Academic literature on the topic 'Literatura - Leitura'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Literatura - Leitura.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Literatura - Leitura"

1

Gonçalves Martins, Catarina Xavier. "A LITERATURA COMO BRINQUEDO E A FORMAÇÃO DA CRIANÇA-LEITORA." Revista Eletrônica de Educação 6, no. 2 (2012): 468–75. http://dx.doi.org/10.14244/19827199263.

Full text
Abstract:
Neste ensaio, pretendemos discutir a importância da criança leitora na contemporaneidade. Embora já se tenha discutido com afinco a importância do ato de ler e sobre a carência ou ausência de leitura numa sociedade letrada, consideramos que pesquisas que abordam a temática leitura na infância ainda sejam necessárias, uma vez que vivemos em uma sociedade cada vez mais exigente no que se refere ao desempenho do leitor. No cotidiano, as crianças da atualidade, com os avanços tecnológicos, convivem com diferentes imagens que circulam na sociedade, sendo através da linguagem que o homem se reconhece como humano. Por isso a importância da leitura literária na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.Palavras-chave: formação leitora; livros; crianças; escola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Fontana, Maire Josiane. "Quebrando paradigmas na leitura técnica: a literatura integrada ao currículo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Sertão/RS." LínguaTec 5, no. 1 (2020): 1–24. http://dx.doi.org/10.35819/linguatec.v5.n1.3916.

Full text
Abstract:
Este estudo consiste em uma análise participativa sobre a dimensão do desenvolvimento de práticas leitoras literárias contemporâneas na formação leitora dos alunos de uma turma de segundo ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Sertão. Os sujeitos da pesquisa têm como base de formação o currículo do curso Técnico em Agropecuária, priorizando, portanto, as leituras técnicas em detrimento das literárias. Este estudo, assim, corresponde a uma pesquisa-ação, que envolveu ações de leitura, com vistas à formação de leitores em múltiplas linguagens, a partir de leituras contemporâneas, organizadas com base nas temáticas do Palco de Debates da 14ª e da 15ª Jornada Nacional de Literatura, associadas à literatura canônica. As práticas tiveram duração anual e, para cada semestre, foram escolhidas duas temáticas, contemplando, em cada uma, dois autores e suas respectivas obras, promovendo a leitura e permitindo, ao final de cada prática, uma produção escrita, orientada e assistida pela pesquisadora, abrindo caminhos para a formação de leitores literários inclusive em suporte digital, sempre no intuito de motivá-los para a leitura e de evidenciar a importância do professor como referência na formação e na mediação leitora. Este estudo dedicou um olhar aprofundado sobre a formação de leitores, em um processo de reflexão sobre a leitura como prática social e literária associada às manifestações artístico-culturais em diferentes mídias, tendo como suporte teórico os pressupostos de Regina Zilberman e Michèle Petit, em uma abordagem sobre a realidade da leitura, numa crise que envolve tanto professores quanto alunos; Judith Langer e Regina Zilberman, sobre o texto literário na escola, a construção de representações e a experiência literária; e Antonio Candido, a partir do entendimento da literatura como fator de humanização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Frederico, Aline. "Lendo um aplicativo: perspectivas da construção de sentido na leitura literária digital na primeira infância." Perspectiva 39, no. 1 (2021): 1–25. http://dx.doi.org/10.5007/2175-795x.2021.e66013.

Full text
Abstract:
O formato dos aplicativos literários possibilitou o desenvolvimento de um novo tipo de literatura digital que ganhou especial prominência na produção voltada à infância. Esse artigo visa discutir a leitura digital na primeira infância a partir da análise empírica de eventos de letramentos envolvendo crianças lendo aplicativos com seus pais, na Inglaterra. Num estudo qualitativo, a leitura compartilhada foi observada e analisada segundo referenciais teóricos e metodológicos da semiótica social multimodal, em diálogo com discussões teóricas interdisciplinares ao redor dos conceitos de embodiment, afeto e agência. Tanto as respostas leitoras como as características textuais da literatura em formato aplicativo foram levadas em conta na análise das transações de sentido ocorridas entre criança, mãe/pai e texto literário. O estudo aponta três perspectivas centrais da leitura de aplicativos literários na infância: (1) a corporeidade (embodiment) – o corpo do leitor tem papel essencial na construção de sentido e na experiência fenomenológica da leitura digital; (2) afetividade – o leitor troca, dentro do mundo ficcional que habita temporariamente, intensidades e emoções com elementos ficcionais, como as personagens, e com seus pais; (3) agência – o leitor tem agência para negociar sua participação e construção de significado, a despeito das limitações de design e também por meio de sua performance leitora e da subversão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lara Caroline Cardoso da Luz and Tiese Rodrigues Teixeira júnior. "Entrelaçando fios." Tópicos Educacionais 29, no. 2 (2024): 20–38. http://dx.doi.org/10.51359/2448-0215.2023.260795.

Full text
Abstract:
O presente artigo analisa as possibilidades de leitura pedagógica na obra de Conceição Evaristo (2016), a partir de uma abordagem reflexiva, buscamos tecer considerações sobre como as leituras pedagógicas podem contribuir, não apenas como entretenimento do leitor, ou leitora, mas oportunizar um olhar sobre o tecido social brasileiro, a partir de representações de histórias de mulheres negras que se anuciam e escrevem suas vidas a partir de outros mundos. Metodologicamente, fazemos uso da pesquisa qualitativa. O corpus de análise foi retirado do livro Insubmissas Lágrimas de Mulheres, (2016). Teoricamente, fazemos uso do conceito de Leitura Pedagógica, em Moura (2020) e sociologia da leitura de Segré (2010). A pesquisa mostra que a obra de Conceição Evaristo tem um forte potencial para a prática da leitura Pedagógica, pois, seu teor reflete questões sociais importantes que precisam adentrar à sala de aula por outras rotas, neste caso, a literatura. Palavras-Chave: Educação. Conceição Evaristo. Leitura Pedagógica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Dos Santos, Jeane da Conceição. "A LITERATURA INFANTOJUVENIL: FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO." Revista Moinhos, no. 1 (October 5, 2012): 286. http://dx.doi.org/10.30681/moinhos.v0i1.2412.

Full text
Abstract:
Neste trabalho monográfico descrevemos inicialmente o conceito de leitura e em seguida explicamos a importância da literatura infantojuvenil para formação de leitores críticos. Procuramos a cada página refletir de forma coerente, o papel da literatura na formação do leitor crítico. Pois entendemos que a literatura e arte fenômeno e criatividade e que nenhuma outra arte consegue descrever o homem e a sociedade de forma precisa como a literatura. Para que tenhamos leitores assíduo devemos incentivar desde a infância o gosto pela leitura. E como as crianças tem geralmente contato com os livros no ambiente escolar. Cabe ao educador incentivar e estimular os alunos para que aprendam a importância do ato de ler na sua formação. Sendo assim, procuramos destacar a relevância do hábito da leitura, porque entendemos que só podermos ter leitores proficiente se a família e a escola trabalharem juntas. Por isso e essencial que despertamos nos alunos o gosto pela leitura de diversos gêneros literários; daí e primordial levarmos em consideração o conhecimento prévio dos educandos, isto é, seu histórico de leituras que vem sendo acumulados no decorrer de sua vida
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Greuel, Kauva Elisabeth, Lara Kristhina Eischtaedt, and Souza Schlichting Thais de. ""ENTRELINHAS, ENTRE PÁGINAS": A MEDIAÇÃO DOCENTE NA FORMAÇÃO LEITORA." Revasf 15, no. 36 (2025): A4 01–31. https://doi.org/10.5281/zenodo.15290902.

Full text
Abstract:
O ato de ler vai além da leitura das palavras, perpassa a leitura de mundo, acompanha a vida do ser humano, formando-o leitor. Inserido nessa temática, este artigo tem como objetivos: Investigar como o interesse pela leitura se desenvolve de forma processual, analisando o impacto da experiência literária na formação leitora, além de refletir sobre estratégias para o professor incentivar a leitura de literatura em sala de aula. Para tanto, produções textuais de relatos de memória de leitura, também chamadas de autobiografias leitoras, escritos por estudantes do Ensino Médio foram analisadas. A análise dos dados indica que a exposição precoce a livros e a mediação de figuras significativas, como professores e familiares, desempenham um papel central na formação do leitor e na ampliação de sua visão de mundo. A continuidade desse interesse parece estar profundamente relacionada às práticas vivenciadas ao longo da escolaridade, nas quais estratégias mais engajadoras e significativas podem ser decisivas para consolidar o hábito da leitura. Portanto, pode-se dizer que urge mediação e escuta docente para possibilitar um ambiente mais dialógico e frutífero para o ensino e para a formação leitora
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pereira, Cleide Selma Alecrim. "Ser ou não ser leitor? Concepção de leitor e de literatura por professores do ensino médio." Brazilian Journal of Development 11, no. 3 (2025): e78435. https://doi.org/10.34117/bjdv11n3-032.

Full text
Abstract:
Investigou-se aqui a história de leitura de seis professores egressos do curso de Letras Vernáculas do campus XXII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a relação entre a forma como concebem o leitor e a leitura literária no Ensino Médio e as implicações da prática docente para a formação do leitor. A fundamentação teórica desse trabalho se situa na compreensão da leitura como prática cultural e histórica e literatura como um direito, em Cândido (2011) e Giardinelli (2010), e no ensino de literatura, na perspectiva de autores como Cosson e Paulino (2004), Lajolo e Zilberman (2009) e Cordeiro (2006). A técnica utilizada para esta pesquisa foi a entrevista narrativa, por meio de um roteiro norteador, de forma que os professores pudessem narrar sobre sua formação leitora e profissional. A análise dos dados aponta uma forte tendência dos docentes às práticas tradicionais do ensino de literatura em que o foco é na leitura obrigatória do texto/obra para fins avaliativos. Os resultados assinalam um descompasso entre os estudos oferecidos na universidade e o que os professores podem articular entre a teoria e a prática no ensino médio. Evidencia-se, ainda, a necessidade de ampliação da discussão sobre a formação dos docentes, a leitura como prática cultural e o fortalecimento da pesquisa nos cursos de graduação voltada ao ensino de literatura e à formação do leitor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Hunhoff, Elizete Dall´Comune, and Maria Aparecida Rodrigues de Sousa Voltolini. "Literatura e identidade: formação do hábito de leitura." Revista Moinhos, no. 8 (August 13, 2020): 76–91. http://dx.doi.org/10.30681/moinhos.v0i8.4610.

Full text
Abstract:
Neste artigo, refletimos sobre o papel da literatura no contexto escolar e na formação leitora dos alunos, se a ela tiverem acesso. Os dados que constituem o texto foram coletados a partir de um trabalho de inserção em sala de aula do Ensino Fundamental, em uma escola pública no estado de Mato Grosso. O projeto de intervenção teve como recorte a leitura de textos literários produzidos neste estado, com a abordagem do tema “identidade”. Utilizamos, em nossa pesquisa, obras de teóricos engajados com o processo de leitura e a formação do leitor, como Jauss (1994), Cosson (2007, 2014), Cândido (1995) e outros que também discorrem sobre a recepção da obra literária. Como recurso metodológico fizemos círculos de leitura, pesquisas bibliográficas, pesquisa de campo, produções orais e escritas. O resultado foi a publicação de livros, nos formatos físico e digital, na Plataforma ISSUU, contendo narrativas relacionadas à historicidade local. Todo o desenrolar do projeto oportunizou aos alunos o contato com a literatura, com a pesquisa, o conhecimento da História regional, de lendas e causos ficcionais do município onde residem e, sobretudo, o desenvolvimento do potencial de leitura, de interpretação e de escrita.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Tinoco, Robson Coelho. "A intricada leitura de literatura - um novo processo socioeducacional de conhecimento." Educar em Revista, no. 52 (June 2014): 121–36. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.36287.

Full text
Abstract:
Frente aos desafios educacionais neoliberais pós-modernos, à escola brasileira – e à prática / ensino de leitura também literária – cumpre-se o objetivo de reconstruir o novo sobre as marcas de uma relação pedagógica professor-aluno rotineiramente desgastada. Nesse ambiente, surgem questões como o que se pretende lendo aleatoriamente textos na escola? Para onde leva essa leitura? Quem somos, quando se lê? Por que nos transformamos nessas cibermáquinas de passividade metodológica? Nossos alunos estão sendo orientados, previamente, a leituras de determinados autores canônicos, e não canônicos, sabendo o motivo de tal leitura aplicada a sua realidade de leitor? E "ler" literatura é algo que se ensine? Pode-se ensinar alguém a ler entendendo a leitura como fonte dupla de informação e prazer? Não há mais como imaginar uma escola periférica, ás margens dos acontecimentos diários e, assim, ou essa nossa nova escola – professores, alunos, agentes administrativos – se adapta produtivamente a essa realidade contemporânea ou estará fadada a perder o rumo da história nacional, regional e mundial. Adaptação produtiva, no sentido de renovar a crítica aos costumes, aos valores, aos preconceitos. Os dados que complementam tais questões teóricas resultam de pesquisa desenvolvida com alunos do ensino médio, de uma escola pública de São Paulo-Brasil, com o objetivo de avaliar, em sala de aula, práticas de uma leitura produtiva com foco no papel do que aqui se considera como leitor-real.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lima, Luzimar Silva de Lima Silva, and Shirlei Marly Alves. "Dos best-sellers da cultura de massa ao cânone literário: sequência didática como possibilidade." Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários 37 (December 16, 2019): 41. http://dx.doi.org/10.5433/1678-2054.2019v37p41.

Full text
Abstract:
Os aspectos referentes a leitura, mais especificamente à leitura literária na escola, têm se apresentado como um terreno frutífero de novas preferências. Sobre isso, percebe-se uma primazia dos estudos da literatura canônica sob outras possibilidades de leitura no ambiente escolar. Os best-sellers da cultura de massa ocupam um espaço cada vez maior nas atividades de leitura dos jovens leitores dentro e fora da escola. Em contrapartida, há uma forte imposição da literatura canônica e frustração das expectativas do leitor. Objetivamos a realização de um trabalho de aproximação entre cânone literário e best-sellers da cultura de massa, elegemos as obras Como eu era antes de você de Jojo Moyes e Lucíola de José de Alencar, com as quais construímos duas sequências didáticas. Para tanto, busca-se responder a seguinte questão: como a leitura de best-sellers pode favorecer a inserção das obras canônicas na escola e para a formação crítica do leitor? Nesse trabalho, realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico pelo método hipotético dedutivo tendo como suporte teórico: Barthes (1987), Jauss (1984), Moisés (2006), Lajolo e Zilberman (2009), Cosson (2015). Assim, foi possível oferecer uma forma de trabalho com a literatura valorizando experiências de leituras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Literatura - Leitura"

1

Marchezi, Vera Lucia de Carvalho. "A leitura escolar revisada: de um projeto de leitura a leituras em projeto." Universidade de São Paulo, 2007. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-08082011-085517/.

Full text
Abstract:
O estudo comparado da linguagem estruturada no e pelo diálogo intercódigos, que caracteriza os cinco livros da literatura infantil brasileira e portuguesa analisados na pesquisa, pretende examinar como e por que esse suporte de leitura pode produzir no leitor tanto associações perceptivas mecânicas, pragmáticas, como também associações perceptivas termodinâmicas, mais estéticas. A análise das associações perceptivas resultantes de estratégias de leitura, propostas em uma prática de leitura escolar revisada o projeto Viagem Nestlé pela Literatura pretende também examinar como o exercício do olhar crítico sobre a linguagem intercódigos do livro de literatura infantil pode auxiliar o professor no seu papel de mediador de leituras e de leitores.<br>The study of comparison of language structured at and by intercodes dialogs, which characterizes the five Brazilian and Portuguese literature books for children analyzed in the research, intends to examine how and why these support of reading can product in the reader mechanical perceptive association, pragmatic, as well as perceptive thermodynamic association, more esthetic. The analysis of the perceptive association that results from reading strategies, proposed in a practice of school revised reading the project Viagem Nestlé pela Literatura also intends to examine how the exercise of critical looking about the language intercodes of literature for children can assist the teacher at his role of mediator of readings and readers
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Barboza, Rejanilza Santos da Silva. "Caderno de leitura literária : a fabulação do leitor." Universidade Federal de Sergipe, 2015. https://ri.ufs.br/handle/riufs/6419.

Full text
Abstract:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES<br>This Final Conclusion Work Dissertation comes from a design that seeks to value the fable process in the teaching of literature through intertextuality and literary text fruition. Our goal turns to the development of a literary reading book facing the interpretation of literary texts through the look of subjective reading, considering the creativity of the player at the reception process. For this, theoretical studies have been developed that make reference to the senses of the literary reading focused on the practice of subjectivity that involves a sensitive response and creative to literary reading based on A. Rouxel and in studies of some methodological approaches to literary text teaching of Brazilian researchers: R.Cosson and W.Cherry. We also explored the concepts developer player U. Eco, as a cooperative movement of the reader to construct directions. Finally, as methodological procedures and instruments, both were adopted as bibliographic perspective on qualitative from a proposal for literary workshops held in a public school in the city of Euclides da Cunha - Bahia, of a seventh class of elementary school II. After various stages of this research, it was proposed a literary reading notebook: the fable of the reader as a teaching materials built with the intention to provide the opportunity for contact with the literary text through activities in which the student is able to analyze, compare, combine, make inferences, and mainly extrapolations, linking these intellectual operations to the physical action and social practice, on the products. Methodologically this thesis into three chapters: in the first is in the debate on A. Rouxel reading methods, W.Cherry and C. Gomes, V.Aguiar, M. Bordini and R.Cosson; as the second chapter, was discussed collaboration and player training, the prospect of U. Eco and A.Rouxel; in the last chapter we took into consideration the topics of the action research methodology used in research and the results obtained in the investigation.<br>Esta dissertação do TCF (Trabalho de Conclusão Final) parte de uma concepção que busca valorizar o processo de fabulação no ensino de literatura por meio da intertextualidade e da fruição do texto literário. O nosso objetivo se volta para a elaboração de um caderno de leitura voltado para a interpretação de textos literários pelo olhar da leitura subjetiva, considerando a criatividade do leitor no processo da recepção. Para isso, foram desenvolvidos estudos teóricos que fazem referência aos sentidos da leitura literária voltada à prática da subjetividade que envolve uma resposta sensível e criativa à leitura literária fundamentada em A. Rouxel e nos estudos de algumas abordagens metodológicas de ensino do texto literário dos pesquisadores brasileiros: R. Cosson e W. Cereja. Exploramos também os conceitos de leitor colaborador de U. Eco, como um movimento cooperativo do leitor para a construção de sentidos. Por fim, como procedimentos e instrumentos metodológicos, foram adotados tanto a perspectiva bibliográfica quanto à qualitativa em uma proposta de oficinas literárias realizada em uma escola pública municipal na cidade de Euclides da Cunha - Bahia, numa turma do sétimo ano do ensino fundamental II. Após as diversas etapas desta pesquisa, propôs-se o Caderno de leitura literária: a fabulação do leitor como um material didático construído com a intenção de oportunizar o contato com o texto literário por meio de atividades nas quais o discente seja capaz de analisar, comparar, combinar, efetuar inferências, e principalmente, extrapolações, vinculando essas operações intelectuais à ação física e à pratica social, nos produtos criados. Metodologicamente, dividiu-se esta dissertação em três capítulos: no primeiro consta o debate sobre os métodos de leitura de A. Rouxel, W. Cereja e C. Gomes, V. Aguiar, M. Bordini e R. Cosson; quanto ao segundo capítulo, foi abordada a formação do leitor, pela perspectiva de U. Eco e A. Rouxel; no último capítulo levaram-se em consideração os tópicos da metodologia da pesquisa-ação adotada na investigação e os resultados obtidos na investigação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro [UNESP]. "A leitura dialógica e a formação do leitor." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2004. http://hdl.handle.net/11449/94151.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:26:54Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2004-01-09Bitstream added on 2014-06-13T18:55:30Z : No. of bitstreams: 1 ferreira_eagr_me_assis.pdf: 2636632 bytes, checksum: ac89d6ac3405e27a3377dd698e4670f3 (MD5)<br>Die Dissertation ist ein Ergebnis einer Forschung, die sich an den Literaturunterricht und an die Leserausbildung im schulischen Bereich richtet. Ausgehend von der Entwicklung dieser Forschung konnte man eine Bestandsliste der gelesenen Werke aufstellen, in der Zeit von 1988 bis 2000, von Schülern des fünften, sechsten und siebten Schuljahres, wie auch herausfinden, welche sie davon atraktiv hielten. Unter den atraktivsten wurde das Werk A mina de ouro von Maria José Dupré, in der Modalität facultative Lektüre, ausgewählt. Die Analyse beabsichtigte, sowohl die Rezeption dieses Werkes seitens der Schüler, als auch ihren Erwartungshorizont festzustellen. Mit den ausgewählten Werken der Schüler verbunden, wurde eine Arbeit entwickelt, die auf die konstruktiv-interaktiven theoretischen Prinzipien begründet wurde. Sie ist an die Lektüre verschiedener Texte unterschiedlicher Autoren gerichtet, mit der Absicht die Erwarterung des Erwartungshorizontes der Schüler zu ermöglichen.<br>A dissertação é resultado de uma pesquisa direcionada para o ensino de literatura e para a formação do leitor no âmbito escolar. A partir do desenvolvimento dessa pesquisa, pôde-se realizar um levantamento do repertório de obras lidas, no período de 1998 a 2000, por alunos de 5ª, 6ª e 7ª séries, bem como diagnosticar quais são as consideradas por eles como atraentes. Entre estas, analisou-se a obra A mina de ouro, de Maria José Dupré, eleita na modalidade opcional de leitura. A análise objetivou detectar a recepção desta obra pelos alunos em função do seu horizonte de expectativa. Concomitante às obras eleitas pelos alunos, desenvolveu-se um trabalho embasado nos princípios construtivo-interacionistas, voltado para a leitura de textos diversos de diferentes autores, com o objetivo de lhes possibilitar a ampliação de seu horizonte de expectativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Jesus, Jairton Mendonça de. "Leitura cultural no ensino de literatura." Universidade Federal de Sergipe, 2011. https://ri.ufs.br/handle/riufs/5698.

Full text
Abstract:
This work brings a reflection about as the cultural questions may permeate the teaching of literature. Traditionally the teaching of literature gives directions for the study of literary historiography which, by times, it does not elect as a priority the reading of literary text. Thus, our main purpose is to think the social formation of reader over in the way we will search new way-outs for the literature classes as to the questionings purposed by the cultural criticism. By the vies of Cultural Studies, this methodological reflection comes out from the beginning that the identity belonging and the ideological questions are fundamental to the literature classes, then, in the reading and in the discussion on literary text, we may include racial and sexual and gender questions. Collected data at Itabaiana s schools serve us from empirical base to question the traditional historiographic teaching. As to these reflections, the purpose is to suggest that the literary text is taken as an indispensable means in the teaching of literature. Methodologically, this work embodies in questions about identity, cultural studies and racial questions to approach the representation of Negro in literature. We exploited the reflections of Tzvetan Todorov and Regina Zilberman about identity and culture. Therefore, the literary reading is defended as a practice of interaction between cultural inheritance and current critical view. For us to apply a purpose of literary text reading, we chosen a few Jorge de Lima s texts in order to comment on a purpose of cultural reading which assesses the reader s active role when questioning different approaches about the representation of Negro in literature.<br>Este trabalho traz uma reflexão sobre como as questões culturais podem permear o ensino de literatura. Tradicionalmente o ensino de literatura se pauta no estudo da historiografia literária, que, por vezes, não elege como prioridade a leitura do texto literário. Assim, nosso principal objetivo é refletir sobre a formação social do leitor de modo que busquemos novas saídas para as aulas de literatura a partir dos questionamentos propostos pela crítica cultural. Pelo viés dos Estudos Culturais, essa reflexão metodológica parte do princípio de que o pertencimento identitário e as questões ideológicas são fundamentais para as aulas de literatura, pois, na leitura e debate do texto literário, podemos incluir questões raciais, sexuais e de gênero. Dados coletados em escolas de Itabaiana/SE nos servem de base empírica para questionar o ensino historiográfico tradicional. A partir dessas reflexões, a proposta é sugerir que o texto literário seja tomado como meio indispensável no ensino de literatura. Metodologicamente, este trabalho incorpora questões sobre identidade, estudos culturais e questões raciais para abordar a representação do negro na literatura. Exploramos as reflexões de Tzvetan Todorov e Regina Zilberman sobre ensino de literatura, e as de Stuart Hall e Boaventua Santos sobre identidade e cultura. Portanto, a leitura literária é defendida como uma prática de interação entre herança cultural e uma visão crítica atual. Para aplicarmos uma proposta de leitura do texto literário, selecionamos alguns textos de Jorge de Lima a fim de comentar uma proposta de leitura cultural que valoriza o papel ativo do leitor ao questionar diferentes abordagens sobre a representação do negro na literatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ferreira, Marcela Roberta Ferraro. "Encenações da leitura na literatura infantil." [s.n.], 2010. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251432.

Full text
Abstract:
Orientador: Norma Sandra de Almeida Ferreira<br>Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação<br>Made available in DSpace on 2018-08-16T12:11:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ferreira_MarcelaRobertaFerraro_D.pdf: 20803692 bytes, checksum: d40de5cea76c657beefbb12cbf2ac635 (MD5) Previous issue date: 2010<br>Resumo: Dialogando com as questões levantadas pela História Cultural, o presente trabalho analisa as representações de leitura construídas pela Literatura Infantil. Ao olhar para essas imagens do leitor ficcional, é possível perceber como a idealização desse leitor vai divulgando modelos de comportamento legitimados para o público infantil. Cabe, portanto, analisar os implícitos da representação e investigar os protocolos ou dispositivos discursivos que procuram conduzir práticas de leitura. Sendo assim, sobressaem as seguintes indagações: Quem é esse leitor apresentado pela Literatura Infantil? Quais práticas são retratadas/construídas por essa literatura? Quais práticas legitima? Quais práticas divulga para formar o leitor? Ao reconhecer as representações mais recorrentes nessa literatura, este trabalho questiona as ausências e os silenciamentos em torno de leitores que o gênero não acolhe e de práticas não incluídas. Seguimos com a hipótese de que a construção literária do leitor, ao se apresentar como semelhante dos sujeitos reais, projeta os caminhos da história da leitura das crianças, sendo que as representações chamam à identificação, ao enquadramento e sugerem certas adequações através de dispositivos que visam regular seus usos e gestos. Atentar para esses aspectos nos possibilita perceber o caráter disciplinante dos textos para promover uma recepção mais consciente e mais cautelosa, de modo que possamos identificar as estratégias textuais que procuram nos controlar, impondo atitudes ditadas como adequadas e convencionais. A forma considerada aqui como a mais apropriada para abordar essas imagens consiste em não perder de vista o fato de serem representações literárias do leitor, em não deixar que se perca essa identidade artística, estética, formal, que compõe o contexto em que se abriga e se constrói o leitor. As análises apontam para a disseminação de um imaginário onde desponta a exaltação do leitor infantil, como forma de conquistá-lo, de discipliná-lo e de promover a consolidação do gênero.<br>Abstract: Dialoging with the issues raised by the Cultural History the present work analyzes the representations of reading built by the Children's Literature. Looking at the images of the fictional reader, it is possible to notice how the idealization of this reader spreads models of legitimate behavior for the infant public. It is, therefore, important to analyze the implicit representation and investigate the protocols or discursive devices that underlie the reading practice. This way, the following questions are raised: Who is this reader presented by the Children's Literature? Which practices are portrayed or built by this literature? Which reading practices are legitimated? Which practices divulge to shape the reader? By recognizing the most recurrent representations in this literature, this work questions the absences and the silences around the readers that the gender doesn't accept. We follow the hypothesis that the literary built of the reader, presented as similar to the real subjects, projects the paths of history of children's reading, and that representations call our attention to the identification and framing and suggest certain adjustments through devices aiming at regulating their uses and gestures. The attention to these aspects enables us to notice the disciplinary character of the texts that promotes a more conscious and cautious reception, so that we can identify the textual strategies which try to control us, imposing dictated attitudes as adequate and conventional. The form considered here as the most appropriate to approach these images consists of not to lose sight of the fact that they are literary representations of the reader, and not to lose this artistic, aesthetic, formal identity which composes the context that carry and build the reader. The analyzes point to the dissemination of an imaginary, in which the exaltation of the child reader emerges as a way to conquer it, discipline it and promote the consolidation of the gender.<br>Doutorado<br>Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte<br>Doutor em Educação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Simone Bueno Borges da. "Leitura, literatura e alfabetização de adultos." Campinas, 1999. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80680.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Wanderley, Maria Auxiliadora Cerqueira. "Literatura na universidade: para quê?" Faculdade de Educação, 2015. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18427.

Full text
Abstract:
Submitted by PPGE PPGE (pgedu@ufba.br) on 2015-11-27T13:27:19Z No. of bitstreams: 1 Tese de Doutorado.pdf: 1480878 bytes, checksum: 017c2b1b329dd35f738e67d6c58bbe32 (MD5)<br>Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora da Silva Lopes (silopes@ufba.br) on 2015-12-18T14:42:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese de Doutorado.pdf: 1480878 bytes, checksum: 017c2b1b329dd35f738e67d6c58bbe32 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2015-12-18T14:42:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese de Doutorado.pdf: 1480878 bytes, checksum: 017c2b1b329dd35f738e67d6c58bbe32 (MD5)<br>O processo de constituição do leitor literário visto sob os pressupostos da experiência estética de leitura constitui o objeto de estudo da pesquisa ora textualizada. A relevância e o interesse científico estão voltados para a compreensão dos processos de formação literária e a relevância do ensino da Literatura nos cursos de Licenciatura em Letras em instituições de Ensino Superior de dois países: Brasil e Portugal. O quadro que representa os sujeitos da pesquisa é composto por sete professores brasileiros e cinco professores portugueses. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo-interpretativo, tendo a entrevista semiestruturada e o questionário aberto como procedimentos adotados para a composição do corpus. A base teórica está ancorada nos estudos que apreendem a Literatura como objeto de arte, a leitura como uma experiência estética e o leitor como sujeito da recepção. Nesse sentido, contribuições argumentativas se fundamentam nas propostas trazidas por Vincent Jouve - para quem é impossível refletir sobre o interesse e o valor de uma obra literária sem levar em conta o seu estatuto de ―objeto de arte‖ – em diálogo com as inspirações e fundamentos da Estética da Recepção em nome de W. Iser e Hans R. Jaus, bem como com a concepção da leitura literária por ―prazer‖ e ―fruição‖ em nome de Roland Barthes. As compreensões do estudo evidenciam pontos comuns que aproximam os dois países, Brasil e Portugal, quanto à multiplicidade de fatores que contribuem para a formação do leitor literário, em espaços formais e não formais de formação literária. Entretanto, se distanciam no que se refere à contribuição do curso de Letras no processo de formação do leitor literário. Professores brasileiros, no estudo, atribuem a responsabilidade das suas frustrações profissionais e lacunas no processo de formação dos seus alunos, exclusivamente, a fatores externos a si, quando não conseguem articular as aulas de Literatura à experiência estética da leitura literária, enquanto que os professores portugueses acreditam que as práticas pedagógicas utilizadas nas aulas representam a contribuição que o curso de Letras pode oferecer para a significativa formação do leitor literário.<br>ABSTRACT The process of a literary reader formation seen under the assumptions of reading aesthetic experience composes this research study object. The relevance and scientific interest are focused on understanding the literary process formation and the relevance of the Literature teaching in Bachelor of Arts (BA) Courses in two Universities in different countries: Brazil and Portugal. This is a qualitative study, whose corpus is based on semi-structured interview and open questionnaire with seven Brazilian teachers and five Portuguese teachers.The theoretical basis sustains the studies, considering the literature as art object, the reading as an aesthetic experience and the reader as the subject of reception. The argumentative contributions are found on proposals brought by Vincent Jouve - to whom it is impossible to reflect on the interest and the value of a literary work as "art object" –. Such proposals are noticed through a dialogue with inspirations and principles of Aesthetics Reception in the name of W. Iser and Hans R. Jaus, as well as the conception of literary reading for "pleasure" and "enjoyment" in the name of Roland Barthes. The studies demonstrate common areas that shorten the distance in relation to multiple factors that contribute to the lite rary reader formation, in different formal and informal spaces of the literary formation. However, there is a distance in relation to the BA Course contribution in the process of the literary reader formation. Brazilian teachers, in the study, blame their professional frustrations and gaps in their students‘ education exclusively to external factors, once they are not able to combine the literature classes to the aesthetic experience of literary reading. On the other hand, Portuguese teachers believe that the pedagogical practices used in class represent the contribution that the BA Course can offer to the significant literary reader formation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Venturella, Valéria Moura. "Leituras radicais: uma experiência construtivista para a leitura literária." Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2010. http://hdl.handle.net/10923/4258.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2013-08-07T19:02:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000424468-Texto+Completo-0.pdf: 868764 bytes, checksum: d8e48dd43d5fa5f6b672c583e36d417e (MD5) Previous issue date: 2010<br>This study aims at investigating the fundamental ideas of radical constructivism (GLASERSFELD, 1996) and its repercussions on the conceptions of knowledge, language and reading, as well as on education. After establishing this theoretical basis, the study attempts to found the presuppositions for a radical constructivist approach for the literary reading in the classroom. The qualitative investigation performed according to Maturana (2001) constitutes an exploratory case study (YIN, 2001) – a program for reading short stories developed according to radical constructivist principles – with data collected through semi-structured interviews with the participants, performed before the beginning and after the end of the program, self-evaluations done by the participants and field notes form the participant observation performed by the researcher and also coordinator of the program. The data, interpreted through content analysis (MORAES, 2003), suggest that a radical constructivist approach for the literary reading process in the classroom involves text appropriation and active interpretation by the reader, the sharing of the text and of the world and the understanding of others, as well as the responsibilization for the experiential world and for its change.<br>Este trabalho objetiva investigar os fundamentos do pensamento construtivista radical (GLASERSFELD, 1996) e suas repercussões nas concepções de conhecimento, de linguagem e de leitura, bem como na educação. Após o estabelecimento dessa base teórica, o trabalho busca fundar pressupostos para uma abordagem construtivista radical para a leitura literária em sala de aula e realizar uma experiência prática inspirada nesses pressupostos. A investigação qualitativa realizada segundo Maturana (2001) consiste em um estudo de caso exploratório (YIN, 2001) – um programa de leitura de contos segundo os princípios construtivistas radicais – com dados coletados através de entrevistas semiestruturadas com os participantes, realizadas antes do início e após o final do programa, de autoavaliações também realizadas pelos participantes e de notas de campo resultantes da observação participante da pesquisadora e também coordenadora do programa. Os dados, interpretados através de análise de conteudo (MORAES, 2003), sugerem que a realização de uma abordagem construtivista radical para o processo de leitura literária em sala de aula envolve a apropriação do texto e a interpretação ativa pelo leitor, o compartilhamento do texto e do mundo e a compreensão do outro, bem como a responsabilização pelo mundo experiencial e por sua mudança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Stopa, Rafaela. "Os romances juvenis de Jorge Miguel Marinho : leitura do mundo, leitura da literatura /." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2018. http://hdl.handle.net/11449/157073.

Full text
Abstract:
Submitted by Rafaela Stopa (rafastopa@yahoo.com.br) on 2018-09-19T20:51:54Z No. of bitstreams: 1 TESE PARA ARQUIVO RAFAELA STOPA.pdf: 1940039 bytes, checksum: 852f170e05e7c8847d619d06a8a9027e (MD5)<br>Approved for entry into archive by Maria Luiza Carpi Semeghini (luiza@assis.unesp.br) on 2018-09-21T00:12:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 stopa_r_dr_assis_int.pdf: 1940039 bytes, checksum: 852f170e05e7c8847d619d06a8a9027e (MD5)<br>Made available in DSpace on 2018-09-21T00:12:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 stopa_r_dr_assis_int.pdf: 1940039 bytes, checksum: 852f170e05e7c8847d619d06a8a9027e (MD5) Previous issue date: 2018-07-31<br>Esta tese propõe algumas leituras possíveis para cinco romances juvenis de Jorge Miguel Marinho (1947): A visitação do amor: uma história mágica em dó maior (1987); Sangue no espelho: histórias de Alices, vampiros e olhares (1993); Te dou a lua amanhã...: biofantasia de Mário de Andrade (1993); O cavaleiro da tristíssima figura (1996) e Lis no peito: um livro que pede perdão (2005), com o objetivo de compreender as singularidades do projeto estético do escritor, que tem produção regular desde os anos 1980, permanece em franca atividade e foi bastante premiado no segmento juvenil. Por ser um autor ainda pouco estudado no que concerne ao conjunto de sua obra, há, no primeiro capítulo, uma abordagem panorâmica que busca situá-la histórica e esteticamente, com fundamentação em Antonio Candido, Silviano Santiago, Tânia Pellegrini, Walnice Galvão, Flávio Carneiro e Beatriz Resende. No segundo capítulo, para o levantamento e discussão de sua fortuna crítica, a produção a esse respeito foi levantada a partir da década de 1980, tanto a disponibilizada em gêneros acadêmicos – teses, dissertações e artigos em revistas – quanto em livros. No ensejo das leituras sobre textos que tratam da obra jorgiana há uma breve reflexão sobre o específico juvenil com ênfase na presença da intertextualidade e da metalinguagem e o tipo de relação dos textos de Marinho com o segmento. Para tanto, o pensamento de pesquisadores mais experientes como Marisa Lajolo, Regina Zilberman, Edmir Perrotti, João Ceccantini e Alice Áurea Penteado Martha aparece entrelaçado às reflexões de Gabriela F. C. Luft, Larissa W. F. Cruvinel, Raquel C. de S. e Souza e outros investigadores que mais recentemente se integraram à área. No terceiro capítulo, quando da análise do corpus, todo esse referencial é retomado junto às contribuições de Linda Hutcheon e Umberto Eco sobre a literatura contemporânea, as quais iluminam a leitura da obra jorgiana. Enfim, as tendências verificadas nos romances são levantadas em conjunto, de modo a possibilitar o entendimento de como o destinatário específico – neste caso, o jovem – baliza a dimensão estética da produção juvenil de Marinho, especialmente no uso da metaficção e da intertextualidade paródica, sem prejudicar a qualidade de sua criação artística. Ao contrário, seus livros trazem significativa originalidade ao fugir de estereótipos ainda presentes na literatura juvenil, revelando um diálogo produtivo entre a tradição literária e a sensibilidade criativa do escritor. Ao final, o Apêndice apresenta uma tabela com todas as publicações de Marinho junto à indicação das premiações recebidas e uma entrevista original com o autor concedida para esta tese. Os Anexos trazem a transcrição de entrevistas e participações em mesas e programas que se encontravam disponíveis apenas em áudio ou vídeo.<br>This thesis was carried out to suggest reading possibilities for five young-adult novels written by Jorge Miguel Marinho (1947): A visitação do amor: uma história mágica em dó maior (1987); Sangue no espelho: histórias de Alices, vampiros e olhares (1993); Te dou a lua amanhã...: biofantasia de Mário de Andrade (1993); O cavaleiro da tristíssima figura (1996) e Lis no peito: um livro que pede perdão (2005). The objective is to understand the singularities of Marinho's aesthetic project, who has a regular production since the 1980s, remains writing, and has been highly awarded in the young-adult segment. In the first chapter, as the author is not widely studied, there is a panoramic approach that seeks to situate his work historically and aesthetically according to Antonio Candido, Silviano Santiago, Tânia Pellegrini, Walnice Galvão, Flávio Carneiro, and Beatriz Resende. In the second chapter, for the survey and discussion of Marinho’s critical fortune, the production in this respect was raised from the 1980s on, both in academic genres - theses, dissertations, and articles in magazines - and in books. Considering these readings of this author's work, there is also a brief reflection about the specificity of the young-adult novels with an emphasis on the presence of intertextuality and metalanguage, and the type of relationship of his texts with this segment. To that end, the ideas of more experienced researchers like Marisa Lajolo, Regina Zilberman, Edmir Perrotti, João Ceccantini, and Alice Aurea Penteado Martha appear intertwined with considerations of Gabriela F.C. Luft, Larissa W.F. Cruvinel, Raquel C. de S. e Souza and other scholars which have joined the area more recently. In the third chapter, the analysis of the corpus, all this theoretical reference aforementioned is resumed with the contributions of Linda Hutcheon and Umberto Eco on contemporary literature, which illuminate the proposed reading of Jorge Marinho’s work. Finally, the trends observed in the novels are raised together, in order to allow the understanding of how the specific reader - in this case, the young-adult – set boundaries within the aesthetic dimension of the author's young-adult production, especially his use of metafiction and parodic intertextuality, without harming the quality of his artistic creation. Conversely, his books bring significant originality by escaping stereotypes that are still present in the young-adult literature, revealing a productive dialogue between the literary tradition and the creative sensitivity of the writer. At the end, the Appendix presents a table with all of Marinho's publications alongside the indication of prizes received, and an original interview with the author granted for this dissertation. The Annexes provide the transcription of interviews, participations in panel discussions, and programs that are available only in audio or video
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro. "A leitura dialógica e a formação do leitor /." Assis : [s.n.], 2004. http://hdl.handle.net/11449/94151.

Full text
Abstract:
Orientador: Benedito Antunes<br>Banca: José Batista de Sales<br>Banca: João Luís Cardoso Tápias Ceccantini<br>Resumo: A dissertação é resultado de uma pesquisa direcionada para o ensino de literatura e para a formação do leitor no âmbito escolar. A partir do desenvolvimento dessa pesquisa, pôde-se realizar um levantamento do repertório de obras lidas, no período de 1998 a 2000, por alunos de 5ª, 6ª e 7ª séries, bem como diagnosticar quais são as consideradas por eles como atraentes. Entre estas, analisou-se a obra A mina de ouro, de Maria José Dupré, eleita na modalidade opcional de leitura. A análise objetivou detectar a recepção desta obra pelos alunos em função do seu horizonte de expectativa. Concomitante às obras eleitas pelos alunos, desenvolveu-se um trabalho embasado nos princípios construtivo-interacionistas, voltado para a leitura de textos diversos de diferentes autores, com o objetivo de lhes possibilitar a ampliação de seu horizonte de expectativa.<br>Zusammenfassung: Die Dissertation ist ein Ergebnis einer Forschung, die sich an den Literaturunterricht und an die Leserausbildung im schulischen Bereich richtet. Ausgehend von der Entwicklung dieser Forschung konnte man eine Bestandsliste der gelesenen Werke aufstellen, in der Zeit von 1988 bis 2000, von Schülern des fünften, sechsten und siebten Schuljahres, wie auch herausfinden, welche sie davon atraktiv hielten. Unter den atraktivsten wurde das Werk A mina de ouro von Maria José Dupré, in der Modalität facultative Lektüre, ausgewählt. Die Analyse beabsichtigte, sowohl die Rezeption dieses Werkes seitens der Schüler, als auch ihren Erwartungshorizont festzustellen. Mit den ausgewählten Werken der Schüler verbunden, wurde eine Arbeit entwickelt, die auf die konstruktiv-interaktiven theoretischen Prinzipien begründet wurde. Sie ist an die Lektüre verschiedener Texte unterschiedlicher Autoren gerichtet, mit der Absicht die Erwarterung des Erwartungshorizontes der Schüler zu ermöglichen.<br>Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Literatura - Leitura"

1

Aguiar, Vera Teixeira de, and João Luís C. T. Ceccantini. Teclas e dígitos: Leitura, literatura & mercado. Cultura Acadêmica Editora, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

1955-, Ribeiro Francisco Aurélio, and Grijó Andréa Antolini, eds. Leitura e literatura infanto-juvenil: Ensaios. UFES, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Línguas e Letras, Mestrado em Letras, 1997.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Fernandes, Célia Regina Delácio. Leitura, literatura infanto-juvenil e educação. Eduel, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ana Paula Charão Schardosim Ferreira. Leitura e literatura: Teoria e prática. Editora da UCG, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Zaira, Turchi Maria, and Silva Vera Maria Tietzmann, eds. Leitor formado, leitor em formação: Leitura literária em questão. Cultura Acadêmica Editora, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

de, Aguiar Vera Teixeira, and Martha Alice Aurea Penteado, eds. Territórios da leitura: Da literatura aos leitores. Cultura Acadêmica : Assis : ANEP, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Encontro Paranaense de Leitura e Literatura (2nd 1985 Curitiba, Brazil). II Encontro Paranaense de Leitura e Literatura. Biblioteca Pública do Paraná, Secretaria de Estado da Cultura e do Esporte, 1985.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cordeiro, Verbena Maria Rocha. Memoriais: Literatura e práticas culturais de leitura. Edufba, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Gruner, Clóvis. Nas tramas da ficção: História, literatura e leitura. Ateliê Editorial, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lajolo, Marisa. A leitura rarefeita: Livro e literatura no Brasil. Editora Brasiliense, 1991.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Literatura - Leitura"

1

RAMOS LINDEMEYER, MAURÍCIO, and THAÍS FERNANDES DE AMORIM. "AULAS DE LITERATURA: ENTRE LEITORES, LEITURAS E IMAGENS." In Linguagens, Letramento e Alfabetização (Vol 02). Editora Realize, 2024. http://dx.doi.org/10.46943/ix.conedu.2023.gt08.009.

Full text
Abstract:
Este artigo propõe reflexão sobre práticas de Letramento Literário promovidas em duas turmas do primeiro ano do ensino médio de escola pública, em Belém do Pará. Desde o final de 2022, foi estabelecida parceria entre o curso de Letras Libras UFRA e a EEEM Magalhães Barata, por meio do “Programa nacional residência pedagógica” (subprojeto: Letramento Literário perspectivas teórico-práticas no ensino de literatura), quando, então, percebeu-se a oportunidade de ofertar aos alunos aulas voltadas à produção de leitura literária mediadas por associação a imagens. A metodologia da leitura associada a imagens foi pensada, porque nossos alunos estão imersos em uma sociedade de múltiplas visualidades e por apresentarem baixo grau de letramento literário. Como lembra FREIRE (1989), a leitura de mundo precede e acompanha a leitura da palavra. Nesse sentido, propôs-se que os alunos, no decorrer das aulas, registrassem suas leituras em mural virtual de modo que conseguissem explicar suas leituras, bem como formassem um memorial de suas trajetórias na disciplina, afinal, como defende COSSON (2009), para que haja letramento literário, o leitor precisa se apropriar do lido; em nossas aulas, pretendeu-se instigar os alunos que fizessem a apropriação dos textos e das leituras, bem como tomassem consciência do papel de leitor que foram ocupando.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Curti, Solange Gomes, and Helen Ferreira de Alfredo. "Leitura: literatura e metodologias." In Panoramas e perspectivas da educação básica ao ensino superior. Pimenta Cultural, 2021. http://dx.doi.org/10.31560/pimentacultural/2021.711.335-343.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Márcia Cabral da, and Estela Natalina Mantovani Bertoletti. "Apresentação." In Literatura, leitura e educação. EDUERJ, 2017. http://dx.doi.org/10.7476/9788575114971.0001.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Mortatti, Maria do Rosário Longo, and Fernando Rodrigues de Oliveira. "Produção acadêmica brasileira sobre literatura infantil (1970-2016): desafios de um campo em constituição." In Literatura, leitura e educação. EDUERJ, 2017. http://dx.doi.org/10.7476/9788575114971.0002.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Márcia Cabral da. "Literatura infantil brasileira: conceitos e problemas à luz dos estudos de Leonardo Arroyo e Cecília Meireles." In Literatura, leitura e educação. EDUERJ, 2017. http://dx.doi.org/10.7476/9788575114971.0003.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Bertoletti, Estela Natalina Mantovani. "Literatura manuscrita nas leituras para a infância brasileira (1901-1955)." In Literatura, leitura e educação. EDUERJ, 2017. http://dx.doi.org/10.7476/9788575114971.0004.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Costa, Aline Santos, and Cíntia Borges de Almeida. "O Tico-Tico: espaço de entretenimento e representação da prática escolar republicana." In Literatura, leitura e educação. EDUERJ, 2017. http://dx.doi.org/10.7476/9788575114971.0005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Assis, Vivianny Bessão de. "Estória do galo e do Candimba, de Leonardo Arroyo (1961): contradições e renovação na literatura infantil brasileira." In Literatura, leitura e educação. EDUERJ, 2017. http://dx.doi.org/10.7476/9788575114971.0006.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Fernandes, Célia Regina Delácio, and Flávia Ferreira de Paula. "“Literatura em minha casa”: a seleção de livros para crianças." In Literatura, leitura e educação. EDUERJ, 2017. http://dx.doi.org/10.7476/9788575114971.0007.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Zappone, Mirian Hisae Yaegashi. "Literatura juvenil brasileira: espaço e representação social em acervo do PNBE." In Literatura, leitura e educação. EDUERJ, 2017. http://dx.doi.org/10.7476/9788575114971.0008.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Literatura - Leitura"

1

Silva, Maria do Carmo Ferreira dos Santos, and Rose Vania Do Carmo Vieira. "A organização e o uso do cantinho da leitura na prática pedagógica." In Congresso de Pesquisa em Educação. Even3, 2018. http://dx.doi.org/10.29327/1454501.2018-1.

Full text
Abstract:
O presente trabalho analisou a organização e o uso do cantinho da leitura na prática docente nas salas de aulas da 1ª fase do 1º ciclo do Ensino Fundamental de três escolas estaduais do município de Rondonópolis-MT. Sendo a leitura um dos elementos fundamentais para aquisição dos conhecimentos, buscou-se analisar o uso que as professoras fazem desse recurso existente dentro da sala de aula, tendo em vista que as histórias infantis influenciam positivamente na vida da criança, pois contribui para o seu viver, pensar e agir, além de estimular a imaginação e a criatividade, levando-as ao mundo do faz-de-conta, em outros tempos e lugares. O objetivo geral da pesquisa foi o de conhecer e compreender sobre a prática dos cantinhos da leitura no processo de formação do leitor nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo em questão é relevante porque mostra a importância do incentivo à leitura, levando em consideração que é por meio do contato com os livros que nos apropriamos dos conhecimentos presentes em nosso meio e assim podemos nos tornar cidadãos críticos e conscientes. Considerando a leitura uma ferramenta essencial no processo de aprendizagem, procurou-se através de pesquisa em artigos publicados com autores de referência tais como ABRAMOVICH (1989), Kügler (1975) e CAGNETI (1996) um apoio teórico para esta proposta de trabalho. Concluiu-se que diante do processo inicial de ensino aprendizagem a criança precisa de incentivo para que tenha um bom desenvolvimento de suas capacidades cognitivas e é na relação lúdica e prazerosa com a Literatura Infantil que esses resultados são alcançados. Palavras-chave: Leitura, Literatura Infantil, Cantinho da Leitura
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Oliveira, Rosemary Lapa de. "Leitura e literatura na constituição do sujeito leitor." In Gallæcia. III Congresso Internacional de Linguística Histórica. Homenagem aos professores Ramón Lorenzo e Antón Santamarina. Universidade de Santiago de Compostela. Servizo de Publicacións e Intercambio Científico, 2017. http://dx.doi.org/10.15304/cc.2017.1080.58.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Suelma Cláudia de Paiva e. "Literatura Brasileira na Educação Infantil." In Jornada Pedagógica de Educação para o Futuro. CONGRESSE.ME, 2021. http://dx.doi.org/10.54265/bglm4791.

Full text
Abstract:
Este resumo simples representa o “recorte” da dissertação de mestrado em Ciências da Educação defendida em 2019, que investigou sobre as estratégias pedagógicas utilizados pelos professores do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Zenilda Maria Lopes, em Caldas Novas, Goiás, para incentivar a leitura em crianças de cinco anos de idade. Partiu-se do pressuposto que é importante que o professor observe o espaço em que acontecerá o momento da leitura e implemente estratégias metodológicas para promovê-la, e que tais fatores sejam adequados ao momento, tanto do ensino quanto da aprendizagem. O objetivo geral De acordo com o abordado o objetivo foi o de investigar as estratégias pedagógicas e metodológicas que as professoras utilizam para incentivar a leitura em crianças de 5 anos de idade, do CMEI Professora Zenilda Maria Lopes. Os objetivos específicos foram analisar, sob o viés dos autores pesquisados, o processo de inteiração entre o leitor e o texto; observar os interesses literários das crianças pela literatura fornecida; sensibilizar os professores sobre a importância da leitura em crianças de 5 anos; verificar se os métodos utilizados no ensino da leitura às crianças de cinco anos são eficazes para a aprendizagem. Para este resumo foi utilizado o recorte temporal da dissertação de mestrado que teve como abordagem a pesquisa mista e seguiu os passos da pesquisa bibliográfica com a busca nas bases de dados condensadas no Google Acadêmico, artigos indexados em revistas que se relacionavam com o tema, monografias e dissertações submetidas à avaliação. A pesquisa dos dados coletados foi feita no Centro Municipal de Educação Professora Zenilda Maria Lopes, em Caldas Novas, Goiás e teve como instrumento de coleta de dados um questionário aberto e fechado, aplicado a seis professoras da instituição. Embora a hipótese se confirme, os resultados demonstraram que ainda existem professores que não utilizam estratégias enriquecedoras para instigar o prazer da leitura em crianças de cinco anos, o que permite afirmar que nessa fase elas têm noções básicas de leitura, porque aos seis anos de idade a criança entra na educação básica obrigatória. Pode-se concluir que, na pesquisa realizada com os professores, ficou evidente que alguns utilizam a leitura de gêneros variados com frequência, verificando a importância desta leitura nos anos iniciais. Em relação à contribuição da literatura no processo de aquisição de leitura, os entrevistados foram unânimes em afirmar que a criança, quando em contato com a leitura de histórias, desenvolve oralidade, imaginação, criatividade e principalmente o gosto pela leitura. As reflexões apresentadas não são finitas, pois ampliam as possibilidades de aprofundamento deste estudo de forma a especificar com mais detalhes as estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores da Educação Infantil para incentivar a leitura nas crianças, especificamente as de cinco anos de idade. PALAVRAS-CHAVE: Crianças, Estratégias Pedagógicas, Incentivo, Leitura, Professor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Lidionesa Gomes da. "LEITURA E LITERATURA: UM PERCURSO NECESSÁRIO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR." In XIII FIPED 2022: Educação, Ciência e Política: em busca da construção democrática. Even3, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/1147952.13-24.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Oliveira de Carvalho, Maria Aparecida. "A leitura e a literatura na escola: questões de gênero." In I Congresso Internacional de Educação: Diversidade, Formação e Saberes Docentes. Galoa, 2018. http://dx.doi.org/10.17648/cied-2018-90686.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

DOS SANTOS SILVA, MICHEL VICTOR, EDNIZIO DOMINGOS DA SILVA, and KAROLINE SANTANA SANTOS. "LEITURA E LEITORES: A LITERATURA DE CORDEL COMO TEXTO MEDIADOR." In XIV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade". Grupo de Estudos e Pesquisas "Educação e Contemporaneidade", 2020. http://dx.doi.org/10.29380/2020.14.03.38.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

ZAMARIAM, Franciela. "LITERATURA EM JOGO: ENSINO DE LEITURA POR MEIO DO RPG." In VI Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas. Editora Blucher, 2017. http://dx.doi.org/10.5151/edupro-clafpl2016-025.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

de Araújo, Luís Fernando Ferreira, Glauber Lethieri, and Rosineia Oliveira dos Santos. "A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS COMO LEITORES." In VII Seven International Multidisciplinary Congress. Seven Congress, 2025. https://doi.org/10.56238/sevenviimulti2025-017.

Full text
Abstract:
A literatura infantil desempenha um papel essencial no desenvolvimento integral das crianças, contribuindo para o crescimento cognitivo, emocional e social. Este estudo analisou a influência da literatura infantil na formação de leitores, com foco no impacto da leitura na compreensão textual, expressão verbal e desenvolvimento emocional das crianças. A pesquisa realizada na Escola Estadual Levi de Azevedo envolveu 30 alunos do ensino fundamental II e demonstrou que a leitura de livros infantis aumentou significativamente o interesse dos alunos pela leitura e a compreensão dos textos. A colaboração entre escola e família foi fundamental para maximizar os benefícios da literatura infantil. A pesquisa conclui que a literatura infantil é uma ferramenta poderosa no processo de ensino-aprendizagem, promovendo o desenvolvimento crítico e criativo dos alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lima, Rosiane Silva dos Anjos de. "A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA ATUALIDADE." In I Congresso Brasileiro On-line de Ensino, Pesquisa e Extensão. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2022. http://dx.doi.org/10.51189/ensipex/34.

Full text
Abstract:
Introdução: A literatura assume um papel de grande importância desde a educação infantil até os mais altos campos da educação. A mesma possui por essência proporcionar o conhecimento de um mundo vasto dentro das questões históricas, sociais, além de aspectos cognitivos e imaginários. A atualidade tem sido arrebatada pelas redes sociais e os novos meios de comunicação, percebe-se que a tecnologia tem permitido um amplo acesso às mais diversas formas de leitura, possibilitando assim também um maior contato com a literatura, porém também traz outras distrações onde observa-se a mais variada forma de escrita e interpretação. Objetivos: Analisar a importância da literatura mediante as novas tecnologias e o desafio da escrita nas redes sociais. Buscar pela interpretação de especialistas sobre o assunto, bem como as modificações sociais e históricas que o avanço da tecnologia tem proporcionado. Material e métodos: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada levando em consideração a investigação em material teórico sobreo assunto de interesse. Assim, necessitou-se buscar publicações na literatura no período compreendido entre 2011 a 2021, com ênfase nas publicações mais recentes, tendo como base de dados Scielo e Google Academy, sendo realizada uma pesquisa durante seis meses com os descritores: Literatura, literatura moderna, educação na atualidade, leitura e tecnologia. Resultados: Observa-se que a literatura consiste em um processo amplo, sistemático de ensino aprendizagem, natural à condição humana, por isso a leitura se dá nos mais diferentes momentos e espaços, como na rua, em casa, entre amigos, na internet ou no livro impresso. Conclusão: Conclui-se assim que a literatura possui uma qualidade de se fazer presente nos mais diversos momentos da história, com as mais diversas funções, mas na atualidade entende-se também que a mesma surge como um leque de conhecimento e porta para a mudança social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lopes da Silva, Daiana, Rodrigo de Oliveira Gomes, and Maria Danielle Lobato Paes. "A DISCIPLINA DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: O “DÉFICIT” DE LEITURA." In II Semana de Iniciação Científica da FAI. Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/iisicfai.246275.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!