Academic literature on the topic 'Literatura ficcional'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Literatura ficcional.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Literatura ficcional"

1

Kristensen de Camargo, Amanda. "Onomástica Ficcional." Revista GTLex 3, no. 1 (February 12, 2020): 120–32. http://dx.doi.org/10.14393/lex5-v3n1a2017-7.

Full text
Abstract:
Este artigo busca descrever o contexto atual das pesquisas em Onomástica Ficcional no Brasil, bem como ilustrar corpus inexplorados que seriam gratos à pesquisa contemporânea na área. Considerando as pesquisas do Léxico, a Onomástica Literária (ou Onomástica Ficcional) nos domínios científicos luso-brasileiros, ainda é uma disciplina em ascensão, cujos pressupostos teóricos – transformados ao longo de sua origem – precisam ser revisitados, restabelecidos e constantemente aplicados em corpus de linguagens ficcionais diversificadas. De acordo com Altman (1981), a Onomástica Literária seria uma especificidade do Criticismo concentrada nos níveis de significação do nome na Literatura; passados quase quarenta anos, Eckert e Röhrig (2018) e Camargo (2018) têm demonstrado em solos brasileiros que a Onomástica Literária não apenas auxilia na Análise Literária como possibilita meios de comparação da função e status do signo onomástico em sociedade e nas mais diversas linguagens ficcionais, contribuindo, pois, para a percepção de fenômenos sócio-onomásticos, estético-ficcionais e identitários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Carbonieri, Divanize. "A SOCIEDADE FLUMINENSE IMPERIAL: ESPAÇOS AMPLOS E RESTRITOS EM "SONHOS D'OURO" DE JOSÉ DE ALENCAR." Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação 11, no. 1 (June 17, 2017): 078. http://dx.doi.org/10.7867/1981-9943.2017v11n1p078-090.

Full text
Abstract:
No estudo do espaço ficcional em Sonhos d'ouro, um dos romances urbanos de José de Alencar, é possível vislumbrar a perspectiva que o autor apresenta a respeito da literatura brasileira. É também nessa obra que Alencar insere o famoso prefácio “Bênção paterna”, em que examina as fases da literatura brasileira, posicionando seus romances de acordo com cada uma delas. Na terceira fase, aquela que ele considera o início de uma literatura nacional independente, estariam situados os retratos ficcionais que ele foi capaz de realizar da sociedade fluminense imperial, um contexto híbrido entre aspectos europeus e costumes locais. Dividindo o espaço romanesco em espaços amplos e restritos, o objetivo deste trabalho é estabelecer relações entre o espaço ficcional e as visões de Alencar a respeito da identidade nacional e da literatura brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Gabriela. "A NOVÍSSIMA LITERATURA PORTUGUESA: NOVAS IDENTIDADES DE ESCRITA." Revista Desassossego, no. 16 (March 25, 2017): 6–21. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v8i16p6-21.

Full text
Abstract:
luz do que denominamos como contemporâneo, marcada pela necessidade de redescoberta do homem português, sua apreensão do real e posicionamento no mundo hodierno, são as principais características da literatura produzida em Portugal nos dias atuais. Associadas às diferentes formas de narrar e pensar a escrita Gonçalo M. Tavares, Nuno Camarneiro e Afonso Cruz, destacam-se entre os novos escritores portugueses. Rompem com a questão de narrar apenas dentro da identidade cultural a que estão associados, ao mesmo tempo alicerçam uma nova concepção do seu papel de inventor/criador de universos ficcionais. O espaço ficcional é por sua natureza o espaço das possibilidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Balzan, Carina Fior Postingher. "Literatura ficcional no Ensino Superior Tecnológico!? Por quê (não)?" Itinerarius Reflectionis 15, no. 4 (February 29, 2020): 01–17. http://dx.doi.org/10.5216/rir.v15i4.60167.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda a importância da literatura ficcional na formação acadêmica do estudante, problematizando o espaço da literatura Ensino Superior, em especial no Ensino Superior Tecnológico. Entende-se que, por sua função humanizadora, a literatura contribui para a formação de profissionais autônomos, críticos e reflexivos, preparados para compreender o mundo e as relações que os cercam e capazes de exercer efetivamente a cidadania. Analisam-se dados de uma pesquisa realizada com estudantes de Cursos Superiores de Tecnologia a fim de mostrar a atividade de leitura desses estudantes, como também revelar suas concepções a respeito da literatura. Os resultados revelam que a grande maioria dos estudantes pesquisados não costumam ler literatura ficcional, e os que leem, não incluem obras clássicas em seus repertórios, restringindo-se à leitura de best sellers. Essa constatação permite, ainda, fazer uma breve reflexão sobre a questão do cânone. Por fim, apontam-se alternativas para promover o contato dos acadêmicos com o texto literário nas próprias instituições de Ensino Superior.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Vieira, Fernando Gil Portela. "A ficção como limite:." Fronteiras: Revista Catarinense de História, no. 17 (June 7, 2018): 13–31. http://dx.doi.org/10.36661/2238-9717.2009n17.8160.

Full text
Abstract:
Desde a fundação dos Annales, nos anos 1920, as relações interdisciplinares têm assumido grande importância para a história. Porém, o diálogo com a literatura, escrita considerada “ficcional” pelos historiadores, continua especialmente polêmico. Este artigo discute o conceito de “ficção” e procura mostrar que é justamente o traço ficcional que aproxima as escritas da história e da literatura. Palavras-chave: ficção, história, literatura, ciência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Galle, Helmut. "Zur Erinnerung an deutsche Opfer: Geschichte, Zeugnis und Fiktion in Grass’ Novelle Im Krebsgang." Pandaemonium Germanicum, no. 9 (December 17, 2005): 115. http://dx.doi.org/10.11606/1982-8837.pg.2005.73570.

Full text
Abstract:
O artigo analisa, por meio de uma novela de G. Grass, uma tendência atual da literatura alemã sobre a II Guerra. Nesta nova literatura já não é mais a culpa, mas o sofrimento da população que se focaliza. O texto de Grass apresenta um cuidado particular nos fatos históricos, facilitando aos leitores distinguir entre elementos factuais e ficcionais. No âmbito da ação ficcional, o autor imita o gênero do testemunho, fato que contribui para qualificar sua novela como meio da memória colectiva. A ação ficcional desenvolve, além disso, uma argumentação política que explica a necessidade de comemorar também as vítimas alemães: para fazer jus à verdade, ao equilíbrio emocional e para encontrar uma saída do circuito da violência, perpetuada através das gerações. A novela de Grass encontra-se, por conseguinte, na tradição da representação de eventos históricos, a serviço de uma memória colectiva humanista e iluminada que, na Alemanha, remete à obra dramática de Schiller.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Fonte, Sandra Soares Della. "Marx e a literatura em O capital." Estudos Avançados 33, no. 97 (December 2019): 347–60. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-4014.2019.3397.019.

Full text
Abstract:
resumo A partir da reflexão adorniana sobre o caráter irrevogável do elemento expressivo na atividade teórica, indaga-se como se dá a presença de menções literárias ficcionais em O capital e quais papeis cumprem em sua argumentação; e em que medida essa forma de diálogo contribui para fomentar vínculos não hierárquicos entre o texto conceitual e o literário ficcional. A composição textual marxiana representa uma experimentação da lógica dialética; ela testemunha a lembrança do que Adorno chama de verdade e não verdade do exercício conceitual e de sua relação tensa e complementar com o expressivo. Essa posição vincula-se à luta contra a estreiteza e a unilateralidade do desenvolvimento humano decorrente da divisão social do trabalho no capitalismo que fratura capacidades e faculdades humanas. Carrega em si a utopia de um saber renovado que não se submete à força da identidade do princípio do valor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Da Silveira, Pedro Telles. "Ficção, literatura e história através da “Crônica do descobrimento do Brasil (1840), de Francisco Adolfo de Varnhagen." História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography 2, no. 3 (November 10, 2009): 34–52. http://dx.doi.org/10.15848/hh.v0i3.70.

Full text
Abstract:
Inspirando-se no debate da crítica literária alemã e no trabalho de Luiz Costa Lima, este artigo procura questionar os aspectos ficcionais do relacionamento entre as então recém nascidas disciplinas da literatura e da história através da análise da "Crônica do descobrimento do Brasil", de autoria de Francisco Adolfo de Varnhagen e primeiramente publicada nas páginas do periódico português O Panorama. O texto, uma documentada recriação literária do descobrimento do Brasil, cria, paradoxalmente, através do documento mesmo seus aspectos ficcionais. Dessa forma, inverte o relacionamento então estabelecido entre o histórico e o literário no Romantismo português ou nas práticas das primeiras expressões literárias brasileiras. A partir dessa inversão se procura os signos do ficcional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

De Oliveira Esteves, Lainister. "O LIVRO DESDE A MORTE." Revista de Estudos de Cultura 7, no. 18 (July 5, 2021): 145–56. http://dx.doi.org/10.32748/revec.v7i18.15990.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa como as referências ao livro em Memórias póstumas de Brás Cubas exemplificam as características autorreferentes da prosa ficcional oitocentista e o tratamento literário das noções de autoria, narração e representação.Palavras-chave: Machado de Assis. Prosa ficcional. Literatura oitocentista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Melo, Kelly Castelo Branco da Silva, and Leila Beatriz Ribeiro. "Para cada universo colecionista, suas fontes: dinâmicas informacionais nas tramas de Clifford Janeway." Em Questão 23, no. 3 (August 21, 2017): 276. http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245233.276-299.

Full text
Abstract:
O artigo parte do pressuposto que a literatura policial, como modo de registro e expressão de experiências ficcionais, ela mesma também considerada, nos estudos das áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação, uma fonte de informação, constitui-se de uma abordagem que torna possível a análise/interpretação e representação de quadros de referências sócio-históricas e, mais especificamente, de determinadas práticas colecionistas. Como desdobramento de estudos sobre bibliofilia em Memória Social, o artigo toma como campo empírico cinco romances policiais escritos pelo norte-americano John Dunning. Por meio da leitura analítica desses livros, propõe teórica e metodologicamente identificar, recortar e descrever as fontes de informação julgadas relevantes para as dinâmicas das tramas, visando elucidar o que é possível depreender do universo bibliófilo, e o que, nesse universo ficcional, constitui e representa práticas informacionais utilizadas por/em um universo colecionista não ficcional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Literatura ficcional"

1

Abreu, Mônica Niederle de. "Narrativa ficcional." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2012. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100691.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2012
Made available in DSpace on 2013-06-25T21:40:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 313723.pdf: 1927834 bytes, checksum: 26e7b2db8f57435b68f870d3d706914f (MD5)
Produzir histórias é uma atividade social, linguística e cognitiva, algo que faz parte da aquisição e desenvolvimento da linguagem, e, por este motivo, de interesse para muitos profissionais que atuam no desenvolvimento infantil. Esta pesquisa recai sobre a competência narrativa ficcional e, então, traz a importância da ficção para o desenvolvimento da criança, bem como os efeitos do livro infantil e o contato delas com os livros hoje, já que as novas tecnologias - incluindo as mídias de massa com canais de desenho animado 24 horas por dia, filmes de animação, internet e videogame, estão cada vez mais presentes em suas vidas. Tem-se como o objetivo comparar a competência narrativa ficcional entre crianças em 1982 e em 2011, na faixa etária dos 4 a 6 anos. Após analisar 18 narrativas orais, nove coletadas em 1982 e nove em 2011, foi possível observar semelhanças e diferenças na forma de narrar das crianças. As histórias das crianças atualmente estão mais longas e mais ricas, contando com um léxico mais variado, no entanto, são menos originais. Além disso, viu-se que as rupturas mais frequentes em 1982 foram as mesmas observadas em 2011. Ao colocar as narrativas na gramática para histórias ficcionais, ampliado por Scliar-Cabral e Grimm-Cabral (1984), pôde-se perceber que tal modelo contempla todas as categorias fundamentais para uma boa narrativa ficcional, porém, foi explicitada a regra de recursividade com a introdução do cenário em cada episódio. Percebeu-se ainda que a falta de progressão com todos os elos narrativos é característica das narrativas infantis, apresentando, portanto, saltos e retomadas.

Abstract : Producing stories is a social, linguistic and cognitive activity. It is part of the acquisition and development of a language and, because of that, it is very interesting to many professionals who work in the area of child development. This research rests on fictional narrative competence, and then brings the importance of fiction to children's development, as well as the effects of children's books and their contact with those books today, since the new technologies - including the mass media with cartoon channels 24 hours a day, animated movies, internet and video games are increasingly present in their lives. The research has the aim of comparing fictional narrative competence between 1982 children and 2011 one, aging from 4 up to 6 years. After analyzing 18 oral narratives, nine collected in 1982 and nine in 2011, it was possible to observe similarities and differences in the way children narrate stories. The stories of children nowadays are longer and richer, using a bigger lexicon, however, they are less original. Besides, one sees that the most frequent ruptures in 1982 are the same observed in 2011. When placing the narratives into fictional stories scheme, extended by Scliar-Cabral and Grimm-Cabral (1984), one would perceive that such model contemplates all essential categories of a narrative. In this study, the rule of recursiveness was clearly expressed, introducing a setting in each episode. One realizes that children's narratives lack coherence systematically: they show a lot of interruptions, repairing, self corrections and jumps.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Reisz, de Rivarola Susana. "VOCES Y CONCIENCIAS EN EL RELATO LITERARIO-FICCIONAL." Pontificia Universidad Católica del Perú, 2013. http://repositorio.pucp.edu.pe/index/handle/123456789/102269.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Carvalho, Olga Maria Teixeira de. "Adolescência e feminino na narrativa ficcional juvenil de Alice Vieira." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2012. http://hdl.handle.net/10773/10314.

Full text
Abstract:
Mestrado em Línguas, Literaturas e Culturas
Este trabalho constitui um percurso de leitura na obra ficcional juvenil de Alice Vieira, analisando o tratamento narrativo do tema da adolescência e representação do universo feminino. Procede a uma contextualização da obra da escritora e analisa, de forma comparada, duas das suas obras mais recentes: O Casamento da Minha Mãe e Meia Hora para Mudar a Minha Vida. Estas narrativas refletem as realidades do dia a dia de duas adolescentes que vivem em famílias desestruturadas, vítimas de abandono afetivo, e que procuram, apesar dos constrangimentos contextuais, descobrir e construir a sua identidade.
This work constitutes a path of reading through the juvenile fiction work of Alice Vieira, analyzing the narrative treatment of adolescence theme and the representation of the feminine universe. It proceeds to a contextualization of the work of the writer and analyzes, in a comparative way, two of her most recent books: O Casamento da Minha Mãe (The Marriage Of My Mother) and Meia Hora para Mudar a Minha Vida (Half An Hour To Change My Life). These two narratives reflect the reality of everyday life of two teenagers who live in dysfunctional families and lack affection from their relatives and despite all the contextual constraints they are looking for their own identity.
Ce travail est un voyage de lecture dans la littérature pour enfants dʼ Alice Vieira, abordant le traitement narratif du thème de l'adolescence et la représentation de l'univers féminin. Il procède à une contextualisation de l'oeuvre de l'écrivain et analyse, dans une perspective comparative, deux de ses romans les plus récents: O Casamento da Minha Mãe - Le Mariage de Ma Mère - et Meia Hora para Mudar a Minha Vida (Une Demie Heure pour Changer Ma Vie). Ces récits représentent les réalités de la vie quotidienne de deux adolescentes qui vivent dans des familles dysfonctionnelles, victimes de manque d'affection, et qui cherchent, malgré les contraintes contextuelles, à découvrir et à construire leur identité.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santos, Maria de Lourdes Rodrigues dos. "A violência urbana na obra ficcional de Edla Van Steen." Florianópolis, SC, 2004. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88033.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Literatura
Made available in DSpace on 2012-10-22T04:58:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 209125.pdf: 941896 bytes, checksum: 9f4430b53af0eec7774f0ff4e1e17bd9 (MD5)
Esta dissertação de mestrado foi concebida sob a perspectiva de análise sociológica da obra ficcional de Edla van Steen. As reflexões abrangem desde a literatura de denúncia do regime repressivo ao conjunto de ações violentas do cotidiano das grandes cidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Ana Claudia da. "A autointertextualidade na obra ficcional de Mia Couto : história, crítica e análise /." Araraquara : [s.n.], 2010. http://hdl.handle.net/11449/102366.

Full text
Abstract:
Orientador: Luiz Gonzaga Marchezan
Banca: Maria Zaira Turchi
Banca: Sérgio Vicente Motta
Banca: Márcia Valéria Zamboni Gobbi
Banca: Maria Lúcia Outeiro Fernandes
Resumo: O presente estudo tem como objetivo principal a análise da autointertextualidade presente na obra de Mia Couto, por meio dos motivos composicionais do tempo, especialmente os cronotopos do rio e da casa. Para isso, temos como objetos privilegiados de análise o conto "Nas margens do tempo" (COUTO, 1996) e o romance Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra (COUTO, 2003). A análise literária está baseada nas concepções de Gerárd Genette e outros autores sobre a autointertextualidade; para a análise dos cronotopos, utilizamos as reflexões de Mikhail Bakhtin e Benedito Nunes. De posse destes e de outros estudos da teoria da narrativa, analisamos os textos literários, procurando identificar elementos do conto que são retomados no romance. Além da análise, procedemos, também, à reflexão sobre a história da literatura moçambicana, procurando compreender, por meio dela, o lugar que Mia Couto ocupa nesse sistema literário. Procuramos, também, reunir a fortuna crítica acadêmica monográfica do autor produzida no Brasil e fazer um rápido balanço sobre ela, identificando o modo como este autor tem sido lido no país
Resumen: El presente estudio tiene como objetivo principal el análisis de la autointertextualidad presente en la obra de Mia Couto, por medio de dos motivos de composición del tiempo, especialmente los cronotopos del río y de la casa. Para eso, tenemos como objetos de análisis privilegiados el cuento "Nas margens do tempo" (COUTO, 1996) y la novela Un río llamado tiempo, una casa llamada tierra (COUTO, 2003). El análisis literario está basado en las concepciones de Gerárd Genette y otros autores sobre la autointertextualidad; para el análisis de los cronotopos, utilizamos las reflexiones de Mikhail Bakhtin y Benedito Nunes. Con estos y otros estudios de la teoría narrativa en la mano, analizamos los textos literarios, procurando identificar elementos del cuento que son retomados en la novela. Además del análisis, hacemos, también, una reflexión sobre la historia de la literatura mozambicana, buscando comprender, por medio de ella, el lugar que Mia Couto ocupa en este sistema literario. Procuramos, también, reunir la fortuna crítica académica monográfica del autor producida en Brasil y hacer un rápido balance sobre ella, identificando el modo en que este autor ha sido leído en el país
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Moriyón, Mojica Carlos. "Algo más sobre los problemas del tiempo ficcional." Pontificia Universidad Católica del Perú, 2013. http://repositorio.pucp.edu.pe/index/handle/123456789/100643.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Ana Claudia da [UNESP]. "A autointertextualidade na obra ficcional de Mia Couto: história, crítica e análise." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2010. http://hdl.handle.net/11449/102366.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:32:07Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2010-05-20Bitstream added on 2014-06-13T19:21:18Z : No. of bitstreams: 1 silva_ac_dr_arafcl.pdf: 1131007 bytes, checksum: 5a634a212d80f6c1cf762c40f53eae5b (MD5)
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
O presente estudo tem como objetivo principal a análise da autointertextualidade presente na obra de Mia Couto, por meio dos motivos composicionais do tempo, especialmente os cronotopos do rio e da casa. Para isso, temos como objetos privilegiados de análise o conto “Nas margens do tempo” (COUTO, 1996) e o romance Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra (COUTO, 2003). A análise literária está baseada nas concepções de Gerárd Genette e outros autores sobre a autointertextualidade; para a análise dos cronotopos, utilizamos as reflexões de Mikhail Bakhtin e Benedito Nunes. De posse destes e de outros estudos da teoria da narrativa, analisamos os textos literários, procurando identificar elementos do conto que são retomados no romance. Além da análise, procedemos, também, à reflexão sobre a história da literatura moçambicana, procurando compreender, por meio dela, o lugar que Mia Couto ocupa nesse sistema literário. Procuramos, também, reunir a fortuna crítica acadêmica monográfica do autor produzida no Brasil e fazer um rápido balanço sobre ela, identificando o modo como este autor tem sido lido no país
El presente estudio tiene como objetivo principal el análisis de la autointertextualidad presente en la obra de Mia Couto, por medio de dos motivos de composición del tiempo, especialmente los cronotopos del río y de la casa. Para eso, tenemos como objetos de análisis privilegiados el cuento Nas margens do tempo (COUTO, 1996) y la novela Un río llamado tiempo, una casa llamada tierra (COUTO, 2003). El análisis literario está basado en las concepciones de Gerárd Genette y otros autores sobre la autointertextualidad; para el análisis de los cronotopos, utilizamos las reflexiones de Mikhail Bakhtin y Benedito Nunes. Con estos y otros estudios de la teoría narrativa en la mano, analizamos los textos literarios, procurando identificar elementos del cuento que son retomados en la novela. Además del análisis, hacemos, también, una reflexión sobre la historia de la literatura mozambicana, buscando comprender, por medio de ella, el lugar que Mia Couto ocupa en este sistema literario. Procuramos, también, reunir la fortuna crítica académica monográfica del autor producida en Brasil y hacer un rápido balance sobre ella, identificando el modo en que este autor ha sido leído en el país
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gualberto, Ana Cláudia Félix. "Processos de subjetivação na prosa ficcional de Hilda Hilst." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2012. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92075.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2008.
Made available in DSpace on 2012-10-24T05:32:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 267242.pdf: 1090366 bytes, checksum: 6d33e4d9b1312507f052a629b54e96bf (MD5)
Neste trabalho, procuro mostrar o quanto a escritora Hilda Hilst foi capaz de realizar uma prosa auto-consciente, fazendo com que seu texto diferisse do exigido pelo mercado editorial em sua época. O corpus deste estudo é composto por cinco narrativas, Fluxo-Floema, Contos d#escárnio. Textos grotescos, Cartas de um sedutor, O caderno rosa de Lori Lamby, Estar sendo. Ter sido. Nelas busco verificar a capacidade que os personagens narradores-escritores têm de ocupar um lugar de sujeito a partir da escrita literária. Ao analisar estas vozes narrativas, observo até que ponto elas reproduzem o discurso hegemônico quando relatam sua história amalgamada ao processo de escrita; para isto, ocupo-me de Ruisis, Lori, Clódia, Eulália e Cordélia, as mulheres que embasaram a escrita dessas personagens masculinas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Santos, Fernando Simplício dos 1979. "História, política e alegoria na prosa ficcional de Dyonelio Machado." [s.n.], 2013. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269980.

Full text
Abstract:
Orientador: Francisco Foot Hardman
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Made available in DSpace on 2018-08-22T18:32:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Santos_FernandoSimpliciodos_D.pdf: 3482638 bytes, checksum: ddee43e4a6460bec65d9f060ea775d3b (MD5) Previous issue date: 2013
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a maneira pela qual é desenvolvida a relação entre história, política e alegoria na tetralogia romanesca composta por O louco do Cati (1942), Desolação (1944), Passos perdidos (1946) e Nuanças (1981) e, principalmente, na trilogia constituída por Deuses econômicos (1966), Sol subterrâneo (1981) e Prodígios (1980), de Dyonelio Machado (1895-1985). Para a consecução de nossas hipóteses, por meio de uma apreciação que igualmente se vale da alegoria como método analítico, em primeiro lugar, o propósito é avaliar como os romances O louco do Cati, Desolação, Passos perdidos e Nuanças representam uma crítica sutil ou implícita, especialmente, contra a Era Vargas e contra o sistema econômico capitalista; e como essa característica tende a se tornar paulatinamente mais explícita, sobretudo na última narrativa. Em segundo lugar, nossa apreciação está dirigida ao estudo de Deuses econômicos, Sol subterrâneo e Prodígios, a fim de verificar de que modo esses romances ampliam e reforçam o questionamento à violência tirânica e ditatorial, acentuando as origens de suas mais remotas contradições sociais, políticas, econômicas e religiosas. Nesse sentido, num primeiro nível de interpretação dessa trilogia, constatamos uma indagação direta ao despotismo do imperador Nero; e, a partir de outro patamar significativo, averiguamos, em profundidade, que existe ao mesmo tempo um tácito julgamento que não está somente direcionado à Era Vargas, mas também endereçado à ditadura militar e ao imperialismo moderno. Além dessas questões, sublinhamos uma crítica (sempre subjacente aos romances) a respeito de certas questões político-religiosas que vigoravam no Rio Grande do Sul da época em que essas três composições foram publicadas, em especial ressignificando impasses, atinentes aos membros do Integralismo e representantes da Aliança Nacional Libertadora (ANL), bem como entre comunistas e capitalistas, em meio a outras especificidades. Nessas três obras, a alegoria interligada à metodologia apreciativa permite identificar a presença de um texto e de subtextos, à medida que detectamos um diálogo de cunho intertextual. Portanto, trata-se de reconhecer a existência, nas narrativas do autor, de uma passagem entre duas formas distintas de crítica. A primeira poderia ser considerada como "menos complexo"; e a segunda, como "muita mais expressiva". Sobretudo com o exame comparativo entre os romances O louco do Cati, Desolação, Passos perdidos e Nuanças e os livros Deuses econômicos, Sol subterrâneo e Prodígios, ainda procuramos sistematizar uma literatura dyoneliana, não apenas do cárcere, como também de suas "trágicas consequências". Assim, acreditamos que é possível assinalar como está organizada e rearticulada parte da poética de Dyonelio Machado através dos tempos, de modo que seja possível esquematizar, da mesma maneira, o percurso e as transformações pelas quais passaram certas fases de seu pensamento estético e artístico
Abstract: This work seeks to analyze the way the relation between history, politics and allegory is developed in the novel tetralogy made up of O louco do Cati [The Madman from Cati] (1942), Desolação [Desolation] (1944), Passos perdidos [The Lost Steps] (1946), and Nuanças [Nuances](1981); and mainly in the trilogy composed of Deuses econômicos [Economical Gods] (1966), Sol subterrâneo [Underground Sun] (1981) and Prodígios[Prodigies] (1980), by Dyonelio Machado (1895-1985). To test our hypotheses, we carried out an examination which also makes use of allegory as an analytical method. First, our purpose is to investigate how the novels O louco do Cati, Desolação, Passos perdidos and Nuanças represent a subtle or implicit criticism whose main targets are the Vargas Era and the capitalist economic system; and how such feature tends to gradually become more and more explicit, mainly in the last narrative. Second, our examination is focused on the study of Deuses econômicos, Sol subterrâneo and Prodígios, so as to check on how these novels expand and reinforce the questioning of dictatorial and tyrannical violence, and to point out its most remote social, political, economic and religious contradictions. In doing that, at the first level of interpretation of this trilogy, we see a direct inquiry into the despotism of Emperor Nero; and at another level, we notice a deeper lay of meaning, in which there is also a tacit judgment that is passed not only on the Vargas Era, but also on the military dictatorship and on modern imperialism. Besides those issues, we highlight a criticism - always underlying the novels - of some political-religious issues in Rio Grande do Sul which were current in that time when the three works were published. It especially imparts new meanings to stalemates between the members of the integralist movement and representatives of the National Liberation Alliance (ANL), as well as between communists and capitalists, among other things. In those three works, the allegory coupled with the appreciative inquiry method allows for identifying a text and subtexts, as we perceive a dialogue of intertextual nature. Therefore, studying the narratives of the author implies in recognizing the existence in them of a passage between two distinct forms of criticism. The first one may be considered as "less complex" while the second one can be seen as "much more expressive". We also seek to systematize the literature by Dyonelio Machado, not only the prison literature but also the literature on its "tragic consequences". That is done mainly through the comparative study between the tetralogy made up of the novels O louco do Cati, Desolação, Passos perdidos and Nuanças and the trilogy composed of Deuses econômicos, Sol subterrâneo and Prodígios. Thus, we believe it is possible to trace how part of Dyonelio Machado's poetics is organized and rearticulated throughout time, in a way that makes it also possible to outline the path and changes through which some phases of his aesthetic and artistic thinking passed
Doutorado
Teoria e Critica Literaria
Doutor em Teoria e História Literária
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Rezende, Patrícia Oliveira de. "O ficcional e o histórico na literatura de João Paulo Borges Coelho." Niterói, 2017. https://app.uff.br/riuff/handle/1/3729.

Full text
Abstract:
Submitted by Fabiano Vassallo (fabianovassallo2127@gmail.com) on 2017-05-09T18:16:40Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Patrícia - Dissertação.pdf: 573916 bytes, checksum: 1bbf70a99daae005b7da50bde5e6adc2 (MD5)
Approved for entry into archive by Josimara Dias Brumatti (bcgdigital@ndc.uff.br) on 2017-05-26T19:59:47Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Patrícia - Dissertação.pdf: 573916 bytes, checksum: 1bbf70a99daae005b7da50bde5e6adc2 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-05-26T19:59:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Patrícia - Dissertação.pdf: 573916 bytes, checksum: 1bbf70a99daae005b7da50bde5e6adc2 (MD5)
Fundação Oswaldo Cruz, Centro de Pesquisas René Rachou, Laboratório de Doença de Chagas, Belo Horizonte, MG
Este trabalho propõe uma reflexão sobre a fronteira entre o ficcional e o histórico na literatura de João Paulo Borges Coelho, buscando investigar suas estratégias narrativas na elaboração de estruturas romanescas capazes de expandir e subverterem a imagem revelada do passado através da literatura. Objetiva-se analisar a construção do personagem João Albasini como recurso narrativo para recuperação e inserção da história na trama romanesca de O olho de Hertzog. Pretende-se, ainda, mostrar as formas de legitimação do romance através da recuperação de fatos e da figura histórica de João Albasini sob a perspectiva da relação entre ficção e realidade, para tal, tomarse-á como base para este estudo a obra literária O olho de Hertzog, de João Paulo Borges Coelho, e o estudo biográfico João Albasini e as luzes de Nwandzengele, de César Braga-Pinto e Fátima Mendonça
This work proposes a reflection on the frontier between the fictional and the historical in the literature of João Paulo Borges Coelho, seeking to investigate his narrative strategies in the elaboration of romanesque structures capable of expanding and subverting the revealed image of the past through literature. The objective is to analyze the construction of the character João Albasini as a narrative resource for the recovery and insertion of the history in the romanesque plot of O olho de Hertzog. It is also intended to show the forms of legitimation of the novel through the recovery of facts and the historical figure of João Albasini from the perspective of the relation between fiction and reality, for that, the work will be taken as the basis for this study literary O olho de Hertzog, by João Paulo Borges Coelho, and the biographical study João Albasini e as luzes de Nwandzengele, by César Braga-Pinto and Fátima Mendonça
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Literatura ficcional"

1

Verdad ficcional no es un oxímoron: Relaciones peligrosas entre filosofía y literatura. México, D.F: Universidad Nacional Autónoma de México, Dirección General de Apoyo al Personal Académico, Facultad de Filosofía y Letras, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lima, Luiz Costa. Sociedade e discurso ficcional. Rio de Janeiro, RJ: Editora Guanabara, 1986.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lima, Luiz Costa. Sociedade e discurso ficcional. Rio de Janeiro, RJ: Editora Guanabara, 1986.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Camocardi, Elêusis M., and Suely Fadul Villibor Flory. Narrativas ficcionais: Da literatura às mídias audiovisuais. São Paulo: Arte & Ciência Editora, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Borges, Ficciones. London: Grant & Cutler in association with Tamesis, 1993.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ficciones de vida: La literatura de Carlos Liscano. Montevideo, Uruguay]: Ediciones del Caballo Perdido, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Luis, Borges Jorge. Ficciones. México: Alianza Editorial, 1991.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Luis, Borges Jorge. Ficciones. Franklin Center, Pa: Franklin Library, 1985.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Luis, Borges Jorge. Ficciones. Madrid: Alianza Editorial, 1989.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Kerrigan, Anthony, Borges Jorge Luis, and Anthony Bonner. Ficciones. 7th ed. New York: Grove Press / Atlantic Monthly Press, 2019.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Literatura ficcional"

1

Carvalho, Ederson Dias de, and Raimunda Celestina Mendes da Silva. "As funções do espaço ficcional no texto literário narrativo." In Literatura, 208–23. Passagens, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/534564.1-12.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

"La literatura del exilio y su historiografía: retos éticos y estéticos de la diversidad." In Diversidad cultural-ficcional-¿moral?, 323–38. Vervuert Verlagsgesellschaft, 2018. http://dx.doi.org/10.31819/9783964566607-017.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

"El ‘barrio cerrado’ en la literatura y el cine hispanohablantes: un reto a la idea de diversidad." In Diversidad cultural-ficcional-¿moral?, 281–304. Vervuert Verlagsgesellschaft, 2018. http://dx.doi.org/10.31819/9783964566607-015.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Inês, Maria Eduarda Savini. "AS VIDAS DE EMILY DICKINSON NO CINEMA BIOGRÁFICO FICCIONAL." In REFLEXÕES SOBRE CINEMA, LITERATURA E OUTRAS ARTES:, 560–73. Even3 Publicações, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/532420.1-37.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cassemiro, Alody Costa, and Maria Fátima Paula dos Santos. "Memória e espaço ficcional: uma leitura de “Vermelho amargo”, de Bartolomeu Campos Queirós." In Literatura, memória e cultura, 254–65. IFPI, 2021. http://dx.doi.org/10.51361/978-65-86592-23-8p254-265.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

BUBNIAK, J. L. "Literatura negro-brasileira e resistência na produção ensaística e ficcional de Cuti." In Violência e resistência: problematizações estéticas, 44–72. Mares Editores, 2016. http://dx.doi.org/10.35417/978-85-5927-017-4_44.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

SILVA, EDVÂNIO CAETANO DA. "LITERATURA, SOCIEDADE E MEMÓRIA: A CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA ATRAVÉS DA NARRATIVA FICCIONAL." In Ciência e desenvolvimento: um olhar sobre a humanidade. Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/200701988.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

"La región imaginaria. Arte y ficciones." In Literaturas centroamericanas hoy, 15–24. Vervuert Verlagsgesellschaft, 2005. http://dx.doi.org/10.31819/9783954879861-003.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Barossi, Luana. "Lesdroides, Transborgues, Interaliens: personagens científico-ficcionais além das Fembots." In Literatura, homoerotismo e expressões homoculturais, 139–64. EDITUS, 2015. http://dx.doi.org/10.7476/9788574554426.0006.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

"Entre el poema épico y la novela: La fundación de la literatura brasileña." In Ficciones y silencios fundacionales, 257–72. Vervuert Verlagsgesellschaft, 2003. http://dx.doi.org/10.31819/9783865278074-014.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Literatura ficcional"

1

Ibeas Altamira, Juan Manuel. "El agua en el jardín inglés dieciochesco." In XXV Coloquio AFUE. Palabras e imaginarios del agua. Valencia: Universitat Politècnica València, 2016. http://dx.doi.org/10.4995/xxvcoloquioafue.2016.2619.

Full text
Abstract:
Desde una perspectiva comparatista arquitectura-literatura-pintura y Francia-Inglaterra, hemos abordado la imagen del agua en el «jardín inglés», de moda en el siglo XVIII en la literatura libertina y sentimental, y la pintura llamada «galante» y «pre-romántica» francesas (La Petite Maison de Jean-François Bastide, La Nouvelle Héloïse, de Jean-Jacques Rousseau, Les Liaisons dangereuses de Choderlos de Laclos, Point de Lendemain de Vivant Denon; lienzos y dibujos de Watteau, Boucher, Fragonard, Hubert Robert), repertoriando sus representaciones más emblemáticas, a partir de los tratados arquitectónicos sobre jardines de la época, y su trasposición ficcional e imaginaria en las obras de los escritores y pintores anteriormente indicados. Dicha trasposición se presenta en oposición al agua dentro del jardín «a la francesa», inmóvil, estanca, dominada por la mano del hombre, encerrada en estanques, lagos artificiales perfectamente simétricos y artificialmente armónicos, y fuentes-construcción arquitectónica. En efecto, en el jardín inglés, el agua se representa bajo todas sus formas naturales, libre, fluyente, brava, viva, naciente, desembocando, fuera de todo encierro arquitectónico, al menos en apariencia. Ello nos lleva a la conclusión de que el elemento acuático, si bien cohabita con los otros tres elementos esenciales que en la visión clásica componen el universo, adquiere una importancia primordial en el panorama paisajístico europeo, inglés pero también francés por influencia británica, y su representación imaginaria, y ello de manera paradójica en una época donde triunfa la razón en el pensamiento, pero donde fluye de manera libre un imaginario fresco y cambiante. Se expondrán planos de los jardines ingleses en Francia más representativos de la época y realizados por los arquitectos más notables, así como las obras de los pintores citados anteriormente donde aparecen representaciones de jardines ingleses, que se presentarán en contraste a jardines franceses que coexistieron en el siglo de las Luces con los estudiados.DOI: http://dx.doi.org/10.4995/XXVColloqueAFUE.2016.2619
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rico Sesé/Rodriguez Calatayud, Javier/Nuria. "¿Podrán las máquinas diseñar ovejas eléctricas?" In IV Congreso Internacional de Investigación en Artes Visuales. ANIAV 2019. Imagen [N] Visible. Valencia: Universitat Politècnica de València, 2019. http://dx.doi.org/10.4995/aniav.2019.8933.

Full text
Abstract:
El presente artículo trata sobre la implicación de la Inteligencia Artificial en los procesos creativos de las “artes visuales”. Hasta ahora, la creatividad ha sido estudiada como una disciplina exclusivamente humana. Sin embargo, la irrupción de la llamada Creatividad Computacional abre una nueva vía de investigación y plantea cuestiones que hasta ahora no se habían abordado. Por tanto, el estudio de la creatividad tiene que ser replanteado en nuevos términos. Asumiendo que las máquinas también pueden ser creativas y generar emociones, debemos plantearnos en qué posición nos colocamos como seres humanos ante esta nueva realidad. Se espera que para 2025 un ordenador tenga la misma capacidad de computación que un cerebro humano y en 20 años un solo ordenador conseguirá tener la misma capacidad de computación que todos los cerebros del planeta. A priori, estos datos cuantitativos pueden abrumar a cualquiera porque vislumbra como real, el desenlace de las ficciones distópicas propuestas desde la literatura o el cine y, si esto significa que las máquinas serán capaces de sustituirnos intelectualmente, evidentemente hace falta que nos replanteemos nuestro rol como humanos. Debemos recordar que el ser humano tiene la capacidad innata para crear ficciones, elaborar recuerdos y ser consciente de sus sentimientos, lo que los griegos llamaban pathos, un cúmulo de pasiones compartidas que han ido definiendo nuestras diferencias y capacidades como especie. Desde que el primer homínido se pusiera en pie para liberar sus manos y así diseñar herramientas que mejoraron la calidad de su supervivencia, ha sido la creatividad y la capacidad colaborativa de los humanos, dos de las cualidades que han consolidado nuestra identidad diferenciándonos de las otras especies.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography