Academic literature on the topic 'Literatura e humanização'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Literatura e humanização.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Literatura e humanização"

1

Roque, Andréa Cibele, Bárbara Polonio Rodrigues, and Ivana Regina Gonçalves. "A humanização proposta ao idoso durante o atendimento." Saúde Coletiva (Barueri) 11, no. 60 (January 5, 2021): 4748–61. http://dx.doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i60p4748-4761.

Full text
Abstract:
Objetivo: verificar qual a contribuição da literatura sobre paciente idoso e o atendimento humanizado, buscando responder à questão: qual a contribuição da literatura para a proposta da humanização ao idoso durante o atendimento? Método: Foram incluídos artigos publicados na íntegra entre 2008 e 2015, em língua portuguesa nas bases de dados Scielo, Bireme e Scopus. Foi utilizado o referencial metodológico de Bardin que permitiu organizar o estudo em três categorias diferentes. Resultados: As categorias obtidas através da literatura foram: a humanização como premissa no cuidado ao idoso; a equipe ou instituição como promotora/fornecedora da humanização para o idoso; a percepção do idoso acerca da humanização. Conclusão: A humanização é estratégia para um atendimento diferenciado, e está associado à um melhor nível de atendimento, sentimento de reconhecimento e respeito por tais atitudes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Moreira, Márcia Adriana Dias Meirelles, Abdon Moreira Lustosa, Fernando Dutra, Eveline de Oliveira Barros, Jaqueline Brito Vidal Batista, and Marcella Costa Souto Duarte. "Políticas públicas de humanização: revisão integrativa da literatura." Ciência & Saúde Coletiva 20, no. 10 (October 2015): 3231–42. http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320152010.10462014.

Full text
Abstract:
ResumoO estudo objetivou investigar a produção científica sobre Políticas Públicas de Humanização, disponibilizada em periódicos online, de 2009 a 2012, no campo da Saúde. Trata-se de revisão integrativa da literatura, realizada em bases de dados da Biblioteca Virtual de Saúde: Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) e a Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Portal Capes. Os dados foram coletados em julho de 2013. Para tanto, foram empregados os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), a saber: "Humanização da Assistência," "Políticas Públicas," "Política Nacional de Humanização". A amostra foi constituída por 27 artigos acerca da temática investigada. Das publicações selecionadas para a pesquisa, emergiram três categorias temáticas de acordo com os seus respectivos enfoques: Política Nacional de Humanização: trajetória e processos envolvidos em sua implementação; Política Nacional de Humanização: contribuição de profissionais da saúde; e Humanização no processo de cuidar. O estudo possibilitou evidenciar que a Política Nacional de Humanização é um relevante marco de referência na elaboração de práticas de saúde. Por essa razão, é premente a multiplicação de reflexões relacionadas às maneiras de se promover humanização nos serviços saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Regis Sena Gomes, Ana Paula, Vanessa Costa Souza, and Mariana de Oliveira Araujo. "Atuação do enfermeiro no cuidado humanizado em unidades de terapia intensiva no Brasil: uma revisão integrativa da literatura." HU Revista 46 (June 8, 2020): 1–7. http://dx.doi.org/10.34019/1982-8047.2020.v46.28791.

Full text
Abstract:
Introdução: A humanização é compreendida como o protagonismo e autonomia dos sujeitos envolvidos na produção de saúde – usuários, trabalhadores e gestores, com sua valorização e estabelecimento de vínculos solidários por meio de participação coletiva. Objetivo: O objetivo deste estudo foi caracterizar a atuação do enfermeiro na humanização em unidades de terapia intensiva e identificar os desafios e dificuldades encontradas para a sua implementação. Material e Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa, com levantamento online ocorrido no mês de outubro de 2018 no portal da Biblioteca Virtual em Saúde, nas Bases de Dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Banco de Dados em Enfermagem, usando os descritores: Humanização AND Enfermagem AND Unidade de Terapia Intensiva. Foram selecionados 12 artigos, sendo realizada análise descritiva com criação das categorias: Atuação do enfermeiro na humanização em Unidades de Terapia Intensiva e Desafios e dificuldades encontrados por enfermeiros ao implementar a humanização em Unidades de Terapia Intensiva. Resultados: Os artigos analisados apontam que os enfermeiros exercem um papel primordial no cuidado humanizado, os quais devem assistir ao paciente de modo holístico, integral e com empatia, considerando seus familiares no processo de cuidar, tendo a comunicação como um dos instrumentos. Na vertente dos desafios e dificuldades cita-se a quantidade de aparato tecnológico, a despersonalização do enfermeiro, sua sobrecarga de trabalho, baixa remuneração e falta de autonomia. Conclusão: Diante disso, percebe-se que a utilização de estratégias por parte dos enfermeiros para efetivação da humanização, apesar de todos os entraves existentes, é fundamental para que o paciente tenha um cuidado integral, considerando inclusive o papel do familiar em seu processo de recuperação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Longo, Cristiane Silva Mendonça, Lourdes Maria Silva Andraus, and Maria Alves Barbosa. "Participação do acompanhante na humanização do parto e sua relação com a equipe de saúde." Revista Eletrônica de Enfermagem 12, no. 2 (July 5, 2010): 386–91. http://dx.doi.org/10.5216/ree.v12i2.5266.

Full text
Abstract:
A humanização é entendida como responsabilização mútua entre serviços de saúde e a comunidade e consiste em acolhimento e resolutividade. O objetivo deste artigo foi refletir sobre a participação do acompanhante na humanização do parto e nascimento e sobre a sua interface com a equipe de saúde. Reflexão baseada na experiência dos pesquisadores e na literatura atualizada. Organizou-se o texto com abordagem nas temáticas: a participação do acompanhante na humanização do parto e nascimento e o acompanhante no processo de parturição e sua interface com a equipe de saúde. O atendimento humanizado é importante para que o parto seja uma experiência satisfatória e segura para a mulher e seu filho. Entre as medidas do parto humanizado destaca-se o direito da mulher decidir pelo parto natural e de ser acompanhada durante o processo de parturição. A relação entre o acompanhante e a equipe de saúde é complexa, dada a limitação de sua participação no contexto do parto. Trata-se de processo em construção, envolvendo aspectos físico-ambientais das instituições de saúde, qualificação dos profissionais de saúde e da própria cultura das usuárias, que mantém muito arraigada a atitude submissa diante de seus direitos como cidadãs. Descritores: Parto humanizado; Humanização da assistência; Acompanhantes de pacientes; Enfermagem obstétrica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Medeiros, Lucilene Martorelli Ortiz Petin, and Sylvia Helena Souza da Silva Batista. "Humanização na formação e no trabalho em saúde: uma análise da literatura." Trabalho, Educação e Saúde 14, no. 3 (December 2016): 925–51. http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sol00022.

Full text
Abstract:
Resumo Este estudo teve como objetivo investigar as concepções de humanização presentes em artigos publicados no Brasil no campo da formação em saúde no período de janeiro de 2000 a junho de 2012. Como processo metodológico, optou-se pela revisão de literatura e utilizaram-se os seguintes descritores: ‘humanização’, ‘humanismo’ e ‘humanização na formação’. Foram selecionados 23 artigos, e a análise dos dados abrangeu caracterização das publicações e discussão das concepções de humanização constantes nos documentos analisados. As concepções presentes nos artigos apontaram para a questão da polissemia do termo humanização, apreendendo-se outros sentidos: capacidade de comunicação, respeito à vida humana, ética nos relacionamentos, bom convívio social, um conceito que orienta práticas. Humanização revelou-se como um processo complexo e amplo que envolve condições institucionais e pessoais. Os desafios evidenciados abrangem a implantação de mudanças nas graduações em saúde, tornando o tema humanização nos currículos um eixo transversal, o que potencializa um diferencial na graduação e na educação permanente em saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Bolela, Fabiana, and Marli de Carvalho Jericó. "Unidades de terapia intensiva: considerações da literatura acerca das dificuldades e estratégias para sua humanização." Escola Anna Nery 10, no. 2 (August 2006): 301–9. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-81452006000200019.

Full text
Abstract:
Esse trabalho consistiu em uma busca bibliográfica, cujo objetivo foi levantar na literatura científica nacional dos últimos 10 anos artigos relevantes sobre humanização em unidades de terapia intensiva relacionada ao paciente adulto, família e equipe de enfermagem, enfocando as principais estratégias utilizadas e dificuldades encontradas para sua implementação. Para a seleção dos artigos, foram estabelecidos critérios de inclusão, e, após a definição desses artigos, foi realizada leitura e análise descritiva dos mesmos. Os resultados obtidos com a análise dos dados identificaram que, apesar do tema "humanização" ter sido bastante abordado nos últimos 10 anos, tal abordagem se deu de modo a conceituar, buscar embasamentos teóricos sobre o tema, associando-o ao seu cotidiano experienciado enquanto profissionais que já atuaram em terapia intensiva, evidenciando as diversas dificuldades para a implementação do cuidado humanizado, no entanto com poucas sugestões viáveis de estratégias para tal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Evangelista, Adriana Silva, Edmilson Silva Santos Neto, Jamille Cerqueira Machado, Luci Elma Alves Oliveira, Karine Gomes Lima, Caroline Ramalho Galvão, Maria Emília Cirqueira Silva, et al. "Percepção da humanização na ótica do profissional enfermeiro (a) e do usuário (a)." Research, Society and Development 9, no. 10 (October 18, 2020): e7659109087. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.9087.

Full text
Abstract:
Introdução: Diversas políticas foram criadas com o intuito de resgatar o cuidado humanizado no processo saúde-doença, porém, é necessária uma implicação individual dos profissionais para alcançar essa humanização. Objetivo: Analisar a percepção da humanização na ótica do profissional enfermeiro (a) e do usuário. Materiais e métodos: Trata-se de uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa exploratória, realizada no Hospital Dom Pedro de Alcântara em Feira de Santana-BA, durante o mês de outubro de 2019. Foi aplicado um questionário a cinco enfermeiros (as) e seis usuários internados no setor da oncologia. Resultados e Discussões: Após leitura dos questionários semiestruturados, os dados foram extraídos e agrupados de acordo com as respostas e apresentados em duas tabelas de forma que o leitor possa compreender o perfil sociodemográfico dos (as) enfermeiros (as) e dos usuários participantes. Além disso, foram organizadas quatro categorias de assuntos (Percepção da humanização; Formação acadêmica e humanização; Humanização em prática; Olhar sobre o enfermeiro) que emergiram nas respostas dos participantes no formato de quadros para favorecer a organização de fragmentos dos discursos, e em seguida discutidas à luz de literatura pertinente. Conclusão: A percepção da humanização nas diferentes visões que o presente estudo buscou investigar revela que há uma grande diferença sob o olhar do profissional enfermeiro (a) em relação ao usuário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Carvalho, Bruna Celin de. "Atuação da Equipe de Enfermagem no Cuidado ao Paciente Grave." Revista Eletrônica Acervo Saúde, no. 17 (November 16, 2018): e36. http://dx.doi.org/10.25248/reas36_2019.

Full text
Abstract:
Objetivo: Investigar como deve ser a atuação do profissional de enfermagem nos cuidados com o paciente grave, considerando a relevância da humanização da equipe de enfermagem em unidades de terapia intensiva adulta. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, descritiva, tendo como unidade de análise publicações relacionadas à assistência humanizada de enfermagem direcionada ao paciente crítico. Resultado e Discussão: Conclusão: No estudo, observou-se que alguns profissionais de enfermagem desconhecem a Política Nacional de Humanização, observou-se que os profissionais que demonstram algum grau de conhecimento apresentam dificuldades para implementação desta, contudo acreditam que o cuidado humanizado contribui de maneira significativa na recuperação do paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Simões, Ana Lúcia de Assis, Fernanda Resende Rodrigues, Darlene Mara dos Santos Tavares, and Leiner Resende Rodrigues. "Humanização na saúde: enfoque na atenção primária." Texto & Contexto - Enfermagem 16, no. 3 (September 2007): 439–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-07072007000300009.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo identificar, na literatura nacional, a produção científica sobre humanização na atenção primária à saúde, destacando os principais aspectos abordados. Realizou-se pesquisa bibliográfica nos periódicos nacionais, através da base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, obtendo-se 31 artigos que foram analisados através de leitura exploratória, seletiva, analítica e interpretativa. Os resultados evidenciaram que os aspectos inerentes à humanização enfocados foram: propostas de humanização do atendimento em saúde, conceituação do termo, dificuldades para a implementação de ações humanizadoras e evolução das políticas de saúde e de humanização no Brasil. Concluiu-se que é pequena a produção científica sobre a temática humanização na atenção primária à saúde. Pesquisas nessa área devem ser realizadas para subsidiar a avaliação, a reordenação e a efetiva implementação da Política Nacional de Humanização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Carvalho Alves, Diego Fernando de, and Susanne Pinheiro Costa e Silva. "Gestão e Humanização do Serviço de Odontologia na Unidade de Saúde." Id on Line REVISTA DE PSICOLOGIA 11, no. 36 (July 30, 2017): 1. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v11i36.757.

Full text
Abstract:
O presente estudo visa desvelar as publicações científicas que tratem sobre humanização e gestão de serviços odontológicos. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura, na qual foram analisadas publicações disponíveis nas bases de dados LILACS, SciELO e Biblioteca Virtual da Saúde. Os termos utilizados para busca foram os descritores “Gestão”, “Humanização da assistência” e “Saúde Bucal”. Foram selecionadas 10 publicações, resultando em dois eixos de discussão: “Práticas ideais de humanização e gestão” e “Possibilidades para implementação”. As publicações emergem para dificuldades da rede pública, principalmente as estruturais e de recursos humanos. A gestão deve ter o compromisso de qualificar permanentemente os profissionais da rede, evitando que o atendimento em odontologia não seja humanizado e incentivando a promoção à saúde e prevenção de doenças relacionadas. Faz-se necessário, ainda, o fortalecimento das redes de média e alta complexidade, visando o suporte adequado às demandas identificadas na atenção básica que necessitam de referência
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Literatura e humanização"

1

Bittar, Yuri [UNIFESP]. "Um laboratório para a humanização em saúde : o Laboratório de Humanidades e a literatura como instrumento de humanização." Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011. http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/21771.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-12-06T23:45:02Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2011
O presente estudo tem como objeto o Laboratório de Humanidades do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde da Universidade Federal de São Paulo (CeHFi/UNIFESP), que se estrutura como atividade de ensino (graduação e pós-graduação) assim como de pesquisa e extensão. Nosso objetivo foi analisar de que forma esta atividade formativa, fundamentada na experiência estética e reflexiva provocada pela leitura de clássicos da literatura, atua e impacta em estudantes e profissionais da área da saúde no contexto universitário. Partindo de uma metodologia essencialmente qualitativa, baseada na observação participante e na abordagem da história oral de vida dos participantes, a pesquisa procurou avaliar e compreender como uma atividade formativa baseada nas humanidades pode ser proposta como um caminho de humanização em saúde.
The present study aims to analyze the "Laboratório de Humanidades", offered at the Center for History and Philosophy of Health Sciences on Federal University of São Paulo (CeHFi / UNIFESP), which is structured as teaching (undergraduate and postgraduate) and research and extension. Our objective was to analyze how this teaching activity, based on aesthetic experience and reflective caused by reading classic literature, operates and impacts on students and health professionals in the university context. Starting from an essentially qualitative methodology, based on participant observation and life oral history approach about participants, the survey sought to assess and understand how an activity-based training in the humanities can be proposed as a way of humanizing health.
BV UNIFESP: Teses e dissertações
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santos, Milene de Fátima. "A humanização do divino e o erotismo em Hilda Hilst." Universidade Federal de Viçosa, 2014. http://locus.ufv.br/handle/123456789/4886.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-03-26T13:44:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 690202 bytes, checksum: 4a9f3d909d0c6ce999b3675b584ea6ff (MD5) Previous issue date: 2014-03-26
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
In this paper we studied the relationship between literature and the sacred, analyzing its interlocution in Poemas malditos, gozosos e devotos (1984) and Sobre a tua grande face (1986) by Hilda Hilst, trying to observe how the humanization of the divine process is in the mentioned works. We also analyze the approaching between the lyrical and the divine being, as well as the importance of eroticism for the construction of a religious metaphysical image. The contents of the corpus are composed by eight hilstian poems, four poems of each work, and one of the results suggests that the humanization of the divine is done mainly through the word and human attributes bestowed upon God. In Poemas malditos, gozosos e devotos (1984) the sacred appears in many ways, through apostrophes to God, for example, but mainly through the revelation of the divine being as a sacred entity, sovereign on humans. The theoretical approach is based on the studies developed by Mircea Eliade (2010), Suzi Frankl Sperber (2011) and Rudolf Otto (2007) concerning the Sacred; studies related to spirituality by José Carlos Barcellos (2001) and Hilstian lyrical studies by Alcir Pécora (2005, 2010) and Nelly Novaes Coelho (1993).
No presente trabalho, estudamos as relações entre a literatura e o sagrado, analisando esta interlocução em Poemas malditos, gozosos e devotos (1984) e Sobre a tua grande face (1986), de Hilda Hilst, e verificando como se dá o processo de humanização do divino nas obras em questão. Analisamos também as formas de aproximação do eu lírico para com o ser divino, bem como a importância do erotismo para a construção de uma imagem metafísico-religiosa. Como corpus, analisamos oito poemas hilstianos sendo quatro de cada obra e como resultado, constatamos que a humanização do divino se faz, sobretudo, através da palavra e da caracterização humana conferida a Deus. Em Poemas malditos, gozosos e devotos (1984), o sagrado aparece, dentre outras formas, através de apóstrofes a Deus, mas se mostra, principalmente, pela revelação do ser divino enquanto uma entidade sagrada, soberana aos seres humanos. Para a realização desta pesquisa, utilizamos como aparato teórico as teorias de Mircea Eliade (2010), Suzi Frankl Sperber (2011) e Rudolf Otto (2007) acerca do sagrado; a teorização de José Carlos Barcellos (2001) sobre a espiritualidade e os estudos de Alcir Pécora (2005, 2010) e Nelly Novaes Coelho (1993) acerca da lírica hilstiana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Bomfim, Flavia Maia. "A literatura na escola: um direito, uma necessidade e um fator de humanização." Niterói, 2017. https://app.uff.br/riuff/handle/1/3774.

Full text
Abstract:
Submitted by Fabiano Vassallo (fabianovassallo2127@gmail.com) on 2017-05-04T18:04:37Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DISSERTAÇÃO - FLAVIA MAIA BOMFIM.pdf: 712904 bytes, checksum: b4cf7e61ba839f0e1d885ead24073a43 (MD5)
Approved for entry into archive by Josimara Dias Brumatti (bcgdigital@ndc.uff.br) on 2017-06-01T17:42:25Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DISSERTAÇÃO - FLAVIA MAIA BOMFIM.pdf: 712904 bytes, checksum: b4cf7e61ba839f0e1d885ead24073a43 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-06-01T17:42:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DISSERTAÇÃO - FLAVIA MAIA BOMFIM.pdf: 712904 bytes, checksum: b4cf7e61ba839f0e1d885ead24073a43 (MD5)
Colégio Santa Mônica, Unidade São Gonçalo, RJ
O presente trabalho se propõe a refletir sobre o lugar da Literatura, principalmente na escola. Percebe-se que o papel que a Literatura ocupa tem-se mostrado inconstante no decorrer dos últimos quarenta anos. A partir da análise de leis e regimentos curriculares que norteiam a área de Língua Portuguesa (Linguagem, Códigos e suas Tecnologias) no Brasil, nota-se que a instabilidade decorre de vários fatores, mas a Literatura se estabelece como um direito instituído e comprovado através de leis. Trazendo para o diálogo autores que já fizeram seus estudos partirem da premissa de que a Literatura é um direito, como Antonio Candido, Mario Vargas Llosa, Tzvetan Todorov, Alfredo Bosi, Jean Paul Sartre, Alberto Manguel, Marisa Lajolo e Regina Zilberman, entre outros, propomo-nos a debruçar-nos sobre outra especificidade inegável dessa manifestação artística: ela é uma necessidade. A Literatura, segundo Antonio Candido em seu artigo “O direito à Literatura”, é um instrumento de humanização e, segundo Mario Vargas Llosa, é ela que organiza o caos do mundo na sua própria ordenação que nos faz melhor entendedores deste mesmo mundo e de nós mesmos. Além do prazer contido na fruição e contemplação estética, a Literatura propicia o algo mais que nos faz entrar em contato com o humano que, mais do que nunca, vem-se perdendo nos novos tempos de mecanização e automatismo. O estudo feito aqui levanta algumas questões como, por exemplo, se os novos suportes, afinal, favorecem ou não a aproximação da leitura literária e também analisa o que a nova textualidade pode reiterar ou eliminar nesse processo. Muitos são os mitos que rondam a Literatura a partir do advento da tecnologia gráfica virtual. Contudo, ela há de permanecer e por razões que vão além do fato de ser um direito e uma necessidade. A Literatura serve a todas as áreas e aí entra o papel balizador da escola como a mediadora entre a obra e o leitor em potencial. Tal arte possui o poder humanizador o qual não pode ser sonegado na vida e, por isso mesmo, na escola. As questões apresentadas nos fazem refletir a situação do leitor contemporâneo diante das novas tecnologias e da Literatura como direito, necessidade e valor perene
This paper aims to reflect on the place of literature mainly at school. It is noticed that the role that literature occupies these days has shown inconsistent over the last forty years. From the analysis of laws and curriculum regulations that guide the curricula of Portuguese area (language, codes and its technologies) in Brazil, there is the instability due to several factors, but the literature is established as a duty imposed and proven through laws. Bringing the authors dialogue that have done their studies starting from the premise that literature is a right, such as Antonio Candido, Mario Vargas Llosa, Tzvetan Todorov, Alfredo Bosi, Jean Paul Sartre, Alberto Manguel, Marisa Lajolo and Regina Zilberman, among others , we propose to focus on another undeniable specificity of artistic expression: it is a necessity. Literature, according to Antonio Candido in his article "The right to Literature" is a humanizing instrument and, according to Mario Vargas Llosa, it is organizing the chaos of the world in its own sort that makes us better experts of the same world and ourselves. Besides the pleasure contained in the enjoyment and aesthetic contemplation, literature provides something else that makes us get in touch with the human that, more than ever, comes up missing in the new mechanization and automation of times. The study here raises some questions about, for example, if the new media, after all, favor or not the approach of literary reading and also examines what the new textuality can reiterate or eliminate this process. There are many myths that surround the Literature from the advent of virtual graphics technology. However, there remain and for reasons that go beyond the fact that it is a right and a necessity. Literature serves all areas and that is where the guide role of the school as a mediator between the work and the potential reader. Such art has the humanizing power which can not be withheld in life and, therefore, at school. They are questions that make us reflect the situation of the contemporary reader on new technologies and Literature as a right, and need permanent value
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Costa, Larissa Quachio. "Ensino de literatura : possível humanização do indivíduo no contexto da atual sociedade /." Araraquara, 2014. http://hdl.handle.net/11449/115777.

Full text
Abstract:
Orientador: Luiz Antônio Calmon Nabuco Lastória
Co-orientador: Newton Duarte
Banca: Antônio Álvaro Soares Zuin
Banca: José Luis Vieira de Almeida
Resumo: Essa dissertação de mestrado situa-se no âmbito dos fundamentos da educação e, para embasar seus argumentos, dirige-se ao estudo teórico acerca do ensino de literatura como possibilidade de humanização do indivíduo, do conceito de arte, literatura e catarse. É realizada a retomada histórica do termo catarse desde Aristóteles para, mais adiante, analisá-lo com maior rigor nas obras do filósofo húngaro, George Lukács, e do educador brasileiro, Dermeval Saviani. Com base nesses estudos, esse trabalho discute a catarse como uma categoria estética e ética por compreender que o processo catártico pode, por meio da arte, suscitar no indivíduo a vivência de determinadas emoções e pode também, seja pela arte ou pela ciência, despertar, nele, um novo posicionamento intelectual capaz de lhe reclamar ações constantemente pautadas pela ética. A catarse, dessa maneira, é vista como parte de um processo de humanização do indivíduo. Defende-se que a literatura como forma de expressão artística articulada aos grandes problemas do desenvolvimento da humanidade pode exercer um papel relevante na formação humana, pois pode acarretar a catarse no leitor e assim contribuir para o seu processo de humanização. É imprescindível que o sujeito seja orientado quanto à recepção estética e qualidade das obras literárias e, então, reflete-se sobre o ensino de literatura eficaz a essa orientação e devidamente comprometido com a especificidade da escola: a transmissão do conhecimento mais elaborado. Essa pesquisa compreende o ensino de literatura com base nos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica, portanto, como parte do processo de socialização do saber sistematizado, como transmissão e recriação de valores e conhecimentos da sociedade, enfim, como trabalho educativo que contribui para a formação intelectual e humanística dos indivíduos
Abstract: This master dissertation research is situated within the framework of foundations of education and to support their arguments, addresses the theoretical study about the teaching of literature as a possibility for humanization of the individual, the concept of the art, literature and catharsis. The historic resumption of catharsis term since Aristotle is performed to later review it more thoroughly in the works of the hungarian philosopher, George Lukács, and of the brazilian educator, Dermeval Saviani. Based on such studies, this paper discusses the catharsis as an aesthetic and ethical category, in that it comprises that the cathartic process can, through art, arouse in the individual the experience of certain emotions and can also, through art or science, stimulate, in the same, a new intellectual position capable of require you actions constantly guided by ethics. Catharsis, that way, is seen as part of a process of humanization of the individual. It is argued that the good literature, artistic expression articulated to the great problems of development of humanity, can exercise an important role in the human formmation because it can cause the catharsis in the reader and thus contribute to the process of their humanization. The individual should be instructed as to the aesthetic reception and the quality of the literary works and then is discussed the effective teaching of literature to this guidance and duly committed to the specificity of the school: the transmission of more elaborate knowledge. This research comprises the teaching of literature based on the assumptions of Pedagogy Historical-Critical, therefore, as part of the socialization process of systematized knowledge, as transmission and recreation of values and knowledge of the society, in short, as an educational work that contributes to the intellectual formation and humanistic of the individuals
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Costa, Larissa Quachio [UNESP]. "Ensino de literatura: possível humanização do indivíduo no contexto da atual sociedade." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2014. http://hdl.handle.net/11449/115777.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-03-03T11:52:32Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2014-08-12Bitstream added on 2015-03-03T12:06:31Z : No. of bitstreams: 1 000809496.pdf: 1480144 bytes, checksum: cc28cc98a1b1ea55771102c0bb9c0ed1 (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Essa dissertação de mestrado situa-se no âmbito dos fundamentos da educação e, para embasar seus argumentos, dirige-se ao estudo teórico acerca do ensino de literatura como possibilidade de humanização do indivíduo, do conceito de arte, literatura e catarse. É realizada a retomada histórica do termo catarse desde Aristóteles para, mais adiante, analisá-lo com maior rigor nas obras do filósofo húngaro, George Lukács, e do educador brasileiro, Dermeval Saviani. Com base nesses estudos, esse trabalho discute a catarse como uma categoria estética e ética por compreender que o processo catártico pode, por meio da arte, suscitar no indivíduo a vivência de determinadas emoções e pode também, seja pela arte ou pela ciência, despertar, nele, um novo posicionamento intelectual capaz de lhe reclamar ações constantemente pautadas pela ética. A catarse, dessa maneira, é vista como parte de um processo de humanização do indivíduo. Defende-se que a literatura como forma de expressão artística articulada aos grandes problemas do desenvolvimento da humanidade pode exercer um papel relevante na formação humana, pois pode acarretar a catarse no leitor e assim contribuir para o seu processo de humanização. É imprescindível que o sujeito seja orientado quanto à recepção estética e qualidade das obras literárias e, então, reflete-se sobre o ensino de literatura eficaz a essa orientação e devidamente comprometido com a especificidade da escola: a transmissão do conhecimento mais elaborado. Essa pesquisa compreende o ensino de literatura com base nos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica, portanto, como parte do processo de socialização do saber sistematizado, como transmissão e recriação de valores e conhecimentos da sociedade, enfim, como trabalho educativo que contribui para a formação intelectual e humanística dos indivíduos
This master dissertation research is situated within the framework of foundations of education and to support their arguments, addresses the theoretical study about the teaching of literature as a possibility for humanization of the individual, the concept of the art, literature and catharsis. The historic resumption of catharsis term since Aristotle is performed to later review it more thoroughly in the works of the hungarian philosopher, George Lukács, and of the brazilian educator, Dermeval Saviani. Based on such studies, this paper discusses the catharsis as an aesthetic and ethical category, in that it comprises that the cathartic process can, through art, arouse in the individual the experience of certain emotions and can also, through art or science, stimulate, in the same, a new intellectual position capable of require you actions constantly guided by ethics. Catharsis, that way, is seen as part of a process of humanization of the individual. It is argued that the good literature, artistic expression articulated to the great problems of development of humanity, can exercise an important role in the human formmation because it can cause the catharsis in the reader and thus contribute to the process of their humanization. The individual should be instructed as to the aesthetic reception and the quality of the literary works and then is discussed the effective teaching of literature to this guidance and duly committed to the specificity of the school: the transmission of more elaborate knowledge. This research comprises the teaching of literature based on the assumptions of Pedagogy Historical-Critical, therefore, as part of the socialization process of systematized knowledge, as transmission and recreation of values and knowledge of the society, in short, as an educational work that contributes to the intellectual formation and humanistic of the individuals
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Giannoni, Stefania Lins [UNIFESP]. "O Laboratório de Humanidades como Experiência de Humanização – Caso Prático em Ambiente Hospitalar." Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013. http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/22777.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-12-06T23:46:12Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2013
O objetivo deste estudo foi o de analisar o Laboratorio de Humanidades (LabHum) u atividade criada e desenvolvida na EPM-UNIFESP que tem como base a leitura e a discussao de livros classicos da literatura universal como meio de formacao humana na area da Saúde u que nesta pesquisa foi transformado em caso pratico em ambiente hospitalar. Buscou-se, fundamentalmente, compreender como esta experiencia contribuiu para a ohumanizacaoo daqueles que dela participaram. O estudo empregou uma metodologia qualitativa: observacao participante, analise documental e historia oral tematica. A experiencia realizada no Hospital do Coracao- HCor demonstrou resultados positivos, na medida em que a participacao no Laboratorio de Humanidades possibilitou a mobilizacao afetiva dos participantes e o desenvolvimento de um processo reflexivo que, muitas vezes, culminou em efetiva mudanca no ambito das atitudes. Neste sentido, tomando como referencial os pressupostos teoricos de uma antropologia nao perfectibilista, este estudo pode verificar a efetividade do Laboratorio de Humanidades no ambiente hospitalar como meio de humanizacao, entendendo esta ultima como um processo de ampliacao da esfera do ser
The objective of this study was analyze the Laboratory of Humanities (LabHum) – activity that was created and developed in EPM - UNIFESP which is based on the reading and discussion of literature classic books as a means of a human development in healthcare - which in this research has been made as a practical case in hospital environment . The aim of this investigation was to understand how this experience could contribute to the “ humanization ” of the participants . It was used in this study a qualitative methodology : participant observation , documen t al analysis and thematic oral history . The experiment in HCor has demonstrated positive results : the Laboratory of Humanities enabled the participants‟ affective mobilization and provoked a reflective process that often results in real change in the cont ext of attitudes. So, taking as reference the theoretical assumptions of a “not perfectible” anthropology, this study was able to verify the effectiveness of the LabHum in the hospital as a way of humanizing, understanding this process as an “ enlargement of the sphere of being”.
BV UNIFESP: Teses e dissertações
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Jorge, Herla Maria Furtado. "Práticas integrativas e complementares na gestação e parto : o desvelar da literatura e o espço de atuação da doula." Universidade de Fortaleza, 2012. http://dspace.unifor.br/handle/tede/91056.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2019-03-29T23:43:04Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2012-11-28
The study aimed to identify the qualitative evidences on the use of ICP during pregnancy and childbirth, through a metasynthesis, and analyse the Integrative and Complementary Practices (ICP) used by doulas with pregnant women during labor and childbirth. This is a qualitative study. For preparation of the metasynthesis we conducted a survey in these database: Scielo; Lilacs; Bireme; Medline, Ebsco, CINAHL. The descriptors labor, complementary therapies and pregnancy were used for the survey, that was made in the period of June to August, 2012. We located 92 articles, from which we selected five, following the script of guidelines for the review of qualitative research. To analyze the Complementary and Alternative Practices applied by doulas that work in public and private institutional spaces, we conducted a study with nine doulas who provided support when hired by pregnant women. Three of them gave support to laboring women in private hospitals in Fortaleza -CE and the other six performed this practice in homes or institutions located in the city of Campinas-SP. Data were collected in the second half of 2010, through a semistructured interview. To process the information collected in the field and the metasynthesis, we chose to organize the data according to the content analysis, in the thematic modality, as recommended by Bardin (2008), which resulted in three categories: qualitative evidence on Complementary and Alternative Practices during pregnancy and childbirth; the doula's role and use of Complementary and Integrative Practices and contributions of the use of Complementary and Alternative Practices, which were analyzed in the light of the concepts of power over the body in the design of Michel Foucault (2012) and of the social space and symbolic space developed by Pierre Bourdieu (2005). The metasynthesis results showed that the ICP used during pregnancy and childbirth were therapeutic massage, reflexology, acupuncture, acunpressão, aromatherapy, music therapy, hydrotherapy and moxibustion, which have provided relaxation, pain reduction and induction of analgesia. We evidenced that doulas recommend the use of teas, herbs, acupuncture, Reike, homeopathy, flower, shiatsu, and use hydrotherapy, massage therapy, meditation, visualization, relaxation, breathing techniques, yoga and moxibustion. We note the paucity of qualitative studies on ICP during pregnancy and childbirth and that the use of ICP in this period allows the resumption of humanization in the scene of labor and birth. This way, the doula's working space and the use of ICP converge to the uniqueness, respect and autonomy of women and proposes a new model of activity centered on the importance of the natural process of childbirth; so that, the society and medicine, in particular, should face the woman as the genesis of this premise.
O estudo propôs identificar as evidências qualitativas sobre o uso de PIC na gestação e parto por meio de uma metassíntese e analisar as Práticas Integrativas e Complementares utilizadas por doulas, junto às gestantes no trabalho de parto e parto. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa. Para elaboração da metassíntese realizamos um levantamento nas bases de dados Scielo; Lilacs; Bireme; Medline; Ebsco; Cinahl utilizando os descritores labor, complementary therapies e pregnancy no período de junho a agosto de 2012. Localizamos 92 artigos e selecionamos cinco artigos seguindo o roteiro de diretrizes para a revisão de pesquisa qualitativa. Para analisar as Práticas Alternativas e Complementares realizadas por doulas atuantes em espaços institucionais públicos e privados, realizamos um estudo com nove doulas que exerciam o suporte mediante a contratação do serviço pelas gestantes. Destas, três prestavam apoio à parturiente em maternidades particulares de Fortaleza-CE e seis realizavam essa prática em domicílios ou instituições situados na cidade de Campinas-SP. Os dados foram coletados no segundo semestre de 2010, por meio de uma entrevista semiestruturada. Para o tratamento das informações coletadas em campo e da metassíntese, optamos pela organização dos dados, de acordo com a análise de conteúdo, na modalidade temática conforme recomenda Bardin (2008) que deram origem a três categorias: evidências qualitativas sobre as Práticas Alternativas e Complementares na gestação e parto; atuação da doula e o uso de práticas integrativas e complementares; e, contribuições do uso de práticas alternativas e complementares, que foram analisadas à luz dos conceitos de poder sobre o corpo na concepção de Michel Foucault (2012) e de espaço social e espaço simbólico desenvolvido por Pierre Bourdieu (2005). Os resultados da metassíntese evidenciaram que as PIC utilizadas na gestação e parto foram à massagem terapêutica, reflexologia, acupuntura, acunpressão, aromaterapia, musicoterapia, hidroterapia e moxabustão, estas que, proporcionaram relaxamento, diminuição da dor e indução da analgesia. Evidenciamos que as doulas recomendam o uso de chás, ervas medicinais, acupuntura, reike, homeopatia, florais, shiatsu, e utilizam a hidroterapia, massagem terapêutica, meditação, visualização, relaxamento, técnicas de respiração, yoga e moxabustão. Constatamos a incipiência de estudos qualitativos sobre PIC na gestação e no parto, e que o uso de PIC nesse período possibilita a retomada da humanização no cenário do parto e nascimento. Deste modo é que o espaço de atuação da doula e o uso de PIC, convergem para a singularidade, respeito e autonomia da mulher e propõe um novo modelo de atuação centrado na importância do processo natural do parto, de forma que, a sociedade em geral e a medicina em particular, encare a mulher como a gênese dessa premissa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Souza, Glaucio Alberto Faria de. "A humanização do ser humano: um diálogo entre a teologia e a obra literária A Hora da Estrela de Clarice Lispector." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2013. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18330.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-29T14:27:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Glaucio Alberto Faria de Souza.pdf: 1683893 bytes, checksum: 2d82e500c2f10f0f135f593020f8a55b (MD5) Previous issue date: 2013-10-29
The aim of this work was to present the importance and possibility of dialogue between theology and literature, based on anthropological reflection from the work A hora da estrela by Clarice Lispector. In this work the author portrays the absence of Macabéa, a human being as a victim of a society marked by a capitalist social structure that dehumanizes and enslaves, it excludes those who cannot join. It is these concerns that lead Clarice writing her last novel full of social protest and waiting for response, so unfinished. More than denounce the tecnocolor model that subjugate, the author awaits new directions, because it is not possible to keep on living this way. As she says: This story takes place in a state of emergency and public calamity . From this reality portrayed by Clarice, I sought to develop a response to questions about the future in a society, as current as society today, marked by consumerism that trivializes and relativizes beliefs and values. I believe the answer can be given from Christology
O objetivo deste trabalho foi apresentar a importância e a possibilidade do diálogo entre a teologia e a literatura, tomando como base de reflexão o elemento antropológico da obra A hora da estrela de Clarice Lispector. Nessa obra, a autora retrata a inexistência de Macabéa, um ser humano vítima de uma sociedade marcada por uma estrutura social capitalista que desumaniza, escraviza e exclui quem dela não consegue fazer parte. São essas inquietações que levam Clarice a compor seu último romance, carregado de denúncia social e à espera de resposta, por isso inacabado. Mais do que denunciar este modelo tecnocolor que subjuga, a autora espera por novos rumos, pois não é possível continuar vivendo desta maneira. Ela mesma diz: esta história acontece em estado de emergência e de calamidade pública . A partir dessa realidade retratada por Clarice é que busquei elaborar uma resposta aos questionamentos sobre o futuro em uma sociedade em nada diferente da construída pela autora, uma sociedade marcada pelo consumismo, pela necessidade do ter , uma sociedade que banaliza e relativiza crenças e valores. Creio que a resposta possa ser dada a partir da Cristologia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Amore, Filho Edson Dell. "Ações para a retomada do ensino da humanização nas escolas de medicina: uma revisão sistemática da literatura, 2010-2016." Universidade José do Rosário Vellano, 2018. http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/200.

Full text
Abstract:
Submitted by Kely Alves (kely.alves@unifenas.br) on 2018-07-31T18:14:09Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Edson Dell Amore Filho.pdf: 708297 bytes, checksum: d624f6ac7e0eb9fcbdcd4058c5e05da6 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-07-31T18:14:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Edson Dell Amore Filho.pdf: 708297 bytes, checksum: d624f6ac7e0eb9fcbdcd4058c5e05da6 (MD5) Previous issue date: 2018-03-12
The medicine dehumanization has been largely attributed to the medicine schools, which privilege scientific aspects to the detriment of those theoreticians and focus on the humanism. The medicine schools were driven to review their curricula, emphasizing disciplines and organizing interventions for recovering of the humanism in medical practice. The general objective of the dissertation was to identify the actions proposed or developed in medicine courses for resumption of humanization in the medical practice. The specific objectives were to highlight the main attributes of the humanism and to describe the main educational interventions adopted for the humanism development in medical practice. A systematic revision of the literature was carried out for the attainment of the study objectives, by means of researching in the databases of the Latin American and Caribbean Health Sciences Literature and Pub Med, from 2010 to 2016, in Portuguese and English languages. The research resulted in the selection of 23 publications. The results showed that the humanism main attribute is the empathy, which the schools of medicine are developing as main actions the changes in the curriculum of the courses. The main educational implemented actions involve, besides the curricular changes, exchanges and extension programs, through the inclusion of new disciplines, the use of play activities and cultural contexts that are distinct from those of the students' origin. It was concluded that the range of the measures is still small, considering the universe of the medicine courses and its lack of results for more objective analysis.
A “desumanização” da medicina tem sido atribuída em grande parte às escolas de medicina, que privilegiam aspectos científicos, em detrimento daqueles teóricos e voltados ao humanismo. As escolas de medicina se viram impelidas a rever seus currículos, enfatizando disciplinas e organizando intervenções para retomada do humanismo na prática médica. O objetivo geral da dissertação foi identificar as ações propostas ou desenvolvidas nos cursos de medicina para a retomada da humanização na prática médica. Os objetivos específicos foram evidenciar os principais atributos do humanismo e descrever as principais intervenções educacionais adotadas para o desenvolvimento do humanismo na prática médica. Para a consecução dos objetivos do estudo, foi realizada uma revisão sistemática de literatura, mediante pesquisa nas bases de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e PubMed, no período de 2010 a 2016, nos idiomas português e inglês. A pesquisa resultou na seleção de 23 publicações. Os resultados mostraram que o principal atributo do humanismo é a empatia e que as escolas de medicina estão desenvolvendo como principais ações alterações nos currículos dos cursos. As principais ações educacionais implementadas envolvem alterações curriculares, intercâmbios e programas de extensão, mediante a inclusão de novas disciplinas, uso de atividades lúdicas e atuação em contextos culturais distintos dos de origem dos estudantes. Concluiu-se que a abrangência das medidas ainda é pequena, considerando-se o universo dos cursos de medicina, e seus resultados carecem de análise mais objetiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lima, Antenilson Franklyn Rodrigues [UNIFESP]. "Um outro olhar sobre o epitético e a epilepsia: uma leitura de o idiota de Dostoiévski." Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2008. http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/10150.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-07-22T20:50:54Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2008-04-27. Added 1 bitstream(s) on 2015-08-11T03:25:53Z : No. of bitstreams: 1 Publico-10984.pdf: 334180 bytes, checksum: 1c594732365d53b78ae5b6ec4a23fe1e (MD5)
Esta pesquisa enfoca a epilepsia e o epiléptico, a partir de um outro olhar, que se diferencia da abordagem médica, buscando valorizar a experiência do sujeito doente, contrapondo-se e complementando o conhecimento científico. Para isto, a Literatura foi escolhida como instrumento considerado adequado, tanto para o acesso, quanto para a construção de uma outra epistemologia sobre a doença. A obra utilizada, O Idiota, de Dostoiévski, retrata a experiência do portador de epilepsia com a doença e com diversas dimensões da existência humana, apresentando um outro saber que se estabelece como uma contribuição significativa para os profissionais de saúde. Com o objetivo de se construir um outro olhar sobre o epiléptico e a epilepsia, foi adotado o referencial teórico da Fenomenologia, possibilitando uma visão sobre a vivência do portador e a valorização de seus relatos, deslocando-se o foco para a descrição de suas experiências, contribuindo, assim, para a ampliação do conhecimento da doença. Para que esta contribuição se efetive, conclui-se que, a leitura da obra Literária deve ser realizada tanto como exercício da “imaginação simbólica”, quanto da “consciência reflexiva”, fornecendo assim, referenciais que ampliam os horizontes de atuação do profissional de saúde.
This research, focuses the epilepsy and the epileptic under another point of view, different of medic vision, and to valorize the sick’s experience, in opposition and complement to scientific kn owledge. Therefore, the Literature was chosen like an appropriate way to access and to build another epistemology about the illness. The book The Idiot of Dostoievski, used to inquiry, shows the epilept ic’s experience with the disease and several aspects of human existence, showi ng another wisdom, like a signi ficant contribution to the professionals that are acting in health’ s area. With the aim to build this other view, was adopted the reference of the Ph enomenology, dislocating the focus to description of the experience, contribut ing, indeed, to acqui re knowledge about the disease. Therefore, the reader must do the re ading as an exercise of “symbolic imagination”, and “reflexive cons cience”, and gain base that enlarges the professional practice.
TEDE
BV UNIFESP: Teses e dissertações
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Literatura e humanização"

1

Juri Moran, Joulia Marianita, Paulina Elizabeth Durán Mora, Estefania Vanessa Arauz Andrade, Yessenia Isabel Sarchi Guayasamin, Alejandra Elizabeth Vasquez Fuel, Cesar Wladimir Reyes Padilla, Pamela Nathaly Pastrano Coronado, Lucia Paola Rodriguez Paz, Martha Elizabeth Aguilar Villagran, and Oscar Andres Toapanta Proaño. Ginecología Obstetricia: Patologías durante el embarazo. Mawil Publicaciones de Ecuador, 2019, 2020. http://dx.doi.org/10.26820/978-9942-826-07-7.

Full text
Abstract:
En Medicina, el área de aplicación de Ginecología, la ciencia de la mujer condensa el estudio de las enfermedades frecuentes y graves, el diagnóstico, detección de los factores de riesgo y establecer mecanismos de prevención, prescribir los tratamientos médicos y quirúrgicos de las enfermedades del sis- tema reproductor femenino, entiéndase, todo lo relacionado con la vagina, las mamas, el útero y los ovarios. Durante el siglo XX, motivado por el crecimiento acelerado del conocimien- to científico y médico, se acrecienta la toma de conciencia del rol que le co- rresponde desempeñar a la medicina en el sector de la salud y la protección de la mujer embarazada. Los problemas del trato genital femenino cuando se asumen como responsabilidad de los ginecólogos, quienes incluyeron dentro del proceso de auscultación, diagnóstico y tratamiento aspectos fisiológicos y endocrinos. Las barreras de la formación académica se fueron difuminando y los ginecó- logos y obstetras comenzaron a estrechar su campo laboral y como resultante se constituyó la Ginecobstetricia. En el marco de estas reflexiones, surge la idea de la presentación de un tex- to titulado Ginecología – Obstetricia, mediante el cual se pretende hacer una contribución real a nivel teórico que permita apoyar a profesionales y estu- diantes en el área de salud humana, básicamente en algunas de las patologías o complicaciones médicas asociadas al embarazo, y tratadas por la especialidad obstétrica, así mismo, se abordan dos temas (1 y 2) de conocimiento general. Cabe indicar que el texto no pretende abordar la vasta información o literatura que sobre los temas se han tratado. El libro ha sido estructurado bajo el perfil de diez (10) temas que discurren estrictamente sobre contenidos específicos, a sa- ber: 1. El parto y sus fases, 2. Pruebas de Bienestar Fetal, 3. Amenaza de Parto Pretérmino, 4. Ruptura Prematura de Membranas, 5. Amenaza de aborto, 6. Desprendimiento de placenta, 7. Infecciones de vías urinarias en embarazadas, 8. Diabetes Gestacional, 9. Hipertension en las embarazadas y 10. Preeclamp- sia y eclampsia En el primer tema, el Parto y sus fases, se precisan diferentes nociones sobre 26 GINECOLOGIA - OBSTETRICIA el proceso y el resultado de parir (dar a luz). A lo largo de la historia ha evolu- cionado el conocimiento de este tema dando como resultado una terminología precisa sobre los diferentes tipos de parto: parto natural, parto normal, parto ins- trumental, parto pretérmino, parto humanizado, etc. Estas nociones obedecen a determinadas circunstancias específicas que lo circunscribe como el uso o no de instrumentos que ayuden al nacimiento de un feto. De manera general, el parto marca el final del embarazo y el nacimiento de la criatura que se engendraba en el útero de la madre. Este proceso por el que la mujer o la hembra de una especie vivípara expulsa el feto y la placenta al final de la gestación consta de tres fases: la fase de dilatación, la de expulsión y la placentaria o de alumbramiento. En el segundo tema titulado Pruebas de Bienestar Fetal, se destaca el desa- rrollo de diferentes pruebas para el control del bienestar fetal. Éstas constitu- yen las técnicas aplicadas a las madres que permiten predecir el posible riesgo fetal o hacer un pronóstico del estado actual del feto, es decir, que tratan de conseguir a través de una valoración del feto de forma sistemática, la identifi- cación de aquellos que están en peligro dentro del útero materno, para así to- mar las medidas apropiadas y prevenir un daño irreversible. Se abordan en este contexto las indicaciones y los métodos (clínicos, biofísicos y bioquímicos más utilizados para el control de bienestar fetal. En el tema tres (3) denominado Amenaza de Parto Pretérmino, el trabajo se centra, en el desarrollo de los siguientes ítems. La Definición de Parto Pretérmi- no, la Definición de amenaza de Parto Pretérmino, la Evaluación del riesgo, la etiología, la Clínica de la Amenaza de Parto Pretérmino, el Diagnóstico precoz de la Amenaza de Parto Pretérmino, la Evaluación de gestantes que acuden a emergencia por signos y síntomas de Amenaza de Parto Pretérmino y el trata- miento. El trabajo parte de la definición de Parto Pretérmino entendido como aquel que ocurre después de la semana 23 y antes de la semana 37 de gestación, para posteriormente, tratar lo relativo a la Amenaza de Parto Pretérmino (APP) definido como el proceso clínico sintomático (Aparición de dinámica uterina regular acompañado de modificaciones cervicales) que puede conducir a un parto pretérmino. Su etiología es compleja y multifactorial, en la que pueden intervenir de forma simultánea factores inflamatorios, isquémicos, inmunológi- cos, mecánicos y hormonales. 27 GINECOLOGIA - OBSTETRICIA Por otro parte, el tema cuatro (4) expone la Ruptura Prematura de Membra- nas, la cual constituye una complicación usual en la práctica obstétrica, esta puede aumentar la incidencia en la morbilidad y mortalidad materna – fetal. Múltiples estudios se están llevando a cabo para poder dilucidar completamente su fisiopatología, lo cual se hace cada vez más necesario para poder aplicar estos conceptos en la práctica clínica, la evidencia actual indica que la Ruptura Prematura de Membrana es un proceso que puede ser afectado por factores: bioquímicos, fisiológicos, patológicos y ambientales. El capítulo cinco (5) comprende la temática sobre la Amenaza de aborto. (AA) que es la complicación más común durante el embarazo, se define como el sangrado transvaginal antes de las 20 semanas de gestación (SDG) gestación o con un feto menor de 500g, con o sin contracciones uterinas, sin dilatación cervical y sin expulsión de productos de la concepción”. Es decir, se presenta hemorragia de origen intrauterino antes de la vigésima semana completa de ges- tación, con o sin contracciones uterinas, sin dilatación cervical y sin expulsión de los productos de la concepción. Los síntomas abarcan amenorrea secundaria, presencia de vitalidad fetal y cólica abdominales con o sin sangrado vaginal entre otros. Para el diagnóstico se puede hacer una ecografía abdominal o va- ginal, examen pélvico y de laboratorio. En un principio el tratamiento consiste en recomendar reposo en cama y reposo pélvico. La identificación de factores de riesgo, el Ultrasonido obstétrico y la medición de marcadores bioquímicos son de gran importancia para realizar un diagnóstico y establecer un pronóstico oportuno. Estos aspectos y otros relacionados con el tema como son: la clínica, el protocolo a seguir, el tratamiento y la prevención, son tratados en este capí- tulo. El tema Desprendimiento de placenta es desarrollado a lo largo del tema seis (6). Su contenido aborda los aspectos importes como los factores de riesgo, etiología, síntomas y signos, diagnóstico y tratamiento de esta complicación cuyo proceso se caracteriza por el desprendimiento total o parcial, antes del parto, de una placenta que esta insertada en su sitio normal. Este hecho que puede traer grandes consecuencias para el feto y para la madre, puede ocurrir en cualquier momento del embarazo. Los desprendimientos producidos antes de las 20 semanas, por su evolución, deberán ser tratados como abortos. Los que tienen lugar después de la semana 20 de gestación y antes del alumbramiento constituyen el cuadro conocido como desprendimiento prematuro de la placenta normalmente insertada. (abrptio plantae o accidente de Baudelocque). El pro- ceso ha tenido una variedad de denominaciones a lo largo del tiempo y son consecuencia de la diversidad de cuadros clínicos que pueden producirse, sien- do las más empleadas en la actualidad: abruptio placentae, ablatio placentae, desprendimiento prematuro de placenta normalmente inserta (DPPNI), junto con el término abreviado desprendimiento prematuro de placenta (DPP). Para hablar de otra importante complicación que aqueja a la gestante y su bebe por nacer se expone en el tema (7) relacionado con las Infecciones de vías urinarias en embarazadas. Los particulares cambios morfológicos y funcio- nales que se producen en el tracto urinario de la gestante hacen que la infec- ción del tracto urinario (ITU) sea la segunda patología médica más frecuente del embarazo, por detrás de la anemia. Las 3 entidades de mayor repercusión son: Bacteriuria asintomática (BA) (2-11%), cuya detección y tratamiento son fundamentales durante la gestación, pues se asocia a prematuridad, bajo peso y elevado riesgo de progresión a pielonefritis aguda (PA) y sepsis; la Cistitis aguda (CA) (1,5%) y la Pielonefritis aguda (1-2%), principal causa de ingreso no obstétrico en la gestante, que en el 10 al 20% de los casos supone alguna complicación grave que pone en riesgo la vida materna y la fetal. La Diabetes Gestacional se ubica y desarrolla en el tema ocho (8). Este tipo de diabetes que aparece o se diagnostica durante el embarazo ha aumentado su prevalencia y cobrado gran relevancia epidemiológica en los últimos años. La Diabetes Gestacional (DG) o Diabetes Mellitius Gestacional (DMG) se carac- teriza por una secreción de insulina insuficiente para compensar la resistencia a la hormona, propia del embarazo. Después del parto, los niveles de glucosa sanguínea suelen normalizarse; sin embargo, algunas mujeres desarrollan DM tipo 2 y se asocia con complicaciones graves en la madre y el hijo, incluso años después del nacimiento. La Hipertensión en las Embarazadas, tema tan tratado y controvertido en los últimos años por su significación a nivel de que es la complicación médica 29 GINECOLOGIA - OBSTETRICIA más frecuente de la gestación y ocurre según estudios comprobados en el 7% a 10% de los embarazos y constituye una causa importante de morbimortalidad materna y perinatal. De manera clásica, la HTA en el embarazo ha sido definida como el incremento, durante la gestación, de la presión arterial sistólica (PAS) en 30 mmHg o más y/o la presión arterial diastólica (PAD) en 15 mmHg o más comparado con el promedio de valores previos a la 20va. semana de gestación. Cuando no se conocen valores previos, una lectura de 140/90 mmHg o mayor es considerada como anormal. El tema desarrollado abarca una visión general sobre algunos aspectos relativos a la definición y su clasificación, los factores predisponentes, sintomatología, diagnóstico, tratamiento, etc. Por último, el tema 10 aborda dos alteraciones íntimamente ligadas a la hi- pertensión arterial en el embarazo: la preeclampsia y la eclampsia. Éstas son en ocasiones tratadas como componentes de un mismo síndrome ya que la pree- clampsia es la hipertensión de reciente comienzo con proteinuria después de las 20 semanas de gestación y la eclampsia es la presencia de convulsiones genera- lizadas inexplicables en pacientes con preeclampsia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Literatura e humanização"

1

Rangel, Natane Emanuelle, and Francisco Fianco. "HUMANIZAÇÃO E EROTIZAÇÃO DO VAMPIRO NA LITERATURA CONTEMPORÂNEA." In Notas sobre Literatura e Linguagem, 41–50. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.6011923125.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Assad, Silvana Mansur. "LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DE HUMANIZAÇÃO." In Educação: Políticas, Estrutura e Organização 8, 170–84. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.09519030420.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Fernandes Mariano, Rebeca, Antônia Marcela Silva Rocha, Claudia Rayane Sousa Barros, Debora Ellen Sousa Costa, Fernanda Baia da Costa, Janaínna Ferreira e Silva, and Marcela de Oliveira Feitosa. "HUMANIZAÇÃO DO PARTO VAGINAL NO BRASIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA." In Science e saúde: CIÊNCIA E ATUALIZAÇÕES NA ÁREA DA SAÚDE, VOLUME 4. Editora e-Publicar, 2021. http://dx.doi.org/10.47402/ed.ep.c202120619256.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Martins, Isabela de Paula, and Carolina Teles Lemos. "A RELAÇÃO ENTRE RELIGIOSIDADE E ESPIRITUALIDADE NA ASSISTÊNCIA Á SAÚDE." In Coleção Gênesis: ciência e tecnologia, 179–84. Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2019. http://dx.doi.org/10.18224/genesis.v1.2019.179-184.

Full text
Abstract:
Os profissionais de saúde vem mudando sua forma de ver o paciente, não somente no modelo biomédico, mas ver a pessoa de forma holística, buscando cada vez mais a atenção na humanização do cuidado em saúde e compreendo aspectos que transcendem a dimensão biológica como a espiritualidade e religiosidade na vida do ser humano e sua relação com a saúde. O objetivo dessa pesquisa foi analisar na literatura a relação entre espiritualidade/religiosidade e sua influência na saúde do ser humano no cuidado em saúde. Foram achados dados relevantes sobre a ligação entre a saúde e a espiritualidade na saúde integral das pessoas nas dimensões físicas, emocionais, psicológicas e espirituais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Amaral, Cisnara Pires. "CRITICIDADE, HUMANIZAÇÃO E A DISCUSSÃO DA SAÚDE PÚBLICA ATRAVÉS DA LITERATURA – RELATO DE EXPERIÊNCIA." In Políticas Públicas na Educação e a Construção do Pacto Social e da Sociabilidade Humana 5, 124–34. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.21521120111.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Medeiro, José Erique Miranda, Francisco Railson Bispo de Barros, and Prisca Dara Lunieres Pêgas Coêlho. "A HUMANIZAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE SAÚDE NA PERCEPÇÃO DO ENFERMEIRO: REVISÃO DA LITERATURA." In PESQUISAS PRODUZIDAS POR GRADUANDOS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA ENFERMAGEM, 39–50. Stricto Sensu Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.35170/ss.ed.9786586283440.03.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Santos, Monyka Brito Lima dos, Jacinara Keyla Silva Oliveira de Almeida, Maria Santana Soares Barboza, Tassila de Oliveira Pessôa Freitas, Cristiane Michele Sampaio Cutrim, Kessya Karynne de Araújo Silva, Jéssica Maressa Lima Soares, et al. "HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM ÀS CRIANÇAS HOSPITALIZADAS EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA." In Prevenção e Promoção de Saúde 8, 115–23. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.40319181213.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Nachmanowicz, Marianne Sandim, Ana Laura Sodré Duarte, Silvia Bottaro Carvalho Alcântara, and Efigênia Aparecida Maciel de Freitas. "O IMPACTO DA INSERÇÃO DA ENFERMAGEM OBSTÉTRICA NA HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA: UMA REVISÃO DA LITERATURA." In Propostas, Recursos e Resultados nas Ciências da Saúde 5, 36–46. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.3122024065.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Santos Lima, Natália, Mariana Borges Sodré Lopes, Daianne Santos de Souza, Juliana Aguiar Rodrigues, Naataly Kelly Nogueira Bastos, Milena Carneiro Ramos, and Marcela de Oliveira Feitosa. "A IMPORTÂNCIA DA HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA ENFERMAGEM PRESTADA AO PACIENTE ONCOLÓGICO: UMA REVISÃO DA LITERATURA." In Science e saúde: CIÊNCIA E ATUALIZAÇÕES NA ÁREA DA SAÚDE, VOLUME 3. Editora e-Publicar, 2021. http://dx.doi.org/10.47402/ed.ep.c202117720232.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Taynara Da Costa, Maria Jaciele de Jesus Matos, Bruna Teresa Alves dos Reis, José Renêr Ferreira Penha, and Letícia Gomes de Oliveira. "DESAFIOS DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DE SAÚDE DURANTE A COVID-19." In A SAÚDE PÚBLICA BRASILEIRA EM TEMPOS DE PANDEMIA, 36–46. Literacia Cientifica Editora & Cursos, 2021. http://dx.doi.org/10.53524/lit.edt.978-65-995572-0-0/04.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Descrever as evidências científicas sobre os desafios da equipe multidisciplinar de saúde durante a pandemia da COVID-19. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, efetivada por artigos originais e completos publicados nas bases de dados: LILACS, SCIELO e PUBMED, em língua portuguesa e inglesa, publicados entre 2020-2021. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A partir da busca de literatura referente aos desafios da equipe multidisciplinar no atual contexto da pandemia da COVID-19, foram selecionados para o presente estudo 11 artigos com base nos critérios de inclusão e exclusão. O novo coronavírus trouxe mudanças imediatas na saúde pública, seja no processo de atendimento ou nas expectativas dos profissionais que estão na linha de frente, o trabalho multidisciplinar é um desafio para os profissionais de saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com base nos estudos utilizados para esta revisão, pode-se ratificar os reais desafios para a equipe multidisciplinar durante a pandemia da COVID-19. A partir desses desafios, percebe-se a importância da humanização e do cuidado dos profissionais aos, pois, durante a pandemia da COVID-19, os cuidados tiveram de ser redobrados, tornando a equipe multidisciplinar como linha de frente ao cuidado com tratamento e prevenção da doença.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Literatura e humanização"

1

M. T., C., S. F. P., and F. T. "PAULO FREIRE: O PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO E A LITERATURA INFANTIL." In ANAIS DO II CONGRESSO INTERNACIONAL PAULO FREIRE: O LEGADO GLOBAL. Galoa, 2018. http://dx.doi.org/10.17648/paulofreire-2018-89654.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Paulino, Yuri Neves Arantes. "Humanização, relacionamento interpessoal e a enfermagem: uma revisão da literatura." In CONGRESSO INTERNACIONAL DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM ENFERMAGEM. ENFservic - Científica, 2020. http://dx.doi.org/10.24281/rremecs.2020.10.02a03.cipcen.202.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Machado, Natalia Bertolline, Talita Ribeiro Costa, and Oswalcir Azevedo. "Mudanças no Paradigma do Jejum Pré- OperatóRio: uma Revisão de Literatura." In Congresso Internacional de Humanidades & Humanização em Saúde. Editora Edgard Blücher, 2014. http://dx.doi.org/10.5151/medpro-cihhs-10725.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Couto, Camila Santos do, Ana Fátima Braga Rocha, Cláudia Mota Araújo, Maria Socorro Ferreira Bezerra, Pâmela Campelo Paiva, and Christina Costa de Oliveira. "Revisão da Literatura Acerca da Assistência de Enfermagem ao Parto Humanizado." In Congresso Internacional de Humanidades & Humanização em Saúde. Editora Edgard Blücher, 2014. http://dx.doi.org/10.5151/medpro-cihhs-10424.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Passos, Victória Silva de Barros, Irlandia Oliveira Almeida, Anderson Avelino De Jesus, Rebeca Santos Da Silva, and Raqueline Pastor De Santana E. Santana. "O TRATAMENTO HUMANIZADO EM PACIENTES ONCOLÓGICOS HOSPITALIZADOS." In I Congresso Nacional Multidisciplinar de Oncologia On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1548.

Full text
Abstract:
Introdução: O Ministério da Saúde através da Portaria no 881 de 2001, criou o Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH), com o intuito de estreitar as relações entre os profissionais e os usuários do serviço de saúde. Humanização em Saúde é o resgate do respeito à vida humana, levando-se em consideração as circunstâncias sociais, éticas, educacionais e psíquicas presentes em todo relacionamento humano. A humanização requer um processo reflexivo acerca dos valores e princípios que norteiam a prática profissional, além de tratamento e cuidado digno, solidário e acolhedor ao seu principal objetivo: o paciente oncológico que se encontra fragilizado. Objetivo: Discorrer sobre a importância do tratamento humanizado em pacientes oncológicos hospitalizados. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica de caráter qualitativo, Foram utilizados artigos científicos das bases de dados scielo e pubmed mediante uso dos seguintes critérios de inclusão: disponíveis na íntegra, condizentes com o tema e critérios de exclusão: artigos em língua estrangeira, com mais de 10 anos de publicação. Ao fim foram selecionados um total de 5 artigos, estes publicados entres os anos de 2011 a 2021.Resultados: Segundo a literatura o tratamento humanizado é de suma importância no aprimoramento das relações entre pacientes oncológicos, profissionais e familiares uma vez que as boas relações podem melhorar os estado emocional das pessoas hospitalizadas. Conclusão: A humanização em pacientes oncológicos deve ser vivenciada e sentida por todos os que atuam no hospital e precisa ser refletida na assistência prestada ao paciente e à sua família. Esses aspectos se tornam de vasta importância na oncologia, para que haja compreensão do momento difícil que o paciente está vivenciando durante internação, visando seus problemas e dificuldades, trata-los com empatia e cordialidade no atendimento, atuando com ética e responsabilidade profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Marcos Vinícius Santos. "A Humanização como “Estratégia de Gestão e Atenção” em Saúde?: uma Revisão de Literatura." In Congresso Internacional de Humanidades & Humanização em Saúde. Editora Edgard Blücher, 2014. http://dx.doi.org/10.5151/medpro-cihhs-10158.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Carnut, Leonardo, Allan Vinícius M. de Barros, Márcia Rosana Farias Oliveira, Mylena Rafhaele G. de Oliveira, Luiz Gutenberg T. M. C. Júnior, Tereza Cristina Correia, and Arine Lyra. "O Uso do Apoio Matricial como Dispositivo de Clínica Ampliada em Saúde Bucal: Revisão das Experiências Documentadas na Literatura Científica." In Congresso Internacional de Humanidades & Humanização em Saúde. Editora Edgard Blücher, 2014. http://dx.doi.org/10.5151/medpro-cihhs-10207.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Clara Alves Dias, Joana, Simone Rodrigues Quirino, and Ana Jéssica Silva Damasceno. "Atuação da enfermagem obstétrica na humanização do parto eutócico: uma revisão integrativa da literatura." In II Congresso Internacional de Saúde Única ( Interface Mundial). ,: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/icidsuim2020.281383.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Oliveira, Thamyres Aparecida Freitas De. "O PROCESSO DE CUIDADOS PALIATIVOS COM PACIENTES ONCOLÓGICOS: PACIENTES, FAMÍLIA E EQUIPE." In I Congresso Nacional Multidisciplinar de Oncologia On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1542.

Full text
Abstract:
Introdução: O câncer mesmo diante de todo avanço cientifico e tecnológico em seu tratamento, é visto como uma doença terminal, pela sociedade. Reis, et.al, apresenta em sua literatura que desde o momento do diagnóstico o paciente começa ter os pensamentos de morte. O adoecimento é visto como uma preparação para a morte, onde há restrições de sua subjetividade, sendo considerado o momento que inicia o processo de luto. De acordo com Hermes, Lamarca, diante do avanço da ciência, o trabalho humanizado também apresenta evolução. O trabalho com Cuidados Paliativos vem propor ferramentas que amenizam as dores do paciente, que não antecipem a morte e nem prolongue sua vida de forma dolorosa e ilegal. Integra aspectos psicológicos e de espiritualidade ao paciente e família com o acompanhamento da equipe multidisciplinar no processo de adoecimento/luto. Objetivos: O presente resumo visa iniciar uma reflexão sobre a importância de Cuidados Paliativos com pacientes oncológicos, como técnica de humanização frente ao adoecimento, acompanhando os pacientes e familiares. Metodologia: A partir de estudos bibliográficos é realizado uma reflexão para melhor compreensão do desenvolvimento de processos de humanização em Cuidados Paliativos com pacientes oncológicos. Resultados: Com as referências bibliográficas, segundo Silva, et.al. foi possível compreender que Cuidados Paliativos é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar. Utilizando-se da comunicação interpessoal com os pacientes oncológicos e o diálogo com a família, trabalhando-se o luto, frente ao adoecimento. Conclusão: De acordo com todo estudo realizado em relação a Cuidados Paliativos com pacientes Oncológicos compreende-se a necessidade de técnicas que desenvolvam a humanização com os pacientes e as famílias. Tendo o adoecimento como um momento de elaborações, podendo vivenciar as etapas do luto, que se inicia a partir do diagnóstico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Santos, Eliton Fontes, Viviane Couvo Teixeira Fontes, and Vanessa Menezes Santos. "CUIDADOS PALIATIVOS AO PACIENTE ONCOLÓGICO EM FINITUDE DE VIDA." In I Congresso Nacional Multidisciplinar de Oncologia On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1570.

Full text
Abstract:
Introdução: Os Cuidados Paliativos visam à humanização do cuidado, destacando a importância do enfermeiro frente aos pacientes oncológicos em finitude de vida. Pode ser definido como o tratamento que promove qualidade de vida aos pacientes e seus familiares diante de doenças que ameaçam a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento. O cuidado ao paciente não é um processo de uma única profissão, entretanto, a enfermagem dedica mais tempo ao paciente, por isso, esses profissionais tornam-se a figura mais importante desse enredo. Objetivo: Analisar, através das produções científicas, a importância do enfermeiro frente aos cuidados paliativos com paciente oncológico em finitude de vida. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, do tipo revisão integrativa da literatura, através de artigos publicados na base de busca eletrônica da Biblioteca Virtual de Saúde – BVS Literatura LatinoAmericana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e na biblioteca eletrônica Scientific Electronic Library Online (SciELO), datados de 2014 a 2019, originais na língua portuguesa e com abordagem sobre o tema escolhido. Resultados: Os artigos relatam que a promoção e garantia do cuidado humanizado e o estabelecimento de uma comunicação efetiva entre a equipe, família e paciente são importantes na assistência do enfermeiro, sendo que a sua falta de preparo para lidar com o processo da morte é a principal dificuldade frente aos cuidados paliativos. Conclusão: O estudo levantou questões importantes para os cuidados paliativos ao paciente oncológico, assim, espera-se contribuir na atuação dos profissionais em cuidados paliativos, aumentando o seu conhecimento e garantindo uma assistência humanizada e com qualidade de vida aos pacientes e familiares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography