Academic literature on the topic 'Literatura e história - Moçambique'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Literatura e história - Moçambique.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Literatura e história - Moçambique"

1

Gallo, Fernanda Bianca Gonçalves. "LITERATURA, MEMÓRIA E NARRATIVA HISTÓRICA EM MOÇAMBIQUE." Via Atlântica, no. 31 (December 20, 2017): 249. http://dx.doi.org/10.11606/va.v0i31.131981.

Full text
Abstract:
Através do debate em torno do poder pós-colonial nas antigas colônias portuguesas, o presente texto situa os mecanismos de produção de uma história oficial focada na luta de libertação e o modo pelo qual parte da literatura produzida em Moçambique vem oferecendo outras possibilidades de narrativas históricas por meio de temas como, por exemplo, o deslocamento populacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Kaczorowski, Jacqueline, and Mariana Fujisawa. "Literatura e sociedade em Moçambique: breve panorama histórico." Cadernos CERU 27, no. 2 (December 28, 2016): 171–84. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v27i2p171-184.

Full text
Abstract:
O presente artigo visa apresentar um breve panorama histórico da literatura moçambicana, com o intuito de introduzir questões relevantes acerca do tema ao público em geral, mesmo aos leitores não familiarizados com os estudos literários. A exposição parte do pressuposto de que a dialética entre texto e contexto é de importância fundamental para a análise literária, sobretudo quando se toma por objeto a produção de um país como Moçambique, cuja história turbulenta de passado colonial e sucessivas guerras influenciou diretamente a cultura e sociedade nacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Laisse, Sara Jona. "Identidades e fragmentação: estórias de uma história n’Apocalipse dos predadores." Letrônica 11, no. 3 (December 19, 2018): 264. http://dx.doi.org/10.15448/1984.4301.2018.3.32333.

Full text
Abstract:
Este ensaio analisa a obra literária Apocalipse dos Predadores (AP), do escritor moçambicano Adelino Timóteo, numa perspectiva que cruza a literatura e outros saberes, a partir de uma abordagem desconstrucionista1. Para melhor se compreender o contributo que pode ser trazido por essas áreas diferentes da literatura, apresentam-se alguns elementos da História e da Antropologia de Moçambique, que permitem a apreensão de representações sócio-políticas e antropológicas nas estórias em AP. Compõem este texto as seguintes secções: uma breve introdução, a biografia do autor da obra em análise e uma revisão da literatura sobre o género literário de AP; uma caracterização Histórico-cultural de Moçambique, antes e depois da independência e a interpretação da obra à luz de elementos exteriores à literatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Napido, Pedro. "A literatura moçambicana: caminhos da consolidação." Revista Internacional em Língua Portuguesa, no. 37 (August 4, 2020): 73–91. http://dx.doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2020.37/pp.73-91.

Full text
Abstract:
O presente artigo é uma parte da tese de doutorado sobre a história da emergência da literatura infantil e juvenil em Moçambique através dos autores, obras e das fontes. O mesmo tem por objetivo demonstrar o percurso da literatura moçambicana e os caminhos da consolidação assim como sua contribuição na construção da identidade e da nacionalidade. A leitura do arcabouço teórico de partida, desenvolvido por Candido (1999), Leite (2008), Mendonça (2011), Matusse (2015) e Noa (2008) permitiu compararmos a realidade literária no Brasil em relação a de Moçambique e concluímos que neste último, enquanto país jovem e em construção, a literatura caminha para a sua consolidação, enquanto sistema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Folador, Thiago De Araujo. "Reconciliar com o passado: articulações entre literatura e história em Por quem vibram os tambores do além (2013) de Paulina Chiziane e Rasta Pita." Revista Crioula, no. 20 (December 20, 2017): 401. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2017.137513.

Full text
Abstract:
O presente trabalho propõe um diálogo entre literatura e história em Por quem vibram os tambores do além?, de Paulina Chiziane e Rasta Pita. Pretende-se a partir discussão dos usos das personagens históricas do rei Mataka e da rainha Achivánjila para a pensar a relação entre a tradição e Moçambique atual na obra.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ortiz, Iza Reis Gomes, José Famir Apontes da Silva, and Eliane Auxiliadora Pereira. "REPRESENTAÇÕES IDENTITÁRIAS DA MULHER NEGRA NO BRASIL E EM MOÇAMBIQUE." Revista Lusófona de Estudos Culturais 2, no. 1 (June 17, 2014): 144–60. http://dx.doi.org/10.21814/rlec.60.

Full text
Abstract:
O estudo presente busca expor duas representações de mulher através da Literatura. Considerando a poesia, uma forma de experiência de vida, um autoconhecer-se, evocamos Octávio Paz para dialogar com seus conceitos, pois este apresenta o espaço como um encontro do sujeito histórico com o desejo da imaginação, do sonho. E as duas poetisas que serão trabalhadas neste artigo, são sujeitos que transformam o poema em um tecido vivo, cheio de história e vida, uma história que corrompe a do dominador e apresenta outra, a dos marginalizados. Através destas reflexões sobre poesia e História, supomos que as autoras Conceição Evaristo, brasileira, e Noémia de Sousa, moçambicana, construíram uma Literatura em que a mulher é colocada em evidência, ou seja, é trabalhada, é dada a voz a ela. Duas mulheres que refletiram sobre os problemas da escravidão e do preconceito: questões de raça e de gênero. São poesias que apontam para uma realidade estampada em todos os lugares: a desigualdade de gênero. Por mais que se tenha passado por um processo de valorização da mulher, ainda há ideias de que a mulher pode dançar, cozinhar, cantar, mas escrever, nem pensar, lembrando Conceição Evaristo. Noémia constrói sua poesia como um espaço para ecoar as vozes de uma identidade que foi por muito tempo sufocada, deformada e aniquilada. Em suas poesias, ressurge a mulher negra guerreira, lutadora, cheia de cultura e vida, é redesenhado um sujeito que foi apagado pela História e pela sociedade dominante. Através de autores como Stuart Hall, Michel Foucault, Octávio Paz e Homi Bhabha, tentaremos visualizar como Conceição Evaristo e Noémia de Sousa representaram a mulher negra em suas poesias, perpassando pela História, colonização e identidade cultural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Miguel, Francisco Paolo Vieira. "Séculos de silêncio: contribuições de um antropólogo para uma história da “homossexualidade” no sul de Moçambique (Séc. XVI-XX)." Revista Brasileira de História 41, no. 86 (April 2021): 111–34. http://dx.doi.org/10.1590/1806-93472021v41n86-05.

Full text
Abstract:
RESUMO No presente artigo, fruto de pesquisa histórica e etnográfica, apresento alguns arquivos coloniais portugueses e estrangeiros no que concerne à vida (homo)sexual pretérita dos homens do sul de Moçambique. Ao trazer tais dados, que vão desde a literatura de viagem até os boletins oficiais da Província, argumento pela escassez de registros sobre o homoerotismo na história colonial de Moçambique até o século XX. Ao analisar os casamentos entre homens moçambicanos nas minas sul-africanas, e os processos - até agora inéditos - sobre a penalização das práticas homossexuais no período tardo-colonial em Moçambique, argumento que o silêncio sobre a sexualidade, atribuído aos bantus desta região, pode ser também efeito do pudor do colonizador português, ainda que tenha sido ele o instaurador, naquele território, de uma nova categoria: a “homossexualidade”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cabral, João de Pina. "Crises de fraternidade: literatura e etnicidade no Moçambique pós-colonial." Horizontes Antropológicos 11, no. 24 (December 2005): 229–53. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-71832005000200011.

Full text
Abstract:
Este ensaio explora o conceito de crises de fraternidade aplicando-o ao contexto dos conflitos humanos ligados à pós-colonialidade em Moçambique, inspirando-se no conceito de fraternidade desenvolvido pelo filósofo Emmanuel Lévinas. O material analisado é de natureza literária: dois romances recentes, que desenvolvem o tema das reacções emocionais à Guerra Civil ocorrida na década de 1980; e materiais memorialistas produzidos em torno à história controversa de uma mulher branca que optou pela cidadania moçambicana no período pós-Independência. A noção de "autoctonia" é explorada por relação à diversificação étnica no contexto pós-colonial. O artigo propõe uma complexificação do conceito antropológico de "alteridade" e rejeita as concepções reducionistas da história da nossa disciplina que têm vindo a difundir-se recentemente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Benevides, José Lucas Goes, Delton Aparecido Felipe, and Sandro Adriano da Silva. "fênix renascida das “cinzas da maldição”: poesia e história moçambicana em “O grito negro”, de José Craveirinha." Cadernos CERU 29, no. 1 (August 17, 2018): 50–75. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v29i1p50-75.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo discutir algumas relações entre história e literatura com base na análise do poema “Grito negro’’, do escritor moçambicano José Craveirinha. Procura-se apresentar a hipótese de que o eu lírico perpetra uma interpretação do processo de colonização e descolonização de Moçambique após aproximadamente quatro séculos de domínio português, marcado estruturalmente pela escravidão e imperialismo. No poema há uma ressignificação da história do país recém-independente que teria renascido das cinzas, a metáfora alusiva ao fim do domínio imperialista português após cinco anos de guerra pela independência de Moçambique que ocorreu em 25 de julho de 1975.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Hohlfeldt, Antonio, and Fernanda Grabauska. "Pioneiros da imprensa em Moçambique: João Albasini e seu irmão." Brazilian Journalism Research 6, no. 1 (June 30, 2010): 195–214. http://dx.doi.org/10.25200/bjr.v6n1.2010.255.

Full text
Abstract:
Este paper abre uma série de escritos a respeito de jornalistas pioneiros na história da imprensa de Moçambique. Iniciada na segunda metade do século XIX, a imprensa moçambicana teve em João Albasini e seu irmão, José Albasini, os pioneiros em seu desenvolvimento. João Albasini, especialmente, é considerado o primeiro jornalista de Moçambique. Criou os jornais O Africano e O Brado Africano, respectivamente. Neste artigo, depois de se fazer rapidamente uma contextualização da história do país, no final do século XIX, passa-se a analisar as contribuições dos irmãos Albasini ao jornalismo e através do jornalismo, centralizados especialmente no Grêmio Africano. O Brado Africano é considerado o jornal onde os principais escritores de Moçambique começaram a publicar seus textos, enquanto o próprio João Albasini é autor de um livro póstumo que também serve de abertura para o período inicial da literatura do país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Literatura e história - Moçambique"

1

Ciríaco, Maria Inês Francisca. "Moçambique multicultural e multilinguístico um estudo de Niketche: uma história de poligamia." Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2015. http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2210.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-03-15T19:46:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maira Ines Francisca Ciriaco.pdf: 2074135 bytes, checksum: 68f092510da989add1e990ee18129bc0 (MD5) Previous issue date: 2015-08-14
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
The present paper aims to understand the constitution of the mozambican people identity, through the analysis of some cultural and linguistic elements emerging from the work «niketche: uma história de poligamia», by paulina chiziane (title in english: niketche: a story of polygamy ). In order to do so, we seek in the history of the africa s colonization the possibility of understanding the roots of the mozambican nation, a multicultural and multilingual country. Although inserted into the lusophonic context, mozambique has a cultural heritage prior to the portuguese colonization. Such a situation leads to the conclusion that the question of identity necessarily involves a return to the ancient origins and to the people, previous to the europeans, with its distinct characteristics, which have been integrated during the historical process of contact with other cultures, languages and traditions. Among these relations, the paper highlights the linguistic aspects that involve this contact between portuguese language and local languages from bantu origin. In addition, the literary work chosen as corpus provides raise and discuss cultural aspects, such as family and marital relations, emphasizing the issue of polygamy, religiosity, and african rituals, among others, as well as its implications for the composition of the mozambican society and its consequences in contemporary times. Therefore, the respect for their own characteristics, considering the intercultural aspects due to the recognition of differences and of the relations in the society, is a possible path to understand the driving force of the mozambican national identity.
O presente trabalho trata da constituição identitária do povo moçambicano, por meio da análise de alguns elementos culturais e linguísticos emergentes na obra niketche: uma história de poligamia, da escritora paulina chiziane. Para tanto, buscamos na história da colonização da África, a possibilidade de conhecer as raízes da nação moçambicana, país multicultural e multilinguístico. Embora incorporado ao contexto da lusofonia, Moçambique possui uma herança cultural anterior à colonização portuguesa, situação que nos leva a entender que a questão de identidade passa, necessariamente, pelo retorno às antigas origens e seus povos, anteriores aos europeus, com características distintas, que foram sendo integradas durante o processo histórico de contato com outras culturas, línguas e tradições. Dentre essas relações, ressaltamos, neste estudo, aspectos linguísticos que envolvem o contato entre a língua portuguesa e as línguas locais de origem bantu. Além disso, a obra escolhida como corpus propicia levantar e discutir aspectos culturais, como as relações familiares e matrimoniais, enfatizando a questão da poligamia, a religiosidade, os rituais africanos, entre outros, bem como suas implicações na composição da sociedade moçambicana e seus reflexos na contemporaneidade. É, portanto, o respeito pelas características próprias, mas considerando a interculturalidade decorrente do reconhecimento das diferenças e das relações na sociedade, um caminho possível para a compreensão do fio construtor da identidade nacional moçambicana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Paiani, Flavia Renata Machado. "A escrita da história de moçambique no romance Terra Sonâmbula, de Mia Couto." Universidade de São Paulo, 2013. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-26032013-130057/.

Full text
Abstract:
O romance Terra Sonâmbula, do escritor moçambicano Mia Couto, foi publicado em 1992, ano em que chegava ao fim a guerra que durante dezesseis anos assolou Moçambique. O tempo da narrativa converge para o tempo da escrita, transformando o romance em narrativa alternativa à de cunho historiográfico. Os personagens que representam o povo são reabilitados das margens da história oficial e se tornam protagonistas da pequena história que Mia Couto se propõe a contar por meio do delineamento de certa ideia de africanidade, tradição e identidade nacional. Esta dissertação pretende, pois, analisar essa outra história de Moçambique que o autor escreve. Para tanto, perscruta nos interstícios do texto a relação com o contexto e seus silêncios desde a posição ocupada por Mia Couto na realidade moçambicana até a dinâmica da guerra e seu impacto sobre a população civil. Ao mesmo tempo, perscruta as mudanças e permanências do pós-guerra a fim de relacioná-las com a história a ser escrita em que residiria a esperança do romance.
The novel Sleepwalking Land by the Mozambican writer Mia Couto was published in 1992. In the same year, the war that raged Mozambique for sixteen years was coming to an end. The time of the narrative converges to the time of writing, turning the novel into an alternative narrative to historiography. The characters that represent the people are rehabilitated from the margins of official history. They become the actors of the little history, in which Mia Couto delineates certain idea of Africanness, tradition and national identity. Thus, this thesis intends to analyze the other history of Mozambique the author writes. For this, it searches in the interstices of the text the relationship with the context from the position occupied by Mia Couto in the Mozambican reality to the dynamics of war and its impact on the civilian population. At the same time, it searches the changes and continuities of postwar in order to correlate the history to be written (or the story to be told) on which it lays the hope of the novel.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Araújo, Erika Tonelli de [UNESP]. "Um olhar sobre a cultura e sociedade em Moçambique: a ficção e a realidade em Niketche: uma história de Poligamia." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2009. http://hdl.handle.net/11449/98978.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:29:46Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2009-06-05Bitstream added on 2014-06-13T20:20:02Z : No. of bitstreams: 1 araujo_et_me_arafcl.pdf: 876493 bytes, checksum: 33e239ee342d2e73e96682e53b6d84b5 (MD5)
A presente dissertação “Um olhar sobre a cultura e sociedade em Moçambique: A ficção e a realidade em “Niketche: uma história de Poligamia” pretende realizar uma interpretação de alguns aspectos da realidade da sociedade e cultura contemporânea de Moçambique, especialmente sobre o papel desempenhado pela mulher. Valendo-nos de referências teórico-metodológicas da Sociologia da Literatura e de críticos da literatura africana para realizar o estudo do romance moçambicano Niketche: uma História de Poligamia. A partir dos elementos presentes na narrativa daremos destaque a mulher moçambicana, evidenciando como os períodos de colonização, independência e pós-independência influenciaram na construção das relações de gênero.
The present dissertation “The look at a culture e society in Mozambique: the ficcional and reality in the Niketche: a History of Polygamy” intends to realize an interpretation of some aspects of the reality of the society and culture contemporary of Mozambique, in special about the role performed by the woman. Thus, the study will be conducted on references theoretic-metodology of the sociology of the literature and critic of African literature to prove an analysis of the mozambican romance Niketche: a History of Polygamy. The elements presents in the narrative will be favoring to give prominence the mozambican woman, evidencing in the periods of colonization, independence and afterindependence, had influenced in the construction the relations of gender.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Araújo, Erika Tonelli de. "Um olhar sobre a cultura e sociedade em Moçambique : a ficção e a realidade em "Niketche: uma história de Poligamia" /." Araraquara : [s.n.], 2009. http://hdl.handle.net/11449/98978.

Full text
Abstract:
Orientador: Dagoberto José Fonseca
Banca: Renata Medeiros Paoliello
Banca: Acácio Sidinei de Almeida Santos
Resumo: A presente dissertação "Um olhar sobre a cultura e sociedade em Moçambique: A ficção e a realidade em "Niketche: uma história de Poligamia" pretende realizar uma interpretação de alguns aspectos da realidade da sociedade e cultura contemporânea de Moçambique, especialmente sobre o papel desempenhado pela mulher. Valendo-nos de referências teórico-metodológicas da Sociologia da Literatura e de críticos da literatura africana para realizar o estudo do romance moçambicano Niketche: uma História de Poligamia. A partir dos elementos presentes na narrativa daremos destaque a mulher moçambicana, evidenciando como os períodos de colonização, independência e pós-independência influenciaram na construção das relações de gênero.
Abstract: The present dissertation "The look at a culture e society in Mozambique: the ficcional and reality in the Niketche: a History of Polygamy" intends to realize an interpretation of some aspects of the reality of the society and culture contemporary of Mozambique, in special about the role performed by the woman. Thus, the study will be conducted on references theoretic-metodology of the sociology of the literature and critic of African literature to prove an analysis of the mozambican romance Niketche: a History of Polygamy. The elements presents in the narrative will be favoring to give prominence the mozambican woman, evidencing in the periods of colonization, independence and afterindependence, had influenced in the construction the relations of gender.
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Lérco, Camila Cesário. "A literatura e a concepção de identidade em algumas narrativas de Estórias Abensonhadas de Mia Couto e de Rio dos bons sinais de Nelson Saúte." Universidade de São Paulo, 2013. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-06052013-095353/.

Full text
Abstract:
O presente trabalho, a partir da perspectiva comparatista, desenvolve uma análise crítica de algumas narrativas de Estórias Abensonhadas de Mia Couto e de Rio dos bons sinais de Nelson Saúte à luz da importância do gênero conto, em que também significativamente se revelam as dimensões das literaturas africanas de língua portuguesa, além das possibilidades de investigação em torno de algumas das lógicas culturais que envolvem a história dos diferentes grupos etnolinguísticos que fazem parte do contexto geográfico moçambicano. Evidentemente que preservadas as especificidades históricas de cada grupo nacional local, a dissertação também se volta para a análise das tensões históricas resultantes do processo de intervenção metropolitana e manifestas na ficção moçambicana, sobretudo em textos escritos por uma intelectualidade urbana local mobilizada para a resistência. Inevitavelmente, as questões que foram se intensificando em torno da identidade moçambicana entendida a partir dessa perspectiva endógena serão examinadas.
The present study, from the comparative perspective, develops a critical analysis of some narratives from Estórias Abensonhadas by Mia Couto and from Rio dos bons sinais by Nelson Saúte in the light of the importance of the short story genre, that also reveals the significant dimensions of African literature in Portuguese language, beyond the possibilities of research around some of the cultural logics that involve the history of different ethnolinguistic groups that are part of the geographical context of Mozambique. Of course that preserved the historical location of each national group, the dissertation also turns to the analysis of historical tensions resulting from the intervention process and metropolitan Mozambican manifest in fiction, especially in texts written by a local urban intelligentsia mobilized for resistance. Inevitably, the questions which were intensified around Mozambican identity understood from this perspective endogenous will be examined.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rezende, Patrícia Oliveira de. "O ficcional e o histórico na literatura de João Paulo Borges Coelho." Niterói, 2017. https://app.uff.br/riuff/handle/1/3729.

Full text
Abstract:
Submitted by Fabiano Vassallo (fabianovassallo2127@gmail.com) on 2017-05-09T18:16:40Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Patrícia - Dissertação.pdf: 573916 bytes, checksum: 1bbf70a99daae005b7da50bde5e6adc2 (MD5)
Approved for entry into archive by Josimara Dias Brumatti (bcgdigital@ndc.uff.br) on 2017-05-26T19:59:47Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Patrícia - Dissertação.pdf: 573916 bytes, checksum: 1bbf70a99daae005b7da50bde5e6adc2 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-05-26T19:59:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Patrícia - Dissertação.pdf: 573916 bytes, checksum: 1bbf70a99daae005b7da50bde5e6adc2 (MD5)
Fundação Oswaldo Cruz, Centro de Pesquisas René Rachou, Laboratório de Doença de Chagas, Belo Horizonte, MG
Este trabalho propõe uma reflexão sobre a fronteira entre o ficcional e o histórico na literatura de João Paulo Borges Coelho, buscando investigar suas estratégias narrativas na elaboração de estruturas romanescas capazes de expandir e subverterem a imagem revelada do passado através da literatura. Objetiva-se analisar a construção do personagem João Albasini como recurso narrativo para recuperação e inserção da história na trama romanesca de O olho de Hertzog. Pretende-se, ainda, mostrar as formas de legitimação do romance através da recuperação de fatos e da figura histórica de João Albasini sob a perspectiva da relação entre ficção e realidade, para tal, tomarse-á como base para este estudo a obra literária O olho de Hertzog, de João Paulo Borges Coelho, e o estudo biográfico João Albasini e as luzes de Nwandzengele, de César Braga-Pinto e Fátima Mendonça
This work proposes a reflection on the frontier between the fictional and the historical in the literature of João Paulo Borges Coelho, seeking to investigate his narrative strategies in the elaboration of romanesque structures capable of expanding and subverting the revealed image of the past through literature. The objective is to analyze the construction of the character João Albasini as a narrative resource for the recovery and insertion of the history in the romanesque plot of O olho de Hertzog. It is also intended to show the forms of legitimation of the novel through the recovery of facts and the historical figure of João Albasini from the perspective of the relation between fiction and reality, for that, the work will be taken as the basis for this study literary O olho de Hertzog, by João Paulo Borges Coelho, and the biographical study João Albasini e as luzes de Nwandzengele, by César Braga-Pinto and Fátima Mendonça
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Wittmann, Tabita. "O realismo animista presente nos contos africanos : (Angola, Moçambique e Cabo Verde)." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2012. http://hdl.handle.net/10183/66293.

Full text
Abstract:
A produção das narrativas está intimamente ligada ao contexto histórico e cultural em que se insere. Ao refletirmos a respeito da história das ex-colônias portuguesas na África, organizadas em sociedades tribais, percebemos a importância do conto tradicional. Só muito recentemente se constituiu o termo literatura infantil africana, dessa forma, analisamos os contos infantis de Angola, Cabo Verde e Moçambique e, a partir desses, investigamos a compreensão do conto como função social nos países que procuravam formas de libertação. Na narrativa africana, muitas vezes, predomina a valorização da cultura tradicional, a presença acentuada do imaginário ancestral e principalmente do animismo das culturas africanas. Essas características singularizam a África no âmbito mundial tanto em termos de contextos socioculturais quanto da incompatibilidade entre a forma literária canônica e o conteúdo oriundo dessas culturas. Sendo assim, na África, surgiu um novo termo para conceituar a literatura que se faz naquele continente e que poderia adequar-se melhor à realidade daqueles países – o realismo animista. Esta dissertação pretende possibilitar o avanço nas reflexões sobre o realismo animista – termo utilizado por Pepetela (1989) e Garuba (2003), e sobre sua aplicabilidade nos contos chamados infantis de Angola, Moçambique e Cabo Verde. Nesse sentido, após realizarmos um estudo sobre o insólito na literatura e percebermos a especificidade da cultura mítica na África, propomos uma análise, segundo critérios da cosmogonia africana, dos contos selecionados dos livros: Histórias Portuguesas e Moçambicanas para as crianças, Histórias Portuguesas e Cabo-Verdianas para as crianças e Histórias Portuguesas e Angolanas para as crianças, publicados pelo instituto Piaget em 2004 e 2005. As narrativas foram compiladas por Fernando Vale, sendo a edição de Moçambique em co-autoria com Lourenço do Rosário.
The production of the narratives is closely linked to historical and cultural context in which it operates. When we reflect on the history of the former Portuguese colonies in Africa, organized in tribal societies, we realize the importance of the traditional tale. Only very recently was constitute the term African children's literature, therefore, we analyzed the child’s tales of Angola, Cape Verde and Mozambique, and from these, we investigated the understanding of the story as a social function in the countries that looking for to emancipation forms. In the African narrative often dominates the appreciation of traditional culture, the strong presence of the imaginary ancestor and especially the animism of African cultures. These features of Africa contrast in global both in terms of socio-cultural contexts as the incompatibility between the canonical literary form and content derived from these cultures. Thus, in Africa, was institute a new term for conceptualize the literature that has been done on the continent and it might be better suited to the reality of those countries - animist realism. This dissertation is intended to allow the advance in the reflections on the animist realism - a term used by Pepetela (1989) and Garuba (2003), and on its applicability in called children's stories of Angola, Mozambique and Cape Verde. In this sense, after a study of the uncanny in the literature and the specificity of the mystic culture in Africa, we propose an analysis according to criteria of cosmogony African tales selected books: Histórias Portuguesas e Moçambicanas para as crianças, Histórias Portuguesas e Cabo-Verdianas para as crianças e Histórias Portuguesas e Angolanas para as crianças published by the Institute Piaget in 2004 and 2005. The narratives was compiled by Fernando do Vale, and editing of Mozambique in co-authored with Lourenço do Rosário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Braúna, José Dércio. "Nyumba-kaya: a delicada escrevência da nação Moçambicana na obra de Mia Couto." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2011. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3004.

Full text
Abstract:
BRAÚNA, José Dércio. Nyumba-kaya: a delicada escrevência da nação Moçambicana na obra de Mia Couto. 2011. 267 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História Social, Fortaleza-CE, 2011.
Submitted by Raul Oliveira (raulcmo@hotmail.com) on 2012-06-27T14:55:42Z No. of bitstreams: 1 2011_Dis_JDBrauna.pdf: 2003847 bytes, checksum: 8fa57f0b61f085cb9cd056ee6d716b93 (MD5)
Approved for entry into archive by Maria Josineide Góis(josineide@ufc.br) on 2012-07-04T16:55:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_Dis_JDBrauna.pdf: 2003847 bytes, checksum: 8fa57f0b61f085cb9cd056ee6d716b93 (MD5)
Made available in DSpace on 2012-07-04T16:55:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_Dis_JDBrauna.pdf: 2003847 bytes, checksum: 8fa57f0b61f085cb9cd056ee6d716b93 (MD5) Previous issue date: 2011
Taking literature as a privileged source of analysis this study focuses on the work of the Mozambican writer Mia Couto [1955-] seeking to analyze the problematisation about the construction of an ideology of nation that this writing allows to historiographic reflection The attention is directed toward a perception of how this author´s literary text discusses the social relations experienced in troubled times of his country´s independence in 1975 and in the conflicts that settled soon after To achieve the proposed objectives analyzes the critical view of the author in relation to political projects designed for the nation discuss their conceptions identity not essentialists as well as his imaginative rereading of the past from of the questions of his present time Another approached aspect concerns the place of this author within the literary canon of his country still in the process of formation It is a study that promotes an intensive dialogue between the historiographical work and the literary text having the theoretical reflections of post-colonial thinkers as fundament.
Tomando a literatura como fonte privilegiada de análise este estudo debruça-se sobre a obra do escritor moçambicano Mia Couto [1955-] buscando analisar as problematizações acerca da construção de um ideário de nação que essa escrita possibilita à reflexão historiográfica A atenção está voltada para uma percepção de como o texto literário desse autor tematiza as relações sociais vivenciadas nos tempos conturbados de independência de seu país em 1975 e nos conflitos que se estabeleceram logo após Para dar consecução aos objetivos propostos analisa-se a visão crítica do autor em relação aos projetos políticos pensados para a nação discutem-se suas concepções identitárias não essencialistas bem como sua releitura imaginativa do passado a partir das questões de seu tempo presente Um outro aspecto abordado diz respeito ao lugar deste autor dentro do cânone literário de seu país ainda em processo de formação Trata-se de um estudo que promove um diálogo intenso entre o fazer historiográfico e a obra literária tendo por fundamentação teórica as reflexões de pensadores pós-coloniais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pardini, Alessandra Braghini. "Terra sonâmbula, o último vôo do flamingo e O outro pé da sereia: letras do sonho, páginas da Terra em Mia Couto." Universidade de São Paulo, 2012. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-15032013-110643/.

Full text
Abstract:
Ao longo das leituras dos romances do autor moçambicano Mia Couto é possível observar que, sistematicamente, o escritor propõe ao leitor a aproximação e a interlocução entre o mundo subjetivo das personagens no interior do texto e a História de Moçambique, protagonizada por esses atores ficcionais em recortes cronológicos em que passado e presente permanentemente estão em diálogo. Dessa forma, manifesta-se em sua prosa uma relação intrínseca entre a produção literária e, portanto, as especificidades próprias do campo ficcional e o comprometimento do autor com a realidade histórica de seu país. Através das personagens presentes em seus contos e romances, a História de Moçambique se apresenta e o autor constrói uma perspectiva crítica do país delineando uma realidade social e concreta manifesta vivamente no espaço onde as personagens circulam e vivem. O cenário moçambicano descrito, portanto, em seus romances e contos, aproxima o leitor da realidade histórica e também social do país, reunindo a dinâmica material da vida em Moçambique - com suas especificidades culturais e as tradições locais bem como uma reflexão acerca do próprio papel social da literatura.
Throughout the readings of the novels of the Mozambican author Mia Couto is possible to observe that, systematically, the writer proposes the reader to approach and dialogue between the subjective world of the characters within the text and history of Mozambique, starring actors such fictional clippings in chronological in which past and present are constantly in dialogue. Thus, manifest in his prose an intrinsic relationship between literary productions and, therefore, the specificities of the field of fiction and the author\'s commitment to the historical reality of his country. Through these characters in his stories and novels, history of Mozambique is presented and the author builds a critical perspective of the country outlining a concrete social reality and manifests strongly in the space where the characters live and circulate. The Mozambican scenario described thus in his novels and stories, the reader approaches the historical reality and also the country\'s social, gathering material dynamics of life in Mozambique - with their specific cultural and local traditions - as well as a reflection of their own social role of literature.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Laurinda Aparecida Maiorquim Gomes da. "Identidade social e literatura: As duas sombras do rio e As visitas do Dr. Valdez." Universidade de São Paulo, 2017. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-09062017-130052/.

Full text
Abstract:
Esta dissertação propõe uma interpretação das obras As Duas Sombras do Rio, de 2003 e As Visitas do Dr. Valdez, de 2004 de João Paulo Borges Coelho, a fim de analisar como esses romances trazem à tona a questão da formação da identidade moçambicana. Para tanto, enfrenta-se os romances a partir dos seguintes aspectos: as relações de influência suscitadas pelo período de 1974-1985, abarcado pelos dois romances; o espaço e o tempo como estruturas decisivas na configuração das relações sociais representadas pelas narrativas. Nesse sentido, interessa observar como esses aspectos articulam-se à formação identitária no bojo de um processo de transição da situação colonial para a independência, seguida da eclosão da guerra civil e como eles exercem função estruturante das narrativas. Discute-se, ainda, em que medida o autor moçambicano articula o espaço e o tempo com o intuito de transgredir a narrativa oficial difundida em torno da ideia de nação.
This dissertation propound an interpretation of two of João Paulo Borges Coelhos titles As Duas Sombras do Rio (2003) and As Visitas do Dr. Valdez (2004) in order to analyze how these novels bring to light the issue of the formation of mozambican identity. Thereunto, the novels are confronted from the following aspects: the influence relations raised by the period from 1974 to 1985, covered by the two novels; space and time as decisive structures on the configuration of social relations represented by the storylines. In these ways, it is important to observe how these aspects are articulated to the identity formation in the core of a transition process from the colonial status to the independence, followed by the outbreak of the civil war and how they exert a structuring function of the narratives. It is also discussed to what degree the mozambican author links the space and the time aiming to transgress the widespread official narrative around the idea of nation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Literatura e história - Moçambique"

1

Moçambique: História e cultura. Maputo, Mozambique: Texto Editores, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Moçambique pela sua história. Ribeirao: Húmus, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rocha, Aurélio. Moçambique: História e cultura. Maputo, Mozambique: Texto Editores, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pélissier, René. História de Moçambique: Formação e oposição (1854-1918). Lisboa: Editorial Estampa, 1987.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Sodré, Nelson Werneck. História da literatura brasileira. 9th ed. Rio De Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Moisés, Massaud. História da literatura brasileira. São Paulo: Editora Cultrix, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Dava, Fernando. História dos 30 anos da Electricidade de Moçambique, E.P. Maputo, Moçambique: Electricidade de Moçambique, E.P., 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

História concisa da literatura brasileira. 3rd ed. São Paulo: Editora Cultrix, 1994.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

História da literatura: Questões contemporâneas. Caxias do Sul, RS, Brasil: Educs, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Sodré, Nelson Werneck. Literatura e história no Brasil contemporâneo. 2nd ed. Rio de Janeiro: Graphia, 1999.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Literatura e história - Moçambique"

1

Souza, Ubiratã. "Introdução: Quais relações para literatura e história em Moçambique?" In Entre palavras e armas: literatura e guerra civil em Moçambique, 1–16. Editora UFABC, 2017. http://dx.doi.org/10.7476/9788568576922.0001.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cabaço, J. L. "Moçambique no mundo global." In África: passado, presente, perspectivas. Aportes para o ensino de História e Culturas Africanas., 175–88. Navegando Publicações, 2020. http://dx.doi.org/10.29388/978-65-86678-09-3-0-f.175-188.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

SANTOS, E. F. "Ficção e história: tensões e aproximações." In Literatura & Intertextualidade, 56–71. Mares Editores, 2016. http://dx.doi.org/10.35417/978-85-5927-020-4_56.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ciecoski, Altair Sofientini, and Amarildo Bertasso. "LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DA RECEPÇÃO DO POEMA DO AUTOR CRAVEIRINHA, COMO SUBSÍDIO PARA O ESTUDO DA HISTÓRIA E DOS PROCESSOS IDENTITÁRIOS EM MOÇAMBIQUE." In A Educação no Brasil e no Mundo: Avanços, Limites e Contradições 6, 214–19. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.66020230124.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Souza, Ubiratã. "Uma abordagem da literatura e cultura em Moçambique." In Entre palavras e armas: literatura e guerra civil em Moçambique, 17–75. Editora UFABC, 2017. http://dx.doi.org/10.7476/9788568576922.0002.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Costa, Inajá Reis. "A DINÂMICA ENTRE GÊNERO, RAÇA E CLASSE NA JUSTIÇA COLONIAL DO NORTE DE MOÇAMBIQUE (1930)." In História: Diálogos Contemporâneos 3, 179–90. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.39320100217.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Turco, Cláudia Santos, and Eduardo Nazareth Paiva. "A FEBRE AMARELA NO RIO DE JANEIRO: HISTÓRIA, CIÊNCIA E LITERATURA." In História: Diálogos Contemporâneos, 34–41. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.5941923083.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

"PORTUGUÉS DE MOÇAMBIQUE NA LITERATURA: FORMAS DE RESISTÊNCIA CULTURAL." In Lenguas en diálogo, 239–56. Vervuert Verlagsgesellschaft, 2008. http://dx.doi.org/10.31819/9783964566010-015.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Patrício, Francisco Heitor Pimenta, Cícero Hériclis Ângelo Pereira, and Josilene Marcelino Ferreira. "MASCULINIDADE NA LITERATURA: UMA HISTÓRIA HERDADA SOCIALMENTE." In Argumentação e Linguagem, 248–59. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.30319140820.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Martins, Patrícia Leonor. "UMA BREVE HISTÓRIA DO DIABO NA LITERATURA." In Ciências das Religiões: Uma Análise Transdisciplinar, 434–45. Editora Científica Digital, 2020. http://dx.doi.org/10.37885/201001660.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Literatura e história - Moçambique"

1

Wagner, Ana Paula. "Angola e Moçambique e o recenseamento de habitantes no Império Português (1776)." In VI Congresso Internacional de História. Programa de Pós-Graduação em História e Departamento de História – Universidade Estadual de Maringá – UEM, 2013. http://dx.doi.org/10.4025/6cih.pphuem.131.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Haiduke, Paulo Rodrigo Andrade. "A literatura como possibilidade de transcendência moderna." In VI Congresso Internacional de História. Programa de Pós-Graduação em História e Departamento de História – Universidade Estadual de Maringá – UEM, 2013. http://dx.doi.org/10.4025/6cih.pphuem.421.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Hahn, Fábio André. "Ropicapnefma como literatura antijudaica no Portugal quinhentista." In IV Congresso Internacional de História. Programa de Pós-Graduação em História e Departamento de História - Universidade Estadual de Maringá - UEM, 2009. http://dx.doi.org/10.4025/4cih.pphuem.069.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pereira, Ramiro Roocha. "Aprendizagem em história por meio da literatura." In IV Congresso Internacional de História. Programa de Pós-Graduação em História e Departamento de História - Universidade Estadual de Maringá - UEM, 2009. http://dx.doi.org/10.4025/4cih.pphuem.201.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Vieira, Maytê Regina. "A sociedade vitoriana no século XIX através da literatura." In VI Congresso Internacional de História. Programa de Pós-Graduação em História e Departamento de História – Universidade Estadual de Maringá – UEM, 2013. http://dx.doi.org/10.4025/6cih.pphuem.559.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Góes, Karolayne Ribeiro de. "A Literatura de Cordel: Elementos Formadores da Região Nordeste." In V Congresso Internacional de História. Programa de Pós-Graduação em História e Departamento de História - Universidade Estadual de Maringá - UEM, 2011. http://dx.doi.org/10.4025/5cih.pphuem.1708.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Stadniky, Hilda Pivaro. "Literatura de viagem: a atribuição de sentidos como prática civilizadora." In IV Congresso Internacional de História. Programa de Pós-Graduação em História e Departamento de História - Universidade Estadual de Maringá - UEM, 2009. http://dx.doi.org/10.4025/4cih.pphuem.587.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Imanishi, Raquel. "Cidade, memória e literatura na infância berlinense de Walter Benjamin." In Encontro da História da Arte. Universidade Estadual de Campinas, 2006. http://dx.doi.org/10.20396/eha.2.2006.3800.

Full text
Abstract:
W. Benjamin escreveu a Infância berlinense entre 1932 e 1938. Sobre essa coleção de reminiscências em miniatura diz um dos biógrafos do filósofo não se tratar de um olhar nostálgico para a vida vivida, mas antes da “tentativa de pôr ante os olhos, através da escrita, a constelação alterada de relações políticas, sociais e culturais de toda uma vida”. Apreensão moderna e contraditória de um passado sem volta, o livro talvez possa ser lido como vestígio de uma história de que se tem pouca notícia. Nascido em 1892 em BerlimCharlottemburg, Benjamin não só cresceu numa cidade que se transformava, mas numa nação unificada pelo alto, na qual prosperava uma “vontade de potência” imperialista. É a esse tempo cheio de mudanças e promessas, que termina em 1914, que Benjamin recorre na aurora de uma segunda catástrofe, a qual não sobreviveria. A leitura de um misterioso fragmento desse livro pretende retomar os nexos entre cidade, memória e literatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Andrade, Wesley Lima de. "O resgate da literatura oral em Quirinópolis de 1950 a 1980." In IV Congresso Internacional de História. Programa de Pós-Graduação em História e Departamento de História - Universidade Estadual de Maringá - UEM, 2009. http://dx.doi.org/10.4025/4cih.pphuem.097.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Linardi, Ana Beatriz de Araujo. "Dom Quixote, Doré e Dalí: as relações entre literatura e pintura." In Encontro da História da Arte. Universidade Estadual de Campinas, 2007. http://dx.doi.org/10.20396/eha.3.2007.3719.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography