Academic literature on the topic 'Livre circulação'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Livre circulação.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Livre circulação"

1

GRANADO, KARINA, and CELSO OLIVEIRA. "A LIVRE CIRCULAÇÃO DE REFUGIADOS AMBIENTAIS NA UNASUL." Revista Jurídica da UFERSA 1, no. 2 (October 20, 2017): 37–56. http://dx.doi.org/10.21708/issn2526-9488.v1.n2.p37-56.2017.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Nogueira, Wesley Augusto. "Reflexões sobre o livro digital: circulação, preservação e fixação." Informação@Profissões 5, no. 1 (April 25, 2016): 94. http://dx.doi.org/10.5433/2317-4390.2016v5n1p94.

Full text
Abstract:
Introdução: Propõe-se discutir a conceituação de livro e apresentar questões referentes à introdução do livro digital e os aspectos concernentes ao seu acesso, circulação e preservação.Objetivos: Conduzir à reflexão sobre o lugar do livro na sociedade da informação e de que maneira seu uso pode potencializar seus aspectos negativos e positivos, desde o livre acesso ao conhecimento até a cisão ainda maior entre informacionalmente integrados e excluídos.Metodologia: Trabalho de cunho teórico, desenvolvido através de levantamento bibliográfico e fontes de informação disponíveis, seguida de análise e discussão dos conceitos pesquisados sob a luz dos objetivos propostos. Resultados: Há considerável aumento no potencial de circulação e preservação da informação, em todas as suas esferas, a partir do desenvolvimento e utilização de dispositivos digitais.Conclusões: A evolução e disponibilidade dos meios de comunicação e processamento de informações não podem ser consideradas como práticas de desenvolvimento se não vierem acompanhadas de políticas sociais que amplifiquem o acesso efetivo aos dados por toda a população.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Costa, Vitória Volcato da, and Luciane Klein Vieira. "A LIVRE CIRCULAÇÃO DE PESSOAS NO MERCOSUL E NA UNIÃO EUROPEIA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA O FUTURO." Revista Brasileira de Direito Internacional 4, no. 2 (December 20, 2018): 1. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2526-0219/2018.v4i2.4693.

Full text
Abstract:
Diante da crise migratória e da globalização, o crescimento do nacionalismo e da xenofobia pode causar impactos na livre circulação de pessoas de blocos econômicos que visam um mercado comum. O MERCOSUL pode ser influenciado por este cenário, o que impõe analisar se estaria caminhando para uma política migratória receptiva, para implementar a livre circulação de pessoas ou para o fechamento de fronteiras. Ademais, é relevante o exame do que tem ocorrido na União Europeia, sistema de integração mais exitoso atualmente. Uma análise comparativa entre ambos pode identificar quais as perspectivas e desafios para o futuro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Da Cunha, Vanda Angélica. "INCENTIVO AO HABITO DE LEITURA COMO ALICERCE PARA O DESENVOLVIMENTO." PontodeAcesso 5, no. 2 (October 20, 2011): 78. http://dx.doi.org/10.9771/1981-6766rpa.v5i2.5427.

Full text
Abstract:
Destaca a contribuição da leitura no Indice de Desenvolvimento Humano – IDH. Associa o Projeto Livro Livre Salvador, da Universidade Federal da Bahia, à inclusão social. Descreve a estratégia de circulação de livros em locais de maior concentração de público. Apresenta depoimentos de pessoas beneficiadas e aponta pontos fortes e fracos da ação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Almeida Neto, Osvaldo. "Livre Circulação de Trabalhadores e Seguridade Social: Estudo Comparado entre União Europeia e MERCOSUL, de Manuellita Hermes." Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia 48, no. 1 (June 16, 2020): 424–36. http://dx.doi.org/10.14393/rfadir-v48n1a2020-52551.

Full text
Abstract:
O mundo globalizado potencializa a circulação de pessoas, inclusive trabalhadores. Livre Circulação de Trabalhadores e Seguridade Social – Estudo Comparado entre União Europeia e MERCOSUL, livro de Manuellita Hermes, publicado em 2019, se insere nesta temática. A autora identifica interessantes similitudes entre o Direito Internacional Público e os institutos de Direito Romano, do jus gentium aplicável a todas as pessoas do império romano, embora difira do Direito Internacional Público porque não derivava de acordos entre Estados. Nesta obra, Manuellita Hermes traça um paralelo entre a cidadania romana e a cidadania já bem desenvolvida na União Europeia e em implantação no MERCOSUL, assegurando-se às pessoas direitos comunitários, que transcendem os direitos nacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

BRANCO, Mauro De Paula. "SOCIEDADES FRATERNAS E A LIVRE CIRCULAÇÃO DE PESSOAS NA EUROPA." Percurso 2, no. 29 (April 3, 2019): 225. http://dx.doi.org/10.21902/revpercurso.2316-7521.v2i29.3496.

Full text
Abstract:
RESUMOO presente artigo científico possui como objetivo a demonstração dos elementos que compõem o Direito Fraterno, bem como a sua aplicabilidade nas relações entre as coletividades europeias. Para tanto, em um primeiro momento a atenção se volta para uma breve análise da sociedade fraterna na perspectiva do princípio universal da dignidade da pessoa humana, passando por um breve estudo dialético entre situações conflituosas e desenvolvimento do Direito humanitário. PALAVRAS-CHAVE: Comunidade; Direito Fraterno; Dignidade da Pessoa Humana; Direito Cosmopolita; Coletividade; Espaço Schengen. ABSTRACTThe present scientific article aims to demonstrate the elements that make up the Fraternal Law, as well as its applicability in the relations between the European collectivities. In order to do so, at first the attention turns to a brief analysis of the fraternal society in the perspective of the universal principle of the dignity of the human person, passing through a brief dialectical study between conflicting situations and development of humanitarian law. KEYWORDS: Community; Fraternal Law; Dignity of Human Person; Cosmopolitan Law; Schengen Area; Collectivity.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Rufino, Regina Célia Pezzuto. "O Mercosul e a efetividade dos direitos sociais: vantagens e desafios." Unisul de Fato e de Direito: revista jurídica da Universidade do Sul de Santa Catarina 5, no. 9 (October 9, 2014): 79. http://dx.doi.org/10.19177/ufd.v5e9201479-101.

Full text
Abstract:
O MERCOSUL, criado pelo Tratado de Assunção e efetivado pelo Protocolo de Outro Preto se origina da idéia de um mercado comum, sobretudo, para um maior desenvolvimento econômico entre os países integrantes. No entanto, dispõe, igualmente, sobre a livre circulação de bens, serviços e pessoas oriundas dos Estados-membros. Focado e efetivamente desenvolvido na área comercial e tributária, notadamente ao desembaraço e quebra de fronteiras para a circulação de bens e serviços, o Tratado não tem sido interpretado com o mesmo entusiasmo sob o prisma da livre circulação de pessoas, mormente, dos prestadores de serviços subordinados, seja por inércia das autoridades, seja por limitação em sua interpretação. Contudo, esse acordo enseja um maior enfoque no lado social e humano dos prestadores de serviços dos países envolvidos, para que haja uma efetiva e satisfatória circulação de pessoas que trabalham de forma subordinada, culminando na criação de normas trabalhistas uníssonas e harmônicas entre os países integrantes, a fim de consolidar o tratamento equânime e livre de discriminação entre os trabalhadores do MERCOSUL. A Declaração Sócio-Laboral do MERCOSUL foi criada sob este enfoque, porém, raramente atinge plenamente sua eficácia na prática, carenciando de aplicação dos princípios universais do Direito do Trabalho e do respeito aos direitos fundamentais caracterizados como direitos sociais, com intuito de consolidar o pleno processo de integração. Nesta seara, vislumbra-se que ainda há um largo caminho a ser percorrido, com ações políticas e reconhecimentos de normas jurídicas de cada um dos países integrantes do Tratado, com intuito de se efetivar a tão almejada justiça social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pretto, Nelson De Luca, Salete Noro Cordeiro, and Washington dos Santos Oliveira. "Produção cultural e compartilhamento de saberes em rede: entraves e possibilidades para a cultura e a educação." Educação em Revista 29, no. 3 (September 2013): 17–40. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-46982013000300002.

Full text
Abstract:
Neste artigo, analisase, por um lado, a emergência e o crescimento de espaços de produção social em rede e, por outro, como esses espaços, potencialmente ricos para compartilhamento e usufruto de bens e recursos, encontramse continuamente ameaçados por uma concepção privatista e proprietária de produção e circulação culturais. Na senda da ética de colaboração dos hackers, da filosofia do software livre e de código aberto, do acesso livre e das licenças abertas, apresentamse perspectivas outras de atividades contrahegemônicas de produção e compartilhamento de conteúdos e conhecimentos. Analisamse as ações das corporações no interior das escolas, visando a incorporar práticas centradas no não compartilhamento de informações. Por fim, concluise o artigo com uma análise sobre as potencialidades desses processos para a produção e circulação de cultura, bem como para a educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Dravet, Florence Marie, and Leandro Bessa Oliveira. "Novas imagens da pombagira na cultura pop: símbolos, mitos e estereótipos em circulação." Comunicação Mídia e Consumo 12, no. 35 (December 8, 2015): 49. http://dx.doi.org/10.18568/1983-7070.123549-70.

Full text
Abstract:
Como o arquétipo da mulher selvagem sobrevive e ressurge dentro de construções estereotipadas do feminino na cultura pop contemporânea, especialmente, na música e nos videoclipes? Para tratar desse arquétipo, partimos da figura brasileira da pombagira, símbolo de uma força feminina livre, selvagem, sensual e sexual<strong>.</strong> De acordo com a teoria de Warburg (2012), símbolos fortes ressurgem na arte devido ao caráter recorrente do pathos, que ele denomina <em>pathosformel</em>. Mostraremos, com o estudo de três figuras do feminino do star system mediático como um feminino livre, embora tenha sido devastado por séculos de falocentrismo, está ressurgindo e se manifestando na cultura pop.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Costa, Vitória Volcato da, and Luciane Klein Vieira. "Nacionalismo, xenofobia e União Europeia: barreiras à livre circulação de pessoas e ameaças ao futuro do bloco europeu." Revista da Faculdade de Direito UFPR 64, no. 3 (March 17, 2020): 133. http://dx.doi.org/10.5380/rfdufpr.v64i3.65536.

Full text
Abstract:
O aumento dos fluxos migratórios, nos últimos anos, desencadeou a denominada “crise migratória”, causando crescimento do nacionalismo e da xenofobia na Europa. Nesse contexto, barreiras à livre circulação de pessoas entre os Estados membros da União Europeia começam a ser observadas com maior frequência e intensidade, e o euroceticismo ganha força. Diante disso, este artigo visa investigar a história da livre circulação dos cidadãos europeus e a trajetória da política migratória para imigrantes extra comunitários. Igualmente, pretende-se analisar o surgimento do sentimento nacionalista e da xenofobia, e em que medida seu aumento pode contribuir para o euroceticismo, constituindo-se inclusive em ameaça ao futuro do bloco europeu. Assim, busca-se responder à seguinte indagação: o crescimento do nacionalismo e da xenofobia pode levar a um enfraquecimento da integração na União Europeia? Para encontrar a resposta utilizou-se, como metodologia de pesquisa, a revisão bibliográfica e a análise documental, valendo-se dos métodos histórico, comparativo e normativo-descritivo. Os resultados demonstram que a política migratória desenvolvida contém aspectos herdados do colonialismo, devido aos quais a xenofobia impera, e que, no contexto da crise migratória, contribuem para a imposição de barreiras à livre circulação de pessoas. Ainda, em razão dos sentimentos nacionalista e xenofóbico que crescem com a crise migratória, o euroceticismo ganha força, influenciando fenômenos como o Brexit e levando Estados membros como a Itália a cogitarem a saída da União Europeia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Livre circulação"

1

Eri, Rosanna Claudia Vetuschi D. "LIVRE CIRCULAÇÃO DE TRABALHADORES NO MERCOSUL." Universidade Federal de Santa Maria, 2006. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/9732.

Full text
Abstract:
The aim of the present study is to analyze the free circulation of workers in MERCOSUL as being a very important point to materialize the integration of the Members States. As a first step, it was done a progressive studying beginning with a short historical analysis of the integration and the Latin-American identity, ending with a study about the labor right in the different Members States and the globalization influence on them. As a second step, it was analyzed, specifically, the migrant workers situation in the European Union and then the free circulation in MERCOSUL. The free circulation of workers in MERCOSUL waits for being put into effect, and the present study tries to demonstrate the necessity of investigating, in the social area, the rights of going, living, staying, working and also enjoy the equality treatment right in the community criated by Mercosul.
O presente trabalho tem por objetivo analisar a livre circulação de trabalhadores no MERCOSUL como sendo um fator importante para concretizar a integração entre os Estados Membros. Para tanto, foi feito, num primeiro momento, um estudo progressivo começando por uma sucinta análise histórica da integração e identidade latino-americana, passando-se para um estudo sobre o direito do trabalho nos diferentes Estados Membros e a influência da globalização sobre os mesmos. Num segundo momento, foi analisada, especificamente, a situação dos trabalhadores migrantes na União Européia e, a seguir, a livre circulação de trabalhadores no Mercosul. A livre circulação de trabalhadores no Mercosul aguarda efetividade, e este trabalho busca demonstrar a necessidade de investir na área social, no caso concreto o direito de entrar, residir, permanecer, trabalhar e gozar do direito à igualdade de tratamento na comunidade criada pelo Mercosul.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gobbo, Edenilza. "MERCOSUL e a livre circulação de mercadorias." Florianópolis, SC, 2001. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80369.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Jurídicas. Curso de Pós-graduação em Direito
Made available in DSpace on 2012-10-18T13:23:35Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2014-09-25T21:35:35Z : No. of bitstreams: 1 179336.pdf: 3318951 bytes, checksum: bec11231adc7500346471a9834947b0f (MD5)
A presente dissertação tem por objetivo realizar um estudo sobre a livre circulação de mercadorias no âmbito do Mercado comum do Sul. Aborda seu processo de integração econômica, através de inicial contextualização histórica-evolutiva, demonstrando as várias tentativas que levaram os países do Cone Sul a concretizar processos de integração,ocupando-se, posteriormente com questões terminológicas e conceituais, buscando diferenciar a integração econômica dos demais tipos de integração. Evidenciam-se as fases clássicas do processo de integração econômica, e, em seguida, o modelo diferenciado da União Européia, com uma especial preocupação direcionada ao estudo das denominadas liberdades do mercado comum
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Jaeger, Junior Augusto. "Mercosul e a livre circulação de pessoas /." Florianópolis, SC, 1999. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81379.

Full text
Abstract:
Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Jurídicas.
Made available in DSpace on 2012-10-19T02:38:55Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2016-01-09T03:13:40Z : No. of bitstreams: 1 151294.pdf: 5129542 bytes, checksum: 8bae1a98f704e9e85e18ccca9862d7cf (MD5)
A presente dissertação examina as possibilidades de implantação de uma livre circulação de pessoas, na última etapa do processo de integração econômica do Mercosul Comum do Sul (MERCOSUL), através do desenvolvimento de sua dimensão social. O primeiro capítulo retrata os diversos movimentos de integração da América Latina, entre eles a ALALC, ALADI e Pacto Andino, suas dificuldades e perspectivas. O segundo capítulo centra-se num estudo do princípio da livre circulação de trabalhadores e de pessoas, na União Européia, desde o tratado de Roma até o surgimento da cidadania européia com o Tratato de Maastricht. O terceiro capítulo apresenta aspectos da evolução do processo de integração do MERCOSUL projetando-se até a fase de integração econômica denominada mercado comum.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

GOMES, Alessandra Pérez. "A livre circulação dos trabalhadores na etapa mercado comum dos processos de integração econômica regional : uma perspectiva jurídica do direito interno e das normas do Mercosul." Universidade Federal de Pernambuco, 2006. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4682.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T17:22:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo6081_1.pdf: 1004723 bytes, checksum: f0cfff34e9524fd40639afcfc79de004 (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2006
O presente estudo trata da livre circulação de trabalhadores, na etapa mercado comum, do processo de integração econômica regional do Mercado Comum do Sul (Mercosul). Inicialmente, esta pesquisa procura identificar as questões jurídicas indispensáveis à concretização da livre circulação de trabalhadores, em qualquer etapa mercado comum dos processos de integração econômica regional. A partir da referida identificação, aborda especificamente a livre circulação de trabalhadores no Mercosul. Também analisa, de forma crítica, o tratamento jurídico brasileiro aplicável à circulação dos trabalhadores estrangeiros, atualmente composto pelo Estatuto do Estrangeiro (Lei n. 6.815, de 19 de agosto de 1980) e pelo Decreto que o regulamenta (Decreto n. 86.715, de 10 de dezembro de 1981). Pretende verificar, essencialmente, o grau de adequação dos referidos diplomas legais às exigências da futura livre circulação de trabalhadores no interior do bloco regional Mercosul
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Fortes, Felipe Cianca. "Imposto sobre a circulação de mercadorias : análise à luz dos princípios da livre iniciativa e da livre concorrência." Universidade Estadual de Londrina. Centro de Estudos Sociais Aplicados. Programa de Pós-Graduação em Direito Negocial, 2009. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000153633.

Full text
Abstract:
Analisa o imposto sobre a circulação de mercadorias a partir dos Princípios da Livre Iniciativa e da Livre Concorrência. Inicia pela fixação das premissas jurídicas, enfatizando a natureza sistêmica do direito positivo decorrente da constitucionalização dos valores/objetivos da sociedade, tecendo considerações acerca das espécies de normas constitucionais, os conflitos que eventualmente podem surgir entre elas e a necessidade de interpretá-las e aplicá-las de forma una, sistemática e indissociável. Segue para as ordens nacionais tributária e econômica, tecendo considerações sobre a Análise Econômica do Direito Tributário, ramo do conhecimento que visa investigar o fenômeno jurídico a partir de preceitos e institutos econômicos, demonstrando a sua incorporação pelo ordenamento jurídico brasileiro, bem como a forma pela qual coaduna a busca pela justiça econômica e a justiça fiscal. Ingressa, então, na ordem tributária nacional, expondo as classes de tributos, a classificação econômica dos impostos, bem como os princípios que a norteia, em especial os Princípios da Legalidade e da Capacidade Contributiva. A seguir, traça considerações voltadas aos Princípios Econômicos, dando ênfase à Livre Iniciativa e a Livre Concorrência e ressaltando as formas de operacionalização da neutralidade fiscal dos tributos. A seguir, constrói a regra matriz de incidência tributária do imposto sobre a circulação de mercadorias, levantando aspectos gerais acerca da materialidade, substituição tributária, bem como o regime da não cumulatividade dispensado ao imposto. Perfaz a análise econômica do imposto sobre a circulação de mercadorias à luz dos Princípios da Livre Iniciativa e da Livre Concorrência, ressaltando as trangressões que o tributo causa na neutralidade fiscal, com o Estado influenciando diretamente o preço final das mercadorias postas à disposição no mercado. Conclui com anotações pontuais para uma reforma tributária.
It analyses the taxes on sales and services through the Principles of Free Initiative and Free Competition. It begins fixing the juridical premises and emphasizing systemic nature of positive law resulting from the constitutionalization of the society values/objectives, commenting about the species of constitutional rules, the conflicts that may emerge between those rules and the necessity of interpreting them and apply them in a very single way, systematic and indissociable. It follows to the national tributary and economic commanding, commenting about the Law and Economics, a line of knowledge which scope is to investigate the juridical phenomenon through economic principles and institutes, demonstrating that it has been incorporated by the Brazilian juridical order, as well the way that it integrates the search for the economic justice and the taxes justice. After that, though, it comes into the national tributary order, exposing the classes of tributes, the economic classification of the taxes, as well the principles that guides it, specially the principles of the legality and the contributive capacity. In a sequence, this dissertation delineates considerations that are related to the Economic Principles, emphasizing the Free Initiative and Free Competition and sticking out the ways to operationalize the tax neutrality on tributes. Then, it builds the main rule of the tributary incidence of the tax on sales and services, raising general aspects about the materiality, tributary substitution and also the non-cumulative regimen that is attended with that tax. It accomplishes the economic analysis of the tax on sales and services concerning the Principles of Free Initiative and Free Competition, projecting transgressions that are caused by the tribute on tax neutrality, once that the State directly influences the final prices of the goods that are available on the market. It concludes with punctual annotations for a tax reform.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rodrigues, Igor Fonseca. "A construção da liberdade de circulação de pessoas no Mercosul : êxitos e desafios." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2012. http://hdl.handle.net/10183/152832.

Full text
Abstract:
O Tratado de Assunção, ao instituir o Mercosul, impôs como meta ao bloco de integração a constituição de um Mercado Comum, o qual envolveria, dentre outros, a liberdade de circulação dos fatores de produção. Longe de ser um sucesso, o Mercosul reiteradamente tem demonstrado sua inabilidade de cumprir os prazos estipulados. Malgrado isso, é possível vislumbrar recentes esforços no sentido de construir a liberdade de circulação de pessoas, componente do conceito de “fatores de produção”. Identificar precisamente os requisitos mínimos da liberdade fundamental econômica de circulação de pessoas e o tratamento outorgado pelos fundadores do Mercosul aos estrangeiros em geral demonstra, com clareza, a importância da questão para o adensamento da integração regional. Ao analisar os instrumentos já em plena vigência, é possível identificar os avanços legislativos perpetrados pelo bloco, bem como, ao confrontar referida legislação com as normas internas e a jurisprudência das cortes nacionais, determinar as limitações de eficácia na aplicação dos instrumentos de construção da liberdade de circulação de pessoas no Mercosul.
While creating Mercosul, the Treaty of Asuncion, imposed the creation of a Common Market as its goal, involving, among other things, freedom of movement of factors of production. Far from being a success, Mercosul has repeatedly demonstrated its inability to meet deadlines. Despite this, it is possible to catch a glimpse of recent efforts to build liberty movement, a component of the concept of “factors of production”. To identify with precision which are the minimum requirements of the fundamental economic freedom of movement and alien`s treatment in accordance with the founders of Mercosul’s will clearly demonstrates the importance of the question for the consolidation of regional integration. By analyzing the instruments already in full force, it is possible to identify the legislative advances perpetrated by the block as well as, by comparing this legislation to the internal regiments and the jurisprudence of national courts, determine the limitations in effectively implementing the freedom of movement within Mercosul.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Stelzer, Joana. "A Comunidade Européia e a livre circulação de mercadorias na formação do mercado único." Florianópolis, SC, 2003. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86596.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Jurídicas. Programa de Pós-Graduação em Direito.
Made available in DSpace on 2012-10-21T08:35:29Z (GMT). No. of bitstreams: 0
A livre circulação de mercadorias representa um princípio fundamental entre os objetivos existentes no Tratado da Comunidade Européia. O estudo proposto busca refletir acerca dessa liberdade, na perspectiva da criação do mercado único. Para tanto, a Comunidade Européia adotou uma série de iniciativas e fez surgir um complexo processo de integração. Entre os elementos que sustentaram tal trajetória, uma importante referência diz respeito às chamadas medidas de efeito equivalente às restrições quantitativas. O referido conceito, contudo, não estava pronto, e precisou ser esculpido na letra da jurisprudência do Tribunal de Justiça das Comunidades Européias. Entre os importantes acórdãos que delinearam essa trajetória, destacaram-se as decisões Dassonville (1974), Cassis de Dijon (1978), Cinéthèque (1985) e Keck e Mithouard (1993). À luz de um enfoque político, a jurisprudência também buscou lapidar a problemática existente quanto à divisão de competências entre a Comunidade e os Estados-membros. Inicialmente caracterizada por uma excessiva centralização de poder sob a órbita comunitária, a emergência do princípio da subsidiariedade buscou restabelecer o equilíbrio original.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Mendes, Isabel Cristina da Costa. "L'Union Européenne, l'Europe et la livre circulation des personnes." Master's thesis, FEUC, 2015. http://hdl.handle.net/10316/29689.

Full text
Abstract:
Dissertação de mestrado em Relações Internacionais (Estudos Europeus), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Licínia Simão.
Um dos projetos mais ambiciosos destas últimas décadas tem um objetivo nobre mas o seu alcance é complexo, o seu nome é União Europeia. Quando a projeto europeu foi criado tinha como objetivo o se impedir uma nova guerra entre os principais rivais europeus, a França e a Alemanha. Nos dias de hoje o seu objetivo é bem maior e muito mais complicado de alcançar pois é o de unir todo um continente. A maior fraqueza deste projeto é de não saber para onde vai, que finalidade para a União Europeia? Nem as suas fronteiras estão ainda definitivamente definidas pois o alargamento continua e os Estados candidatos ainda existem, até onde se expandirá a União Europeia? Um problema ainda maior é o de saber se esta construção é puramente política, onde os cidadãos não se sentem representados neste projeto, será que existe uma identidade europeia? Para entender a União Europeia, são necessárias respostas a todas estas questões, mas a mais importante é sem dúvida a que fala sobre a identidade europeia e de saber como essa mesma identidade é construída. A nossa proposta é de considerar que a livre circulação de pessoas têm um papel importante nessa construção. Fazemos esta proposta porque a livre circulação de pessoas está ou pode estar presente no dia-a-dia dos cidadãos que quiserem aproveitá-la, todavia este direito tem algumas restrições. O facto de a integração europeia pôr em comum normas e valores como a justiça, através da cooperação judicial e policial, demostra a tentativa de socialização europeia como meio para construir essa mesma identidade tão necessária à União. A questão sobre as fronteiras está ligada à construção da identidade, pois para que ela seja construída é necessário saber quem é o “nós” e quem é o “eles”. Veremos que a ambiguidade das fronteiras da Europa e principalmente a maneira de as definir é bem real. Essa ambiguidade pode alterar as cartas mentais da Europa e confundir as fronteiras do continente europeu e as fronteiras da União Europeia. Os cidadãos podem também distinguir perfeitamente o que pertence ao contente europeu geograficamente e o que pertence à União que tem um lado muito mais político.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Miramoto, Rafael Silva. "INTERNET COMO PLATAFORMA PARA LIVRE CIRCULAÇÃO DE INFORMAÇÃO DE RELEVÂNCIA SOCIAL E NOVAS POSSIBILIDADES DE COMUNICAÇÃO." Universidade Metodista de São Paulo, 2013. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/652.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-08-03T12:29:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rafael Silva Miramoto.pdf: 624499 bytes, checksum: 90afd9ce930c2b7ca652891cf9622d4d (MD5) Previous issue date: 2013-04-01
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
The study shows how the Internet has increased the possibilities for communication of citizens in a way that was not possible in the period of concentration and control of the broadcasting media over the social information, thus providing space for the free flow of information and new communication possibilities. However, it points out that still exist disparities related to the access and the network usage in all its potentialities. The study verifies that at the current moment are still happening disputes regarding legislation concerning the rights and obligations of those who use the network. The thesis is grounded in the bibliographical and documentary research and based on authors who are researchers in the areas of Communication, Digital Technology, Free Social Information Right and Internet Legislation as Cilicia Peruzzo, Manuel Castells, Rousiley Maia, Sérgio Amadeu da Silveira, Tim Wu, Tim Berners-Lee, Walter Lima Junior, Wilson Gomes and Yochai Benkler. The result of the research shows that in the Brazilian scenario, the socioeconomic inequalities are both a factor of inequality regarding access as to the uses of the Internet, being a problem for those who wish to take ownership of this technological development with freedom. Therefore, it is up to the public sector interfering aiming to reduce the informative asymmetries to guarantee the right to communicate of the Brazilians in the space of the connected digital communication.
O estudo aponta como a internet ampliou as possibilidades de comunicação dos cidadãos de uma forma que não era possível no período do controle e concentração dos meios broadcasting sobre a informação social, assim, oferecendo espaço para a livre circulação de informação e novas possibilidades de comunicação. Entretanto, ressalta que ainda há assimetrias tanto do ponto de vista do acesso quanto do uso da rede em todas as suas potencialidades. Verifica que o atual momento ainda é de disputas em relação à legislação que diz respeito aos direitos e deveres dos que utilizam a rede. O trabalho foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e documental, tendo com base autores que pesquisam sobre as áreas da Comunicação, Tecnologias Digitais, Direito à Informação Social Livre e Legislação de internet, como Cicília Peruzzo, Manuel Castells, Rousiley Maia, Sérgio Amadeu da Silveira, Tim Wu, Tim Berners-Lee, Walter Lima Junior, Wilson Gomes e Yochai Benkler. O resultado da pesquisa demonstra que no cenário brasileiro, as desigualdades socioeconômicas são fator de desigualdade tanto em relação ao acesso quanto aos usos da internet, sendo dificultador para quem desejar se apropriar com liberdade deste desenvolvimento tecnológico. Portanto, cabe ao setor público interferir com vistas à diminuição das assimetrias informativas para garantir o direito de comunicação dos brasileiros no espaço de comunicação digital conectada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Kyosen, Renato Obikawa. "O controle migratório realizado pelo Departamento de Polícia Federal e a livre circulação de cidadãos do Mercosul." reponame:Repositório Institucional da UNILA, 2016. http://dspace.unila.edu.br/123456789/675.

Full text
Abstract:
Dissertação apresentada à banca examinadora do Programa de Mestrado em Integração Contemporânea da América Latina, linha de pesquisa “Integração, Estado e Sociedade”. Orientador: Prof. Dr. Fabrício Pereira da Silva.
Submitted by Renato Obikawa Kyosen (r_kyosen@hotmail.com) on 2016-12-20T00:49:43Z No. of bitstreams: 1 dissertação Mestrado.pdf: 5362761 bytes, checksum: 7cd86d1e30c65d1f119a53d660ebf17f (MD5)
Approved for entry into archive by Nilson Junior (nilson.junior@unila.edu.br) on 2016-12-20T10:55:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 dissertação Mestrado.pdf: 5362761 bytes, checksum: 7cd86d1e30c65d1f119a53d660ebf17f (MD5)
Made available in DSpace on 2016-12-20T10:55:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertação Mestrado.pdf: 5362761 bytes, checksum: 7cd86d1e30c65d1f119a53d660ebf17f (MD5) Previous issue date: 2016-09-15
La Policía Federal de Brasil posee un histórico de represión política y de rechazo a valores democráticos. Forjada y desarrollada en contextos autoritarios, caracterizada por su autarquismo y desconfianza generalizada, sería posible indagar si la Policía Federal brasileña tendría algun protagonismo en los fines sociales buscados por el MERCOSUR. Como proyeto de integración suramericana, no solamente económica, pero también cultural y social, el Mercosur objetiva que sea implementada una política de libre circulación de personas en su región. En las rutinas vigentes en la Policía Federal se acostumbró a les someter los ciudadanos extranjeros bajo un régime de sospecha. Pero, frente a las tratativas regionales firmadas para llevar a cabo una libre circulación en el espacio mercosurino, sería posible analizar si la actuación de la Policía Federal brasileña auxiliaría en la consecución de ese deseo regional de gran relevancia para la integración buscada.
A Polícia Federal do Brasil possui um histórico de repressão política e de rechaço a valores democráticos. Forjada e desenvolvida em contextos autoritários, caracterizada por seu autarquismo e desconfiança generalizada, seria possível indagar se a Polícia Federal brasileira teria algum protagonismo nos fins visados pelo MERCOSUL. Como projeto de integração sul-americana, não apenas econômica, mas também cultural e social, o Mercosul almeja que seja implementada uma política de livre circulação de pessoas na sua região. Nas rotinas vigentes na Polícia Federal, costuma-se submeter a um regime de suspeição os cidadãos estrangeiros como um todo. No entanto, diante das tratativas regionais firmadas para viabilizar uma livre circulação no espaço mercosulino, seria possível analisar se a atuação da Polícia Federal brasileira auxiliaria na consecução desse ensejo regional de suma relevância para a integração desejada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Livre circulação"

1

Kronberg, Helcio. A livre circulação de capitais no Mercosul. [São Paulo, Brazil?]: Hemus Livraria, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

O Mercosul e a livre circulação de mercadorias. Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil: Editora Unijuí, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Mercosul e a Livre Circulação de Pessoas. LTR, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Livre Circulação de Capitais no Mercosul, A. Hemus, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

União Européia: Livre Circulação de Pessoas e Direito de Asilo. Del Rey, 1998.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Marques, Marcelo. Fetch em Lagos e Reservatórios. Edited by Marcia Alessandra Arantes Marques. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf2011110300.

Full text
Abstract:
No Brasil existem pouco mais de vinte e três mil corpos hídricos, entre lagos e reservatórios com mais de vinte hectares de superfície. Nestes locais o vento é o principal forçante na geração dos fenômenos de circulação e perturbação da superfície livre. As ondas geradas pela ação do vento promovem impactos ambientais, como os decorrentes do transporte de sedimentos, da erodibilidade das margens, da desestratificação térmica do corpo hídrico e a emissão de gases de efeito estufa pelo desprendimento de gases devido à circulação de fundo, atuando na dinâmica dos ecossistemas aquáticos. Estas ondas podem interferir em atividades relacionadas à segurança de barragens, o transporte aquaviário, a instalação e manejo de fazendas aquícolas e as operações hidráulicas de reservatórios. Portanto, a compreensão das ondas em águas continentais é de interesse multidisciplinar. Na formação da onda, a superfície da água em contato com o vento é representada pelo fetch. Ao se observar mais atentamente a definição do fetch, depara-se com um conceito um tanto controverso, já que, apesar de representar uma superfície, o fetch possui dimensão de comprimento. Apesar da importância deste elemento na quantificação dos fenômenos relacionados às ondas de vento, o fetch ainda vem sendo tradado por variados métodos apresentados no decorrer dos anos. Uma primeira contribuição deste trabalho constitui-se na forma de abordagem original pela qual o fetch passa a ser representado por um campo, ou seja, pelo espaço bidimensional na superfície livre do corpo hídrico, convenientemente acompanhada de escala cromática. Essa abordagem permite um alcance muito maior do que pode sugerir a simples representação gráfica, pois passa a viabilizar comparações bidimensionais entre campos de ondas resultantes da aplicação de diferentes modelos computacionais, no espaço bidimensional, ou seja, validar equações paramétricas, antes restritas à aplicação pontual, agora ao espaço bidimensional. Uma segunda contribuição original diz respeito à concepção de um método que visa a obtenção objetiva sobre mapa ou imagem de satélite, do comprimento do maior fetch para qualquer corpo hídrico. É denominado Método Rápido. O método é validado pela exaustiva modelação de 68 corpos hídricos, originando 1088 mapas. Considerando o êxito da aplicação objetiva do Método Rápido e o índice de confiabilidade obtido de quase 99%, o fetch máximo possui grande potencial para se tornar um parâmetro importante na classificação de corpos hídricos, quanto à magnitude dos fenômenos gerados pelo vento que lá ocorrem. Além da abordagem do desenvolvimento dos métodos de fetch no decorrer dos anos, é realizada uma análise comparativa bidimensional entre os três mais difundidos métodos de determinação do fetch, os métodos Oceânico (FO), Saville (MS) e Saville modificado (MSM). A análise é realizada para o reservatório de Itaipu. Por fim é apresentado de modo sucinto o modelo ONDACAD, o qual permite automatizar o processo de determinação do fetch via processamento computacional, viabilizando a geração dos mapas cromáticos. O modelo comprova a viabilidade de concepção de sistemas computacionais de baixo custo operacional que permitam a previsão automatizada em tempo real, de fenômenos gerados pelo vento em águas continentais de grande superfície.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

de Moura Cavalcante Melo, Ana Amélia. História, Literatura e Historiografia. Editora SertãoCult, 2020. http://dx.doi.org/10.35260/87429519-2020.

Full text
Abstract:
Livro com artigos apresentados no VI Seminário Internacional História e Historiografia. Os trabalhos aqui reunidos fizeram parte dos Simpósios Temáticos “Escrita da História e História da Literatura”, “História e Quadrinhos”, História e Literatura na América Latina” e “Imprensa, impresso e história: circulação de saberes didático-intelectual nos séculos XIX e XX”. Como se poderá observar, não apenas os temas foram diversos, como as perspectivas e lentes de aproximação foram variados e ricos, dando mostras de uma vasta reflexão já consolidada no campo da história cultural e da história social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Dias, Cristiane Pereira Costa, Greciely Cristina da Costa, and Marcos Aurelio Barbai. Artefatos de leitura. Universidade Estadual de Campinas, 2021. http://dx.doi.org/10.20396/isbn9786587175140.

Full text
Abstract:
A produção deste livro privilegia, em seu escopo, a discussão de diferentes artefatos de leitura, bem como de questões sobre o método, práticas de análise e dispositivo de leitura e interpretação. Para tanto, foram fundamentais as questões levantadas no X Encontro Internacional Saber Urbano e Linguagem (EIS)1 de 2019, promovido pelo Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb), no qual se discutiu a temática dos Artefatos de Leitura, em torno da problemática e dos desafios do urbano, com vistas à compreensão do lugar da leitura no processo de produção de conhecimento, alicerçando-se, em especial, em um estudo de Orlandi (2003), que parte do pressuposto de que o artefato incide na práxis científica, faz parte dela enquanto um “artefato teoricamente fabricado e que se apresenta como uma técnica sustentada em um método” (ORLANDI, 2003, p. 13). Partindo-se da premissa de que a construção de artefatos faz parte do processo da produção científica, o evento promoveu a realização de um debate dedicado a interrogar, da perspectiva da linguagem, o processo de produção de conhecimento de modo a dar lugar a diferentes formas de compreensão do objeto da pesquisa situando o lugar da leitura neste processo. Além disso, buscou-se refletir sobre as discursividades do utilitarismo da ciência em circulação na sociedade atual levantando como questão a posição que o conhecimento ocupa nesta conjuntura histórica e política, sobretudo, no que diz respeito às ciências humanas, especialmente às ciências da linguagem. Boa parte desta discussão se corporifica neste livro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

CAMPOS, Jefferson. A imagem em discurso digital: heterotopia dos regimes de ver e de dizer a arte no espaço virtual. Editorial Casa, 2021. http://dx.doi.org/10.55371/978-65-89999-36-2.

Full text
Abstract:
Ao se considerar as produções culturais alocadas em um museu como materialidades linguístico-discursivas da ordem do artístico, neste livro, tematiza-se a reprodutibilidade da obra de arte e sobretudo, de seu ambiente material de exposição, o museu, através de procedimentos técnicos, tecnológicos (como a fotografia, a digitalização e a recodificação) e da tecnologia da governamentalidade, para focalizar as mudanças nas relações de saber-poder entremeadas entre sujeito espectador, obra de arte e instituição cultural, uma vez que o espaço do museu, nesse caso, pode ser apreendido como um sítio de significações que acampa para além da ordem do artístico. Em vista disso, lança a seguinte problematização: diante dessa modificação material, o museu virtual constitui-se em um espaço heterotópico outro que especifica e diferencia um enunciado de outro, no que se refere ao status discursivo ao qual pertencem os enunciados que constituem os regimes de visibilidade do artístico em circulação no espaço virtual? Tal encaminhamento consolida o desafio de ler diferentes materialidades significantes ou, mais precisamente, de ler discursivamente, na urdidura heterotópica do artístico, as tramas vetoriais do político entretecido nas demandas do social, com o objetivo de compreender o modo como se constituem as modalidades enunciativas dessas arquiteturas hipermidiáticas. Nesse empreendimento, ao vislumbrar a relação amalgamada entre a linguagem, a arte, a cultura e o político, confirmou-se a tese de que, ao passar pelos processos sociotécnicosemióticos que permitem sua (re)materialização no espaço virtual, a materialidade da arte e de seu espaço de visitação passam a vigorar em outra ordem discursiva, não só na da instituição museológica, mas também na da política de acessibilidade cultural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Conexões: linguagens e educação em cena. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.cle283.1121-0.

Full text
Abstract:
O conhecimento se fabrica nos múltiplos circuitos da linguagem e em conexões estabelecidas nos próprios efeitos dos saberes humanos. As dinâmicas dos discursos, as práticas de ensino e os territórios das artes são algumas fronteiras que deslizam entre conceitos e experiências, significantes e significados. Em As palavras e as coisas, Michel Foucault (2007) reflete que “a linguagem representa o pensamento como o pensamento se representa a si mesmo”. Nesses termos, a produção crítica e intelectual constrói um jogo em que os textos se transformam em repositórios daquilo que somos e buscamos representar através das palavras. Cada repositório pode ser classificado como uma cena que opera dentro e através da linguagem, de modo que sua força é determinada por sua capacidade de intervir nas práticas sociais e, consequentemente, transformá-las. É reconhecendo a presença da diversidade produzida nas esferas do conhecimento humano que o livro Conexões: Linguagens e Educação em Cena, organizado por Nathalia Bezerra da Silva Ferreira, José Wandsson do Nascimento Batista, Lívia Karolinny Gomes de Queiroz, Isabela Feitosa Lima Garcia e Ana Flávia Matos Freire, representa um espaço de circulação de ideias e práticas críticas imprescindíveis para estudantes, professores e pesquisadores das Letras e outros campos de estudo. As demandas acerca da linguagem, da cultura e da sociedade nunca se esgotam. Dessa forma, abrem-se novas margens e cenários de saberes relacionados à Linguística, Literatura, Educação e à História que nos ajudam a interpretar e aperfeiçoar o entendimento das relações de poder e das interações entre os sujeitos. É urgente que, em nossas experiências docentes e discentes, exerçamos o papel de mediar a produção do conhecimento entre a academia e outras organizações sociais, criando visibilidades para que os espaços dos saberes sejam cada vez mais democráticos e inclusivos. O livro reúne textos-cartografias – produzidos por professores, alunos de pós-graduação e demais pesquisadores – que lançam perspectivas multidisciplinares das instâncias da linguagem, da educação e da formação política – envolvendo vários atores sociais – e promovem estratégias de leitura diante dos desafios da contemporaneidade. Nesse sentido, o capítulo de abertura, intitulado “A modalidade volitiva em relatos de pacientes que superaram a Covid-19”, André Silva Oliveira descreve e analisa através da modalidade volitiva os comportamentos de pessoas que divulgaram seus relatos na internet acerca da superação da doença. No contexto da pandemia que enfrentamos atualmente torna-se relevante a vigilância dos efeitos desta enfermidade que se instaura no imaginário dos sujeitos. No Capítulo 2, intitulado “Reflexões sobre a linguística e a semiótica: revisão teórica e um exemplo de aplicação”, Jancen Sérgio Lima de Oliveira investiga as distinções e as semelhanças entre a linguística e a semiótica tendo como ponto de partida a produção de imagens no mundo contemporâneo. Em outro espectro de pesquisa, no Capítulo 3, “Gêneros orais: objetos de ensino como suporte às aulas de língua portuguesa”, George Pereira Brito inscreve um estudo para situar os gêneros orais no ensino de língua portuguesa, atentando para o papel dos docentes no desenvolvimento da oralidade como uma prática fundamental na formação estudantil.No Capítulo 4, “As interfaces da leitura: decodificação e compreensão leitora”, de Alessandra Figueiró Thornton, discute a formação leitora dos estudantes da Educação Básica, destacando a necessidade de políticas que desenvolvam as habilidades relacionadas à proficiência leitora nas escolas. Lidando com outras molduras da linguagem, mais precisamente no campo da literatura, no Capítulo 5, “Vozes femininas tecendo a resistência no enfrentamento às violências nos contos de Insubmissas lágrimas de mulheres, de Conceição Evaristo”, escrito por Maria Valdenia da Silva, Maria José Rolim, Diely da Cruz Lopes e José Ronildo Holanda Lima, observamos uma análise das profundas marcas da violência de gênero representadas na literatura de Evaristo e os atos de resistência das personagens, que lutam para produzir outras escrevivências no tecer do texto literário. Ainda no contexto dos estudos literários, Nathalia Bezerra da Silva Ferreira, no Capítulo 6, “Ressignificações no conto de fada ‘Entre a espada e a rosa’, de Marina Colasanti”, estuda as ressonâncias entre o conto “Entre a espada e a rosa”, de Marina Colasanti e o conto “Pele de Asno”, de Charles Perrault. A autora explora o imaginário da literatura infanto-juvenil e confronta ambas as narrativas para identificar intertextos e rastros entre o texto clássico e o moderno. No Capítulo 7, intitulado “A morte com véu branco: uma análise da poesia de Emily Dickinson”, Brena Kézzia de Lima Ferreira e Francisco Carlos Carvalho da Silva analisam a obra poética de Dickinson com foco na representação da morte e suas figurações simbólicas que acentuam as incertezas da existência humana. Expandindo as cenas de pesquisa, no Capítulo 8, “A formação leitora: uma proposta metodológica com um poema de Manoel de Barros”, André de Araújo Pinheiro, Kamilla Katinllyn Fernandes dos Santos e Verônica Maria de Araújo Pontes desenvolvem um procedimento metodológico baseado em jogos teatrais e sequências básicas para fornecer estratégias e dinâmicas de leitura que visam propiciar maior proficiência leitora entre os sujeitos participantes.Tomando como ponto de discussão os fundamentos do letramento literário, no Capítulo 9, “Novas práticas de leitura literária à luz do teatro do oprimido”, Danyelle Ribeiro Vasconcelos situa as práticas de leitura do texto literário dentro de uma perspectiva crítico-reflexiva, gerada a partir do livro Capitães da Areia, de Jorge Amado, em diálogo com o método teatral do Teatro do Oprimido, desenvolvido por Augusto Boal, com o intuito de transformar o ato de ler literatura em uma prática emancipatória, em que o território da sala de aula passa a ser o palco de jogos dramáticos, onde os alunos assumem importantes papeis sociais. No Capítulo 10, “Letramento na educação infantil a partir do livro A vida íntima de Laura, de Clarice Lispector”, os autores Nadja Maria de Menezes Morais, Laís Correia Teófilo de Souza, Jôse Pessoa de Lima e Marinalva Pereira de Araújo traçam um perfil da formação leitora e infantil baseada nas experiências de leitura literária. Nesse contexto de aprendizagem, o livro de Lispector permite estimular a reflexão em torno da importância do letramento literário desde os primeiros anos da vida escolar. Em conexão com a temática, em “Multiletramentos na escola: proposta de leitura do hipertexto ‘Um estudo em vermelho’, de Marcelo Spalding”, Capítulo 11, Angélica Benício Alves e Sandro César Silveira Jucá, atentos acerca das novas situações comunicativas geradas por ambientes virtuais, exploram a existência de gêneros literários digitais e refletem sobre suas aplicabilidades na sala de aula para promover práticas de leitura e, como resultado disso, desenvolver condições de multiletramento nos espaços educacionais. Dando continuidade, em “O ser criança e a sexualização infantil em face ao discurso midiático: O Caderno Rosa de Lori Lamby”, Capítulo 12, Elane da Silva Plácido e Maria da Conceição Santos tomam como objeto de estudo o livro Caderno Rosa de Lori Lamby, da escritora Hilda Hilst, para analisar as nuances da personagem Lori em face da influência midiática no processo de sexualização e adultização do corpo infantil, provocando impactos na identidade da criança. É por meio do Capítulo 13, designado “Canciones que el tiempo no borra: memorias, censura y canciones bregas en el contexto de la dictadura civil-militar en Brasil (1964-1985)”, escrito em espanhol por Lívia Karolinny Gomes de Queiroz, Isaíde Bandeira da Silva e Edmilson Alves Maia Júnior, que aprendemos sobre os efeitos da censura na arte, mais precisamente na música brega, tida como manifestação artística imprópria aos valores defendidos pelo regime militar no Brasil (1964-1985). Os autores examinam os impactos da censura na sociedade da época, mas também enunciam como a música pode expressar as contínuas tensões de um momento histórico. Maria Julieta Fai Serpa e Sales, Francinalda Machado Stascxak e Maria Aparecida Alves da Costa refletem em “O vínculo entre o estado e a igreja católica no Brasil imperial (1822-1889) e sua reverberação na educação”, Capítulo 14 desta coletânea, a relação da Igreja Católica com o Estado na época do império, identificando as implicações deste vínculo na história da educação brasileira. Por sua vez, o Capítulo 15, “As contribuições da teoria histórico-cultural para o ensino na educação infantil: uma revisão de literatura”, assinado por Camila Alvares Sofiati, foca na compreensão do processo de aprendizagem infantil a partir das teorias de Vigotski, em que o trabalho pedagógico com crianças é observado. Já no Capítulo 16, intitulado “Proposta e currículo no contexto educacional do ensino infantil brasileiro”, também de Marcus Vinicius Peralva Santos, o autor produz um panorama de pesquisas sobre propostas curriculares direcionadas ao ensino infantil no Brasil, averiguando como os projetos políticos pedagógicos contemplam as novas demandas da sociedade contemporânea. No capítulo seguinte, “As contribuições do NTPPS na aprendizagem de língua inglesa numa escola pública de Pacoti – CE”, Capítulo 17, as autoras Francisca Marilene de Castro Rodrigues e Isabela Feitosa Lima Garcia contextualizam os desafios do ensino de língua inglesa nas escolas brasileiras e apresentam princípios metodológicos que visam dirimir as problemáticas em torno da aprendizagem do inglês, reforçando a necessidade de produzir um modelo de ensino que coloque no centro do processo o conhecimento do aluno em relação às interfaces de cognição. Dessa forma, as autoras abrem perspectivas positivas para o ensino-aprendizagem do idioma em questão.O Capítulo 18, “A utilização do blog pelas escolas estaduais de educação profissional de Juazeiro do Norte – CE”, as autoras Maria Francimar Teles de Souza e Rosa Cruz Macêdo abordam o blog como uma ferramenta digital fundamental na divulgação de atividades escolares e mapeiam seus usos em escolas estaduais de ensino profissionalizante na cidade de Juazeiro do Norte – CE. Em outro contexto de pesquisa, no Capítulo 19, “Intervenções inter/multidisciplinares em crianças disléxicas”, Wanda Luzia Caldas de Brito e Maria Josefina Ferreira da Silva investigam, através de uma abordagem multidisciplinar, questões relacionadas à dislexia em crianças e como tal condição afeta o desenvolvimento da aprendizagem nos anos escolares, evidenciando a necessidade de que os profissionais sejam subsidiados de informações sobre como lidar com o diagnóstico deste transtorno e, consequentemente, possam proporcionar um bom ambiente de ensino. No Capítulo 20, intitulado “A importância da interação e do material adaptado para o processo cognitivo do aluno com necessidades educacionais especiais”, Samara de Oliveira Lima, Sanara Macedo Sousa e Sabrina de oliveira Marques abordam o progresso do aluno com Necessidade Educacional Especial (NEE) e a importância de sua inclusão no contexto escolar. Para isso, os autores entendem que o professor tem um papel importante no processo de acolhimento e na ação de produzir materiais adaptáveis para o ensino. Traçando outro cenário de reflexão, no horizonte do Capítulo 21, nomeado “O papel do tutor no contexto da educação a distância: uma análise dos estudos brasileiros até 2020”, Marcus Vinicius Peralva Santos concentra-se na função do tutor no processo de ensino-aprendizagem da educação a distância, trazendo à tona os desafios que os profissionais da área enfrentam e as necessidades oriundas de suas práticas. Já no Capítulo 22, “O ensino remoto na visão docente: desafios e perspectivas”, Elizete Pereira de Oliva Leão e Mauricio Alves de Souza Pereira avaliam as condições do ensino remoto a partir da experiência de professores de uma escola pública da cidade de Montes Claros, Minas Gerais. Os dados levantados pelos autores apontam para problemas que precisam ser superados, especialmente relacionados ao acesso das mídias digitais e à formação continuada dos docentes, para que estejam preparados para o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). O capítulo seguinte aborda práticas do contexto de ensino-aprendizagem de línguas. “O processo de elaboração das organizações didáticas no contexto da residência pedagógica de língua portuguesa”, Capítulo 23, George Pereira Brito e Maria Beatriz Bezerra de Brito dedicam-se a examinar as produções de Organizações Didáticas de um programa de residência pedagógica para o ensino médio desenvolvido pela Universidade Estadual da Paraíba, com o objetivo de dar suporte aos alunos bolsistas para que tenham em mãos materiais adequados para o ensino de português. No horizonte da educação básica e suas diversas disciplinas, o Capítulo 24, com o título de “Química verde: análises das concepções de alunos do ensino médio”, de autoria de Michelle de Moraes Brito, Kariny Mery Araujo Cunha, Francilene Pereira da Silva e Márcia Valéria Silva Lima, atende às demandas da educação ambiental, uma vez que, preocupadas com os vários níveis de degradação do meio ambiente, as autoras analisam a percepção de alunos do ensino médio acerca das problemáticas ambientais, na perspectiva da Química Verde, atribuindo a importância de formar sujeitos mais conscientes acerca dos problemas ocasionados pela ação humana na natureza. No Capítulo 25, “As licenciaturas em química ead e presencial nos IF: uma análise dos projetos pedagógicos de cursos e as implicações na formação docente”, os autores Dylan Ávila Alves, Nyuara Araújo da Silva Mesquita, Raiane Silva Lemes e Abecy Antônio Rodrigues Neto avaliam cursos de licenciatura em Química de Institutos Federais em sua modalidade de Ensino a Distância (EaD) e comparam as suas especificidades – direcionadas aos alunos – com o modelo de ensino tradicional. Nos dois últimos capítulos, percebendo a emergência das novas tecnologias nas práticas educacionais, Karina Pereira Carvalho, Mariana da Costa Teles, Marcelo Augusto Costa Vilano e Vinícius Pedro Damasceno Lima destacam, no Capítulo 26, “Ensino remoto da matemática a partir das tecnologias digitais: a importância dos jogos digitais como ferramenta auxiliar da aprendizagem”, o papel de jogos digitais no processo de ensino-aprendizagem da matemática e como essas ferramentas auxiliam no desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico e cognição. Em diálogo com a área, no Capítulo 27, “A modelagem matemática utilizada para ensinar funções e aplicações”, Karina Pereira Carvalho trabalha com a modelagem matemática como princípio norteador do ensino das funções e aplicações, objetivando apresentar soluções para lidar com as dificuldades dos alunos relacionadas ao tema. Apresentadas as coordenadas iniciais de cada capítulo do Livro Conexões: Linguagens e Educação em Cena, convidamos o leitor para que adentre nas páginas desta coletânea e deixe fluir essas cenas de aprendizagem na sua formação humana. Como declara Paulo Freire, no livro Educação como prática da liberdade (1967), “há uma pluralidade nas relações do homem com o mundo, na medida em que responde à ampla variedade dos seus desafios.” Nesse sentido, esta obra fornece diversos olhares sobre alguns desafios que os autores e autoras enfrentam em suas experiências humanas. Suas contribuições são plurais e buscam responder as problemáticas da linguagem, da educação, da literatura e da sociedade que os cerca. Uma última assertiva: os conhecimentos são mutáveis, o que permanece é o desejo de produzir novos pensamentos e afetos transformadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Livre circulação"

1

Kyosen, Renato Obikawa. "POLÍCIA FEDERAL, CONTROLE MIGRATÓRIO E LIVRE CIRCULAÇÃO DE CIDADÃOS DO MERCOSUL." In Ciências Humanas, Política e Sociedade, 137–49. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21060310.

Full text
Abstract:
No passado, a Polícia Federal do Brasil atuou como instrumento de repressão política. Forjada e desenvolvida em contextos autoritários, caracterizada por um autarquismo e desconfiança generalizada, seria possível indagar se a Polícia Federal brasileira teria algum protagonismo nos fins sociais visados pelo Mercosul. Como projeto de integração sul-americana, não apenas econômica, mas também cultural e social, o Mercosul almeja que seja implementada uma política de livre circulação de pessoas na sua região. Como órgão de persecução criminal, a Polícia Federal costuma submeter os cidadãos estrangeiros, como um todo, a um regime de suspeição. No entanto, diante das tratativas regionais firmadas para viabilizar uma livre circulação no espaço mercosulino, seria possível analisar se a atuação da Polícia Federal brasileira auxiliaria na consecução desse ensejo regional de suma relevância para a integração desejada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Marques, Marcelo, Alexandre Kolodynskie Guetter, Alejandro Victor Hidalgo Valdivia, Elaine Patricia Arantes, and Isabela Arantes Ferreira. "SIMULAÇÃO DE FENÔMENOS GERADOS PELO VENTO NO RESERVATÓRIO DE ITAIPU: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE MÉTODOS DE FETCH." In Aplicações Avançadas de Simulação Computacional, 126–38. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21060409.

Full text
Abstract:
Uma parcela significativa da população mundial vive em áreas próximas a baías, lagos e reservatórios. Nestes ambientes o vento constitui-se no forçante de maior influência no processo de circulação hidrodinâmica e na formação de ondas. É bastante comum a determinação da altura destas ondas através de modelos paramétricos baseados na intensidade do vento atuante sobre uma superfície livre. Nestes corpos hídricos, devido à forte influência do formato das margens, as pistas de vento ou fetch, são geralmente determinadas através de métodos geométricos de aplicação pontual. A ausência de estudos comparativos sobre os métodos aplicados na determinação do fetch e a constatação de desvios consideráveis na determinação do fetch para o mesmo corpo d’água são os motivadores deste trabalho. São comparados três métodos de obtenção do fetch e determinados os desvios entre os resultados. A obtenção de mapas temáticos de distribuição do fetch bem como de mapas de desvios relativos foram obtidos pelo modelo computacional ONDACAD. Pela aplicação à porção sul do reservatório de Itaipu, é feita ainda uma análise preliminar de sensibilidade de modo a verificar a consequência dos desvios dos valores do fetch na altura resultante da onda sobre diferentes campos de vento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Costa, Diego Alves Galeno da, and Maria do Socorro Barbosa Pereira. "LEGALIDADE DA CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS DENTRO DO ESTADO DE RONDÔNIA BENEFICIADAS PELA ÁREA DE LIVRE COMÉRCIO DE GUAJARÁ-MIRIM." In Gestão, Inovação e Sustentabilidade em Organizações na Amazônia, 104–24. Stricto Sensu Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.35170/ss.ed.9786580261147.06.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Giumbelli, Emerson, and Fernanda Arêas Peixoto. "Apresentação." In Arte e Religião: passagens, cruzamentos, embates, 7–18. ABA Publicações, 2021. http://dx.doi.org/10.48006/978-65-5973-031-5-2.

Full text
Abstract:
As contribuições deste livro não se assentam em apreciações gerais sobre arte e religião, mas partem de situações etnográficas que expõem ou sugerem a sua imbricação. Com base neste recorte, é possível reivindicar que apresentamos um conjunto original de intervenções que refletem sobre os limites e interações entre arte e religião com resultados que suscitam diálogos e ressonâncias com outros trabalhos, também publicados no Brasil. Refletir sobre passagens e cruzamentos; seguir apropriações, usos e circulação de repertórios; descrever embates (estéticos e políticos) entre formas e regimes de conhecimento distintos, eis o desafio central do livro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Balestrin, Zamara Ritter, Alice Rodrigues Lautert, and Luis Guilherme Aita Pippi. "INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE: ANÁLISE DE TRÊS ESPAÇOS LIVRES DE CIRCULAÇÃO EM SANTA MARIA – RS." In O Essencial da Arquitetura e Urbanismo 3, 234–51. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.65419170417.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

CIRÍACO, A. C. A., R. M. MENDES, and V. S. CARVALHO. "Avaliação do teor de compostos fenólicos no caule, folha e fruto “ora-pro-nobis” (Pereskia aculeata Miller)." In Produção Animal e Vegetal: Inovações e Atualidades. Agron Food Academy, 2021. http://dx.doi.org/10.53934/9786599539633-102.

Full text
Abstract:
Pereskia aculeata Miller é uma trepadeira arbustiva popularmente conhecida como “ora-pro-nobis. Na medicina tradicional, as folhas são utilizadas como anti-inflamatórias cicatrizantes e emolientes. O objetivo desse estudo foi avaliar o potencial de compostos fenólicos do caule, folha e fruto da Pereskia aculeata Miller. O caule e folhas foram lavados e secos em estufa de circulação a 60º, ±2ºC, e trituradas em liquidificador industrial. O fruto foi lavado e macerado in natura, em seguida foram feitos extratos hidroetanólicos etanol 70% e água destilada. O teor de compostos fenólicos foi avaliado utilizando-se o reagente de Folin-Ciocalteau e os resultados apresentaram um teor de fenóis totais no caule, folhas e frutos de 0,25; 1,01 e 118,2 mg de equivalentes de ácido gálico.g-1 de extrato, respectivamente. Assim, a P. aculeata apresenta em seu fruto uma expressiva quantidade de compostos fenólicos sendo um recurso potencial para contribuir com a prevenção de diversos distúrbios associados com a produção de radicais livres e uma alternativa como ingrediente alimentar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lautert, Alice Rodrigues, Zamara Ritter Balestrin, Luis Guilherme Aita Pippi, and Letícia de Castro Gabriel. "AVALIAÇÃO DE TRÊS ÁREAS LIVRES DE CIRCULAÇÃO EM SANTA MARIA: CARACTERÍSTICAS DE MULTIFUNCIONALIDADE DOS ESPAÇOS." In Arquitetura e Urbanismo: Planejando e Edificando Espaços 2, 306–19. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.47419100721.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Santos, Luciane Maria Ribeiro da Cruz. "CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE PARA A CIRCULAÇÃO DA PALAVRA NA EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE LEITURA PALAVRAS LIVRES EM UM PRESÍDIO." In Psicologia: Trabalho e sociedade, cultura e saúde, 40–47. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.6822107074.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Livre circulação"

1

Almeida, M. A. R., M. C. Zanardi, W. R. Silva, and R. E. S. Cabette. "Evolução do movimento rotacional livre de torques externos nas regiões de libração e circulação." In DINCON 2013 – Conferência Brasileira de Dinâmica, Controle e Aplicações. SBMAC, 2013. http://dx.doi.org/10.5540/03.2013.001.01.0191.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gomes, Celina Cavalcante Muniz, Maria Julia Alves de Melo, Mariana Silva Lucena, and Caio Victor Barros Gonçalves da Silva. "A INVESTIGAÇÃO DE POTENCIAIS BIOMARCADORES PARA TDM: UMA REVISÃO DE LITERATURA." In XXVII Semana de Biomedicina Inovação e Ciência. Editora IME, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/9786588884119/1.

Full text
Abstract:
Introdução: Transtorno Depressivo Maior (TDM) é uma desordem mental multifatorial, podendo ser causada por agentes de natureza psicossocial, genética e biológica, onde o indivíduo perde a capacidade de resistir a eventos estressores. Uma pesquisa mostrou correlação positiva entre baixos níveis totais séricos de colesterol, tiroxina livre e triglicerídeos, em pacientes com TDM e que realizaram tentativa de suicídio³. Assim, é de extrema relevância a investigação dos mecanismos biológicos e genéticos da TDM, contribuindo para o mapeamento de potenciais biomarcadores de diagnóstico e melhor entendimento de sua fisiopatologia. Objetivos: Citar e caracterizar possíveis biomarcadores com potencial diagnóstico para casos de transtorno depressivo maior. Métodos: Foi realizada uma revisão narrativa no Pubmed, e na Biblioteca Virtual em Saúde. Foram incluídos estudos randomizados controlados dos últimos 5 anos, no idioma inglês, e excluídos artigos que não respondessem ao objetivo desta revisão. Resultados: O fator de crescimento semelhante à insulina-1 (IGF-1) é uma neurotrofina apresentada em concentrações mais altas na circulação de pacientes com TDM em comparação a pessoas saudáveis. Estudos da Academia Médica de Educação de Pós-Graduação Zaporizhzhia apontam que os níveis séricos altos de IGF-1 se relacionam com o desenvolvimento de sintomas expressivos de TDM como hipotimia, ansiedade e distúrbios cognitivos, assim como o uso do antidepressivo vortioxetina diminui a concentração sérica de IGF-1². Além disso, outro estudo clínico indicou que a concentração sérica de zinco de pacientes com TDM foi menor do que a de pacientes saudáveis 4. Porém, não houve uma diferença significativa entre os pacientes em remissão e saudáveis, ou entre pessoas com TDM e os em remissão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Neves, Felipe Patrício das, Nilton César Fiedler, Daniel Vitor Almonfrey, Victor França Fraga, and Wilson Silva Sobrinho. "O ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR E ANÁLISE DE DADOS PARA AÇÕES PREVENTIVAS EM LINHARES, ESPIRITO SANTO, BRASIL." In II Congresso Brasileiro de Saúde On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1400.

Full text
Abstract:
Introdução: Reunir e analisar dados de atendimento pré-hospitalar é de fundamental importância para planejamentos estratégicos das instituições que atuam na área da saúde. Dessa forma, permite-se a redução no número de acidentes, vítimas, bem como despesas públicas em hospitais. Objetivo: Identificar períodos críticos de atendimento a tais emergências, bem como analisar sua distribuição geográfica e áreas de maior demanda. Material e métodos: O estudo se deu no município de Linhares, estado do Espirito Santo, região Sudeste do Brasil, de 19º23’28’’ de latitude Sul e 40º04’20’’ longitude Oeste de Greenwich, e área de 3.504 km². Foram utilizados registros de atendimento do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (CIODES), realizados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo (CBMES), entre 2018 e 2019. Para as análises, foram apresentados em mapas do banco de dados do Sistema Integrado de Bases Geoespaciais do Espírito Santo (GEOBASES). Utilizando o software de geoprocessamento livre QGIS, foram destacados os 05 bairros mais demandados por atendimentos, em mapa temático (gradação de cores), permitindo a identificação de regiões potenciais para ações preventivas, como panfletagens, e estratégicas, para redução de tempo para atendimento a chamados. Definiram-se também os períodos do ano de maior demanda, para permitir a preparação antecipada de recursos e pessoal, além também de preventivos em pontos sensíveis como escolas. Resultados: Registraram-se 3.324 atendimentos, destacando-se os bairros Interlagos (16,39%), Centro (13,98%), Aviso (6,31%), BNH (4,36%), e Movelar (4,24%). Notou-se que Interlagos e Centro, próximos à sede dos bombeiros, apresentaram números expressivos de ocorrências, por se encontrarem em área urbana de grande circulação de pessoas, reforçando a importância do quartel na região. O período entre os meses de maio a julho destacou-se como mais crítico, por concentrar 28,44% dos atendimentos, momento estratégico para reforço de equipes de emergência. Mapas de calor anuais, utilizando o interpolador Kernel, indicaram adensamentos em determinadas regiões do Centro como Rua Cap. José Maria e Av. Comendador Rafael, entre outras, facilitando a escolha de pontos ótimos para viaturas de emergência. Conclusão: As informações obtidas foram relevantes aos gestores, capazes de potencializar o atendimento à sociedade, com metodologia útil para outras áreas e emergências.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Barroso, Janderson da Costa, Suzzy Anne Santos Nobre, Shirlene Matias Ferreira, Luiz da Cunha Feitosa, and Mônica Rodrigues Costa. "EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: UMA ABORDGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CIDADE DE MANAUS – AM." In I Congresso Brasileiro On-line de Ensino, Pesquisa e Extensão. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2022. http://dx.doi.org/10.51189/ensipex/33.

Full text
Abstract:
Introdução: A proposta da inclusão escolar enfatiza, dentre outros aspectos, que os sistemas de ensino devem respeitar e atender às necessidades educacionais das pessoas com deficiência na classe regular. Para tanto, as escolas dispõem de vários serviços, recursos e estratégias, como: salas de recursos multifuncionais ou de apoio pedagógico. A partir do exposto, elaboramos a seguinte pergunta norteadora: como as escolas da EJA situada na cidade de Manaus - Am, estão buscando melhorias no ensino da aprendizagem de aluno com necessidades especiais? A presente pesquisa justifica-se por apresentar interesse em identificar, mapear e acompanhar alunos com necessidades educacionais matriculados em uma escola da EJA que constitui a coordenadoria distrital 3 da Secretaria de Estado de Educação – SEDUC. Objetivo Geral: Portanto, para elucidar o problema busca analisar o percurso formativo dos Alunos com Deficiência na Educação da EJA, matriculados no Ensino Médio. Material e Método: Foram aplicados dois questionários fechados para melhor conhecer a atual situação da escola e alunos, traçando perfil de cada aluno e professores. Para o segundo momento os alunos foram investigados por meio de questionário após assinatura do Consentimento Livre por seus responsáveis, para traçarmos o perfil e as conquistas de cada discente. Resultados: Com base nos levantamentos dos dados a partir da aplicação dos questionários, foi possível constatar que o processo de ensino aprendizagem para alunados da EJA, portadores de necessidades especiais, se dá com grandes dificuldades, uma vez que os reparos de manutenção da escola são feitos em tempo tardio, o que dificulta a circulação por exemplo, de alunos cadeirantes para outras dependências da instituição. E que cerca de 60% desses alunos deixam de permanecer na escola por conta desta dificuldade, enquanto 40% dos alunos com necessidades educacionais concluem o ensino médio por estarem acompanhados dos pais, chave fundamental na formação e concretização de um sonho destes alunos. Conclusão: Este estudo aponta para a necessidade de repensar e ressignificar a prática pedagógica docente, efetivando a construção de uma metodologia de ensino em que a prioridade seja levar o aluno a “aprender a aprender”, a incorporação de uma proposta pedagógica humana centrada no aluno, que desenvolva atitudes e valores humanos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Barbosa, Ana Paula Bezerra, Gabriela Fernandes Ribeiro, Carla Caroline Figueira De Oliveira, Jéssyka Viana Valadares Franco, and Letícia Clara Pires Campos. "MANIFESTAÇÕES HEMATOLÓGICAS RELACIONADAS À COVID-19: UMA REVISÃO DE LITERATURA." In II Congresso Brasileiro de Hematologia Clínico-laboratorial On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2022. http://dx.doi.org/10.51161/hematoclil/73.

Full text
Abstract:
Introdução: A COVID-19 é uma infecção viral causada pelo SARS-Cov-2, evolui com processo inflamatório rápido, manifestações respiratórias e alterações hematológicas de origem trombóticas ou hemorrágicas, altera a expressão do gene plaquetário e desencadeia uma hiperreatividade plaquetária. Objetivos: Evidenciar quais os fatores responsáveis pelos eventos hematológicos ligados a COVID-19. Material e métodos: Trata-se de estudo analítico descritivo, utilizando publicações das plataformas PubMed, MedLine, Scielo, os termos COVID-19 e HEMATOLOGIA foram utilizados para as buscas, como critérios utilizou-se os trabalhos publicados nos anos de 2020 e 2021, artigos originais e contendo no título quaisquer alterações hematológicas referentes a doença. Resultados: A pesquisa demonstrou que dos pacientes hospitalizados considerados graves, testado para COVID-19, 3 a 8% apresentaram manifestações hematológicas, dentre elas: tromboembolismo venoso, coagulação intravascular disseminada (CID) e hemorragias. Comparando os paciente com e sem complicações, o grupo de complicações trombóticas apresentou maior D-dímero, fibrinogênio, PCR, ferritina e procalcitonina, o de complicações hemorrágicas apresentou maior procalcitonina, pico de D-dímero, menor contagem de plaquetas. Os mecanismos desencadeantes ainda não estão bem claros, contudo sabe-se que as plaquetas mesmo não expressando o receptor de ligação ao SARS-CoV-2 - ACE2, possuem TLRs, incluindo TLR7, que seria a via de entrada do vírus na célula, alterando o transcriptoma, expressando receptores de selectina-P, levando a ativação plaquetária, juntamente com fatores de coagulação para outras células (monócitos e células T). As respostas hiperreativas são impulsionadas pela ação de tromboxano A2. A CID apareceu na maioria das mortes, o seu desenvolvimento resulta quando monócitos e células endoteliais são ativados e liberam citocinas, expressando fator tecidual e secreção de fator de von Willebrand, dessa forma a circulação de trombina livre, não controlada por anticoagulantes naturais, induz a ativação plaquetária e estimula a fibrinólise O uso de anticoagulação profilática não foi consistente entre os estudos, pois não chegaram a um consenso sobre se a dose profilática padrão ou a anticoagulação para prevenir eventos trombóticos. Conclusão: É necessária melhor compreensão dos riscos hematológicos relacionados a COVID-19 para otimizar as estratégias de diagnóstico e condução sobre prevenção de distúrbios circulatórios decorrentes da doença, investigar e avaliar a eficácia e segurança da tromboprofilaxia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Foques Falleiro, Manuela, Carolina Schell Franceschina, Marina Ritter Schüler, Anna Eduarda Oliveira Pires Gonçalves, André Mello da Costa Ellwanger, and Roxana Pinto Nishimura. "Esporotricose felina e humana na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul." In Congresso Online Acadêmico de Medicina Veterinária. Congresse.me, 2022. http://dx.doi.org/10.54265/uqqz4582.

Full text
Abstract:
A esporotricose é uma micose cutânea ou subcutânea e granulomatosa causada por um complexo de espécies conhecido como Sporothrix schenckii, ocorrendo principalmente em felinos e humanos. É uma doença emergente no Brasil, apesar de negligenciada, e o gato doméstico é o principal disseminador da doença para outros animais e para o homem, através de arranhaduras ou mordeduras e pelo contato direto com as lesões. A esporotricose felina e humana não é de notificação obrigatória no estado do Rio Grande do Sul, e, até o ano de 2020, a doença nunca havia sido registrada no município de Sapucaia do Sul. O objetivo deste trabalho foi monitorar os casos de esporotricose felina e humana em Sapucaia do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre, identificando as suas características epidemiológicas e ambientais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo descritiva, observacional e de abrangência quantitativa. Os dados foram obtidos a partir de registros documentais do setor de Vigilância Ambiental do município. Entre 18 de agosto de 2020 e 30 de junho de 2021, foram contabilizados 56 casos de esporotricose em felinos e 14 casos da doença em humanos, com 64,28% das ocorrências sendo em pacientes mulheres e 35,71% em homens. Dos casos humanos, 13 desses pacientes eram tutores de felinos com esporotricose, tendo sido contaminados através de contato com o próprio animal. Dois bairros do município concentraram a maior parte desses casos, totalizando 82% dos casos de esporotricose felina e 51% dos casos de esporotricose humana, configurando-se como pontos de alta densidade. Pôde-se observar um padrão clássico de distribuição da doença na cidade, uma vez que a aglomeração de casos em regiões específicas é característica, ocorrendo na forma de surtos, em locais com alto número de hospedeiros. A maior parte dos felinos infectados possuía livre acesso à rua, perfazendo 80% dos casos, e 73% do total de felinos doentes não eram castrados. A alimentação e a manutenção de felinos de rua nos locais com alta densidade de casos de esporotricose, sem qualquer tipo de controle populacional e sanitário, associado à circulação de gatos domésticos pelo bairro, foram as possíveis causas que levaram ao descontrole desta zoonose na região. A ausência de tratamento dos gatos de rua doentes e o abandono de animais infectados também foram fatores importantes na dispersão da esporotricose para animais sadios semidomiciliados, que se tornaram fonte de infecção para o homem, demonstrando a importância da saúde pública e integrada. Durante a realização do trabalho, foram promovidas capacitações aos trabalhadores da rede pública de saúde do município para o diagnóstico da doença em usuários do Sistema Único de Saúde e foram feitos alertas à população, além de campanhas sobre a importância da guarda responsável dos animais. A educação em saúde da população do município torna-se, agora, prioridade de ação dos gestores públicos. PALAVRAS-CHAVE: Felino doméstico, Saúde Pública, Sporothrix schenckii
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Marília Goulart, and Lidiane Maria Maciel. "VIVER, OBSERVAR E ESCREVER: A EXPERIÊNCIA SOCIOTERRITORIAL “DAS DORES” DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA." In VII Seminário do Programa de Pós-graduação Planejamento Urbano e Regional da Universidade do Vale do Paraíba. Universidade do Vale do Paraíba, 2022. http://dx.doi.org/10.18066/semplur.2022.21.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta o processo de escrita e organização do livro baseado na história de vida de Maria das Dores, adicta , e que teve como experiência a rua como espaço de moradia por longos anos. O livro relata uma história de vida para além do individual, mas sobretudo coletiva. São destacadas na narrativa as experiências de sobrevivência e transformação de realidade, a vida institucional e a circulação por diferentes cidades do Vale do Paraíba e bairros de São José dos Campos. O artigo apresenta ainda algumas reflexões referentes à política de assistência social como um direito do cidadão, por meio da técnica da escrevivência utilizada por Maria das Dores. O projeto nasce de uma iniciativa de pesquisação, vinculada a iniciativas extensionistas do NEPACS (Núcleo de Pesquisação e Cartografias Sociais/UNIVAP), e inspirada em uma tese de doutorado em andamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

García Jiménez, Mª Elena, Ana María Pérez Zuriaga, Francisco Javier Camacho Torregrosa, Davis Llopis Castelló, and Alfredo García. "VELOCIDAD DE OPERACIÓN DE VEHÍCULOS LIGEROS EN CURVAS DE CARRETERAS CONVENCIONALES." In CIT2016. Congreso de Ingeniería del Transporte. Valencia: Universitat Politècnica València, 2016. http://dx.doi.org/10.4995/cit2016.2016.4112.

Full text
Abstract:
La velocidad de operación es uno de los factores más estudiados en el análisis de la seguridad vial por su relación con la siniestralidad. En la fase de explotación es relativamente sencillo calcular la velocidad de operación a partir de datos empíricos, pero, en las fases de planeamiento y de proyecto, sólo será posible estimarla. Numerosos autores han modelizado la velocidad de operación de vehículos ligeros en curvas de carreteras convencionales considerando su velocidad mínima. Algunos a partir de observaciones en aquellos puntos de la carretera más significativos como el punto medio de la curva (velocidad mínima), otros a partir de datos continuos utilizando, por ejemplo, dispositivos GPS. La mayoría de los modelos que estiman esta velocidad se basan únicamente en el percentil 85 de la distribución o en su velocidad media. Además, la mayoría de los estudios asumen que sus datos se distribuyen según una normal sin, en muchos casos, comprobar dicha hipótesis. El objetivo de este estudio es analizar la distribución de la velocidad desarrollada por vehículos ligeros circulando en condiciones de flujo libre en curvas de carreteras convencionales. Para ello, la investigación se basa en determinar si los datos de velocidad de 63 curvas disponibles de una base de más de 16.000 vh·km se distribuyen según una normal, y en el análisis del comportamiento de la media y la desviación típica de la distribución de velocidades en curvas. Se ha concluido que la distribución normal no es la que mejor se ajusta al comportamiento de la velocidad en la mayoría de los casos.DOI: http://dx.doi.org/10.4995/CIT2016.2016.4112
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pérez Zuriaga, Ana María, Francisco Javier Camacho Torregrosa, David Llopis Castelló, and Alfredo García García. "Estudio de la velocidad desarrollada por vehículos pesados en carreteras convencionales." In CIT2016. Congreso de Ingeniería del Transporte. Valencia: Universitat Politècnica València, 2016. http://dx.doi.org/10.4995/cit2016.2016.1904.

Full text
Abstract:
La velocidad de operación, definida como el percentil 85 de la distribución de velocidad de vehículos ligeros circulando en carreteras convencionales en condiciones de flujo libre, es una de las principales variables en la evaluación de la consistencia del diseño geométrico. De esta forma, los únicos vehículos considerados en el análisis son los vehículos ligeros, obviando la influencia de los vehículos pesados. Para la estimación de la velocidad de operación de estos vehículos el número de modelos existentes es mínimo. Por ello, el objetivo del trabajo que se presenta es el estudio experimental de la velocidad desarrollada por vehículos pesados en carreteras convencionales. El estudio no se centra únicamente en la velocidad de operación, sino en el estudio de la distribución completa de la velocidad, ya que los percentiles bajos están relacionados con el riesgo de alcance de vehículos ligeros. Se han analizado las diferentes variables que pueden influir con especial énfasis en las variables geométricas de la carretera. El estudio se ha basado en los datos obtenidos gracias a la colaboración de dos empresas, que han permitido la colocación de dispositivos GPS de 1 Hz en vehículos de su flota. Los GPS registraron de forma continua la velocidad desarrollada por los vehículos durante la realización de su ruta habitual. La influencia sobre el comportamiento de los conductores fue mínima al tratarse de un dispositivo de pequeño tamaño ubicado en el exterior del vehículo. Tras la restitución de la geometría de las carreteras objeto de estudio y el tratamiento de los datos de velocidad registrados, se analizó la influencia de las variables geométricas del trazado, especialmente en cuanto a alzado se refiere, en la velocidad. Se ha concluido que la pendiente no tiene una influencia significativa en la elección de la velocidad por parte de los conductores de vehículos pesados en curvas de carreteras convencionales, donde el principal control de la velocidad son los radios de las propias curvas.DOI: http://dx.doi.org/10.4995/CIT2016.2016.1904
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography