Academic literature on the topic 'Manipulação visceral'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Manipulação visceral.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Manipulação visceral"

1

Ghillodia, Aarti, and Balaji Karunanithi Gandhi. "Efeito da manipulação visceral na dor, mobilidade e incapacidade funcional em pessoas com Capsulite Adesiva de ombro direito." Revista Pesquisa em Fisioterapia 10, no. 4 (2020): 715. http://dx.doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v10i4.3292.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: A capsulite adesiva é uma condição dolorosa comum e debilitante da articulação glenohumeral que afeta cerca de 2 a 5% da população. Os órgãos internos e o sistema musculoesquelético são interligados por meio das membranas de sustentação. A tensão nessas membranas pode causar ainda mais restrições mecânicas, dor nas estruturas musculoesqueléticas e também restringir a mobilidade de órgãos viscerais. OBJETIVO: Explorar o efeito da manipulação visceral específica de órgãos na capsulite adesiva em pessoas afetadas no ombro direito. METODOLOGIA: Vinte indivíduos com capsulite adesiva foram avaliados para elegibilidade, dos quais 14 foram recrutados usando o método de amostragem por conveniência. Duas sessões de manipulação visceral comparada com manipulação placebo foram administradas nas primeiras duas semanas, seguidas de duas sessões de manipulação visceral do fígado nas duas semanas seguintes. O goniômetro digital, o nível de dor, a incapacidade no ombro e o esfigmomanômetro modificado foram usados para medir os resultados pré e pós intervenção. RESULTADOS: A comparação dos resultados entre os grupos mostrou uma diferença estatisticamente significativa nos escores de amplitude de movimentos [flexão (p = 0,001), rotação externa (p = 0,001), rotação interna (p = 0,001)], dor no ombro e escore do índice de incapacidade (0,004). Nenhuma mudança significativa foi observada no resultado de força. CONCLUSÃO: Duas sessões de manipulação visceral para o fígado podem ser benéficas na melhora da mobilidade do ombro direito, dor e incapacidade. O número de registro no Clinical Trial é 019/09/028271.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Benatti, Leandra Navarro, Carolina Dal Fabbro Carvalho, Cíntia Raquel Lot, Valéria Dorte Buzan, Ivan Luiz Pavanelli, and Bruno Gonçalves Dias Moreno. "Efeito agudo da manipulação visceral em pacientes hipertensos." Fisioterapia Brasil 21, no. 2 (2020): 15. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v21i2.4031.

Full text
Abstract:
A manipulação visceral é aceita como uma opção de tratamento para a hipertensão arterial. Esta técnica é trabalhada sobre as vísceras com o intuito de aliviar pontos anormais de tensão, para promover melhora de sua mobilidade e tonicidade para adequar suas reais funções. As vísceras como os rins, fígado e pericárdio, exercem papel importante no controle da pressão arterial, devido a suas funções fisiológicas, mecânicas e relações nervosas do sistema nervoso autônomo. O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos imediatos da manipulação visceral em pacientes hipertensos, que apresentaram valores pressóricos em repouso ≥ 140/90 mmHg. Neste estudo experimental participaram pacientes do Estágio de Fisioterapia Cardiorrespiratória, no ambulatório de Fisioterapia das Faculdades Adamantinenses Integradas, atendidos no período de junho a setembro de 2015. Dos 33 pacientes atendidos 10 apresentaram descompensação da pressão arterial e foram atendidos utilizando técnicas de manipulação visceral de rim, fígado, pericárdio e uma técnica de CV4. Os atendimentos foram realizados pelos próprios estagiários do setor, após treinamento com os pesquisadores. Os resultados do tratamento, dados pessoais e informações de prontuários foram descritas em uma ficha separada e individual para tabulação dos dados. Foi observado que as manipulações viscerais exercem efeito agudo de diminuição dos níveis pressóricos dos pacientes hipertensos, com diferença estatisticamente significante, em comparação com os valores iniciais (P < 0,05). Pode-se concluir que as técnicas utilizadas, nos pacientes atendidos neste estudo, mostram uma melhora nos valores da pressão arterial, portanto espera-se uma sequência de utilização das técnicas, para uma melhor compreensão de seus efeitos a médio e longo prazo.Palavras-chave: hipertensão arterial, manipulação osteopática, vísceras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Bentes, Rafael do Nascimento. "Variação da resposta sintomática dolorosa na coluna lombar pela manipulação visceral." Fisioterapia Brasil 22, no. 1 (2021): 1–9. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v22i1.4091.

Full text
Abstract:
Introdução: A manipulação visceral é atualmente um tratamento usado amplamente pelos osteopatas no mundo, contudo, sua base de mecanismos ainda é pouco esclarecida, havendo certa escassez de pesquisas publicadas sobre tais intervenções. O conceito para o tratamento se baseia na ação sobre aderências fáscias que supostamente afetam a hemodinâmica visceral, desregulação autonômica, fatores psicossomáticos e ptose visceral, repercutindo de maneira direta no bom funcionamento das demais estruturas do corpo. Objetivo: O estudo tem como objetivo mensurar as variações imediatas da resposta sintomática dolorosa por pressão na coluna lombar pela manipulação visceral. Métodos: Trata-se de um estudo experimental, com abordagem longitudinal e caráter quantitativo. Constituído por amostra de doze indivíduos divididos em G1 (uso de manipulação visceral), G2 (uso de placebo) e uso do algômetro de pressão nos músculos paravertebrais corresponde ao nível topográfico da quinta vértebra lombar. Para análise estatística dos dados obtidos, foi aplicado o teste t de Student para amostras pareadas no software Bioestat. Além disso, o nível de rejeição da hipótese de nulidade foi estabelecido em 0,05 ou 5%. Resultados: Obteve-se relevância em um ponto de vista estatístico na análise do grupo submetido a manipulação visceral. Quando comparado a outras evidências recentes, os resultados obtidos pelo estudo revelam dados condizentes. Conclusão: Os resultados deste estudo fornecem informações confiáveis que vão nortear a futura utilização da manipulação visceral na dor lombar crônica, mostrando bom prognóstico em curto prazo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Maria, Flora Carvalho Ferreira, Maryer Ramos Martins Diana, and Bezerra Duarte Thaiana. "A EFICÁCIA DA MANIPULAÇÃO VISCERAL OSTEOPÁTICA COMO ABORDAGEM TERAPÊUTICA PARA ALÍVIO DA DOR EM DISFUNÇÃO DA COLUNA CÉRVICO LOMBAR INESPECÍFICA: REVISÃO DE LITERATURA." Revistaft 28, no. 128 (2023): 82. https://doi.org/10.5281/zenodo.10112882.

Full text
Abstract:
<strong>Introdução:</strong> Dores na coluna são uma das problemáticas que mais acometem a&nbsp; população adulta, influenciando diretamente a vida e bem estar do indivíduo.&nbsp; Integram-se a essas dores a cervicalgia e lombalgia, e dentre as inúmeras&nbsp;abordagens fisioterapêuticas, tem-se o tratamento Osteopático, utilizando a técnica&nbsp; visceral. <strong>Objetivo: </strong>Avaliar a eficácia da Manipulação Visceral Osteopática como&nbsp; abordagem terapêutica para alívio da dor em disfunção da coluna cérvico-lombar.&nbsp; <strong>Metodologia: </strong>Trata-se de um estudo de revisão de literatura, utilizando as bases de&nbsp; dados eletrônicas: PubMed, Lilacs e Google Acadêmico. Os critérios de inclusão&nbsp; foram os artigos publicados entre 2014 a 2023 em inglês e português, artigos originais do tipo ensaio clínico; ensaio clínico duplo-cego, randomizado e controlado;&nbsp; estudo quase experimental; estudo piloto; estudo placebo, controlado, randomizado&nbsp; e cego; cuja amostra compreendia a indivíduos a partir de 18 anos, de ambos os&nbsp; sexos. <strong>Resultados:</strong> Foram selecionados 6 artigos para composição desta revisão de&nbsp; literatura, totalizando 132 pacientes. Identificou-se a aplicação do método visceral&nbsp; osteopático principalmente em vísceras abdominais, como: fígado, ceco e cólon&nbsp; sigmoide. Após análise das técnicas e período de tratamento, observou-se que a&nbsp; manipulação visceral osteopática para alívio da dor em disfunção&nbsp; musculoesquelética inespecífica da coluna vertebral, apresenta melhora a curto&nbsp; prazo. <strong>Conclusão: </strong>A sintomatologia da dor, disfunção estrutural e má postura&nbsp; corporal, são reduzidas após a manipulação visceral osteopática.&nbsp;
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Alves, Jamile Maria de Souza, Roberta Alvarenga Guedes Martins, Thayna Maria Praia Baratella, et al. "Efeitos da manipulação visceral no tratamento da dor em mulheres com dismenorreia primária." Research, Society and Development 10, no. 12 (2021): e231101220352. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i12.20352.

Full text
Abstract:
Objetivo: O trabalho objetivou avaliar os efeitos da manipulação visceral no tratamento da dor em mulheres com dismenorreia primária. Método: Trata-se de um estudo do tipo ensaio clínico randomizado de corte transversal, no qual foram avaliadas 13 mulheres que apresentavam dismenorreia primária. Inicialmente foi realizada uma coleta de dados sócio clínicos, em seguida foi aplicado um questionário sobre dismenorreia e foi avaliada a intensidade da dor pela Escala Visual Analógica (EVA). Foram divididas em dois grupos sendo um deles o grupo controle (GC) que utilizou a Tens Burst e o grupo experimental (GE) no qual foram realizadas as manipulações viscerais do útero e ovário. Após o fim dos atendimentos as pacientes foram reavaliadas com o mesmo questionário e escala já utilizados. Resultados: Foi possível observar diante dos dados que apesar de ambos os grupos apresentarem resultados positivos depois do período de tratamento, o GE apresentou uma melhora mais significativa quanto a intensidade da dor e redução dos sintomas, quando comparado ao GC após ambas as técnicas, principalmente na fase inicial do ciclo menstrual. Observou-se também no GE uma redução da dor de 3,85 pontos na EVA após a manipulação visceral, já no GC obteve uma redução da dor na EVA de 0,83 pontos ao ser utilizado a TENS. Conclusão: Diante disso, ambas as técnicas apresentaram resultados satisfatórios, no entanto a manipulação visceral apontou resultados mais positivos, principalmente, na fase inicial da menstruação, sendo capaz de diminuir a dor em mulheres com dismenorreia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Da Silva, Walter Bezerra, Teresa Cristina De Freitas Nery, Ivan Luiz Pavanelli, Kelvin Anequini Santos, and Bruno Gonçalves Dias Moreno. "A eficácia da técnica da osteopatia visceral no diabetes tipo 2." Fisioterapia Brasil 21, no. 2 (2020): 28. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v21i2.4033.

Full text
Abstract:
Este estudo se justificou pela pequena quantidade de pesquisa sistematizada sobre a eficácia da Osteopatia no Diabetes; teve como objetivo, verificar a eficácia da Osteopatia visceral nos portadores de Diabetes Mellitus tipo 2. O estudo contou com a participação de uma paciente do sexo feminino, 46 anos, encaminhada pelo setor de nutrição do Hospital de Guarnição do Exército de Natal/RN, que controla a glicemia apenas com alimentação. A paciente foi submetida a uma sessão semanal durante dois meses consecutivos, o que totalizou oito sessões; foram coletados dados da anamnese segundo a abordagem osteopática e a paciente foi submetida ao exame laboratorial de hemoglobina glicada no início e no final do tratamento; foram realizadas as técnicas viscerais de Manipulação Osteopática com o objetivo de atuar na mobilidade e de motilidade visceral. No início do estudo a hemoglobina glicada encontrava-se com o valor 6,3% e no final houve uma redução para 5,2% o que sugere um efeito positivo, pois este exame possui enorme importância na avaliação do controle da Diabetes, resumindo para o especialista e para o indivíduo em tratamento se o controle glicêmico foi eficaz, ou não. Este estudo mostrou que a técnica de Osteopatia Visceral foi eficaz em controlar os índices sanguíneos de glicose no indivíduo tratado.Palavras-chave: diabetes mellitus, hemoglobina A glicada, manipulação osteopática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Longhi, Vitória, Isadora Longhi, and Felipe dos Santos Noronha. "Sertolioma em cão criptorquida idoso com metástase pulmonar: Relato de caso." Pubvet 17, no. 11 (2023): e1471. http://dx.doi.org/10.31533/pubvet.v17n11e1471.

Full text
Abstract:
O sertolioma é uma neoplasia testicular frequente em cães, assim como os tumores de células de Leydig e dos seminomas. O criptorquidismo é um fator de risco de alta relevância para o desenvolvimento de neoplasmas testiculares, como o tumor de células de Sertoli, visto que, do ponto de vista fisiológico, as gônadas masculinas estão em temperatura desfavorável para espermatogênese e manutenção celular normal. O presente relato de caso possui como objetivo descrever a conduta clínica, diagnóstica e terapêutica de um canino com sertolioma secundário ao criptorquidismo agravado de metástase pulmonar. O paciente apresentava sinais clínicos de hiporexia, apatia, vômitos, distensão abdominal e escurecimento repentino da pelagem. O diagnóstico definitivo foi estabelecido pela histopatologia após orquiectomia e retirada do testículo ectópico tumoral. Após 14 dias da intervenção cirúrgica, o paciente retornou para a clínica com queixa de melena, vômitos, adipsia, hiporexia, apatia e algia abdominal. Pelos resultados do exame ultrassonográfico correlacionado com a sintomatologia clínica, concluiu-se que o paciente desenvolveu pancreatite traumática secundária à manipulação visceral transoperatória. Devido ao agravamento do quadro, o paciente veio a óbito 15 dias após o procedimento. O relato de caso foi de grande importância para a equipe, pois a compreensão da enfermidade em questão e suas consequências permitem aos profissionais esclarecerem aos tutores a relevância da orquiectomia, principalmente, em animais criptorquidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Alencar, Suelene Suassuna Silvestre de, Aldo da Cunha Medeiros, Carlos Teixeira Brandt, José Lamartine de Andrade Aguiar, Keyla Borges Ferreira Rocha, and Marli Pinheiro da Silva. "Translocação de bactérias marcadas com Tc99 na icterícia obstrutiva em ratos." Acta Cirurgica Brasileira 17, suppl 1 (2002): 35–38. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-86502002000700010.

Full text
Abstract:
Estudo realizado com o objetivo de avaliar a translocação bacteriana (TB) do tubo gastrointestinal para órgãos viscerais na icterícia obstrutiva. Quatro grupos de ratos foram estudados: grupo I (n=10) ligadura do colédoco, grupo II (n=10) controle ou "sham operation", grupo III (n=12) ligadura do colédoco e gavagem com 99mTc-Escherichia coli e grupo IV (n=5) controle ou "sham operation" e gavagem com 99mTc-E.coli. Usando técnica asséptica e sob anestesia com pentobarbital sódico (20mg/kg), os animais foram submetidos à laparotomia e nos ratos dos grupos I e III foi realizada ligadura do colédoco com fio de seda nº 000. Nos ratos dos grupos II e IV foi feita apenas a manipulação do colédoco com pinça de Adison. Após sete dias, os animais dos grupos I e II foram mortos e ressecados fígado, baço, linfonodos mesentéricos e pulmões para exame microbiológico (meios Agar-sangue e Agar Mac Conkey) e exame histopatológico (coloração H.E. e Tricrômico de Masson) por análise morfométrica. Nos animais dos grupos III e IV, após sete dias, foi administrada por via oral (gavagem) 99mTc-E.coli e após 24h, os ratos de ambos os grupos foram mortos e seus órgãos retirados para contagem da radioatividade em cintilador automático Gama, modelo ANSR (ABBOT). O nível médio de bilirrubina, nos grupos ictéricos, foi significantemente maior do que o do grupo controle. O estudo microbiológico revelou maior incidência de bactérias translocadas no grupo I, comparada ao controle (p&lt; 0,05). Os resultados não mostraram diferença significante na captação da 99mTc-E.coli entre os dois grupos. Porém, a análise das interações grupo x órgão mostrou diferença entre os grupos ictérico e controle para os órgãos: fígado e pulmão. Os dados permitem concluir que em ratos ictéricos por ligadura do colédoco ocorreu TB detectável por exame microbiológico. Não ocorreu TB com 99mTc-E. coli no modelo proposto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Galhardo, Eduardo, Maria Candida Soares Del-Masso, José Arnaldo Frutuoso Roveda, and Angela Cristina Cilense Zuanon. "Editorial." Revista Ciência em Extensão 12, no. 2 (2016): 2–7. https://doi.org/10.23901/1679-4605.2016v12n2p2-7.

Full text
Abstract:
Editorial A Revista Ciência em Extensão (RCE), neste ano publicada em periodicidade trimestral pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária da UNESP, apresenta 8 artigos e 7 relatos de experiências extensionistas em seu segundo número. Destes quinze trabalhos, seis são da área de saúde, quatro da área de educação, dois da área de ciências agrárias e veterinárias, um da área de comunicação, um da área de meio ambiente e um da área de espaços construídos. Onze deles provêm de Universidades Federais e Estaduais de diversos Estados Brasileiros, e somente quatro são de Unidades Universitárias da Unesp, o que demonstra e reforça a abrangência nacional desta revista. Como publicação de acesso aberto desde que adotou, em 2007, a utilização da plataforma SEER – Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas, customizada pelo IBICT a partir do Open Journal System (OJS), ela vem se ampliando e se qualificando cada vez mais, o que favorece não só a divulgação da produção acadêmica em extensão universitária, mas também a disseminação do conhecimento, o que resulta em novas propostas e desafios nesse âmbito da produção científica. A partir de fevereiro de 2016, ultrapassamos a marca de 1100 acessos semanais, o que representa um aumento de aproximadamente 19% em relação ao mesmo período do ano anterior, conforme as estatísticas de acesso às páginas da RCE mediante a análise de tráfego contabilizada pelo Google Analytics. No período de 01/01/2016 a 05/06/2016, registraram-se 78.108 visualizações de páginas de 20.821 visitantes de 63 países, com análise de cobertura regional (com 24.478 visitas a partir de 824 cidades, o Brasil responde por 95,1% dos acessos à revista). As principais fontes de acesso à revista foram as buscas referenciadas, 79,1%, distribuídas nos seguintes sistemas: Google acadêmico/br (42,8%); Google/br (42,2%); Periódicos Capes (2,31%); Site da Unesp e Cultura Acadêmica (2,9%); outras buscas no Google internacional (3,9%) e em outros sites de busca (5,9%). Esses relatórios de acesso indicam a importância da RCE no cenário nacional qualificando-a para análise e possível inclusão na base SCIELO, pois a revista encontra-se plenamente consolidada como espaço de divulgação das atividades extensionistas desenvolvidas por diferentes Instituições de Ensino Superior do país. Após a publicação do primeiro número de 2016, tivemos a submissão de 75 artigos contando com 401 novos usuários cadastrados entre leitores, autores e novos avaliadores ad hoc. Além das já mencionadas 15 publicações extensionistas distribuídas pelas Seções de Artigos e de Relatos de Experiências, atualmente temos 27 artigos aceitos e em edição, 55 artigos em avaliação e 33 trabalhos recém-submetidos e ainda não designados em razão de alguma pendência formal por parte dos autores. Neste segundo número de 2016, o artigo Aproveitamento de resíduos de pescado: o artesanato com escamas de peixe, dos autores Weruska de Melo Costa e colaboradores, evidencia uma interação dialógica com os pescadores que contribuiu para a geração de renda e equidade das comunidades envolvidas de modo a fortalecer a pesca artesanal. Realizaram-se oficinas de capacitação em produção de peças artesanais a partir da utilização de escamas de peixes, a partir do que este trabalho mostra a preocupação ambiental e indica que a técnica de beneficiamento de resíduos pesqueiros empregada pode ser utilizada para a redução do impacto negativo causado pelo depósito desse tipo de material em lixões, aterros sanitários, margens de açudes e que as escamas, avaliadas como produto de alta qualidade e durabilidade foram utilizadas na criação de diversas peças artesanais de beleza rara. Com uma discussão pertinente e plenamente referenciada na compreensão da importância da extensão universitária, o trabalho de Franklin Learcton Bezerra de Oliveira, José Jailson de Almeida Júnior e Maria Leonor Paiva da Silva, intitulado Percepção dos acadêmicos em relação às dificuldades no desenvolvimento de projetos de extensão universitária, buscou compreender as dificuldades enfrentadas pelos estudantes de enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi da Universidade Federal do Rio Grande do Norte na participação em projetos de extensão universitária da instituição. Dentre os resultados apresentados, destacamos as discussões que indicam a necessidade de uma interação dialógica efetiva com as comunidades atendidas já que, antes de sua inserção em determinadas ações, é essencial que o aluno receba uma capacitação que lhe forneça conhecimento acerca das características, demandas e especificidades do público com que atuará, e ressalta que a extensão universitária tem sido um espaço privilegiado e enriquecedor para os atores envolvidos nas atividades. O artigo Comunicação, economia solidária e desenvolvimento social, de Ivonete da Silva Lopes e colaboradores, evidencia a busca pela construção de um diálogo entre comunicação comunitária e economia solidária. As ações aqui discutidas são realizadas com o intuito de contribuir para emancipação de determinados grupos sociais e estimular a autonomia que, no caso deste trabalho, refere-se às práticas comunicativas dos grupos incubados. As atividades baseiam-se no método participativo que envolve todo o processo, desde o levantamento das demandas dos grupos, desenvolvimento e finalização dos produtos e serviços. O intuito principal delas foi o de dar visibilidade aos empreendimentos, intensificar o diálogo entre a sociedade e a economia solidária e, principalmente, proporcionar às lideranças e participantes desse segmento a apropriação de conhecimentos e técnicas para autogestão da comunicação, de modo a contribuir para a transformação de suas realidades. No artigo seguinte, Fernando Cassas e colaboradores apresentam o trabalho Canteiros de plantas medicinais, condimentares e tóxicas como ferramenta de promoção à saúde no Jardim Botânico de Diadema, elaborado a partir de um projeto que visou proporcionar atividades de educação ambiental relacionadas ao uso racional dessas plantas. A implantação de canteiros com as espécies vegetais e a sua visitação é uma forma de aproximar os diversos atores sociais com o meio ambiente, sendo o objetivo principal desse trabalho. Os visitantes, ao serem instruídos pelos monitores, podem refletir sobre as suas relações com as plantas que utiliza ou poderá vir a utilizar em seu cotidiano. A distribuição dos materiais informativos após a visita é assaz importante para os visitantes poderem identificar as plantas e difundir o conhecimento adquirido. Nesses materiais, no caso das plantas tóxicas, além das informações acerca das plantas, divulgam-se os telefones e endereços eletrônicos do CEATOX (Centro de Assistência Toxicológica) e do SINITOX (Sistema Nacional de Informações Toxico – Farmacológicas), centros de referência para auxiliar casos de intoxicações de emergência. No caso das plantas medicinais, a fim de evitar seu uso indevido e contribuir para a saúde pública da região, fornecem-se orientações quanto ao seu uso, seja quanto à forma de preparo, seja quanto à quantidade a ser utilizada para o tratamento. No artigo da área de saúde O conhecimento sobre leishmaniose visceral: Suficiente para controle e prevenção?, de Silvana Cassia Paulan e colaboradores, o objetivo foi realizar um levantamento sobre o conhecimento que a população de um assentamento rural tinha acerca da leishmaniose visceral canina (LVC), em uma região endêmica para essa doença, relacionando essas informações à taxa de positividade para LVC em cães da área. A conclusão a que se chegou foi a de que as famílias rurais referidas neste estudo apresentaram conhecimentos fragmentados sobre a doença, resultando em práticas pouco eficientes como medida profilática da LVC. Dessa forma, a falta de ação conjunta (conhecimento e medidas básicas preventivas) podem aumentar as chances de casos de leishmaniose em humanos e em cães nessa zona rural. Para promover a formação crítico-reflexiva de um grupo de adolescentes, os autores Vera Lúcia Messias Fialho Capellini e colaboradores desenvolveram na cidade de Bauru o Projeto de extensão universitária denominado “Pedagogia e Psicologia Social: em busca de uma ação emancipadora no Bairro Ferradura Mirim”, tendo como objetivo o de proporcionar um espaço de diálogo e reflexão coletiva com vistas à construção da autonomia dos participantes, assim como sua emancipação social e política. O artigo Experiência com Adolescentes em Situação de Vulnerabilidade Social demonstra que, por meio de ações que proporcionam o trabalho coletivo, dos exercícios dos direitos e deveres e da construção da consciência crítica dos adolescentes, pôde-se observar o fortalecimento das relações no grupo a partir de socialização e educação, além da promoção do crescimento profissional e pessoal de todos os envolvidos. A partir da necessidade e importância de orientações sobre a Triagem Auditiva Neonatal (TAN), realizou-se o Projeto de Extensão Universitária “Orientações e incentivo à realização do teste da orelhinha em um Hospital Filantrópico” pelos autores Daniel Lucas Picanço Marchand e colaboradores, objetivando o aumento da procura pelo exame em neonatos ali nascidos. Os autores, por meio da realização do trabalho intitulado Orientações e Incentivo ao Teste da Orelhinha em Hospital Filantrópico, observaram que, além das instruções oferecidas e da obrigatoriedade da TAN em território nacional, apenas 35,90% das mães orientadas voltaram ao ambulatório hospitalar para realizarem o teste. Assim, ações de promoção da saúde auditiva infantil devem ser desenvolvidas, uma vez que esse procedimento ainda não foi incorporado na rotina materno-infantil. Por meio do desenvolvimento de um projeto de extensão universitária, Kennedy Gomes Pena Valério e colaboradores atenderam às necessidades de Nova Serrana-MG, com relação aos problemas de trânsito enfrentados no município. O trabalho intitulado Estudo Comparativo do Dimensionamento de um Modelo Padrão para Pontes Mistas até 15 metros apresentado pelos autores relata o planejamento de um modelo padrão de uma ponte mista de um vão de 15 metros, uma vez que um ribeirão corta a cidade, fazendo-se necessária a sua transposição para a ligação entre bairros por ele separados. Além de oferecer solução para o problema apresentado, os resultados obtidos serviram ainda para futuras obras planejadas pela cidade, tanto na infraestrutura urbana quanto nas comunidades rurais. O trabalho Demanda por saberes e conhecimento em projetos de extensão em um curso de Engenharia de Produção teve como objetivo de caracterizar o conhecimento gerado no âmbito das atividades de extensão desenvolvidas em um curso de engenharia de produção, bem como apontar expectativas de demanda por saberes dos estudantes. José André Villas Bôas Mello e colaboradores afirmam que os resultados puderam ser observados no nível de satisfação dos participantes, no fomento das atividades de ensino, no fortalecimento da interface entre ambiente teórico e prático, na aproximação da instituição com ex-alunos e com empresas, além do feedback recebido dos estudantes sobre quais são suas demandas em relação às capacitações que a instituição pode vir a oferecer. As ações possibilitaram coletar uma série de percepções a respeito do projeto e sobre possibilidades futuras para que a indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão se torne a cada dia mais presente nas universidades, contribuindo com a ciência à medida que gera conhecimento por meio do estudo ou da prática, com base em conjuntos de saberes nos quais desenvolvem-se teorias e métodos científicos. O artigo Atuação da Música no Desenvolvimento Saudável de Crianças e Adolescentes, apresentado por Denise Finger e colaboradores, relata a atuação do "Coral Encanto" formado a partir de um Projeto de Extensão Universitária do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS. Com o objetivo de desenvolver atividades educativas em saúde com crianças e adolescentes por intermédio do uso da música, as atividades realizadas auxiliaram as crianças no enfrentamento de suas dificuldades tanto junto à família quanto junto à comunidade onde residem. O projeto não só proporcionou também melhor relacionamento interpessoal, troca de conhecimentos e discussão de ideias, como ainda levou as crianças a refletirem sobre a necessidade de se entender cada letra das músicas, primeiramente para o conhecimento e crescimento próprio, e, posteriormente, para também compartilhar com os ouvintes. No texto Campanha de vacinação contra raiva animal realizada por alunos na região de Descalvado/SP, Karina Paes Bürger e colaboradores descrevem a ação realizada pelos alunos da Universidade Camilo Castelo Branco (UNICASTELO) nos meses de agosto a outubro de 2009 num trabalho que abrangeu os Municípios de Américo Brasiliense, Descalvado, Dourado, Leme, Pirassununga, Porto Ferreira, Santa Rita do Passa Quatro e São Carlos, todos localizados no Estado de São Paulo, cidades que, juntas, totalizam cerca de 510.622 habitantes. Considerando que a raiva animal ainda se encontra em evidência, a prevenção é o caminho adequado para o controle da raiva mediante a vacinação dos animais domésticos que vivem em áreas urbanas. O relato apontou a ação específica na região de Descalvado, onde se vacinaram 87.257 animais, correspondendo em média a 1 animal vacinado para cada 6 habitantes e demonstrando a eficácia da campanha. Por intermédio da ação extensionista descrita no evento Conhecendo o cérebro: divulgando e despertando interesse na neurociência, Roberta Ekuni de Souza e colaboradores abordam a temática da neurociência em constante divulgação nos diferentes multimeios. Entretanto, nem sempre as informações divulgadas pelas mídias estão corretas. Há necessidade e curiosidade do público em conhecer mais detalhadamente como se dá o funcionamento do cérebro. Assim, a proposta deste trabalho foi a de divulgar e incentivar crianças e adolescentes a conhecerem mais sobre esse tema mediante a realização de um evento seguindo os moldes de uma “feira de ciências” e tendo o cérebro como foco. O evento contou com estandes preparados para o uso dos órgãos do sentido a fim de interagir com o mundo. Os estandes foram divididos em “visão”, “audição”, “olfato” e gustação”, “tato”, “games e cognição”, “exposição de neuroanatomia”, “atividades lúdicas”, e “cantinho da leitura” (com um livro que divulgava a neurociência para crianças examinado por um grande número de pessoas). Noutra temática de grande impacto social, o envelhecimento humano com qualidade de vida, o texto Envelhecer com qualidade: reflexo de ações extensionistas em instituições asilares, Jéssica Heloisa Oliveira e colaboradores, descreve as ações realizadas em uma instituição asilar na abordagem de atividades recreativas e de cuidados com a saúde, tendo como foco central o lazer e a educação em saúde. As atividades contaram com estudantes que, em sua realização e vivência, puderam desmitificar questões acerca do envelhecimento mediante a intergeracionalidade. Os resultados demonstraram forte impacto social, uma vez que se transmitiu conhecimento, receberam-se informações, afeto e gratidão no objetivo de instruir e sensibilizar alunos, idosos e cuidadores para a simples tarefa de fazer o bem. As ações também sugeriram a melhoria do comportamento dos idosos com os cuidadores e até mesmo com os familiares, tornando-os mais bem humorados e receptivos não apenas em nas tarefas rotineiras de higienização, como também no cotidiano de maneira geral. No texto Práticas educativas em segurança alimentar: uma experiência de extensão universitária, Daniele Fernanda Maffei e colaboradores referem que as enfermidades transmitidas por alimentos constituem um importante problema de saúde pública no mundo e acometem indivíduos de todas as idades. Ressaltam que essa condição pode ser evitada mediante práticas que visem a segurança dos alimentos, pautadas nas boas práticas de higiene e manipulação. Para que essa prática ocorra, é fundamental que a população tenha acesso às informações sobre como evitar a ocorrência das enfermidades que surgem de ações inadequadas no manuseio de alimentos. Assim, esse relato de experiência, obtido a partir do projeto de extensão universitária “Treinamento e Educação em Segurança Alimentar”, desenvolvido com a população residente na cidade de Araraquara, SP, apontou a importância de se levarem informações relevantes com foco na higiene e segurança alimentar para indivíduos de diversas faixas etárias, tendo como suporte materiais didáticos e oficinas de orientação voltadas à promoção da saúde da população. No último relato, denominado Vivência do acadêmico de enfermagem no setor de Triagem hospitalar, Omar Pereira de Almeida Neto e Cristine Martins Cunha descrevem as ações realizadas no serviço de emergência com o intuito de identificar os casos mais urgentes ou potencialmente mais sérios a fim de assegurar que estes recebessem tratamentos prioritários em relação a casos menos urgentes. Um aspecto fundamental apontado pelos autores refere-se à necessidade de amplo conhecimento técnico e científico do enfermeiro para realizar a classificação correta no primeiro atendimento visando identificar o real problema e as necessárias ações subsequentes. Os autores ressaltam a importância da perspicácia do profissional na realização de uma anamnese direcionada à patologia, a qual é de fundamental importância para que haja um fluxo correto do paciente, baseado na complexidade de seu problema visando atendimento prioritário. Os resultados obtidos nesse estudo demonstram que ações extensionistas permitem experiências educativas valiosas, sendo possível verificar a importância da classificação de risco, a dinâmica de funcionamento do serviço, os facilitadores e os desafios a serem superados. Nesta nova fase da RCE contamos com a participação de cada autor, avaliador, revisor de textos e dos leitores para a ampliação da divulgação desta publicação entre seus contatos. Conjuntamente daremos maior visibilidade às publicações da extensão universitária para as diferentes Universidades Brasileiras e, também, iniciaremos uma campanha para alcançar as Universidades Latino-americanas a fim de que venham a divulgar conosco seus estudos, projetos e ações em extensão universitária, dimensão de forte relevância acadêmica e com significativa abrangência no meio social. Boa leitura!
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Zuanon, Angela Cristina Cilense, Maria Candida Soares Del-Masso, Eduardo Galhardo, and José Arnaldo Frutuoso Roveda. "Extensão Universitária: Intervenção Social." Revista Ciência em Extensão 11, no. 2 (2015): 2–7. https://doi.org/10.23901/1679-4605.2015v11n2p2-7.

Full text
Abstract:
A Revista Ciência em Extensão (RCE), publicação que abre espaço para a divulgação do conhecimento produzido na Universidade, neste ano de 2015 recebeu a submissão de 79 artigos contando com 414 novos usuários cadastrados entre leitores, autores e novos avaliadores ad hoc. Atualmente temos 10 artigos aceitos e em edição, 77 artigos em avaliação e 22 trabalhos entre recém-submetidos e ainda não designados devido alguma pendência dos autores. Desde a implantação da versão eletrônica da RCE com o uso da plataforma SEER – Serviço Eletrônico de Editoração de Revistas, customizada pelo IBICT a partir do Open Journal System (OJS), o relatório de acessos no sistema possibilita visualizar dados estatísticos que demonstram a pujança da RCE na dimensão da Extensão Universitária. Cabe destacar que as versões iniciais impressas da RCE foram inseridas no sistema o que permitiu a análise completa deste periódico e o seu impacto acadêmico. Até final de agosto de 2015 a RCE teve 800.274 acessos sendo 760.928 visualizações dos arquivos disponibilizados em pdf. Em relação ao ultimo número da RCE publicado em abril de 2014, detectamos no período de abril a agosto de 2015 13.774 visualizações dos artigos e resumos. Os dados da análise do trafego no portal da Revista, realizada no Google Analytics no período de 01/01/2015 a 28/08/2015, indicam que a RCE recebeu 102.177 visualizações de páginas de 30.932 visitantes de 60 países, com análise de cobertura regional - Brasil 96% das visitas (35.533) de 832 cidades. As principais fontes de acesso à revista são por meio de buscas 62,12% sendo distribuídos nos seguintes sistemas no Google (br) (52%), Google (int.) (0,6%) e Google (pt) (0,6%), no Google acadêmico (br) (32%), no Google acadêmico (int. e pt) (1,2%) unesp (2,3%) no periódicos capes (2,8%) cultura acadêmica (1,2%) e em outros sites de busca (7,3%). Tais dados demonstram a inserção da RCE no cenário nacional e indicam que não somente a comunidade acadêmica da UNESP utiliza este espaço de publicação, mas aquelas advindas de outros locais do país e do exterior demonstrando a sua crescente qualificação como espaço de divulgação das atividades extensionistas desenvolvidas por diferentes Instituições de Ensino Superior do país. Neste segundo número de 2015, temos 8 artigos científicos e 6 relatos de experiências perfazendo o total de 14 publicações 5 delas são advindas de diferentes Unidades Universitárias da UNESP e as demais de outras universidades brasileiras. Interessante ressaltar que desse grupo de 9 publicações externas, apenas 1 de instituição no Estado de São Paulo e 8 de outros estados do Brasil o que sugere a abrangência nacional da RCE marcando a forte presença da Extensão Universitária em ações e projetos dirigidos ao meio sociocultural. O primeiro artigo desta edição apresenta preocupação voltada para a prática de natação na cidade de Jequié-BA, a qual não é popular entre os moradores devido principalmente ao alto custo. Os autores Squarcini e colaboradores, mediante projeto de extensão universitária “Vivenciando o Meio Aquático”, oferecido pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), ofereceu aos alunos da Rede Pública de Ensino, que não tem condições de acesso à piscina, o ensino da natação. Assim, desenvolveram o trabalho natação: reconhecimento do projeto de EXTENSÃO no interior da Bahia, voltado para as áreas do esporte, da saúde e da educação, que avaliou o nível de aprendizagem das técnicas de adaptação ao meio líquido dessa população. Os autores observaram que essa atividade tem sido considerada espaço para desenvolvimento dos escolares e dos extensionistas, uma vez que houve boa atuação dos escolares e reconhecimento por parte dos acadêmicos com relação à contribuição oferecida, o contato direto com a comunidade e a consolidação do conhecimento adquirido. Em seguida, o artigo EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE NO CONTEXTO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: O JOGO COMO PRÁTICA DE INTERVENÇÃO, desenvolvido por Brêtas e colaboradores, destinou-se a submeter o jogo SEXGAME à avaliação de 110 jovens entre 14 a 20 anos de idade de duas escolas públicas do município de Embu das Artes (SP), em relação à estrutura, conteúdo e inteligibilidade das informações contidas. Esse jogo de tabuleiro, desenvolvido por pesquisadores e estudantes de enfermagem, tem a finalidade de oferecer nova tecnologia educacional pedagógica para promoção e prevenção em saúde, sobre a temática corpo e sexualidade. Os autores observaram que, embora o jogo não deva ser utilizado isoladamente, mas sim em processos educativos mais abrangentes com ações continuadas, os estudantes apontaram ser uma excelente tecnologia educacional em promoção e prevenção da saúde, que busca garantir a melhoria da qualidade de informações fornecidas aos adolescentes e jovens sobre sexualidade. O terceiro artigo intitulado INOVAÇÃO EM PEQUENA EMPRESA: UM ESTUDO COM PRODUTORES DE CACHAÇA, desenvolvido por Barbosa e Faria na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (UNESP), Araraquara (SP), teve como objetivo apontar as características e limitações da inovação no contexto da micro e pequena empresa, além de investigar o apoio e participação da universidade na geração de inovação dentro desse contexto. Para tanto, aplicaram um questionário semiestruturado a 7 produtores de cachaça, quando puderam observar pequeno desempenho inovador mesmo diante de parcerias que possibilitam acesso à infraestrutura, equipamentos e corpo técnico especializado. Os autores concluíram que as preocupações com a inovação ficaram restritas aos produtores, sendo necessário o aprimoramento e incorporação de novos produtos, processos e serviços. Além disso, observaram a necessidade do desenvolvimento de uma linha de atuação específica para a inovação, bem como o desenvolvimento de mecanismos mais eficientes para que os pequenos produtores tenham acesso a toda infraestrutura disponível. O quarto artigo relata uma atividade de ensino, ocorrida em aulas de Matemática e Ciências, com alunos do ensino fundamental de uma escola pública da rede estadual de Tijucas (SC), sobre o tema plano inclinado. O trabalho intitulado ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE UM SIMULADOR PARA PLANO INCLINADO, desenvolvido por Brum e colaboradores, descreve um experimento de física, a partir de um simulador virtual, o qual representa uma atividade de modelagem e manipulação das variáveis matemáticas, envolvidas no processo físico sobre o estudo dos movimentos. De acordo com os autores, o método torna o processo de ensino mais dinâmico e possibilita aos alunos o desenvolvimento de habilidades na realização de medidas, na coleta, tratamento e análise de dados, procedimentos esses amplamente utilizados na construção do conhecimento científico. Observaram no estudo que os alunos entenderam a construção e análise de tabelas e gráficos, além da obtenção de fórmulas, as quais são apresentadas sem qualquer justificativa e encaradas como algo incompreensível. Os alunos perceberam também a importância da utilização da matemática no desenvolvimento dos fenômenos explicados pela física e, consequentemente, para sua aprendizagem. O artigo intitulado PROJETO DE EXTENSÃO: “EDUCAÇÃO CONTINUADA EM ORTODONTIA PREVENTIVA E INTERCEPTIVA, desenvolvido por Macedo e colaboradores relatam as principais maloclusões e tratamentos oferecidos pela clínica da graduação da Disciplina de Clínica Infantil II da UFRN, além da busca pela maior oferta de serviço de alta qualidade a toda a comunidade e oferecimento de oportunidade de iniciação científica, aprendizagem e experiência clínica aos alunos de graduação e pós-graduação na área de Ortodontia Preventiva e Interceptiva. Em seguida, Nardo e colaboradores apresentam o artigo Programa de conscientização da população sobre o destino adequado dos dejetos fecais E EXAME LABORATORIAL de animais trazidos ao Hospital Veterinário da FMVZ-Unesp Botucatu, o qual oferece o projeto “Cata-Caca” com o objetivo de informar os proprietários sobre os parasitas intestinais e o risco de zoonoses, a fim de proporcionar o correto destino dos dejetos e preservação da limpeza do ambiente hospitalar. Foram utilizados folders e panfletos informativos nas dependências do Hospital Veterinário, nos locais com maior fluxo de pessoas, juntamente com coletores. Diagnosticaram também parasitas de 40 amostras de fezes, sendo que 24 cães se encontravam parasitados. A população atendida pelo Hospital Veterinário recebeu orientação sobre as principais doenças parasitárias transmitidas pelas fezes e a importância da destinação adequada aos resíduos de seus animais em locais públicos, impedindo a transmissão de doenças. Assim, o projeto de extensão universitária demonstrou grande importância do ponto de vista de saúde animal e humana, incluindo, além das atividades de caráter educativo, a prestação de serviço laboratorial gratuito aos usuários do hospital e implantação de sistema de coleta dos dejetos no âmbito da unidade. O usuário do Hospital Veterinário da FMVZ, Botucatu, uma vez conscientizado, tornou-se um elemento de propagação dessa conscientização para outras pessoas de seu relacionamento. O artigo seguinte de Pinto Júnior e colaboradores, intitulado VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: PREVENÇÃO NOS CENTROS DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL discute o resultado de 33 encontros junto à população atendida pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) do município de Volta Redonda (RJ), principalmente pais e responsáveis por crianças, visando à prevenção da Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes (VDCA). Após os encontros que recorreram a recursos audiovisuais e discussões, os participantes responderam a um questionário, o qual apontou que os envolvidos demonstraram melhor compreensão sobre o fenômeno, orientação de como proceder com os casos, e outras formas de abordar a criança sem o emprego da violência ou força física. Os autores destacaram que muitos participantes mudaram conceitos e representações acerca da VDCA, favorecendo, assim, a sua prevenção a partir do engajamento no combate a esse tipo de problema social que aflige a vida de crianças e adolescentes brasileiros. O último artigo AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A LEISHMANIOSE VISCERAL ANTES E DEPOIS DE INTERVENÇÃO EDUCACIONAL EM PROPRIETÁRIOS DE CÃES DA CIDADE DE CRUZ DAS ALMAS, RECÔNCAVO DA BAHIA, realizado a partir da preocupação de Brito e colaboradores com a falta de informação e de atitudes preventivas com relação às enfermidades parasitárias, avaliou o conhecimento sobre a leishmaniose visceral (LV), antes e depois de intervenção educacional junto aos proprietários de cães da cidade de Cruz das Almas, Bahia. Os autores notaram que os envolvidos no estudo apresentavam baixo conhecimento acerca da LV, e que esse fato pode ser revertido significativamente a partir de atividades de educação em saúde. Reforçaram também a necessidade de intervenções educacionais voltadas tanto ao controle da LV, como de outras enfermidades de interesse em saúde pública. Ao final desse texto podemos notar que a extensão universitária atua de maneira importante e significativa quando se volta para as necessidades e demandas sociais, as quais envolvem docentes e acadêmicos em diferentes realidades colaborando com sua experiência e formação além de produzir conhecimento para toda a comunidade científica. A seção seguinte apresenta os relatos de experiências que têm demonstrado, ao longo das publicações da RCE, forte ação e projeção da extensão universitária em diferentes contextos acadêmicos e sociais, fortalecendo essa dimensão na Universidade. Nesta edição apresentamos 6 relatos de experiências de atividades extensionistas. O primeiro relato denominado PARTICIPAÇÃO ON-LINE E CIDADANIA: UMA ANÁLISE DOS PONTOS DE PRESENÇA NA WEB DAS ENTIDADES SOCIAIS PARCEIRAS DO SITE PORTAL COMUNITÁRIO, Woitowicz e colaboradores descrevem o projeto de extensão e web jornal laboratório do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Portal Comunitário, disponível em http://www.portalcomunitario.jor.br, o qual foi criado no ano de 2008 e viabilizado a partir de parcerias com entidades de Ponta Grossa. O projeto contempla, atualmente, mais de 50 entidades da sociedade civil do município, entre ONGs e grupos, movimentos sociais, associações de moradores e sindicatos. Este espaço, sob a responsabilidade dos acadêmicos do Curso de Jornalismo, oferece à comunidade, via acesso ao site, informações sobre as entidades sociais parceiras do projeto e diversos conteúdos aos leitores com vagas de emprego, apoio jurídico, agenda de eventos da comunidade, notícias, informações de utilidade pública entre outras ações de suporte à comunidade em geral. Um aspecto a ressaltar diz respeito ao diferencial da proposta acerca do conteúdo jornalístico que é produzido em parceria com a comunidade conferindo participação direta dos cidadãos envolvidos na elaboração de pautas, escolha de fontes e sugestões que surgem a partir dos comentários do próprio site ou das redes sociais e de contato direto com a comunidade atendida, atingindo o objetivo proposto entre universidade e sociedade. O relato seguinte aborda um tema de significativa relevância social frente aos atuais índices de longevidade. O texto ENVELHECIMENTO E SUBJETIVIDADE: EXPERIÊNCIAS DE ATUAÇÃO EM PSICOLOGIA COM GRUPOS DE IDOSOS, de Correa e colaboradores, apresenta atividades grupais desenvolvidas por estagiários junto a idosos asilados e aos alunos da terceira idade do Núcleo Local da UNATI – UNESP mediante ações do núcleo de estágio “Envelhecimento e Processos de Subjetivação”, do Curso de Graduação em Psicologia da UNESP, campus de Assis. O objetivo da atividade consiste em fomentar estratégias de intervenção visando a expansão da subjetividade dos idosos, de maneira a combater o isolamento social a que muitos estão submetidos, além de promover (res)significações do processo de envelhecer. Essa ação demonstra a relação efetiva entre as dimensões de ensino e extensão universitária respondendo a uma demanda social em crescimento. O terceiro relato de autoria de Moreira e Lopes Junior, intitulado CIÊNICA: divulgação da ciência e tecnologia por meio do teatro tem o objetivo de apresentar uma das ações do campus Macaé da UFRJ que se propõe a articular a pesquisa, o ensino de graduação e a extensão universitária ao teatro, visando à divulgação da ciência e da tecnologia, de maneira a produzir reflexões e conhecimentos sobre seus impactos sobre a sociedade, o meio ambiente e a cultura. O CIÊNICA fundamenta-se na ideia de extensão universitária como processo educativo, cultural e científico, e contempla a articulação com o ensino e a pesquisa, de maneira a possibilitar uma interação transformadora entre universidade e sociedade, eixos fortalecedores da educação mediante ações teatrais. Outra contribuição apresentada pelos autores é o contato do graduando com a realidade social com a qual poderá conviver após concluir sua graduação, o que o auxiliará no preparo para essa convivência futura. No texto INTEGRAÇÃO ENSINO/SERVIÇO/COMUNIDADE: A EXTENSÃO COMO CONSTITUINTE ORGÂNICO DA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA. RELATO DE EXPERIÊNCIA, Albuquerque e colaboradores apresentam a discussão acerca da inserção de estudantes da área da saúde na atenção básica a qual tem sido recomendada cada vez com maior ênfase, como importante estratégia de formação de profissionais preparados às necessidades da sociedade contemporânea. Os autores ressaltam que a atividade de extensão coerente com essa concepção não pode limitar-se ao voluntarismo abnegado das ações assistencialistas, nem às situações de troca entre o conhecimento científico, trazido pela universidade, com o conhecimento popular, trazido pela comunidade não universitária. As ações devem integrar o processo de formação dos universitários como parte do processo de produção e apropriação do conhecimento sistematizado, que permitirá a intervenção consciente dos estudantes sobre a realidade de modo a transformá-la. O texto seguinte ERGONEWS: UM TELEJORNAL PARA O ENSINO DE ERGONOMIA EM ODONTOLOGIA, de autoria de Garcia e colaboradores, apresenta um tema interessante relacionado à ergonomia ligada à Odontologia. Com o intuito de conscientizar a respeito dos riscos ocupacionais cotidianos da profissão, foi elaborado um telejornal intitulado “Ergonews” direcionado aos estudantes do 2º ano do curso de graduação da Faculdade de Odontologia de Araraquara – UNESP com o objetivo de ampliar e reforçar os conhecimentos adquiridos na disciplina de Ergonomia em Odontologia I. O telejornal, apresentado aos estudantes em sala de aula, contou com uma repórter e um “filósofo”, cuja função foi emitir opiniões filosóficas nem sempre corretas a respeito dos conceitos de ergonomia. Essa atividade possibilitou que os graduandos refletissem acerca dessa temática reforçando o conhecimento adquirido na disciplina. O último texto desta seção, de autoria de Gonçalves e colaboradores, versou sobre a temática educação e saúde. Intitulado NATAL DO EDUCAPREV: EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UM ABRIGO DO MUNICÍPIO DE JABOTICABAL/SP, a proposta contou com a colaboração de crianças de um abrigo do município de Jaboticabal como multiplicadores de conhecimento em ação junto ao projeto “Natal do EducaPrev” integrado aos alunos de pós-graduação do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Reprodução Animal da FCAV/Unesp/Jaboticabal/SP, para a realização de atividades educativas que possibilitaram a conscientização sobre temas importantes como guarda responsável de animais, leptospirose e raiva. O projeto relatam os autores, foi bem sucedido tendo como resultado a satisfatória socialização entre os envolvidos realizando a transferência de informações, além da possibilidade do cumprimento da tríade indissociável “Pesquisa; Ensino e Extensão”, a qual não deve ser desvinculada dentro dos princípios básicos da Universidade. Esperamos que os artigos e relatos de experiências deste fascículo possam estimular novas ações e atividades extensionistas fortalecendo as dimensões da Extensão Universitária, Ensino e Pesquisa voltados a uma sociedade cidadã! Desejamos ótima leitura!
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Manipulação visceral"

1

Negreiros, Carla Santana Paes Landim, Matheus Araujo Silva, Jean Douglas Moura dos Santos, et al. "Influência da manobra de manipulação fascial viscero- abdominal sobre a atividade eletromiográfica do músculo masseter." In Estudos em saúde no contexto multiprofissional: avanços, desafios e reflexões. Uniedusul Editora, 2022. http://dx.doi.org/10.51324/54180146.2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Manipulação visceral"

1

Sousa, Lucas B. M. de, Armando L. Borges, Viviane B. L. Dias, et al. "Sistema WEB para classificação de Leishmaniose Visceral com coleta de imagem microscópicas automática." In Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde. Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2024. http://dx.doi.org/10.5753/sbcas_estendido.2024.2817.

Full text
Abstract:
Este artigo propõe uma aplicação web e uma plataforma automatizada para o diagnóstico da leishmaniose visceral através de imagens microscópicas. Empregando uma abordagem de aprendizado profundo, especificamente o modelo U-Net, o sistema analisa imagens de lâminas para detectar o parasita Leishmania, melhorando o diagnóstico e o tratamento da doença. O diferencial está na capacidade de capturar imagens automaticamente, reduzindo a necessidade de manipulação manual e acelerando o processo de diagnóstico. Os resultados destacam a precisão de 85,1% e sensibilidade de 72,2% do modelo na identificação dos parasitas, evidenciando o potencial da aplicação na prática clínica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography