, Fortaleza (CE), 2015.
Submitted by Márcia Araújo (marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2015-12-15T12:26:35Z No. of bitstreams: 1 2015_tese_avcscunha.pdf: 6227130 bytes, checksum: 5bc7b9b0a5b0e1e7da3bc0c912200b29 (MD5)
Approved for entry into archive by Márcia Araújo(marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2015-12-15T17:23:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_tese_avcscunha.pdf: 6227130 bytes, checksum: 5bc7b9b0a5b0e1e7da3bc0c912200b29 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-12-15T17:23:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_tese_avcscunha.pdf: 6227130 bytes, checksum: 5bc7b9b0a5b0e1e7da3bc0c912200b29 (MD5) Previous issue date: 2015
The common thread throughout this research is an analysis of Chico Xavier as the carrier of an invented authorial image, built on the complex dynamics involving his representation as a psychographic writer in the production, receptivity and ownership of his works. We have approached Spiritism both as a cultural and editorial phenomenon. We have thus investigated the creation of an authorial image of Xavier, conceived as a collective construct from multiple individuals, including an intellectual elite linked to the Spiritism movement, as well as editors and readers. The chronological period of interest for this research ranges from the end of 1931 to the beginning of 1938. The analysis revealed that the literary work of Xavier was conceived according to the workings of the FEB, having flourished, from the end of the XIX century, within the internal power struggles among religious and scientific spiritualists, as well as within the disputes among different interlocutors in a time of criminalization by the first republican penal code. An overview of the spiritualist literature during the rising of Xavier allowed us to detect evidence of cultural bases for his psycographic writings. As far as his writings are concerned, we identified seductive and convincing strategies in the prefatory texts signed by the medium, involving the use of a large range of textual devices geared towards denying authorship. Yet another analytical movement was developed with a focus on the construction of the authorial image of the young medium from Minas Gerais, on the basis of the receptivity his works, of what was said about him by the first generation of his readers. We noted his rising in the spiritualist literature scenario, as part of a collective project, conceived and lead by frontrunners in the FEB. The editorial inner circle of the FEB, based on the criticism that attempted to disqualify the poetry book written mediunically, promoted transformations in the authorial image of Xavier in an effort to increase the authorship denial, in order to support the spiritual authenticity of the poems. Thus, the evidence of intellectual qualities of Xavier started to fade away. At the same time, his mediunic abilities showed a marked increase. Along with those, his virtuous behavior eventually granted him a reputation of an above-average medium. From such a remarkable position, Chico Xavier inserted different elements into the literary matrix of the current Spiritism of the FEB. This investigation allowed us to understand two strategies for the constitution of author-spirits. In Emmanuel, the editorial success of the character can be directly linked to his overflow that includes acting in paratextual and mostly paraliterary roles. This exercise was based on the fusion between representations of Emmanuel as both a spiritual author and as a guide to the medium. This position allowed the character to assume distinct roles, significantly increasing the possible courses of action of Xavier himself. In the peculiar case of Humberto de Campos, there was an appropriation of the already well-known literary character in order to transform him into an author-spirit. An effort was made to establish a continuous link between the conventional literary production of the chronicler from Maranhão and the psycographed production by Xavier. In this sense, we found, within the mediunic chronicles, the use of literary procedures that attempted to drain the authorial image from the literary to the psycographed text. Those bets turned out to be successful, allowing Chico Xavier to achieve a more prominent role as author-actor in the spiritualist literary scenario and within the setting of the large national press.
Esta pesquisa tem por fio condutor uma análise de Chico Xavier como portador de uma imagem autoral inventada, construída pela complexa dinâmica que constituiu sua representação de escritor psicógrafo na inter-relação produção, recepção e apropriação de suas obras. O Espiritismo nela foi abordado como fenômeno cultural e editorial. Investigou-se, pois, a criação da imagem autoral de Xavier, concebendo esta como uma elaboração coletiva da qual participaram vários sujeitos, dentre eles intelectuais ligados ao movimento espírita, editores e leitores. O período do recorte cronológico propriamente dito foi do final de 1931 até o início de 1938. As análises revelaram que a obra literária de Xavier foi produzida dentro do funcionamento de uma matriz febiana, engendrada, no final do século XIX, no bojo das disputas intestinas entre espíritas religiosos e científicos, bem como nos enfrentamentos com interlocutores em tempos de criminalização pelo primeiro código penal republicano. Um sobrevoo na literatura espírita do período da chegada de Xavier permitiu detectar-se indícios de bases culturais para sua escrita psicográfica. Quanto a sua escrita de si, pôde ser identificadas nos textos prefaciais assinados pelo medium estratégias de sedução e convencimento, com o uso de um amplo espectro de dispositivos textuais voltados à denegação autoral. Um segundo movimento analítico foi desenvolvido enfocando-se a criação da imagem autoral do jovem médium de Minas Gerais através da recepção de sua obra, do que dele disse a primeira geração de seus leitores. Pôde-se compreender seu surgimento na cena literária espiritista, integrando um projeto coletivo elaborado e capitaneado por lideranças da Federação Espírita Brasileira. O núcleo editorial febiano, respondendo as críticas que procuravam desqualificar o livro de poesias escritas mediunicamente, promoveu transformações na imagem autoral de Xavier, visando a intensificar a denegação autoral para sustentar a autenticidade espiritual dos poemas. Assim, foram se diluindo os vestígios de suas qualificações intelectuais. Concomitantemente, potencializaram-se suas qualidades mediúnicas. Em adição, se passou a ressaltar seu comportamento virtuoso, acabando-se por conferir-lhe uma representação de medium acima da média. Nesta destacada posição, Chico Xavier inseriu elementos diferentes na matriz literária vigente no Espiritismo febiano de seu tempo. A investigação permitiu compreender duas estratégias para a constituição de seus espíritos-autores. Em Emmanuel, o sucesso editorial do personagem pode ser diretamente relacionado ao seu transbordamento com atuações em funções paratextuais e, principalmente, paraliterárias. Este exercício estava fundamentado na fusão entre as representações de Emmanuel, tanto como autor espiritual, quanto como guia do medium. Esta posição permitirá ao personagem desempenhar múltiplas atividades, ampliando-se significativamente as possibilidades de ação do próprio Xavier. No caso peculiar de Humberto de Campos, houve a apropriação de um já consagrado personagem literário para transformá-lo em um espírito-autor. Houve uma busca por estabelecer uma continuidade entre a produção literária convencional do Cronista maranhense e a psicografada por Xavier. Neste sentido, encontrou-se nas crônicas mediúnicas uma utilização de procedimentos literários que visavam a drenar a imagem autoral do literato para o texto psicografado. Estas apostas representaram estratégias bem-sucedidas, permitindo a Chico Xavier maior atuação como autor-ator na cena literária espiritista e no cenário da grande impressa nacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Literatura e espiritismo"

1

Barrera, Florentino. Literatura y espiritismo. Buenos Aires: Ediciones Vida Infinita, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Barbosa, Pedro Franco. Espiritismo básico: As origens, a natureza, as características, os princípios básicos, a codificação, a filosofia, a ciência, a religião, o homem--constituição e destino, a literatura espírita--mediúnica e não-mediúnica. 3rd ed. Rio-RJ, Brasil: Federação Espírita Brasileira, 1987.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Theodoridis, Nicolas. Dante e o Triunfo Poético: A Divina Comédia Revisitada à Luz do Espiritismo. Brazil Publising, 2021. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-5861-540-8.

Full text
Abstract:
Born under the sign of Gemini, between May 14 and June 13, 1265, most likely towards the end of May, in a low-nobility family in Florence, he was baptized on March 26, 1266, with the name of During, later abbreviated to Dante, the name of which he became known for posterity. He died between the 13th and 14th of September 1321 after making a diplomatic trip in the city of Venice representing the city of Ravenna, Dante, possibly suffering from malaria. By spiritist analysis, Dante was a powerful medium, but he lived and wrote in a period dominated by the Church, and, according to Ranieri (2012, p. 57) defined, he was not fully understood where he considered his work to be written only by the poetic aspect and not as a real experience, experienced exponentially in its nocturnal incursions through the astral unfolding and the scenes portrayed present realities of the different spiritual worlds existing on our Planet. Therefore, in this year of 2021, in which Dante celebrates 700 years of death, the present book is a tribute to this poet who presented us with a classic of world literature through a bias previously unexplored.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Literatura e espiritismo"

1

González-Lee, Teresa. "JESUSA PALANCARES, CURANDERA ESPIRITISTA O LA PATOLOGÍA DE LA POBREZA." In Mujer y literatura mexicana y chicana, 93–98. El Colegio de México, 1994. http://dx.doi.org/10.2307/j.ctvhn09nt.16.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography