To see the other types of publications on this topic, follow the link: Literatura e espiritismo.

Journal articles on the topic 'Literatura e espiritismo'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 21 journal articles for your research on the topic 'Literatura e espiritismo.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Moraes, Silvia Piedade de, Luiz Fabiano Zanatta, and Rubens Dias Humphreys. "ESPIRITISMO E PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO BRASIL." Revista Relegens Thréskeia 4, no. 2 (December 11, 2015): 144. http://dx.doi.org/10.5380/rt.v4i2.43135.

Full text
Abstract:
O processo de consolidação do espiritismo no Brasil no século XIX ocorreu sob forte influência de religiões espiritualistas. Isso favoreceu a construção de uma identidade espírita kardecista conhecida como “à brasileira”. Esta revisão de literatura objetivou apontar os caminhos que o espiritismo kardecista vem traçando nas publicações científicas, sua área de concentração e tendências de crescimento no Brasil. Os resultados evidenciaram que o auge de crescimento das publicações sobre o tema ocorreu na entrada do século XXI e suas áreas de concentração encontram-se na influência do espiritismo na relação saúde-doença e na psiquiatria como complementaridade positiva. Assim, o espiritismo tem rompido progressivamente com dualidades históricas entre ciência e religião.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Teixeira, Gismair Martins. "A literatura e a dichtung na constituição do imaginário espírita e o contexto da pandemia de covid-19." Caminhando 25, no. 3 (December 15, 2020): 197–212. http://dx.doi.org/10.15603/2176-3828/caminhando.v25n3p197-212.

Full text
Abstract:
Resumo: O presente estudo traz uma abordagem em torno da constituição do imaginário espírita no tempo e no espaço através do conceito alemão de literatura apresentado pelo crítico literário Antonio Candido. Apresenta também como esse imaginário, a partir da conceituação do pesquisador francês Gilbert Durand para esse campo de estudos, dialoga com o contexto atual da pandemia de Covid-19 que assola a humanidade neste ano de 2020. O conceito de literatura da cultura alemã se apresenta mais abrangente do que aquele que é adotado pela cultura brasileira, que não possui terminologia própria para distinguir toda e qualquer produção textual daquelas de natureza artística. Este trabalho articula o conceito literário alemão, projetando-o sobre um recorte historiográfico do espiritismo franco-brasileiro, numa perspectiva de como essa interação se reflete no atual contexto pandêmico da Covid-19.Palavras-chave: Literatur. Dichtung. Imaginário. Espiritismo. Covid-19.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Cerezo, Alicia. "¿ESPÍRITUS O FANTASMAS?" SIGLO DIECINUEVE (Literatura hispánica), no. 18 (May 7, 2012): 277–97. http://dx.doi.org/10.37677/sigloxix.vi18.134.

Full text
Abstract:
El 27 de julio de 1887, el periódico La época publica un artículo en el que su autor denuncia con inusitado pavor el hecho de que importantes hombres de ciencia de todo el mundo estén refrendando abiertamente la práctica médica conocida como hipnotismo. Más aún sorprenderá al lector y al crítico modernos que el autor relacione el hipnotismo de forma natural con un género literario en el margen de lo canónico – la literatura gótica – y con un movimiento religioso alternativo – el espiritismo – acusando a los dos de fomentar dicha práctica. En primer lugar, este trabajo estudia el poder de sugestión y la pérdida de control del individuo como temas unificadores y fuentes del horror detrás de los tres discursos. En segundo lugar, a través de la lectura de la prensa periódica y otros ensayos en forma de libro, se presentan las superficiales similitudes entre la novela gótica y el espiritismo (la presencia del más allá, lo seudocientífico, lo psicológico y lo sublime) que constituyeron la base de las feroces críticas de sus detractores. En tercer lugar, se examinan los orígenes, motivaciones y contextos culturales en los que surgen la literatura gótica y el espiritismo para poner de relieve las importantes diferencias en sus respectivas respuestas a los retos literarios, científicos y espirituales de la modernidad, y de ahí las implicaciones que éstas tienen para nuestro acercamiento a la epistemología decimonónica española.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Miranda, Marcos Luiz Cavalcanti de, and Fernanda de Moura Caban. "Proposta de expansão da classe Espiritismo na Classificação Decimal de Dewey." Logeion: Filosofia da Informação 7, no. 1 (September 13, 2020): 107–32. http://dx.doi.org/10.21728/logeion.2020v7n1.p107-132.

Full text
Abstract:
Propõe a expansão da classe Espiritismo na Classificação Decimal de Dewey. Justifica a proposta devido ao grande número de adeptos e à produção literária espírita. Evidencia que o Espiritismo é a oitava religião com mais praticantes no mundo e a terceira no Brasil. Apresenta a importância da doutrina espírita ao redor do mundo e no Brasil. Utiliza a teoria proposta por Vanda Brougthon para religião e acrescenta as facetas ciência, filosofia, religião e aspectos gerais da Doutrina Espírita. Analisa propostas de expansão de classes existentes e elabora uma revisão de literatura acerca da história do espiritismo. Utiliza a metodologia de Barité para modificação de esquemas de classificação. Os termos foram coletados a partir do tesauro espírita e da obra de referência da Federação Espírita Brasileira e sistematiza os conceitos hierarquicamente. Propõe a expansão da classe 202 – Doutrina a partir da identificação e sistematização dos conceitos, colocando-os de forma notacional. Conclui que uma doutrina com tantos adeptos e com uma grande produção literária deve ser representada adequadamente na Classificação Decimal de Dewey e a que a mesma oferece pouco espaço de representação na classe 200 para as diversas religiões praticadas no mundo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Teixeira de Moraes, Ângela. "O discurso da saúde no espiritismo: do magnetismo à autocura." Religare: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB 14, no. 1 (December 22, 2017): 90. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2017v14n1.34213.

Full text
Abstract:
Este trabalho objetiva mostrar o percurso histórico do discurso espírita sobre saúde e suas práticas decorrentes, considerando a noção de a priori histórico e arquivo em Foucault. Parte da análise da literatura básica de Allan Kardec, cujas ideias se articulavam com o magnetismo em voga no século 19, passando pelas receitas homeopáticas, cirurgias espirituais, tratamentos menos intervencionistas e, atualmente, a autocura, com orientações em livros de autoajuda. Em cada uma dessas épocas, o Espiritismo se conformou à cultura terapêutica em que seus atores sociais estavam inseridos na Europa e no Brasil, sendo eles afetados, principalmente, pela busca de legitimidade de uma doutrina incipiente. Mas apesar das diferentes práticas de cura, permanece o pressuposto fundamental de que há uma estreita ligação ente o corpo material e o corpo espiritual, e que a doença é fruto do desequilíbrio mental, da obsessão, ou se instala a partir das consequências cármicas, advindas de outras vidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Isaia, Artur Cesar. "Chico Xavier: de bem simbólico do Espiritismo ao panteão da Umbanda. Literatura umbandista e identidade religiosa." Revista Brasileira de História das Religiões 8, no. 24 (January 2016): 113–33. http://dx.doi.org/10.4025/rbhranpuh.v8i24.30705.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Portella, Rodrigo, and Vinícius Lara Da Costa. "Letras imortais: a presença das ideias espíritas / espiritualistas na obra de autores clássicos da literatura americana e europeia do século XIX." TEOLITERARIA - Revista de Literaturas e Teologias 10, no. 20 (May 9, 2020): 280–301. http://dx.doi.org/10.23925/2236-9937.2020v20p280-301.

Full text
Abstract:
Abordando as relações entre vida e morte, o modern spiritualism norte americano e o espiritismo francês se converteram em movimentos de caráter religioso muito rapidamente a partir da segunda metade do séc. XIX. Além de obras produzidas por apologéticos da causa, ocorreu movimento interessante de identificação de vários autores da literatura clássica com as ideias do contato com o mundo invisível. A partir desta leitura, nos deparamos com relatos auto biográficos e literários significativos nas obras de Arthur Conan Doyle, Harriet Beecher Stowe e Victor Hugo. O objetivo deste trabalho é identificar, destacar e analisar a presença das idéias espiritualistas na produção de alguns escritores do século XIX, estabelecendo relações possíveis entre a penetração social do modern spiritualism e a construção de um imaginário religioso moderno através da literatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Lewgoy, Bernardo. "Etnografia da leitura num grupo de estudos espírita." Horizontes Antropológicos 10, no. 22 (December 2004): 255–82. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-71832004000200011.

Full text
Abstract:
O espiritismo kardecista é uma religião que confere fundamental importância ao estudo de uma literatura própria, entendida como complemento de uma revelação religiosa. Este artigo, realizado a partir de pesquisa etnográfica num tradicional centro espírita de classe média de Porto Alegre, examina e sistematiza alguns modos pelos quais os adeptos espíritas, estruturados em pequenos grupos, relacionam-se com essa tradição escrita.O grupo é fundamental na formação da identidade dos espíritas em dois aspectos: em primeiro lugar por demarcar pertencimentos internos, traduzidos ou não em diferenças de compreensão doutrinária. Em segundo lugar, é uma das instâncias de construção do expositor espírita, que ali aprende a tirar proveito de fórmulas verbais retiradas de um repertório próprio. Inspirado nas discussões sobre oralidade e escrita e na recente proposta de uma etnografia da leitura (Boyarin, 1993) tentarei mostrar que se a fala dos espíritas é construída como uma oralidade sustentada por textos, há também dimensões informais muito importantes a serem consideradas, que contextualizam e atualizam a relação com os textos sagrados nesse grupo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Quereilhac, Soledad. "Intelectuales, ciencia y espiritualismos en los años de entresiglos. Intervenciones de Carlos Octavio Bunge, Emilio Becher y Leopoldo Lugones." El Taco en la Brea, no. 7 (June 6, 2018): 159–81. http://dx.doi.org/10.14409/tb.v0i7.7362.

Full text
Abstract:
En los años de entresiglos en el Río de la Plata, intelectuales y escritores de orientaciones ideológicas diversas reflexionaron sobre la función, la imagen y las posibilidades de las ciencias en el marco de una nación en proceso de modernización. La cavilación sobre el lugar de las ciencias excedió, por cierto, los marcos de discusión del positivismo y se extendió hacia otras zonas de la cultura, como las corrientes espiritualistas modernas —el espiritismo y la teosofía— que llegaron al país hacia el último tercio del siglo XIX, y como la literatura fantástica de corte cientificista. Buscando desarmar las anacrónicas polarizaciones entre espiritualismo y cientificismo, y atenta a la gran gama de grises que ofrece la cultura de entresiglos, en el presente trabajo propongo una revisión de una serie de textos ensayísticos y ficcionales de Leopoldo Lugones, Emilio Becher y Carlos O. Bunge que complejizaron el mosaico de gravitación del discurso de las ciencias. El elemento común a estas tres intervenciones fue la necesidad de preguntarse, de maneras diferentes, tanto sobre «el más allá» de los preceptos positivistas, como sobre la posibilidad de reunir en un marco disciplinar global lo que la ciencia moderna tendía a separar paulatinamente en áreas diferenciadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Medeiros, Alexsandro Melo. "Política além da vida: o romance espírita Nosso Lar e a ideia de organização política e social na vida após a morte." Letras Escreve 8, no. 4 (September 9, 2019): 141. http://dx.doi.org/10.18468/letras.2018v8n4.p141-150.

Full text
Abstract:
A literatura espírita compreende um cem número de obras de divulgação doutrinária dentre as quais se destacam os romances, as crônicas, os poemas e cuja autoria é atribuída aos <em>mortos</em>. O que vemos nestas obras? Em geral a mensagem espírita é clara: a vida não cessa. A morte nada mais é do que uma passagem, para uma outra realidade, uma outra dimensão. O que acontece então no pós morte? O público leitor de romances espíritas encontra uma série de questões ligadas à cosmologia própria do espiritismo que enfatiza a realidade da vida após a morte, a reencarnação, a lei moral de causa e efeito/evolução e muitos outros temas. Neste artigo pretende-se dar uma resposta a esta questão do ponto de vista de como se organiza a vida em sociedade no chamado plano espiritual, tomando como base um dos mais conhecidos romances da literatura espírita, que se transformou inclusive em uma produção cinematográfica, a saber, <em>Nosso Lar</em> ditado pelo espírito André Luiz através da psicografia de Chico Xavier. Como metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica tomando como fonte principal a obra <em>Nosso Lar</em>, além de artigos, teses, dissertações e livros que discorrem sobre o tema em análise. Conclui-se que Nosso Lar, ao longo de sua narrativa, nos apresenta uma forma de organização política e social em parte muito semelhantes ao do plano terreno, com governadoria, ministérios, organização de trabalho, serviços de comunicação, transporte e que comporta uma estrutura política hierárquica de caráter eminentemente moral, evolutivo e espiritual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Fernández, Sergio. ""Pedro Páramo:" Una sesión espiritista." Revista Iberoamericana 55, no. 148 (December 29, 1989): 953–63. http://dx.doi.org/10.5195/reviberoamer.1989.4640.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Canfield, Martha L. "Dos enfoques de "Pedro Páramo": una sesión espiritista." Revista Iberoamericana 55, no. 148 (December 29, 1989): 965–88. http://dx.doi.org/10.5195/reviberoamer.1989.4641.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Correa Ramón, Amelina. "REVISITACIONES DE TERESA DE JESÚS DESDE EL OTRO LADO: LA DOCTORA MÍSTICA Y EL ESPIRITISMO FINISECULAR." Acta literaria, no. 54 (July 2017): 83–98. http://dx.doi.org/10.4067/s0717-68482017000100083.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Holbraad, Martin. "The House of Spirits." Cambridge Journal of Anthropology 39, no. 2 (September 1, 2021): 112–27. http://dx.doi.org/10.3167/cja.2021.390208.

Full text
Abstract:
With reference to one man’s remarkable struggle to rebuild his home in Havana following its partial collapse, this article contributes to the emerging anthropological literature on care by thematising the role of the state as carer-in-chief. Experiences such as that of Lázaro, the protagonist of the article, demonstrate the central paradox of care as a state project—one that receives its most extreme expression in the totalising project of revolutionary state socialism—namely, the contradiction between the particularistic, affective, and aesthetic character of care and the generalising and neutralising rational order of the state mechanisms charged with delivering it. Drawing on the ritual and cosmological template of Afro-Cuban espiritismo, Lázaro effectively solves this paradox by supplementing his relationship with state structures with an intricate, ever-evolving, and deeply personal relationship with spirits. The upshot is Lázaro’s remarkable sense of inner conviction in the efficacy of state bureaucracy, underpinned by the aesthetics of care that spiritsit practice provides.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Waldegaray, Marta Inés. "Luis C. Cano. Los espíritus de la ciencia ficción. Espiritismo, periodismo y cultura popular en las novelas de Eduardo Holmberg, Francisco Miralles y Pedro Castera." Revista Iberoamericana 85, no. 268 (September 20, 2019): 1110–12. http://dx.doi.org/10.5195/reviberoamer.2019.7838.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Meyer, Anthony J. "Afro-Cuban Religious Arts: Popular Expressions of Cultural Inheritance in Espiritismo and Santería by Kristine Juncker Gainesville: University Press of Florida, 2014. 208 pp., 28 color ill., 20 b/w. $74.95, cloth." African Arts 50, no. 1 (March 2017): 93–94. http://dx.doi.org/10.1162/afar_r_00338.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Ludueña, Gustavo Andrés. "PERFORMANCE Y POPULARIZACIÓN DE UNA VERTIENTE DEL ESPIRITISMO ARGENTINO." Debates do NER 1, no. 15 (September 25, 2009). http://dx.doi.org/10.22456/1982-8136.8188.

Full text
Abstract:
Este artículo explora y analiza la producción, circulación y consumo de saberes y prácticas espirituales en una vertiente singular del espiritismo argentino. En particular, focalizando el estudio sobre la Escuela Científica Basilio –una organización cuya trayectoria se relaciona históricamente con la doctrina espírita–, este trabajo muestra su rol en la construcción de un espacio socio-religioso que permitió la popularización de conocimientos y prácticas espirituales –principalmente– en sectores subalternos de la sociedad argentina. En suma, se ilustra cómo a través de procesos simbólicos basados en el libre acceso de aquellos segmentos sociales a la literatura institucional, e interpretación y participación en performances rituales, los actores reinventaron el kardecismo clásico para dar origen a una expresión espiritista popular de fuerte base cristiana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Valencia, Maria Cristina Palhares, Michelly Jabala Mamede Vogel, and Viviane Paulino da Silva. "Tesauro de acervo esprítita: uma revisão de tesauro constituído." Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia 12, no. 1 (May 29, 2017). http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2017v12n1.34256.

Full text
Abstract:
O tesauro é uma linguagem documentária que tem como principal objetivo normalizar os termos para fins de indexação e recuperação da informação. Devido ao crescimento do número de leitores de literatura espírita e a busca por bibliotecas sobre o tema, percebeu-se a necessidade de tratar esse assunto. Esta pesquisa apresenta a construção desse instrumento, para o acervo de temática especializada em espiritismo, por meio de um tesauro já constituído por Eliane Colepícolo, da Sociedade Espírita Obreiros do Bem, com algumas inclusões e exclusões dos termos. Utilizou-se, ainda, para complementar a pesquisa, a literatura espírita, glossários, dicionários, vocabulários controlados, índices de obras e CDD (Classificação Decimal de Dewey). Nesse sentido, são apresentados uma revisão de literatura, abordando a origem e o histórico do Espiritismo, sua divulgação no Brasil e um breve relato do trabalho dessas unidades informacionais. Almeja-se que esse tesauro possa atender aos alunos expositores, palestrantes e visitantes de instituições espíritas. Ao final são exemplificados três formatos desse objeto: planigráfico, sistemático e alfabético.Palavras-chave:Espiritismo. Tesauro. Linguagem documentária. Recuperação da informação. Espiritismo.Link: https://www.seer.furg.br/biblos/article/view/5200/3995
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Mancera, Marco. "José Ricardo Chaves. México heterodoxo: Diversidad religiosa de las letras del siglo XIX y comienzos del XX." Acta Poética 36, no. 1 (January 1, 2015). http://dx.doi.org/10.19130/iifl.ap.2015.1.461.

Full text
Abstract:
En México heterodoxo, reunión del trabajo de investigación realizado a lo largo de una década, José Ricardo Chaves rastrea las manifestaciones de “religiosidad heterodoxa” en la literatura hispánica de finales del siglo xix y de principios del xx, a partir de la premisa de que la secularización de las instituciones y del espacio social permitió el auge de expresiones religiosas ajenas al catolicismo. Entre ellas el autor destaca el ocultismo, en sus vertientes de espiritismo y teosofía, y el orientalismo; de ahí que en la introducción se delimiten conceptos como ‘ocultismo’, ‘teosofía’, ‘espiritismo’ y se exponen las características que diferencian a las ciencias ocultas de otras “religiosidades heterodoxas”. En este sentido, cabe señalar que para el autor la heterodoxia no sólo comprende el racionalismo o el protestantismo decimonónicos, sino que es una categoría que se hace extensiva a las ciencias ocultas y a las religiones orientales frente a un catolicismo que empezaba a debilitarse en el ámbito hispánico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Stoll, Sandra Jacqueline. "Dos Mortos e sua volta: biografia e família na literatura espírita." Debates do NER 1, no. 15 (September 25, 2009). http://dx.doi.org/10.22456/1982-8136.8142.

Full text
Abstract:
DOS MORTOS E SUA VOLTA: BIOGRAFIA E FAMÍLIA NA LITERATURA ESPÍRITA O propósito deste artigo é discutir representações sobre a morte a partir de produção narrativa gerada por meios mediúnicos. No universo religioso kardecista é corrente a idéia de continuidade da vida após a morte, tema largamente difundido por meio de sua literatura doutrinária. Dentre os vários gêneros utilizados para sua divulgação, o presente trabalho toma como objeto de análise a chamada “literatura de consolação”, rótulo que designa “mensagens dos mortos”, mediunicamente produzidas, tendo por finalidade o consolo de familiares. Estas circulam sob a forma de panfletos ou coligidas em livros. Trata-se de rico material para se problematizar a noção de pessoa e biografia: fazendo da morte o seu ponto de partida, estas “mensagens” reinventam não apenas a temporalidade, como a própria noção de vida. Também permitem apreender a noção espírita de família. Palavras-chave: Espiritismo – morte – biografia – família
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Morais, Mariana Ramos de. "De macumba a umbanda: o processo de legitimação da religião dita genuinamente brasileira." HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, December 31, 2019, 1623. http://dx.doi.org/10.5752/p.2175-5841.2019v17n54p1623.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda o processo de legitimação da umbanda, uma religião afro-brasileira, presente hoje em todo Brasil e mesmo no exterior. Diferentes intérpretes apontam que essa religião surgiu no Sudeste brasileiro nas primeiras décadas do século XX. As práticas nominadas “macumba” e associadas aos negros podem ser pensadas como a origem da umbanda. O estigma do feitiço, atrelado às práticas religiosas afro-brasileiras desde o Brasil colônia, também foi a ela transposto. No intuito de afirmá-la como religião, alguns grupos buscaram uma aproximação com o espiritismo kardecista, visando um certo “embranquecimento” de suas práticas e definindo-a como “genuinamente” brasileira. Outros grupos preferiram enaltecer sua herança africana. Este artigo focaliza, assim, as vias escolhidas por diferentes grupos, especialmente, na primeira metade do século XX, para afirmar como religião práticas antes consideradas feitiço. Para tanto, apresento uma leitura crítica da literatura que aborda a conformação da umbanda, bem como seu processo de legitimação enquanto religião. Além disso, analiso textos produzidos pelos próprios umbandistas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography