Academic literature on the topic 'Má classificação'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Má classificação.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Má classificação"

1

Hanel Cerezoli, Andréia Inês, and Tânia Maris Azevedo. "Adjetivo: da classificação normativa à modificação argumentativa." Eutomia 1, no. 23 (2019): 225. http://dx.doi.org/10.51359/1982-6850.2019.241450.

Full text
Abstract:
O ensino de gramática no Brasil ocupa um lugar de destaque no ensino de línguas, cuja ênfase ainda reside na classificação e na correção linguística, revela-se pouco significativo para que o usuário de língua atenda às demandas que a sociedade lhe coloca. Este trabalho apresenta, uma possibilidade de ensino de gramática sob o viés enunciativo da Semântica Argumentativa e traz como exemplo uma atividade que concebe o uso semântico do adjetivo má (em má o suficiente) como um modificador argumentativo. A pesquisa está fundamentada em pesquisadores como Weedwood (2002) para compreender o percurso dos estudos gramaticais; Flores e Teixeira, para delinear um estudo enunciativo; e Ducrot (1998) para fundamentar o uso do adjetivo como um modificador argumentativo. Os resultados permitem reafirmar que é somente no discurso que o sentido efetivamente se constitui; a descrição semântica do adjetivo fundamentada na perspectiva enunciativa não faz referência apenas ao seu papel junto ao substantivo mas estende-se ao discurso em sua totalidade de sentido, revelando grande potencial argumentativo. O adjetivo, ao ser atualizado pelo locutor, atualiza também uma escala gradual, tornando o enunciado que o contém um argumento mais forte em relação àquele que não conta com o uso do adjetivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Locks, Arno, André Weissheimer, Daltro Enéas Ritter, et al. "Mordida cruzada posterior: uma classificação mais didática." Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial 13, no. 2 (2008): 146–58. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-54192008000200017.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é apresentar uma nova classificação de mordida cruzada posterior, sendo esta mais didática e de fácil entendimento, diferindo das demais em sua nomenclatura, preservando, no entanto, os princípios fundamentais que regem a Ortodontia. Essa classificação torna o processo de diagnóstico da mordida cruzada posterior sistematizado, tornando-o mais preciso, auxiliando o clínico na elaboração de um plano de tratamento adequado e, como conseqüência, levando a um prognóstico mais favorável dessa má oclusão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Foggiato, Augusto Alberto, Antônio Carlos Pereira, Renato Castro de Almeida, Cesar Henrique Fukuji Fuziy, Douglas Fernandes da Silva, and Acácio Fuziy. "Classificação de Angle: uma sugestão de modificação pela relação sagital de caninos." Odonto 27, no. 53 (2020): 19. http://dx.doi.org/10.15603/2176-1000/odonto.v27n53p19-27.

Full text
Abstract:
A existência de variações na má oclusão entre a relação molar e a relação dos caninos, demonstra a necessidade de agrupar os problemas de maneira clara e precisa. A grande importância dos caninos na oclusão justifica o estabelecimento de uma nomenclatura própria para descrever os desvios da normalidade, contribuindo para uma comunicação entre os ortodontistas, auxiliando no prognóstico, diagnóstico, plano de tratamento e terapêutica. Portanto, o objetivo deste artigo é sugerir uma complementação a classificação de Angle com a introdução da relação sagital de caninos na análise da má oclusão. A nomenclatura, utilizada para a classificação sagital dos caninos, pode contribuir para preencher uma lacuna existente nas classificações das más oclusões quando se avalia a relação mesiodistal dos elementos dentários, proporcionando a avaliação sagital mais precisa dos pacientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Garbin, Artênio José Ísper, Paulo César Pereira Perin, Cléa Adas Saliba Garbin, and Luiz Fernando Lolli. "Prevalência de oclusopatias e comparação entre a Classificação de Angle e o Índice de Estética Dentária em escolares do interior do estado de São Paulo - Brasil." Dental Press Journal of Orthodontics 15, no. 4 (2010): 94–102. http://dx.doi.org/10.1590/s2176-94512010000400014.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: as oclusopatias estão entre os principais problemas de saúde bucal em todo o mundo, juntamente com a cárie dentária e a doença periodontal, e vários índices têm sido utilizados para registrá-las. OBJETIVOS: verificar a prevalência de oclusopatias utilizando a Classificação de Angle e o Índice de Estética Dentária (DAI), sua severidade e a necessidade de tratamento ortodôntico registradas pelo DAI, e comparar os resultados de ambos os índices, visando correlacionar o padrão dos dados coletados e a viabilidade de utilizá-los de forma conjunta. MÉTODOS: a amostra consistiu de 734 escolares com idade de 12 anos, de ambos os sexos, da rede pública do município de Lins/SP. Foram realizados exames nos pátios das escolas com utilização de sondas IPC a olho nu. RESULTADOS: pela Classificação de Angle, encontrou-se 33,24% das crianças com oclusão normal e 66,76% com má oclusão. Pelo DAI, observou-se que 65,26% das crianças apresentavam-se sem anormalidades ou com más oclusões leves. A má oclusão definida esteve presente em 12,81%, a má oclusão severa foi observada em 10,90% e a muito severa ou incapacitante em 11,03%. A maioria das crianças (70,57%) apresentou relação molar normal, e o overjet maxilar anterior foi a alteração mais frequentemente observada. No cruzamento dos índices houve semelhanças e divergências. CONCLUSÃO: o DAI não foi sensível a alguns problemas de oclusão detectados pela Classificação de Angle, e a recíproca foi verdadeira, demonstrando que ambos os índices possuem pontos distintos na detecção das oclusopatias, podendo ser utilizados de forma reciprocamente complementar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Pinto, Edvaldo de Melo, Pedro Paulo da Costa Gondim, and Niedje Siqueira de Lima. "Análise crítica dos diversos métodos de avaliação e registro das más oclusões." Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial 13, no. 1 (2008): 82–91. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-54192008000100010.

Full text
Abstract:
Desde o final do século XIX, vários sistemas de classificação tem sido propostos por diversos autores, com a finalidade, inicialmente, de facilitar o diagnóstico e o tratamento ortodôntico e, posteriormente, servir com eficácia e precisão para os estudos epidemiológicos. A classificação de Angle (1899) tornou-se o maior instrumento de medida das más oclusões durante todo o século passado. Por suas limitações, tanto na avaliação das más oclusões nos sentidos vertical e transversal como também pela falta de critérios necessários para ser considerado um instrumento epidemiológico, diversos autores propuseram outros sistemas para substituir o sistema de Angle, e para isso, realizaram testes e estudos comparativos com esses métodos e encontraram excelentes resultados. Contudo, nenhum deles foi largamente utilizado. A Organização Mundial de Saúde (OMS), a partir de 1997, passou a recomendar o uso de registro de natureza quantitativa para a avaliação de má oclusão. No futuro, novos índices deverão ser desenvolvidos e padronizados no estudo da má oclusão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Bastos, Leticia Vilaça Willeman, Ricardo de Souza Tesch, and Odilon Victor Denardin. "Alterações cefalométricas presentes em crianças e adolescentes com desordens da ATM nas diferentes classificações sagitais de má oclusão." Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial 13, no. 2 (2008): 40–48. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-54192008000200006.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: o acometimento da ATM por alterações degenerativas e deslocamentos do disco articular demonstrou ser um fator de risco para a identificação de indivíduos com padrões hiperdivergentes de crescimento facial. OBJETIVOS: avaliar diferenças entre as médias encontradas para as variáveis cefalométricas em crianças com DTM articular e grupo controle, nas diferentes classificações sagitais de má oclusão (Classe I, II e III de Angle). MÉTODO: foram incluídos crianças e adolescentes com idade máxima de 17 anos, divididos em grupo experimental (n = 30) com diagnóstico de DTM articular, segundo o eixo I do RDC/TMD para crianças e adolescentes, igualmente divididos em 3 sub-grupos (n= 10) de acordo com a classificação da má oclusão presente e grupo controle (n = 30) sem DTM, pareados por gênero, índice de maturidade esquelética vertebral cervical e classificação da má oclusão. Foram traçadas telerradiografias laterais e as estruturas craniofaciais e suas relações foram divididas em: base do crânio, maxila, mandíbula, relações intermaxilares, relações esqueléticas verticais e relações dentárias. As diferenças encontradas entre as médias, para cada uma das variáveis, foram avaliadas pela aplicação do teste estatístico t de Student para amostra independentes. RESULTADOS: o grupo experimental Classe I apresentou S.N.Ar (p = 0,05) aumentado, o grupo experimental Classe II apresentou S.N.Ar (p = 0,006) e NperpA (p = 0,037) diminuídos e S.Ar.Go (p = 0,045) aumentado e o grupo experimental Classe III apresentou N.A.P (p = 0,045), 1.NB (p = 0,001) e 1-NB (p = 0,017) aumentados e 1.1 (p = 0,004) diminuído, todos em relação aos seus respectivos controles CONCLUSÃO: as diferenças foram mais significantes nos pacientes com má oclusão de Classe II e de Classe III.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lima, Karina Jerônimo Rodrigues Santiago de, Guilherme Janson, José Fernando Castanha Henriques, Marcos Roberto de Freitas, and Arnaldo Pinzan. "Avaliação da concordância entre a classificação dos tipos de Classe II, subdivisão, em fotografias e em radiografias póstero-anteriores." Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial 10, no. 3 (2005): 46–55. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-54192005000300006.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar o grau de concordância entre a classificação dos dois principais tipos de Classe II, subdivisão, em fotografias e em radiografias póstero-anteriores. A amostra consistiu de 44 indivíduos que apresentavam má oclusão de Classe II, subdivisão, com idade média de 15,3 anos, apresentando os dentes permanentes superiores e inferiores, até os primeiros molares e que não haviam sido submetidos a tratamento ortodôntico. Duas examinadoras realizaram uma avaliação subjetiva das fotografias frontais, classificando a Classe II, subdivisão, como tipo 1 quando havia coincidência da linha média dentária superior com a linha média facial e desvio da linha média dentária inferior. O tipo 2 apresentava características opostas. A avaliação nas radiografias PA foi realizada por uma examinadora, analisando os desvios das linhas médias dentárias superior e inferior em relação à linha X. Avaliou-se a concordância entre os dois métodos de classificação dos tipos de Classe II, subdivisão, utilizando-se o coeficiente Kappa. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que, mesmo havendo a mesma tendência de distribuição dos tipos de Classe II, subdivisão, nas fotografias frontais e nas radiografias PA, a concordância entre estes dois métodos de avaliação não foi estatisticamente significante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Tomita, Nilce E., Vitoriano T. Bijella, and Laércio J. Franco. "Relação entre hábitos bucais e má oclusão em pré-escolares." Revista de Saúde Pública 34, no. 3 (2000): 299–303. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102000000300014.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar como o desenvolvimento de hábitos bucais deletérios e os problemas de fala afetam a oclusão dentária em pré-escolares. MÉTODOS: Foi constituída a amostra probabilística por 2.139 crianças de ambos os sexos, na faixa etária de 3 a 5 anos, matriculadas em instituições públicas ou privadas do Município de Bauru, SP, Brasil. Foi desenvolvido estudo transversal em duas etapas: exame de oclusão e questionário socioeconômico. A classificação de Angle foi adotada para avaliação de aspectos morfológicos da oclusão, observando-se também trespasse horizontal e vertical, espaçamento/apinhamento, mordida aberta anterior, mordida cruzada total, mordida cruzada anterior e mordida cruzada posterior uni ou bilateral. Uma subamostra de 618 crianças apresentou resposta ao questionário sobre hábitos bucais, saúde infantil e informações sobre condições socioeconômicas. RESULTADOS: A prevalência de má oclusão foi de 51,3% para o sexo masculino e 56,9% para o sexo feminino, sem variação quanto ao sexo. A maior prevalência de má oclusão foi verificada no grupo etário de três anos, decrescendo significantemente com a idade (p<0,05). CONCLUSÕES: Entre os fatores ambientais estudados, o hábito de sucção de chupeta foi o mais importante na associação com má oclusão (OR=5,46), seguido da sucção digital (OR=1,54). Dificuldades na fala não apresentaram relação com a má oclusão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Castro, Erika Magalhães. "Prevalência da respiração bucal e sua possível associação com a má oclusão dentária em alunos do ensino fundamental de escolas públicas do município de Caratinga MG." Fisioterapia Brasil 9, no. 5 (2017): 343. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v9i5.1703.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo avaliar a prevalência da respiração bucal e sua possível associação com a má oclusão dentária em crianças matriculadas no ensino fundamental de escolas públicas do município de Caratinga – MG. Os indivíduos amostrados: 344 crianças de ambos os gêneros, com idade entre 7 e 11 anos, receberam um termo de consentimento livre e esclarecido para que fosse assinado pelos pais ou responsável. Da amostra inicial selecionada, permaneceram 187 crianças, 114 meninas e 73 meninos para as avaliações clínicas propostas. Foi realizada avaliação clínica dessas crianças para a verificação do padrão respiratório e o tipo de oclusão dentária apresentada. A prevalência de respiração bucal e má oclusão dentária na amostra avaliada foram de 12,8% e 70,58%, respectivamente. Para a análise dos resultados foi aplicado o teste não paramétrico do qui-quadrado ao nível de 5% de probabilidade. Pela análise da distribuição dos respiradores bucais, não se observou diferença estatisticamente significante em relação ao gênero e faixa etária. Verificou-se que o hábito respiratório alterado e a má oclusão dentária apresentam correlação positiva, já que 91,7% dos respiradores bucais apresentaram má oclusão dentária, em comparação com os respiradores nasais, que apresentaram 67,5%. Quanto à classificação de Angle, 100% dos respiradores bucais com má oclusão dentária se agruparam na categoria classe II, divisão 1º de Angle. Portanto, em resposta à correlação proposta pelo estudo realizado, pode-se dizer que o hábito respiratório alterado parece ser fator etiológico agravante para o desenvolvimento da má oclusão dentária em indivíduos jovens, que ainda se encontrem em fase de crescimento e desenvolvimento ósseo.Palavras-chave: respiração bucal, oclusão dentária, crianças.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Elmi Filho, José, Cláudia Peixoto Bueno, Karyne Oliveira Coelho, Natali Almeida Gomes, Michele Laboissière, and Robson Lopes Cardoso. "Ocorrência de enterobacteriaceae em carcaças bovinas oriundas de um matadouro frigorifico." OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA 22, no. 10 (2024): e7093. http://dx.doi.org/10.55905/oelv22n10-072.

Full text
Abstract:
A carne bovina é um alimento bastante susceptível a contaminações durante o seu processamento e a má execução das etapas de abate aumenta o risco de contaminação microbiológica podendo comprometer a saúde do consumidor. Esse trabalho teve como objetivo avaliar as condições higiênico sanitárias das carcaças bovinas de um matadouro frigorífico, por meio da determinação da ocorrência de contaminação por Enterobacteriaceae, utilizando a metodologia proposta pela IN 60 de 18 de dezembro de 2018 do MAPA. Foram coletadas 140 amostras, por meio de 5 coletas diárias realizadas durante 28 dias, estas foram analisadas em laboratório oficial seguindo plano de classificação de três classes: aceitável, intermediário e inaceitável. A presença de enterobacterias foi detectada em todas as análises, obtendo uma média 1,22 UFC/cm2. Nenhum resultado foi classificado como inaceitável, mostrando que o estabelecimento é considerado apto a continuar com as atividades, mas há necessidade de medidas corretivas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Má classificação"

1

Rêgo, de Jesus Sandra. "Modelos multiníveis para resposta binária : um enfoque na má classificação." Universidade Federal de Pernambuco, 2005. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6432.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T18:05:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo7227_1.pdf: 985354 bytes, checksum: 3db692ff32631b63f3ff92be45e0c36e (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2005<br>Modelos multiníveis para resposta binária são uma ferramenta poderosa para análise de dados binários que tem uma estrutura hierárquica ou de agrupamento. Esta estrutura é caracterizada pela presença de observações individuais (pessoas ou objetos em estudo) que são considerados agrupados em um nível mais alto. Este agrupamento pode ser devido a subamostragem em unidades amostrais primárias. Assim, as unidades de um mesmo nível pertencentes a uma unidade de nível mais alto raramente são independentes. Por este motivo os modelos mutiníveis são apropriados para avaliar dados desta natureza. Eles permitem medir como as variáveis de vários níveis afetam a variável resposta, além de quantificar quanto da variabilidade da resposta se deve a cada nível. Os modelos multiníveis para dados binários assumem que a variável resposta é medida sem erro. O objetivo deste trabalho é apresentar a teoria dos modelos multiníveis de 2 níveis para resposta binária com um enfoque na má classificação bem como os métodos de implementação na análise de grupo-especifíco, isto é, na análise dos modelos mistos lineares generalizados, quando as probabilidades de má classificação são conhecidas. Estes métodos mostram que ignorar erros na resposta conduz a perda substancial de informações sobre os efeitos da covariáveis. Foram realizados estudos de simulações que confirmam estas conclusões. Uma aplicação na área de saúde é também apresentada. Para as análises foi utilizado o programa computacional R
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

CORDEIRO, NETO Antonio Franklin. "Impacto da Má Oclusão na Qualidade e Satisfação Com a Vida." Universidade Federal de Pernambuco, 2012. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12095.

Full text
Abstract:
Submitted by Lucelia Lucena (lucelia.lucena@ufpe.br) on 2015-03-11T19:49:35Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Antonio Franklin.pdf: 2144390 bytes, checksum: f8b6fe9ac089d6ba7e63fb422dff99a1 (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2015-03-11T19:49:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Antonio Franklin.pdf: 2144390 bytes, checksum: f8b6fe9ac089d6ba7e63fb422dff99a1 (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Previous issue date: 2012-07-23<br>CAPES<br>Objetivo: O objetivo deste trabalho foi avaliar se o tipo de má oclusão interfere na percepção de qualidade e na satisfação com a vida das pessoas. Materiais e Métodos: Para pesquisa foram aplicados três questionários: o primeiro avaliou os fatores sócio-econômicos e o diagnóstico do tipo de má oclusão por meio da classificação de Angle; o segundo foi o OHIP-14 que mede o impacto das condições bucais na qualidade de vida e o terceiro foi a Escala de Satisfação com a Vida (ESV).Resultados: Foram entrevistados 444 pacientes com idade variando de 18 a 72 anos, com média de 33,78 (± 12,53); 239 (53,83%) eram homens e 205 (46,17%) eram mulheres. Segundo a classificação da máoclusão 48,65% era Classe I, 22,75% era Classe II 1ª divisão, 12,16% era Classe II 2ª divisão e 16,44% Classe III. A má oclusão não obteve impacto negativo no nível de satisfação com a vida, porém em todas as dimensões analisadas pelo OHIP-14, a má oclusão obteve impacto negativo na qualidade de vida e foi estatisticamente significativa. As más oclusões mais severas, como a Classe II e III de Angle, representam um maior impacto negativo em relação aos portadores de má oclusão Classe I de Angle. Além disso, em relação às dimensões avaliadas pelo OHIP-14, a dor física e o desconforto psicológico foram as que sofreram maior impacto negativo na qualidade de vida. Conclusões: As más oclusões não interferem no julgamento do nível de satisfação com a vida das pessoas, porém elas produzem um impacto negativo na qualidade de vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Perin, Paulo César Pereira. "Prevalência de má oclusão e necessidade de tratamento ortodôntico, comparando a classificação de Angle e o índice de estética dentária, na cidade de Lins-SP /." Araçatuba, 2002. http://hdl.handle.net/11449/104213.

Full text
Abstract:
Orientador: Artênio José Isper Garbin<br>Banca: Renato Moreira Arcieri<br>Banca: Eduardo Guedes Pinto<br>Banca: Edgard Michel Crosato<br>Banca: Marcos Rogério de Mendonça<br>Resumo: Com a evolução da Odontologia, a ortodontia ficou numa situação de desafio, se considerar que, cada vez mais, aumenta a preocupação no sentido da extensão de serviços à comunidade. É necessário conhecer a situação epidemiológica da má oclusão para o planejamento e execução destes serviços. O objetivo do trabalho foi de verificar a prevalência de má oclusão, utilizando a classificação de Angle, a severidade da má oclusão e a necessidade de tratamento ortodôntico, utilizando o Índice de Estética Dentária e a possibilidade de cruzar os dados dos dois índices. Realizou-se levantamento epidemiológico em 734 escolares da rede pública, com doze anos de idade, de ambos os sexos. Encontrou-se 33,24% com oclusão normal e utilizando a classificação de Angle, 66,76% com má oclusão. Observou-se, usando o Índice de Estética Dentária, 65,26% sem anormalidade ou más oclusões leves. Má oclusão definida encontrou-se em 12,81%, a má oclusão severa observou-se em 10,90% e a má oclusão muito severa ou incapacitante em 11,03%. A maioria das crianças (70,57%) apresentou relação molar normal. O Índice de Estética Dentária não se mostrou sensível a alguns problemas de oclusão quando comparado com a classificação de Angle.<br>Abstract: Due to odontology evolution, the orthodontia has gotten into a challenge situation, if it is considering that a concerning is rising more and more, which aim is extend assistance to the community. There is the necessity of knowing the epidemiological situation of the malocclusion for planning and accomplishment of these services. The purpose of this search was estimate the prevalence of malocclusion applying the Angle classification, the severity of the malocclusion and the need of orthodontic treatment, applying the Dental Aesthetic Index and the possibility of crossing both index datum. An epidemiological survey was achieved in 734 students 12 years old both sexes from public schools. Were found 33,24% having normal occlusion and applying Angle classification 66,76% having malocclusion. Using the Dental Aesthetic Index was noticed 65,26% normal or minor malocclusion. Definite malocclusion was found in 12,81% severe malocclusion in 10,90% and very severe malocclusion or handicapping in 11,03%. Most of the children (70,57%) presented a normal molar relation. The Dental Aesthetic Index did not indicate sensibility to some occlusion problems when compared to the Angle classification.<br>Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Perin, Paulo César Pereira [UNESP]. "Prevalência de má oclusão e necessidade de tratamento ortodôntico, comparando a classificação de Angle e o índice de estética dentária, na cidade de Lins-SP." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2002. http://hdl.handle.net/11449/104213.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:33:00Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2002Bitstream added on 2014-06-13T19:22:56Z : No. of bitstreams: 1 perin_pcp_dr_araca.pdf: 334471 bytes, checksum: e3d6c6ad6a9d15c81eeb54b3dc2a6013 (MD5)<br>Com a evolução da Odontologia, a ortodontia ficou numa situação de desafio, se considerar que, cada vez mais, aumenta a preocupação no sentido da extensão de serviços à comunidade. É necessário conhecer a situação epidemiológica da má oclusão para o planejamento e execução destes serviços. O objetivo do trabalho foi de verificar a prevalência de má oclusão, utilizando a classificação de Angle, a severidade da má oclusão e a necessidade de tratamento ortodôntico, utilizando o Índice de Estética Dentária e a possibilidade de cruzar os dados dos dois índices. Realizou-se levantamento epidemiológico em 734 escolares da rede pública, com doze anos de idade, de ambos os sexos. Encontrou-se 33,24% com oclusão normal e utilizando a classificação de Angle, 66,76% com má oclusão. Observou-se, usando o Índice de Estética Dentária, 65,26% sem anormalidade ou más oclusões leves. Má oclusão definida encontrou-se em 12,81%, a má oclusão severa observou-se em 10,90% e a má oclusão muito severa ou incapacitante em 11,03%. A maioria das crianças (70,57%) apresentou relação molar normal. O Índice de Estética Dentária não se mostrou sensível a alguns problemas de oclusão quando comparado com a classificação de Angle.<br>Due to odontology evolution, the orthodontia has gotten into a challenge situation, if it is considering that a concerning is rising more and more, which aim is extend assistance to the community. There is the necessity of knowing the epidemiological situation of the malocclusion for planning and accomplishment of these services. The purpose of this search was estimate the prevalence of malocclusion applying the Angle classification, the severity of the malocclusion and the need of orthodontic treatment, applying the Dental Aesthetic Index and the possibility of crossing both index datum. An epidemiological survey was achieved in 734 students 12 years old both sexes from public schools. Were found 33,24% having normal occlusion and applying Angle classification 66,76% having malocclusion. Using the Dental Aesthetic Index was noticed 65,26% normal or minor malocclusion. Definite malocclusion was found in 12,81% severe malocclusion in 10,90% and very severe malocclusion or handicapping in 11,03%. Most of the children (70,57%) presented a normal molar relation. The Dental Aesthetic Index did not indicate sensibility to some occlusion problems when compared to the Angle classification.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Nery, Claudio de Gois. "Relação da otite média secretora com o crescimento craniofacial e as características oclusais." Universidade de São Paulo, 2008. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5143/tde-13102008-155702/.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi avaliar a morfologia/crescimento craniofacial e a oclusão dentária em pacientes (ambos sexos), entre 4 e 10 anos e aumento adenoamigdaliano com e sem otite média secretora (OMS). Utilizou-se análise cefalométrica e modelos de estudo dentários. Não foram observadas diferenças significativas entre os grupos estudados, em relação às medidas lineares e angulares adotadas, exceto, a medida correspondente ao comprimento do palato ósseo (ENA-ENP), que mostrou relação com a idade e a OMS. Não houve um tipo facial predominante. Observou-se discreta predominância de mordida profunda, mordida cruzada posterior e desvio da linha média em relação à OMS, porém sem significância estatística. A atresia maxilar pode estar associada à OMS, assim como sua redução pode estar relacionada ao crescimento e desenvolvimento craniofacial<br>The aim of this study was to evaluate the craniofacial growth/morphology and dental occlusion in 100 patients (male and female) from 4 to 10 years old and tonsils and adenoid enlargement. There were two groups: with and without otitis media with effusion (OME). We used the cephalometric analyses and dental casts. It was not observed significant differences between the two groups, in relationship to the linear and angular measurements adopted, except for the measurement corresponding to the palate bone length, which had shown correlation with age and OME. It was not found a facial pattern predominance. It was observed a discreet predominance of deep bite, posterior cross bite and midline deviation to OME, however without statistical significance. The maxillary narrowing might be associated to OME as well as its reduction may be related to the craniofacial growth and development
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Vilaça, Nelson Jesus Botelho. "Estado de arte dos sistemas de classificação de osteoartrose da ATM." Master's thesis, 2020. http://hdl.handle.net/10400.26/35345.

Full text
Abstract:
Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Universitário Egas Moniz<br>A Osteoartrose (OA) é a doença com maior prevalência no sexo feminino e cuja evolução depende em grande parte da idade. A osteoartrose da articulação temporomandibular (OAATM), caracteriza-se por ser uma patologia de evolução progressiva, associada um processo degenerativo das estruturas articulares . A OAATM constitui um subtipo de disfunções temporomandibulares (DTM), apresentando algumas características comuns aos diversos subtipos de DTM. Existem inúmeras classificações das DTM, tendo sido a classificação proposta pela Research Diagnostic Criteria for Temporamandibular Disorders (RDC/TDM), em 1992, a mais usada nos últimos anos. No entanto, a falta de sistemas de classificação consensuais das DTM, especialmente da OAATM, motivou a concretização deste trabalho. O objetivo deste trabalho é demonstrar o estado da arte das tentativas e propostas de classificação da OAATM, assim como apresentar uma proposta de classificação a utilizar nas DTMs. Para o efeito, foi realizada, no ano de 2020, uma revisão bibliográfica, recorrendo à biblioteca do Instituto Universitário Egas Moniz, à biblioteca da Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa e a diversos motores de busca online, nomeadamente: PubMed, Scielo, Medline, Science Direct, B-on. A pesquisa foi limitada temporalmente, para desta forma se poder obter mais informação de artigos recentes.<br>Osteoarthrosis (OA) is the disease with the highest prevalence in females and whose evolution depends largely on age. Osteoarthrosis of the temporomandibular joint (OAATM) is characterized by being a pathology of progressive evolution, associated with a degenerative process of joint structures. OAATM is a subtype of temporomandibular dysfunctions (TMD), presenting some characteristics common to the various subtypes of TMD. There are numerous classifications of TMD, and the classification proposed by the Research Diagnostic Criteria for Temporamandibular Disorders (RDC/TDM) in 1992 was the most used in recent years. However, the lack of consensual classification systems for TMD, especially oaatm, motivated the implementation of this work. The objective of this work is to demonstrate the state of the art of oaatm's attempts and classification proposals, as well as to present a classification proposal to be used in TMDs. To this end, a bibliographic review was carried out in 2020, using the library of the Egas Moniz University Institute, the library of the Faculty of Dental Medicine of Lisbon and several online search engines, namely: PubMed, Scielo, Medline, Science Direct, B-on. The search was limited in time, in order to obtain more information from recent articles.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lopes, Vanessa Gervason Bateira. "Má oclusão na dentição decídua e mista." Master's thesis, 2020. http://hdl.handle.net/10400.14/31079.

Full text
Abstract:
A oclusão normal é aquela que estabelece uma relação entre as arcadas superior e inferior e um posicionamento dentário que permite a manutenção do sistema estomatognático.A má oclusão é um distúrbio craniofacial que pode gerar desvios dos dentes e dos maxilares do alinhamento normal, discrepância ósseo-dentária e má relação das arcadas. Ocorre por diversos fatores que podem englobar condições genéticas, específicas e ambientais. Os hábitos deletérios estão enquadrados nos fatores ambientais e são frequentemente relacionados com as más oclusões na dentição decídua e mista. Das várias classificações de má oclusão, podemos citar o sistema de Angle, muito utilizado na prática dentária e que diz respeito a alterações ântero-posteriores, a classificação topográfica que distingue as más oclusões de acordo com o plano vertical, o plano transversal e o plano sagital dentre outros. As oclusopatias estão entre as patologias mais prevalentes e, por isso, constituem um dos maiores problemas de saúde pública oral. Geram impactos negativos na Qualidade de Vida relacionado com a Saúde Oral das crianças afetadas e devem ser tratadas de forma preventiva, intercetiva e corretiva. O diagnóstico precoce traz benefícios para o tratamento e restabelecimento das funções mastigatórias, respiratórias e estéticas. O presente estudo faz uma revisão narrativa da literatura através de 72 artigos científicos retirados da base de dados de sites de consultas médicas como pubmed/medline, lilacs, bireme e 6 livros de referência em odontopediatria e ortodontia, com o objetivo de auxiliar futuras pesquisas e promover conhecimento.<br>Normal occlusion is one that establishes a relationship between the upper and lower arches and a dental position that allows the maintenance of the stomatognathic system. Malocclusion is a craniofacial disorder that can generate deviations of the teeth and jaws from normal alignment, bone discrepancy dentistry and poor relationship of the arches. It occurs due to several factors that may include genetic, specific and environmental conditions. The harmful habits are framed by the environmental factors and are often related to the malocclusions in the primary and mixed dentition. Of the various classifications of malocclusion, we can mention the Angle system, widely used in dental practice and which concerns anteroposterior changes, the topographic classification that distinguishes malocclusions according to the vertical plane, the transversal plane and the sagittal plane among others. Malocclusions are among the most prevalent pathologies and, therefore, constitute one of the biggest oral public health problems. They generate negative impacts on the Quality of Life related to the Oral Health of the affected children and must be treated in a preventive, interceptive and corrective way. Early diagnosis has benefits for the treatment and restoration of masticatory, respiratory and aesthetic functions. The present study makes a narrative review of the literature through 72 scientific articles taken from the database of medical consultation sites such as pubmed / medline, lilacs, bireme and 6 reference books on pediatric dentistry and orthodontics, in order to assist future research and promote knowledge.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Santos, Rodrigo Daniel Feteira. "Diagnóstico de má nutrição no internamento hospitalar : associação com a efetividade e a eficiência dos cuidados." Master's thesis, 2017. http://hdl.handle.net/10362/31120.

Full text
Abstract:
RESUMO - INTRODUÇÃO: A má nutrição (MN) em contexto hospitalar é referida como um problema de saúde pública de dimensão desconhecida, e associada a piores resultados de saúde, como a mortalidade e o aumento do consumo de recursos. A literatura relata valores de prevalência superiores a 20% nos hospitais, contudo, a prevalência de registo do diagnóstico de MN nas bases de dados administrativos da morbilidade nos episódios de internamento foi inferior a 5%. Assim, o principal objetivo deste trabalho é analisar o perfil de utentes com diagnóstico de MN no internamento em Portugal e a sua associação com os resultados de saúde, nomeadamente a mortalidade e a eficiência dos cuidados. METODOLOGIA: Utilizou-se a base de dados administrativos dos hospitais públicos, entre 2013 e 2015. Considerou-se como MN os códigos da Classificação Internacional de Doenças - 9ª Revisão - Modificações clínicas entre o “260” e o “263.9” e ainda o “799.4”. Utilizaram-se dados sociodemográficos verificados na freguesia de proveniência dos utentes nos Censos 2011. Realizou-se a estatística descritiva e análise bivariável da amostra e as probabilidades do diagnóstico de MN foram calculadas com recurso a um modelo de regressão logística múltiplo. Realizou-se uma seleção aleatória de 3 controlos para cada episódio com MN, respeitando a correspondência nas variáveis sexo, grupo etário, diagnóstico principal e número de diagnósticos, para a análise da associação entre o diagnóstico de MN e a mortalidade ou eficiência dos cuidados, recorrendo a modelos de regressão logística condicional. RESULTADOS: De 2.961.402 episódios analisados, 23.126 (0,8%) apresentou diagnóstico de MN. A caquexia foi a forma de MN mais prevalente (69%) e as pneumonias constituíram o Grupo de Diagnóstico Homogéneo (GDH) em que estes episódios mais vezes foram agrupados (14,8%), totalizando um consumo de recursos estimado de 108 milhões de euros. Os utentes com diagnóstico de MN são mais velhos, com admissão urgente e agrupados em GDH’s médicos, apresentam mais diagnósticos, são submetidos a procedimentos de alimentação entérica ou parentérica e apresentam severidade e risco de morte superiores. O diagnóstico de MN foi associado a maior probabilidade de morte (ORa=1,66; IC95%: 1,61-1,71) e de a duração do internamento ser superior ao esperado (ORa=1,04; IC95%: 1,00-1,08). CONCLUSÃO: A prevalência de diagnóstico de MN no internamento hospitalar de Portugal é inferior aos resultados de prevalência relatados com outras abordagens de diagnóstico, pelo que são necessárias futuras investigações para confirmar em que iv dimensão a MN está a ser devidamente codificada. O diagnóstico de MN está associado a um aumento da probabilidade de morte e de se verificar uma duração do internamento superior ao esperado, sendo necessários novos estudos para avaliar o seu efeito causal.<br>ABSTRACT - INTRODUCTION: Hospital malnutrition (MN) is an unrecognized public health problem associated with worse health outcomes like mortality and increased costs of healthcare. Evidences showed prevalence results above 20% in hospitals, however notification of MN diagnosis in inpatient administrative data is less than 5%. Thus, main aim of this study is analyze characteristics of inpatients with MN diagnosis and its association with health outcomes, namely mortality and efficiency of healthcare. METHODS: We examined administrative database of public hospitals of years between 2013 and 2015. MN was identified if present any Classification of Diseases, 9th Revision Clinical Modification from 260 to 263.9 and 799.4. We considered sociodemographic data from local of residence at Censos 2011. Statistical inference and bivariate analysis was conducted and the odds of having MN diagnosis was calculated using a multiple logistic regression model. Then, we randomize selected three controls for each MN episode matching sex, age group, principal diagnosis and number of diagnoses to analyze association between MN diagnosis and mortality and efficiency of healthcare using conditional logistic regression models. RESULTS: 2.961.402 were analyzed and 23.126 (0,8%) had MN diagnosis. Cachexia was most prevalent MN type and pneumonia was most frequent Diagnosis-related Group (DRG) between patients with MN diagnosis (14,8%), totalizing estimated costs of 108 million €. Patients with MN diagnosis were older, urgency admitted and grouped in medical DRG, with higher diagnoses number, submitted to enteral or parenteral nutrition procedure and showed higher severity and risk of mortality. MN diagnosis was associated with higher odds of death (ORa=1,66; IC95%: 1,61-1,71) and length of stay longer than expected (ORa=1,04; IC95%: 1,00-1,08). CONCLUSIONS: Prevalence of MN diagnosis in Portugal hospital inpatients is lowest than results from studies with other diagnostic criteria. Further investigation are necessary to quantify under-diagnosed MN. MN diagnosis was associated with an increase off death and length of stay longer than expected. Further investigation are necessary to assess its causal effect.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Dumangane, Montezuma Boaventura Guimarães. "Erros de medida em modelos não lineares." Master's thesis, 1997. http://hdl.handle.net/10400.5/18540.

Full text
Abstract:
Instituto Superior de Economia e Gestão<br>Em qiiase todos os trabalhos econométricos aplicados, os dados disponíveis para análise são apenas aproximações às grandezas que figuram na modelização económica que se pretende descrever na especificação estatística. Este problema, que se traduz na utilização de variáveis proxy, denomina-se erros de medida nas variáveis. Este estudo pretende analisar as consequências da utilização destas variáveis contaminadas com erro de medida nos modelos de regressão não linear. Analisamse os casos em que o erro de medida afecta as variáveis explicativas e quando a variável dependente. Nos modelos de escolha discreta, a presença de erro de medida na resposta conduz ao problema de ma classificação na variavel dependente. Seja qual for a natureza do erro, a utilização de dados contaminados, quase sempre conduz a um enviesamento nos procedimentos estatísticos e à consequente inconsistência na estimação dos parâmetros das distribuições condicionais. Dada a complexidade do problema, e a grande variedade de formulações paramétricas, pretende-se com esta dissertação analisar genericamente as distorções introduzidas nas densidades, fazendo-se recurso a aproximações as distribuições e formulando o problema da reespecificação das verosimilhanças, apresentando alguns resultados específicos para algumas especificações paramétricas. Utilizando a metodologia de aproximação às distribuições constroi-se um teste tipo score para detecção de erro de medida nas variáveis explicativas. 0 problema da má classificação na variável dependente é estudado para os modelos de escolha binária e para um caso particular do modelo de regressão Poisson.<br>In almost ali applied econometric work the data available for analysis are just approximations to the constructs that figure in the economic model that underlies the statistical work. The problem of using this proxy variables is called error in variables. This study analysis the consequences of using error contaminated variables in nonlinear regression models. It studies the cases when the measurement error affects both the covariates and the response variate. In discrete choice models, the presence of measurement error leads to the misclassiíication problem. Whatever the nature of the measurement error, using this data almost always leads to biased statistical procedures and inconsistency in the estimation of parameters of conditional distributions. Given the complexity of the problem and the enormous variety of parametric specifications, this dissertation pretends to analyze in a general way the distortions induced in the densities, using small variance approximation and using likelihood analysis, presenting results for some parametric specifications. By using this methodology a score test to detect measurement error in covariates is developed. Misclassification in response variate is studied in binary choice models and for a special case of the Poisson regression model.<br>N/A
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Má classificação"

1

Bedim, Natiele Resende, Valter Paulo Neves Miranda, Larissa Quintão Guilherme, et al. "ASSOCIAÇÃO MULTIVARIADA DA SAÚDE MENTAL COM COMPORTAMENTOS HABITUAIS, DE MOVIMENTO E SEDENTÁRIOS DE UMA COMUNIDADE ACADÊMICA." In Foundations and Frontiers: The Dynamics of Multidisciplinary Sciences. Seven Editora, 2025. https://doi.org/10.56238/sevened2025.021-016.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo geral avaliar a saúde mental (SM) por meio da investigação dos sentimentos de isolamento, tristeza-depressão e ansiedade-nervosismo, e associá-los a fatores sociodemográficos, comportamentais, estado de saúde e índice de massa corporal em uma comunidade universitária. Trata-se de um estudo observacional e transversal, com amostra composta por 1.655 voluntários, de ambos os sexos, com idades entre 17 e 72 anos, pertencentes aos diferentes segmentos da comunidade acadêmica de uma instituição pública do interior do Brasil. Foi utilizada uma versão adaptada dos questionários “ConVid: Pesquisa de Comportamentos” e da versão curta do “International Physical Activity Questionnaire (IPAQ)”, adotando-se nível de significância de α = 5% para as análises estatísticas. O agrupamento dos sentimentos foi realizado por meio do método Two Step Cluster, sendo a classificação resultante analisada por regressão multinomial e Análise de Correspondência Múltipla. O modelo de cluster gerou sete classes ajustadas e a partir disso, definiram-se três categorias de saúde mental: “pior SM” “moderada SM” e “melhor SM”. A regressão mostrou que idade até 39 anos, sexo feminino, redução ou manutenção da renda durante a pandemia, recebimento de Auxílio Emergencial, diagnóstico de doenças crônicas não transmissíveis, vivência de casos graves ou óbitos de familiares/amigos, dificuldades moderadas ou intensas na rotina de trabalho ou estudo, má qualidade do sono, não atingir as recomendações de atividade física moderada e vigorosa, uso diário de telas por ≥ 4 horas e índice de massa corporal classificado como eutrófico estiveram associados a maiores chances de classificação de pior SM. Conclui-se, a partir dos agrupamentos e das análises multivariadas, que as mudanças nos comportamentos, no estilo de vida e no contexto socioeconômico provocadas pelo isolamento social decorrente da COVID-19 aumentaram significativamente as chances de classificação de pior SM da população universitária avaliada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pereira, Katia Caetana, Maria Luiza Farias Gadelha de Moura, João Pereira Fontenele Neto, et al. "DISTALIZAÇÃO DE ELEMENTOS DENTÁRIOS ANTERIORES POR MEIO DO USO DE MINI-IMPLANTES ORTODÔNTICOS: RELATO DE CASO." In Tópicos da odontologia aplicada - Volume 1. Editora Pascal LTDA, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/5333961.1-7.

Full text
Abstract:
A má oclusão é uma variação da oclusão ideal, que tem como característica o desequilíbrio entre a intercuspidação dentária e todo o sistema estomatognático a um desvio do normal. Em 1899, Edward Angle, realizou a definição de três classes básicas de maloclusão, baseadas na relação anteroposterior da cúspide mesiovestibular do primeiro molar permanente superior com o sulco vestibular do primeiro molar inferior, ambos dentes sendo permanentes, de modo que essa classificação considera que o primeiro molar permanente está sempre em posição correta, sendo assim classificada a Classe I, neutroclusão, Classe II, distoclusão, Classe III, mesioclusão. As más oclusões de Classe II de Angle, de natureza dento alveolar ou esquelética moderada, podem ser tratadas de diversas maneiras, como através da extração de pré-molares, ancoragem extrabucal, protrator mandibular e distalizadores intrabucais. O objetivo desse trabalho é retratar um caso clínico onde foi realizado um tratamento ortodôntico para correção da Classe II de Angle por meio da distalização de elementos dentários através do uso de mini-implantes. O caso apresentado foi eficiente em sua proposta, de demonstrar a eficácia do uso de mini-implantes associados ao tratamento ortodôntico para solucionar as alterações do tipo Classe II de Angle, na paciente. Palavras-chave: Ancoragem ortodôntica. Ancoragem absoluta. Mini-implante. Ortodontia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Má classificação"

1

Santos, Anny Caroline Nobre, Macgyver Viana Bezerra, and Marina Brito de Lima. "Avaliação do processo licitatório de um pórtico turístico na cidade de Quixadá/CE." In XIII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO. ANTAC, 2023. http://dx.doi.org/10.46421/sibragec.v13i00.2481.

Full text
Abstract:
A licitação pública, tendo como objetivos fundamentais a busca da melhor proposta para a Administração Pública e a manutenção dos princípios da isonomia entre os interessados, caracteriza-se como um processo indispensável para a administração, na esfera municipal, estadual e federal. Sendo assim, salienta-se que são recorrentes irregularidades e falhas durante o processo licitatório, ocasionando a má execução de obras públicas e prejuízos socioeconômicos. Logo, este artigo vem apresentar o procedimento licitatório de uma obra municipal, em Quixadá/CE, referente à construção de um pórtico turístico na entrada da cidade. Para os devidos fins, designa-se como um estudo de caso, cuja metodologia é de natureza exploratória e abordagem quali-quantitativa, pois foi realizada uma investigação em todo o seu Edital de Licitação, Termos Aditivos, contrato, orçamento físico-financeiro firmado entre as partes, levantamento bibliográfico sobre os fatores que afetam os prazos de empreendimentos de construção, como também a identificação das principais falhas que se enquadravam na análise acadêmica proposta. Por fim, procedeu-se a classificação, conforme a literatura, das possíveis causas que estariam acontecendo na execução do pórtico. Assim, a importância desse estudo visa alertar os fatores recorrentes à ineficácia do procedimento licitatório e à execução dos serviços de obras públicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santos, Edson Moura dos, and Marcia Helena Braga Catroxo. "IDENTIFICAÇÃO DE PARTÍCULAS DE CORONAVÍRUS EM EQUINOS, ATRAVÉS DE TÉCNICA DE MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE TRANSMISSÃO." In I Smart Congresso Nacional de Microscopia On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/2283.

Full text
Abstract:
Introdução: O coronavírus equino (ECoV), vírus RNA de fita positiva, é classificado na família Coronaviridae, gênero Betacoronavirus, que juntamente com outros coronavírus são patogênicos para humanos. A infecção pelo ECoV acomete principalmente a mucosa do intestino delgado onde tende a danificar as microvilosidades levando a má absorção, diarreia aquosa e profusa, causando severa enterite. Outros sinais clínicos descritos para a infecção destacam-se febre, anorexia, apatia, depressão, letargia acarretando prejuízos na equinocultura. A rota fecal-oral é considerada a principal fonte de infecção para outros equinos. Objetivo: Detectar a presença de partículas de coronavírus em amostras de fezes ou de fragmentos de intestino delgado de equinos por microscopia eletrônica de transmissão. Material e métodos: No período de 2011 a 2021, aproximadamente 83 amostras de fezes ou fragmentos de intestino delgado de equinos, de casos clínicos foram enviadas ao Laboratório de Microscopia Eletrônica do Instituto Biológico de São Paulo, SP, Brasil, para diagnóstico viral. Os animais com idade variando entre 2 dias a 3 anos, apresentavam sinais clínicos diversos, entre eles, desconforto abdominal, febre, diarreia persistente amarelada ou sanguinolenta e pneumonia. Cerca de 10 animais morreram. As amostras foram processadas para microscopia eletrônica de transmissão utilizando a técnica de contrastação negativa (preparo rápido). Nesta técnica, as amostras são suspensas em tampão fosfato 0,1 M e pH 7,0, colocadas em contato com grades metálicas e contrastadas negativamente com molibdato de amônio a 2%. Resultados: Ao microscópio eletrônico de transmissão, foi visualizado um grande número de partículas com morfologia semelhante à coronavírus, pleomórficas, envelopadas, contendo projeções radiais típicas, em forma de coroa solar, medindo em média, 140 nm de diâmetro em 60 amostras (72,29%). Conclusão: A técnica utilizada foi eficiente para o diagnóstico rápido dos coronavírus equino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

VICARI, MARIA PAULA IDELBRANDO. "ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO COMO COMPLICAÇÃO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA E SEUS FATORES ASSOCIADOS." In I Congresso Brasileiro de Doenças Crônicas On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2022. http://dx.doi.org/10.51161/cronics/6439.

Full text
Abstract:
Introdução: O acidente vascular encefálico pode ser classificado em isquêmico, como resultado de fornecimento insuficiente de sangue por obstrução arterial, ou hemorrágico, devido rompimento de vasos sanguíneos cerebrais. Considerada a terceira causa de morte mais frequente mundialmente, o AVE possui alguns fatores de risco, dentre eles, a hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma das mais significativas. Definida pelo aumento da pressão sanguínea, esta pode desencadear diversas doenças, assim como, complicar quadros previamente estabelecidos. Objetivos: A análise objetiva identificar as possibilidades de aparecimento de AVE em pacientes hipertensos, assim como, seus fatores de risco relacionados. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de revisão narrativa descritiva baseada em publicações científicas sobre o tema, publicadas em sua íntegra na língua inglesa nas plataformas digitais UpToDate e Scientific Electronic Library Online (SciELO) entre os anos de 2015 e 2022. Resultados e Discussão: A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma doença crônica degenerativa, qual o portador pode apresentar das mais variadas complicações, principalmente cardiovasculares, sendo a formação de trombos e êmbolos devido razões como hipercoagulabilidade, um quadro bastante comum, estes são os principais fatores associados ao desenvolvimento de um AVE isquêmico por impedir suprimento sanguíneo cerebral adequado. Estima-se que 80% dos pacientes hipertensos sofrerão AVE ou IAM ao percorrer da vida, porcentagem que aumenta conforme exposição a outros fatores de risco, classificados em modificáveis como obesidade, dislipidemia, estresse, tabagismo, alcoolismo, sedentarismo e má alimentação; e não modificáveis como idade, sexo, raça e hereditariedade. Conclusão: Mesmo com o avanço farmacológico no tratamento do AVE, a melhor opção àqueles sujeitos ao desenvolvimento do quadro é a prevenção, por meio de controle da pressão arterial e alteração dos fatores de risco modificáveis. Por ser uma doença insidiosa, é necessário estar sempre atento e informado. A falta de conhecimento gera falha na prevenção de complicações devido essas patologias, a ciência do manejo adequado no diagnóstico e tratamento da lesão cerebral constitui prioridade de atendimento e pesquisa naqueles com pressão arterial elevada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!